Page 1

NESTA EDIÇÃO 3 4e5 6e7 8 10 e 11 12 13 14 e 15 16

Net é alvo de crítica quando o assunto é qualidade. 4Pág. 04

Atriz de cinema fala sobre meio ambiente.4Pág. 14

Comissão estuda orçamento de SBC Instalação de áreas industriais é ponto em debate.4Pág. 06

Foto: Vilson Almeida

Mundo Cidades Política Economia Esportes Santo André Vida Cultura Retrô

Operadora gera insatisfação

Daryl Hannah fará palestra

ABC quinta-feira

Mín. 19ºC Máx. 25ºC

13 de outubro de 2011 Edição 1192 - Ano VI

INDICADORES

Lotéricas superlotam com a greve dos bancários

5Dólar Compra: 1,758 5Dólar Venda: 1,759 5Euro: R$ 2,744 4Bovespa: 1,03% 4IGP-DI: 1,1113 4Salário Mínimo: R$ 545 4Taxa Selic: 12,00% 4Poupança: 0,6214

Filas imensas se formam nos estabelecimentos para manter as contas em dia.

Brasileiro 13/10 - Qui - 20h30 - Atlético-MG x Santos

4Pág. 05

Contagem Regressiva Foto: Vilson Almeida

Falta 01 dia para o Pan

Hoje é dia do Fisioterapeuta

SCS leva equipe de peso para o Pan

Santo do dia

esportes

São Daniel e companheiros

Ginástica artística brasileira faz história no Mundial do Japão.4Pág. 10

FASES DA LUA

Cultura Peça infantil encena folclore brasileiro em São Caetano.4Pág. 15

Crescente 04/10/11

Cheia 12/10/11

Minguante 20/10/11

Nova 26/10/11

ECONOMIA

Siga-nos Foto: Vilson Almeida

Venda no varejo recua e indica desaceleração da economia. 4Pág. 08

• Jornal HojeLivre • Livre Mercado

cidades Diogo Silva (taekwondo) é um dos 35 atletas da cidade do ABC que fortalecerão o Brasil nos Jogos. 4Pág. 11

Fórum em Santo André debate violência sexual.4Pág. 05


www.jornalhojelivre.com.br

2

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

EDITORIAL

PASSANDO A LIMPO

n LUIZ CARLOS COELHO

Royalties em questão

FIRME n Fontes ligadas ao movimento político de Mauá, afirmam que o ve-

reador petebista Ozelito não vai abrir mão de sua pré-candidatura em favor do tucananto representado por Edimar da Reciclagem. A informação é tida como brincadeira.

TIRO CERTO n Diante da falta de definição sobre quem será candidato pelo PT à

prefeitura de São Paulo em 2012, a cúpula do partido na capital paulista prometeu ceder espaço aos cinco aspirantes na propaganda de TV que irá ao ar no estado entre 7 e 21 de novembro.

POSIÇÃO n O Conselho Político do PSDB definiu em seu segundo encontro, a

estratégia para a disputa municipal de 2012. A sigla defende que o PSDB tenha candidatos próprios nas principais capitais brasileiras.

NA LISTA n O arco de alianças organizado pelo prefeito José Auricchio Jr. movi-

menta a seara petebista na cidade. Não faltam pré-candidatos á eleição 2012. Na lista consta o nome do líder de governo Paulo Bottura.

Rua Alferes Bonilha, 595 Centro - SBC - CEP 09721-230 Tel: 4335-9275

www.jornalhojelivre.com.br Redação: Luiz Carlos Coelho, João Schleder e Camila Meloni Estágio: Guilherme Oliveira e Shayane Servilha Fotografia: Vilson Almeida - Diagramação: Evelyn Domingues Arte Final: Francielli S. Camargo redacao@hojelivre.com.br TIRAGEM E VEICULAÇÃO - 30 MIL EXEMPLARES Verificação: C&S Auditores Independentes

A

diada mais uma vez a apreciação pelo Congresso Nacional do veto do ex-presidente Lula à chamada Emenda Ibsen, estabeleceu-se agora um prazo de 20 dias para a busca de entendimento entre Estados produtores e não produtores de petróleo sobre a questão dos royalties. A emenda vetada previa que, reservada a parte da União, o restante desses royalties seria distribuído entre todos os Estados da Federação, de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados e Municípios, o que acarretaria perdas de receitas para os Estados do Rio, Espírito Santo e São Paulo. Esses Estados produtores têm lutado por uma solução negociada que preserve a proporção das receitas de royalties que já auferem. Se rejeitado o veto, e se não houver acordo, os governos do Rio e do Espírito Santo já anunciaram que recorrerão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ter os seus direitos assegurados e não sofrerem perdas que consideram ruinosas em sua arrecadação. A própria União também recorreria ao STF, segundo se informa, prolongando uma disputa que ameaça colocar em jogo o pacto federativo.

FRASES

Não teremos um céu de brigadeiro no futuro, mas ninguém aposta em um cenário de dificuldades. *Aécio Neves, senador

Diversos esquemas têm sido propostos para superar o impasse, inclusive com a redução dos royalties que seriam pagos ao governo federal, mas mantendo a participação especial dos Estados produtores no nível atual. Uma das últimas proposições seria a criação de um imposto de exportação sobre o petróleo, que seria utilizado basicamente para atender às pretensões dos Estados não produtores. A criação desse imposto, diga-se de passagem, é inaceitável, pois configuraria uma espécie de confisco cambial, uma das pragas de que o País conseguiu se livrar há muito tempo. A dificuldade de se chegar a um consenso nasce de uma concepção equivocada quanto à finalidade dos royalties. Tem sido alegado que, como a maior parte do petróleo brasileiro é explorada na plataforma continental, ou a milhas da costa dos Estados produtores, ele pertenceria à Nação e, em consequência, todos os Estados teriam direito a uma participação. Não se nega que se trata de uma riqueza nacional, mas isso não tem nada a ver com o pagamento de royalties aos Estados e municípios.


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

MUNDO

Polícia prende dezenas em protesto contra Wall Street Depois da 1h da madrugada, centenas de policiais se dirigiram ao grupo

Foto: Divulgação

A

s tensões aumentaram na madrugada da última terça-feira (11) em Boston, no leste dos Estados Unidos, quando a polícia prendeu cerca de cem manifestantes do movimento “Ocupem Boston”, depois que o grupo ampliou seu acampamento na cidade. Manifestantes disseram na noite da última segundafeira (10) que a polícia havia dado um ultimato para que retornassem no início da noite a seu acampamento original, que era menor, do contrário seriam removidos. Depois da 1h da madrugada de terça-feira (2h em Brasília) centenas de policiais, alguns com equipamentos antidistúrbios, se dirigiram ao grupo, algemaram manifestantes e retiraram as barracas. “À 1h30 desta manhã,

O prefeito de Boston, Thomas Menino, afirmou que “a desobediência civil não será tolerada”

centenas de policiais com equipamento completo antidistúrbios atacaram brutalmente o Ocupem Boston”, disse o grupo em um comunicado à imprensa, acrescentando que as autoridades “não fizeram distinção entre manifestantes, médicos e observadores”. A polícia informou que ninguém ficou ferido.

