TCC Heloísa Renata Lazzari

Page 22

22

3.1 A Fotografia

Segundo João Pedro Sousa (2004, p.35), fotografia significa “escrever (grafia) com a luz (foto). Uma máquina fotográfica permite a escrita com a luz”. A invenção da fotografia ocorreu no ano de 1839 em Paris. Adorada e odiada por muitos, considerada arte por uns e mera técnica por outros, a fotografia veio determinar mudanças em muitos hábitos e na maneira das pessoas olharem o mundo. Também veio influenciar as mais diversas áreas do conhecimento e do comportamento humano. Segundo Flusser (apud SILVA, 2008, p.75) “a fotografia foi a primeira imagem criada a partir da manipulação da técnica”. Até a invenção da televisão, mais exatamente sua transmissão via satélite, era somente através da fotografia que se podia ver o outro, suas virtudes, sua cultura e, até mesmo, suas guerras. Desde seu surgimento e ao longo de sua trajetória, a fotografia era aceita e utilizada como prova definitiva, “testemunho de verdade” do fato ou dos fatos. À fotografia era atribuído o compromisso de ser o espelho da realidade; prova material da verdade. Segundo Kossoy (1999, p.19): Graças a sua natureza fisicoquímica – e hoje eletrônica de registrar aspectos (selecionados) do real, tal como estes de fato se parecem, a fotografia ganhou elevado status de credibilidade.

Conforme Rodrigues (apud TAVARES, 2010, p.7), atualmente, a fotografia utilizada no jornalismo continua sendo considerada testemunho do fato acontecido: A fotografia de imprensa adquiriu, no mundo actual, uma autonomia e um estatuto próprios. O estatuto óbvio de testemunho da actualidade representada é acrescido de cargas valorativas. Este acréscimo ou este excesso de significações conotadas é, antes de mais, o resultado da sua própria selecção, provém do facto de ser esta e não outra fotografia qualquer que foi tirada, seleccionada e publicada. A fotografia jornalística converte por isso o acontecimento fotografado em acontecimento notável, em cena emblemática. (RODRIGUES, apud TAVARES, 2010, p.7)

Desse modo, a fotografia jornalística como notícia, dita visualmente a informação, validando algo que devemos saber e que está assinalado para ser percebido. Segundo Lorenzo Vilches, (apud TAVARES, 2010, p.16) “toda fotografia produz uma ‘impressão de realidade’ que no contexto da imprensa se traduz por uma ‘impressão de verdade”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.