Page 1

l berdade! JORNAL

***

Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

-

***

Ano 03 - Edição Nº 105 -

06 de Outubro de 2013

!

A mão que embala o berço... A mulher já possui direitos capazes de garantir a sua liberdade de escolha, tanto na vida pessoal quanto profissional. Contudo, mesmo diante de tantas conquistas e direitos adquiridos, ainda existem muitas mulheres que se limitam a fazer o que os outros determinam, sem levar em conta os seus próprios desejos e metas. O Jornal Liberdade entrevista Célia Aparecida Zanetti, presidente da BPW.

PÁG. 11

Mudar para ser campeão, a história de Elenílson Silva PÁG. 02

Puccinelli destaca que MS é exemplo para o País ao divulgar todas as contas do Estado PÁG. 10

Aposentadoria abençoada por Deus PÁG. 03

Conheça a riqueza do Pontal das Águas PÁG. 05

De detento a acadêmico, no fim, administrador PÁG. 14


!

l berdade!

Página 02 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

BELa VISta

.com.br

Mudar para ser campeão, a história de Elenílson Silva André Farinha

F

oi uma mudança radical que marcou a vida de Elenílson Silva, ainda jovem, apaixonado por esportes, trocou o campo de futebol pela pista de atletismo, de onde nunca mais saiu. A primeira competição foi em 1989, o resultado, que para os moradores da pequena cidade de Bela Vista seria apenas um fato a ser noticiado no dia e depois cair no esquecimento, acabou imortalizado pelo “nascimento” de um dos maiores atletas brasileiro. Naquela ocasião, ainda jovem e cheio de sonhos, sequer passava pela sua cabeça que conquistaria seis vezes o título brasileiro de atletismo, ou que seria tricampeão paulista, hexa campeão carioca, 11 vezes campeão dos Jogos Paranaenses, campeão Sul-Americano ou que chegaria a ter mais de 300 medalhas e troféus conquistados em 29 países. A vitória conquistada em Bela Vista foi quem lhe rendeu os frutos e o colocou nos trilhos

para um glorioso caminho no atletismo, recebeu o treinamento de Olídio Paredes e em questão de meses já aparecia como o terceiro melhor atleta juvenil de todo o país. Em 1992, mudou-se para São Paulo (SP), indo treinar no São Paulo Futebol Clube. Pelo time, conquistou excelentes resultados, sendo seis vezes campeão paulista, além de diversos títulos mundiais e o reconhecimento das principais federações e entidades do atletismo nacional e mundial. Mais tarde, em 1997, outra mudança marcaria sua vida, deixou o São Paulo e passou a morar no Rio de Janeiro (RJ), treinando junto ao Vasco da Gama. Pelo clube carioca, além de seis títulos estaduais, também conquistou o

BONS MOMENTOS PEDE FRUTILLA

terceiro lugar no mundial de revezamento. No entanto, o seu melhor feito ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de 1999, realizados em Winnipeg (Canadá). Elenílson Silva tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos na prova dos 10km. Na ocasião, também obteve a prata no percurso de 05km, saindo da competição com duas gloriosas medalhas que o marcariam para sempre. A história de Elenílson Silva nos traz uma série de reflexões, como saber aproveitar as oportunidades ofertadas pelo destino e também prova que a vida é feita de escolhas, decisões que podem modificar todo um planejamento, toda uma vida.

Curta nossa Fan page e fique por dentro das principais notícias!

.com.br


!

l berdade!

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 03

Política, poder e bastidores Washington Sanches

DILMA NO RATINHO O apresentador de televisão Carlos Massa, o “Ratinho” gravou com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. A entrevista faz parte do quadro “Dois dedos de prosa” do “Programa do Ratinho”, do SBT, que vai ao ar segunda-feira, dia 7.

Notícia que faz a diferença!

ECONOMIA

Aposentadoria abençoada por Deus

De Tucana a Pomba da Paz

Tereza Cristina, supersecretária, supercompetente, abandona o ninho e se mostra uma pomba da paz socialista. Migra para o PSB durante o tecer do ninho para 2014 pelo astuto gavião André Puccinelli

KATIA ABREU NO PMDB Para aproximar os ruralistas do governo, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (TO), deixou nesta quinta-feira o PSD e se filiou ao PMDB. Na decisão da senadora, cada vez mais alinhada à presidente Dilma Rousseff, pesou a possibilidade de o PSD se distanciar do Palácio do Planalto.

O PODEROSO CHEFÃO

FALTOU A REUNIÃO Presidente da mesa que colocou em votação a avaliação do mérito para cassação do prefeito Bernal, que levou ao resultado de 24 votos contra eum favorável à cassação (Paulo Siufi), faltou a reunião ou está fora de sintonia com o Legislativo municipal.

Um articulador “da pesada” utiliza sua residência para conchavos políticos na Capital. Ameaça qualquer um que tenta atrapalhar os seus planos e da sua família, bem ao estilo da “Cosa Nostra”.

O plano terá o nome de BemPrev, ainda falta autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O BemPrev tem dois instituidores: a Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior (Omebe), fundada há 40 anos, e o recém-criado Instituto Evangélico Memória Pastoral (Ibemp). Uma equipe de 2 mil vendedores está preparada para atuar nos próximos meses pelas igrejas evangélicas pelo Brasil para oferecer um plano de previdência que terá como público alvo, pastores e fiéis de diversas denominações. A expectativa é que em seis anos o plano já tenha 170 mil associados e um patrimônio de R$ 1 bilhão. A ideia de um plano para o pú-

blico evangélico começou a ser esboçada há dois anos e meio pelo advogado e também pastor batista, Lemir Lemos, que vive em Vitória (ES). A vantagem que o BemPrev terá logo de saída é o fato de estar ligado a instituições evangélicas, que por si é fechado em grupo. Promotores de vendas serão instruídos a captar adesões. Na ficha de adesão, haverá uma pergunta se o fiel se interessa em fazer uma adesão integral ou parcial. A integral significará que ele quer também um plano de previdência; a parcial que ele está disposto apenas a pagar uma mensalidade para ajudar em obras que o instituto se compromete a fazer para ajudar a comunidade evangélica.

MIQUÉIAS NA FRONTEIRA Um prefeito da fronteira não resistiu aos encantos de uma loira e foi logo assinando os papeis que ela apresentava, autorizando a retirada de dinheiro do Fundo de Pensão dos munícipes para uma conta dos criminosos. Resultado, meses depois a Policia Federal bateu na porta do prefeitinho apaixonado.

IBERÊ, CIDADÃO DO MS

JANETE GOVERNADORA Filha do empresário Antônio Moraes dos Santos, um dos maiores filantropos do País, a pastora e presidente do Instituto Veredas da Fé, Janete Moraes, terá seu nome lançado pelo PTN como candidata ao governo do Estado nas eleições de 2014. A notícia foi confirmada pelo presidente estadual do partido, Cláudio Sertão, e o lançamento oficial deverá ocorrer na próxima semana.

Engenheiro Agronomo Iberê Lins e a esposa Eleusis

O engenheiro agrônomo e PhD em Agronomia, Iberê Delmar Gondim Lins, 62 anos, foi agraciado com o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense pela Assembleia Legislativa, na sexta-feira (3). É conhecido como o criador da fórmula que possibilitou a fertilização das terras do Cerrado para o cultivo da soja e outras variáveis agrícolas. Recebeu a homenagem do deputado estadual Felipe Orro (PDT).


!

!

Página 04 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

l berdade!

Editorial

Incertezas políticas e eleitores indecisos Para grande parte dos brasileiros, a campanha política na TV é apenas uma perda de tempo, pois lhe passam através das emissoras, políticos enlatados nas estratégias de marketing. O eleitor sabe muito bem que essa maquiagem midiática não convence. A um ano da eleição para presidente da República, cerca de metade dos brasileiros não tem certeza de em qual candidato votaria. Confrontados pelo Ibope com os nomes dos principais presidenciáveis, 47% dos eleitores não puderam declarar ao certo se votariam nos prováveis candidatos: Dilma Rousseff, Aécio Neves, Marina Silva, Eduardo Campos ou José Serra. Dos entrevistados apenas 7% apontaram em quem votariam. Em Mato Grosso do Sul, uma campanha pulverizada seria uma incógnita. Lideres políticos não querem mais passar pelo fenômeno “Bernal” que desbancou a oligarquia vintenária do PMDB na Capital. Conchavos e mais conchavos nos bastidores. Talvez a única saída para não ter “surpresas” na hora de abrir a urna seria fechar-se num “blocão político” na majoritária. Estratégias, filiações e acordos que poderão ou não serem cumpridos no caminho da pavimentação partidária e de coligações para o embate eleitoral de 2014 estão em andamento. Com ou sem Marina Silva no páreo, mudanças de partidos para o PROS e Solidariedade movimentaram mais de 70 deputados federais no Congresso. Todos em busca da certeza de que não vão errar na hora de trocar de partido. Muitas certezas vão se diluir e se transformar até a hora de o eleitor digitar o número de seu candidato na urna. Se a coligação do PT com PMDB no estado se concretizar, o PSDB poderá ganhar asas e decolar nas pesquisas. Ou uma estratégia de coligação velada em forma de “chapão” poderá na teoria ser certeiro. Mas, não garante o principal. O voto!

.com.br

Acompanhe Diariamente A noticía que faz a diferença!

EXPEDIENTE: PuBLICaÇãO da EMPrESa GraFICa E EdItOra LIBErdadE Ltda CnPJ: 13.815.091.0001-65 diretor: Washington Sanches - drt 596/MS Comercial: ana Frazão - MtE 1024 diagramação: Kamila Penteado Escobar redação: andre Farinha - MtE 1061 Juridico: dr. Seriberto Henrique de almeida e dr. Janio Herter Serra

www.jlnews.com.br

COntatO: liberdadems@hotmail.com Fone: (67) 3043 - 0013 (67) 8472-5112 rua alexandre Fleming - 1746 - 79006-570 Campo Grande - Mato Grosso do Sul

.com.br

André Farinha

www.andrefarinha.wordpress.com

Encanto perdido, fim da magia “A Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande, está abandonada. A reportagem esteve no local no último final de semana e constatou que a estrutura já foi depredada e está sendo utilizada por usuários de drogas e mendigos” (Abandonada e inútil, Cidade do Natal está depredada e se torna abrigo para viciados, Midiamax, 03/10/2013). No início, todos acreditavam em seu retorno, mas os dias foram passando, semanas, meses... E o trono continuou vazio. Aos poucos, a magia que protegia a cidade foi terminando, aqueles que não conseguiam cruzar as fronteiras entre o mundo real e o imaginário por conta da maldade de vossos corações, tiveram acesso livre e invadiram, instalando o caos que colocaria um fim ao sonho. Primeiro saquearam o castelo, em seguida furtaram as casas e por

fim todo o encanto havia sido perdido. Desde que Papai Noel deixou o reinado, a vila nunca mais foi à mesma, aos poucos, os “ditos maus” foram tomando conta, os moradores abandonaram as casas e o sorriso foi desaparecendo com o tempo, juntamente com a alegria que sempre iluminou a Cidade do Natal. Desabitada e sem vida, as construções que ainda teimam em permanecer de pé, hoje servem apenas como abrigo temporário para forasteiros que atravessam o vilarejo.

No mundo a fora, ganhou o apelido de Cidade Fantasma, com histórias e lendas narradas por andarilhos que um dia já passaram por ali.Perdida, a Cidade do Natal aguarda o retorno de seu rei, talvez seja a última esperança para que os tempos de outrora renasçam, trazendo para a vila toda a alegria e poesia que um dia já conviveram nela. No entanto, o Papai Noel nunca mais deu as caras, seu nome tornou-se um mito, alguns profetas dizem que aparecerá em dezembro, mas vai saber.

