Page 1

NESTA EDIÇÃO Mundo Cidades Política Economia Esportes Santo André Deúncia Cultura Turismo

3 4 e5 6e7 8 10 e 11 12 13 14 e 15 16

Professora baleada tem alta e agradece Rosileide escreveu carta emocionante.4Pág. 05

Nardini recebe doações para crianças 4 Pág. 04

Poluição atrapalha comerciantes Pó preto está entre principais reclamações.4Pág. 13

ABC domingo

Mín. 17ºC Máx. 27ºC

2 de outubro de 2011 Edição 1185 - Ano VI

INDICADORES

Pinheiro tem candidatura ameaçada por Leandrini

5Dólar Compra: 1,880 5Dólar Venda: 1,881 5Euro: R$ 2,518 4Bovespa: -1,99% 4IGP-DI: 1,1113 4Salário Mínimo: R$ 545 4Taxa Selic: 12,00% 4Poupança: 0,5931

Foto: Divulgação

3ª Vara do Fórum Central de São Paulo emitiu liminar na última sexta-feira (30) destituindo a executiva municipal provisória do PMDB de São Caetano. Preferido da nova Executiva é Floriano Leandrini.

Brasileiro 02/10 - Dom - 16h00 - São Paulo x Flamengo 02/10 - Dom - 16h00 - Vasco x Corinthians

Contagem Regressiva

4Pág. 07

Faltam 12 dias para o Pan

Classificado, Tigre enfrenta Tabuaté sem cinco titulares

Hoje é dia do Nacional do Hábitat

Santo do dia

esportes

Anjo da Guarda

Luis Fabiano reestreia pelo São Paulo hoje contra o Flamengo. 4Pág. 10

FASES DA LUA

Cultura Street Art tem exposição de “Coração Efêmero” em São Caetano.

Crescente 04/10/11

Cheia 12/10/11

Minguante 20/10/11

4Pág. 15

Nova 26/10/11

ECONOMIA

Siga-nos

Fumar cigarro atinge o pulmão e a economia familiar. Foto: Vilson Almeida

4Pág. 08

• Jornal HojeLivre • Livre Mercado

turismo Comandados de Luis Carlos Martins forçaram terceiro cartão amarelo na última rodada. 4Pág. 11

Saiba mais sobre encantos da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. 4Pág. 16


www.jornalhojelivre.com.br

2

domingo, 2 de outubro de 2011

EDITORIAL

PASSANDO A LIMPO

Justiça em transe

n LUIZ CARLOS COELHO

lavagem n Por sete votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta

quinta-feira (29) denúncia de lavagem de dinheiro no exterior contra o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e mais dez pessoas, entre as quais a mulher do deputado, quatro filhos e outros dois parentes.

FILIAÇÃO n Aliado do ex-governador José Serra, o secretário municipal de Edu-

cação, Alexandre Schneider, filiou-se ao PSD, partido recém-criado pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab. Ele admite estar no seu radar a disputa pela Prefeitura paulistana. Não fala, no entanto, em datas.

HOMENAGEM n A Câmara Municipal de São Bernardo realizou a tradicional come-

moração do Dia das polícias Civil, Militar e Científica. A solenidade havia sido cancelada por conta do acidente que ocorreu na Rodovia dos Imigrantes em 15 de setembro e impossibilitou os homenageados de estarem presente à sessão.

SEMINÁRIO n O deputado federal William Dib (PSDB/SP) representando a CDU

da Câmara dos Deputados, participou do Seminário Internacional: “A Questão Federativa e a Governança Metropolitana”.

Rua Alferes Bonilha, 595 Centro - SBC - CEP 09721-230 Tel: 4335-9275

www.jornalhojelivre.com.br Redação: Luiz Carlos Coelho, João Schleder e Camila Meloni Estágio: Guilherme Oliveira e Shayane Servilha Fotografia: Vilson Almeida - Diagramação: Evelyn Domingues Arte Final: Francielli S. Camargo redacao@hojelivre.com.br TIRAGEM E VEICULAÇÃO - 30 MIL EXEMPLARES Verificação: C&S Auditores Independentes

D

iante da forte reação da opinião pública e das críticas ao corporativismo do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) agiu com sensatez ao adiar o julgamento da ação de inconstitucionalidade impetrada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) questionando as prerrogativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir juízes acusados de desvios de conduta. A tendência da Corte era acolher o recurso da AMB, abrindo caminho para que o órgão responsável pelo controle externo do Judiciário só examinasse denúncias já julgadas pelas corregedorias dos tribunais. Mas, diante das reações da opinião pública e, principalmente, do Senado ao bate boca entre o presidente do STF e a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, os ministros concluíram que não havia clima para tomar qualquer decisão. Dias antes, Eliana Calmon havia afirmado que é preciso combater a impunidade dos “bandidos que se escondem atrás da toga”. Ela também disse que o presidente da AMB, Nelson Calandra, estaria agindo de comum

FRASES

Pedimos às ministras um ministério para voltar para a base * Clésio Andrade, senador

acordo com Peluso. E classificou o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), no qual ambos foram colegas, como o maior foco da resistência corporativa à punição de juízes. “Sabe quando vou inspecionar o TJSP? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro”, disse ela. Em nota de repúdio às declarações da corregedora, Peluso cobrou uma retratação. A ministra não só se recusou a se retratar, como aumentou o tom de suas críticas, acusando as corregedorias dos tribunais de “camuflarem suspeitos” e de serem lentas nas investigações para permitir a prescrição dos processos. Calmon disse ainda que tramitam na Corregedoria Nacional de Justiça 115 processos contra juízes de primeira instância e 35 contra desembargadores. Lembrou que há dias pediu a abertura de uma investigação para apurar denúncias de envolvimento da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Willamara de Almeida, num esquema de venda de sentenças. E afirmou que, se o STF acolhesse o recurso da AMB, as investigações sobre as denúncias de irregularidades cometidas por esses magistrados seriam suspensas.


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

MUNDO

Junta militar egípcia é alvo de novo protesto no Cairo Os organizadores disseram esperar milhares de participantes

Foto: Divulgação

A

tivistas egípcios se concentraram anteontem (30) no centro do Cairo para uma manifestação destinada a pressionar a junta militar do país a acelerar a transferência do poder para os civis e revogar as leis de emergência que eram usadas contra a oposição na época do presidente Hosni Mubarak. Os organizadores da manifestação, batizada de “Retomando a Revolução”, disseram esperar milhares de participantes, em meio a um crescente descontentamento com os rumos da transição. A junta anunciou eleições parlamentares em várias etapas a partir de 28 de novembro, com um sistema de voto distrital misto. A maioria dos grupos políticos teme que isso permita a volta de partidários de Mubarak a cargos

A maioria dos grupos políticos teme que isso permita a volta de partidários de Mubarak

públicos. “Esta semana é diferente, porque sentimos que a nossa revolução foi roubada de nós”, disse Yasser Fouad, um desempregado de 38 anos, com a voz abafada pelos alto-falantes que pediam aos manifestantes que se mantivessem pacíficos à agência Reuters. “Nenhuma das nossas exigências foi aten-

dida. Queremos que eles entreguem o poder imediatamente, por meio de eleições”, acrescentou Fouad. Mahmoud Sayyid Saif, 58 anos, funcionário do Ministério da Saúde, disse que os egípcios não irão mais tolerar a inação. “Já faz sete meses (que Mubarak foi derrubado), e nada foi obtido”, afirmou.

