Issuu on Google+

Há 20 anos

Madeireira Barbieri

Agora em novo endereço, R.Pres. Kennedy, 2211- São Luis - F: 3559.2061 / 3039.2779

Jornal JS Ano XXVII - Edição n.° 1628 - R$ 1,50

Sapiranga | Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Câmeras de Segurança em debate Página 4

ENTREVISTA ESPECIAL

Uma vida dedicada a fazer a alegria de crianças e adultos

R. Getúlio Vargas, 475 - Ed. Lunare - sl. 01, Centro - Sapiranga.

Fone: 3559-8218 Av. Dr. Maurício Cardoso, 833 - Centro Clínico Regina - sl 301 - NH.

Fone: 3593-2525

O Palhaço Saparim ama sua profissão, na qual trabalha há 52 anos. Mais detalhes na página 5.

Novo Pastor Página 9

R.T: Dra. Daniela Lessa CREMERS – 23.039

ATENDIMENTO E TRATAMENTO DE ANEMIAS, DISTÚRBIOS DE COAGULAÇÃO E TUMORES HEMATOLÓGICOS Dra. Cláudia Salvadori - Hematologia CREMERS 29763

NO CENTRO CLÍNICO REGINA NOVO HAMBURGO

Fone 51 3525.0197 WWW.ONCOSINOS.COM.BR


ARTIGOS

2

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Educação para todos Escolas do morro e zona rural recebem kits de brinquedos educativos Em uma iniciativa do Programa Escola Ativa para enriquecer as aulas nas escolas de turmas multiseriadas nas escolas da zona rural e do morro em Sapiranga, as escolas municipais João Evaristo Bauer, Carlos Lourenço Auler, Marília Bonarrigo Jaeger, Balduíno Wasem e 25 de Julho estão recebendo kits pedagógicos, contendo brinquedos educativos especiais para o uso em sala de aula. O kit, fornecido pelo Ministério da Educação, entidade que promove o Escola Ativa, é composto por quinze itens, entre eles um ábaco, jogos de números e letras, blocos lógicos, assim como outros jogos e brinquedos. Na terça-feira passada, a coordenadora do programa na Smed, Elisabete Bisuti Ceron, e o Secretário Municipal de Educaçao Robson Forsin estiveram na escola João Evaristo Bauer para realizar a entrega do kit, para a alegria dos alunos, que não perderam tempo para se divertir e aprender com os novos brinquedos. Para Robson Forsin, qualificar as escolas da zona rural e do morro é essencial para um ensino pleno e homogêneo em todo o município: “Através de investimentos e programas como o Escola Ativa, estamos mudando o panorama nas escolas multiseriadas, que apesar de contarem com estruturas menores e número reduzido de alunos, não tem prejuízo algum em sua qualidade de ensino”, explica o titular da Smed.

Jornal JS

As armações dos políticos Por Evanir Eloisa Martini

Quando chega ano de eleições, começam as especulações com relação aos possíveis pré-candidatos de cada partido. Isso é normal e vem contribuir para a democracia neste País. Mas as armações e articulações até chegar na decisão final, e apontar os nomes preferenciais, as vezes são surpreendentes, pela forma como se apresentam. Esta semana fiquei sabendo de uma “enquete”, que era surpreendente, que só beneficiava os interessados, tipo as enquetes realizadas nas eleições anteriores, onde tinha um candidato que dizia a seus companheiros que estava na frente e acabou perdendo as eleições. Às vezes as enquetes realizadas em fundos de quintais, são máquina de manobra, para atender interesses de alguns, e não da maioria, por isso digo aos filiados de partidos políticos, fiquem atentos, quando apresentarem uma enquete para vocês, não sejam ingênuos, peçam quem é a empresa que realizou o trabalho, nome, CNPJ, endereço, valor pago, e tudo que lhe der na telha, pois isso é seu direito como filiado. Não podemos começar a fazer política, enganando os nossos próprios companheiros de partido, pois assim como poderão administrar um município, que precisa de pessoas capazes, competentes e principalmente sérias no comando das decisões que devem atender toda a coletividade.

Spolaor cobra finalização de três importantes obras

Jornal JS

Fundado em 15 de maio de 1985 | CNPJ: 07.141.612/0001-43 Circulação: Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Campo Bom

Diretor Editor | Joelci Luiz Mello Jornalista | Reg. Prof. 4465

Diretora Comercial | Evanir Eloisa Martini Jornalista | Reg. Prof. 15.181

Criação e Produção Gráfica | Rosiane E. Mello Assistente de Produção | Mariane E. Mello Impressão | Grupo Editorial Sinos Fone/Fax: (51) 3559.5411 - e-mail: jornal.js@netwizard.com.br Site: www.jornaljs.com.br - Twitter: www.twitter.com/jornaljs

Sede: Rua São Pedro, 399 Centro - Sapiranga/RS

Filiado à

Representante em POA | Adjori - RS

As colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos autores não representam necessariamente a opinião do jornal Também não representam vínculo empregatício com a empresa.

www.jornaljs.com.br

Sapiranga fecha parceria com AES Sul para projeto educativo Em reunião no gabinete do Prefeito Municipal Nelson Spolaor, foi assinada uma parceria entre a Administração Popular e AES Sul para a implantação do programa “AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar”, uma iniciativa da empresa concessionária de energia elétrica em parceria com os municípios para a conscientização do uso responsável da energia elétrica, através de ações educativas juntamente a professores e alunos. Entre todos os municípios atendidos pela AES Sul, Sapiranga foi um dos 39 selecionados para integrar o projeto, que contará com seminários de qualificação de professores para levar dicas de conscientização para as salas de aula. Nos dias 28 e 29 de agosto, é a vez dos alunos: o Parque do Imigrante receberá a caravana do Planeta do Saber, um espaço especial com teatro, estruturas e atividades educativas para todos os alunos das três redes educacionais de Sapiranga. Para Robson Forsin, Secretário de Educação, fechar uma parceria como esta é importante para informar os jovens da importância do uso consciente da energia: “Usar a energia com responsabilidade e preservar melhor os nossos recursos é algo imprescindível e, juntamente com a AES, sabemos que isso é o diferencial para construirmos cidadãos preocupados com o futuro e o bem estar de todos”, destaca Forsin.

O prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, reuniu-se com a empresa responsável pelas obras de rede de canalização na rua da Apae; da construção da pista de bicicross e do campo da Vila Irma e solicitou agilidade na conclusão destas obras. Conforme acertado com os responsáveis pela empresa, na Vila Irma a conclusão da copa, arquibancada e estacionamento deverá ocorrer até a próxima semana. Sobre a pista de bicicross, a intenção é retomar a obra imediatamente. Já a canalização da rua João Luderitz deve ser concluída nos próximos dias. Participaram da reunião, o secretário da Administração, João Daniel Tasso Caraffini, secretário de Planejamento Urbano, Paulo Pezzi, o titular da Coordenadoria da Juventude, Flademir Cardoso e engenheiros da Prefeitura. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Sapiranga

ELEIÇÕES SINDICAIS AVISO

Em cumprimento ao disposto no Estatuto Social, comunico que foi registrada a seguinte CHAPA ÚNICA como concorrente a eleição que será realizada no dia 04 de maio de 2012, conforme edital publicado nesse jornal. Alziro Cemim, Albino Corrêa dos Santos, Angélica Feijó das Neves, Antonio Luiz de Souza, Breno Petry, Breno Hentges, Democratino Soares da Silva, Juares da Silva, Nelson Prestes, Nestor Luiz Winck, Sebastião Vanir de Oliveira Moraes e Wolmar José Schütz. O prazo para impugnação é de três (03) dias, a contar da data de publicação deste aviso. Sapiranga-RS, 13 de abril de 2012. Wolmar José Schütz Presidente.


Jornal JS

GERAL

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

3

Conselho Regional dos Objetivos do Milênio

A

Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) promoveu na manhã desta quinta-feira, a primeira reunião dos conselheiros escolhidos para integrar o conselho regional responsável por debater os Objetivos do Milênio (ODM). O encontro, no Prédio Amarelo da Feevale, em Novo Hamburgo, contou com a presença de representantes de São Leopoldo, Sapiranga, Ivoti, Araricá, Nova Hartz e Novo Hamburgo. Os conselheiros foram eleitos durante o Seminário de Municipalização do ODM, realizado recentemente em Sapiranga. O prefeito de Sapiranga e presidente da AMVRS, Nelson Spolaor, se comprometeu a organizar uma plenária estadual para debater o assunto e levar ao conhecimento das cidades gaúchas, entidades públicas e privadas, além dos movimentos sociais, a importância das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. “Temos

que estimular os municípios gaúchos a participarem e colaborarem no cumprimento dos Objetivos do Milênio”, disse. “Nosso grande problema é a municipalidade. Mas entendo que estamos vivendo um momento crucial para fazer a articulação”, opina Hélios Puig Gonzalez, coordenador do Núcleo Estadual do Movimento dos ODM. Dentre as metas estabelecidas pela ONU para os ODM estão a erradicação da fome e da miséria; atingir o ensino básico universal; promover igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; cooperação para o desenvolvimento. “O Brasil está fazendo o dever de casa com políticas sociais que tem contemplado as metas da ONU”, reforça o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Laurêncio Körbes.

