Issuu on Google+

O jornal feito com você Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva

Ano 2 « « « TERÇA-FEIRA - 08 De Outubro de 2013 « « « Número 207 R$ 1,50

www.jornalinterativo.net

Grupo Camafeu se classifica no Mapa Cultural Paulista Com a coreografia “Arretadas”, Grupo Camafeu vence a fase regional sob o comando da coreógrafa Marina Gregolin, que também participou da dança Divulgação

O Grupo Camafeu da Escola de Bailado Marina Gregolin venceu a fase regional do Mapa Cultural Paulista, realizado no último domingo(6) em Presidente Epitácio. A coreografia apresentada foi intitulada de “Arretadas” e contou com a participação da coreógrafa Marina Gregolin, grávida de 5 meses. O grupo, na sua atual formação, é composto por uma faixa etária mais jovem e para elas a responsabilidade aumentará muito na fase estadual, pois agora representarão a região Oeste Paulista. A próxima etapa será realiza apenas em 2014, no início do ano, e antes disso a escola de bailado realizará um espetáculo marcando os 15 anos do grupo >Pag.03 Camafeu.

Falta de estacionamento preocupa motoristas

Esporte

Pág.04

Policial > Mulheres tentão entrar com drogas em Penitenciária Pág.03

CLIMA TEMPO

08/10

09/10

Máx. 30º Min. 16º

Máx. 32º Min. 17º

10/10 Máx. 33º Min. 18º

CARLOS kARATÊ

> Confusão marca 6º rodada da Copa Amnap de Futebol Amador

Um grande espaço, equivalente a 3.000 m2, situado bem em frente ao prédio da Prefeitura de Dracena poderá ser ocupado num futuro próximo com obras de novos barracões comerciais, e deixar de abrigar dezenas de veículos diariamente que buscam estacionamento gratuito. O local atualmente é utilizado por dezenas de motoristas que em horários de pico não encontram vagas para estacionar no centro da cidade, devido a quantidade de veículos >Pág.03 em circulação.

Futebol Médio >Pág. 04

EDITORIAL

(...) o que já está difícil pode complicar ainda mais quando os proprietários resolverem construir ali (...)

>Pág.02

REDAÇÃO

Envie suas sugestões para a Redação

redacao@jornalinterativo.net

/jornalinterativo dracena @jorninterativo

L E V Í R C N I E D A ID

- PP/ PV/TUPÃ

OPORTUN

Geografia - PV História - PV

DRACENA E REGIÃO

- PP/ PV/PE - PP/ PV

PARA

- PP/ PV/PE

- PP/ PV/PE - PP/ PE - PP - PP/ PE - PP/ TUPÃ

ESCOLHA UM CURSO EM UMA DAS FACULDADES MAIS PRÓXIMAS DA REGIÃO DE DRACENA:

Eng. Ambiental e Sanitária - PP

Engenharia Civil - PP Engenharia de Produção - PP Nutrição - Tupã

Presidente Epitácio (PE) Presidente Venceslau (PV) Presidente Prudente (PP) Tupã OU EM QUALQUER OUTRA FACULDADE DA UNIESP

- PP - PP - PP - PP/ PV

100%

Brasileira - PP

3823-0918

INFORMAÇÕES (18)

Av. Expedicionários, 1413 - Dracena

www.uniesp.edu.br

TECNÓLOGO

- PP/ PE

Desenv. de - PE Sistemas para Internet

A UNIESP PAGA A SUA FACULDADE!

- PP/ PV

Este programa é próprio da UNIESP válido para todas as Faculdades e Cursos. Vagas limitadas ofertadas para os municípios da Região de Dracena.

- PP/ PV

O Estudante presta o vestibular em uma instituição associada ao Grupo Educacional UNIESP, depois de aprovado, faz a matrícula, solicita sua adesão ao FIES (para conhecer este programa do Governo Federal, acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br) e, assim que tiver seu contrato aprovado pelo FIES, poderá participar do Programa “A UNIESP PAGA A SUA FACULDADE”.

