Page 1

Cidades Política Cultura Esportes São Caetano Mundo Economia Tecno

São Bernardo entrega novos leitos em Hospital e Pronto-socorro Central

3, 4 e 5 6, 7 e 8 9 10 e 11 12 13 14 e 15 16

Foto: Divulgação

NESTA EDIÇÃO

No ato de entrega foram apresentadas também duas novas ambulâncias. 4Pág. 06

CPI do Lixo vai solicitar contrato de empresa. A solicitação foi aprovada pelos integrantes. 4Pág. 07

Santo André tem feira de adoção de animais amanhã 4Pág. 04

abc

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 Edição 2471 Ano XI

São Caetano: devolução de carros vira embate na Câmara

Carmen Miranda é tema de Carnaval no Sesc Santo André

A devolução de dez carros oficiais na Câmara de São Caetano causou novo embate interno entre governistas e oposicionistas. Os nove parlamentares da base do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) decidiram, na semana passada, abrir mão da frota oficial, mas a maioria do G-10 (grupo de dez parlamentares da oposição) não seguiu o caminho, o que desagradou governistas.

Banda Estralo presta uma homenagem a cantora com versões únicas de “O que é que a baiana tem” e “Aquarela do Brasil”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

4Pág. 12

4Pág. 05

Carnaval se aproxima e bancos de sangue estão em alerta

DESTAQUE SQN

política PF deflagra Leviatã, nova fase da Lava Jato. 4Pág. 08

cultura Shopping Praça da Moça recebe Encontro de Carros Antigos.

Siga-nos

4Pág. 09

esportes Sandro Dias Fun é atração no Mauá Plaza Shopping.

• @grupohojelivre • jornal.hojelivre

Foto: Divulgação

4Pág. 10

Dados da Pró Sangue revelam que apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue frequentemente. Hemocentro São Lucas aguarda doadores solidários. 4Pág. 03

mundo Jovem de 23 anos pode ser o 1º ‘dreamer’ a ser deportado na era Trump. 4Pág. 13


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

www.jornalhojelivre.com.br

2 editorial

Gestão nos gastos sociais

PASSANDO A LIMPO Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

negativa n Em voto lido no Plenário do Supremo Tribunal Federal na quarta-feira

(15), o ministro Luís Fachin, relator da Lava Jato, decidiu pela manutenção do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB/RJ) na cadeia. A defesa do peemedebista tentou, via Reclamação à Corte máxima, derrubar a ordem de prisão imposta pelo juiz federal Sérgio Moro. “Voto pela manutenção da decisão agravada e pelo não conhecimento de concessão do pedido de habeas corpus”, decidiu Fachin.

a fala n O relator já foi acompanhado pelos ministros Luís Barroso, Rosa Weber,

Dias Toffoli, Gilmar Mendes. Em sua fala, o ministro Marco Aurélio questionou: “O que estamos a julgar neste processo? Estamos a julgar Eduardo Cunha? A definir a culpa de Eduardo Cunha? Não estamos a julgar o acusado, até aqui simples acusado, muito embora já crucificado pela opinião pública.”

a defesa n A defesa de Eduardo Cunha alega que o ex-deputado foi preso por de-

terminação de Sérgio Moro pelos mesmos motivos analisados pelo STF quando decidiu afastá-lo e não prendê-lo. Havia pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República. Antes de proferir seu voto, Fachin lembrou que o ministro Teori Zavascki, antigo relator da Lava Jato, havia negado este pedido e afirmado que “tudo conduz à improcedência da reclamação”.

Rua José Versolato 111, Torre B- Conjunto 802 - SBC CEP 09750-730 Tel: 23791915

www.jornalhojelivre.com.br Publisher: Luciana Sereno Diagramação: Natália Sabino comercial.hojelivre@gmail.com redacao.hojelivre@gmail.com ANUNCIE: 950600843

Circulação: SCS, SBC, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e RGS TIRAGEM E VEICULAÇÃO: 30 MIL EXEMPLARES

Tiragem Auditada por CMH Comunicação Integrada Circulação Garantida

O país herdou do lulopetismo não apenas a maior crise fiscal de que se tem notícia, mas também os efeitos nas contas públicas do relaxamento populista no controle de gastos sociais. Como se a leniência no acompanhamento de pensões, bolsas, auxílios e similares fosse uma política de redistribuição de renda, quando na verdade é um acinte ao contribuinte, à sociedade.

importantes efeitos positivos, principalmente em regiões carentes.

É certo que a matriz da elevação das despesas ditas sociais está no DNA da Constituição, promulgada em 1988 para, além da bem-vinda restauração do regime de democracia representativa, promover o equivocado projeto de centralizar rendas da sociedade no Estado, a fim de que ele promovesse a “justiça social”. No ano seguinte, a queda do Muro de Berlim, em cujos escombros foi soterrado este tipo de modelo, era o prenúncio de dificuldades fiscais para o Brasil.

A comprovação disso é que, nesses meses de desemprego elevado e, portanto, de aumento da procura pelo benefício, o Bolsa Família, segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, tem conseguido atender à demanda com recursos economizados pelo pente-fino que passou de fato a ser feito no programa. Ao mesmo tempo em que se aplica a ideia de qualificação do bolsista para que possa financiar a subsistência com o próprio trabalho. Os prefeitos, responsáveis pelo cadastro do BF , estão sendo estimulados a ajudar neste esforço.

Com o PT no Planalto, a aplicação desta visão ideológica de mundo foi radicalizada, a partir de 2006, no segundo mandato de Lula. E a aposta terminou sendo dobrada pela presidente Dilma Rousseff, inspiradora da mudança na política econômica de Lula desde que assumiu a Casa Civil, em 2005. No mesmo pacote político-ideológico veio o descuido com os controles de despesas sociais. No balanço feito pelo GLOBO, no domingo, do Bolsa Família, isto fica evidente. O programa — que não se trata de uma invenção petista —, tem méritos. Não chega a pesar muito no PIB (0,5%), em comparação a outras despesas semelhantes, e produz

Mas os governos lulopetistas nunca se mostraram aplicados na cobrança das contrapartidas das famílias beneficiadas — filhos na escola etc.—, muito menos no enquadramento das pessoas no BF em função da renda.

