Page 1

Vocare - Vozes da Candelรกria Ressoando - 1


Palavra do Pároco Queridos paroquianos, visitantes, turistas, enfim todo Povo de Deus. No mês de outubro é repleto de comemorações, iniciamos já no dia primeiro comemorando Santa Teresinha do Menino Jesus, dia quatro São Francisco de Assis, dia sete Nossa Senhora do Rosário, dia doze Nossa Senhora Aparecida e também o dia da criança dentre tantas outras datas significativas. Mas, o que também não podemos nos esquecer de que este é o mês missionário e que todos nós recebemos pelo batismo uma missão. Portanto também somos todos missionários. Ser missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão: “Anunciar o evangelho é necessidade que se me impõe”. (I Coríntios 9:16). É um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”. Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus. Ser evangelizador “com renovado ardor missionário” exige que a pregação do evangelho responda aos “novos

anseios do povo”. Exige de mim, de você, de todos nós, uma abertura constante, pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo e esta convicção, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora. Como consequência deste assumir o compromisso missionário, nasce novo estilo de missões: não levar, mas descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser Igreja. Como batizado, membro da Igreja que é o corpo místico de Cristo como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boanova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida? Peçamos a Nossa Senhora Aparecida que com o seu auxílio possamos ser verdadeiros missionários fazendo tudo o que Jesus nos disser. “Ser missionário é fazer uma decisão radical de entrega total ao reino de Deus em prol da promoção humana”.

Mensagem do Dízimo “Cada um dê segundo o que se propôs em seu coração. Não dê de má vontade ou constrangido, pois Deus ama a quem dá com alegria” (II Cor. 9.7). Esse foi o ensinamento que São Paulo Apóstolo ofereceu à comunidade de Corinto. Foi um apelo ao coração. A decisão da quantidade é do mais profundo íntimo de cada um. “Cada um dará segundo o que tiver, em proporção das bênçãos que o Senhor teu Deus lhe tiver dado” (Dt 16.9). Jesus conversando com Pedro sobre o valor dos tributos ao templo, ensina ao discípulo com a seguinte linguagem: “Vai ao mar lança o anzol. Pega o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e nela encontraras uma moeda. Retira-a e dê por mim e por ti” (MT 17.27). Jesus manda Pedro trabalhar. A profissão de Pedro era pescador. Notamos que Jesus diz: “Pega o primeiro”. A devolução deve acontecer já no primeiro resultado. Podemos também nos perguntar: Retiramos o dízimo no primeiro momento em que recebemos nosso salário ou fica por último? Jesus recomenda que a devolução seja de imediato. Por outro lado, Jesus não determina valores. O texto fala de uma moeda, não revelando o valor. Notamos que fica em aberto esse valor, para que o coração de cada um decida.

Expediente

Informativo mensal da Paróquia Nossa Senhora da Candelária Bispo Diocesano: Dom Vicente Costa Pároco: Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi Diáconos Permanentes: José da Silva - Paulo Halter - Francisco Carlos de Moraes Jornalista Responsável: Tadeu Italiani - Mtb.: 47.674 Revisão: Salathiel de Souza Elaboração: Pastoral da Comunicação Nossa Senhora da Candelária Julho de 2013 - Itu/SP - Diocese de Jundiaí - 1000 Exemplares - Imp. Gráfica Gavioli