Artes Visuais - PE


OPINIÃO

02 >TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO DE 2013

>POLÍTICO PRESS TUCANOS – Sábado pela manhã foi realizada reunião regional do PSDB, na Câmara Municipal. Vieram representantes de todos os municípios da região. O PSDB que na década de 2000 chegou a dominar praticamente todos os municípios, na ultima eleição só elegeu 2 prefeitos, Manoel Pereira, em São João do Pau D`Alho e Hélio Furini (Junqueirópolis). Ausências notadas: O prefeito de Junqueirópolis, o ex prefeito de Dracena Junior Stelato, e muitos dirigentes do PSDB dracenense. Manoel Pereira foi eleito coordenador da região e o ex prefeito de Santa Mercedes Ademir de Castro foi eleito Secretário. REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA – O prefeito Pedretti disse que tão logo o Secretário de Obras apresente laudo técnico das obras de revitalização da praça Arthur Pagnozzi, ingressará na Justiça, para responsabilizar a empreiteira que realizou os serviços. Pedretti reclama que cada banco, para ser reinstalado (fora dos padrões) custou 200 reais, que é o preço de um banco novo instalado. A fonte também é motivo de reclamação, pois nada foi feito para recuperá-la. O piso, com tão pouco tempo de utilização já está em franco processo de deterioração. PESQUISA – A opinião dos dracenenses sobre a nova Secretária da Cultura é positiva, segundo levantamento publicado pelo Jornal Interativo. A maioria tem a esperança de que Mayra Simões fará um trabalho interessante, atendendo as necessidades da cultura da Cidade Milagre. ASFALTO ESFARELANDO – O prefeito de Dracena sabe que as críticas ao estado de grande parte das ruas da cidade é muito ruim, e que a população quer uma satisfação para esse problema. Pedretti já pediu verbas para recapeamento, deverá fazer algum remendo este ano, mas espera investir forte em 2014, quando terá orçamento para isso. NINGUÉM COMENTA...Se as Prefeituras Municipais terão a responsabilidade a partir de 2014 de resolver as questões de iluminação pública. Esse assunto ainda não conseguiu assumir grau de prioridade. Todas as Prefeituras terão que montar equipes (com certeza promovendo concurso público), adquirir equipamentos e promover treinamentos. Não seria hora de ...? PERGUNTAR NÃO OFENDE – O Secretário da Fazenda Hermínio da Silva, disse ao Jornal Interativo que nenhuma reunião havia sido realizada para definir o orçamento de 2014, mas outro jornal da cidade chegou a citar números do próximo orçamento. Com quem está a verdade ?

Sugestões para charges: charge@jornalinterativo.net

Os times de Dracena e de Adamantina não conseguiram terminar o primeiro tempo do último jogo pela Copa Amnap. O juiz teve que interromper a partida por conta de uma briga generalizada entre os jogadores. Lamentável...

>EDITORIAL Estacionamento de veículos na região central de Dracena cada dia se agrava mais. Deve ficar muito mais complicado quando a UNIESP iniciar efetivamente suas atividades.

Quatro terrenos sem edificação, em frente ao Paço Municipal, estão “quebrando um galho incrível” para acomodar a situação, mas também o que já está difícil pode complicar

ainda mais quando os proprietários resolverem construir ali, eliminando a possibilidade de estacionamento. Ampliar o espaço de estacionamento passa por retira-

da de “quiosques” fixos, mas também por mais estacionamentos em 45º. O funcionamento da Zona Azul, com fiscalização mais eficiente também é fundamental. JOSÉ NARCISO GESTEIRO

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA

josenarciso@jornalinterativo.net

“ Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes. (Carlos Drummond de Andrade) A greve dos bancários vai se ros contabilizam na verdade é o que o mais correto seria utili- internet para serviços básicos arrastando, sem perspectiva de prejuízo com milhares de agên- zar o programa de internet como pagamento de contas, solução a curto prazo, e todos cias fechadas. bank para tudo ou quase tudo. é de imaginar que o congesque dependem de movimentaQuando os bancos funcioSe a greve é ruim, pelo me- tionamento de veículos nas ção de dinheiro, pagamento de nam redondinhos, os clientes nos está servindo para mos- portas dos bancos diminuiria contas ou recebimento, estão tem acesso a todos os serviços, trar que outros caminhos sensivelmente. Isto porque, enfrentando problemas. e não avalia o quanto são de- podem ser utilizados para as filas nas agências também As dificuldades que os clien- pendentes do sistema implan- os clientes evitarem a utili- ficariam reduzidas e o atendites dos bancos enfrentam, estão tado. Utilizando mecanismos zação do banco como faziam mento passaria a ser dentro sendo utilizadas como elemen- arcaicos de utilização de che- nossos pais e avós. do tempo ideal de 15 minutos. to da negociação entre patrões ques, recebimento e pagamento Se uma grande parte dos Enfim...Tem males que e empregados. Mas os banquei- na boca do caixa, não percebem clientes começassem a usar a vem para o bem.

