Page 1


2

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

3


ESPECIAL

GIGANTES EM Reformada recentemente, a Antiga Estação Ferroviária de Botucatu “Nelson Dib Saad” é um dos prédios mais bonitos e visitados. Suas histórias e lembranças estão vivas nas memórias de avôs e pais, que passam aos filhos esse importante e marcante momento da história botucatuense. No Gigantes em Botucatu desta edição, o artista digital Hidreley Leli Dião escolheu esse prédio como cenário para a sua criação.

4

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

BOTUCATU

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

5


6

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

7


8

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


LN CINEMA

LN CINEMA

DAS TELAS, PARA AS SUAS MÃOS Lucas Pinheiro Machado Fala, galera apaixonada pela Sétima Arte. Lá vamos nós para mais uma conversa básica sobre cinema, afinal, é disso que a gente gosta! A conversa de hoje é direcionada aos apaixonados pelos filmes de ação, mais precisamente pelos filmes estrelados pelos maiores ícones hollywoodianos, os fortões Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, que fizeram parte do crescimento de muito marmanjo que está lendo este texto com clássicos, como: Rocky Balboa, Rambo, Conan e Exterminador do Futuro. Há bem pouco tempo, a franquia de Os Mercenários brincou com o coração de muito fã ao reunir os maiores nomes dos filmes de ação de todos os tempos em grandes produções com muitos tiros e brigas violentas. A dupla esteve presente nos três filmes da franquia e estiveram acompanhados, em alguns deles, por outros nomes, como: Jean-Claude Van Damme, Mel Gibson, Bruce Willis, Harrison Ford, Chuck Norris, Wesley Snipes, entre outros grandes nomes. Ver todo esse time de atores da velha guarda juntos, em alguns dos filmes, foi a realização do sonho de muita gente que pensou que nunca poderia mostrar esses astros todos em filmes atuais aos seus filhos e até netos. E digo mais, o ano reserva ainda algumas surpresas e os cinemas receberão novamente as duas lendas das telonas. Em setembro deste ano, Sylvester Stallone revive um de seus grandes personagens no quinto filme da franquia Rambo, intitulado de “The Last Blood” em uma clara referência ao primeiro filme chamado de “First Blood”, mas que foi traduzido para o nosso português como “Programado para Matar”. Resta saber o que a tradução fará com esse novo título. A produção tem tudo para ser a última do icônico herói de guerra, John Rambo, e também o mais violento de toda a séria, já que obteve classificação máxima e só será acessível a maiores de 18 anos no Brasil.

A sinopse trata de um veterano de guerra que após inúmeras batalhas, vive aposentado em sua fazenda, domando cavalos, quando novos perigos o obrigam a retornar para o campo de batalha. Nada muito diferente do que já foi visto nos outros quatro filmes em que o enredo se inicia da mesma forma. Será divertido ver John Rambo novamente em ação com a expectativa de saber se ele irá amarrar sua faixa na cabeça antes de utilizar suas poderosas metralhadoras ou se o filme tomará outro caminho. Um pouco mais adiante, no início de novembro, quem também vai poder dizer com todas as letras a frase “I’m Back” é Schwarzenegger. Depois de um longo período em que se dedicou à política e se distanciou do cinema, o lendário Terminator T-800 está de volta à produção para o sexto filme da franquia. “Destino Sombrio” traz de volta não só o fortão, mas também a atriz Linda Hamilton e o diretor James Cameron, em uma receita de sucesso que já foi experimentada e comprovada nos primeiros filmes da série. O novo filme chega com a promessa de reestruturar a história da saga, que passou por momentos de contestação em filmes com diretores e atores diferentes e acabou caindo em descrédito. A nova produção deve mostrar a ausência da Skynet e o surgimento de um novo vilão. Esse grupo seria chamado de Legião, substituindo o antigo sistema. Tudo indica que Arnold Schwarzenegger ajudará no combate contra esse novo grupo.

“Você, eu, ninguém vai bater tão duro quanto a vida! Mas não se trata de bater duro, se trata de quanto você aguenta apanhar e seguir em frente, o quanto você é capaz de aguentar e continuar tentando. É assim que se vence”. Do filme Rocky VI Lucas Pinheiro Machado é jornalista, botucatuense e apaixonado por cinema e séries. Gosta de filmes épicos, de guerra e suspense. Suas produções favoritas são: Um Sonho de Liberdade (1994), Rei Arthur (2004) e Anjos da Vida – Mais Bravos que o Mar (2006). Não é fã de cinema nacional, mas está aprendendo a gostar. Muito prazer! @lpmachado

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

9


JOÃO BOSCO

joãobosco@.com.br

COLUNISTA SOCIAL E CULTURAL “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.” Salmos 121:1

CULTURA ARTE SACRA DE FREI PEDRO SERÁ ATRAÇÃO EM BOTUCATU Mostra do impressionante trabalho do artista plástico Frei Pedro Pinheiro. “O meu conhecimento da Arte se deu e se dá continuamente em minha vida como necessidade subsequente do fascínio que o processo criativo exerce sobre os meus sentimentos. Desde os primeiros desenhos nas paredes de casa, na minha infância, com fragmentos de tijolos e carvão, alguma coisa inexplicável se instalou, como urgência famélica de fazer... sentir o coração conectado à mente e às mãos gerando formas é até hoje tão vital quanto respirar”, informa o Frei. As obras de pintura e esculturas de Frei Pedro apresentam, em sua maioria, temas relacionados a São Francisco de Assis, complementadas por outras obras referentes a santos da devoção franciscana e a sagrada família.

“O Santo e a Essência da Criação: percursos da Arte” “A arte não reproduz o que vemos, ela nos faz ver!” (Paul Klee)

10

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

Como a Arte surgiu em sua vida Frei Pedro Pinheiro? “A arte em minha vida surgiu aos 5 anos de idade com a atividade de desenho, aos 18 a pintura, aos 30 a joalheria e aos 42, em 1992, a mais recente descoberta, a escultura, na busca do constante caminho do conhecimento técnico das artes.”

“A argila, como matéria prima, me possibilitou novas experiências formais, me surpreendendo pelo seu potencial e expressividade, levando-me de modo particular à confecção de esculturas, a serviço da arte sacra.”

“O Papa Francisco recebeu uma escultura em bronze, com o tema ‘Semeador’, como presente meu, entregue pela CNBB -Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.”

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


CULTURAL | SOCIAL

“Colecionador coreano, residente no Brasil, enviou para Seul, capital da Coréia do Sul, uma escultura minha de 1,40m de altura, fundida em poliéster, com a representação de Santa Clara de Assis, como presente a um mosteiro de religiosas Clarissa ali residentes.”

“Também para a Basílica da Anunciação, em Israel, recriei o tema da “Anunciação” que foi executado em vitral, entregue e permanentemente exposto nessa igreja da Terra Santa”, finalizou Frei Pedro.

LEDA CAVALCANTI

A renomada jornalista Leda Cavalcanti visitou recentemente Botucatu. Atualmente, ela é editora chefe da Revista Eletro News. Esteve em diversos pontos turísticos da cidade e levou de Botucatu uma ótima impressão. A nossa REVISTA LEIA NOTÍCIAS mereceu elogios da jornalista.

MARIA LÚCIA DAL FARRA & FLORBELA ESPANCA

DR. MIGUEL SILVA E A ODONTOLOGIA ATUAL Dr. Miguel Silva é Cirurgião-Dentista em Botucatu, possui graduação em Odontologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (Araraquara). Atua como especialista em Dentística, membro do iDent (Maior portal de conhecimento em odontologia do Brasil). A ODONTOLOGIA ATUAL Para a comemoração dos 100 anos da escritora portuguesa Florbela Espanca, no centenário da publicação de seu “Livro de Mágoa”, haverá em Lisboa, Portugal, o CONGRESSO INTERNACIONAL DE HOMENAGEM A MARIA LÚCIA DAL FARRA, botucatuense com muito orgulho. O motivo de tamanha consideração é devido ao reconhecimento do trabalho pioneiro de Maria Lúcia sobre a escritora portuguesa, colocando Florbela Espanca em seu lugar de direito, entre os grandes nomes da literatura portuguesa.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

“A odontologia atual se reveste de novas técnicas, novos materiais e novos aparelhos, que proporcionam ao odontólogo uma gama infindável de trabalhos inusitados. Cabe ao profissional da área se atualizar de forma dinâmica, uma vez que as mudanças são em ritmo acelerado. Na atualidade, a estética predomina em todos os sentidos, quer reabilitando sorrisos, com técnicas de clareamento, ou com confecção de próteses laminadas (lentes), ou facetas, até as técnicas de cirurgias ortognática, com correção de perfis faciais”.

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

11


12

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


COLUNA “E A VIDA...”

Trabalhar no HC é aceitar o trabalho multiprofissional e que a resolução de muitas queixas deve ser obtida através da interação entre as equipes. É saber que o paciente, e não o médico, é o principal foco da abordagem e que o sucesso vem do coletivo e não do individual.

“E A VIDA...” DR. ANDRÉ BALBI TRABALHAR NO HC DE BOTUCATU HOJE Nosso Hospital das Clinicas é uma pequena cidade encravada no meio de outra. O HC é uma cidade dentro de Rubião Jr e que pertence a Botucatu. São mais de 10 mil pessoas circulando continuamente pelos corredores dos prédios deste complexo hospitalar. São os desesperançados, de um lado ou de outro, trazendo um pouco de sua desesperança até nós. Não podemos aceitá-la e nem devolvê-la. Temos que resolvê-la. E resolvê-la com quem entende de saúde que é quem, de fato, cuida dos pacientes. Quem quiser trabalhar com saúde no HC de Botucatu deve pensar que este é um lugar muito rico em experiências e com potencial de crescer cada vez maior, buscando o atendimento diferenciado sem ser diferente e trazer para dentro desta estrutura um pouco de humanização e de aproximação das pessoas.

Trabalhar no HC é uma prova de resistência ao pessimismo que se pode instalar diante de nossas grandes dificuldades. É tratar da pessoa que sofre, que grita, que morre. Mas também daquela que sobrevive e que vence o risco de morrer. Trabalhar no HC é nunca deixar-se morrer.

