Page 1

LitoralNEWS a informação ao seu alcance

www.jornallitoralnews.com.br

ANO II • EDIÇÃO Nº 140 • 20 a 26 de junho de 2014 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GUARUJÁ

De olho na olimpíada de 2016 Guarujá construirá um centro pólo esportivo Crédito: Pedro Rezende

Mais de R$ 3 milhões serão destinados à construção do pólo esportivo, em Vicente de Carvalho. PÁGINA.7 SANTOS• PÁGINA 4

Museu Pelé repercute na imprensa mundial Jornais e sites de todo o mundo dão destaque à inauguração do equipamento turístico que reverência trajetória do ‘Rei’

CIDADES• PÁGINA 5

Seguem serviços de dragagem no Rio São Jorge GUARUJÁ• PÁGINA 3

Operação Dignidade acolhe 67 pessoas das vias públicas

OPINIÃO• PÁGINA 2

Merenda Guarujá Os representantes do Legislativo Municipal foram alertados pelas nutricionistas da Coordenadoria de Merenda, mas insistiram no procedimento.


LitoralNEWS

2 | OPINIÃO | 20 a 26 de junho de 2014

Veneno

Por. Toninho Barnabé e colaboradores

Mais copa Quem acreditava que a seleção da Bósnia Herzegovina tomaria uma goleada da argentina, ficou muito frustrado porque o Dragão mostrou que veio para que veio e se não tomasse aquele gol contra o resultado poderia ser outro.

A paella Azedou Tem espanhol na cidade que não vai dormi durante uma semana, para quem veio com pompa de campeã e sair logo na fase inicial é um feito que ninguém com o porte deste tamanhomerece, sai pra lá.

De biquinho Toninho Barnabé ficou muito preocupado porque estão dizendo que o jornal em que ele escreve só serve para embrulhar banana, mas não é isso que a redação do jornal lhe passa dizendo que recebe muito e-mail e sugestões para sua coluna, é só lendo e aprendendo.

Mesmo assim

Os seus amigos logo lhe aconselharam, para que ele não fique triste porque é assim mesmo depois de lido todo jornal tem a mesma função até para limpar a caca do Luluzinho, limpar vidros e embrulhar peixes, envia mais sugestões para os nossos leitores.

Puro Boato

Consultado sobre sua candidatura, o pré- candidato Celso do transporte foi logo dizendo, o que eu sei é quem me garantiu a legenda não foi nenhum pipoqueiro, foi o Presidente Estadual do PMDB Baleia Rossi, agora se vai dar certo ou não vai é com os eleitores.

Tapetão Tem gente que gosta de apanhar é igual o time da Espanha e não cansa de levar de goleada 5x0 este foi o placar obtido no TRE esta semana a favor da coligação da Prefeita Antonieta e seu Vice Duíno.

Está chovendo candidato

Quem falou que ele não vinha a nada se enganou nos apagar das luzes muitos nomes estarão aparecendo para alegria dos cabos eleitorais da cidade. Terá pra todos os gosto. Espere e verá.

O jogo político No dia do jogo Brasil e México, terça-feira (17), em um ba-

dalado café na Rua Petrópolis em Guarujá, reunião matinal da alta cúpula aos exatos 9:18 (nove horas e dezoito minutos). Presentes por grau de importância: Artur Ubiratan (Jornal O Itapema), Marcelo Squassoni (presidente da Câmara Municipal), os irmãos Gase, Fábio e Fernando e Farid Madi ex-prefeito.

Jornal Litoral News - A.M.R.J. Propaganda LTDA / CNPJ: 05.515.419/0001-08 - Contato: (13) 3355-6411 - 7819-0496 | id.113*1190

site: www.jornallitoralnews.com.br - e-mail: contato@jornallitoralnews.com.br - Rua Calixto Daige, 205 – Bairro Santo António, Guarujá-SP - Diretora: Any Missirilian Assessoria Jurídica: Dr. Paulo José Ferraz de Arruda Jr. - Jornalista: Marcos Rogério MTB. 69.330 - Contato Publicitário: Marcela Santos, Jacqueline Missirilian DISTRIBUIÇÃO: BAIXADA SANTISTA, LITORAL NORTE E SÃO PAULO CAPITAL. As opiniões aqui expressas e assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores.