Outro símbolo do descaso lulopetista com a administração eficiente dos gastos sociais são os elevados índices de desvios encontrados em benefícios bilionários do INSS. O pente-fino em um conjunto de aposentadorias por invalidez e auxílios-doença manteve os benefícios de apenas 6% dos avaliados. Pode-se ter uma ideia da dimensão do desperdício de dinheiro do contribuinte. Basta destacar, também, que, de 2006 a 2015, gastos intitulados de “transferência de renda” aumentaram um ponto percentual de PIB — de 8,3% para 9,3%.

FRASES

Não é porque me separei várias vezes que eu não acredito no amor. Emanuelle Araújo para a revista Minha Novela

Foto: Divulgação


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

cidades

3

contexto

Carnaval se aproxima e bancos de sangue estão em estado de alerta

Foto: Divulgação

Os dados não são animadores, mas, é comum que em feriados prolongados, como o Carnaval, haja aumento de acidentes nas estradas brasileiras, fato que gera sobrecarga aos bancos de sangue em todo o País, que contam atualmente com apenas 1,9% da população doando sangue voluntariamente. Em São Paulo, a Fundação Pró Sangue, um dos maiores bancos da América Latina, coleta e processa mensalmente, aproximadamente, 12 mil bolsas de sangue que são destinados a mais de cem instituições públicas, sendo responsável por cerca de 32% do sangue coletado em toda região metropolitana do estado. Realidade parecida é a do Hemocentro São Lucas, que atende 60 hospitais na Grande São Paulo e mobiliza cerca de seis mil pessoas mensalmente para manter os estoques de sangue abastecidos para atender os hospitais cadastrados. “Não é uma tarefa fácil, é preciso conscientizar o tempo todo sobre a doação de sangue, que é um procedimento seguro e sempre lembrar sobre os requisitos necessários para a doação. Infelizmente, as épocas festivas acabam consumindo mais bolsas de sangue e é essencial termos mais doadores nesses períodos”, comenta Dr. Elíseo Sekyia, diretor médico do Hemocentro São Lucas. Os procedimentos, em todo o Brasil, são extremamente seguros e passam por rigorosos controles de qualidade. Antes da doação, os voluntários passam por entrevistas e realizam alguns exames prévios. Após a coleta, o sangue é testado para diversas patologias, garantindo que o material coletado esteja em condições saudáveis para futuros procedimentos. Cada doador pode ajudar até quatro pessoas, pois as bolsas são fracionadas em plasma, hemácias ou glóbulos vermelhos, plaquetas e crioprecipitado, que podem ser destinados a tratamentos diversos, anemias, hemorragias, quimioterapias, entre outros. CAMPANHAS INCENTIVAM DOAÇÃO DE SANGUE EM PERÍODO DE CARNAVAL As doações voluntárias - quando não são para repor o uso de um paciente específico - tem aumentado no Brasil. Esse crescimento se dá também por

iniciativas de grupos independentes e empresas que buscam incentivar a prática com frequência. Um exemplo são as campanhas Sangue Azul, do Grupo Gaia, que acontecem duas vezes ao ano para todos os colaboradores. Neste mês, o CEO da empresa, João Paulo Pacifico, atingiu 100 mil seguidores no LinkedIn e lançou um convite a todos: uma grande doação de sangue para manter os números positivos nos estoques. Os doadores ainda podem ganhar o livro Onda Azul, escrito pelo empresário e em fase de pré-lançamento. “Tentamos, de alguma forma, devolver nossas conquistas para a sociedade, com iniciativas e projetos que impactam na vida das pessoas. Com a conquista dos 100 mil não seria diferente. Por que não sensibilizar tanta gente para a importância da doação de sangue?”, destaca Pacifico. Para participar da campanha Sangue Azul, basta postar uma foto do momento da doação em suas redes sociais, durante o mês de fevereiro, com as hashtags #SANGUEAZUL e #ONDAAZUL. Aos que quiserem receber o livro Onda Azul, basta enviar a foto também pelo e-mail: sangueazul@grupogaia.com.br. O livro pode ser retirado pessoalmente na Gaia, onde ainda é possível conhecer o Tobogaia e o redário a três metros de altura, ou pagar o frete e receber pelos Correios. “Acreditamos que se a pessoa quis participar do Sangue Azul, é porque, de alguma forma, ela topou mudar o mundo com a gente, porque acredita que a felicidade mora nos pequenos gestos. Então, ela já faz parte da nossa Onda Azul, por isso vamos dar o livro para que ela entenda melhor esse nosso jeito diferente de

fazer acontecer”, finaliza o empresário. REQUISITOS BÁSICOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (para menores de 18 anos, verificar no site (www.hemocentrosaolucas.com. br) documentos necessários e formulários de autorização). Pesar no mínimo 50kg. Não ingerir bebida alcoólica 48 horas antes da doação Não ter realizado exame/procedimentos com endoscópio nos últimos 6 meses Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses Não ter diabetes (com uso de insulina) ou epilepsia Não ter tido Hepatite após os 11 anos de idade Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação). Apresentar documento original com foto recente (que permita a identificação do candidato), emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira de Habilitação). SOBRE O LIVRO ONDA AZUL De forma leve, o empresário João Paulo Pacifico, fundador do Grupo Gaia, narra sua trajetória rumo a construção do maior grupo de securitização do Brasil. Através da leitura, é possível entender

como a escolha de valores verdadeiros impulsionaram a criar uma onda de motivação entre colaboradores e clientes, demonstrando que a valorização das relações humanas deve estar sempre à frente do lucro e que um ambiente de trabalho feliz cria relações sólidas e promissoras para as empresas, propondo uma mudança cultural nos valores corporativos. Após o sucesso do e-book, que teve mais de 4 mil downloads, o livro físico será lançado neste ano. Toda a renda obtida com as vendas será revertida para a Gaia+, ONG que atua com educação para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Já é possível adquirir o livro através do Facebook do Grupo Gaia. SOBRE O GRUPO GAIA Fundado em 2009, o Grupo Gaia é o maior grupo de securitizadoras do país, atuando no setor imobiliário, agropecuário, crédito financeiro e gestão de cobrança. Além das quatro empresas do mercado financeiro com mais de R$14 bi em operações, o Grupo possui ainda a ONG educacional Gaia+, que já beneficiou mais de 2 mil crianças em 2 anos, e a Gaia Esportes, que já realizou mais de 30 eventos esportivos. Mas, tão importante quanto os negócios do Grupo, são seus 10 valores, que começam com Pratique a Gratidão e encerram com Celebre. Essa inovadora cultura, chamada de Onda Azul, traz como um dos principais pilares a felicidade no trabalho. E isso pode ser conferido no escritório da empresa, que conta com tobogã, balanço, rede e, estampado na parede, sua missão: Desenvolver empresas saudáveis, felizes e com propósito.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