14

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

Trabalhar com saúde é abdicar, em muitas situações, da via pessoal pela assistência imediata ao parto, às dores, ao coração, ao trauma contundente e a outras situações emergenciais. É arriscar sabendo que podemos acertar e nunca retroceder. E que o fracasso pode ser o início do próximo sucesso. Quem quiser trabalhar no HC durante minha gestão deve sempre lembrar que somos humanos e não máquinas. Que devemos agir de forma humanizada e não robotizadas e que não devemos nos esconder atrás da tela do computador enquanto quem precisa de nós conta suas angustias e queixas. Temos que saber ouvir. Quem quiser trabalhar no HC nesta gestão deve saber colaborar, acreditar, insistir, brigar, lutar e não desanimar. Não podemos esbarrar nas dificuldade plantadas, na linguagem rude e vulgar de alguns e na pouca vontade de outros. Precisamos avançar para vencer. Vencer as doenças e preservar a vida.

Dr. André Balbi Professor Associado de Nefrologia do Depto. Clínica Médica da FMB-UNESP Superintendente da Autarquia HCFMB

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

15


16

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

FOTO: MALU ORNELAS

FAUSTO VITERBO: REFERÊNCIA MUNDIAL EM CIRURGIA PLÁSTICA

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


DR. FAUSTO VITERBO

FOTO: MALU ORNELAS

O médico que devolve autoestima e qualidade de vida aos pacientes, acumula décadas em pesquisas inovadoras na medicina. Conheça alguns destaques de sua carreira

tado para a região da virilha, ligando o nervo femoral ao corpo cavernoso do pênis. E os resultados comprovaram a inovação do método: apenas seis meses depois do procedimento, todos os pacientes relataram uma melhora na qualidade de vida, com relatos, por exemplo, de ereções noturnas e reações penianas a estímulos visuais. Desse total, 60% ainda atingiram o resultado pleno da técnica, a capacidade de penetração – isso após pouco mais de um ano depois do procedimento. Em relação aos 40% restantes, a boa notícia é que a neurorrafia não impede a realização de outras técnicas posteriormente para recuperação da potência, como implante de silicone peniano. Tratam-se de efeitos muito relevantes, tendo em vista o resgate do estado de sexualidade que esses pacientes conquistam. Mais um destaque do método é a recuperação. No total, o paciente fica 24 a 48 horas internado para a realização do procedimento, que dura seis horas. Portanto, logo no dia seguinte da cirurgia ele volta para casa, ficando restrito somente a longas caminhadas. De acordo com Fausto Viterbo, trata-se de uma cirurgia simples e pouco agressiva, pois os nervos são colocados embaixo da pele. Atualmente o professor Trindade, que além de ter participado da criação da reinervação peniana junto com os professores José Carlos Trindade Filho, André Petean Trindade e Wagner Fávero, é o coordenador deste projeto na Unesp.

LUCIANA FARIA

O procedimento inédito estende benefícios a diversos pacientes, como a recuperação da potência sexual em homens que tiveram câncer de próstata, além de restabelecimento da sensibilidade em paraplégicos e pessoas que sofreram lesões na face, nas mãos e nos ombros. Por meio da técnica, qualquer nervo pode ser utilizado como doador, sem causar prejuízos ao organismo, uma grande vantagem. Diversos pacientes já passaram pela neurorrafia desenvolvida pelo médico. Só para recuperação da potência masculina, foram 62. Antes do procedimento, esses homens fizeram a prostatectomia radical, ou seja, a retirada da próstata devido ao tratamento do câncer. Quando passaram pela neurorrafia, os pacientes tiveram o nervo sural das pernas, que possui fibras sensitivas, transplan-

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

FOTO: ACERVO PESSOAL

Quando o assunto é cirurgia plástica, o nome de Fausto Viterbo logo é lembrado. Mestre, Doutor e Livre Docente pela Unesp de Botucatu, além de pós-doutorado na Universidade de Pittsburgh, ele acumula mais de 40 anos de medicina com uma trajetória de referência. Entre os maiores destaques como microcirurgião está o desenvolvimento de uma técnica inovadora: a neurorrafia término-lateral. Viterbo descobriu que nervos seccionados por uma lesão ou doença podem ser ligados lateralmente a um nervo doador. Com isso, há a recuperação da sensibilidade e até mesmo do movimento sem prejuízo ao nervo doador. Dr Balduino, Dr. Trindade, Dr. Fausto e Dr. Aristides Em relação à paralisia facial, doença que atinge o nervo facial e paralisa os músculos da face, a neurorrafia desenvolvida pelo médico devolve aos pacientes sorrisos, olhares e outros movimentos da face. Todos os anos, o microcirurgião atende cerca de 30 casos de paralisia facial. Já para os paraplégicos, a neurorrafia pode devolver a sensibilidade das nádegas, por exemplo. Isso é extremamente benéfico, já que pode prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, comumente observadas em quem perde os movimentos dos membros inferiores.

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

17


UMA VIDA À CIRURGIA

DR. FAUSTO VITERBO

No laboratório ensinando microcirurgia

Em congresso

No centro cirúrgico da UNESP, durante demonstração da cirurgia de Reinervação peniana para Ahmed Gad (Egito), Christopher Coombs (Austrália), Akitero e Ayato Aiashi, ambos do Japão.

Além do método pioneiro de neurorrafia término-lateral, Fausto Viterbo desenvolveu outras duas técnicas de reversão em casos de paralisia facial. Elas ocorrem por meio da neurotização, ou seja, pela implantação de um nervo no músculo paralisado. O diferencial dos procedimentos é que eles proporcionam movimentos faciais mais naturais e sincronizados. As linhas de pesquisa do microcirurgião abrangem ainda lipoaspiração e inclusões e enxertos de gordura, com o objetivo de tornar essas técnicas cada vez mais seguras e eficientes. Na cirurgia estética ele trouxe várias inovações. A primeira foi em 1988 quando publicou sua técnica de modelar o umbigo nas abdominoplastias. Em 2006 e 2013 publicou na revista Plastic and Reconstructive Surgery, a mais conceituada mundialmente na área, sua técnica de miectomia do músculo orbicular, que permite o tratamento definitivo das rugas pés de galinha, mentoplastia para aumentar a projeção e definição do queixo sem cortar osso ou colocar silicone e seus descoladores para realizar o lifting facial.

Com a Professora Suzan Mackinon, representando com os braços “uniões término-laterais”, no Congresso da Associação Americana de Nervo Periférico, em Phoenix, EUA

No Centro Cirúrgico

Sua mais recente contribuição foi o GBL, Gliding Brow Lifting, para elevar e modelar as sobrancelhas com apenas duas incisões de 3 milímetros, aceita recentemente para publicação na revista americana Aesthetic Plastic Surgery. Quanto ao seu futuro, ele responde que ainda tem muitas coisas para pesquisar e contribuir no desenvolvimento da cirurgia plástica.

Dr. Paulo Mendes (Florianópolis), Dr. Fausto Viterbo e Dr. Malcon Paul (EUA)

Em congresso Congresso em Park City, Utah, EUA

Com a mãe Dinacir e a filha Fernanda

Família: Rodrigo, Fernanda, Fausto, Lucas (neto), Alessandro e Tomaz

Em 1988, desenvolvendo a neurorrafia término-lateral, na Unesp

FOTOS: ACERVO PESSOAL

Fausto Viterbo realiza atendimento em seu consultório em Botucatu, localizado na Vila Sônia, e em São Paulo, no Hospital Albert Einstein. Há 33 anos, também atua como professor no Departamento de Cirurgia e Ortopedia na FMB. Ele ainda ministra disciplinas na pós-graduação da faculdade na área de cirurgia e atende pacientes no Hospital das Clínicas da instituição.


FOTO: ACERVO PESSOAL

DR. FAUSTO VITERBO

NERVOS

Diferencial em pacientes oncológicos

FOTO: MALU ORNELAS

Fausto Viterbo descobriu que nervos seccionados por uma lesão ou doença podem ser ligados lateralmente a um nervo doador. Com isso, há a recuperação da sensibilidade e até mesmo do movimento.

Antes da neurorrafia, quem passava pela prostatectomia tinha como opção fazer a reinervação peniana por meio de técnicas realizadas ainda durante a retirada da próstata. Contudo, os índices de sucesso eram baixos e este método foi abandonado. O diferencial está no local em que são feitos os enxertos: enquanto nas neurorrafias anteriores, término-terminais, havia uma tentativa de unir os nervos cavernosos do pênis, na de Fausto Viterbo, término-lateral, os enxertos são suturados no nervo femoral, que possuem mais fibras nervosas, característica que diminui a dificuldade técnica do procedimento, e no nervo dorsal do pênis e corpo cavernoso. Mais uma vantagem do novo método é o fato de ser realizado depois da recuperação do paciente da prostatectomia e de outros tratamentos, como radioterapia, o que evita o risco de lesões nos nervos suturados.

NEURORRAFIA PENIANA EM DETALHES O nervo das pernas utilizado na neurorrafia peniana desenvolvida por Fausto Viterbo é o sural, comumente usado em enxertos – ou seja, em transplantes de tecidos –, por se tratar de um nervo longo. Para o procedimento, são retirados em média 35 cm de cada lado do nervo. São realizados quatro enxertos, sendo que dois são suturados na lateral do nervo femoral, o restante no nervo dorsal do pênis. Assim, o paciente tem melhora motora e também na sensibilidade. Como em todo procedimento cirúrgico, pode haver complicações nos pacientes que passarem pela neurorrafia, embora ocorram em índices muito baixos, segundo Fausto Viterbo. Entre elas estão neuroma onde foi feito a retirada do nervo na perna, manifestado por dor local, mas resolvido por meio de pequena cirurgia com anestesia local.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Destaque para a FMB Foi na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), na qual Fausto Viterbo é docente, que os primeiros estudos sobre a neurorrafia término-lateral começaram. O assunto foi o tema do doutorado do médico, orientado pelo professor emérito da FMB José Carlos Souza Trindade, concluído em 1992. Desde então, o trabalho tem sido amplamente divulgado em eventos médicos nacionais e internacionais, e rendeu prêmios como o “Hanno Milesi”, criado pela Federação Europeia de Neurocirurgia e Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. Foi também veiculado em publicações científicas. Na Universidade de Nova Iorque, considerada a mais importante do mundo em cirurgia plástica, Fausto Viterbo chegou a ministrar uma palestra sobre a técnica, a convite do professor Joseph McCarthy da instituição.

