Page 1

PRESERVE O MEIO AMBIENTE: LEIA AS NOTÍCIAS E PASSE ESSE JORNAL PARA OUTROS LEITORES


02

CENTRAL SUPERMERCADOS

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br


1

CIDADE

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

03

GCM alerta para Lei do Silêncio e bebidas para menores em Botucatu

CIDADE

CARNAVAL . De acordo com o novo comando da Guarda Civil Municipal de Botucatu, todo o efetivo está trabalhando em regime de plantão até a Quarta-feira de Cinzas, dia 14 Haroldo Amaral

A Guarda Civil Municipal de Botucatu está mobilizando todo o efetivo para a Segurança na Cidade durante o período de Carnaval. O trabalho tem sido desenvolvido por diversas equipes, que fazem patrulhamento preventivo nos locais onde ocorrem bailes e desfiles. “Fazemos patrulhamento com outras forças de Segurança, como a Polícia Militar, e auxiliamos o Conselho Tutelar em eventuais problemas que possam ocorrer envolven-

do menores, inclusive com bebidas alcoólicas”, destacou o novo Comandante da GCM. O Comandante destacou, ainda, que neste período de Carnaval a maior reclamação endereçada à GCM é relacionada a brigas envolvendo pessoas e familiares, devido a bebidas, e também barulho. “Muitas reclamações são relacionadas a foliões, com veículos com som alto em frente a residências. A perturbação do sossego é um problema neste período e vamos agir, sempre que solicitado”, afirmou.

Pela Legislação, a qualquer momento o cidadão incomodado poderá requisitar a presença da Guarda para eliminar o problema de barulho. O trabalho também é feito em clubes e distritos da Cidade. “Também fiscalizamos eventos clandestinos que estão sendo organizados na Cidade”. Todo o efetivo da Guarda Municipal trabalha até Quarta-feira de Cinzas, 14, em regime de plantão. “Temos entre 15 e 20 Guardas atuando por período na Cidade”, finalizou Leandro Destro.

A coleta de lixo prosseguirá normalmente no Feriado

Confira o expediente nas repartições públicas municipais durante o Carnaval O expediente nas repartições públicas municipais de Botucatu seguirá um cronograma diferenciado neste Feriado do Carnaval. Nesta segunda-feira, 12, e terça-feira, 13, as repartições públicas não funcionarão. O expediente do Funcionalismo Público Municipal voltará ao normal a partir das 13 horas da Quarta-feira de Cinzas, 14. Os Prontos-Socorros Adulto e Pediátrico, localizados na Vila

Aulas

Leandro Destro

Pertubação do sossego O GCM Leandro Destro assumiu a função de Comandante da Guarda Civil Municipal de Botucatu na semana passada e o Carnaval de 2018 tem sido o primeiro grande evento que ele trabalha nesta função. Destro afirmou à reportagem do Leia Notícias que o maior problema enfrentado neste período de festa é perturbação do sossego. Os foliões de Botucatu exageram na altura dos sons dos veículos em frente das residências. A GCM está agindo sempre que solicitada.

Creches retornam dia 14. Escolas na quinta-feira, 15 As creches municipais de Botucatu, que atendem crianças de 0 a 3 anos em período integral retomam o expediente na quarta-feira, 14, a partir das 13 horas. A exceção fica por conta dos Centros de Educação Infantil “Claudeval Luciano da Silva”, no Centro, e “Ruy Amado Piozzi”, na Vila dos Lavradores, que atendem em horário normal no sistema de plantão. Já as aulas nas demais escolas da Rede Municipal de Ensino serão retomadas na segunda-feira (19). Nos dias 15 e 16 as escolas estarão em planejamento de aulas.

Assumpção e Vila dos Lavradores, respectivamente, bem como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e a Central de Ambulâncias (0800-772-1415) atenderão normalmente a população em esquema de plantão 24 horas. Já as unidades de saúde estão fechadas nesta segunda-feira e na terça-feira, reabrindo na quarta-feira após às 13 horas. (Comunicação)

Carnaval. Ônibus e coleta de lixo seguem a programação As linhas do serviço de transporte público em Botucatu, durante o Feriado de Carnaval, seguem o cronograma já estabelecido para os fins de semana e feriados. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Semutran (156 / 3882-9888). A coleta de lixo domiciliar será realizada normalmente todos os dias deste feriado prolongado. Os serviços públicos oferecidos na Casa do Cidadão seguirão o expediente da Prefeitura, retornando a partir das 13 horas de quarta-feira, 14.


04

CIDADE

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Prefeito Pardini e vereadores vistoriam obras pela Cidade

Política

SEGREDOS HAROLDO AMARAL

NAS OBRAS. Acompanharam o prefeito os vereadores: Carreira, Cula, Alessandra, Laudo, Jamila e Zé Fernandes

Botuc@tu Online Embraer. Em meio às discussões sobre o futuro da Embraer, vende ou não vende, a Boeing deu uma boa contribuição aos que são contrários à venda: Feito o negócio, a matriz da empresa vai ser transferida para Chicago. A informação foi divulgada nos principais jornais do Brasil.

Pelo esclarecimento. O vereador e presidente da Câmara, Izaias Colino, teve aprovado o requerimento solicitando informações da presidência da Embraer sobre em que pé anda a proposta de compra da empresa pela Boeing e que garantias Botucatu terá na manutenção dos empregos.

Pela venda. O vereador Abelardo, que já foi empregado da Embraer e organizou o sindicato da categoria só de metalúrgicos desse setor, é favorável à venda da empresa. Ele esteve com equipamento de som na entrada da fábrica em Botucatu, fortalecendo a posição de um grupo de funcionários favoráveis à venda para a Boeing.

Contra a venda. Os Sindicatos dos Metalúrgicos de Botucatu, São José dos Campos, Araraquara e Gavião Peixoto são contrários à venda e favoráveis da reestatização da companhia, para garantir os projetos de defesa que estão em desenvolvimento, tanto na aeronáutica como na marinha. A Embraer também participa do desenvolvimento dos submarinos convencionais e a energia nuclear.

