Issuu on Google+

Faz acontecer

Informativo da Prefeitura de Itabirito / Edição 3 - Maio de 2010

Trabalho pela saúde no rumo certo Recorde em contratações de médicos, a construção de uma nova UPA, ações pelo combate à Dengue, campanhas de vacinação pela Gripe A, além de parar o trânsito pelo Dia Mundial da Saúde. Essas são algumas das ações que você confere aqui.

Núcleo Jovem é realidade

Págs. 12 e 13

Após a implantação do passe escolar, os jovens de Itabirito também podem contar com um Núcleo organizado somente para atendê-los. Mais cultura, profissionalização e lazer!

Pág. 14

Grandes festas agitam a cidade Saiba mais sobre o que vai rolar na 10ª Festa do Pastel de Angu, dias 12 e 13 de junho, e na JuliFest 2010, de 8 a 11 de julho.Grandes novidades prometem conquistar moradores e turistas!

Págs. 7 e 11

Coleta Seletiva já atinge mais de 50% dos bairros em Itabirito e continua com força total.

Pág. 4

Dívidas atrasam Plano de Governo

Ao receber a Prefeitura com dívidas junto ao INSS, pendências na quitação do Parque Ecológico e empenhos a pagar, em um total aproximado de R$ 20 milhões, a atual administração está controlando o problema, para colocar em prática todos os projetos que Itabirito precisa. Entre os desafios, quitar a folha de pagamento em dia tem sido a principal preocupação.

Munu recebe obra definitiva

Após anos sofrendo com obras provisórias, os moradores da Rua José Augusto França recebem uma obra ampla de drenagem pluvial, feita sobre berço de concreto armado. Uma solução definitiva com o respeito que o cidadão merece.

Pág. 5


Futuro

2 Editorial

Mais uma vez, chega até os lares dos itabiritenses, o exemplar do Jornal Oficial do Município de Itabirito Faz

a conte cer. Apesar das grandes dificuldades e de termos

recebido um orçamento bem menor que do ano anterior, o compromisso com o trabalho e a verdade continua, pois acreditamos em dias melhores para todas as Secretarias e para a Administração Municipal. Nesta edição, divulgamos o que cada Secretaria tem realizado, de acordo com a nova administração, e com um único objetivo: servir a população e fazer de Itabirito uma cidade que seja o orgulho de todos nós.

Ivacy Simões, secretário de Comunicação Social.

Novo presidente do Coderi

O Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota Neto, é o novo Presidente do Coderi – Consórcio de Desenvolvimento da Região dos Inconfidentes. A eleição e nomeação dos membros dos órgãos de chefia de execução das atividades foram realizadas no gabinete do próprio prefeito, com a presença dos prefeitos de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e de Mariana, Terezinha Severino Ramos. “Precisamos de mais lazer e cultura para as pessoas. Aqui, Parceria já prevê damos um importante passo, economia de 40% em compra conjunta porque nada se faz sozinho. na área da saúde Somos agora uma família de Prefeituras”, afirmou Manoel da Mota durante a posse.

Expediente:

Informativo da Prefeitura Municipal de Itabirito. Prefeito: Manoel da Mota Neto. Vice: Rildox Secretário de Comunicação Social: Ivacy Simões.

Produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação Social. Jornalista responsável: Mayra Michel - MG 13823 JP Edição: Mayra Michel. Projeto gráfico e diagramação: Leonardo Carvalho e Mayra Michel. Redação: Agnaldo Montesso, Jordana Mapa, Ivacy Simões, Marina Leão e Mayra Michel. Equipe de apoio: Kelly Faria e Pablo Dias. Fotos: acervo da Secretaria Municipal de Comunicação Social. Tiragem: 15 mil / Impressão: Sempre Editora

Secretaria Municipal de Comunicação Social. comunicacao@pmi.mg.gov.br Endereço: Av. Queiroz Júnior, 635, Praia - Itabirito / MG - CEP 35450-000 www.itabirito.mg.gov.br Tel: (31) 3561-4030.

Maio de 2010

Argentina é nova parceira de Itabirito

O Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, reuniu com o embaixador argentino Ramon Villagra Delgado, Cônsul Geral da República Argentina em Belo Horizonte e o Cônsul Adjunto, Pablo Antônio de Angelis, para discutirem uma parceria entre os dois países. “Identificamos Itabirito como uma cidade que investe em educação, principalmente nessa gestão, que dá um grande exemplo apostando na juventude e pagando o passe livre para a população ter a oportunidade de estudar em cidades vizinhas”, afirma Villagra. Segundo o cônsul, o projeto prevê intercâmbios, apresentações de artistas em ambas as cidades, exposições, além da disponibilização de material educativo e de entretenimento. “Se possível, teremos um representante

Itabirito foi escolhida pelo total investimento em educação

brasileiro em meu país e um argentino aqui, para serem os promotores dessa parceria”, ressalta o cônsul. Outra proposta do representante argentino prevê convênios com universidades, entrega de bolsas de estudo, palestras educativas, aulas de cultura e línguas, criação de uma videoteca de pesquisa e entretenimento, promoção de sessões de cinema e a Nova parceria trará mais eventos culturais para Itabirito realização de grandes eventos para intercâmbio cultural. “Este convênio vai trazer coisas boas para Itabirito e é para isso que nós estamos trabalhando. Tenho certeza que nossos estudantes terão muito a ganhar, além de todo o conhecimento que a parceria trará para todos do município”, conclui Manoel da Mota.

Novos rumos para segurança pública Integração foi o tema principal do encontro entre o Prefeito de Itabirito, Manoel da Mota, seu vice Rildox e o Comandante da 8ª Companhia Independente da PM na região, Tenente Coronel Welton José da Silva Baião. O Comandante anunciou que pretende alavancar a segurança pública na região com o apoio das prefeituras, entidades civis e todos os setores representativos da sociedade. Projetos importantes como a elevação do Pelotão Itabiritense à Companhia estão nas metas discutidas. “Vamos usar sim nossa vontade e força política para fazer com que os projetos possam se tornar realidade”, afirmou Manoel da Mota. Segundo o Comandante Baião, como benefício imediato, o número de policiais militares no município dobraria, trazendo mais segurança e tranquilidade para os moradores.

O jovnal que a gente faz


Atendimento

Edição 3

3

Equipe busca aperfeiçoamento

O Governo Federal não paga por ideias, mas sim, por projetos. Com esse pensamento, a Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabirito promoveu, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o curso “Elaboração de Projetos”, ministrado pelo Sebrae. “A ideia é fazer com que cada secretaria detecte as suas necessidades, formule os seus projetos e envie para a captação de recursos municipais, dando assim, mais agilidade à máquina pública”, afirma Gustavo Santos, diretor de Planejamento e Captação de Recursos. Com a participação de servidores de todas as secretarias, os alunos aprenderam a elaborar novos projetos, executar prestações de contas e receberam a responsabilidade de serem multiplicadores das novas lições. O curso foi realizado durante três tardes, na Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (Acei). A Secretaria de Planeja-

mento e Captação de Recursos informa que manterá parcerias com o Sebrae, que criou um departamento para atender especificamente órgãos públicos. “Este foi o primeiro dos muitos cursos que serão realizados para os servidores. Com novos projetos, Itabirito só tem a ganhar”, conclui José Antônio Resende Aboim, secretário de Planejamento e Captação de Recursos.

Capacitações

Funcionários de diversas secretarias da Prefeitura estão aprimorando seus conhecimentos na área de informática. De acordo com Karina Oliveira, assistente administrativa do Cepep, “os funcionários têm se interessado bastante pelo curso e abrem mão do horário de almoço para fazerem as aulas”. Os servidores do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) também tiveram um curso de

Assistentes sociais participam de palestra para reciclagem de conhecimentos

reciclagem de conhecimentos. Durante três dias, a Especialista em Políticas Públicas e professora do curso de Serviço Social da PUC, Débora Maria David Luz, palestrou para os assistentes e mostrou novas formas de atuação e conhecimento. “Nosso objetivo é preparar os assistentes municipais, para atuar de forma especializada junto à comunidade itabiritense”, diz Arlindo Cândido Nogueira, diretor do Departamento de Planejamento e Gestão Social. Com a capacitação dos funcionários do Creas e do Cras, a

Recorde de atendimento jurídico

O Núcleo de Assistência Jurídica à Família-Cível (Najuf) da Prefeitura de Itabirito está batendo recordes de atendimentos à população. “A ideia dessa união entre o núcleo e a população visa promover a construção coletiva da cidadania e a efetiva transformação social”, afirma Luiz Ricardo Senra, assessor jurídico da Prefeitura. O Najuf foi criado com o propósito de atender a população em assessoria jurídica, como casos de investigações de paternidade e pensão alimentícia. “O objetivo é fortalecer a concepção e a prática de um direito que o cidadão tem perante a sociedade. Mantendo a prestação de serviços com mais agilidade e evoluindo no atendimento oferecido nas suas

dependências”, afirma Luiz Ricardo Apenas nos meses de março e abril, foram realizados 420 atendimentos, 800 manifestações em autos (processos), 96 audiências, 110 ações ajuizadas e 1.119 ligações de pessoas requisitando o serviço. “Os direitos e garantias fundamentais são esclarecidos no contato imediato com quem procura nosso núcleo. Isso é fundamental para diferenciar o tratamento”, afirma Luiz Ricardo. O Najuf atende à pessoas de baixa renda, que não tenham casa ou veículo próprio. O Núcleo funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, à Avenida Queiroz Júnior, 463. Mais informações pelo telefone (31) 3561-3507.