Creginaldo Câmara Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta (03) do lançamento da Casa Cor Mato Grosso do Sul 2014. O evento foi realizado no local onde será a mostra, o prédio do novo Hospital de Câncer de Alfredo Abrão. A cerimônia contou com mensagens de celebridades que irão apadrinhar e divulgar a Casa Cor MS pelo Brasil com objetivo de arrecadar doações para o hospital. Encabeçada por Michel Teló a lista segue com as duplas Munhoz e Mariano, João Bosco e Vinícius e Maria Cecília e Rodolfo que deixaram suas mensagens de apoio. Do Rio de Janeiro, o ator Otaviano Costa, que foi padrinho da mostra em Cuiabá, enviou um emocionante vídeo endossando o apoio à Casa Cor MS. “Quando o hospital foi escolhido em Cuiabá respondi à pergunta que sempre me fiz sobre a missão de Casa Cor. Agora vamos continuar aqui. Será a maior obra social já vista em Mato Grosso do Sul”, afirmou o representante Casa Cor no Brasil, Alessandro Silva. A expertise vem dos franqueados do Mato Grosso, Vagner e Emili Giglio, que também apoiam a mostra local. “Realizar a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo é algo ímpar em Campo Grande, porém este projeto é um legado que todas as pessoas e empresas envolvidas irão deixar na história desta cidade”, complementou, Vagner. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, destacam-se, governador do Estado, André Puccinelli, a secretária de produção e turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o deputado federal, Antônio Carlos Biffi, os deputados estaduais Amarildo Cruz e Dione Hashioka, o presidente da Câmara Municipal, Mário Cesar, além dos vereadores, Eduardo Romero e Coringa e Luiza Ribeiro empresários, autoridades de classe, o Conselho do Hospital de Câncer e claro, muitos arquitetos, decoradores e paisagistas que são os grandes protagonistas da mostra.


l berdade! !

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 05

Pontal das Águas transforma hospede em fazendeiro por um dia Escapar do estressante dia a dia de uma metrópole, aliviar a cabeça dos corriqueiros problemas de trabalho e se entregar a uma vida no campo, respirar o ar puro da natureza que somente o Pantanal de Mato Grosso do Sul pode oferecer. Estes são alguns dos benefícios para quem se hospeda, mesmo que por um dia, na Fazenda Pontal da Águas. Situada na rodovia BR262, saída para Três Lago-

as, há três quilômetros do Autódromo Internacional de Campo Grande, a Fazenda Pontal das Águas oferece uma rotina diferenciada a seus hospedes. Conforme a turismóloga responsável pelo Pontal das Águas, Margareth Mello, o visitante se transformará em fazendeiro por um dia. “Nós temos a natureza com rios e quedas d’água, a pessoa toma banho de cachoeira, faz bóia-cross, apreende a ti-

rar leite da vaca, faz trilha ecológica, vai tratar dos animais, dar comida para o peixe, cavalo, galinha, enfim, vai ser fazendeiro por um dia”, comentou. No “day-use” oferecido pela fazenda turística, uma agenda única, com atividades que vão desde banhos em cachoeiras a oficinas de culinária. A programação básica proporciona um dia inteiro de alegria, em contato com a natureza, além de várias atividades de lazer (piscina, vôlei, futebol, pesca esportiva (pesque-e-solte) na lagoa, ‘prainha’ à margem do rio e caminhadas para conhecer o dia a dia de uma fazenda (farm-tour), como a ordenha de vacas, lida de gado e contato com outros animais de criação regular (galinhas, patos, porcos,cavalos) e vários espaços gostosos para relaxamento. Ainda de acordo com Margareth Mello, o turis-

mo rural proporciona a vivência real de uma fazenda, as atividades têm início às 08 horas e se encerram às 18 horas. “O turista terá atividades para fazer durante todo o dia, vai aprender a fazer comidas típicas, temos projeto de horta, floresta permanente e oficina de artesanato. Alem destas atividades já programadas, o visitante tem a opção de poder escolher o que deseja fazer, se prefere apenas curtir a natureza, tomar banho no rio ou ficar apenas na sede da propriedade”. Conheça de perto as belezas da Fazenda Pontal das Águas, experimente a vivencia rural e desfrute das belezas naturais deste recanto ecológico. Par mais informações entre em contato por meio do telefone (67)33441033//9606-0091 ou pelo email falecom@pontaldasaguas.com.br.

Margareth Mello, turismóloga responsável pelo Pontal das Águas.

No “day-use” oferecido pela fazenda turística, uma agenda única, com atividades que vão desde banhos em cachoeiras a oficinas de culinária.


l berdade! !

Página 06 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

.com.br

nOVa aLVOrada dO SuL

Prefeitura revitaliza feira livre, produtores rurais e população comemoram Uma das tradições mais verdadeiras de todos os municípios brasileiros volta a se realizar em Nova Alvorada do Sul. A feira livre recebeu a atenção da administração municipal e aconteceu nos dias 28 e 29 com grande sucesso. A coordenadora da secretaria de Produção Rural, Marina Nicolai , informou que mais de 30 barracas se instalaram na Rua Francisca Stradiotti próxima à Av. Jofre de Araújo oferecendo variados produtos como frutas, verduras, legumes, pães e doces caseiros, artesanato, além dos disputados espetinhos, pastéis, salgados e bebidas em geral. Tudo isso com música ao vivo de artistas da terra como a dupla Gelson Viola e Ederlon que se apresentaram com um repertório variado que foi do sertanejo até a MPB. O prefeito Juvenal Neto esteve presente no local e comentou a nova etapa do projeto: “Não

poderíamos deixar de atender às solicitações de produtores e da população em geral. A feira livre é um local ideal para um convívio social sadio, ao mesmo tempo em que é gerador de emprego e renda e esteve meio esquecida no ano passado. Estaremos sempre dando especial atenção a esse tipo de atividade, oferecendo condições para que nossos produtores rurais tenham um local

apropriado para comercializar seus produtos”. A variedade de produtos atraiu muita gente e a reabertura da feira foi um sucesso A variedade de produtos atraiu muita gente e a reabertura da feira foi um sucesso O secretário de Produção Rural, Claudir Brunetto informou que já no próximo fim de semana aproximadamente mais 15

barracas deverão estar presentes, oriundos inclusive dos assentamentos Bebedouro, Santa Luzia e Pana: ”Nossa população terá á sua disposição produtos frescos, com qualidade e com preços competitivos. A prefeitura além de oferecer boa infraestrutura, também fornecerá transporte já que uma das maiores dificuldades é trazer a produção do campo para a cidade” constatou.

SIdrOLÂndIa

Sanesul viabiliza R$ 2,4 milhões do PAC para custar 29% da obra de esgoto

Depois de uma primeira tentativa frustrada há dois anos, a Sanesul conseguiu viabilizar junto ao Governo Federal recursos a fundo do perdido (sem necessidade de reembolso) para custear a construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Sidrolândia que já está em andamento. A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) aprovou a liberação de R$ 2,4 milhões, recursos do PAC FUNASA, para as obras, o equivalente a 29% do custo total do projeto, orçado em R$ 8.135.052,67. O projeto prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar 30 litros de esgoto por segundo, além de 6.000 m de coletor tronco,

21.884 metros de rede coletora de esgoto, 650 ligações intradomicilliares de esgoto e estação elevatória de esgoto. Além de Sidrolândia outros 32 municípios de Mato Grosso do Sul com até 50 mil habitantes foram contemplados com recursos do PAC FUNASA. Ao todo, serão disponibilizados R$ 93 milhões para o governo

do estado e as prefeituras investirem na implantação de

COOPERVANS

do Pantanal

A CENTRAL DE VANS DO MS VIAGENS, ENCOMENDAS E LOCAÇÃO DE VANS

redes de coleta e tratamento de esgotos

ATENDEMOS OS MUNICÍPIOS: Amambai Anastácio Bela Vista Bonito Bodoquena Coxim Deodápolis Dois Irmãos do Buriti Jaraguari Jardim Maracaju

Rua Barão do Rio Branco, 210 - Amambaí - Campo Grande - MS

Miranda Nioque N. Andradina Paranaíba R. Verde/ Patinho R. Verde / Lauro Rio Negro São Gabriel Sidrolândia Três Lagoas Terenos

Fone:

-Veiculos com ar-condicionado -Autorizados pela AGEPAN -Seguro de passageiros

(67) 3325-1122

No aniversário de 65 anos de Camapuã, Samu começa a atender população

O prefeito Marcelo Duailibi (DEM) inaugurou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), na semana de comemoração de emancipação política de Camapuã. No Estado, são 15 municípios que possuem o serviço. O privilégio de Camapuã, segundo Marcelo, é ter profissionais de qualidade trabalhando. “Todos estão de parabéns, se saíram muito bem lá no curso, com média oito. O prédio possui acomodações para toda a equipe, com cozinha, cama”. O serviço é rápido, após a ligação no 192 que cai em Campo Grande na central reguladora,

a ambulância demora dois ou três minutos para chegar ao local dentro de Camapuã. Um problema no Samu que tem que ser enfrentado é o trote, segundo o Marcelo, na audiência foram apresentados números de quase 70% das ligações são trotes. A prefeitura está realizando investimentos, e a saúde é o foco. “Com certeza o secretário de obras, nesse intervalo de um ano e meio a dois anos pra cá, com o custo que nós temos hoje com o Caps, com custo com especialista, nós deixamos de fazer alguma coisa na zona rural ou até aqui no centro, mas pra que a gente possa ter uma saúde de qualidade”.


l berdade! !

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 07

Ponta porã

Referência no Estado, município dará palestra para assistentes sociais de todo o Brasil Ponta Porã é pioneira e referência em todo o Mato Grosso do Sul no trabalho assistencial que é levado a moradores de rua e usuários de drogas na fronteira. Por isso, o coordenador do programa Consultório de Rua, Anibal Nara, esteve na Capital na sexta-feira (4) para representar o Estado e falar a respeito das atividades para assistentes sociais, funcionários de CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e profissionais da área de todo o Brasil. A palestra será ministrada a partir das 8h00min, da Escola da Saúde, próximo ao Lago do Amor, na Capital. O prefeito Ludimar

Novais tem dado atenção especial ao acolhimento dos moradores de rua e ao acesso de usuários de drogas e álcool ao tratamento adequado para a cura. Por isso, integrou à rede de proteção social um CREAS (Centro de Referência Especial da Assistência Social) dois CRAS, duas casas de acolhida, uma unidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer, um Conselho Municipal sobre Drogas, um Grupo de Ação e Prevenção a Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/ AIDS, a Fundação de Cultura e a Fundação de Esporte.Já à rede de saúde mental estão integrados um CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e

Prefeito recebeu autoridades para lançamento do projeto

O prefeito Ludimar Novais tem dado atenção especial ao acolhimento dos moradores de rua

Drogas), um NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) um Centro de Especialidades, o Hospital Regional, um SAE/CTA, um Centro Integrado de Saúde,

um hemonúcleo, uma Unidade de Pronto Atendimento, um Centro de Especialidades Odontológicas e um laboratório em Pedro Juan Caballero.

dourados

Facilidades no ‘crédito’ faz cidade ter mais motos nas ruas do que domicílios com internet Dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam para um cenário curioso em Dourados. Segundo o órgão, há uma maior presença de motocicletas nas ruas, do que domicílios com computadores conectados à internet. No total, conforme o levantamento do IBGE são 27.808 veículos do tipo e 21.439 domicílios com microcomputador com acesso à internet. Para o economista Fábio Castilho, apesar de ser importante destacar que o estudo não discrimina idade - o que poderia, segundo ele, ser determinante na questão do microcom-

putador com acesso à internet, por exemplo – o dado aponta para a facilidade do acesso ao crédito. “A moto é um meio de locomoção rápido para trabalhar, e estudar, e o acesso ao crédito é um fator que pesa também neste total apontado pelo IBGE. As pessoas hoje encontram mais facilidade para comprar uma moto”, disse Castilho. Sobre a internet, o economista acredita que o montante referente ao menor número de locais com acesso à rede seja por parte de pessoas de mais idade, o que pode ter sido determinante no volume apontado pelo órgão.

