Issuu on Google+

MAIO 2011

ANO 2

EDIÇÃO 17

www.jornali9news.jex.com.br

DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA

In ve! NEWS

MÁRCIO FRAGOSO

MATOS COSTA / CALMON

MAMÃES RECEBEM HOMENAGEM Pág.

O Centro de Eventos em Calmon ficou sem espaços para receber as mães que, marcaram presença nas apresentações de seus filhos.

CULTURA

8

MÁRCIO FRAGOSO

O Nosso Museu de Matos Costa comemorou seu décimo aniversário com uma bela apresentação teatral do Grupo Temporá de Caçador, a peça Bicho de 7 Cabeças

PAUTZ

Pág.

Dr. Juliano Spautz Clínica Geral Aparelhos Ortodônticos CRO/SC 9065

Odontologia

FONES: (49) 3567 3200 8433 6678 Av.: Manoel Forntunato, S/N - Centro - Calmon-SC - 89.430-000

BAR E MERCEARIA

PAULISTA Bebidas, Pães, Salgado e Secos Bocha e Bocha 48

RASCO CHUR S O G OMIN ENDA! AOS D NCOM SOB E

Rua: Vereador Theodózio Paulek, 465 Calmon-SC - Fone: (49) 3573 0176

3

ONIX

SAT

ALARMES MONITORADOS onixsat@hotmail.com

* Alarme * Interfone * CFTV * Projetos de Segurança * Materiais Elétricos Aceitamos os cartões

Fone: (49) 3572 1338 - 9931 3044 RUA: ABSALÃO CARNEIRO, 232 - CENTRO - MATOS COSTA-SC

SEMPRE COM GRANDES OFERTAS!

*Ace itamos Cheque Pré * Cartões Master e Visa *Entregas à Domicílio FONE:

(49) 3573 0067

Av. Manoel Fortunato, 612 - Centro - Calmon-SC - 89.430-000


VARIEDADES

2

MATOS COSTA / CALMON JORNAL i9! NEWS - MAIO 2011

EDIÇÃO 17

CURTAS

CINE QUELUZ inaugura em Caçador em junho. Após anos de ausência, o cinema retorna a cidade. A Rede Queluz de Supermercados inaugura o Cine Queluz com 140 lugares, além de lanchonete, sala de espera, duas entradas, uma com escadaria e outra com rampa de acesso para cadeirantes, assim como banheiros com sanitários para portadores de deficiência. O custo da obra ultrapassa os R$ 400 mil e o cinema apresentará o que há de mais moderno em termos de equipamentos e toda infraestrutura necessária para bem atender ao público.

Márcio

Fragoso

VEREADORES MIRINS têm eleição marcada para o dia 7 de junho. Os candidatos Acácio de Oliveira (802), Andriele da Silva (602), Cleonice da Silva (602), Diemerson de Lima (602), Gabriele Metz (702), Gabrieli Debovi (702), Jaqueline do Rosário (603), Josias Medeiros (801), Josué da Luz (602), Karine Santos (703), Lucas Tomacheuski (602), Maria Muller (801), Matheus Martins (701), Reginaldo Bertotti (602) e Wilson Cenci (802) estiveram visitando seus eleitores e apresentando suas propostas na EEB Dom Daniel Hostin.

No bar chega um bêbado com as duas orelhas cheias de esparadrapo. Lá encontra um velho amigo (também já meio mamado). O bêbado ao reparar nas orelhas do outro pergunta: - O que aconteceu? - A mulher viajou e eu estava passando roupa. Um homem ligou e eu, meio trocado das ideias, em vez de atender ao telefone me confundi e acabei atendendo ao ferro de passar. Então queimei a orelha... - Mas porque a sua outra orelha também está toda enfaixada? - Não é que o desgraçado ligou de novo!

jornali9@hotmail.com

Editorial

C

PIADAS

Manoel foi convidado para uma festa de 15 anos da filha de um amigo. No dia da festa, ao atender a porta o amigo não entendeu ao ver o Portuga trazendo 3 malas de viagem, antes que este falasse alguma coisa Manoel, logo dizendo: - Eu só aviso, que poderei ficar apenas 3 meses.