Verdade:

>EXPEDIENTE

Opinião Pública Em discussão no Congresso Nacional se o MMA (Artes Marciais Mistas), uma modalidade de luta que reúne princípios de vários esportes como Box, luta livre, jiu jitsu e karate, pode ter transmissão de eventos pela TV aberta. Os que são favoráveis alegam que é melhor ser autorizado legalmente do que viver na clandestinidade, sem nenhum tipo de controle. Os que são contrários, justificam que o MMA se aproxima muito das carnificinas que ocorriam nas arenas romanas, para entreter o povo ávido por sangue, e que esse tipo de luta não é um esporte, e sim uma forma absurda de empresários ganharem dinheiro expondo a violência. Você aprova ou condena o MMA?

José Narciso

PAULO ROGÉRIO COCA DIAS (professor de Educação Física): “Se for regulamentado, fiscalizado, com controle de doping, arbitragem decente, sou a favor. Porque vai ficar uma modalidade comum, como as que já existem. Aqui em Dracena tivemos um evento que teve gente participando sem a menor condição”.

BRUNO VIEIRA DE SOUZA (estagiário): “A instituição da UFC (entidade organizadora de evento) é respeitável, porque dá estrutura para os atletas, com treinamento, assistência médica. Se for com empresas assim, sou a favor, mas a verdade é que tem muito picareta querendo só faturar”.

ADRIELLE FERNANDA CUSTÓDIO (vendedora): “Sou a favor, é um esporte que eu admiro. Se tivesse treinamento e pudesse participar de uma competição eu toparia. Não acho violento”.

TAMIRES RUIZ (professora de inglês): “Acho interessante, é meio violento, mas é um esporte. Da agonia de ver o sangue, mas faz parte. Os atletas estão preparados” CASAS / VENDAS

LOTES / VENDAS

Consulte nosso site para outras opções de imóveis à venda:

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85 Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 e-mails: contato@jornalinterativo.net redacao@jornalinterativo.net - comercial@ jornalinterativo.net - Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva - Jornalista Responsável: Odair de Andrade MTB 00010.760/SP Jornalista: Laisa Pereira Estagiária: Bianca Mizael - Diagramação: Vitor Bragatto Impressão: Oeste Notícias Gráfica e Editora Ltda, CNPJ 00.248.832/0001-21 - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Cláudio José Pasqualeto, Dr. Antonio Biel, Farid Junior, André Cassiano Geris Zonato, Clóvis Ferreira, Ernesto Scardovelli, Murilo Oliveira, Dr. Poli, Danilo Ledo, Ronaldo Rocha - Circulação: Dracena, Pacaembu, Irapuru, Tupi Paulista, Junqueirópolis e Ouro Verde. O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por serem manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.


GERAL

03 >TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO DE 2013

PsDB reúne cúpula da microrregião Cláudio José

José Narciso

BAIXO COMPARECIMENTO Os políticos e autoridades não prestigiaram, como deveriam, pelo menos dois grandes eventos no final de semana. Apenas alguns vereadores estiveram no Churrasco Beneficente da Apae. O Seminário de Inclusão da Pessoa Surda registrou a ausência, quase que completa, das lideranças da cidade. É necessário participar mais, independente se é ano eleitoral ou não. PSB DE MARINA SILVA Ainda não se sabe como está sendo a repercussão da ida de Marina Silva para o Partido Socialista Brasileiro. Na Câmara, os integrantes do partido são Parra e Lorensetti. A filiação pode empolgar a base partidária ou não se já há algum compromisso previamente discutido com outra candidatura. NINHO DOS TUCANOS Na reunião regional do PSDB, sábado, ficou evidente que o partido fala a mesma língua em relação a Aécio Neves, provável pré-candidato à Presidência. Há unanimidade para o governo em torno de Geraldo Alckmin, que foi chamado de ‘general’. VOLTA AO PARTIDO Francisco Sérgio Baravelli saiu como candidato a prefeito de Dracena, em 1992, pelo Partido Liberal. Quatro anos depois, em 1996, Baravelli concorreu ao cargo pelo PSDB. Depois andou por PMDB e PV e agora retornou ao partido dos tucanos. O PSDB é do grupo de apoio ao prefeito Pedretti e tudo indica que, por enquanto, não cogita candidatura própria para 2016.