“A desobediência civil não será tolerada”, afirmou o prefeito de Boston, Thomas Menino, a uma emissora local afiliada à rede Fox News. Na noite de segundafeira, o Departamento de Polícia de Boston (BPD, na sigla em inglês) enviou uma mensagem por Twitter ao movimento, dizendo: “O BPD respeita seu direito

de protestar pacificamente. Nós pedimos sua permanente cooperação.” As barracas dos manifestantes estão há vários dias na praça Dewey, no centro da cidade, mas na segundafeira passaram a ocupar uma área maior. As manifestações se espalharam para outras cidades dos EUA. (da redação)

3

Franceses iniciam greves e protestos Trabalhadores do setor de transportes na França entraram em greve anteontem (11) em protesto contra os cortes orçamentários, com manifestações públicas programadas para mais tarde, mas a expectativa de um comparecimento menor em relação ao movimento do ano passado pode significar maior tranquilidade para o governo. Cinco sindicatos planejaram 200 manifestações de rua e greves em todo o país contra a nova rodada de programas do governo que tem como objetivo o corte do déficit público. Apesar de o metrô de Paris ter ficado mais lotado que o normal durante o horário de pico na parte da manhã, em geral os trens nas principais estações estavam circulando pontualmente. No ano passado, mais de um milhão de manifestantes participaram de uma manifestação de duas semanas marcada por ruidosos protestos. (da redação)


4

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CIDADES

TUDO EM DIA

n DA REDAÇÃO

No Mês das crianças a diversão é garantida em São Bernardo

Neste Mês das Crianças, o Parque Municipal Estoril, no Riacho Grande, estará com uma atração especial durante os fins de semana. Em todos os domingos de outubro, os pequenos contarão com atrações animadas com a presença de palhaços, distribuição de algodão doce e pipoca e esculturas em balão, além de pintura facial. A Cidade da Criança também terá uma programação especial para animar o público infantil. Além dessas atividades, que são gratuitas, o parque está funcionando normalmente com mais de 30 atrações pagas, entre Teleférico, Tirolesa, Arborismo, Submarino, Vale dos Dinossauros e Monga, entre outras. O endereço da Cidade da Criança é Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h. Já o Parque Municipal Estoril fica na RuaPortugal, 1.100, Riacho Grande. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Oficina de Criação Literária visa ampliar formação de autores do município

A Biblioteca Olíria de Campos Barros recebe a Oficina de Criação Literária, todas as quintas-feiras do mês de outubro, dias 13, 20 27, das 19h às 21h. A oficina tem o objetivo de estimular a criação, troca e divulgação do trabalho dos participantes. Durante o curso os oficinandos irão trabalhar textos simples e complexos. “É preciso num primeiro momento fazer um trabalho de sensibilização, com textos mais simples, mais antigos, mais fáceis”, explicou o escritor e oficineiro, Hudson dos Santos. A oficina é dividida em módulos, onde serão tratados textos de grandes autores da literatura, os contos “As fases de severo”, de Júlio Cortazar, “O imortal”, de Jorge Luís Borges, “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa. “O ovo e a galinha”, de Clarice Lispector, e os poemas “As flores do mal”, de Charles Baudelaire e “Cristal”, de Paul Celan.

Atividades lúdicas agitam calendário infantil da Saúde nas escolas

Educar as crianças sobre a preservação do meio ambiente e a posse responsável de animais domésticos é o objetivo das visitas, em nove escolas municipais de diversos bairros de Mauá, realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Educação em Saúde (DIES) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). A atividade é uma forma de educar para prevenir a ocorrência de doenças. Outra ação simultânea é a palestra sobre posse responsável de animais, desenvolvida por profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses, para orientar sobre a importância do compromisso assumido quando alguém decide criar um gato, cachorro ou outro animal doméstico e o porquê de não permitir ou aceitar seu abandono.

Operadora é alvo de críticas no Procon Net não obedece os contratos assinados com seus clientes

A

operadora Net está causando sérios problemas aos consumidores do Guarujá, segundo destino de parte da população do ABC nos fins de semana e feriado prolongados. O péssimo serviço prestado chega as raias do absurdo com a internet banda larga falhando por mais de dois dias seguidos e apresentando velocidade de navegação bem abaixo do celebrado em contrato e anunciado como serviço pela operadora. O Hoje Livre ouviu uma consumidora desta área atendida pela empresa. Mayara reclama das constantes quedas na conexão e a falta de manutenção efetiva. “Tem dia que a internet para funcionar e só volta no outro dia. A manutenção vem, troca o modem, o roteador e não adianta nada. No final das contas eles dizem que o problema é externo, são ruídos da rua”, diz. Outro consumidor, da região de São Vicente, enfrenta cotidianamente este tipo de problema. “Meu trabalho que é realizado em casa é sacrificado e até cheguei a ter prejuízo por não conseguir realizar uma tarefa a tempo. O serviço de atendimento ao consumidor fornecido pela empresa é da pior qualidade”, afirma Renato Souza. Desde 2009, o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) recebeu 10.048 ligações para dar prosseguimento a reclamações da Net. As principais reclamações abrangem as áreas de cobrança indevida e abusiva com 4.654 ligações. Dentre

outras queixas estão de serviço não fornecido em contrato, vicio de qualidade e publicidade enganosa. Outra ex-cliente da operadora, desta vez da região metropolitana de São Paulo, desabafa. “Faz dois meses que comprei o produto de TV a cabo e Net fone e já fiquei duas vezes sem telefone e sem TV. Acho um absurdo esse tipo de coisa. Na hora de vender o produto é fácil, na hora de atender o cliente é demorado. E outra coisa, o SAC é muito demorado, é muitas opções até chegar a conseguir falar com alguém”, reclama Iracema. Em resposta as queixas, a área de relacionamentos da Net afirma que a empresa não conseguiu estabelecer contato com a consumidora para prestar um devido atendimento. “Solicitamos a indicação de um melhor horário para contato e se possível a indicação também de outros números de telefone. Pedimos desculpas pelo ocorrido e estamos à disposição para maiores

esclarecimentos”, explica. Problemas de atendimento ao consumidor representam mais da metade das reclamações dos internautas brasileiros em relação a quase todas as operadoras de telecomunicações no País. Esta é uma das conclusões de um estudo setorial inédito sobre o segmento de telefonia realizado pelo site Reclame Aqui, site especializado em defesa do consumidor. “As operadoras não estão preocupadas com o cliente, embora trabalhem com um produto essencial”, alerta o economista Normann Kalmus, responsável técnico pelo relatório do Reclame Aqui, em entrevista ao IDG Now!. “Em vez de melhorar o atendimento, as empresas preferem pagar a multa estipulada pelos órgãos reguladores e a Justiça”. O consumidor que se sentir lesado por empresas de telecomunicações pode recorrer a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no telefone 1331 e ao Procon no telefone 151. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

Usuários da operadora pagam e não recebem a qualidade prometida


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

cidades

5

Lotéricas triplicam atendimento Além do prêmio milionário, população procura lotéricas para pagar contas n camila meloni

camilameloni@hojelivre.com.br

A

greve dos bancários entra no 17º dia e atinge mais de 40% das agências em todo o Brasil. Com a paralisação dos bancos e dos correios, o jeito encontrado para deixar as contas em dia é recorrer ao pagamento em Casas Lotéricas. O problema é que diferente dos bancos que conta com todo equipamento de segurança como sistema de câmeras, porta giratórias e vigias, as lotéricas não oferecem segurança ao cliente, o resultado; é o aumento de assaltos as lotéricas deixando o consumidor vulnerável ao crime. Na Casa Lotérica do Tiradentes, em São Bernardo a fila na porta confirma a falta dos serviços bancários e o medo dos moradores. “ Vim pagar minhas contas, e acabei de saber que a lotérica foi assaltada”, contou a dona de casa, Ágata da Silva. Embora o proprietário da lotérica não tenha confirmado o assalto, os clientes estavam apreensivos, já que o fluxo de dinheiro triplicou nas filas dos estabelecimentos. “ No banco eu me sinto mais seguro para pagar as contas, mas enquanto os bancários não descruzam os braços, conto com a proteção divina”, falou a professora Elisabete Queiroz. Os mais habilidosos com a internet resolvem os problemas bancários pelo computador, mas os idosos, que geralmente não têm acesso aos serviços estão sendo os mais prejudicados. “ Toda vez que vou para o Centro de São Bernardo, aproveito e passo no banco. Depois que entrou em greve tenho que enfrentar a fila da lotérica, e o pior, é que não dá para pagar com o cartão, como sempre faço nos

bancos, aqui é só com dinheiro vivo”, contou o aposentado, José Gomes. Muita gente já se acostumou a procurá-las para outros serviços: saques e depósitos para quem é cliente da Caixa Econômica Federal, pagamento de faturas e também algumas operações para quem tem conta no Banco do Brasil. Inclusive a recomendação dos bancários é que os clientes procurem as casas lotéricas. De acordo com a Polícia Militar, São Bernardo não apresentou aumento de casos envolvendo as casas lotéricas até o momento.

