Issuu on Google+

l berdade! ***

!

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

Um jornal a serviço de Mato Grosso do Sul -

Ano 01 - Edição Nº 03

mAIS SerIeDADe e meNoS PAIXÃo

-

***

10 de Julho de 2011

-

www.liberdadems.com.br

Arcebispo dom Dimas diz que a homossexualidade é um tema que precisar ser discutido com mais seriedade e menos paixão.

L O NGEVIDADE P

PÁG. 05

ÁG. 10

Biomédico inglês afirma que é possível viver mil anos

Indústria Ativa

ENTREVIsTA DA sEMANA

Éder Pereira Mendes

Sergio Longen lança mais duas frentes no Caiobá e Santa emília

PÁG. 02

Vereadores tentam mais uma vez cassar prefeito de Cassilândia PÁG. 03

Arroyo eleito novamente por unanimidade presidente da CCJr

roberto Gurgel pede condenação de 37 réus do mensalão do Pt

PÁG. 08

PÁG. 19

Engenheiro e grande empreendedor, que acreditou em seus sonhos e hoje se sente realizado administrando a sua empresa.

PÁG. 12

www.branno.com.br Fone: (67) 3305-8888


l berdade! !

Página 02 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

Indústria Ativa Sergio Longen lança mais duas frentes no Caiobá e Santa Emília

C

om a intenção de abrir novas frentes para o Indústria Ativa Campo Grande, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, promoveu, na quarta-feira (06), reuniões junto a líderes comunitários e moradores para lançar o Programa nas regiões do Portal Caiobá e Santa Emília. Agora, o novo formato de qualificação profissional adotado neste ano pelo Sistema Fiems já está presente em sete áreas habitacionais da Capital - no Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Noroeste, Nova Lima, Estrela Dalva, Portal Caiobá e Santa Emília. Segundo Sérgio Longen, o Indústria Ativa, que faz parte do fortalecimento do processo de

desenvolvimento industrial do Estado com a formação de mão de obra, a intenção é finalizar o ano com cerca de 5 mil pessoas qualificadas ou em processo de capacitação em todas as regiões de Campo Grande. “Ao levar os cursos gratuitos de capacitação profissional até os bairros, estamos alterando o modelo de qualificação e, assim, atingindo o nosso público alvo, que é composto por desempregados por falta de profissionalização”, declarou.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Portal Caiobá I, José dos Santos e a presidente da Associação de Moradores do Bairro Portal Caiobá II, Maria Aparecida Lemes e lideranças dos bairros elogiaram a iniciativa do presidente da Fiems de oferecer os cursos gratuitos de qualificação profissional diretamente nos bairros.

www.liberdadems.com.br


l berdade! !

www.liberdadems.com.br

MAIS VEREADORES NA CAPITAL

A Câmara de vereadores da Capital aprovou, a ampliação de 8 vagas de parlamentares na casa para as eleições de 2012, com a adequação da Lei Orgânica à emenda constitucional que cria novas faixas para a composição dos legislativos municipais. Várias lideranças de bairros já estão sonhando com uma vaga na Camara Municipal.

!

política

CASSILÂNDIA

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 03

MURILO NO PSB

O Prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), está de namoro como o PSB Nacional, tanto que já foi convidado para assumir a direção do partido no estado, é questão de dias. O Partido é um forte aliado da Dilma e acredita-se que poderá haver uma debandada dos militantes do partido por conta da saída do prefeito.

Escândalo nos Transportes

Prefeito de Cassilândia Carlos Augusto voltou ao cargo por liminar e a decisão do juiz irritou os vereadores de oposição.

O

Presidente da Câmara de Cassilândia Valdecy Pereira da Costa, ingressou com Agravo no Tribunal de Justiça-MS, tentando suspender a liminar que reconduziu

Governador se ausenta do trabalho para acompanhar filha em cirurgia

O pedido do Governador André Puccinelli (PMDB) para se licenciar do cargo de governador de Mato Grosso do Sul a partir da próxima quarta-feira (15) até o dia 25 deste mês, já está na Assembleia Legislativa. No dia 18, André vai a São Paulo acompanhar a cirurgia da filha Denise, que será submetida

à extração de tumor benigno do cérebro. Antes, o governador fará uma rápida visita internacional. Vai à Argentina tratar de assuntos de interesse do estado na área de infraestrutura de transportes. Nos dez dias da licença, o estado estará a cargo da vice Simone Tebet (PMDB).

Creginaldo Câmara

“Com grande freqüência, a política consiste na arte de trair interesses reais e legítimos e de criar outros, imaginários e injustos.” – ARTURO GRAF foi um bom crítico italiano, falecido em 1913.

Vereadores tentam mais uma vez cassar o prefeito o Prefeito Carlos Augusto da Silva ao cargo no último dia 25. No dia 22 de junho, a Câmara Municipal, cassou o Mandato do Prefeito. O juiz entendeu que a cassação foi de forma arbitrária e com erros irreparáveis, reconduziu o prefeito ao cargo em menos de 72 horas. Os vereadores de oposição, inconformados com a decisão do juiz, interpôs agravo na tarde desta 6ª feira. Nas ruas da cidade, em alto e bom tom, os adversários estão contando vitória antes da hora, soltando foguetes e fazendo apostas de que, na segunda-feira o prefeito será afastado do cargo, por decisão do desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo que foi sorteado como relator do Agravo de nº 2011.020892-3. A população já acredita que está ocorrendo uma perseguição política desnecessária, revoltada com as atitudes dos seis vereadores que ficam viajando o tempo todo, gastando o dinheiro público, tentando afastar o prefeito que vem resgatando a credibilidade do município.

COXIAS POLÍTICAS

Operários do Dnit, órgão vinculado aos Transportes, trabalham na BR 07

A Controladoria Geral da União encontra festival de irregularidades nos Transportes e a investigação pedida por Dilma ainda não terminou, mas varredura anterior em obras da pasta mostra fraudes que vão do superfaturamento a funcionários fantasmas.

Ao tomar conhecimento das irregularidades no Ministério dos Transportes, reveladas pela revista VEJA, a presidente Dilma Rousseff ordenou que a Controladoria Geral da União (CGU) abrisse uma investigação - que tem prazo até 31 de agosto para ser concluída.

Profissão de taxista é regulamentada pelo Senado

O

Senado aprovou na última quarta feira dia 06, o projeto que regulamenta as atividades dos taxistas brasileiros. O projeto estabelece que seja atividade exclusiva dos taxistas utilizarem veículos automotores próprios ou de terceiros para o transporte individual remunerado de passageiros com capacidade máxima de sete pessoas por veículo. O projeto foi aprovado em caráter terminativo (sem a necessidade de passar pelo plenário) pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. Como já

foi aprovado pela Câmara, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Pelo projeto, os taxistas podem atuar como autônomos, empregados de empresas, auxiliares de condutores autônomos ou locatários que alugam veículos contratualmente. O texto estabelece como direito dos taxistas empregados o piso remuneratório da categoria. Entre os deveres, está ter a carteira de habilitação em dia, a realização de cursos de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica, entre outros. Todos os taxistas devem ter certificação específica para exercer a profissão, emitida pelo órgão de trânsito, assim como inscrição no INSS e carteira de trabalho.

Frase da semana... “Sou obrigado a reconhecer que, com toda a corrupção que teve de um tempo para cá,o que encontramos no governo Collor deveríamos ter enviado para o juizado de pequenas causas”. SENADOR PEDRO SIMON

Político de grande mobilidade no Congresso Nacional, é o Deputado Federal EDSON GIROTO (PR/MS), já na segunda semana do mês de julho, assegurou para o Prefeito da Capital, NELSINHO TRAD (PMDB), a liberação de R$ 338 milhões dos programas Pró-Transporte e Corredores Estruturais, junto ao Ministério das Cidades. Tudo isso com a real finalidade de melhorar a mobilidade veicular, de uma cidade que cresce muito. Nota-se que o Governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/ MS) se empenha em buscar o diálogo para impedir a debandada de aliados tanto na Capital, quanto no interior sul-mato-grossense, tudo isso visando o pleito de 2012. O Presidente da Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual JERSON DOMINGOS (PMDB/MS), um dos políticos do Estado, em busca de soluções para a questão fundiária indígena, sendo um impasse real e atual, entre indígenas e produtores rurais, por isso o tema tem recebido a sua atenção. O ex-deputado federal DAGOBERTO NOGUEIRA (PDT/MS) volta a ser lembrado para assumir diretoria financeira da ELETROSUL, desta vem com o apoio do atual Governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB) que pretende ter no seu arco de aliança o PDT, numa possível candidatura do Deputado Federal GIROTO, à Prefeitura da Capital. Uma boa pergunta, por onde andas? Essa pergunta é para o ex-deputado federal VALTER PEREIRA, sempre dinâmico e falante, hoje nas hostes do PSB.


!

l berdade! !