4

www.jornalhojelivre.com.br

CIDADES

contexto

Direito São Bernardo realiza 16º Encontro sobre os Direitos da Mulher Foto: Divulgação

amanhã ESPA promove Feira de Adoção de Animais O Colégio Singular, por meio da ESPA – Equipe Singulariana de Proteção Animal, participará neste sábado a partir das 9 horas, da Feira de Adoção de Animais na OAB Santo André. Para adotar é necessário ser maior de 18 anos, ter a concordância de toda a família e levar comprovante de endereço. Nesse dia, os interessados na adoção também receberão informações sobre guarda responsável e orientações jurídicas. A entrada é gratuita, mas quem quiser colaborar com as ações da ESPA poderá adquirir camisetas exclusivas do projeto ou doar ração, cobertores, jornais, vermífugos, potes de sorvete, xampu, sabonete, material de limpeza e sacos de lixo, entre outros itens. A ESPA é um projeto educacional inserido na programação pedagógica do Singular que visa ensinar aos alunos a importância da guarda responsável, com abordagens diferenciadas de acordo com a faixa etária, além de promover campanhas constantes de arrecadação de ração, arroz, vasilhas, casinhas, medicamentos, entre outros itens. Toda a doação recebida é encaminhada para ONGs e cuidadores de animais. Foto: Divulgação

No dia 4 de março, a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo realiza o tradicional Encontro sobre os Direitos da Mulher. Neste ano, o evento discute temas polêmicos, como violência obstétrica e direitos das mulheres presidiárias. O encontro acontece a partir das 13h30, no anfiteatro da Faculdade, e reúne especialistas da área jurídica para explorar a legislação vigente e os direitos voltados ao público feminino. A primeira palestra, com o tema “Direitos Fundamentais das mulheres presidiárias: Visão teórica e prática”, será ministrado pela Dra. Aline Martins Gonçalves, especialista sobre Novas Perspectivas dos Direitos Fundamentais pela FAAP e na proteção de Gênero e Maria da Penha pela Escola Paulista da Magistratura. A convidada também é mestranda em Direito Penal na USP.

Na segunda parte do evento, a Dra. Priscila Cavalcante de Albuquerque abordará o tema” Violência obstétrica. Aspectos jurídicos e práticos na jurisdição contenciosa”. A convidada é mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, graduada em Direito pela USP e formou-se como doula em 2007. Além disso, a convidada é capacitada em manejo do aleitamento materno (2006 - Gama/SP) e advogada atuante na defesa dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres. Segundo a Profª. Dra. Carmela Dell’Isola, coordenadora do evento, a faculdade inovou na escolha dos assuntos abordados. “No encontro, serão tratados os temas que se destacam na atualidade, por terem como elemento central os direitos humanos fundamentais da mulher,

seja na condição de presidiária, seja na gestação e no parto. Lamentavelmente a mulher ainda sofre desigualdades na sociedade”, declara. O Encontro sobre os Direitos da Mulher ocorre anualmente no mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher e é aberto ao público. Para participar é necessário realizar a inscrição prévia no site da instituição: www.direitosbc.br Serviço: Evento: 16º Encontro sobre Direitos da Mulher Inscrições: De 20 de fevereiro até 01 de março; Data: 4 de março de 2017, das 13h30 às 17h30; Local: Anfiteatro e Auditórios da FDSBC; Rua Java, 425 – Jd. do Mar – SBC Investimento: Alunos - R$ 14; Público externo - R$ 23


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

cidades

contexto

Carmen Miranda é tema de Carnaval no Sesc Santo André

Foto: Divulgação

Banda Estralo presta uma homenagem a cantora com versões únicas de “O que é que a baiana tem” e “Aquarela do Brasil”. A ideia do show é homenagear a cantora luso-brasileira, célebre por suas versões únicas de canções como “O que é que a baiana tem” e “Aquarela do Brasil”. O “Bailinho” é uma viagem no tempo pela história da MPB - mais especificamente, com paradas obrigatórias nas músicas que a Pequena Notável cantou entre as décadas de 20 a 40. No repertório estão sucessos como “Mamãe eu quero”, “Táhi (Pra você gostar de mim)” e “Alô-Alô”. “O roteiro e repertório do Bailinho deste ano apresenta uma narrativa com as diversas fases de Carmen Miranda, do início da carreira ao auge, seu sucesso internacional e a volta ao Brasil”, salienta a cantora e atriz Luanda Eliza. Se estivesse viva, Carmen Miranda comemoraria 108 anos. A outra metade do show inclui os arran-

jos da Banda Estralo para músicas como “País Tropical” (Jorge Benjor), “Bola de Meia Bola de Gude” (Milton Nascimento) e “Não é Proibido” (Marisa Monte). Essas versões, presentes no álbum Estórias de Cantar, renderam à banda a indicação na categoria Melhor Álbum Infantil do 27º Prêmio da Música Brasileira. A Banda Estralo Formada em 2009, a Banda Estralo nasceu do encontro do músico Marcos Lucatelli (voz e violão) com a atriz Luanda Eliza (voz e performance). Além deles, compõem o grupo Lilyan Teles (voz, performance e escaleta), Mauricio Damasceno (percuteria) e Edson Barreto “Renatinho” (baixo). Este show terá a participação especial de Wellington Sancho ( percussão) e André Hamilton (teclado). Arte educadores cuja preocupação é levar conhecimento musical às crianças, os artistas do grupo criam novos arranjos para

canções já consagradas e narrativas teatrais para contextualizar de forma lúdica. Póximosshows: A Banda Estralo fará dois shows diferentes em uma temporada no mês de março, no Teatro MorumbiShopping (SP): aos sábados, o show Estórias de Cantar, com repertório baseado na MPB; e aos domingos, Estralando o Roque, com uma viagem na história do Rock’n’Roll brasileiro. Quer saber mais? Acesse : http:// www.teatromorumbishopping.com.br/ Serviço: Show “Bailinho Estralante com Carmen Miranda”, Banda Estralo Data: 25/02 e 27/02 Horário: 16h Local: Sesc Santo André Endereço: R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André – SP, 09071-130 Grátis – livre - duração: 70 minutos