Foto: Vilson Almeida

Com a paralisação dos bancos, as filas das casas lotéricas estão sempre cheias, inclusive de aposentados

UBS Alves Dias será reformada Atendendo a mais uma demanda considerada prioritária pelos moradores durante o Orçamento Participativo (OP) 2010, o prefeito de São Bernardo assinou nesta segunda-feira (10/10) a ordem de serviço para o início da reforma e ampliação da UBS Alves Dias. Segundo o chefe do Executivo, o grande problema que São Bernardo enfrentou durante muitos anos foi a falta de planejamento, tanto

em relação aos novos investimentos quanto em relação à manutenção da cidade. “Hoje, aqui em São Bernardo, as ações são pensadas coletivamente. Em uma cidade onde o povo participa ativamente, a gestão passa a ser mais eficiente”, ressaltou. Localizada na Rua Alexandre Bonício, 133, a UBS Alves Dias, atualmente é insuficiente para a demanda de usuários cadastrados, que são cerca de 32 mil pessoas. Além do

Alves Dias, a unidade atende os bairros Parque das Árvores, Jardim Esmeralda, Vila São José, Vila Sônia Maria, Jardim Colonial, Assunção, Jardim Imperador, Cooperativa, Jardim Belita, Jardim Continental, Jardim Cláudia, Vila Ferreira, Vila Rosa Cruz, Vila São José e Parque Neide. A unidade registra mensalmente mais de 3 mil atendimentos médicos e outros 6,5 mil procedimentos de enfermagem. Para o morador do Parque

Neide, Waldomiro Francisco da Silva, a unidade estava atendendo mais do que sua capacidade. “Sou usuário desta UBS há anos e acredito que o atendimento vai ficar ainda melhor depois desta reforma e ampliação”, comemora. O custo da obra está estimado em aproximadamente R$ 1,4 milhão e a previsão é que esteja concluída em oito meses. Nesse período, a unidade funcionará na Rua Eurípedes Barsanulfo, Alves Dias. (DA REDAÇÃO)

Fórum debate violência sexual Não há dados precisos, sobretudo porque a nova legislação que tipifica o crime de estupro passou a incluir casos de atentado ao pudor e ato obsceno. Mas o Ministério da Justiça registra que, só contra crianças e adolescentes, há cerca de 50 mil casos por ano de violência sexual no Brasil – número que não é fiel à realidade, já que representa apenas 10% das ocorrências devido à subnotificação. “Não exigimos BO (Boletim de Ocorrência) para acolher esse paciente, pois sabemos que a maioria dos agressores é da família e a

vítima teme acusar” – cita a enfermeira coordenadora de Educação Continuada do Hospital da Mulher de Santo André, Juliane Lopes Lacerda

Na maioria das

vezes o agressor é membro da família

Figueiredo, ao testemunhar uma realidade doméstica que escapa às estatísticas oficiais. Para orientar profissionais

da saúde sobre a melhor forma de abordar essas vítimas, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein promoverá dia 20 de outubro (quintafeira), 8h30 às 17h30, próximo o 1º Fórum de Enfrentamento da Violência Sexual de Santo André, com abertura às 8h30 pelo prefeito Aidan Ravin. As palestrantes são especialistas no tema: a ginecologista Maria Auxiliadora Vertamatti, a psicóloga Dalka Ferrari de Almeida, além de profissionais do Hospital da Mulher diretamente envolvidos no atendimento às vítimas de violência sexual. Inscrições podem ser

feitas pelo jlopes@hospitaldamulher.org.br. Co-gerido pela Fundação do ABC-Faculdade de Medicina do ABC, o Hospital da Mulher dispõe de equipe multidisciplinar, desde a recepcionista que faz acolhimento imediato na portaria e encaminha ao médico e à enfermagem para medicação, até psicólogo e assistente social para suporte emocional. “Somos hospital referência no Município, para onde os postos de saúde direcionam as vítimas, e queremos afinar essa sintonia, ” – explica a enfermeira Juliane Lopes. (DA REDAÇÃO)


6

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

POLÍTICA

SBC define Plano Diretor 2012 Cidade foi dividida em três partes para consolidar planejamento

Foto: Vilson Almeida

A

Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de São Bernardo realizou audiência pública para discutir com os parlamentares e os munícipes o Plano Diretor da cidade, proposto pelo Executivo e em tramitação no Legislativo. O encontro teve questionamentos quanto ao zoneamento da cidade e apontamentos específicos sobre a restrição a novas edificações nas regiões centrais, além da preocupação em garantir e incentivar a construção de moradias populares, e outros pontos específicos levantados por munícipes e parlamentares em cerca de quatro horas de debates.

Crescimento

industrial está ganhando área reservada

O presidente da Comissão, Antonio Cabrera, ressaltou que a discussão é imprescindível para o entendimento do Plano, pois após a aprovação em Plenário o projeto será promulgado, a lei entrará em vigor e será aplicada em toda a cidade. O secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Luiz Buso, disse que antes de o plano chegar ao Legislativo, foram realizados vários debates com entidades e associações em todas as regiões do município para sua elaboração. A composição do projeto foi feita em parceria com quase todas as secretarias do Executivo. Foram levados em conta a preservação do meio am-

Planejamento que traça rumos dos investimentos foi debatido pela Comissão de Assuntos Metropolitanos

biente, o desenvolvimento econômico, a qualidade de habitação dos cidadãos, saneamento básico e mobilidade urbana. Para construir o projeto, São Bernardo foi dividido em três partes. A primeira é a macrozona urbana consolidada, que engloba a parte central da cidade. Nesta área, o objetivo é re-

duzir os índices de ocupação urbana e controlar o crescimento na região. Além disso, será reservada uma área para o crescimento industrial, separadamente da habitacional. Essas reservas serão feitas de acordo com a malha viária do município. As outras duas partes são consideradas de pre-

servação e recuperação ambiental. Na bacia da Billings, por exemplo, a proposta é a retirada dos assentamentos ilegais, levando os moradores para a outra parte da cidade e também será feira regulamentação fundiária das residências que não prejudicam a represa. Além disso, está propos-

ta uma recuperação dos espaços que sofreram impacto por ação humana. A última parte da cidade é a região do Parque Estadual, que continuará sendo uma área de preservação ambiental. Ao final do encontro, a Comissão de Assuntos Metropolitanos da Câmara, que é formada pelos vereadores Cabrera, Ary de Oliveira, Luizinho e Zé Ferreira, reafirmou que a proposta ainda estará em discussão no Legislativo antes de sua votação em plenário e que as dúvidas poderão ser sanadas com a comissão. Acompanharam a audiência, vários secretários municipais, presidentes de associações de bairro e os vereadores Zé Ferreira, Admir Ferro, Miranda da Fé, Ary de Oliveira, Luizinho, Antonio Carlos da Silva, Paulo Dias, Marcelo Lima, Tunico Vieira, Sérgio Demarchi, Gilberto França, Cabrera, Mauro Miaguti e o presidente do Legislativo, vereador Hiroyuki Minami. (DA REDAÇÃO)

Relator prevê arrecadação extra O relator de Receita do Orçamento Geral da União de 2012, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), disse que aumentou a previsão de arrecadação em R$ 25,6 bilhões, basicamente com a revisão de parâmetros da proposta do governo. O governo previu uma inflação de 4,9%, que ele aumentou para 6%. Com isso, há também aumento de arrecadação. A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) era de 5% e foi reduzida para 4,5% no relatório do senador. A cotação final do dólar era de R$ 1,61 e foi aumentada pelo relator para R$ 1,80. A taxa de juros média foi prevista pelo governo para 12,5%, e o relator baixou para 10,5%. O

senador espera que o relatório de Receita seja votado na próxima semana. O senador recomendou aos integrantes da comissão que, ao distribuir essa quantia extra, não indiquem despesas obrigatórias, porque se refere a receitas transitórias. O senador afirmou também que o relatório de Receita será revisto em dezembro, quando novas previsões de arrecadação poderão ser acrescentadas, em razão de licitações na área de telecomunicações e de royalties do petróleo. O relator-geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), reforçou aos integrantes da comissão que as receitas extras são transitórias por rotina (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