Página 04 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

editorial

www.liberdadems.com.br

Desarmamento:

Campanha vai até dezembro

A industrialização de Mauá e Longen Desde a época do império, Mauá já tinha a visão progressista do país, possuía todas as características de um empreendedor nato e desenvolveu uma história brilhante. A historia do Brasil serve para ilustrar que um grande empresário – por mais dinheiro que tenha - não consegue realizar todos os seus projetos senão participar ativamente da política. Irineu Evangelista de Sousa foi um empresário, industrial, banqueiro e político brasileiro, sendo considerado por muitos o maior empreendedor do Brasil. Sua trajetória e conquistas impressionam até hoje. Ao longo de sua vida recebeu os títulos de barão e de visconde de Mauá. No nosso Estado, temos o nosso Mauá, Sergio Marcolino Longen que nasceu em Toledo (PR) é empresário do setor de alimentos, com unidades em Campo Grande, João Pessoa (PB) e Assunção (Paraguai), na presidência da Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul desenvolveu uma postura inovadora, idealizador de vários projetos, implementador e administrador de novas ideias, visionário, impulsionador de negócios, intuitivo, trabalhador, hiperativo, ambicioso, rígido e criativo. Não há dúvida de que, tanto no que concerne a seus traços de personalidade como a sua história de vida, Mauá e Longen possuem a mesma personalidade de um autêntico empreendedor. Mauá em 1840 fez sua primeira viagem à Inglaterra, onde conheceu de perto o universo capitalista e vê o quê é necessário para promover a indústria em um país: transportes eficientes, instituições financeiras fortes e metalúrgicas para produção de matéria prima, a mãe de todas as indústrias. Determinado a cumprir seu objetivo de industrializar o país e favorecido pela Lei Alves Branco, iniciou em 1846 o Estabelecimento de Fundição e Estaleiros Ponta da Areia, para atuar na indústria pesada, fundição, estaleiro e caldeiraria, entre outros projetos. Sérgio Longen, viajou o mundo com nossos industriais em busca do fortalecimento industrial do Estado, agora com o projeto Indústria Ativa, percorre os bairros da Capital para implementar oportunidades aos cidadãos campo-grandenses, na geração de empregos desenvolvimento e sustentabilidade. Mauá, apesar de todo seu poder financeiro (seu orçamento foi maior que o do império), tornou impossível realizar seu sonho de desenvolvimento industrial, pois perdeu apoio político. Enquanto Mauá tinha que se sujeitar aos interesses do Estado, Longen se diferencia deste grande empresário do Império, pois é a primeira vez que vemos governantes de Estado e Municípios unidos com a Fiems para desenvolver a Indústria sulmatogrossense.

EXPEDIENTE: PUBLICAÇÃO DA EMPRESA GRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA CNPJ: 13.815.091.0001-65 Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MS Comercial: Ana Frazão Ítalo Ribeiro Diagramação: Kamila Penteado Escobar Redação: Fernanda Nunes Juridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herther Serra CONTATO: e-mail: liberdadems@hotmail.com Fone: (67) 3043 - 0013 e (67) 8122-9813 Av. Aracruz, 655 - Novos Estados - Cep 79034-450 Campo Grande - Mato Grosso do Sul

No Estado, 138 armas foram recolhidas pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal, desde o início da Campanha Nacional do Desarmamento, que já tem dois meses. A maior entrega é de revólveres calibre 38. A média é de uma arma e 36 munições entregues por pessoa, em Mato Grosso do Sul. Neste ano, uma das inovações da campanha é a indenização por entrega de arma, que variam entre 100, 200 ou 300 reais, dependendo do armamento. O valor pago a quem realiza a entrega chegou a R$ 835 mil, no Estado. Em um balanço divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, os números apontam a entrega de 9.160 armamentos. A campanha vai até 31 de dezembro. Depois disso, as entregas continuam sendo aceitas, mas não serão mais anônimas nem indenizadas.

Brasil e Bolívia unidos contra o tráfico

Aviões brasileiros não tripulados irão combater o tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia. O monitoramento começará pelo espaço aéreo boliviano a partir de setembro. O objetivo é que as aeronaves ajudem no combate ao tráfico de cocaína na fronteira da Bolívia com o Brasil, Peru e Paraguai, conforme informou ontem, o vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia, Felipe Cáceres. O vice-ministro disse que a luta será fortalecida em pontos fronteiriços como Corumbá-Puerto Suárez; Cáceres-San Matías; Guajará-Mirim-Guayaramerín e Epitaciolândia-Cobija. Os aviões serão controlados por milita-

Ministros: José Eduardo Cardozo (Brasil) e Sacha Llorenti (Bolivia)

res da Força Aérea Boliviana, conhecidos como “diabos vermelhos”. No mês de março deste ano, o ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo, e o ministro de Governo da Bolívia, Sacha Llorenti, assinaram um acordo de cooperação entre os dois países. Na oportunidade, autoridades locais puderam expor aos ministros, de forma resumida, a situação fronteiriça.


!

l berdade! !

www.liberdadems.com.br

aconteceu

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 05

NOTA ZERO

O

Mais seriedade Ítalo Ribeiro

e menos paixão

nome de nosso Estado apareceu na última semana, como nota zero na prova da OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros). Em Mato Grosso do Sul estão três das noventa piores faculdades com péssimo desempenho no exame. As faculdades citadas são: FINAR (Faculdades Integradas de Paranaíba), ICGES (Instituto Campo Grande de Ensino Superior) e ISMEC (Instituto Mato Grosso do Sul de Educação e Cultura). De 106.891 bacharéis em direito inscritos em todo Brasil, 12.534 passaram pela prova, representando 11% do total. O percentual de aprovação média nacional é o mesmo atingido pelos acadêmicos de Mato

Grosso do Sul que representaram 14 faculdades no Exame. Das três, o pior resultado foi da FINAR, que já na primeira fase teve os 10 alunos participantes eliminados. O ICGES aprovou quatro dos 45 inscritos, mas todos foram eliminados na segunda etapa da prova. O ISMEC conseguiu a aprovação de um dos 10 inscritos, mas não passou também da segunda fase. Nas instituições públicas, o maior índice foi obtido pela UFGD, com 29% de aprovação, em segundo aparece a UFMS, com 27%. Depois vem a UEMS (Universidade Estadual) com 14,29%. A UNAES é a primeira entre as particulares, com 12,45% de aprovação, seguida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) com 12%, Faculdade Salesiana de Santa Teresa de Corumbá - 11%, UNIGRAN (Universidade da Grande Dourados) - 6,30% e UNIDERP - 6,08%.

Desabou

parte do teto do setor de hemodiálise da Santa Casa Arcebispo dom Dimas em coletiva na capital: “A homossexualidade é um tema que precisar ser discutido com mais seriedade e menos paixão”.

O

novo arcebispo da Capital dom Dimas, falou a imprensa na última sexta feira (8), sobre diversas questões ligadas ao Estado e a Igreja. Conversando sobre Sexualidade e casamento, dom Dimas foi questionado sobre a união de homossexuais, aprovada recentemente pelo STF (Supremo Tribunal Federal), Dom Dimas preferiu ser cauteloso. “É um tema que precisa ser discutido com um pouco mais de seriedade e um pouco menos de paixão”, afirma. Ele frisa que o assunto não deve prejudicar a democracia, seja das partes contrárias ou favoráveis à questão. “A lei da homofobia é algo também que precisa ser discutido”. “Todos merecem respeito, mas é incoerente dizer que uma pessoa que não aprove a união

homossexual não possa manifestar sua opinião sem o risco de ser preso por até dois anos”, alerta. Neste domingo, (10) Dom Vitório Pavanello passa o báculo de arcebispo ao seu sucessor Dom Dimas, durante a missa no Poliesportivo Dom Bosco. Dom Vitório Pavanello ficou três anos na Diocese de Corumbá e por 25 anos na Arquidiocese de Campo Grande. E neste ano de 2011 no dia 04 de maio, o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia por limite de idade, que é 75 anos. Após assumir a arquidiocese, Dom Dimas irá dividir o tempo entre os três cargos que está a frente e adiantou que pretende formar multiplicadores para ajudarem nas missões. Um dos pontos destacados pelo novo bispo foi a questão

indígena, que envolve disputa de terra com proprietários rurais em vários municípios do Estado. Ele foi enfático ao dizer que “em Dourados existem problemas sérios que precisam ser resolvidos e as coisas não estão sendo feitas. O Estado precisa assumir as suas responsabilidades”. Até ao menos dezembro as lideranças das pastorais e das Paróquias da arquidiocese devem continuar, mas em novembro está prevista uma assembléia para definir os novos rumos em 2012. Além de representar a Capital, dom Dimas também é presidente da comissão de Comunicação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vice-presidente do Celam (Conselho Episcopal Latino-americano).

Na madrugada do último dia 7, parte da estrutura do prédio da Santa Casa de Campo Grande, o maior hospital de Mato Grosso do Sul, desabou. Ninguém se feriu, mas o atendimento em um dos setores do hospital foi comprometido. O prédio onde funciona o setor de hemodiálise do hospital está às escuras, o serviço de energia elétrica foi afetado

durante a madrugada. Na sala onde são realizadas as sessões de hemodiálise, as máquinas estão paradas. A Santa casa se pronunciou e garante que os atendimentos serão mantidos normalmente em uma clínica particular próximo ao hospital. Depois de solucionado o problema volta ao local anterior, no prazo de mais ou menos 40 dias.

Marina Silva está fora do Partido Verde. A informação, que já havia sido antecipada pela imprensa, foi confirmada pela própria ex-ministra na última quinta-feira dia 7, em ato

político em São Paulo. Com Marina, deixam o partido também seus principais colaboradores na campanha de 2010 - quando disputou a presidência da República com Dilma Rousseff e José Serra. O motivo da saída foram desentendimentos com líderes da legenda. Marina teria tentado mudar a direção nacional do PV, mas não teve sucesso. A saída de Marina contraria companheiros do PV, como Alfredo Sirkis. Para ele, ainda seria possível mudar a direção nacional do Partido.

Adeus ao Partido Verde


l berdade! !

