__MAIN_TEXT__

Page 1

PRESERVE O MEIO AMBIENTE: LEIA AS NOTÍCIAS E PASSE ESSE JORNAL PARA OUTROS LEITORES


02

CENTRAL SUPERMERCADOS

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br


1

CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

03

Shopping Botucatu será ampliado até o final do semestre

CIDADE

Cônsul em Botucatu

Cônsul Geral do Japão no Brasil visitou a Cidade Yasushi Noguchi, Cônsul Geral do Japão no Brasil, esteve em Botucatu, no último final de semana, em evento da Associação Botucatuense de Cultura Japonesa. Como membro do Poder Executivo Municipal esteve o Secretário de Relações Institucionais, Junot de Lara Carvalho. O evento contou com a presença de representantes da comunidade japonesa em Botucatu e foi utilizado para a discussão do intercâmbio sociocultural entre os povos, especialmente no que se refere à área da educação.

CRESCIMENTO. Empresário José Henrique Faraldo revela que o Shopping terá novas operações, entre elas uma academia Haroldo Amaral

O empresário José Henrique Faraldo informou que novas lojas estão se instalando no Shopping Botucatu e também há uma ampliação do empreendimento planejada para ser concluída no primeiro semestre deste ano. O empreendimento comercial será ampliado em mais 1,2 mil m². “Já está confirmada a ampliação de uma grande âncora em nosso Shopping. O trabalho vai ocorrer ainda neste primeiro semestre e nesta ampliação também teremos novos parceiros, como uma academia, que estamos em negociação”, afirmou Faraldo, que desde o ano passado é o principal executivo do Shopping. A academia é um antigo desejo do empresário naquele local. Faraldo informou ainda estar satisfeito com a atual fase de consolidação do negócio em Botucatu,

após alguns ajustes, como a liberação do estacionamento. Ele ressaltou, em entrevista à Rádio Clube FM, que sempre desejou que o estacionamento fosse livre, mas seus antigos parceiros tinham posicionamento diferente sobre a situação. “Era um sentimento que tinha e colocava para eles (os sócios), mas o entendimento era diferente e isso era respeitado pela maioria dos envolvidos na operação. Quando assumi o empreendimento mudamos isso. É uma espécie de cultura da Cidade não pagar estacionamento. Sentia isso e observava que nas ruas ao lado do Shopping tinham Mercedes, por exemplo, estacionadas nas ruas paralelas para não pagar a taxa de estacionamento”, observou. Faraldo ressaltou que a preocupação dos clientes era em estourar o tempo permitido de estaciona-

mento. O empresário contou que os negócios no Shopping Botucatu cresceram 17,2% entre os anos de 2016 e 2017, quando na maioria dos shoppings do Brasil o aumento foi de apenas 3%. “Crescemos, nas operações e vendas, em Botucatu, seis vezes mais que o mercado nacional”, observou. Atualmente existem cerca de 60 operações, entre lojas de rede e empreendimentos local ou regional, no Shopping Botucatu. Faraldo afirmou que novas 24 lojas entraram ou estão em vias de ser inauguradas no Shopping Botucatu. Ele também informou que foi inviabilizada a proposta de instalação de uma unidade para emissão de passaportes no Shopping Botucatu, em função de corte de orçamento do Governo Federal para a Polícia Federal.

As empresas terão acesso ao Laboratório de Realidade Virtual

Parque Tecnológico inaugura Laboratório de Realidade Virtual O Parque Tecnológico de Botucatu apresentou mais uma novidade: um Laboratório de Realidade Virtual (LabRV). O espaço conta com três estações de trabalho, equipamentos de alta tecnologia de visualização 3D, animação, convergência digital e áreas correlatas. Trata-se de um ambiente para pesquisa, desenvolvimento e formação de alunos, sempre com o objetivo de facilitar a criação de soluções inovadoras. O LabRV é fruto do investimento feito pela Prefeitura de Botucatu, através de um convênio com o Governo do Estado. “Este laboratório vai ser um diferencial grande, pois as empresas terão acesso a esta inovação. Pleiteamos o recurso necessário para

o custeio deste investimento e estamos felizes por ter dado tudo certo”, afirma Daniel Lopes, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico. O projeto contou com a colaboração da AnimaGames, empresa de Botucatu, especializada na área de desenvolvimento de jogos virtuais. Um Comitê Técnico formado por representantes do Parque Tecnológico, empresas do ramo e instituições de ensino que atuem na área farão a gestão do laboratório. Os interessados em utilizar o LabRV devem entrar em contato com o Parque Tecnológico de Botucatu pelo telefone (14) 3813-3629 ou pelo e-mail contato@parquebtu.org.br. (COMUNICAÇÃO)

Após reforma

Poupatempo. CEI terá mais Sete anos 80 novas vagas em Botucatu Nesta quinta-feira, 25, a

O Shopping Botucatu será ampliado em 1,2 mil m² até o final do primeiro semestre

O Poupatempo Botucatu comemorou, no dia 21 de janeiro, 7 anos de atendimentos à população da cidade e região. Durante o período foram realizados 2,3 milhões de serviços, o que representa mais de dezesseis vezes a população do município.

Prefeitura de Botucatu fará a entrega do novo Centro de Educação Infantil “José Luiz Amat”, na Boa Vista. As obras possibilitarão a abertura de 80 novas vagas para crianças de quatro meses a cinco anos, que estão na lista de espera da unidade escolar.


04

CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

7 mil árvores serão plantadas em área do Distrito Industrial 4

Política

SEGREDOS HAROLDO AMARAL Botuc@tu Online Ministro em Botucatu. Na virada do ano passado esteve em Botucatu, visitando Titônio e José Massa, ex-acionistas da Caio e Hidroplás, o Ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Ele veio conhecer o futuro museu Felipe Massa e também se encontrou com o prefeito Mário Pardini, que, seguindo os exemplos do antecessor João Cury Neto, aproveitou para pedir a liberação das casas populares na região Leste. Dias depois foi anunciada a obra pelo Prefeito em coletiva na Prefeitura. No ano passado pelo menos dois Ministros estiveram em Botucatu. Ministro visitou o “futuro museu Felipe Massa”. O ministro Alexandre Baldy é amigo de longa data de José Massa Neto e Titônio Massa. Ele teria vindo a Botucatu para um encontro com os amigos e também ser um dos primeiros a conhecer o acervo de Felipe Massa, ex-piloto da Sauber, Ferrari e Willians, na Fórmula 1. Breve o espaço será anunciado oficialmente.