Senador Acir Gurgacz: aumento de arrecadação em R$25,6 bilhões


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

POLÍTICA

7

Outubro Rosa vai integrar agenda Vanessa Damo quer oficializar data no calendário do Estado

Foto: Divulgação

A

deputada estadual, Vanessa Damo (PMDB), protocolou projeto de lei que visa instituir oficialmente no Estado de São Paulo a campanha de prevenção ao câncer de mama, denominada mundialmente de “Outubro Rosa”. Visando sensibilizar as mulheres para que realizem os exames necessários de prevenção à doença, a proposta estabelece que, anualmente, durante todo o mês determinado, sejam realizadas ações para divulgar os direitos previstos pela Lei Federal nº 11.664, que asseguram o tratamento necessário junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Todas as ações mundiais do Outubro Rosa são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. No Brasil, de acordo com dados do Ins-

Disseminado na região: fachada iluminada da Câmara Municipal de São Caetano mostra nível de adesão

tituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o primeiro quanto à morte de mulheres. Por isso, a importância deste projeto, já que somente por meio da prevenção conseguiremos mudar esta triste realidade”, salientou Vanessa. O projeto de lei determi-

na ainda que a campanha adote como símbolo um laço na cor rosa e, visa estimular ainda, a instalação de iluminação na mesma cor na parte externa dos prédios públicos e outros locais de relevância e grande fluxo de pessoas. De acordo com informações históricas, esta

ação de iluminar de rosa os edifícios de destaque foi uma forma prática encontrada para que o “Outubro Rosa” tivesse uma expansão cada vez mais abrangente e pudesse ser replicada, já que para isso, basta apenas adequar à iluminação já existente.

“A popularidade do Outubro Rosa alcançou diversos lugares do mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da conscientização e prevenção ao câncer de mama. É importante que esta campanha seja colocada no calendário oficial do Estado de São Paulo”, complementou a deputada. Além do projeto do Outubro Rosa para o Estado, a deputada protocolou Projeto de Resolução, sobre o mesmo tema, visando à adesão da Assembleia Legislativa ao movimento. A proposta estabelece que, além da iluminação na cor rosa, deverá ser colocada na entrada principal do prédio do Palácio 9 de Julho, uma placa com os dizeres: “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo apóia o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama ‘Outubro Rosa’”. A resolução prevê ainda que a Casa promova cursos e palestras de conscientização sobre o tema para todos os funcionários. (DA REDAÇÃO)

Miriam focada em captar recurso Antes de pensar em adicionar são vinculadas a uma rubrica, e se seu prestígio político à tropa de considerarmos as rubricas obrigachoque petista em Santo André, a tórias, falamos de 89% das receitas ministra do Planejamento Miriam federais com destino estabelecido. Belchior está focada em questão No jargão orçamentário podemos mais premente no governo Dilma. dizer que o orçamento é engessaO governo não do”, afirmou a é dependente ministra. do mecanismo Na prola já fala da Desvinculaposta de orem camisa de força ção das Receiçamento para para receita tas da União 2012 enviada (DRU), mas sua pelo governo prorrogação é ao Congresso crucial para a realização dos invesno fim de agosto, a DRU, que será timentos necessários para o país. extinta em dezembro caso o ConEsta é a avaliação da ministra do gresso não aprove a PEC 61/2011, Planejamento, Miriam Belchior, que representa 11% das receitas líquidefende diante de deputados, no das da União. “Falamos de uma plenário da Câmara, a aprovação camisa de força e precisamos fazer do projeto que posterga por mais frente aos desafios que temos nos quatro anos a DRU. próximos quatro anos”, afirmou a “Hoje, 82% das receitas federais ministra. (DA REDAÇÃO)

E

Foto: Agência Brasil

Ministra do Planejamento deixa política partidária para 2012 e se concentra na desvinculação


8

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

economia

Vendas no varejo recuam no mês Segundo o IBGE, os dados apontam a desaceleração da economia

Foto: Divulgação

n GUILHERME OLIVEIRA

guilherme@hojelivre.com.br

A

s vendas no varejo registraram queda em agosto. Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que esta foi a primeira queda mensal desde abril deste ano e o pior resultado desde março de 2010, refletindo a atual situação de desaceleração da economia. O recuo foi de 0,4% em agosto sobre julho. Em relação a igual mês do ano passado, as vendas avançaram 6,2%. O dado mensal teve a segunda leitura negativa do

Fatores como a crise internacional, preços mais altos e aumento do dólar contribuíram para a queda do setor

Emprego na indústria cresce 0,4% Foto: Divulgação

Número de horas pagas no setor avançou 0,4% em agosto

O emprego na indústria avançou 0,4% em agosto, frente ao mês anterior, após ter registrado recuo de 0,1% nos meses de julho e junho. Os dados foram divulgados na última terça-feira (11) pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por sua vez, o número de horas pagas no setor industrial avançou 0,4% em agosto, após ter registrado uma alta de 0,1% em julho. Já a folha de pagamento real dos trabalha-

dores da indústria, que mede o total pago em salários descontada a inflação, cresceu 3,3% frente ao mês imediatamente anterior, após avançar 0,1% em julho. Os principais impactos negativos vieram de papel e gráfica (-8,4%), calçados e couro (-7,5%), madeira (-10,7%) e vestuário (-2,9%). Dentre as regiões, as maiores altas ocorreram no Paraná (6,7%), região Norte e CentroOeste (3,0%), Pernambuco (7,6%). (DA REDAÇÃO)

Siemens muda de lider no Brasil O grupo alemão Siemens anunciou na última terçafeira (11) a nomeação de Paulo Ricardo Stark como novo presidente-executivo de sua subsidiária brasileira, após a demissão de Adilson Primo que estava no comando da companhia desde 2001. Segundo a Siemens, uma investigação interna recente - que ainda está em curso - detectou grave violação ao código de conduta dentro da unidade brasileira, ocorrida antes de 2007. “A Siemens não tolera violações de seus princípios”, afirmou o grupo em nota em inglês disponível em seu site, sem dar mais detalhe sobre o ocorrido. Stark é engenheiro elétrico e exerceu diversos cargos para a Siemens no México e na Alemanha, onde recentemente ocupou a diretoria de uma unidade de negócios.

ano (a primeira foi em abril) e interrompe um trimestre seguido de crescimento. “É um primeiro sinal negativo nesse período em que se fala da desaceleração da economia. A moderação do crescimento da economia pode estar repercutindo aqui. Pode estar começando um processo de desaceleração do comércio, mas para confirmar isso com mais um ou dois meses”, afirma o IBGE. Oito das dez atividades pesquisadas apresentaram retração nas vendas. Por outro lado, segmentos de peso relevante na pesquisa como Supermercados e Móveis e eletrodomésticos tiveram queda nas vendas de 0,1% e 0,4%, respectivamente. Freio na economia pode ser atribuido a queda de vendas no varejo e retenção de créditos.

Vendas da Volks alcança 13,7% em setembro A Volkswagen apresentou um levantamento na última terça-feira (11) que aponta uma alta de 13,7% nas vendas do mês passado, para 472.100 veículos. Mesmo com os indícios de que a economia global esteja esfriando rapidamente, a Volkswagen continua registrando ganhos, apoiada na demanda forte em mercados emergentes, como a China. Nos nove meses até setembro, o volume de vendas

subiu 12,3%, para mais de 3,81 milhões de veículos, com crescimento em quase todos os mercados. “O crescimento nos nove primeiros meses foi muito gratificante”, disse o gerente de vendas do grupo, Christian Klingler, em comunicado. As Europas Central e Oriental registraram aumento de 46% nas vendas, enquanto na América do Norte a Volkswagen vendeu 22% mais.. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

(DA REDAÇÃO)

Apesar da crise econômica, a Volks lucra com vendas na China


Festa 26 de setembro. Comemora-se todo dia 26. Em casos de doenças em geral, São Cosme e Damião são invocados por Católicos do mundo todo. São Cosme e Damião eram dois irmãos mártires cuja lenda muito difundida a partir do século V, diz que curavam enfermidades, não só de pessoas mas também de animais. Por isso, foram escolhidos como patronos dos médicos e farmacêuticos. São Cosme e Damião são também protetores das crianças. Oração: São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixa vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino do Céu.--. São Cosme e Damião, rogai por nós. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Em agradecimento, publiquei neste jornal, para propagar os benefícios da grande Oração à São Cosme e Damião. Ajude a divulgar a Fé.

