Page 1

12 de agosto.

Dia dos Pais!

Jornal Leia Navegantes

Um jornal com credibilidade!

EDIÇÃO 193 | ANO 05 | DE 10 a 16 de agosto DE 2018 - DISTRUIBUIÇÃO GRATUITA

“Não vejo perspectiva boa pela frente” O sociólogo e presidente do Observatório Social de Navegantes, Aldo Decker, teme pelo futuro de Navegantes. Alerta que o navegantino está desesperançado com a atual administração. PÁGINAS 04 e 05


2

Jornal Leia

EDITORIAL

CRAS do bairro São Paulo permanece atendendo moradores do Monte Sião/Nova Canaã

EDITORIAL

PREFEITO OU JARDINEIRO? Oh! Céus, Oh! Vida, Oh! Dúvida cruel, diria a hiena Hardy, do desenho Lippy e Hardy, da dupla de animação Hanna Barbera, ao saber que o legalista alcaide navegantino Emílio Vieira aproveitou o tempo livre para plantar florzinhas numa pracinha que passou por reforma no centro de Navegantes. Se fosse viva, a apresentadora Hebe Camargo com certeza diria “que gracinha” e mandaria um beijinho para o alcaide. Se visse pessoalmente daria um “selinho”. Infelizmente essa estrela da televisão brasileira já partiu para outra esfera. O apresentador Cid Moreira iria mais a fundo: “O povo quer saber. É prefeito-jardineiro ou jardineiro-prefeito? Quantas florzinhas ele plantou com tanto carinho? Qual o tipo de florzinha? A subprefeita Norminha ajudou na hora de plantar ou simplesmente ficou aplaudindo e gritando bravo!”. O povo... Sabe como é... O povo... Esse povo sofrido, desviando de um buraco aqui, outro acolá, com o máximo cuidado para não torcer o joelho ou o tornozelo e ter que ir para o hospital... Ficou atônito! “Onde já se viu” - berraram. “Nosso legalista alcaide plantando florzinha! Só falta querer receber hora-extra pelo trabalho!”. Outro trabalhador emenda: “ele ainda pede para o séquito aplaudir e sorrir. Só falta cantarem: “Ei, ei, ei, Emílio é nosso rei”. Mas vamos ao que interessa. Porque o prefeito-jardineiro resolveu plantar florzinha em pleno sábado? Para não ter que pagar um jardineiro de profissão ou simplesmente para aparecer, ser notícia? Justamente um dia após ter sido divulgado o escândalo dos carros oficiais que foram apreendidos por não estarem de acordo com as exigências do Código Brasileiro de Trânsito? Navegantes está mesmo sem rumo. O povo não está feliz, não sorri e o leme emperrou, travou, quebrou. O quê? Desculpe. Esqueça florzinha, praça, buraco, prefeito-jardineiro ou jardineiro-prefeito. Não tente consertar o leme. Corra, corra o mais rápido que puder. O TIMONEIRO SUMIU!

Jornal Leia

Um jornal com credibilidade!

Diretor Presidente: Lucas de Souza Trindade Diretor de Redação: Sérgio Trindade Comercial e Marketing: Lucas de Souza Trindade

Diagramação e Projeto Gráfico: Plugin Social - Editora & Marketing

Diretora de Estratégia de Negócios: Aparecida de Souza Trindade

TELEFONE: 47 - 3249.0299

Ed. 193 | Agosto de 2018

47 3380-0951

A Secretaria de Assistência Social, informa aos moradores da ocupação Monte Sião/Nova Canaã que, devido à decisão judicial de que o município e o particular devem disponibilizar transporte para mudança e passagem de retorno à cidade de origem para essas famílias, o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do bairro São Paulo manterá o atendimento nos sábados, dias 11 e 18, das 8h às 16h, sem fechar para almoço. As famílias que necessitarem desses serviços deverão se dirigir ao CRAS do bairro São Paulo e solicitar o transporte para mudança e/ou passagem de retorno para a cidade de origem. Lembrando que tanto o transporte como a passagem devem ser realizados até o dia 22 de agosto, data limite para a desocupação voluntária. PMN)