Massa terá um Museu

Venda da Embraer divide opiniões. Os trabalhadores da Embraer estão divididos em relação à venda da empresa para a Boeing. Enquanto o Sindicato, Governo e os militares da FAB são contrários, em Botucatu, o grupo liderado por Cláudio Beiço, antigo opositor da diretoria dos Metalúrgicos da Cidade, disse que no Município os trabalhadores são favoráveis à venda. Roque Fabiano, diretor do Sindicato e metalúrgico na Embraer, revela que a categoria estava dividida, mas sente uma margem maior contrária a venda.

Beiço não é contra a venda

Empregos em jogo. Enquanto Beiço afirma que a Boeing e a Embraer garantiriam o emprego, a diretoria do Sindicato acredita que o emprego seria reduzido com a compra e demissões ocorreriam. A verdade é que a Boeing vem passando por ajustes em sua produção e posição no mercado, com milhares de trabalhadores demitidos nos EUA e diversos países onde opera.

LEIA

NOTÍCIAS

Exposição sem censura. Depois de muito debate e purpurina, finalmente começou no último final de semana as “ex-censuradas” mostras sobre diversidade sexual, em Botucatu. A Exposição “Todos Podem ser Frida” ocorre no Museu “Francisco Blasi”. No “Cine Janelas” será apresentada a mostra de quadros “Homofobia Fora de moda”. Tubinho? É palhaçada. A “indicação” desta coluna para Secretário de Cultura de Botucatu, o ator Pereira França Neto, o popular Tubinho, gerou comentários na Cidade. Enquantos alguns entenderam a brincadeira, outros levaram a sério - e alguns até gostaram da ideia. A direção do Jornal Leia Notícias mostrou ao ator que interpreta o palhaço Tubinho e ele se divertiu com tudo isso. Essa história até virou charge, do artistia Ricardo Cervera, (vejam na página 07). E a Cultura segue sem Secretário.

Tubinho está na Cidade

MEIO AMBIENTE. Para compensar a retirada de vegetação da área do Distrito 3, Prefeitura faz plantio na área do Distrito 4 A Prefeitura de Botucatu iniciou na primeira semana de 2018 a construção do tão sonhado Distrito Industrial 4, mais uma alternativa para a continuidade dos bons números na geração de emprego no Município. Este novo espaço já começou a ganhar forma na continuação do Distrito 3, em área de aproximadamente 400 mil m². Para compensar a retirada do material vegetal, necessária para a implantação do novo distrito, a Prefeitura realiza em paralelo às obras de infraestrutura, o plantio de quase 7 mil mudas de árvores. O Poder Público Mu-

O plantio já teve início

nicipal assinou, junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, que prevê o plantio de árvores em uma área delimitada do próprio Distrito Industrial 4. “Temos que nos preocupar com o desenvolvimento de nossa Cidade, promovendo obras de infraestrutura, mas também precisamos nos atentar e cuidar do meio ambiente.

Antes mesmo do início das obras nos propomos a realizar essa compensação para que não tivéssemos prejuízos naturais”, afirma o Prefeito Mário Pardini. Das quase 7 mil árvores, que já começaram a ser plantadas no futuro Distrito Industrial, 2,2 mil serão colocadas em Área de Proteção Permanente. O restante será plantado em área verde e que não será ocupada por empresas. A previsão da Secretaria de Infraestrutura, que realiza o serviço, é de que ainda no mês de janeiro o plantio seja finalizado. (COMUNICAÇÃO)

Comdema define membros para a gestão 2018-2019 O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Botucatu (Comdema) promoveu sua 116ª reunião ordinária, na qual ficaram definidos os membros para a gestão 2018-2019. O Comdema tem por objetivo promover a discussão, análise e proposição das diretrizes das políticas públicas ambientais de Botucatu. O Conselho é formado por

representantes do segmento governamental estadual, municipal e sociedade civil. Dentro dele são abordados os diferentes temas relacionados à gestão ambiental municipal, tais como: gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, arborização urbana, uso e ocupação do solo, poluição sonora, poluição visual e saneamento básico.

A mesa diretora do Conselho será composta por Rafael Romagnolli (Presidente), Fillipe Martins (Vice-presidente) e Leonardo Dallaqua Fulgueral (Secretário Executivo). Mais informações do Comdema e como participar podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Verde, por meio do telefone: 3882-1290. (COMUNICAÇÃO)

Produto do

FALE COM A REDAÇÃO leitor@leianoticias.com.br telefone: (14) 3361-2117 whatsapp: (14) 99705-7976

TIRAGEM 3 MIL EXEMPLARES BOTUCATU 2 MIL EXEMPLARES REGIÃO

EXPEDIENTE Editor Chefe: Géro Bonini (MTB: 48.775) Diretora Comercial: Thays Leão Bonini Diretor Executivo: Décio José Bonini Artes: Jader Gabriel

www.leianoticias.com.br - Endereço: Rua Azaleia, 399 - V. dos Médicos - Boulevard - Office 66 - Botucatu/SP - CNPJ: 15.591.827/0001-94


CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

PREVISÃO DO TEMPO QUARTA (24/01) Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

05

Cultura promove 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos SETE CURTAS E UM LONGA. A Mostra poderá ser conferida em Botucatu até o dia 17 de fevereiro

Min: 20º Máx: 34º QUINTA (25/01) Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min: 20º Máx: 32º SEXTA (26/01) Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Min: 18º Máx: 31º

COTAÇÕES Dólar + 0,87% (R$ 3,237) Bovespa - 1,22% (80.678 pts) Euro + 0,02% (R$ 3,982) Selic (7,0% a.a.)

