Page 1

plug n

COMO SE PROTEGER? 1


SU MÁO RI

ida lá

IÃO a existe v N I P O d t: ain 4 u k r O

es A ANÇ itar ataqu R U SEG omo ev 6 Saiba c s ético n r e cib S VIDA edo, Ú D TIRA te sem m ente un esm 10 Perg da simpl apren rto

m pe TI u R e r U p C sem 15 Virais: cê de vo

S E M GA em City: o

do h e k r d a A an ilid Batm em jogab or do melh mun na 10 ági P 2


E I D OR T

MARÍLIA CUNHA Editora

A

para quem está conectado o tempo todo à rede, portanto a maioria das pessoas.

O conteúdo da revista foi feito exclusivamente

Nesta primeira edição, nossa equipe preparou matérias diversificadas como: “Os Virais”, feita por Everton Cardoso, procura trazer todas as informações acerca desta nova forma de interagir. A matéria principal, “Você sabe se cuidar?” por Di Ribeiro, que ilustra a capa da nossa edição, trazendo os perigos que envolvem as redes sociais e os internautas. O mundo dos games por Alan Carvalho, tudo sobre jogos que a galera dos games curte; e a coluna de Opinião por

revista PLUGIN p r e t e n d e aproximar o leitor do mundo da informática e alertá-lo sobre as estas questões. Em sua primeira edição, nossa equipe trabalhou com afinco para procurar trazer o máximo de informações a você leitor, a respeito dos benefícios e malefícios deste espaço mais frequentado, a internet. Foram várias reuniões, pesquisas sobre as matérias que seriam abordadas, devido ao fato de ter um campo extenso de informações nesta área.

Filipe Augusto. Agradecemos a todos que nos ajudaram na realização desta primeira edição: equipe de trabalho, a modelo da nossa capa Samya Pereira, colaboradores e você leitor, o nosso principal colaborador. O desafio da PLUGIN é estar sempre um passo à frente, para acompanhar a velocidade com que as novas tecnologias invadem o nosso dia a dia. Um abraço e boa leitura.

3


OI PI NO Ã

FILIPE AUGUSTO

FILIPE AUGUSTO

Orkut, o velho camarada.

Bah, bah, Bah...

T

alvez eu seja um dos “últimos dos moicanos” a usar o Orkut. A maioria dos meus colegas de curso não o utiliza mais. Do meu convívio social real tampouco. Como se fosse alguma aberração ou anomalia, alguém fala “você ainda mexe?”, o que faz pensar que tenho toca-discos, faço meus trabalhos num datilógrafo e a minha TV ainda é preta e branca. “Problema deles”.

fóruns, acabou. Me lembro da época que as pessoas pediam os “depôs”, mandavam aqueles scraps com os gifs mais filhos-damãe.

Mas é aí que reside a graça do Orkut hoje. Fóruns. Por mais que as formas de debate evoluam, o fórum é eficiente para uma conversa plena. E a privacidade? A mais usada ainda tem graves crises sobre o assunto (além de armazenar indevidamente dados dos usuários, numa vigilância eterna), coisa Mas na verdade brasileiro é um povo que o “primo pobre” tira de letra. modista. Adora uma novidade, e por isso a migração da rede social “dos favelados” para o “alto nível” do Facebook, a dos bonitos, ricos e felizes. Tudo bem. Como o brasileiro Só que o que nos vemos no futuro (e que em geral tem um péssimo gosto e não sabe eu presumo que aconteça) é a incorporação usar bem as ferramentas propostas, o lugar do Orkut no Google+. Sinceramente, uma (que já era ruim) se tornou uma zona. Para pisada na bola triunfal da gigante, pois o G+ é a cópia mal feita do Facebook, e tentando o terror dos “antis”. loucamente angariar novos usuários, unindo os recursos existentes nele, vão fazer com que as pessoas tenham que além Comecei mesmo a estar no Orkut há mais do Gmail, Analytics, Drive, levem de graça de um ano. Ou seja, na decadência pura. este zumbi. Sem falar que os recursos Comunidades vazias, poucos comentários, existentes no Orkut não existem no G+. perfis sendo excluídos ou abandonados. Ainda sinto um pouco de melancolia lá. As interações entre os membros, exceto nos 4


? ? ? ? ? ? ? ? ! ! ? ! ! ? ! ? S A A R D I I T V ? Ú ? ?? !!!!!!!!D ! ! ! !!! Vinicius / Pirapora Como Abrir arquivos DTX? Normalmente o os computadores vem com programas que vão abri-lo automaticamente, mas caso você queira programas específicos, o File View Pro e o E-book File são facilmente encontrados na internet.