Na quinta-feira, seis précandidatos a presidente divulgaram uma declaração conjunta pressionando a junta militar a marcar para março a transferência de poder. Eles também declararam que, juridicamente, as leis de emergências expirariam anteontem. A junta militar diz que ela irá vigorar até o ano que vem. (da redação)

3

Presidente do Iêmen ameaça renúncia O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse em entrevista publicada anteontem (30) que somente renunciará se seus principais rivais não assumirem em seu lugar, posição que pode prorrogar o impasse no país. “Porque se transferirmos o poder e eles estiveram lá, isso vai significar que cedemos a um golpe”, disse Saleh ao jornal The Washington Post e à revista Time. Saleh tem se mantido no poder apesar de oito meses de protestos exigindo o fim de seus 33 anos no poder. Uma tentativa de assassiná-lo em junho o fez ir à Arábia Saudita para três meses de tratamento de queimaduras graves. A surpreendente volta de Saleh ao Iêmen na semana passada suspendeu as negociações sobre um plano de transição mediada por países do Golfo. Mais de 100 pessoas foram mortas em duas semanas de violência na capital Sanaa. (da redação)


4

www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

CIDADES

Hoje é dia de “domingo saudável” em Diadema

Foto: Guilherme Oliveira

A segunda edição do “Domingo Saudável” acontece hoje, (02) a partir das 7h. O programa da Prefeitura de Diadema, que conta com a parceria entre as Secretarias de Esporte (SEL) e Lazer e de Cultura (SC), inaugurou mais um espaço de lazer e cultura para os munícipes. A iniciativa faz parte da política do município voltada ao incentivo de práticas esportivas e atividades físicas. O “Domingo Saudável” convida a população a sair de casa para se exercitar e promove a inclusão social. Todos os domingos a Avenida Ulysses Guimarães ficará fechada até às 18h para a realização de atividades esportivas como ciclismo, skate, corrida, caminhada, com a equipe do programa Caminhando Bem da SEL. Para as crianças, a diversão do final de semana será garantida com os brinquedos da Caravana do Lazer. Além disso, professores da Liga Municipal Diademense de Capoeira ensinarão um pouco sobre o esporte. A Secretaria de Cultura traz atrações especiais para hoje. Durante o dia haverá discotecagem de música eletrônica para animar os atletas e, às 15h, bandas que já tocaram no Diadema Rock se apresentam. A primeira edição do evento contou com a presença do prefeito e do secretário de Esporte e Lazer. (DA REDAÇÃO)

ParkShopping começa funcionar em novembro O ParkShoppingSãoCaetano, empreendimento no Espaço Cerâmica que concentrará 223 lojas em 84,3 mil metros quadrados de área construída, será inaugurado em 9 de novembro. Anteriormente previsto para ser entregue em 27 de outubro, o espaço teve sua abertura adiada após solicitação dos lojistas de pequeno porte, que disseram não ter condições de finalizar as obras – informações da Multiplan, responsável pelo empreendimento.Situado no centro do Espaço Cerâmica, o ParkShoppingSãoCaetano terá, além de lojas variadas, seis salas de cinema modelo Stadium; praça de alimentação; restaurantes com áreas avarandadas e vista para o Espaço Cerâmica; estacionamentos com mais de 2 mil vagas; cinco pares de escadas rolantes; e elevadores. O seu projeto arquitetônico tem integração com o entorno, com a utilização de painéis de vidro que favorecem a iluminação natural, economizam energia e proporcionam ambiente agradável. A prefeitura de São Caetano realizou muitos serviços de infraestrutura para a instalação do Espaço Cerâmica. Além da inauguração do piscinão às margens da Avenida Guido Aliberti, para a contenção de cheias (parceira com o Governo do Estado), a Administração entregou o Complexo Viário Nélson Braido, formado pelo prolongamento da Avenida Fernando Simonsen. (DA REDAÇÃO) Foto: Divulgação

nprefeitura realizou serviços de infraestrutura para instalação

Os brinquedos para doação devem ser novos ou seminovos. Os usados devem estar em bom estado

Hospital Nardini arrecada brinquedos para crianças Doações devem ser feitas no hospital brinquedos podem ser novos

O

Hospital Nardini, de Mauá, está arrecadando até 31 de outubro brinquedos, jogos e livros infantis para serem doados a crianças internadas. Os pequenos também participarão em 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, de festa promovida pelo “Calor Humano”, grupo de voluntariado que trabalha no Nardini há mais de 20 anos. O objetivo é levar alegria e entretenimento aos pacientes da pediatria e pronto-socorro infantil. “Não tem preço ver o brilho nos olhos dessas crianças. A festa será uma espécie de terapia para elas”, enfatiza

Bernadete Luna Silva Dorta, coordenadora do grupo de voluntariado do hospital. Haverá atividades lúdicas com o grupo “Dose do Riso” para os pequenos que estiverem internados. O presidente da Fundação

Iniciativa

foi elogiada pelo presidente da Fundação

do ABC, o médico ortopedista Wagner Boratto, elogiou a iniciativa, que possibilitará muita descontração e alegria, dentro da filosofia de acolhimento e humanização da saúde preconizada pela FUABC. A instituição administra o Hospital Nardini desde março de 2010.

As doações podem ser feitas diretamente no hospital, localizado à Rua Regente Feijó, 166, Vila Bocaina, Mauá, até 31 de outubro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4547-6996. Dicas Os brinquedos para doação podem ser novos ou seminovos. Se usados, verificar se estão em bom estado de conservação. Se comprados, a preferência é por brinquedos de plástico, que possam ser lavados e não contenham peças pequenas, para evitar acidentes. “Pedimos que as pessoas doem presentes como bonecas, carrinhos, jogos lúdicos e bolas, evitando as pelúcias, pois geralmente as crianças são alérgicas e o uso não é indicado”, recomenda a pediatra Amélia Griciunas. (DA REDAÇÃO)


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

cidades

Professora baleada divulga nota de agradecimento Noivo diz que a profissional nunca recebeu críticas dentro do trabalho

Foto: Vilson Almeida

n GUILHERME OLIVEIRA

guilherme@hojelivre.com.br

A

pós ser baleada por um aluno de 10 anos em São Caetano, a professora Rosileide Queiros de Oliveira, de 38 anos, divulgou uma carta na última quinta-feira (29) onde agradece a assistência recebida pela Polícia Militar e Hospital das Clínicas. Rosileide foi baleada dia 22, dentro da Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão. O aluno que fez o disparo estava no 4º ano e se matou no corredor da escola logo depois de ferir a professora. “Agradeço aos alunos do Alcina e familiares pelo carinho e dedicação. Que Deus nos dê forças para todos nós”, diz um trecho da carta. Professores e funcionários da escola também foram lembrados na mensagem, escrita à mão pela própria professora. Quarta-feira,(27) a delegada responsável pelo caso, Lucy Fernandes,

5

Bancários e Correios se unem Os bancários estão realizando em várias capitais passeatas e atos conjuntos com os trabalhadores dos Correios, em greve há 16 dias. “Estamos realizando atividades de esclarecimento da população e mobilização dos trabalhadores. A intransigência dos patrões e do governo tem aumentado a união e solidariedade entre as duas categorias na luta por melhores condições de vida”, afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. Segundo o balanço feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores ( Contraf), 7.672 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 25 estados estão paralisados.