Salário mínimo (R$ 954)

Data: 23/01/2018

A igualdade, o cinema indígena, e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes são alguns dos temas abordados pelo Circuito Difusão da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos que pode ser conferido até o dia 17 de fevereiro, das 9 às 18 horas, no Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”. Ao todo serão exibidos sete curtas metragens e um longa, com um cardápio diverso e especialmente selecionado de temas e abordagens sobre Direitos Humanos. O evento também levará ao público a Mostra Temática, com um diálogo franco e atual sobre a questão de gênero; a Mostra Homenagem, que pela segunda vez na história homenageia uma cineasta brasileira – Laís Bodanzky; e a

Confira a classificação indicativa das atividades programadas e a os filmes que serão exibidos:

11ª Mostra de Cinema ocorre no Espaço Cultural de Botucatu

novidade desta 11ª edição, a Mostrinha, para o público infantojuvenil. Há mais de dez anos, a Mostra vem se consolidando como uma importante estratégia de promoção da cultura e da educação em direitos humanos. Criado em 2013, o Circuito Difusão objetiva descentralizar e democratizar essa política, envolvendo o público situado fora do alcance

do seu circuito principal, com o apoio de Pontos de Difusão nos distintos municípios do Brasil. Em Botucatu a mostra integra a programação de exposições do Museu Histórico e Pedagógico (MuHP) no período de férias, com entrada franca em todos os eventos. Os filmes serão exibidos diariamente, durante o dia todo, com intervalos de uma hora. (COMUNICAÇÃO)

Articulista

Cony e tantos outros DR.ANDRÉ BALBI Carlos Heitor Cony morreu no início deste ano. Fiquei alguns dias de luto. Cony foi e ainda é uma de minhas prioridades de leitura e me lembro agora de como já me deliciei com alguns de seus livros. Iniciei com “Quase memória”, linda reflexão sobre seu convívio com o pai e até hoje tento completar a leitura de todos seus livros. Escritor e pessoa objetiva e de belo texto,

impossível não lamentar. Assim como lamentei, tempos atrás, as ausências definitivas de Drummond, Bandeira, Tom Jobim, Ferreira Gullar, Vinicius, Elis, Cazuza, Marcelo Fabiano de Franco, Mário Rubens Montenegro, Cecilia Magaldi, meu pai e tantos outros. Certos escritores, poetas, músicos ou simplesmente pessoas não deveriam morrer. Muitas nos deixam marcas tão profundas que, para nós,

é como se apenas estivessem ausentes por algum período. Difícil viver nossa rotina, nos primeiros dias após alguma ausência importante. Parece que falta alguma coisa para que nossa vida volte ao normal. É como se houvesse ainda fome logo após nos alimentarmos. Ou sono após longa noite bem dormida. Ou cansaço após longo descanso. Mas aos poucos vamos

• Índios no Poder Class. indicativa: 10 anos Temática: Direitos da população Indígena

• Cartão Vermelho Class. indicativa: 14 anos Temática: Direitos das mulheres

• Do que Aprendi com Minhas Mais Velhas Class. indicativa: Livre Temática: Diversidade religiosa / Cultura tradicional

• Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil Class. indicativa: Livre Temática: Direitos da criança e do adolescente

• Depois que te Vi Class. indicativa: Livre Temática: Direitos da pessoa com deficiência • Meu Nome É Jacque Class. indicativa: 12 anos Temática: Cidadania LGBT / Diversidade sexual • De que Lado me Olhas Class. indicativa: Livre Temática: Diversidade sexual / Cidadania LGBTs

esquecendo aquela lembrança constante e, deixada de lado, ela retorna em alguns de nossos momentos marcantes, nos seguindo como companheiros próximos. Bom imaginar que pessoas que admiramos sejam nossos companheiros próximos nas horas difíceis. Neste início de 2018 muita coisa importante já aconteceu. Nosso HC obteve recursos parlamentares que nos possibilitará construir uma nova enfermaria e um centro de capacitação profissional. Nossas contas estão mais ajustadas, embora ainda tenhamos que ter controle absoluto sobre nossos gastos. Temos agido em busca de soluções defini-

• Hora do Lanchêêê Class. indicativa: Livre Temática: Direito à alimentação adequada • Mônica Toy - Nana Nenê Class. indicativa: Livre Temática: Direitos das mulheres • Mônica Toy - Mônica Freestyle Class. indicativa: Livre Temática: Direitos das mulheres

tivas para nosso Hospital Estadual e para nosso Hospital de Referência para o Tratamento do Álcool e Drogas, embora esta seja uma tarefa das mais difíceis para a qual teremos que contar com o auxílio de todos nossos amigos. Mas a morte do Cony me deixou um certo vazio, embora não o conhecesse pessoalmente e muito menos ele a mim. Mas em breve terei a sensação de que ele estará caminhando ao meu lado. Assim como tantos outros. Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.


06

CIDADE

Violência.

Menina de 12 anos é estuprada Um jovem de 18 anos foi preso em Botucatu pelo crime de estupro de vulnerável, após abusar sexualmente da prima de 12 anos, na Cohab 1. O rapaz foi dormir na casa da tia e durante a madrugada teria invadido o quarto da menina de 12 anos. A menina ainda relatou que não pode gritar por socorro porque foi ameaçada pelo agressor de 18 anos. A tia acionou a Polícia Militar que foi até o local. O jovem disse que teria tido relação sexual com a menina, mas que ela teria consentido. A garota de 12 anos foi levada ao PS Pediátrico de Botucatu, onde realizou exames que constataram o ato sexual. O jovem de 18 anos foi encaminhado ao Plantão Policial e preso na Cadeia de Itatinga.