22--Vocare Vocare--Vozes VozesdadaCandelária CandeláriaRessoando Ressoando


Santo do Mês -Santo Antônio Maria Claret Santo Antônio Maria Claret foi um dos grandes esteios da Santa Igreja no seu tempo. Pio XII, quando o canonizou em 1950, chamou-o de “Santo de todos”. Isso porque, diz o Pontífice, “nele olham os artesões, os sacerdotes, os bispos e todo o povo cristão, já que se encontram nele exemplos preclaros com que se alentar e encorajar-se, cada qual segundo seu estado, nessa perfeição cristã da qual unicamente podem sair, nas perturbações presentes, os oportunos remédios e atrair tempos melhores”. Pregador popular fundou a Congregação Missionária dos Filhos do Coração Imaculado de Maria. Foi Arcebispo de Santiago de Cuba, confessor e conselheiro da rainha Isabel II, da Espanha. No Concílio Vaticano I, destacou-se como intrépido defensor da infalibilidade pontifícia. Antônio João Adjutor nasceu no dia 23 de dezembro de 1807 em Sallent, diocese de Vich, província de Barcelona, na Espanha, quinto dos 11 filhos de João Claret e Josefa Clará. Proprietários de uma pequena tecelagem, eram eles “honrados e tementes a Deus, muito devotos do Santíssimo Sacramento do Altar e de Maria Santíssima”,como diz o santo em sua autobiografia. Sua devoção à Santíssima Virgem surgiu quase que com o uso da razão: “nunca me cansava de estar na igreja diante de Maria do Rosário, e falava-lhe e rezava com tal confiança, que cria bem que a Santíssima Virgem me ouvia”. Compreende-se que, assim, a vocação sacerdotal despertasse nele muito cedo:“Sendo ainda muito pequeno, quando estava ainda no Silabário, fui perguntado por um grande

senhor, que veio visitar a escola, o que queria ser. Eu lhe respondi que queria ser sacerdote”. Em 1829 Antônio ingressou no Seminário de Vich. Nesse tempo, como pegou uma forte gripe, mandaram-lhe guardar o leito. Num desses dias foi atacado por terrível tentação contra a pureza. Recorria a Nossa Senhora, ao Anjo da Guarda, aos seus santos padroeiros, mas tudo em vão. Finalmente, “eis que se me apresenta Maria Santíssima, formosíssima e graciosíssima, [...] e me disse: ‘Antônio, esta coroa será tua se vences’.[...] E a Santíssima Virgem me punha na cabeça uma coroa de rosas que tinha no braço direito”. Essa não foi a única graça mística que recebeu. Em sua vida, há várias manifestações palpáveis do sobrenatural. No dia 13 de junho de 1835, festa de seu patrono, Antônio recebeu a ordenação sacerdotal, e foi nomeado coadjutor em sua cidade natal. Compreendeu então que sua vocação era a de ser missionário, e quis evangelizar os povos da Catalunha, órfãos desde a supressão das Ordens religiosas. Como isso não era factível por causa da guerra civil, foi a Roma pedir admissão na Congregação das Missões Estrangeiras. Santo Antônio Maria Claret faleceu no dia 24 de outubro de 1870, no mosteiro cisterciense de Fontfroide (França), sendo canonizado por Pio XII em maio de 1950.

PAS Pastoral de Assistência Social A Pastoral da Assistência Social entregou no mês de setembro 42 cestas básicas, num total de: 220 quilos de arroz, 84 quilos de feijão, 72 litros de óleo, 84 litros de leite, 42 pacotes de macarrão, 42 pacotes de molho de tomate, 21 pacotes de café, 144 quilos de açúcar, 42 pacotes de farinha de trigo, 21 pacotes de farinha de mandioca, 43 quilos de sal, 21 pacotes de fubá. Também foram doados 30 cobertores. Para que possamos atender as famílias carentes de nossa paróquia precisamos continuar contando com a sua ajuda. Faça a sua doação de alimentos não perecíveis na Igreja ou na secretaria paroquial. Nosso muito OBRIGADO a todos que colaboraram! DEUS OS ABENÇOE!

Durante a Semana da Família, realizada no mês de agosto. Foram arrecadados inúmeros alimentos, que fizeram parte do gesto concreto. Na edição passada, publicamos a relação dos alimentos que foram arrecadados. Hoje estamos divulgando a foto da entrega dos alimentos à Comunidade Totus Tuus, que cuida de irmãos de rua. Mais uma vez nosso muito obrigado!

