Issuu on Google+

portalnossaterra.com

Everton Luiz Popioleki

Comoção no adeus ao menino Lucas Pág. 15

ANO XIV - Nº 675 QUINTA-FEIRA, 12 DE JANEIRO DE 2017 R$ 3

COMO EVITAR A TRANQUEIRA DA AVENIDA 15 DE NOVEMBRO Sóstenes da Silva

Págs. 10 e 11


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

02

GERAL

Naira Sauter Seibt assume direção do Hospital Nova Petrópolis

O

ano em que a instituição de saúde de Nova Petrópolis vai completar 61 anos começa com troca na diretoria. Em setembro de 2016, o administrador de empresas Ronei Lima dos Santos era apresentado como o novo diretor, com a proposta de fazer um diagnóstico organizacional e, em quatro meses, ter resultados sobre o futuro do hospital. Agora, a empresária Naira Sauter Seibt é anunciada como diretora. “A nossa preocupação é que o hospital continue funcionando na sua plenitude, mas queremos trabalhar um pouco mais com gestão de organizar a parte gerencial, como uma empresa”, objetiva Naira. Entre o convite para assumir o hospital e começar a trabalhar, fez uma semana ontem, quarta-feira (11), que Naira aceitou se envolver diretamente com a casa de saúde. Ela assumiu na segunda-feira (9). Uma das formas de conseguir mais recurso, conforme a gestora avalia, é de ter repasse do Imposto de Renda revertido para o hospital. “Quem paga Imposto de Renda pode ajudar todo o final de ano repassando uma porcentagem para o hospital. Só que isso não vem acontecendo e nós temos que trabalhar junto com os escritórios de contabilidade para que isso venha a acontecer. Acredito que tenha que ter dentro do hospital uma pessoa responsável que vá atrás e não deixar para as pessoas lem-

Reprodução

brarem”, projeta. Ela acredita que ainda vai levar cerca de 15 dias para estar por dentro de todos os assuntos que envolvem o HNP. A gestora destaca que o diferencial da sua gestão é o seu vínculo com a cidade. Os administradores anteriores firmaram contratos empresariais, com prazo para terminar. “Eu adoro morar aqui. O hospital salvou a vida do meu pai em um momento muito difícil, de uma hemorragia. Acredito que só damos valor ao nosso hospital quando ele salva a vida de alguém que é da tua família. A gente critica muito o nosso hospital, mas quando estamos fora a coisa é muito pior, onde vemos cidades que os hospitais são depósitos de pessoas”, conta. Naira pontua que é preciso trabalhar forte o setor de Recursos Humanos, porque são as pessoas que fazem a diferença, sempre obedecendo ao planejamento estratégico em todas as áreas. “A nossa comunidade não conhece bem o hospital. Eu vejo muita vontade de fazer a coisa acontecer. Mas acontecem coisas na falha do atendimento, na recepção, às vezes, na parte dos médicos, mas eu não tenho como avaliar ainda o porquê está acontecendo. Temos que criar uma força-tarefa e envolver todos os setores. Não é o trabalho do diretor administrativo. É o trabalho do hospital. Cada setor vai ter que ter um representante”, pondera.

Situação financeira A nova diretora afirma que já está trabalhando para captar recursos atrasados do Estado e recorrendo a deputados, que possam auxiliar. Ela informa que faltam recursos para pagar os médicos, que são oriundos do Governo do Estado. Ainda existem verbas atrasadas de março, abril, maio e junho de 2016. A partir de então, até outubro, o Estado pagava o mês em curso e 50% de um dos meses atrasados. Para pagar a folha dos funcionários, no final do ano passado, o hospital recorreu a um empréstimo, além de contar com a parceria da Prefeitura, que, em 2016, adiantou o repasse do convênio. Para ter o novo bloco cirúrgico funcionando será necessário mais médicos qualificados e comprometidos com o hospital, alerta Naira. Mas como fazer isso se hoje, com o quadro atual, já existe dificuldade em pagar esses profissionais? “Por isso estamos trabalhando para, junto com o Estado, conseguir os recursos que temos direito”, ressalta.

Tribunal de Contas suspende licitação sobre lixo por encontrar inconformidades no edital

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) concedeu, na sexta-feira, 6 de janeiro, medida cautelar determinando a suspensão da licitação para contratação de serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos em Nova Petrópolis. Segundo o TCE, há inconformidades no edital de concorrência nº 016/2016. De acordo com o conselheiro plantonista, Estilac Xavier, a concorrência deve ficar suspensa até que o órgão se posicione conclusivamente sobre o tema. Conforme o Executivo, o Departamento Jurídico do município está trabalhando e conta com o prazo de 30 dias para apresentar os seus argumentos. Terminado o prazo, será ouvido o Ministério Público de Contas e, após, proferido o julgamento do mérito, sem prazo definido paraque isso ocorra. A Prefeitura alega que o edital apresentado era o mesmo há dez anos, sem apontamentos pelo TCE. Nova Petrópolis não corre o risco de ficar sem o serviço de coleta de lixo, segundo informações do Executivo, pois o município já está negociando a prorrogação de contrato com a empresa que presta o serviço atualmente. “Além disso, o município tem a prerrogativa de contratar empresa para prestar o serviço de forma emergencial, caso seja necessário”, afirma a Prefeitura. A licitação deveria ter acontecido na sexta-feira (9), às 9h, na Prefeitura, com a apresentação das propostas das empresas interessadas em executar o serviço.

Problemas identificados A decisão tem origem em processo de denúncia que apontava problemas no edital, principalmente no tocante a aglutinação da coleta e transporte de resíduos sólidos em um único lote. Ao analisar os autos, o conselheiro salientou que, em relação ao transporte e destinação final, é justificável a reunião em um lote, tendo em vista que a avaliação da vantagem econômica para administração deve se dar em conjunto. No entanto, Estilac Xavier não identificou justificativa técnica ou econômica para a reunião do serviço de coleta com os de transporte e destinação final. “Trata-se de serviços independentes, sendo que a reunião de todos em um único lote restringe o universo de possíveis participantes no certame, podendo acarretar prejuízos aos cofres públicos”, alerta. O conselheiro destacou, ainda, a imprecisão do edital no elenco de serviços componentes do objeto da licitação, inexistindo um projeto-básico, termo de referência ou memorial descritivo que detalhe de forma suficiente todos os serviços a serem contratadas. Além disso, apontou Estilac que o certame apresenta dois modelos distintos de planilhas de custos e ainda admite que os licitantes apresentem planilhas próprias, o que compromete o julgamento objetivo das propostas.

Reprodução

Executivo defende a economia com apenas uma empresa “Eles entendem que o transporte, a coleta e a destinação devem ser separadas e não aglutinadas, como está no edital. Até entendo a visão do Tribunal, no sentido de que sempre deve haver ampla concorrência para todos os setores. A concorrência deve ser democrática. Porém, nunca podemos priorizar a propriedade privada. Houve uma denúncia de uma empresa que apenas faz o transporte e ela se sentiu lesada, porque não pode participar, por não ter os outros serviços aglutinados. A nossa defesa se baseia na explicação de que, economicamente e, também, na questão do serviço prestado à comunidade de Nova Petrópolis, o serviço deve ser aglutinado”, considera o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima (foto). Hoje, é uma única empresa que presta o serviço de coleta, transporte e destinação, que é de Carlos Barbosa. Lucas pondera que se houve falha da Administração, talvez tenha sido em não diagnosticar a situação específica do município, de necessitar que o serviço seja feito por uma só empresa, no termo de referência do edital. “No caso de serviços separados, se qualquer dessas partes falhar, temos um problema, porque, hoje, não temos uma área licenciada para fazer o transbordo, não temos uma área que pode ser usada para acúmulo de lixo. Oneraria em vários custos acumulados”, analisa Lucas. O valor que a Prefeitura paga, incluindo a taxa de contribuição da população, para ter o serviço de lixo prestado no município ultrapassa R$ 1 milhão, segundo Lucas. Neste ano, conforme o secretário, nem seria necessário abrir licitação, apenas prorrogação de contrato, que vai até 15 de janeiro. Porém, a Administração queria tentar baixar o custo do serviço. Ele reitera que não existe a possibilidade de ficar sem o serviço de coleta, transporte e destinação do lixo. Se for interesse da empresa que atualmente realiza o trabalho, é possível prorrogação de até 90 dias, até fazer uma nova licitação. A segunda opção é fazer um contrato emergencial com outra empresa, nos termos da licitação atual.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

03

GERAL

Decreto permite que Charles dirija veículo oficial e delegue ordens

C

harles Paetzinger realmente será o braço direito do prefeito, Regis Luiz Hahn. Por decreto, Lelo convocou o seu vice-prefeito para “missão especial em caráter continuado e delega poderes especiais”. Para o cumprimento das tarefas, Charles terá à disposição um carro oficial, um gabinete equipado com os recursos materiais necessários. Entre as atribuições da missão especial, Charles terá poder para denunciar fatos que entender necessários à instauração de sindicância ou processo administrativo disciplinar, envolvendo servidores, ou fatos pertinentes à boa gestão pública municipal; dirigir veículo oficial para o cumprimento de suas atribuições; delegar ordens aos servidores municipais e secretários municipais; efetuar atendimento ao público, aos secretários municipais e servidores municipais, durante o expediente da Prefeitura Municipal; representar o Executivo Municipal, quando da impossibilidade do prefeito, em viagens a Brasília, Porto Alegre ou outras cidades, na busca de recursos públicos e estaduais e federais.

Prefeitura publica forma de parceria com entidades Para ter a parceria da Prefeitura para realização de projetos e atividades, as entidades da sociedade civil terão que participar de um edital para seleção, que também já está disponível. O prefeito, Regis Luiz Hahn, publicou o decreto, na tarde de sexta-feira (6), regulamentando o regime jurídico das parcerias. O edital para credenciamento das organizações da sociedade civil, para a eventual execuçãode projetos ou atividades em regime de mútua cooperação, está disponível no Diário Oficial Eletrônico, no site da Prefeitura.

Mauro Stoffel

PREFEITURA DE NOVA PETRÓPOLIS EXTRATO EDITAL 001/2017 REGIS LUIZ HAHN, Prefeito Municipal de Nova Petrópolis, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais, torna pública a quem possa interessar, que encontra-se aberto o credenciamento das organizações da sociedade civil, para a eventual execução de projetos ou atividades em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação, mediante realização de chamamento público objetivando a celebração de parceria, nos termos da Lei Federal nº 13.019/2014, de 31 de julho de 2014. Os interessados, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da publicação do Edital, poderão requerer a solicitação de parcerias voluntárias, juntamente com os documentos necessários, protocolada e dirigida à Comissão de Avaliação Documental para análise. O credenciamento das organizações da sociedade civil deverá ocorrer de 06/01/2017 a 05/04/2017, junto à Secretaria da Administração do Município de Nova Petrópolis. O Edital na íntegra encontra-se disponível no átrio da Prefeitura Municipal ou no site oficial do Município www.novapetropolis.rs.gov.br. Informações pelo telefone (54) 3281.8400. Nova Petrópolis, 06 de janeiro de 2017. REGIS LUIZ HAHN – Prefeito Municipal