Insegurança sobre futuro leva jovem a problema mental A repercussão de casos de suicídio e tentativas de autolesão entre jovens, principalmente estudantes, aumentou a percepção entre gestores e especialistas de que é preciso falar mais sobre o tema, ainda muito estigmatizado. Eles afirmam que o número de ocorrências segue uma tendência mundial de crescimento de mortes autoprovocadas na faixa etária mais jovem. As entidades educacionais não divulgam levantamento específico sobre casos de suicídio entre universitários, mas em vários estados, perdas abruptas recentes têm motivado a adoção de medidas e estratégias para debater o tema e prevenir mortes precoces. Especialistas afirmam que jovens são mais suscetíveis aos sofrimentos emocionais e transtornos mentais, porque nesta fase há muita expectativa e insegurança em relação ao futuro. Além disso, são submetidos a muita pressão sobre decisões importantes que devem ser tomadas cada vez mais cedo, quando ainda não apresentam experiência e habilidades psíquicas para lidar com frustrações e situações de muita responsabilidade. Apesar da falta de pesquisas sobre o assunto, outro fator que pode estar levando os jovens a atentarem contra a própria vida são as exigências do mundo para ter sucesso e ser perfeito em tudo e a uma cultura que estimula a competitividade entre as pessoas e não proporciona a aceitação do diferente.

DESDE 2014 O Jornal Leia circula em Navegantes, Itajaí, Penha, Balneário de Piçarras, Luis Alves, Barra Velha, Ilhota, e Balneário Camboriú. É publicado e distribuido gratuitamente. Os artigos, colunas e espaços assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.


Jornal Leia

Ed. 193 | Agosto de 2018

tÔligado por SÉRGIO TRINDADE

DENÚNCIA Recebemos a denúncia que tem gente trabalhando numa função e recebendo polpudo salário referente à outra atividade. É na área da Saúde! Caso seja confirmada a denúncia, só resta ao LEIA eliminar a palavra legalista todas as vezes que se referir ao prefeito Emílio.

BURACOS O povo quer saber: qual a finalidade de se nomear subprefeitos na região do interior? Apenas para trabalhar em época de campanha eleitoral?

ALELUIA! No dia 31 de agosto será inaugurada a nova sede do Conselho Tutelar de Navegantes. Será na João Gaya, como o LEIA informou com exclusividade.

NA ESPERA Foi a fisioterapeuta Elaine Cristina da Costa quem implantou o CEFIR em Navegantes. O LEIA abrindo espaço para Elaine. Aguarde!

ENTREVISTA

3

AUMENTO DE EMPREGOS Funcionários do SINE trabalhando em ritmo intenso. É que aumentou o número de oferta de empregos no município. Felizmente uma boa notícia.

trindade.sergio@outlook.com.br

SÓ PODE SER BRINCADEIRA Essa vem direto do bairro Porto Escalvados. Uma moradora do bairro passou mal, pressão 21/ 09. Aí um familiar ligou para a Unidade Básica de Saúde da localidade e pediu que mandasse a ambulância para socorrer a senhora. Para surpresa geral a atendente informou: “a senhora tem que ligar depois das 13 horas porque estamos no horário de almoço. Indignada, a parente perguntou: e se ela morre? A resposta: acontece que o carro da saúde não atende mais emergência porque o prefeito disse que existe o SAMU para esses casos”. Pode isso secretário Cidinho Pera? Vereador Paulinho Melzi, cadê a ambulância que o senhor trouxe para atender a região do interior?

PRÉ-CANDIDATO O médico Eriberto Luchemberg, diretor clínico do Hospital Municipal de Navegantes, é pré-candidato a deputado federal pelo DEM. Um pré-candidato que o eleitorado navegantino tem que olhar com carinho. O hospital melhorou e muito desde a chegada do doutor Eriberto.