Vereador Abelardo

Turismo Rural. O Sindicato Rural de Botucatu vai promover no próximo dia 22 de fevereiro o curso de Turismo Rural. Segundo a turismóloga Luciana Alho o curso terá como objetivo despertar o interesse dos proprietários rurais em explorar recursos de seu imóvel rural e abrir para visitações, passeios e até camping. Os interessados podem procurar o Sindicato Rural de Botucatu para obter mais informações. O curso é gratuito.

LEIA

NOTÍCIAS

Negócios do turismo. A cada dia que passa aumenta a participação do negócio de turismo na economia de Botucatu. Segundo o Secretário Adjunto de Turismo, Guto Tecchio, em 2018 são esperadas mais de cem mil pessoas. Cada atleta que vier participar das provas do calendário Terra da Aventura vai investir, aproximadamente, R$ 500, em média, com hospedagem, alimentação, farmácias, combustíveis, etc. Crimes. Vem aumentando os crimes violentos em Botucatu. Na última semana duas pessoas foram espancadas por criminosos, um casal de idosos foi espancado e roubado, e no Rio Bonito os bandidos, além de roubar, também colocaram fogo em um rancho. Fora isso, Botucatu é uma das Cidades menos violentas do Estado de São Paulo. Moradores da Cidade cobram empenho das forças de segurança. No samba. É certo que a maioria dos políticos de Botucatu, e até mesmo da Região, estão acompanhando os festejos carnavalescos nos locais programados pela administração. Vale destacar que 2018 é ano eleitoral.

O Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, acompanhado de Secretários Municipais e Vereadores, percorreu algumas das principais obras em execução no Município. O objetivo da ação foi oferecer visibilidade ao que o Executivo já fez e vem construindo nas quatro regiões de Botucatu. Os pontos visitados foram: unidades habitacionais populares do Cachoeirinha; viaduto entre o Jardim Paraíso e o Jardim

Cristina; trecho da Ciclovia no Jardim Paraíso; Residencial Paratodos; e as Escolas de Tempo Integral na Cohab 1 e no Maria Luiza. “Nossa Cidade é um verdadeiro canteiro de obras, mesmo em um momento em que muitas prefeituras encerram serviços por conta da crise. É difícil encontrar uma cidade do porte de Botucatu com um volume de investimentos como o nosso. Ter a parceria da Câmara dos

Vereadores neste trabalho de ouvir o que população demanda é fundamental para que façamos aquilo que é prioridade”, afirmou Pardini. Estiveram presentes nas visitas os vereadores Alessandra Lucchesi, Zé Fernandes, Ednei Carreira, Jamila Cury Dorini, Sargento Laudo e Cula, que aprovaram os trabalhos. Carreira, vice-presidente da Casa de Leis e líder de governo, aprovou a inciativa. (Comunicação)

Como está cada obra? - Unidades habitacionais populares do Cachoeirinha A obra que prevê a construção de 500 apartamentos foi iniciada na primeira semana de janeiro deste ano. O terreno já foi limpo, terraplanado e já começou a receber os estacamentos para a construção dos blocos habitacionais. Dois salões de festas já foram erguidos e cobertos. - Viaduto entre o Jardim Paraíso e o Jardim Cristina A construção segue a todo vapor. 5 pilares que sustentarão o viaduto já foram concretados. A ligação entre as Regiões Norte e Leste faz parte do anel viário, que é um conjunto de obras que garantirá fluidez ao trânsito de Botucatu e desafogará o fluxo de veículos no Centro. - Trecho da Ciclovia no Jardim Paraíso Parte da Ciclovia recebeu o reparo visando maior segurança tanto para os motoristas, quantos para os ciclistas. A largura da pista da Ciclovia foi reduzida, sem comprometer o conforto e segurança de quem a utiliza, e consequentemente, as vias da Avenida José Barbosa de Barros foram alargadas e receberam recapeamento asfáltico. - Residencial Paratodos As 337 casas estão praticamente prontas. A construtora responsável pela obra finaliza os últimos detalhes de acabamento nas residências. As ruas do novo bairro já receberam a base para a pavimentação asfáltica. O gramado da frente e dos quintais das casas também já começou a ser plantado. A previsão é que o empreendimento seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano. - Escolas de Tempo Integral na Cohab 1 e no Maria Luiza As duas novas escolas estão sendo construídas com o conceito de período integral, para o Ensino Fundamental 2. Algumas paredes que irão compor as salas de aula já começaram a ser levantadas, bem como a fundação em outro trecho dos terrenos. No Maria Luiza a obra está em ritmo acelerado. Essa construção, especificamente, faz parte de uma contrapartida da construtora responsável pelo conjunto habitacional Paratodos. Produto do

FALE COM A REDAÇÃO leitor@leianoticias.com.br telefone: (14) 3361-2117 whatsapp: (14) 99705-7976

TIRAGEM 3 MIL EXEMPLARES BOTUCATU 2 MIL EXEMPLARES REGIÃO

EXPEDIENTE Editor Chefe: Géro Bonini (MTB: 48.775) Diretora Comercial: Thays Leão Bonini Diretor Executivo: Décio José Bonini Artes: Jader Gabriel

www.leianoticias.com.br - Endereço: Rua Azaleia, 399 - V. dos Médicos - Boulevard - Office 66 - Botucatu/SP - CNPJ: 15.591.827/0001-94


CIDADE

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

PREVISÃO DO TEMPO SEGUNDA (12/02) Sol com nuvens. Chove rápido durante o dia.