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

04

DIVERSOS SÓSTENES DA SILVA

Nova administradora do hospital De tempos em tempos, o Hospital Nova Petrópolis muda o seu diretor. Ronei Lima dos Santos, o último administrador, é um nome que nem chegou a se tornar conhecido na cidade. Ficou somente três meses, tempo que durou o contrato da empresa a qual ele estava vinculado com a OASE. Naira Sauter Seibt, pelo contrário, é um nome muito conhecido. Principalmente depois da última eleição municipal. Mas, além de ser a primeira candidata a prefeita da história de Nova Petrópolis, Naira já foi presidente da ACINP, por duas gestões; presidente do Consepro; e, por mais de três décadas, esteve à frente da empresa familiar Seibt Máquinas, da qual se desligou recentemente. Terá dedicação integral ao Hospital de Nova Petrópolis. Coisa que não acontecia com os últimos administradores. Não sei se todos, mas Mateus Zucolotto acabou se integrando também à direção do Hospital de Gramado. O último, o desconhecido Ronei Lima dos Santos, fazia parte do quadro de uma empresa que rotacionava seus servidores nos hospitais conveniados. Carlos Eduardo Ribeiro foi o administrador no período intermediário de Zucolotto e Santos. Numa noite durante sua gestão, presenciei o dilema de um servidor do hospital ao tentar resolver um problema teoricamente de fácil solução. Surgiu um vazamento de água, mas para chamar um profissional que faria o conserto era necessária a autorização de um superior, designado pelo diretor para aquele período. Só que a pessoa incumbida da responsabilidade morava em Caxias do Sul e estava incomunicável. E o probleminha só não virou um problemão porque uma das integrantes da OASE coincidentemente estava por lá e resolveu apelar a quem poderia tomar uma decisão que não se configurasse ingerência ou insubordinação, a presidente da OASE. Os desafios de Naira O fato demonstra o quanto é, por essência, complexa e quanto mais complexa pode se tornar a rotina de uma grande empresa, com cerca de uma centena de funcionários, se todas as engrenagens não estiverem em plena harmonia. Ainda mais em se tratando de um hospital, cujo vazamento de água citado é o dos menores problemas que podem surgir como atrapalho para o bom andamento da atividade-fim da empresa, que é salvar vidas. Neste sentido, ter uma pessoa com dedicação exclusiva à gestão do hospital é um avanço. Não que a diretora Naira vá ficar com seu celular ligado 24 horas por dia para resolver os mais diversos problemas que poderão surgir – entre os quais, os canos quebrados! Fomentar o espírito de trabalho em equipe, delegar pessoas e designar funções a quem de pronto possa desempenhá-las são desafios para a nova líder. Ademais, os desafios que se impõem são típicos dos hospitais de todo o Brasil. Atraso de repasses de verbas federais e, principalmente, estaduais; tabela do SUS defasada; estrutura limitada. Aí está, já de longa data, outra demanda a ser contemplada, o novo bloco cirúrgico, que está sendo construído em ritmo lento, porque faltam recursos. R$ 450 mil da Consulta Popular são esperados há mais de meia década. Buscar a liberação desta verba e de outras que estão em atraso e incentivar a destinação do Imposto de Renda pelos contribuintes locais são alternativas para melhorar a saúde financeira do nosso hospital, acredita Naira, que também aposta na parceria com a prefeitura. Parcerias Um do ex-gestores, em conversa informal que tive com ele, me relatou que entre as cidades em que atuou na administração de hospitais, Nova Petrópolis foi onde encontrou mais facilidade em trabalhar. A parceria com as prefeituras, como a de Nova Petrópolis que repassa um expressivo valor à casa de saúde para prestação de serviços, é um dos motivos. Ela ameniza a dificuldade financeira que se abate sobre quase todos os hospitais. Outro motivo citado por ele é o ambiente (quase) apolítico encontrado aqui. O uso do hospital como instrumento de política-partidária, infelizmente, é prática comum em muitas cidades brasileiras. E a parceria – em que partes estabelecem um acordo de cooperação para atingir interesses comuns – vai para o beleléu.

Agende-se ► De sexta-feira a domingo (13 a 15) - Encontro de Motos Capetas da Serra Sexta-feira (13) 19h - Abertura na Praça das Flores, com som mecânico e funcionamento de bares temáticos. 21h - Encontro dos motociclistas no Bar Deck. Sábado (14) 9h - Abertura oficial na Praça das Flores. 14h - Show com Banda Depósito. 19h - Show com Banda Lenon Z and Sic Boys Trio. Domingo (15) 10h - Abertura oficial na Praça das Flores. 14h - Show com Banda Old Stock Band. 19h - Show com Banda AC/DC Cover. 21h - Encerramento. ► Sábado (14) - Início do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Começa a programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. A abertura oficial será às 15h, no Parque Aldeia do Imigrante, quando também será comemorado o aniversário de 32 anos do atrativo. Haverá apresentações culturais e distribuição de torta. ► Sábado (14) - Baile de Coroação do Rei e Rainha do Bolão Será no Centro Social e Cultural do Pinhal Alto, às 22h30. O baile será por conta da Banda La Montanara. Na segunda pista, a música será com Geração do Som. Haverá rifa que vale como ingresso, no valor de R$ 10, concorrendo a cinco prêmios.

Dica de Leitura Colaboração: equipe da Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva

Desejo à Meia-Noite – Lisa Kleypa Após sofrer uma decepção amorosa, Amelia Hathaway perdeu as esperanças de se casar. Desde a morte dos pais, ela se dedica exclusivamente a cuidar dos quatro irmãos uma tarefa nada fácil, sobretudo porque Leo, o mais velho, anda desperdiçando dinheiro com mulheres, jogos e bebida. Certa noite, quando sai em busca de Leo pelos redutos boêmios de Londres, Amelia conhece Cam Rohan. Meio cigano, meio irlandês, Rohan é um homem difícil de se definir e, embora tenha ficado muito rico, nunca se acostumou com a vida na sociedade londrina. Apesar de não conseguirem esconder a imediata atração que sentem, Rohan e Amelia ficam aliviados com a perspectiva de nunca mais se encontrarem. Mas parece que o destino já traçou outros planos. Quando se muda com a família para a propriedade recém-herdada em Hampshire, Amelia acredita que esse pode ser o início de uma vida melhor para os Hathaways. Mas não faz ideia de quantas dificuldades estão a sua espera. E a maior delas é o reencontro com o sedutor Rohan, que parece determinado a ajudá-la a resolver seus problemas. Agora a independente Amelia se verá dividida entre o orgulho e seus sentimentos. Será que Rohan, um cigano que preza sua liberdade acima de tudo, estará disposto a abrir mão de suas raízes e se curvar à maior instituição de todos os tempos: o casamento?

eQUIPE

IGREJAS

Paróquia Católica São José Operário - Centro SÁBADO – 14 de janeiro 17:00 – missa na Vila Cristina 19:00 – missa na matriz 20:30 – Casamento de Marcius Andrei Ullmann e Carla Adriana Leal Ullmann DOMINGO – 15 de janeiro 08:30 – missa na matriz 10:00 – missa na Vila Germânia 19:00 – missa na matriz SEGUNDA-FEIRA – 16 de janeiro 19:00 – Terço dos Homens na matriz QUARTA-FEIRA – 18 de janeiro 19:00 – missa na matriz com Bênção da Saúde

Paróquia São Lourenço Mártir Linha Imperial 14/01/2017 => SÁBADO 15h – Missa em Riachuelo 16h – Missa em Pedancino 19h30 – Missa de KERB em Linha Araripe 15/01/2017 => DOMINGO 08h30 - Missa na matriz 10h – Missa em Pinhal Alto 21/01/2017 => SÁBADO 19h30 – Missa em Pinhal Alto com bodas de ouro de Celestino e Maria Iraci Schmitt 22/01/2017 => DOMINGO 08h30 – Missa na Matriz

IELB Paróquia Evangélica Luterana “São João” Congregação São Marcos – B. Pousada da Neve. Culto: 15/01 – Dom – 9h; 21/01 – Sáb – 20h; Congregação São Paulo – Av. Germânia, 209. Culto: 14/01 – Sáb – 20h; Congregação Cristo – Pinhal Alto. Culto: 22/01 – Dom – 9h; Congregação Da Paz – Nove Colônias. Culto: 21/01 – Sáb – 14h30.

Igreja Internacional da Graça de Deus – Show da Fé Horário das reuniões: Fone: (51) 99711-6139 – Prª Lidia e Pr. Alexandre Terças-feiras – 19h30 Rua Antônio Haugg, nº 515, Centro, Nova Petrópolis Domingos – 17h30 Esperamos por todos vocês, pois com certeza Deus tem uma benção pra tua vida.

Igreja Metodista Escola Dominical – Domingo, das 15h às 16h30min. Estamos orando e louvando ao Sr. Jesus Cristo, na Estrada São José do Caí, nº 1270. Venha tomar um chimarrão conosco e estudar juntos a Palavra de Deus. João 5:39.

Igreja Adventista do Sétimo Dia Cultos: Sábado – 9h; Domingo – 19h30min; Quarta-feira – 19h30min Rua Tiradentes, 95 – Centro

Igreja Evang. Ass. de Deus Resgate da Última Hora Sexta-feira às 19h30min – Culto de Libertação; Domingo – 19h – Culto Quarta-feira às 19h – Círculo de Oração

Igreja Evangélica Cristianismo Decidido Domingo - 9h e 19h30min – Culto de Celebração Segunda-feira - 19h30min – Escola de Treinamentos de Líderes Terça-feira - 19h30min – Culto Oração Quarta-feira - 19h30min – Células (Reunião nos Lares) Quinta-feira - 19h30min – Células (Reunião nos Lares) Sábado - 16h – Reunião de Adolescentes; - 19h30min – Reunião de Jovens Rua Farroupilha, nº 303 - Pousada da Neve

Igreja Universal do Reino de Deus Segunda-feira – 15h e 19h30min: Reunião empresarial; Terça-feira – 15h e 19h30min: Sessão de descarrego; Quarta-feira – 15h e 19h30min: Reunião do Espírito Santo Quinta-feira – 15h e 19h30min: Corrente da família; Sexta-feira – 15h e 19h30min: Corrente de libertação; Domingo – 8h30min e 18h: Reunião dos Filhos de Deus.

Igreja Assembleia de Deus de Nova Petrópolis Sábado – 19h30 Vila Germânia; 20h Centro (SEDE) Culto dos Jovens; 20h Pinhal Alto; 20h Vale Verde. Domingo – 9h Centro (SEDE) Estudo Bíblico, 19h Culto da Família; 19h Vila Germânia; 19h Bairro Piá Endereço: Rua Dona Elza, nº 60

Igreja Mundial do Poder de Deus Terça-feira (Milagre Urgente) com a distribuição gratuitamente da toalhinha “Sê tu uma Benção” – Horários: 09h, 15h e 19h30min Quita-feira “Clamor pela Família” – Horários: 09h, 15h e 19h30min Domingo (Da presença de Deus) – Horários: 09h e 18h Endereço: Rua 7 de Setembro. Contatos: (51) 99837 3946 (Vivo), (54) 98107 0671 (Tim), (54) 98445 8409 (Oi), (54) 99161 3231 (Claro) com Pastor Wander Marques e Missioneira Valdete Marques

Igreja do Evangelho Quadrangular Nossa Terra e editora jornalística ltda CNPJ 06004282/0001-81 Av. 15 de Novembro - 1540 - sala 405 Centro Comercial Boulevard Saint Germain Centro - Nova Petrópolis

Terça-feira – 16h: Tarde da busca Sexta-feira – 16h: Tarde da Fé Sábado – 19h: Conexão Domingo – 19h30min: Reunião da família Programa na Rádio – Quinta-feira: 8h; Domingo: 12h30min Sóstenes da Silva Diretor Geral

Everton Luiz Popioleki Auxiliar de Reportagem

Lucilene Baumgarten Aux. Administrativo

Lauren Krause Repórter

Assembleia de Deus em RS

Fone/Fax: (54) 3281-3344 Redação: jornalnossaterra@terra.com.br Comercial: sostenesnossaterra@terra.com.br

Terça-feira – 19h30min – Culto de Oração de Ensino Rua Quinta-feira – 19h30min – Culto Quinta da Vitória Regensburg, Sábado – 19h30min – Culto 150, Bairro Domingo – 19h – Culto da Família Pousada da Congregação Vila Germânia – Culto toda sexta às 19h30min Neve. Congregação Picada Café – Culto quartas e sábados 19h30min Pr. Alessandro Congregação Linha São Jacó – Culto todo domingo às 15h

periodicidade: semanal Circulação: quintas-feiras ABRANGÊNCIA: Nova Petró­po­lis e Picada Café IMPRESSÃO: Grupo Integração Jornalista responsável - Sóstenes da Silva - MTB 15.862 *Os textos e matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Rua Emílio Raimann, 501, Bairro Piá, próximo a Usina da Piá Pastor Lucas. Fone (54) 98411.1985 – WhatsApp

Fabiane Jahnel Diretora Administrativa

Vanderlei da Chaga Diagramação

Renato Wendling Depto Comercial

Jacimir Alves Alonço Depto Comercial

Igreja Assembleia de Deus Atalaia do Arrebatamento Cultos: Quartas e sábados - 20h; Domingo - 19h


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

05

GERAL

Escolas municipais passam por reformas e ampliações para receber 2,3 mil alunos Mudanças nas estruturas escolares

Lauren Krause

A

s aulas na rede pública municipal começam em 23 de janeiro (Educação Infantil) e 20 de fevereiro (Ensino Fundamental). São cerca de 2.300 alunos, sendo que o número da Educação Infantil pode chegar, no início deste ano letivo, a 1.200. Somente em um ano, durante 2016, o número de crianças na rede infantil saltou de 700 para 1.100. Para 2017, o acréscimo estimado pelo secretário de Educação Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz, é de 100, inicialmente. Para receber essa demanda, o Executivo está providenciando a abertura de mais salas de aula em algumas escolas e projeta ampliação do Ensino Fundamental.