A greve dos

A professora ainda não prestou depoimento. Rosileide fez duas cirurgias e recebeu alta na sexta-feira(29)

ouviu os pais e o irmão mais velho do menino. Segundo ela, o pai – guarda municipal e dono da arma usada pelo aluno – não será indiciado por negligência. De acordo com relatos do funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa, noivo da Rosileide, a professora tinha um

comportamento habitual durante as aulas e nunca foi alvo de reclamações na escola. “Ela era uma professora comum. Ninguém nunca reclamou dela”, afirma. A delegada que cuida do caso disse que ainda não é possível esclarecer os motivos que levaram o menino a

cometer o crime. A previsão da polícia era que a professora baleada deveria depor na última sexta-feira (30), mas a data foi adiada. A delegada Lucy Fernandes, responsável pelo caso,afirmou que uma nova data será definida com a professora para o depoimento.

Ribeirão tem cargos públicos Ribeirão Pires oferece 77 vagas de cargos públicos, que vão da área de educação, infraestrutura urbana, cultura, promoção social e saúde. As inscrições encerram no dia 20 de outubro. As funções de agente operacional, assistente administrativo, motorista, auxiliar de saúde bucal, orientador de arte, técnico em farmácia, entre outros, estão disponíveis para cargos efetivos e cadastro reserva. Os salários variam entre R$624,65 à R$2.136,48. Os interessados devem preencher o formulário no site www.mouramelo.com.br e pagar a taxa de inscrição, que varia de acordo com o grau de escolaridade do cargo – valor mínimo de R$ 18,00 e máximo de R$ 51,00. O edital completo, contendo todas as informações necessárias à quem se interessar a realizar a inscrição, também encontra-se no site. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

São diversos cargos oferecidos, os interessados devem fazer cadastro pela internet

correios já completou 18 dias

“O silêncio dos bancos e do governo têm indignado os trabalhadores e fortalecido a greve, que caminha para ser uma das maiores dos últimos anos”, afirma Cordeiro. “Enquanto a Fenaban não apresentar uma proposta decente, o movimento seguirá crescendo em todo o país. Mantemos a disposição para o diálogo para construirmos uma convenção coletiva com avanços econômicos e sociais para a categoria. A retomada das negociações depende dos bancos e do governo”, sustenta. Cordeiro destaca a reivindicação dos trabalhadores pela geração de mais empregos pelos bancos. “Queremos mais contratações para melhorar o atendimento aos clientes, reduzir as filas intermináveis nas agências e garantir condições dignas de trabalho aos bancários”, conta. (DA REDAÇÃO)


6

www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

POLÍTICA

SCS preserva memória política Movimento Autonomista será revitalizado com preservação da memória

Foto: Divulgação

n luiz carlos coelho

redacao@hojelivre.com.br

U

m dos momentos mais importantes da política de São Caetano está sendo preservado e difundido na rede escolar local. A Fundação Pró-Memória inaugura oficialmente em seu site (www.fpm.org.br) a exposição virtual denominada 63 anos do Movimento Autonomista de São Caetano – Marco Decisivo de Sua Emancipação Política, reunindo 20 imagens de flagrantes e acontecimentos que marcaram o movimento. A Fundação Pró-Memória também reabrirá a Sala da Autonomia no Museu Histórico Municipal, evento marcado para o próximo dia 28, a partir das 16 horas, no Museu Histórico Muni-

Corrente foi

responsável pela independência do município

cipal , com entrada gratuita. Com novo visual, a Sala Emigdio Perrella, conhecida como Sala da Autonomia, será reaberta especialmente para comemorar a autonomia da cidade. A Câmara Municipal promoverá um ato solene para comemorar o 63º aniversário da autonomia sancaetanense. Essa cerimônia ocorrerá no dia 18, 18 horas, no Plenário dos Autonomistas, anexo ao Edifício Prefeito Oswaldo Samuel Massei (Avenida Goiás, 600, Centro) – em 26 de junho, a Câmara já

Monumento aos autonomistas no marco zero da cidade se integra a preservação histórica do movimento

realizou Sessão Solene para celebrar os 63 anos do Movimento Autonomista. Um projeto que visa resgatar e manter viva a história do Movimento Autonomista de São Caetano entre os alunos das escolas da cidade está sendo idealizado pela prefeitura. Apresentando como mentora Regina Maura Zetone, assessora Especial de Coordenação da Ação Social da prefeitura, a iniciativa prevê uma campanha em que sejam premiadas as melhores redações dos estudantes, com a publicação de um livro sobre a temática.

Governo aposta no Via Rápida Atendendo a solicitação do vereador de Santo André Paulinho Serra (PSDB), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, assumiu o compromisso, de trazer para a cidade novos cursos do programa Via Rápida Emprego. O programa representa no segundo semestre 544 vagas em 13 cursos básicos de qualificação profissional. “Em 2012, vamos abrir novas vagas para atender a população de Santo André. Vamos estudar a possibilidade de criar outros cursos, além daqueles que já existem”, explicou o secretário. Dos 13 cursos previstos para este semestre, oito já tiveram início: ajudante de cozinha, almoxarife, assistente administrativo em transporte, auxiliar de escritório, garçom, logística básica, operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira e operador de computador. Outros cursos oferecidos são: capacitação de motorista de carga, desenhista mecânico, eletricista instalador, informática e mestre de obras. “Sem dúvida este programa

Foto: Divulgação

Na avaliação do governo o ABC tem uma forte demanda de mestre de obras, devido ao crescimento imobiliário

trará muitas oportunidades para que os profissionais entrem ou retornem ao mercado de trabalho”, afirmou Paulinho Serra. Santo André e região tem uma grande demanda de profissionais como mestre de obras, devido ao crescimento imobiliário. Para o vereador, o Via Rápida ajudará no surgimento de novos profissionais para suprirem esta falta”, concluiu. Lançado pelo governador Geraldo Alckmin, em julho de 2011, o programa oferece cursos básicos de qualificação profissional com o intuito de

capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de emprego. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo da ocupação. Neste 2° semestre de 2011, serão oferecidas 30 mil vagas em mais de 400 municípios. A ideia é chegar a 400 mil vagas até 2014. As aulas são ministradas em Escolas Técni-

cas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas de escolas estaduais, unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais (Adeva). A partir de 2012, o programa contará também com unidades fixas e carretas móveis equipadas com laboratórios.