No sábado (5), na Câmara Municipal de Dracena, dirigentes dos Diretórios Municipais tucanos se reuniram com a finalidade de eleger uma nova coordenadoria regional e traçar uma linha de conduta para reforçar os destinos do partido político que há alguns anos era dominante na região, mas que hoje está debilitado, tanto no Poder Executivo como no Legislativo. A reunião, que foi marcada em cima da hora, teve uma partici-

Novo coordenador Manoel Pereira, secretário Ademir de Castro, Osmar Pinatto, Sérgio Baravelli, Cido Celestino e José Roberto Zarzur na reunião do PSDB, sábado

pação mínima de membros do Diretório de Dracena, apesar de ser realizada “em casa”. Foram eleitos Manoel Pereira dos Santos (prefeito de São João do Pau D`Alho) para ser o coordenador regional e

Ademir de Castro (ex -prefeito de Santa Mercedes) para a secretaria. Durante o ato foram ouvidas as principais lideranças e o ex-coordenador Osmar Pinatto (ex-prefeito de Junqueirópolis), que deixou o

cargo, falou em “nova onda de motivação porque temos o governador Geraldo Alckmin como candidato à reeleição e Aécio Neves (ex-governador de Minas Gerais) como candidato à Presidente da República”.

Está difícil estacionar no centro de Dracena José Narciso

O novo diretor de Trânsito, ngelo de Jesus Gasparelli, vai ter muitos problemas pela frente para amenizar a falta de espaço para estacionamento na região central de Dracena. “O grande número de veículos que circula pela cidade, agravado pelo

costume de utilização de carros individualmente (marido e mulher se dirigem ao trabalho com dois carros), a falta de planejamento mais adequado à real situação com mais vagas em 45 graus e rotatividade de carros em vagas pagas (Zona Azul) ineficiente são alguns problemas a serem enfrenta-

dos”, diz o novo diretor de Trânsito de Dracena. Também “o grande número de espaços ocupados por caçambas (durante muitos dias seguidos) e trailers de lanche indevidamente instalados de forma fixa (quando deveriam ser ‘ambulantes’) travam o crescimento de espaços para estacionamento

de veículos”, reclama o motorista José da Silva Ribeiro. “É possível que alguns proprietários de imóveis que têm retorno locatício baixo se interessem em criar estacionamentos pagos, como acontece nos grandes centros”, lembra César Possari da Imobiliária Imperium.

ONDE ESTÁ A AMNAP? Na reunião do PSDB se falou de tudo sobre a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista. Uma versão positiva é de que tem o partido dos tucanos no comando. E outra é que faltou uma ação mais efetiva da associação em favor da sobrevivência das cerâmicas, por exemplo. Por enquanto, é estranha a falta de um calendário de reuniões mensais ou bimestrais.

Cláudio José Pasqualeto

NO VOLANTE O novo bispo de Marília, dom Luís Antônio Cipolini, dirige o carro da Diocese de Marília e aproveita para conhecer as cidades da região e sofre com as obras na SP-294 nos seus deslocamentos. Para chegar à Paróquia São Francisco de Assis, sexta-feira, contou com um mapa e não teve erro. A visita a Dracena foi a primeira desde que assumiu o cargo. A segunda será na próxima sexta-feira, quando estará na Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Através de solicitação, os policiais militares foram informados pela direção da Penitenciária Masculina de Tupi Paulista de que uma mulher, de iniciais M.D.S., visitante de presidiário, era suspeita, devido haver de-

MULTAS PRA VALER Na Rodovia Ribeiro de Barros, perto da Unesp, há obras e redutores de velocidade. Num dos pontos a velocidade permitida é de 40 km/h. Isso quer dizer que muitas multas estão sendo aplicadas, pois tem motorista que nem percebe as placas. Está complicado trafegar por ali.

Ladrões invadem casa acidente entre automóvel e bicicleta ocorre no final na Rua Amazonas

SEMANA CURTA O comércio terá uma semana agitada e mais curta em função do feriado de sábado e da comemoração do Dia das Crianças. Não faltam promoções. Hoje em dia tem criança que quer ganhar celular e tablet. Já foi o tempo dos brinquedos mais comuns. CLÁUDIO JOSÉ claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Policial

Duas mulheres são presas sob acusação de tráfico em presídio da região

André Cassiano

Na madrugada do ultimo sábado(5), um homem invadiu uma residência na Rua Amazonas, em Dracena. Segundo o boletim de ocorrências, a vítima estava dormindo, e

núncias, de que tentaria entrar no presídio portando entorpecentes no interior de seu corpo. Ela foi revistada e nada acabou sendo encontrado, porém, no exame de Raio X houve a constatação de algo no interior do corpo da acusada. Diante do resultado,

ao acordar no meio da noite ouviu um barulho vindo da cozinha. A vitíma não conseguiu identificar o autor do furto. O acusado levou um aparelho DVD, um celular, cartões de crédito e documentos de identificação da vítima.