Vocare - Vozes da Candelária Ressoando Vocare - Vozes da Candelária Ressoando -3 -3


Itu terá Dia do Nascituro No próximo dia 8 de outubro, às 19h30, no Sincomércio, será realizado um ato público, em homenagem ao Dia do Nascituro, onde será sancionada a Lei Municipal, de autoria do vereador Olavo Volpato, que institui esse dia no calendário da cidade de Itu. Na justificativa do projeto, o vereador argumenta que, “anualmente todas as paróquias e comunidades da Igreja Católica do Brasil consagram o dia 08 de outubro para celebrar o “Dia do Nascituro”, já que no período de 01 a 07 do mesmo mês realiza-se a Semana da Vida, evento destinado à debates e reflexões sobre o direito à vida como expressão da lei sagrada inscrita na natureza humana”. Durante a solenidade, acontecerá um

ato ecumênico com representação ção çã o da dass Igrejas Cristãs . A Semana Nacional da Vida foi foi instiinst in stist ileia le ia GeGetuída em 2005, pela 43ª Assembleia ral da Conferência Nacional dos Bispos Bisp Bi spos sp os ra ssem emaem ado Brasil e desde então a primeira semacial ci al p par araa ar na de outubro é a ocasião especial para colocar em evidência, o valor sagrado grad gr ado ad o da ECIO EC IOSO IO SO vida humana, esse DOM PRECIOSO QUE RECEBEMOS DE DEUS, EUS EU S, por por Cat atól at ólic ól ica ic todas as comunidades da Igreja C Católica do Brasil. Com isso no dia 8 de Outubro, comero,, co ro come me-me mora-se nacionalmente, o Dia d do o Na Nascituro, aquele ser humano que es está tá n no o ventre materno desde que é concebido once on cebi ce bido bi do até que a Mãe lhe dê à luz, possuidor uido ui dorr do do direito de ser respeitado na sua iint integrinteg nt egri eg ri-ri dade e igual dignidade.

Proclamas de Casamento

Pretendem se casar

- ALESSANDRO SPINARDI FABRICIO, com 35 anos, natural de São Paulo /SP, filho de Astolfo Pinto Fabricio e Ignez Spinardi Fabricio, com GISELE CRISTIANE LEITE, com 25 anos, natural de Porto Feliz/SP, filha de Adilson Leite e Cleonice do Carmo Muniz Leite. -BRUNO NOGUEIRA LUZ, com 30 anos, natural de Rio de Janeiro / RJ, filho de Nélio Pereira da Luz e Ana Maria Nogueira da Luz, com AMANDA MIQUELONI DE PAULA, com 25 anos, natural de ITU/SP, filha de Albino Miqueloni de Paula e Maria Aparecida de Paula. -CRISTIANO BARIZON ROSA, com 34 anos, natural de ITU/SP, filho de José Benedito Rosa e Isabel Barizon Rosa, com BETÂNIA BINOTTO DE OLIVEIRA, com 26 anos, natural de ITU/SP, filha de Hermelindo de Oliveira e Célia de Fátima B. de Oliveira. -IGOR LUIS SIMONI, com 33 anos, natural de ITU/SP, filho de Vicente Luiz Simoni e Tereza de Jesus Gavioli Simoni, com JULIANA WILSON, com 30 anos, natural de Porto Feliz / SP, filha de João Carlos Wilson e Vilma Bueno Wilson. -MARCOS SEVERO PINHEIRO, com 35 anos, natural de SP/SP, filho de Carlos Augusto Pinheiro e Luiza Maria Severo Pinheiro, com ANA MARIA FERNANDES DE MORAIS, com 33 anos, natural de SP/SP, filha de Aparecido Vesco Alves de Morais e Myriam do Carmo Fernandes de Morais. -RUBENS GRINGER JUNIOR, com 29 anos, natural de ITU/SP, filho de Rubens Gringer e Claudete Pitarello Gringer, com JULIANA SILVA NASCIMENTO, com 24 anos, natural de ITU/SP, filha de Olinto Francisco do Nascimento e Teresa de Fátima Silva Nascimento. -LUIS FERNANDO MODENA, com 30 anos, natural de ITU/SP, filho de Pedro Modena e Nadir Letrinta Modena, com ELIZANGELA JORGE DO NASCIMENTO, filha de Everaldo Candido do Nascimento e de Edmilce Alves Jorge do Nascimento, com 27 anos, natural de ITU/SP. -FÁBIO CASTELAN FRANCESCHINELLI, com 27 anos, natural de ITU/SP, filho de José Almir Francischinelli e de Maria de Fátima Castelan Francischinelli, com VANESSA CRISTINA ANDREAZZA, com 29 anos, natural de ITU/SP, filha de José Augusto Andreazza e de Maria Regina Scarso Andreazza.