CONVITE Agradecemos o convite que nos foi enviado pela Secretaria de Turismo de Navegantes. No próximo dia 13 de agosto, às 14 horas, acontece à entrega do Plano Municipal de Turismo, Plano Estratégico de Marketing e Identidade Visual do município. O evento será realizado na sede da CDL, na Avenida Conselheiro João Gaya, 864, no Centro.

FLORZINHA Só pode ser maldade. Não tem outra explicação. Como o alcaide Emílio Vieira adora ornamentar gruta, plantar florzinha tem gente sugerindo que ele poderia cuidar pessoalmente da restinga da orla marítima. Pensando bem, tempo disponível ele tempo.

REPERCUTIU Como diria o malandro velho Afrânio Pescocinho teve uma baita repercussão à matéria publicada pelo LEIA sobre os carros oficiais que foram apreendidos no município por descumprirem as leis de trânsito. O afastamento do guarda municipal que aplicou as multas e pediu o recolhimento dos veículos ao pátio, causou revolta e indignação. O Ministério Público está cuidando do caso. Com carinho.

MELHORIAS O subprefeito João Batista da Silva, o popular João do Posto, dando um gás na limpeza da Avenida Portuária. O povo pode até duvidar, mas João é um subprefeito que trabalha. Aleluia!


4

Jornal Leia

GERAL

Ed. 193 | Agosto de 2018

“Precisamos de gente inteligente” O sociólogo e presidente do Observatório Social de Navegantes, Aldo Decker, está pessimista quanto ao futuro de Navegantes. Lamenta o descrédito da população com relação à atual administração municipal,

mas, entende o motivo. Aldo Decker analisa que o governo necessita de gente inteligente que saiba explorar os fatores positivos que coloque Navegantes no lugar de destaque no estado.

Entrevista interessante com Decker que informa que o Observatório Social preparou relatório quadrimestral, referente ao período de 01/01 de 2018 a 30/04/2018, sobre o município.

JORNAL LEIA – A população está insatisfeita com a administração Emílio Vieira. Como o senhor analisa essa decepção em menos de dois anos de governo?

não existe nada parecido com planejamento sócio-político, ambiental e econômico. O povo não sabe aonde o governo quer chegar e o que ele quer. A sociedade duvida. Qual é o norte da cidade? Essa inércia administrativa gera insatisfação. Se o povo tivesse idéia do que pretende o governo, geraria um pouco de confiança.

Jornal LEIA – Está faltando melhor relacionamento mais contato do prefeito com a população?

ALDO DECKER – De certa forma o povo está mesmo decepcionado. A gente nota isso. Mas é compreensível. Falta planejamento,

ALDO DECKER – Não há diálogo. Vou analisar como sociólogo. Sempre que uma administração entra, assume o governo, cria-se expectativa positiva. Só que aqui em Navegantes isso não acontece. Não


Ed. 193 | Agosto de 2018

Jornal Leia

GERAL

ALDO DECKER – Navegantes tem localização estratégica no sentido geográfico e de desenvolvimento. Tem tudo para dar ser uma cidade melhor. A primeira colocada no item a melhor para se viver em Santa Catarina. É uma cidade plana, com rio e mar. Temos JORNAL LEIA – Ainda dá tempo JORNAL LEIA – Navegantes o porto, o aeroporto. Temos a para reverter essa situação? está deixando escapar a oportuni- BR-101 e a BR-407 na nossa porta. dade de assumir lugar de destaque Só precisamos é de gente inteligente que saiba explorar esses fatores ALDO DECKER – Urge uma no estado? virada, mas acho complicado, e nos coloque no 1º lugar. houve uma resposta a essa expectativa que se criou. Onde vamos chegar! A sociedade está em busca de resposta. Sabe o que vai acontecer? Daqui há quatro anos vamos ter a certeza que essa administração deixou um vazio. Nossa sociedade está desesperançada.

embora o brasileiro viva de esperança. Vá que dá certo? Da parte do Observatório Social, quero deixa explícito que não trabalhamos com projetos futuros. Trabalhamos com o hoje. O hoje demonstra que não há perspectiva muito boa pela frente”.