Carnaval: Professor da Unesp alerta para o aumento dos riscos de doenças gástricas, respiratórias e sexuais Haroldo Amaral

PREVENÇÃO. Médico infectologista, Dr. Alexandre Naime, destaca os riscos de contaminações no Carnaval

O professor da Faculdade de Medicina de Botucatu/ Unesp (FMB), Dr. Alexandre Naime Barbosa, Diretor Clínico do Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM) da Famesp, alerta os foliões para os riscos de contaminações. Dr. Alexandre Naime afirma que dá para se divertir reduzindo os riscos de doenças ‘aéreas’, como: gripes, coqueluche e rubéola, que são transmitidas em gotículas de saliva. Já doenças comuns no período, como: hepatites, gastroenterites, herpes, entre outras, são através de contato com o doente e por contato íntimo. “No caso de HIV, a orientação é sempre usar preservativo em ato sexual com parceiros casuais e, na eventualidade de o preservativo se romper, a pessoa tem até 72 horas para procurar o serviço médico e tomar

Min: 18º Máx: 29º TERÇA (13/02) Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva.

Min: 18º Máx: 28º QUARTA (14/02) Sol com muitas nuvens. Período nublado. .

das nesse ritmo. Já o gingado (bamboleio, requebro) é outra conversa.

Articulista Min: 17º Máx: 27º COTAÇÕES Dólar + 0,55% (R$ 3,3008) Bovespa - 0,78% (80.899 pts) Euro + 1,026% (R$ 4,0362) Selic (6,75% a.a.)

Salário mínimo (R$ 954)

Data: 09/02/2018

05

Batuque DR. FRANCISCO HABERMANN Tudo mudou. Carnaval também. O Axé está desbancado, agora é Funk. Não entro em detalhes por não acompanhar o assunto. Leio isso nos jornais. Sei que os entendidos dizem que carnaval sem samba não é carnaval. Penso que têm razão e, por este ângulo, até dá prá dar uns pitacos. De leve, claro. O ritmo do samba está nas raízes históricas do Brasil.

Não se progride na música popular brasileira sem passar pelo samba. Grandes compositores e intérpretes nacionais se destacam e são admirados mundo afora. Aliás, o Brasil é conhecido pelo samba. Sempre faz sucesso e não pode ficar fora, especialmente nas festas populares. Aqui, até pernilongo samba o zuim, zuim. A dança é simples mas o ritmo é complexo, segundo os especialistas entendidos do

assunto. Ouvi explanação do maestro Isaac Karabtchevsky que compassos do samba podem ser subdivididos em partes. O seu estudo rítmico exige competência, portanto. Não é simples como parece. A interpretação musical do samba é outra especialidade que diferencia os artistas. Exige habilidades que vão além da voz. Grandes intérpretes sabem os segredos das nuances sutis embuti-

A expressão corporal que acompanha os compassos do gingado clássico brasileiro é muito especial e não pode conter exageros. Busca a elegância e mostra toda a sutileza do andamento musical. E o mais interessante é que tudo começa com um batuque. É o anúncio da festa. Vem que vai ter um batuque, dizem. Hoje, aqui tem. Veja e sinta a bela amostra da composição de João da Bahiana: “Batuque na cozinha Sinhá não quer Por causa do batuque Eu queimei meu pé”

o medicamento que bloqueia a contaminação das células pelo vírus do HIV”, orientou Dr. Naime. Em Botucatu, caso a pessoa necessite, o HCFMB e o SAE “Domingos Meira” estão preparados para atendimento de emergência. O infectologista orienta que doenças de hepatites, sífilis e outras sexualmente transmissíveis são evitadas com uso de preservativos. A orientação do médico é redobrar o cuidado, até mesmo no beijo. “No Carnaval as pessoas ficam mais à vontade e os beijos ocorrem, mas é preciso saber que até mesmo a cárie e gengivite são transmitidas pelo beijo”. Através da saliva são transmitidas, além da cárie, a candidíase oral (sapinho) e herpes labial. O herpes genital é transmitido através de contato íntimo, roupas e objetos contaminados, e até compartilhamento de banheiros.

Onde tem samba, tem alegria. Então, vamos lá, gente. E vamos pulando, que exercício faz bem para a saúde. O bom é que a música sadia alegra o coração, especialmente do sofrido povo brasileiro. Mas, restam perguntas que não querem calar na minha cachola: quem dança e pula carnaval é povo sofrido? Estaríamos vivendo no Brasil um contraste realístico-fantasioso diante de tantas mazelas sociais e políticas? Ai, ai... que batuque difícil. Acho que queimei meu pé! * Dr. Francisco Habermann é Professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu


06

SEGURANÇA

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Depósito irregular de pneus é flagrado pelo drone da Guarda Civil Municipal CONTRA A DENGUE. A residência fiscalizada fica no Jardim Monte Mor A equipe de Patrulhamento Aéreo da Guarda Civil Municipal auxiliou mais uma vez a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde na apuração de uma denúncia de criadouros do mosquito Aedes aegytpi. O local é uma residência no Jardim Monte Mor, Setor Norte de Botucatu, onde os moradores negaram a vistoria dos agentes de endemia da VAS. Com o uso do drone, foi confirmado que no quintal havia grande quantidade de pneus acondicionados de forma errada, acumulando água da chuva e contribuindo para a proliferação de mosquitos na região. Como houve a recusa dos moradores

em permitir a entrada dos agentes e acatar as orientações de armazenamento adequado dos pneus, a VAS encaminhará um relatório do caso para a Secretaria de Negócios Jurídicos e solicitará um mandado judicial para entrar na residência e retirar os pneus. A população também pode contribuir com o trabalho da Vigilância Ambiental em Saúde denunciando locais em que há criadouros do mosquito Aedes aegytpi. As denúncias podem ser feitas pelo Balcão da Cidadania, no prédio da Prefeitura, ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal (0800-7733090). (Comunicação)

nas é a segunda vez que o local é invadido. “Desta última vez o bandido não levou nada, pois levaram o botijão de gás na semana passada, e como não tinha mais nada de valor, o local foi incendiado”, lamentou João Aparecido. Moradores do Rio Bonito informaram que em

Polícia investiga assalto no Centro após saque na Caixa Economica Federal A Polícia Civil de Botucatu investiga um caso de assalto, registrado na Rua General Telles, região Central de Botucatu. Um homem de 28 anos foi assaltado por dois marginais que estavam em uma motocicleta. Um dos assaltantes indicou que tinha uma arma embaixo da camiseta. A vítima entregou a quantia de R$ 1,5 mil aos bandidos, que fugiram

tomando rumo ignorado. As investigações apontam que a vítima foi perseguida pelos criminosos desde o saque na agência bancária da Caixa Econômica Federal. Ele foi seguido por alguns quarteirões até que a dupla anunciou o assalto. Com análise das câmeras de segurança da região, a Polícia Civil busca pistas que possam levar aos dois criminosos.