O jovnal que a gente faz

Prefeitura espera fornecer à comunidade um atendimento cada vez mais eficiente. No início de janeiro, professores e instrutores do “Núcleo de Treinamento de Ginástica Olímpica, Rítmica e Artes Marciais” da Prefeitura de Itabirito passaram por um curso de Primeiros Socorros, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Municipal. O chefe da Divisão de Lazer, Nilton Oliveira, destaca que o conhecimento em Primeiros Socorros não é só para salvar vidas, mas também, para se prevenir. “É importante o curso, porque na hora de um acidente estaremos prontos a atender”, afirma. Além dos funcionários da PMI, profissionais ligados ao esporte e donos de academias da cidade puderam participar do curso.

420 pessoas recorreram à Prefeitura para auxílio jurídico


Obras e Meio Ambiente

4

Abril de 2010

Coleta seletiva

A coleta de material reciclável pelos bairros de Itabirito está funcionando normalmente. De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marina Sardinha, a coleta está implementada em, aproximadamente, 50% dos bairros e está em processo de reestruturação para melhoria do serviço. “A coleta seletiva foi instituída no último mandato do Prefeito Manoel da Mota, em meados de 2004. No entanto, o trabalho estava prejudicado, devido ao cancelamento do contrato de prestação de serviço do caminhão, na transição

do governo anterior para o atual”, esclarece Marina. Segundo a secretária, a rota de coleta segue inalterada. Na segunda-feira, pela manhã, o caminhão da Ascito coleta o material da VDL, do Projeto 2000, Condomínio dos Engenheiros e Laticínios ITA. À tarde, percorre os bairros São José, São Mateus, Pedra Azul, Monte Verde, Itaubira, Liberdade, Veneza, Floresta e Álvaro Maia. Nas manhãs de terça-feira, são recolhidos os resíduos do Santa Tereza, Funcionários e Monte Sinai e, à tarde, do Santo Antônio, Capanema, Cohab, I.A.P.I.,

Hora do Planeta

Itabirito foi uma das 70 cidades brasileiras que participaram do movimento Hora do Planeta, apagando as luzes de monumentos e pontos turísticos das 20h30 às 21h30, do dia 27 de março. Por meio de um trabalho conjunto, a Prefeitura de Itabirito apagou as luzes do Cristo, Parque Ecológico e outros pontos turísticos da cidade. “Um bilhão de pessoas no mundo apagaram suas luzes. E Itabirito deve se orgulhar em participar pela primeira vez”, afirma Camila Braga Ferreira Ramos, supervisora Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Além das prefeituras, mais de 55 mil pessoas se cadastraram no site do movimento e várias empresas, inclusive de Itabirito, também participaram. A Prefeitura pretende investir cada vez mais nesse projeto, com o objetivo de conscientizar a população que cada um pode fazer sua parte, a partir do exemplo da administração municipal. “O principal impacto positivo ao meio ambiente, e o mais difícil de ser conseguido, é a sensibilização da população. Por isso, a Hora do Planeta é um instrumento importante para essa conquista”, conclui a supervisora.

A coleta seletiva já atinge mais de 50% dos bairros em Itabirito

Vila José Lopes e Nossa Senhora de Fátima. Na quarta-feira, a coleta fica concentrada na Vale. Já na quinta-feira, na parte da manhã, o caminhão passa pelo Novo Itabirito, Santa Efigênia, Cefet, Fábrica Ita

Têxtil e Calçadas e, à tarde, pelo Vila Gonçalo, Praia e Saudade. Na sexta-feira pela manhã, a coleta é feita no Alto da Antena, Agostinho Rodrigues, gráficas e no Saae; à tarde, no Bela Vista e Lourdes.

Saudade e Gutierrez recebem espaços de lazer

Visando o conforto e o bem-estar dos moradores do bairro Saudade, a Secretaria de Urbanismo está planejando a construção de um lindo e agradável espaço de convivência, entre as Ruas Hermano Pereira Lima e Agripino Lima. O local, que dá acesso a várias residências, está parcialmente comprometido devido a uma erosão causada pelas chuvas ocorridas no início deste ano. A praça, além de facilitar a entrada dos moradores em suas casas, terá mesas com tabuleiro para prática de xadrez, bancos, jardins e uma linda vista para o bairro. A reestruturação do local, segundo o secretário de Urbanismo, Aloísio Alves, visa oferecer tranquilidade aos moradores da região, evitando a utilização do espaço público para ações ilícitas e prejudiciais à população. “Ao invés de apenas arrumarmos o buraco, decidimos construir essa praça para resgatar os valores daquele local”, esclarece o secretário. O processo para o início da obra está em andamento.

O jovnal que a gente faz

Gutierrez

Mais um espaço de lazer está à disposição dos moradores do bairro Gutierrez que, desde o início de abril, estão desfrutando de uma aconchegante praça, localizada entre as ruas Pelargônio e Orquídea. No local existia apenas um canteiro central, até então descuidado e desperdiçado, no qual foram plantadas mudas de flores, árvores e grama, além da instalação de lixeiras e de uma mesa com bancos. Para os moradores do local, a praça se tornou um lugar agradável, propício para o convívio entre crianças e vizinhos. “A mudança foi muito boa. Valorizou e deu novo visual ao bairro”, afirmou a moradora Adriana Carla Ribeiro Vaz. “O projeto foi feito em parceria com as secretarias de Obras e Urbanismo. Nossa próxima melhoria será no bairro Itaubira. Estamos criando mais um espaço de lazer para o bem estar das pessoas”, esclarece Ricardo Luiz de Oliveira, chefe da Divisão de Limpeza Urbana.


Edição 3

Obras

5

Obra da Rua José Augusto França “Uma nova rua!” Essa é a atual sensação dos moradores entrevistados da Rua José Augusto França, no bairro Munu, após anos sofrendo com obras provisórias para sanar o problema da drenagem pluvial do local. No início desse ano, para piorar a situação, formou-se uma imensa cratera na rua ocasionada pela chuva. Desde então, a Secretaria de Obras se empenhou e, em abril, anunciou, definitivamente, a solução para o caso. O trabalho de reestruturação da rua, segundo a secretaria, não se limitou a operação de ‘tapa buraco’. Trata-se de uma obra am-

pla de drenagem pluvial, com 140 metros de rede de manilhas de concreto, feita sobre berço de concreto armado. Em função disso, o serviço foi licitado e a execução acompanhada pela Prefeitura, para que a solução do problema fosse definitiva. “A gente sabe que leva tempo para fazer uma coisa bem feita, mas, para uma obra definitiva, a paciência valeu a pena”, comenta Patrícia Meira Couto Carvalho, proprietária de um supermercado próximo ao local das obras. O vice-prefeito e secretário de Obras, Rildox, afirmou que a empresa responsável pelo serviço

A população recebe uma solução definitiva de infraestrutura e asfalto no Munu

terá a obrigatoriedade de oferecer uma assistência de cinco anos ao município. “Esperamos que essa garantia seja mais um motivo de

tranquilidade para os moradores, além de reafirmar o compromisso de seriedade em nosso trabalho”, ressalta.