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

POLÍTICA

7

Nome de Pinheiro fica sob ameaça Pré-candidatura fica ameaçada por conta de destituição da executiva local n luiz carlos coelho

redacao@hojelivre.com.br

U

ma nova virada promete mexer no cenário político de São Caetano. A 3ª Vara do Fórum Central de São Paulo emitiu liminar na última sexta-feira (30) destituindo a executiva municipal provisória do PMDB de São Caetano, que colocou Angelo Pavin, presidente do Semasa de Santo André, na presidência do partido. O embróglio teve início em agosto desse ano, quando o deputado estadual do PMDB,

Nome preferido

para sucessão é o de Floriano Leandrini

Baleia Rossi, que é presidente da executiva estadual do partido, decidiu fazer intervenção na executiva municipal de São Caetano, formada por membros históricos do partido. De acordo com Adauto Reggiani, que faz parte da executiva municipal reconduzida pela justiça “ a Executiva Estadual extrapolou em seus direitos”. Adauto explica que a intervenção de diretórios municipais só pode ser feita pela Comissão de Ética do partido, “da qual deputado nenhum pode fazer parte.”. Além disso, a executiva discordava também de Angelo Pavin ser conduzido, através de intervenção, à presidência da executiva municipal. “O Pavin sequer era filiado. Para ser filiado, o estatuto do partido exige que o indivíduo se filie junto ao diretório municipal e não pela internet como ele alegou ter se filiado”, alfineta Reggiani.

Embora ainda caiba recurso, a sentença cai como uma bomba para o vereador Paulo Pinheiro, que saiu do PTB para ingressar no PMDB com a promessa de ser o candidato a prefeito pelo partido. Segundo fontes políticas locais a executiva municipal recém-conduzida, presidida por Nilo Figueiredo, pretende conduzir o nome de Floriano Leandrini e não o de Pinheiro para disputar a prefeitura de São Caetano no ano que vem. “Ainda não conversamos com nosso presidente Nilo Figueiredo para saber quais atitudes tomaremos a partir de agora. Mas podemos afirmar que a justiça foi feita.”, comentou Reggiani, analisando o quadro sucessório.

Foto: Divulgação

Paulo Pinheiro não é o nome preferido da recém-conduzida executiva que é presidida por Nilo Figueiredo


8

www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

economia

Cigarro afeta saúde e carteira Sustentar o vício do cigarro pode comprometer orçamento familizar

Foto: Guilherme Oliveira

xassem de gastar seu dinheiro com cigarro, seria possível investir em bens essenciais, como uma melhor alimentação, melhor qualidade de vida e também em bens como viagens, eletroeletrônicos de última geração, entre outros”.

n GUILHERME OLIVEIRA

guilherme@hojelivre.com.br

O

cigarro faz mal para saúde e para o bolso de quem sustenta o vício. Além de ser criticado por vários médicos também está sendo alvo de críticas por prejudicar o orçamento familiar. O IVC (Índice de Custo de Vida) do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que 1,7% da renda familiar é gasta com cigarro. Na prática, de acordo com calculadora da Sociedade Brasileira de Cardiologia, se uma pessoa que fuma diariamente um maço de cigarros a um

Quem fuma um

maço por dia pode economizar R$1.728 no ano

Além de todas as substâncias cancerigenas do cigarro, o vício ataca e compromete o orçamento familiar

preço médio de R$ 4,80 deixasse de fumar por um ano, ela conseguiria economizar R$ 1.728. Para o médico pneumologista e sanitarista, Alberto

Correios querem receber salários dos dias parados A greve dos correios continua por tempo indeterminado e agora ganha mais um motivo de briga.Depois de mais uma rodada de negociações entre a direção dos Correios e a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), os trabalhadores não aceitaram a proposta da estatal de descontar os dias parados. Pela proposta, seria descontado um dia de paralisação por mês. A empresa manteve a pro-

posta de aumento linear de R$ 80 a todos empregados, reajuste salarial e dos benefícios em 6,87% e abono imediato de R$ 500. O representante dos trabalhadores disse que a proposta da estatal até poderia ser levada à discussão com a categoria se não estivesse atrelada ao desconto dos dias parados. Os trabalhadores reivindicam aumento linear de R$ 200, reposição da inflação de 7,16% e aumento do piso salarial de R$ 807 para R$ 1.635. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

Categoria também exige contratação de aprovados em concursos

Na avaliação do médico, atualmente, os consumidores recebem muitas informações sobre os danos do tabaco para a saúde, mas não são suficientes. “Cerca de 70% a 80% das pessoas pensam em parar, mas podem levar um tempo para tomar alguma iniciativa”, explica.

José de Araújo, o fumante precisa pensar nas perdas financeiras que sua dependência acarreta e, no longo prazo, nos gastos para remediar os efeitos noci-

vos do cigarro que podem comprometer o orçamento familiar. “Motivados pela dependência, muitos fumantes não percebem que, se dei-

Confiança da indústria é menor desde 2009

Mais 50% da população aprovam governo Dilma

A confiança da indústria brasileira caiu no mês pelo nono mês seguido e agora atinge o menor patamar desde agosto de 2009. A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou na seta-feira (30) queda de 1,6% para o índice de confiança, para 101,1 pontos. O número está 2,9 pontos abaixo da média do indicador, medida desde 2003. “A diminuição da confiança em setembro foi influenciada principalmente pela piora das perspectivas em relação aos próximos meses”, afirmou a FGV em nota. O componente de expectativas caiu 2,6%, a 99,2 pontos. A situação atual declinou 0,6%, para o menor nível desde agosto de 2009. “Com o resultado, a média do terceiro trimestre de 2011 ficou em 83,8 por cento, a menor desde o quarto trimestre”. (DA REDAÇÃO)

Dados da Pesquisa CNI/ Ibope mostram que aumentou de 48% para 51% o percentual de entrevistados que considera o desempenho do governo Dilma Rousseff ótimo ou bom. Além disso, conforme números divulgados na última sexta-feira (30), a aprovação da presidenta aumentou quatro pontos percentuais, passando de 67% para 71%, de julho para setembro. O percentual de eleitores que confiam no governo subiu de 65% para 68%. O Sul

foi a região onde o governo foi mais bem avaliado (57%), no critério ótimo ou bom. Três área de atuação do governo tiveram avaliação positiva: combate à fome e à pobreza, ações contra o desemprego e atividades em meio ambiente. Por outro lado, os impostos foram desaprovados por 66% dos entrevistados e a saúde, por 67%. O percentual de eleitores que consideram o governo Dilma melhor que o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 11% para 15%. (DA REDAÇÃO)

Foto: Divulgação

Entrevista ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre dias 16 e 20


Festa 26 de setembro. Comemora-se todo dia 26. Em casos de doenças em geral, São Cosme e Damião são invocados por Católicos do mundo todo. São Cosme e Damião eram dois irmãos mártires cuja lenda muito difundida a partir do século V, diz que curavam enfermidades, não só de pessoas mas também de animais. Por isso, foram escolhidos como patronos dos médicos e farmacêuticos. São Cosme e Damião são também protetores das crianças. Oração: São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixa vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino do Céu.--. São Cosme e Damião, rogai por nós. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Em agradecimento, publiquei neste jornal, para propagar os benefícios da grande Oração à São Cosme e Damião. Ajude a divulgar a Fé.

FORTALEZA AUTOMÓVEIS FORTALEZA automóveis “QUALIDADE E CONFIANÇA DESDE 1985”

Parati 1.6 97 Gasolina. Raridade. Fin. até 48x.