5


6

Jornal Leia

GERAL

Ed. 193 | Agosto de 2018

A Origem do “Dia dos Pais” Atualmente, tal como o dia das mães, o dia dos pais é uma das datas mais prestigiadas no mundo como um todo e no Brasil, em especial. Entretanto, pouco se sabe sobre a origem dessa data. No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro. Mas qual é a razão dessas diferenças? O dia dos pais passou a ter repercussão mundial a partir do início do século XX, quando a data foi institucionalizada nos Estados Unidos da América. Os Estados Unidos comemoraram pela primeira vez o dia

dos pais em 19 de junho de 1910. Tal data foi escolhida a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, William Jackson Smart. Smart era um veterano da Guerra Civil Americana que, após a morte da esposa, teve que criar sozinho Sonora e os outros filhos. A homenagem de Sonora começou em 1909, em sua cidade, Spokane, no estado de Washington. O dia em questão, 19 de junho, era a data de nascimento de seu pai. O gesto simples da moça acabou por mobilizar muitas pessoas da mesma cidade a fazer o mesmo tipo de homenagem. De Spokane, a prática alastrou-se para outros estados dos EUA. Entretanto, em 1966, houve uma alteração na comemoração da data em decorrência de outros

fatores. Do dia 19 de junho, a comemoração passou para o terceiro domingo de junho. Em 1972 o presidente Richard Nixon declarou o terceiro domingo de junho como o dia oficial da comemoração do dia dos pais. Essa data foi adotada como modelo por

vários países ocidentais. NO BRASIL No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma

de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento. Na verdade, ela foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, à época diretor do jornal O Globo e da rádio homônima. O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial. A tentativa inicial foi associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira era predominantemente constituída de católicos. No entanto, nos anos seguintes, a data também foi deslocada para um domingo, o segundo domingo do mês de agosto – e assim permanece até hoje.


Ed. 193 | Agosto de 2018

Jornal Leia

GERAL

7


8

Jornal Leia

SOCIAL

Ed. 193 | Agosto de 2018

por CIDA TRINDADE trindade.cida@outlook.com

Festa em dose dupla para o papai Jaison Policarpo que aniversaria nesse domingo (12). Gente do bem.

A amiga Janete Mendes recepciona amigos e parentes no dia 14, quando festeja aniversário.

Na terça-feira (14) todos os caminhos levam até a house de Fabrícia Fabeni que comemora mais um niver. A festa promete!

Jefferson Faria festeja niver na segunda-feira (13). Na foto com a esposa Lene Santos. Parabéns!

Minha irmã Glória de Souza Alves sopra velinhas no dia 15. Saúde e prosperidade sempre!


Jornal Leia

Ed. 193 | Agosto de 2018

SOCIAL

9

A sempre simpática e sorridente Laura Cabral aniversariou no dia 07. Beijos e abraços! Quem comemora aniversário na quartafeira (15) é minha norinha Kaori Arikawa. Beijos!

O cantor e compositor Jones Nascimento ao lado do famoso cantor Daniel e da empresária Kelly Nascimento. Um luxo!

O polivalente Marcos Costa festejou aniversário no último dia 09. Sucesso!

Kátia Cilene Mafra é mais uma querida que aniversaria no dia 15. Felicidades!

Quem completou 17 anos no último dia 07 foi Isabella Fassbinder Coelho. Para alegria dos pais Cristiani e Alex.


10

Jornal Leia

GERAL

Ed. 193 | Agosto de 2018

CRÔNICA

por Maria de Lourdes Antunes

QUERIDO PAI Oh meu pai. Que o nosso amor jamais nos esqueça no meio desses amores que encontramos pelo caminho. Que os teus olhos sempre me alcancem. Agradeço a ti pelo sentimento. Pelo sentir-se capaz de proteger, de cuidar e de ser pai. E por mostrar-se pai, quan-

do muitos se escondem. Que a sua coragem em deixar cair lágrimas seja a minha referência para a minha humanidade. Quem já não pode abraçar o seu pai, saudade. Quem abraça o seu pai pela alma e não pelo sangue, gratidão. gesto de carinho.

