Page 1

l berdade! JORNAL

***

Notícia a serviço de Mato Grosso do Sul

!

Campo Grande - Mato Grosso do Sul

-

Ano 03 - Edição Nº 97 -

***

04 de Agosto de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

Saúde

Sancionada lei de atendimento a vítimas de violência sexual Pag. 13

Corumbá Alceu Bueno

Delei Pinheiro

Thais Helena

Paulo Pedra

“Mas, todos fazem”, acabará? Uma situação delicada está prestes a ter um fim. O jeito político de resolver questões judiciais, com os velhos argumentos do melhor não mexer para não feder – perdoem os termos chulos –, está com seus dias contados. Pag. 12

Prefeitura inicia processo para contratar cuidadores em saúde mental Pag. 07

Entrevista - Roque Pellizzaro Junior

“Bodes do Asfalto” promove campanha do agasalho

Pag. 11

(67) 3049-0020

Os desafios do setor logístico e empresarial Pag. 05


!

l berdade!

Editorial

JOGO DE IMORALIDADES Se Campo Grande está parada em função de uma guerra sem fim entre legislativo e executivo, o que podemos esperar deste segundo semestre? Mesmo os inocentes que esperavam um desfecho épico com o pedido do impeachment do prefeito – há os que ainda acreditam e pretendem alimentar esta mentira, por motivos políticos – agora se questionam sobre a moralidade de uma Câmara Municipal em que quatro dos sete membros da mesa diretora foram, estão em processo ou serão cassados. O atual governo municipal apresenta-se incompetente? Sim, dirão aqueles que se encaminham a constituírem a maioria, conforme demonstram algumas pesquisas não oficiais. Bernal é centralizador e este é um dos maiores pecados de quem queira ser administrador; não aceita críticas, um dos piores disparates do ser humano; e compôs parte de seu secretariado com pessoas de competência duvidosa que se curvam aos seus destemperos de humor e não agem sem o aval do alcaide; o melhor caminho para a estagnação e caos de gestão. E a Câmara Municipal, quantos de seus vereadores são, efetivamente, legisladores? Podemos dizer que a maioria, afinal são pessoas experientes. Então vamos quantificar os que não têm vínculo com as duas décadas de governo peemedebista, não estão ou estiveram atrelados a Nelson Trad Filho ou ao governador André Puccinelli e, por esse motivo, podem ser guiados pela pura ética. Poucos. Se existem erros a serem investigados nas licitações, compras e aplicação de recursos da atual gestão pública municipal, quem tem a necessária e ética condição moral para fazê-lo? A nós, população, não importa os “comos”, exigimos que seja feito. Que sejam banidos aqueles que compraram votos “e foram flagrados”, que seja investigado todo o destino do dinheiro público, que se inicie e dê prosseguimento à moralização política.

´ .

EXPEDIENTE: PUBLICAÇÃO DA EMPRESA GRAFICA E EDITORA LIBERDADE LTDA CNPJ: 13.815.091.0001-65 Diretor: Washington Sanches - DRT 596/MS Comercial: Ana Frazão - MTE 1024 Diagramação: Kamila Penteado Escobar Redação: Andre Farinha - MTE 1061 Juridico: Dr. Seriberto Henrique de Almeida e Dr. Janio Herter Serra

www.jlnews.com.br

CONTATO: liberdadems@hotmail.com Fone: (67) 3043 - 0013 (67) 8122-9813 Rua Alexandre Fleming - 1746 - 79006-570 Campo Grande - Mato Grosso do Sul

!

Página 02 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

com.br

André Farinha

Um novo dia... Um novo mês Julho se despedia lá fora, enquanto isso, meu amor tricotava na sala, sentada no sofá velho, coberto por uma toalha de quadrados coloridos. Já era tarde, os gatos saltavam a janela buscando a boêmia noturna, filhos que não pedem permissão para sair e não tem hora para retornar, causando a maldita aflição aos donos. Não sei exatamente qual foi o motivo, mas o tricô se desentendeu com meu amor e os dois passaram a brigar. Por hora, a agulha que guiava a linha entre os pon-

tos da toalha entrou em greve e cruzou sua ponta, permanecendo parado na boca de meu amor. Os trabalhos daquela noite pareciam ter chegado ao fim, o novelo de lã foi recolhido e guardado na sacola, junto à revista do molde e a toalha com a obra inacabada. Enquanto isso, agosto se aproximava de nosso quintal, mas não parecia trazer seus ventos clássicos, apenas a secura e o maldito calor intenso. As moscas, por sinal, chegaram adiantadas e invadiram

a sala perambulando o entorno da fraca luz que iluminava o cômodo. Ao chegar dos ponteiros do relógio junto ao número doze, indicando a meia-noite, nos despedimos de julho, com boas lembranças, e abraçamos o mês de agosto com a esperança de noticias melhores. Meu amor se levantou do sofá, bocejando e expressando o sono que aos poucos lhe tomava conta, convidou-me para ir deitar e assim partimos, sabendo que amanhã será o novo dia de um novo mês.

www.andrefarinha.wordspress.com

Creginaldo Câmara

COXIAS POLÍTICA “Dois políticos analisam uma proposta de negociata em BRASÍLIA. São muito milhões em jogo. Um deles pergunta: Quantos nos dariam por isso? Num país sério, nos dariam uns quinze anos, eu acho.” – WILSON (BERNADÃO) um brasileiro satírico. Em MATO GROSSO DO SUL, o Hospital Regional de CAMPO GRANDE, foi avaliado recentemente, como o que melhor se estruturou no atendimento geral, é que foi ilustrado no relatório da Força-Tarefa do Ministério da Saúde. Pontos para o Governador ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB). Vem agora com a entrega de um belo Pronto-Socorro junto a este Hospital, antes o atendimento era realizado no Ambulatório. ANDRÉ não é o agente público ideal para esse item, mas já é considerado o melhor no tocante a Saúde, de todos os seus antecessores. Difícil para ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB/MS) aposentar as chuteiras em 2014, os peemedebistas, e principalmente os aliados Deputado Estadual LONDRES MACHADO (PR) e o ex-deputado federal DAGOBERTO NOGUEIRA (PDT) todos querem o nominado como candidato ao Senado. Os deputados citados, dizem que fica difícil seguir na canoa do PMDB sem o mesmo. Por outro lado o PSD do Estado está todo de olhos caído para o ônibus do Senador DELCÍDIO DO AMARAL (PTMS). Um nome em alta, que é lembrado desde vice-governador do Senador DELCÍDIO, até como um futuro candidato ao Senado pelo PR do “Chinês” LONDRES MACHADO é o Deputado Federal licenciado EDSON GIROTO (PMDB). Até o início de outubro de 2013, choveram especulações a rodo. Verdade de verdade, GIROTO queria também é parar, mas não querem.


!

Divirta-se HORÓSCOPO DA SEMANA Áries (21/03 e 20/04)

Não faltará inspiração e praticidade para atingir as suas metas. O astral revela que saberá captar o desejo dos outros com facilidade. Convém refletir sobre sua vida e se concentrar no que realmente deve receber a sua atenção.

Touro

(21/04 e 20/05) A Lua transita pelo seu signo, por isso a tomada de decisões e as providências práticas serão especialmente favorecidas. Bom dia para agir com mais determinação no trabalho. O clima pede mais concentração da sua parte. (21/05 e 20/06)

Gêmeos

Procure defender o seu anonimato no campo profissional. Quanto mais discreta for a sua atuação profissional, maior será o seu sucesso. Há boas chances de atingir os seus objetivos, mas você terá que dar duro para chegar aonde quer.

Câncer

(21/06 e 21/07) Não haverá dificuldade para contar com a ajuda de terceiros. Este é o momento de investir em seus sonhos. O seu bem-estar vai estar vinculado aos amigos e aos grupos da sua convivência. É tempo de usar e abusar da sua simpatia.

Leão

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 23

l berdade! !

com.br

INGRESSOS PARA ROMEU E JULIETA Uma senhora chega à bilheteria do teatro e pede: - Olá, quero dois ingressos. O rapaz lá dentro pergunta: - Para Romeu e Julieta? - Não, para mim e para meu marido!

NO FIM No consultório, fim de tarde, o médico dá a péssima notícia: - A senhora tem seis horas de vida. Desesperada, a mulher corre para casa e conta tudo para o marido. Os dois resolvem gastar o tempo que resta da vida dela fazendo sexo. Fazem uma vez, ela pede para repetirem. Fazem de novo, ela pede mais. Depois da terceira vez, ela quer de novo. E o marido: - Ah, não, chega! Eu tenho que acordar cedo amanhã... você não!

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Ponto turístico da cidade Ciência de do Rio de Janeiro Johannes É bombeado a partir Kepler do coração (Anat.)

© Revistas COQUETEL 2013

Instalação mais quente da metalúrgica Forma da Norte lantejoula (abrev.)

Avalia a Compu- capacidade tador (pop.) de quitação do cliente

(22/07 e 22/08)

Bom dia para quem trabalha com a imaginação. Vai ser fácil captar o desejo dos outros se confiar na sua intuição. O dia pode ser muito produtivo, mas não deixe o comodismo falar alto. Há uma tendência a priorizar a sua vida profissional.

Virgem

Relações Internacionais (sigla) Que foi colocado em posição ereta

Celsius (símbolo) André (?), tenista

Comportamento da pessoa atrevida

Árvore característica da caatinga

(23/08 e 22/09)

Você poderá fazer sucesso em tudo que possa conciliar o seu senso pratico à sua imaginação. De algum modo, você se perceberá mais sensível às necessidades alheias e se ocupará em tentar satisfazer às expectativas.

Libra

(23/09 e 22/10) Hoje, você vai se mostrar mais realista para pôr em prática alguns de seus planos antigos. Quanto mais envolvimento com a sua profissão, maior será o seu desempenho. Medite sobre as coisas que dá valor e veja se há correções a fazer.

Câmara de (?), arma nazista Glândula da fêmea dos mamíferos

(?) Paulo, diretor de TV falecido em 2012 Dito engraçado do comediante

(?)-cego, método de estudo científico

Escorpião

(23/09 e 22/10) O dia é ideal para trocar ideias e compartilhar seus sonhos. Convém deixar a sua individualidade de lado e trabalhar em equipe. Você estará habilitado para assumir um cargo de chefia ou confiança, mas não descuide da concorrência. (23/10 e 21/12)

Sagitário

Bom dia para se dedicar às atividades de rotina. Há possibilidade de sucesso em tarefas que exijam criatividade e imaginação. Não abuse dos limites do seu corpo, sua energia vital vai estar em baixa. Tudo indica que sua generosidade será marcante. (22/12 a 20/01) A Lua em seu paraíso astral, traz muita sorte e criatividade. Você vai demonstrar uma capacidade invejável para entender a reação dos outros. Quanto mais envolvimento com seu trabalho, mais segurança terá em sua capacidade de fazer as coisas. (21/01 a 21/02)

Capricórnio

Aquário

Bom dia para se dedicar a um hobby ou atividade que esteja envolvida com arte, sensibilidade, intuição e a fantasia dos outros. Quem trabalha em casa ou por conta própria terá que dar duro hoje. No campo afetivo, o clima é de grande realização.

Mídia acessada pelo celular Antena (abrev.) O polo dos pinguins

Lanterna dianteira de carros

Reverenciado Via pública urbana

Afonso Pena, expresidente brasileiro Atleta que não compete por dinheiro

R U A

Todavia "Exempli gratia" (abrev.)

São quatro no jogo de sueca

Depósito de vinhos Entidade estudantil

Senhora (abrev.) Doença como a Aids ou a gonorreia

O tópico é recomendado para pomadas

Sinal gráfico ausente no inglês

Portal xintoísta Aceite (abrev.)

Peixes

Ser como a ovelha Dolly (Biol.) Reparação de dano moral (jur.)

BANCO

4/tori. 5/adega — clone. 8/fornalha. 16/cadastro positivo.

(22/02 a 23/03) Bom dia para colocar em prática as suas ideias mais criativas. O trabalho de rotina vai absorver mais tempo e atenção de sua parte. Não adianta fazer corpo mole: hoje você vai precisar dar duro para alcançar seus principais objetivos.

Pierre Renoir, pintor francês

Interjeição de alegria

49


!

!