Valentão

Jovem de 18 anos é preso após agredir a ex-esposa Será solicitado um mandado judicial para a retirada dos pneus

Após furto, rancho é incendiado por marginais no Rio Bonito Ladrões furtaram um rancho na Rua Jangadeiro, no Rio Bonito, em Botucatu. Além dos produtos furtados, os marginais voltaram e quebraram objetos e ainda colocaram fogo no imóvel. Segundo João Aparecido Nogueira, proprietário do rancho, em duas sema-

Na busca

uma semana quatro imóveis foram invadidos e furtados. “A gente não vê polícia fazendo patrulhamento no Rio Bonito. A gente trabalha a vida inteira e quando abri a porta estava tudo queimado. O fogo derreteu até o bocal de iluminação no teto”, relatou João Aparecido.

Em uma semana, quatro imóveis foram furtados no Rio Bonito, segundo moradores da região

Vitoriana. Adolescente é agredido na porta de escola Um adolescente foi agredido por um grupo de menores na saída da escola do Bairro de Vitoriana, em Botucatu. De acordo com os Guardas Devidé e Giselle, a briga envolveu vários estudantes. Os responsáveis pela Escola solicitaram a presença da Guarda Civil Municipal para auxiliar na identificação e também na orientação dos envolvidos na confusão. Os pais foram chamados e um dos agressores, que é maior de idade, foi identificado como participante do espancamento. Os responsáveis pelo adolescente agredido foram orientados a registrar a agressão junto a Polícia Civil, para o andamento do processo.

A equipe do Grupo de Ações Preventivas Especiais, em uma ação conjunta com a DIG, prendeu um rapaz de 18 anos, procurado pela Justiça pelo crime de lesão corporal, cometido contra

sua ex-esposa. O caso foi apresentado na Polícia Civil. O agressor possuía mandado de prisão em regime aberto, permanecendo a disposição da equipe de plantão.


ESPORTE 07

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Futsal

Abertas as inscrições para a Copa Integração Estão abertas as inscrições para a Copa Integração de Futsal 2018 de Botucatu. O campeonato é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e reunirá atletas em seis modalidades masculinas e duas femininas, divididas por faixa etária. As equipes interessadas em participar podem preencher o formulário on-line ou então fazer a inscrição pessoalmente no Departamento de Futebol e Futsal da Secretaria de Esportes. As informações a respeito da inscrição dos atletas serão enviadas no e-mail cadastrado durante inscrição da equipe. O prazo para participar da competição encerra no dia 27 de fevereiro. O Congresso Técnico da Copa Integração será no dia 01 de março, às 19 horas, na Sala 21 do Ginásio Municipal. Os jogos começarão no dia 18 de março. Informações: (14) 38828100. (Comunicação)

Botucatu promove Campeonato de Futebol para maiores de 35 anos INSCRIÇÕES ABERTAS. O torneio é aberto para equipes compostas por atletas nascidos até o ano de 1983 A Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida de Botucatu realiza mais uma competição na Cidade, o Campeonato de Futebol de Campo - Veterano A 35. O torneio é aberto para equipes compostas por atletas nascidos no ano de 1983 e abaixo. Para se inscrever, os interessados devem procurar pessoalmente o De-

partamento de Futebol, na Secretaria Municipal de Esportes (Ginásio Municipal de Esportes), entre os dias 14 de fevereiro e 05 de março. O congresso técnico está previsto para o dia 08 de março, às 19 horas, na própria Secretaria de Esportes. A competição deve iniciar na primeira semana de abril. (Comunicação)

Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida Ginásio Municipal Mário Covas Rua Maria Joana Félix Diniz, s/n Telefone: (14) 38826261/3882-8100

Prefeitura volta a disputar o JOIS em 2018 Após 10 anos, a Prefeitura de Botucatu está de volta na disputa dos Jogos Industriários do SESI, o JOIS. Atualmente com o nome Jogos do SESI, a competição é uma das maiores da América Latina, realizada anualmente nas cidades do Estado de São Paulo. Seu objetivo principal é a promoção da qualidade de vida a partir da prática esportiva e adoção de estilos de vida saudáveis. Em sua 71ª edição, os Jogos do SESI tiveram nos dez últimos anos 775 mil participantes. Em sua última participação, a Prefeitura de Botucatu competiu no JOIS com 450 funcionários. Neste ano, a expectativa é de inscrever no mínimo 350 A partir da fase local, que deve começar na primeira semana de março, as equipes vencedoras de cada uma das modalidades serão convidadas para participar da Fase Estadual. (Comunicação)

Nas Redes Sociais. Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo são os clubes que mais crescem O Ibope divulgou um novo levantamento sobre as mídias digitais dos clubes da Série A. Realizada no início de 2018, a pesquisa apresenta um crescimento significativo nas inscrições em redes sociais por parte dos torcedores dos times da Série A. Um dos três maiores dos últimos 12 meses. Times de MG, SP e RJsão os responsáveis pelo maior número de seguidores inscritos: 85% O Cruzeiro ganhou 242

Mais informações

Jogos do SESI

mil novos seguidores no período de 22 de dezembro à 31 de janeiro deste ano. Palmeiras (222 mil) e Flamengo (200 mil) vêm logo em sequência e, juntos, os três são responsáveis por 37% das novas inscrições. Os clubes foram os que fizeram, também, as contratações de mais impacto no início da temporada. O Cruzeiro foi o que registrou maior taxa de crescimento (4,6%) entre os clubes do top 30 e o que mais somou novos inscritos no

Facebook. No Twitter e Instagram os clubes que lideraram o crescimento foram Flamengo e Palmeiras. Já no YouTube, o Palmeiras foi o que mais cresceu em volume de inscritos com 60,2 mil novas inscrições, cerca de 25% do total entre os clubes monitorados. No ranking geral divulgado, o Flamengo é líder, seguido de Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Chapecoense, Vasco, Cruzeiro e Atlético-MG.

