Page 36

34

Acreditou-se ser possível, durante a análise do programa, destacar os sentidos que fazem remissão aos seguintes pontos, (que têm correspondência direta com as expectativas de análise do trabalho): público ouvido, participativo e valorizado; locutor como amigo, íntimo do ouvinte; animação do programa; programa popular. 4.3 Público ouvido, participativo e valorizado

Essas estratégias desempenhadas pelo locutor fazem com que seu público sinta-se escutado, participante do programa, valorizado pelo seu comunicador. A partir dessas estratégias, o locutor tenta demonstrar que a companhia de seus ouvintes é importante para ele e para o programa e que aquele espaço é feito para ele (ouvinte) interagir, desabafar, ser ouvido. -9 horas mais 20 minutos. Nós estamos apresentados, a partir de agora o telefone está a sua disposição pra você interagir com a gente! Por isso que o programa chama-se Linha Aberta! Porque está sempre com a linha aberta pra você. - Bom dia meus amigos motoristas de ônibus, caminhões, táxis, veículos particulares. Motoristas! Bom dia, bom dia! - Cobradores bom dia, bom dia, bom dia, bom dia! - Motoristas de táxi! Alô você meu caro caminhoneiro que está aí no Centro Integrado de Fronteira, na Ponte Internacional da Integração, hum... A primeira ponte unificada do mundo, aqui em São Borja. Bom dia pra você ai no Centro Unificado de Fronteira, gendarmeria, o pessoal todo ali! - Muito obrigado pela sua sintonia, pela participação, pela companhia. Desejo um bom fim de semana a todos, convido-os para que no próximo, na próxima segunda, nove da manhã, novo encontro aqui viu! - Fiquem com Deus, beijo pra to do mundo! Até segunda!

4.4 Locutor como amigo, íntimo do ouvinte

Entre muitas coisas, o locutor tem o poder de entreter, convencer, emocionar. A partir dessas estratégias, o locutor constrói no ouvinte uma imagem de amigo e companheiro. Através de uma linguagem amigável, pretende fazer com que cada ouvinte perceba-se como incluído no processo, parte integrante do programa. Que cada pessoa tenha a sensação de que o locutor é um amigo que chega à sua casa todas as manhãs para lhe divertir, informar, emocionar.

TCC: Lilian dos Santos Machado  

Título: "Locutor Amigo: Uma análise do programa radiofônico Linha Aberta"

TCC: Lilian dos Santos Machado  

Título: "Locutor Amigo: Uma análise do programa radiofônico Linha Aberta"

Advertisement