Alexandre/Brasília, DF Aplicativos desenvolvidos para a web precisam ser reescritos para funcionarem em plataformas móveis? No caso, somente se fossem aplicativos específicos para móveis precisariam, mas os da web em geral não.

Fred/Avenel, New Jersey, EUA Proteger minha rede wifi com senha é suficiente pra garantir minha privacidade e ao mesmo tempo evitar que outros não utilizem o meu sinal? Existe algum aplicativo que aumente a segurança de uma rede wifi? Ainda não foram desenvolvidos aplicativos que façam a proteção da rede wifi, o único meio de proteção é a utilização da senha, o ideal é que se utilize a senha com uma grande variação de caracteres.

Nayane / São João del-Rei Como está a questão do software livre no Brasil? Existe interesse em construir redes sociais nacionais efetivas como plataformas para comunicação/participação popular em questões políticas/ sociais, por exemplo? Na verdade o software livre é aquele em que o fabricante permite a melhora e modificação do produto pelo usuário. No Brasil a sua utilização aumentou, mas em relação ao Windows ainda é muito reduzido.

Bruno/Lagoa Dourada Como faço para uma única impressora para funcionar em dois computadores na mesma casa? Você deverá instalar a impressora como um dispositivo que não dependa de outros, e depois adicionar uma conexão com a impressora para cada computador da casa. Existe ainda o modo do compartilhamento onde se define um computador como matriz, nesse caso somente quando a matriz estiver ligada os outros computadores poderão utilizar a impressora.

5


SEU G AN RA Ç

VocĂŞ sabe se cuidar?

Entenda, com simples passos, como se prevenir de problemas na Internet. DI RIBEIRO

6


N

inguém pode negar que o mundo virtual causa um imenso fascínio. A rapidez com que as informações chegam, o poder de encurtar as distâncias faz com que o acesso à internet seja algo rotineiro na vida da maioria das pessoas. A cada dia mais, horas são gastas em frente ao celular, tablet ou notebook, seja realizando pesquisas, trabalhando, se comunicando ou simplesmente “navegando”. Sem dúvida o fenômeno chamado Internet, é algo de muito positivo. A abertura das portas da informação global facilita a vida e envolve o ser humano no encantamento que é proporcionado. E esse encantamento, muitas vezes, tapam os olhos das pessoas, im-

pedindo-as de ver os diver- os para navegação, sempre sos perigos que a rede pode incentivar o uso da interproporcionar. net para pesquisas e para o aprendizado são passos imQuais são os perigos e o portantes para que pedófique fazer. los e traficantes de menores não façam mais vítimas. É difícil saber o que é perigoso ou não em uma navega- Assim como as crianças, ção pela internet. Mas é adultos também são vítimas visível que, infelizmente, dessas “ciladas” da internet. muitas pessoas utilizam Perigos como a violação da este meio para divulgarem privacidade e da lei, golpes pornografia, racismo, xe- financeiros, download de nofobismo e o incitamento vírus e malware, perfis falà violência. Todos os inter- sos criados nas redes sociais nautas estão vulneráveis a com a finalidade de enganar acessarem, mesmo que por são constrangimentos socuriosidade, algum site que fridos e que devem ser cuicontenha essas mazelas. dadosamente observados e As crianças são as principais evitados. vítimas. Por isso os pais devem conversar abertamente com seus filhos. Alertar sobre os perigos, estar sempre observando os conteúdos visitados, limitar os horári-

7


GAES M

BATMAN

A

pós o anuncio do lançamento do novo jogo da franquia dos games do Batman relacionados ao Arkham para outubro deste ano, resolvemos fazer um resumão do segundo jogo da série. Batman Arkham City é aclamado como o melhor jogo de heróis já feito. Muito dessa situação se deve ao fato do roteiro produzido por Paul Dini, que nos traz um cenário sombrio e real do universo do homemmorcego.