Um rapaz ciumento interroga a namorada que acaba de sair do médico: - Ele perguntou o que você está sentindo? Perguntou. - Ele falou da sua boca? - Claro. - Ele falou dos seus seios? - Claro. - Falou das pernas? - Falou. - E do bundão? - Ah, de você ele nem lembrou.

Duas loiras peruas se encontram. - Magali, que blusa linda você está usando! - Você gostou? é de uma lã especial! Foram necessárias oito ovelhas para confeccioná-la! - Noooossa, que chique! E eu nem sabia que já tinham ensinado ovelhas a costurar!!! O que a loira faz com um real? R: Vai a 2 shows do 50 Cent.

omeço minha coluna deste mês falando de novidades que o site do Jornal i9! News traz para vocês amigos leitores. Desde o início de maio já estão disponíveis mais dois cadernos no site do jornal. O primeiro chama-se “AGENDE-SE”, espaço destinado aos eventos e acontecimentos de Matos Costa, Calmon e região. Vocês, amigos leitores, poderão nos ajudar comentando e sugerindo eventos para serem divulgados no site, gratuitamente, (claro que as sugestões serão analisadas). O segundo caderno chama-se “i9! NA HORA”, neste espaço estaremos publicando um breve resumo, com foto, de eventos, reuniões e acontecimentos, onde o jornal estiver participando em ambas as cidades (logo após acontecerem). Estas notas podem, ou não, serem publicadas com informações completas a respeito na edição impressa. Finalizo deixando mensagem a todas as mães pela passagem de seu dia, em especial a minha, Maria Almeri Bendlin Fragoso, a quem dedico algumas palavras: “Pensar em algo para escrever é tão difícil e ao mesmo tempo tão fácil, mas ainda sim, é pouco pelo que você faz por mim e por minha família. Sei que essas 3 palavrinhas resumem meu sentimento: Te amo mãe!” Abraços e até a próxima...

FONTE: www.piadas.com.br

CHARGE

FILMES

TRON - O LEGADO Depois do desaparecimento de Kevin Flyyn, certo dia, na sala onde Kevin costumava guardar videogames, Sam descobre uma passagem secreta que o leva ao mundo cibernético.

UM PARTO DE VIAGEM

Peter Highman é um ansioso pai de primeira viagem, cuja esposa está a cinco dias de dar à luz, mas seus planos são atrapalhados quando ele conhece o aspirante a ator Ethan Tremblay e tem de pegar carona com Ethan.

EXPEDIENTE Jornalista Responsável: Adriano Ribeiro - 0002902SC Diretor/Editor: Márcio Fragoso Reportagens: Márcio Fragoso Diagramação e Projeto Gráfico: Márcio Fragoso Impressão: Caixa Alta Editora Jornalística Ltda-ME Tiragem: 500 exemplares

CONTATO Redação: (49) 8414 9232 9964 5992 www.jornali9news.jex.com.br E-mail: jornali9@hotmail.com jornali9@conection.com.br

ENDEREÇO Rua: Matilde Vohringer, 285 Centro Calmon-SC CEP: 89.430-000

* Os artigos e opiniões assinados não emitem necessariamente a opinião do jornal!


GERAL

CALMON / MATOS COSTA MAIO 2011 - JORNAL i9! NEWS

EDIÇÃO 17

“Bicho de 7 Cabeças” em Matos Costa N

a noite de 30 de abril, foi realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade de Matos Costa, a apresentação teatral “Bicho de 7 Cabeças” com o grupo Temporá de Caçador, em comemoração aos 10 anos do Nosso Museu. De acordo com a presidente da Associação Pe. Thomaz Pieters, Josette Dambrowski, quem foi até o local pôde apreciar um belo espetáculo. “Pretendemos buscar patrocinadores para trazer a peça O Contestado”, disse Josette. Após o teatro, Josette entregou Títulos de Sócios Honorários e Beneméritos às pessoas que, ao longo desses 10 anos, colaboraram de diversas formas com a Associação e o Nosso Museu.