2 ESPORTE

Oswaldo de Oliveira

Técnicos realizaram protesto em apoio ao treinador A Federação Brasileira de Técnicos de Futebol (conhecida pela sigla FBTF) afirmou que foram os profissionais que decidiram fazer um minuto de silêncio antes das coletivas dos jogos do último final de semana. O gesto foi uma forma de protesto contra a demissão de Oswaldo de Oliveira no Atlético-MG. Eles apoiaram a postura do treinador, que se exaltou com o jornalista da Rádio Inconfidência, Léo Gomide, na última semana, durante entrevista no estádio Arena da Floresta, no Acre. Além disso, todos usaram uma tarja branco/preta. Na sexta, o Atlético Mineiro anunciou a demissão de Oswaldo de Oliveira, alegando que o time não estava rendendo o esperado, mas a decisão ocorreu logo após a polêmica e muitos acham que ela teve peso.


08 FOCO

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br


SAÚDE

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Riscos do consumo exagerado de açúcar

09

ATENÇÃO COM OS DOCES. Os riscos do consumo exagerado de açúcar são variados, uma vez que pode causar obesidade, que eleva o risco de outras doenças, e o surgimento de cárie. O consumo exagerado de açúcar pode causar danos sérios à saúde, portanto, é fundamental controlar a quantidade desse produto na dieta. Atualmente, observa-se um grande aumento da quantidade de açúcar na alimentação, não apenas de maneira di-

reta, mas também “escondida” em vários alimentos, como sucos, refrigerantes e biscoitos. De acordo com o Ministério da Saúde, o consumo de açúcar livre deve ser de 10% das calorias totais, mas a população brasileira excede esse valor em mais de 50%.

3 SAÚDE

3 consequências do excesso de álcool Algumas pesquisas até podem apontar para possíveis benefícios de alguns tipos de bebidas alcoólicas, porém, em compensação, há incontáveis estudos em relação aos malefícios do álcool. Quem abusa está sujeito a sequelas ao longo do tempo. Confira algumas das consequências do excesso de álcool: Cérebro O excesso de álcool provoca diversos efeitos na região cerebral, como alterações nas áreas responsáveis pela memória, por exemplo. Câncer Aumentam os riscos de câncer nas regiões que entram em contato com as bebidas alcoólicas, como boca, laringe, faringe e esôfago. Sistema digestório O estômago pode sofrer erosões devido o álcool e, com isso, desenvolver gastrites. Mas é o fígado um dos órgãos mais afetados pelas bebidas alcoólicas.


10 FOCO

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br


4 REGIONAL

De casa

REGIONAL

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

São Manuel: Prefeitura disponibiliza carnê do IPTU pela internet NOVIDADE. Contribuinte terá a facilidade de imprimir o carnê do IPTU 2018 para realizar o pagamento A Prefeitura Municipal de São Manuel disponibiliza, pela primeira vez em sua história, a impressão do carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018 pela internet, através do site do município – www.saomanuel.

sp.gov.br. A Diretoria de Comunicação do Município ressalta que o carnê impresso continuará sendo enviado normalmente aos contribuintes. A opção de imprimí-lo pela internet serve para

quem quer se adiantar ao recebimento do carnê via Correios. Dentro do site o contribuinte pode optar pela impressão dos boletos referente às parcelas mensais ou pelo boleto de parcela única. (Comunicação)

11

Itatinga. Funcionárias de creche que agrediram crianças voltam ao trabalho As duas funcionárias públicas presas em julho do ano passado sob a acusação de maltratar crianças de uma creche em Itatinga, na região de Botucatu, conseguiram na Justiça o direito de voltar ao trabalho. Na época, imagens do circuito de segurança mostraram as servidoras agredindo as crianças. Elas foram encaminhadas à Penitenciária de Pirajuí,

mas em setembro do ano passado conseguiram habeas corpus. Atualmente, as duas cumprem prisão domiciliar, com a obrigação de permanecerem em casa no período das 19h às 7h da manhã seguinte. A permissão para voltar ao trabalho foi concedida pela Justiça, porém com a restrição de que elas não tenham contato com crianças e alunos.

Câmara de Anhembi em novo endereço A Câmara Municipal de Anhembi está em novo endereço, na Rua Salvador Luiz dos Santos, 776 no Centro. O Legislativo anhembiense estava no antigo prédio da Rua Valentim do Amaral, 273, desde 1997, ou seja, há 21 anos. A justificativa da mudança, segundo informações, é economia, pois o prédio atual possui locação mais barata do que o antigo. Segundo o Presidente da Câmara, vereador Cole (foto), o custo mensal com aluguel na antiga sede era de aproximadamente R$ 2.150,00 por mês, já no atual o custo é de R$ 1.800,00. Cole comentou também que o Tribunal de Contas apontou ilegalidade no contrato, já que deveria ser anual e não realizado a cada quatro anos. Segundo o parlamentar, ele conversou com proprietário, mas não chegaram a um acordo. “O novo prédio é mais amplo. Tem espaço de reunião para os vereadores e possui sala para a Presidência. O principal objetivo é a economia. Se Deus quiser, a próxima mudança será para a nossa sede própria”, disse.