Mutirão garante limpeza das ruas Desde o dia 25 de março, a Prefeitura de Itabirito está organizando mutirões para realizar serviços de capina e recolhimento de entulho. Cerca de 20 pessoas percorreram todos os bairros, trabalhando mais de 4 horas seguidas na limpeza das Mutirão visa agilizar o trabalho de limpeza em todos os bairros ruas. “Com as chuvas, o serviço de capina torna-se mais urgente. O mutirão foi a maneira que encontramos de atender aos pedidos de limpeza de forma mais rápida e eficaz”, ressalta Ricardo Luiz de Oliveira, chefe de Divisão de Limpeza Urbana. Segundo Ricardo, a ação também visa conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, principalmente para impedir a proliferação do mosquito da Dengue. “Infelizmente, algumas pessoas ainda jogam entulho direto nas vias públicas, sem aluguel de caçamba ou autorização da Secretaria de Obras”, comenta. O mutirão é parceria da Secretaria de Obras e de Segurança e Trânsito e não tem prazo de encerramento. “Manter a cidade limpa é um dever de todos. Cada um fazendo sua parte vai garantir mais saúde e qualidade de vida para Itabirito”, conclui Rildox, vice-prefeito e secretário de Obras.

Criatividade a serviço do meio ambiente

Funcionários da Prefeitura de Itabirito estão dando uma lição de responsabilidade com o meio ambiente e ao dinheiro público. Com muita criatividade e talento, uma equipe de soldadores e pintores está transformando carteiras escolares quebradas e outras sucatas em novas lixeiras para toda a cidade. “A ideia surgiu dos trabalhadores da oficina, que viram a possibilidade de aproveitar as centenas de carteiras que chegavam ao pátio, e não

tinham mais condições de serem utilizadas e nem reformadas”, afirma Ricardo Luiz de Oliveira, chefe da Divisão de Limpeza Urbana. Já foram instaladas lixeiras nos bairros Padre Eustáquio, Meu Sitio, Matozinhos, Monte Sinai, Marzagão, Nossa Senhora de Fátima, Santa Efigênia, Calçadas, São José e na Rodoviária Nova. “Isso foi uma boa economia para a Prefeitura e muito ainda pode ser economizado. Um material que deveria

estar sendo comprado, agora é conseguido por meio da reutilização, e isso é muito bom!”, comemora Antônio Julião Gomes, soldador da Prefeitura. Sensibilizados pela iniciativa, o Cefet BH doou velhas lixeiras para a Prefeitura. “O material está sendo reformado e instalado, como na nova praça do Gutierrez. Vamos trabalhar para que toda a cidade receba as novas lixeiras e fique ainda mais limpa”, conclui Ricardo.

O jovnal que a gente faz

Mais de 30 lixeiras estão sendo confeccionadas sem custos para a PMI


Educação

6

Horta Escolar

As escolas municipais Guilherme Hallais França, Natália Donada Melillo e Laura Queiroz estão sendo beneficiadas com os alimentos produzidos no Projeto Horta Escolar, da Prefeitura de Itabirito. Com o objetivo de fomentar a merenda escolar dentro das próprias escolas e incentivar a curiosidade dos alunos por uma alimentação mais saudável, a Prefeitura está disponibilizando um funcionário treinado, que cuida do cultivo, colheita e distribuição dos alimentos. “Ainda doamos os alimentos que ultrapassam na produção, para outras instituições da cidade. Dessa forma, além de fazermos nossa parte no esclarecimento do consumo para os alunos, ainda ajudamos outras pessoas que necessitam dos alimentos”, conta José Agostinho Antunes, diretor da Divisão de Agropecuária. Dentro do projeto, os professores dão aulas sobre como ter uma alimentação saudável, usando os produtos que estão disponíveis para o consumo na horta. Para a Diretora da Escola Laura Queiroz, Maria Estela, depois que a horta foi implantada, a refeição dos alunos está mais variada. “Enriquecemos o cardápio escolar. Agora a merenda ganhou mais opções de legumes e folhosas. Podemos incentivar a alimentação com uma variedade atrativa para os Alunos aprendem na prática com a Horta Escolar alunos”, ressalta. As escolas interessadas em fazer sua horta, por meio desse projeto, podem pegar sementes e adubos na Casa do Produtor Rural, que está localizada à Av. Queiroz Júnior, 463, bairro Praia.

Abril de 2010

Especialização para alunos do EJA Por meio de um convênio com Cefet-MG, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itabirito está oferecendo um curso de solda aos alunos. “Nossos jovens e adultos precisam de oportunidades como as que estamos propiciando agora”, afirma Ricardo Francisco de Paula Alves Cruz, secretário de Educação. Segundo o diretor do CetCefet, Lucilio Luiz da Silva, as aulas acontecem em uma nova estrutura montada no Cefet Itabirito e um dos pré-requisitos para os alunos do EJA participarem do curso é a frequência escolar. Ele conta que o curso de solda foi escolhido após a realização de pesquisa no mercado de trabalho, que apontou grande deficiência de profissionais qualificados nessa área, principalmente na região dos Inconfidentes. “O curso tem alta empregabilidade, mas infelizmente tem poucos profissionais nesta área. Por isso, julgamos necessária a

implantação deste em Itabirito”, afirma. Confirmando a fala do diretor, o estudante do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, Divo Silva, recorda que um grande problema da empresa que trabalhava era a falta de soldador qualificado. “Muitas vezes os empregados tinham o registro de soldador na carteira, mas, na prática, não atendiam as necessidades da empresa. Este curso vai dar oportunidade para muita gente em Itabirito”, conta o estudante. O secretário de Educação comemora a parceria e afirma que o curso vem de encontro às expectativas do governo atual. “Eu e o prefeito acreditamos que uma gestão séria não é aquela preocupada apenas em apresentar grandes obras, mas também uma gestão cidadã, que dá oportunidade aos munícipes de aprenderem uma profissão. Essa é uma grande obra: a do conhecimento”, afirma Ricardo Francisco.

População recebe diversas oportunidades para aprender uma profissão A Prefeitura de Itabirito, por meio do Cepep e do Sine, vem abrindo inscrições para vários cursos profissionalizantes para todo tipo de público. Desde o início do ano, apenas no Centro Público de Educação Profissional José Toledo Filho (Cepep) mais de 400 pessoas participaram de cursos como Informática Básica e Intermediária, Cabeleireiro, Pedreiro, Caldeireiro, Alfabetização Digital, Manicura-Pedicura-Decoração de unhas, e Corte e Costura. Maria Célia Faria de Carvalho, coordenadora do Cepep, conta que as máquinas industriais para o curso de Corte e Costura estavam guardadas em um pequeno galpão, “totalmente estagnadas”. “É um tipo de curso que Itabirito não pode parar de fazer. Foi só abrir as inscrições que, imediatamente, foram preenchidas. Quem sabe

sairão do Cepep várias confecções para abastecimento de peças nas lojas da cidade?”, enfatiza.

Sine

As pessoas à procura de ocupação ainda tiveram uma atenção especial do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itabirito que, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tiveram a oportunidade de participar dos cursos de Soldador e Chaparia, Pedreiro (por meio do programa Planteq - Plano Territorial Qualificação) e de Operador de Produção (Programa Usina do Trabalho), em que, neste último, os destaques da turma foram encaminhados para contratação na empresa conveniada à Prefeitura. Para os próximos meses, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de

O jovnal que a gente faz

Itabirito está firmando parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Ouro Preto para trazer cursos diferenciados de profissionalização.

Alunas já praticam a nova profissão durante o curso


Edição 3

Cultura

11

Itabirito entra na rota dos melhores espetáculos teatrais de Minas

Organização da 20ª JuliFest promete novidades para 2010

Desde o dia 20 de março, a Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura de Itabirito abriu a temporada de teatros na Casa de Cultura Maestro Dungas. Por meio da 36ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, diversos espetáculos estão trazendo mais cultura e lazer para os fins de semana da cidade. “Atendendo aos pedidos da população, a princípio, reapresentaremos sucessos de bilheteria e, nos próximos meses, traremos peças inéditas”, explica Eric Lana, diretor de Cultura. Sucesso de público em todas as sessões, a população já prestigiou grandes peças como “As Monas Lisas”, “Deuses”, “Meu tio é tia”, “O marido da minha mulher”, “O nome dela é Valdemar” e “As perigosas peruas” com preço único de R$ 10. “Eu acho muito interessante trazer para Itabirito espetáculos bons e com preços acessíveis a todos. Muitas vezes, não temos a oportunidade de ir a grandes teatros e, quando temos, os preços são altos”, afirma a professora Márcia das Dores Silva.