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Vigilância Ambiental confirma mais 4 morcegos infectados por raiva EM BOTUCATU. Como forma de prevenção, a VAS fará vacinação antirrábica na sexta-feira e no sábado A Vigilância Ambiental em Saúde recebeu a confirmação de mais quatro morcegos infectados por raiva na Cidade. Os animais foram resgatados nos bairros Comerciários, Jardim Panorama, Jardim Cambuí e Condomínio Vale do Sol. Um dos morcegos resgatados foi atacado por um gato que estava vacinado e que será monitorado pela VAS em ambiente domiciliar. Os demais morcegos não tiveram contato com animais ou pessoas. Neste ano já foram realizados 167 atendimentos, que resultaram em 122 animais encaminhados para exame. Em todo o ano de 2017 foram realizadas 398 solicitações de

resgate de morcegos, sendo que 244 foram encaminhados para diagnóstico. Como forma de prevenção, a VAS fará nesta sexta-feira e sábado, 26 e 27, a vacinação antirrábica destinada a cães e

gatos que não foram imunizados nos últimos doze meses. Os animais que estão com a vacina em dia deverão aguardar a campanha antirrábica urbana que ocorrerá no mês de setembro. (COMUNICAÇÃO)

Confira abaixo onde estarão os Postos de Vacinação e o horário de funcionamento de cada um: Na sexta-feira, 26, o posto de vacinação estará no Condomínio Vale do Sol, das 8h30 às 10h30. No sábado serão três postos: Posto 1: Jd. Panorama, R. Hermínio Marco Calônego, esquina com a R. José Thiago, ao lado do CRAS Norte, das 9h às 13h. Posto 2: Jd. Cambuí, Escola Municipal Profª Leonor Bicudo Vizenzzotto, R.Antônio Henrique Vocci, 1455, das 9h às 13h. Posto 3: Comerciários III, Escola Municipal Jonas Alves de Araújo, entrada pela Av. Ediberto Roque Sforsin, das 9h às 13h. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (Canil Municipal) também funciona como posto permanente de vacinação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Serão vacinados os animais que não foram imunizados

Força Tática prende homem com pedra de crack e maconha

Uma motocicleta de um mototaxista, que havia sido furtada, foi localizada após denúncia. O veículo estava no estacionamento dos prédios da Vila Jardim (CDHU). Os guardas contaram com a Equipe de Monitoramento Aéreo (drone). Foto: Divulgação

Um homem de 31 anos foi preso durante patrulhamento policial na Rua Nilce Matos de Almeida Rafanelli, no bairro Recreio do Havai. De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais militares da Força Tática suspeitaram da

Polícia Civil de Botucatu conta com Inquérito Eletrônico

Susto. Carro pega fogo no Centro

Desde segunda-feira, 22, Botucatu e outras 15 cidades da região contam com o Inquérito Policial Eletrônico (IP-e), que funciona de forma inteiramente digital, através do uso de certificação digital e inte-

Um Fiat/Uno pegou fogo após o motorista estacionar na Av. Floriano Peixoto, em Botucatu. De acordo com os Bombeiros o fogo foi controlado por populares com uso de extintores e uma mangueira.

Denúncia. GCM localiza motocicleta furtada

gração entre os sistemas informatizados da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça (TJ). O novo sistema eliminará de forma gradativa a tramitação dos procedimentos em meio físico,

tendo em vista que não haverá mais necessidade de impressão de documentos físicos e assinatura de próprio punho. Com a redução da burocracia, os agentes poderão se dedicar mais a investigação.

atitude e abordaram o cidadão próximo a sua residência. Com ele a PM encontrou uma quantia de crack e dentro da casa foi localizada, em uma caixa de isopor, uma pedra bruta de crack, meio tijolo de maconha, dois saquinhos

com cocaína. No banheiro havia mais um saquinho com droga. Também foi encontrada um espigarda e uma faca. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Itatinga, onde ficará à disposição da Justiça.

As chamas atingiram o capô e a área do motor que foi resfriada


CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

é ultravelocidade

100 99, MEGA POR R$

A banda larga para assistir aos seus vídeos preferidos. Wi-Fi grátis

Ultravelocidade de download e upload

Acesso simultâneo

99

/mês

Por 12 meses no Combo. Após, R$ 124,99/mês.

Ligue

+10GB ATÉ

NO SEU CELULAR VIVO TODO MÊS

10315, vá a uma loja ou acesse vivo.com.br/vivofibra

A velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a nominal máxima, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos. Internet, TV e telefonia fixa a partir de R$ 274,88/mês.

Adesões até 31/1/2018, podendo ser prorrogadas. Oferta válida para clientes ativos de Vivo Pós ou Controle. Consulte a disponibilidade na sua localidade. Para mais informações, consulte vivo.com.br ou SAC 103 15. Pessoas com necessidades especiais de fala/audição, acesso pelo 142.

07


08 FOCO

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br


CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

09

Volta

às aulas AOS RESPONSÁVEIS. 7 recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para a saúde das crianças nesta época Fim de férias. As aulas recomeçaram e, com elas, vem a preocupação de muitos pais com a saúde dos filhos. Afinal, na escola, é inevitável que a criança entre em contato com aquelas doenças tão comuns na infância. Mas é nessa época também que podem surgir outros problemas, como o excesso de peso da mochila, adaptação aos horários, a má alimentação no recreio... Foi pensando em tudo isso que a Sociedade Brasileira de Pediatria preparou um guia para pais e pediatras. O documento reúne recomendações práticas e fáceis de seguir. A seguir, confira 7 dicas.

1. Monitore a adaptação aos novos horários e crie uma rotina. Valorize as horas de sono, que são fundamentais para o descanso e o bom rendimento escolar.

2. Dê o exemplo e explique à criança que ela deve ter uma alimentação balanceada e saudável, bem como a ingestão frequente de água. Para isso, monte a lancheira com itens naturais em vez de industrializados. Banana, maçã e uva são boas opções, assim como mix de castanhas e frutas secas. 3. Cuidado com o tamanho e o excesso de peso da mochila. Para evitar danos (como dores e, mais tarde, desvios da coluna), ela não pode ter mais de 10% do peso do aluno. Por exemplo, se a criança tem 30 kg, a mochila deve pesar no máximo 3 kg. Para isso, ensine seu filho a se organizar e levar apenas o necessário naquele dia. Lembre-se também que a mochila deve ficar acima da cintura da criança. 4. Preste atenção às

queixas de dores de cabeça e dificuldade de ler. Elas podem ser sintomas de problemas visuais que requerem uso de óculos. Também é fundamental testar a acuidade auditiva da criança, para descobrir se há alguma dificuldade auditiva.

5. Mantenha em dia o cartão de vacinação de seu filho. Se alguma vacina estiver em atraso, vá a um posto de saúde o quanto antes. Só assim é possível prevenir as doenças transmitidas durante o convívio em ambientes coletivos.