Os erros mais comuns da amamentação e como evitá-los (1)

A

1. Falta de confiança em si própria: A tranquilidade da mãe na hora de amamentar já é um grande passo em direção a um momento prazeroso para ambas as partes. 2. Dar de mamar com o bebê sonolento: O processo de amamentação flui melhor quando o bebê está desperto, porque ele consegue abrir a boca para fazer a pega correta. 3. Não prestar atenção ao bebê durante a amamentação: Como o tempo é curto, muitas mães aproveitam a hora da mamada para realizar outras tarefas: dormir, assistir à televisão e até resolver pendências por telefone. 4. Prender-se ao tempo de mamada: O bebê não é um reloginho. Ele funciona na hora que quer. Portanto, nada de se prender em conselhos de amigas e avós sobre a duração de cada mamada. 5. Amamentar com muita gente ao redor: Se a mãe se sente confortável em amamentar com outras pessoas ao redor, tudo bem. Continua na próxima...

Gislaine

Maltez gigi_maltez@hotmail.com

explanou assuntos referentes aos municípios e a parceria do governo do Estado. Cobalchini comentou sobre o projeto de revitalização da SC-302, trecho entre Matos Costa e Porto União.

Vice-Prefeito assume prefeitura de Matos Costa DIVULGAÇÃO

N

Siega julianodimesul@hotmail.com

MÁRCIO FRAGOSO

a tarde de cinco de maio, o Prefeito Municipal, Darcy Batista Bendlin passou o cargo para seu vice, Luiz Cardoso, que assumiu a Prefeitura Municipal pelo período de 30 dias. Bendlin disse que o período de quinze dias foi usado para descanso.

Juliano

MÁRCIO FRAGOSO

AMARP realiza reunião em Calmon

Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe ( A M A R P ) re a l i z o u a reunião ordinária do mês no município de Calmon. O encontro que foi realizado no Centro de Eventos da cidade contou com a presença de prefeitos, viceprefeitos, presidentes de câmaras municipais e assessores das administrações municipais. Durante a reunião foram discutidos vários assuntos, dentre eles o movimento econômico, a síntese do congresso da Controladoria Geral da União (CGU) e finalizando com a palestra 59 Minutos, proferida pelo exprefeito de Videira, Tadeu Comerlato, da Cooperfil. O Secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, também participou da reunião onde

3

E

O Estudo!

screver sobre a importância do estudo é gratificante. Em minha mente tenho a ideia de que há ainda pessoas em nosso país que vive sem saber ler e escrever e que neste mundo tudo é feito através da escrita. Cada pessoa tem seu motivo para ter parado de estudar e para ter voltado para a escola, mas todos nós temos a sensação de estar “correndo atrás do prejuízo”. Os motivos pelos quais muitas pessoas deixam de estudar e que abandonam a escola para ajudar os pais no trabalho e outros tiveram muita dificuldade de aprendizagem e resolveram desistir, outros não chegavam à escola por causa da distância, e outros realmente não tinham vontade de estudar. Mas o tempo passa e todos percebem a falta que o estudo faz. Todos nós temos um objetivo a ser alcançado que nos guia e dá força para continuarmos esta batalha: ter habilitação para dirigir, aperfeiçoar-se na profissão, formar-se numa faculdade, preencher formulários, operar sozinho em caixas de banco, pegar ônibus, acompanhar a leitura do folheto da igreja e, principalmente, ler. Tudo isso parece ser tarefa fácil, mas para quem não sabe ler ou escrever, é muito complicado. Algum de nós não se importa de pedir ajuda e admitir que não consiga fazer sozinho, mas outros não gostam dessa condição e preferem resolver o problema de outro jeito, como pedir ajuda a parentes que já sabem que eles não têm estudo. O estudo faz com que a gente enxergue o mundo de uma outra forma e, consequentemente, o mundo nos vê diferentes. Para ter sucesso, é preciso ser capaz de trabalhar bem com os outros. Essa é a razão por que Theodore Roosevelt disse: "O único ingrediente mais importante na fórmula para o sucesso é saber se entender com as pessoas". Boa leitura e uma semana gloriosa.


