179ª Edição do Jornal Interativo

Page 2

OPINIÃO

02 > QUINTA-FEIRA - 29 DE AGOSTO DE 2013

>POLÍTICO PRESS SIMPLES ASSIM – Ilson Dias Siqueira e Altecir Ferreira de Lima organizaram um campeonato de futebol médio categoria Master e homenagearam o vendedor de pipoca e amendoim “Zé Pipoqueiro”, sempre presente nos eventos esportivos. Só por isso, também mereceram homenagem da Câmara Municipal, por iniciativa do Vereador Rodrigo Parra. NÃO VAI ABRIR O JOGO? Kielse Munis, vereador dracenense, requereu informações ao prefeito sobre recapeamento asfáltico. Primeiro perguntou sobre o valor da verba recebida do Estado e da União. Depois, se existe um cronograma para execução das obras. Pediu ainda informações sobre as ruas e bairros que serão beneficiados… Brincadeira, o vereador acha que o prefeito vai informar isso? Se passar o “mapa da mina”, o que vai ter de vereador se outorgando o título de pai da matéria não é mole. SEXTA ESPECIAL - Será realizada amanhã, na Câmara Municipal de Dracena, uma reunião entre os vereadores e diretores da EMDAEP para discutir projeto de lei que disciplina responsabilidade sobre o pagamento de consumo de água. Está prevista muita polêmica. Comentam os defensores do projeto que a sobrevivência da EMDAEP depende da aprovação da proposta. A OPINIÃO ADVERSA – Este projeto que cria a responsabilidade subsidiária (se o inquilino não pagar o consumo de água, o proprietário deve assumir o risco), para os que não têm opinião favorável, é inconstitucional porque o contrato e a responsabilidade é de quem contrata e não do proprietário. Pensam ainda que, se a EMDAEP vem enfrentando problemas, é porque não corta o fornecimento de água, simplesmente. AINDA NÃO – O prefeito Pedretti está em viagem até a capital e não deixou ninguém autorizado para comentar qualquer coisa sobre a sucessão dentro da Secretaria da Cultura. Com o falecimento do antigo titular, Luiz Zaniboni, o cargo está vago e a Secretaria passando por mudanças radicais, inclusive de endereço. DESAPROPRIAÇÃO AMIGÁVEL – A Prefeitura de Dracena vai investir na ampliação de oferta de casas, em convênio com o CDHU, e adquiriu uma área de 12 alqueires no Bairro Mirassol. A documentação está caminhando celeremente e nos próximos dias o documento será oficialmente regularizado.

Sugestões para charges: charge@jornalinterativo.net O prefeito Pedretti terá novamente a missão de encontrar pessoa apta e disposta a dirigir a pasta da cultura; muitos candidatos já estão circulando a área

>EDITORIAL A polêmica da água está batendo à porta do legislativo dracenense novamente e nessa altura já tem gente procurando uma bóia pra não se afogar. A proposta a ser apresentada, responsabilizaria solidariamente o proprietário do imóvel pelo pagamento da água que o inquilino consumiu, o que é sumariamente injusto. Os situacionistas tentam atender a

necessidade do governo de diminuir a inadimplência, porém não encontram um consenso. O Vereador Gustavo Piveta (PT) alega ter sugerido uma saída que seria a EMDAEP fazer um convênio com as imobiliárias e para que recebessem a água junto com o aluguel, mesmo que fosse necessário remunerar esse serviço, porém não obteve adesão.

Dracena tem o privilégio de poder fornecer água de boa qualidade e preço justo à sua população, porém, mais uma vez os bons pagam pelos ruins. É muita falta de responsabilidade do cidadão não quitar uma conta de consumo de 20 reais por mês e deixar esse “abacaxi” para terceiros. Justo mesmo é cortar o fornecimento à quem não paga e, para isso, deve ser

estipulado um valor em reais ou uma quantidade de meses em atraso, porém, há entendimentos que isso é proibido por lei, por se entender que fornecimento de água é um serviço essencial. Já já alguém, como que tirando o coelho da cartola, propõe o aumento da água. O mau pagador, infelizmente, é protegido pela lei, mas quem protege o bom pagador?