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

19


DRA. ISABELA ZALOTTI BRANDT - ODONTOLOGIA E ORTODONTIA - INVISALIGN DOCTOR

O SORRISO, A SAÚDE E A SELFIE Como anda a sua relação com a beleza e a saúde dos seus dentes? Em tempos de selfies, redes sociais, stories e likes, estamos também cada vez mais conectados com a estética do nosso corpo, rosto e sorriso. Partindo do famoso e fundamentado ditado de que ‘a saúde começa pela boca’, porque não casar a construção do nosso Bem Estar e Saúde Bucal com a Estética? É pensando nisso que a ciência vem desenvolvendo terapias cada vez mais compatíveis e voltadas para o apelo estético atual da população. E, se tratando de Odontologia, temos à disposição os mais diversos recursos para a realização de um tratamento odontológico discreto, natural e belo. Como exemplos, temos o uso de resinas para restaurações estéticas ou de cáries, onde é praticamente impossível identificar o que é dente e o que é restauração. O clareamento dental, que garante um sorriso mais claro e iluminado em poucas sessões. E em Ortodontia não é diferente: os aparelhos fixos assumem possibilidades muito discretas, com peças transparentes em materiais de cerâmica ou safira, e a bola da vez e campeã no quesito descrição/conforto, é o INVISALIGN, marca de alinhador estético removível utilizada em nosso consultório, que atende e agrada pessoas de todas as idades, sendo um primoroso substituto aos braquetes e fios. Tudo isso você encontra aqui no nosso consultório, um ambiente agradável e aconchegante onde zelamos por um atendimento individualizado, humanizado e especializado. Venha nos visitar e conversar conosco! Até breve!

Isabela Zalotti Brandt Odontologia e Ortodontia Invisalign Doctor Rua Doutor Costa Leite, 1379 Clínica Catarina - tel: 3813-9919

@isabelabrandt.odonto 14.99709-1640

20

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

21


CLÍNICA IBOPI

PERDEU UM DENTE. E AGORA? Com o avanço da tecnologia, materiais e métodos estão sendo cada vez mais atualizados na odontologia. Tal avanço proporciona ao cliente uma maior previsão, conforto e rapidez no seu tratamento odontológico. Seguindo essa filosofia de tratamento, o Dr. Caiê Matheus Almeida vem mudando a vida de muitas pessoas através de técnicas reabilitadoras, tais como; lentes de contato dental, próteses livres de metal, cirurgias guiadas, técnica de implantes como carga imediata, cirurgia de harmonização gengival e facial, escaneamento dental e cirurgia com sedação. Dr. Caiê Matheus é especialista e mestre em implantes dentários, e nos relata que, nos dias atuais, o implante é uma forma de retenção protetica segura e previsível para os casos mais complexos da odontologia. Além disso, os implantes ósseos integrados são considerados superiores aos tratamentos com próteses convencionais, pois este tipo confere ao paciente maior segurança no momento da fala e mastigação, ou seja, não há riscos da prótese “escorregar” ou mudar de posição. Por esse motivo, o implante ósseo integrado se destaca na reabilitação unitária, parcialmente ou totalmente desdentados.

22

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


CLÍNICA IBOPI

A Clínica Ibopi dispõe de tecnologia de ponta, que garante resultados excelentes e faz uso de técnicas menos invasivas, com profissionais especializados Ele explica que tal remoção é feita automaticamente poupando a gengiva e o osso do paciente. “Em cerca de uma hora o dente é plenamente restabelecido, provisoriamente através de um implante e prótese fixa sobre o implante”.

Sabe-se que o sorriso é uma das mais belas formas da O que ocorre é que após a extração do dente, a imediacomunicação humana. E quem não quer apresentar beta instalação do implante é realizada los dentes ao fazer este ato que, além aproveitando-se, inclusive, a mesma de uma forma de expressar emoção ou anestesia realizada para a remoção do simpatia, é também um cartão de visi“Sem cortes e sem dente perdido, então o paciente receta? Pois é, mas o que fazer diante de be uma prótese provisória de resina algo inesperado como perder um denpontos, em minutos que fará com que a gengiva cicatrize te? Não é agradável, mas pode acontecer. Às vezes, o dente pode quebrar conseguimos reabilitar ao seu redor. Isso leva cerca de 60 dias. Após esse período, é colocada a ou, ainda, ser perdido por vários ouprótese definitiva em porcelana, com tros fatores. Diante disso, o melhor a o paciente com todas as características de naturalidaser feito é buscar um especialista em de do dente perdido. implante dentário, que garantirá um implante e prótese resultado perfeito, em tempo menor e Segundo Caiê Matheus, as vantagens com procedimentos menos invasivos. provisória no sistema deste tipo de procedimento são “o restabelecimento imediato das funDr. Caiê, Mestre e Especialista em Imde Carga Imediata”. ções mastigatórias e estéticas, o paplantes Odontológicos, garante que ciente não passa por um período de isso é plenamente possível. “Assim sensação de perda, ou seja, não irá que o paciente chega na clínica com o sequer notar que perdeu o dente e, dente fraturado, há todo um protocolo ainda, não correra o risco de precisar a ser seguido de avaliações e exames. de enxertos ou manobras cirúrgicas futuras maiores, Após o diagnóstico que o dente está perdido, começa-se além do pós-operatório ser praticamente indolor. a fazer a remoção imediata desse dente, mas com uma tecnologia avançada que não permite cortes e incisões, de forma a ocasionar o menor trauma possível”.

CLÍNICA IBOPI

Rua Major Matheus, 714 – Vila dos Lavradores (14) 3814 5036 (14) 9973702257 Dr. Caiê Matheus

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

23


24

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

25


HELEN GIMENEZ - CLÍNICA DE ESTÉTICA

TRATAMENTOS FACIAIS - Pelling * 3D * Palazzo * Mar Morto - Gerenciamento de Melasma - Peeling Diamante - Peeling Cristal - Jato de Plasma - Limpeza de Pele

TRATAMENTOS CORPORAIS

- Revitalização - Acne

EMAGRECIMENTO

- Cicatriz de Acne

LIPO ROBÓTICA

- Clareamento Facial

- Lipocarboinsuflação

- Tratamento Capilar

- Lipocarboiceredux - Estria Zero - Sem Flacidez - Plusize - Redux - Detox Corporal - Glúteo Na Nuca - Celulite Off - Massagem

Helen Gimenez Clínica de Estética

Endereço: Boluevard Office – Sala 18 – 1º andar 14.996858683 Helen Gimenez – Clínica de Estática @helengimenez

- Drenagem Linfática - Pós Operatório 26

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

27


DR. JORGE NAHÁS NETO - GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

DR. JORGE NAHÁS NETO Ginecologia e Obstetrícia Jorge Nahás Neto, natural de Barra Bonita, que aos 17 anos ingressa no primeiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, concluindo em 1988. No ano seguinte, 1989, inicia a Residência Médica terminando em janeiro de 1991. No mesmo ano contratado por esta mesma Instituição como Médico do setor de ginecologia e obstetrícia e também iniciando suas atividades em consultório privado na vizinha cidade de São Manuel. Na UNESP teve a oportunidade de defender seu mestrado, doutorado e recentemente sua Livre-Docência. Ocupa cargo de Primeiro Secretário da SOGESP (Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e Secretário da Comissão Nacional de Osteoporose da FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia). É cooperado da Unimed de Botucatu desde 1991. Além de suas atividades como Professor que ocupa na Universidade até hoje, mantém seu consultório em São Manuel. Recentemente, inaugurou um novo consultório no Boulevard Cidade em Botucatu. É casado com a Professora Eliana Petri Nahás, Chefe do Setor de Ginecologia da UNESP, e pai de duas filhas, Ana Luiza e Georgia.

28

UNIDADE 1

UNIDADE 2

Rua Dr Júlio de Faria, 365,

Rua Azaléia, 399, Boulevard Office - Sala 63 ,

Centro - São Manuel/SP

Chácara Floresta - Botucatu/SP

Fones: 14 – 38413877 e 14 – 991371271

Fones: 14-33540307 e 14-991445439

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


DR. GIOVANI FARIA SILVA - GASTROENTEROLOGISTA

GORDURA NO FÍGADO: QUAL O PERIGO? É POSSIVEL AVALIAR O PERIGO? A Gordura no Fígado é extremamente comum no mundo ocidental, tem uma prevalência de 20 a 30% na população adulta, atualmente é uma das principais causas de doença hepática crônica. São várias as causas de gordura no fígado, cujo nome técnico é: ESTEATOSE HEPÁTICA. Entretanto, a principal causa, excluindo o álcool, é a Resistencia Insulínica, condição esta associada a tendência ao Diabetes Mellitus e à Sindrome Metabólica. Porém, fica um alerta, é necessário excluir outras causas, como doenças virais, outras doenças de depósito e etc... A Doença Gordurosa do Fígado é categorizada em 2 condições: 1-Esteatose Simples: Presença de gordura no fígado SEM INFLAMAÇÃO, situação esta mais benigna, com pouca chance da doença hepática evoluir, entretanto estes pacientes apresentam os riscos elevados de complicações cardio-vasculares. 2-Esteato-Hepatite: Gordura no fígado COM INFLAMAÇÃO. Situação esta associada a progressão da doença hepática para CIRROSE em cerca de 30% dos casos, podendo também evoluir para CÂNCER no Fígado. Portanto, é crucial o diagnóstico diferencial entre as 2

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

condições. Para esta definição usamos escores, baseados em exames clinico e laboratoriais. Entretanto, o exame definido como “padrão ouro” para diferenciar entre esteatose simples e esteato-hepatite, é a BIÓPSIA HEPÁTICA. A Biópsia hepática além de avaliar a presença de inflamação, faz o estadiamento da doença, mensurando a quantidade de FIBROSE, que é o tecido cicatricial envolvido na progressão da doença gordurosa do fígado. Mais recentemente surgiu um outro método para avaliar a presença de Fibrose no Fígado, é a ELASTOGRAFIA HEPÁTICA. É um método não invasivo, que avalia a quantidade de Fibrose no Fígado, através da emissão de ondas e avaliação da velocidade desta onda no tecido hepático. Portanto, ao medirmos a Fibrose, indiretamente podemos avaliar se a Doença Gordurosa está evoluindo para a Cirrose. Em resumo, a Gordura no Fígado deve ter obrigatoriamente sua causa investigada, e sempre ter a avaliação se a inflamação é presente. Dr. Giovani Faria Silva Professor Associado de Gastroenterologia FMB Unesp - CRM: 54427