Reunião dos Conselheiros na Feevale

A Câmara Municipal aprovou, A Prefeitura implantou EMEI Dona Lindu: Escola Municipal infantil oferece 180 novas vagas na Vila São Paulo.

2.600 casas populares concluídas. Outras noventa e cinco em obras.

Pavimentação da Estrada SapirangaDois Irmãos e a sinalização da via.

Residencial Ferrabraz: 224 apartamentos àqueles que nunca tiveram sua moradia.

Academia de Ginástica ao Ar Livre no Parque do Imigrante, no Bairro Centro.

Revitalização da Praça dos Brinquedos, novos equipamentos e mais segurança

Climatização do Centro de Cultura Lucio Fleck: mais conforto para todos.

Centro de Referência da Mulher - Alzira Valesca Lampert: mais inclusão social.

Câmara de Vereadores de Sapiranga

Acelerando mudanças, somando conquistas


GERAL

4

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Jornal JS

Debate sobre situação das câmeras de segurança foi realizado nesta quarta-feira no Legislativo

A

Câmara de Sapiranga realizou, na manhã desta quarta-feira, 11, no plenário, debate sobre o conserto das câmeras de vigilância do município. A reunião foi realizada a pedido do líder do governo municipal na Casa Legislativa, vereador Antonio Rezene, o Nico (PT). O objetivo foi esclarecer, juntamente com as forças de segurança pública do município, o real estado técnico do sistema de segurança eletrônica em vias públicas. Atualmente, as nove câmaras de monitoramento estão desativadas. Na ocasião, o delegado da Polícia Civil, Ernesto Luís Clasen, destacou a importância da contratação de um serviço de manutenção às câmeras de segurança. “De nada adianta consertarmos o material já instalado se não tivermos quem faça a devida manutenção, mantendo os equipamentos em atividade”, explicou Clasen. O projeto de lei que prevê repasse de R$ 54.720,15 ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para o conserto dos equipamentos foi retirado da pauta de votação na sessão desta semana, para aguardar o debate desta quarta-feira. “A troca da fiação, prevista em projeto executado pela Prefeitura a pedido do Consepro, permitirá inclusive ampliar o sistema de monitoramento”, relatou Rosnei Porcher, presidente da entidade.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Cláudio Rieger, reafirmou o interesse de a Brigada Militar em continuar operando o sistema de monitoramento, fornecendo imagens à Justiça sempre que solicitado e operando a fiscalização. Ele também destacou que a união de todos em torno deste serviço é extremamente importante. “Deve-se melhorar a iluminação pública, efetivar o corte rotineiros de árvores, principalmente em frente às instituições bancária, comércio e áreas de maior circulação”, sugeriu o policial. A partir das informações relatadas, os vereadores se reunirão ainda esta semana para acrescentar a manutenção do sistema de segurança ao projeto de lei que deverá retornar à Administração Municipal. “É importante que façamos as adequações ao projeto e que o sistema esteja em pleno funcionamento o quanto antes para garantir mais segurança à população”, salientou João Moraes (PT), presidente do Legislativo Municipal. Participaram do debate o chefe de investigação da Polícia Civil, Mauro Fernando de Magalhães; os vereadores Reginaldo Epitácio da Silva; Cleidi do Prado; Egon Kirchheim (todos do PT); Valdir da Luz (PDT); Eroni Mário Klein (PP); Delso Ivan Civa, o Dídio (PMDB); o diretor geral da Câmara Municipal, Joaquim Goulart; o coordenador

Vereadores acompanhados pelas autoridades de polícia e representantes do Consepro

da Juventude, Flademir Cardoso, além do delegado Ernesto Luís Clasen, vereador e presidente João Moraes, o presidente do Consepro, Rosnei Porcher, e o comandante da BM Cláudio Rieger. Sessão da Câmara Os vereadores aprovaram, por unanimidade, outros três projetos de lei na sessão

desta segunda-feira 9. Um prevendo repasse de R$ 8.000,00 ao Clube 19 de Julho, para o Departamento de Bicicross; outro R$ 5.000,00 à Associação de Ciclistas de Sapiranga (Acisapi) e contribuição ao Consepro para cobertura das despesas decorrentes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, realizado pela Brigada Militar.

Vereadores defendem hospital regional

A audiência pública do Orçamento Participativo 2013 (OP/2013), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, realizada nesta terça-feira à noite no Centro de Cultura Lucio Fleck, contou com a presença de seis vereadores sapiranguenses. São eles, o presidente da Casa Legislativa, João Moraes (PT), na foto o primeiro à direita, seguido pelo presidente da Associação dos Legislativos dos Vales do Sinos e Paranhana (Alsipa), Valdir da Luz (PDT),  Reginaldo Epitácio

da Silva, Antonio Rezene, Cleidi do Prado e Egon Kirchheim (estes do PT). Os vereadores foram à audiência pública apoiar a demanda da Alsipa, que é um hospital regional federal para atender a população das duas regiões de sua abrangência. Faixas da Câmara Municipal e da Alsipa, estendidas dentro do Centro de Cultura, procurou sensibilizar aos participantes. Elas pediram o apoio de todos para – nas assembléias municipais do OP e demais instâncias da participação

ASSOCIAÇÃO ECUMÊNICA DOS CEMITÉRIOS DE SAPIRANGA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A diretoria da Associação Ecumênica dos Cemitérios de Sapiranga, convoca todos os associados, com a mensalidade em dia, para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar–se no dia 30/04/2012, com a primeira convocação às 18 horas, e a segunda convocação às 18:30 horas, na antiga Igreja Congregação Evangélica Luterana São Mateus, localizada a rua 28 de Fevereiro, 354 – Centro em Sapiranga/ RS, para deliberar sobre o seguinte ORDEM DO DIA: Eleições e posse da Diretoria e do Conselho Fiscal para o Biênio de 2012 à 2014. Sapiranga, 29 de março 2012. BRENO BECKER Presidente

popular – priorizarem o recurso necessário à contratação do projeto de captação de recursos para implantar a casa de saúde. “Estamos integrados a esta luta, pois entendemos que um hospital regional federal é uma importante necessidade do nosso povo”, salienta o vereador João Moraes. Com este projeto em mãos, a direção da Alsipa recorrerá a órgãos competentes da esfera pública federal para buscar o recurso necessário. “Precisamos de aproximadamente R$ 400 mil para contratar este projeto. Ele nos possibilitará buscar o recurso para construir um hospital que minimize o sofrimento de usuários do SUS. Atualmente são obrigados a embarcar nos sistema de ambulancioterapia para concorrer a um leito hospitalar ou  consulta especializada em Porto Alegre”, destaca o presidente Da Luz.

Programação Segunda à sexta-feira 05h30 às 08h00 - Bom Dia Sapiranga - Antonio Machado 08h00 às 10h30 Show da Manhã Wesley Wierganowiez 10h30 às 11h30 Conexão Ferrabraz - Paulo Pereira 11h30 às 12h00 Ferrabraz Notícias (1ª Parte) - Carlos André 12h00 às 12h30 Esporte Total Wesley Wierganowiez 12h30 às 13h00 Ferrabraz Notícias (2ª Parte) - Carlos André 13h00 às 14h00 Festa Show Paulo Pereira 14h00 às 17h00 Sintonia Livre - Carlos André 17h00 às 19h00 Entardecer na Cidade Tom Manchinha 19h00 às 20h00 Voz do Brasil 20h00 às 24h00 Segunda-feira Show da Família Tom Manchinha 20h00 às 24h00 Terça à sexta Pelos Caminhos da Noite Equipe Ferrabraz Ferrabraz Informa 09h00, 10h00, 11h00, 14h00, 15h00, 16h00, 17h00 e 18h00 - Locutor da Hora Momento Boa Notícia 09h30, 15h30 e 22h00 - Equipe Ferrabraz

Vereadores se unem em defesa de um hospital que permita mais qualidade no atendimento à Saúde

Novo consultor jurídico na Câmara A Câmara de Vereadores de Sapiranga está com novo consultor jurídico. É o advogado sapiranguense Valdecir Mendonça Eloi Júnior, que na foto acompanha a assinatura do seu contrato pelo presidente da Casa Legislativa, vereador João Moraes (PT). O trabalho de Mendonça chega para se somar à competência da assessora jurídica do Legislativo, a também sapiranguense Poliana Maria Jungblut. “Nosso objetivo é sempre valorizar os profissionais da nossa cidade”, destaca o presidente Moraes.