Se hoje sou uma pessoa de caráter é por que o senhor me ensinou isso e ou copiei o seu jeito de ser. Você sempre foi um homem de bem, a prova disso sou eu que sempre segui os seus ensinamentos, e nesse dia eu queria te dizer que não existe no mundo um pai

melhor que o senhor e dizer que para sempre serei grato por tudo o que você foi para mim e sempre será! Mesmo ausente fisicamente, sei que estarás sempre a me abençoar e proteger divinamente, saudades é dor persistente, mas sei que essas lágrimas sentidas pela

sua ausência será recompensada, pois estas no meu coração para todo sempre ! Obrigada querido pai! Estando presente fisicamente, e você que partiu, sei que continuas a me abençoar como meu anjo, para todo sempre!


Jornal Leia

Ed. 193 | Agosto de 2018

GERAL

11

PUNIÇÃO EM CASO DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL FICA MAIS RIGOROSA O Código Penal brasileiro define infrações e sanções nos casos de importunação sexual, estupro de vulnerável (quando a vítima tem menos de 14 anos) e divulgação de cenas. Porém, o substitutivo aprovado no último dia 7 no Senado altera a tipificação desses crimes e aumenta as penas. O texto aprovado pelos senadores tipifica como crime a chamada importunação sexual, definida como a prática de “ato libidinoso, na presença de alguém e sem a sua anuência, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena prevista para esse tipo de crime é de reclusão de um a cinco anos, se o ato não constitui crime mais grave. O Código Penal também foi alterado pelo projeto de lei no sentido de ressaltar que as penas previstas

para quem comete conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos devem ser aplicadas independentemente do consentimento da vítima ou do fato de ela já ter mantido relações sexuais antes do crime. O texto aprovado é claro no que se refere a atos dessa natureza. Diz o projeto: “Oferecer, trocar, disponibilizar transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio, inclusive por meio de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática, fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro, ou estupro de vulnerável, ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A violação desse artigo

pode levar à reclusão de um a cinco anos. A pena pode ser aumentada em até dois terços se a agressão for cometida por pessoa que tem relação íntima de afeto com a vítima. Em caso de motivação por vingança ou humilhação, também cabe aumento de pena. O projeto ressalva que imagens desse tipo, divulgadas em publicações de natureza jornalística, científica, cultural ou acadêmica que impossibilitem a identidade da vítima e que tenham sua prévia autorização, não incorrem em crime. Sob pena de detenção de um a três anos, o ato de induzir ou instigar alguém a praticar crime contra a dignidade sexual, assim como incitar ou fazer apologia a esse tipo de prática, também foram incluídos na legislação penal.


12

Jornal Leia

GERAL

CRÔNICA

por Professor Jaison José Policarpo

A

o aproximar-se o dia dos pais, sempre há um gostinho de retrospectiva, pondo em destaque o tema família: o que é ser pai nos dias de hoje. Proponho ao leitor uma abordagem diferente. Uma reflexão ilustrando o que é ser pai, transcendendo a barreira da genética, olhando e valorizando pais por adoção, por opção, pais-avós, pais-mães, e os que figuram como pais na vida dos filhos. Não se pode esquecer, é claro, os homens que nos deram a vida no momento da fecundação, enxergando o milagre da vida acontecendo no momento que entre milhares de espermatozóides, apenas um encontra o óvulo e a magia da vida acontece. Vale lembrar o quanto somos importantes, pois imagine se naquela semana, daquele ano,