Novidades para conquistar o público estão sendo preparadas a todo vapor pela organização da JuliFest 2010. Para comemorar o aniversário de duas décadas da festa, a Prefeitura promete surpreender a população e seus visitantes com novas formas de captação de recurso para as associações, maior comodidade para o público, incremento no turismo para a cidade, além da tradicional gente bonita, comida mineira típica e grandes atrações locais e regionais. “Também estamos investindo na divulgação da festa para um público formador de opinião, como faculdades e escolas, o que ajuda a incrementar recursos para o turismo do município”, explica Alberto Gurgel, chefe de Divisão de Ação Cultural e membro da comissão organizadora da festa.

Arte e música para a população

As inscrições para os cursos da Casa de Cultura Maestro Dungas continuam abertas. Estão disponíveis aulas de Ballet, Dança Flamenca, Dança do Ventre, Baixo Elétrico, Flauta Doce, Dança de Rua (Axé, Funk e Hip Hop), Piano, Teclado, Violão, Guitarra, Pintura, Técnica Vocal e Bateria. Para apresentar os cursos oferecidos, instrutores de violão, teclado, flauta, várias modalidades de dança, piano e guitarra fizeram um show para o público, incentivando a arte em Itabirito. Os interessados devem procurar a Casa de Cultura, à Rua Carlos Michel, nº1, das 8h às 18h. O valor e o horário das aulas variam de acordo com cada curso. Mais informações pelo telefone (31) 3561-1014.

A JuliFest 2010 movimentará a cidade nos dias 8, 9,10 e 11 de julho. Não percam!

Grandes novidades abrem o 7º ano do Projeto Domingo é Dia de Banda

Doação de instrumentos musicais, a abertura do edital de Incentivo Municipal à Cultura e a grande participação das famílias marcaram a primeira apresentação de 2010 do Projeto Domingo é Dia de Banda, em 25 de abril. “Com este projeto, a tradição é preservada em nossa cidade. Hoje, graças à Deus, os jovens estão se integrando aos movimentos culturais, reconhecendo que as músicas estão gravadas em nossa memória e nos nossos corações”, declarou o Prefeito Manoel da Mota, durante a abertura. Para a Presidente da Corporação Musical de João Monlevade, convidada do primeiro domingo, Maria da Conceição Ambrosio, o projeto é uma experiência única de intercâmbio cultural. “Já esperávamos que seria assim, porque sabemos do valor e do incentivo à cultura que o Prefeito fornece ao município. Gostaria de regis-

trar meus parabéns à prefeitura, porque é gratificante para as bandas estarem em um lugar agradável, onde existe apoio”, afirma. A oportunidade de unir passado e presente foi o que impressionou o estudante Filipe França Silva. “É importante conhecer o que os

Prefeitura doou instrumentos para as bandas de Itabirito

O jovnal que a gente faz

meus pais puderam ver no passado. Agora posso reviver essas memórias, valorizando as pessoas que incrementam a cultura da cidade”, diz. Para Helson Silva, além da oportunidade de voltar ao passado, a juventude só tem a ganhar com iniciativas como essa. “Esses eventos culturais eram comuns no meu tempo, as pessoas se uniam na praça perto dos coretos para conversar e divertir. Posso viver as memórias do meu passado e ainda passá-las para os meus filhos”, destaca. As apresentações das bandas acontecem no último domingo de cada mês, em uma estrutura montada especialmente para receber o público. O próximo encontro já está marcado para 30 de maio, com a Corporação Musical União Itabiritense e Banda de Música 12 de Março (de BH). A cultura está à espera de você no Projeto Domingo é Dia de Banda!


Trânsito

8

Maio de 2010

Trabalho pelo trânsito não para

Diversas atitudes estão sendo tomadas para melhorar o trânsito em Itabirito. A mais recente aconteceu em 1º de maio, quando o trecho da Rua João Pinheiro, desde o trevo até a Avenida dos Inconfidentes, voltou a funcionar como mão dupla. Segundo Denilson Braga, o Rocha, secretário de Segurança e Trânsito, a medida soluciona problemas como a incompatibilidade da Rua José Benedito e Dona Cristina, para a descida constante de veículos de grande porte, além de garantir a segurança de moradores e usuários da rua. ”Todas as intervenções feitas naquela rua, desde que passou a absorver este tráfego, não surtiram os efeitos esperados devido a topografia do local. Tem-se registro de que, por duas

Mudança no fluxo de carros visa reduzir riscos de acidentes

vezes, veículos de grande porte perderam o freio naquela descida, não causando uma tragédia por muito pouco”, afirma Rocha. As linhas 01 (Circular) e 03 (Itaubira B), permanecem com a antiga rota, atendendo ao Bairro dos Inconfidentes (Alto da Antena). “Aliado a necessidade técnica desta mudança, existe um clamor popular para este retorno devido os sérios transtornos causados pela atual situação”, conclui o secretário.

Novidade no transporte coletivo

Visando facilitar a utilização do transporte coletivo, a Prefeitura de Itabirito adotou o sistema de numeração dos ônibus que circulam pela cidade. Esse método já funciona nos grandes municípios e visa facilitar o embarque dos passageiros em seus

devidos veículos. “O objetivo é acabar com a dificuldade relacionada à leitura do letreiro. Aqueles que estão fora do local ideal de embarque não conseguem ver a frente do veículo e, consequentemente, não conseguem ver o que está escrito”, explica Vander de Jesus Morais, fiscal de transporte coletivo urbano. “Agora com os números, fica muito mais fácil identificar”, completa. Segundo Denilson Braga (Rocha), secretário de Segurança e Trânsito, apesar da novidade, não houve mudança efetiva para o usuário do transporte coletivo, pois os nomes dos bairros correspondentes continuam escritos no letreiro dos ônibus.

Outras medidas

Desde o início do trabalho da Prefeitura, já foram realizadas ações para descongestionar o trânsito no Centro da cidade, com a mão dupla na Rua Carlos Michel, que criou mais uma opção de retorno aos bairros Boa Viagem, Matozinhos, Carioca e toda região do Funcionários, sem que seja preciso o acesso à rotatória da Praça da Bandeira, local de fluxo intenso de carros. Além disso, para diminuir o risco de acidentes e desafogar o fluxo de carros em frente à Policlínica Dr. José Baeta Costa, agora, o condutor que segue pela Rua João Pinheiro, sentido centro/bairro, não pode mais convergir à esquerda para a Rua Dona Cristina, ficando obrigado a ir até um retorno de aproximadamente 50 metros. Outra mudança é para os carros que passam pela Rua Dona Cristina, sentido bairro/centro, que ficam obrigados a virar à direita à Rua João Pinheiro.

Testes medem aprovação popular

Novas ações estão sendo testadas, pela Prefeitura de Itabirito, para solucionar o problema do trânsito no Centro da cidade. Com o apoio da Guarda Municipal, os testes visam Testes avaliam melhorias no mensurar o impacto que as trânsito do Centro da cidade mudanças podem causar no fluxo de carros, a eficácia das medidas e, principalmente, ouvir a opinião da população. “Estamos elaborando um estudo para avaliar o impacto das mudanças no trânsito da cidade. Continuamos a busca pela participação popular no trabalho da Secretaria, os testes tiveram grande aprovação por parte dos condutores e isso será considerado”, afirma Denilson Braga, o Rocha, secretário de Segurança e Trânsito. Realizados nas manhãs de sábado e com reforço na sinalização, já foram testadas medidas como a inversão da mão de circulação na rotatória da Praça da Bandeira, que passou a funcionar como mão inglesa; a eficácia do trabalho de retenção do fluxo de carros, como se tivesse instalado sinais de trânsito; e a Rua João Pessoa, que operou em sentido de mão dupla, desde a Praça Dr. Guilherme até a rotatória localizada da Praça da Bandeira. “O teste foi muito bom, descongestionou a rotatória da praça e, com certeza, é uma opção que vai dar certo”, afirmou Gilberto Mesquita, empresário de Itabirito, em relação à Rua João Pessoa. Novas ações estão sendo estudadas para que a Prefeitura consiga resolver o problema do congestionamento no trânsito da cidade. Segundo Rocha, a intenção é criar rotas em que os motoristas possam ter mais opções de acesso aos bairros, sem a obrigatoriedade de passar pelo Centro, o que já acontece nas grandes cidades.

O jovnal que a gente faz


Edição 3

Zona Rural

9

Melhorias para a população rural A Prefeitura de Itabirito está buscando, a cada dia, estar mais próxima do produtor rural de Itabirito. Com essa ideia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno, anuncia a construção do Centro de Lazer e Economia Popular, no Córrego do Bação. “O centro visa a integração dos novos projetos da Prefeitura: o viveiro municipal, o abatedouro, o parque de exposições e micro unidades para fabricação de produtos agrícolas e artefatos do couro”, garante o secretário.