Página 22- Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

l berdade!

com.br

Paladar

Pudim de coco Não tomar café da manhã aumenta risco de infarto Os homens que não tomam café da manhã têm risco até 27% maior de sofrer um ataque cardíaco, revelou uma pesquisa feita pela Universidade Harvard, nos EUA, e divulgada na segunda-feira (22). O estudo sobre alimentação, realizado entre 1992 e 2008 com quase 27 mil participantes de 45 a 82 anos, mostrou que aqueles que não comiam nada pela manhã tinham mais

chances de ter um ataque do coração ou morrer por doença coronária, em relação àqueles que faziam o desjejum. Segundo o levantamento, os homens que não se preocupam com a primeira refeição do dia tendem a ser os mais jovens e aqueles que são “fumantes, solteiros, menos ativos fisicamente, mais consumidores de álcool e trabalhadores em tempo integral”. “Pular o café da manhã pode levar a um ou mais

fatores de risco, como obesidade, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes, que, por sua vez, podem levar – com o tempo – a um ataque cardíaco”, disse Leah Cahill, principal autor do estudo e pesquisador da Escola de Saúde Pública de Harvard. Os homens que disseram tomar café da manhã também comiam mais por dia em comparação àqueles que não tinham o hábito, o que

sugere que as pessoas que omitem a primeira refeição não a compensam mais tarde. No estudo, 97% dos homens que participaram eram brancos e de ascendência europeia. Mas os pesquisadores disseram que os resultados podem ser aplicados a outras origens. “Não se deve pular o café da manhã. Tomar café está associado a um menor risco de ataque cardíaco”, destacou Cahill.

Café da Manhã - Veja a importancia da refeição

Ingredientes: . . . . . .

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 vidro de leite de coco 1 pacote de coco ralado 1/2 xícara (chá) de água 1 envelope de gelatina sem sabor

Modo de Preparo: . Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o leite de coco e reserve. . Hidrate a gelatina em meia xícara de água (no envelope a instrução diz 5 colheres de água para hidratar, mas para essa receita é necessário mais água) e junte à mistura, bata novamente, por no mínimo 3 minutos. . Adicione o pacote de coco ralado (a quantidade e utilização são à gosto), no caso, utilizei 50g e utilize a função pulsar do liquidificador, caso não tenha, mexa com uma colher. . Despeje a mistura em uma forma de buraco no meio, levemente umedecida com água gelada. . Cubra e leve à geladeira até endurecer. . Decore na hora de servir.

ta

Suco de Fru

Saudável, natural e gostoso Um suquinho de frutas sempre cai bem, em qualquer hora do dia. Pode ser aquele estupidamente gelado, no verão, ou sem gelo, mais encorpado, no inverno. E essa delícia líquida e colorida não é só agradável ao paladar. Dependendo da receita, o suco pode fazer

bem para o coração, para o sistema imunológico e até para a pele e o cabelo. Além, claro, de fazer parte de várias dietas de sucesso. Veja tudo que você precisa saber sobre os sucos e aprenda receitas que só vão trazer benefícios para a sua saúde! Suco de fruta não engordda, desde que seja feito sem açúcar. Já basta

o gosto docinho da fruta, né. “Uma estratégia é usar o suco como substituto ou complemento do lanche da manhã ou da tarde”, orienta a nutricionista Mariana Del Bosco. Evite consumi-lo no almoço ou jantar. É que ele pode prejudicar a perda de peso, pois o excesso de líquido atrapalha a digestão. O suco de caixinha

é uma opção prática, mas pode ter muito açúcar (ou adoçante), além de corantes e conservantes. Por isso, reserve-os para quando você estiver fora de casa, em algum lugar sem acesso a uma lanchonete, ou viajando. E leia o rótulo para investigar o que tem na caixinha: suco, néctar ou refresco (ou bebida de fruta).


!

com.br

l berdade!

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 03

Política, Poder e Bastidores SENADOR BIONICO

ACESSO NEGADO

.com.br Noticia que Faz a diferença!

Washington Sanches

É possível cassar o Bernal? O Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, esteve em Campo Grande para lançar uma campanha de Mobilização Nacional contra o Projeto de Lei do Senador Rubens Figueiró, que limita em 4 % a comissão sobre vendas no comércio. O projeto de lei que interfere nas relações trabalhistas e comerciais.

NA PRESSÃO

O governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, conhecido como ditador, não aguentou a pressão e os protestos diários na porta de sua casa e do Palácio Guanabara. Começou a dialogar mais com a sociedade e com seus aliados. Manifestantes de outros estados também estão utilizando essa técnica. E funciona.

Governador ainda não regulamentou a LAI

O governo do Estado ainda está adotando a cultura do segredo, não regulamentou a Lei de Acesso à Informação que permite aos cidadãos transparência das informações públicas. A Lei vale para a União, Estados e Municípios, mas em Mato Grosso do Sul não foi localizada a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, nem página na internet para acesso dessas informações. A pesquisa mostra que há disponível apenas o Portal da Transparência do Governo do Estado e as informações não são detalhadas. Não é possível saber, quanto e para quem se paga os contratos milionários de publicidades e os servidores misteriosos, que só aparecem nas planilhas das contas públicas.

PÓ DE ARROZ Empresário investiu numa agencia e um coquetel de luxo para aumentar o numero de empresários investidores do novo shoping na Capital. Mas, a agência convidou apenas os socialites conhecidos como pó de arroz. Aquele que só come e bebe e ainda sai falando mal. Resultado: Prejuízo na certa.

É possível sim, mas antes deve-se respeitar os trâmites previstos em lei e os pressupostos mínimos do processo de cassação de um prefeito. Além do vereador, cidadão também tem o poder de deflagrar junto à câmara de vereadores um processo por cometimento de infração político-administrativa, crimes de responsabilidade definida em lei ou desatender sem motivação justa, aos pedidos de informações ou impedir o acesso deles. A população quando vota em um prefeito, dá-lhes alguns poderes hierárquicos e discricionários, que é o que lhe faculta liberdade de escolher a seu bel prazer seu secretariado e funcionários que ocuparão cargo de confiança na administração da cidade, observando a finalidade legal de todo ato administrativo, que é o interesse público. O poder fascina qualquer administrador público, mas este jamais deve esquecer suas obrigações e deveres para com o cidadão. Entre eles estão o de agir, de eficiência, de probidade, de prestação de contas; e não abusar deles, nem exceder os limites, nem desviar-se de sua finali-

dade, nem omitir-se. Há uma precaução do prefeito Alcides Bernal em resguardar seus atos administrativos. Por diversas vezes chamou os Ministérios Públicos Estadual e Federal para participarem das decisões públicas nas revisões dos contratos da administração anterior. Não se cassa um prefeito da noite para o dia, é necessário criar uma comissão processante, que vai analisar a legalidade da denúncia, convocar os envolvidos para o direito de defesa e concluir o processo para apresentar a mesa diretora onde será votado em sessão plenária. A câmara precisa de 2/3 (20) votos favoráveis para cassar um prefeito. Ao mesmo tempo alguns vereadores sofrem processo de cassação, e podem ser depostos do cargo a qualquer momento, isso afetaria moralmente o legislativo. Além da falta de materialidade que impede o Legislativo de iniciar o processo de cassação ainda tem a opinião pública que está de olhos bem atentos as decisões dos seus representantes políticos. Caso erre nas decisões, poderão sofrer consequências futuras.

*Bacharel em Direito, pós-graduado em Administração Pública e Cidadania


!

l berdade!

Página 04 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

com.br

Fiat lança Punto Blackmotion por R$ 49.900

Golf VII será feito no Brasil

Hatch traz visual diferenciado com elementos de outras versões A Fiat anunciou na segunda-feira (29) o lançamento da série especial Blackmotion para o Punto, que parte de R$ 49.900. A nova versão se soma às configurações Atractive (1.4 8V), Essence (1.6 16V), Sporting (1.8 16V) e T-Jet (1.4 16V turbo). O nome da série já foi usado no Stilo Blackmotion, vendido entre 2009 e 2010. Basicamente, o Punto Blackmotion é uma intersecção das versões Essence, Sporting e T-Jet. Da primeira, o modelo traz as rodas, que nele recebem pintura diamantada.

A

A configuração Sporting empresa o câmbio E.torQ 1.8 16V, de até 132 cavalos e 18,9 kgfm de torque, que pode ser acoplado ao câmbio automatizado Dualogic. Já a versão T-Jet leva

ao Blackmotion os para-choques esportivos, os faróis com máscara negra e as saias laterais. Completam o visual exclusivo as capas dos retrovisores externos, o friso do capô, o revestimento das colu-

VEÍCULOS Jetta Highline 2.0 Turbo 11/12 Cpl/Aut/Couro/Rd17/Multimi/Abs/Milhas

Jetta 2.5 08/08

Cpl/Aul/Teto/Couro/Rd17/Cd/Desem

Jetta 2.5 07/08

Cpl/Aut/Couro/Rd17/Cd/Desemb

Crossfox 1.6 09/09

Cpl/Cd/Rd/Limp/Desemb

Gol G5 1.0 Trend 10/11

Cpl/Cd/Limp/Desemb

de: 78.990,00

de: 76.990,00

de: 42.990,00

de: 41.990,00

de: 40.990,00

de: 39.990,00

de: 31.990,00

de: 25.990,00

Gol G3 Rallye 1.6 05/05

Cpl/Cd/Alarme/Limp/Desem de: 21.990,00

Gol G3 1.0 16v Power 01/02

Cpl/Rd/Cd/Limp/Desem

de: 15.990,00

(longa) espera dos fãs do Golf finalmente vai acabar. A Volkswagen produzirá a sétima geração do modelo em sua fábrica em São José dos Pinhais (PR) ao lado do novo Audi A3, reeditando uma parceria de sucesso entre as marcas no fim dos anos 90. Ainda não há uma data certa para o início da produção nacional, mas não será

nas e o spoiler em preto fosco, além de faixas laterais e logotipo com o nome da série. Apesar do nome, o Punto Blackmotion é oferecido também nas cores branco, prata e cinza. (FONTE G1)

3326-5688 Av. Afonso Pena, 5800 Corsa Sedan Classic 1.6 04/04

preciso esperar tanto tempo para comprar o novo Golf. Até o fim deste ano, a VW começará a trazê-lo importado da Alemanha – e não do México, como se pensava. O Golf deve ser trazido para cá nas versões Highline, com o motor 1.4 TSI de 140 cv, e GTI, de 220 cv, trazendo de volta o esportivo cobiçado por toda uma geração de motoristas brasileiros entre os anos 90 e 2000.

60x em até

a vista amentos para pag iado ou financ

Ar/Vidro/Trava/Alarme/Cd/Des de: 18.990,00

de: 17.990,00

Uno Vivace 1.0 12/13

Ar/Cd/Desemb

de: 26.990,00

de: 25.990,00

de: 30.990,00

Idea Elx 1.4 08/08

Cpl/Rd/Cd/Limp/Desemb

de: 23.990,00

de: 22.990,00

de: 24.990,00

Palio Fire 1.0 08/08

de: 18.990,00

de: 17.990,00

de: 20.990,00

Ecosport Xtl Freestyle 09/09

de: 33.990,00

de: 32.990,00

de: 14.990,00

compre A3 Sportback 2.0 Tsi 08/09

Vidro/Trava/Alarme/Som Cpl/Rd/Milhas/Cd/Limp/Des

Cpl/Aut/Couro/4Airb/Cd/Rd/Milhas

de: 61.990,00

de: 59.99,00

S 10 Cd Advantage 2.4 10/10 Cpl/Cd/Rd/Milhas/ProtCac de: 41.990,00 de: 40.990,00

328 2.0 Sport 12/13 Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6Airb/Rd/Abs de: 171.990,00 de: 169.990,00

Captiva Sport 2.4 09/10 Cpl/Aut/2Airb/Abs/Cd/Rd/Limp/Des de: 59.990,00

de: 57.990,00

BMW 320 i 08/08 Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6Airb/Rd/Abs de: 68.990,00 de: 66.99,00

Zafira Expression 2.0 11/12

de: 49.990,00

de: 47.990,00 BMW 330 i Motorsport 05/06

de: 43.990,00

de: 41.990,00

Zafira Expression 2.0 09/10

Cpl/Aut/2Airb/Couro/Abs/Cd/Limp/Des

Cpl/Aut/2Airb/Rd/Couro/Abs/Cd/Limp/Des

Cpl/Aut/Teto/Couro/Cd/6Airb/Idrive/Rd

WWW.VETTAVEICULOS.COM.BR

de: 72.990,00

de: 69.990,00

Todos nossos veículos tem vistoria veicular completa. Garantia de procedência


!

l berdade!