Clínica Vitae

Rua Doutor Costa Leite, 1426 - Centro Telefone: (14) 3882-5688

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

29


30

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


DRA. KATIA LIZ BORTOLUZO DE CARVALHO - ENDOCRINOLOGISTA E MEDICINA INTEGRATIVA

OS HORMÔNIOS NA NOSSA VIDA DIÁRIA Observando cada reação de nosso organismo ou mesmo as emoções, disposição para a vida, força muscular, raciocínio, ciclo do sono, funções vitais, não há como não associá-los a ação dos hormônios. Nosso organismo é regido por muitos hormônios, interligados entre si, em cada fase da vida há o aumento ou diminuição de alguns deles. Como por exemplo o hormônio do crescimento. Produzido pela glândula Hipófise, localizada próxima a glândula Pineal no centro do cérebro. O hormônio de crescimento atua intensamente na primeira fase da vida. Quando atingimos a maturidade física (por volta dos 18 anos), sua produção diminui muito. E seus fatores de crescimento continuam atuando na regeneração dos tecidos. Já a melatonina é produzida durante toda a nossa vida. É produzida pela glândula Pineal, ela controla o sono e só é produzida no escuro total. Seu aumento na corrente sanguínea depende da diminuição (quase ausência) de outro hormônio, o cortisol que é produzido as cinco da manhã, cicla com o sol. O cortisol é o hormônio do dia, que está com seu nível máximo às 05 horas da manhã. Às 16 horas está pela metade às 24 horas está quase zero. É o hormônio do Stress e também o que nos traz força muscular e disposição para estarmos ativos durante o dia. É produzido pelas glândulas supra renais (mas, sob a ação de um estimulante, que vem da glândula hipófise). Ele atua durante toda a vida. Temos também os hormônios tireoideanos. A tireóide é uma glândula situada na região cervical anterior. Eles atuam no funcionamento de todas as células do nosso corpo. Por isso, a sua diminuição traz desânimo e muito sono. Ela depende do iodo, para produzir seus hormônios (T3) Triiodotironina e (T4) Tetraiodotironina. Como o iodo é raro nos alimentos que ingerimos, necessitamos incluir o sal iodado no consumo diário. A falta do iodo provoca diminuição de sua função e o excesso de iodo também é prejudicial. Tomar iodo (lugol) via oral, sem indicação médica, pode gerar complicações na glândula tireóide. A diminuição dos hormônios tireoideanos pode ser confundida com depressão. Temos também os hormônios sexuais, que nos diferenciam entre homens e mulheres. Eles permanecem quase indetectáveis (bem baixos) até a puberdade. Por volta dos 12 anos (nas meninas) e 14 anos (nos meninos) começam a aumentar seus níveis no sangue. Produzidos pelas glândulas supra renais, ovários e testículos são os responsáveis pelo amadurecimento

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

sexual e capacidade de reprodução (gerar filhos). Por volta dos 50 anos (nas mulheres) e 60 anos (nos homens) eles tem sua função diminuída, menopausa e andropausa. Existem vários outros hormônios, a insulina, produzida pelo pâncreas (que controla os níveis de glicose no sangue), o glucagon, que tem ação contrária a da insulina. Hormônios que controlam a saciedade (Leptina), e a fome (grelina). Hormônios que atuam em nosso raciocínio, a memória (Irizina), produzida pelos músculos em atividade (principalmente os da panturrilha). A Prolactina, hormônio da amamentação. Há a Calcitonina, o Parathormônio e o Colecalciferol (VIT D) que controlam o metabolismo do cálcio, e consequentemente a estrutura óssea. A Ocitocina - hormônio do amor - aumenta quando estamos encantados com alguém e durante o trabalho de parto. Importante estarmos sempre atentos à reações do nosso organismo. Percebendo os sinais, em todas as idades. E quando surgir quaisquer dúvidas, procure seu médico, para avaliar se há necessidade de dosagens hormonais. Dra. Katia Liz Bortoluzo de Carvalho ENDOCRINOLOGISTA (Pela USP – São Paulo) e Medicina Integrativa

Rua Papoula, 50 - Vila Paraíso (Vila dos Médicos) – Botucatu/SP Telefones: (14) 38152262 / (14) 981155947

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

31


CLÍNICA REABILITÀ

O tratamento com a Osteopatia é recomendado desde bebês até pessoas com idade mais avançada, seguem algumas indicações da Osteopatia:

CLÍNICA REABILITÀ Osteopatia A Osteopatia busca a homeostasia, que é o equilíbrio das funções do corpo, atuando em vários sistemas como Musculoesquelético (músculos, articulações, ossos), Visceral (órgãos em geral) e Craniano (ossos do crânio). Um dos princípios da Osteopatia é “o corpo como um todo”, ou seja, tudo está interligado e todos os sistemas interagem entre si e para que o tratamento tenha o efeito esperado é necessário que eles estejam em equilíbrio. A avaliação feita pelo osteopata irá guiar a terapia de acordo com a necessidade de cada sistema.

• Protrusões e Hérnias Discais • Lombalgias • Torcicolos • Disfunções esportivas, ortopédicas, traumáticas, entre outras • Hérnia de Hiato • Constipação Intestinal • Refluxos (inclusive de bebês) • Alterações Ginecológicas e Urinárias • Dores de Cabeça e Enxaquecas • Labirintite • Sinusite • Disfunção Articulação Temporo Mandibular (ATM) • Alterações Emocionais • Entre Outras.

PALMILHA PERSONALIZADAS E CONFECCIONADAS SOB MEDIDA

Benefícios da osteopatia Para a osteopatia o princípio de tratamento é a unidade do corpo, onde tudo está interligado e como todos os sistemas interagem entre si, para que o tratamento tenha o efeito esperado é necessário que eles estejam em equilíbrio. Portanto para o diagnóstico e cura é necessário o entendimento da fisiologia do organismo integrando todos os sistemas (visceral, craniano e estrutural). Assim a indicação vai poder guiar a terapia de acordo com as necessidades de cada sistema, dependendo da avaliação e diagnóstico. Atendimento de osteopatia nas sextas-feiras na Demétria

32

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

*Faça uma avaliação personalizada conosco! *Reprogramação Postural através de palmilhas personalizadas e confeccionadas sob medida *Fabricação e modelagem de palmilhas esportivas específicas para cada modalidade *Avaliação de palmilha computadorizada com a Baropodometria

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


CLÍNICA REABILITÀ

PILATES MOVIMENTO E SAÚDE O que é Pilates?

Criado pelo alemão Joseph H. Pilates na década de 20, é uma técnica cientificamente comprovada que busca o condicionamento físico e mental, desenvolvendo força, flexibilidade e resistência, proporcionando bem estar e melhor qualidade de vida aos praticantes. O foco principal é a qualidade do movimento ao invés da quantidade realizada, trabalha vários grupos musculares e obtém resultados rápidos e duradouros. O método tem grande variedade de exercícios, tanto no solo quanto nos aparelhos, podendo ser realizado por jovens, adultos, idosos, gestantes, atletas e sedentários.

INDICAÇÕES - Hérnia de disco - Lombalgia/ Lombociatalgia - Espondilolistese - Osteoporose - Artrose/ Artrite - Alterações posturais (Hiperlordose/Hipercifose/Escoliose) - Patologias em membros superiores e membros inferiores - Atividade física

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.” (Joseph H. Pilates).

AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS ALGUNS DOS BENEFÍCIOS

STUDIO COMPLETO / AULAS INDIVIDUAIS

-Previne doenças; -Ajuda na reabilitação física; -Melhora do equilíbrio e coordenação; -Contribui no pré e pós parto; -Previne incontinência urinária; -Melhora a postura; -Aumenta a capacidade cardiorrespiratória; -Alivia tensões e dores musculares; -Estimula o sistema circulatório e oxigenação sanguínea; -Relaxa e combate o estresse -Alonga, fortalece e define o corpo; -Promove condição segura para melhora do estilo de vida e da auto estima

Lucas Carvalho | CREFITO 151089-F Camila Terenciani Carvalho | CREFITO 159628-F Natasha Mendonça Quintino | CREFITO 188892-F Rua Dr. José Adriano Marrey Jr., 91 Vila Padovan Botucatu/SP 14 3354-3201 14 98112-2251

-Previne Lesões

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

33


34

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

35


ORTHODENTS

UNIDADE BAIRRO - RUA MAJOR MATHEUS, 447 - VILA DOS LAVRADORES Rede de Clínicas Odontológicas presente em todo o Brasil.

TRATAMENTOS:

Há 2 anos em Botucatu, com a Unidade Centro, na Rua Curuzu, 173, e a Unidade Bairro, na Rua Major Matheus, 447, Vila dos Lavradores.

• Ortodontia (Aparelhos Dentários)

A clínica oferece todos os tipo de tratamento odontológico com profissionais especializados.

“Sorria Mais, Sorria Sempre. Venha para a Orthodents você também” 36

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

• Implantes • Próteses • Cirurgia • Tratamento de Canal • Estética • Botox

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


ORTHODENTS

Drª. Aline Bassetto, Drª. Luara Simão e Drª. Vera Lúcia Paschoalini

• Equipe preparada para atender você! • Avaliação sem compromisso • Só na Orthodents você faz sua avaliação online • Clínica planejada com equipamentos modernos • Orthodents, transformando pacientes em amigos! Acesse www.avaliaeu.com.br e se surpreenda com essa novidade. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta - das 9 horas às 18h30 Sábado - das 9 horas às 12 horas (14) 3440-1820 (14) 99800-5560 @orthodentsbotucatubairro @Orthodentsbotucatu

UNIDADE CENTRO RUA CURUZU, 173 - CENTRO

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

• Unidade Centro - Rua Curuzu, 173 - Centro • Unidade Bairro - Rua Major Matheus, 447 Vila dos Lavradores

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

37


38

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


VITALIS - LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

RINITE CRÔNICA

Como é feito o diagnóstico?

A rinite crônica é uma das complicações nasais mais frequentes em todo o mundo. Existem diversos tipos de rinite e todos possuem relação com inflamações da mucosa nasal. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da rinite crônica considerando os seguintes tópicos:

Basicamente através da observação clínica dos sintomas. Exames de tomografia, rinoscopia e laboratoriais também são pedidos pelo médico para o correto diagnóstico. Após a certeza de que se trata de um caso de rinite, deve-se dar início imediato ao tratamento. Como é o tratamento?

• O que é a rinite crônica;

A primeira medida a ser tomada é a utilização de descongestionantes nasais e anti-histamínicos. O soro fisiológico também pode ser utilizado para a realização de uma lavagem nasal cerca de duas vezes ao dia. Em casos de obstrução nasal permanente a cirurgia pode ser a medida mais recomendada.