Charge da edição

RECICLE A INFORMAÇÃO: COMPARTILHE ESTE JORNAL COM OUTROS LEITORES

Assuntos diversos

Vários assuntos foram abordados, Artur chegou até a lembrar do Jornal Imprensa Livre “Teu passado te condena”, Farid sorriu e ficou de estudar a proposta de Artur que chegou a acenar com a possibilidade dele responder por uma coluna no Jornal, menos o Pinga Fogo é claro. Porque às vezes é exagerado e também porque o atual feitor da coluna recebe constantes telefonemas da ONU para saber o que pode ou não pode ser feito lá.

Bem na fita

Interessante o “blogueiro” que responde pelo Inconfidente pede ajuda ao Dr. Curi porque o proprietário deste jornal estava na Convenção do PMDB. Falando em envolvimento com cassação o conceituado advogado poderá ser muito útil ao blogueiro em questão quando aparecer imagens de um proprietário de jornal em reunião política de um candidato a deputado nas dependências da Câmara em pleno ano eleitoral. Ajuda ai, Dr. Curi.

O que é melhor? Um jornal que serve para embrulhar bananas? Ou bananas que fazem um jornal para enganar leitores?

Farid admirado

O ex-prefeito Farid Madi chegou a cumprimentar o pré-candidato Marcelo Squassoni pela equipe de trabalho eleitoral que vem montando. Farid fazendo jus ao nome desta coluna observou: Ele, Marcelo possui um núcleo de inteligência em sua campanha e posso adiantar que todos são firmezas.

Afobado come cru

Não adianta falarem isso ou aquilo, Celso do transporte terá legenda para deputado federal pelo PMDB. Enquanto pretendestes a legenda no PPS, estão encontrando dificuldades para sair a estadual. Este último, caso consiga terá o empresário Nelson Fernandes como coordenador político, que em confirmando lembrará o saudoso Chico Anísio com sua “vingança maligna”.

NOTA

A

Prefeitura de Guarujá, por intermédio da procuradoria municipal, está tomando as medidas cabíveis, inclusive com representação junto ao Ministério Público Estadual, para que este órgão apure a atitude de alguns vereadores que, sobre o pretexto de fiscalizar a qualidade da merenda fornecida pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), estiveram nesta terça-feira (17), na unidade de Coordenadoria de Merenda, órgão vinculado à Diretoria Administrativa da Seduc, sem comunicação prévia, exigindo que algumas peças de carnes fossem retiradas do freezer e des-

Merenda Guarujá congeladas, para pesagem e verificação de qualidade. A Seduc atesta que a maneira adotada pelos vereadores, de realizar o descongelamento, foi incompatível com as orientações nutricionais, já que o ato trouxe sérios riscos como a deterioração dos alimentos. Os representantes do Legislativo Municipal foram alertados pelas nutricionistas da Coordenadoria de Merenda, mas insistiram no procedimento. De maneira incorreta, eles armazenaram as embalagens originais em sacos de lixo, que foram colocados dentro de panelas para que o produto fosse descongelado completamente.

O detalhe é que durante a ação dos vereadores, um deles pediu à nutricionista responsável pela merenda que não manifestasse qualquer opinião. Nesta quarta-feira (18), os vereadores retornaram e abriram os pacotes, de forma a retirar todo o líquido do produto. Eles manusearam as carnes separando-as em recipientes, e identificando-as como de boa qualidade, mas sob o argumento de que não conferiam com a especificação do rótulo. Porém, a pratica dos vereadores foi contestada pela equipe da Seduc que destacou que para tal iniciativa era necessário um técnico para atestar a identificação das carnes, mas a su-

gestão acabou sendo ignorada pelos vereadores. A partir daí, dois deles entenderam que as carnes deveriam ser levadas do local e assim acionaram a Polícia Militar, para que fosse registrado boletim de ocorrência, e seguiram com os pacotes para a Delegacia. Diante de todo este fato, a Administração Municipal rechaça o sensacionalismo político que esta sendo feito com um assunto tão importante, que é a merenda das escolas, responsável pela alimentação de 70 mil alunos da rede municipal e estadual de ensino, e ressalta que procuradoria municipal acionará o MP para que este órgão apure a ação dos vereadores.