com.br

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 21

Como ter lucro com setor que dá prejuízo Jornalista Martins O governador André Puccinelli repetiu a cantilena dos administradores públicos, sejam federais, estaduais ou municipais, e declamou lamúrias sobre os recursos da saúde, que são insuficientes. Por isso, talvez, optem por entregar as secretarias para gestores mais voltados à saúde do que à administração ou economia. É uma lógica perversa como a própria insolvência do sistema público. “O problema na saúde é crônico, não se consegue pagar os custos. Não é culpa de má gestão é falta de grana mesmo”, disse Puccinelli. Chego a ter pena do José Carlos Dorsa, Adalberto Siufi e outros envolvidos na operação Sangue Frio, que deslindou o esquema de mau uso do dinheiro da saúde pública, como a ex-secretária de saúde, Beatriz Dobashi e seu fiel escudeiro, Ronaldo Perches. Abnegados servidores mal compreendidos pelos investigadores

www.coisasdemulherzinhas.com.br

que apontaram desvios de recursos, quando eles apenas assumiram prejuízos para o grupo através da clínica Neorad. Sequer quiseram aceitar os cinco aceleradores nucleares, oferecidos pelo Ministério da Saúde, ao preço unitário de R$ 7 milhões, quem sabe tentando uma ação samaritana com os cofres federais. Louve-se a capacidade administrativa desses senhores que conseguiram auferir lucro onde só se aponta prejuízo, mesmo que isso tenha representado a insolvência de três hospitais, Regional, Universitário e Santa Casa e a provável antecipação da morte e imposição de sofrimento de pacientes que ousaram adoecer e insistentemente exigiram medicamentos – negados a bem das finanças públicas – em contrapartida aos abusivos impostos e taxas que sempre pagaram. Mas é direito do governador lamentar verbas insuficientes, pois que ele não pode outra coisa que

Doze cavaleiros em defesa do Dragão Jornalista Martins O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), parece que está vencendo aos poucos sua ojeriza de compartilhar planos e ideias e, após tantos anos de vida pública, começa a entender a necessidade das composições. E, entenda-se que as composições nem sempre são espúrias, grande parte delas se dá através da soma de objetivos distintos, o que beneficia a população como um todo. São raríssimas, mas existem – talvez a exceção que confirma a regra. Depois de ser atacado por todos os quadrantes, parece que o Dragão que vigia a torre da princesa Morena saiu em campo convencendo parte da antiga oposição para se juntar aos nove antigos guardiões. E vamos convir que após as denúncias que desmoronaram a moralidade da casa, essa tarefa ficou mais fácil.

Prefeito Alcides Bernal

Em tempo, o prefeito que não se afina com seu secretariado, parte dele apenas nomes a referendar as vontades e desejos do chefe, sem projetos ou cacoete administrativo, lembrou que após a criação de secretarias é necessário que estas sejam ocupadas por pessoas, de preferência capacitadas, e anunciou para o dia 26 de agosto, aniversário do município, a divulgação dos nomes. A tarefa agora é conseguir quem se sujeite a aceitar o cargo e o desgaste provocado pelo centralismo do chefe.

A estampa de azulejo português é a maior aposta para a próxima estação,

não confiar cegamente em seu secretariado e trabalhar, trabalhar e trabalhar sem o tempo, sequer, de perceber, como percebe toda a população, que salta aos olhos caótica situação da saúde oferecida e o enriquecimento dos denodados colaboradores. Sem confiança em sua

equipe, não se trabalha, não se atingem objetivos e metas. E cego a estes detalhes, a estas mortes sequenciais, à inexplicável surdez às denúncias e longe, muito longe dos corredores onde se empilham usuários do Sistema Único de Saúde, sua inocência resplandece.

Luiza Ribeiro participa de Mesa sobre enfrentamento ao racismo Luiza Ribeiro vereadora pelo PPS esteve a convite do IBISS-CO, participando da Mesa de Conversação “Políticas Públicas para as Mulheres e o Enfrentamento ao Racismo”, realizado pelo Projeto Viva Menina na data em que se comemora o Dia Internacional Da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha - 25 de julho. “O debate nos aponta os caminhos para o enfrentamento, agora temos que traçar ações efetivas e, como parlamentar, reconheço que temos que avançar muito neste sentido, pois a Câmara deve ser o espaço para o aprofunda-

mento destas questões e deve principalmente estar aberta a ouvir as reivindicações da população”, comentou a vereadora. O evento foi realizado em conjunto com o Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso do Sul “Raimunda Luzia de Brito”, e teve a participação da Subsecretaria da Mulher e de Promoção da Cidadania, da coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (Cppir/MS), Associação dos Travestis de Mato Grosso do Sul (ATMS), e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher Indígena.

ela já é febre na Europa e tudo indica que no Brasil não vai ser diferente. O sucesso da estampa é explicado pela combinação de azul com branco, que suaviza o look, e combina com todas as idades. Além de deixar a mulher mais feminina, também possui uma pegada descontraída. Para usar uma roupa com estampa de azulejo português, no entanto, é preciso ter atenção ao próprio tipo físico. O desenho tende a aumentar o volume do corpo na região em que está inserido. Portanto, quem tem quadril mais largo deve usar a estampa na parte de cima do corpo.

Com um estilo bem especifico, Patrícia Bonaldi é uma das estilistas que mais tem seus modelitos desfilando pelos red carpets e premiações brasileiras. Muitas pedras e transparências exclusivas compõem a personalidade da estilista. Apesar de ter recebido criticas por cair na “mesmice”, Patrícia continua sendo a queridinha das celebridades, e suas peças nunca passam despercebidas. Patrícia também criou a marca “Patbo” para seus modelitos mais básicos, porém não menos elegantes. Também são ricos em detalhes, rendas, pedraria e tule.

Os acessórios transparentes já apareceram há várias décadas, e atualmente está sendo febre em todas as partes do mundo. Após várias grifes terem lançado a sua versão de bolsa transparente, ela se tornou peça fundamental para as fashionistas. Por terem outros materiais junto com o plástico, as bolsas se tornaram também, elegantes. O importante na hora de combinar esse acessório é não usá-lo com nenhuma outra transparência, para ele ganhar o destaque e não perder o charme.


l berdade! !

Pรกgina 20 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

com.br


Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 05

l berdade! !

com.br

Entrevista: Roque Pellizzaro Junior Esteve em Campo Grande na última quinta-feira (1) o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Júnior. Na oportunidade, dialogou com empresários de Mato Grosso do Sul abordando, entre outros temas, o programa “Cadastro Positivo”, do Governo Federal. Após a palestra, realizada na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL/CG), Pellizzaro atendeu a equipe do Jornal Liberdade para uma entrevista exclusiva, que pode ser conferida na integra através do site JLNews.

R

oque Pellizzaro afirmou que o programa “Cadastro Positivo” irá funcionar, entretanto, não no tempo esperado. “Há uma necessida-

de de amadurecimento desse processo, eu não acredito na estruturação e na relevância dele para a economia brasileira num período inferior a dois e três anos”, declarou o presidente quando questionado sobre o

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

funcionamento do programa federal. Em outro tema levantado na entrevista, a respeito do decreto que regulamenta os bens essenciais no Código de Defesa do Consumidor, o presidente da CNDL disse que os bens essenciais nunca foram especificados quanto ao que são e como devem ser substituídos em caso de defeito de fabricação. “Isso está sendo regulamentado agora, o Brasil é um país muito diferente, você tem cidades como as capitais, onde há assistência de tudo quanto é marca de produtos disponíveis, e ao mesmo tempo tem cidades como no interior do Ama-

zonas, aonde não existe sequer uma assistência técnica. O decreto terá que levar em consideração essas realidades diferentes, socioeconômicas e de logística”, ressaltou. Roque Pellizzaro também falou a respeito do projeto de lei, de autoria do senador Rubens Figueiró (PSDB/MS), que visa estabelecer como 4% o valor mínimo das comissões de vendas. Conforme o presidente, qualquer comerciante terá que pagar um mínimo de 4%. “Em certos produtos isso não tem problema nenhum, em alguns é até maior do que 4%, mas quando for vender um automóvel, uma geladeira, um televisor, aonde o valor é alto e as margens são bastantes baixas, você não tem como pagar isso. O projeto de lei não ressalva as diferenças que existem no mercado, isso vai fazer com que certos setores ou parem de pagar o comissionamento, e ai o prejuízo ao desempenho das vendas e diretamente ao ganho do

TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA O SEU CARRO EM UM SÓ LUGAR

OTAL

NACIONAL OU IMPORTADO

rance

SERVIÇOS E PEÇAS:

* SUSPENSÃO * CÂMBIO * INJEÇÃO ELETRÔNICA *DIREÇÃO HIDRÁULICA * AUTO PORTAS * PARABRISAS *ALARME * FREIOS * ELÉTRICA * BATERIAS * AR CONDICIONADO * TROCA DE ÓLEO E FILTRO * ALINHAMENTO * BALANCEAMENTO * SERVIÇOS DE GUINCHO CONFIRA A PROMOÇÃO FILTRO E ÓLEO

Mobil

LOJA ESPECIALIZADA EM MARCAS

Loja 2 R. Ceará, 1182

CHECK LIST GRATUITO

Loja 1 R. Ceará, 1835

3201-3700

3044-1662 3382-1664 COMPROMISSO SOCIOAMBIENTAL:

3

comerciário, ou seja, joga contra o empregado, se isso não acontecer ele tira a competitividade da loja presencial e dá muita competitividade ao comércio eletrônico, porque lá não tem vendedor. Isso vai gerar inclusive uma redução aos postos de trabalho”, alertou Pellizzaro. Numa mensagem final aos empresários sul-mato-grossenses, Roque Pellizzaro chama a atenção para que estes procurem se capacitar. “O Brasil passa por uma fase diferente, estamos numa fase de transição de momento econômico, e para que você empresário esteja preparado para o que está por vir, terá que estar preparado nos seus processos de gestão e portifólio de produtos, de acompanhamento e relacionamento com seus clientes. Esteja atento e procure o seu aperfeiçoamento pessoal como gestor e como empresário”, finalizou o presidente nacional.

3201-3700


!

l berdade!

Página 06 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

NOVA ALVORADA DO SUL

Prefeitura disponibiliza Van para transporte de pacientes da Hemodiálise

Prefeito Neto, secretária de saúde e diretor do hospital com usuários do transporte da hemodiálise

Para dar mais comodidade aos pacientes que fazem hemodiálise três vezes por semana em Campo Grande, distante 120 km de Nova Alvorada do Sul. Que o prefeito Juvenal Neto disponibilizou um veículo Van para o transporte. Ouvindo a população e os pacientes que são atendidos pela secretaria

de saúde é que a atual administração tomou a atitude de substituir o antigo veículo. “Eu entendo que estes pacientes têm direito há um transporte mais digno, não era humano transportar três vezes por semana os pacientes em uma Kombi apertada e sem conforto” destaca Juvenal Neto.

A secretária de Saúde, Adelisa Abrami destaca a importância do tratamento para os pacientes, “A hemodiálise é vital para a sobrevivência das pessoas que necessitam dela, pois essas pessoas tem problemas sérios com os rins e aguardam transplantes e não tem outra alternativa pois é através desse procedi-

mento que o seu sangue é filtrado já que seus rins não podem desempenhar essa função”, conta. O veículo Van possui vidro elétrico, ar condicionado e capacidade para 16 passageiros com todo conforto necessário para quem três vezes por semana utiliza o transporte e ficam por horas fazendo o tratamento.

com.br

CAMAPUÃ Prefeitura intima proprietários a comprovar entrega do ITR A Prefeitura de Camapuã intima os proprietário rurais do município para comprovar a entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), mediante apresentação do recibo de entrega, no prazo de 20 dias, a contar da data de publicação da intimação, que ocorreu na sexta-feira (26). Segundo a publicação, caso a pessoa intimada não seja

mais o proprietário/ possuidor do imóvel rural, comprovar a solicitação de regularização cadastral, por meio da apresentação do protocolo de entrega do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR (Diac) na Receita Federal. Para mais informações, o proprietário deve entrar em contato com o Setor de Arrecadação, através do telefone 67.3286.6029 ou 67.3286.6018.