5

folia

Bloco do Chá da Alice abre Carnaval de Rua de São Paulo Considerado a maior festa pop do Brasil, com parcerias de renome como Xuxa, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Anitta, dentre outros artistas. Pelo segundo ano consecutivo, o Chá da Alice abre o Carnaval de Rua de São Paulo 2017 e ocupa a Avenida Faria Lima com o Bloco do Chá com Alinne Rosa – prometendo sacudir a terra da garoa no dia 18 de Fevereiro, a partir das 15h00. Retribuindo o carinho do público paulista, a equipe do Chá promete contagiar os foliões e tirar todo mundo do chão ao som da DJ residente Giordanna Forte – com músicas que transam pelo pop, funk, brega, mpb e tradicionais marchinhas. O Bloco do Chá conta com o Patrocínio do TIC TAC e a Cerveja Oficial SKOL. O Bloco do Chá, que é fantasia, contará também com intervenções artísticas – um elenco de atores que compõe parte da identidade da festa , interagindo com o público e transmitindo a atmosfera do clima lúdico da programação, que promete muitas surpresas durante o percurso. O Bloco do Chá apoia as campanhas “Selo Amigo da Cidade” que colabora com a limpeza das ruas após o desfile - e o “Carnaval sem Assédio” uma campanha do site Catraca Livre pelo respeito na folia e diversidade de gêneros. Com isso, o Chá promoverá uma folia consciente. Sobre Inspirada no universo lúdico de “Alice No País das Maravilhas”, com cadeiras penduradas no teto e cogumelos gigantes compondo a cenografia, além de atores que encenam os personagens centrais da fábula de Lewis Carroll, a noite foi criada no Rio de Janeiro e há mais de oito anos percorre as principais capitais do país - Salvador, Belo Horizonte, Vitoria, Recife, João Pessoa, Curitiba, Florianópolis, Belém, Natal - entre outras. Em São Paulo, a festa acontece em edições mensais desde 2010 e é sucesso até hoje. Em suas últimas edições, Xuxa lotou o Citibank hall com edição especial do XuChá em dezembro/2016 e Alinne Rosa contagiou mais de duas mil pessoas no Via Matarazzo, no lançamento do Bloco do Chá em Janeiro/2017. Queridinha dos artistas que volta e meia assumem as carrapetas, o Chá mais famoso da cidade já recebeu: Xuxa, Ivete Sangalo, Anitta, Valesca, Ludmilla, Wanessa, Daniela Mercury, Preta Gil, dentre outros artistas. Serviço: Data: Sábado, 18 de Fevereiro. Horário: 15h00 às 20h00 Patrocínio: SKOL e TIC TAC Concentração: Avenida Faria Lima, altura do número 64 em frente ao Bar Pirajá Trajeto: Seguiremos toda Faria Lima sentido Largo da batata. Atrações: Djs Giordanna Forte + Alinne Rosa e convidados Evento gratuito


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

6

www.jornalhojelivre.com.br

política

saúde

São Bernardo entrega novos leitos em Hospital e Pronto-socorro Central Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo ampliou a disponibilização de leitos no Hospital e Pronto Socorro Central, situado na Rua Secondo Modolin, 380. Na tarde de quarta-feira (15), a administração municipal formalizou a entrega de nova ala da enfermaria, com oito leitos, novos equipamentos garantindo a estrutura de 162 leitos em todo o complexo hospitalar. No ato de entrega foram apresentadas também duas novas ambulâncias UTIs do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que não eram repassadas ao município desde 2012. Presente no HPS Central, o prefeito

de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), o secretário de Saúde, Geraldo Reple, acompanhados de integrantes da direção do complexo hospitalar, realizaram vistoria pelo local, reforçando a premissa de aprimorar e humanizar atendimento aos pacientes. A prefeitura retomou os serviços de entrega dos leitos da enfermaria (44 no total), investindo aproximadamente R$ 40 mil. “Encontramos a obra na enfermaria, como todas as outras na cidade, inacabada. A vantagem é por termos um contrato de manutenção aqui no pronto-socorro, conseguimos retomar

os serviços e entregar em um período muito rápido, melhorando o atendimento da população”, pontuou Morando. Em relação às ambulâncias, as duas viaturas são modelos avançados, que se somam a outras 12 que já estão no município. Os novos carros são totalmente equipamentos para realizar atendimentos de alta complexidade, como traumatismo. “Este foi investimento do Ministério da Saúde, no valor aproximado de R$ 600 mil, e está com o que existe de mais moderno para auxiliar no atendi-

mento”, afirmou o chefe do Executivo. A unidade hospitalar é dedicada à atenção às urgências e emergências traumáticas e clínicas, com funcionamento 24 horas. O estabelecimento serve de referência para as nove UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento). Além das internações, a unidade realiza consultas, exames de análises clínicas e imagem e pequenos procedimentos cirúrgicos. Tem como especialidades, a clínica geral, ortopedia, pediatria e oftalmologia. Realiza aproximadamente22milatendimentospormês.


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

política

7

são bernardo

CPI do Lixo vai solicitar contrato de empresa

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a prestação de serviço de coleta e tratamento de lixo firmada entre a Prefeitura de São Bernardo e o consórcio SBC Valorização de Resíduos, no valor aproximado de R$ 4,2 bilhões, aprovou na quarta-feira (15) requerimento para que a administração municipal envie aos membros cópia do contrato. A solicitação foi aprovada pelos integrantes – 11 parlamentares – no mesmo dia em que foram eleitos o vice-presidente e o relator da CPI, os vereadores Eliezes Mender (PTN) e Juarez Tudo Azul (PSDB), respectivamente. O presidente e propositor da CPI, vereador Ary de Oliveira (PSDB), destacou que o objetivo da solicitação é conhecer as bases e os termos do contrato, para que seja possível elaborar os questionamentos, bem como elencar quem deve ser convocado. “As reuniões vão acontecer a cada 15 dias, começan-