Homem é preso por dirigir embriagado André Cassiano

Em blitz no último domingo(6), a Polícia Militar se deparou com um veículo transitando na contramão próximo à Praça Rotary. Ao ser abordado, o condutor do veículo

aparentava claros sinais de embriaguez. A Polícia realizou o teste do bafômetro onde foi constado que o homem estava embriagado. Diante dos fatos, o motorista foi encaminhado para o Plantão Central.

a indiciada confessou e retirou do seu órgão genital um invólucro de maconha pesando 83 gramas. A indiciada disse que a droga foi entregue pela amiga C.M.N., que também acabou presa. Ambas permaneceram à disposição da Justiça. Informações da Polícia Militar.

Divulgação

A droga estava dentro do órgão genital e pesava 83 gramas

de semana

André Cassiano

No último fim de semana, um acidente entre um automóvel e uma bicicleta foi registrado na Rua Marechal Rondon. O veículo que transitava pela via no sentido centro/bairro, não conseguiu

desviar e acabou batendo na bicicleta que seguia no sentido bairro/centro pela contramão. O ciclista acabou colidindo com a parte frontal do veículo. A vítima teve a sua perna esquerda atingida e ficou com fortes dores em seu quadril.

Motocicleta é furtada em festa André Cassiano

A Polícia Militar foi acionada na noite de sábado para domingo para atender uma ocorrência de um furto a uma moto-

cicleta. Segundo boletim de ocorrências a vitíma deixou sua moto estacionada no local onde estava acontecendo uma festa e ao retornar horas depois não encontrou mais.


04 >TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO DE 2013

www.jornalinterativo.net

Jogo do DEC termina com Equipe de Dracena joga hoje pela Copa Record de Futsal desentendimento entre jogadores, na Copa amnap

Cláudio José

Arquivo do Jornal

A Lirdap (Liga Regional Desportiva da Alta Paulista) emitiu em um comunicado que a Junta Disciplinar definirá o resultado do jogo

Bianca Mizael

A 6ª rodada do grupo “B”, da Copa Amnap de Futebol Amador para o DEC - Dracena Esporte Clube não foi das melhores. Jogando fora de casa, os dracenenses buscavam a vitória para garantir a primeira colocação na competição. A partida aconteceu em Lucélia contra o Adamantina Esporte Clube. Nos últimos minutos do jogo, aos 40 minutos do primeiro tempo, com o

placar de 1 a 0 para os dracenenses, um desentendimento entre os jogadores Vózinha de Dracena e Marcinho Belavista de Adamantina fez com que um tumulto se formasse em campo. A confusão piorou depois que Amorim, autor do gol do DEC agrediu Marcinho. Depois da confusão, e sem o controle da situação, o árbitro Clodoardo Zanom decidiu encerrar a partida. A Lirdap (Liga Regional Desportiva da Alta

Paulista) emitiu em um comunicado que a Junta Disciplinar definirá o resultado do jogo. Sendo assim, a classificação continua a mesma, a equipe de Dracena continua na 2ª posição com os mesmo 10 pontos e Adamantina com nove pontos, ocupa a 3ª colocação. O próximo jogo do DEC está marcado para o domingo (13), no estádio do Írio Spinardi contra a equipe de Valparaíso. Já Adamantina visitará Pracinha.

Equipe de Dracena conta com jogadores da casa e atletas contratados

Bianca Mizael

Após vencer a equipe de Araçatuba pela Copa Record de Futsal Masculino por 4 a 3, o time dracenense se prepara para logo mais à noite entrar em quadra para mais um

confronto. Dessa vez o adversário é a cidade de Teodoro Sampaio. O time da Cidade Milagre que está na terceira posição, com nove pontos, tem a chance de conquistar a liderança da competição. Isto porque, está a

um ponto do primeiro colocado Cajobi que joga na próxima quarta-feira (9). A partida será no ginásio de esportes Dovilho Moura, a partir das 21h. Caso a equipe dracenense vença garante vaga para a próxima fase.

terceira rodada do Futebol Médio tem poucos gols

Danilo Ledo

Ceni e Muricy projetam semana dura contra Cruzeiro em BH e Corinthians Por Globoesporte.com