GERAL

Jornal JS

Reunião Festiva de Páscoa

Chegada do Coelhinho na festiva do Rotary

N

a segunda-feira, dia 09, a família rotária esteve reunida para comemorar a Páscoa. A reunião festiva, aconteceu no Clube 19 de Julho, e contou com a presença dos rotarianos, familiares, senhoras da Casa da Amizade e convidados. Abrindo a reunião a presidente Do Rotary Club de Sapiranga, Evanir Eloisa Martini, convidou os presentes a saudarem ao Pavilhão Nacional com uma salva de palmas e em seguida contarem o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rotário. No protocolo da noite o companheiro, Borys Sommer Zabolotsky, que falou de “Ressurreição! Viver é o grito de toda a natureza. Nada é feito para a morte, tudo é feito para a vida. Ressurreição! Cristo que grita: Viva a Vida!”. Segue o protocolo, “estamos reunidos com o objetivo de celebrar a Páscoa. E também, é com muita alegria que saudamos a nossa presidente, nossos convidados, o Pastor Joelson Dremer, a nossa amiguinha Quésia, as amigas da Casa da Ami-

5

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Pastor Joelson Dremer falou sobre o significado da Páscoa

zade, nossos familiares que aceitaram participar conosco, deste encontro festivo”, conclui Borys. A secretária do Clube de Serviço, Dóris Fernandes colocou a todos os assuntos de secretaria, e após a jovem Quésia, acompanhada no violão pela companheira Nelci Fulber, contou a música “Meu Universo”, o que foi aplaudida pelos presentes. Após o pastor da Comunidade Luterana São Mateus, Joelson Dremer, transmitiu uma mensagem de Páscoa, falando da importância da ressurreição e da vida. Após o jantar adentro no local um lindo coelho,

Quésia passou uma bonita mensagem de fé através da música

distribuindo aos presentes bombons e um coelhinho de chocolate com a seguinte mensagem: “Páscoa é renascimento... Começa agora um novo caminhar, cheio de luz e de esperanças... Que o amor de Cristo esteja presente em todas as nossas atitudes. Rotary 2012.” A comissão que organizou o Jantar Festivo de Páscoa, teve o agradecimento da presidente do Rotary Club Sapiranga, além da participação do Pastor Joelson Dremer, da jovem Quésia, e do Andrei Zabolotzky (que foi o coelhinho da noite), e transmitiu muita alegria a todos presentes.

ESPECIAL

Por Evanir Eloisa Martini

Uma vida dedicada a fazer a alegria de crianças e adultos Aos 67 anos de vida, destes 52 anos fazendo crianças, jovens e adultos sorrir, com seus versos rimados, brincadeiras, malabarismo em sinaleiras das cidades do Vale dos Sinos, esta é a vida do Palhaço “Saparim”. O Palhaço Saparim conta que se criou sem pai e sem mãe para lhe dar atenção. Logo cedo teve abrigo no Circo Continental, onde foi cuidar dos netos de Esteban Robatine, dono do circo. Com eles, aprendeu a vida circense, “hoje tenho 67 anos, nunca fumei, nunca bebi e estou sempre pronto para alegrar crianças e adultos, isso faz parte de minha profissão. Sou a nata do circo, popular faz tudo”, destaca o Palhaço Saparim. Perguntamos sobre sua família, “tenho 11 filhos, 21 netos e cinco bisnetos, e criei minha família com o

Músicas saem de uma folha de àrvore, num som afinadíssimo

Malabares nas sinaleiras

trabalho circense, sendo que hoje todos estão encaminhados na vida, e eu moro com uma filha em Novo Hamburgo”, explica. Sobre sua profissão ele afirma, “amo a profissão que aprendi com o Palhaço Petrolino, que considero como um irmão”, segue afirmando, “enquanto Deus me der vida, vou continuar este destino, alegrando adultos, crianças (meninos e meninas)”. E para encerrar nossa conversa o Palhaço Saparim, sai na área do Jornal JS, pegou uma folha da árvore, e entra no jornal tocando o “Tema de Lara”. Saparim, é uma pessoa que quando lembra de sua vida, emociona-se, mas não deixa a peteca cair e logo faz um versinho rimada para nos fazer rir, mesmo estando com lágrimas nos olhos.

Versos rimados de improviso, é um dom do Palhaço Saparim


SOCIAL

6

Jornal JS

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

1ª Festa d

em

Evidência

Por Evanir Martini

APAE recuperada após enchente do ano passado

E

Por Evanir Eloisa Martini

stá fazendo um ano, da grande enchente que atingiu o prédio da APAE de Sapiranga, e agora só está faltando a segunda demão de tinta em duas paredes da sala de fisioterapia. Quem viu o estado que ficou o local depois que as águas baixaram, hoje ao entrar na APAE, já vê o quanto a comunidade participou e ajudou na recuperação, até com novas conquistas na estrutura que é oferecida aos alunos. Conversamos com o diretor Antônio Tomasi, que está entusiasmado

com todo o trabalho desenvolvido, “a pintura interna já está quase 100%, as salas com cortinas, balcões, mesas, cadeiras e uma conquista importante, com apoio da comunidade, é que colocamos climatização em seis salas (faltando mais 5 salas), e computadores em todas as salas. Apesar da enchente, este ano foi de realizações, devido ao apoio da comunidade, da equipe de trabalho da APAE que são pessoas comprometidas e maravilhosas”, afirma o diretor Antônio, lembrando do apoio das mães que ajudam a desenvolver ativi-

Atividades em grupo em sala de aula

Horário da refeição no saguão, integra todos os alunos

dades no local de forma voluntária. Todas as melhorias foram feitas através de doações, e este ano já foi colocado portão eletrônico, TV no saguão para os alunos, e seguem com o objetivo de concluir a climatização de todas as salas e realizar reformas agora na parte externa. “Tudo que se fizer para as crianças vale a pena”, afirma Antônio Tomasi, lembrando que todo trabalho na APAE é realizado com união, dedicação e respeito com cada colega, aluno e familiares.

A Orquestra Gaúcha de Viola Ca organizada pelos integrantes da orqu Católica do Centro, e os cartões já est churrasco, aipim, arroz, maionese e sa como: Teatro da Tia Herta, apresenta pé a Bandinha do Canecão do Vale, q

CDL Sapiranga representado no 79º Seminário Nacional dos SPCs O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapiranga (CDL), Álvaro Pereira, estará representando a entidade no 79º Seminário Nacional dos SPC’s. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de abril (próxima quinta-feira e sexta-feira), em Brasília.   Com o tema “Juntos somos um time imbatível”, a programação traz assuntos relacionados ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), considerado o maior banco de dados do país e da América Latina. Palestras motivacionais e discussões sobre o varejo nacional também fazem parte do programa do seminário.  A diretora executiva da CDL Sapiranga, Carla Herrmann, também participa das atividades na capital federal. 

Nova C

Kelli Carol fe de gabinete Spolaor. Pedag de ensino, Kel

sin, que assum início desta se a Secretaria M pal da Educaçã

Nova loja da Carburgo em Sapirang

Jornal

JS

Desta vez a cidade de Sapiranga está recebendo a nova loja da Carburgo, que tem seu lançamento previsto para o dia 17 de abril. A nova concessionária está instalado num prédio de 2 mil metros quadrados, nas margens da RS 239, onde vai oferecer serviços diferenciados aos seus clientes. Um destaque da Carburgo no mês passado, foi a conquista de 10º lugar no País, sendo a primeira no Estado, no Programa Alta Performance da Volkswagen, que reconhece as revendas da marca, mais qualificadas do Brasil. Parabenizamos os empresários do grupo Carburgo, pela escolha de Sapiranga neste novo empreendimento, desejando sucesso e muitos resultados positivos.


Jornal JS

SOCIAL

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

da OGVC é domingo

7

Mobilização para 5ª Mostra de Sapiranga

Em visita recente ao Rio de Janeiro o diretor de comunicação da Ampemes, Everton Passini, junto com Télio Fernandes da Word Griff , lojista, contatado para se fazer presente na 5ª Mostra de Sapiranga , dias 21,22 e 23 de Agosto.

ATENÇÃO HOMENS, a

equipe Vena Estética e Cabelo esta pensando em vocês.

aipira está convidando a comunidade para participar de sua 1ª Festa uestra e colaboradores. O local do evento é o Barracão da Igreja tão à venda ao preço de R$ 15,00 (individual) para o almoço, que terá alada. Após o almoço acontece sorteios de brindes, e muitas atrações, ações da OGVC (foto), Balé Origens, duplas de viola e para o arrasta que animará a dança.

Chefe de Gabinete

line Mattes, 32 anos, é a nova chedo prefeito de Sapiranga, Nelson goga e professora da rede pública lli ocupa o lugar de Róbson For-

miu no emana Municião.

ga

Com Cortes inpirados nos atores mais modernos, com mechas ou coloração, hidratamos seus fios e podemos deixa-lo menos rebelde com uma progressiva, além de deixá-los mais lisos, vão ficar luminosos e sedosos. Aproveite as dicas das nossas profissionais, e fiquem antenados sobre o melhor estilo para cada faixa etária.

Curso no Sindilojas

Estão abertas as inscrições para o curso Planejamento Financeiro e Fluxo de Caixa, oferecido pelo Sindilojas Novo Hamburgo em parceria com o Senac. As aulas serão realizadas de 16 a 19 de abril, das 19h30 às 22h30, na Sede Administrativa da entidade, explica a diretora executiva do Sindilojas, Alessandra Kunze. O conteúdo abrange fluxo de caixa: definições e conceitos com o caso prático; recebimentos, pagamentos e investimentos – a gestão financeira na prática; tipos de investimentos, conceitos, taxas e aplicabilidade; contas a pagar e receber; protesto de títulos, carta de anuência; técnicas de cobrança; controles financeiros; conciliação bancária e controle e lançamentos de caixa. O investimento é de R$ 150,00 para associados e R$ 170 para não-sócios, podendo parcelar em três vezes. Contatos: 3524-5555.