Honda Fit LX Compl. + ar e roda. Raridade R$ 24.990. O mais bonito.

Corsa Sedan 07 flex. Lindão. Carro para a família. Fin até 60x. R$ 19.890

TEMOS

0KM

Meriva 03 Compl. c/ pacote CD. Raridade R$ 23.990. Fin. até 60x.

Citroen C3 1.6 07 flex. Completíssimo + CD. R$26.990. Troca menor valor.

Pálio Celebration Compl. + ar e DH. Preço imbatível. R$ 22.990. Fin. até 60x. Só ligar.

FINANCIAMOS

EM ATÉ 60X

11 4129 2929 ID: 80*44792 RUA ALFERES BONILHA, 579

CENTRO - SÃO BERNARDO

ARNALDO

Vendedor do Mês

Corolla XZL 1.8 compl. Raridade. + lindo do ABC. Fin. até 48x R$ 17.490. Ver para crer.

Siena 2010 EL Compl. c/ ar. 4.000 km rodados. Estado de carro zero. R$ 28.990. Fin. até 60x

Corda Sedan Max 05 c/ DH. Lindão R$ 21.990. Troca menor valor. Fin. até 60x.

Gol Mi 98 4 portas +vidro elétrico. R$ 12.990. Fin. até 48x.

Corsa Sedan VHC 03. Lindão. R$ 4.500 + transferência de dívida.

Corsa pick-up 01 1.6 maravilhosa. R$ 12.990. Fin. até 60x.

Saveiro Trend 10 c/ cabine alongada. Compl. - ar. Fin. até 60x. Troca menor valor

Montana 04 c/ direção, vidro, travas, protetor e capota. R$ 21.990. Fin. até 60x.

Corsa Wind 00 2 p. c/ vidro, trava, parachoque e roda. O mais lindo do ABC. Fin. até 48x.


10

www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

ESPORTES

Fabuloso: “Vou ser campeão” Atacante fará hoje sua reestreia pelo São Paulo

Foto: Divulgação

O

dia tão aguardado por todo tricolor chegou. Hoje (2), às 16h, contra o Flamengo, no Morumbi, o atacante Luis Fabiano fará a tão sonhada e esperada reestreia pelo São Paulo. Fabuloso está totalmente recuperado de uma lesão no joelho direito. Na manhã de anteontem (30), o camisa 9 se reencontrou com o Cícero Pompeu de Toledo. O técnico Adilson Batista comandou um treino técnico no local. Após a atividade, Luis Fabiano concedeu entrevista coletiva. Ansiedade que ele não conseguiu esconder ao falar sobre o seu retorno. “Muita coisa mudou. Há dez anos meu temperamento era outro. Hoje sou mais experiente. Hoje é outro Luis Fabiano. Com a mesma vontade e garra. O tempo foi um professor para mim. A ansiedade é muito grande”, ressal-

Luis Fabiano não conseguiu esconder ansiedade de voltar a vestir a camisa do São Paulo; desejo será realizado às 16h, no Morumbi

tou Fabuloso. “Está semana está sendo espetacular, um momento muito feliz. Durante este tempo machucado, tive algumas dúvidas. Que eu não conseguiria voltar em alto nível. O

tempo estava passando e eu não conseguia voltar a treinar. Mas eu nunca desanimei e por isso estou aqui. Vou ser campeão aqui. Vim para isso”, completou o atacante. Já no fim da entrevista,

Fabuloso não conteve a emoção, ao falar do apoio que vem recebendo dos são-paulinos. “Eu tive muito apoio do torcedor quando saía na rua. Todo lugar o torcedor mostrava a sua expectativa pela minha

volta. Transmitiu muito apoio. O torcedor me apoiou e mostrou seu incentivo. Isso me deu uma força muito grande.” Com 46 pontos, o Tricolor é o terceiro colocado, enquanto o Fla tem 41. (DA REDAÇÃO)

Para Corinthians jogo é decisivo Foto: Divulgação

O zagueiro Paulo André afirmou que o Timão não pode permitir que o Vasco abra larga vantagem de pontos

O Corinthians encara o jogo contra o Vasco hoje (2), às 16h, em São Januário, válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, como final, já que apenas dois pontos os separam: o time carioca é o líder, com 49 pontos, enquanto o Timão é o segundo colocado, com 47. O zagueiro Paulo André comentou sobre a fase final do torneio. “É o momento de decisão que nós temos que estar focados e concentrados pra voltar a liderança. É um jogo chave pois não podemos deixar o Vasco abrir vantagem. A partida de São Januario é de fundamental importância para o nosso objetivo”, disse. Após retornar de contu-

são, e ter uma sequência de duas partidas, o lateral-esquerdo Fábio Santos analisou o confronto. “Sabemos como é complicado jogar lá. Temos que explorar os erros do Vasco, estamos preparados e motivados pra conquistar a liderança. Eu acho que não podemos perder o jogo, até pela tabela do Vasco, que não é fácil. Acredito que o empate não é um mal resultado”, declarou. Questionado sobre o adversário, Paulo André disse: “O Diego Souza é um grande jogador e voltou a jogar bem. É um jogador de muita força e vem fazendo gols. Temos que evitar que a bola chegue nos pés dele”, finalizou o atleta. (DA REDAÇÃO)


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

ESPORTES

11

Tigre jogará sem cinco titulares Atletas forçaram o terceiro cartão amarelo na última rodada

Foto: Vilson Almeida

fatores que levaram a equipe a não repetir o futebol soberano do primeiro turno. “É evidente a queda de rendimento somado à evolu-

“Desde o início

n João Schleder

joao@hojelivre.com.br

venho falando que nós queremos ser campeões”

O

São Bernardo terá importantes desfalques para a partida contra o Taubaté hoje (2), às 10h, no 1º de Maio, válida pela última rodada da primeira fase da Copa Paulista. O Tigre não poderá contar com cinco de seus titulares: o zagueiro Marcelo Godri, o lateral Thiago Gasparino, os volantes Dirceu e Paulinho, além do atacante Diogo Acosta. Todos estavam pendurados e forçaram o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Audax no último sábado. Como já está classificado para a sequência do campeonato – é o líder do Grupo 04, com 26 pontos – o duelo

Para o técnico Luis Carlos Martins, queda do São Bernardo também tem haver com melhora dos adversários

com o eliminado Burro da Central, para o Bernô valerá apenas para definir sua colocação. Para ficar em primeiro lugar, sem depender de outros resultados, o time do ABC precisa vencer. Para o presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, a partida ganhou

importância, devido a sequência ruim do time no segundo turno do torneio, foram apenas duas vitórias nos últimos sete jogos. “Nós podiamos estar hoje em uma situação muito mais confortável, com a liderança já garantida, mas nosso segundo tur-

no foi muito ruim. Agora, frente ao Taubaté, temos que garantir o primeiro lugar. Continuo acreditando no potencial do elenco e de toda comissão técnica. Venceremos o jogo”, garantiu o mandatário. O técnico do Tigre, Luis Carlos Martins, explicou os

ção dos nossos adversários, que conseguiram o entrosamento ideal e os resultados negativos infelizmente apareceram”, afirmou. Ainda de acordo com Teixeira, o Tigre precisará reencontrar o bom futebol do início da Copa Paulista, para que o objetivo seja conquistado. “Desde o início venho falando que nós queremos ser campeões. Essa é a meta. De nada adiantará aquela sequência invicta (oito jogos) se o final não for bom”, afirmou o presidente.