“Não tem dia que não tenha gente aqui no balcão, pedindo vaga, se informando das possibilidades”, afirma o secretário. Ainda há dificuldades no atendimento de 0 a 3 anos, mas a expectativa da secretaria é que com as vagas que estão sobrando na rede e remanejamento é possível atender a todos, neste início de ano letivo. "No Pré A e Pré B, o número de crianças tem aumentado e estamos conseguindo atender a todos, por enquanto. A Construindo o Saber [que foi a última escola destinada à educação infantil], vai começar com lotação máxima. No Vale Verde, até o ano passado, tivemos lá o Pré A e Pré B numa turma, até meio-dia, juntos, com uma professora. Neste ano, vamos abrir duas turmas, do Pré A e Pré B separados e atender todas as crianças. Com isso, não teremos mais Pré A e Pré B na escola Pirulito, uma pelo problema de espaço e outra porque a lotação acontece com crianças de 0 a 3 anos. Na escola Luiz Loeser, o ano letivo vai

ESPORTE

Informações do Desporto O Departamento de Desporto de Nova Petrópolis informa os prazos para participantes da Copa Nova Petrópolis de Futsal 1ª Divisão. As inscrições das equipes iniciam na próxima segunda-feira, 16 de janeiro. Os times que não irão participar da competição devem assinar o termo de extinção até sexta-feira, 13. Segundo o decreto nº 004/2017, a 9ª Copa Nova Petrópolis de Futsal 1ª Divisão 2017 será realizada de 4 de março a 27 de maio, sempre aos sábados, a partir das 17h, no ginásio de esportes do Colégio Frederico Michaelsen. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio do Departamento Municipal de Desporto. Mais informações pelo fone (54) 3281-8406. Neste ano, participarão da competição as seguintes equipes: Furacão Alpina, Pro Pé, Pouca Bola, Meia Bola, Falamansa, LDO, Pirados e Amigos da Boa. Também o Ita Futsal e Manchas, oriundos da Segundona do ano de 2016.

as aulas) e elaborar um projeto de ampliação na escola Luiz Loeser, na Vila Olinda; abrir e instalar uma porta nova e colocar parede de madeira em forma de L na Guilherme Gaedicke, no Vale Verde; revisar o telhado da Lydia Braun; reforçar o piso da Biblioteca Municipal; revisar e atualizar o projeto de ampliação da Lydia Braun; revisar e orçar o projeto de ampliação da Pinguinho de Gente. Uma das prioridades durante o ano é trabalhar na ampliação da escola Luiz Loeser, no Ensino Fundamental. A ideia é construir atrás da escola dois pavimentos de salas. “Pelo número de alunos, que são pouco mais de 200, se comprou a área de terra, construiu um ginásio. Existe área, falta apenas estrutura. De 200, pode chegar a 400. Ela é muito procurada e nós vamos partir para isso. A ideia é elaborar um projeto técnico e buscar verba em Brasília ou fazer por etapas, cada ano fazer uma parte”, comenta.

PPCI das escolas

Solução para as infiltrações Será feita em duas etapas a obra que deve solucionar o problema de infiltração da Escola de Educação Infantil Professora Ignez Cecchini Deppe. No primeiro momento, será colocada calha, com reboco e pintura, orçado em R$ 28.040,28, com licitação marcada para segunda-feira (16). Só que isso não resolve o problema das goteiras. “Descobrimos que tem problemas também no telhado. Pelo tipo de telha, o caimento do telhado é muito baixo. O que estamos pensando em fazer é tirar todas as telhas e colocar aluzinco”, informa. Para executar esta segunda parte, com troca de todo o telhado, o valor orçado é de R$ 83.188,24, que vai para licitação. Mas por que a obra não aconteceu antes? Ricardo explica que no ano passado não deu tempo para abrir o processo licitatório, porque já não havia orçamento para poder pagar. “Então, nós tivemos que esperar virar o ano para conseguir usar o orçamento deste ano”, ressalta.

começar com 20 vagas a mais no Pré A e Pré B, e no ano passado só tinha oito", aborda Lawrenz. Na Jacob Jaeger, no Pinhal Alto, será feito fechamento com vidro do espaço central para liberar mais uma sala. Com isso, a capacidade pode chegar a 80 crianças. Na Ursinho Carinhoso, na Fazenda Pirajá, será colocada uma parede para dividir um dos ambientes em duas salas. Será possível atender mais crianças. “Como meta do ano, nós temos que construir mais duas salas na Vila Germânia, o que seria a segunda ampliação da escola Ursinho Carinhoso. Aquele bairro está crescendo bastante e tem espaço para crescer mais. No futuro, como a Dakota também vai se mudar para lá, a tendência é ter que construir mais uma escola”, considera. Ainda está no planejamento da Secretaria de Educação arrumar o telhado na Pedro Beck Filho, pois afundou e chove para dentro; mudar uma parede, construir uma sala de Pré (ainda antes de iniciarem

Da escola Professora Ignez Cecchini Deppe, o Executivo conseguiu alvará definitivo do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) dos Bombeiros, na última semana de dezembro de 2016. O que faltava era luz de emergência, alarme de emergência e casa do gás. Agora, só falta a colocação de hidrantes, que o município tem dois anos para fazer, contando o prazo a partir do início de 2017. Nas demais escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município, faltam alguns itens para concluir o PPCI. Ricardo conta que a Prefeitura comprou luz de emergência

para todas as instituições de ensino, falta ligar na rede de energia elétrica. Em quase todas as escolas, também faltam as instalações das casas de gás, que está em processo licitatório, no valor de R$ 50.337,25. O alarme de emergência está em fase de projeto para ir à licitação, com previsão de investir R$ 100 mil. O prazo para que todas as escolas estejam com o PPCI adequado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros terminou no final de 2016. Conforme Ricardo, o Executivo vai solicitar ao órgão de segurança mais um ano para deixar rede de ensino em dia com a questão.

Baú do Esporte NP Fundado em 1977, o time de futsal Rebeldes foi uma das pioneiras e grandes equipes do futsal de Nova Petrópolis e Picada Café. A história da equipe começou com um grupo de cinco amigos: Mário Haas, Flávio Stoffel, Sérgio Hansen, Airton Lüdke e João Drechsler. Durante quase 30 anos a equipe conquistou muitos títulos, exemplo de 1999, quando venceu o Campeonato da 2ª Divisão com uma equipe formada praticamente só por atletas com mais de 35 anos. Se contra a gurizada, eles já voavam, dentro da categoria Veterano e Másters, os títulos vieram aos montes. Ainda hoje, alguns desses atletas batem uma bolinha no Centro Evangélico.

Em pé: Rubem, Ardi, Airton, Tio Riga, Scubi, Alemão e João. Agachados: Ivan, Edmar, Henrique, Celso e Claudio.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

06

GERAL

Parque Aldeia do Imigrante completa 32 anos na expectativa da concessão à iniciativa privada

P

Fotos: Alessandro Wedig

ara quem é de origem alemã e cresceu cultivando as tradições de seus antepassados talvez não seja novidade entrar no Parque Aldeia do Imigrante. Mas para quem conhece a trajetória da imigração alemã apenas superficialmente, visitar o atrativo, em Nova Petrópolis, é uma aula de história. Já são 32 anos, desde que o espaço foi inaugurado, em 12 de janeiro de 1985. São 10 hectares, sendo a maior parte de mata nativa. A Aldeia Bávara dá as boas-vindas aos visitantes, com lojas de malhas, artesanato, produtos coloniais e artesanais, sempre valorizando a produção local. É na Aldeia Histórica que o turista observará a representação de como era a vida dos primeiros imigrantes, em forma de museu vivo. Mas são 32 anos mostrando cenários e atrativos que se repetem. O próprio Executivo admite que as pessoas não querem ver sempre a mesma coisa. Talvez por isso há baixa visitação dos moradores locais. Na tentativa de desenvolver o Parque e torná-lo cada vez mais interessante, do ponto de vista turístico e estrutural, será aberto um processo de licitação, que definirá uma empresa para investir no espaço.

Aldeia Bávara

Ao entrar no Parque Aldeia do Imigrante, o visitante logo encontra opções em comércio. A maioria procura uma lembrança simbólica de Nova Petrópolis para levar até a cidade onde mora. Por isso, os lojistas investem na personalização dos produtos, que marcam o nome do município.

Neumann Estamparia – Rosani Ângela Neumann há 13 anos está no parque, com fabricação própria e familiar. É possível encontrar camisetas, moletons, aventais, bonés, toalhas, lixeiras de carro, canecas. A maioria dos produtos é personalizada com o nome da cidade. Rosani comenta que os produtos mais procurados são os mais baratos, como a lixeira de carro. “Querem levar uma lembrancinha, mas querem levar o mais barato”, afirma. Lembrança da Oma – Produtos Coloniais - Michele Schell é a proprietária. Os produtos são todos coloniais, de cidades vizinhas, como Ivoti, Caxias do Sul e Gramado. De Nova Petrópolis, a casa tem as chimias. A atração é a loja inteira, porque, segundo Michele, a maioria dos produtos os clientes só vão encontrar ali. A loja é a pioneira em casa de produtos coloniais, em Nova Petrópolis, constituída há dois anos. No parque, a loja existe desde setembro de 2015. Os licores e vinhos do selo Berwian são conhecidos no Buraco do Diabo, em Ivoti. Em Nova Petrópolis, só quem vende é a Lembrança da Oma. A Casa Bucco, que é uma das cachaçarias mais antigas do Sul, também está presente. As pimentas são de um sítio de Gramado. Os biscoitos é uma senhora que faz exclusivamente. Uma novidade é o pinhão em conserva, que é de Santa Maria do Herval. Loja 14 – Rosemeri Vargas de Andrade está há cinco anos no Parque Aldeia do Imigrante, comercializando

bazar, artesanato e confecção. Lurdes Rambo vende lembranças personalizadas, como toalhas, bonés, chaveiros, blusinhas, aventais. Fotografia à moda antiga – Há 20 anos o Photoarte Studium está no parque transformando o presente em passado. As roupas, acessórios e cenários remontam fotos antigas. Outra opção para os visitantes viverem por alguns instantes o passado de um imigrante alemão é tirar uma foto no Germano Schüür, na Aldeia Histórica. TrinkiBier – Cervejas Artesanais - Na loja de cervejas artesanais, é possível encontrar todas as variedades da bebida, além de itens para presente. A loja está no parque desde junho de 2015. Todas as cervejas são de origem gaúcha. De Nova Petrópolis, os rótulos são da Traum e da Edelbrau. O proprietário Rodrigo dos Santos, presidente do Legislativo, diz que a preferida dos visitantes é a Pilsen, a mais tradicional. Amoaras Malhas Artesanais – São malhas artesanais, produzidas em Nova Petrópolis, com bordados. Todas são peças exclusivas. A funcionária da loja Nelza Fenner considera que o movimento não está muito bom para as vendas. “As pessoas continuam viajando, só não estão comprando. Até acho que o movimento está maior do que o do ano passado, mas é outro público. Eles vêm com aquele dinheiro para comer, para fazer alguma coisa diferente, mas comprar não é a prioridade deles”, analisa.

Biergarten Para degustar uma boa comida, o visitante tem como opção dois espaços culinários. Biergarten reúne pratos de origem alemã, com o quiosque, que tem o Jardim da Cerveja, e também um vasto cardápio de comida alemã. É possível encontrar crepes suíços, linguiça calabresa, massa folhada, além de uma das especialidades, o bolinho de batata. Para acompanhar, não pode faltar um chopp artesanal, bebida oficial da cultura germânica.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

07 Alessandro Wedig

Aldeia Histórica Caminhando pelo parque, entre o ar fresco das árvores e das águas, o visitante percorre um cenário tipicamente germânico, passando pelo cemitério, ferraria, casa do professor, escola, cantina, capela, museu, cooperativa de crédito, casa paroquial e salão de baile. A Capela do Imigrante é originária da Linha Araripe, construída em 1875, em estilo enxaimel, e funcionou até 1970. É a única no Brasil com torre e nave equipada com sino de bronze. Como é ecumênica, a capela ainda é utilizada para realização de cultos e casamentos de qualquer religião. O casarão que abriga hoje o Museu Histórico Municipal servia como casa do médico e hospital. O prédio conta com peças doadas pela comunidade, que retratam a história política da cidade, dos grupos folclóricos e trajetória da imigração alemã, através de

objetos antigos. A Casa do Professor preserva mobiliários antigos e é proveniente de Pinhal Alto. Em muitos casos, o professor só tinha estudo até o 4º ou 5º ano e nem sempre dominava a língua portuguesa. O modelo de escola que está à disposição dos curiosos é original da Linha Temerária. Ela é a escola mais antiga do município e foi construída por imigrantes. Com característica comunitária, este tipo de escola supria a demanda não atendida pelo Estado, no início da colonização. O prédio foi fundado em 1875, funcionou até 1910 e foi reconstruída em 1985. Na Aldeia, também tem delícias da parte doce da culinária alemã. As cucas, de variados sabores, atraem olhares e o gosto de muitos visitantes. É uma boa opção para levar para casa, para seguir degustando.