6. Um pouco de ansiedade na volta às aulas é normal. Mas esteja atento aos sinais que seu filho emite. Eles podem indicar que a criança está passando por situações que a deixam desconfortável, como o bullying.

7. Pais de alunos que precisam receber algum tipo de medicação durante o período escolar devem informar a direção e os professores da unidade de Educação, para que os horários e doses do remédio sejam cumpridos corretamente.


10 CIDADE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Educa Mais Brasil oferece Bolsas de Estudo em Botucatu FUTURO. As bolsas de estudo são para os cursos de Design de Moda, Enfermagem, Fotografia, Propaganda e Marketing As constantes mudanças no mercado de trabalho exigem do profissional um olhar que vislumbre oportunidades, seja em uma empresa ou no trabalho autônomo. Para atender essas necessidades, o ponto de partida é uma capacitação como uma graduação ou pós-graduação. No entanto, o custo do curso escolhido pode deixar o planejamento inviável. Por isso, bolsas de estudo que são ofertadas por programas de inclusão

educacional vêm sendo a solução para obter essa formação, como o Educa Mais Brasil, que disponibiliza mais de 500 mil oportunidades com até 70% de desconto para o ensino superior em 2018. O auxílio é concedido a quem não tem condições de investir na mensalidade integral de um curso, principalmente àqueles que procuram por alternativas diferentes das oferecidas pelo Governo. “Esse benefício é concedido com a finalidade de au-

mentar as oportunidades para estudantes de todo o Brasil”, explica a diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil, Andréia Torres. Em Botucatu há oportunidades para cursos como: Ciências Contábeis, Design de Moda, Enfermagem, Fotografia, Marketing, Publicidade e Propaganda, entre outros. As inscrições estão abertas e o candidato deve se inscrever gratuitamente no site www.educamaisbrasil.com.br. (ASSESSORIA)


2 REGIONAL

REGIONAL

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Ricardo Salaro tem recurso negado pelo Tribunal de Justiça

Investigação

São Manuel combate fraude no reembolso do auxílio-transporte de estudantes Após grande tumulto desde o final do ano passado, a Prefeitura de São Manuel investiga fraudes no reembolso do auxílio-transporte para alunos que estudam em outras cidades. Existe a suspeita de notas falsificadas para receber o benefício. O esquema, segundo a denúncia, contaria com pelo menos 30 pessoas envolvidas, que estariam burlando o sistema. O reembolso dos estudantes é feito desde 2013 e compromete cerca de R$ 2 milhões por ano dos cofres do município. O Prefeito Major Rubin definiu que a verba da Prefeitura para o reembolso foi reduzida para R$ 1 milhão. Com as novas regras os estudantes com renda familiar acima de seis salários mínimos estarão fora do benefício.

Salaro disse que recebeu a decisao do TJ com serenidade e respeito, mas não irá desistir

Alerta. Prefeitura de São Manuel aplica multas em terreno baldio Quem tem um terreno e não cuida pode ter uma surpresa desagradável vinda da Prefeitura Municipal: o recebimento de multa. A Prefeitura de São Manuel adota a medida em casos extremos com quem insiste em não manter lim-

pos os terrenos baldios. Entende-se por casos extremos aqueles em que já foram esgotadas as medidas para fazer o dono limpar o terreno. O primeiro passo é notificar o proprietário. Quando recebem uma denúncia, os fiscais

visitam a área e notificam o responsável, que tem um prazo de até 15 dias para limpar o local. Se o problema persistir, é aplicada uma primeira multa, no valor de R$ 900,00. Caso o problema continue, o valor sobe para R$ 1.800,00.

O recurso apresentado pela defesa do ex-prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro Neto (PPS), que teve seu madato cassado pela Câmara Municipal em outubro de 2017, foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça (TJ). Na tentativa de Salaro retornar ao cargo, a defesa pediu a nulidade do processo e do julgamento que acarretou na cassação do político. No agravo, foi alegado o descumprimento ao Decreto Lei nº 201/67, afirmando que “apesar de duas votações, a denúncia veiculou só uma acusação. A votação da segunda imputação, referente à prestação de informações contraditórias à Câmara, não poderia ocorrer, por não se tratar de infração político-administrativa”. Em decisão, o Tribunal aponta que “A votação em separado não trouxe prejuízo ao agravante porque ambas as condutas foram consideradas pela maioria dos vereadores como suficientes à cassação do mandato”. A Comissão Processante contra Ricardo Salaro ocorreu após denúnica de um morador, que apontou pagamentos ilegais realizados pela Prefeitura na construção da obra da creche da Cohab II. Resposta. Em nota, Salaro diz que tem compromisso com 15.223 eleitores e que recebeu o resultado com serenidade e respeito. Ele ainda afirma que irá levar ao poder judiciário elementos incontroversos do que ele chama de atentado à democracia sofrido por ele e pelo povo.

11

150 alunos

Estudantes de Areiópolis estão sem transporte para outras cidades Os estudantes que moram em Areiópolis, mas estudam em outras Cidades da região, tiveram o transporte estudantil suspenso pela Prefeitura. De acordo com informações, cerca de 150 alunos que contavam com o transporte totalmente gratuito há quatro anos foram afetados com a decisão do Poder Público. A Prefeitura aponta que a medida teve que ser tomada em respeito a uma Ordem Judicial, para que o Poder Executivo da Cidade cortasse todos os serviços que estavam gerando encargos de horas extras. O transporte dos estudantes seria um deles. Surpreendidos com a decisão, os alunos afirmam que a Prefeitura não informou os estudantes sobre essa mudança. A intenção do Prefeito de Areiópolis, Toni Cadete (PR), é enviar um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores, em busca de solucionar ou ao menos amenizar a situação. A Prefeitura pretende oferecer um auxílio financeira para cada aluno, mas baseado na situação do orçamento do Município.