O São Paulo voltou a vencer no sábado após três derrotas seguidas no Brasileirão – diante de Goiás, Grêmio e Santos. O 3 a 2 sobre o Vitória deixou o técnico Muricy Ramalho e o goleiro Rogério Ceni aliviados, porque eles sabem que a sequência do time no torneio não será fácil. Sem Ceni, suspenso, o Tricolor encara o líder Cruzeiro, no Mineirão,

na próxima quarta-feira. Depois, no domingo, o time fará o clássico contra o Corinthians no Morumbi, onde não vence o rival desde 2007. Precisando de pontos para se afastar da zona de rebaixamento, o objetivo é tentar aumentar a pontuação, nem que seja de maneira discreta. Traduzindo: é hora de somar pontos, nem que sejam com dois empates. “Não tem como escolher agora. Temos de-

cisão atrás de decisão. Teremos pela frente só o time “quase” campeão brasileiro e o campeão do mundo. Mas acredito no trabalho e na força da nossa torcida”, avisou Muricy Ramalho. “São dois dos jogos mais difíceis da nossa sequência. É uma semana que, se a gente sair com uma pontuação razoável, isso vai fazer uma diferença muito grande no final”, analisou Rogério Ceni.

Veterano do Adec Azul 6 x 3 Amarelo Azul - Sérgio, Mutisuo, Fábio (1), Jorge, Hiroschi (2), Willian (1), Maike, Sakai (2), Adriano e Duda. Amarelo - Tochio, Pedrinho, Mitsuo, Vitor (1) Takeo (1), Kaschiura, Frederico, Rafael (1) e Paulão

Lances da partida entre Box Dracena e Auto Peças Lider/Estacas Marília/JVR Alarmes Monitoramento

Bianca Mizael

O Campeonato de Futebol Médio Antônio Carlos da Palma e Dr. Luiz Carlos Siste teve uma rodada de poucos gols. Ao todo, as seis equipes que jogaram no último domingo (6), na chácara Sérgio Rejani marcaram dez gols. Destaque para o time do Super Sacolão, única equi-

pe a golear. Com gols de Alex (2), Binho e Renan, o Super Sacolão derrotou o time da Fokusnet/Elicar Auto Peças por 4 a 0. No segundo confronto da manhã, a Distribuidora venceu a Aded de Dracena por 2 a 1, gols de Émerson e Jeferson e Murilo diminuiu para o Aded. Já na partida entre Auto Peças Lider/

Estacas Marília/JVR Alarmes Monitoramento e Box Dracena o placar ficou em 1 a 1. Gols de Pedro e Rodolfinho. E no último confronto do dia, Academia First/ Igeniu Estruturas Metálicas/juninho do Esporte garantiu mais uma vitória. Dessa vez com o placar de 1 a 0 contra a equipe da Elleganc Móveis.


VARIEDADES

05 >TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO DE 2013

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Vesícula (?): situase sob o fígado

Isolante (?), material como o isopor

Amostra (?), brinde de laboratórios Excitação exagerada do apetite sexual

Subalterno imediato do sargento A letra do Zorro (HQ) Cheguei de volta

Ponte para evitar o trânsito de animais

Antigo sucesso do cantor Fagner Caroline Ribeiro, top model paraense Criatura; indivíduo Pronome reflexivo Característica física do bebê prematuro

Símbolo eleitoral da democracia

Lázaro Ramos, ator brasileiro

Entrenó de cana descascada

As de esturjão são usadas no caviar Corpo vegetativo das algas (Bot.)

Apanhar um a um 10, em romanos

Ouro, em espanhol (?) Morales, presidente boliviano

C T S T I T U I A L T E N B R A S A O T O A R N O R O M E A D G O L A A O N A L I D T L I A G T I A L C O N T R A C A R R A R A E M A P A T B I O T I P O G U A R D A

T

A T

C O T R T

O V A S

O R O

N I C I CO S B PS I BO L I S I A R

T O R T U R A D O R

www.coquetel.com.br

U R RN O A L E T E

NAS BANCAS E LIVRARIAS

A P

de lógica ambientados no universo místico da Idade média

C O M I D A D I B U T E C O

R E M E B R G E A N T E S

C V E L E R I E R N M A T E S T E U P R A R A D E B O FE I R S T E C O N C O I E L A S O L

L E A L

60 jogos

Solução

Sudoku

18

Virgem (23/8 a 22/9) Não guarde velhos rancores. Fale sobre o que sente. Compartilhe mais, virginiano. Lições sobre a necessidade de se expressar com menos receio, vencendo desconfianças.

Peixes (20/2 a 20/3) Vênus passa a atuar no setor de carreira dos piscianos, beneficiando contatos, viagens e estudos. Perceba como as emoções influenciam em suas conquistas, realizações e propósitos.