FORTALEZA AUTOMÓVEIS FORTALEZA automóveis “QUALIDADE E CONFIANÇA DESDE 1985”

Celta 04 4p. c/ pneu novo e baixa km. Lindão. R$ 17.490. Fin. até 60x

Honda Fit LX Compl. + ar e roda. Raridade R$ 24.990. O mais bonito.

Corsa Sedan 07 flex. Lindão. Carro para a família. Fin até 60x. R$ 19.890

TEMOS

0KM

Meriva 03 Compl. c/ pacote CD. Raridade R$ 23.990. Fin. até 60x.

Citroen C3 1.6 07 flex. Completíssimo + CD. R$26.990. Troca menor valor.

Pálio Celebration Compl. + ar e DH. Preço imbatível. R$ 22.990. Fin. até 60x. Só ligar.

FINANCIAMOS

EM ATÉ 60X

11 4129 2929 ID: 80*44792 RUA ALFERES BONILHA, 579

CENTRO - SÃO BERNARDO

ARNALDO

Vendedor do Mês

Corolla XZL 1.8 compl. Raridade. + lindo do ABC. Fin. até 48x R$ 17.490. Ver para crer.

Siena 2010 EL Compl. c/ ar. 4.000 km rodados. Estado de carro zero. R$ 28.990. Fin. até 60x

Corda Sedan Max 05 c/ DH. Lindão R$ 21.990. Troca menor valor. Fin. até 60x.

Gol Mi 98 4 portas +vidro elétrico. R$ 12.990. Fin. até 48x.

Corsa Sedan VHC 03. Lindão. R$ 4.500 + transferência de dívida.

Corsa pick-up 01 1.6 maravilhosa. R$ 12.990. Fin. até 60x.

Prisma 1.4 07 Flex + DH + ar + vidro, trava e alarme. R$ 22.990

Montana 04 c/ direção, vidro, travas, protetor e capota. R$ 21.990. Fin. até 60x.

Toyota Bandeirante 91 c/ motor mercedes. Raridade. Pronto para seu trabalho. Troca menor valor.


10

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESPORTES

Ginástica conquista objetivos Arthur Zanetti e Diego Hypólito estão na final por aparelhos do Mundial

Foto: Divulgação

A

seleção masculina de ginástica artística fez bonito no Campeonato Mundial de Tóquio, no Japão, e segue firme na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Em sua melhor participação na história do torneio, a equipe terminou em 13º lugar com 346.626 pontos, garantindo presença no evento teste que será realizado em janeiro, em Londres. Na ocasião, oito países disputam as quatro vagas restantes para as Olimpíadas 2012. Os adversários do Brasil serão Espanha, Grâ Bretanha, Porto Rico, Itália, Canadá, Bielorússia e França. Marcos Goto, um dos técnicos da seleção, estava muito feliz com o inédito resultado. “A classificação em 13º lugar

A seleção brasileira masculina de ginástica artística fez história ao terminar na 13ª colocação da Copa do Mundo, e ainda sonha com as Olimpíadas

se encaixou perfeitamente dentro da meta que havíamos estabelecido. Nosso primeiro objetivo era mesmo garantir vaga para no evento teste, ou seja, ficar entre os 16 primeiros. Queríamos ficar à frente de Holanda, Suíça e Bielorússia, mas achávamos pouco

provável vencer Itália e Porto Rico”, disse Goto. Arthur Zanetti e Diego Hypólito ainda se classificaram para a final por aparelhos. Zanetti vai disputar medalha nas argolas, prova em que terminou a fase de classificação em 2º lugar, com 15.533 pon-

Kardec ressalta evolução após chegada ao Peixe Centroavante de ofício, Alan Kardec vive um novo momento na carreira. Jogando ao lado de Borges, o atleta vem buscando sair mais da área para se adaptar à função de segundo atacante. “Com o tempo, estou tendo que jogar de uma forma diferente. No Vasco (clube que revelou o atleta), eu jogava mais preso e eu ouvia que tinha que ficar na área, mas nem sempre a bola chegava. No Benfica (Portugal), trabalhei com o técnico Jorge Jesus, um treinador muito inteligente, que me fez evoluir muito e aprender

a buscar mais o jogo”, disse Kardec. “Aqui no Santos, nós temos um goleador que é o Borges. Por isso, procuro ajudar, saindo um pouco mais da área. Além disso, temos laterais que fazem

“Aqui (Santos)

posso jogar mais solto. Tudo facilita”

a bola chegar bastante na área. Então, posso jogar mais solto. Tudo isso facilita o trabalho”, explicou o atacante.

Alan Kardec ganhou mais chances após a lesão muscular de PH Ganso, há pouco mais de um mês. Sem o camisa 10 titular, o técnico Muricy Ramalho passou a escalar três atacantes. Agora, com a proximidade do retorno de Ganso, Kardec diz que não se sente ameaçado. Espera jogar ao lado do Maestro da Vila. “O Ganso um jogador que qualquer clube do mundo quer contar. Quando temos o retorno de um jogador deste nível é muito bom. Espero jogar com ele e o Neymar juntos. Só quem tem a ganhar é a equipe”, disse Kardec. (DA REDAÇÃO)

tos, atrás apenas do chinês Chen Yibing (15.700). Já Diego avançou à final no solo, sua especialidade, terminando em quarto lugar, com 15.500 pontos. O mais bem classificado foi o chinês Zou Kai (15.700). O brasileiro é ainda o terceiro reserva na final do

salto, com a marca de 16.087 pontos. As finais serão no sábado (15) e domingo (16). No individual geral, em que o Brasil não terá representante na final masculina, o melhor da equipe nacional foi Sérgio Sasaki, que terminou em 37º lugar. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

Atleta vem buscando sair mais da área, jogando como segundo atacante


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ESPORTES

11

SCS leva 35 atletas para o Pan Nomes como Fabiana Murer e Diogo Silva representarão a cidade nos Jogos

Foto: Divulgação

Confira: Ginástica artística: Arthur Zanneti. Taekwondo: Diogo Silva.

A

16ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que será sediada em Guadalajara, no México, com abertura marcada para amanhã (14), terá pelo menos 35 esportistas que competem nas equipes de São Caetano integrando a delegação do Brasil. Partirão para o evento, competidores da cidade do ABC renomados e outros que despontam no cenário mundial. No masculino, um dos destaques será Diogo Silva, que figura na equipe sancaetanense de taekwondo e que já está classificado, inclusive, aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. No feminino, a estrela será a campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer, que compe-

Tênis de mesa: Gustavo Tsuboi e Caroline Kumahara. Atletismo: Masculino – Marílson Gomes dos Santos (10.000 metros), Hudson Santos de Souza (3.000 metros com obstáculos) e Jean Carlos da Silva (maratona). Feminino – Fabiana Murer (salto com vara) e Elisângela Adriano (lançamento do disco). No masculino, um dos destaques será Diogo Silva (taekwondo), que já está em Guadalajara

te pelo Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Satisfeito com a boa quantidade de atletas dos times de São Caetano que estarão no Pan, o secretário de Esportes,

Gilberto Costa, ressalta que estes competidores são exemplos aos jovens da cidade, no que diz respeito à prática de modalidades de forma saudável e com alto nível técnico.

Futsal: Timão enfrenta Carlos Barbosa na semifinal O Carlos Barbosa (RS) é o adversário do São Caetano/ Corinthians na semifinal da Liga Futsal 2011. Os gaúchos venceram a Intelli/Orlândia por 3 a 2 e conquistaram a última vaga para as semifinais. O primeiro jogo será no dia (4), às 19h, no ginásio do Parque São Jorge. Para o pivô Caio Júnior, uma das boas alternativas para o ataque corintiano, o duelo será de extrema dificuldade para ambas as equipes. “Trata-se de uma decisão entre duas forças do futsal nacional e os detalhes farão a diferença. Vamos em busca do resultado em casa para ter tranquilidade no jogo decisivo. Desde já queria convocar a nossa torcida para lotar o ginásio e fazer uma festa linda no Parque São Jorge”, finalizou o jogador do Timão.