Novo viveiro municipal

A nova localização do Viveiro Municipal foi pensada para facilitar o processo de doação de mudas, “além de aproximar o viveiro do produtor e integrá-lo ao meio rural”, explica José Agostinho Antunes, diretor da divisão de Agropecuária. O local para o plantio das mudas tem disponibilidade de água e facilitará a

Local escolhido para a instalação do Centro de Lazer e Economia popular já está sendo estruturado

logística para o apanho e cultivo das plantas. A previsão é que o viveiro comece a ser construído este ano. Espécies exóticas, frutíferas e nativas serão cultivadas no terreno. O atual viveiro funciona dentro das instalações de uma empresa e, segundo as estimativas, em 2010, serão cultivadas mais de 125 mil mudas.

Tratores reformados ajudam produtor

A recuperação e a manutenção dos tratores e equipamentos agrícolas da Prefeitura, sucateados nos últimos anos, viabilizaram a colaboração ao produtor rural, oferecido pela Casa do Produtor. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os equipamentos estão ajudando os produtores a prepararem o solo. Segundo dados registrados pela Prefeitura, de fevereiro a março, os tratores e incrementos agrícolas trabalharam, aproximadamente, 300 horas. “Mesmo com todo esse desafio, ainda estamos conseguindo atender ao produtor na safra de 2009/2010, assim como aqueles que estavam preparados para fazer a silagem”, explica José Agostinho Antunes, diretor da divisão de Agropecuária. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno, “a Patrulha Agrícola visa a manutenção do homem do campo, o fortalecimento da agricultura familiar e a geração de empregos”. Para receber esse apoio, o agricultor deve ir à Casa do Produtor e fazer a Tratores reformados ajudam no preparo do solo inscrição até o final de julho.

Novo abatedouro

No dia 22 de abril, o Prefeito Manoel da Mota se reuniu com os proprietários de açougues de Itabirito, para a assinatura do protocolo de intenções, acordando sobre a construção do novo abatedouro da cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Magno, explica que essa parceria é pioneira

na região. “Com o apoio da Prefeitura, o abatedouro terá o custeio e a manutenção realizados pela iniciativa privada”, diz. Atualmente, o local para abate dos animais fica no bairro Padre Eustáquio e essa mudança é planejada há muito tempo, devido aos transtornos trazidos aos moradores da região. Segundo Neuza Maria da Silva, vizinha do empreendimento há 43 anos, a transferência será a realização de um sonho. “À tarde, não posso nem abrir as janelas da minha casa por causa do mau cheiro. Fica cheio de urubus e mosquitos. Estamos muito confiantes que isso será retirado daqui”, reclama. Com a nova construção, os benefícios serão a geração de novos empregos, aumento na arrecadação de impostos e a garantia dos licenciamentos ambientais e da saúde animal.

Projeto incentiva futuros produtores rurais de Itabirito

Desde abril, setenta e cinco alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais rurais de Itabirito participam do Projeto “Sanitarista Mirim” - Educação Sanitária no Dia-a-dia dos Alunos – Descobrindo a Agropecuária na Escola. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Itabirito, realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela Secretaria de Educação. O objetivo do “Sanitarista Mirim” é manter crianças e jovens informados e motivados, sobre-

O jovnal que a gente faz

tudo os que querem continuar ligados as suas origens e assumir a atividade rural. Eles participam de aulas expositivas, palestras, excursões e, ao final do projeto, são diplomados. A supervisora escolar, Maria das Graças Teixeira Figueiredo, explica que, por meio dos livros didáticos doados pelo IMA, o conteúdo é trabalhado pelas professoras e, uma vez por mês, os alunos recebem a visita de um veterinário. “Todos os temas tratados fazem parte da realidade dos alunos e isso faz com eles se interessem muito”, avalia a supervisora.


Esporte

10

Maio de 2010

Itabirito sedia grandes torneios

Desde março, Itabirito se agita com os torneios esportivos realizados na cidade. Apoiados pela Prefeitura de Itabirito, equipes disputam grandes campeonatos como a 3ª Taça Itabirito de Futsal, 10º Festival de Futsal Tapajós e os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg).

“Nosso compromisso é trabalhar em prol do fortalecimento do esporte e, em eventos como esses, descobrirmos novos talentos para as futuras seleções desportivas municipais”, ressalta o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Rodrigues, o Espigão.

Reuniões para planejamento estão acontecendo para que Itabirito receba a etapa microrregional do Jemg dias 26 à 30 de maio

Taekwondo leva alegria à zona rural Nayara Aparecida de Jesus tem 12 anos, mora no Córrego do Bação e já sonha em ser uma vencedora. Buscando seguir os passos do irmão mais velho, a garota enxergou nas aulas de taekwondo, oferecidas pela Secretaria de Esporte e Lazer, um caminho para atingir o seu sonho. “Fazer essa aula era um sonho meu. Agora quero pegar firme para aprender tudo e me tornar uma grande campeã”, idealiza a menina. Quarenta crianças entre 5 e 17 anos, moradores do distrito, estão tendo a oportunidade de aprender a Nayara busca realizar o sonho de ser vencedora

arte marcial de defesa pessoal. Semanalmente, dois professores vão até a associação de moradores do local, para ensinarem as técnicas aos alunos. “A administração está inovando ao proporcionar, a essas comunidades, a oportunidade de praticar um esporte olímpico”. destaca o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Espigão. “Agora o objetivo é atingir o Acuruí e Padre Adelmo. No segundo semestre, pretendemos abranger os distritos de São Gonçalo do Bação e Ribeirão do Eixo”, completa. Considerado uma prática importante na educação de crianças, o taekwondo também se tornou um aliado das mães e familiares dos alunos. “Eu tenho certeza que isso vai trazer muitos benefícios para os meus filhos. Até então, as crianças não tinham atividade nenhuma”, desabafa Mariza Gomes, mãe de quatro filhos que frequentam as aulas.

Cerca de 350 atletas estão envolvidos com a 3ª Taça Itabirito de Futsal. Ezequiel da Silva Sena, de 23 anos, tem suado a camisa para defender seu time e considera que “o campeonato tem sido uma boa oportunidade de mostrar o potencial do futebol dos times da cidade e ainda de interagir com os amigos”. Neste ano, Itabirito atingiu o número recorde de participantes no Jemg: 11 escolas e cerca de 1000 alunos. Os jogos envolvem escolas da rede municipal, estadual e particular em diversas modalidades esportivas. Na etapa microrregional da competição, mais de 600 alunos da cidade e de outros quatro municípios da região disputarão as partidas, que serão realizadas em Itabirito, entre os

Esportistas unidos na 3ª Taça Itabirito de Futsal

dias 26 e 30 de maio, no Poliesportivo Pedro Cardoso. Outro torneio que aconteceu na cidade foi o 10º Festival de Futsal Tapajós. Além do empréstimo da Quadra do bairro Santa Efigênia, a Prefeitura disponibilizou funcionários e, pela primeira vez, forneceu medalhas e troféus personalizados para os primeiros colocados.

Escolinhas de Iniciação Esportiva

A Secretaria de Esporte e Lazer está, desde fevereiro, colocando crianças e adolescentes de 6 a 16 anos para se exercitarem. Atualmente, cerca de 350 alunos participam das escolinhas de iniciação desportiva e se dividem entre as aulas de voleibol, futsal, handebol e basquete. Laurence Pedrosa Gonçalves tem 12 anos e conta que, quando está na escolinha, está fazendo o que mais adora: jogar futebol. “O que eu mais estou gostando é do regime que o professor está adotando. Só queria que as aulas durassem mais tempo, porque passa muito rápido”, sugere o garoto. As aulas acontecem no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso e nas quadras das Escolas Municipais Guilherme Hallais França e Ana Amélia Queiroz. “Este ano, estamos atendendo às comunidades mais distantes, criando novos núcleos. Os alunos podem fazer as aulas na própria escola, o que aumenta o acesso ao espor- 350 alunos já estão praticando esportes nas escolinhas te”, enfatiza o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Espigão. No calendário das competições estão o Torneio Tapajós de Futsal, a Liga Mineira de Voleibol e a Copa Sesc – MG.