Página 06 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

Dourados

recebeu mais casas 447 casas na última semana

www.liberdadems.com.br

Ruiter prorroga prazo para Refic em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), instituiu um novo prazo para os contribuintes que não estão em dia com o Fisco Municipal, acertarem suas dívidas. O prazo estendido para o Refic (Programa Cidadão de Recuperação de Crédito), será até o dia 26 de dezembro de 2011. A decisão foi tomada mediante decreto nº 936, de 29

de junho de 2011, que entra em vigor a partir da sua publicação em órgão de imprensa local. O prazo venceria no dia 30 de junho. Os débitos a que se refere o programa são os tributários e não tributários, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, parcelados ou não, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento de valores retidos, desde que seus fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2009. Os interessados em aderir ao programa podem procurar o CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte), localizado na Rua Frei Mariano, 650, próximo à rua Cuiabá

Sidrolândia

O prefeito Murilo Zauith e o governador André Puccinelli entregaram no último dia 08, 447 unidades habitacionais do Conjunto Residencial Walter Brandão da Silva, construídas através do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, no Jardim Novo Horizonte. A cerimônia será na Rua Abílio de Matos Pedroso, esquina com a Analias Rolin. Foram investidos no residencial R$ 17.980.762,50, sendo R$ 17.433.000,00 pelo governo federal, R$ 247.762,50 pelo Estado, aplicados na infraestrutura interna, e R$ 300 mil de contra-

partida do município, utilizados na infraestrutura externa. O Programa “Minha Casa, Minha Vida” atende famílias com renda de até R$ 1.395,00, cadastradas no setor de Habitação da prefeitura e nesta etapa vai beneficiar os contemplados no sorteio público realizado em outubro de 2010 e janeiro de 2011. Todas as famílias apresentaram a documentação necessária e, após análise da Caixa Econômica Federal e a vistoria dos imóveis, assinaram os contratos com prazo para pagamento de

10 anos, com parcelas que variam de R$ 50 a R$ 139, representando 10% da renda declarada. Cada unidade tem 36,76 metros quadrados, em um total de 16.542,00 metros quadrados de área construída. Conforme o prefeito Murilo Zauith, este é o segundo maior projeto entregue no município. “Existem pelo menos 10 mil famílias cadastradas no Departamento de Habitação, aguardando para receber um benefício como este. Em breve outros imóveis serão entregues”, informou o prefeito.

Capital abre inscrições para desfile cívico de seu aniversário A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), abriu inscrições para entidades interessadas em participar do desfile cívico em comemoração aos 112 anos da cidade, a ser realizado no dia 26 de agosto. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de agosto. Os interessados devem entrar em contato com a organização do evento por meio do telefone (67) 3314-3226.

Inscrições abertas para o 2º semestre do Bolsa Universitária Os universitários de Sidrolândia já podem efetuar inscrições para o 2º Semestre do Programa Bolsa Universitária. As inscrições acontecem até o dia 15 de julho. O acadêmico interessado deve possuir domicílio em Sidrolândia, comprovar que não possui renda familiar superior a cinco salários mínimos, encontrar-se matriculado regularmente em instituição de ensino superior e não ser beneficiário de nenhum outro programa de cunho educacional. As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de As-

sistência Social e os interessados deverão apresentar RG, CPF; uma foto 3x4; cópia do histórico escolar do ensino médio; comprovante de renda ou desemprego de todos os membros da família que exerçam atividade remunerada; comprovantes de pagamento de água, luz, telefone, despesa com moradia, despesas médicas e pensão alimentícia. Vale lembrar que a não apresentação da documentação exigida acarretará o indeferimento automático do benefício, os acadêmicos já beneficiados pelo Programa deverão somente efetuar a rematrícula.

Todos usam o SUS Conferência Municipal de Saúde de Camapuã

O prefeito de Camapuã Marcelo Duailibi (DEM) juntamente com secretario de saúde da cidade Frederico Marcondes Neto, convidam a população da cidade para participarem da Conferência de saúde. O evento será no próximo dia 14, das 7 ás 17h no Plenário da Cãmara Municipal da cidade. No ato, será discutida a construção de políticas de saúde e qualidade de vida dos moradores de Camapuã


l berdade! !

www.liberdadems.com.br

Naviraí Empresas crescem e geram 200 novos empregos

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 07

Rio Verde Indústria ceramista ganha apoio do governo

A cerâmica Campo Grande, localizada em Rio Verde, vai dobrar a capacidade de fabricação de tijolos de 1,7 milhões/mês, com um novo forno. Durante a cerimônia no últi-

mo dia 7, foi assinado um convênio de incentivos da Prefeitura com a APL (Arranjo Produtivo Local Cerâmico). O governador André Puccinelli (PMDB), esteve no local e assinou a parceria junto com o prefeito Wilian Brito.Na Cerâmica a ativação de mais um forno vai gerar novos empregos – hoje a empresa absorve 92 trabalhadores nesta unidade, e um total de 350 em suas três unidades. Esse número vai chegar a 400 com a ampliação da produção.

Ponta Porã

receberá recursos para educação

A

cidade de Naviraí está no topo entre as cidades do Estado que mais oferece vagas de emprego. Os incentivos oferecidos pela prefeitura têm beneficiado grandes e pequenas empresas. Na maior parte dos casos os empresários do município têm

aproveitado as vantagens oferecidas e ampliando seus negócios. Segundo o prefeito Zelmo de Brida (PMDB), várias outras empresas ainda serão beneficiadas. “Durante nossa administração temos olhado para a geração de emprego na cidade, é um se-

tor que muitos não vêem, mas os números revelados mostram que nosso trabalho tem obtido resultados. “Vamos continuar incentivando, empresários que tem seus estabelecimentos instalados na cidade, bem como empresas de fora”, garante o prefeito.

Três Lagoas vai sediar workshop do Sinpetro

Mário Shiraishi, presidente do Sinpetro, durante abertura do workshop em Dourados

O município de Três Lagoas irá sediar no dia 19 de julho a segunda edição do Workshop promovido pelo Sinpetro com o tema “Legislação Ambiental e Tributária – Os caminhos para um mundo sustentável”. O evento irá reunir revendedores de combustíveis da Região do Bolsão, além de contabilistas, já que a iniciativa conta com a par-

ceria do Sescon, sindicato que congrega a categoria no Estado. O primeiro workshop desta série realizado no Estado aconteceu em Dourados, no mês passado, e contou com a presença de mais de 150 pessoas. A segunda edição será no dia 19, em Três Lagoas, no Hotel Vila Romana,a partir das 8h. No local, além de uma série de palestras, haverá

exposição de produtos dos patrocinadores. “Depois de Dourados, estamos levando esse evento a Três Lagoas e, na seqüência, aos municípios de Miranda e Coxim, já que a legislação ambiental e tributária se aplica a todos os segmentos produtivos”, destacou Mário Shiraishi, presidente do Sinpetro. De acordo com ele, o foco do Sinpetro não é o de fiscalizar o mercado de combustíveis, mas sim disponibilizar aos filiados ferramentas e informações que possam promover a concorrência sadia, em benefício da sociedade e do Estado. “Temos consciência de que desempenhamos papel de relevância social e que temos compromissos com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, assinalou. A agenda de palestras ainda está em fase de definição. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sinpetro )

de Desenvolvimento da Educação). A relação publicada hoje inclui 300 municípios a serem contemplados 236 com unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e 64 com quadras esportivas no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2. Este ano, 1.127 municípios já foram selecionados para a construção de unidades de educação infantil e quadras esportivas.

Coxim ganha ônibus da Receita Federal foto: Hugo Crippa

Empresas de Naviraí vem aumentando suas instalações e empregos

A cidade de Ponta Porã receberá verbas do governo federal para construção de creches e quadras esportivas. O comunicado foi feito no Diário Oficial da última semana. No Estado foram quatro Municípios contemplados: Ponta Porã, Bodoquena, Coronel Sapucais e Ivinhema. Para receber o dinheiro, os gestores das cidades deverão formalizar contratos de repasse com o FNDE (Fundo Nacional

A prefeitura de Coxim recebeu u m ônibus doado pela Receita Federal de Foz do Iguaçu. De acordo com a prefeita Dinalva Mourão (PMDB), o

ônibus doado pela Receita vai ajudar a melhorar a frota de veículos e atender as demandas do município. “Quando assumi a administração municipal a frota de ônibus era escassa, aos poucos, estamos conseguindo renovar a nossa frota e melhorar a qualidade deste serviço, após alguns reparos o ônibus estará pronto para atender nossa demanda.” Disse a prefeita.

Sergio Marcon Participa do Lançamento do SUAS O prefeito de São Gabriel do Oeste, Sérgio Marcon, (PSDB) foi um dos seletos convidados na solenidade em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei que institui o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no país. A cidade de São Gabriel do Oeste foi o primeiro município brasileiro a consolidar o sistema em lei.


l berdade! !

Página 08 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

www.liberdadems.com.br

Zé Teixeira critica portaria “unilateral”

Deputado Arroyo eleito novamente presidente da CCJR

O

deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) foi eleito por unanimidade, presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa no último dia 5. Arroyo sucede o deputado Junior Mochi (PMDB) no cargo e estará à frente da CCJR pela quarta vez. O republicano agradeceu o reconhecimento dos parlamentares membros da

comissão e comemorou a conquista. “Vamos continuar fazendo o melhor por Mato Grosso do Sul, buscando sempre errar o mínimo possível e priorizando a independência na condução dos trabalhos”, afirmou. Arroyo exerce o quinto mandato como deputado estadual.

É o atual líder do Partido da República na Assembleia Legislativa e já presidiu várias comissões permanentes da Casa, como a de Acompanhamento da Execução Orçamentária. À frente da CCJR, conduzirá a primeira avaliação, quanto à constitucionalidade, de todas

as matérias a serem votadas na Casa de Leis. Também fazem parte da CCJR os deputados Marcio Monteiro (PSDB), como vice-presidente; Junior Mochi (PMDB), Marquinhos Trad (PMDB) e Pedro Kemp (PT), como membros titulares.

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), criticou durante a sessão na Assembleia Legislativa, a portaria que constitui Grupo Técnico para realizar levantamento fundiário cria instabilidade para os produtores. Na avaliação do deputado, a portaria 932, que constitui um Grupo Técnico para realizar o levantamento fundiário e avaliação de benfeitorias em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, é “um ato unilateral” da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que cria um clima de instabilidade para os produtores. A preocupação maior é pelo fato de a portaria tratar as fazendas como “ocupações de não índios na Terra Indígena Buriti”. Segundo o democrata, a intenção dos índios da etnia Terena é de ampliar a área de reserva de 2.700 hectares para 17 mil hectares.