Basquete de SCS apresenta uniforme Os garotos da equipe de basquete do Colégio Fênix Santa Paula/Synonym Idiomas/São Caetano (categorias sub-13 até a sub-17) estão literalmente de roupa nova para continuarem a brilhar na temporada – eles disputam as principais competições estaduais da modalidade. É que na noite da última quinta-feira (29), nas dependências da escola, no bairro Santa Paula, foram entregues os novos uniformes aos meninos que integram a equipe, cerimônia que também foi marcada pela apresentação da parceria com a Synonym Idiomas. O secretário de Esportes e Turismo da Prefeitura, Gilberto Costa, elogiou a parceria com o colégio, que inclui ainda o vôlei feminino (até 16 anos) e futsal masculino (sub9 até a sub-15), e afirmou que

esse convênio com a instituição de ensino vai muito além da parte esportiva. “É preciso agregar sempre Esporte, Educação e Cultura para melhorar a vida das pessoas.” Opinião semelhante ao do titular da Seest tem Paulo Souza Leite, diretor-geral do Colégio Fênix Santa Paula. Na ocasião, ele ressaltou que “esse é um trabalho de doação pelo esporte, não de investimento. Temos o claro objetivo de ajudar os jovens a vencerem na vida”. “De nada adiantaria a nós, patrocinadores, se não tivéssemos pessoas que fizessem a diferença nas gestões à frente do Poder Público”, observou Evelin Citini, diretora-administrativa da Synonym Idiomas, sobre o apoio que a Prefeitura de São Caetano concede à área esportiva.

Foto: Divulgação

Os garotos da equipe de basquete do Colégio Fênix estão literalmente de roupa nova


12 SANTO ANDRÉ

www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

Santo André será mais vigiada Gabinete realiza estudo para implementar 103 câmeras na cidade

Foto: Divulgação

O

Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) entregou na última quinta-feira (29) o projeto de ampliação do sistema de vídeo monitoramento de Santo André ao prefeito Dr. Aidan Ravin e presidente do órgão. O documento apresentado conta com 103 câmeras e a ampliação da central única de monitoramento para que todos os segmentos de segurança possam atuar dentro das suas atribuições. O valor total do projeto é de R$ 5.539.154,71. A partir de agora o estudo poderá ser encaminhado a qualquer uma das esferas de governo a fim de pleitear verba para sua implementação. Estiveram presentes no ato oficial o prefeito de Santo André e presidente do GGI-M, Dr. Aidan Ravin, e representantes de diversos órgãos de segurança da cida-

O valor total do projeto é de R$5.539.154,71. Aidan esteve reunido com diversos órgãos de segurança da cidade

de, como Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e Guarda Civil Municipal. Os secretários Adilson de Lima (Segurança Pública Urbana e Trânsito) e Antônio Francisco Silva (Inclusão Social), além da secretária adjunta de Educação, Sidnei de Oliveira, marcaram presença no evento. “É um pro-

jeto necessário para a cidade. E estamos empenhados em buscar recursos para implementá-lo integralmente”, afirmou o chefe do Executivo. O projetoO principal objetivo do projeto é a ampliação do sistema de monitoramento em Santo André, visando a integração de todos os segmentos de segurança da ci-

Funcionários idosos recebem prêmio de reconhecimento Na próxima segunda-feira (3), a Prefeitura de Santo André vai promover a cerimônia de premiação da Campanha Empresa Amiga da Maturidade, com objetivo de dar reconhecimento público a empresas que empregam profissionais com 60 anos de idade ou mais. O evento está marcado para as 19h no Anfiteatro Heleni Guariba, localizado no conjunto arquitetônico do Paço Municipal, com a presença de autoridades municipais. Na ocasião, representantes das empresas destacadas receberão troféus alusivos ao prêmio.A Campanha Empresa Amiga da Maturidade é uma n INFORME PUBLICITÁRIO

iniciativa do Departamento de Geração de Emprego, Trabalho, Qualificação e Renda (DGETQR), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. De acordo com a diretora Mônica Mandarino, a criação do prêmio baseia-se na idéia de estimular empresas a contratar pessoas com mais de 60 anos à margem de qualquer obrigatoriedade legal. Afinal, não existe qualquer lei ou regulamentação concernente à concessão de oportunidades ou reserva de quotas para pessoas com mais de 60 anos. “Profissionais nesta faixa etária normalmente são muito dedicados, faltam pouco ao

trabalho e são competentes, em função da experiência acumulada e do valor que atribuem ao trabalho. No entanto, acabem encontrando dificuldades para se inserir no mercado devido ao preconceito. É justamente por isso que decidimos lançar a campanha e realizar esta premiação” – explica Mônica.Mônica conta que a campanha foi realizada em caráter interno. Isto significa que os próprios profissionais do CPETR se incumbiram de disseminá-la entre as empresas que utilizam-se do serviço gratuito de intermediação de mão de obra provido pelo órgão municipal.

dade. “Queremos fortalecer a sensação de segurança dos munícipes, realizando ações de prevenção com o auxílio das câmeras”, afirmou o secretário de Segurança. Para se chegar ao número de 103 câmeras foram realizados diversos estudos e reuniões com todos os membros do GGIM. “Este seria o número ideal

para atender as necessidades do município no quesito segurança”, afirmou a secretária executiva do GGI-M, Elisabete Aparecida Leite de Carvalho. Atualmente, a cidade conta com 19 equipamentos. O que é o GGIM – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) é um canal de conexão entre todos os órgãos de segurança pública das três esferas de Governo que atuam em um município. A criação do GGI-M é um dos requisitos do Ministério da Justiça para que cidades interessadas participem das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como foco principal o enfrentamento da violência e criminalidade no país. Por intermédio dos GGIMs busca-se articulação dos diversos órgãos competentes para a proposição de ações integradas de combate à violência e à criminalidade; dar condições de trabalho para as equipes multidisciplinares dos projetos, que serão compostas de diferentes forças de segurança.

Centro Público oferece 2.301 vagas de emprego O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) da Prefeitura de Santo André dispõe de 2.301 vagas a partir da próxima segundafeira, 3 de outubro. A maior parte das vagas é oferecida por empresas situadas no Grande ABC, mas também há oportunidades disponíveis em municípios vizinhos à região. As funções com maior quantidade de vagas disponíveis são operador de telemarketing, instalador de telefone, atendente de lanchonete, auxiliar de limpeza e ajudante de carga e descarga de mercadoria. Já o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oferece 13 oportunidades de estágio (confira no documen-

to anexo). Cadastramento presencial e via internetPara se cadastrar via internet, basta entrar no site maisemprego. mte.gov.br, acessar a seção dedicada ao trabalhador e preencher ficha de inscrição. Minutos depois, o internauta recebe uma senha com a qual passa a ter acesso às vagas disponíveis de acordo com seu perfil. Caso se interesse por uma das opções, pode imprimir carta de pré-encaminhamento a ser validada presencialmente no CPETR antes do encaminhamento para entrevista em empregador potencial. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (11) 49793699 e 4979-3615.