A decisão da Justiça gerou revolta entre os pais de alunos da creche Para conseguir imprimir o carnê do IPTU, o contribuinte deve acessar o site www.saomanuel.sp.gov.br


12

PUBLICAÇÕES

SEGUNDA / QUINTA, 12 / 15 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

BRADESCO VENDE DIA 22/02/2018 AS 11h CASA C/ 99,07M² Á. C. BOTUCATU/SP - JD. PLANALTO Rua Indalécio Nunes da Silva, nº 186, (lt. 43 da qd. N). Casa. Áreas totais: terr. 250,00m² e constr. estimada no local 99,07m² (consta no IPTU 155,80m²). Matr. 15.640 do 2º RI local. Obs.: Ocupado. (AF). Lance Mínimo: R$ 162.000,00

Informações: (11) 3845-5599 www.milanleiloes.com.br RONALDO MILAN LEILOEIRO OFICIAL - JUCESP 266

TERMO DE HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO Nº 008/2017 – SÃO MANUEL O Diretor Executivo da Fundação UNI, no uso das atribuições lhe conferidas pelo estatuto, homologa o Resultado Final para os cargos de:

RESULTADO FINAL FARMACÊUTICO

Classif. 1º 2º 3º 4º

Inscr

RG

12069

444975731

12036 12081 12074

332234630 400193413 476046555

Inscr

RG

Prova Escrita

Nome CAMILA CAROLINA GALIOTTI GERMANO SASDELLI LUCAS ALVES BACH FRANCINE ARISATI DESTRO THAMARA CRISTINA RODRIGUES FITTIPALDI

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º 13º 14º 15º

Nome

12064 486797235 RENATA SCHLITTLER GENTILE 12070 477985099 LARA BUONALUMI TACITO YUGAR 12053 328860311 JOÃO PAULO VASCONCELOS POLI 12080 478381852 GIULIA CAROLINA CUOCO DI RENZO 12083 448643431 CAIO PAIVA PELLIZZER 12059 352004356 SAMIA ROGATIS CALIL 12048 1927516 CLIBAS KOOPMAN DE ALMEIDA 12085 10443559 DENIS SILVA QUEIROZ 12079 491418759 GRAZIELE DO VALE PIRES 12056 49173850X ISADORA MICHELIN BRISOLLA 12030 435272226 IZABELLE FERREIRA DA SILVA MAZETO 12040 2004009196149 RAILA LINHARES TEIXEIRA 12072 481778652 DIEGO LINEKER MARQUETTO SILVA 12084 48652176x RICARDO PAOLIELLO PASCHOALATO 12068 5673823 HIAGO WÁLLACY MARQUES SILVA

MÉDICO ORTOPEDISTA Classif.

Inscr

RG

1º 2º

12031 12045

305484175 305484175

Nome DIOGO THOMAZ KAWACHI FELIPE GRIZZO

12,58

Nota Final

0,00 0,00 1,08

78,08 64,00 62,50 45,33

Prova Escrita 65,37 53,58 44,00 45,50 49,33 44,58 47,62 47,25 47,12 47,12 41,00 44,37 41,00 39,50 35,00

Avaliação Títulos 2,00 2,25 9,00 4,09 0,00 4,42 0,00 0,00 0,00 0,00 6,00 0,17 0,00 0,00 0,00

Nota Final 67,37 55,83 53,00 49,59 49,33 49,00 47,62 47,25 47,12 47,12 47,00 44,54 41,00 39,50 35,00

Prova Escrita 61,00 58,00

Avaliação Títulos 10,75 12,00

Nota Final 71,75 70,00

65,50 64,00 62,50 44,25

MÉDICO GENERALISTA Classif.

Avaliação Títulos

Botucatu, 09 de fevereiro de 2018.

Paulo Roberto Zanatta Machado Diretor Executivo

EDITAL DE INTIMAÇÃO Fábio Mendes Rodrigues Alves, Oficial Substituto do 2º Oficial de Registro de Imóveis desta Comarca de Botucatu, Estado de São Paulo.

EDITAL DE INTIMAÇÃO Fábio Mendes Rodrigues Alves, Oficial Substituto do 2º Oficial de Registro de Imóveis desta Comarca de Botucatu, Estado de São Paulo.

FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que fica NOTIFICADA a comparecer no 2º Oficial de Registro de Imóveis situado à Rua Dr. Cardoso de Almeida, 397, de segunda à sexta-feira, devidamente identificada, no horário das 09:00 às 16:00 horas, nesta comarca, em conformidade com a atribuição conferida pela Lei 9.514/97, tendo como credora fiduciária - Caixa Econômica Federal, inscrita no CNPJ sob nº 00.360.305/0001-04, por não ter sido possível a notificação pessoal da mesma, por não ter sido encontrada nas diligências efetuadas, a compromissária compradora do imóvel abaixo descrito, que se encontra com prestações em atraso, para efetuar os depósitos, para pagamentos dos débitos existentes e demais despesas legais, a saber: EVELINE DE SOUSA ESCOBAR, RG 533165891 SSP/SP, CPF 050.768.503-28, vendedor com varej e atacad, solteira, maior, brasileira, domiciliada em Botucatu/SP, na Rua Antonio Sanches, nº 400, compromissária compradora do imóvel situado na Rua Orlando Gamito, nº 171, Apartamento 104, do Bloco 17, no térreo ou 1º pavimento, no Condomínio Edifício Parque Braga, registrado na matrícula 52.387, (08/02/2018 - DÉBITO: R$ 1.024,40) (um mil e vinte e quatro reais e quarenta centavos); tudo conforme planilha representativa desse valor, sujeito as atualizações monetárias, aos juros de mora até a data do efetivo pagamento e as despesas de cobranças, somandose também, os encargos que vencerem nesse período acima citado, onde deverá efetuar a purgação do débito acima discriminado, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, contados, à partir da última publicação deste Edital. Nesta oportunidade, fica V. Sª ciente de que o não cumprimento da referida obrigação no prazo estipulado, resulta na consolidação da propriedade do imóvel supra citado, em favor da credora fiduciária CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, nos termos dos arts. 26 e 27 da Lei nº 9.514/97 para ser então, levado a leilão. Botucatu, 12 de Fevereiro de 2018. O Oficial Substituto:-

FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que fica NOTIFICADO a comparecer no 2º Oficial de Registro de Imóveis situado à Rua Dr. Cardoso de Almeida, 397, de segunda à sexta-feira, devidamente identificada, no horário das 09:00 às 16:00 horas, nesta comarca, em conformidade com a atribuição conferida pela Lei 9.514/97, tendo como credora fiduciária - Caixa Econômica Federal, inscrita no CNPJ sob nº 00.360.305/0001-04, por não ter sido possível a notificação pessoal do mesmo, por não ter sido encontrado nas diligências efetuadas, o compromissário comprador do imóvel abaixo descrito, que se encontra com prestações em atraso, para efetuar os depósitos, para pagamentos dos débitos existentes e demais despesas legais, a saber: GEILTON BARBOSA DA SILVA, RG 34.772.933-2 SSP/SP, CPF 306.229.118/48, governante, camareiro, port. hotel, divorciado, brasileiro, domiciliado em Botucatu/SP, na Rua Rubens Tonini, nº 1117, compromissário comprador do imóvel situado na Rua Orlando Gamito, nº 171, Apartamento 108, do Bloco 1, no térreo ou 1º pavimento, no Condomínio Edifício Parque Braga, registrado na matrícula 51.787, (08/02/2018 - DÉBITO: R$ 5.585,93) (cinco mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e noventa e três centavos); tudo conforme planilha representativa desse valor, sujeito as atualizações monetárias, aos juros de mora até a data do efetivo pagamento e as despesas de cobranças, somando-se também, os encargos que vencerem nesse período acima citado, onde deverá efetuar a purgação do débito acima discriminado, no prazo improrrogável de 15 (quinze) dias, contados, à partir da última publicação deste Edital. Nesta oportunidade, fica V. Sª ciente de que o não cumprimento da referida obrigação no prazo estipulado, resulta na consolidação da propriedade do imóvel supra citado, em favor da credora fiduciária CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, nos termos dos arts. 26 e 27 da Lei nº 9.514/97 para ser então, levado a leilão. Botucatu, 12 de Fevereiro de 2018. O Oficial Substituto:-


NACIONAL

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

13

Discursos de ódio e pornografia infantil: os problemas da internet DESAFIOS. Central Nacional de Denúncias recebeu mais de 63 mil denúncias no ano passado Cerca de 63% das denúncias recebidas no ano passado pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, coordenada pela ong SaferNet, estão relacionadas a discurso de ódio. O racismo corresponde a quase

um terço dos conteúdos denunciados. Além disso, 69% das vítimas que procuram ajuda por bullying e ameaças são mulheres. Em 2017, foram recebidas 63.698 denúncias anônimas envolvendo 32.936 páginas distintas. As páginas de pornografia infantil denunciadas somam 20.975, um aumento de 18,87% em relação a 2016. A entidade lembrou que o número de operações e prisões de agressores sexuais realizadas pela Polícia Federal tam-

bém aumentou. Em 2016, foram 61 operações deflagradas e, em 2017, foram 110, e o número de prisões dos agressores subiu de 140 para 245. Em relação aos casos atendidos pelo Canal de Ajuda da SaferNet Brasil, em que as pessoas buscam orientação, as demandas mais frequentes em 2017 foram ciberbullying/ofensa (359 casos), dados pessoais (299), vazamento de nudes (289), fraudes/ golpes (140) e conteúdos violentos (116). (AB)

NACIONAL

Em 2017. Brasil teve 1 tentativa de fraude a cada 16 segundos O Brasil registrou em 2017 1,96 milhão de tentativas de fraude (ou uma a cada 16 segundos), o maior índice em três anos, segundo dados da Serasa Experian. O número representa ainda alta de 8,2% em relação a 2016. Em dezembro,

Em todos os tempos. Taxa Selic fica abaixo de 7% ao ano pela 1ª vez Pela 11ª vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu na semana passada a taxa Selic em 0,25 ponto percentual,

de 7% ao ano para 6,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros. Com a redução, a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central,

em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro do ano de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 7% ao ano em dezembro do ano passado, o nível mais baixo até então.

5

foram registradas 150,48 mil tentativas de golpe, queda de 5,5% ante igual mês do ano anterior e de 3,8% frente a novembro. De acordo com dados divulgados pelo Serasa, o reaquecimento do mercado de crédito pode ter motivado a alta nas ten-

tativas de fraude no ano. A demanda dos consumidores brasileiros por empréstimos cresceu 4,9% em 2017, maior resultado dos últimos seis anos e o quarto maior desde 2008, quando a Serasa iniciou sua série histórica. (AB)

Luis Roberto Barroso

Relator de investigação sobre Temer no STF intima Segovia a explicar declarações O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, a explicar declarações dadas em entrevista em relação a investigação sobre o presidente Michel Temer. Em entrevista à agência Reuters, Segovia disse que a tendência na PF é recomendar o arquivamento da investigação, na qual Temer é suspeito de beneficiar a empresa Rodrimar em um decreto que renovou concessões no Porto de Santos. Segovia disse que vai comparecer ao gabinete do ministro Barroso, levando a transcrição da entrevista à Reuters, e vai dizer que suas declarações foram mal interpretadas pela imprensa.