Festas do final de semana

Dia 14 de abril (sábado): Meio frango beneficente para Comunidades Carentes, promovido pelo Lions Clube Sapiranga Ferrabraz. Servido a partir das 11h30 (só para levar), ao custo de R$ 10,00 (acompanha: maionese, repolho e cacetinho) – Local: Centro Evangélico do Centro, na Av. 20 de Setembro.

“MUDANÇAS FAZEM PARTE DAS NOSSAS VIDAS, E QUANDO VEM PARA AUMENTAR NOSSA AUTO ESTIMA, SÃO MELHORES AINDA, ENTÃO MUDE O CORTE, A COR DOS FIOS...E ARRASE NO DIA-DIA.”

Dia 14 de abril (sábado): Jantar/Baile promovido pela Societá Ancora Itália, que será realizado na Sociedade 30 de Novembro, com inicio às 20 horas. Valor do cartão individual é de R$ 25,00. Dia 15 de abril (domingo): Realiza-se a 1ª Festa da Orquestra Gaúcha de Viola Caipira, tendo como local o barracão da Igreja Católica (Centro). Cartões ao custo de R$ 15,00 para almoço com churrasco, aipim, arroz, maionese e salada. Além deste almoço que promete, atividades artísticas e sorteios de brindes fazem parte da programação, que se estenderá na parte da tarde.

Rua Afrânio Peixoto, 130 - Santa Fé - Sapiranga Amanda Cherutti: 9850.2359 - manda.ch@hotmail.com Patrícia Berwanger: 9122.4455 - patricia@docidocefestas.com.br

ASSINE O JORNAL JS - 3559.5411 ou 9989.5411

A equipe da Vena Estética e Cabelo esta ligada nas tendências, e deixara você sempre moderno. Ligue e agende seu horário. R. São Pedro, 139 Sala 02/Térreo Fone: 3559.4361

e-mail: vena_esteticaecabelo@hotmail.com.br


POLICIAL

8

Jornal JS

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Plano de Reorganização Financeira das Famílias O plano permite às pessoas reduzir o custo das dívidas e obter novos recursos Com o objetivo de proporcionar uma oportunidade para as famílias reorganizarem as suas finanças, a CAIXA lança hoje o Programa Crédito AZUL CAIXA para pessoas físicas que possuem dívidas e que desejam reduzir sua prestação ou pagamento mensal de juros. Mesmo não sendo cliente da CAIXA, o cidadão poderá abrir uma conta e fazer uma análise de perfil para conhecer a oferta dos limites de crédito. Segundo Jorge Hereda – Presidente da Caixa, “Essa é uma ótima oportunidade para as famílias reorganizarem suas finanças por intermédio do acesso a linhas de crédito com melhores taxas e maiores prazos, sendo possível quitar suas dívidas mais caras e a depender do caso, ainda obter novos recursos para usar como quiser“. A ação faz parte do Programa Caixa Melhor Crédito e oferece diversas modalidades de crédito dependendo das garantias ofertadas pelos clientes. Podem ser utilizados como garantia bens imóveis, veículos, o próprio salário (crédito consignado) e aval. No caso de garantia de bens imóveis, a CAIXA oferece o Crédito Aporte CAIXA, linha de crédito pessoal com garantia de imóvel rural ou urbano, inclusive terreno, prazo de até 240 meses para pagar e taxa de juros de TR + 1,35% a 1,55% a.m.

Para os clientes que desejam oferecer em garantia o seu veículo, a CAIXA disponibiliza o Crédito Aporte AUTO, com prazo de parcelamento em até 48 meses, para veículos de até 5 anos de uso, e taxas de 2,11% ou de 1,84% a.m. para clientes com conta salário. No caso do crédito consignado, as prestações são debitadas diretamente no salário do cliente, e o prazo para pagamento pode chegar a até 120 meses, a depender do Convênio firmado com a empresa ou órgão empregador, com

taxas variando de 1,2% a 1,95% a.m., também dependendo do convênio. Há ainda a opção de utilização de Aval como garantia, por intermédio de uma operação de crédito pessoal, com prazo de pagamento em até 48 meses e taxas de 2,53%. ou 2,33% a.m. para os clientes com conta salário. Os interessados podem conhecer mais e fazer simulações em todas as agências da CAIXA, no site www.caixa. gov.br ou no telefone 0800 726 0222.

Veja as principais características das modalidades de crédito: Produto Características

Garantia

Consignação

Prazo de até 120 meses, taxa de 1,2% a 1,95% a.m. de acordo com o convênio

Averbação de margem consignável

Crédito Aporte

Prazo de até 180 meses e, para alguns nichos, como servidores públicos federais, até 240 meses. Não há limite máximo de empréstimo, respeitada a capacidade de pagamento do tomador Taxa de 1,35% a 1,55% a.m. + TR

Alienação fiduciária de imóvel comercial ou residencial ou terreno, urbano ou rural

Aporte Auto

Prazo de até 48 meses, taxa de 1,84% a 2,11% a.m. e Cota de financiamento de até 70% do valor do veículo, dependendo do relacionamento e da capacidade de pagamento do cliente

Veículo quitado com até 5 anos de uso

Crédito Pessoal Prazo de até 48 meses e taxa de 2,33% a 2,53% a.m.

Aval

Prefeitura assina contrato de repasse para EJA e Educação Infantil Na tarde de quarta – feira (4/4), no gabinete do prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, foram assinados dois contratos, repassando recursos da Secretaria Municipal da Educação para o Centro Sinodal

de Ensino Médio de Sapiranga - Unidade de Ensino Duque de Caxias. Um dos documentos trata da renovação de convênio com o EJA (Educação de Jovens e Adultos), que está

Edital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos - Usucapião 1ª Vara Cível – Comarca de Sapiranga Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião Processo: 132/1.11.0003226-4 (CNJ: 0005487 – 98.2011.8.21.0132) Autor: Marco Lourenco Muller e outros. Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓVEL: “Um terreno com 1.779,90m2 , localizado no setor 103, quadra 29, lotes 2-3-4-12 e 13 , na zona urbana do município de Nova Hartz, distante 16,18 metros da esquina da Rua Guilherme Albino Muller, antes Rua C, ao oeste, lado par; ao sul mede 23,80 metros e confronta com a Rua do Travessão, antes Rua G, lado ímpar; ao oeste mede 60,00 metros e confronta com propriedade da Urbanizadora 3-L Ltda. (matrícula n.º 1.303 do R.I. de Sapiranga); ao norte mede 35,53 metros no alinhamento da Rua Londres, antes Rua B, lado par, distando 15,35 metros da Rua Guilherme Albino Muller, antes Rua C, ao oeste; ao leste partindo da Rua do Travessão no sentido sul/norte mede 30,00 metros e confronta com a Urbanizadora 3-L Ltda. (matrícula n.º 1.303 do R.I. de Sapiranga), neste ponto faz um ângulo no sentido oeste/leste medindo 11,73 metros e confronta com a propriedade da Urbanizadora 3-L Ltda. (matrícula n.º 1.303 do R.I. de Sapiranga), neste ponto faz novo ângulo no sentido sul/norte medindo 30,00 metros até encontrar a Rua Londres, antes Rua B, confrontando com a propriedade da Urbanizadora 3-L (matrícula n.º 1.303 do R.I. de Sapiranga), fechando assim a figura do imóvel. Sobre o imóvel encontra-se edificado um abrigo de veículos com a área de 139,10m2; um pavilhão industrial com a área de 622,95m2 que tomou o n.º 274 da Rua Londres; um prédio comercial com a área de 252,47m2 que tomou o nº 289 da Rua do Travessão”: Prazo de 15 (quinze) dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Sapiranga, 04 de abril de 2012. SERVIDOR: Izaias André Stuker. JUIZ: Patricia Antunes Laydner.

disponibilizando 40 vagas na instituição, para pessoas acima de 22 anos, que foram sorteadas em fevereiro. A outra assinatura é referente ao repasse de verba para a Educação Infantil, no qual a prefeitura irá ceder para a Escola Duque de Caxias três professores e oito auxiliares de educação Infantil. Em troca, o poder público recebe 60 vagas no maternal para crianças do município que tiverem um e dois anos. “É muito importante o investimento em educação e, com certeza este convênio ajudará a comunidade. Já é o terceiro ano de contrato com o projeto do EJA”, disse o secretário da Educação, Robson Forsin.

“A renovação do convênio é fundamental para a continuidade do projeto que visa qualificar a educação dos

jovens e adultos envolvidos”, ressaltou o diretor do Centro Sinodal de Sapiranga, Sérgio Elvino Michels.

Estiveram presentes a supervisora de Educação Infantil do município, Jeane Ely Ev, e a vereadora, Cleidi do Prado.