MAURICIO PICARELLI

Tita quer produção orgânica inserida na

pede a presença de professores intérpretes nas autoescolas do Estado

agricultura familiar

O

deputado Maurício Picarrelli (PMDB), apresentou na última semana, na Assembleia Legislativa o projeto de lei que obriga a presença de professor intérprete nas autoescolas do Estado. Os professores intérpretes de Libras deverão ministrar aulas teóricas aos alunos surdos matriculados nas autoescolas, para facilitar os deficientes auditivos a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Pela proposta, fica vedada a cobrança de valores diferen-

ciados entre alunos com deficiência auditiva, participantes dos cursos de preparação para o trânsito, em razão de precisarem do auxílio desses professores. Segundo Picarelli, os deficientes auditivos encontram grandes dificuldades quando procuram obter a CNH, pois se deparam com a não existência de professores intérpretes nas aulas teóricas. Isso impossibilita, que essas pessoas concluam a formação necessária para a obtenção da carteira de habilitação.

O deputado Diogo Tita (PPS), apresentou no último dia 05, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei dispõe sobre a agroecologia e a agricultura familiar no estado. “Quero instituir uma lei que estimule as práticas saudáveis aos agricultores sul-mato-grossenses, visando motivá-los e incentivá-los à implantação de sistemas agro ecológicos de

produção e à certificação da produção orgânica, ampliando a regularidade da oferta”, destaca Tita. Segundo ele, os agricultores familiares são responsáveis por aproximadamente 40% da produção agropecuária, 80% das ocupações produtivas agropecuárias e uma parcela significativa de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, como

feijão (70%), mandioca (84%), carne de porco (58%), leite (54%), milho (49%), aves e ovos (40%).

Erradicação do trabalho infantil

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) defendeu na

Assembléia Legislativa o bom senso nas discussões sobre a erradicação do trabalho infantil. O assunto surgiu durante reunião na presidência da Assembleia Legislativa com a oficial de projeto da OIT (Organização Internacional de Trabalho), Andrea Araujo, e o diretor-geral da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), Cícero Ávila de Lima. De acordo com eles, Mato Grosso do Sul se prepara para a I Conferência Estadual do

Emprego e Trabalho Decente, marcada para 17 e 18 de novembro. A Assembleia Legislativa terá um representante na comissão organizadora do evento. Para a deputada Mara Caseiro, apenas impedir menores de idade de trabalhar não resolve o problema. Em muitas ocasiões, é melhor que jovens estejam aprendendo uma profissão dentro de uma empresa familiar do que “à mercê nas ruas”, em situação de vulnerabilidade.


so c i a l

melhores momentos! Giroto cotado para Ministro dos Transporte

!

l berdade! !

www.liberdadems.com.br

a r a P

s n bé a!

an a sem

es d

ant rsari

e

Aniv

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 09

Moisés Palacios, o fotografo das celebridades (8)

O nome do substituto de Paulo Sérgio Passos, o interino que assumiu o lugar de Alfredo Nascimento no Ministério dos Transportes, só deve ser definido depois do recesso parlamentar, que termina em 3 de agosto.

Isso, claro, se houver um substituto: embora o PR avalie outros nomes, Blairo Maggi (MT), Paulo Sérgio é uma opção que agrada a presidente Dilma Rousseff. cotado para ser Ministro é o Deputado Federal Edson Giroto.

NOMES OCULTOS O Conselho Regional de Contabilidade quer saber nomes de contadores da Capital envolvidos em esquema de falsificação de documentos, quer que o MPE (Ministério Público Estadual) divulgue os autores envolvidos no crime de falsificação de selos, carimbos, chancelas e firmas de cartórios extrajudiciais.

Gleisi x Imprensa

Professora Alexandra Escobar e sua filha Tafny (2) e (9) Keyla Alessandra N. Borba de Oliveira (9)

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, já deu claras demonstrações de que não repetirá a postura adotada por seu antecessor, Antonio Palocci. Enquanto o ex-ministro entrou mudo e saiu calado do governo, Gleisi faz questão de prestar informações à imprensa com frequência.

Prefeito de Aquidauana é afastado pela 3ª vez O prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), foi afastado, na sexta-feira (8), do cargo pela terceira vez, por 180 dias, até o término da instrução processual. A decisão publicada ontem foi do juiz da 2ª Vara Cível de Aquidauana, José de Andrade Neto, que havia determinado que Fauzi deixasse o cargo também nas duas primeiras vezes. Suleiman ainda pode recorrer da decisão. Nos dois primeiros afastamentos, o prefeito de Aquidauana conseguiu reverter a situação no Tribunal de Justiça, e acabou reconduzido ao cargo.

Ademir Osiro de Sidrolândia (7)

Sou Operariano!

O clube do Operário lançará o projeto “Sou Operariano” antes do fim do ano. O projeto vai valorizar os torcedores oferecendo benefícios na aquisição de material promocional do clube e de ingressos para as partidas. O recurso será aplicado na viabilização dos projetos do clube e 30% da arrecadação será utilizada na amortização de dívidas trabalhistas. O restante será aplicado na reestruturação do clube e reorganização das equibes de base e alavancar o Clube.

Felipe Zampieri Teruia (5)

Agetran reconhece erro A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) reconheceu um erro na emissão de 27 multas no último dia 30 de junho. O sistema do órgão já detectou a falha e, por isto, solicita que os proprietários de veículos desconsiderem o documento, caso o recebam. informou o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior.

www.agenciamp.com.br fotoagenciamp@gmail.com


Longevidade l berdade! !

Página 10 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

www.liberdadems.com.br

Biomédico inglês afirma que é possível viver mil anos Fonte: G1

U

m biomédico inglês, especialista em longevidade, disse que, no futuro próximo, as pessoas poderão viver mil anos. Será que o mundo está preparado para isso? O biomédico britânico prevê essa possibilidade. Ele afirma que em duas décadas muita gente chegará aos 150 anos de idade. Os médicos terão todas as ferramentas para curar o envelhecimento, extirpando as doenças decorrentes da idade e prolongando a vida indefinidamente. A ideia seria adotar a geriatria preventiva, ou seja, ir regular-

mente a uma clinica geriátrica para reparar danos moleculares uma espécie de manutenção com terapias genéticas, com células-tronco, estimulação imunológica e outras técnicas. Algo como ir ao dentista para evitar cáries. Aubrey de Grey é um sujeito polêmico ao começar pela aparência. Usa uma barba longa e parece bem mais velho. Ele tem 47 anos. As teses dele são embasadas em fatos. A longevidade tem mesmo aumentado, sistematicamente, nos últimos anos graças aos avanços da medicina e as mudanças de hábito. Atualmente, a longevidade

Especialista em longevidade diz que em duas décadas muita gente chegará aos 150 anos de idade e que os médicos terão todas as ferramentas para curar o envelhecimento e prolongar a vida.

humana cresce, em média, três meses por ano e a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) acredita que haverá 1 milhão de pessoas centenárias no mundo até 2030. Por enquanto, a pessoa mais velha do mundo, registra-

da pelo livro dos recordes, viveu 122 anos. As ideias de Grey são tão ambiciosas que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), uma das universidades mais prestigiadas do mundo,ofereceu

um prêmio de US$ 20 mil para quem provasse o contrário. O fato é que ninguém levou a bolada. Se essa previsão de vida até mil anos é uma pseudociência ou uma possibilidade real, só o tempo, literalmente, dirá.


Câmara homenageia pastores da Capital O presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Estado de Mato Grosso do Sul e Superintendente da cidade de Campo Grande, Pastor Cláudio Braga falou em nome dos homenageados para ressaltar a grande responsabilidade de ser pastor e guiar o rebanho de Deus. “Pastor não é profissão é vocação, mas é algo que Deus escolheu para que vocês pudessem conduzir o rebanho Dele”. A propositora das homenagens, vereadora Magali Picarelli

l berdade! !

www.liberdadems.com.br

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 11

A propositora do dia do Pastor Evangélico, vereadora Magali Picarelli discursa no plenário da Câmara Municipal Vereadores Paulo Siufi e Magali Homenageiam Dep. Mauricio Picarelli

disse que “esta é mais uma noite histórica nesta Casa. Ser pastor é um oficio, um sacerdócio. Pastor não é um produto fabricado, mas é algo sagrado dado pelo próprio Deus. Esta é uma noite que essa

Tiago Gomes da Silva e Ver. Paulo Siuffi Gilmar Néri de Souza e Ver. Paulo Siuffi

solenidade é dignificada pelo Dia do Pastor Evangélico”, lembrou Magali. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Siufi lembrou que é o momento pode retratar a alegria de cada parlamentar da

Adriano Monteiro e Ver. Paulo Pedra

Casa de Leis “as coisas de Deus quanto mais difíceis a gente tem certeza que é de Deus mesmo. Eu como Cristão convicto não tenho dúvida nenhuma de que esta cidade precisa de um prefeito que invista mais nas igrejas,

Íris da Costa e Ver. Marcelo Bluma

que possamos por meio da palavra de Jesus Cristo evitarmos que as desgraças tomem conta das famílias campo-grandenses, pois independente de denominação o que queremos é união”, observou o Paulo Siufi.