Anastácio terá festival de pesca com educação ambiental

Conhecido pelos grandes eventos culturais como, por exemplo, a Festa de São João, a Festa da Farinha e o Encanto do Natal em Família, a Prefeitura de Anastácio agora traz para a comunidade mais uma atração que envolve lazer e cuidados com o meio ambiente, trata-se do 1º Eco Pesca – A arte de pescar e preservar. O prefeito Douglas Figueiredo recebeu em seu gabinete, autoridades, presidentes das Colônias de Pescadores de Anastácio e Aquidauana, imprensa e convidados para o lançamento do projeto do 1º Eco Pesca e falou sobre a expectativa da Administração Municipal acerca do evento. “O Eco Pesca surge

com o intuito de divulgar as potencialidades turísticas e também os recursos naturais de Anastácio, que tem em seu coração o Rio Aquidauana abrilhantando o centro da cidade. O objetivo do Eco Pesca é impulsionar o turismo, um setor que ainda está despontando, mas, que para nós é de grande importância econômica para o município e, sobretudo, através das atividades educativas e ambientais de limpeza das margens do rio, da prática do pesque e solte e das oficinas de educação ambiental podemos despertar na comunidade o desejo e o senso de quanto é importante cuidar do nosso meio ambiente”, afirma o prefeito Douglas Figueiredo.

Animal na pista causa acidente com ônibus escolar em MS Os dados aponta para a facilidade do acesso ao crédito. “Apesar das pessoas de mais idade estarem hoje buscando a inclusão digital, esta é uma parcela que ainda permanece sem o acesso a

um computador, e à internet, e tem também a questão de que os mais jovens hoje passam mais tempo conectados pelo celular”.

Justiça de Rio Brilhante realiza leilão eletrônico de Fazendas A Vara Cível de Rio Brilhante realiza leilão eletrônico de imóveis rurais nos próximos dia 09 e 22 de outubro através do site www.canaldeleiloes.com com encerramento previsto para às 14 horas. Entre os imóveis está uma fazenda de 100 hecta-

res localizada a margem esquerda da BR-163 no sentido Rio Brilhante/Nova Alvorada do Sul, avaliada em R$ 1.650.000,00, com lance mínimo de R$ 990.000,00 e uma área c/ 82 hectares e 4.559 m², todo agricultável, avaliada em R$ 1.236.839,25 com

o lance mínimo de R$ 742.103,25. Os leilões são abertos para pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza e para participar é necessário cadastrar no site www.canaldeleiloes. com em até 24 horas de antecedência a data do encerramento dos leilões

e enviar a cópia dos documentos comprobatórios para o e-mail contato@canaldeleiloes.com. Maiores informações, assim como fotos e o edital completo podem ser obtidas através da Central de Atendimento do Canal de Leilões pelo nº 0800 605 2750

Um ônibus escolar do município de Glória de Dourados colidiu contra um animal no final da tarde quarta-feira (2). A novilha atravessava a MS-376, na 5ª linha e com o impacto, acabou morrendo. De acordo com o Fátima News, o ônibus retornava da área rural após transportar os alunos. A parte dianteira do veículo ficou danificada. O dono do animal se apresentou no local do acidente assumindo toda a responsabilidade, informações são de que ninguem ficou ferido, pois no momento do acidente o onibus não transportava crianças.


!

l berdade!

.com.br

Canasul e Agrometal3

Aniversário

201

Considerados como dois dos eventos mais importantes de Mato Grosso do Sul, a 7º edição do Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) e a 3ª Feira Agrometal transformaram a cidade de Dourados na Capital da Cana. A exposição foi realizada entre os dias 01 a 04 de outubro e o Jornal Liberdade esteve presente, confira as fotos da abertura.

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 09

Parabéns a Valéria Fernandes que completou mais um ano de vida no ultimo dia 1º e a Joceli Jara que estará apagando as velinhas dia 09.

Presidentes Claudio Mendonça (SebraeMS), Roberto Ollanda (Biosul), Governador André Puccinelli, Marisvaldo Zeuli (Sindicato Rural de Dourados) e Eduardo Riedel (Famasul)

Dr Aureo Garcia e Enai Ribeiro

Tesoureira da Associação Comercial de Dourados Ely Oliveira, primeira dama Cecilia Zauith e Cibele Bodelão

Gino Ferreira, Almir Dalpasquale, Luis Alberto Moraes e Marisvaldo Zeuli

Presidentes da Aprosoja Almir Dalpasquale, Famasul Eduardo Correa Riedel e Sindicato Rural de Dourados Marisvaldo Zeuli

Secretária de Estado Teresa Cristina Correa da Costa e o prefeito de Dourados Murilo Zauith

Adriana Zeuli, Teresa Cristina Corrêa da Costa e Ely Oliveira

Diretor da Sanesul Jose Carlos Barbosa, Prefeito de Angélica Luiz Antônio Milhorança e Lucinei Luz

Diretora do Jornal Liberdade Noemia Ana Frazão e a Secretária de Estado Teresa Cristina Correa da Costa

Parabéns a querida Bruna Gazal, que hoje (06) completa mais uma primavera!!!


ASSEMBLEIA LEGISTALIVA !

l berdade! !

Página 10 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

MS é o 2º no País em jovens que trabalham e não estudam

D

ados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que Mato Grosso do Sul tem o segundo maior percentual de trabalhadores na faixa etária de 14 a 17 anos fora da escola. Na sessão da quarta-feira (2/10), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) chamou a atenção para a necessidade de implantar políticas públicas, visando integrar o ensino médio com a profissionalização. “O grande desafio é que esses adolescentes trabalhem, sem abandonarem os bancos escolares. Os nossos adolescentes precisam concluir o ensino médio e entrar na faculdade. Atualmente, o

diploma é imprescindível para disputar uma vaga qualificada no mercado de trabalho”, disse. Segundo Kemp, a evasão no ensino médio se tornou um grande problema para o MEC (Ministério da Educação). A explicação para isto é o excesso de disciplinas na grade curricular, conteúdos fragmentados, falta de capacitação dos professores do ensino médio e ausência de laboratórios e bibliotecas. “É preciso uma reforma no ensino médio brasileiro. É necessário tornar a escola estimulante para que os jovens não desistam dos estudos e lutem para entrar no ensino superior”, afirmou Kemp. -

Atleta de MS busca apoio na AL para disputar mundial de Kung Fu

Por solicitação do deputado Cabo Almi (PT), a atleta campo-grandense de Kung Fu Wushu Edinéia Camargo, categoria até 48 kg, usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (1º), para pedir apoio e poder disputar o Mundial na Malásia. Edinéia Camargo tem mais de 100 medalhas. Ela é pentacampeã brasileira, campeã sul-americana e vice-campeã pan-americana. A competição acontecerá de 28 de outubro a 6 de novembro, mas ela

explicou que precisa estar já no próximo dia 16 na Malásia para fazer a adaptação. Para tentar conseguir o dinheiro necessário para passagem, inscrição, hospedagem e alimentação, ela tem feito rifas, mas o dinheiro ainda é insuficiente. Ela não possui patrocinador. “Infelizmente não estou conseguindo apoio e o mundial é o sonho de qualquer atleta”, disse. Os gastos estimados estão entre R$ 9 mil e R$ 10 mil.

Deputado Estadual Pedro Kemp

Resumo alms !

.com.br

CPI da Saúde da Assembleia é destaque em mídia nacional

Os trabalhos realizados pela CPI da Saúde da Assembleia Legislativa foram destaque no fim de semana em uma reportagem no site do jornal Folha de S.Paulo. A matéria, de autoria do jornalista João Alberto Pedrini, relata que o descumprimento de jornada de trabalho por médicos é alvo de apurações

em Mato Grosso do Sul e em outros quatro estados. O levantamento feito pela Folha de S.Paulo mostra que esse não é um problema ocorrido apenas em Mato Grosso do Sul. É preciso uma mudança urgente na legislação que possa garantir que esses profissionais cumpram sua carga horária.


l berdade! !

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 11

Legislativo de braços dados com a Justiça Eleitoral

Q

uando em 2001 os Talibãs explodiram com dinamite duas estátuas de Buda, esculpidas em penhascos na província de Bamiyan, no Afeganistão, comentei em artigo que o fato ganhou repercussão pelo fato de a destruição haver se dado dessa forma, digamos, brutal. Esse era o objetivo, chamar atenção para o Talibã e sua ideologia. Caso o objetivo fosse apenas destruir as imagens, conseguiriam o objetivo sem chamar a atenção, caso o fizessem aos poucos, como acontece com vários outros monumentos e documentos históricos pelo mundo. Chamo a atenção para o acontecido acima – que desaguou na explosão das Torres Gêmeas, dez anos depois – para comentar os desdobramentos do caso Mensalão. O julgamento chamou a atenção da opinião pública, dividindo opiniões e gerando críticas dos ministros que votaram favoravelmente aos “embargos infringentes” que devem reduzir a pena de corruptos e impedir-lhes a prisão, pelo fato de envolver figuras públicas de grande relevância. Também o fato de “estarem” participando do governo durante as investigações, da quantidade de “políticos e adendos” envolvidos, do vultoso valor desviado e sua destinação. Mas, e quando isso ocorre aos poucos? Quando os inúmeros

processos de cassação de mandatos pelas mais diversas ilegalidades são arquivados? Quando tantos municípios são administrados ou legislados por compradores de votos, corruptos de todos os matizes e a justiça não os alcançam com os seus braços, ou pior, abraça-os? Não ganham mídia nacional e, a imprensa regional não reage com a indignação necessária, pois é caso a ser esquecido por haver se tornado comum, vulgar, contumaz. Campo Grande E assim, bradando diversos códigos, seus vastos conhecimentos de Leis, parcos sobre Justiça, vereadores eleitos em 2012, cinco ao todo, flagrados por compra de votos e julgados e condenados em primeira instância, começam a ser inocentados pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS). Na tarde de quarta-feira (2), o vereador Mario Cesar (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, foi absolvido pelo relator do processo, juiz federal Heraldo Garcia Vitta. Seguiram o relato os juízes Nélio Stabile, Josué de Oliveira e Geraldo de Almeida Santiago. Elton Luis Nasser de Mello, juiz eleitoral, pediu vistas, adiando a decisão para a próxima sessão do Tribunal, a ser realizada na próxima semana.

Casa Cor lança o maior projeto social já visto em Mato Grosso do Sul

Entenda o caso

Uma denúncia anônima desencadeou ação de investigação da Polícia Federal, que ao posto Trokar, flagraram André Cabanha Paniago Almada abastecendo seu veículo com uma requisição fornecida pelo comitê eleitoral do candidato Mario Cesar. André foi detido e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal. O delegado da Polícia Federal concluiu que “as declarações do cidadão André Cabanha Paniago Almada dão conta de que no suposto comitê eleitoral, supostamente pertencente ao candidato MÁRIO CÉSAR, estão sendo fornecidos vales-abastecimento a proprietários de veículos de passeio para que estes permitam a colagem de propaganda eleitoral do candidato em questão e do candidato a Prefeito Giroto, conforme consta da foto anexa a este ofício”. A juíza Elisabeth Rosa Baisch, da 35ª Zona Eleitoral, pro-

feriu a sentença partindo da premissa de que a defesa não conseguiu provar vínculo contratual entre Mario Cesar e André, pois que um único recibo de pagamento no valor de R$ 250, anexado ao processo pode haver sido produzido a posteriori. O valor da multa e o embasamento da decisão se deu em função de cálculos baseados em documentos juntados pela defesa que apontam gastos de R$ 4.125,00 em um único dia, o que permitiria abastecer 75 veículos de supostos cabos eleitorais. “Resulta daí que a baixo custo, o candidato conseguiria manter 75 veículos circulando livremente por toda a cidade, como se todos os motoristas tivessem aderido graciosamente àquela campanha, em total afronta às regras que garantem isonomia de espaço para propaganda eleitoral e para a captação de votos”.