ARTIGO

S

ó assim mesmo para retornar de tanto tempo; necessitei forçar-me a compor essas palavras e, ainda por cima, em um tema mais que difícil. Pra mim felicidade não é apenas a ausência da tristeza, vale mais que isso. Aquela criança abre um sorriso quando vê a folha cair na cabeça do velhi-

O sentido da felicidade

nho; que bom que o velhinho ri por contribuir com aquele sorriso. O rapaz fica feliz com a promoção em seu emprego, a garota fica feliz quando ele nota seus três mínimos centimentros de corte de cabelo. Há quem me disse que a felicidade não existe; nunca estamos satisfeitos, queremos sempre algo que

nunca temos, admiramos algo que nunca teremos; esse prazer estampado nesse sorriso é muitas vezes resultado de benfeitoria em nós mesmo, nunca nos outros. Talvez fazer algo de coração, por mais mínimo que seja, seja um bom caminho pra começar o dia. De preferência em que quem saia mais ganhando, na ver-

dade, seja o outro. Se for um desconhecido então… parabéns! Talvez você tenha encontrado uma felicidade diferenciada. Uma felicidade que, por mais diferente de qualquer sentimento humano moderno, está muito mais ligado à aquela criança e àquele velhinho do que você possa imaginar. Pense nisso.

Palavra amiga:

Armadilhas

“Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.” Atos 24:16 Quem disse que a vida dos que servem a Deus é fácil? Por isso, somos convidados pelos ensinos bíblicos a jejuar e é o que muitos estão fazendo nesses dias. Só que não é porque estamos jejuando que não seremos atacados… como você tem vigiado diante das armadilhas atuais do diabo?


LitoralNEWS

20 a 26 de junho de 2014 |

CAPA | 3

GUARUJÁ

Operação Dignidade acolhe 67 pessoas das vias públicas de Guarujá A ação foi realizada nos bairros Enseada, Vila Júlia e Centro, apontados como os de maior concentração de moradores em situação de rua. Foram acolhidos 59 homens e oito mulheres. apontam esses bairros com maior incidência de moradores de rua concentrados. Essa operação empenha uma grande logística, que vai desde um ônibus para que todos sejam transportados com dignidade, equipes preparadas para a abordagem e triagem humanizada” explica, ressaltando que “na maioria das vezes a situação não é de envolvimento policial, e sim de tratamento de saúde ou reestruturação familiar”. A operação é coordenada pela Secretaria de Defesa e Convivência Social, por meio da Guarda Civil Municipal, além de outros setores que compõe a Força-Tarefa como Polícia Civil e Militar, e as Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, e Saúde. As pessoas acolhidas são convidadas ao Albergue Mu-

A

Prefeitura de Guarujá retornou na última quarta-feira (11) com a Operação Dignidade, que tem por objetivo

retirar moradores que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social nas vias públicas e praças da Cidade. Durante a ação, realizada nos

bairros Enseada, Vila Júlia e Centro, foram acolhidas 67 pessoas, sendo 59 homens e oito mulheres. O levantamento que temos

Bandeira Azul de Guarujá é tema de tese de mestrado em universidade de Santa Catarina

O

Programa Bandeira Azul, que no Brasil tem como operador o Instituto Ambiental Ratones, foi tema de tese de mestrado, na área de turismo e hotelaria apresentada por Leana Paula Bernardi, em 2013, na Universidade Vale do Itajaí (Univali), de Santa Ca-

tarina. Com o tema Sustentabilidade no Turismo de Sol e Praia, o trabalho abordou os benefícios da certificação e o caso da Praia do Tombo, no Guarujá. O Município conquistou o selo e o mantém há quatro anos consecutivos. A tese da pesquisadora foi defendida, aprovada e publicada. A pesquisadora realizou pesquisas com os principais atores envolvidos na Praia do Tombo: os operadores de turismo internacional, os comerciantes locais e os frequentadores da praia, durante a temporada de verão 2012/2013. O objetivo da pesquisa foi mensurar e quantificar o grau de percepção dos agentes quanto aos benefícios sociais, ambientais e econômicos do Programa Bandeira Azul. “Os resultados comprovaram que se percebeu benefícios nas três áreas, além de um melhor marketing para o turismo do município onde o programa está instalado”, afirmou Lea-