>DIÁRIO DA PROVÍNCIA Verdade:

“Como cidadão, estou querendo acreditar mais em programas e projetos do que em políticos e candidatos.” (Raí - Ex-jogador de futebol)

Reunir populares e autoridades em uma única audiência para debater os problemas da cidade não é fácil. Imaginem convocar uma reunião uma vez por mês para debater os mesmos problemas velhos e outros novos que vão surgindo, com presença marcante da comunidade e seus representantes. É assim que acontece todo mês quando o CONSEG se reúne. As sessões de debate dos assuntos públicos, que antes eram apenas centradas na questão de segurança pública, hoje estão muito

mais ecléticas, uma vez que assuntos de várias áreas são debatidos com a mesma ênfase. Hoje os debates giram em torno de diversos assuntos: falta de iluminação pública, problema de transporte coletivo, festa da padroeira, jogos de futebol, lazer, problemas de disciplina nas escolas do bairro, vandalismo, recapeamento asfáltico, elogios ou críticas ao setor de saúde, problemas com limpeza pública, enfim, os assuntos são variados. Na verdade, não existe “um debate”. Os populares, geralmente repre-

sentantes de bairros, associações e entidades civis, costumam expor os problemas de seus interesses, que são anotados e enviados a quem de direito para as soluções e providências cabíveis. Geralmente um assunto é tema de uma exposição por um convidado, e, se houver interesse em discuti-lo, será esmiuçado até que se chegue a um termo. Normalmente, as pessoas presentes apresentam as questões e até sugerem soluções, quase sempre convocando as autoridades competentes para resolvê

A EMDAEP enfrenta dificuldades financeiras porque está sofrendo com aumento do calote pelos consumidores, comprometendo o orçamento da empresa municipal de água, esgoto e pavimentação. Projeto de lei em tramitação na Câmara tenta responsabilizar subsidiariamente os proprietários, caso os inquilinos não paguem a conta de água, na tentativa de controlar o caixa da empresa municipal. Você acha isso certo ou errado? O proprietário que não consome água deve pagar a conta do inquilino inadimplente? José Narciso

PAULA FABIANI (operadora de caixa): “Não é justo o locador pagar uma conta que não é dele. Quem contrata e consome é que tem a obrigação de pagar a conta.”

FRANCIELI BOSCO (vendedora): “O proprietário não tem nada a ver com a conta de água do inquilino. Eu sou inquilina e sei muito bem que a responsabilidade é minha.”

-los. O microfone sem fio roda pela sala e cada um tem um tempo delimitado para reivindicar a solução daquilo que incomoda a sua comunidade. A forma simples e direta de comunicação agrada a todos que veem no CONSEG mais que um Conselho propriamente dito, mas um fórum de debates de assuntos de interesse da comunidade. É muito interessante participar desses eventos, além de ser um exercício de cidadania.

>EXPEDIENTE

Opinião Pública

JOÃO MUSSATO (fotógrafo e produtor): “Acho que não. A obrigação é de quem consome ser responsável pelo que consumiu. Por exemplo, um sujeito vai até o bar e enche a cara de pinga. Vai deixar a conta para o dono do bar pagar?”

JOSÉ NARCISO GESTEIRO

josenarciso@jornalinterativo.net

SIDNEI VICENTINI (comerciante): “Na minha opinião, a responsabilidade de pagar a conta é do inquilino. Agora, se a EMDAEP não corta a conta e deixa acumular débito, ela não está ajudando a resolver o problema. Está é complicando. Vai lá e corta a água que eu duvido que o sujeito não vai pagar a conta atrasada…”

Editado por: CNPJ 16.749.810/0001-85 Av. José Bonifácio, 1290 Centro - Dracena-SP Propriedade: Jornal Interativo Ltda-ME Fone: (18) 3823-0991 e-mails: contato@jornalinterativo.net redacao@jornalinterativo.net - comercial@ jornalinterativo.net - Diretor Responsável: Gilvan Lemos da Silva - Jornalista Responsável e Editora chefe: Tatiana Oliveira MTB 0071594/ SP - Estagiária: Bianca Mizael - Diagramação: Vitor Bragatto e Rafael Chitero - Impressão: Oeste Notícias Gráfica e Editora Ltda, CNPJ 00.248.832/0001-21 - Chargista: Wagner Tardivo - Colaboradores: Marco Cesar de Souza , Cláudio José Pasqualeto, Dr. Antonio Biel, Farid Junior, André Cassiano Geris Zonato, Clóvis Ferreira, Ernesto Scardovelli, Murilo Oliveira, Dr. Poli, Danilo Ledo, Gilvan Lemos, Ronaldo Rocha - Circulação: Dracena, Tupi Paulista, Pacaembu, Irapuru Junqueirópolis e Ouro Verde. O Jornal Interativo não se responsabiliza por conceitos, ideias ou opiniões expressas em matérias assinadas, pagas ou nos comentários postados na internet, contudo, por ter a proposta de interação com os leitores, as publica, por serem manifestações da liberdade de expressão e de responsabilidade de quem as escreve.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.