8


ARKHAM CITY ALAN CARVALHO

Arkham City funciona como uma espécie de cidade isolando os mais perigosos vilões do morcego, dos mais antigos aos mais novos, como no caso de silêncio. Com o a introdução de novos equipamentos , destaque para a bomba de fumaça e o detector de sinais de transmissão.

Asa Noturna e a Mulher Gato através do código contido na caixa do jogo.

Com um ambientemuito bem detalhados e gráficos empolgantes, sem dúvida o jogo mereceu os prêmios de melhor jogo de x box 360, melhor jogo de ação , melhor adaptação e de quebra ainda levou o melhor personagem do ano Nas missões principais o bat sinal com o coringa no VGA de 2013. Agora é funciona com o guia do jogador ,mas aguardar a continuação! o interessante é uma espécie de jogo paralelo onde o charada introduz várias armadilhas. Temos também a opção para dowload dos personagens Robin e

9


VI AIS R

SEGUNDOS DE PURA LOUCURA Batida totalmente alucinante inunda web com participações

EVERTON CARDOSO

O

s vídeos virais são vídeos que possuem um alto poder de circulação na internet. Esse termo é utilizado, pois os vídeos são rapidamente acessados por milhares de pessoas.

O que está “bombando” na internet no momento é Harlem Shake que já virou uma febre e se espalhou rapidamente pela rede por jovens, a brincadeira surgiu após um vídeo de cinco amigos dançando em um quarto ao som da música Harlem Shake do Os temas dos vídeos são diversos, de produtor americano Bauer. variados estilos e temas, geralmente são vídeos curtos, se forem amadores melhor O vídeo apresenta dois estágios. Começa ainda, com a juventude conectada 24 horas com apenas uma pessoa dançando e na por dia na internet, esses vídeos colocam metade da música ela fica mais animada, pessoas mais simples do mundo, em uma então na segunda etapa surgem várias fama instantânea em um curto espaço de pessoas dançando ou fazendo movimentos tempo. aleatórios de um para o outro, com fantasias de dos os gêneros. Seu sucesso é Quem não se lembra do vídeo de propaganda mundial, além do Brasil, o vídeo também sobre imobiliários paraibanos que ficou causou grande repercussão em países como famoso por mencionar sobre Luiza que Austrália, Estados Unidos, México. estava no Canadá, ou do vídeo que ficou famoso como “Para Nossa Alegria”. Os estudantes da UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei) no dia 26 A música Gangnam Style, foi um dos de março as 17 horas, fizeram o vídeo do grandes sucessos da internet. Contendo Harlem Shake, no pátio do Campus Santo humor e ritmo, a música canta pelo rapper Antônio. Contaram com a presença de sul-coreano PSY, chegou em novembro de vários estudantes, e o imprevisto da chuva, 2012, a mais de 806 milhões de visualizações mais no final correu tudo certo. O vídeo se tornando o vídeo mais visto da história começa com um gato gigante dançando, do You Tube. seguindo de inúmeras pessoas fantasiadas, As propagandas, na sua pura criatividade, com máscaras, capacetes, de cueca, pessoas lançam vídeos que se tornam verdadeiros pintadas e até cones na cabeça. Alguns jargões populares, nas ruas, nas escolas, foram com bandeiras de republicas, outro em casa em todo lugar quanto lança um se enrolaram em edredons, os estudantes vídeo diferente e acessado por milhares de cada um com sua imaginação e mostrando e energia, contribuíram para a versão do pessoas em horas. Harlem Shake na UFSJ.

10


DIVULGAÇÃO “HARLEM SHAKE UFSJ”

11


12

Revista Plugin  

O conteúdo da revista foi feito exclusivamente para quem está conectado o tempo todo à rede.