• Como se adquire; • Quais são os sintomas; • Como é feito o diagnóstico; • Como é o tratamento; • Como prevenir. O que é a rinite crônica? Rinite é uma expressão utilizada para caracterizar diversos tipos de inflamação da mucosa nasal. Esta inflamação costuma vir somada a outros sintomas como congestão nasal, espirros e drenagem de secreções. A inflamação da mucosa nasal, normalmente, está relacionada a algum fator alérgico, emocional, infeccioso, anatômico ou mesmo ambiental, como mudanças de temperatura. Como se adquire? A rinite não costuma ser uma doença contagiosa, excetuando-se as virais ou bacterianas. Com isto, ela pode atingir qualquer pessoa que se submeta às condições necessárias para o aparecimento de tal. O uso de medicamentos sem prescrição médica, contato com ar poluído ou com substâncias irritantes, por exemplo, podem gerar o desenvolvimento de uma rinite.

Como prevenir? A rinite crônica pode ser evitada de diversas formas. Algumas medidas são bastante simples e ajudam no controle das crises. O quarto em que a pessoa dorme é o ambiente com o qual se deve ter mais cuidado. Este deve estar sempre limpo e receber ventilação constante. Deve-se evitar o uso de cobertores de pelo e de carpetes. Cortinas também tendem a acumular poeiras e ácaros. As fronhas e a roupa de cama do indivíduo devem ser lavadas toda semana. Roupas de lã costumam irritar a mucosa nasal, dê preferências àquelas feitas de algodão ou materiais sintéticos. Áreas úmidas ou com mofo também pioram a situação de quem possui rinite crônica. Animais de estimação como gatos, cachorros ou passarinhos não são muito indicados. Bichos de pelúcia e livros também devem ficar fora do quarto da pessoa que sofre de rinite. Inclusive, o quarto desta pessoa deve conter o menor número de objetos possível.

A rinite do tipo alérgica pode ser transmitida através dos genes de pais para filhos. Patologias como sífilis, sarcoidose, leishmaniose, tuberculo¬se e paracoccidioimicose costumam provocar o surgimento de rinites crônicas. Tabagismo e exposição a fumaças diversas também podem desencadear um problema nasal. Quais são os sintomas? Em todos os tipos de rinite os sintomas são bem parecidos. Pode haver confusão com sintomas de outras complicações como gripes ou sinusites. Por este motivo, deve-se sempre consultar um médico diante de qualquer espécie de resposta do organismo. Somente após o diagnóstico é que se deve dar início a um tratamento. Durante uma crise de rinite crônica os espirros são muito frequentes. O nariz fica escorrendo e permanece totalmente obstruído por um período. Coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca também é algo recorrente. O olfato fica bastante prejudicado, assim como o paladar. Dores de cabeça e tosse também podem aparecer.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

www.vitalislaboratorio.com.br Dr. Renato Barbosa Farmacêutico Bioquímico CRF-SP 14168 ITATINGA - UNIDADE 1 R. Dr. Samuel Prado, 57 Centro - Itatinga - SP vitalisitatinga@hotmail.com 14. 3848.2121

Dr. José Eduardo Afonso Bioquímico CRBM - 5244 BOTUCATU - UNIDADE 2 R. Pe. Salustio R. Machado, 109 VL. Lavradores - Botucatu - SP vitalisbotucatu@hotmail.com 14.3814-2085

POSTO DE COLETA R. Capitão João Braz, 140 - Centro - Pardinho - SP vitalispardinho@hotmail.com - 14.99714.3629

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

39


RAFAEL GRUBISICH - HIPNOTERAPIA

conseguimos mais controlar. E é por isso que a partir daí surgem as doenças, que nada mais são do que a última gota d’água, que fazem transbordar tudo aquilo que vamos acumulando ao longo dos anos. Normalmente os grandes responsáveis pela programação desses padrões que carregamos são pessoas que são autoridades para nós, como nossos pais, por exemplo.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE A HIPNOTERAPIA NO TRATAMENTO PARA VÁRIOS DISTÚRBIOS? CONHEÇA UM POUCO MAIS COM O ESPECIALISTA RAFAEL GRUBISICH

Olá, eu sou Rafael Grubisich, Hipnoterapeuta certificado pela OMNI - Hypnosis Training Center, maior centro de formação de Hipnoterapia do Mundo. Inicialmente vou definir alguns itens e desmistificar alguns conceitos equivocados sobre Hipnose. Hipnose é um processo natural da nossa mente (um simples estado de relaxamento profundo), passamos por isso todos os dias. Por exemplo, quando você assiste a um filme e mesmo sabendo que o filme não é realidade você se emociona e chora junto ou fica com medo se o filme for de terror. Essas coisas acontecem quando entramos no automático e nem pensamos para ter essas reações. Você só faz em hipnose o que faria conscientemente, ou seja, você não perde o controle. A hipnose só acontece se você permitir conscientemente, pois toda hipnose é uma Auto Hipnose. E o hipnoterapeuta só guia o processo com a permissão do indivíduo. O nosso comportamento é fruto de nossas programações. Sendo assim, o que aprendemos desde a infância até a nossa vida adulta passa a ser uma verdade absoluta para o nosso subconsciente. A hipnoterapia é a melhor ferramenta que eu conheço para acessar esse estado natural da nossa mente e reprogramar emoções e fatos que nos incomodam. Muitas pessoas acham que vão estar em outro mundo quando estiverem em hipnose, mas sem dúvida isso não acontece, porque você sabe e entende tudo o que está acontecendo o tempo todo.

E como sempre digo, a hipnose não se trata de uma varinha mágica, mas de você assumir o controle da sua vida! E para isso ocorrer, duas coisas são fundamentais: primeiro que você queira realmente passar pelo processo e entender como a sua mente é incrível, e que siga as instruções durante o processo. Uma vez que seu subconsciente seja reprogramado, o cliente não mais sentirá essa emoção que tanto o incomoda, pois já foi dado o devido entendimento a causa, pois toda doença é fruto de um desequilíbrio entre MENTE e CORPO. Portanto, digo que o processo de Hipnoterapia é muito eficaz, pois ele não trata o sintoma como fazemos com auxílio de medicamentos, e sim vamos buscar a causa e a resolvemos de uma vez por todas. Não deixe de passar por essa experiência fantástica. Caso você ainda tenha alguma dúvida me mande mensagem através dos meus contatos e terei o maior prazer em esclarecê-las. A Hipnoterapia auxilia no tratamento de: · Agressividade · Alergias · Ansiedade · Autoconfiança · Bloqueios Emocionais · Compulsões · Depressão · Disfunção Sexual · Intolerância a Lactose · Gagueira · Medos e Fobias · Síndromes · TOC · Vícios em geral (cigarros, bebidas, medicamentos, drogas, etc.) · Entre outros.

Por isso eu costumo dizer que hipnose se trata de assumir o controle, e não de perdê-lo! Outra coisa muito importante diz respeito às emoções. Toda e qualquer emoção tem um momento onde aprendemos a senti-la (geralmente na infância). E o grande problema é que a nossa mente vai repetindo esses padrões que aprendemos, até um ponto que não

40

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

RAFAEL GRUBISICH - Hipnoterapeuta Credenciado OMNI 14 99882-5751 RAFAEL GRUBISICH Rua Reverendo Francisco Lotufo, 96 - Clinica Dr. Roberto Vaz Piesco - Centro – Botucatu - SP

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


DIALOGANDO

AUTISMO O Autismo, Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que apresenta algumas características básicas. Não é uma doença, é uma condição. Toda pessoa que é diagnosticada com o TEA tem comprometimento da área da comunicação, do comportamento e da interação social, sendo bem comum a falta de interesse de se comunicar e interagir com os outros e a tendência ao isolamento. Atualmente existem três níveis de autismo, classificados conforme o grau que a severidade aumenta: Grau 1 ou leve, grau 2 ou moderado e grau 3 ou severo. Neste último, a pessoa apresenta um retardo intelectual importante e não tem habilidades de linguagem e comunicação funcional. São os autistas não-verbais, de baixo rendimento. É importante que não se confunda autismo com doença mental, pois são completamente diferentes. Autismo é uma condição causada por um distúrbio de desenvolvimento. Atinge o cérebro em maturação.

DIALOGANDO ANDREA BUENO BENITO BONINI

– Comorbidades (TOD, TDAH, Deficiência Intelectual, Transtorno Bipolar – figurando como as principais); – Atitudes inadequadas no convívio com outras pessoas.

UM POUCO DA HISTÓRIA...

Embora uma coisa não leve a outra, uma pessoa diagnosticada com autismo pode apresentar uma doença mental, assim como também está sujeito a apresentar outras patologias e condições psiquiátricas. É muito comum a associação do autismo com transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno opositor e a epilepsia.

O Autismo Infantil foi descrito inicialmente por Kanner em 1943 quando ele identificou crianças apresentando prejuízos nas áreas da comunicação, do comportamento e da interação social, e caracterizou essa condição como sendo única e não pertencente ao grupo das crianças com Deficiência Mental.

Não existem exames que comprovem o diagnóstico do autismo, ele é extremamente clinico, é alcançado por meio da observação clínica, observação comportamental e relatos dos pais e outros adultos que convivem diariamente com o pequeno. Quanto antes a criança for diagnosticada, mais o tratamento pode surtir o efeito esperado.

Um ano após a descrição de Kanner outro médico austríaco, Asperger, descreveu crianças semelhantes às descritas por Kanner, mas que eram, aparentemente, mais inteligentes e sem atraso significativo no desenvolvimento da linguagem. Esse quadro foi mais tarde denominado de Síndrome de Asperger.

Existem sintomas que podem chamar a atenção da família para buscar ajuda na investigação. Embora cada criança, adolescente ou adulto mostre uma particularidade incluída no Autismo, a prevalência de determinados sintomas em todos ou quase todos os casos é algo que deve ser observado:

Com o passar do tempo e maior conhecimento a respeito desse tipo de condição, surgiu a denominação de Transtornos Globais ou Invasivos do Desenvolvimento (TGD) que incluía, além do Autismo e da Síndrome de Asperger, a Síndrome de Rett e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação (TGDSOE).