Foto: Divulgação

“Em São Caetano, nós temos ótima educação acadêmica. Entretanto, o prefeito José Auricchio Júnior não abre mão de incentivar também a educação esportiva.

E isso tudo junto, somada à participação de nossos atletas no Pan, faz com que nossos jovens tenham excelente formação, com ótimas referências.” (da redação)

Time de vôlei da 3ª Idade garante mais um troféu Nem as dificuldades em jogo impediram que a equipe mista de vôlei adaptado da Terceira Idade de São Caetano garantisse medalha de prata durante o Encontro Esportivo do Idoso, realizado no Sesc Belenzinho, em São Paulo. A equipe começou mal, perdendo a primeira partida para Santana do Parnaíba, mas com muita garra e objetivida-

de nos demais jogos, o time chegou ao pódio. O sucesso da equipe, aliás, teve dois segredos: um deles, a perspicácia da integrante da melhor idade sancaetanense, Joracy, e o outro, a cumplicidade do casal Maricá, de 67 anos, e Roque, de 79 anos, que levou às quadras o entrosamento do namoro para a harmonia do time. (da redação)

Foto: Divulgação

Experiência do técnico PC Oliveira é um dos diferenciais do time

Os comandados do técnico PC Oliveira se classificaram para semifinais da Liga após vencer o São José por 3 a 1, no dia dois de outubro, na casa do adversário. Na ocasião, Danilo Baron e PC marcaram os gols Alvinegros. (da redação)

Com garra e objetividade, equipe mista chegou ao pódio


12 SANTO ANDRÉ

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semana saudável é celebrada Boa alimentação e sem desperdício são as propostas do Programa

Foto: Divulgação

Integrado de Santo André (Craisa Criação da FAO A data de 16 de outubro foi escolhida como Dia Mundial da Alimentação, porque nela, no ano de 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. A iniciativa é celebrada em di-

P

refeitura de Santo André realiza, entre os dias 14 e 23 de outubro, a Semana Mundial da Alimentação. A ideia é levar conhecimento aos munícipes de como obter uma alimentação saudável e evitar o desperdício prepararando receitas com aproveitamento integral dos alimentos. O tema a ser trabalhado neste ano é Preço dos Alimentos – da crise à estabilidade. Em locais estratégicos da cidade, os munícipes receberão panfletos com informações sobre a Semana Mundial da Alimentação, o Banco Municipal de Alimentos, alimentação saudável e receitas com aproveitamento integral de alimentos. Uma equipe de nutrição do Banco de Alimentos estará para pesagem e medição do

População irá receber panfletos educativos

A Semana Mundial de Alimentação é organizada pelo Banco Municipal de Alimentos , e o Craisa

IMC (índice de massa corpórea), orientando os interessados sobre a importância de evitar desperdício de alimentos e manter a saúde alimentar em equilíbrio. “Este evento é uma forma de combater o desperdício de alimento, pois quanto menos o cidadão desperdiça, mais

pessoas necessitadas têm acesso à alimentação saudável e suficiente. É ainda uma oportunidade de orientar as pessoas a se alimentarem de maneira mais saudável e informar sobre programas sociais de combate à fome”, destaca Patrícia da Rocha Veras, supervisora de segurança

alimentar do Banco Municipal de Alimentos. A Semana Mundial da Alimentação é organizada pela Secretaria de Gabinete, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco Municipal de Alimentos, e conta com a colaboração da Companhia Regional de Abastecimento

versos países. A semana tem como objetivo divulgar a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), buscar soluções para o problema da fome no mundo e garantir estratégias que viabilizem alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para todos os cidadãos.

Crianças lotam os parques da cidade A criançada não ficou em casa no Dia das Crianças. Os parques de Santo André tiveram repletas atividades para os pequenos . No Parque Juventude a programação começou mais cedo, às 8h30. A grande área do Parque Central recebeu bandinha de palhaços, um cortejo e espetáculo circense em arena montada com estrutura aérea. Cinco brinquedos infláveis estiveram espalhados pelo local. Na tenda azul, o grupo Pererê apresentou, às 12h, o espetáculo Contando e Cantando Histórias. Às 14h, foi a vez da Cia. Cirus Dr. Klaide com apresentação cênicomusical. Às 15h30, o grupo Furunfunfun animou a tarde com a peça Os Três Porquinhos. n INFORME PUBLICITÁRIO

Na sequência, o Espaço Cultural de Artes apresentou a Camerata de Violinos e coral. A Sabina – Escola Parque do Conhecimento também esteve presente durante todo o dia com atividades

Foto: Divulgação

Diversas

atividades animaram o Dia das crianças

como Carrinho de Fósseis, oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, carrinhos elétricos, além da Experimentoteca e do Brinca Ciência.

Centenas de crianças se divertiram com as apresentações dos palhaços , e com o grupo Furunfunfun


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VIDA

13

Quem pegou o meu mel? As abelhas e os homens – uma metáfora das injustiças sociais

Foto: Divulgação

n CARLOS MORAES

redacao@hojelivre.com.br

A

s abelhas, são conhecidas dos homens há mais de 40 mil anos, vivem em sociedades com funções definidas para cada indivíduo. Predominantemente uma sociedade feminina, onde o macho, chamado de zangão, tem a função apenas de copular a abelha rainha, após o que, no fim do verão ou quando existe pouco mel na colmeia, são expulsos para morrer de fome e aqueles que não saem da colmeia são triturados pelas operárias. As abelhas operárias, vivem para um único objetivo a sobrevivência de si e da colmeia. Em uma comunidade, podem existir entre 60 e 80 mil indivíduos, sendo uma única abelha rainha, 400 zangões e o resto são operárias. A Metáfora entre seres humanos e abelhas Imagine se houvesse uma colméia onde as abelhas agissem igual aos SERES HUMANOS? Vamos imaginar... Naquela manhã, antes das operárias saírem para o trabalho, um pequeno grupo se reunia próximo a um dos 400 zangões da colônia, aquele que havia nascido sem asas e que por sua deficiência jamais iria realizar o voo nupcial para copular a fêmea, ele sabia que seu fim estava próximo, mesmo assim, revoltado com vida resolveu semear novas ideias entre seus semelhantes. “- Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano, apenas 5 gramas, mas vão morrer em apenas 28 dias. No final da primavera, toda a nossa produção servirá no máximo para um pote de 500 g, que se for encontrado por um ser humano será misturado com produtos químicos e vendido

a preço de banana...” “Nossa função na comunidade é nobre, cada comunidade capaz de produzir 1 kg de mel fecunda 5 milhões de flores, qual é o meu recado para vocês? – Vamos separar uma parte de nosso mel mais nobre para poupar e guardar – sozinhas somos frágeis, unidos somos fortes.” Após esse discurso, digno de qualquer sindicalista, milhares de operárias saíram de suas colmeias, deixando a rainha para traz. Durante o trabalho incansável, as abelhas trocavam olhares entre si, e através de feromônios as ideias surgiam e as dúvidas também. “Por que eu vou poupar se só vou durar 28 dias?” “28 dias é o tempo total da minha vida, mas minhas irmãs viverão mais confortáveis, se

eu poupar.” E a ideia pegou, de um dia para o outro 60mil abelhas começaram a reservar uma porcentagem de sua labuta para a poupança. Começam os problemas Claro, literalmente nem tudo podia ser flores naquela colmeia, as operárias acostumadas a trabalharem sob medida justa, começaram a sentir que em suas moradias individuais, suas células começavam a esfriar porque começava a faltar cera, em outras o mel era insuficiente. Enquanto isso, o Zangão que controlava os fundos das abelhas nadava na riqueza de mel, pólen e cera, foi começando a controlar o que chamava de FUNDO PERDIDO. Ora se ele só seria condenado à morte no final