DIRETAS

Aquário (21/1 a 19/2) A constatação de quanta coisa está morrendo e renascendo pode assustá-lo, aquariano. Momento de se conscientizar do que realmente é importante na vida e agir de acordo.

vistas COQUETEL 2013

Leão (23/7 a 22/8) Desafios familiares e emocionais têm sido a questão mais importante dos leoninos. Você está construindo novas bases para o seu futuro e isso implica em lar, família e estruturas.

Usuário "vip" de bancos e lojas

Capricórnio (22/12 a 20/1) Desafios envolvendo amizades e vínculos com empresas e instituições, capricorniano. Deve agir com mais responsabilidade e discernimento, mas sem esquecer dos sentimentos.

Luigi Baricelli radicaliza e aparece de cabeça raspada: ‘Careca, eu?’

(?) Turner, cantora Lombriga e tênia

Câncer (21/6 a 22/7) Dia com fortes lições emocionais e da importância dos sentimentos e do coração. Amor-próprio e maturidade são essenciais para uma vida amorosa plena, canceriano.

FAMOSOS

Prefixo de "enlutar" Agido; operado

Sagitário (22/11 a 21/12) O planeta do amor e dos relacionamentos, Vênus, passa a atuar em seu signo, sagitariano. Um novo ciclo pode ter início na vida afetiva, no que você valoriza e em como se relaciona.

Santos do dia: Demétrio, Reparata, Nestor, Benedicta, Lourença, Thais

ateática brev.)

Gêmeos (21/5 a 20/6) Saúde amplamente influenciada por fatores emocionais. Curas e aprimoramentos necessários. Trabalho não é somente desempenhar tarefas ou um meio de subsistência, geminiano.

Morreram neste dia: 1999 - Zezé Macedo, atriz brasileira (n. 1916); 2004 - Jacques Derrida, filósofo argelino (n. 1930); 2005 - Fernando Bonini, desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos. 2008 - Francisco Jesuíno Avanzi, o Chicão, futebolista brasileiro (n. 1949) Traço do desenho da criança

Escorpião (23/10 a 21/11) Lua e Saturno em seu signo indicam intensos desafios de amadurecimento emocional. Saber cuidar de si e viver bem sozinho é condição essencial para um afeto pleno.

Nasceram neste dia: 1866 - Manoel da Costa Lima, desbravador e construtor brasileiro (m. 1955). 1957 - Guilherme Karam, ator brasileiro. 1970 - Matt Damon, ator norte-americano. 1976 - Karina Bacchi, atriz e modelo brasileira.

cultado ga-(?), ta com artura

Touro (21/4 a 20/5) Seu planeta regente Vênus passa a atuar em Sagitário. Transformações e libertação. Negócios, investimentos, recursos compartilhados e mudanças emocionais.

Estado cortado pelo rio Araguaia (sigla)

passa a atuar no signo de Sagitário. Aprendizados, contatos, viagens. Lua e Saturno indicam que é preciso responsabilidade e maturidade.

Eventos históricos nesta data: 1871 - Ocorre o grande incêndio de Chicago. 1906 - Realizado a primeira navegação de um barco a vapor pelo Rio Paraná. 1965 - Golpe Militar de 1964: na televisão, Carlos Lacerda chama Castelo Branco de “traidor da revolução”, rompe com o governo e renuncia à sua candidatura. 1967 - Che Guevara é capturado na Bolívia. 1986 - Vazamento de água radioativa da Usina Angra I, no Rio de Janeiro.

m, em panhol ?): sem otivo

Libra (23/9 a 22/10) Seu planeta regente Vênus

Enfrente os seus medos. Há muito a ser conscientizado e transformado, ariano. Questões emocionais, materiais e espirituais estão em pauta. Um renascimento ocorrendo.

Curiosidades do dia 8 de outubro

Aquilo que une duas pessoas (fig.)

O genro chegou pra sogra dele e falou; Genro: nossa sogrinha, eu queria que a senhora fosse uma estrela! Sogra: Ai é? Porquê? - Responde toda feliz. Genro: Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de kms da terra…

3/con — t

Pronome pessoal feminino

O cara voltava do enterro de sua sogra, quando ao passar por um Prédio em obras um tijolo caiu lá de cima e quase acertou a cabeça dele…. O homem olhou pra cima e gritou: - Já chegou aí, sua desgraçada‼! E ainda continua com má pontaria!

Áries (21/3 a 20/4)

25

Solução Solução Anterior

mais de

X

BANCO

Antigo Testamento (abrev.)

Pecado, em inglês Animal do presépio

Comitê olímpico (sigla) Silêncio!