Governador entrega viaturas de resgate para municípios do interior

SÃO GABRIEL DO OESTE

Adão Rolim assina convênio para construção de 50 casas

E

m solenidade realizada no auditório da Governadoria, na tarde da segunda-feira (29), o Governo do Estado garantiu aos agricultores familiares a construção de mais 1.417 novas unidades habitacionais. Durante o evento foi assinado o termo de cooperação entre os 28 municípios beneficiados, Governo do Esta-

do, Caixa Econômica Federal (CEF), Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (Cooperhaf) e Banco do Brasil. Para o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Unirio Rolim (PR), as 50 unidades habitacionais são um grande presente e concretizam a realização de um sonho. Segundo ele o município tem um assentamento que é uma

referência no estado e agora com dois novos assentamentos muitas fa-

(67) 3325-1122

mílias ainda não conseguiram construir suas casas, a assinatura de hoje é a realização desse sonho. “Neste nosso terceiro mandato continuaremos buscando para a agricultura familiar e demais setores produtivos do município alternativas e programas como este para fomentar e consolidar a implementação das Políticas Públicas para o setor”, conclui o prefeito de São Gabriel do Oeste.

O governador André Puccinelli entregou na terça-feira (30) cinco novas Unidades de Resgate (UR’s) para equipar os comandos do Corpo de Bombeiros Militar no interior do Estado. Os quartéis de Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Naviraí e Nova Andradina vão receber cada um deles, uma viatura. Essas viaturas fazem parte de um pacote de investimentos do governo do Estado voltados para a aquisição de 42 veículos, sendo: 15 UR’s (Unidades de Resgate); cinco ABT (Auto Bomba Tanque), caminhões de combate a incêndio com capacidade para cinco mil litros d’água; cinco AS (Auto Salva-

mento), caminhonete cabine dupla utilizada em ocorrências diversas; dez veículos utilitários para serviços de vistoria e sete motocicletas. No total, essas aquisições representam R$ 6 milhões de investimentos voltados para agilizar o socorro às vítimas e operacionalizar os serviços executados pelo Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul. Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, com essa entrega, todos os 33 quartéis espalhados pelos 22 municípios onde a corporação atua vão contar com pelo menos uma viatura de resgate.


!

l berdade!

com.br

Saúde!

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 19

Centro Social promove 1° Jantar de Dom Bosco

TAS

COS S A N R O D

Aprenda o que fazer para aliviar este incômodo

É

raro quem nunca sentiu dor nas costas por causa de má postura, stress, tensão ou sedentarismo. As mulheres que usam salto alto com frequência e carregam bolsa pesada estão ainda mais sujeitas a esse tipo de desconforto. O que fazer quando a dor aparece? Manter a calma e tentar avaliar o nível que ela alcança. O fisioterapeuta Carlos Wiering, de São Paulo, sugere você usar uma escala de 1 a 5 (1 igual a pouca dor e 5 muita). “Se ela estiver entre

1 e 2, alongue a região e aplique compressa quente”, orienta ele. “Sessões de acupuntura e massagem também trazem alívio e ajudam a prevenir novas crises diz a acupunturista Silvia Ferreira, de São Paulo. Mas se a dor atingir o nível 3 ou mais, e persistir por mais de uma Pescoço e ombros O que alivia: Aplicar no local da dor uma bolsa de água quente ou toalha quente e úmida por 20 minutos. Alongar a região suavemente: leve

o queixo em direção ao peito, depois no sentido de cada ombro; incline a cabeça devagar tentando encostar a orelha em um ombro e depois no outro. Repetir de três a quatro vezes por dia. No meio das costas O que alivia: Uma sessão de acupuntura e de massagem com uma mistura de óleos essenciais de copaíba, hortelã-pimenta, gengibre e lavanda ajudam aliviar a dor em pouco tempo.

Região lombar, próximo aos rins O que alivia: Reforçar a alimentação com sementes (em especial, gergelim preto), recorrer a práticas como o tai chi chuan e experimentar sessões regulares de acupuntura. Um alongamento clássico, esticando o corpo e se espreguiçando levemente, sem torções, também é eficaz. Agora, se a dor for nos rins e não nas costas (o desconforto não melhora com nenhuma ação), procure um médico.

LINDA, LEVE E SOLTA

O que fazer para acabar com a prisão de ventre

Para evitar uma barriga dura (de gases, não por causa da sua série de abdominais!), você deve ingerir menos açúcar e gordura e mais vegetais, frutas e carboidratos complexos, como arroz, massas e pães integrais. As fibras, principal ingrediente para melhorar as funções intestinais, devem entrar no

prato em pelo menos duas refeições diárias. O ideal é que seja no café da manhã e no almoço para estimular o intestino a funcionar ainda durante o dia. Mas isso só vale se você estiver hidratada. A quantidade de água que devemos ingerir depende das calorias consumidas. Para uma dieta de 2 mil calorias, o

ideal é tomar 2 litros por dia. Quer saber se está fazendo certo? Preste atenção no seu xixi: ele deve ser de um tom clarinho o dia todo. Não é à toa que os especialistas costumam dizer que o intestino é nosso segundo cérebro. O efeito de passar dias com prisão de ventre é tão ruim quan-

to uma TPM das brabas - ou até pior. O termo “enfezada”, por exemplo, explica exatamente esse tipo de situação: depois de vários dias com fezes acumuladas em seu corpo, não há como ficar bem-humorada! O stress também é capaz de alterar a fauna de micro-organismos que vivem no intestino e seu funcionamento. Os efeitos do seu ciclo menstrual também podem influenciar. Mais uma razão para nós, mulheres, termos mais problemas em fazer o número 2. “Perto de menstruar, a mulher tem um conjunto enorme de alterações de ordem psíquica ou física, o que favorece os sintomas digestivos”, diz a gastroenterologista Maria de Lourdes Teixeira, de São Paulo.

O Centro Social Dom Bosco (CSDB) promove no próximo dia 16 de agosto um jantar beneficente para a Creche Nossa Senhora Auxiliadora, que é mantida pela ONG. O evento será realizado no “Vivamais Buffet e Eventos, localizado na Rua Manoel Inácio de Souza, 417, bairro Jardim dos Estados. Conforme a coordenadora do Centro Social, Irmtraut Elsbeth Golin, conhecida por “Ebbi”, a Creche Nossa Senhora Auxiliadora é um dos serviços mais procurados na região, as crianças recebem três refeições diárias e estão inseridas num processo educativo que obedece a legislação vigente. Além disso, as crianças recebem aulas de informática, judô e ballet, totalmente sem custos, as mães podem trabalhar com tranquilidade para o sustento de suas famílias. “Há uma demanda enorme, para se ter noção, em torno de 300 fichas estão à espera de uma vaga. Hoje são 127

crianças atendidas na creche e outras 51 na pré-escola”, disse a coordenadora. O CSDB tem por objetivo, a exemplo de São João Bosco, a promoção humana e social. “Atendemos aqui no Centro desde crianças a partir dos quatro meses de idade, alcançando a juventude e adultos, até os idosos. Hoje a unidade abriga duas creches, há projetos educacionais para crianças que estão no chamado contraturno escolar, que são aquelas que não estão mais na idade de ir para a creche, mas prestes a entrar na escola. E temos atividades esportivas e lúdicas, sempre com foco principal no reforço escolar.”. Ebbi também destacou os cursos profissionalizantes que são oferecidos no Centro Social, tais como corte e costura, estes voltados exclusivamente para mulheres, e o curso de informática básica, todos com inserção no mercado de trabalho.


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA !

l berdade! !

Página 18 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

Pelo terceiro ano consecutivo, Fabio Trad se destaca pela assiduidade no Congresso

D

iminuição da maioridade penal, descarte indevido da vinhaça, problemas na saúde e os conflitos por terras envolvendo indígenas e produtores rurais em Mato Grosso do Sul foram alguns dos assuntos debatidos em audiências públicas neste 1º semestre na Assembleia Legislativa. No período, foram promovidas 17 audiências públicas, que, primando pela democracia, possibilitaram aos deputados e sociedade em geral a realização de discussões, cobranças por soluções e sugestões para a construção de um futuro melhor. Com o tema “Apresentação de Projetos de Investimentos Federais e Integração da Segurança na Área de Fronteira”, a audiência pública proposta e presidida pelo presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa de Leis, deputado Cabo Almi (PT), FMaioridade penal

I

ntitulada “Maioridade Penal e Flexibilidade da Lei Trabalhista sobre o Menor”, a audiência pública realizada no dia 18 de junho foi proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), 3ª vice-presidente da Assembleia, em parceria com o deputado Professor Rinaldo (PSDB). O debate contou com a colaboração de autoridades ligadas aos assuntos.

FFalta de contadores

A

criação do curso de Ciências Contábeis na UFMS, por solicitação do CRC/MS (Conselho Regional de Contabilidade de MS), norteou a audiência pública realizada no dia 6 de junho. De acordo com o deputado estadual Professor Rinaldo, proponente do evento, Campo Grande é a única capital brasileira que não possui esse curso superior em universidade pública.

com.br

Deputado Federal Fábio Trad (PMDB-MS)

De conflitos fundiários a saúde, audiências buscaram soluções foi realizada no dia 8 de julho no plenário Júlio Maia. Conforme o petista, “os investimentos na área de fronteira aumentaram significativamente, mas vamos cobrar do governo federal ainda mais recursos”.

Considerada a maior porta de entrada de drogas para o país, a fronteira seca formada entre Mato Grosso do Sul, Paraguai e Bolivia, desencadeia, no ponto de vista do parlamentar, grande parte das ações criminosas do

Brasil. Uma carta com proposições, a fim de garantir mais segurança nas fronteiras, foi encaminhada ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, e à presidente da República, Dilma Rousseff.

FLuta por terras o dia 30 de maio, o conflito entre indígenas e policiais, durante cumprimento de mandado de reintegração de posse em favor do produtor rural Ricardo Bacha, acabou em morte. O índio terena Oziel Gabriel, de 32 anos, foi atingido por um tiro, no abdômen, e não resistiu ao ferimento. A propriedade, conhecida com Fazenda Buriti, em Sidrolândia, a 60 km da Capital, é considerada terra indígena, reconhecida em 2010 pelo Ministério da Justiça como de posse permanente dos índios terena. A ocasião colocou em evidência o problema enfrentado em Mato Grosso do Sul que, há décadas, sedia os conflitos envolvendo produtores rurais e indígenas. Situação que já conduziu a história do Estado a inúmeros momentos marcados por mortes. Dias antes da fatalidade na Fazenda Buriti, uma audiência pública, realizada no dia 27 de maio no plenário Júlio

Maia, proposta por Mara Caseiro, em parceria com o deputado Zé Teixeira (DEM), discutiu a problemática.

neficiar clínicas particulares, investigados pela PF (Polícia Federal) durante a “Operação Sangue Frio”, motivaram o debate. A discussão desencadeou a criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, instaurada no dia 23 de maio, que investiga possíveis irregularidades no repasse de verbas do SUS.

N

FSaúde esta doente No dia 9 de maio, por proposição dos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Lauro Davi (PSB), e endossada por outros 14 parlamentares da Casa de Leis, a audiência pública que debateu o tema ‘A Terceirização dos Serviços de Saúde no Estado de Mato Grosso do Sul’, reuniu representantes de hospitais públicos, dos conselhos de saúde, MPE (Ministério Público Estadual), Controladoria-Geral da União e demais responsáveis pela Saúde no Estado. Sessões de quimioterapia em pacientes mortos, prescrição de dosagem reduzida ou apenas soro para economizar medicamentos, cobrança superfaturada na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) e fechamento do setor de oncologia em hospitais públicos para be-

FEducação de qualidade 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública foi marcada, em todo o Brasil, pela realização de audiências e atos públicos e em Mato Grosso do Sul não foi diferente. Proposta pelo deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Casa de Leis, após solicitação do presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, a audiência pública “Piso, Carreira e Profissionalização dos Funcionários da Educação – Educação Pública eu apoio”, reuniu centenas de trabalhadores.

Pelo terceiro ano consecutivo o deputado federal Fabio Trad (PMDB-MS) se destaca na Câmara Federal por sua assiduidade. A bancada sul-mato-grossense na Casa esteve praticamente em todas as sessões ordinárias no primeiro semestre de 2013, mas foi Fabio Trad quem colocou Mato Grosso do Sul na lista de assiduidade, com 100% de presença. O peemedebista participou das 25 ordinárias e 69 extraordinárias de fevereiro até

julho deste ano, quando começou o recesso parlamentar. “O plenário é o campo de luta em que o jogo político é jogado pela palavra. Minha assiduidade de 100% em 2013 neste semestre é um gesto de respeito para com os que votaram em mim, mas, sobretudo um ato de fé e entusiasmo para com o Poder Legislativo”, afirmou o deputado em entrevista ao site de notícias Campo Grande News.