Lojistas acreditam que concessão vai ajudar a desenvolver o parque A maioria dos comerciantes que trabalham dentro do Parque Aldeia do Imigrante é favorável à concessão. Eles depositam neste formato de parceria toda a expectativa positiva. “Já teve épocas que estava bem melhor o movimento. No começo, quando a gente entrou, era bem diferente. Em épocas de alta temporada, como no inverno e no Natal, o movimento triplica. Quando tem festa aqui dentro, como a Festa da Colônia, o movimento fica bem bom. Essa época de verão é muito ruim, porque a gente sabe que é praia, mas isso é totalmente compreensível. Vai ter agora o Jardim na Serra Gaúcha, mas a maioria fica lá na Praça. Com

a concessão do parque, as coisas vão mudar, creio que vai ser uma coisa boa”, afirma Rosani, da Neumann Estamparia. “O parque tem movimento, tem circulação, tem ônibus, mas venda muito pouco. Posso dizer que eu vendo pelo fato de ser comida e bebida. Isso todo mundo compra”, comenta Michele, da Lembrança da Oma. Ela sente falta de mais eventos dentro do parque. “Isso é uma coisa que a gente espera da concessão. A Festa da Colônia é o evento que a gente consegue ter o lucro do ano todo”, comenta. Michele acredita que a concessão será algo positivo. Rosemeri, da Loja 14, concorda que o movimento, de dois anos para cá, diminuiu, e acredita que vai ser positiva

a concessão do parque. Ela sugere que o local deveria ter mais atrativos para chamar o público, como colocar brinquedos infláveis para crianças ou deixar a entrada livre em algumas situações. Rodrigo dos Santos, da TrinkiBier, avalia que a concessão do parque só irá agregar. Ele opina que com a inciativa privada, as coisas são mais ágeis. Ele acredita que a empresa que vencer irá organizar o atrativo turístico. Lurdes Rambo considera que o movimento de pessoas tem sido muito fraco e não acredita que o processo de licitação para concessão do parque terá interessados. “Aumentar a entrada e dar comissão para os guias. Aí tudo vai funcionar”, sugere.

Processo licitatório acontece em fevereiro Em breve, uma nova página será vivida por toda a comunidade “Parque Aldeia do Imigrante”. Com aprovação do Legislativo, no ano passado ficou definido por lei que o espaço será concedido a uma empresa privada, que deverá investir e buscar formas de desenvolver o atrativo. A licitação, em concorrência pública, vai ocorrer no dia 1º de fevereiro, com entrega dos documentos de habilitação, propostas técnica e financeira. O prazo de concessão será de 12 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A empresa que vencer a licitação fará a exploração, revitalização, modernização e manutenção do Parque Aldeia do Imigrante, por meio da celebração

de contrato de concessão de área pública, incluindo a construção, implantação, conservação, melhoria, gestão e operação, por meio de profissionais especializados nas áreas da cultura, lazer, entretenimento, turismo e empresarial. A concessão será remunerada por meio da exploração do Parque, através da cobrança de ingresso e operação das áreas de comércio, lazer, entretenimento, cultura e de caráter empresarial. Conforme a lei aprovada pelo Legislativo, em junho deste ano, o contrato de concessão deverá prever investimento mínimo de R$ 3 milhões em obras e instalações necessárias à implantação e operação do espaço turístico.

Executivo demonstra que número de visitantes aumentou

Conforme a diretora do Departamento de Eventos, Deise Ozekoski, o número de visitantes no parque aumentou no ano passado. Em 2015, entraram no local 130 mil visitantes. Em 2016, o número aumentou para 150 mil. “O que está ao nosso alcance para trazer pessoas para dentro do parque a gente faz e os números demonstram isso”, afirma. Deise comenta que tudo “funciona realmente na parceria”, nem os guias das agências de turismo não ganham comissão do parque, desde 2013. A diretora e toda a Administração Municipal aguardam o desfecho da concessão do parque. “Que com essa concessão o parque volte a atender a todas as expectativas, tanto dos visitantes como das pessoas que estão aqui dentro”, espera. Ela admite que a maioria dos moradores de Nova Petrópolis não vai ao parque porque em apenas uma visita é possível conhecer tudo.

EDITAL DE CITAÇÃO – CÍVEL Vara Judicial – Comarca de Nova Petrópolis Prazo de: 30 dias. Natureza: Execução de Título Extrajudicial. Processo: 114/1.14.0000751-8 (CNJ:.000160495.2014.8.21.0114). Exequente: Afonso Roque Morschel. Executado: Cooperativa de Trabalhadores Autônomos na Construção Civil – Construcia e outros. Objeto: CITAÇÃO de Cooperativa de Trabalhadores Autônomos na Construção Civil – Construcia, atualmente em lugar incerto e não sabido, para, no PRAZO de QUINZE (15) dias, a contar do término do presente edital (art. 232, IV, CPC), contestar, querendo, e, não o fazendo, serão tidos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial. Nova Petrópolis, 22 de setembro de 2016. SERVIDOR: Elisabete Malacarne Lisot. JUIZ: Franklin de Oliveira Neto

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Assembleia Geral Ordinária O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os associados para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 31 de janeiro de 2017, terça-feira, em primeira convocação, pontualmente às 19h30min e em segunda convocação às 20h, tendo como local o Plenarinho da ACINP – Av. Padre Theobald, 1.700 – Bairro Juriti, Nova Petrópolis. A Assembleia Geral ocorrerá com a presença do quorum mínimo exigido nos estatutos e com a seguinte ordem do dia: • Prestação de Contas • Parecer do Conselho Fiscal e Votação das Contas; • Relatório de Atividades • Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal • Assuntos Gerais: - Entrega dos Certificados do Programa "Serviço Qualificado" e do "Programa Tecendo Inovações"; - Lançamento do novo site; - Apresentação de novos sócios; - Novas adesões à rede de convênios; - Reconhecimento aos voluntários da ACINP; - Encerramentos dos festejos do Jubileu de Pérola e último sorteio da Campanha Aniversário Premiado. Logo depois da Assembleia Geral acontecerá a posse da nova Diretoria Jantar na Praça de Alimentação do Centro de Eventos Confirmações até 27 de janeiro na ACINP E-mail contato@acinp.com.br - Fones: (54) 3281.1755 ou (54) 3281.3750 Nova Petrópolis, 10 de janeiro de 2017. CLÁUDIO RICARDO MICHAELSEN Presidente da ACINP


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

08

POESIA & CIA

Po&sia

Poesia & Cia

Cia

Joana Ester Bonorino e-mail: apoetaester@gmail.com Olá, pessoal! Às vezes, a gente tem um plano e o Papai do Céu tem dois! Então, é com grande alegria que informo a vocês que POESIA & CIA também chega ao rádio! A partir de sábado, dia 14 de janeiro, no horário das 12h às 13h, o meu programa estará no ar na Rádio Inova FM 87.5! Segue o mesmo perfil de Poesia & Cia, do Jornal Nossa Terra, promovendo a divulgação de artistas e das artes em geral, educação, cultura, turismo, gastronomia, sempre visando o aquecimento da economia. Tudo com formato inovador e voltado para a valorização do que é daqui, de Nova Petrópolis. COMO SERÁ? Em Poesia & Cia. o ouvinte terá a oportunidade de desfrutar de um bate-papo bem legal entre os meus convidados e/ou parceiros, intercalado por música e poesia. E assim como os meus leitores enviam poemas e textos para publicação nesta coluna, também poderão enviá-los para serem declamados em Poesia & Cia. aos sábados. (E-mail: apoetaester@gmail.com). E COMO NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO, EU CONTINUO CONTANDO COM O ESSENCIAL APOIO DE EMPRESAS E PROFISSIONAIS LIBERAIS. APAREÇA & CRESÇA com esta vitrine cultural e econômica! Deus os abençoe!

Um toque sobre a Loja Quero-Quero A LOJA QUERO-QUERO CASA E CONSTRUÇÃO tem tudo para a sua construção e reforma! Lá você também encontra eletrodomésticos e móveis. A Quero-Quero facilita as suas compras pelo crediário ou à vista. Mas se você precisar de um DINHEIRO RÁPIDO e sem burocracia, passe na Quero-Quero! A Quero-Quero resolve o seu problema, na hora! Empréstimo fácil, rápido e com parcelas que cabem em seu bolso. Parcele o dinheiro que você está precisando agora, em até 18 vezes e pague a primeira parcela somente em março! Na Quero-Quero você sai com seu dinheiro na mão. SAIA DO SUFOCO! Vá agora mesmo à Loja QUERO-QUERO! Rua 15 de Novembro, 287, na rótula da rodoviária de Nova Petrópolis, bem no Centro.

Eis que nasceu Poesia & Cia.! Com toda a ternura que podia. Versos dourados de amor Dança, teatro, cinema, ator ... Artistas, poetas, músicos, alegria. Que bela companhia, poesia! Teus livros livram o mundo! Espelhos de azul profundo Encantado recanto de magia! Ninguém previa poesia! Que continuarias rimando com economia. Então siga educando, vendendo, comprando... E o progresso alastrando dia e noite, noite e dia.

Um convite Cultura, turismo, mercado imobiliário, gastronomia, música ao vivo e muita poesia farão parte do programa Poesia & Cia deste sábado. Um programa bem diversificado. Sintonize seu rádio na Inova FM 87,5, do meio-dia a uma da tarde, e fique com o Poesia & Cia. Bem, pessoal, está combinado. Grande abraço a todos. Até lá então!

Um toque da Cantina Casa Nostra

Joana Ester Bonorino

Um toque da Worktec Preparação Profissional

WORKTEC PREPARAÇÃO PROFISSIONAL APRENDA UMA PROFISSÃO! A WORKTEC é uma empresa que trabalha com cursos profissionalizantes! Abrange desde a área industrial até os cursos de informática, design, administração, beleza, saúde animal, NRs, idiomas, eletrônica, elétrica, mecânica e gestão. Seus cursos são ministrados por profissionais formados em cada área, buscando o melhor em tecnologia para oferecer aos seus alunos. DECIDA-SE PELO MELHOR CURSO DA CIDADE! O tempo está correndo, não fique para trás! É pra frente que se anda! Mexa-se! Valorize-se e aumente a sua renda! Procure a Worktec! Rua Rio Branco, 375, sala 02, no centro de Nova Petrópolis. Contato: (54) 3281-1537.

Para refletir Quando a mente não acredita, ou duvida, atrai razões para apoiar a descrença. Duvide e você falhará. Pense em vitórias, e você alcançará o sucesso! (David. J. Schwartz)

Se você deseja saborear um cardápio tipicamente italiano, ou lanchar, dê uma chegadinha na CANTINA CASA NOSTRA! Produtos de qualidade! Excelente atendimento! A CANTINA CASA NOSTRA oferece ALMOÇO na sexta-feira, sábado e domingo e JANTAR na quinta, sexta-feira, sábado e domingo. Na CANTINA CASA NOSTRA você encontra um ambiente amplo e acolhedor para fazer as suas refeições, mas, também, pode levar salames, sucos, queijos, vinhos e cervejas artesanais para saborear em casa. A Cantina Casa Nostra disponibiliza o seu espaço e estrutura funcional para festas de casamento, formaturas e outros eventos. A CANTINA CASA NOSTRA fica à Rua 3 de Maio, 51, pertinho da rótula da Galeria Imigrante, centro de Nova Petrópolis. APROVEITE! Contato: reserva e locação de espaço: (54) 3281-4702 e 9.9684-5959.


social

Lauren Krause

9

NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

laurenkrause.jornalismo@gmail.com

Aprenda a fazer uma maquiagem que dure o dia todo em 20 minutos Fotos: Lauren Krause

Kit de maquiagem Para ter um kit básico de maquiagem, vai variar muito a necessidade de cada mulher e do orçamento disponível que ela vai ter para investir. Mas Josi calcula que o básico, com base, pó, uma paleta pequena de sombras, rímel, batom, pincéis e blush, pode variar de R$ 150 a R$ 300.