Prefeito Toni Cadete, busca solução na Câmara


12

CLASSIFICADOS

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

*

VENDE-SE TERRENO Valor = R$ 130 mil Rua Curuzu /Centro Fone 14 99852-9232 VENDE-SE Fogão de 2 bocas (seminovo) e microondas Panasonic. R$ 400,00. F: (14) 996457173

VENDE SALÃO + TERR. Valor = R$ 160 mil Vila Jardim. Todo no azulejo, 2 banheiros. Fone 14 99852-9232

ALUGA-SE CASA EM RUBIÃO JÚNIOR Casa mobiliada com Àgua, luz, wi-fi e tv incluso. Valor para locação: R$ 1.000,00 Interessados devem entrar em contato através dos telefones: (14) 99750-7154 ou (14) 998889632

ALUGA-SE CASA No Jardim Brasil c/ 2 Quartos, sala, coz. e wc. Garagem e lavanderia. Contato (14) 996860218

FRETE E CARRETO Faço frete e carreto para Botucatu e Região a partir de R$ 30,00 Contato (14) 996457173 - Nivaldo

VENDE-SE TERRENO Vende-se Terreno na Rua Curuzu R$ 130 mil Fone 14998529232

PISTOLA DE PINTURA Duas pistolas de pintura. (um de 1 litro e outro de 1/2 litro) em inox: R$ 350,00. Contato (14) 996457173

VENDE-SE GALPÃO Na Vila Jardim + Terreno . Valor R$ 160 mil Com azulejo e dois 2 banheiros. Fone 99852-9232

CARRETINHA Vende-se carretinha de madeira, de 1,5m, com pneu grande. Fone (14) 3815-4357

Empresa: UNIÃO DAS DAMAS CARIDADE N S LOURDES CNPJ: 45.426.277/0001-19 Período: 01/01/2017 a 31/12/2017 Balanço Patrimonial ATIVO

Página: 1

PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE

65.157,21

DISPONIVEL

976,34

*CAIXA

56,00

CAIXA GERAL

56,00

*BANCOS-RECURSOS C/ RESTRIÇÃO BANCO DO BRASIL S/A *BANCOS-RECURSOS S/ RESTRIÇÃO BANCO BRADESCO S/A

ESTOQUES

PASSIVO CIRCULANTE

4.454,11

PASSIVO CIRCULANTE

4.454,11

*OBRIG. SOCIAIS A PAGAR C/ RESTRIÇÃO

1.597,01

CONTRIB. SINDICATOS PAGAR

0,53

INSS A RECOLHER

0,53

FGTS A PAGAR

919,81

PIS A PAGAR

919,81

I.RENDA A RECOLHER

71,11 1.092,65 385,60 31,93 15,72

*OBRIG.TRABALHISTAS C/ RESTRIÇÃO

2.857,10

ORDENADOS E SALÁRIOS A PAGAR

2.857,10

23.011,16

*ESTOQUES

23.011,16

MERCADORIAS

23.011,16

TITULOS E APLICAÇÕES

41.169,71

*APLICAÇÕES S/ RESTRIÇÃO BRADESCO S/A - POUPANÇAS

PATRIMONIO LIQUIDO PATRIMONIO LIQUIDO

69.419,84 69.419,84

41.169,71

*PATRIMONIO LIQUIDO

41.169,71

PATRIMONIO SOCIAL

69.419,84 79.240,52

SUPERAVIT OU DEFICIT EXERCICIO

(9.820,68)

* NAO CIRCULANTE

8.716,74

* * *

IMOBILIZADO S/ RESTRIÇÃO

8.716,74

* *

*EQUIPAMENTOS E UTENSILIOS

8.716,74

*

MOVEIS E UTENSILIOS

4.335,42

*

APARELHOS E EQUIPAMENTOS

4.381,32

* * *

TOTAL DO ATIVO:

73.873,95 TOTAL DO PASSIVO:

73.873,95

Botucatu, 31 de dezembro de 2017. Reconhecemos a exatidão do presente Balanço Patrimonial, cujos valores do Ativo e Passivo mais Patrimônio Líquido importam em R$ 73.873,95 (setenta e tres mil, oitocentos e setenta e tres Reais e noventa e cinco Centavos)

EDITAL DE LEILÃO “PRESENCIAL e ON-LINE” 1º LEILÃO: 07/02/2018, ÀS 15H. - 2º LEILÃO: 16/02/2018, ÀS 15H. (caso não seja arrematado no 1º leilão) Ronaldo Milan, Leiloeiro Oficial inscrito na JUCESP nº 266, faz saber, através do presente Edital, que devidamente autorizado pelo Banco Bradesco S.A., inscrito no CNPJ sob nº 60.746.948/0001-12, promoverá a venda em Leilão (1º ou 2º) do imóvel abaixo descrito, nas datas, hora e local infra citados, na forma da Lei 9.514/97. Local da realização dos leilões presencias e on-line: Escritório do Leiloeiro, situado na Rua Quatá nº 733 - Vl. Olímpia em São Paulo-SP. Localização do imóvel: São Manuel - SP. Bairro Nova Conquista. Rua Pedro da Silva nº151. (Qd C Lt 090). Casa. Áreas: terr. 250,00m² e constr. 77,29m². Matr. 15.165 do RI local. Ocupada. (AF). 1º Leilão: 07/02/2018, às 15h. Lance mínimo: R$ 234.973,51 e 2º Leilão: 16/02/2018, às 15h. Lance mínimo: R$ 105.781,21 (caso não seja arrematado no 1º leilão). Condição de pagamento: à vista, mais comissão de 5% ao Leiloeiro. Da participação on-line: O interessado deverá efetuar o cadastramento prévio perante o Leiloeiro, com até 1 hora de antecedência ao evento. O Fiduciante será comunicado das datas, horários e local de realização dos leilões, para no caso de interesse, exercer o direito de preferência na aquisição do imóvel, pelo valor da dívida, acrescida dos encargos e despesas, na forma estabelecida no parágrafo 2º-B do artigo 27 da lei 9.514/97, incluído pela lei 13.465 de 11/07/2017. Os interessados devem consultar as condições de pagamento e venda dos imóveis disponíveis nos sites: www.bradesco.com.br e www.milanleiloes.com.br - Para mais informações - tel.: (11) 3845-5599 - Ronaldo Milan - Leiloeiro Oficial JUCESP nº 266