É de se esperar... ... nada além do que se tem. Os cinco vereadores cassados por compra de votos nas eleições 2012, e que recorreram, deverão ter confirmados seus mandatos; o vereador Elizeu Dionísio PSL), inocentado pelos seus pares na Câmara por beneficiar sua própria empresa com verbas de publicidade da casa permanecerá outorgando-se o título de abnegado justiceiro contra as lambanças do prefeito Bernal (PP), o prefeito permanecerá infringindo a Lei Orgânica; a população será obrigada a comparecer às urnas – que não oferecem segurança e ninguém se manifesta – e votará de acordo com simpatias pessoais, troca de benefícios diversos e amizades; e o sentimento de impunidade permanecerá vivo e latente, uma vez que não nos sentimos protegidos sequer pela Justiça.

Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta (03) do lançamento da Casa Cor Mato Grosso do Sul 2014. O evento foi realizado no local onde será a mostra, o prédio do novo Hospital de Câncer de Alfredo Abrão. A cerimônia contou com mensagens de celebridades que irão apadrinhar e divulgar a Casa Cor MS pelo Brasil com objetivo de arrecadar doações para o hospital. Encabeçada por Michel Teló a lista segue com as duplas Munhoz e Mariano, João Bosco e Vinícius e Maria Cecília e Rodolfo que deixaram suas mensagens de apoio. Do Rio de Janeiro, o ator Otaviano Costa, que foi padrinho da mostra em Cuiabá, enviou um emocionante vídeo endossando o apoio à Casa Cor MS. “Quando o hospital foi escolhido em Cuiabá respondi à pergunta que sempre me fiz sobre a missão de Casa Cor. Agora vamos continuar aqui. Será a maior obra social já

vista em Mato Grosso do Sul”, afirmou o representante Casa Cor no Brasil, Alessandro Silva. A expertise vem dos franqueados do Mato Grosso, Vagner e Emili Giglio, que também apoiam a mostra local. “Realizar a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo é algo ímpar em Campo Grande, porém este projeto é um legado que todas as pessoas e empresas envolvidas irão deixar na história desta cidade”, complementou, Vagner. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, destacam-se, governador do Estado, André Puccinelli, a secretária de produção e turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o deputado federal, Antônio Carlos Biffi, os deputados estaduais Amarildo Cruz e Dione Hashioka, o presidente da Câmara Municipal, Mário Cesar, além dos vereadores, Eduardo Romero e Coringa e Luiza Ribeiro empresários, autoridades de classe, o Conselho do Hospital de Câncer e claro, muitos arquitetos, decoradores e paisagistas que são os grandes protagonistas da mostra.

com.br O seu jornal eletrônico, acesse !


l berdade! !

Página 12 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

.com.br

A mão que embala o be

A mulher contemporânea já possui direitos capazes de garantir a sua liberdade de escolha, tanto na vida pessoal quanto profissional. Contudo, mesmo diante de tantas conquistas e direitos adquiridos, ainda existem muitas mulheres que se limitam a fazer o que os outros determinam, sem levar em conta os seus próprios desejos e metas. Muitas vezes, para eliminarmos focos de desigualdade entre gêneros é preciso que a própria mulher pare de se inferiorizar perante o outro reconhecendo a sua própria força em suas relações interpessoais.

Jornalista Martins

O título é frase de um dos mais importantes governantes que o mundo conheceu: Abraham Lincoln. Como conseguir um mundo justo quando relegamos a força criadora da vida? Como obter justiça se agimos de forma injusta com quem nos gerou e irá gerar os nossos? Como considerar menor quem possui o dom e a força da criação da vida? Se os homens não conseguem responder a estas questões, as mulheres avançam distribuindo as respostas. A BPW é uma entidade que dá voz e força às mulheres. Conheça mais sobre essa Organização nesta entrevista que a presidente da BPW Campo Grande, Célia Aparecida Zanetti, concedeu ao jornal Liberdade.

Jornal Liberdade: Qual o tipo de apoio que a BPW proporciona às empresárias? Célia Zanetti: Favorece as empresárias com uma atividade de empoderamento. Por exemplo, este ano tivemos a Cerimônia das Velas e as comemorações dos 25 anos da BPW Campo Grande, onde compareceram mais de 50% de participantes, favorecendo todo o ritual da cerimônia [ver mais em Box]. Foram 15 velas acesas e cada qual tinha a história de uma mulher, ligada à de outra mulher que a acompanhava. Estas histórias servem de parâmetro para tantas outras mulheres,

numa forma de demonstrar que tantas s têm capacidade para conseguir, também. Em agosto, fizemos uma jornada no Sebrae, intitulada de Jornada Intercultural, com palestras de empoderamento, talk show, entrevistas e palestra do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel. Todas essas palestras foram de ordem de empoderamento. Uma as palestrantes favoreceu de tal maneira, que está se montando um grupo de empresários em Campo Grande, para atuar numa área de trabalho, em função daquela palestra.

JL: São eventos fechados? Célia: Abrimos para as mulheres da comunidade e duas delas estão sendo beneficiadas com entrevistas na televisão, , em jornais, e agora estão na iminência de conseguir uma cozinha industrial favorecida por alguém que estava presente e que conheceu aquele grupo que faz os produtos do Cerrado. Será uma cozinha industrial financiada pelo BNDES. Então, tudo vai favorecendo. JL: Outros eventos? Célia: Nós temos um leilão, o primeiro realizado a cada exposição, que favorece a associada pecuarista. É a divulgação

da mulher, que favorece a mulher em seu empoderamento. Nós fazemos os produtos de melhor qualidade para esse leilão, que já é tido como um case internacional de sucesso. JL: BPW é aberto a todas as mulheres empresárias, ou tem restrições? Célia: Qualquer mulher, desde que ela queira se associar. Para isso é necessário o pagamento da anuidade (R$ 400,00), e a participação. A partir do momento em que ela participa, se empodera, porque sempre são atividades voltadas para o empoderamento. Por exemplo, nós temos um


!

l berdade!

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 13

erço, governa o mundo dia, em fevereiro, que é para as novas associadas. O que acontece? As antigas associadas dão um testemunho da vida delas dentro da associação. Isso já empodera aquelas que estão chegando. Elas vão sendo favorecidas pelo depoimento das mais antigas.

com essa delegação de funções? Célia: O meu sonho, que era desmamar os bezerros com 250 quilos, já está sendo feito. Porque a genética, porque mudou, porque entrou um bom veterinário, porque ele faz inseminação, porque mudou tudo.

JL: Como exemplo, cite o que a BPW lhe acresceu. Célia: Eu sou uma pessoa que, dentro da associação, fui compreender o mundo do Mais. O que é isso? Todo o meu excesso não é abundância, é escassez. Eu deixei de ser centralizadora e consegui montar uma gestão para a minha empresa agropecuária. Eu centrava tudo em mim, estava cansada, já não estava tendo progresso. Hoje eu estou numa aceleração porque eu contratei pessoas mais competentes. Eu aprendi com depoimentos de mulheres dentro da Associação: põe gente boa, especializada, pague mais e você vai ter resultados favoráveis. E isso foi fantástico para a minha empresa. Era tanto trabalho e tão centralizado que eu tinha crises de pânico. Gelava mãos e os pés. Eu fui ao psiquiatra e ele me disse que eu teria que tomar remédios controlados para o resto da minha vida. Eu tomei remédios por 6 meses e arrumei a gestão. Nunca mais tomei remédios e nunca mais meus pés e minhas mãos gelaram. Eu tinha excesso de trabalho, estava entrando num perigoso estágio de estresse.

JL: Com essa mudança de atitude e ainda que aumente a quantidade de pessoas empregadas e o valor salarial, você não perdeu, ao contrário, só ganhou? Célia: Ganhei. Repartir para multiplicar. JL: As mulheres se assumem como “diretoras”, “trabalha na empresa do marido” (mesmo que no mesmo nível hierárquico), mas não se intitula “empresária”. Por que isso? Célia: Eu acho que é reflexo de uma formação nossa. A mulher é tida para ser o respaldo do marido, ela está na codependência do marido, nós viemos de uma educação assim. Mas isso está mudando. Ela não tomou posse (de sua importância) por falta de conhecimento. Esse desconhecimento impede nosso crescimento. Existem mulheres que não conseguiam ocupar lugares dentro das empresas familiares. Depois que tomam contato com a Associação, passam a acreditar e exigir seu lugar devido e, se saem muito bem, mostram sua imensa capacidade gerencial.

JL: E suas empresas também ganharam

JL: Isso é mais comum aqui em Mato Grosso do Sul, ou é uma constante no país?

Célia: Eu conheço mulheres de várias regiões. Conheço mulheres que são agredidas, ficam caladas. Conheço mulheres milionárias que se sujeitam a agressões. Por que elas não têm conhecimento da capacidade que têm de poder largar aquele homem que agride e fazer alguma coisa em seu benefício. De modo geral nós já não somos o que éramos, mas nós ainda temos muito para chegar aonde

querem que o marido, o homem, apareça. JL: A BWP é pouco divulgada em Mato Grosso do Sul? Célia: Eu estranho. Uma das minhas propostas, inclusive citada em discurso, foi o cuidado e esforço com a divulgação. Tanto é que, quando a empresa me solicita eu fico extremamente feliz, pois vou estar dizendo para as mulheres que existe o BPW. Me surpreende quando dizem

que isso vai lhes alavancar para um glamour social sem compreender o objetivo do empreendedorismo feminino? Célia: Nós já tivemos pessoas que nos disseram que isso era coisa de madame, de gente rica... até de grupo de peruas, mas isso lá atrás... Se já houve pessoas que tinham esse objetivo ao entrar, não sei. Atualmente não tem. JL: E qual a importância do evento do

rural Fátima Pereira de Azevedo, a diretora do Sebrae, Maristela de Oliveira França, a Cristiana Rondon... JL: Vamos deixar um convite para as mulheres de Mato Grosso do Sul? Célia: Eu gostaria de convidar as mulheres a se associarem, não importa o grau de empreendimento que tenham, basta que sejam mulheres. Que busquem a Associação, participem, que conhe-

CERIMÔNIA DAS VELAS

P

oderíamos descrever o simbolismo de cada uma das 15 velas acendidas durante a cerimônia, e o poder das suas chamas, de suas luzes. Entendemos por bem permitir que esse ensinamento seja obtido diretamente das mulheres envolvidas em melhorar o mundo através da força, tenacidade e senso de justiça que só as mulheres conseguem reunir. Apenas nomeamos, por livre associação, algumas das velas: Ação de criação; Compromisso; Ventre; Fortaleza; Fé, Esperança e Certeza; Responsabilidade; Fidelidade; Paciência; Participação; Igualdade; Servir; Futuro. A BPW tem a missão de mudar o mundo para melhor e juntas podemos fazer. Entre em contato com a BPW pela intenet: http://bpwms.blogspot.com.br/ ou pelo fone/ fax: (67) 3321-1118

nós deveremos chegar. Ainda tem muito chão. JL: Falta que as próprias mulheres assumam essa liberação que, teoricamente existe? Célia: Falta o empoderamento, ela ter a capacidade de saber o que ela pode, o que ela deve. Falta autoestima para muitas mulheres. Falta que descubram seus valores, saiam da sombra. Existem mulheres que não tomam posse do que elas realmente são. Elas

que nunca ouviram falar, ai eu já entrego um dos cartões que carrego e peço que busquem na internet, conheçam o que é a associação, seus objetivos, seu trabalho. Este ano já conquistamos 35 novas associadas, um bom número para um período inferior a um ano. Creio que até o final de 2013 consigamos atingir a marca de 100 associadas. É uma coisa magnífica tudo isso. JL: Algumas se associam acreditando

evento realizado em agosto, aqui em Campo Grande, que contou até com a participação da presidente Nacional do BPW? Célia: A Sueli Batista veio e se encantou com a organização e pauta, veio o príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tivemos a presença da Tereza Cristina Corrêa, da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), a gestora

çam nossos objetivos, nossos trabalhos. Nós estamos em mais de 100 países, em 21 Estados do Brasil, estamos indo para a XXV CONFAM - Convenção Nacional da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil de 23 a 27 de Outubro de 2013 em Campos do Jordão - São Paulo, que marca o Jubileu de Prata. e diversos eventos até o final deste ano. Oportunidades de compartilhar experiências e agregar valores.