Cláudio Mazine Aguiar e Ver. Prof Rose João Correa e Ver. Magali Picarelli

Ver Paulo Siufi, Fabio Oliveira ( Patricia Adoniran Judson de Paula e Ver. Paulo Deusuita Gomes dos Santos e Ver. Paulo Paulo Alberto Fontanetta e Ver. Thais Ana Carolina ( Repr. Wagner Guimarães Christian Anderson Doerzbacher e Ver. Marcelo Bluma Siufi da Gama) e Ver. Paulo Pedra Siufi Helena Fadel Barione ) e Ver. Rose

Aminadab José dos Santos e Ver. Prof Ernesto do Nascimento Soares e Ver. Domicio Cordeiro Chavante Filho e Alicio Cabreira Aristimunho e Ver. Josye Pereira Nogueira e Ver. Magali Edson Dantas Pereira e Ver. Magali Rose Picarelli Picarelli Magali Picarelli Ver. Magali Picarelli Thais Helena

Natanael G. Cesário e Ver. Magali Carlos Wilhelms e Ver. Dr. Loester Picarelli

Ivan Martins de Souza e Ver. Lídio- Hélio Damasceno Lopes Herculano Borges

Júnior

e

Cícero Lima de Andrade e Ver. Dr. Nichermon Henrique da Silva e Ver. José de Oliveira Moraes e Ver. Lídio Jorge Luis Franco e Ver. Lídio Lopes Loester Lopes Lídio Lopes

Ver. Renato Schlitter e Ver. Herculano Ver. Paulo Siufi, Deyse Ferreira Paniago Ver. Paulo Siufi, Weskley Cantieri Walmir Arantes Rosa e Ver. Flavio e Sebastião Jesus Paz Borges César Barbosa e Sebastião Jesus Paz

Janeylson de Araújo Santana e Ver. Mariluce Rodriques Ramose Ver. Carlão Ver. Carlão, José Alves de Oliveira e Ver. Osvaldo Rosa da Silva e Ver. Alex Flavio César Lídio Lopes

Milton César Montanheri Marques e Márcia Freire de Barros Piovano e Ver. Athayde Nery Ver. Alex

Valter Sergio de Lima e Ver. Athayde Ver. Airton Saraiva e Odilho Dias Jorcinei Marcio Ferreira e Ver. Airton Jonas Bezerra Bandeira e Ver. Cristóvão Anderson Carlos Figueiredo e Ver. Juergen Peter Dunbar e Ver. Mario Mario Cesar Silveira Cesar Saraiva Baiano Nery


l berdade! !

Página 12 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

!

www.liberdadems.com.br

entrevista

No meio do caminho tinha uma pedra...

Engenheiro Éder Pereira Mendes, (49), fã do poeta Carlos Drummond, é um grande empreendedor, que acreditou em seus sonhos e hoje se sente realizado administrando a sua empresa: a Branno Um apaixonado por pedras desde criança, faz da sua paixão texturas e revestimentos para atender o mercado nacional. Em entrevista ao Jornal Liberdade, ele nos conta como tudo começou. Fernanda Nunes

Você é um profissional conhecido na Capital... Tenho uma longa experiência como Engenheiro Civil, projetista e construtor de residência de alto padrão em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A busca por inovações vem comigo desde o início, quando trabalhava na Diagonal Engenharia e Arquitetura, esse foi meu único emprego onde fiquei por 1 ano e meio. Aos 24 anos, me tornei sócio da Diagonal, e clínico geral em construção civil, nesta empresa, tive ótimas oportunidades, fui representante de uma empresa nacional e aos 40 anos resolvi me dedicar 100% a indústria de revestimentos fornecedora na construção civil.

Éder quando decididiu seguir o caminho de empreededor? Em 2009 chegou a hora de criar minha própria marca a “Branno” que significa em italiano: pedaço, fragmento. O que a Branno faz? Transforma pedras em revestimentos e texturas para casas e construções prediais. No Estado temos resíduos suficientes para fabricar as texturas? Sim. Tenho buscado algumas mineradoras na região de Bonito e Porto Murtinho, onde encontro esses resíduos de pedras - fragmentos sobras de uma rocha - que atendem minha empresa. Como os resíduos são transformados em texturas?

São pedaços de pedras, que não vão ser aproveitadas e servem para nosso trabalho, porém só podem ser resíduos de pedra, transformo essas pedras num processo de reuso e aproveitamento, que dá o toque de beleza cromática às casas.

produto só eu tenho no Brasil. Foi um momento de audácia da minha parte, lançar esse produto, que hoje é nosso grande futuro.

Seus produtos servem para a habitação popular? Temos vários produtos vendidos para habitação popular, seriam bem simples “feijão com arroz”, e o nosso diferencial é o nosso preço, que é super acessível.

Seu produtos atendem a repintura predial? Esse é um trabalho que eu desenvolvo há mais de 20 anos, é um mercado muito interessante e tem uma fundamentação técnica grande. Indicamos soluções certas, não fazemos mágicas. Apenas indico o produto mais adequado para cada prédio.

Você tem patente de suas texturas? Sim, temos patente da linha Pietra Preziosa, uma linha que utiliza fragmentos de pedras preciosas e semipreciosas e são aplicadas como texturas, esse

A Branno atende outros estados? Atendemos além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e algumas cidades de São Paulo.

Vai expandir a empresa? No segundo semestre a Branno pretende abrir uma distribuidora no interior de São Paulo, e acredito que as linhas Terras de Bonito, e Pietra Preziosa também farão muito sucesso por lá. Uma mensagem para os leitores do Jornal Liberdade, dessa iniciativa de ser um empreendedor de sucesso. Há dois anos eu saí da empresa que trabalhava para obter a minha liberdade profissional. A Branno me deu essa liberdade. Se eu tivesse ficado onde estava, não teria conseguido, tive essa atitude e valeu a pena. Desejo ao Jornal Liberdade, muito sucesso, e aos leitores deixo a mensagem: “temos que ter na vida, momentos de audácia”, vale a pena.


!

l berdade! !

www.liberdadems.com.br

finanças & investimentos

Indústria mantém elevação das

vendas, contratações e exportações

A

expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 continua elevada com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, às exportações e às contratações de funcionários, segundo Sondagem Industrial realizada em maio pelo Radar Industrial da

Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) junto às empresas do Estado. As melhores expectativas dos industriais sul-mato-grossenses foram registradas nas vendas externas com o indicador alcançando a marca de 56 pontos. Comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados a serem contratadores, com 51,2 pontos,

e na demanda por seus produtos, com 51,9 pontos - lembrando que indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses. “Nos três casos, os indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses. Contudo, tais resultados foram inferiores aos obtidos no último levantamento”, traz análise do Radar da Fiems. Para os próximos seis meses, 48,4% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira. Já no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançaram a marca de 41,9%. Por fim, 32,3% e 38,7% dos industriais ouvidos pelo Radar Indústria da Fiems disseram, respectivamente, que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira e estadual. Fonte: Fiems

Planos de saúde reajustados

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou na sexta-feira (8) que fixou em 7,69% o índice máximo de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares individuais e familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual incidirá sobre

os contratos de cerca de oito milhões de consumidores, o equivalente a 17% dos consumidores de planos no Brasil. O índice de reajuste autorizado pela ANS será aplicado aos contratos com aniversário entre maio de 2011 e abril de 2012, a partir da data de aniversário de cada contrato. Para

contratos que já venceram, poderá ser feita cobrança do valor retroativo, caso a defasagem seja de no máximo quatro meses. “Ao receberem seus boletos, os consumidores devem observar se o percentual e o valor absoluto do aumento estão devidamente identificados.” Fonte: G1

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 13

Petrobras é autorizada a operar termelétrica no MS

O

Ibama emitiu autorização para pré-operação da usina termelétrica Luis Carlos Prestes, que está em ampliação no município de Três Lagoas . Foram estabelecidas 11 condicionantes para esta fase do licenciamento. Dentre outras, a Petrobras, dona da usina, deverá apresentar ao Ibama os PGRS (Programas de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), de Gerenciamento de Efluentes Líquidos e Monito-

ramento Aquático, de Monitoramento de Ruídos, de Recuperação de Áreas Degradadas, e o Programa de Emissões Atmosféricas e da Qualidade do Ar. A UTE Três Lagoas está finalizando a ampliação de seu conjunto de turbogeradores a gás natural pela interligação com caldeiras e turbinas a vapor. Estima-se que após a ampliação, a termelétrica aumente a eficiência energética de atuais 33% para 55%.

Imposto de Renda

A

Receita Federal abriu na última sexta-feira, dia 08 a consulta ao segundo lote regular de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Também será liberada consulta a lotes residuais do Imposto de Renda de 2010, 2009 e 2008. Para saber se foi incluído nos lotes, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o telefone 146. O dinheiro será liberado no banco no próximo dia 15. Do exercício de 2011, serão creditadas restituições para 1.646.075 contribuintes, totalizando R$

1,9 bilhão, já com a correção de 2,95%. Do exercício de 2010, serão pagas restituições para 31.186 contribuintes, que somam R$ 60,7 milhões já acrescidos de 13,10 %. Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para 10.229 contribuintes, que totalizam R$ 17 milhões, corrigidos em 21,56%. Do lote de 2008, serão creditadas restituições para 6.120 contribuintes, totalizando R$ 12 milhões, já corrigidos em 33,63 % A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no serviço Declaração IRPF.

Governo oficializa regras do Minha Casa Minha Vida 2 para baixa renda O governo publicou na sexta-feira (8) no “Diário Oficial da União” a portaria 325, dos Ministérios da Fazenda e das Cidades, com as novas regras para aquisição e venda de imóveis, com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), do Minha Casa Minha Vida 2 - a segunda fase do programa habitacional do Executivo que disponibiliza subsídios para a população de baixa renda. Ao todo, o Minha Casa Minha Vida 2 terá R$ 125,7 bilhões em investimentos. O governo também confirmou que, além da Caixa Econômica Federal, o Banco do

Brasil também poderá participar desta segunda etapa do programa - conforme o anunciado em meados de junho. O plano de metas de contratação para o exercício de 2011, segundo a portaria, deverá ser apresentado até 31 de julho de 2011. Correção dos valores Além de estipular a meta de construção de moradias, a portaria também efetuou a correção do valor dos imóveis que podem ser contratados na segunda fase do programa. A correção média ficou pouco acima de 30%, conforme anunciado pelo governo, no lançamento do Minha Casa Minha Vida 2.


!

Paladar

PANQUECAS DE FRANGO COM MILHO

l berdade! !