Deputado Giroto apresenta emendas de R$ 450 milhões para saúde e transporte O deputado federal Giroto (PMDB/MS) apresentou três emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2013 que totalizam R$ 450 milhões para atender os setores de saúde e de transporte rodoviário. As propostas são emendas de bancada e foram encaminhadas na segunda-feira (29) à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização (CMO), do Congresso Nacional. Deste total, o maior valor é para o setor de saúde, totalizando R$ 300 milhões. Uma das emendas – apresentada em conjunto com os deputados federais Mandetta (DEM) e Fábio Trad (PMDB) – no valor de R$ 200 milhões é para estruturar a rede de serviços de atenção básica de saúde, no Estado. Outra, no valor de R$ 100 milhões – em conjunto com o deputado Fábio Trad – é para construir e

Deputado Edson Giroto

implantar o Centro de Terapia Celular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS. O parlamentar ressaltou ainda que as duas emendas são para atender a demanda muito grande no setor de saúde que existe em Campo Grande e em todo o Estado. “A nossa proposta é dotar Campo Grande de um centro de referência nacional no tratamento de doenças utilizando células tronco”.


l berdade! !

com.br

“Ponta Porã Forte” tenta amenizar tráfico e contrabando Uma operação policial acontece em Ponta Porã desde o dia 22 de julho, a ação reúne todas as forças estaduais da segurança pública para combater os crimes como tráfico de drogas, contrabando e diversos outros que ocorrem na fronteira com o Paraguai. Conforme as informações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a operação “Ponta Porã Forte” está sendo realizada através de diversas fases, o primeiro balanço das apreensões será divulgado na terça-feira (06). A operação faz parte da Estratégia Nacional

de Fronteiras (Enafron), e também atende a um pedido realizado pelo governado André Puccinelli ao secretário da Sejusp, Wantuir Jacini. A primeira fase termina hoje (04) e a partir deste será feito um balanço, com ajustes, para posteriormente dar a continuidade a operação. No entanto, as autoridades responsáveis garantem que houve uma redução nos números criminais de Ponta Porã. Ainda de acordo com a Sejusp, não está descartada a possibilidade de operações semelhantes em outros municípios

fronteiriços. Ainda conforme o secretário Wantuir Jacini, por meio da Enafron, já tem previsto o investimento de cerca de R$ 45 milhões em Mato Grosso do Sul, com contrapartida do Estado, envolvendo o reaparelha-

mento e modernização da estrutura das unidades de segurança na fronteira e núcleos de inteligência, implantação de videomonitoramento em cidades fronteiriças e a aquisição de um sistema de rádio e comunicação.

BONITO

Sanesul e governo entregam obras de esgoto Em Bonito, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) investe constantemente em obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, prova disso é que até agora os recursos aplicados no município, entre obras concluídas, em andamento e a executar, ultrapassam o valor de R$ 5 milhões somente em esgoto. Como parte deste plano de investimen-

tos, o governador André Puccinelli e o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, entregaram na quarta-feira (31) obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município com a inauguração de três estações elevatórias de esgoto – duas localizadas no bairro Hípica Parque e a outra no loteamento Portal do Rio Formoso, além da implantação de 1.082 metros de linha de recalque. Foram aplicados na obra mais de

R$ 573,6 mil, de recursos próprios da Sanesul. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Diogo Sichinel Saliba, foi necessária a construção das estações elevatórias de esgoto, chamadas de

Hípica Parque I e II, para atender um loteamento com aproximadamente 250 lotes, no bairro Hípica Parque. Já a outra estação irá atender 324 lotes no loteamento Portal do Rio Formoso.

CASSILÂNDIA

Prefeitura move ação contra presidente da Câmara

A

Prefeitura de Cassilândia ingressou coma Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o atual presidente da Câmara Municipal de Cassilândia, Waddyh Moyses Neto, o Mineiro, pedindo ainda o seu afastamento do cargo de vereador. Mineiro é acusado de ludibriar a boa fé do Instituto do Seguro Social, Executivo Municipal, Poder Legislativo e do Judiciário, por receber mensalmente, de forma indevida, apo-

sentadoria por invalidez no valor de R$ 1.163,28, e proventos como presidente do Legislativo Municipal no valor de R$ 6.243,42. Consta da ação que Mineiro está aposentado por invalidez desde 2005. Em 2012 Waddyh foi eleito vereador e deveria ter procurado o Instituto e solicitado a suspensão temporária de seu benefício até o término de seu mandato, o que não fez. Conforme petição, Mineiro está violando os deveres de honestidade,

Vereador de Cassilândia Waddyh Moyses Neto

imparcialidade e lealdade às instituições públicas, devendo ser punido com a perda do mandato, ressarcimento aos cofres pú-

blicos municipais e ao Instituto Nacional do Seguro Social, multa civil, nos moldes do que a Lei 8.429/92 determina.

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 07

CORUMBÁ

Prefeitura inicia processo para contratar cuidadores em saúde mental Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado visando contratação temporária de quatro profissionais da área de Cuidadores em Saúde Mental, para trabalhar no Serviço de Residência Terapêutica (SRT), órgão ligado à Secretaria de Saúde da Prefeitura. O processo está a cargo da Escola de Governo da Secretaria de Gestão Pública e as inscrições podem ser feitas de hoje, 31 de julho, até 06 de agosto.

As inscrições podem ser feitas na Escola de Governo de Corumbá, localizada na Rua Colombo, 1766, Bairro Aeroporto, no período das 08 horas às 17h30, de segunda a sexta-feira. O edital do Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária pode ser acessado no link abaixo ou na página http://www.corumba.ms.g ov.br/site/ cidadao/3/escola-de-governo/20/ .

Prefeito inicia entrega de kits para os mais de 16 mil alunos da Reme

Tr a n s f o r m a n d o palavras ditas em campanha em atitudes concretas, o prefeito Paulo Duarte apresentou na quarta-feira (31), o novo kit escolar que começou ser entregue aos mais de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme). O ato, reafirmando que sua gestão coloca a educação como bandeira principal, destacando-a como prioridade para que uma nação se desenvolva, aconteceu na Escola Municipal Clio Proença, unidade de ensino com o maior número de alunos. Vestido de estudante, com a mochila e tênis do novo kit esco-

lar, Paulo Duarte voltou aos bons tempos de aluno da “tia Isabel” e da rede pública, se emocionando ao compartilhar sonhos da sua infância. “Durante muito tempo da minha vida, o meu maior desejo era ter um par de tênis e mochila. E através de vocês eu estou realizando essa vontade de criança. Eu quis ser prefeito da cidade onde eu nasci, só para ter a oportunidade de desfrutar momentos como este”, declarou Duarte. “O que eu não pude ter ou demorei muito pra conquistar, nós estamos conseguindo dar a vocês”, continuou.


l berdade! !

Página 08 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

Foi um prazer fazer cinema Jornalista Martins

Com quase 50 anos de cinema, Reynaldo, natural de Santo Antonio de Leveger (MT) formou-se na Universidade da Califórnia, centro da indústria cinematográfica norte-americana e retornou ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, no final de 1963. Repleto de ideias e projetos que, de certa forma, morreram quando do nascimento da Redentora (Golpe Militar de 1964). Em 1968 foi para São Paulo filmar “Agnaldo, Perigo à vista”, com o então Rei da Voz, Agnaldo Rayol. Casou com a cidade, onde viveu até 2009. Reynaldo participou de dois longas de produção norte-americana sobre o Tarzan – que

era uma febre nas TVs americanas da época. Fez cinco longas, em película, em sua carreira, um deles rodado no Pantanal, em 1971, “Pantanal de Sangue”, e trabalhou com todos os grandes diretores, produtores e atores deste último meio século. Seu primeiro filme, “Férias no Sul” (1967) sedimentou a carreira do ator David Cardoso. Chegou a rodar um longa com temática política, em 1968, que nunca foi lançado devido à Censura, como diz, você não podia comentar a situação política ou econômica, por outro lado eram permissivos em matéria de sexo que atraía público. Apesar de o longa ser muito mais prazeroso, trabalhou com dezenas curtas e médias, mas a sobrevivência financeira só era possível por meio do

com.br

Reynaldo Paes Leme, reconhecidamente um dos profissionais mais qualificados do cinema nacional, não apenas por conhecer profundamente toda a parte técnica mas pelos seus roteiros e direção de longas, médias e curtas metragens, visitou o Jornal Liberdade para narrar um tanto de sua trajetória, que é o próprio caminho do cinema nacional.

mercado publicitário, onde atuou por mais de 40 anos no mercado paulista. Aliás, considera que o que salvou o mercado cinematográfico da extinção foi o mercado publicitário que pagava muito bem e, o dinheiro recebido pelos cineastas era utilizado para a rodagem de filmes custeados pelos próprios diretores. “O que puxava bilheteria e permitia algum ganho aos cineastas era o sexo, naquela época muito mais para o erotismo do que

para o explícito. São Paulo era a boca desses filmes, enquanto o Rio de Janeiro trabalhava com filmes mais introspectivos, sociais e políticos que conseguiam financiamento da Embrafilme. Cada mercado tinha suas características”, diz Reynaldo. Com a Censura a todo galope, o cinema nacional perdeu muito em não poder discutir temas sociais e subaproveitou o conhecimento e talento de profissionais como Reynaldo,

requisitado e elogiado por cineastas como Jean Garret. O pesquisador e estudioso, Rodrigo Pereira o classifica como um dos ícones dos Filmes Rurais de Aventura, e diz que este segmento foi desprezado pela historiografia. Entusiasta das novas técnicas de filmagens, que acredita irão conseguir superar a qualidade da película, tem trabalhado com este equipamento em seus últimos curtas. Com um roteiro em mãos, “Campo

Grande me engana”, ficção policial, busca financiamento para levar adiante o projeto. “Foi muito prazeroso viver a vida de cineasta. Não fiz fortuna, mas não me prendi a uma vida metódica e angustiante. Casei com a arte cinematográfica e vivi com ela até hoje. Vou permanecer fazendo cinema, sejam curtas, médias ou longas. É assim que sei viver, é assim que gosto de viver”, enfatiza Reynaldo Paes de Barros.

De nova cobiçada a amante preterida, PDT quer mídia Jornalista Martins

D

agoberto Nogueira (PDT), candidato a vice-prefeito da Capital em 2012, na chapa encabeçada pelo atual secretário Edson Giroto (PMDB), e responsabilizado por muitos como um dos fatores da desarticulação da campanha, que transformou aliados em antagonistas, retorna agora em busca de mídia. Em que pese o esforço pela rearticulação do partido, inexistente durante a permanência de Dagoberto como presidente estadual da legenda, parece que a dissidência tem nome, sobrenome e uma persistência sobre-humana em provocar rusgas. Ou seria quase que uma maldição sobre o partido? João Leite Schmidt, atual presidente estadual, um

dos maiores articulistas políticos do Estado assumiu com a missão de dar rumo ao emaranhado de intrigas, desapontamentos e rancores. No entanto, uma sucessão de acasos nefastos como a cassação de prefeitos, envolvimento de pessoas do gabinete de Felipe Orro com crimes políticos, dos quais o próprio Felipe não pode se dizer inocente, cassação do vereador Paulo Pedra de Campo Grande, o último bastião pedetista na política da capital e, agora, não bastasse, declarações de Dagoberto. Falar de sucessão, agora, quando não abaixou a poeira da última eleição, enquanto ânimos não serenaram, candidatos – exceto Delcídio – não firmaram consenso em torno de seus nomes, era tudo o que o PDT não necessitava. E, pelas suas palavras, o partido assume

Dagoberto Nogueira, ex-Presidente do PDT

sua pequenez anunciada na desistência pelos mais cobiçados e significativos cargos. Dessa forma a prima dona fica por conta da Câmara dos Deputados. Adivinhem quem a cobiça? Dagoberto, aquele que tem suas votações

decrescentes na mesma proporção que crescem denúncias. Para quem já teve um partido forte, resta a posição de tábua de salvação neste maremoto em que se tem transformado a política. Cabe ao gover-

nador André Puccinelli desandar de vez o caldo e formar uma aliança que permita tempo de TV à campanha, associado a pouca confiabilidade e a inevitável desagregação. Dagoberto quer, por enquanto, mídia. Não

para o partido, não para um projeto, mas apenas para suas pretensões pessoais. Conhecendo um tantinho de política, pode-se avaliar que sua eleição seja improvável, mas no fechar das contas ele se sairá bem.