!

De detento a acadêmico, no fim, administrador Saber aproveitar as oportunidades para mudar de vida, trocar o mau caminho de um detento, condenado a 20 anos de reclusão por extorsão seguido de sequestro, pela conceituada carreira de administrador de empresas, com direito a diploma de nível superior. Esta foi à escolha que transformou a vida de Glaucimar Santos, 35 anos, que cumpria pena na Penitenciária de Papuda, em Brasília (DF), e se formou, por meio de um curso superior à distância, mesmo estando em regime fechado. O acadêmico, hoje administrador, recebeu seu diploma de nível superior na última terça-feira (1º). O feito deveria servir como exemplo e estimulo para os demais detentos do país, aproveitando o tempo para se dedicar aos estudos e, de certa forma, investir numa promissora

carreira para seguir ao término da pena, no entanto, a grande maioria prefere ignorar as oportunidades e continuar no mesmo caminho. Ajuda importante Glaucimar relatou que só conseguiu a formação graças à ajuda de sua Irmã, Glaucenira Ferreira, que durante os dias de visita entregava a ele a gravação das aulas, ministradas por ela na faculdade. Antes de conseguir a autorização para cursar a faculdade à distância, o detento tinha terminado o Ensino Médio através da Escola de Jovens e Adultos (EJA), também dentro da penitenciária. Em seguida, foi aprovado no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), onde conseguiu obter metade de uma bolsa de estudos. O restante da mensalidade do cur-

se fossem hereges. A sociedade evolui, e a gente ao evoluir tem que ver os sinais e o que promove uma evolução. A voz das ruas foi muito importante nesta tomada de decisão, para que com total transparência o Executivo do MS seja um exemplo a ser tomado e

so, R$294,00, foi bancado pela irmã e demais parentes, que o tempo todo o incentivavam a estudar. Glaucimar se dedicava aos estudos seis horas por dia, estudando sozinho dentro da cela e através da sala de informática oferecida pela penitenciária, o tempo foi passando e ao término de quatro anos conseguiu concluir a faculdade.

Com o diploma, Glaucimar Santos conseguiu reduzir a condenação e já em 2014 deverá ser transferido para o Regime Semiaberto. Numa entrevista a imprensa nacional, o detento afirmou que tem a pretensão de dar continuidade aos estudos quando sair da prisão, cursando Direito e Gestão de Pessoas, por enquanto, ele está realizando a pós-graduação, mesmo estando alojado na penitenciária. “Ao meu ver o ensino é capaz de mudar o caráter e a vida de um homem. Independentemente de eu viver no cárcere hoje, isso aqui é mais uma conquista, mais uma prova da minha mudança”, declarou.

possa, quem sabe, ser copiado por outros Estados”. O governador reforçou que no Portal da Transparência de Mato Grosso do Sul qualquer cidadão pode ter acesso à lista de mais de 15 páginas com os salários de todos os servidores com os valores pagos para cada

cargo e função, os montantes arrecadados pelo Executivo e os repassados a qualquer prefeitura do interior. Outro ponto reiterado por André foi o repasse adicional que o governo do Estado faz para as prefeituras, acima do previsto em lei. “O cidadão vai saber que, sem que o governo tivesse a obrigação de fazer, além dos repasses obrigatórios e previstos em lei, mandamos cerca de quase R$ 9 milhões por mês para que os municípios possam fazer frente às suas obrigações na área da saúde. E mais. Isso mostra também quais as prefeituras estão inadimplentes para que a população saiba cobrar dos seus gestores, o que cada um deve ter de responsabilidade. Queremos dar o exemplo”, finalizou.

Capital terá três novos profissionais do “Mais Médicos” Dois profissionais brasileiros e um estrangeiro foram apresentados na sexta-feira (04) pela Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU) para atu-

ar nos postos de saúde de Campo Grande através do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os novos doutores chegaram a Capital para substituir os

Pesquisa aponta que 80% dos usuários aprova plano de saúde Cassems

Futuro

Puccinelli destaca que MS é exemplo para o País ao divulgar todas as contas do Estado O governador André Puccinelli destacou na manhã desta terça-feira (02), durante a solenidade de abertura das comemorações da Semana do Servidor Público de Mato Grosso do Sul, a importância da divulgação das contas do Estado, dos repasses realizados aos municípios e demais poderes, além da publicação dos salários dos quase 63 mil servidores públicos estaduais. Puccinelli disse que Mato Grosso do Sul passa por uma evolução no sentido da transparência e acredita que o Estado passará a ser modelo para as demais unidades da Federação depois desta atitude. “Muito antigamente queimavam em fogueiras aqueles que promoviam a inovação e a ciência, como

.com.br

l berdade!

Página 14 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

desistentes da primeira “safra” do programa. Três dos setes médicos que deveriam estar trabalhando em Campo Grande abandonaram o programa logo após a chegada

na Capital. A SESAU havia solicitado ao Ministério da Saúde 21 profissionais, Os nomes dos desistentes e a que unidades atenderiam não foram informados.

Pesquisa da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), realizada pela Companhia de Pesquisa, que avalia os serviços assistenciais prestados pela instituição e a sua rede credenciada e própria, indicou que 80% dos usuários da Caixa de Assistência considera o plano de saúde como ótimo ou bom e 93% recomendariam o plano. Bem diferente do que apontam as pesquisas que avaliam a saúde no Brasil, o alto índice de aprovação da Cassems é resultado de uma estratégia moderna de gestão na área de saúde, que prioriza a descentralização, a prevenção e, sobretudo, a verticalização do atendimento, ou seja, estruturação de serviços próprios oferecidos aos seus usuários com o intuito de otimizar os recursos e reinvesti-los para que o beneficiário do plano tenha cada vez mais acesso a um atendimento de qualidade e humanizado. Por isso, hoje, a Caixa dos Servidores conta com 73 Unidades de Atendimento, 2 Centros de Prevenção em Saúde, 8 Centros Médicos – onde os profissionais prestam atendimento ambulatorial, 18 Centros Odontológicos, 8 Hospitais (Aquidauana, Dourados, Naviraí,

Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, TrêsLagoas e Coxim). Toda essa estrutura está distribuída estrategicamente de forma a oferecer maior comodidade aos 180 mil beneficiários em todo o Estado. Além da Rede Própria, os beneficiários também contam com uma ampla Rede Credenciada. A falta de médicos especialistas, problema recorrente em todo o Brasil, especialmente no interior, é o único ponto crítico apontado pelos entrevistados. Para 48% dos beneficiários, a quantidade de especialistas ainda é insuficiente. De acordo com o presidente, Ricardo Ayache, a Cassems tem buscado alternativas inovadoras para suprir a falta de médicos especialistas. Uma delas é o programa de prevenção Cassems Itinerante, que desloca médicos e profissionais de saúde durante os fins de semana para o interior do Estado. Crescimento dos custos assistenciais O plano de saúde Cassems é um dos mais baratos do mercado, com a receita per capita de R$ 121, comparando com os demais planos de saúde que superam em R$ 200 a sua receita per capita mês. Mas manter o patamar atual de qualidade num cenário de crescimento assustador dos custos assistenciais não é uma tarefa fácil.


l berdade! !

.com.br

A realização da 7º edição do Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar do Mato Grosso do Sul (Canasul) e da 3º Feira Sucroenergética e Matalmecância (Agrometal) transformaram a cidade de Dourados na Capital da Cana, o evento ocorreu entre os dias 02, 03 e 04, reunindo toda a classe A abertura oficial dos eventos ocorreu na noite da quarta-feira (02), com a presença do governador André Puccinelli e do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, entre outras autoridades políticas e empresariais do estado. Em suas palavras, o governador ressaltou a visão de Murilo por acreditar na capacidade da região de Dourados, que engloba a maioria das

indústrias de agroenergia do Estado. “O Centro-Oeste é o futuro do Brasil e Mato Grosso do Sul é o futuro do Centro-Oeste. E Dourados tem papel fundamental nesse desenvolvimento. O Murilo percebeu isso e está trabalhando para que Dourados se consolide como o polo de manutenção das indústrias”, afirmou. Além de sediar o maior número de usinas, Dourados quer montar um grande polo industrial de equipamentos utilizados por estas empresas. Reafirmando a parceria nesse empreendimento, o governador André Puccinelli confirmou que ainda neste mês de outubro o Governo do Estado deverá fazer a escrituração da área para

Prefeito de Dourados Murilo Zauith na abertura da canasul

o núcleo industrial, que será passada à Prefeitura. O terreno vai ser destinado já contando com a infraestrutura básica de arruamento. “Com a área, a prefeitura poderá atrair mais empresas e consolidar esse grande projeto industrial do prefeito Murilo”, afirmou Puccinelli.

O momento mais aguardado foi a Rodada de Negócios, que aconteceu na sexta-feira durante toda à tarde. Na edição passada, foram registradas R$ 25 milhões em negociações e a participação de mais de 5 mil visitantes nos três dias de realização.

Na briga entre bancários e bancos, a população é quem sofre

E

nquanto a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) se mantém “calada” diante a greve dos bancários, que já registra o fechamento de mais de 11 mil agências em todo o país, os sindicalistas permanecem acusando a entidade de provocar a paralisação e garante estar aberta para negociações, o que não vem acontecendo. No meio desta crise entre “patrões e empregados”, a população já começa a sentir os malefícios da falta de atendimento nos bancos. No entanto, o impasse parece estar longe do fim, se por um lado os bancários querem promover a maior paralisação já realizada pela categoria, por outro a Federação espera vencê-los pelo cansaço, o que justifica o não avanço das negociações entre as partes envolvidas. A única proposta feita pelos bancos foi no dia 5

Imprensa é quem tem a maior credibilidade, aponta pesquisa Tradução Fernanda Domingues

Feira transforma Dourados na “Capital da Cana”

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 15

Realizado anualmente, a 13ª edição do Estudo de Confiança Edelman revelou que, no Brasil, a imprensa é líder em credibilidade, e isso se deve a diversificações das pautas e coberturas de escândalos. Na lista, o governo aparece na última posição. A pesquisa, realizada com 31 mil respondentes entre outubro e novembro de 2012, mostra que 66% dos pesquisados acreditam

na mídia brasileira. O dado coloca o país como o sexto mais pontuado. No ano passado, esse número era de 61%. As empresas em geral tiveram 64% de credibilidade, as ONG’s ficaram com 59% e o governo com 33%. Considerando o ranking global, o levantamento revela que as ONG’s figuram no topo da lista com 63% da confiança. A lista traz a imprensa com 57%, o governo com 48% e as empresas com 58% da credibilidade.

Funasa lança edital com 7 vagas para MS

o impasse parece estar longe do fim, se por um lado os bancários querem promover a maior paralisação já realizada pela categoria,

de setembro, há quase um mês, que foi rejeitada pelos bancários no dia 12, a proposta de 6,1% apenas repõe a inflação do período pelo INPC e ignora as demais reivindicações econômicas e sociais. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo

Grande (SEEB-CG), 96 agências aderiram a paralisação em Campo Grande, nos municípios de Anastácio e Aquidauana, todos os estabelecimentos bancários estão fechados. A expectativa da entidade é ampliar ainda mais o número de bancos participantes da grave. A greve foi deflagra-

da no dia 19, quando os bancários fecharam 6.145 agências e centros administrativos em todo o país. O movimento vem se ampliando dia após dia, atingindo 11.156 dependências na quarta-feira (02), o 14º dia de paralisação, um crescimento de 81,5% nesse período.