4 GERAL Cursos superiores ofertados na região Coluna do MATOS COSTA / CALMON JORNAL i9! NEWS - MAIO 2011

P

ara os estudantes concluintes do ensino médio que têm dificuldades na hora de escolher que curso fazer, divulgamos alguns

EDIÇÃO 17

Vereador

dos cursos ofertados pelas universidades da região. Confira abaixo os cursos ofertados pelas universidades de União da Vitória e Caçador.

FAFIUV - UEPR (União da Vitória-PR)

FOTOS: DIVULGAÇÃO

GIOVANI GREGÓRIO

O

A instituição oferece os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Matemática, Pedagogia, Química e Filosofia. Maiores informações sobre os cursos e vestibular no site: www.fafiuv.br, ou pelo fone: (42) 3521 9100

UNIARP (Caçador-SC) A instituição oferece os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, –Comunicação Social Jornalismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Tecnologia em Alimentos. Maiores informações sobre os cursos e vestibular no site: www.uniarp.edu.br, ou pelo fone: (42) 3561 6200

UNIGUAÇÚ (União da Vitória-PR) A instituição oferece os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Direito, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social e Sistemas de informação. Maiores informações sobre os cursos e vestibular no site: www.uniguacu.edu.br, ou pelo fone: (42) 3522 6192

UNIUV (União da Vitória-PR) A instituição oferece os seguintes cursos: Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Industrial da Madeira, Administração, Secretariado Executivo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Informática de Gestão e Licenciatura em Informática. Maiores informações sobre os cursos e vestibular no site: www.uniuv.edu.br, ou pelo fone: (42) 3522 1837 BAR E ARMAZÉM

DO CÉSAR

Obrigado pela preferência, amigo clie nte! (49) 3572 1183 Calçadão, 86 - Ce ntro - Matos Costa-SC

Vereador Giovani, Presidente da Comissão de Finanças, apresenta a população dois trabalhos importantes para o município aprovados pela Câmara de Vereadores de Calmon. O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 40, que dispõe sobre a criação do Programa de Refinanciamento de Débitos Fiscais – REFIS, no âmbito do município de Calmon, com concessão de benefícios para o pagamento de débitos fiscais em atraso, estabelecendo normas para sua arrecadação extrajudicial e dá outras providências. Art. 1º. Os créditos de natureza tributária, inscritos em divida ativa, constituídos ate 31 de dezembro de 2010 e que se encontram em fase de cobrança administrativa ou judicial, poderão ser pagos de acordo com os seguintes critérios e benefícios: I. Se pago à vista, em até 90 (noventa) dias a partir da data de publicação desta Lei, com desconto de 100% (cem por cento) na multa, nos juros e na correção monetárias devidos; II. Se pago parcelado, em até 04 (quatro) prestações mensais e sucessivas, com desconto de 80% (oitenta por cento) na multa, nos juros e na correção monetárias devidos; III. Se pago parcelado, em até 06 (seis) prestações mensais e sucessivas, com desconto de 60% (sessenta por cento) na multa, nos juros e na correção monetárias devidos; E a LEI Nº 620, DE 16 DE MAIO DE 2011, que suplementa e anula dotações orçamentárias no orçamento vigente conforme especifica e dá outras providências. Art. 1º. Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal autorizado a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 87.600,00, no orçamento de 2011, da Prefeitura Municipal de Calmon, para atendimento da seguinte programação de despesa: - Secretaria Municipal de Assistência Social, com aplicações diretas em Obras de Infraestrutura Social, no valor de R$ 87.600,00. Art. 2º. Para satisfazer a abertura de crédito adicional suplementar de que trata o artigo anterior, será anulada dotação parcial da seguinte programação de despesas no valor de R$ 87.600,00, na seguinte programação de despesas: - Secretaria Municipal de Obras e Habitação, com aplicações diretas em Manutenção da Secretaria de Obras e Habitação, no valor de R$ 87.600,00. Art. 3º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Art. 4º. Revogam-se as disposições em contrário. Calmon, 16 de maio de 2011.