Josi dá cursos de automaquiagem, make profissional para iniciantes e designer de sobrancelha. Neste sábado (14), no Salão da Isaura, a partir das 8h30, ha-

V

ocê sabe se automaquiar e fazer as escolhas certas para o seu tipo de pele? Sair de casa pela manhã e retornar somente à noite exige uma make duradoura e versátil, para encarar os diversos momentos do dia. Hoje, quem dá as dicas é a maquiadora Josi Pott Konflanz, do Salão da Isaura. Ela dá o passo a passo para deixar o rosto maquiado, pronto para as tarefas do dia, em, no máximo, 20 minutos. O primeiro passo é limpar a pele e deixá-la livre de resíduos. Em seguida, hidrate-a. É importante observar o seu tipo de pele e usar todos os produtos indicados. Depois, é a vez da base, que deve ser do mesmo tom da pele e aplicada de dentro para fora. Se for necessário corrigir alguma olheira muito funda, é importante utilizar um corretivo amarelo, sempre depositando-o, nunca esfregando. Para tapar espinhas, intensificar a base nos pontos afetados já ajuda. Para

selar o corretivo e a base, Josi utiliza na modelo, Jéssica Bassolli, um pó translúcido, que não tem cor e ajuda a não deixar a pele com aspecto craquelado. O ideal é utilizar tons marrons e terra para aplicar a sombra e iluminá-la com um branco nos cantos e abaixo da sobrancelha. O lápis é opcional, mas o ideal é aplicá-lo mais próximo dos cílios inferiores e esfumaçá-lo. Depois, passe o rímel. Para aplicar o blush, calcule um dedo da orelha, três dedos da boca e comece a depositar de fora para dentro. Para não errar, Josi indica utilizar tons de bronze. Na hora do batom, uma cor nude e do tipo mate, que tem mais durabilidade, vai superbem. Josi chama a atenção para estar sempre com a sobrancelha em dia, pois é ela que vai dar a moldura para a make. Para corrigir qualquer borrado, utilize a base.

Dica para o final de semana A programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha começa neste sábado (14). A abertura oficial será às 15h. O local será o Parque Aldeia do Imigrante, que será homenageado simultaneamente durante o evento, pelo aniversário de 32 anos. Haverá apresentações culturais e distribuição de torta. A entrada será gratuita.

verá consultoria de maquiagem, venda de make a todos os tipos de preço e inscrição para cursos. O contato da make-up artist é 9.9629-9123.

44ª Festa do Figo

A corte da 44ª Festa do Figo, rainha Kátia Arend e as princesas Bruna Scherer e Catia Gotz, entregou convites para autoridades estaduais, em Porto Alegre, no dia 4 de janeiro. A abertura oficial do evento ocorre dia 4 de fevereiro, às 10h, na Linha Araripe.


10

NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

GERAL

Rota de 4 km por bairros seria alternativa à Av. 15 de Novembro

A

construção de uma perimetral foi descartada pela administração municipal, pelo menos por enquanto, já que o estudo de viabilidade concluiu que o custo de uma obra deste porte seria na ordem de R$ 20 a 40 milhões. Além disso, uma perimetral poderia causar outro impacto, identificado pelo governo, prejudicar o comércio da avenida 15 de Novembro. Mas como uma ambulância vai ‘fugir’ de um congestionamento na via principal da cidade, por causa de obras na pista ou trânsito lento em final de semana? Não há uma rota de fuga para casos urgentes, ou mesmo para que os moradores tenham uma segunda opção de fluxo em dias de muito movimento, como feriados, sábados e domingos, quando o número de turistas aumenta. Mas há como traçar uma rota alternativa, somente por bairros, desde a BR-116, em direção à Caxias do Sul, até o Loteamento Böhmen, no bairro Pousada da Neve. Um percurso de 4,15 km. No final do ano passado, a Prefeitura já realizava um estudo para executar desvio da BR-116, a partir do km 183, até a avenida 3 de Maio, em fase de levantamento topográfico. A obra precisa de autorização do Departamento Nacional de Transportes e Infraestrutura (Dnit). Conforme o secretário de Planejamento, Coordenação de Trânsito e Habitação, Hermann Deppe, o trabalho pode ser feito pela Secretaria de Obras, com utilização de maquinário e material próprios. “Se fosse colocar no papel, sairia, no máximo, R$ 150 mil”, supõe. Referente a este trecho, Hermann informa que o Executivo já conversou com os três proprietários que teriam desapropriação e eles não exigiram indenização. “O cronograma de obras foi prejudicado pelas barreiras e danos a redes pluviais ocasionadas pelas chuvas intensas de outubro passado. Revogado o decreto de emergência, a prioridade, agora, é concluir as obras já iniciadas, que é a Rua dos Ackermann e rua Recife. Após a entrega destas será iniciada a obra de interligação, com uso de maquinário e mão de obra da Secretaria de Obras”, informa a Prefeitura. Inicialmente, Hermann considerou que o trajeto da BR-116 até o Loteamento Böhmen seria de difícil execução, em função dos desníveis. Agora, o Executivo já estuda, também, o trajeto de desvio mais longo, interligando a rodovia à Avenida Böhmen, no bairro Pousada da Neve. “É uma obra economicamente viável e pode ser executada com recursos próprios”, afirma a Secretaria de Planejamento.

Avaliação de engenheiros

Conforme o chefe do Posto da Polícia Rodoviária Federal, Eduardo Fornari, que é engenheiro, o trajeto é viável. “Eu acho que se for fazer uma rota para os próximos anos, não foge a isso. Na verdade, em caso de desapropriação, é dar um canetaço e depois vai brigar na Justiça”, aponta. Fornari lembra que quando os loteamentos são criados, é necessário um planejamento aprofundado sobre as ruas que vão integrar o novo espaço.“Qual é o problema de uma cidade que não é planejada? É o crescimento desordenado”, questiona. Na opinião do engenheiro Luiz Cândido Kehl, o maior problema deste percurso é a diferença, em vários pontos, da elevação. “Vejo com bons olhos, mas é um sobe e desce”, avalia. O ponto mais baixo do trecho é de 541 metros, em relação ao solo; o mais alto tem 594 metros. A diferença dá 53 metros. Para nivelar os terrenos, seria necessário aterrar alguns pontos. Para Lula, se a rota fosse liberada para trânsito de caminhão, teria que acertar a declividade. Para automóveis, não haveria problemas.

Lauren Krause

Duas propriedades particulares como obstáculos no caminho Para dar trânsito a esta rota alternativa, apenas dois acessos precisariam ser abertos, ambos no bairro Pousada da Neve. Até a Rua da Lagoa, o motorista consegue chegar. A partir deste ponto, há um terreno particular, que chega até a rua Otto Hoffmann. Um pouco mais à frente, pela mesma rua, outro terreno particular interrompe o acesso até a rua Freiburg, a partir de onde é possível chegar até a Avenida Böhmen e acessar a avenida 15 de Novembro (RS-235). O engenheiro Lula Kehl estima que para abrir os dois acessos e deixar em condições de trânsito o custo seria de aproximadamente R$ 200 mil, utilizando maquinário e recurso do município, conforme a própria Prefeitura já afirmou que é viável. Fácil não será a liberação deste trecho de cerca de 600 metros de comprimento para abertura da rua que ligaria o Centro com o bairro Pousada da Neve. Conforme a proprietária de um dos terrenos, não há interesse em uma possível negociação com a Prefeitura e alega que a zona é residencial. O proprietário do outro terreno não vê como necessária, no momento, uma rota alternativa. O caminho é a desapropriação, o canetaço.

Corretor calcula em R$ 2,7 milhões o custo das desapropriações Com o auxílio de um corretor de imóveis, o cálculo aproximado, dentro de uma média de valores praticados no cenário atual, cobrados por lote, dos dois terrenos soma R$ 2 milhões e 700 mil. O corretor considerou a largura de uma rua pública, que tem 15 metros, para fazer os cálculos. O espaço de um dos terrenos tem, aproximadamente, 200 metros de comprimento, entre a rua Otto Hoffmann e a rua Freiburg. Multiplicando 200 por 15, a soma dá 3 mil. Cada lote tem 450 metros e o corretor avaliou em R$ 180 mil, considerando a boa infraestrutura do local e por estar próximo a um bairro já desenvolvido e de fluxo. Então, seriam quase sete lotes ocupados. Isso daria R$ 1 milhão e 200 mil. O segundo terreno ocupa uma área, que, na opinião do corretor, é um pouco mais desvalorizada, considerando as características de um banhado e por ter pouca infraestrutura. Por isso, ele considerou que cada lote custaria cerca de R$ 120 mil. Ele avaliou que são aproximadamente 400 metros de comprimento e multiplicou por 15 de largura. Isso dá 6 mil metros, dividido por 450 metros, que é o tamanho de cada lote, dá 13 lotes. Se são 13 lotes a R$ 120 mil, o cálculo fica em R$ 1 milhão e 500 mil.

Alguma alternativa tem que ter Apenas uma via de fluxo intenso, que liga de ponta a ponta toda a cidade, já não suporta a quantidade de carros e a necessidade de escapar das filas de veículos e trânsito lento, em casos de urgência e emergência. O número de automóveis nas ruas é quase de um a cada duas pessoas no município. Conforme o Detran, em setembro de 2016, a frota em circulação de veículos era de 14.657, sendo o número de automóveis de 9.542. Com esse volume de veículos em circulação em Nova Petrópolis, fica fácil imaginar como fica a cidade quando, além dos moradores locais, os turistas querem transitar. O pedido de uma rota alternativa não parte apenas de gente grande. Vereadores mirins de 2016 também solicitaram a criação de uma rota alternativa nos projetos entregues ao presidente da Casa, no ano passado, Charles Paetzinger. As alunas Letícia de Paoli Mallmann, da escola Augusto Guilerme Gaedicke, e Nathália Wolff e Silva, do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, identificaram como demanda de suas comunidades a criação de rotas alternativas para desafogar o trânsito central, nos seus discursos, na sessão mirim, que aconteceu em 1º de dezembro do ano passado, no Legislativo. Agora vice-prefeito, Charles afirma que, superficialmente, enxerga que daria, sim, um bom acesso e seria uma alternativa. “Contudo, precisamos ter um parecer de profissionais técnicos para ver se há condições de tráfego de caminhões nessa rota. Mas acho pertinente que se comece a trabalhar nesse sentido. Hoje, esta rota alternativa se faz necessária”, avalia. A avaliação positiva do Executivo e viabilidade de realizar a obra com recursos e maquinários próprios já são o primeiro passo. Mas as pessoas e o trânsito têm pressa, pois, em algumas situações, ter uma via de escape é questão de salvar uma vida. E, num momento em que Nova Petrópolis assiste a vidas sendo levadas no trânsito, é fundamental colocar em prática formas de melhorar a infraestrutura para a passagem de veículos. Somando os custos estimados de R$ 150 mil para abertura de desvio no km 183 da BR-116, R$ 2,7 milhões de avaliação dos imóveis que seriam desapropriados e R$ 200 mil para abertura dos acessos por dentro dos terrenos particulares, são R$ 3.050.000. Um valor extremamente menor do que os R$ 20 ou R$ 40 milhões de uma perimetral.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

GERAL

A interligação da BR-116 à Av. Böhmen O trecho tem 4,15 km e precisaria ser adequado em alguns pontos, mas o trajeto é viável, conforme avaliação de engenheiros. Existe um acesso na BR-116, no km 183. Saindo de Nova Petrópolis em direção a Caxias do Sul, a entrada é à direita da via; siga pela direita, por um trecho de chão; siga sempre reto, cruzando pela rua Bela Vista, ingressando na avenida Padre Affonso Theobald, onde haverá um trecho ainda sem acesso liberado, pois falta aterrar para alinhar o terreno. Seguindo pela avenida Padre Affonso Theobald, em direção ao Centro de Eventos, ingresse na rua São José do Caí, pela esquerda, até a rua das Camélias, à direita; entre na rua Recife; na rua Pernambuco, dobre à direita e ingresse na Rua da Lagoa. Neste ponto, será necessária a abertura de um pequeno trecho, que passa por uma propriedade particular, que vai sair na rua Otto Hoffmann, na frente da Hospedagem Dra. Norma. Seguindo pela Otto Hoffman, será necessário fazer um acesso, que passará por outra propriedade particular. Com a abertura deste trecho, o percurso passa por um pedaço da rua Freiburg, ingressando na Frankfurt; siga para a rua Regensburg, dobrando à esquerda, e dobre à direita, entrando na avenida Böhmen, no Loteamento Böhmen, e saia na RS-235.