do no dia 23 de fevereiro. Até lá, já vamos ter recebido a documentação solicitada e teremos condições de dar andamento aos trabalhos”, explicou. Na primeira reunião do grupo – que conta ainda com os vereadores Antônio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete (PT); Aurélio (PTB); Rafael Demarchi (PRB); Julinho Fuzari (PPS); Fran Silva (SD); Gordo da Adega (PCdoB); Índio (PR); Martins Martins (PHS); Ramon Ramos (PDT); Reginaldo Burguês (PSD) e Mauro Miaguti (DEM) – chegou a ser cogitada a convocação do ex-secretário de Serviços Urbanos e Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli (PT) e o ex-diretor de Limpeza Urbana Maurício Cardoso, mas o entendimento geral foi que as convocações seriam mais adequadas após o recebimento do contrato. “Com tudo analisado, teremos condições de elaborar melhor as perguntas”, pontuou Oliveira. Com maioria de parlamen-

tares situacionistas, o presidente acredita que os trabalhos vão correr sem contratempos. A comissão tem, regimentalmente, 60 dias para concluir as atividades, podendo ser prorrogado, se necessário. Único vereador declaradamente oposicionista, Toninho da Lanchonete (PT) afiemu que a bancada petista é a maior interessada em esclarecer qualquer irregularidade que por ventura possa existir no contrato. “Apoiamos a criação da CPI. Votamos favorável ao requerimento de instalação, porque qualquer irregularidade que possa existir é preciso que seja esclarecida”, afirmou. Histórico A Prefeitura de São Bernardo e o consórcio SBC Valorização de Resíduos, formado pelas empresas Revita Engenharia e Lara Central de Tratamento de Resíduos, assinaram em 2011 contrato de prestação de serviços por 30 anos, que previa além da coleta e tratamen-

Foto: Divulgação

to do lixo, construção de uma usina de reciclagem que iria gerar energia com a queima dos materiais que não pudessem ser reaproveitados. O empreendimento seria instalado na região do Alvarenga, mas a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) não emitiu as licenças necessárias. O contrato tem valor estimado em R$ 4,2 bilhões. Entre os dias 6 e 8 deste mês, os trabalhadores da SBC Valorização de Resíduos fizeram uma paralisação, reivindicando pagamento de salários atrasados. As empresas alegam que a prefeitura deve mais de R$ 60 milhões. A administração confirma que existem pagamentos pendentes, mas defende que o contrato seja revisto. Na tarde da última terça-feira (14), o prefeito Orlando Morando (PSDB) afirmou que foi pedida a rescisão da prestação de serviço. O consórcio, que tem até o dia 22 deste mês para recorrer, não quis se pronunciar.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

8

www.jornalhojelivre.com.br

política

pesquisa

Lula lidera com 30,5% dos votos em eventual disputa em 2018, diz pesquisa CNT

Foto: Divulgação

nacional PF deflagra Leviatã, nova fase da Lava Jato A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Leviatã, que teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), referentes a inquérito instaurado a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Belém e Brasília, nas residências e escritórios de trabalho dos investigados. Essa é a primeira fase ostensiva da operação solicitada pela Procuradoria-Geral e autorizada pelo ministro Fachin, novo relator da Lava Jato no Supremo. Foto: Divulgação

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a disputa com os demais adversários, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada na quarta-feira (15), pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). De acordo com o levantamento, Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

mulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. No cenário de consulta espontânea, quando não é apresentado nenhum nome aos entrevistados, Lula também lidera com 16,6% as intenções. Neste caso, Bolsonaro aparece em segundo com 6,5% e Aécio Neves em terceiro, com 2,2%. A soma de branco/nulo ou indecisos chega, contudo, a 67,8%.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece apenas como quarto colocado, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT-CE) tem 5% e o presidente MichelTemer conta com 3,7%.

Favorito “O presidente Lula ganha hoje em todos os cenários. Se as eleições fossem hoje, facilmente seria eleito como presidente da República. Há também um crescimento bastante significativo do Jair Bolsonaro, que mostra esse nicho de pessoas que pensam de for-

A soma dos votos branco/nulo ou indecisoschegaa27,6%.Essesvalorestêmcomo base a consulta de intenção de voto esti-

ma diferente da média”, afirmou o presidente da CNT, Clésio de Andrade. Na avaliação dele, também pesa a favor de Lula o fato de a pesquisa ter sido realizada após a morte da ex-primeiradama Marisa Letícia. “Não tem dúvida. Estamos chegando à conclusão de que todos os aspectos pesaram. O passionalismo, a comoção e provavelmente alguma coisa de saudade dos bons tempos do Lula”, considerou. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

9

cultura

agenda

Shopping Praça da Moça recebe a 1ª edição do ano do Encontro de Carros Antigos

Foto: Divulgação

santo andré Gruopo discute sobre teatro Existem assuntos tão profundos que só a arte tem o poder de esmiuçá-los. O teatro é uma dessas artes. Apostando em temas como homofobia, aborto, cultura do estupro, machismo e perseguições às religiões oriundas da África, a Companhia de Teatroendoscopia, fundada por integrantes da Escola Livre de Santo André,leva ao palco Dois Perdidos Numa Noite Suja, de Plínio Marcos, e Alma, adaptação livre inspirada na Valsa nº 6, de Nelson Rodrigues. As peças estão em cartaz no Teatro Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo. “Na Capital temos mais facilidade de apoio com as leis de incentivo. É fundamental que o ABC tenha estrutura assim para que o teatro possa existir com mais potência”, conta o diretor Flávio Marin. O elenco é formado por Andressa Ferreira, Daniel Gregório e Glauber Pereira. O monólogo Alma, que traz cenário similar a um terreiro de Umbanda, cercado por velas e instrumentos da cultura africana, faz com o que os espectadores mergulhem no drama de Sônia. A personagem está em conflito, pois perdeu a memória. Ela toca Djembe e Berimbau, canta e pede ajuda de Iemanjá. Quando finalmente começa a lembrar, vai recordando de agressões sofridas. As cenas são emocionantes e trazem reflexão. O público não só assitiste, mas também é incluído na história. “A gente foi adaptando o texto, que é de 1951, para os dias atuais. Buscamos interagir com a plateia, trazendo o machismo como pauta e falando do empoderamento feminino”, conta Andressa, que interpreta Sônia. Em Dois Perdidos de Uma Noite Suja é retratado a vida de dois homens que trabalham e moram juntos. Os conflitos que surgem com a convivência os levam a situações extremas, como agressões físicas e verbais. Cia. Teatroendoscopia – Peça. Teatro Arena na Rua Teodoro Baima, 94, em São Paulo. Ingressos: R$ 15 a R$ 30. Dois Perdidos Numa Noite Suja (quinta e sexta, às 21h; até dia 24); Alma (sábados, às 21h, e domingos, às 20h; até dia 26). Foto: Divulgação