!

l berdade!

com.br

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 17

Por Noêmia Ana Frazão

Cozinha pequena? Saiba como decorar

Q

uando pretende decorar uma cozinha pequena, torna-se um pouco mais complicado a tarefa, mas na verdade é que não existem espaços pequenos que impeçam uma boa decoração. A primeira coisa que a pessoa tem a fazer é estudar o local onde pretende realizar modificações, se esse local for a cozinha, então mãos a obra. Depois em vez de ir logo comprar os eletrodoméstico deve primeiro saber qual vai ser o tipo de decoração. Como já deve saber o planejamento e a criatividade pode fazer com que cada centímetro da cozinha pequena se torne em algo muito útil. Coloque de lado aquela ideia de ter uma cozinha pequena cheia de obje-

tos, pois o que se prima é uma decoração jovem, simples e harmoniosa. O excesso de objetos vem trazer a casa um visual muito pesado e apertado o que se pretende é obter espaço. Nós hoje vamos apresentar algumas dicas para decorar cozinha pequena, tornando esse espaço ainda mais agradável para toda a família. A primeira coisa que as pessoas devem pensar é em armários de parede de modo a que tenham arrumação, sem ocupar muito o espaço para se movimentar. Depois quando se fala em organização também é saber guardar os objetos nos locais mais indicados, conforme o número de vezes a sua utilização. Os que são mais frequentemente utilizados, mas abaixo do que os menos utilizados.

Cores na cozinha As cores são um ponto da decoração muito importante, a cor transmite as pessoas energia, por isso o que se pretende numa cozinha pequena é a ilusão de mais espaço e de boa energia. As pessoas que querem decorar a cozinha pequena devem apostar em cores mais suaves e frescas, pois dão uma luz muito natural. As tonalidades mais indicadas são o

branco, pérola, amarelo e os tons neutros. Mas ao optar por estas cores não quer dizer que não pode conjugar com objetos mais coloridos como

os cor de laranja, verdes, os azuis entre outras cores. Quando se fala em decorar cozinha pequena está-se a exigir muita criatividade. Além disso,

a cozinha é um espaço dividido pelos vários elementos da família, logo deve estar de acordo com os vários gostos. (fonte: decorar.ideias.com)

r Supoe fer tas

Agora perto de você!

Venha r i Confer

Tintura Koleston Kit (exceto cores especiais)

por

•Frutas Nacionais e importadas • Frutas Exóticas Frutas Secas • Legumes • Verduras • Empório Produtos Naturais •Conservas • Adega

Fone: 3211-1091 www.porifrut.com.br / contato@porifrut.com.br Rua Vitorio Zeolla, 1200 - Carandá Bosque

de: 16,75

R$14,99

PAGUE COM O SEU CARTÃO CONVÊNIO

3354-2711/ 9257-6610

Rua Olímpio Klafke, 579 - Mata do Jacinto Campo Grande/MS


com.br

l!berdade!

Página 16- Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

Estrelas que brilharam no espaço Gracy Becker

. PAPO de MULHER

Penteados de festa: opções inspiradas nas celebridades Advogada Wanessa Garcia

Andrea Tamura e Camila Tormena

Retrô Volume no topo da cabeça é indispensável para criar um penteado retrô. Esse tipo de semipreso é perfeito para mulheres que desejam um visual clássico e meigo. Se quiser algo mais despojado invista em uma tiara com cara rocker, como mostra Hilary Duff; se quiser algo mais discreto, inspire-se no look de ZooeyDeschanel.

Rosangela e Najla Did

Venha conhecer nosso trabalho, luzes, ombre hair, texanas, especialista em loiros

Bagunçado Este penteado é bagunçado só no nome. Popular entre celebridades moderninhas como Mary Kate Olsen e Kate Bosworth, o efeito opaco pode ser alcançado com pomada em pó (que dá volume) ao desfiar os fios, penteando-os no sentido contrário ao comprimento.

Espaço Gracy Becker Siga-nos nas midias sociais

Cacheado O cabelo cacheado é o que mais aparece nas capas de revistas femininas brasileiras, justamente por criar esse visual sexy que as brasileiras tanto amam. O penteado pode ser usado com todos os tipos de corte. Aposte para ficar linda igual Paloma Bernardi e Alinne Moraes.

Gracy Becker hair

Saia na frente anuncie conosco

(67)3043-0013

Seja um revendedor

Rose Brandão - Supervisora de vendas (67) 9126-3256 - (67) 9840-3446 roseobrandão@gmail.com

Gracy Becker Luzes+selagem térmica+ escova por R$150 Progressiva por R$130 (ganhe um leave-in para manter seus fios hidratados) Corte+hidratação sweet+escova modelada por R$40 Cristalização + aplicação de óleo de argan por R$69.90 Penteado e Maquiagem por R$90


com.br

l!berdade!

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 09

.com.br

Roque Pellizzaro Junior, Roberto Reck e Edson Araujo

Luiz Eduardo (SPC Brasil) e Claudio Ribas

Lucimar Lacerda, Edson Senhorini, Alessandro Jorge e Reiner Borges Alves (Banco do Brasil)

Jorge Luiz, Ionice Piazzi e Candido Gimenez

Dendri Rios, Edson Araujo e Leonardo Matsuda

Alvaro Fialho, Sullivan Vareiro e Alesi Fialho

Aniversário Parabéns especial ao nosso leitor Alfredo Farinha que completará mais um ano no proximo dia 08/08.

Requinte Cortinas

Parabéns a querida Luiza Aguero Weiss, que no dia 02/08, completou mais um ano, felicidades.

Eventos Sérgio Mallandro se apresentará dia 17 em Campo Grande, no Shopping Campo Grande. O “Palco Brasil” terá sessão no sábado, às 21h30. Os ingressos já estão à venda no shopping, por R$ 80,00 o setor A e R$ 60,00 o setor B. Acontecerá no próximo dia 22 o jantar amigos e negócios, evendo realizado pelo jornal liberdade de rodada com empresários da capital, onde cada um estará apresentando seu trabalho, ingressos pode ser adquirido pelo telefone 3043-0013

Persianas horizontais, verticais, rolos e romanas

Cortinas de tecidos

Fazemos manutenção e limpeza

(67)3382-1210 8157-2434 R: 25 de Dezembro 1054 - Centro


l berdade! !

Página 10 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

Projeto de Vander cobra transparência no reajuste de tarifas de serviço público Mais transparência nos serviços públicos. Com esse objetivo, o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) apresentou na Câmara o Projeto de Lei (PL) 5929/2013 para determinar a divulgação de informações que instruam análise de reajuste ou revisão de tarifas de serviço público. A proposta altera a Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 - que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no artigo 175 da Constituição Federal - e a Lei 9.472, de 16 de

Adaltro Albineli

O MENSAGEIRO DA ESPERANÇA

julho de 1997 - que trata da organização dos serviços de telecomunicações nos termos da Emenda Constitucional 8, de 1995. De acordo com o deputado sul-mato-grossense, não é de hoje que os reajustes de tarifas dos

transportes urbanos são decididos pelas autoridades municipais ou estaduais sem que seja dada aos usuários a oportunidade de participação no processo. Em alguns casos, sabe-se bem, a tarifa é reajustada mediante en-

tendimento direto entre o governo e os empresários, o que pode levar à prática de corrupção. Além do transporte coletivo, os serviços de telecomunicações também sofrem de falta de tranparência.

Grupo de dança da Capital Jogo do Palmeiras é vence concurso nacional cancelado e valores dos ingressos pagos serão devolvidos

O grupo jovem de dança “SEISHUN”, da Associação Esportiva e Cultura Nipo Brasileira (AECNB), conquistou no último fim de semana o prêmio máximo do Festival Yosakoi Soran, que aconteceu em Maringá (PR). Concorrendo com outros noves grupos de várias partes do Brasil, os integrantes de Campo Grande saíram vitoriosos com o Grand Prix, prêmio máximo do evento, sendo considerado o melhor dos melhores. Com movimentos precisos, fortes e marcantes, o grupo apresentou a coreografia que remete ao tema, Alvorada. “Neste ano, buscamos

com.br

movimentos que remetem o renovar de novas esperanças, juntamente com a sincronia e a alegria para surpreender o público de todas as formas”, disse Gustavo Sakai, 23 anos, que está no grupo há cinco anos. O Yosakoi Soran é um festival de dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade. Criado em 1991, em Hokkaido (Japão), ele representa uma celebração em agradecimento pelos resultados da colheita e da pesca. Dança e música exaltam os movimentos da atividade pesqueira simbolizando a luta contra o mar e o heroísmo dos pescadores em busca de sustento.

O jogo entre São Caetano e Palmeiras, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que chegou a ser cogitado para acontecer em Campo Grande, no dia 6 de agosto, está mantido para o estádio Anacleto Campanella, em São Caetano, frustrando o torcedor campo-grandense. Os valores pagos pelos ingressos serão devolvidos no próprio local em que foi comprado, o Gugu Lanches. Segundo o empresário, todos os detalhes para a realização do jogo estavam acertados, com as cotas definidas e local de hospedagem das equipes. O único detalhe que faltava era a confirmação por parte do departamento técnico da Confederação Brasileira de Futebol-CBF. “Realmente não entendo o que aconteceu. Estava tudo acertado. Somente no fim da tarde é que recebi a confirmação da

CBF que o jogo estava mantido para São Caetano. Foi um golpe mas temos que assimilar. O torcedor não tem culpa alguma e o dinheiro vai ser devolvido sem problema algum”, afirmou. Por seu turno, o presidente da Federação de Futebol, Francisco Cezário de Oliveira, declarou que como o mando de campo era do São Caetano, todas as providências junto à CBF deveriam ser tomadas pelo clube paulista. “Por aquilo que fui informado, a CBF se baseou no Estatuto do Torcedor, que determina que a mudança na tabela de uma competição somente é permitida com 10 dias antes da data marcada. Como na semana passada o Rio parou devido a passagem do Papa, a CBF fechou e a mudança não foi possível”, afirmou o dirigente. (midiamax)

Num cenário de adversidades e de incertezas, a nação brasileira recebeu o Papa com seu jeito franciscano de ser. Sensível e despojado, o pontífice participou entre os dias 23 e 28 de julho da 28ª Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro. Foi um momento histórico para o Brasil e seu povo acolhedor. Milhões de fiéis, a maioria jovens, veneraram sua Santidade e celebraram em paz falando de amor e fraternidade. Nos altos da sua experiência e ciente das chagas sociais que afligem os latinos americanos, em particular os brasileiros, o portenho Jorge Mario Bergoglio trouxe consigo uma mensagem cujo conteúdo é de fé e esperança. Na Bíblia o livro aos Romanos 5 diz: “...a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança”. Talvez, nesse texto sagrado, o experiente pastor da Igreja Católica, tenha se inspirado para proferir a mensagem que trouxe um refrigério para as almas e paz para os corações. Além das palavras, os gestos e as atitudes do Papa apontam para um homem vocacionado, isso foi marcante. Foram 5 dias inesquecíveis, para muitos. Prometendo voltar em 2017, o peregrino Francisco retornou ao Vaticano

deixando encargos aos cofres públicos do Brasil na casa de 118 milhões, que serão rateados entre o município, estado e o governo federal. Uma bagatela nada franciscana, mas enfim, o gasto aconteceu por uma boa causa. Afinal de contas, fiéis de 175 nacionalidades se congregaram na JMJ. Ao dizer que “Cristo bota fé nos jovens”, o Papa reacendeu a chama do ânimo e da esperança na juventude. Voltando à realidade, o que a juventude deve ter na consciência é que vivemos dias de tribulação e nada mudará num passe de mágica. Pois sob os alpendres dos templos e as marquises dos prédios das grandes cidades, os pobres continuam a esperar por um teto enquanto partilham um pedaço de pão. Nesse processo de construção de uma sociedade mais justa, o pobre deixa de ser ingrediente do discurso religioso e passa a ser um instrumento onde todos podem materializar uma das propostas mais importante da fé cristã: O amor ao próximo. Por fim, que os jovens acolham os conselhos do Papa Francisco, e que doravante se constituem em discípulos de Cristo, construtores da paz e promotores da justiça. Viva os jovens! É tempo de esperança.

Bacharel em Teologia e militante de Movimentos Sociais E-mail albineli@ig.com.br

Acesse o site:

.com.br


!