11 Fotos: Lauren Krause | Reprodução

Legislação sobre desapropriação A legislação brasileira, no decreto-lei nº 3.365, diz que todos os bens poderão ser desapropriados pela União, estados, municípios, distrito federal e territórios, mediante declaração de utilidade pública. Entre os casos de utilidade pública, está a abertura, conservação e melhoramento de vias ou logradouros públicos; a execução de planos de urbanização; o parcelamento do solo, com ou sem edificação, para sua melhor utilização econômica, higiênica ou estética. Ao prefeito, no caso de municípios, cabe a declaração de utilidade pública, por meio de decreto. Com esse instrumento, é permitido colocar em prática a obra no local da desapropriação. A desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou recorrer-se judicialmente, dentro de cinco anos, contados da data da expedição do decreto. Após este prazo, caduca.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

12

GERAL

N

8º Encontro Internacional de Motos acontece neste final de semana

este final de semana acontece na Rua Coberta e Praça das Flores em Nova Petrópolis o 8º Encontro Internacional de Motos, organizado pelos Capetas da Serra de Nova Petrópolis nos dias 13, 14 e 15. A programação terá shows de rock com AC/DC Cover-Rs, Banda Depósito, Lenon Z and Sic Boys Trio e Old Stock Band. A programação que inicia amanhã, sexta-feira, irá ter, além de Lauren Krause

shows, muita atração para a família, com bares temáticos, cultura, exposição de peças de motocicleta e várias outras atividades na Rua Coberta. O evento também terá área de camping para acampamento na Rua das Chácaras, 308, na Pousada Recanto das Palmeiras, com banheiros e chuveiros, sendo cobrado um valor por dia por pessoa. O 8º Encontro Internacional de Motos deste ano não terá show pirotécnico com motocicletas. Segundo a organização, a segurança dos

visitantes é o mais importante de tudo e as normas de segurança têm se tornado mais rigorosas, o que irá inviabilizar esse tipo de show. “Esse é um evento para divulgar o nome de Nova Petrópolis, girar a gastronomia, hotelaria e comércio. Principalmente para encontrar os amigos e fazer com que eles se encontrem na nossa cidade e aproveitar um final de semana com shows de bandas boas”, relatou Fernando Neumann, presidente do clube Capetas da Serra.

Programação: Dia 13/01/2017 - Sexta-feira 19h Abertura na Praça das Flores (música mecânica e funcionamento dos bares temáticos) 22h Encontro no Bar Deck Dia 14/01/2017 - Sábado 09h Abertura Oficial na Praça das Flores (Rua Coberta) 14h Show com Banda Depósito 19h Show com Banda Lenon Z and Sic Boys Trio Dia 15/01/2017 - Domingo 10h Abertura Oficial na Praça das Flores (Rua Coberta) 14h Show com banda Old Stock Band 19h Show com Banda AC/DC Cover 21h Encerramento

6ª Kegelfest escolhe corte e promove Baile de Rei e Rainha do Bolão No domingo (8), a Associação de Bolão União promoveu, no Centro Social e Cultural do Pinhal Alto, a 6ª Kegelfest, com a disputa do rei e rainha do Bolão 2017. A competição começou por volta das 11h e foi até a noite. Neste sábado (14), acontece o Baile de Rei e Rainha do Bolão, no pavilhão de festas da comunidade, a partir das 22h. A nova corte, que venceu as disputas, é composta pelo rei Édio Jahn; primeiro cavaleiro Marino Birck, e segundo cavaleiro Marcos Schaefer. No lado feminino, Eliana Schaefer é a rainha; Andréia Morais é a primeira dama e Rosane Pereira é a segunda dama. Para participar do baile, neste sábado, os ingressos custam R$ 10 antecipadamente e R$ 15 na noite do evento. O público terá duas opções musicais. Na primeira pis-

Horóscopo Áries

joaobidu.com.br

Touro

20/03 - 20/04

gêmeos

21/04 - 20/05

Você vai querer passar mais tempo em casa e com a família. No trabalho, tente se isolar um pouco e dê preferência às tarefas que possa fazer a sós, sem depender da colaboração de ninguém.

21/05 - 20/06

Procure interagir mais com os colegas e valorize a troca de experiências. Faça cursos e estude o assunto antes de colocar em prática um projeto para o futuro.

Câncer

Virgem

Leão

23/08 - 22/09

22/07 - 22/08

21/06 - 21/07

Não perca uma boa oportunidade de iniciar um curso profissionalizante, de aprender um novo idioma ou melhorar o seu desempenho no trabalho com a supervisão e orientação de alguém mais experiente.

Libra

23/09 - 22/10

No trabalho, encare os desafios e imprevistos como oportunidades de transformar as coisas e até buscar algo melhor. Confie em seus instintos.

Una-se aos colegas por uma meta em comum e todos sairão ganhando. Os astros também dão sinal verde para investir numa sociedade com alguém do seu círculo de amigos: vá com tudo!

Escorpião

SAGITÁRIO 22/11 - 21/12

A Lua estimula seu signo a experimentar novas técnicas e buscar soluções diferentes para as tarefas de rotina. Você terá ótimas ideias e todo apoio do céu para se aventurar em projetos audaciosos.

Tenha jogo de cintura para contornar os obstáculos. Talvez precise levar tarefas para casa ou fazer um bico nas horas vagas para incrementar seus ganhos.

23/10 - 21/11

Emprego e carreira serão prioridades para você hoje. Vai se desdobrar para dar conta das suas responsabilidades e fará tudo para provar sua competência no trabalho.

Capricórnio

Aquário

22/12 - 20/01

Use e abuse do seu poder de comunicação. Você terá facilidade para se entender com os colegas, trabalhar em parceria e somar forças com pessoas de confiança em busca de objetivos em comum.

Podem surgir mudanças importantes no trabalho, com chance de promoção e aumento. Fique de olho nas oportunidades, mostre que quer crescer e encare a concorrência com determinação.

Peixes

21/01 - 18/02

19/02 - 19/03

Empenho, disciplina e organização no trabalho podem garantir ótimos resultados e uma boa grana para o seu bolso. Os astros estimulam as finanças, mas será preciso arregaçar as mangas e fazer a sua parte.

O céu traz boas vibrações e você terá bons resultados em tudo que fizer. No trabalho, simpatia e bom humor vão facilitar o entrosamento com colegas e clientes. Use a criatividade para resolver qualquer questão.

HUMOR Reações do álcool

Amigo bom da conta Um amigo me perguntou: - Você é bom em matemática?? E eu disse: - Sim!! E ele perguntou: - Quanto é 51 dividido por dois??? E eu respondi: - Meio litro pra cada... Caros leitores!

Na aula de química o professor pergunta: - Quais as principais reações do álcool? O aluno responde: - Chorar pela ex, achar que está rico, ficar valente e pegar mulher feia ... Professor: - Tirou 10!

Os conteúdos dos diversos temas abordados nas piadas são estritamente humorísticos.

ta, Orquestra La Montanara e, na segunda pista, Geração do Som. Durante o baile haverá sorteio de R$ 2.400 em prêmios. O primeiro prêmio será de R$ 1.200. Os demais são divididos em R$ 600, R$ 300, R$ 200 e R$ 100.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

13

OPORTUNIDADES/DIVERSOS DOA-SE

VENDE-SE

Gatinhos de 1 mês. Duas fêmeas e um macho. Tratar: 9.9696-8229. (3)

Barbada! Ótimo terreno com 404 m² de esquina, no Loteamento Alto dos Pinheiros, próximo a Usina da Piá. R$ 79 mil à vista ou R$ 50 mil de entrada e 37 X R$ 1.000,00 já financiados pela CEF. Tratar: 9.8400-4205.

4 filhotes de cachorro, porte pequeno, abandonados no Vale Verde. Fone: 9.99664896. (1)

ALUGA-SE Casa na praia de Arroio do Sal, bairro Figueirinha. Dias em aberto, do dia 23/12/16 até 01/01/17. Preço a combinar. Fone: 9.9905-0205 com Remi. (3) Aluguéis de Verão na praia de Arroio do Sal – Residencial SUMAR. Apartamentos 1, 2 e 3 dormitórios e Kitnet no centro de Arroio do Sal, direto com o proprietário. Tratar: 9.9936-6669 e (51) 9.8131-3716. (3) Casa na praia de Mariluz. Fone: 9.9696-1815.

SERVIÇOS Precisa-se de funcionário (a) para atendente de balcão de padaria. Interessados tratar diretamente na Fruteira Alpina. (4) Faço frete de caminhão baú. Tratar: 9.8437-8682. (4) Faço serviço de pinturas. Tratar: 9.8437-8682. (4) Procuro Kitinet, porão ou peça para alugar, para 1 pessoa. Fone: 9.8108-4791. (3) Seleciona-se cuidadora de pessoa com problemas de saúde e que auxilie nos afazeres domésticos. Fone: 9.9951-5772. (1)

Fusca Itamar, ano 95, em bom estado, na cor verde. Valor R$ 8500,00. Contatos: 3298-5338 e/ou 9.99716167, com Osmar. (2) Reboque, em ótimo estado, por R$ 2.500. Fone (51) 9.9962-5696. (2) Terneiros para engorda, preço a combinar. Tratar pelo fone 9.9999-0054. (2) Som automotivo, 18 polegadas, 600 watts Rms, Selenium, mais uma corneta. Fone: 98443-5172. (2) Conjunto de sofá 2 e 3 lugares, um ventilador de coluna, um conjunto com 2 cadeiras, um tanque/ reservatório d’água de 500 litros, uma mesa redonda marca Tramontina. Tudo novo e seminovo. Tratar: 9.99391348. (4) Casa na Linha Olinda Fundos, no valor de R$ 90.000,00. Aceita-se carro entre R$ 25.000,00 à R$ 30.000,00 no negócio. Tratar: 9.9144-7182 com Pedro. (3) Celular Samsung S2. Tratar: 9.9603-4332 com Josiel. (3) Motobomba Stihl a gasolina. Valor R$ 500,00. Pouco uso. Fone: 9.9905-0205 com Remi. (3) Carreta agrícola, marca Agrale. Motor 2 pistões, tacão 4X4, pneus tratorados,

BALCÃO DE EMPREGOS ACINP – VAGAS Atendimento ao público; Auxiliar de cozinha; Auxiliar de TI; Auxiliar de modelista técnico; Auxiliar de produção; Auxiliar de padaria e FIAMBRERIA; Auxiliar de limpeza; Auxiliar de motorista; Auxiliar de sublimação; Ajudante de padeiro; Camareira; Carpinteiro para obra BR 116; Cortadeira p/ malharia; Costureira; Cozinheira; Caixa para finais de semana; Estoquista fixo; Farmacêutica; Ferreiro para obra BR 116; Garçom/garçonete; Gerente de vendas; Jardineiro; Marceneiro; Manutenção; Mecânico / elétrica; Moveleiro; Motorista; Operador de máquina a laser; Operador de produção; Professor de Inglês; Passadeira; Recepcionista; Serralheiro; Serviços gerais masculino; Serventes para obra BR 116; Trabalhador em floricultura; Técnico agrícola/ agropecuário; Técnico em instalação e manutenção de internet; Técnico de enfermagem; Tecelão; Vendedor (a); DETALHES DAS VAGAS NO SITE WWW.ACINP.COM.BR INFORMAÇÕES NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL FONE: (54) 3281.1755 ou (54) 3281.3750

caixa com 3 marchas. Aceito carro no negócio. Valor R$ 19.000,00. Tratar: 9.91445830. (3) Notebook. Tratar: 9.91483704. (3) Escort Hobby, ano 95. Fone: 3281-2191 e/ou 9.99168571. (2) 2 portões contra peso, 2,50 de altura X 2,18 largura, por

R$ 900,00. Outro de 2,90 de altura X 2,22 de largura, por R$ 1300,00, ou os dois por R$ 2000,00. Tratar: 9.96330171 com Ilton. (1) Duas máquinas industriais, sendo uma de costura reta e outra de costura overlock. Fone: 3298-1102, ligar pela manhã. (1) Uma mesa, R$30,00. Fone: 9.9696-1815. (1) www.climatempo.com.br

LOTERIAS - Resultados Extraoficial

Mega-Sena - 1891 01, 03, 19, 23, 47, 58 Lotofácil - 1458 01, 02, 03, 05, 07, 09, 11, 14, 17, 18, 19, 20, 22, 23, 24 Quina - 4280 14, 17, 18, 30, 40 Lotomania - 1725 04, 07, 10, 19, 25, 27, 31, 36, 41, 48, 56, 60, 64, 69, 78, 79, 87, 90, 95, 00 Timemania - 978 01, 21, 28, 53, 56, 60, 64 Time do Coração: Internacional/RS Dupla Sena - 1592 1º - 19, 22, 36, 41, 45, 47 2º - 04, 11, 14, 25, 42, 49 Federal - 05142 1º- 30.028 2º- 35.256 3º- 67.330 4º- 09.532 5º- 52.037

Mega-Sena - 1892 06, 17, 22, 30, 37, 50 Lotofácil - 1459 01, 04, 06, 09, 10, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20, 24, 25 Quina - 4281 02, 19, 27, 54, 65 Lotomania - 1726 06, 07, 14, 17, 18, 23, 27, 31, 44, 46, 55, 56, 66, 79, 82, 87, 89, 95, 96, 98 Timemania - 979 10, 33, 36, 59, 61, 76, 78 Time do Coração: Bahia/BA Dupla Sena - 1593 1º - 12, 14, 16, 25, 27, 40 2º - 07, 08, 22, 23, 43, 50 Federal - 05143 1º- 25.345 2º- 25.015 3º- 67.435 4º- 78.707 5º- 79.103

Os resultados de ontem à noite não foram divulgados até o fechamento desta edição.