4-4 -Vocare Vocare--Vozes VozesdadaCandelária CandeláriaRessoando Ressoando


Avisos Paroquiais MISSA EM DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA Todos estão convidados a participar da Santa Missa em devoção a Nossa Senhora da Candelária, padroeira da nossa cidade e da nossa paróquia, todo dia 02 de cada mês, ás 19h, na Matriz. MISSA DA SAÚDE Toda primeira quinta feira do mês Horário: 15h Local: Igreja São Benedito GRUPO DE JOVENS – JACA A comunidade de jovens da nossa Paróquia, JACA, está se reunindo todos os 2º Sábados às 17horas, e participação da missa com os jovens e adolescentes a partir de 12 anos! Se você é jovem, venha conhecer. Se você conhece algum jovem, convide-o! A Próxima reunião do grupo será dia: 12 de outubro, ás 17h. TERÇO DAS PASTORAIS Convidamos todas as pastorais, movimentos, equipes e irmandades para participar do TERÇO DAS PASTORAIS que acontecerá no dia 16/10/2013, às 20h. Contamos com a sua presença.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PAIS E PADRINHOS DOS CRISMANDOS Todos os pais e padrinhos dos jovens que receberão o Sacramento da Crisma em dezembro, estão convocados para participar da Tarde de Formação, no dia 26 de outubro, sábado, no Centro Catequético.

ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA O BATISMO Dia 27 de outubro de 2013. Horário: das 08h15 às 12h30 BATIZADOS Dia 03 de novembro de 2013. Horário: 10h45. Marcar na secretaria paroquial com antecedência HORÁRIO DE SECRETARIA 3ª feira a 6ª feira – das 08 às 11h e das 14 às 17h Sábado – das 08 às 11h Rua Barão do Itaim, 90, Centro, Itu/SP Telefones: (011) 4022-0819/ 4023-0638 HORÁRIOS DE MISSAS 2ª feira, 3ªfeira, 4ª feira e 6ª feira – 07h 5ª feira- 19h Sábado- 07h e 19h Domingo- 07h, 10h e 19h ATENDIMENTO DO PADRE FRANCISCO CARLOS 3ª feira – das 09h às 11h e das 15h às 17h 4ª feira – das 15h às 17h 5ª feira – das 15h às 17h

Ano da Fé Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida A Diocese de Jundiaí e a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, convidam os paroquianos para participarem da Romaria Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no dia 15 de novembro – feriado – Os interessados devem trazer o nome completo, número do RG, endereço e telefone, para se inscrever. Mais informações na secretaria paroquial.

- Vozes da Candelária Ressoando VocareVocare - Vozes da Candelária Ressoando -5 -5


Padre Francisco Carlos agradece a Deus pelo dom da vida Paroquianos e amigos do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária em Itu, Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, estiveram reunidos durante concelebração eucarística, na noite de 24 de setembro, às 19h, na qual o sacerdote agradeceu a Deus pelo dom da vida. A missa foi celebrada na Igreja Paroquial e contou com a presença do reitor do Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, Monsenhor Durval de Almeida e dos Diáconos Permanentes Francisco Moraes, Paulo Halter e José da Silva. Durante a homilia, Padre Francisco Carlos agradeceu aos amigos, a