Bernal diz que vai processar Antonio João O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, publicou na noite de terça-feira(30), em sua página do Facebook, resposta a matéria veiculada em um jornal impresso diário, que o chamou de “a besta do apocalipse”. De acordo com a publicação na rede social, Bernal responderá com “trabalho, oração e ações judiciais”. Na matéria, Antonio João, presidente regional do PSD - partido de oposição a base do pre-

feito -, afirma que o prefeito está destruindo a cidade. No texto ainda existem menções de que o prefeito “é um ridículo cercado de ridículos”, entre outras afirmações pouco amistosas. O prefeito disse ainda que recebeu telefonemas de solidariedade ao que chamou de “calúnias e agressões graves” que recebe diariamente. Na publicação impressa existe ainda

Estado paga R$231 mil por dois shows de Daniela Mercury

A “mini turnê” da cantora Daniela Mercury pelo estado de Mato Grosso do Sul custará aos cofres públicos uma quantia equivalente a R$231 mil. O contrato entre o Governo do Estado com a empresa Califórnia Produções Edições Artísticas Ltda-ME, responsável direta pela artista, foi publicado no Di-

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 15

l berdade!

com.br

ário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (30). O contrato confirma duas apresentações da cantora, no Festival de Inverno de Bonito, no dia 03 de agosto e no domingo (04), Daniela Mercury se apresentará em Campo Grande, no projeto “MS Canta Brasil”.

Rosildo Barcelos

Divortium Aquarium

uma charge em que o prefeito aparece com três chifres, montado em uma espécie de cavalo com o número

666, devastando carros, prédios e até o Obelisco, monumento que marca o centro da cidade. (fonte: capitalnews).

“Não dizer”, isso ainda gera notícias Perguntar não ofende, no entanto, algumas perguntas nascem de viagens ficcionais e geram notícias, ou são feitas para gerar notícias. No embalo do “se toca que nada está resolvido, ainda”, as respostas permitem que se entendam as mais diversas e estranhas composições políticas. Para que isso serve? Nada, absolutamente nada. Se a pergunta a ser feita a um político, digamos, Nelsinho Trad, se existe a possibilidade de ele ser candidato ao

governo em uma chapa com, digamos, Baiano Protético como vice e para o senado o Severino Xique Xique, candidatos à vereador em 2012, ele dirá que estão em conversação para compor uma chapa forte e representativa e que, desde que apresentem as condições necessárias e bla, bla, bla... Então, que serviço alguns jornalista prestam para a democracia quando fazem perguntas tão surreais a pessoas que não estão aptas a responder sequer pelo passado, que dirá sobre o futuro?

Evidentemente que no contexto territorial a Bolívia é considerada uma área estratégica e abastecida em recursos, uma vez que; nela se encontra o Divortium aquarium (divisor de águas) sul-americano. E justamente, este interesse internacional acarretou para o sobredito país, disputas territoriais que culminaram em conflito bélicos em três oportunidades diferentes, ou seja, a Guerra do Pacífico (187983) contra o Chile; a Guerra do Acre (1903) contra o Brasil; e a Guerra do Chaco (1932-35) contra o Paraguai, levando-a a se desvencilhar de boa parte de seu espaço original, fato que facilitou a percepção de que o país deveria se constituir referência para seus vizinhos, no sentido de transformar o país no ponto de unidade. Desta feita há muito tempo é buscado correlações e acordos bilaterais em função das disposições territoriais e as facilidades de acesso por fronteira seca possibilitando o aproveitamento do espaço por ferrovias,hidrovias e terrestres.Tanto foi que em 1972 os Presidente Médici e Banzer encontraram-se Corumbá/MS, na época, estado de Mato Grosso e assinaram uma declaração conjunta, visando o estreitamento das relações comerciais e demonstravam as aspirações e as necessidades dos dois países,o que evidenciou um programa de natureza comercial, de importação e exportação, binômio insubstituível para quem pretende estabelecer relações de integração e que tem perdurado até os dias atuais. Ademais, tais atos fortaleceram grandemente o apoio comercial entre os dois países. Entretanto, norma legal restringe a atuação por fretamento de veículos com pelo menos oito lugares como vans e micro-ônibus destinados ao transporte internacional de passageiros. A lei 10 233/01 *articulista

que regula o transporte terrestre e aquaviário,preconiza que esta modalidade de serviço deve ser exercida em liberdade de preços dos serviços,tarifas e fretes e em ambiente livre e de aberta competição,embora a Resolução 17/02 da Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT indique que este tipo de fretamento seja feito apenas com ônibus. Evidentemente que a vedação aos micro-ônibus e às vans indique uma obnubilação a circulação autorizada principalmente as populações de conurbações (conjunto formado por uma cidade e seus subúrbios ou por cidades reunidas), como as que existem na faixa litorânea ao longo dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. E neste mesmo norte, diminuem as opções de transporte para as populações das áreas de fronteira do País, onde há municípios com relacionamento estreito com localidades de países vizinhos. E isto tem causado um desconforto para as empresas de ônibus que buscam um atendimento de qualidade e concomitantemente um óbice a exploração da atividade turística na região. Diante do exposto, é de suma importância um entendimento célere, ameno e que possa levar em consideração as peculiaridades dos ambientes e das pessoas envolvidos. A Câmara Federal examina o Projeto de Lei 6083/05 do então Deputado Marcondes Gadelha (PSB/PB) reiterado pelo Projeto de Lei 7816/10 do Deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) que trata do assunto. Enquanto isto, grupos menores de estudantes, turistas, trabalhadores ou simplesmente grupos de viagem a lazer; ficam também, com um número de opções depauperados para encontrar um veículo mais apropriado as suas necessidades prementes.


!

Página 14 - Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

l berdade!

Simpósio de Direito Penal é oportunidade para aperfeiçoamento A rapidez na evolução do Direito no Brasil e no mundo e os avanços do Direito Penal forçam os advogados e operadores a atualização e capacitação constante. Essa foi a análise do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues, na abertura do Simpósio “Direito Penal e Processo Penal”, promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA/MS) e pela Seccional, na terça-feira (30) e quarta-feira (01). Para o presidente, as mudanças constantes no Direito são a mola propulsora para a preparação

de bons profissionais. “Quem busca se atualizar e se capacitar, sai na frente”, diz Júlio Cesar. O simpósio conta com debates e palestras com professores e especialistas na questão penal. “Buscamos um debate qualificado para agregar ainda mais conhecimento ao advogado, operado de Direito e estudantes”, disse a diretora geral da ESA/ MS, Rachel Magrini. A palestra de abertura foi feita pela procuradora da República de Portugal, Maria da Conceição Bentes de Oliveira, com “As medidas cautelares no processo penal e as

ECONOMIA ! Campo Grande obteve o 11º lugar no ranking na geração de empregos Campo Grande obteve a 11ª posição no saldo acumulado de empregos, gerando 3.618 de janeiro a junho de 2013, ficando à frente de capitais como São Paulo-SP (12º), Belo Horizonte-MG (14º) e Florianópolis-SC (15º). Os dados foram publicados pelo Caged - Cadastro de Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. A Capital de Mato Grosso do Sul registrou, no mês de junho, 414 novos empregos formais com Carteira Assinada. Mato Grosso do Sul apresentou o saldo de 1.437 novas vagas e o país registrou em junho o saldo de 123.836 novos empregos com Carteira Assinada.

Sindicato faz rescisão em massa e vai cobrar pagamento de demitidos na Justiça O grupo de 60 demitidos da Filizola, empresa fabricante de balanças, faz nesta quarta-feira a rescisão para ter acesso ao saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e entrar com pedido de seguro-desemprego. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos, Robson Willian Souza de Freitas, não houve acordo quanto ao pagamento do restante do acerto e a empresa será alvo de ação judicial. De acordo com o presidente do sindicato, somente 20 funcionários continuam na empresa, localizada na avenida Costa e Silva, Vila Progresso, em Campo Grande. A Filizola tem sede em São Paulo e no ano passado entrou em recuperação judicial, recurso para evitar a falência. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa na Capital e São Paulo, mas os telefones só chamam.

com.br

João Carlos Silva NEM OURO NEM PRATA

Presidente da OAB/MS), Júlio Cesar Souza Rodrigues

medidas de coação portuguesas”, às 19h. Na quarta, o Simpósio segue com programação a partir das 8 horas, com o tema “O elemento subjetivo nos crimes de homicídio e lesão corporal no trânsito”. A mesa

será presidida pelo advogado Felipe Azuma, presidente da 4ª subseção da OAB/MS em Dourados, e terá a advogada e professora universitária Andréa Flores e o promotor Antônio David Medeiros como debatedores.

Golpe do “falso boleto” leva multinacional a perder R$ 5 milhões Empresas de grande e médio de Mato Grosso do Sul porte estão sendo alvos de uma quadrilha de golpistas. De acordo com a Dedfaz (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações), que está investigando o caso, recentemente uma multinacional foi prejudicada pelas ações do bando e perdeu o equivalente a R$ 5 milhões. A orientação é para que os gerentes e empresários fiquem atentos, neste caso, os golpistas compram listas de e-mails no mercado negro e enviam boletos falsificados para pagamentos. Acostumados a receber cobranças online, as empresas são as que mais caem na cobrança falsa. Segundo a polícia, é preciso ter cuidado na hora de imprimir algum boleto via e-mail e, caso desconfie e algo, procure informações junto a empresa responsável pelo pagamento ou a polícia.

Santander Brasil tem queda de 3% no lucro líquido do 2º trimestre O Santander Brasil divulgou nesta terça-feira lucro líquido geral de 1,478 bilhão de reais no segundo trimestre, queda de quase 3% na comparação com os três meses anteriores, quando o banco lucrou 1,519 bilhão de reais. Analistas, em média, esperavam ganho de 1,27 bilhão de reais. No mesmo período de 2012 a filial brasileira do banco havia lucrado 1,467 bilhão de reais. O Santander atribui a piora dos números ao menor crescimento do crédito, mudança do mix dos financiamentos e redução dos juros.

A frase expressiva do Papa Francisco em seu discurso no Palácio Guanabara mostra tudo aquilo que vai representar o seu Pontificado. O jeito simples e com determinação no trato com seus fiéis deixam Francisco muito mais presente nos corações daqueles que o veem como um santo, um homem fadado ao bem e ao justo. Com sérios problemas internos na sua base o Papa Francisco prepara mudanças emergenciais na Curia para romper de vez com tudo aquilo que enfraquece a igreja nos últimos anos. Sua vinda ao Brasil num momento em que a busca pelo valor do ouro e da prata são mais que visiveis por parte de alguns genéricos que usam a vida pública para se dar bem é mais que oportuna. Disse Francisco que traz dentro de si Jesus Cristo seu bem mais valioso e mais presente. Com isso talvez brilha no céu uma luz e uma estrela. O sonho perdido que pairava no ar parece que foi finalmente encontrado por todos. O grito da multidão nas ruas não eram manifestações con tra tudo isso que está ai desgarrando o Brasil dos brasileiros mas uma demonstraçao de fé pelo líder da igreja. Francisco sabe perfeitamente como está o Brasil e o seu povo. Conhece o que passa pelas ruas. Na sua Argentina também não é diferente.

Lá o seu povo sai nas ruas sempre para cantar pelo justo e pelo correto. O sangue latino nas veias de um ideal de patriotismo que não é inerte jamais. Teremos por alguns dias Francisco entre nós. Vamos reunir jovens de todo o mundo na cidade do Rio de Janeiro para mais uma paisagem inesquecivel. Os jovens como janela para um futuro promissor e voltado para os laços da familia com união , justiça e amor entrelaçados na amizade. Tudo isso sem o valor do ouro nem da prata que Francisco disse que não tinha. Muitos não tem. Muitos procuram o valor nas pessoas dentro de seus corações e pela sua alma e sua magnitude como seres humanos. Essa lição pregada por Francisco foi esquecida pelo festejado Joaquim Barbosa que desconsiderou sem necessidade alguma Dilma na solenidade do Palácio Guanabara no momento que veio a tona a compra de um apartamento em Miami (EUA) por parte dele para fugir dos tributos que aqui na sua terra são enormes. Fica Francisco sem ouro nem prata e com Cristo no coração idolatrado pelo seu rebanho e Joaquim Barbosa com muitas explicações para dar para os brasileiros que querem arrebanha-lo para um cargo eletivo. Depois dessa ...