TECNICO DE CONTABILIDADE MARIA ISABEL MIGALLON BALLARIN TC CRC: 1SP190518/O-1

PRESIDENTE JOANINHA ALMEIDA FRANCO DO NASCIMENTO CPF: 983.238.578-49

ASTEC CONTABILIDADE BOTUCATU LTDA. AVENIDA SANTANA 528 SALAS 1, 2 E 3 - BOTUCATU - SP - 18603-700 - Fone: (14)3882-2150


3 ESPORTE

Amábile e Clayson

Após grande 2017, Clayson começa 2018 com excelente notícia: será papai Se o ano de 2017 ficou marcado na carreira do jovem botucatuense Clayson, de 22 anos, quando foi eleito a Revelação do Paulistão pela Ponte Preta, depois foi contratado pelo Corinthians, se tornou titular, conquistou o título de Campeão Brasileiro e ainda foi eleito a Revelação do Nacional – pelo tradicional Troféu Mesa Redonda –, o ano de 2018 será marcante na vida pessoal do craque nascido em Botucatu. Na segunda-feira, 22, a noiva de Clayson, Amábile Araújo, de 23 anos, anunciou que está grávida.

ESPORTE

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Botucatu fica em 3º

Dia do Fico!

Paulistão 3ª rodada

QUARTA (24/01) 17h00

JORI. Botucatu conquistou o terceiro lugar na competição A delegação botucatuense conquistou o 3º lugar geral na 22ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos, realizados entre os dias 17 e 21 de janeiro em Lençóis Paulista. Botucatu ficou atrás apenas de Piracicaba (campeã) e Pirassununga (segunda colocada). Os atletas tiveram o apoio da Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e do Fundo Social de Solidariedade. A delegação participou de 17 modalidades e conquistou 26 medalhas, sendo 16 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze. Destaque para a coreografia, dança de salão (categorias A e B), tênis de campo masculino e vôlei adaptado feminino (categoria B), que foram campeões. “Mais uma vez Botucatu fez bonito e manteve o 3º lugar geral. Isso mostra o comprometimento

13

X LINENSE

SÃO CAETANO

19h30

X CORINTHIANS

FERROVIÁRIA

19h30

X BOTAFOGO

NOVORIZONTINO

21h45

X MIRASSOL

SÃO PAULO

QUINTA (25/01) 18h30

X Botucatu fez bonito nos Jogos Regionais dos Idosos, realizados na cidade de Lençóis Paulista

das equipes, a dedicação dos atletas e também dos professores, que treinam duro o ano inteiro para conquistar as medalhas e manter Botucatu entre as melhores cidades da região”, afirmou Geraldo Pupo, Secretário Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida. Os atletas campeões de cada modalidade representarão Botucatu nos Jogos Estaduais dos Ido-

Premiação

Dudu recusa China e fica

Corinthians promete quitar

O atacante Dudu, de 26 anos, vai continuar atuando pelo Palmeiras . O diretor de futebol Alexandre Mattos e o atacante Dudu apareceram de surpresa na sala de imprensa do clube paulista para dizer que o jogador recusou mais uma proposta do Changchun Yatai, da China, e permanecerá no Verdão. O dirigente revelou que havia uma proposta milionária pelo camisa 7 do Palmeiras.

Com poucos dias de mandato pela frente, o presidente Roberto de Andrade tem ainda uma missão no Corinthians: quitar a premiação do título brasileiro com os jogadores do elenco. O departamento financeiro afirmou que o valor será pago aos atletas até o fim do mês. A promessa acontece por conta da entrada de alguns valores de negociações no caixa alvinegro. O valor total é de R$ 10,8 milhões.

sos, que neste ano será na cidade de Praia Grande, entre 27 de março a 01 de abril. “No ano passado, conquistamos o 4º lugar geral no campeonato estadual e nossa intenção é nos manter entre as dez melhores equipes. Para isso, vamos continuar treinando para chegar lá e conquistar mais medalhas”, citou João Francisco Moreti, dirigente da delega-

ção de Botucatu. Fizeram parte da delegação de Botucatu os professores João Francisco Moreti, Carlos Eduardo Barros Pereira, Marta Cristina Favan e Gisele Cristina Bertoloni; os auxiliares Marcelo de Oliveira Gomes, Adalberto de Oliveira Gomes e Antônio Galhardo; e os monitores Maria Goreti e Diego Rafael. (COMUNICAÇÃO)

Copinha. São Paulo faz final inédita contra o Flamengo O São Paulo conseguiu se classificar para a final da Copa São Paulo após vencer o Internacional, nos pênaltis, na terça-feira, em jogo adiado da semifinal, após as fortes chuvas que caíram em Barueri na noite da última segunda-feira. Os clubes disputaram os minutos finais da partida que estava empatada por

1 a 1 e foi interrompida. Sem gols nesta terça, decidiram a vaga nos pênaltis, com vitória dos paulistas por 6 a 5. Com a vaga, o São Paulo chega à sua 10ª final de Copa São Paulo. A decisão será disputada no estádio do Pacaembu, na quinta-feira, 25, Aniversário da cidade de São Paulo, às 10 horas.

BRAGANTINO

SÃO BENTO

19h30

X PONTE PRETA

SANTOS

19h30

X ITUANO

SANTO ANDRÉ

21h00

X PALMEIRAS

RB BRASIL


14

PASSATEMPO

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

RECEITA

LEIA GOURMET Espaguete mediterrâneo INGREDIENTES. 2 colheres (sopa) de cebola picada 3 dentes de alho picados 5 colheres (sopa) de azeite de oliva 1 abobrinha média em cubos 1 berinjela em cubos 5 tomates sem pele e sementes, em cubos 540 gramas de macarrão espaguete de grão-de-bico • sal a gosto • pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO. - Em uma frigideira grande, em fogo médio, doure a cebola e o alho no azeite. - Junte a abobrinha, a berinjela e o tomate e refogue até ficarem macios. Reserve. - Cozinhe o espaguete de grão-de-bico em água fervente por seis minutos ou até ficar ‘al dente’. - Escorra e misture aos legumes. -Tempere com sal e pimenta

DICA SALADAS COMBINAM COM VINHO? Saladas que levam legumes grelhados na chapa ou na brasa podem combinar bem com tintos leves, feitos com a uva Merlot ou mesmo um Cabernet Sauvignon. Saladas que utilizam pimentas verdes ou pimentões grelhados podem combinar com vinhos mais estruturados como um Zinfandel.