da primavera, e se cada abelha morria a cada 28 dias, e as abelhas não deixavam herdeiros, o que sobrava era dele. Quando a abelha rainha deu por si, o império estava ameaçado, as abelhas já deviam muitas jornadas de trabalho ao zangão, a reserva deste era quase a reserva da colmeia inteira, que sentia agora o reflexo da falta de mel, própolis e não havia mais o que fazer a não ser acordos que preservassem a vida e a fortuna do zangão esperto e a sobrevivência da colmeia. Mas quem vai pagar a conta? Afinal de contas lembramse que no início eu havia dito que o zangão era esperto e pensava com a cabeça dos seres humanos? Portanto, ele não celebrou apenas um trato simples com a rainha, mas um

acordo financeiro baseado nas taxas de juros de 8% ao mês e a variação sobre a taxa Selic. Um novo dia começa... Cerca de 60 mil novas abelhas mal nutridas se preparam para mais uma nova jornada de trabalho, sabem que para produzir a mesma coisa que suas antigas irmãs, agora precisam produzir 27,5% a mais, o que nem todas conseguem, causando agora diferença nas camadas de sua comunidade. “Você viu querida o que aconteceu com a Belinha Salete Lemos ontem? “ “Não, o quê?” “Foi demitida porque falou mal do zangão?” “Pois é e nossa rainha ainda pretende impor a CPMF.” “CPMF (Contribuição Provisória do Mel sem Ferrão). Não e


14

www.jornalhojelivre.com.br

cULTURA

SAGITÁRIO

(22/11 A 21/12)

TOURO CÂNCER VIRGEM

Quando achamos que apenas a nossa verdade é que vale, e que a nossa deve ser a ultima palavra, podem ocorrer conflitos de liderança. É tempo de deixar o excesso de vigor e de combatividade de lado para ser afetuoso.

Quando estamos impacientes, parece que tudo começa a dar errado e ficamos muito irritados quando as coisas fogem do nosso controle. É tempo de acalmar a ansiedade para poder exercer o trabalho com precisão e com qualidade.

AQUÁRIO

ESCORPIÃO

Muitas vezes colocamos a nossa raiva para fora na forma de brigas e de discussões que são absolutamente desnecessárias. É tempo de cuidar para não descontar nos outros os problemas com os quais não está sabendo lidar.

(23/10 A 21/11)

Quando nós conseguimos nos responsabilizar pelas nossas próprias escolhas, fica mais fácil encontrar o nosso caminho, mesmo se for entre erros e acertos. É tempo de deixar de se sentir como uma vítima das ações.

(22/12 A 19/01)

LIBRA

(23/09 A 22/10)

A inquietude com a desorganização pode acabar se tornando intolerância e impaciência com tudo que esteja fora do lugar. É tempo de deixar as coisas mais leves, colocando no lugar o que for preciso, sem reclamar.

(23/08 A 22/09)

Quando a coragem e a determinação estão associadas, vamos ter disposição para enfrentar qualquer desafio que vier pela frente. É tempo de defender os seus valores, lutando pela sua verdade com bravura.

CAPRICÓRNIO

LEÃO

(22/07 A 22/08)

Para nos sentirmos inteiramente envolvidos com alguma coisa neste momento, temos que nos sentir motivados por algum tipo de desafio. Se não precisarmos lutar, podemos acabar perdendo o interesse. É tempo de viver.

(21/06 A 21/07)

Como fazemos parte do universo da linguagem, muitas vezes é difícil de compreender que as palavras podem não traduzir tão bem o que queremos comunicar quanto as ações e as expressões. É tempo de explicar menos.

Normalmente quando nos decepcionamos com alguém é porque o idea-lizávamos de uma determinada forma e, na verdade, estávamos projetando nele nossos próprios desejos. É tempo de acolher o outro.

Quando as nossas dúvidas estão atrapalhando a nossa iniciativa para começar novos projetos, temos que seguir a intuição e ser um pouco mais impulsivos. É tempo de ir com “a cara e a coragem” atrás dos nossos sonhos.

PEIXES

GÊMEOS

(21/05 A 20/06)

Quando sentimos que temos disposição de sobra para realizar coisas novas, devemos aproveitá-la para satisfazer os desejos que normalmente deixamos de lado. É tempo de ir à luta, atrás das suas ambições, para que se cumpram.

(21/04 A 20/05)

As nossas doenças, físicas ou emocionais, começam quando estamos perdendo a liberdade de agir por conta própria e tomar as decisões que consideramos justas. É tempo de canalizar as energias para atividade.

(19/02 A 20/03)

ÁRIES

(21/03 A 20/04)

HORÓSCOPO

(20/01 A 18/02)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Daryl Hannah será palestrante no SWU

2º Fórum Global anunciou a presença da atriz como palestrante

P

ela primeira vez na história, o Pacto Global da ONU fechou parceria com um festival de música focado no público jovem. Para celebrar, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade, que acontece no SWU, anunciou a presença de Daryl Hannah como palestrante. A atriz americana fez muito sucesso nos anos 80 com o filme Splash - Uma Sereia em Minha Vida (ao lado de Tom Hanks) e mais recentemente atuou em Kill Bill, de Quentin Tarantino. De acordo com o site ofi-

Foto: Divulgação

Atriz de "Kill Bill" é

militante ambientalista

Além de Daryl , o evento tem confirmado palestras da ex-ministra Marina Silva e de Bob Geldof, entre outros

cial do evento, o Pacto Global é uma plataforma voluntária da ONU que promove práticas empresariais sustentáveis, com base em 10 princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Seus mais de 6.200 signatários em todo o mundo incluem 256

empresas brasileiras. Daryl Hannah, que recentemente foi detida durante manifestação de ambientalistas, em Washington, nos Estados Unidos, é cofundadora da SBA – Sustainable Biodiesel Alliance, instituição que certifica de maneira informal toda a cadeia produtiva do biodiesel. A atriz também é fundadora do site dhlovelife.com, que aponta opções eficientes e ecologicamente corretas de

produtos desenvolvidos por pessoas de diversos lugares do mundo. Além de Daryl, que falou sobre sustentabilidade para um público de mais de 150 mil pessoas no Virgin Music Festival e já participou como palestrante de várias conferências da ONU, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade do SWU tem confirmadas as presenças do lider de um projeto de carro elétrico Neil

EM CARTAZ O ZELADOR ANIMAL Um solitário guarda de um zoológico decide deixar o emprego porque quer mudar de profissão para agradar uma garota. Então, ele recebe a ajuda dos animais para entender os segredos da natureza.

Foto: Divulgação

CINEMAS DISPONÍVEIS: Cinemark Extra Anchieta - R. Garcia Lorca, 301 - São Bernardo - 13:30 - 15:50 - 18:05 - 20:25 Cinemark ABC Plaza - Av. Industrial, 600 - Santo André – SP 13:40 - 15:50 - 18:00 20:10 - 22:20

Comédia romântica utiliza animais de forma criativa

Young, do criador do LiveAid Bob Geldof e da ex-ministra Marina Silva, entre outros. O SWU acontece em novembro, na cidade de Paulínia (SP), e além do Fórum, tem entre as atrações musicais confirmadas Hole, Lynyrd Skynyrd, Alice in Chains, Kanye West, Stone Temple Pilots, Faith No More, Sonic Youth, Snoop Dogg, Black Eyed Peas, Peter Gabriel, Megadeth e Damian Marley. (DA REDAÇÃO)


www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CULTURA

Peça infantil encena cultura popular brasileira O detector de Sacis é uma mistura de comédia e aventura

Foto: Divulgação

O

palco do teatro Santo Dumont trará a São Caetano no sábado (15) a peça O detector de Sacis. O espetáculo é uma comédia com aventuras, descobertas, cultura popular, ecologia e folclore brasileiro. Com classificação livre, a peça é uma realização do SESC São Paulo, com a apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura e da Fundação das Artes.

Ingressos custam a partir de R$6 e

já estão disponíveis na bilheteria

O espetáculo conta a história de um menino que recebe a visita de seu tio Nelson, um cientista a fim de apresentar seu mais novo invento: um detector de sacis. Porém, ao chegar ao apartamento dos sobrinhos, o aparelho dispara. Mas como pode ser que existam sacis na cidade?