O jovnal que a gente faz


Novidades

Edição 3

Vem aí a 10ª Festa do Pastel de Angu

Nos dias 12 e 13 de junho, Itabirito sedia a 10ª edição da Festa do Pastel de Angu. O evento, que envolve toda a comunidade escolar da cidade, acontecerá na antiga área do JuliFest. Além da partici-

pação de bandas musicais, as escolas apresentarão números artísticos. Segundo o secretário de Educação, Ricardo Francisco, a festa visa “a integração da comunidade escolar, arrecadação de fundos para as escolas e a valorização da maior jóia gastronômica de Itabirito, que é o Pastel de Angu”. Uma das novidades para esse ano é a participação das escolas estaduais Intendente Câmara e Engenheiro Queiroz Júnior e também do Instituto Santo Antônio de Pádua.

7 Escolas municipais recebem mil novos alunos este ano

Mais de mil novos alunos foram inseridos nas escolas municipais de Itabirito em 2010. Segundo dados da Secretaria de Educação, a procura por vagas foi geral, englobando todas as instituições de ensino da Prefeitura, desde creches, o Cefet, escolas urbanas e rurais. “O que mais acelerou essa procura foi o fato dos colégios estaduais não oferecerem mais o 6º e 7º ano do ensino fundamental”, explicou a coordenadora pedagógica, Cilmara Elisa Sebastião Silva. Atualmente, a rede municipal de ensino na cidade possui mais de 6.900 alunos. O acréscimo de 15% no número de estudantes, a principio, acarretou alguns problemas, mas, segundo Cilmara, “nada que já não tenha sido resolvido com novas contratações, doações e novas mobílias”. Segundo o secretário de Educação, Ricardo Francisco, “esse aumento traduz a confiança que as pessoas têm na qualidade do ensino municipal”. Nas creches também foi necessário a abertura de novas vagas para atender à população. Hoje, quase 200 crianças desfrutam do serviço e ficam sob o cuidado de monitoras qualificadas, todas formadas em magistério, o que demonstra uma das principais preocupações da atual gestão.

Centro de Educação Ambiental tem novo mascote A Prefeitura de Itabirito criou um novo espaço de interação com a população. Desde o dia 28 de abril, todos que se cadastraram pelo site da Prefeitura, funcionários municipais e a mídia local estão recebendo edições do Faz Acontecer On Line. No informativo, a Secretaria de Comunicação apresenta as principais notícias da cidade, levando mais cultura, esporte, educação e entretenimento para cada cidadão. O Faz Acontecer On Line é enviado todas as quintas-feiras, para que o público fique por dentro, também, das atrações para o final de semana em Itabirito e região. A iniciativa leva informação, sem aumento de custo, e aproveita uma das ferramentas mais eficazes de comunicação: a Internet. Para receber o informativo, entre em contato e deixe seu endereço eletrônico pelo “Fale Conosco”, do site da Prefeitura de Itabirito – www.itabirito.mg.gov.br.

Uma figura natural na luta pela preservação do meio ambiente é a nova mascote do Centro de Educação Ambiental de Itabirito (CEA): a Formiga. E, desde de abril, quem escolhe o nome dela é você. O concurso ‘Escolha meu nome’ foi aberto ao público e visa criar um símbolo que possa ser relacionado à importância do trabalho realizado pelo CEA da Prefeitura de Itabirito. “A mascote foi escolhida, porque, assim como a formiga, nós também devemos agir de forma a preservar o ambiente em que vivemos”, explica Camila Braga Ferreira Ramos, Supervisora Administrativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Marina Sardinha Machado, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, explica que “a mascote caracteriza o CEA, além de criar uma identificação com o público mais presente no local: as crianças. Ela é uma força interativa e divertida para ensinar a importância de se preservar o meio ambiente”. O concurso "Escolha meu nome” acontece em três etapas: 1ª - Cada escola apresenta uma sugestão de

O jovnal que a gente faz

nome, que é enviada para a banca selecionadora; 2ª - A comissão julgadora da Secretaria de Meio Ambiente escolhe três nomes sugeridos para a votação popular. 3ª – A população poderá votar, por meio de urnas e sites, em um dos três nomes escolhidos pela comissão julgadora. Em junho, a Prefeitura realiza a premiação e divulgação do nome mais votado. O evento acontecerá no CEA, que funciona dentro do Parque Ecológico Municipal. Fiquem atentos à divulgação da campanha e vamos todos participar da escolha do nome de nossa formiga mascote!


Saúde

12

Maio de 2010

Mais médicos, mais qualidade de vida

Hoje, mais de 100 médicos, entre clínicos e especialistas, estão contratados diretamente pela Prefeitura, para garantir a qualidade do serviço de saúde oferecido aos itabiritenses. Os profissionais são distribuídos entre o Pronto Atendimento, as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps, antiga UBS), Especialidades Médicas, Caps e centros Viva Vida e Hiperdia. Segundo a Secretaria de Saúde, todas as Uaps estão com o corpo clínico completo. “Encontramos todas as unidades de saúde

com falta de médicos. Atualmente, não temos mais esse problema, porque estamos com o quadro de profissionais fechado”, salienta o secretário de Saúde, Valter Melilo. De segunda a sextafeira, em cada Uaps, clínicos e pediatras ficam à

Dr. Tásso é um dos médicos contratados para o novo quadro

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização dos alimentos vendidos Priorizando a qualidade dos alimentos consumidos pela população de Itabirito, a Vigilância Sanitária Municipal determinou que, todos os locais onde haja a manipulação de qualquer tipo de comida, devem possuir um responsável técnico devidamente capacitado. A Adesita – Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito – se propôs a ajudar a colocar em prática a resolução, deixando à disposição um cadastro de profissionais capacitados para essa função. Para a segurança do consumidor, procure conhecer o responsável técnico do local que você frequenta e cobre sempre para que o Alvará Sanitário esteja em local visível.

disposição da população e, duas vezes por semana, um ginecologista atende no local. Já no Pronto Atendimento (na policlínica nova) todos os plantões também estão completos. “Pela 1ª vez, estamos trabalhando com três médicos plantonistas intensivistas e um pediatra, durante 24 horas, todos os dias do mês”, explica o secretário. Outra novidade na saúde é a disponibilização de duas equipes multifuncionais que prestam atendimento na zona rural da cidade.

Nova UPA incrementa a saúde

Itabirito será presenteada com mais uma obra direcionada ao zelo pela saúde de seus cidadãos: a nova Unidade de Pronto Atendimento de Itabirito (UPA). No total, serão investidos R$1,4 milhão em uma obra, pela qual toda a cidade será beneficiada. Além da área de pronto atendimento, a unidade oferecerá atendimento de urgência, salas de observação e apoio de diagnóstico terapêutico, administrativo e técnico logístico. O local para a construção da obra ainda está sendo estudado,

pois, segundo o secretário de Saúde, Valter Melilo, a decisão é fundamental para viabilizar a eficácia e a agilidade dos atendimentos. “A UPA precisa estar implantada em um local de acesso rápido às cidades vizinhas. Além disso, o ideal é que ela esteja distante dos bairros, para não ser usada como Unidade de Atenção Primária à Saúde”, explica. A aprovação do projeto, pela Vigilância Sanitária, está prevista para junho e a conclusão da obra para 2011.

Troca de conhecimentos garante mais eficácia no primeiro socorro O Corpo de Bombeiros de Itabirito, em parceria com a Secretaria de Saúde, ministrou um treinamento teórico e prático de Primeiros Socorros, aos enfermeiros e motoristas do Pronto Atendimento (a Policlínica Nova). Durante o curso, foram ensinadas técnicas de imobilização, condução e análise da vítima e do ambiente no qual ocorreu o acidente. Keith Silira é formada em Técnico em Enfermagem há 6 anos e acredita que o curso é importante

Prática de Primeiros Socorros ajudaram no aprendizado da equipe de saúde da Prefeitura

O jovnal que a gente faz

tanto para os bombeiros quanto para os profissionais da saúde, “principalmente para aprender a linguagem dos bombeiros e para que possamos trabalhar juntos, uma vez que nosso trabalho é de parceria”, declara. Para o comandante dos Bombeiros, Sírio Senem, “essa parceria é fundamental. E não podemos deixar de reciclar os conhecimentos para que todos estejam sempre aptos a prestarem um bom atendimento”, finaliza o comandante.