– Hipersensibilidade (toque, paladar, olfato, audição); – Problemas na comunicação verbal; – Atrasos no desenvolvimento cognitivo; – Estereotipias;

Mais recentemente adotou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

– Fixação em determinados objetos ou assuntos; – Movimentos repetitivos (tiques); – Falta de contato olho a olho; – Comportamentos que demonstrem alta irritabilidade (resultando em surtos, choros, etc.);

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Andrea Bueno Benito Bonini Psicóloga / Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e aperfeiçoada em Deficiência Mental Rua Pinheiro Machado, 341 - Centro / Botucatu Fone: (14)996620074

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

41


SHOPPING BOTUCATU

SHOPPING BOTUCATU COMEMORA OS ÓTIMOS RESULTADOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 4 TOQUES

O FANTÁSTICO MUNDO DA FANTASIA

Quem tem o hábito de visitar o Shopping Botucatu deve ter acompanhado muita coisa boa nos últimos meses. Novas lojas abriram, atrações especiais reuniram e encantaram centenas de pessoas de diferentes idades.

Essa foi outra ação que deu certo neste primeiro semestre. Todas as sextas-feiras foram realizados “pockets shows”, chamados Sexta Encantada, com clássicos, como: Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, entre outros.

Contrariando as expectativas do mercado de varejo, o Shopping Botucatu encerra o primeiro semestre com bons motivos para comemorar. A previsão para o segmento era de um crescimento médio de 4,9% em fluxo de pessoas, mas no empreendimento os números foram além! Foi registrado um crescimento de 20% no fluxo de pessoas e um aumento de 30% nas vendas (a previsão era de apenas 3%).

TEVE MUITA MÚSICA BOA Com a chegada do novo gerente de Marketing do Shopping Botucatu, em fevereiro de 2019, um novo plano de ação foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a frequência de pessoas durante a semana. Para isso, uma das primeiras iniciativas foi a criação do projeto “Quintas Music Live”, realizado todas as quintas-feiras, sempre com a presença de uma banda da região.

“O objetivo foi alcançado logo no segundo mês de execução dos projetos, o que nos surpreendeu e muito. As pessoas compraram a ideia dos projetos e começamos mudar o clima e a percepção do público perante a marca. Podemos afirmar que estamos no caminho certo para nos tornarmos uma love branding”, afirma Rafael Almeida, gerente de Marketing do Shopping Botucatu.

NOVO CALENDÁRIO Além das atividades fixas um novo calendário foi criado para potencializar as datas do calendário do varejo. Em fevereiro, o Bailinho de carnaval animou as crianças e o público pode perceber que era o início de uma nova era de entretenimento no Shopping Botucatu. O evento reuniu mais de 1 mil pessoas e registrou o maior crescimento de fluxo dos últimos carnavais.

42

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


SHOPPING BOTUCATU

Realizado em parceria com a Ri Happy e Parks & Games, o Bailinho contou com oficina de máscara, pintura de rosto, concurso de fantasia e muitas outras atrações.

DIA NACIONAL DO CIRCO TRANSFORMOU O SHOPPING BOTUCATU EM UM GRANDE PICADEIRO

UMA PÁSCOA INESQUECÍVEL COM A CHEGADA DO COELHINHO DA PÁSCOA

Com um evento inédito, o Shopping Botucatu inovou em uma das comemorações mais doces do ano. Crianças e adultos guardarão por muito tempo na memória a tão esperada chegada do Coelhinho da Páscoa. O ação foi um grande sucesso e trouxe um bom .público para o Shopping. “Esta atividade foi realizada para contemplar a Páscoa, e animar as crianças e seus pais, que também participaram das brincadeiras. O resultado foi incrível, a alegria de cada um estava estampada no rosto”, comenta Rafael Almeida, gerente de marketing do empreendimento.

ANIVERSÁRIO DE BOTUCATU TEVE SHOW INTERNACIONAL DE BLUES

Comemorado no dia 27 de março, o Shopping Botucatu não deixou a data passar em branco. Com muito colorido, realizou a sua Primeira Parada Circense, com entrada gratuita. O evento animou os clientes e encantou a todos que passaram pelo Shopping. Centenas de crianças e seus familiares seguiram os personagens pelos corredores do shopping, sempre dançando ao som de “Vem brincar que o circo já chegou” ou ainda “Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo”. Dentre os mais felizes estava o pequeno Felipe Garcia, de 6 anos. Acompanhado da mãe, a vendedora Juliana Silva Garcia, o pequeno se divertiu. “Assim que saímos da escola, corremos para cá. O Felipe não ia sossegar enquanto não tirasse foto com o palhaço”, comentou. O empresário João Marcos Leme veio de São Manuel especialmente para acompanhar a Parada Circense. “Esse tipo de evento traz felicidade para as pessoas e é exatamente isso que a gente precisa. Nada como ver o sorriso no rosto das crianças se divertindo e entrando no mundo da fantasia”, comentou ao lado da filha Sofia Souza Leme, de 9 anos.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Em comemoração aos 164 anos da cidade, o Shopping Botucatu, em parceria com o Villa Blues Jukejoint, promoveu, no dia 20 de abril, um show internacional de Blues. Billy Branch se apresentou na praça de alimentação do empreendimento e o evento foi aberto a toda a população, com entrada é gratuita. O cantor já gravou com os maiores nomes do gênero e ganhou diversos prêmios do mundo musical, em nível mundial.

“TERÇA EM DOBRO” LEVOU MUITO SABOR AOS APRECIADORES DA BOA GASTRONOMIA Entre os dias 2 de abril e 25 de junho, o Shopping Botucatu organizou a 3ª edição da promoção “Terça em Dobro”. Das 18 operações gastronômicas do empreendimento, 15 participaram da campanha promocional. Os restaurantes participantes ofereceram duas variedades de pratos escolhidos previamente em seu cardápio, que foram oferecidos em dobro. Ou seja, o cliente comprava um prato da promoção e ganhava outro igual. Foi uma oportunidade para passear no shopping e degustar uma refeição de graça. “As edições são sempre um sucesso de público. Foram diversas opções de restaurantes com pratos deliciosos para a população aproveitar”, destacou Rafael Almeida.

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

43


SHOPPING BOTUCATU

MÃES E FILHOS PUDERAM ETERNIZAR MOMENTOS DE ALEGRIA JUNTOS

FESTIVAL BEER TRUCK E FOOD TRUCK

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes no calendário dos brasileiros. E para comemorar este dia, o Shopping Botucatu realizou uma comemoração muito especial, que envolveu o público de 1 a 12 de maio, das 15h às 20h. Ao lado da Clínica Cuesta Saúde, foi criado um cenário, onde os filhos (as) puderam tirar fotos com as mães e terem uma lembrança pra lá de representativa. O espaço foi aberto ao público com entrada gratuita. O nome da campanha foi criado para realizar uma simbologia do florescer, pois a partir do momento que nasce um filho, floresce a mãe. “Acredito que foi uma forma de aproximar ainda mais as famílias, que podem ter um registro para sempre do momento”, comenta o gerente de marketing do Shopping Botucatu.

MAIS DE 460 MIL PESSOAS PASSARAM PELO SHOPPING NO MÊS DO SEU ANIVERSÁRIO

Como parte das comemorações do aniversário de 5 anos do Shopping Botucatu, foi feita uma combinação perfeita entre cervejas artesanais de qualidade, comida boa e música ao vivo. O Festival Beer Truck e Food Truck reuniu pessoas de várias idades. Oito bandas locais se apresentaram, com covers do Guns N’ Roses, U2 e Bon Jovi. Além disso, estavam por lá 15 trucks com diferentes tipos de comida: mexicana, italiana e árabe; e mais de 40 tipos de chopes e cervejas artesanais. Em parceria com o Villa Blues Jukejoint, o evento, que teve entrada gratuita, foi realizado entre os dias 24 e 26 de maio.

Cerca de 468 mil pessoas prestigiaram as atrações especiais e gratuitas em comemoração aos 5 anos do Shopping Botucatu. O montante é 40% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

PRINCESAS LEVAM A MAGIA DO CONTO DE FADAS PARA OS CORREDORES DO SHOPPING

Ao longo de todo mês de maio, o empreendimento recebeu peças de teatro, atrações musicais e a concorrida apresentação com a turma do Mickey, que em apenas um dia bateu o recorde de público com mais de 11 mil pessoas. Famílias inteiras foram à Praça de Alimentação para acompanhar o show dos personagens infantis e diversas vieram de fora da cidade, como é o caso do comerciante da cidade de São Pedro, José Lima (47), que veio acompanhar a sogra, Maria (69), a esposa Lúcia (41) e os filhos Matheus (12) e Fernanda (5). “Viemos só para a apresentação porque minha filha é muito fã da Minnie. Como não conseguimos ir tão cedo para conhecer a Disney, foi muito bom poder proporcionar isso a ela”, comentou.

44

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

Encerrando o semestre, no final de junho, o Shopping Botucatu se transformou em um verdadeiro conto de fadas. Quem esteve no local se encantou com a visita das Princesas: Elsa, Anna, Ariel, Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela, que pareciam ter saído, de fato, de um livro de histórias infantis. Em um animado cortejo pelos corredores do empreendimento, as princesas tiraram fotos com as crianças e

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


SHOPPING BOTUCATU

arrancaram sorrisos até dos mais crescidinhos. Ao final, atraíram uma multidão para a praça de eventos, onde foi realizado um Pocket Show e sessão de fotos especial com as princesas. A advogada Aline da Silveira Rosa levou a filha, Lívia, para assistir ao show das princesas e não escondia sua alegria. “É uma iniciativa muito bacana do Shopping. Além de ser um atrativo para as crianças ainda beneficia os lojistas, pois atrai público. A quantidade de pessoas aqui hoje mostra o quanto o povo de Botucatu gosta desse tipo de programação infantil. É enriquecedor, as crianças ficam encantadas”, afirmou.

LAZER E DIVERSÃO GARANTIDOS NO SHOPPING BOTUCATU No mês de festividades juninas, o Shopping Botucatu teve programações contínuas para toda a família. Muitas apresentações musicais, todas gratuitas, abriram espaço para diferentes estilos

AÇÃO INÉDITA PARA OS NAMORADOS Os shows permitem um ambiente agradável e divertido para todos, como foi a noite dos solteiros com a banda Os Frederais, quando o Shopping foi na contramão da comemoração do Dia dos Namorados.