na Paula. Segundo ela, a intenção da pesquisa foi demonstrar o porquê o programa é bom para os municípios onde foi implantado. Para a pesquisadora, a certificação provoca melhorias na infraestrutura, na qualidade da água, no fluxo de turistas e no movimento do comércio. Entre as dificuldades para expandir o programa no País, Leana aponta a falta de conhecimento de alguns gestores municipais. “Outro problema no Brasil é a falta de saneamento básico e a ocupação irregular das praias, sem o devido planejamento urbano e investimentos em infraestrutura básica”, concluiu. O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental. Foi criado em 1985, na França, pela Fundação para Educação Ambiebntal (FEE), instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é elevar o grau de conscientização da sociedade e gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinhos. Em Guarujá, o programa está implantado desde 2010, na Praia do Tombo.

nicipal, onde podem tomar banho, recebem roupas limpas, calçados e alimentação. Além deste equipamento, há ainda o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Atendimento à Pessoa em Situação de Rua – CREAS POP. “Guarujá é a única cidade da Baixada Santista que faz recâmbio, pagando a passagem de volta para os moradores de ruas que vêm de outras cidades e manifestam vontade de retornar para sua cidade de origem. A Secretaria faz o contato com os familiares, compra a passagem e encaminha o usuário do serviço para a rodoviária”. Histórico – Esta ação integrada e articulada entre os diversos agentes que tratam da questão das pessoas em situação de rua ocorreu após di-

versas reuniões entre Policias Militar e Civil, Guarda Civil Municipal e secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Gabinete. A intenção com estas ações é potencializar a rede de cuidado e prevenção, para a diminuição da população de rua – seus impactos dependem de operações permanentes e sistemáticas, principalmente investindo na conscientização para que não se dê esmola para as pessoas na rua.

A operação é realizada nos locais apontados com o maior número de pessoas nestas condições.


LitoralNEWS

4 | CIDADES | 20 a 26 de junho de 2014 SANTOS

Imprensa internacional confirma a importância do Museu Pelé


LitoralNEWS

20 a 26 de junho de 2014 |

CIDADES | 5

SANTOS

‘Santos Novos Tempos’: avança a dragagem do Rio São Jorge


LitoralNEWS

6 | TURISMO | 20 a 26 de junho de 2014 COLÔMBIA

Conheça o rio de 5 cores que é considerado um dos mais belos do mundo CañoCristales é considerado por muitos como o ‘rio mais bonito do mundo’ e sua fama tem fundamento. Por alguns meses ao longo do ano, o rio se transforma num verdadeiro arco-íris de cores e encanta a todos por sua beleza única.

U

ma antiga lenda local diz que foi no rio CañoCristales que o arco-íris se perdeu. Pode até ser uma lenda, mas o colorido incrível do rio é impressionantemente verdadeiro. Localizado na região de Sierra de la Macarena, na Colômbia, o rio de água translúcida encanta turistas do mundo inteiro. Também conhecido como “o rio mais bonito do mundo”, ele possui mais de 100 quilômetros de comprimento por apenas 20 metros de largura em média. Durante a maior parte do ano, o rio permanece igual aos outros, mas durante cerca de três meses ele se transforma. No período sem chuvas, entre setembro e novembro, o nível d’água abaixa consideravelmente e o CañoCristales ganha cores e vida. Com menos água, as algas recebem mais luz solar e se multiplicam formando um lindo tapete colorido no leito do rio. Declarado Patrimônio Biológico da Humanidade, o rio varia

Elas se formam com a força da correnteza na época da cheia e durante a seca criam um efeito único com dezenas de pequenas cascatas no leito rochoso do rio. entre as cores verde, amarela, vermelha, azul e preta. Além das algas multicoloridas, o CañoCristales possui diversas pequenas piscinas naturais. Elas se formam com a força da correnteza na época da cheia e durante a seca criam um efeito único com dezenas de pequenas cascatas no leito rochoso do rio. Visitas Os turistas que quiserem conhecer este paraíso terão que enfrentar uma verdadeira aventura até chegar ao rio. Acompanhados por guias, os turistas saem da cidade de La Macarena. Na sequência é necessário atravessar o rio Guayabero de barco e andar um bom trecho de carro até chegar numa trilha. Por fim, o aventureiro terá pela frente uma caminhada de três quilômetros até o paradisíaco rio. É cansativo, mas valerá cada segundo gasto no percurso de ida e volta desta viagem pela selva colombiana.