R E T O R N E I

Márcia leva Atílio para a casa de Eudóxia e se irrita ao vê-lo flertar com ela. Aline elogia Bruno e faz insinuações maldosas sobre Paloma. Félix orienta Pilar a fingir que aceita a proposta de César. Carlito visita a filha, e Ignácio não gosta. Amarilys ameaça contar a verdade a Niko se seu nome não for colocado no registro de Fabrício. Niko conhece Jayme no abrigo de menores. Paulinha sai para patinar com Ninho e não conta para Bruno. Bruno fala para César que vai negociar com o proprietário da casa que Aline quer comprar.

Figura comum nos quartéis da Ditadura

D A T G R I Z A F R M A N C E S A

Fabinho descobre que Amora está sofrendo ameaças por causa da sabotagem no bufê. Malu defende Fabinho e deixa Maurício e Bento irritados. Amora vê André observando a discussão entre ela e Fabinho e forja uma expressão de medo. André conta para Simone que viu Fabinho ameaçar Amora. Silvério e Margot contam para Giane que estão juntos. Simone vai falar com Fabinho sobre sua irmã e acaba desmaiando. Plínio deixa Irene tentar ajudar Fabinho.

TERÇA-FEIRA

Concurso de gastronomia que elege os melhores tira-gostos do Brasil

B

Pérola diz a Amélia que um dia elas ficarão com Franz novamente. Ernest desiste do pedido de guarda de Pérola depois que Franz ameaça se afastar dele. Odilon é preso com os documentos dos monges, que preferem não acusá-lo. Rosarinho avisa a Arlindo que reabrirá o cabaré com o dinheiro deixado pelo marido. Tavinho pergunta a Laura por que Valter não gosta dele. Franz leva Amélia ao fórum para lhe entregar oficialmente a guarda de Pérola.

TERÇA-FEIRA

Que não Brigitte Órgão da distingue Bardot ou Fiel aos Justiça do seus combem as Trabalho Juliette cores Binoche promissos (sigla)

3/oro — sin. 6/biliar — rolete. 7/noturno. 9/afrodisia — baixo peso — daltônico — mata-burro.

TERÇA-FEIRA

© Revistas COQUETEL 2013

William Bonner, Luigi Baricelli e Renato Aragão

Luigi Baricelli radicalizou e apareceu de cabeça raspada neste domingo, 6. O ator aparece ao lado do jornalista William Bonner e do humorista Renato Aragão em foto publicada em rede social. “Careca, eu? (risos). William Bonner aprovou e Renato, claro, fez a piada (risos). Grande noite com amigos”, es-

creveu Luigi na rede social Instagram. O motivo do novo visual? Uma aposta com o filho Vittorio. “Aposta em família! Cortei o cabelo depois que o Vittorio conseguiu zerar o Gta (um game)…”, explicou Luigi no Instagram.

EGO


06 >TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO DE 2013

www.jornalinterativo.net

Com a coreografia “Arretadas”, Grupo Camafeu vence a fase regional do Mapa Cultural Paulista Concorrendo com escolas de danças de todas as cidades da região, as meninas de bailado se destacaram e irão representar a região na fase paulista

Farid Junior

Na cidade de Presidente Epitácio, o grupo Camafeu de Dracena foi o vencedor da fase regional do Mapa Cultural Paulista e segue para a final estadual

Bianca Mizael

No último domingo (6), o grupo Camafeu da Escola de Bailado Marina Gregolin foi o vencedor da fase regional do Mapa Cultural Paulista, em Presidente Epitácio. Competindo com escolas de danças de toda a região, o grupo Camafeu com a coreografia “Arretadas”, se destacou e agora segue para representar a região Oeste Paulista na fase estadual que ocorre em março ou abril do ano que vem. A professora e coreógrafa Marina Gregolin, grávida de cinco meses e

que também participou da dança, destacou a dedicação das alunas, que mesmo sendo um dos grupos com a faixa etária mais jovem, conseguiram esse resultado. “Os próprios jurados ressaltaram isso, que mesmo sendo jovem o grupo mostrou maturidade na realização da dança, com boa técnica e limpeza na coreografia”, salienta. Marina pontua ainda que não é um trabalho fácil, mas todas as alunas têm se dedicado muito. “Elas ainda estão na fase dos estudos, Enem, simulados e não é fácil conciliar essa loucura dessa

geração, mas elas estão de parabéns”, ressalta. Antes de representar a região Oeste Paulista na fase estadual, no próximo ano, a Escola de Bailado realizará um espetáculo marcando os 15 anos do grupo Camafeu na cidade.

MODA ESPORTE INFANTIL


207ª Edição do Jornal Interativo