CHEVROLET CAPTIVA SPORT.......................... 10...... PRETA CLASSIC LIFE.............................. 07...... PRETA CRUZE LTZ................................... 12...... PRETA MERIVA PREMIUM....................... 12...... PRATA SPIN 1.8 LT................................... 13...... CINZA ZAFIRA ELEGANCE..................... 10...... PRETA ZAFIRA ELEGANCE..................... 10...... PRATA FIAT DOBLO ADV 1.8............................ 13...... CINZA IDEA ADV 1.8................................ 13...... BRANCA IDEA ADV DUAL............................ 10...... PRATA PUNTO ELX 1.4............................ 10...... VERMELHA UNO VIVACE 1.0........................... 15...... BRANCA FORD ECOSPORT XLT 1.6..................... 09...... VERMELHA FIESTA FLEX................................ 14...... BRANCA FUSION FWD................................ 14...... PRATA VOLKSWAGEN FOX 1.6......................................... 07...... PRETA FOX 1.0 GII................................... 13...... VERMELHA NOVO GOL .................................. 14...... BRANCA SAVEIRO CE CROSS................... 15...... VERMELHA TIGUAN 2.0 TSI............................ 14...... BRANCA OUTROS CITROEN/C3 EXC 1.6 A/T............ 09...... PRETA CITROEN/C4 LOUNGE................. 14...... CINZA HONDA/CIVIC LXS....................... 07...... PRATA HONDA/CIVIC LXR 2.0................. 16...... BRANCA HYUNDAI/IX35 2.0........................ 12...... PRETA KIA/SORENTO EX........................ 12...... PRATA KIA/SPORTAGE EX2.................... 13...... BRANCA NISSAN/LIVINA 1.6....................... 13...... BRANCA NISSAN/MARCH 1.0 S RIO.......... 13...... PRATA PEUGEOT/206 SENSATION 1.4.. 10...... PRETA PEUGEOT/307 1.6 PRESENCE... 10...... BRANCA PEUGEOT/307 FELINE................ 09...... PRATA RENAULT/DUSTER 2.0 D 4X2..... 15...... BRANCA RENAULT/LOGAN EXP 1.0.......... 14...... BRANCA RENAULT/MEGANE SD DYN....... 07...... CINZA RENAULT/MEGANE GT DYN....... 13...... PRATA RENAULT/SANDERO GTLINE..... 11...... PRATA RENAULT/SCENIC EXP............... 09...... CINZA TOYOTA/HILUX CD SRV ............. 16...... PRETA Representamos todas as marcas de veículos novos. Confira nosso estoque de veículos novos e seminovos à pronta entrega. FONE: (54) 3281-9151 / 3281-4520 www.sveiculos.com.br / sveiculos@royalnet.com.br Av. 15 de Novembro, 4151 – Nova Petrópolis


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

14

GERAL

Eleitos em outubro de 2016 tomam posse com discursos de mudança na política

D

epois de um ano em que os brasileiros acompanharam a derrocada da política nacional, com o impedimento da governabilidade da presidente Dilma Rousseff, os eleitos em outubro de 2016 pregam o discurso de transformação. Em Nova Petrópolis, houve renovação no Executivo, com um novo vice-prefeito, e no Legislativo, com sete trocas de cadeiras. Apesar de o prefeito ser o mesmo e quatro vereadores terem alcançado a reeleição, a posse teve a palavra mudança predominante nas falas dos administradores de Nova Petrópolis. A sessão solene aconteceu na noite de domingo (1º), no Centro de Eventos. Já na segunda-feira (2), o prefeito, Regis Luiz Hahn, e o vice, Charles Paetzinger, deram o pontapé inicial no novo governo. A primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores está prevista para o dia 2 de fevereiro. Inicialmente, a sessão foi presidida pelo vereador eleito mais idoso, Cláudio Gottschalk, que conduziu a eleição da Mesa Diretora do Legislativo para este ano. Por voto secreto, os vereadores elegeram Rodrigo dos Santos (PSB) presidente da Casa; Oraci de Freitas (PP) é o vice-presidente; Rafael Lüdke (PP) foi eleito o segundo vice-presidente; Daniel Michaelsen (PMDB) é o primeiro secretário; Cláudio Gottschalk (PDT) foi escolhido para ser o segundo secretário. Além dos vereadores que compõem a Mesa Diretoria do Legislativo, tomaram posse Carlos Antonio Simon (PSDB), Jerônimo Stahl Pinto (PDT), João Paulo de Macedo Viana (PSB), Jorge Darei Wolf (PSDB), Katia Regina Zummach (PSDB) e Nei Ambélio Schneider (PSDB). O prefeito reeleito, Regis Luiz Hahn, e o vice-prefeito eleito, Charles Paetzinger, fizeram parte da sessão e prestaram o seu compromisso perante a comunidade.

Carlos Antônio Simon (PSDB)

“Quero agradecer ao pessoal que confiou o seu voto na minha pessoa. Não é em vão que estou aqui, alguma coisa boa eu consegui fazer nesses dois mandatos. Sou uma pessoa que não prometo mundos e fundos, mas prometo trabalhar pelo bem da comunidade. É sinal que o povo escolhe os que acha que está certo”.

Cláudio Gottschalk (PDT)

“Esse sempre foi um sonho que tive para ajudar ainda mais a comunidade. Serei um fiscalizador e um legislador do Executivo, trabalhando com Lelo e Charles para atender as demandas dos nossos munícipes. Não medirei esforços para desempenhar o meu papel como representante do povo”.

Daniel Michaelsen (PMDB)

“Vou citar o último projeto que ajudei a aprovar, que oi o aumento do IPTU. Para minha surpresa, no dia seguinte, entrei no Facebook e vi pessoas que colocaram: “veja bem os traíras, veja bem o nome dessas pessoas”. Postaram a minha foto e de mais cinco vereadores que aprovaram o projeto”.

Jerônimo Stahl Pinto (PDT)

“Começa aqui uma nova legislatura e eu, como seu representante, quero dizer que sou o instrumento legal dos seus anseios e suas necessidades, junto ao Governo Municipal. Não tenham medo de cobrar, de buscar nformações, de criticar, de nos ajudar a resolver os problemas do nosso município”.

Oraci de Freitas (PP)

“Vou trabalhar muito, buscando recurso em Brasília, através dos nossos deputados federais. Quero trabalhar para que esse nosso município seja grande. Vocês podem contar comigo, que farei o máximo e estou à disposição da comunidade, dos nossos munícipes 24 horas por dia, se for preciso, como fiz nesses 12 anos de vida pública. Com certeza, agora, rumo a 16 anos”.

Fotos: Reprodução/Alessandro Wedig

Rodrigo dos Santos (PSB) - presidente do Legislativo “Todos nós aqui somos o símbolo da esperança de Nova Petrópolis, o símbolo de uma nova política. São tantos obstáculos que encontramos na nossa caminhada e não vai ser e não deve ser a Câmara de Vereadores ou nós, políticos, que vamos criar mais obstáculos na vida de vocês”.

Charles Paetzinger - vice-prefeito “Num momento tão sensível, não pensem que foi fácil ir para a rua, visitar as casas das pessoas, dar um aperto de mão e pedir um voto. Eu diria que as pessoas precisam mudar, também. Não serão anos de promessas mirabolantes, de obras faraônicas”.

Regis Luiz Hahn - prefeito “Agradecer ao partido [PSB] por ter confiado na gente, de ter vindo conosco, porque eu acredito que isso é possível e faz parte do processo democrático. Tenho muita fé em Deus. Se cheguei onde cheguei, muito é por causa da minha família, mas, principalmente, por sempre acreditar em Deus. Por não querer o que não é meu é que, talvez, eu esteja aqui agora”.

João Paulo Viana (PSB) “Estamos vivendo, talvez, na opinião de alguns críticos, a maior crise política já registrada na nossa democracia. Vimos uma presidenta ser impedida, vimos um presidente do Poder Legislativo Federal ser cassado e preso, vimos outro ignorar uma ação judicial. Quando falamos em mudança, temos que mudar a forma de agir”.

Darlei Wolf (PSDB) “Teremos momentos calmos e de conflitos. Se questionar, é porque alguém na rua me parou, porque alguém me ligou. Afinal, fomos eleitos para quê? Se existem questionamentos, é porque algo não está bem explicado. Está na hora de amadurecermos, porque o povo está cansado dessa nossa política”.

Kátia Zummach (PSDB) “Foi a minha indignação e a dor de muitas pessoas que me levaram a ir em busca de soluções para as demandas da RS-235. Fui como representante de todas as famílias que sofreram acidentes e que, assim como eu, perderam um membro da família. Como mãe, não poderia deixar o meu filho crescer enfrentando os mesmos problemas que eu tive”.

Nei Schneider (PSDB) “É muito fácil fazer campanha. As pessoas falam, por natureza, aquilo que os munícipes querem ouvir. Mas sabemos que a realidade é diferente. Precisamos nos dedicar no dia a dia a ouvir a comunidade, ser o seu porta-voz, através do Legislativo”.

Rafael Lüdke (PP) “Foi por isso que eu me candidatei, para ter voz, para poder discutir as idéias. Meu sonho não é ser político. Meu sonho é ter uma política melhor. A gente precisa estar no meio para mudar o meio. Hoje, a Câmara de Vereadores está dando o primeiro passo, rumo a uma política melhor”.


NOSSA TERRA 12 DE JANEIRO DE 2017

15

SEGURANÇA

O último adeus: Lucas é enterrado no sábado

N

a tarde de sábado (7), por volta das16h, aconteceu o enterro de Lucas Marin, 12 anos, atropelado na quarta-feira (4), perto do bairro Vale Verde. Pais, familiares, professores, colegas de escola, autoridades locais e centenas de pessoas comovidas pela tragédia compareceram no cemitério Vale da Esperança para se despedirem de Lucas. A missa aconteceu na capela do cemitério, por volta das 15h. Cerca de 300 metros antes do cemitério não tinha mais local para estacionar os veículos, devido ao número expressivo de pessoas que foram se despedir do menino. “Tem centenas de pessoas

do nosso bairro aqui. A comunidade de Nova Petrópolis, em especial o nosso bairro inteiro, Pousada da Neve, está em choque com essa tragédia. Meu filho, que também tem 12 anos e era amigo do Lucas, não queria mais sair de casa depois da tragédia”, relatou Edgar Bonho, morador do bairro Pousada da Neve. Após o último adeus de todos, um familiar de Lucas fez um apelo a toda família. Pediu para que não deixassem a mãe, Márcia, ficar nenhum momento sozinha e para que todos compareçam para dar apoio e solidariedade. A missa de sétimo dia será neste domingo (15), às 8h, na igreja da Linha Imperial.