A Funasa (Fundação Nacional da Saúde), vinculada ao Ministério da Saúde, lançou edital para a contratação de sete profissionais em Mato Grosso do Sul com ensino superior. Das sete oportunidades, cinco são para engenheiros civis, sanitários ou sanitários ambientais, sendo que uma das vagas é destinada a deficientes físicos. O candidato que se interessar por essas oportunidades deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência ou título de mestrado ou doutorado. Os salários ofertados para os engenheiros são de

R$ 8,3 mil. As outras duas vagas são para os cargos de geólogo e administrador, com formação em administração, economia ou ciências contábeis. Para ambos, há a exigência de experiência mínima de três anos ou pós graduação lato sensu, título de mestrado ou doutorado. A carga horária para as duas áreas é de 40 horas semanais e a remuneração oferecida de R$ 6.130,00. O processo seletivo simplificado será e executado pelo CESPE/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas até segunda-feira (7), no site da instituição. A taxa é de R$ 70.


!

l berdade!

Página 16 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

SAÚDE

Outubro Rosa alerta para os riscos do Câncer de Mama Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A história do Outubro remota à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando Outubro Rosa. No Outubro Rosa, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chama a atenção para a necessidade de cada mulher cuidar de si mesma, fazendo o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente. “Somos nós que temos que nos cuidar e ter a consciência que, quanto antes detectar a doença, maior é a chance de combatê-la

sem a remoção completa das mamas” comenta. Campo Grande A Prefeitura de Campo Grande tem o Programa “Consulta Única- Integrada e Resolutiva” que presta assistência integral à mulher com o atendimento voltado para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e o planejamento familiar (vasectomia, DIU e laqueadura), com o objetivo de reduzir a fila de espera entre exame, diagnósticos e cirurgia de maneira resolutiva.

www.coisasdemulherzinhas.com.br amanda Montazoli

Evelyn Breda

Os looks de rua mais conhecidos como “street style” tem feito muito sucesso não só com os fotógrafos, mas também no mundo da moda. Em grandes desfiles e eventos de moda, além dos looks mostrados nas passarelas, os fotógrafos ficam de olho nas roupas usadas nas ruas. O sucesso é tão grande que já existem vários fotógrafos especializados nesse ramo, assim como vários sites para expor esses looks street style. As peças em couro que fizeram tanto sucesso no outono/inverno continuam sendo tendência neste verão. Além de modelarem o corpo de uma forma incrível, elas dão um ar de elegância até para os looks mais básicos. São ideais para looks com pegada rocker, mas também podem ser usadas para compor algo mais delicado. O melhor de tudo é que, por já estarem popularizadas, é possível encontrar essas peças na maioria das lojas, inclusive tecidos similares por um preço muito menor e que passam o mesmo efeito. A clutch “box” foi consagrada pelo estilista Alexander McQueen, e ganhou várias versões mais descontraídas com estampas, brilhos, e spikes para serem usadas em situações menos formais. Também vieram na versão em acrílico, que fez o maior sucesso nos tapetes vermelhos. Ela recebeu este nome, por se parecer com uma caixinha (box em inglês) tanto no formato, quanto na espessura. Além de ser útil, ela é item indispensável para formar um look fashionista.

e estadual.

s público municipal


!

l berdade! !

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 17

Meu espaço ARQUITETURA & DECORAÇÕES

Por Noêmia Ana F Por Noêmia Ana Frazão

Decoração artesanal: invista em móveis e objetos certos

Lavabo: As bonecas namoradeiras, esculpidas em madeira ou barro, dão um toque de cor ao ambiente. Telas pintadas à mão e a travessa de madeira como suporte para papel higiênico também são ótimas ideias. Sala de estar: As poltronas trançadas e os bugres entalhados na madeira trazem a cultura popular para dentro de casa. Enfeites: As bonecas de cerâmica vão bem da sala ao lavabo. Elas também podem ser adquiridas em viagens, em lojas de suvenir e feirinhas.

Móveis: Já os sofás, as mesas e as cadeiras de fibras naturais permitem almofadas e vasos coloridos. (Fonte:mdemulher.abril.com.br)

Móveis Peças: com muita informação, como a cômoda pintada à mão, devem ser combinadas a objetos neutros e de uma única cor.


l berdade! !

Página 18 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

Alguns aliados para manter o coração saudável

Bem-estar

Barriga inchada, o que pode ser?

A

causa mais comum da barriga inchada e dura é o acúmulo de gases intestinais, que podem ser provocados por alguma doença ou por uma alimentação inadequada, rica em gorduras, frituras e doces. Outras possíveis causas são a menstruação, gravidez e os vermes intestinais. O consumo de alimentos muito condimentados, com temperos em excesso também são algumas das causas frequentes da barriga inchada, pois eles também provocam muitos gases intestinais, que tendem a dilatar a região abdominal inferior. Como acabar com a barriga inchada? Para acabar com a barriga inchada, primeiro é preciso saber a sua causa. Se for gases, basta eliminá-los com uma dieta para gases, chá para prisão de ventre ou utilizando um laxante, por exemplo. Quando a causa da barriga inchada for causada por alguma doença, outros sintomas devem estar associados. Se surgir sangramento anal, aparecimento de hemorroidas ou outros sintomas, procure imediatamente um médico gastroentero-

logista para que ele avalie e indique o melhor tratamento. Para combater o inchaço do corpo, de maneira geral, não só da barriga, pode-se tomar um chá diurético e evitar ao máximo o consumo de sal, dando preferência a uma alimentação mais saudável, temperada com ervas finas. Alguns exemplos de diuréticos naturais são o chá de gengibre com canela e o consumo de alimentos como salsinha, abóbora, pepino, melancia e cerejas. Barriga inchada e gravidez? Quando a barriga começa a ficar mais inchada do umbigo para baixo e a menstruação está atrasada alguns dias, isto pode ser um sinal de gravidez. É normal que a barriga comece a ficar mais proeminente abaixo do umbigo no 1º trimestre de gravidez e, com o passar do tempo, ela vai crescendo com uma forma mais uniforme até que chegue próxima aos seios. Durante a gravidez, as mulheres tendem a acumular muitos líquidos, ficando com um aspecto todo inchado, principalmente nos tornozelos, mãos e nariz. Quanto a isto, o que se pode fazer é

diminuir o consumo de sal e de sódio e beber bastante água. Não é recomendado tomar nenhum chá sem o conhecimento do médico, pois muitos podem provocar o parto prematuro. Barriga inchada na menstruação? É muito comum as mulheres se queixarem de ter a barriga inchada durante a menstruação. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos na zona abdominal nesta fase. O inchaço tende a desaparecer naturalmente com o fim da menstruação. Contudo, para diminuir a barriga inchada durante a menstruação, o que se pode fazer é tomar um chá diurético, como o chá verde ou comer algumas fatias de melão, por exemplo. Remédios caseiros para a barriga inchada? Um ótimo remédio caseiro para acabar com a barriga inchada é o consumo de alimentos ricos em fibras, pois eles favorecem a formação do bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre e os gases associados a ela. Bons exemplos são aveia, muesli, farelo de trigo, alimentos integrais, frutas e verduras cruas ou cozidas em água e sal. Além deste remédio

caseiro, pode-se ainda tomar diariamente um copo de iogurte natural batido com 1/2 mamão papaya e adoçado com mel. Todos estes exemplos não tem contraindicações e podem ser utilizados por indivíduos de todas as idades, inclusive bebês. (Fonte:tuasaude. com) Barriga inchada, o que pode ser? A barriga inchada pode ser causada ainda por:

Mioma uterino; Vermes intestinais; Gravidez; Infecção intestinal; Prisão de ventre. Uma consulta médica é capaz de esclarecer a causa da barriga inchada e suas formas de tratamento.

Para o seu coração bater mais feliz e saudável, existem algumas atitudes simples que você pode adotar e que irão facilitar a sua vida. Mas entre as escolhas essenciais para manter a saúde cardiovascular, se alguém perguntasse o que deveria ser feito, seria muito fácil responder: não fumar, não comer alimentos gordurosos e não levar uma vida sedentária. Certo? Parece óbvio, mas para reforçar essa ideia de que os nossos hábitos influenciam diretamente, um grande estudo realizado da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, comprovou que alimentação, controle de peso, não fumar e fazer exercícios físicos são quatro principais pilares para o coração bater no ritmo certo. Durante quase uma década, 6.229 pessoas foram avaliadas pela pesquisa. Com base nos resultados obtidos, os cientistas chegaram a esses pontos principais. Ou seja, não tem como fugir disso para cuidar do coração. Mas hábitos simples podem tornar tudo mais fácil. Por exemplo, na alimentação encontramos fortes aliados: grãos, peixes, hortaliças , frutas e as oleaginosas (que são consumidas em pouca

quantidade por dia e fazem super bem). Encontramos, também, fortes vilões: exagerar nos alimentos gordurosos e nos doces, que aumentam os níveis de triglicérides e, consequentemente, os riscos de doenças ligadas ao coração. A obesidade, principalmente aquela gordura acumulada na região do abdômen, está relacionada a hipertensão arterial e taxa de colesterol alta, duas fortes causas de problemas no coração. Quando se fala em atividade física, vale ressaltar que deve ser aquela que dá prazer e é feita sem aquele sentimento de obrigação. Pode ser qualquer atividade, da caminhada até os exercícios de academia, passando pelas artes marciais e atividades realizadas na piscina. Por fim, largar o tabagismo é dita como a melhor das escolhas para favorecer o coração (sem contar o pulmão, esse nem precisa citar, não é mesmo?). Fumar prejudica o sistema circulatório, as artérias e veias que levam o sangue por todo o corpo. Portanto, aumentam os riscos de infarto e de derrame cerebral. E os riscos são ainda maiores para mulheres que fazem a combinação fumo e pílulas anticoncepcionais. Logo, xô cigarro.


l berdade! !

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 19

CÂMara MunICIPaL

Projeto de Grazielle Machado garante cotas de estágio para estudantes da rede pública Cerca de 50% das vagas de estágios na Administração Municipal, direta e indireta deverá ser destinada a estudantes de instituições de ensino público. É o que prevê o Projeto de lei 7.479/13 de autoria da vereadora Grazielle Machado (PR). Na justificativa do projeto, Grazielle Machado argumenta que a inserção de jovens no mercado de trabalho é, cada vez mais, nismos que facilitem a inum desafio para a socie- serção dos estudantes no dade, devendo o poder mercado. público dispor de mecaCom parecer de duas

comissões temáticas, o projeto segue tramitação normal e deve entrar em votação até o final do

ano. Pelo texto, caberá ao Executivo estabelecer critérios para o processo de seleção às vagas de estágio. Em alguns municípios onde a proposta já é realidade são necessários uma prova de conhecimentos e avaliados quesitos como: menor renda familiar, bom aproveitamento do estudante e maior frequência nas aulas. O estágio deverá ter duração de 12 meses, podendo ser renovado pelo mesmo período.

Procuradoria da Mulher dá início ao Outubro Rosa A convite da vereadora Carla Stephanini, procuradora da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal, a a mastologista, Marilana de Lima ocupou a tribuna, durante a palavra livre para demonstrar a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de mama, uma doença que atinge cerca de número superior a 50 mil mulheres no Brasil somente no ano passado. A explanação da doutora Marilana marcou o início efetivo do “Outubro Rosa”, evento que a Câmara Municipal lançou por iniciativa da vereadora Carla Stephanini com colaboração das demais integrantes da Procuradoria da Mulher – vereadoras Grazielle Machado, Pro-

fessora Rose, Luiza Ribeiro e Juliana Zorzo. Uma das orientações da mastologista leva, principalmente, as mulheres a uma reflexão sabendo que quanto mais cedo for descoberto o câncer de mama, maior é a chance de cura. “A providência de maior importância é a prevenção que pode ser feita,

via de regra, por meio de exame clínico e auto exame. O diagnóstico precoce é decisivo para a cura”, afirmou a médica. Doutora Marilana evidenciou como fatores que podem evitar o câncer, os exercícios físicos, a qualidade de vida, alimentação adequada e espiritualidade. Para ela, depressão é se

apegar no passado, ansiedade é pensar no futuro e vida saudável é se manter no presente. Exemplificou com a afirmativa de que “não se tem registro de caso de câncer de mama em meio ao povo terena. São mulheres que não nutrem mágoas. Vivem no presente”.