No próximo domingo (19), das 10h às 14h, o público pode conferir a primeira edição do ano do tradicional Encontro de Carros Antigos, no Shopping Praça da Moça, em Diadema. Realizado pelo “Old Car Club”, o evento retorna ao centro de compras mantendo a sua

periodicidade mensal. A edição reúne cerca de 300 carros antigos, entre fuscas e seus derivados, carros de coleção, modelos raros, curiosos e. rebaixados Serviço – Encontro de Carros Antigos no Shopping Praça da Moça Quando: domingo, 19 de fevereiro, das

10h às 14h Local: Estacionamento G5 Shopping Praça da Moça Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema Telefone: (11) 4057-8900 www.shoppingpracadamoca.com.br


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

www.jornalhojelivre.com.br

10 esportes skate

Sandro Dias Fun é atração no Mauá Plaza Shopping

O skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil, ficando atrás somente do futebol. Pensando nisso e na maior divulgação da modalidade, especialmente para o público infantil, o skatista hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho, lança seu projeto itinerante, o Sandro Dias Fun. O primeiro espaço a receber a ação, inédita em um shopping, é o Mauá Plaza. A arena será montada na Praça de Eventos do empreendimento, onde segue de 17 de fevereiro a 7 de março. O objetivo é proporcionar às crianças de 4 a 12 anos uma vivência gratuita do skate, a fim de despertar o interesse pelo esporte que recentemente foi incluído nos Jogos Olímpicos.

credibilidade, provou que é um esporte organizado e também é uma atividade cultural para toda a família, portanto, pode estar em qualquer tipo de ambiente”, conta o skatista Sandro Dias.

“É um evento inovador. Antigamente não se podia nem entrar com skate no shopping, porque muitos associavam a modalidade à marginalidade, mas agora é bem diferente. O skate ganhou

“O Sandro Dias Fun é mais uma atração inédita que trazemos gratuita e especialmente aos nossos clientes. É uma forma que encontramos de ensinar, divertir e demonstrar o esporte e a cul-

O espaço une aprendizado e diversão e conta com mini rampa, parede de escalada, circuito de skate de dedo e skate mola, réplicas montadas sobre mola para que a criançada entenda os movimentos do esporte. Com funcionamento de segunda a sábado das 10h às 22h e, aos domingos e feriados, das 14h às 20h, o evento conta com monitores que orientam os pequenos, que passam por todas as atividades em pequenos grupos por vez.

tura street, tão fortes na nossa região. Embora o skate seja um esporte individual, o senso de coletividade, respeito e amizade que ele traz às crianças é enorme, por isso acreditamos que mereça a atenção e o espaço que estamos dando a ele”, destaca a gerente de marketing do shopping, Ariane Oliveira. Atrações especiais - No sábado, 18 de fevereiro, o próprio Sandro Dias estará no Mauá Plaza para fazer a inauguração oficial do evento. A partir das 16h30, ele se apresenta na pista, anda de skate com as crianças e faz um momento especial para autógrafos e fotos com os fãs. As atrações do espaço contam ainda com programação especial promovida pelas lojas de street wear do empreendimento. Presença de atletas, workshops e apresentações de dança fazem parte da agenda.

Foto: Divulgação

Serviço Sandro Dias Fun no Mauá Plaza - Evento Gratuito Monitores auxiliam as crianças de 4 a 12 anos a vivenciarem o skate Quando: 17/02 a 07/03 - de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h Programação Completa 22/02, às 14h: Surf Trip e Super Tubes Ação com atletas DC; 23/02, às 14h: KYW e Overboard - Ação com atletas DC; 24/02, das 17h às 18h30: Sucata Brazil Street dance (break); 25/02, às 14h: Ação com atletas Tent Beach; 02/03, às 14h: Surf Trip e Super Tubes Ação com atletas Vibe; 02/03, das 17h às 18h: Sucata Brazil workshop sobre skate; 03/03, das 17h às 18h30: Sucata Brazil Street dance (break)


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

esportes 11

paulistão

Luiz Araújo brilha e S.Paulo vence o Santos na Vila

O primeiro clássico paulista do ano, aguardado pelo confronto tático entre dois treinadores de escolas europeias, ficou marcado, principalmente, pela efetividade. O São Paulo venceu na noite de quarta-feira (15) o Santos por 3 a 1 na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Campeonato Paulista, com um herói improvável aos olhos até dos sãopaulinos, mas não para o novo chefe. O agora técnico Rogério Ceni bancou a permanência do jovem Luiz Araújo diante de uma investida do futebol francês em janeiro e colheu os

primeiros benefícios de sua escolha. Entrando somente no intervalo, Luiz Araújo precisou de duas jogadas individuais, aos 10 e aos 27 minutos do segundo tempo, para definir o clássico e elevar o moral do novo comandante. Luiz Araújo desequilibrou um jogo que se mostrou igual no primeiro tempo, inclusive no marcador. Copete abriu o placar para o Santos aos dez minutos e Cueva empatou, de pênalti, aos 36. Primeiro revés A derrota ainda pôs fim aos 100% de

aproveitamento do Santos na temporada – único entre os grandes que ainda desfrutava dessa condição. A equipe do técnico Dorival Júnior é a segunda colocada no Grupo D, atrás do Mirassol (nove pontos contra seis). O São Paulo, por sua vez, alcança os mesmos seis pontos do rival na competição, liderando o Grupo B. (Folhapress) SANTOS 1 X 3 SÃO PAULO Gols: Copete, aos 10, e Cueva, aos 36 do primeiro tempo. Luiz Araújo, aos 10 e aos 27 minutos do segundo tempo. Árbitro: Vinicius Gonçalves Araujo. Estádio:

Foto: Divulgação

Vila Belmiro, em Santos, ontem à noite. SANTOS Vladimir; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Yuri e Zeca; Leandro Donizete (B.Henrique), Thiago Maia e Lucas Lima (Thiago Ribeiro); Vitor Bueno, Copete e Rodrigão (Kayke). Técnico: Dorival Júnior. SÃO PAULO Sidão; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; João Schmidt, Thiago Mendes (Araruna), Cícero; Neilton (Luiz Araújo), Gilberto e Cueva (Bruno). Técnico: Rogério Ceni.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

www.jornalhojelivre.com.br

12 são caetano esporte

Devolução de carros vira embate na Câmara

A devolução de dez carros oficiais na Câmara de São Caetano causou novo embate interno entre governistas e oposicionistas. Os nove parlamentares da base do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) decidiram, na semana passada, abrir mão da frota oficial, mas a maioria do G-10 (grupo de dez parlamentares da oposição) não seguiu o caminho, o que desagradou governistas. Da oposição, apenas César Oliva (PR) já havia feito o mesmo. A ideia de governistas abrirem mão do carro da Câmara teria partido da própria cúpula

do Palácio da Cerâmica, que enxergou a iniciativa como saída às críticas que a base governista sofreu nas redes sociais nos últimos dias por não assinar carta que sugere medidas de transparência, entregue na sessão do dia 7. Esperava-se, porém, que a atitude constrangesse os oposicionistas e que provocasse que os nove parlamentares contrários ao governo fizessem o mesmo, o que não ocorreu. Diante disso, nenhum dos nove governistas devolveu as chaves dos

veículos à presidência da Câmara. Líder do governo na Casa, Tite Campanella (PPS) negou que a atitude visava pressionar os oposicionistas e explicou que o grupo só entregará as chaves dos carros quando a direção do Legislativo formalizar a devolução dos veículos. “As chaves não foram entregues porque podem ser usados por outros departamentos da Câmara, desvirtuando a finalidade da nossa ação. Não existiu pressão nenhuma. Cada um tem sua consciência e sabe o que

Foto: Divulgação

vai fazer”, justificou o parlamentar. Presidente da Casa, Pio Mielo (PMDB) confirmou que os veículos serão devolvidos. “A Casa trabalhará com 50% da frota”, disse. O discurso oficial dos oposicionistas é que, com dez carros a menos, é possível adequar o restante dos veículos a todos os gabinetes. Internamente, porém, oposicionistas não estão dispostos a dividir os carros. Ao todo, são 23 veículos de modelos Corsa e Astra, anos 2007 e 2009.


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

mundo

13

contexto

Jovem de 23 anos pode ser o 1º ‘dreamer’ a ser deportado na era Trump

Foto: Divulgação

O imigrante mexicano ilegal Daniel Ramírez Medina, de 23 anos, que foi detido pelas autoridades migratórias dos EUA em Des Moines, no estado de Washington, pode ser o primeiro “dreamer” a ser deportado desde a chegada ao poder de Donald Trump. O jovem imigrante ilegal de 23 anos estava amparado por um programa do ex-presidente Barack Obama para imigrantes que chegaram quando crianças ao país e que são conhecidos como “dreamers” (“sonhadores”). O caso de Daniel Ramírez Medi-

na é o primeiro conhecido nos EUA da detenção de um “dreamer”. Os “dreamers” são os jovens que se beneficiaram do programa de alívio migratório Ação Diferida (Daca), aprovado em 2012 por Obama, e ao qual se acolheram cerca de 750 mil imigrantes ilegais que chegaram quando crianças ao país. Trump prometeu durante a campanha que os “dreamers” seriam deportados com o resto de imigrantes ilegais que vivem no país (cerca de 11 milhões), mas há algumas semanas afirmou que “não deveriam se preocupar mui-

to” porque tem “um grande coração”. Ramírez Medina, de nacionalidade mexicana e que chegou aos Estados Unidos em 2001 quando tinha sete anos, foi detido na sexta-feira (10) em sua residência de Des Moines (estado de Washington), segundo denunciou sua defesa. O jovem, que foi acolhido pelo programa Daca em 2014, carece de antecedentes e foi detido quando os agentes do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) iriam deter seu pai por motivos não revelados. De acordo com um comunicado do ICE, Ramírez Medina é um “risco

para a segurança pública”, já que reconheceu fazer parte de “gangues”. “O senhor Ramírez, que admitiu ser membro de uma gangue, foi achado em uma residência em Des Moines, Washington, durante uma operação que tinha como alvo um criminoso que já tinha sido deportado anteriormente”, apontou o ICE. A defesa do jovem, no entanto, negou categoricamente que faça parte de alguma gangue e denunciou que os agentes o obrigaram a confessar isso, uma vez detido. O ICE deteve na semana passada 680 imigrantes ilegais em várias operações em 12 estados.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

www.jornalhojelivre.com.br

14 economia seu bolso

Ligações entre fixos e celulares vão ficar mais baratas a partir deste mês

Foto: Divulgação

FGTS Abril será o mês com maior volume de saques Abril será o maior mês em que mais trabalhadores farão o saque do FGTS. Segundo a Caixa, 26% do total de retiradas devem ser feitas neste mês, que contempla quem nasceu em março, abril e maio. Os outros meses com maior volume serão maio e junho, com 25% do total de saques cada um. Em março espera-se um volume de 16% e junho, 8%. A Caixa Econômica Federal fará uma força-tarefa para atender os trabalhadores que têm direito a sacar dinheiro de suas contas inativas do FGTS. As agências abrirão com duas horas de antecedência de 15 a 17 de fevereiro e também aos sábados próximos às datas de saque. De acordo com o governo, são R$ 43 bilhões depositados em 49 milhões de contas inativas do FGTS. A estimativa de saques, contudo, é mais modesta: o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, prevê uma retirada de até R$ 35 bilhões do fundo. Onde sacar Além do autoatendimento, outra opção para saque são os canais parceiros (correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas), onde são permitidos saques de até R$ 3 mil, apresentando o documento de identificação do trabalhador, Cartão do Cidadão e a respectiva senha. Para os clientes da Caixa que têm conta poupança individual, o crédito será realizado automaticamente, conforme calendário. O valor estará disponível na conta no dia da abertura do calendário mensal. Trabalhadores com conta em outros bancos podem solicitar a transferência direto com os atendentes das agências da Caixa. O banco estatal diz que não vai cobrar pela operação. Os trabalhadores que tiverem qualquer dúvida sobre o recurso podem acessar o site www. caixa.gov.br/contasinativas, ou tirar dúvidas pelo telefone 0 800 726 2017. Foto: Divulgação

As tarifas das ligações locais e interurbanas feitas de telefones fixos para móveis ficarão mais baratas a partir do dia 25 deste mês. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os valores das chamadas locais terão redução de 16,49% a 19,25%. Já para as ligações interurbanas, a queda será de 7,05% a 12,01%.