TEMPO DE CELEBRAR De acordo com algumas tradições, a libélula é o símbolo da transformação e das mudanças diárias, mas também da introspecção, que ensina a ir além das aparências para procurar sua identidade. Dada a transformação da lagarta à libélula, o inseto também representa a transição da infância para a idade adulta e, portanto, em certo sentido, da superação das ilusões e da aquisição da consciência e do equilíbrio. Por todos esses significados, a libélula foi escolhida para ser o símbolo da campanha de 5 anos do Shopping Botucatu. Elas puderam ser vistas por todas as partes do empreendimento. Além disso, foi construída uma réplica da lagarta, de 1,60m, iluminada e instagramável, para que todos pudessem tirar fotos nela.

PROJETO LOJA VAZIA AQUECE O INVERNO DE QUEM PRECISA Outra iniciativa que visa aquecer as instituições carentes da cidade e região, é a campanha Loja Vazia, onde portas estão abertas para receber doações de roupas no início deste inverno.

CÃES E GATOS TÊM ESPAÇO GARANTIDO O Shopping Botucatu se tornou um “Pet Friendly”. Desde julho deste ano, os companheiros de quatro patas podem circular livremente pelo estabelecimento. “A companhia pet vem crescendo na última década, e a tendência mundial é levá-los para todos os lugares. O Shopping recebeu muitas demandas e, buscando sempre o conforto e a satisfação de todos os clientes, decidimos aderir”, comenta o gerente de Marketing do Shopping Botucatu, Rafael Almeida. As regras podem ser acessadas no site do Shopping Botucatu: www.shoppingbotucatu.com.br

OUTRA NOVIDADE

E VEM MAIS NOVIDADE POR AÍ...

Também em junho, os casais puderam participar, gratuitamente, da ação “O amor está em jogo”, uma animada atividade para desafiar os conhecimentos de todos. Diariamente, a partir das 15 horas, ao lado da clínica Cuesta Saúde.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Além da Clínica Cuesta Saúde, Chilli Beans, Ortobom, Sóbrancelhas e Beco Street Wear, que já fincaram os pés no empreendimento, outras marcas estão prestes a se apresentar para aos frequentadores do Shopping Botucatu. Uma delas é a Academia Body Express. Além disso, está quase tudo pronto para a ampliação do Tenda Atacado. Aguardem...

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

45


46

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


COLUNA “DAQUI ATÉ O ALÉM”

SAGRADA DOR A dor da perda de um ente querido é sagrada, no entanto nem todos percebem dessa maneira. Quando essa dor bate em nosso peito, quando é sentida pungentemente, a condenamos e desejamos eliminá-la, imediatamente. E assim, sem lhe dar a oportunidade de nos mostrar suas razões, tentamos manda-la embora, disfarçamos e fugimos de olhar em seus olhos profundos e pesarosos. Fazemos isso porque o que buscamos nessa vida é o prazer, a satisfação pessoal, principalmente em tempos da ditadura da felicidade. A fila para adquirir o conhecimento é bem menor do que a dos prazeres instantâneos. Contudo, não raro a dor é a única oportunidade que se têm para o crescimentos humano em todos as suas dimensões. Fundamentalmente, na dor da morte devemos procurar aquilo que não morre. Busquemos as memórias da convivência com a pessoa amada que já partiu, lá encontraremos aquilo que não morre. Assim, é possível, mesmo que por instantes, fechando os olhos carnais da ilusão e abrindo a visão da alma, ver um fragmento do real. O real é o que segue com a morte, não o que aqui fica.

“DAQUI ATÉ O ALÉM” LOURIVAL PANHOZZI

o céu, porque se cada coisa ficar no seu lugar e seguir seu curso natural, saberiam o que fazer. Assim como os Celtas, devemos saber o que temos que fazer, qual é o caminho e qual é o final de nossas vidas, que também é o início. A morte não derruba o céu nem levanta o oceano, mas abre um espaço na vida daqueles que ficam, esta lacuna tem que ser preenchida com sentimentos bons, para que possamos olhar nos profundos mistérios da sagrada morte e saber que é de lá que podemos extrair o mais fino ouro da sabedoria da vida, para este nível de entendimento alcançarmos, devemos, rogar ao TODO, que durante nossa existência, nossa vontade não esteja, nem um passo a esquerda, nem um passo a direita, da sua lei.

Para encontrar esse caminho, temos que se tornar o próprio caminho. Caminho esse feito de compaixão, a qual não é um atributo, e sim a norma do amor perpétuo. Ser compassivo consigo mesmo, com tudo e todos, essa é a lei do Dharma que rege todo universo e nossa existência, a única capaz de nos conduzir de volta a casa do Pai. Não devemos, portanto, temer a morte, pois libitina nos dá a possibilidade de ver a realidade, nos fazer purgar pela dor e nos fazer compassivos. Conta-nos a história que certa vez, as margens do rio Danúbio, Alexandre o Grande se encontrou com os Celtas. Eram eles conhecidos pelo seu destemor, lutavam de peito nu, sem armaduras ou medo de morrer. Alexandre então perguntou a um deles: deve ter alguma coisa da qual tenham medo, me diga o que temem? Responderam prontamente que temiam que o céu caísse sobre suas cabeças ou que o oceano subisse até

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Lourival Panhozzi é empresário, Diretor Funerário Pres. Abredif/Sefesp -, Diretor do CTAF, Sistema Prever e Solucard.

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

47


48

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

49


SINDICATO DOS METALÚRGICOS

VOCÊ É FILIADO AO SEU SINDICATO? QUAIS BENEFÍCIOS? Participar de uma entidade que reúne pessoas para debater sobre as melhorias do setor que você atua é de extrema importância. Aqui, no Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, além de ouvirmos nosso setor, promovendo a comunicação entre empresa e colaborador, disponibilizamos uma série de benefícios e convênios para os nossos associados. Sob nova direção, de Luiz Claudio Guimarães Silva (Claudio Beiço), o Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu está reformulando o conceito de sindicato. Muito mais que melhorar a qualidade de vida do trabalhador dentro da empresa, nosso objetivo é promover qualidade de vida e fornecer serviços a preços especiais para o trabalhador e seus familiares. Por meio de convênios com entidades de saúde, educação, profissionais de estética, advogados, Caixa Aqui (Financiamento de Imóveis), corretor de seguros, postos de gasolina, espaços de lazer, etc, estamos criando uma entidade que vai muito além do obvio. Em apenas 4 meses, ganhamos mil novos associados e este número não para de crescer! Saiba se você, trabalhador, também pode ser um associado. Entre em contato com a gente pelos nossos canais de atendimento. Telefone: (14) 3882 1981. Luiz Claudio Guimarães da Silva - o Cláudio Beiço, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu.

50

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


SINDICATO DOS METALÚRGICOS

CONFIRA ALGUNS DOS BENEFÍCIOS DO ASSOCIADO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE BOTUCATU

Rua Rodrigues César, 422 – Vila dos Lavradores @metalurgicosbtu

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

@metalurgicosbtu

(14) 3882-1981

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

51


LADO B

LADO B

DR. NOÉ DE MARCHI

LUCIANA FARIA

Se nos atendimentos em seu consultório Dr. Noé De Marchi prescreve recomendações para a saúde ocular dos pacientes é porque ele sabe o valor de uma boa visão. E isso não se deve somente à experiência clínica e ao conhecimento como oftalmologista, mas por um detalhe bastante particular: um dos hobbies do médico é praticar tiro esportivo. Evidentemente, para uma mira precisa, a vista precisa estar perfeita. “A falta de meio grau para você andar por aí é quase imperceptível, porém, no tiro de precisão faz muita diferença”, conta Noé. Ele, que usa óculos, precisa manter o grau sempre atualizado para a prática – recomendação estendida, além dos pacientes, aos colegas atiradores. Nos últimos anos em Botucatu o tiro esportivo tem recebido novos praticantes. Noé faz parte da equipe Tactical Shooting da cidade, criada há oito anos pelo clube Tactical Shoot. Com ela, o médico defende nosso município sempre que tem oportunidade, já tendo competido em locais como Avaré e São Paulo e recebido prêmios. Embora apenas recentemente Noé tenha encarado o tiro como uma prática desportiva, ele conta que foi ainda na conclusão da faculdade de medicina que teve o primeiro contato com a modalidade. Na época, ele era voluntário das Forças Armadas, atuando como

52

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

tenente médico. “Depois entrei na Polícia Civil como médico legista e, desde então, venho praticando tiro. Inicialmente cursos táticos, operacionais e de defesa, mais recentemente que comecei a encarar o tiro como uma prática desportiva verdadeira.” Para ele, o que motivou a atividade foi conhecer as habilidades que ela trabalha. “É um hobby muito competitivo e estimulante, que desenvolve seu corpo e sua mente para atividades do dia a dia, treinando atenção e autocontrole”, elenca. Atualmente, ele conta que pratica mais o tiro de precisão e IPSC, “que é aquele em que você ouve o sinal do árbitro e dá início aos disparos em múltiplos alvos na maior velocidade possível, obtendo no menor tempo o melhor resultado/precisão”, explica. “No IPSC você desenvolve suas habilidades técnicas em deslocamento, sequência de disparos, estratégia, etc.” Os treinos ocorrem geralmente aos fins de semana, quando sobra mais tempo para conciliar o hobby com a rotina de trabalho – além de atuar na Clínica De Marchi, Noé é chefe do Instituto Médico Legal (IML) de Botucatu, diretor de educação e desenvolvimento da Unimed Botucatu, entre outras atividades. “De final de semana tornamos a rotina do tiro uma higiene mental, pois envolve desde a limpeza do material, preparação das munições e, finalmente, o disparo”, conta.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


LADO B

PRECISÃO E AUTOCONTROLE Em uma cirurgia é necessário precisão por parte do médico, além do controle do estresse associado ao procedimento. E, por mais que pareça uma contradição, Noé conta que é no tiro esportivo que ele treina essas habilidades. “Na prática você desenvolve o seu autocontrole, seu foco e concentração, bem como o controle extremamente preciso do seu corpo, respiração, musculatura, mãos, dedos, visão. Isso tudo me ajuda muito na minha prática clínico cirúrgica em oftalmologia, onde quase todas as cirurgias realizamos sob a precisão do microscópio, e sempre tem seu estresse associado.” Mais um detalhe do tiro esportivo que ele destaca é o conhecimento adquirido, já que a prática não se limita aos disparos. Noé estuda, por exemplo, os detalhes de cada tiro, que vão do calibre e armamento ao tipo de carga e pólvora, entre outros aspectos que, por sua vez, contribuem para a atuação do médico a frente do IML. “Quando você estuda esses detalhes do tiro, que não são poucos, você adquire um conhecimento que, ao examinar uma vítima de disparo por arma de fogo, você associa as lesões encontradas com as possíveis armas e munições utilizadas pelo agressor”, explica. E é também por todo esse aprendizado que Noé diz que as pessoas não precisam se assustar com o tiro esportivo. “Posso afirmar, inclusive com dados oficiais estatísticos, de que a última pessoa que fará uma bobagem com uma arma de fogo será um atleta do tiro esportivo, bem como os chamados CACs [colecionadores, atiradores desportivos e caçadores], que são pessoas no geral bem capacitadas e responsáveis. Eu recomendo para quem se interessar pelo esporte se dedicar ao estudo do assunto. Nossa primeira medalha de ouro em olimpíadas veio do tiro em 1920 [por Guilherme Paraense] e na Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, nossa primeira medalha na competição, prata, também veio do tiro esportivo [por Felipe Wu].”