Vereadora Juliana Zorzo participa e apoia a final da 1ª copa Uce/Futbase Com o objetivo de apoiar a prática esportiva em Campo Grande, atividade necessária para o desenvolvimento social, físico e cultural dos jovens do município, a Vereadora da Câmara Municipal, Juliana Zorzo participa da grande final da 1ª Copa UCE/ FUTBASE de equipes Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. A vereadora, tem sido uma das defensoras do esporte no município. Para ela, o esporte, educa-

ção e cultura são as chaves para um futuro melhor, sem violência, sem drogas e com igualdade social. Juliana Zorzo afirmou que o poder público é um parceiro incondicional do esporte. Jairo Cesar, organizador do evento, disse que o apoio vem tendo um papel fundamental no desenvolvimento do esporte em Campo Grande, pois sem apoio fica inviável realizar eventos. De acordo com

Adaltro Albineli

Um neófito no templo Com desejo de mudança, a população foi às urnas e estabeleceu o fim de um ciclo e o inicio de outros elegendo um neófito (novato), para conduzir os destinos de uma cidade que abriga uma população de mais 800 mil habitantes. O fato é que ao completar nove meses de governo o atual administrador da cidade pouco fez diante das expectativas do eleitor que lhe conferiram um mandato almejando mudanças. Esperava-se um governo a quatro mãos já que, apesar do expressivo número de votos que o prefeito obteve, o seu partido elegeu somente dois vereadores. Essa realidade apontava para a necessidade de formar um governo de coalizão. O que não aconteceu. Nesse período, o chefe do Executivo tem se mostrado avesso ao diálogo além de ter estabelecido um confronto com o Legislativo Municipal que parece não ter mais fim. A população já demonstra um aborrecimento, uma insatisfação com esse quadro que tem travado a cidade. Campo Grande está sangrando e

o povo começa a gemer. Egocêntrico e soberano, a Vossa Excelência - o Prefeito - desconstruiu a sua imagem de homem simples e bonachão, aquela que passava ao recitar o Pai Nosso e a Ave Maria nas manhãs do rádio angariando muitos discípulos, principalmente entre os mais humildes. Ao ascender ao poder, o prefeito se portou como um neófito no templo. Ensoberbeceu-se, lhe faltou humildade. A propósito, há um texto bíblico que diz: a humildade vai diante da honra. Isolado e na eminência de sofrer um processo de cassação, sinceramente não sei se há tempo e clima para juntar os cacos de uma relação que se quebrou, com a classe política e agora com a população. Quando falo em humildade que o prefeito deveria ter, entendamos: Não a humildade submissa dos fracos, mas sim aquela que caracteriza a plena consciência ante a missão a ser cumprida. Nesse caso a missão que a população lhe delegou. Administrar a cidade de Campo Grande.

Bacharel em Teologia e militante de Movimentos Sociais E-mail albineli@ig.com.br

com.br Curta nossa Fan page e fique por dentro das principais notícias! Juliana Zorzo, na qualidade de vereadora de Campo Grande se sente no dever de incentivar a juventude a prática esportiva, principalmente os garotos que

muitas vezes não têm opção de lazer. “Trabalhamos no sentido de valorizar o jovem para preencher o tempo ocioso”, disse a vereadora.

facebook.com.br/jlnewsms


l berdade! !

Página 20 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

Novos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso serão lançados em 2014

.com.br

VW ANUNCIA PRODUÇÃO DO NOVO GOLF NO bRASIL A Volkswagen começará a produzir a nova geração do Golf no Brasil. O anúncio foi feito na tarde de hoje, em Brasília, pelo CEO da Volkswagen do Brasil e presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Thomas Schmall,

ao lado da presidente Dilma Rousseff. Serão investidos R$ 520 milhões par a ampliação fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR), cuja capacidade produtiva será aumentada em 20%. O anúncio da VW vem logo após a Audi ter comunicado que voltará a produzir no país, também

na unidade do Paraná. De lá também sairá o Audi A3 Sedan, com quem o Golf compartilha a plataforma modular MQB. O Golf nacional deve começar a sair da linha de produção em dois anos. O que quer dizer que já poderemos vê-lo rodando por aí no fim de 2015.

TODO TERRITÓRIO NACIONAL

TRANSP. DE VEÍCULOS Citroen C4 Picasso

A

s novas gerações dos Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso já tem data para chegarem ao Brasil. Apuramos que os modelos serão lançados entre os meses de maio e junho de 2014. O motor será o 1.6 THP a gasolina que rende 155cv de potência, ambos serão equipados com

câmbio automático de seis velocidades. O C4 Picasso que conta com cinco lugares será comercializado em duas versões sendo uma de entrada na mesma faixa que o modelo atual e uma segunda mais sofisticada. O C4 Picasso tem 4,42 metros de comprimento, 1,82

m de largura, 1,61 m de altura e 2,78 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 537 litros. Já o Grand C4 Picasso para sete ocupantes deverá ser comercializado somente na versão topo de linha. O Grand C4 Picasso tem dimensões próximas ao da antiga geração.

VEÍCULOS

(67) 3323-4700 / 3344-4000 / 8122-8364 - transporteautonivel@yahoo.com.br Sede própria: Av. Ministro João Arilos, 1.701 (antiga Joaquim Murtinho) J. Noroeste (saída p/ Três Lagoas) - CEP 79041-905 - Campo Grande - MS

3326-5688 Av. Afonso Pena, 5800

60x em até

a vista amentos para pag iado ou financ

Jetta Highline 2.0 11/12 Cpl/Aut/Couro/R d17/M ultim i/Abs/M ilhas de: 76.990,00 de: 75.990,00

F ox Plus 1.6 09/10

Bora 2.0 08/09

C p/R d/C d/L imp/D esem b

Cpl/Tipt/Cd/Couro/2Airb/R d/Desem b

Z afiraEx pression 11/12

Celta 1.0 09/10 Corsa Sedan Maxx 1.4 08/09

Uno Vivace 1.0 12/13 Punto Sporting 1.8 07/08

Idea Adventure Locker 09/10

F iesta Hatch 11/12 A5 Sportback 2.0 Tsi 12/13

Cpl/Aut/2Airb/Couro/Abs/Cd/Limp/Des

Cpl/Limp/Desem b Ar/Dir/Trava/Alarm e/Desem b/Bagag

Ar/Cd/Desemb Cp/R d/Cd/M ilhas/Limp/Desem b

Cpl/Dualog/Rd/Cd/Milhas/Bagag/Limp/Desem b

Cpl/Cd/Limp/Desem b

Cpl/Aut/Teto/M ultm id/Couro/8Airb/R d17/M ilhas

de: 27.990,00

de: 26.990,00

de: 33.990,00

de: 32.990,00

de: 46.990,00

de: 45.990,00

de: 22.990,00

de: 21.990,00

de: 20.990,00

de: 19.990,00

de: 27.990,00

de: 26.990,00

de: 28.990,00

A5 Sportback 2.0 Tsi 08/09

Cpl/Aut/Couro/4Airb/Cd/Rd/Milhas

de: 61.990,00

de: 59.990,00

BMW 328 2.0 Sport 12/13

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6Airb/Rd/Abs

de: 171.990,00

de: 169.990,00

BMW 330 I Motorsport 05/06

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6Airb/Idrive/R d

de: 76.990,00

de: 74.990,00

Civic Lx s 1.8 06/07

Cpl/Aut/Rd/Couro/Multim /Cam Re/Milhas/Desem b

de: 36.990,00

de: 35.990,00

Veracruz 3.8 V6 09/10

Cpl/Aut/Teto/8Airb/Rd/PnNov/Sensor

de: 79.990,00

de: 77.990,00

de: 27.990,00

Azera Gls 3.3 09/10

Cpl/Aut/4Airb/Cd/R d/M ilhas

de: 47.990,00

de: 46.990,00

de: 33.990,00

de: 32.990,00

Tucson Gls 2.0 07/08 Cpl/Aut/Couro/Abs/2Airb/CdMp3/Rd/Milhas

de: 40.990,00

de: 39.990,00

de: 25.990,00

de: 24.990,00

ML 350 Cdi 10/11

de: 209.990,00

de: 207.990,00

de: 147.990,00

de: 144.990,00

Corolla Gli 1.8 10/11

de: 50.990,00

de: 49.990,00

Cpl/Tipt/Teto/Multim/CamRé/Couro/6Airb/Rd

Cpl/Aut/Couro/Cd/Rd/4Airb/Abs/Desem

WWW.VETTAVEICULOS.COM.BR

Todos nossos veículos tem vistoria veicular completa. Garantia de procedência


! !

l berdade!

.com.br

Bem Estar

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 21

Por Gracy Becker

Long bob é o corte do momento Acelera o crescimento dos cabelos e combate a queda do cabelo

Jessica Alba aproveitou para aliar o ombré hair ao long bob

Pelos relatos de muitas meninas, falaram que seus cabelos cresceram em média de 2 a 3 centímetros por mês usando esse shampoo, dentre os relatos o que mais me impressionou foi o de uma garota que tinha falhas na região do couro cabeludo, e que lá não nasciam novos fios, bastou usar o shampoo de cebola, que começaram a nascer novos cabelinhos nessa região. Para fazer você vai precisar de: 1 shampoo de 200 ou 300 ml sem sal Uma cebola média Modo de Preparo: Pegue uma cebola mé-

dia, pique em pedaços menores e bata no liquidificador com pouca água, só a quantidade suficiente para liquidificar. Coe em um tecido limpo, ou um coador. Adicione esse sumo ao seu shampoo e misture bem. E aguarde por 15 dias e é só usar. Também pode ser adicionado um dente de alho junto a cebola quando for bater, reza a lenda que potencializa o crescimento. Modo de uso: Passe 2 ou 3 “mãos” de shampoo nos cabelos, friccionando levemente com a ponta dos dedos. Massageie o couro cabeludo

por cerca de 03 minutos e em seguida enxague os cabelos preferencialmente na água fria, para finalizar passe um condicionador ou creme de sua preferência. Observação: É necessário esperar por 15 dias para o cheiro forte da cebola diminuir, usando o shampoo o cabelo não fica fedendo cebola, quando o cabelo está molhado fica o cheiro, mas após secar não fica cheiro algum. Dizem que a cebola roxa é melhor, já outras pessoas disseram que é a branca, portanto fica a critério

A versatilidade também define bem essa tendência. "O longo bob combina com todos os tipos de mulheres e cabelos. Enquanto, o chanel na altura do queixo exigia um pescoço mais esguio e longo, o long bob surge sem restrições, sem comprometer ninguém", complementa o cabeleireiro Junior Carvalho, de São Paulo. E mais: lisos, ondulados e até cacheados aceitam bem o corte. As famosas comprovam!

O que Jessica Alba, Lily Collins, Grazi Massafera, Isis Valverde, Jennifer Lawrence e Beyoncé têm em comum? Todas adotaram recentemente o long bob, o corte da vez. "Esse é o novo curto. Ele tem agradado muito àquelas que gostam de ter cabelo comprido, mas querem variar sem radicalizar. Além disso, é um comprimento que deixa o visual muito feminino", conta o hair stylist Celso Kamura.

Grazi Massafera prefere uma finalização modelada para um resultado chique

menos repicada e com um leve bico. Nada acentuado, para evitar que ele fique arredondado quando pronto. E a franja é longa", explica Kamura, responsável pelo corte da Grazi.

Como adotar... O corte é bem simples: "A base é cortada reta, quatro dedos abaixo do ombro, porque o cabelo encolhe quando seco. Isso faz com que ele fique certinho na altura dos ombros. Depois, a parte de traz é toda desfiada. A frente aparece bem

Gracy Becker Pacotes da Semana no Precisa-se de manicure com experiência - Progressiva (em cabelos até o ombro) R$59.90 - Progressiva (em cabelos longos) R$79.90 - Cristalização (em cabelos até o ombro) R$45 - Cristalização (em cabelos longos) R$65 Temos cristalizações e progressivas para loiras que evitam o amarelamento dos os, o preço é o mesmo para essa promoção!