A queda no custo das ligações se deve à redução dos valores de interconexão, montante cobrado de uma empresa pelo uso da rede de outra para a realização de ligações. Desde 2014, a tarifa de interconexão vem caindo e novas reduções devem aconte-

cer até 2019, segundo previsão da Anatel. Por determinação da agência, ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e no atendimento aos consumidores.


www.jornalhojelivre.com.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

economia 15

contexto

Empresa de Santo André aposta na sustentabilidade e reinventa o brechó

Foto: Divulgação

“Reuse com Estilo”, usando esse slogan, a Arena Baby acaba de entrar para o mercado de franchising, investindo no consumo consciente para combater o preconceito aos produtos seminovos, utilizando como inspiração as Garage Sales americanas. O conceito da loja é que o cliente leve produtos que o seu filho já não usa mais e gere crédito, que vale como dinheiro, na compra de outros produtos que seu

filho precisa no momento. As peças devem estar limpas, sem manchas e em ótimo estado de conservação. A maioria dos itens a venda são de 40 a 70% mais baratos do que lojas convencionais. Além de contribuir com o planeta no plano sustentável, ao incentivar a reutilização de produtos, a marca pensa de maneira social, ajudando pais a economizarem em roupas e podendo utilizar o dinheiro em outras necessidades das crianças.

Etiquetas, folheteria e catálogos em papel reciclável também são um investimento da rede, que busca pensar verde, contribuindo para o meio ambiente. A Arena Baby tem uma parceria com o Exército da Salvação, recebendo doações de clientes e doando alguns de seus itens, para também ajudar quem precisa. Para saber mais sobre a rede: www. arenababy.com.br

DADOS DA FRANQUIA: Investimento Inicial: R$ 250.000,00 Taxa de franquia: R$ 40.000,00 Área para o ponto: 150mts Faturamento bruto mensal: R$ 60.000,00 Royalties: 4,5% FB Taxa de publicidade: 1,5% FB Lucratividade média sobre o faturamento: 15% Prazo de retorno do investimento: 24 a 36 meses Prazo de contrato de franquia: 5 anos


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

16

www.jornalhojelivre.com.br

tecno

sobrevivênca

‘Pokémon Go’ será atualizado com 80 novos monstrinhos

Foto: Divulgação

Se você largou “Pokémon Go” depois do frenesi do ano passado mas está procurando por um bom motivo para voltar à caçada, uma nova atualização nesta semana pode servir. O principal game para celulares de 2016 vai receber 80 novos monstrinhos da região de Johto, que aparece nos jogos “Pokémon Gold & Silver”. Chikorita, Cyndaquil e Totodile estão entre os novos Pokémon disponíveis em “Pokémon Go” em uma atualização que chega até o final desta semana, segundo a produtora Niantic. Outras novidades da atualização incluem evoluções diferentes para alguns dos monstrinhos que já existiam no jogo, além de novos itens. As Nanab Berries deixam os Pokémon mais lentos e fáceis de capturar. Já as Pinap Berries duplicam a quantidade de doces que você ganha ao capturar um monstrinho. A atualização de “Pokémon Go” também trará mais opções de personalização para o seu avatar, como novos bonés, camisetas e calças.

Participação da BlackBerry no mercado de smartphones cai para 0%

Procurado pelo FBI, ‘hacker do amor’ é detido em El Salvador

A pa rticipação da BlackBerry no mercado mundial de smartphones caiu para menos de 0,0%. Segundo o relatório da empresa de pesquisas Gartner publicado na quarta-feira (15), a fabricante vendeu apenas 207,9 mil aparelhos com seu sistema operacional no último trimestre de 2016 -- de um total de 432 milhões de celulares vendidos no período. Ou seja, a empresa canadense conseguiu ocupar apenas 0,0481% das vendas -- menos de 0,1 ponto percentual. No mesmo período de 2015, a BlackBerry conseguiu 0,2% de participação. O Android continua liderando por muito como o sistema operacional mais vendido. O

Um salvadorenho conhecido como “hacker do amor”, que aparece na lista de procurados pelo FBI, foi detido pela Interpol e pela polícia de El Salvador, informou nesta quarta-feira (15) uma fonte oficial.

sistema da Google ocupou uma fatia de 81,7% do mercado, com 352,6 milhões de aparelhos. O iOS, da Apple, ficou em segundo, com 17,9% (77 milhões de smartphones). Entre as empresas, a Apple ultrapassou a Samsung e assumiu a liderança no último trimestre. A americana vendeu pouco mais de 77 milhões de unidades. A coreana ficou nos 76,8 milhões. Isso não o suficiente, no entanto, para virar o jogo no resultado final do ano inteiro. A Samsung se manteve muito acima da rival, com 306,4 milhões de smartphones vendidos contra 216 milhões da Apple. Foto: Divulgação

“Nós participamos da captura de um salvadorenho na semana passada que tinha cometido uma fraude cibernética muito grande nos Estados Unidos”, declarou o diretor da polícia salvadorenha, Howard Cotto, em declarações a veículos de comunicação locais. Trata-se de Carlos Enrique Pérez Melara, acusado de intervir nas comunicações privadas de centenas de vítimas por meio de um aplicativo chamado “LoverSpy”, o qual vendia com a promessa de descobrir infidelidades entre casais. O programa enviava periodicamente e-mails a seus clientes com as mensagens privadas das vítimas

junto com nomes de usuários, senhas e listas dos sites que visitaram. Pérez Melara chegou aos Estados Unidos com um visto de turista e mais tarde obteve um de estudante para fazer cursos universitários em San Diego, Califórnia. As autoridades americanas começaram a procura-lo a partir de julho de 2005, quando emitiram uma ordem de detenção na Califórnia por múltiplos crimes cibernéticos. “Estamos com toda a disposição de colaborar com as autoridades dos Estados Unidos porque entendemos que é um dos mais procurados pelo FBI”, concluiu o chefe policial salvadorenho, que não deu mais detalhes sobre o processo. De acordo com a imprensa local, Pérez Melara foi detido no último dia 2 de fevereiro em uma área exclusiva da capital San Salvador.

Edição 2471 17/02/17  

Jornal Hoje Livre

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you