Edição 3

Saúde

13

Itabirito no combate à Dengue

Em parceria com a população, a Prefeitura de Itabirito também está na luta contra a Dengue. Desde 25 de março, os agentes da saúde estão visitando as casas e pulverizando a cidade, em conjunto com a Gerência Regional de Saúde (GRS). Já foram dedetizados os bairros de Lourdes, Bela Vista, Vila José Lopes, Praia, Santo Antônio, Vila Gonçalo, Saudade, Nossa Senhora de Fátima, Capanema, Novo Horizonte, Tombadouro, Boa Viagem, Quinta dos Inconfidentes, Agostinho Rodrigues, São Geraldo, Padre Adelmo e Santa Efigênia. “A pulverização é uma questão estratégica, porque a Dengue é uma doença dinâmica. De acordo

com os bairros onde existem casos confirmados, traçamos um raio de 300 metros para fazermos a dedetização”, esclarece Rodrigo Corrêa Borges, coordenador técnico no controle de zoonoses. Segundo ele, enquanto houver algum caso da doença confirmado, o trabalho de pulverização deverá continuar. Para auxiliar no trabalho de combate ao mosquito, a população precisa estar atenta à chegada do fumacê em sua rua. Se algum morador sentir mal estar, procure imediatamente o pronto atendimento. Para mais esclarecimentos, ligue (31) 3561-4033. Com o apoio da população, a Dengue não encontrará mais es-

Blitz Educacional

Instruir a população multiplica esforços contra a Dengue. Com esse objetivo, nos dias 20 e 27 de março, profissionais da saúde percorreram toda a área central de Itabirito, distribuindo panfletos educativos, divulgando informações e esclarecendo dúvidas. Durante os dois sábados, os agentes entregaram o material na Avenida Queiroz Júnior, Rua Emídio Quites, Praça da Estação e de São Sebastião, Feira dos Produtores, Rua Eurico Rodrigues e próximo ao Banco do Brasil.

Treinamento

Em março, as equipes de saúde de Itabirito, Mariana e Ouro Preto participaram de uma capacitação para atendimento a pacientes com suspeita de Dengue. Ministrado em Itabirito, trinta e seis médicos e enfermeiros que estão na linha de frente do pronto atendimento participaram do curso. Foram discutidas técnicas para o diagnóstico de pacientes com suspeita da doença. A ação teve o apoio da Gerência Regional de Saúde (GRS), que disponibilizou profissionais treinados para transmitir as informações.

Prefeitura na luta contra a gripe A

Ação da saúde parou o trânsito Nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, Itabirito entrou na campanha “1000 cidades, 1000 vidas”, da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em abril, um grande evento na Praça da Estação teve a realização de exames, aferição de pressão, glicemia capilar, saúde

bucal e da voz, vacinação contra H1N1, orientação médica, nutricional e fisioterápica, além de apresentações culturais e atividades de esporte e lazer. O tema escolhido para Itabirito foi “Parar, para uma cidade melhor”, com intervenções em pontos estratégicos em todo o Centro da cidade. “Seguindo a sugestão da OMS, às 12h paramos o trânsito no Centro da cidade por cinco minutos. Nossa intenção foi mobilizar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da própria saúde”, explica o fisioterapeuta Emanuel Simões. A organização, que comemora o Dia Mundial da Saúde há mais de 50 anos, reuniu cidades de todo o mundo, entre os dias 7 e 11 de abril. Itabirito foi uma das poucas cidades da região a se inscrever no programa, mostrando a preocupação da nova gestão em promover melhorias na saúde do município.

As ações da Prefeitura estão garantindo bons índices de vacinação em Itabirito

Desde o início de março, Itabirito se empenha para combater o vírus H1N1. Para o sucesso da vacinação de todos, a Prefeitura já realizou eventos no centro da cidade, plantões aos sábados e intensificou a divulgação com o uso de carro de som, notas em sites e avisos nas rádio. A campanha está acontecendo de acordo com a estratégia nacional de imunização. “Como em todas as vacinas, esta também se destina aos grupos mais vulneráveis para desenvolver a forma grave da doença. É de suma importância que todos tomem a vacina”, alerta o secretário de Saúde, Valter Melilo. De acordo com a divulgação nacional e local, as pessoas de cada grupo devem procurar as Unidades de Atenção Primária à Saúde, com seu cartão de vacinação. Vale ressaltar, que as mulheres grávidas poderão ser imunizadas durante todo o período da campanha.

O jovnal que a gente faz


Investimento nos jovens

14

Maio de 2010

Núcleo capacita jovens de Itabirito

“Os jovens contarão, sempre, com apoio em nosso governo para a realização de suas conquistas, pois temos uma população eminentemente jovem e promissora”, afirmou Manoel da Mota, Prefeito de Itabirito, durante o lançamento do Núcleo de Assistência à Juventude. Com mais de 2 mil inscritos e 27 cursos confirmados, o projeto beneficiará pessoas de 15 a 29 anos em um centro de referência para os jovens. Segundo Gilmar Pereira do Carmo, gerente de planejamento do núcleo, a iniciativa “é uma oportunidade para que o jovem tenha acesso à política pública e a qualificação profissional”. O gerente explica ainda que o núcleo acompanhará os jovens no primeiro emprego, com o Projeto “Jovens de

projetos destinados aos jovens, também serão auxiliadas pelo núcleo. Desde o dia 24 de fevereiro, a equipe visita Associações Comunitárias, escolas, empresas e entidades em geral para divulgar e explicar o novo trabalho.

Equipe

Mutirão de cadastramento conheceu os jovens e seus interesses para oferecer melhores oportunidades

Sucesso”, que atenderá quem tem cadastro no Programa Bolsa Família, por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social. Os que residem nos distritos também serão atendidos e receberão, mensalmente, a visita da

Alunos aprendem Karatê

Com o apoio da Prefeitura de Itabirito, 35 alunos participaram, no dia 11 de abril, do IV Campeonato Mineiro de Karatê Kyokushhinkaikan e Karatê Myamoto Damashi, trazendo diversas medalhas para o município. Os atletas fazem parte do projeto Senki Dojo “Karatê Kyokushinkaikan IKO3”, orientados pelo professor, o Sempai, Ailton Heleno Teixeira Reis. Os destaques em cada categoria são: Gui-

lherme Augusto, 4º lugar. João Paulo Martins, 4º lugar. Maycon Andrade, 3º lugar. João Vitor Serafim, 2º lugar. Gabriel dos Reis Vianna, 2º lugar. Rafael Araújo Paula, 2º lugar. Pedro Paulo Placedino, 2º lugar. Milene de Fátima, 3º lugar. Yasmim de Oliveira Andrade, 3º lugar. Ailton Heleno Reis, 2º lugar.

Alunos já são destaque em competições

“Caravana da Juventude”, levando os serviços oferecidos pelo Núcleo para a zona rural. Quanto à saúde, o projeto terá atendimento médico, psicológico, odontológico, fonoaudiológico e ginecológico. As entidades não-governamentais, que possuem

Para garantir o melhor atendimento aos jovens, os membros da equipe participam de encontros de motivação. Segundo Gilmar, as atividades envolvem o reconhecimento pessoal e do trabalho que deverão executar dentro do núcleo. “O nosso objetivo aqui hoje é a motivação da equipe. A cada dois meses teremos encontros para que estejamos sempre conscientes da importância do nosso trabalho”, afirmou Gilmar do Carmo.

O Prefeito Manoel da Mota prestigiou os 20 formandos do Projeto “Formare” da empresa Delphi. “Hoje, é o primeiro passo de muitos que estão pela frente. Eu sou um eterno estudioso, acredito que só assim podemos vencer os obstáculos que a vida impõe”, declarou o prefeito durante o evento. A empresa forma jovens de baixa renda em Itabirito há mais de 10 anos. Os atendidos têm idade entre 15 e 17 anos. Atendidos recebem oportunidades de educação e lazer

ProJovem em Itabirito

Resgatar valores e investir na formação social e humana são os benefícios que os adolescentes de 15 a 17 anos de Itabirito, cadastrados no Bolsa Família e em situação de risco social, estão desfrutando por meio do programa ProJovem. “Buscamos viabilizar a reintegração dos jovens ao processo educacional, a qualificação profissional e o acesso à cidadania, esporte, cultura e lazer”, diz Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social. O projeto é uma ação do Governo Federal com a Prefeitura que, desde o início de abril, promove encontros educativos, oficinas de esporte, lazer e cultura, acompanhamento familiar por meio de serviços socioeducativos, além de atividades coletivas e comunitárias. Kelen Patricks, 15 anos, optou pela oficina de pintura em tela e está animada com as aulas. “Estou aprendendo coisas que nem imaginava que conseguiria fazer. Antes eu não sabia nem desenhar uma árvore. Agora, já estou aprendendo técnicas de desenho”, comemora.