Rua Rui Barbosa, 1710


!

l berdade!

Página 22 - Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013

dIVIrta-SE!

.com.br

HORÓSCOPO DA SEMANA Áries (21/03 a 20/04) O dia começa um pouco tenso, mas o astral logo melhora. Pode ter boas ideias no trabalho, na parte da manhã: compartilhe com os colegas ou com seus superiores. A sorte estará ao seu lado e pode se dar bem se fizer uma fezinha. Touro (21/04 a 20/05) Logo cedo, encarar as tarefas de rotina pode ser um fardo, mas você precisa dar conta das suas tarefas. Peça conselhos a alguém da família se precisar de ajuda. Saia da rotina e experimente algo novo, assim, a manhã será mais produtiva. Gêmeos (21/05 a 20/06) Talvez seja difícil dar conta das suas tarefas logo cedo: você terá a sensação de que está tudo amarrado. Mas, se usar a criatividade, pode conseguir um resultado melhor. Falar mais sobre suas ideias é a melhor maneira de se destacar no trabalho.

Na balada

O baiano Um baiano deitado na rede pergunta pro amigo: Meu rei... tem aí remédio pra picada de cobra? Tem não, meu lindo. Por que, você foi picado? Não, mas tem uma cobra vindo na minha direção.

Um homem chega na balada e encontra uma mulher e então dá um garfo a ela. E ela pergunta: para quê o garfo, e ele responde: é por que eu to dando sopa, e ela diz: mas sopa se come de colher, e ele responde: é que eu sou difícil...

Câncer (21/06 a 21/07) Com boas ideias e uma maneira diferente de abordar velhos problemas, você terá tudo para se destacar no trabalho e aumentar seus ganhos na parte da manhã. Aproveite as oportunidades que surgirem de aumentar os seus lucros. Leão (22/07 a 22/08) No trabalho, logo cedo, pode sentir um certo desânimo. Mas afaste esse sentimento negativo e coloque suas ideias em prática, já que a sua criatividade estará em alta. Você terá facilidade para ajudar e liderar os colegas que estão precisando.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

© Revistas COQUETEL 2013

Classificação do automóvel com motor 1.0 Telefone da Central Produto de Atendimento comercializado à Mulher pelo ervateiro

A peça O admissional é (?) e Vênus principal exigido pela empresa Williams, no jogo antes de contratar irmãs um funcionário tenistas de xadrez

Virgem (23/08 a 22/09)

Libra (23/09 a 22/10) É hora de correr atrás dos seus ideais, mesmo que eles pareçam distantes. Pela manhã, experimente fazer as tarefas diárias de uma nova maneira: pode se surpreender com os resultados. Se precisar de ajuda, conte com os amigos. Escorpião (23/10 a 21/11) É hora de se concentrar na carreira e dar duro para chegar aonde deseja. Pela manhã, tome a iniciativa de procurar novos clientes. Ouvir outros pontos de vista também pode ser interessante. Não se estresse com os assuntos do trabalho. Sagitário (22/11 a 21/12) Hoje, você terá confiança e iniciativa para ir atrás dos seus objetivos. Fazer planos grandiosos para o futuro pode ser uma boa e vai ajudar a levantar seu ânimo. Não deixe as boas oportunidades passarem em branco na parte da manhã. Capricórnio (22/12 a 21/01) É melhor não confiar demais nos outros, principalmente nas pessoas que não conhece direito. Você pode evitar problemas se der ouvidos ao seu sexto sentido. Pela manhã, pode ter boas ideias, mas veja bem com quem vai compartilhá-las. Aquário (21/01 a 19/02) Se quer se dar bem, aposte em trabalhos que podem ser feitos em grupo. Investir em uma sociedade ou parceria será a melhor maneira de se destacar. Logo cedo, ouça outros pontos de vista e compartilhe suas ideias, sua criatividade. Peixes (20/02 a 20/03) Com concentração total no trabalho, não vai se importar com tarefas de rotina, mesmo as mais cansativas. Pela manhã, talvez tenha que fazer um esforço dobrado até para dar conta das coisas mais simples. Use a criatividade e vai se dar bem.

(?) Rosa, escritor de “Sagarana”

Equivale a 100 m2 Prefixo: além de

Termo elipsado em “Vamos sair”

Vantagens; conveniências

Ensinar; instruir Última parte do intestino delgado (Anat.)

Serra da (?), região montanhosa nordestina Zuzu Angel, estilista (?) Seixas: o Maluco Beleza da MPB

Pablo Picasso, pintor espanhol

Associação Cristã de Moços (sigla)

Suporte para fios Abertura; orifício

Desaparece Ética (abrev.)

Madeira 505, em romanos de estrados Livrar, em de camas inglês (?) na Rua, grupo teatral brasileiro

Fluido característico da sauna

Pré-(?), o filósofo como Tales de Mileto O estudante, em relação à república BANCO

3/rid. 4/íleo. 5/ultra. 7/morador. 9/borborema — socrático.

Logo cedo, o mau humor pode falar mais alto, mas as coisas logo melhoram. Porém, é melhor ficar no seu canto e priorizar tarefas individuais. Assim, vai ser mais fácil se concentrar. A sensação de desconfiança pode atrapalhar esta noite.

19

Solução


!

l berdade!

.com.br

Campo Grande - MS, 06 de Outubro de 2013 - Página 23

PALADAR

Conheça os principais riscos de consumir semente de sucupira bolachas doces coloridas Ingredientes: 3/4 colher de manteiga derretida 2 colheres de sopa de leite 2 colhres de farinha de trigo 1 ovo 1 colher de chá de fermento 1/8 colher de chá de noz-moscada

Modo de fazer: Pegue a manteiga e o açucar, coloque-os em uma vasilha e bata bem. Acrescente depois o ovo e os demais ingredientes e bata mais. Embrulhe a vasilha usando papel vegetal, deixe na geladeira por aproximadamente uma hora. Unte uma superfície plana e limpa para que possa esticar a massa e cortar como quiser, pode ser com forminhas compradas ou ao seu gosto. Leve ao forno as bolachas cortadas numa forma por cerca de 6 minutos em fogo médio.

M

edicamentos obtidos a partir de plantas medicinais: essa é a definição dada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos fitoterápicos, que, assim como qualquer outro tipo de medicamento, devem ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e fornecer segurança de uso para a população. Exigências estas que não são cumpridas pela semente de sucupira. Há anos, a sucupira é usada popularmente em forma de chá como supos-

ta aliada no combate de artrite, inflamações, diabetes e câncer de próstata. Entretanto, ainda não existe nenhum estudo científico que comprove a eficácia de suas sementes em seres humanos. “Uma coisa é importante ressaltar. Já fizemos testes do extrato e composto da semente de sucupira para identificar a sua atuação. Foi comprovado que ela funciona para inflamações e câncer de próstata, mas somente em animais. Ela não é segura para uso em seres humanos”, aleta Mary Ann Foglio, coordenadora da pes-

quisa “Produtos Naturais Bioativos” pela Unicamp. De acordo com Mary Ann ainda não foi realizado nenhum estudo relacionado à toxidade do produto. Por se reproduzir em várias regiões do país, são diversas as espécies existentes da semente. Logo, é possível encontrar distintas composições. Ao serem consumidas, cada uma delas pode gerar então comportamentos diferentes, inclusive sérios danos à saúde, como a intoxicação. “As pessoas que relatam fazer uso do chá po-

Agora perto de você!

Pode decorar as bolachinhas como desejar, granulados, chocolate, recheá-los, etc. Bom apetite!

•Frutas Nacionais e importadas • Frutas Exóticas Frutas Secas • Legumes • Verduras • Empório Produtos Naturais •Conservas • Adega

Fone: 3211-1091 www.porifrut.com.br / contato@porifrut.com.br Rua Vitorio Zeolla, 1200 - Carandá Bosque

dem, sim, ainda não terem tido nenhum problema de saúde, já que as substâncias usadas na bebida não são solúveis em água. Isso faz com que o conteúdo tenha então uma concentração muito pequena das propriedades da semente, podendo não causar toxidade aguda - envenenamento -, mas também nenhum benefício. Entretanto, o uso repetido pode gerar uma toxidade crônica, que costuma vir disfarçada de diferentes patologias, principalmente no caso de idosos”, explica Mary Ann. (Fonte:mdemulher.abril)

Atenção! Não é a toa, que a semente de sucupira não é um fitoterápico liberado pela Anvisa, que também reprovou a produção de qualquer medicamento, cuja composição contenha tal substância. “Produtos feitos à base de plantas podem fazer muito estrago”, alerta a pesquisadora. Portanto, consulte sempre um especialista antes de tomar qualquer decisão e não hesite em questionar.


s e õ ç i d n o c E

que só aem de fazer. g

tem corag

o ã t r a c o s Aceitamo

TABLET COBY MID 7012 ANDROID 2,3/7”/WI-FI/4GB

MODEM ADSL2 + OPTICOM 260E

R$ 279,90 À VISTA OU

10x

R$

2799

R$

ROUPEIRO 04 PORTAS GRANDES "C/FECHADURA" AÇO CH/26

Medindo 1980x920x300 Cód.: 3762 (Prisma)

R$ 440,00 À VISTA

10x até m e o Tud

R$

3390

ESTANTE AÇO MULTIUSO 06 PRATELEIRAS CH/26/22

Medindo 1930x680x400 Cód.:6884+6885+8503x4+ 11312X4 (Pandin)

OU

e d a d i v o n Uma para você.

À VISTA

R$ 95,00 À VISTA

44

00

OU

10x R$

9

50

BEBEDOURO COLUNA INOX MASTER PARA GARRAFÃO 127V Cód.: 8009

10x R$

48

Cód.: 9642

R$ 540,00 À VISTA

R$ 485,00 À VISTA OU

BEBEDOURO COLUNA PRESSÃO INOX BABY 127V

50

OU

10x R$

5400

. a d a Economia pra você e diversão pra crianç TABLET MULTILASER KID

CELULAR SAMSUNG GALAXY Y PINK BARBIE GT-S5360 R$ 449,90 À VISTA OU

12x R$

44 99

TOTAL A PRAZO: R$ 539,88

FONE DE OUVIDO TIMES

À VISTA

R$

6590

CADA

PAD 7"/ANDROID 4.1/1.2GHZ CÂMERA 1.3MP VERDE

12x

R$

38

HD7 7" ANDROID 4.0"/1.5GHZ CÂMERA 2.0MP PINK

R$ 389,90 À VISTA

R$ 389,90 À VISTA OU

TABLET KIDS

99

OU

12x R$

38 99

TOTAL A PRAZO: 467,88

TOTAL A PRAZO: 467,88

AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO QUE VOCÊ QUER ESTÃO AQUI. Imagens meramente ilustrativas. Acessórios não acompanham os produtos. Computadores são vendidos sem sistema operacional. Para preços à vista, pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito. Pagamento a prazo somente no cartão de crédito. A condição de pagamento em 10x sem juros anunciada em alguns itens deste tabloide é feita apenas no cartão de crédito. A prazo em até 12 vezes com juros de 2,63% a.m. para esta promoção no cartão de crédito. Pagamento com cheque mediante consulta. Condições sujeitas à aprovação de cadastro. Validade da promoção: 26/10/2013 ou enquanto durar o estoque. Entrega gratuita no perímetro urbano de Campo Grande para compras acima de R$ 50,00. (*) BBCred somente para correntistas do Banco do Brasil.* Para maiores informações consulte sua agência. Para maiores informações sobre o cartão Minha Casa Melhor, consulte o site www.minhacasamelhor.com.br

www.microartms.com.br

Rua 14 de Julho, 1169

3029-5000

Edição 105  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you