GERAL

CALMON / MATOS COSTA MAIO 2011 - JORNAL i9! NEWS

EDIÇÃO 17

Informações da S.M.S. de Matos Costa

Rodilei

Busatta

DIVULGAÇÃO

A

Grupos Prioritários Doses aplic Cobertura Idosos 197 80,08% Crianças (6 meses-2 anos) 57 82,61% Gestantes 15 29,41% Trabalhadores de Saúde 33 117,86% Total 302 76,65%

busatta2010@hotmail.com

O Secretário Municipal de Saúde Sr. Gilson Luis Gadotti parabeniza a todos os profissionais pelo empenho prestado durante toda a campanha de vacinação, para podermos atingir a meta pactuada pelo estado, onde somente no grupo de gestantes não foi possível devido ao número que foi pactuado para vacinar, não condizer com a realidade do município. Os profissionais de Saúde da Atenção Básica do município de Matos Costa estão se organizando para a próxima Campanha de vacinação contra a Poliomielite 1ª etapa, que será realizado o dia “D” no dia 18 de junho de 2011, onde o Posto de Saúde terá decoração de festa junina, também haverá sorteio de brindes para as crianças vacinadas. Enfª Franciely Martins Früháuf

Continuidade de ruas recebem calçamento A

MÁRCIO FRAGOSO

o dia 14 de maio, inaugurou na cidade, o Restaurante Corte. O restaurante funciona sob o comando de Terezinha Corte e seu filho Marcio. Além do filho, ela, conta com mais 2 funcionários. O restaurante serve jantar, buffet, lanches, petiscos, porções, bebidas em geral e, funciona de segunda a sábado das 8:00 às 22:00 horas.

MÁRCIO FRAGOSO

Restaurante inaugura em Calmon N

Sinto-me muito honrado em prestigiar e incentivar o esporte, por isso, deixo registrado minhas congratulações ao pessoal que o promove em nosso município, fazendo com que nossas crianças e adolescentes tenham momentos de lazer e entretenimento, em especial ao Nereu e ao Agnaldo. Aproveito ainda para mandar um abraço a todos que participaram no jogo amistoso realizado em Campos Novos, no qual fiz novos amigos, com os quais passei momentos divertidos. FOTOS: JB

Prefeitura de Calmon está dando continuidade em calçamentos de ruas na cidade. As ruas João Alves, João Serafini, Pedro Almeida e Miguel Dzumann recebem estas melhorias. Na Rua Miguel Dzumann, o projeto prevê sua ligação com a SC-302, através do calçamento. De acordo com o Secretário de Administração, Claiton Hoepfner, além dos calçamentos a prefeitura irá estruturar a praça municipal com passeios, locais para prática de esportes e lazer, tornando atrativa e parecida com o Parque Central em Caçador.

Q

uero, neste mês, parabenizar os organizadores responsáveis pela homenagem feita às mães, que foi promovida no Centro de Eventos de Calmon. MÁRCIO FRAGOSO

Secretaria Municipal de Saúde (S.M.S.) de Matos Costa informa que no dia 31 de maio haverá reunião com o Conselho Municipal de Saúde para definição da Programação da 14ª Conferência Nacional de Saúde – etapa municipal que será realizada no mês de junho, que terá como tema central “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLITICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”, com o seguinte eixo: I - Acesso e Acolhimento com Qualidade – Um deságio para o SUS. Abaixo segue o quadro da cobertura da Campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) 2011, por grupos prioritários, realizada no município de Matos Costa.

5

Finalizo minha coluna agradecendo a todos os amigos que acolheram minha família e eu, desde que chegamos a esta cidade, onde passamos momentos muito especiais junto a seus familiares, são eles: famílias VEZARO, CARAMORI, ZAIAS, KOCH, MACIEL, BOF, SANTIEL, SCHEFER, MILANI, PERON, BORBA, SERAFINI, DE ALMEIDA, SCHLINDWEIN, H E N K E L , L I M A D O S PA S S O S , FÁVERO, BENDLIN.