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

DENÚNCIA 13

Poluição atrapalha Pq. Capuava Comerciantes do entorno do Polo também são prejudicados por poluição

Foto: Divulgação

A

lém dos moradores, os comerciantes do entorno do Polo Petroquímico, especificamente do Parque Capuava, também sofrem com a poluição gerada pela empresas do complexo industrial. Na edição desta terça-feira (4) o Hoje Livre divulgará com exclusividade os paradoxos entre a cobertura de um veículo da imprensa regional e a realidade de um morador diferente do que foi divulgado ele não considera uma área segura para morar. Na constatação atual pesar de estar pouco tempo com seu comércio, Rubens Del Carlo preferia estar em outro ponto com área verde mais próxima. “Porque as finais de semana é insuportável a quantidade de fumaça que é jogada no ar. Eles poderiam maneirar na emissão, pelo menos, aos finais de semana, para que as pessoas sentissem melhores em sair de casa. Não moraria aqui, se para trabalhar não é o melhor local, para morar deve ser bem pior.” Para Jalma Maria de Almeida, dona de uma loja há dois anos na região, a poeira é a pior parte de estar localizado perto do Polo. “Todo dia espano no mínimo três vezes as coisas por aqui. Os consumidores não ligam para os produtos que ficam para fora. Mas aqui dentro tenho que ter todo um cuidado para eles não verem com maus olhos as mercadorias”, falou a proprietária. Outra que tem cuidado redobrado é a funcionária Cláudia Barbosa, que limpa o chão e vidros do açougue quase dez vezes ao dia. “São no mínimo umas oito vezes. Quando chega o fim da tarde tenho que limpar mais ainda. As carnes têm que sempre ficar dentro da geladeira e tampadas. O pó preto dessa fumaça do Polo só atrapalha, sem contar com falta de ar que temos ao ficar muito tempo em contato com essa poluição toda”, reclamou Cláudia. (DA REDAÇÃO)

Jalma Maria de Almeida, proprietária de uma loja de alimentos, chega a espanar produtos três vezes ao dia

Cláudia Barbosa, funcionária de um açougue do Parque Capuava, chega a limpar até dez vezes chão e vidros do estabelecimento


14

www.jornalhojelivre.com.br

cULTURA

O astral revela a possibilidade de atrair o interesse e a simpatia das pessoas. Não tente ignorar os seus problemas afetivos ou eles podem transbordar. Liberte seu lado brincalhão.

SAGITÁRIO

(22/11 A 21/12)

TOURO

(21/04 A 20/05)

CÂNCER VIRGEM

(23/08 A 22/09)

ESCORPIÃO

(23/10 A 21/11)

Convém agir com sutileza e discrição no campo profissional. À noite, não alimente mágoas ou ressentimentos. Já é hora de esquecer o passado e ser feliz. Mostre seu poder de liderança.

Use e abuse da sua autoconfiança e da capacidade de manobrar as coisas a seu favor. Na vida a dois, não está descartada uma decepção com o par. Mostre suas habilidades na carreira.

Mergulhe de cabeça em seu trabalho, pois tudo indica que a sua dedicação será avaliada. Convém reavaliar a relação com quem ama. Controle o sentimento de posse a dois.

(22/12 A 19/01)

LIBRA

(23/09 A 22/10)

Você saberá motivar as pessoas com as quais convive ou trabalha. No amor, o astral revela insegurança, mas tenha cuidado para não sufocar o par. Não deixe suas obrigações para depois.

CAPRICÓRNIO

LEÃO

(22/07 A 22/08)

Tarefas que envolvam escritos, comunicação, vendas e viagem contam com a ajuda das estrelas. Não deixe que o excesso de sensibilidade atrapalhe o romance. Tente resolver pendências.

Pode ter sorte com dinheiro inesperado, por isso, há chance de recuperar algo que julgava perdido. Há sinal de conflito entre você e a pessoa amada. Aja com cautela para não magoar o par.

AQUÁRIO

(21/06 A 21/07)

O dia promete ser produtivo. Um astral leve e descontraído vai contribuir com a sua interatividade. O setor afetivo pode ser sacrificado nesta noite. Dê ritmo ao trabalho.

Terá ganhos com negócios imobiliários ou com produtos de construção. Excelente dia para desenrolar assuntos ligados ao dinheiro. Sua vida amorosa requer cuidados.

Trabalhar em equipe será uma ótima opção para o dia de hoje. O astral revela uma certa instabilidade emocional. Cuidado para não criar expectativas altas demais e depois se decepcionar.

Você está com uma consciência mais crítica sobre as coisas que estão em sua vida, devendo separar o que serve do que não serve mais. A área afetiva requer cuidados. Faça uma reflexão.

Projeto comemora os 100 anos da presença do Deutsche Bank no Brasil

Obras de Beuys estão no Instituto Foto: Divulgação

PEIXES

GÊMEOS

(21/05 A 20/06)

O dia será mais produtivo se você se dedicar às atividades que já domina. No setor afetivo, suas expectativas estarão muito elevadas. Cuidado para não perder o pé da realidade.

(19/02 A 20/03)

ÁRIES

(21/03 A 20/04)

HORÓSCOPO

(20/01 A 18/02)

domingo, 2 de outubro de 2011

n LUIZ CARLOS COELHO

redacao@hojelivre.com.br

A

exposição “Beuys e Bem Além – Ensinar como Arte”, apresenta obras em papel, diretamente do acervo do Deutsche Bank, de autoria do influente artista alemão Joseph Beuys, e de seis de seus mais destacados alunos: Lothar Baumgarten , Imi Knoebel, Jörg Immendorff , Blinky Palermo , Katharina Sieverding e Norbert Tadeuz . A exposição documenta a busca de Beuys, como artista e pro-

Trabalho de Leda Catunda complementa mostra

fessor, durante o pós-guerra na Alemanha e demonstra a ampla gama de posturas, técnicas e meios que incentivou seus alunos a explorar. O projeto comemora os 100 anos da presença do Deutsche Bank no Brasil foi idealizado pe-

Obra do influente artista alemão demonstra a ampla gama de posturas técnicas e meios que incentivou alunos

los curadores da Coleção, Friedhelm Hütte, Liz Christensen e Christina März e se completa ao colocar ao lado do núcleo de Beuys outro artista que, assim como ele, também inovou no ensino da arte e teve papel fundamental na formação de novas gerações. Desta forma, no Brasil, a convite dos idealizadores alemães, os curadores brasileiros, Agnaldo Farias

e Paulo Miyada, agregaram à exposição obras do artista e professor iconoclasta Nelson Leirner, juntamente com trabalhos de sete de seus ex-alunos: Caetano de Almeida , Leda Catunda , Dora Longo Bahia , Iran do Espírito Santo , Sergio Romagnolo , Edgard de Souza e Laura Vinci. A mostra traz esta seleção de trabalhos – cerca de 100 vindos da Alemanha e 50 bra-

EM CARTAZ CONTRA O TEMPO Quando o capitão Stevens acorda e se vê na pele de um homem que ele não conhece, descobre que está fazendo parte de um experimento criado pelo governo americano chamado de "Código Fonte". O programa possibilita que Stevens assuma a identidade de um outro homem em seus últimos 8 minutos de vida. Agora sua missão é encontrar os responsáveis por um atentado que deixou milhares de vítimas.