6 - Vocare - Vozes da Candelária Ressoando 6- Vocare - Vozes da Candelária Ressoando

sua mãe e a Deus pelo dom da vida. “Bendigo a Deus pelo dom da minha vida, pelos cinquenta anos que completo hoje. Agradeço a Deus pela vida dos meus pais, da minha mãe e do meu pai, que com certeza está na Glória de Deus. Agradeço a Deus pelos amigos e paroquianos que tenho muito obrigado,” refletiu o aniversariante. Concluída a comunhão, foi lida uma homenagem ao pároco e em seguida a comunidade entregou presentes. Padre Francisco Carlos

tornou a agradecer a todos pelo carinho e amizade. Após a missa, todos foram convidados para uma recepção no salão paroquial onde Padre Francisco Carlos recebeu os cumprimentos dos paroquianos e amigos.


Casais participam do ECC na Paróquia Nossa Senhora da Candelária

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro, 24 casais realizaram na Paróquia Nossa Senhora da Candelária o 22º ECC (Encontro de Casais com Cristo). Foram momentos de palestra e muitos testemunhos de vida matrimonial. A direção espiritual foi do pároco Padre Francisco Carlos e contou com a doação de aproximadamente 180 pessoas, que trabalharam para que os casais pudessem se encontrar com Cristo, através dos momentos do Encontro.

Sinais marcam Mês da Bíblia Como forma de celebrar o Mês da Bíblia, durante o mês As crianças conduziram até o altar as Tábuas da Lei, de setembro, nas missas das 10h, crianças da catequese e os Vasos onde eram guardados os Escritos Sagrados, o coroinhas, entraram com ícones que recordaram como a Papirus e por último a Bíblia. mesma foi tomando a forma que conhecemos hoje.

Desejo receber a Sagrada Família em minha Casa Nome: ____________________________________________________________ Endereço: _________________________________________________________ Fone: (

) ___________________________Cel.:( ) _____________________

Assinale com X o horário de missa que participa em nossa comunidade ( ) Sábado às 19h – ( ) Domingo às 7h – ( ) 10h – ( ) 19h As pessoas que forem participar, favor entregar a ficha acima preenchida nas missa da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, na coleta. A secretaria ira organizar e nas próximas edições do Vocare, serão publicadas às famílias que receberão a Imagem. VocareVocare - Vozes- Vozes da Candelária Ressoando -7 -7 da Candelária Ressoando


Festa de São Miguel No dia 29 de setembro, a Irmandade de São Miguel,pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Candelária esteve em jubilo. Na missa das 7h, participaram da missa festiva em louvor ao patrono da irmandade. Durante a missa, duas novas irmãs foram admitidas.

Aniversariantes Dizimistas de Outubro 01/10-Flávio Augusto Pellizzer 03/10-Gabriely Belmiro da Silva 04/10-Nair Francato Bruni 05/10-Ana Cláudia Ricci Arruda Leite 05/10-Ana Paula Ricci Nascimento 05/10-Cleri Aparecida Paula de Almeida 07/10-Amauri da Silva Marques 07/10-Elivanda Ferreira da Silva 07/10-José Lorencio da Silva 11/10-Antonio Sérgio Bueno Maia 11/10- Claudemir Francisco Scavacini 11/10-Geraldo dos Santos 12/10-Fernanda Maria T. Dezopi Você quer ser um Dizimista? Se a sua resposta for sim, preencha a ficha ao lado e depois coloque na coleta ou entregue na secretaria da Paróquia.

8-8 -Vocare Vocare--Vozes VozesdadaCandelária CandeláriaRessoando Ressoando

13/10-José Serafim de Oliveira 15/10-Benedita Del Rio Gatti 20/10-Nilza Mendes Vecchi 23/10-Carlos Alberto Bussaglia 23/10-Nely Kalil Leite 23/10-Sylton Marcel Moretto Assugeni 24/10-João Carlos Amâncio Junior 25/10-José Pedro Rodrigues Almeida 25/10-Neide Cagalli de Almeida 25/10-Valdomiro Scaravelli 26/10-Benedito Luiz Serafim 29/10-Juvenil Moraes

Vocare  

Boletim Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Candelária - Itu/SP - Diocese de Jundiaí.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you