6 GERAL Servidores comemoram seu dia com almoço José MATOS COSTA / CALMON JORNAL i9! NEWS - MAIO 2011

EDIÇÃO 17

MÁRCIO FRAGOSO

Becker

farmacia-maria@bol.com.br

NOVA LEI DOS ANTIBIÓTICOS

A

A

Prefeitura Municipal de Matos Costa, em parceria com vários colaboradores, organizou almoço para todos os funcionários em comemoração ao dia do trabalhador. No domingo, 1º de maio, o prefeito Darcy Batista Bendlin, agradeceu a todos os funcionários da prefeitura pelo período em que estão trabalhando juntos “este dia é muito especial, hoje comemoramos o dia do trabalho e, este encontro é para agradecer por tudo o que vocês tem feito por Matos Costa. Nunca levei o mérito sozinho, sempre exaltei o esforço de vocês!”, ressaltou Bendlin. O prefeito explicou aos presentes que Matos

Costa é um dos municípios que menos arrecada em Santa Catarina, mas que o poder executivo está lutando por melhorias, trazendo empresas para empregar para os munícipes e, consequentemente, contribuindo para o aumento da arrecadação do município. Finalizou agradecendo a Câmara de Vereadores, os líderes políticos, em especial todos os funcionários. “Não posso deixar de agradecer os patrocinadores que contribuíram com o almoço, o pessoal da cozinha e da churrasqueira, funcionários estes que além de prestigiar o almoço, ajudam a prepará-lo para nós”, encerra.

NIVERS O casal Laudelino (Dico) e Luiza Fagundes completou, no dia 24 de maio, 64 anos de convívio conjugal e, são congratulados pela conquista por Laerty Fagundes e família.

Quem soprou velinhas no dia 5 de maio foi o jovem Pedro Bertotti. Quem deseja votos de felicidade são seus amigos do terceirão da EEB Dom Daniel Hostin.

Lei (RDC 20/11) sobre a venda de antibióticos nas farmácias do Brasil já está em vigor. Veja o que cita a

Lei: Art. 9º A dispensação em farmácias dar-se-á mediante a retenção de (01) uma via da receita, devendo outra via ser devolvida ao paciente. § 1º - O Farmacêutico não poderá aceitar receitas fora do prazo de validade. § 2º - As receitas somente poderão ser dispensadas pelo Farmacêutico quando apresentadas de forma legível e sem rasuras. § 3º - No ato da dispensação devem ser registrados nas (02) duas vias da receita os seguintes dados: I - a data da dispensação; II - a quantidade aviada do antibiótico; III - o número do lote do medicamento dispensado; IV - a identificação do Farmacêutico, atestando o atendimento, no verso da receita. A ANVISA determina ainda que a receita deve ser legível e além do nome do medicamento e tratamento, também a identificação do médico com CRM e do paciente, inclusive, com endereço e telefone. Lembre-se sempre que NÃO é a farmácia que faz as leis, ela apenas deve cumpri-las. Portanto depois de consultar seu médico, em posse de documentos pessoais, opte por uma farmácia de confiança que cumpra as Leis Vigentes. Sua saúde é o mais importante, preserve-a. Mantenha hábitos saudáveis e Viva Feliz. José Becker Silva FARMACÊUTICO

( 49 ) 3572-1109


GERAL

CALMON / MATOS COSTA MAIO 2011 - JORNAL i9! NEWS

EDIÇÃO 17

7

Coluna do Atividades recreativas em Calmon Vereador E FOTOS: MÁRCIO FRAGOSO

stá sendo disponibilizada, pela Prefeitura Municipal de Calmon, a todos os calmonenses que tem entre 08 e 15 anos algumas Atividades de Recreação. Dentre as atividades que serão trabalhadas, até o final do ano, estão: Futebol Masculino; Futebol Feminino; Vôlei Masculino; Vôlei Feminino; Queimada Masculino; Queimada Feminino; Bets Masculino; Bets Feminino; Tênis de Mesa Masculino e Tênis de Mesa Feminino. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.