Página 14 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

!

www.liberdadems.com.br

Turismo

Machu Picchu Após 100 anos, ainda encanta milhares de turistas

Andrés Bruzzone Comunicação

Recheio: 2 Colher(es) de sopa Margarina 1 Unid Cebola média ralada 1 Unid Peito de frango cozido e desfiado 1 Lata Milho 1 Colher de sopa Extrato de tomate elefante 1 Colher de sopa Amido de milho 1 Colher de chá Sal 1/2 Xíc. Leite Massa: 1 Xíc. Leite 1 Colher de sopa óleo 2 Unid. Ovos 1/2 Colher de chá Sal 1/2 Xíc. Amido de milho 1/2 Xíc. Fubá

Cobertura: 1 Colher de sopa Margarina 1 Unid. Cebola pequena ralada 2 Colher sopa Amido de milho 2 Xícara Leite 50 Gr. Queijo parmesão ralada óleo A gosto (para untar)

1.Recheio: em uma panela média, aqueça a margarina e refogue a cebola, o frango, o milho e o extrato de tomate elefante. Dissolva o amido de milho no leite, junte o sal e acrescente à mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Deixe esfriar. 2.Massa: bata no liquidificador, o leite, o óleo, os ovos e o sal por 2 minutos. Junte o amido de milho e o fubá e bata por mais 3 minutos ou até que a massa fique levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por 5 minutos. Unte e aqueça uma frigideira média. Coloque uma porção de massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar do outro. Passe para um prato e repita a operação até terminar a massa, reserve .Coloque um pouco do recheio sobre metade de uma panqueca, enrole e coloque em uma travessa. Repita a operação até finalizar massa e recheio,reserve. 3.Cobertura: em uma panela média, aqueça a margarina e doure a cebola. Dissolva o amido de milho no leite e junte à panela. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até engrossar e formar um molho. Cubra as panquecas com o molho e polvilhe o queijo ralado. Sirva em seguida.

Patrimônio mundial da UNESCO, eleito de ônibus de meia hora da cidade até o topo da uma das 7 maravilhas do mundo moderno, montanha onde está Machu Picchu. O ônibus de este conjunto arqueológico construído por Aguas Calientes até a entrada do parque custa 16 volta do ano 1.500 impressiona os milhares de dólares ida e volta, e a entrada do parque, que turistas que visitam o local anualmente por sua pode ser comprada pela internet ou na praça magnitude, perfeição e localização principal de Aguas calientes, custa em meio a imponentes montanhas No ano de 2011, o Peru comemora 45 dólares. Algumas pessoas fazem com vegetação abundante, frutos os 100 anos do redescobrimento o passeio no mesmo dia, saindo da mistura entre a Cordilheira dos da cidadela inca de Machu Picchu cedo de Cuzco, e outras dormem Andes, a 2.400 metros de altura, e a por uma equipe de exploradores em Aguas Calientes e acordam floresta amazônica. cedo para chegar até Machu Picchu liderada pelo americano Hiram Para chegar a Machu Picchu, e seus arredores com mais tempo, Bingham. é preciso pegar um voo até Lima, já que são necessárias várias horas capital do Peru. De Lima, a Peruvian para visitar a cidadela por inteiro. Airlines tem três voos diários para a cidade, com Com cerca de 9 hectares, Machu Picchu preços a partir de 150 dólares (ida e volta). O está dividida em dois grandes setores: a zona voo dura cerca de uma hora, cruzando do litoral agrícola, com grandes plataformas que descem peruano sobre a Cordilheira, para aterrissar em pelas montanhas e onde eram cultivados diversos Cuzco, a 3.350 metros acima do nível do mar, alimentos, e a zona urbana, com praças, templos, onde se aconselha beber chá de folha de coca lugares de ritual, depósitos e moradias. Tudo para prevenir ou apaziguar os efeitos da altura. construído de maneira perfeita, como maravilhas A antiga capital do império Inca, construída no da arquitetura e da engenharia absolutamente século 11 e conquistada pelos espanhóis, já vale a impressionantes - especialmente para uma obra viagem, com sua arquitetura colonial misturada a da época. muros da época inca, sua forte e presente cultura Os mais corajosos fazem fila desde as 3 da quechua e seu ambiente cosmopolita. Grande manhã para ser uma das 200 pessoas por dia quantidade de turistas do mundo inteiro visitam que têm o privilégio de assistir ao amanhecer a cidade durante todo o ano, mas, principalmente desde o Huayna Picchu, montanha de 2.260 com durante a época seca, entre maio e setembro, construções incas em seu topo e uma vista de melhor momento para conhecer Cuzco e Machu tirar o fôlego sobre Machu Picchu. Picchu. Machu Picchu custa esforço, dólares e soles Existem duas formas principais de chegar peruanos (um dólar equivale a cerca de 2,75 soles, até a “cidadela perdida”. Para ambas, é preciso porém a moeda americana é aceita na maioria pegar um táxi ou ônibus até Poroy, a meia hora dos estabelecimentos), mas isso é esquecido já de Cuzco. De Poroy, saem trens que custam cerca no primeiro olhar sobre a cidadela perdida com de 100 dólares ida e volta numa duração de 4 a montanha de Huayna Picchu ao fundo. Afinal, horas. Em Ollantaytambo, descem os que fazem semelhante maravilha merece um pouco de o Camino del Inca, que dura quatro dias a pé por esforço, e o turismo massivo colocaria em risco um antigo caminho construído para ligar Cuzco estas ruínas históricas e a natureza, com plantas a Machu Picchu, passando por belezas naturais e e animais como pássaros, chinchilas e lhamas vestígios da arquitetura inca. Outra opção é ir até que fazem de Machu Picchu um lugar ainda mais Aguas Calientes para os que preferem o trajeto único.

CURIOSIDADES Diz a lenda que a capital do Império Inca, Cuzco, foi fundada por Manco Cápac y Mama Ocllo, filhos do deus Sol, que sairam do Lago Titicaca com a missão de buscar um lugar que fosse o centro de um grande reinado. Já sobre Machu Picchu, numa visão menos “lúdica”, há suposições de que tenha sido criada para conquistar a floresta ou proteger o império de quem viesse dela, isso no século XV e sua construção se atribui ao inca Pachacutec. Em 1911 (d.C) o professor americano Hiram Bingham descobriu a maravilha peruana.


nasceu de novo! l berdade! !

Foto: Fernanda Freixosa

www.liberdadems.com.br

O

piloto da Stock Car, Tuka Rocha nasceu de novo no último dia 03. A corrida estava em sua segunda volta, quando o veículo de Tuka Rocha começou a pegar fogo. Ao sentir o calor do incêndio, o piloto da BMC Vogel saltou de seu carro em movimento e assustou a todos. Tuka, um dia depois do

ocorrido, só agradecia pois tem consciência de que viveu um milagre, nasceu de novo. “Eu sabia que iria morrer, mas fiz tudo certinho. Sentia que tudo estava explodindo, o carro andava e me queimava. Eu não via nada, comecei a desmaiar. Acabei me jogando do carro em movimento mesmo, e quando vi que estava bem pensei na minha mãe e dei graças a

Maquiagem

A

má adaptação à lente de contato é um problema comum entre os brasileiros. São diversas as complicações que podem surgir, e as mulheres são as mais afetadas. Os hormônios sexuais femininos fazem com que a mulher seja predisposta a sofrer disfunções nas lágrimas – a principal causa da intolerância à lente. De acordo com Leôncio Queiroz, do Instituto Penido

Deus. O piloto não pensa em desistir das corridas, mesmo com o acidente. Ele está pronto para participar da próxima etapa etapa da Stock Car será dia 7 de agosto, no Autódromo de Interlagos. A prova paulistana (chamada de Corrida do Milhão) é especial, pois premia o vencedor com um R$ 1 milhão. Boa Sorte Tuka!

pode causar complicações no uso das lentes de contato

Burnier, o uso incorreto das lentes faz com que duas entre cada 10 pessoas sofram problemas como irritação ocular, perda visual, alergia e até mesmo úlcera na córnea. A maquiagem também causa problemas. 35% dos casos de complicações do uso da lente em mulheres são causados pela penetração de cosméticos nos olhos. Os resíduos que entram ali formam depósitos que podem quebrar o fil-

me lacrimal, intensificando a irritação dos olhos. Os depósitos também causam mudanças na textura e cor das lentes, causando maior fricção na superfície do olho e diminuição do prazo de validade do produto. Outro risco oferecido por cosméticos é que os resíduos que entram nos olhos podem neutralizar a ação antibactericida das proteínas presentes nas lágrimas, aumentando as chances de ocorrerem alergias. Para minimizar os riscos, Queiroz aconselha que rímel e delineador a prova d’água sejam evitados, já que esses produtos podem manchar a lente definitivamente. Preferência deve ser dada a lápis macios em sombras em bastão.Os resíduos das sombras em pó têm maiores probabilidades de caírem nos olhos.

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 15

Dengue

Mortes diminuem

As mortes e casos graves provocados pela dengue no primeiro semestre deste ano caíram em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Saúde mostram uma queda de 44% nas mortes. De janeiro ao início deste mês, foram 310 mortes ante 554 nos mesmos meses de 2010. A maioria das mortes, o equivalente a 70%, está concentrada em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Amazo-

nas. Em relação aos casos graves da doença, a redução foi de 45% - 8.102 casos ante 14.685 no primeiro semestre de 2010. A Região Sudeste responde por quase metade dos casos, 47% dos casos, o equivalente a 338.307 notificações. Em seguida, aparece o Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste. Para o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o foco do governo é evitar os casos graves e mortes porque a doença têm apresentado mudanças no país, o que aumenta as chances das vítimas desenvolverem as formas graves da dengue. Na avaliação do secretário, a queda demonstra que os médicos estão identificando precocemente os pacientes com dengue e tratando-os, o que evita que a forma grave da dengue.

Copa de 2014

movimentará mais de R$ 110 bilhões Sediar a Copa de 2014 renderá R$ 47 bilhões ao Brasil em impostos diretos. Com outros tributos, serão arrecadados mais R$ 16 bilhões. O aumento do consumo agregará R$ 5 bilhões à economia brasileira. Já os cerca de 600 mil turistas estrangeiros esperados para a competição deverão deixar no país quase R$ 4 bilhões, enquanto os 3 milhões de turistas brasileiros que aproveitarão a Copa para viajar deverão gastar R$ 5,5 bilhões. Esse dinheiro, somado ao que será investido em obras de infraestrutura públicas e privadas e pelo setor de serviços, representará para a economia brasileira incremento de mais de R$

Fonte: Agência Brasil

110 bilhões. Os números foram apresentados na última semana pelo assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, no 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

O dono da praia?