Acesse o site:

.com.br


!

l berdade!

com.br

Não haverá "volta, Lula" porque o ex-presidente "não saiu"

E

m entrevista exclusiva à Folha, a presidente Dilma Rousseff disse que o ex-presidente Lula "não vai voltar porque ele não saiu". De acordo com ela, as comparações com o seu antecessor não a incomodam. "Não me incomoda nem um pouquinho." A presidente ressaltou ainda que a reforma política, que encontra resistência no Congresso é um pedido de "todo mundo". Para Dilma, o plebiscito sugerido por ela e rechaçado pela maior parte do Parlamento-- daria mais legitimidade às mudanças no sistema político. Ele negou que esteja pensando em cortar o

Polícia investiga morte de idoso em UPA da Capital morte de um idoso de 51 anos esta sendo investigado pela polícia em Campo Grande, segundo as informações, Antônio Augusto Muniz Ferreira deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Comunitário (UPA) do bairro Vila Almeida com ferimentos graves no rosto. Além do ferimento, ele também apresentava visível estado de embriaguês, Antônio faleceu por conta de uma parada cardiorrespiratória. O caso foi registrado como morte a esclarecer naDepac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), do bairro Piratininga.

número de ministérios, medida que até mesmo alguns aliados já sugeriram, já que isso não traria economia para o governo federal. Dilma garantiu a permanência de Guido Mantega na Fazenda. Para

a presidente, a inflação está sob controle. Folha - A senhora teria características que não contribuiriam para que projetos deslanchassem. Seria centralizadora, autoritária. Dilma Rousseff - Não, eu

Coordenador estadual Juliano e coordenador adjunto de eventos Luiz Paulo

C

POLÍCIA !

A

“Bodes do Asfalto” promove campanha do agasalho

onsiderado o maior moto clube do país, celebrando dez anos de criação no dia 1° de agosto, os “Bodes do Asfalto” promovem no próximo sábado (10), em parceria com outros motos clubes da Capital, uma campanha social para arrecadação de roupas, agasalhos e alimentos. O local será na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua Treze de Maio, em frente ao Banco do Brasil, no centro de Campo Grande.

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 11

De acordo com o Coordenador Adjunto de Eventos da Facção , o empresário Luiz Paulo, a mercadoria arrecada será distribuída para associações e entidades carentes.“Gostaria de pedir à população que participe da campanha social e que abram as portas de seus armários e doem as roupas e agasalhos que não são mais utilizados, pois há outras pessoas que necessitam e contam com a nossa ajuda”, declarou o motociclista.

Bodes do Asfalto O moto clube “Bodes do Asfalto”, fundado no dia 01 de agosto de 2003, surgiu através de conversas entre Maçons integrantes da lista de discussão Atalaia, sendo inicialmente planejado para apoiar os Maçons Motociclistas, os quais, quando em viagem, viessem a necessitar de algum tipo de ajuda. O “Moto Clube aproxima, através da fraternidade, os irmãos motociclistas com os irmãos das cidades onde ele passaria.

não sou isso, não. Agora, eu sei, como toda mulher, que, se você não acompanha as coisas prioritárias, tem um risco grande de elas não saírem. É que nem filho.Você ajuda até um momento, depois deixa voar.

Cassems leva atendimento especializado para o interior do Estado Devido às necessidades e dificuldades da população do interior do Estado em ter acesso à medicina especializada, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) inicia o projeto Cassems Itinerante. Coxim é a primeira cidade a receber este projeto. No sábado (03), as consultas foram agendadas previamente no próprio hospital. A diretora de assistência a saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, destacou a importância da iniciativa da instituição e, para ela, o sucesso desse projeto depende muito da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento durante os fins de semana para realizarem os atendimentos no interior.

Trote de dentro do presídio ameaça delegado Um trote vindo de dentro do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande ameaçou ao delegado que está investigando o caso de ex-delegado Paulo Magalhães. Conforme o diretor geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas, a ligação foi registrada há cerca de um mês através do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e o autor já foi identificado. Paulo Magalhães foi assassinado no dia 25 de junho, no bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande. Antes do crime, o delegado aposentado distribuiu entre conhecidos dossiês a respeito de várias denúncias feitas por ele através de sua ONG Brasil Verdade. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), pediu a Polícia Civil que investigue os casos para tentar descobrir alguma ligação com o assassinato. Recentemente, o inquérito ganhou mais 30 dias para ser concluído.


l berdade! !

Página 12- Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013

com.br

Vereadores entre a cruz e a espada Jornalista Martins

A

juíza da 35ª Zona Eleitoral, Elisabeth Rosa Baisch, cassou o mandato de Mário César (PMDB), vereador do presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, que recorreu e foi reconduzido ao cargo. Depois cassou pelas mesmas denúncias – compra de votos por meio de distribuição de combustível nas eleições de 2012– os mandatos de Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT), Delei Pinheiro (PSD). Estes vereadores devem recorrer até a terça-feira (6), ou a Câmara irá solicitar à justiça a recontagem de votos e a convocação dos suplentes. Alceu Bueno ainda não foi julgado porque a juíza ainda ouvirá testemunhas nesta sexta-feira (2). Existem duas maneiras de ver a questão: a primeira sob o prisma dos políticos, que se acostumaram a verem as diversas denúncias de erros de conduta e outros, durante o período eleitoral analisadas e julgadas na base do “não existem provas cabais do delito”. Desqualificavam-se testemunhas, baseavam-se na miraculosa contabilidade de contas de campanha, acreditava-se na lisura dos atos e atribuía-se o caixa dois à denuncismo dos derrotados. Neste caso, utilizavam-se os olhos vendados de Têmis, deusa que simboliza a justiça, menos como a premissa de não ver as diferenças entre as par-

Alceu Bueno

tes do processo, e mais para turvar a verdade não contida em leis e que salta aos olhos; a segunda, sob o ponto de vista da população acostumada pela impotência de nunca estar representada, sabendo que tudo será o nada, ou nos termos mais comuns, tudo acabará em pizza. Os índices de confiança na justiça provam isso. Aos amigos, tudo; aos inimigos a Lei. Putas, pobres e Pretos, tremei; a Lei os alcançará, a Justiça, nunca. O que mudou? Para um Estado que foi reconhecido como tendo um dos judiciários mais corruptos do Brasil (conforme declaração da ex-Corregedora Eliana Calmon – Revista ISTO É, 5 de dezembro de 2012, pg. 32), assusta beneficamente estas cassações que vêm ocorrendo, fundamentalmente por estarem ocorrendo na justiça eleitoral. Reflexo do julgamento do Mensalão? Provavelmente sim, pois que a partir de então o Poder Judiciário rugiu sua independência fazendo tremer e temer barganhas

Delei Pinheiro

indecorosas e indecentes. Nas palavras de Eliana Calmon, por ocasião do julgamento que prendeu a atenção de todo o país e que cabe bem neste momento, nesta Capital, “a corrupção [...] a partir de agora tem um freio, e esse freio está no Poder Judiciário [...] que começa a perceber as mudanças que a Constituição trouxe [...] e o julgamento deve fazer a ligação entre o legal e o justo e este corpo único deve invadir todas as Cortes”. O que se está conten-

Juiza Elisabeth Rosa Baisch

Thais Helena

Paulo Pedra

do, não é a Corrupção, mas a sangria.

compra em conjunto por conveniência de preço”.

Inimigos, inimigos, combustível a parte Estarrecedor para os cidadãos foi a descoberta recente de que um mesmo diretório guardava notas de compra de combustível de vários dos envolvidos, mesmo que de coligações rivais, inclusive Thais Helena de orientação política oposta. Por quê? Conforme a juíza bem ponderou, “por terem feito a

Quem ficará em xeque? A justiça ficará em xeque caso os recursos tenham provimento e sejam impetrados tantos quanto sejam necessários até que os políticos cassados façam candidatos viáveis suas esposas, amantes ou cúmplices. Os vereadores já estão na berlinda, o que pouco lhes importa, afinal, estabeleceram e devem manter base eleitoral. Quando a crença geral é de que nenhum político tem caráter, a compra do voto é a forma de conseguir um mínimo retorno. Políticos não cumprem leis, Leis são criadas por eles e julgadas sempre em seu benefício. Haverá sempre atenuantes. Os eleitores, tanto se lhes faz, são pouco mais de 24 mil votos sem o menor valor, sem noção democrática, pessoas não atendidas em seus direitos, que veem seus filhos morrerem nas filas dos postos de saúde, mas receberão a visita de ilustre político no velório pobre. No viés torto de nos-

sa democracia a grita geral é pela consciência popular, no cívico apelo do “Não Vendam Seus Votos”. Não se elaboram campanhas direcionadas aos candidatos a cargos públicos, “Não Comprem Votos”. Suplentes Bem, a situação de descrédito é tamanha que sequer os suplentes prováveis substitutos dos atuais vereadores acreditam que vem a ser diplomados. Talvez a grita parta do minúsculo PTN, que emplacaria o candidato veterano de campanhas, Acumulou. Boa visibilidade para um Partido que pretende vir com chapa pura para 2014, capitaneada pelo, no mínimo controvertido Eduardo Bottura. Todos os outros não têm interesse que se faça cumprir a lei, como bem detalhou o ainda presidente do PSD – do cassado Delei Pinheiro –, Antonio João Hugo Rodrigues: “As cassações possuem fundo político [...] que visam manter a administração decadente do atual prefeito da Capital”. Alguém entendeu?


l berdade! !

com.br

Campo Grande - MS, 04 de Agosto de 2013 - Página 13

Importar Médicos para atender onde? Jornalista Martins Não é a contratação ou importação de médicos cubanos, também, o modo de governar da ilha dos irmãos Castro que está em pauta nas discussões sobre a saúde pública no Brasil. Primeiro foi a contratação pura e simples de cubanos, sem a necessária validação dos diplomas. Uma série infindável de argumentos foi tramada, justificando ir contra as leis que regem o exercício da profissão no país. A verdade mora na necessidade de atendimento nos rincões esquecidos de nosso território, em que se pode elencar uma série de desacertos. Colocar médicos em condições de clinicar é impossível onde não existe estrutura. Salários compensadores são apenas uma mera ilusão, pois que nada compensa impedir-se o desenvolvimento do profissional por afastá-lo de cursos, seminários, palestras, além de lhes proporcionar locais insalubres, falta de assistentes e até de materiais para um simples curativo. Outro dos pontos a ser analisados é que as prefeituras não costumam honrar o pagamento prometidos aos profissionais. Então ele deixa sua vida em uma determinada localidade, transfere-se e corpo e alma para outra cidade e, três meses depois, tem a opção de retornar aos grandes centros arcando todos os prejuízos que essa mudança de vida causou ou aceitar a nova realidade de salários pífios e ainda sem as condições de exercer seu ofício a contento. Dilma e seu governo, querendo agradar seu símbolo sagrado, proporcionariam aos profissionais cubanos, salário e condições de vida que não têm na Ilha, dispensados da validação dos diplomas e postos a atender nas precárias unidades de saúde

espalhadas pelo Brasil, esburacadas, fétidas, infectas e inúteis. Responsabilidade? Nenhuma. De modo ditatorial, alterações no currículo acadêmico são propostas pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante – que ainda não realizou seu sonho de ocupar o superministério da Economia – que não percebe que não nos faltam médicos, muitos oriundos de faculdades sem condições de formar, sequer, atendentes de enfermagem. A questão não é esta. É falta de estrutura para a Saúde Pública, que não se resolve com atendimento médico, mas para o qual é necessário todo um contexto de deve ser equacionado e resolvido pelos governos, de forma definitiva e real. E o mais uma vez o governo se expôs, e mais uma vez perdeu. Capitaneado pelo competente Adib Jatene, a comissão de especialista e trinta e uma universidades apresentou argumentos contundentes contra a prorrogação de dois anos na formação médica. A contrapartida será a prestação de serviços

“voluntários” ao SUS, na forma de residência médica. Essa decisão irá gerar muita e salutar discussões, pois que se passará a questionar aspectos que têm sido escamoteados, como investimentos na saúde preventiva, saneamento, moralização na aplicação de verbas, controle de gastos etc. Mas que esta discussão não se perca na análise da medicina, muito mais importante tanto para o país quanto para o próprio médico é o paciente. Esse tem que ser o principal foco da discussão. Cuba não é um expoente da medicina por curar seus doentes, mas principalmente pela sua concepção de medicina preventiva. Então que se dê especial atenção ao médico da família, que as campanhas de prevenção tenham condições de atender à população. É bom lembrar que as Secretarias de Saúde da grande maioria dos municípios brasileiros administram uma saleta para atendimento clínico e um veículo para transportar pacientes para as cidades maiores.

Cabe agora aos corporativistas Conselhos Médicos participarem efetivamente da discussão, às Universidades entenderem medicina como política pública e ao governo despolitizar a área da Saúde.

Sancionada lei de atendimento a vítimas de violência sexual

Presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff sancionou integralmente a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal.

De acordo com a lei, o paciente vítima de violência sexual deverá receber no hospital o amparo psicológico necessário e o encaminhamento para o órgão de medicina legal e o devido registro de boletim de ocorrência. Os profissionais de saúde que fizerem o atendimento deverão facilitar o registro policial e repassar informações que podem ser úteis para a identificação do agressor e para a comprovação da violência sexual.


Aquivo novo  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you