OUTROS HOBBIES Mas se hoje é comum ver Noé competindo em provas de tiro por aí, anos atrás era mais recorrente vê-lo nas pistas nas horas vagas. Até pouco tempo atrás, o médico dividia sua rotina com outro hobby, o motociclismo de estrada. “Fizemos muitas viagens de moto pela América Latina, como no Deserto do Atacama, e até mesmo na Europa. Agora criei juízo e vendi a moto”, brinca. “Estou somente no tiro esportivo que me parece mais seguro do que andar de moto em nossas estradas, por mais incrível que pareça!” Para quem quer começar no tiro esportivo, Noé recomenda que os interessados entrem em contato com um clube de tiro para receber as informações burocráticas sobre a prática. “Depois, outra coisa a se fazer é assistir a uma prova da modalidade esportiva para ver se realmente gosta do assunto e fazer uma aula de tiro para iniciantes. Nos clubes geralmente você terá o apoio e o material necessários para iniciar e a seguir, com o tempo, você poderá investir em seu equipamento próprio e mais sofisticado”, aconselha.

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

53


54

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

55


CAMINHANDO COLUNA CAMINHANDO E ANDANDO E ANDANDO...

Foi quando os bons ventos de Rubião Júnior mais uma vez sopraram favoráveis ao seu destino. Em 04 de agosto de 1961, o então Governador Carvalho Pinto autorizou a instalação das duas Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas, uma em Botucatu e outra em Campinas.

CAMINHANDO E ANDANDO... TONINHO SANCHES

“BOTUCATU E FCMBB” – SONHO E REALIDADE Muito já se falou e se escreveu sobre o sonho da criação da Faculdade de Medicina de Botucatu. Nos idos de 1950, Rubião Júnior gozava da fama em ser considerada Estância Climática, ideal para a cura da tuberculose, por isso iniciou-se, naquele local, a construção de um grande sanatório, através do Governo Estadual. Durante as obras a política oficial sobre o atendimento à doença sofreu mudanças. A construção foi interrompida, os prédios inacabados lá ficaram, 40 mil metros quadrados erguidos pelo arquiteto e construtor Dr. Camilo Dinucci, sem qualquer utilidade. Porque não levar ao Governador a sugestão para ali se instalar uma Faculdade de Medicina? A ideia, como um rastilho de pólvora, empolgou toda comunidade botucatuense, com o apoio do então Governador Jânio Quadros, que em 1958 criou muitas expectativas em todos, mas tudo ficou em análises e esperanças, pois a criação da nossa Faculdade não saiu do papel. A luta estava apenas iniciando. Criou-se uma comissão, amparada pela Câmara Municipal, com a liderança fundamental do Prefeito da época e líder municipalista Sr. Emilio Peduti, que realizou intensos trabalhos de conscientização sobre a importância da criação de uma Faculdade pública em nosso município. Com muito empenho, vencendo barreiras orçamentárias e políticas, numa disputa gigantesca com a cidade de Campinas, que também pleiteava a instalação de sua Faculdade de Medicina na época, Emilio Peduti não desistiu em nenhum momento de sua luta, mesmo quando a situação começou a sinalizar que Campinas levaria a melhor.

56

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

Os professores e servidores que chegaram nesse início aos prédios da recém-criada Faculdade encontraram tudo por fazer, enquanto processavam os preparativos para o primeiro vestibular, onde se inscreveram 1046 candidatos, para o funcionamento inicial das aulas para o ano letivo de 1963. Os pioneiros cumpriram a difícil tarefa das instalações hidráulicas, energia elétrica, transporte, comunicação, equipamentos sumários, utensílios, cozinha, biblioteca, e, o principal, com mínimos recursos orçamentários repassados pelo Governo Estadual. Um líder surgiu nesse turbilhão, Dr. Mário Rubens Montenegro, vindo de São Paulo, demonstrando uma pujança inimaginável, topou transformar um edifício inacabado em um núcleo universitário. Para isso contratou servidores e seduziu professores de São Paulo, para que aqui viessem e também ajudassem em seu desenvolvimento. A pequena Botucatu da época nunca mais foi a mesma: gente nova, novas ideias, novos conceitos e tantos outros atributos transformaram nosso município em uma Cidade Universitária. Ao longo desses 58 anos de existência de nossa Faculdade, e mais recentemente com a criação da “UNESP”, em 1976, entidade que incorporou o espírito da “FCMBB”, permanecendo como um norte para todos que um dia aqui chegaram. A Instituição “UNESP/ BOTUCATU”, por meio de aprimoramentos, criação de cursos, serviços à comunidade, se transformou em um complexo universitário de alta qualidade, formando profissionais altamente qualificados nas áreas de medicina humana, enfermagem, biologia, veterinária / zootecnia e ciências agronômicas. O sonho dos anos 50 se concretizou de forma admirável, fazendo jus aos que a idealizaram, podendose notar com muito orgulho os resultados baseados em aspectos científicos, culturais, econômicos e o desenvolvimento da qualidade de vida. É grandioso e marcante este fato para a história de uma Cidade que completou 164 anos neste 2019. Pesquisa realizada através dos livros “Achegas para a História de Botucatu” - Vol. I e II.

Toninho Sanches é líder do grupo de caminhadas Papa-Trilhas

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


Rua General Telles, 3310, Lavapés - (14) 3882.2895 REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

57


Juliana Lautenschlager FOTOGRAFIA

Mais que fotografia, momentos para serem lembrados

58

(14) 99161-7391

juliana.lautenschlager.foto

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

julianalautenschlager.com.br WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


"Com o carinho que você escolhe a decoração, as flores e recebe seus convidados, eu transformo esses momentos em recordações."

Juliana Lautenschlager WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

59


NETO BOZONI

NETO BOZONI: JOVEM TALENTO SERTANEJO AOS 19 ANOS, ELE SE DESTACA NA MÚSICA COM GRANDES PARCERIAS E GRAVAÇÕES DE SUCESSO Foi com apenas 15 anos que Neto Bozoni estreou nos palcos. Hoje, aos 19, ele já acumula marcos na carreira dignos de artistas com muitos anos de estrada – músicas de sucesso, parcerias de peso e apresentações para milhares de pessoas.

E se o trabalho começou cedo, a paixão pela música não demorou para despertar também. Filho do famoso locutor de rodeio e radialista Dirley Bozoni, Neto tem no pai e no avô suas primeiras recordações musicais. “Eu fui criado no meio da música desde pequeno. Meu avô cantava cururu (um repente feito por violeiros) e meu pai foi locutor em Barretos por 10 anos”, conta. “Trabalhar com música era meu sonho desde criança.”

Ele também se recorda com carinho de quando dividiu o palco com João Neto & Frederico, no aniversário de Botucatu deste ano. A dupla fechou a festa na cidade para um público de mais de 20 mil pessoas, segundo números divulgados pela Prefeitura de Botucatu. E, junto com Neto, eles animaram ainda mais os espectadores relembrando clássicos sertanejos, como Boate azul e Tentei te esquecer, esta dos padrinhos de Neto, Matogrosso & Mathias.

Somado à família, Neto recebeu inspiração das rádios: Tião Carreiro, Cristiano Araújo, Gusttavo Lima e Matogrosso & Mathias são alguns dos artistas que influenciaram a carreira do cantor. Estes últimos, aliás, são considerados padrinhos dele. “A dupla Matogrosso & Mathias chegou a me chamar no palco da Facilpa me apresentando como afilhado deles”, recorda Neto. Para ele, essa é uma das lembranças mais especiais da carreira até agora.

60

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


ENTREVISTA

PARCERIAS E NOVOS PROJETOS Com a dupla Hugo & Tiago, Neto gravou um dos seus maiores sucessos, De gole em gole. A parceria ocorreu no final de 2017, um ano depois que o cantor botucatuense lançou a música. “Quando gravei essa canção sozinho mostrei para eles. Um ano depois, eles me deram uma indireta que queriam gravar comigo – eu não neguei!” (risos), conta. “Hoje ela está tocando em mais de 20 rádios”, comemora o jovem artista. O vídeo da música também faz sucesso na internet – já são mais de 10 mil visualizações no canal de Neto no YouTube. Uma das últimas gravações do cantor foi “Do Chão Não Passa”, também disponível em seu canal. E ele adianta que já está trabalhando em cima da próxima música, ainda sem previsão de lançamento, e que pretende fazer novas parcerias. “Está vindo um novo projeto… Mas deixa no ar” (risos). O que ele revela por enquanto é o desejo de um grande encontro com outros artistas. “Temos muitos projetos. Queremos unir um encontro de gerações entre artistas que já fizeram e fazem bastante sucesso com aqueles que estão começando.” Enquanto os novos projetos ficam no ar, Neto faz jus à nova geração de artistas de sucesso e mantém sua agenda de shows por diversas cidades.

@cantor_netobozoni @NetoBozonioficial

/netobozoni

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

61


62

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

63


PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTUCATU

OBRAS EM ANDAMENTO 7 Escolas Cachoeirinha Parque Linear Asfalto Convívio Anel Viário Viaduto UBS Caimã

64

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

65


66

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR


WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

67


68

REVISTA LEIA NOTÍCIAS / SET-OUT-NOV 2019 EDIÇÃO 05

WWW.LEIANOTICIAS.COM.BR

Profile for Leia Noticias

Revista Leia Notícias - Edição 05  

Revista Leia Notícias - Edição 05 Ano 03 Setembro / Outubro / Novembro 2019

Revista Leia Notícias - Edição 05  

Revista Leia Notícias - Edição 05 Ano 03 Setembro / Outubro / Novembro 2019

Advertisement