Edital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos - Usucapião

Edital de Citação de Interessados, Ausentes, Incertos e Desconhecidos - Usucapião

3ª Vara – Comarca de Sapiranga Prazo de: 30 (trinta) DIAS dias. Natureza: Usucapião Processo: 132/1.11.00056260 (CNJ:.0009567-08.2011.8.21.0132). Autor: Marcos Alberto Kich e outros. : . Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓVEL: “Um terreno localizado na zona urbana do Município de Nova Hartz RS, quadra 16, setor 101 do Plano Diretor do Município, com a área superficial de 465,40m2 (quatrocentos e sessenta e cinco metros e quarenta decímetros quadrados), distante 58,00 metros da esquina da Rua Paganini, que lhe fica a sudeste, com as seguintes medidas e confrontações: na frente a sudoeste, mede 13,00 metros de largura no alinhamento da Rua Libres, lado par; no fundo a nordeste mede 13,34 metros e entesta com terras de Débora Schmitt, Suzete Schimitt Dias e seu marido Paulo Afonso Dias e Eduardo Schmitt ( Matrícula nº 11.915 R.I. De Sapiranga); a noroeste, mede 34,30 metros e entesta com terras de Elvira Jost ( Transcrição nº 82 R.I. de Sapiranga); a sudeste mede 37,30 metros e entesta com terras de Elvira Jost (transcrição nº82 R.I. de Sapiranga).”. Prazo de 15 (quinze dias) dias para contestar, querendo a contar do término do presente Edital. (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Sapiranga, 12 de setembro de 2011. SERVIDOR: Luciana Goulart Moura. JUIZ: Jorge Alberto Silveira Borges.

1ª Vara Cível – Comarca de Sapiranga Prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: Usucapião Processo: 132/1.11.00056368 (CNJ:.0009550-69.2011.8.21.0132). Autor: Marcos Alberto Kirch e outros. Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMÓVEL: “Um terreno localizado na zona urbana do município de Nova Hartz, quadra 48, setor 101 do Plano Diretor, com a área superficial de 360,00 m2 (trezentos e sessenta metros quadrados), distante 65,45 metros da esquina da Rua Arapongas que lhe fica ao norte, com as seguintes características e confrontações: na frente ao leste mede 18,25 metros de largura no alinhamento da Av. Irmãos Hartz, lado par; nos fundos ao oeste mede 18,00metros e entesta com terras de Amador José Wallauer (matrícula n° 1440 do R.I. de Sapiranga); ao norte, mede 21,00 metros e entesta com terras de Amador José Wallauer (matrícula n° 1440 do R.I de Sapiranga); ao sul mede 19,00 metros e enteste com terras de Amador José Wallauer ( matrícula n° 1440 do R.I. de Sapiranga). “ Prazo de 15 (quinze) dias para contestar, querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob pena de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelo(s) autor(es). Sapiranga,04 de abril de 2012. SERVIDOR: Izaias André Stuker. JUIZ: Patricia Antunes Laydner.


GERAL

Jornal JS

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Chegou à cidade um novo pastor na Comunidade Luterana São Mateus Formado na ULBRA em Teologia, com especialização no Seminário Concórdia para Pastor, e formado no ano 2008 em Psicologia, o Pastor Joelson Dremer está em Sapiranga fazem uns 30 dias, trabalhando na Comunidade Luterana São Mateus. O Pastor Joelson, iniciou sua pastoral na cidade de Nova Petrópolis há 10 anos atrás, agora veio para Sapiranga, onde o foco de seu trabalho será os jovens e

dar apoio as professoras da Escola Bíblica, além de auxiliar nos cultos no centro e realizar atendimento pastoral no Bairro Centenário. Perguntamos qual sua primeira impressão da cidade, “é uma cidade de porte médio, bem organizada, tem jardins de rosas, é um povo acolhedor, tive uma boa impressão e fui muito bem recebido pelo pessoal da igreja”. O Pastor Joelson Dre-

9

Sul Art inaugura moderna loja

mer é casado com Adriana e tem um filho de 6 anos, o Gabriel, que estão gostando da cidade, e do carinho das pessoas da comunidade. O Pastor Joelson Dremer é o mais novo colaborador do Jornal JS, será nosso colunista a partir da próxima edição. Damos as boas vindas ao Pastor, que vem contribuir e transmitir seu conhecimento em nossas páginas, para a comunidade da região.

Persianas horizontais

Pastor Joelson Dremer valoriza o acolhimento que teve na comunidade

Desde quarta-feira, dia 11, Sapiranga conta com a Sul Art, moderna loja especializada em cortinas e persianas, onde caminham juntos sofisticação e praticidade. As Persianas Sunlux oferecem proteção aos ambientes internos sem perder a visibilidade e a suavidade de cada estilo. Ideal para espaços com bastante luminosidade e locais bastante arejados, protegendo o ambiente e os móveis dos raios do sol. Também tem a possibilidade de cores, materiais e composições, pois as Persianas Sunlux

agregam diversidade, proporcionando um verdadeiro conceito de decoração. Nunca foi tão fácil buscar requinte e conforto para o seu ambiente, deixando o visual com muito estilo e harmonioso, transmitindo quem você é. Faça uma visita a este novo empreendimento na cidade, a Sul Art – Cortinas e Persianas, está localizado na Rua Tiradentes, 411 – loja 1 – Centro – Sapiranga. Maiores informações: 3559.1974 ou 9949.7117.

Está chegando a 20ª Feira do Livro Estudantil de Sapiranga

N

os dias 3, 4 e 5 de maio, mais uma vez o Parque do Imigrante, em Sapiranga, será invadido pela cultura, com autores, shows e muitas atividades que agitarão o público presente na vigésima edição da Feira do Livro Estudantil de Sapiranga. Em 2011, a feira reuniu cerca de 50 mil visitantes em seus três dias de programação, e a expectativa para este ano é ainda maior, com atrações especialíssimas, que prometem reunir um grande público local e também de outros municípios. Com o tema  “Descubra Pessoas, Descubra Histórias” e cerca de 50 diferentes atividades programadas, entre shows, sessões de leitura, palestras, sessões de autógrafos com autores e muito mais, a Feira do Livro de Sapiranga reserva atra-

ções para todos os gostos e faixas etárias. “Nos últimos anos, o evento se consolidou como um espaço para as mais variadas formas da arte, que complementam e enriquecem esta celebração da leitura que é a Feira do Livro. É um espaço aberto e gratuito para alunos, professores, famílias e visitantes de toda a região”, explica a coordenadora geral da feira, Cleidi do Prado. Grandes autores já confirmaram presença nesta edição do evento, como a consagrada escritora Marina Colasanti, vencedora do prêmio Jabuti, e o paulista César Obeid, escritor e contador de histórias. Quem também estará na feira e receberá uma homenagem especial será o casal formado pela escritora Mary França e o ilustrador Eliardo França, responsável pela coleção O Gato e O

Rato, um clássico da literatura infantil brasileira. Dentre as atrações culturais, estão previstas apresentações de escolas locais, grupos de teatro e muitas outras surpresas, como a presença do humorista Jair Kobe e seu Guri de Uruguaiana, que fará a alegria do público. Para a criançada, vem o show da Galinha Pintadinha, um grande sucesso que levará os pequenos e famílias para o Parcão. Direto de Parintins, no Amazonas, vem a Tribo de Veras Amazon Music Show, que trará a magia do boi bumbá para o público presente na feira. Para o Secretário Municipal de Educação Robson Forsin, o sucesso da Feira Mary França e o ilustrador Eliardo do Livro de Sapiranga vem de seu equi- Escritora França líbrio entre a presença de grandes nomes da literatura e atividades culturais inédi- das no lançamento oficial do evento. Mas está iniciada a contagem regrestas para atrair o público. “Estamos com uma programação siva para esta que promete ser uma Feira bastante diversificada, e isso faz a di- do Livro inesquecível. ferença. A feira é um espaço de conhecer novas pessoas, novos horizontes, assim como o tema do evento aponta, e é isso que proporcionaremos nos dia 3, 4 e 5 de maio. Estão todos convidados”. A programação final da feira sai na próxima semana, assim como horários e demais informaçoes, que serão divulga- Guri de Uruguaiana é uma das atrações este ano


CLASSIFICADOS

10

JS

Jornal JS

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

CLASSIFICADOS

VENDE-SE Maquinário completo de Padaria com 1 ano de uso.

Anuncie Aqui - Ligue para 3559.5411.