O jovnal que a gente faz


Edição 3

Social

15

Prefeitura beneficia 11.400 pessoas

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu 20 mil quilos de feijão, gratuitamente. Mais de 11.400 pessoas estão sendo beneficiadas com essa doação. Entre elas, alunos de escolas municipais, estaduais, creches e entidades como: Apae, Cefet, Pastoral da Criança e do Menor, Associação Casa Lar e Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac. “Esta doação representará uma economia de mais de R$ 50 mil ao município, já que o quilo do feijão nos supermercados de Itabirito já ultrapassa a casa dos quatro reais”, ressalta Arlindo

Nogueira, diretor do Departamento de Planejamento de Gestão Social e responsável pela busca do recurso. A doação foi uma parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que atua em conjunto com o Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e é responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos donativos. “Esta importante doação não representa somente uma economia para a cidade, mas também, garante um cardápio saudável e diferenciado para os alunos das nos-

Apoio às vítimas das chuvas

A população do bairro Padre Adelmo recebeu a doação de novas telhas para reestruturação dos telhados danificados, após as fortes chuvas de março. Em parceria com a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itabirito buscou garantir a segurança e o retorno das pessoas a suas casas. “Durante as chuvas, fomos até o local e fizemos um levantamento de risco de desabamento e constatamos apenas destelhamento, sem agravantes”, explica Roberto Gabiais, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, no momento da visita, foram doados colchões e lonas para sanar, provisoriamente, os problemas. André da Silva, 25 anos, mora no bairro Padre Adelmo com seu irmão e disse estar aliviado ao receber o material. “Desde o dia da chuva, estou na casa de alguns familiares no São José. Fico com medo, porque tudo o que tenho em minha casa foi doação. Não vejo a hora de voltar”. Já Sidneia Aparecida Soares de Paulo, mãe de dois filhos, relatou o momento de aflição que viveu durante as chuvas. “Quando as telhas quebraram, a água alagou o quarto do meu filho. Tive que fazer um buraco na As famílias receberam apoio parede para a água sair. Essas para que as chuvas não telhas novas vão me ajudar causassem mais sofrimentos muito”, afirma a moradora.

sas escolas, creches e entidades sociais comprometidas com a promoção

humana”, conclui Cynthia Esteves, secretária de Assistência Social.

A Prefeitura ajudou mais de11.400 pessoas a se alimentar melhor, por meio da conquista de uma doação de 20 mil quilos de feijão

Famílias recebem cestas básicas

Mais de 500 famílias carentes já foram beneficiadas com a doação de cestas básicas em março. “O foco principal é minimizar a fome e a falta de alimentos básicos, atendendo a expectativa da população de melhorias nos direitos à alimentação”, diz a secretária de Assistência Social, Cynthia Couto Esteves. As famílias passaram por um atendimento com a assistente social da Divisão de Benefícios da Secretaria de Assistência Social, que fez uma entrevista socioeconômica e o cadastramento do núcleo faPrefeitura já miliar. Além disdistribuiu mais de 400 cestas so, a Prefeitura desde março percebeu que as famílias também tinham dificuldades para transportar as cestas e, por isso, elas são entregues diretamente aos beneficiados em suas casas. “A maior parte das famílias não pos-

O jovnal que a gente faz

suía condições nem de pagar o transporte público. Nossa responsabilidade é de assegurar o direito à alimentação e à dignidade humana destes cidadãos”, ressalta Cynthia Esteves. Para se cadastrar, os moradores dos bairros Cardoso, Meu Sítio, Padre Adelmo, Padre Eustáquio, Santa Efigênia e São Geraldo deverão procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), à Rua Ana Maria Teixeira, nº 453, bairro Cardoso.


Está Acontecendo Coleta seletiva nos eventos públicos do município

Cestas coloridas e a parceria constante com a população é o que garantirá o sucesso de mais um projeto da Secretaria de Meio Ambiente. A fim de promover a coleta seletiva nos eventos públicos, a ação tem como objetivo a redução de resíduos em festas e a geração de renda para os associados da Ascito. Segundo Daniel Sudano, assessor de desenvolvimento sustentável, “a meta é reduzir o envio de materiais recicláveis ao Aterro Sanitário e, com isso, garantir a redução do impacto ambiental na cidade”. Nos eventos serão colocados cestas com as cores e os nomes dos materiais recicláveis em diversos locais. A partir dessa iniciativa, toda a população poderá contribuir com o meio ambiente.

Itabirito recebe recursos do PAC

A preservação da história e incentivo ao turismo recebem mais um reforço em Itabirito. Por meio dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conquistado pela Prefeitura, o município será contemplado com obras de cabeamento subterrâneo, para melhoria da infraestrutura e paisagem de uma das regiões mais atrativas de Itabirito: o centro histórico. O PAC, destinado às cidades históricas do Brasil, foi lançado em outubro do ano passado, quando o atual prefeito Manoel da Mota e o vice Rildox tiveram a oportunidade de conversar com o Presidente Lula e a então ministra Dilma Rousseff.

Projeto une economia e preservação do meio ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente está elaborando um projeto com o propósito de destinar os resíduos sólidos da construção civil, para obras em vias públicas da cidade. Os resíduos gerados serão triturados e reutilizados, por exemplo, na produção de blocos para a pavimentação de ruas em áreas urbanas e rurais e reformas de passeios. Com essa iniciativa, a Prefeitura reduzirá os custos no setor de obras e criará mecanismos para a redução do impacto ambiental.

Guarda Municipal cada dia mais atuante

A Guarda Municipal de Itabirito continua cumprindo relevante papel na segurança pública do município. Desde janeiro, os serviços prestados pela instituição vêm crescendo consideravelmente. Segundo as estatísticas registradas, houve um acréscimo de 50% na quantidade de atendimentos entre o início deste ano até o mês de março. “Os números demonstram a crescente atuação da guarda de Itabirito, tendo em vista que os atendimentos, hoje prestados, têm como finalidade garantir o poder de polícia do bem público, proteger o bem patrimonial e, sobretudo, preservar o direito de ir e vir das pessoas”, explica o Major Darci Nascimento, comandante da organização.

Obras na Estação de Tratamento de Esgoto

O Saae, Sanenco e as Secretarias de Segurança e Trânsito e de Comunicação da Prefeitura de Itabirito já estão tomando as devidas providências, para que as obras da Estação de Tratamento de Esgoto, que passarão pelo centro da cidade, tragam o mínimo de desconforto possível para a população, principalmente nos meses de junho, julho, agosto e setembro, época prevista para a realização dos serviços.

Projeto visa beneficiar moradores do Marzagão

Foi apresentado no Gabinete do Prefeito, o relatório do Projeto “Abraçando a Causa”, que tem o objetivo de trazer mais dignidade aos moradores do bairro Marzagão e minimizar e/ou eliminar os riscos sociais. Atualmente, o bairro não possui saneamento básico, há poucas condições de moradia, segurança precária e não possui nenhum tipo de lazer para os moradores. Após análise da situação, por meio do relatório, a Prefeitura trabalha na elaboração de ações para sanar os problemas do local.

Obras no refeitório da PMI

Após tentativas de acordo, o alto preço e reclamações sobre a má qualidade da comida fez com que a Prefeitura não renovasse o contrato com a fornecedora de almoço aos funcionários. Enquanto acontece a licitação, obras de infraestrutura estão sendo realizadas no refeitório, adequando-o às exigências da Vigilância Sanitária. Construção de lavatórios, troca de pisos, pintura, reforma de bancos e cadeiras proporcionarão mais conforto aos mais de 2 mil funcionários que utilizam o local. Para o chefe da Divisão de Obras, César Giovannini, o novo refeitório traz um espaço com mais qualidade ao servidor municipal. “A reforma proporcionará um espaço mais limpo e agradável”, destaca.

Nova sinalização facilita a vida de motoristas e pedestres

Buscando oferecer mais tranquilidade e segurança para os motoristas e pedestres de Itabirito, a Secretaria de Segurança e Trânsito está investindo na revitalização da sinalização viária. As melhorias consistiram na restauração e confecção de novas pinturas, além da colocação de placas e sinalizadores. “Para a cidade, a ação melhora o aspecto visual, diminui os congestionamentos e evita acidentes. Já para os motoristas, aumenta a segurança e diminui o estresse”, explica o secretário de Segurança e Trânsito, Denilson Braga, conhecido como Rocha.

Vacinação contra Brucelose

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está cadastrando, orientado e vacinando, contra Brucelose, todos os bezerros e bezerras no município de Itabirito, na faixa de três a oito meses. Mais informações pelo telefone (31) 3561-4114.


Jornal - Maio 2010