HORÓSCOPO Lua crescente, que ocorre no setor de recursos, talentos e habilidades. Momento importante para acreditar mais nos seus potenciais.

É preciso modificar hábitos arraigados que estão prejudicando a saúde. Busque informações sobre qualidade de vida e bem-estar.

Momento é positivo para expandir horizontes mentais e emocionais. A dedicação a projetos que te atraem está estimulada. Momento importante para refletir sobres seus valores emocionais e espirituais. Situações nos bastidores e contato com grandes empresas. A fase lunar crescente estimula a colheita de recentes empreendimentos. É um bom momento para se unir às pessoas certas.

Momento em que certos tabus e verdades vêm à tona na vida afetiva. A dedicação a questões criativas, recreativas estão evidenciadas. Momento importante de conscientização e desapego. A fase é importante para relacionamentos. É no setor de relacionamentos escorpianos que temos a Lua crescente. Estímulo ao progresso das relações pessoais e profissionais.

Ideias muito interessante relacionadas a negócios e questões financeiras. Cuidado com dívidas e empréstimos. A fase lunar crescente estimula o desenvolvimento emocional e profissional. Descubra coisas que eram negadas ou reprimidas. São os seus pensamentos que influenciam na saúde. É uma fase em que deve se dedicar mais ao autoconhecimento. Momento em que pode haver alguns atritos entre amigos, grupos e empresas. Pode haver dificuldade de colocar suas ideias em prática.

A FRASE “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”. PLATÃO


4

CULTURA

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

NESTA QUINTA. Tubinho realizará peça beneficente

CHARGE DA SEMANA

CULTURA NO CINEMA

Confira os horários em: www.cinearaujo.com.br

É ‘PSIONANTE’. Botucatu ainda não tem a definição do nome do Secretário de Cultura. Enquanto isso, Tubinho segue com o Circo lotado

O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando

Grito de Carnaval no Rio Bonito abrirá a folia 2018 em Botucatu O calendário do Carnaval 2018 terá início neste sábado, 27, a partir das 16 horas, com o Grito de Carnaval no Rio Bonito. Já no dia 10 de fevereiro, das 17 às 20 horas, crianças e adolescentes terão diversão garantida com a Estação Folia. Realizada pela primeira vez em 2017, tendo como palco

Para 2018

Nelli abre agenda para eventos

SOBRENATURAL

EXTRAORDINÁRIO * Programação sujeita a alteração

O Cine Teatro Nelli comunica que os agendamentos para 2018 já estão abertos. À exceção de fevereiro, os pedidos de data devem ser feitos com no mínimo um mês de antecedência da data do evento, não havendo possibilidade de agendamento para o mesmo mês da requisição. Não é possível marcar datas recorrentes. O teatro tem uma taxa mínima de R$ 400,00, ou 10% da bilheteria caso o evento arrecade mais de R$ 4 mil. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pelo e-mail teatronelli@botucatu.sp.gov.br.

15

a plataforma da Estação Ferroviária. A entrada é franca. A festa também será levada aos moradores do Bairro de Anhumas nos dias 10 e 11 de fevereiro, a partir das 19 horas. Nos dias 10, 11 e 12 a folia será no Rio Bonito e na Mina, entre 19 horas e 01 da manhã, com os desfi-

les dos Blocos Pega Nada Não, Fioretto e Amigos, Vai Quem Quer e Cataloko. O desfile de rua será nos dias 11 (domingo) e 13 (terça-feira), a partir das 19 horas, na Avenida Rafael Serra, atrás do Ginásio Municipal de Esportes. A novidade deste ano ficará por conta da

Banda Municipal de Botucatu, que apresentará um repertório especial no fechamento nos dois dias de desfile. Em todos os eventos, a Prefeitura de Botucatu disponibilizará infraestrutura com segurança, serviços de saúde, banheiros químicos, sistema de som, tendas e limpeza.

O Circo de Teatro Tubinho realizará nesta quinta-feira, 25, a partir das 20h30, um espetáculo muito especial. A peça “O Céu Uniu Dois Corações”, um texto do renomado escritor Antenor Pimenta, é um clássico no teatro desde os anos 1940. O diferencial deste espetáculo é que ao invés de comprar os ingressos o público conseguirá o bilhete de entrada em troca de 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e farinha) Todo o montante arrecadado será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, que direcionará para instituições de caridade da Cidade. As bilheterias do Circo de Teatro Tubinho estarão abertas a partir das 12 horas de quinta-feira, 25. A classificação indicativa do espetáculo é para maiores de 12 anos. O Circo de Teatro Tubinho, que tem o apoio do Jornal Leia Notícias, está instalado na frente do Curtume Pioneiro, na Avenida Paula Vieira, 215, na Vila Jahu. (COMUNIC.)


16

LEIA MOTOR

QUARTA / QUINTA, 24 / 25 DE JANEIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Brasil exigirá testes de colisão lateral em carros a partir do ano de 2020 O Brasil vai exigir, a partir de 2020, o teste de colisão lateral para autorizar a venda de carros no país. A decisão foi publicada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência valerá primeiro para modelos inéditos, a partir de 1º de janeiro de 2020. A partir de 2023 será estendida a todos os carros novos. Atualmente, as montadoras só são obrigadas a comprovar que os veículos novos passaram por testes de impacto frontal e traseiro. O teste lateral é exigido nos Estados Unidos e na Europa.

5 MOTOR

ÓLEO

Atualmente, no Brasil, as montadores são obrigadas apenas a comprovar que os veículos novos passaram por testes frontal e traseiro

Para evitar problemas no veículo, o motorista deve estar atento ao óleo lubrificante que utiliza. Além de comprometer o motor, o uso incorreto influencia no consumo de combustível.

Profile for Jornal Leia Notícias

Jornal Leia Notícias - Edição 149  

Edição 149 - ano 02 Quarta-feira / Quinta-feira (24 - 25/01/2018)

Jornal Leia Notícias - Edição 149  

Edição 149 - ano 02 Quarta-feira / Quinta-feira (24 - 25/01/2018)

Advertisement