Edital de citação de interessados, ausentes, incertos e desconhecidos - Usucapião

3ª Vara – Comarca de Sapiranga prazo de: 20 (vinte) dias. Natureza: usucapião processo: 132/1.11.0008763-8 (CNJ: 0016542-46.2011.8.21.0132). Autor: Remy Jorge Zimmer e outros. Objeto: DECLARAÇÃO de domínio sobre o imóvel a seguir descrito. IMOVEL “UMA ÁREA DE TERRAS, situada na zona rural distrito da sede do município de Sapiranga, com a área superficial de vinte e quatro mil, cento e sessenta metros e trezentos e oitenta decímetros quadrados (24.160.80 m2), com as seguintes medidas e confrontações: inicia - se a descrição deste perímetro no vértice A, de coordenadas N 6.720.050,223 m e E 503.461,909 m, distante 1.463,25 metros da RS 239 e localizado junto à divisa com o lote de n° 1485 e faixa de domínio da SPG 425 estrada 19 de Julho, onde faz frente deste, segue confrontando com a referida estrada com o seguinte azimute e distância: 197°09´05´´ e 87,933 m, até o vértice B, de coordenadas N 6.719.966.201 m e E 503.435,978 m. localizado na divisa com o imóvel n° 1565 de propriedade de Cláudio Lindemann; deste, segue confrontando com o referido imóvel com os seguintes azimutes e distâncias: 96°26`12`` e 197,101 m, até o vértice C, de, coordenadas N 6.719.944.105 M e E 503.631,836 m; 97°17`02`` e 92,892 m. até o vértice D. de coordenadas N 6.719.932,328 M e E 503.723,978 m: localizado na divisa com imóvel de propriedade de Gibron Brasil Imóveis e Empreendimentos Ltda; deste, segue confrontando com o referido imóvel com o seguinte azimute e distância: 7°30`58`` e 85.593 m, até o vestice E, de coordenadas N 6.720.017,185 m e E 503.735,174 m: localizado na divisa com o imóvel n° 1485, de propriedade de Cláudio Altenhofen Pilla; deste, segue confrontando com o referido imóvel com os seguintes azimutes e distâncias: 276°50`01`` e 151,784 m, até o vértice F, de coordenadas N 6.720.035,246 m e E 503584.468 m; 276°58`03`` e 123,471 m, ate o vértice A, ponto inicial da descrição deste perímetro. Todas as coordenada aqui descritas estão georreferenciadas ao sistema Geodésico Brasileiro, e encontram – se representadas no Sistema UTM, referenciadas ao Meridiano Central 51° WGr, tendo como o Datum o SIRGAS2000 . “Prazo de 15 dias para contestar , querendo, a contar do término do presente Edital (Art. 232, IV, CPC), sob de serem presumidos como verdadeiros os fatos alegados pelos (s) autores (es) Sapiranga,08 de março de 2012. SERVIDOR: Diogo Caon França. Juiz: Jorge Alberto Silveira Borges.

ATOS OFICIAIS Bel. ACIR JOSÉ WIDE, Oficial do Serviço do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Sapiranga, Estado do Rio Grande do Sul. FAÇO PÚBLICO, para os devidos fins, que se habilitam para casar: EDITAL Nº 14.888: CARLOS ALBERTO KAIBER, empresário e SABRINA GOMES, auxiliar administrativa, naturais deste Estado, solteiros, domiciliados e residentes em Portão-RS, à Rodovia Estadual RS 122, Km 02, s/nº e em Sapiranga, à Rua Presidentes Kennedy, nº 1.123, respectivamente. EDITAL Nº 14.889: ROBERTO CHAGAS DE MELLO, pedreiro e MARIA ROSA DORNELES BARCELOS, industriária, naturais deste Estado, solteiros, domiciliados e residentes em Sapiranga, à Rua Ítalo Amâncio Catarino de Oliveira, nº 135. EDITAL Nº 14.890: DIONE PAZ DE OLIVEIRA e KELLY DO CARMO AQUINO, naturais deste Estado, solteiros, industriários, domiciliados e residentes em Sapiranga, à Rua Feliz, nº 64. EDITAL Nº 14.891: LUIS CARLOS DE MELLO e DRIELI WOLFFENBÜTTEL, naturais deste Estado, solteiros, industriários, domiciliados e residentes em Sapiranga, à Rua 25 de Julho, nº 890, apartamento 203 e à Rua Carmem Miranda, nº 869, respectivamente. EDITAL Nº 14.892: UILI RODRIGO BÖES e FERNANDA CRISTINA WEBER, naturais deste Estado, solteiros, comerciários, domiciliados e residentes em Porto Palmeira, município de Araricá-RS, à Rua Vítor da Cunha, nº 19 e em Sapiranga, à Rua Eron Domingues, nº 124, respectivamente. EDITAL Nº 14.893: DAVID JÚNIOR ANGELI, industriário e JORDANA LUCINI, telefonista, naturais deste Estado, solteiros, domiciliados e residentes em Sapiranga, à Rua Santa Helena, nº 910 e à Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, nº 227, respectivamente. Quem conhecer impedimento, acuse-o na forma da lei. Cartório de Casamentos: Avenida João Corrêa, nº 1.260, salas 27/28. Sapiranga, 11 de abril de 2012. Bel. ACIR JOSÉ WIDE REGISTRADOR

Tratar com Juarez Fone: 9947.5180

casa do

Gaúcho

Oportunidade Precisa-se de vendedoras para revender AVON e Langeri. Contato: 3529.6708 ou 9561.2203

Nonna

3529.1096

Padaria e Confeitaria Tortas para festas

- Artigos gaudérios - Presentes e lembranças

Aceitamos encomendas de doces e salgados.

Av. João Corrêa, 1230

3559.4019

Próximo ao Banrisul e Panvel

Rua Carlos Biehl, 79 - Centro

Restaurante RECO Come Radiadores Sapiranga Radiadores Intercoolers e ar condicionado Fone:

(51)

Fax:

3529.1433 (51) 3599.4544

e-mail: recoradiadores@hotmail.com RS 239, 5148 - B. Oeste - Sapiranga

Bem

Aceitamos reservas para festas e eventos.

Fone: 3039.1132

RS 239, 2075 - S. Luiz - Sapiranga

Restaurante & Rodapizza

www.dilacar.com.br

Auto Elétrica - Injeção Eletrônica Ar Condicionado - Mecânica Auto Socorro - Bi-combustível Geometria e Balanceamento computadorizado

F: 3039-2347 R. Major Bento Alves, 766 - Sapiranga

Krondani R. São Pedro, 279 - Centro

Ao ou livre livre Aomeio-dia meio-diabuffet buffet àà quilo quilo ou

À noite, deepizzas À noite, nasrodízio sextas sábados somento c/ reserva antecipada. rodízio de pizza. Fone: (51) 3529.1234

Eletromecânica

Auto Elétrica

IMÓVEIS

ALUGUEL - Procura-se sala para alugar em Sapiranga. Próximo ao Centro, para escritório de Turismo. Direto com o proprietário. Tratar com Sandro ou Márcia pelo fone: 3559.8053. TERRENO - Vendo terreno de 300 m² na Rua Cardeais lote 18 quadra 10 no loteamento Residencial Floresta em Sapiranga. Ótimo preço. Direto com o proprietário. Contato: Rogério (54) 9925-1694 ou (54) 8131-3235.

Baterias - Som - Alarmes Travas e Vidros Elétricos Injeção Eletrônica - Freios Mecânica leve Tele-busca: 3599.2701

3599.1351 | 3599.1500 R. 7 de Setembro, 288 - Centro

RS 239, n.º 3580 - Centro - Sapiranga

www.meinhaus.com.br www.meinhaus.com.br

EMPREGOS DIARISTA - Ofereço-me para faxina terça e sexta-feira. Tenho ótimas referências. Preço a combinar. Tratar com Maria Consuela, fone 9779.1002.

Compra & Venda

Auxiliar de limpeza doméstica (faxinas) para o dia todo ou meio turno. Tratar com Marisa 9622.4235

Rolante CHÁCARA 3.1 ha plana com chalé, arroio, mata pinus, potreiro por R$78.000,00.

Anuncie no JS - Fone: 3559.5411 Se você tem fossa e filtro, deve fazer manutenção. Consulte o fabricante. O meio ambiente agradece!

DESENTUPIDORA

DO VALE

Desentupimento de cano, Hidrojateamento, Limpeza de fossa.

(51) 3597.4545 - Fixo

(51) 9394.8730 - Claro (51) 8569.1305 - Oi

(51) 8172.7024 - Tim (51) 9799.2658 - Vivo

e-mail: desentupidoradovale_35@hotmail.com

PROMOÇÃO Para limpeza de fossa e filtro Anairóbico Pré Programado. Na apresentação desse anúncio ganhe R$ 20,00 de desconto.

Romana

3 TERRENOS juntos com 1.180,00m² excelente localização por R$111.000,00. CHÁCARA plana com água de vertente a 4 km da ERS 239 por R$35.000,00 em Campo Vicente. CHÁCARA B. centenário frente para o asfalto, cercada, açude, campo de futebol por R$ 140.000,00.

Fone: 3559 1135 | Plantão 9652 2930

Rua Presidente Kennedy, 344 Centro – Sapiranga

O

Madeireira

Barbieri 3559.2061 3039.2779 R.Pres. Kennedy, 2211 - S. Luiz

A

Mão-de-obra especializada na colocação de calçada Laje Pré-Moldada - Cordão Meio Fio Moerões - Bloco Sextavado - Bloco Pavi-S - Bloco Unistein - Bloco Leque - Bloco Holândes - Bloco Estriado - Poste de Luz - Pés de banco Fone:

3599.1622 9933.0187 Cel:

Rua Saldanha da Gama, 71

RESTAURANTE

CAIRÚ O sabor autêntico da comida caseira. Tintas prediais, produtos p/ piscinas, ferragens, materiais elétricos e hidráulicos R. Duque de Caxias, 222 - Centenário

3599.5115

Almoço de SEGUNDA à SEGUNDA.

Reservas para eventos, festas, aniversários, casamentos, etc.