Reprodução

Jovem que perdeu família em tragédia sofre acidente de moto Por volta das 12h20 de sábado (7), um motociclista ficou ferido em um acidente na RS-235, próximo ao Pórtico de Nova Petrópolis. Segundo informações da Brigada Militar, o motociclista trafegava sentido interior-centro, com uma Honda CG 150 Fan, com placas de Arroio do Sal, quando estava passando pela entrada da cervejaria Traum. Uma van estava fazendo uma conversão para a esquerda, no sentido contrário, e aconteceu o choque. O motociclista é Adriano Dias, o jovem que perdeu a mãe, pai, irmã e tio em um acidente de carro, no final de dezembro. Ele estava testando uma moto de uma revenda de Nova Petrópolis para comprar. O motorista da van é da cidade de Porto Alegre e entrega malte para a cervejaria. Segundo ele, no local não há acostamento, assim, ligou o pisca para a direita, aguardou e fez a conversão à esquerda, momento em que o motoqueiro acabou colidindo na traseira da van. Bombeiros Voluntários e Samu prestaram socorro ao único ferido, o motociclista. O jovem foi encaminhado ao Hospital de Nova Petrópolis com algumas escoriações e um ferimento na cabeça, mas sem ferimentos mais graves.

Condutor que atropelou menino e não prestou socorro pode ter pena de até sete anos de detenção Claudiomiro Oliveira, o homem que atropelou o menino Lucas Castro Marin, de 12 anos, aguarda na Penitenciária Industrial de Caxias do Sul pelo julgamento. No dia em que foi preso em flagrante, na mesma tarde do crime, quarta-feira, 4 de janeiro, ele não pagou a fiança. O juiz Franklin de Oliveira Netto homologou a prisão em flagrante e decretou prisão preventiva do motorista, solicitada pelo delegado Camilo Cardoso. Conforme o delegado, o motorista, que dirigia um caminhão sem habilitação, foi indiciado por homicídio cul-

poso, quando não há intenção de matar, pena de dois a quatro anos de detenção. O crime ainda tem os agravantes de direção perigosa (ele teria atropelado o menino fora da pista), fuga do local do acidente e não ter carteira de habilitação para a categoria. A pena prevista é de seis meses a um ano por cada um dos agravantes. O fato de não ter antecedentes criminais, ser réu primário pode reduzir a pena. O julgamento poderá demorar entre três a quatro meses, conforme tem ocorrido com casos semelhantes.

Falta de acostamento: um grande risco para quem passa pela RS-235 Não é de hoje que os acostamentos no trecho do km 02 ao 05 da RS235 são os responsáveis por acidentes materiais ou até mais graves. Do final da avenida 15 de Novembro até a Salsicharia Lüdke, onde andam pedestres, skatistas, ciclistas e motoristas manobram, quase não há calçada e acostamento adequados. Em praticamente nenhum ponto existe lugar para caminhar. Do Posto Shell até a frente da Padaria Petrópolis, um dos mais críticos, cerca de 500 metros, não tem acostamento, tampouco calçada. No pouco espaço que há nas laterais da pista, existem detritros e pedras carregadas pela chuva. Na entrada da Rua Frankfurt, motoristas não têm o mínimo de acostamento para manobrar e ingressar no bairro Pousada da Neve. Assim, arriscam-se parando sobre a pista, atravessando direto ou utilizando como refúgio o pouco espaço lateral, tornando mais perigoso o caminho de pedestres. Na frente da Fruteira Alpina a passagem é melhor, mas do outro lado não existe muito espaço e os motoristas ainda disputam com o pedestres para fazer a conversão. Como mais à frente tem uma grande empresa de calçado, a Dakota, identifica-se um cenário mais adequado, com calçada e acostamento

bem feitos para quem vai sentido centro-interior. Do outro lado, volta a ser crítico e arriscado transitar. Para pedestres, fica pior nos horários de pico, quando os trabalhadores estão saindo ou retornando para casa, mães indo para creche e centenas de veículos ingressando no fluxo da rodovia. Após esse ponto, temos algum espaço de terra para caminhar, mas sem acostamento nem calçada. Mais uns metros à frente tem a escola Piá, onde um guarda faz a segurança dos alunos, mas o acostamento não chega a ser bom. Da escola Piá até a Salsicharia Lüdke, cerca de 1,5km, há zero de acostamento. Existe algum refúgio de terra ou britas, feito na frente de algumas empresas ou casas. Para quem está vindo do interior para o centro e quer entrar no bairro Vale Verde, tem que ingressar direto ou arriscar colocar o carro no meio de buracos onde deveria haver um refúgio seguro no acostamento. E é assim para entrar em algumas empresas, como a revenda do Pica Pau, Floricultura Úrsula e Salsicharia Lüdke, estabelecimentos comerciais de maior fluxo. Nesse trajeto descrito, é comum acontecer mais que um acidentes toda semana.

Obras estão previstas para este ano A vereadora Kátia Regina Zummach conversou na terça-feira (3), mesmo dia do acidente que vitimou o menino de 12 anos Lucas Marin, com o diretor técnico da EGR, Nelson Nunes, fazendo novas cobranças em relação ao acostamento na RS-235, em Nova Petrópolis. O diretor relatou que para 2017 estão previstas obras no trecho do km 02 ao 05. Obras de acostamento que serão feitas entre uma parceria da EGR e da Prefeitura. Estão previstos acostamentos e também serão demarcados os espaços para construção de calçadas. Segundo Kátia, os responsáveis da EGR por essas obras sabem e conhecem o problema, eles têm conhecimento do fluxo de empresas, escolas infantis e o grande número de turistas que passam todos os dias pelo local, mas a demora em ter uma solução definitiva acontece por conta da burocracia e do custo. A maioria das pessoas usa o Facebook para reclamar, mas isso não chega até a EGR e no site da empresa, onde possui o espaço de “Ouvidoria”, há poucas reclamações. “Quanto mais reclamações forem encaminhadas no site, por e-mail ou telefone, que está disponível na página, mais força iremos ganhar”, incentiva a vereadora.

Município recebe nova ambulância

Divulgação

Nova Petrópolisrecebeu uma ambulância nova para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Ministério da Saúde, na segunda-feira (9), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Michel Temer. A nova ambulância substituirá o veículo que é utilizado atualmente em Nova Petrópolis. “O Ministério da Saúde controla todas as ambulâncias do Samu e aquelas que atingem 200 mil quilômetros rodados ou que possuem mais de três anos de uso são repostas. É o caso de Nova Petrópolis. A ambulância substituída permanecerá de posse do município e ainda não tem destinação definida”, explica a secretária-adjunta de Saúde e Assistência Social, Veroni Fagundes.“Nova Petrópolis foi um dos municípios contemplados com a renovação da frota do Samu e estamos muito contentes com mais esta conquista. O serviço do Samu na cidade vem ao encontro de um atendimento de qualidade da comunidade”, destaca o prefeito, Regis Luiz Hahn. O Samu está presente em Nova Petrópolis desde 2012; pode ser acionado pelo 192 e é gerenciado por uma central de regulação das urgências do Estado. Em todo o Brasil, serão distribuídos 340 veículos. Deste total, 61 unidades foram destinadas para municípios gaúchos, contemplados com um veículo cada. Além do presidente da República, estavam na cerimônia o governador do Estado, José Ivo Sartori; o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário da Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis. A secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, e a adjunta da pasta, Veroni Fagundes, participaram do momento, além do deputado Elton Weber e do assessor de Assuntos Municipais, Bruno Seger. De acordo com Weber, o repasse é importante para garantir o socorro imediato de qualidade à população. O socialista acrescenta que veículos desgastados passam temporadas nas oficinas, dificultando o atendimento e gerando custos de manutenção para as prefeituras. “A frota tem mais de cinco anos e precisava ser substituída”, afirma.


Supermercado Rota: 5 anos atendendo a comunidade de Nova Petrópolis No dia 2 de janeiro, o Supermercado Rota completou cinco anos de funcionamento, atendendo todas as comunidades do município, em especial o bairro Piá, onde a empresa está localizada. Durante todo este mês, o mercado estará com superofertas, degustações para os clientes, sorteio de prêmios e muito mais. No Rota, é possível encontrar todos os itens necessários para a sua alimentação diária. Além das tradicionais promoções, o mercado conta com setor de hortifrutigranjeiros, com frutas, legumes e verduras; açougue com diversos cortes; guloseimas e lanches; refrigerantes e cervejas geladas. Na padaria, tem pão quentinho, rosca e pão de milho todos os dias. A rosca doce sai sempre nas sextas-

CHEVROLET Vectra GLS .................2001..... Verde....Gas....KMB-3401 Montana LS 1.4...........2012..... Branca..Flex...... ISV-6438 Meriva Joy 1.4.............2009..... Prata.....Flex......IPN-5884 Corsa Wind 1.0 2P......2001..... Preta.....Gas...... IJP-3622 Corsa Sedan Maxx 1.4.2010..... Prata.....Flex..... IQC-1660 Corsa Hatch Joy 1.0....2007..... Branca..Flex......INS-3228 Classic LS 1.0 c/ DH...2012..... Preta.....Flex...... IST-9477 Celta Life 1.0 4P.........2010..... Prata.....Flex......IQB-9911 Blazer 2.4....................2001..... Verde....Gas.... DEV-7791 FORD Fiesta 1.0 Flex ............2008..... Prata.....Flex..... IOQ-5308

Escort 1.8 GLX ...........1996..... Azul.......Gas...... IFF-0981 Fiesta Sedan 1.6.........2005..... Prata.....Flex......IMF-6611 Ecosport XL 1.6...........2004..... Branca..Gas....EGG-2233 Focus Sedan 1.8.........2003..... Branca..Gas.... ILA-00999 FIAT Palio Fire Economy 4P.2010..... Prata.....Flex......IPS-9269 Palio Week. Adventure.2001..... Verde....Gas... MUU-9093 Palio Weekend HLX....2008..... Prata.....Flex... DZW-1205 Siena Fire Flex............ 2011..... Verm.....Flex..... IRO-5045 Strada Adventure CE...2004..... Branca..Gas...... ILK-0060 Uno Fire Economy 2P. 2011..... Cinza....Flex..... IRR-3423 Uno Vivace 1.0 2P.......2013..... Cinza....Flex... OMH-6189

-feiras. Nas quartas e sextas-feiras, sempre tem cuca colonial. Para lanches, o Rota conta com risoles, pastéis, sanduíches, folhados, pizza, grostole, wafle, crustas, bolos e tortas. Todas essas opções você pode encontrar em um só endereço: Rua das Laranjeiras, 25, no bairro Piá. “Agradecemos aos nossos clientes a parceria recebida em 2016, e esperamos fortalecer ainda mais nosso vínculo em 2017”, afirmam os colaboradores do Supermercado Rota.

VOLKSWAGEN Crossfox 1.6................2005..... Prata.....Flex.... AMV-5248 Fox 1.0 Plus 4P...........2008..... Preta.....Flex..... IOD-1688 Gol 1.0 GIV 4P............2010..... Verm.....Flex..... IQQ-1228 Gol 1000......................1994..... Bege.....Gas...... IAY-5956 Golf 1.6 Sportline.........2013..... Branca..Flex.......ITJ-9549 Kombi 1.4 Flex............2010..... Branca..Flex..... IQH-7596 Parati 1.8 MI................2002..... Prata.....Gas....... IKI-6950 Santana 1.8 MI............2005..... Branca..Gas......IML-2185 Spacefox Confortline...2007..... Cinza....Flex...... INL-1036 Outras Marcas 207 HB XR S 1.4......... 2011..... Prata.....Flex......IQV-0371

C3 Exclusiv 1.6 Flex...2006..... Prata.....Flex......IMY-1778 Logan Expression 1.0.. 2009..... Prata.....Flex......IPU-5703 Fit LX Aut.....................2010..... Prata.....Flex..... IRC-3222 Corolla XEI Aut............2006..... Prata.....Gas..... IMZ-5216 Clio Authentic 1.0 4P...2008..... Preta.....Flex..... IOE-0931 Civic LXS Flex.............2008..... Verde....Flex......IPH-7319 Picasso GLX 2.0..........2008..... Prata.....Flex..... JDL-1957 Sandero Expression 1.6.2011... Prata.....Flex......IQZ-9817 Tucson GLB.................2012..... Prata.....Flex...... IST-1868 206 1.4 Presence........2004..... Cinza....Gas.....ALN-9512 Clio Campus 1.0 2P..... 2011..... Prata.....Flex..... IRC-7215


Jornal nossa terra edição 675