14

PASSATEMPO

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

RECEITA

LEIA GOURMET Sucos para curar a ressaca de Carnaval Suco Cura Ressaca 01. 2 rodelas de abacaxi 200ml de água de coco 1 maçã pequena 1 colher sopa de hortelã 4 lascas de Gengibre Suco Cura Ressaca 02. 1 beterraba média 100ml suco de uva integral 100ml de água de coco 4 lascas de Gengibre Suco Cura Ressaca 03. 10 morangos médios 1 colher de sopa de mertilo ou framboesa 10 uvas roxas 100ml de água de coco 100ml de água 1 colher sopa de hortelã

HORÓSCOPO Deve ter consciência da necessidade de foco e persistência para a realização de seus objetivos.

Você pode estar sentindo o peso de antigas negligências relacionadas à saúde. Mantenha o foco.

É uma fase em que resiliência, determinação e maturidade são testadas. Podem haver de-

Você pode tornar produtivo algo que até agora tenha funcionado como hobby ou diver-

safios.

são.

Momento delicado, mas também com forte potencial de renascimento e transformação. Escolha sempre após muita reflexão. É hora de encarar com mais realismo problemas que vêm se arrastando. Momento de muitos aprendizados.

Cuidado com o excesso de gastos que podem estar revelando quais são suas carências. Não exagero na vaidade. Cuidado com atitudes excessivas, negligentes e radicais, especialmente no âmbito da família.

Em questões financeiras, você deve ter o pé no chão e ser bastante realista. Mantenho o foco nos projetos. Cuidado com a tendência à rigidez e com a dificuldade de abandonar uma zona de conforto. Esse momento evoca uma espécie de retiro para se reestrutrar interiormente. Você saberá a hora de mudar. Você tende a assumir grandes responsabilidades e isso tende a gerar resultados profissionais interessantes.

A FRASE “Dinheiro é como água do mar: quanto mais você toma, maior é sua sede. O mesmo se aplica à fama”. ARTHUR SCHOPENHAUER


CULTURA

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

15

Carnaval. Após os 4 dias, mais de 15 mil pessoas terão participado da Festa em Botucatu Muitos foliões estão nas ruas neste Carnaval em Botucatu. A festa, que teve início no sábado, 10, com a Estação Folia, na Estação Ferroviária, e com atividades nos Balneários (Rio Bonito e Mina), promete atrair aproximadamente 15 mil pessoas nos quatro dias, entre público e integrantes de blocos. No desfile desta terça-feira, 13, na Avenida Rafael Serra, são esperadas mais de 5 mil pessoas. As estruturas de arquibancadas foram montadas com capacidade para acomodar 1,3 mil pessoas. A Prefeitura disponibiliza ainda área especial para idosos e pessoas com deficiência, sanitários, além de iluminação e som adequados. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza no local uma equipe para atendimentos de urgência e emergência. A Guarda Civil Municipal de Botucatu e a Polícia Militar dão suporte à segurança do evento, que contará ainda com outros profissionais de segurança. (Comunicação)

6 CULTURA NO CINEMA Confira os horários em: www.cinearaujo.com.br

O público conta com opções em diversos setores de Botucatu. O último desfile das Escolas de Samba será nesta terça-feira

PROGRAMAÇÃO CIRCO DE TEATRO TUBINHO EM BOTUCATU - www.tubinho.com.br

50 Tons de Liberdade

A Forma da Água

Segunda-feira,12, às 20h30

Terça-feira, 13, às 20h30

Vem aí. Henrique & Juliano pela 1ª vez em Botucatu A D. Tobias Promoções e Pedrinho Gobbo Produções trazem para Botucatu, pela primeira vez, a dupla sertaneja Herinque & Juliano. O grande show será realizado no dia 5 de agosto, no Recinto de Eventos Próximo ao Shopping Botucatu, com capacidade para mais de 30 mil

pessoas. A organização informa que os camarotes, para 10 pessoas, já estão à venda. Interessados devem entrar em contato através do telefone (14) 99759 8685. Os portões serão abertos a partir das 14 horas. O Jornal Leia Notícias é parceiro deste evento.

Quinta-feira, 15, às 20h30

* Programação sujeita a alteração


7 MOTOR

CAPACETE O capacete é um item essencial para garantir a segurança necessária para a pilotagem. Certifique-se de que fique bem justo na cabeça. Verifique se conta com o certificado do INMETRO. A viseira deve permitir a máxima visão, incluindo a periférica.

16

LEIA MOTOR

SEGUNDA / TERÇA, 12 / 13 DE FEVEREIRO DE 2018 www.leianoticias.com.br

Já deixou de comprar algo por não ter onde estacionar? Você não está sozinho! Sair de casa e não ter onde estacionar o carro é um problema que incomoda boa parte dos consumidores brasileiros motorizados, ao ponto de fazê-los até mesmo a desistir de uma compra. Uma pesquisa sobre os impactos da mobilidade urbana no varejo realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mais da metade das pessoas (52%) que possuem veículos no Brasil já deixou de comprar algo por não conseguir estacionar o carro ou a moto próximo ao comércio. A boa condição de trânsito nas proximidades dos centros comerciais, assim como a presença

de estacionamentos, são fatores que favorecem o fluxo de pessoas e podem aumentar o faturamento das lojas. Segundo o levantamento, sete em cada dez (69%) pessoas motorizadas disseram que dão preferência a centros comerciais que oferecem estacionamento próprio ou nas imediações (76%). Além disso, 42% dos entrevistados se recusam abertamente a fazer compras em lojas que não possuem fácil acesso a transporte público. Como muitos brasileiros passam mais tempo fora de casa do que em seus lares, quase um terço (28%) dos entrevistados admite que aproveita a hora do almoço durante a semana para passear, ver vitrines e realizar compras.

Jornal Leia Notícias - Edição 157  

Edição 157 - ano 02 Segunda / Terça (12 - 13/02/2018)

Jornal Leia Notícias - Edição 157  

Edição 157 - ano 02 Segunda / Terça (12 - 13/02/2018)

Advertisement