Fone:

3599.2350

R. Tiradentes, 228 - Centro Sapiranga

ferragemmaua@ferragemmaua.com.br

MADEIREIRA

Schneider Materiais de Construção Móveis Eletrodomésticos Bazar Fone:

3559.2767

R. Major Bento Alves, 1592 - B. Amaral Ribeiro

SONIC Moto-boy Ligue:

3559.5555 PORTO ALEGRE Todos os dias N. HAMBURGO

R$ R$

35 10

DELMAR Materiais de Construção

Areia Areião Brita :3599.2763 9988.3262

Ou

R. Henrique Scherer, 202 - Sapiranga

Relojoaria e Óptica

Nadler Ótica | Jóias | Relógios

,00

3599.1139

,00

Av. João Corrêa, 1102 - Centro


Jornal JS Podemos ser o que nosso estudo permitir ou a oportunidade que surgir? Nos dias atuais é necessária a reflexão sobre o que é importante para o futuro tanto profissional quanto social, pois ambos estão ligados diretamente com o padrão de vida que será estabelecido com tais decisões, muitos jovens e até adultos ficam inseguros diante da profissão desejada. Escolher algo por amor ou por vocação.. Como decidir? A profissão que mais será rentável ou aquela que mais gosta? Ao decidir a profissão estará estabelecendo um padrão de vida. E vem então a pergunta: Escolher a profissão dos sonhos ou a profissão que será mais rentável? Viver modestamente com a profissão idealizada ou correr atrás da profissão de ouro aquela que trará mais dinheiro e status? Mas qual a profissão de ouro? Acredito que se escolher um trabalho que gosta poderá se divertir e viver em paz durante todo o tempo, mas se a renda não for ideal então cabe procurar. Mas será que você está pronto? Que tal ser político? Estudar e se dedicar a ter uma profissão destas? Imagine só! Quem não estuda consegue vencer eleições! Imagine dedicar-se a isso! Um deputado conforme foi apresentado no fantástico no domingo passado, vive uma vida de rei! Trabalha pouco... Ganha pra viajar.. Recebe para se vestir.. Ganha pra morar.. Hotéis e despesas em geral... E ainda tem devolução de todo o gasto que tiver para agradar alguém, ou seja lá o que for. E ainda continua recebendo vantagens após se afastar do cargo.. Isso é Brasil ou isso é a falta de noção do povo que permite e se acomoda preferindo não se envolver em nada. Estes profissionais com certeza já se esqueceram de suas origens. Pra quem é honesto e pensa em trabalhar dignamente, chega doer o coração em pensar que uma função que deveria ser nobre, a qual deveria ser para ajudar o próximo, defender o povo de injustiças e envolver a sociedade dentro de um mundo de igualdade e liberdade onde todos pudessem ter chances de sucesso. É triste ver que no que a maioria dos políticos brasileiros se tornou... Ou se revelaram! Um deputado falou na televisão em horário nobre, no domingo, que seu salário ( sem as vantagens) não dá para viver. Chega ser irônico! Acredito que alguns indivíduos quando ganham o poder esquecem como é ser assalariado e trabalhador. Acordar cedo e trabalhar uma jornada de oito horas para no final do mês receber migalha referente ao salário de políticos, os quais trabalham poucas horas por semana e a cada hora a mais recebem um valor  absurdo a mais. Existem municípios próximos desta região onde os vereadores

O Mundo de SOPHIA

Gostaria de iniciar a coluna de hoje, externando a felicidade de na quarta-feira (11), comemorar o aniversário de minha filha Sophia. Sou um privilegiado, pois além de ter uma filha atenciosa e carinhosa, Sophia é estudiosa (esta no segundo ano), parceira de cantiga, de roda de viola e já esteve comigo em importantes palcos culturais, como na Expointer 2011, Festa das Rosas, etc. Lembro-me das primeiras apresentações do GRUPO VIOLA GAÚCHA quando a pequena Sophia subia ao palco com um mini violão e cantava, como cantava. De Natal, a pequena ganhou uma viola caipira da Rozini, que tem sido sua companheira nas primeiras aprendizagens da viola. Enfim, quero agradecer a Deus, por ter me permitido receber Sophia em minha vida. Sete anos de muita molequice, sapequice, mas que me deixa a cada dia mais apaixonado por esta filha maravilhosa. APAE SAPIRANGA: Se tem uma instituição que eu respeito muito, é nossa APAE. Que trabalho maravilhoso é desenvolvido pelo diretor Antonio. Coordenadora Jaqueline e sua competente equipe. Pois quero convidar a todos meus queridos leitores, a participar do JANTAR DE CASAIS em prol da APAE, que ocorrerá no sábado, dia 21 de abril de 2012, no Barracão Católico da São Luiz e que terá animação dos amigos Ildo e Eduardo. Convites podem ser reservados ou adquiridos pelos telefones: 3599.26.47 (APAE) e ou 81161688 (Rosa). CD: No Costado do Tropeiro: Em breve, o Instituto Cultural Araçá Piranga - ICAP, estará lançando o primeiro CD do GRUPO VIOLA GAÚCHA, que se chamará NO COSTADO DO TROPEIRO, e vem credenciado com o selo da Gravadora Vertical, capa do artista sapiranguense Mauro Vila Real, que retratou com perfeição as ideias a respeito dos Tropei-

COLUNAS

11

Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

resolveram se dar um aumento de 48%. E para os funcionários públicos eles declararam não ter como oferecer mais de 6.7%, pois deixaria um rombo nos cofres públicos... Mas que palhaçada!! E o povo.. Não lê.. .Sem cultura... Não questiona! No entanto é duro saber que está função, seja claramente usada para explorar, roubar, enganar, corromper e enriquecer a custo do sofrimento de um povo. Você conhece alguma profissão que tem décimo quarto, décimo quinto, décimo sexto, décimo sétimo e mais salários? É amigos ser deputado no Brasil poderá te render além de um salário desproporcional em relação ao salário de todos os trabalhadores. Vantagens que a desonestidade oferece. Mas a que custo?? Até que ponto a consciência de um ser humano estará disposta a se corromper? Talvez um político possa ser a solução para salvar ou tentar fazer algo bom e honesto... Mas será possível um  cordeiro sobreviver em um cativeiro cheio de cobras venenosas ou cheia de lobos famintos? Sinto muito declarar, mas não há possibilidades de melhora... Estamos condenados a ser um povo subjugado e escravizados pelo sistema. Quero ter esperança... Porém sinto que somente com uma grande revolução poderemos mudar e começar novamente.. O sistema está como um drogado... Está viciado, iludido com seus fantasmas imaginários e para que haja melhora será preciso que ele queira se curar, seja internado e fiscalizado durante a vida toda para não ter recaído, mesmo assim pode alguém chegar e estragar todo o trabalho. O país está viciado em corrupção, falcatruas e somente com uma mudança geral em todo o sistema, digo, uma troca de todos os que estão acostumados com a malandragem das falcatruas e colocar gente que queira mudar, mas sobre um olhar critico e claro de prestação de contas. Meu amigo leitor quero acreditar que ser honesto é o caminho! Quero ser médico psiquiatra. Talvez não fique rico com está profissão! Mas quero contribuir ajudando a humanidade a entender a mente humana e os deslizes que o desequilíbrio e a falta de... Possa causar no indivíduo. Mas a cura para a sem-vergonhice talvez eu nunca encontre, talvez não exista, talvez tenha sido uma falha na formação ou no coração de quem insiste em ser do mal. Reflita sobre isso e tenha um bom final de semana. Abraços.

Gustavo Hanauer gustavohanauer@terra.com.br

ros e trará muitas novidades. Aliás, tenho realizado uma pesquisa grande e objetiva sobre a chegada da Viola no RS, colhido algumas histórias, encontrado muitos livros versando sobre o tema, algumas lendas, causos que obviamente, logo estarão sendo passados nesta coluna, hoje quero contar como surgiu a palavra FANDANGO, em nosso vocabulário: Em torno de 1823, ocorreram as primeiras tropeadas no RS. Tropeiros de mulas e de gado, oriundos principalmente do norte do Paraná e do interior de São Paulo, realizavam verdadeira peregrinação, viajando por terras ainda pouco exploradas, conduzindo gado e mulas do Rio Grande do Sul a São Paulo. Segundo Telmo de Lima Freitas, os Tropeiros tinham por características, viajarem acompanhados de uma viola e de um violão, posicionados não no lombo do cavalo, ou na mula de carga, mas carregados exatamente no costado do Tropeiro, pois era um artigo raro, de muita estima e tinha que estar pertinho do dono. Quando chegavam em localidades, vilarejos, em busca de alimentação e “pouso”, em troca da boa acolhida “tascavam” umas modas, cantando e divertindo o povo que os acolhia. E o povo aproveitava para dançar ao som da viola e do violão. Esta dança, acompanhada pelos Tropeiros era chamada de FANDANGO, que mais tarde se popularizou como o fandango gaúcho. Portanto o CD do GRUPO VIOLA GAÚCHA trás em sua essência a boa moda de viola, os ritmos e grandes clássicos gaúchos ao som da viola e do violão, em um autêntico resgate cultural da viola na música do Sul do Brasil. Que São Gonçalo proteja nossas raízes, nossa história e que tenhamos muita luz ao desvendá-la. Luciano dos Santos Contatos com o colunista: (51) 9299-6046