O apresentador Luciano Huck, foi condenado em processo na 1ª Vara Federal de Angra dos Reis, por cercar com bóias a faixa costeira ao longo de sua casa em Ilha das Palmeiras. A juíza Maria de Lourdes Coutinho Tavares determinou que o apresentador pague R$ 40 mil, por não ter autorização ambiental para isso. Luciano colocou as boias “sob o propósito de exercício futuro de atividade de maricultura”. Se ele não cumprir a ordem de retirar a cerca, ainda terá que pagar uma multa adicional de R$ 1 mil por dia. O problema é que o apresentador não tem uma autorização para exercer a atividade, e assim fica a impressão de que ele possui uma praia particular, o que impede o acesso de banhistas àquela região. Vale lembrar que foi para essa casa em Ilha das Palmeiras que Luciano levou Ashton Kutcher e Demi Moore, no começo do ano.


l berdade! !

Página 16 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

AgRICuLTuRA

mS produzirá 40 milhões de toneladas de

cana de açúcar

O

Estado produzirá mais de 10% da produção estimada para este ano, a meta é terminar o corte até o final de novembro, antes do período das chuvas. Quem investiu no setor sucroalcooleiro tem bons motivos para estar satisfeito porque a safra promete ser a maior de todos os tempos no estado. De acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) os produtores do estado devem colher mais de 40 milhões de

toneladas, 22% a mais do que na safra anterior. Essa é a aposta dos grupos empresariais que investiram no setor nos últimos anos. Das 20 usinas em funcionamento no estado, onze entraram em operação nas últimas três safras e outras três indústrias devem ser abertas ainda este ano. Mato Grosso do Sul está entre os cinco estados que mais produzem cana-de-açúcar e tradicionalmente, a maior parte da safra é destinada a produção

de etanol. Um dos motivos é a grande procura por esse tipo de combustível. A produção de açúcar e álcool emprega mais de 30 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul. Um terço fica na indústria e na administração das fábricas. A maior parte trabalha na área operacional. Mais da metade dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro de Mato Grosso do Sul vieram de estados do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná.

www.liberdadems.com.br

Festa do Leitão no rolete de são gabriel d’oeste

O município de São Gabriel d’Oeste, em Mato Grosso do Sul, já está nos preparativos para a 18º Festa do Leitão no Rolete – tradicional evento que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto. A Festa divulga uma das principais atividades agropecuárias do município, a suinocultura. Organizada em forma de cooperativa, a atividade reúne mais de 50 produtores, que são responsáveis por um plantel de mais de 12 mil matrizes. Para quem quer prestigiar a festa, o SESC MS oferece um pacote especial, saindo de Campo Grande, no dia 6 de agosto (sábado). Informações 3324-7101 ou acesse o site: www.sescms.com.br

PECuÁRIA

Famasul acredita que o rebanho do estado não está em condições de suportar a seca e o frio

A

s baixas temperaturas voltam a preocupar os pecuaristas do Mato Grosso do Sul. De acordo com a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do estado), o rebanho do Estado, em geral, não está com condições corporais apropriadas para enfrentar o clima de seca prolongada e frio. “Faltou forragem suficiente para alimentar os animais”, explica o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Ito. A situação é resultado das chuvas, especialmente no Pantanal, que causaram inundações e fizeram com que o pasto demorasse a sair. Quando isso aconteceu, foi no período de pouca luminosidade, o que prejudicou a pastagem. Ele salienta que boa parte das matrizes do Estado está na região do

A festa, realizada desde 1993, faz parte do calendário de eventos de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo divulgar a carne suína, além das atividades de suinocultura no município. Os organizadores do evento esperam a presença de autoridades e parlamentares de outros Estados, para provarem da gastronomia regional.

MERCADO DE CONSUMO DE SUÍNO

A

Pantanal ( no noroeste do Estado), o que agrava a situação. “A condição deste ano é pior que a do ano passado, pois tínhamos boa condição de pasto. O que aconteceu foi em razão do frio e de alguns criadores terem adquirido animal com condição corporal ruim”, avalia.

A solução, diz, seria a aquisição de milho mais barato para complementar a alimentação dos animais. Contudo, o preço do grão está em alta desde o começo do ano e não dá sinais de retração. “Quem não se preparou vai encontrar soluções pontuais e mais caras”.

s exportações de carne suína, em junho, revelaram um resultado surpreendente: um crescimento de 12,35% em volume, em relação a igual mês de 2010. O faturamento também aumentou (29,65%) no período, o que se explica pela elevação do preço médio da carne suína de 15,39%, em junho, na comparação com o preço obtido em junho de 2010. As vendas externas aumentaram, apesar do embargo russo iniciado em 15 de

junho, depois do anúncio feito pela autoridade sanitária da Rússia, Rosselkhoznadzor, no dia 2 do mês passado. O anúncio de possível embargo, nessa data, levou importadores e exportadores a anteciparem negócios e embarques na primeira quinzena do mês, em nível superior ao que todos haviam imaginado, explica Pedro de Camargo Neto, presidente da ABIPECS (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína).


l berdade! !

www.liberdadems.com.br

Cuidados da Dieta Ideal

bem estar

AuTO-EsTIMA

Se o que você mais deseja no momento é emagrecer, fique atenta com o que vai escolher para conquistar este objetivo.

A

A chave para o sucesso

Roberta dos Santos Silva Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet.

dieta que você optar pode reduzir uns quilinhos a mais e também alguns prejuízos à sua saúde, caso não seja acompanhado por um nutricionista. Atualmente existem vários tipos de dietas: dieta da sopa, dieta da USP, dieta do suco, da lua, dieta do limão, entre tantas outras. Porém, o que muitas pesso-

as não sabem é que a restrição excessiva de calorias, a exclusão de alimentos necessários para o bom funcionamento do organismo e o jejum, o fatores geralmente propostos nestas dietas milagrosas, podem causar fraqueza, cansaço, indisposição e deficiência de nutrientes. Uma dieta de emagrecimento adequada que lhe traga excelentes resultados tanto em relação

• Consulte sempre um profissional para te ajudar a emagrecer, elaborar a dieta, orientações sobre atividade física, etc. • Tenha em mente o objetivo de aprender a comer de forma equilibrada fazendo várias refeições ao dia com pequena quantidade de alimentos. • O apoio psicólogico muitas vezes é fundamental. Pessoas sintomas emocionais conseguirão seguir a reeducação alimentar bem melhor se tiver esse acompanhamento. • Dê preferência por alimentos naturais, o me-

ao peso, como benefícios para sua saúde precisa ter quantidades reduzidas de alimentos, precisa de um equilíbrio entre os nutrientes e estar de acordo com as características individuais. Faça a escolha correta, acompanhe algumas orientações importantes para que tenha alguns cuidados, evitando problemas à sua saúde decorrentes de algumas dietas.

nos processado possível, evite os industrializados em excesso. • Consuma alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas, verduras, legumes etc. • Beba bastante água, se você não tem esse hábito ou não gosta, introduza aos poucos, a cada dia. • Faça pratos coloridos, com temperos naturais. • Fazer dieta não significa comer apenas salada, pão integral e queijo branco, existem também outras opções, procure não repetir sempre os mesmos alimentos, as mesmas preparações.

Sexo pegando fogo !!!

Quatro semanas com dicas para deixar o seu par pedindo “mais” na cama 14 17 APImeNte A trANSA: Combine com seu amado de fazerem surpresa, um para o outro. Pode ser um jogo erótico. Eles ficam excitados quando são surpreendidos na hora H.

ProteJA A UNIÃo: A camisinha evita as doenças venéreas e não tira o prazer. opte por aqueles modelos com sabores para o sexo oral e as com texturas para a penetração.

15 16

!

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 17

eSQUeNte o CLImA: Deixe o dia mais picante, dando um beijo bem demorados no seu gato e convide-o para um banho regado de prazer. Alguns homens precisam entrar no clima de tesão para se soltarem.

18 I

mANDe reCADINHoS: surpreenda-o com mensagens picantes. envie pelo celular frase do tipo. “te espero à noite com aquela roupa sensual!”

19

www.labaredaerotika.com.br

NVeNte NA CAmA: De mordidinhas na orelha e arranhões de leve nas costas do par. Além de excitar bastante, isso deixa o sexo com cara de “selvagem” ProPoNHA NoVIDADeS: Convide o seu parceiro para ir ao motel. Lá faça uma massagem com óleo por todo o corpo dele, até deixa-lo louco.

CURSO DE STRIP TEASE INSCRIÇÕES ABERTAS CINCO COREOGRAFIAS, DICAS DE SENSUALIDADE, SEXUALIDADE, ETIQUETA SEXUAL, EDUCAÇÃO SEXUAL E MUITO MAIS

Fone: 3321 0206

Fernanda Nunes

Costumo dizer que não existe uma fórmula mágica para se obter auto-estima. Basta apenas acreditar em você, investir em você e ter amor por você.

A

auto-estima não tem nenhuma relação com o externo, com a beleza exterior, e nem com o que você é, ou aparenta ser diante das pessoas. A auto-estima nada mais é do que aceitação, uma busca interior de quem realmente somos, com nossos defeitos e qualidades. É encarar os fatos com positividade, ser otimista quando parece nada mais dar certo na vida, crer em um futuro melhor e trabalhar para que esse futuro aconteça. É olhar para o lado e ver que na vida tem gente com problemas tão maiores que o seu, e os encara sempre com um sorriso no rosto, enquanto você às vezes reclama do sol, da chuva e do vento... Nada está bom para você. As pessoas somatizam dores e tristezas, às vezes ficam depressivas, dependentes de remédios e sabe por quê? Porque elas procuram a infelicidade enquanto a felicidade está ao lado. Conta a história que certa vez havia um homem que caiu em um buraco muito fundo. Durante sua queda, ele conseguiu agarrar em galhos que estavam pela frente e ficou pendurado por eles. Ao fundo daquele buraco, havia leões furiosos e famintos e em cima, ursos que se encontravam no mesmo estado. O homem olhou rapidamente para aqueles dois obstáculos e se voltou aos galhos, que o sustentavam ali. Ao prestar atenção, eram galhos cheios de lindos morangos, e vendo aquelas frutas vermelhas e bonitas o homem pensou: “Estou aqui nesta situação tão difícil, não sei o que vai me acontecer, então o melhor a fazer, é saborear esses deliciosos morangos, que no momento Deus colocou no meio de tantos obstáculos da minha vida”. A partir do momento, em que começarmos a saborear os morangos e esquecer um pouco dos ursos e leões que a vida coloca em nosso caminho, com certeza seremos mais felizes. Afinal ter problemas nesta caminhada é inevitável, ser derrotados por eles é opcional.