ALCEBÍADES DOS ANJOS

O

Confira os horários das atividades: HORÁRIO 10:00 11:00 14:00 15:00

TERÇA Futebol Masc. Futebol Fem. Futebol Masc. Futebol Fem.

QUARTA Vôlei Masc. Vôlei Fem. Vôlei Masc. Vôlei Fem.

QUINTA Queimada Masc. Queimada Fem. Queimada Masc. Queimada Fem.

SEXTA Bets e Tênis de Mesa Masc. Bets e Tênis de Mesa Fem. Bets e Tênis de Mesa Masc. Bets e Tênis de Mesa Fem.

vereador Alcebíades dos Anjos, conta que no dia 14 de maio esteve em Florianópolis, onde recebeu a Medalha Imperador Dom Pedro II. Esta medalha lhe foi conferida por ser um dos vereadores mais atuantes no município de Calmon. “Fui agraciado com esta medalha que me muito me honra. Agradeço e dedico a todos os munícipes que depositaram seu voto de confiança em minha pessoa no dia das eleições”, disse o vereador. Alcebíades é um vereador que procura realizar seus trabalhos em prol do município, pensando na população e sem envolver questões políticas e/ou partidárias, “procuramos fazer o melhor pelo nosso município, sempre!”, ressalta. DIVULGAÇÃO

FRUTOLÂNDIA LUCIMARI Frutas frescas todos os dias, venha conferir! Fone: (49) 3573 0183 Rua: Fortunato de Souza, 298 - Centro - Calmon-SC - 89.430-000

para ARAUCÁRIA Acessórios Escritório Ltda Móveis para escritório - Informática em geral Papelaria - Móveis de aço - Artigos para mercado, açougue, farmácia, lanchonete, padaria e postos de combustível. Marinaldo Silva Fones: (49) 9900 9639 (42) 8823 9585

Rua: Absalão Carneiro, 1038B - Centro - Matos Costa-SC - 89.420-000

Anuncie: (49) 9964 5992 / 8414 9232 CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO CRO-PR 18057 / CRO-SC 7987

Dr. Mário Be ndlin Neto Aparelhos Ortodônticos, Tratamento de Canal, Restaurações (remoção de cárie), Clareamentos Dentais e Extração

PADARIA DA

TIA EDITHE PÃES

(49) 9931 3249

Marque seu horário - Agende uma consulta - Horário Flexível Rua: Tereza Cristina, 214 - Matos Costa-SC - 89.430-000

LANCHES

BOLOS

DOCES

SALGADOS

FONE: (49) 8419 7076 Rua: Matilde Vohringer - Centro - Calmon-SC


In9ve!

Edição Maio de 2010.

NEWS

MATOS COSTA / CALMON

MAIO 2011

Centro de Eventos em Calmon ficou sem espaços para receber as mães que, marcaram presença nas apresentações de seus filhos. No dia 6 de maio as Escolas Municipais e Estadual organizaram uma belíssima apresentação para as mamães calmonenses, que se emocionaram muito ao ver seus filhos empenhados em demonstrar seu afeto e carinho para com sua mãe. Participaram das homenagens os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Victor Baptista Adami, da Escola

Municipal João Carneiro, do PETI (Programa de Erradicação Infantil) e da Escola de Educação Básica “Calmon”. A primeira dama, Mafalda Bof, parabenizou as crianças que fizeram suas apresentações e, também, os professores que tiveram paciência para preparálas (as crianças), orientando para as apresentações. “A todas as mães presentes digo que não existe amor mais bonito do que o amor de mãe para filho e viceversa”, destacou Mafalda. Finalizou agradecendo e parabenizando todas as mães presentes pela passagem de seu dia.

FOTOS: MÁRCIO FRAGOSO

Mamães calmonenses recebem homenagem O

CARDOSO ENTREGANDO CHAVE PARA BENDLIN DE UM DOS VEÍCULOS


EDIÇÃO 17