NOTICIAS DA BM

A Brigada Militar, através da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar, no sábado (07/04), às 11h15, na Avenida 20 de Setembro, no bairro Amaral Ribeiro, na cidade de Sapiranga, prendeu quatro indivíduos e apreendeu um adolescente de 17 anos, por envolvimento em um roubo a estabelecimento comercial. A Brigada Militar foi informada do roubo a um estabelecimento comercial praticado por dois indivíduos, usando uma motocicleta de cor preta. No local, as vítimas anotaram a placa da motocicleta usada no crime e através do sistema informatizado da BM, chegou-se ao endereço do proprietário, o qual informou que havia vendido a moto para um sobrinho. Na residência do sobrinho, este informou que havia emprestado a moto para um amigo de nome Geovani. Durante as averiguações a guarnição avistou um indivíduo em atitude suspeita no bairro tripulando uma motocicleta Twister de cor amarela e durante a revista pessoal foi localizada a arma que havia sido usada para a prática do roubo ao mercado. O condutor da motocicleta Geovani, informou que havia recebido um valor em dinheiro para guardar a motocicleta de cor preta usado no roubo e para esconder a arma, um revolver calibre 38, duas polegadas, municiado e com a numeração raspada, também informou o endereço onde estava a motocicleta. Na rua Lori Gerardt, foi localizado a motocicleta de cor preta e apreendido um adolescente de 17 anos de idade, que se identificou como proprietário da residência e junto estava o indivíduo de nome David, que no momento do roubo era quem conduzia a motocicleta, bem como informou onde estava o outro companheiro de nome André que foi preso em sua residência com uma certa quantia em dinheiro e foi reconhecido como sendo o autor do roubo. As motocicletas foram recolhidas ao pátio do guincho e a arma foi apreendida, foi recuperado R$ 1,255,00 em dinheiro que havia sido roubado no mercado e já havia sido dividido entre André, David e Geovani, os envolvidos no roubo. Todos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Novo Hamburgo, onde foi autuado em flagrante delito André da Silveira Moreira, de 18 anos de idade, David Tasso David, de 18 anos de idade e Geovani da Silva Zeilinger, de 23 anos de idade, por roubo a estabelecimento comercial com lesões.

Material de sinalização A Brigada Militar, através da 1ª Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar e a Guarda Municipal de Sapiranga,  no sábado (07/04), às 20h30, na rua Kraemer Eck, no bairro Centenário, na cidade de Sapiranga, apreenderam materiais de sinalização. Através de uma denúncia anônima, aos agentes da Guarda de Trânsito Municipal (GM), informando sobre uma conversa em um site e serviço de rede social sobre o uso de materiais de sinalização, onde havia fotos com jovens segurando tais materiais e comentando tais atitudes, fornecendo o endereço e o número de identificação da residência, foi localizado a

residência e realizado a apreensão dos materiais. Os agentes da GM  com o apoio da Brigada Militar, realizaram contato na residência, onde foram apreendidos três cones de sinalização de propriedade da Corsan, um cavalete com identificação da Corsan e uma placa de sinalização com haste e onze metros de fita de isolamento de propriedade do município. Os responsáveis pela residência, dois jovens de 21 e 24 anos de idade foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Sapiranga, onde o fato foi registrado como outros crimes, apreensão de material de trânsito.


JS

Jornalismo com credibilidade desde 1985.

Filiado à

Sapiranga | Sexta-feira, 13 de abril de 2012.

Projeto de Futsal estreia na Copa Feevale

Categoria pré-mirim

ARARICÁ

Segue o intermunicipal de futsal O 10º Campeonato Intermunicipal de Futsal de Araricá chega à sua segunda rodada nesta sexta-feira, 13 de abril. A partir das 19h30min jogam no Ginásio Municipal de Esportes Chelsea Nova Hartz x Unidos/Mazzantes Sapiranga, Espaço Cães e Gato Sapiranga x Sete de Setembro Parobé, Riozinho x Real Madrid Nova Hartz,

Kitoki Igrejinha x Bier Haus Sapiranga. A competição iniciou dia 30 de março e teve os seguintes resultados: A. F. Piquetense Sapiranga 2 x 7 Clube Atlético do Vale de Parobé, Juventus de Araricá 2 x 1 Ajax Sapiranga e A. A. L. F. Três Coroas 4 x 0 Roma de Rolante. O ginásio tem lotado às

Futebol Sete de Bairros

O 1º Campeonato de Futebol Sete de Bairros – categoria 30 anos – tem movimentado as tardes de domingo em Araricá. Neste final de semana será disputada mais uma rodada da competição. A partir das 14h45m se enfrentam Estação x Lancheria do Beto (Bairro Canoa), Céu Azul (Bairro Canoa) x Atlético (Bairro Grins), Tranqueira (Centro) x Villareal (Bairro Imperatriz). No último final de semana aconteceu a primeira rodada, que teve os seguintes resultados: Tranqueira 2 x 4 Céu Azul, Villareal 1 x 3 Lancheria do Beto, e Estação 3 x 3 Atlético. “A comunidade tem comparecido para apoiar suas equipes, o que para a administração é motivo de alegria, uma vez que esta é a primeira vez que organizamos este campeonato”, define o coordenador de Esportes de Araricá, Valdir Von Dentz.

sexta-feiras com visitantes de toda a região, além da comunidade, que têm nos prestigiado em mais este evento do calendário esportivo do município”, enfatiza o coordenador de Esportes de Araricá, Valdir Von Dentz.

Amanhã, sábado, os alunos do Projeto de Futsal da SMED estreiam na Copa Feevale de Futsal nos seguintes horários e categorias: 08:30 – Categoria infantil (1997 e 1998); 09:30 – Categoria mirim (1999 e 2000); 10:30 – Categoria pré-mirim (2001 e 2002), Os jogos serão realizados no Ginásio Nenezão em Sapiranga com entrada franca. Os treinos do Projeto de Futsal ocorrem no Ginásio Nenezão no turno contrário as aulas. Mais informações pelo telefone 39591012 Secretaria de Educação (Coordenação dos Projetos Esportivos).

Jornal JS 3559.5411

charlesmaisesporte@hotmail.com

Blog: charlesmaisesporte.blogspot.com.br

Prefeitura cobra finalização da Pista de Bicicross O prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, reuniu-se com a empresa responsável pela obra da pista de bicicross na oportunidade o prefeito solicitou agilidade na conclusão desta importante obra. A reunião ocorreu na tarde de quarta-feira (11/4) no gabinete do prefeito. Conforme acertado com os responsáveis pela empresa, sobre a pista de bicicross, a intenção é retomar a obra imediatamente. Um alivio para nossos pilotos que andavam aflitos e desmotivados por verem um antigo sonho a ponto de ser realizado,transformado em uma obra parada. Sapiranga sedia primeira partida de Rugby No domingo, dia 01 de abril, o campo do SESI foi palco da primeira exibição de Rugby na cidade de Sapiranga. Enfrentando a experiente equipe Walkirians Rugby Clube, de Caxias do Sul, o Maragatos mostrou evolução em relação a jogos anteriores, mas ainda não foi dessa vez que venceu o time da serra. O placar ficou em 32 a 10 para os visitantes (lembrando que a pontuação no Rugby é bem diferente da de esportes como o futebol, por exemplo). Segundo o presidente da equipe, Anderson Anhaia, foi um marco para o esporte na cidade. “Até então, aqui em Sapiranga só havia ocorrido treinos. Para enfrentar outros times tínhamos de nos deslocar para outras cidades. Não dispomos de estrutura no espaço onde treinamos atualmente para disputar jogos oficiais. Se conseguirmos realizar outras partidas em um campo ideal, como o do SESI, poderemos divulgar ainda mais o esporte na cidade e também ganhar mais experiência e ritmo de jogo.” Quem tiver interesse em treinar com o Maragatos Rugby Clube pode entrar em contato com o time pelo email maragatosrc@gmail.com. Os treinos acontecem às quintas e domingos, na Escola 1° de Maio, bairro São Luiz. Copa Sapiranga 2012 Depois de um fim de semana sem rodada em virtude das comemorações da Pascoa, neste domingo dia 15 a bola volta a rolar na Copa Sapiranga, sera disputado a 3ª rodada, confira a tabela dos confrontos: 3ª Rodada Data: 15/04/12 Chave A Tigres N/Centenário x Renascer - 13:45h - Campo: Bairro Oeste; Gondoleiros x Boca Júnior - 15:45h Campo: Centenário Chave B La Bomboneira x Cruzeiro - 15:45h - Campo: Vila Irma; Flamengo x União Operária B - 13:45h - Campo: Centenário Chave C União Operária A x Unidos de Sapiranga - 13:45h Campo: Vila Irma; Portela x Vasco - 15:45h - Campo: Bairro Oeste Folga: Chave A – Fonte Nova, Chave B - Canarinho, Chave C – São Francisco 3ª Rodada Data: 15/04/12 São Francisco x Tchê Gambás - 09:30h - Campo: Bairro Oeste São Matheus x Chimarrão - 09:30h - Campo: Vila Irma União Operária x Avenida - 09:30h - Campo: Centenário Cruzeiro x Os Incríveis - 09:30h - Campo: Cruzeiro


Jornal JS - 13 de abril de 2012