LitoralNEWS

20 a 26 de junho de 2014 |

GERAL | 7

CONVÊNIO

Prefeita Antonieta assina convênio para implantação do Centro de Iniciação Esportiva em Guarujá

A

Mais de R$ 3 milhões serão destinados à construção do pólo esportivo, em Vicente de Carvalho.

prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito assinou nesta segunda-feira (16), na Caixa Econômica Federal, o convênio que possibilita a construção do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), em Vicente de Carvalho. Além do Município, Praia Grande, São Vicente, Santos e Cubatão integram os 263 cidades brasileiras selecionadas para receber uma unidade do CIE. Para Guarujá foram destinados R$3.342.057,45. A implantação do Centro faz parte das ações de in-

Antonieta fez questão de exaltar a importância de sua equipe na busca de recursos destinados ao Guarujá. “Temos que enfrentar desafios cotidianamente’’.

Crédito: Pedro Rezende

O local escolhido para a construção do equipamento esportivo fica em Vicente de Carvalho, conforme anunciou a prefeita, na altura da Avenida Mário Daige, num terreno de 3.500m².

Crédito: Pedro Rezende

O esporte é importante ferramenta de inclusão e de resgate da cidadania. fraestrutura esportiva do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e é custeado integralmente pelo governo federal, ou seja, sem contrapartida. A prefeita Antonieta fez

questão de exaltar a importância de sua equipe na busca de recursos destinados ao Guarujá. “Temos que enfrentar desafios cotidianamente. Todos os recursos são ne-

cessários não importa o momento que venham. O esporte é importante ferramenta de inclusão e de resgate da cidadania. Porém precisamos dar essa oportunidade às crianças

e jovens. Nossa meta é implantar o CIE em Vicente de Carvalho numa área de vulnerabilidade social”, declarou a prefeita. O local escolhido para a construção do equipamento esportivo fica em Vicente de Carvalho, conforme anunciou a prefeita, na altura da Avenida Mário Daige, num terreno de 3.500m². A área a ser construída será de 2.750m² e terá quadra externa e arquibancada com capacidade para 177 pessoas. A área de apoio contará com setor administrativo, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público. Para o secretário de esporte de Guarujá, Élson Maceió, o Município ter sido selecionado é a oportunidade de entregar a população de Vicente de Carvalho um equipamento esportivo e de alta qualidade. “Quando enviando a pro-

posta para ser selecionada pensamos em erguer o complexo esportivo em Vicente de Carvalho devido ao volume de moradores naquela região. Nós temos o Guaibê, aqui no Santo Antônio e o Tejereba, na Enseada. A população de Vicente de Carvalho merecia há tempos um espaço esportivo”, frisou.

O secretário de esporte de Guarujá, Élson Maceió, o Município ter sido selecionado é a oportunidade de entregar a população de Vicente de Carvalho um equipamento esportivo e de alta qualidade.

Governo Federal - O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas, o Centro pode receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não olímpica. O CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o País, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento. O superintendente da Caixa Econômica Federal na Baixada Santista, José Paulo Gomes de Amorim explicou ao anunciar os investimentos: “estamos disponibilizando recursos suficientes para a implantação de instalações esportivas que atendem parâmetros oficiais, com objetivo de fomentar a iniciação esportiva permitindo identificação de talentos e formação de novos atletas”.


8 | SOCIAL | 20 a 26 de junho de 2014

LitoralNEWS

Guarujá esteve presente na Convenção do PMDB- Estadual

No dia 14-06 aconteceu a Convenção da Pré-Candidatura do Sr. Paulo Skaf, ao Governo do Estado de São Paulo, com a presença de várias autoridades como o Vice Presidente da República Michel Temer, o Presidente da Estadual Baleia Rossi, o Ex-Governador Fleury, a Prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito, o Presidente do PMDB Guarujá Nilton Leopoldino, os Pré-Candidatos a Deputado Federal Celso Do Transporte e o Pré-Candidato a Deputado Estadual Anderson Bernardes.

Litoral News  

Já esta nas bancas e nos pontos de distribuição. . .

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you