Peça, que tem direção de Milton Morales, discute a respeito de cultura e tradições populares em ambientes ur-

Esse é o mistério que precisará ser solucionado. O tema folclórico do Saci é abordado como pano de fundo para discussões a respeito de cultura e tradições populares em ambientes urbanos, além do conceito de saúde-doença relacionado ao meio ambiente. É uma comédia com músicas inéditas, em um retrato bem humorado de uma família

contemporânea. A direção é de Milton Morales. A duração da peça é de 60 minutos. Os ingressos custam R$6 (inteira), R$3 (usuário matriculado no SESC e dependentes) e R$1,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). Já estão à venda pela REDEINGRESSOSESC e uma hora antes do espetáculo, se ainda não ti-

verem esgotados. Mais informações na Fundação das Artes, pelo telefone 4238-3030 e www.fascs.com.br ou pelo portal www.saocaetanodosul.sp.gov.br/secult. Serviço: Teatro Santos Dumont,Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula, a partir das 16horas. (da redação)

CURTAS

15 n DA REDAÇÃO

Demi Moore é comemora feriado com Ashton Kutcher

Demi Moore parece ter perdoado a traição do marido, Ashton Kutcher. Durante o feriado judáico “Yom Kippur”, também conhecido como Dia do Perdão ou Arrependimento, nessa, o casal foi acampar com amigos em Santa Barbara, na Califórnia. É nesta data que os judeus têm a oportunidade de pedir desculpas ao outro por um mal cometido. Por mais isolado que fosse o local, a revista “Star” soube do passeio e os fotografou em torno de uma fogueira. Assim que percebeu a presença do paparazzo, Demi se mostrou irritada e pediu privacidade. “Por favor, não tire fotos deste momento com a minha família. Não exponha isso!”, disse a atriz. Apesar dos rumores de separação, os dois têm encontrado a solução de seus problemas de relacionamento na religião. Neste mesmo dia, o casal foi ao Centro de Cabala de Los Angeles e ao final da cerimônia, o ator de “Two and a Half Men” teria cumprimentado Demi com um abraço e caminhado ao lado dela.

Foto: Divulgação

Jerônimo Soares – todas as cores do mundo Mestre da xilogravura, Jerônimo Soares fez de seus sonhos e recordações uma manifestação artística de incansável vitalidade e poesia. O artista iniciou-se na gravura em Recife, aos 12 anos, e reside há muitos anos em Diadema. Hoje tem trabalhos publicados na França, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Portugal. Tem realizado exposições e workshops em unidades do SESC, Biblioteca Mário de Andrade e outras instituições. Aos 75 anos, Mestre Jerônimo nos surpreende com um novo desafio: uma série de 15 xilogravuras coloridas. Esta exposição foi premiada pelo PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Serviço: Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105 – Jardim do Mar. Tel: 4125-2466.

Casal comemorou feriado


16

www.jornalhojelivre.com.br

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

retrô

Harley é sinônimo de aventura Mito das motocicletas começou com adaptação

Fotos: Divulgação

A

Harley Davidson é sinônimo de motocicleta no mundo inteiro. Uma das marcas mais clássicas foi fundada na cidade de Milwaukee, no início do século XX. O seu aparecimento deve-se à ação de dois jovens, William S. Harley e Arthur Davidson, que resolveram instalar um motor num quadro de uma bicicleta, com o intuito de se deslocarem de uma forma mais rápida e confortável nas subidas e competições. Os fundadores da Harley Davidson, William S. Harley e Arthur Davidson, começaram por construir um veículo de duas rodas que era alimentado por um motor de um cilindro de combustão a gasolina. Tratava-se de um motor único, com 410 cm3 que desenvolvia três cavalos de potência. Estava equipado com uma válvula de admissão automática e tinha um sistema de transmissão de correia. Esta foi a primeira moto construída pela Harley Davidson e ficou conhecida como a lendária Silent Gray Fellow. No ano de 1907, juntaramse os primos William e Walter Davidson à empresa e a marca começou a ficar cada vez mais conhecida, aumentando a sua produção para mais de cem motos por ano. Nesse mesmo ano, a fim de fazer uma demonstração da qualidade das motos fabricadas, Walter Davidson participa e vence uma famosa corrida de resistência. Além da vitória, conseguiu estabelecer um novo recorde ao percorrer uma distância de 300 quilómetros com menos de cinco litros de combustível e isso foi suficiente para a polícia americana começar a equipar a sua frota com motos Harley Davidson. Em 1909, Bill Harley construiu o primeiro motor V-Twin com sete cavalos de

A partir da década de 1970 um série de mudanças que permitiram o desenvolvimento de novos modelos mas rápidos e completos

potência e foi nesta altura que nasceu o “famoso” ângulo de 45 graus, um dos símbolos principais da marca. No apogeu da I Guerra Mundial (1917), um terço de todas as Harleys Davidsons foram enviadas para o exterior com o intuito de ajudar os soldados em combate e a minimizar os seus esforços de guerra. No ano seguinte, cerca de metade das motos produzidas foram vendidas ao

exército dos Estados Unidos da América (EUA), com o intuito de reforçar a sua armada. No final da guerra, foram utilizadas cerca de 20 mil motos, sendo que a maioria delas foram Harley Davidson. Este foi o período que consagrou a Harley Davidson como a maior fábrica de motos em todo o mundo, com cerca de 2.000 concessionários em mais de 67 países diferentes. Depois da II Guerra Mundial,

as motos Harley Davidson passaram a ser utilizadas em massa e isso foi suficiente para serem consideradas um símbolo do sonho americano. A partir da década de 70, assistiu-se a uma série de mudanças que permitiram à Harley Davidson desenvolver novos modelos, mais rápidos e completos, que vieram revolucionar o mercado motociclístico mundial. Os modelos são muitos como a Cruiser,

Low Rider, Electra Glide Sport, Softail, a Dyna e a Fat Boy, entre outras. Na década de 80, treze executivos seniores da empresa assinaram uma carta de intenção para comprar as ações da Harley Davidson que pertenciam à AMF e, em junho desse mesmo ano, a compra foi concretizada. A partir daqui a marca adotou a frase “The eagle soars alone” e seguiu caminho. (DA REDAÇÃO)

Rolling Stones embala o bom e velho rock em todo planeta A dupla Jagger e Richards canta junto desde 1962. Na época, seus parceiros eram Brian Jones, Dick Taylor e Mick Avory, e o primeiro show foi em julho daquele ano, em Londres (Inglaterra). No mesmo ano, Avory e Taylor deixaram a banda, e em 1963 Charlie Watts assumiu a bateria. William Wymann também entrou para os Stones nessa época. O disco de estréia saiu em abril de 1964, com o nome The Rolling Stones.

E logo os meninos rebeldes saíram em turnê pelos Estados Unidos. Eles ficaram conhecidos como “rapazes perigosos”, com a imagem totalmente oposta à dos Beatles. Já no segundo álbum, os Stones lançaram o sucesso Satisfaction. A música chegou ao topo da parada nos EUA e Inglaterra. Em junho de 1968, logo após o lançamento de Beggar´s Baquet, Jones é substituído por Mick Taylor. E no mês seguinte, no dia 3 de julho, Jones foi

encontrado morto na piscina de sua casa. Há quem diga que ele foi assassinado. A causa da morte até hoje é um mistério. Depois de mais três álbuns de sucesso: Exile On Main Street, Coat´s Head Soup e It´s Only Rock´n´roll, Mick Taylor deixa a banda. E então Ron Wood é efetivado na guitarra, na turnê de 1975. Na década de 80, os Stones passaram a trabalhar mais individualmente, dedicando-se a projetos; e retornaram às paradas em

1986, com Dirty Work. Os anos seguintes serão marcados pelas desavenças entre Jagger e Richards, que por pouco não provocam o fim da banda. Steel Wheels marca a volta dos Rolling Stones ao cenário pop. O disco chega ao terceiro posto da parada norte-americana. E então começam as grandes turnês, com shows gigantescos cheios de efeitos de luz. Em 2002 é lançada a coletânea dupla Forty Licks, com algumas músicas inéditas.


Jornal Hoje Livre  

Edição 1192

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you