Foto: Divulgação

Protagonista se vê na pele de um homem que não conhece em uma aventura eletrizante

sileiros – sob a ótica de uma curadoria que vincula arte e educação em uma turnê que passa por seis museus latinoamericanos em cinco países deste continente. Serviço: Beuys e Bem Além – Ensinar como Arte de 12 de setembro a 30 de outubro Instituto Tomie Ohtake Av. Faria Lima, 201


www.jornalhojelivre.com.br

domingo, 2 de outubro de 2011

CULTURA

Street Art tem exposição com “Coração efêmero” Exposição começa amanhã no Estação Jovem, em São Caeano

Foto: Divulgação

O

Street Art retratado através de pintura e poesia, resultando em um trabalho relacionado à figura humana. Esse é o diferencial do artista plástico Marco Rabello, também conhecido como Cortes, que abre sua exposiçãoCoração Efêmero amanhã (3), no Estação Jovem. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano, por meio da Coordenadoria Munici-

técnica de Street é mistura de telas com madeiras

pal da Juventude- Comjuv. Marco Rabello, 32, trabalha há anos com Street Art, utilizando técnica mista e suportes diferentes, como telas e madeiras. Suas obras retratam a figura humana, principalmente sua fragilidade. Marco procura dar importância e destaque ao lado emocio-

As obras do artista plástico Marco Rabello ficarão expostas até o dia 30 de outubro no Estação Jovem

nal, fazendo alusão ao sentimentalismo de figuras indefesas e confusas. Seu trabalho busca deixar pistas e enigmas que, como um todo, formam um contexto forte, incomum, ácido e, ao mesmo tempo, decifrável aos olhos de

quem se depara com sua obra. A mostra ficará exposta até o dia 30 de outubro e a visitação é gratuita. Mais informações no Estação Jovem, pelo telefone 42265518 ou pelos portais www. saocaetanodosul.sp.gov.br/ secult e www.saocaetano-

dosul.sp.gov.br/comjuv. Serviço: Estação Jovem, Piso superior do módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, Rua Serafim Constantino, Bairro Centro). (DA REDAÇÃO)

Vida Sobre Duas Rodas O longa "Vida Sobre Rodas" conta a história do skate nacional nas últimas décadas através de depoimentos e manobras dos quatro maiores ídolos nacionais da atualidade: Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincon Ueda e Sandro Dias. Depoimentos e imagens de skatistas, jornalistas e empresários formam um conjunto que retrata os obstáculos superados pelo skate, hoje o segundo esporte mais praticado no País.

CURTAS

15 n DA REDAÇÃO

Gretchen está trabalhando como garçonete nos EUA Gretchen deixou o país afirmando que faria uma turnê pelos Estados Unidos, onde “faz sucesso e é muito querida”. Mas parece que as coisas não deram muito certo por lá. A cantora foi flagrada por um turista brasileiro trabalhando no Netto's Cafe, um estabelecimento especializado em comida brasileira em Orlando. Conforme a “Caras online” publicou, o tal turista postou as fotos no Facebook. O agente da cantora, Neurandy Seixas, alega que Gretchen está se apresentando e trabalhando em cafés e pubs direcionados ao público brasileiro. Mas a própria Cretchen confirma seu novo trabalho. Em entrevista a cantora diz que virou, sim, garçonete. "Se tivesse que me prostituir para dar comida aos meus filhos, eu faria", afirma. Já de acordo com a cantora Sula Miranda, irmã de Gretchen, ela foi morar nos Estados Unidos "para ter uma vida normal, já que aqui (no Brasil) isso é difícil por conta do assédio". Sula também diz que mantém contato com a irmã, mas desconhece a informação de que ela esteja trabalhando no café e restaurante. Foto: Divulgação

Serviço: Auditório Heleni Guariba, anexo ao Teatro Municipal de Santo André, Paço Municipal de Santo André. 2 de outubro às 15 horas. Grectchen faz sucesso


16

www.jornalhojelivre.com.br

turismo

Orgulho do Brasil: Rio de Janeiro Cidade maravilhosa sediará os jogos olímpicos de 2016

O

Rio de Janeiro é sem dúvida um dos lugares mais visitados do Brasil. Há tanto o que fazer na Cidade que é preciso organizar muito bem a viagem, para não deixar de conhecer a maioria de seus atrativos turísticos, a começar pelas famosas praias que encantam o mundo inteiro, Copacabana e Ipanema. Embora o Rio tenha sido palco constante de violência noticiada pela mídia, quem passa por lá garante que o local mágico e encantador não é tão perigoso assim como a televisão conta. Passeios no Bondinho do Pão de Açúcar, de trem até o alto do Corcovado, onde fica a

A paisagem do litoral é uma das mais belas do mundo

estátua do Cristo Redentor, eleita como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, são as primeiras providências da grande maioria dos turistas, que ficam extasiados com a beleza da Baía de Guanabara vista do alto. No centro da Cidade do Rio de Janeiro também há muito o que fazer, entre visitas a museus e construções históricas, e depois conhecer os Arcos da Lapa, berço do samba e lugar de intensa vida noturna, com bares e diversão. A Floresta da Tijuca, considerada a maior floresta urba-

Fotos: Divulgação

na do mundo, é o pulmão do Rio de Janeiro, espalhada por diversos bairros, assim como a Lagoa Rodrigo de Freitas, coração da Cidade Maravilhosa, são dois lugares distintos onde a natureza se impôs e onde é possível caminhar ao ar livre. As praias de Copacabana, Ipanema, Arpoador, Leblon, Pepino, Grumari e Prainha garantem diversão ao turista tanto brasileiro como, como estrangeiro. Na cidade maravilhosa, é muito comum encontrarmos alemães europeus, para grande parte dos estrangeiros, o Brasil se resume ao Rio de Janeiro. Copacabana é uma das praias mais conhecidas do mundo, tanto por sua beleza natural, por seu calçadão feito com pedras portuguesas, além do famoso revellion com grande queima de fogos e shows de música que acontece todos os anos. A paisagem do litoral do Rio de Janeiro é uma das mais belas do mundo. O Estado foi palco de revoluções históricas e econômicas. O Rio pode ser considerado como a capital da cultura brasileira e, em 2016, sediará os Jogos Olímpicos, pela primeira vez na América do Sul. Pão de Açúcar Considerado um dos mais seguros do mundo pelas entidades internacionais de teleféricos de passageiros, o Paõ de Açúcar foi idealizado em 1908 e inaugurado no dia 27 de outubro de 1912, o bondinho do Pão de Açúcar completa 100 anos em 2012. Primeiro teleférico instalado no Brasil e terceiro no mundo, é um dos mais importantes ícones do turismo carioca, tornando-se uma das principais marcas registradas da cidade.

Pão de Açúcar, Cristo Redentor, o que não falta no Rio de Janeiro, é lugar para visitar

domingo, 2 de outubro de 2011


Jornal Hoje Livre  

Edição 1185

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you