!

divirta-se HUMOR E ENTRETENIMENTO

HORÓSCOPO

Aries

É

Libra

(21 mar. a 20 abr.)

com humildade e moderação que deve seguir a sua atividade profissional se pretende atingir a liderança. Na vida afetiva terá toda a força e energia para recomeçar uma nova etapa na sua vida.

(21 set. a 22 out.)

N

a saúde faça uma alimentação racional. No amor sentimentos serão intensos. No trabalho não deixe nenhum assunto por resolver; tende a estar aéreo.

Escorpião

Touro

E

(21 abr. a 20 mai.)

ssa semana você será possuído por uma forte energia, extremamente positiva, que lhe dará todo o estímulo necessário para começar novos projetos. Terá que ter tomadas de posição firmes e objetivas para obter resultados com sucesso.

Gêmeos

F

(21 mai. a 20 jun.)

aça uma pausa e reflita um pouco sobre a sua vida pessoal e também profissional. Deverá traçar um rumo e percorrê-lo com entusiasmo, o convívio por parte dos amigos mais íntimos não o demoverão. Reflita o necessário e tire conclusões por si próprio.

Câncer

V

(21 jun. a 20 jul.)

ocê sentirá uma forte necessidade de ter um pouco de lazer e de encontrar uma maior calma interior, para poder reorganizar as suas ideias no campo afetivo. Prepare-se para o romance. Se está só, um novo amor poderá aparecer.

N

O

leonino está com bons aspectos planetários, apesar de se encontrar no período precedente ao aniversário. Este não é um período de ação, mas de calmaria. Aguarde portanto o momento ideal para atuar e saiba exercitar a paciência para encontrar o instante certo para agir.

A

semana do virginiano será neutra, privada de grandes ações ou acontecimentos. Aproveite este momento para pôr ordem em seus papeis e nos seus projetos, pois logo o campo astral favorecerá seu signo.

Loira Manobrista

Piadas

Cumpadi Burro!

-Ô, cumpadi, que palma de bananas bonita! -Se você adivinha quantas bananas tem nesta palma eu lhe dou todas as 12.Ah, cumpadi! No “ôi” assim fica difícil, “vali” contando?-Ah bom, cumpadi! Contando até eu acerto!

Eletrecista

Por que as mulheres não podem ser eletrecista? Por que elas demoram nove meses para dar a luz! CAÇA - PALAVRAS

A loira arrumou um emprego de manobrista em um restaurante. Logo chega o primeiro cliente para retirar o carro, que diz: -O celta preto. A loira responde: -Sim! Acho que vai chover.

Mentiroso O menino chega gritando! mãe, mãe, me chamaram de mentiroso na escola! a mãe responde! Para de mentir que nem na escola você vai.

Mania de Grandeza

Três paulistas e um mineiro fumam num terraço de um edifício: 1º. Paulista: - Eu tenho muito dinheiro. Vou comprar o Citibank! 2º. Paulista: - Eu sou muito rico. Comprarei a General Motors! 3º. Paulista: - Eu sou um magnata. Vou comprar a Microsoft! Os três ficam esperando o quê o mineiro ia falar. O mineiro dá mais uma tragada. . . Coça a cabeça . . . E num sossego que só por Deus . . . Resmunga : - Num vendo!

Depois de preencher as lacunas com as palavras do banco, encontre-as no diagrama abaixo:

Sagitário

N

(23 nov. a 21 dez.)

a saúde faça terapias de relaxamento. No amor pode passar por momentos agradáveis. No trabalho terá de aguardar algum tempo para obter apoios. Alguns auxílios financeiros poderão trazer uma maior tranquilidade ao seu dia a dia.

Capricornio

P

(22 Dez. a 20 jan.)

rocure refletir um pouco antes de entrar em ação ou discutir as suas ideias. No plano afetivo não escute comentários de ninguém, siga a sua intuição e abra as portas ao amor. Traga algo picante à sua relação e viva-a.

Aquário

A

(21 jan. a 19 fev.)

lgumas propostas familiares poderão interferir nos seus projetos profissionais. Notícias de pessoas que não vê há bastante tempo podem de alguma forma perturbá-lo. Mantenha a boa harmonia no seu lar e com parentes mais chegados.

Peixes

Virgem

(23 ago. a 22 set.)

www.liberdadems.com.br

a saúde faça uma viagem de lazer. Algumas ideias ou ações, por não estarem devidamente fundamentadas, podem não dar os resultados pretendidos.

Leão

(21 jul. a 22 ago.)

(23 out. a 22 nov.)

l berdade! !

Página 18 - Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011

N

(20 de fev. a 20 de mar.)

a saúde possibilidade de problemas. No amor colherá benefícios da dedicação. No trabalho facilidade em obter empréstimos; ficará mais tranquilo.

BANCO: Internacional Desigualdade Etnia - Humanos Privilegios punitivo Força Cidadania Escravo Políticos Guantánamo Recorrentes Educação Implementação Resistencias Penitenciário Genocídios Liberdade

Os Direitos ___________são essenciais para a vida do homem: sem eles, o indivíduo é incapaz de se desenvolver e de exercer plenamente a sua ___________. Os de ____________são limites ao poder do Estado sobre a população; os direitos _____________ garantem uma participação mais ativa da sociedade através da representação eleitoral, por exemplo; e os econômico-sociais estão relacionados ao lazer, à ________, à saúde e ao trabalho. Entender, reconhecer e declarar esses direitos foram etapas muito importantes, porém ainda existem muitos empecilhos que comprometem a sua ampla ______________ na sociedade. Por mais que a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) tenha uma base INTERNACIONAL, ela não tem _____ de lei. Além disse, esse documento enfrenta ________ locais, o que abre espaço para ___________ e interesse individuais. Nesse sentido, os casos de violação aos direitos humanos são muito ___________, Um exemplo evidente é o sistema _______ brasileiro, que reflete as __________ sociais, reafirma o perfil ___________ e pouco ressocializador das nossas cadeias e compromete, desta forma, o caráter mais humanizado que essas unidades prisionais deveriam apresentar. No mundo, ficaram famosos também os casos de Abu Ghraib e ________, além dos relatos de mutilações físicas, _________ e trabalho ______. Mesmo com tantos casos trágicos, devemos apostar no respeito aos Direitos Humanos como uma maneira de promover a vida em sociedade, sem discriminação de cultura, religião, ______ orientação sexual e classe social. Para que haja igualdade de direitos, é preciso, antes de tudo, respeitar as diferenças.


Torneio

l berdade! !

www.liberdadems.com.br

Campo Grande - MS, 10 de julho de 2011 - Página 19

do Parque dos Poderes Servidores da Secretaria de Estado de Administração, realizam um torneio no Parque do Poderes com aparticipação de 8 times. teve início na quarta-feira (06) com a realização de três jogos. Interagindo servidores da SAD, Central de Compras, Setass, Sefaz, Auditoria, Junta Comercial, Recursos Humanos, Agreprev, tem como convidado especial Cassems, SGI, Classe A e Associação Médica. O torneio tem a finalidade de interagir os servidores públicos buscando qualidade de vida através do esporte. O troféu campeão recebe o nome Ricardo Ayache em homenagem ao presidente da Cassems que apóia o esporte.

foto: Agencia Brasil

Procurador pede condenação de 37 réus do mensalão do PT

Roberto Gurgel só quer absolver o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e quer a condenação de todos os outros réus

Um dia após ter sido indicado para um segundo mandato de procurador-geral da República, Roberto Gurgel pediu nesta quinta-feira (7) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene 37 dos 38 réus do processo do mensalão. Para Gurgel, só não existem provas contra o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken - e, portanto, ele deve ser absolvido. O esquema do mensalão foi o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e envolveu autoridades poderosas da época, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigou a relação do Palácio do Planalto e de ministérios com as bancadas da base aliada e descobriu que o PT coordenava um esquema que usava sobras de doações da

campanha de 2002 para fazer repasses sistemáticos aos partidos da base e pagar as dívidas eleitorais. Foram esses repasses que o denunciante do escândalo, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), batizou de “mensalão”. Em outro esquema paralelo, o publicitário Marcos Valério mantinha contratos com ministérios e estatais que rendiam propinas para o caixa do PT e dos demais partidos aliados. Um dos contratos mais importantes era com a empresa Visanet, holding de cartões de crédito, onde ele mantinha um acordo especial para desviar dinheiro do cartão do Banco do Brasil-Visa. As investigações começaram em 2005. Muitos parlamentares recebiam esse dinheiro das propinas sob condição de votar com o governo no Congresso Nacional. Uma ação foi aberta

no STF em 2007 após o recebimento pelo tribunal da denúncia do então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. A expectativa no STF é de que o julgamento do processo comece no fim deste ano ou no início de 2012. Prazo final Gurgel pediu a condenação de 37 réus e a absolvição de Gushiken ao encaminhar ontem suas alegações finais sobre o caso. Com o recebimento desse documento assinado pelo chefe do Ministério Público Federal, deverá ser aberto um prazo para que os advogados dos réus apresentem suas defesas finais. Em seguida, caberá ao relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, elaborar um relatório e o voto dele para pedir a inclusão da ação na pauta de julgamento do plenário do Supremo. (Fonte: O Estado de S. Paulo)



edição 03