naquele dia em que você foi concebido, ocorresse uma discussão boba entre seus pais e o espermatozóide, com a metade da sua carga genética, não chegasse: não seria você lendo isso agora. Enfim, fomos gerados, o dom da vida nos foi dado e temos que agradecer a todos aqueles que auxiliaram nossas mães nos primeiros banhos, seguraram nossas mãos para os primeiros passos e continuam auxiliando, enquanto nos for dado a oportunidade de estarmos juntos. Devo lembrar, que, por vezes, me pego pensando que a vida passa e se for para agradecer que seja agora. Não deixe que as rusgas da vida atrapalhem esse momento precioso da convivência. Ame mais, abrace mais, a vida está passando e o amor constrói conexões e sensações, na mente e no corpo

todo, que ficarão para sempre. Agradeço ao meu pai pelo seu amor, por vezes austero, mas amor! Ao meu querido pai... Um homem que, na sua simplicidade, com muito trabalho e esforço, criou quatro filhos e os mantêm perto de si até hoje – e por muitos anos, quero profetizar. Meu pai me deu a vida e me criou, e sabemos que muitos outros filhos foram presenteados com pais que não os geraram, mas que os amam e são tão “pais” que transcendem a barreira do sangue. Ouso trazer em tela esses pais, refletir sobre a dádiva que são por experiência própria. Sou pai biológico e por adoção. Não vejo diferença e só lembro esse detalhe ao conversar sobre o assunto. Quando ainda não era meu filho e chegou para mim, tão frágil e necessitando de uma referência paterna, não me dei

Ed. 193 | Agosto de 2018

SER PAI TAMBÉM É TRANSCENDER A BARREIRA DA GENÉTICA conta da responsabilidade e do que viria. Com o passar dos anos, o som de ser chamado de pai, foi construindo um amor tão grande entre pai e filho que a barreira da adoção se desfez e tenho a sensação de que ele sempre fez parte da minha vida. Percebo características em meu filho, comportamentos, postura e atitudes que são imitações minhas. Hoje, eu me deparo com filhos já adolescentes, em meio a essa sociedade onde a libertinagem e a falta de amor imperam. Queria protegê-los de tudo, mas a consciência lembrar-me de que não criamos filhos para nós e sim para o mundo. Além dos meus filhos, tenho muitos filhos “agregados”, meus alunos. Todos os dias entro na sala de aula e faço o meu melhor, não só mediando os conteúdos dispostos nos planos de aula, mas ensinando com minha postura,

sinceridade, honestidade, amor e, conseqüentemente, aprendendo. Enfim, nesse dia dos pais, lembro de todos aqueles que são verdadeiros pais, que geraram, que adotaram e amam incondicionalmente. Quero, com muita esperança, desejar que Deus abençoe todos os pais e que essa reflexão leve a outras reflexões e mudanças de atitudes para construirmos uma sociedade melhor. Hoje, estão em nossas mãos os nossos filhos em formação. Ainda dá tempo de construirmos um mundo melhor. Façamos o nosso melhor e antes do livro da nossa vida se fechar, possamos olhar os filhos, netos, bisnetos e dizer: não fui perfeito, mas fiz tudo que estava ao meu alcance, ensinei, aprendi e fui um bom pai.


Ed. 193 | Agosto de 2018

Jornal Leia

Amanhã (11) acontece mais uma edição de Vacinação Animal

O Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal de Navegantes realiza amanhã(11), das 9h às 16h, mais uma edição da Campanha de Vacinação Animal, com foco nessa campanha aos cães e gatos de famílias do bairro São Pedro, Nossa Senhora das Graças e localidades de Porto das Balsas e Jardim Paranaense. O coordenador do DABA, Eliezer Pedroso, explica que a Campanha de Vacinação Animal irá acontecer na sede do DABA –

Departamento Municipal de Assistência e BemEstar Animal de Navegantes, localizada na Av. Pref. José Juvenal Mafra, 916, Centro. As doses de vacinas disponibilizadas para gatos são Felv e Raiva. Já para cães, vacina contra a Raiva. Os documentos necessários são: RG, CPF, comprovante de renda familiar e documento que comprove residência nos bairros Nossa Senhora das Graças e localidades de Porto das Balsas e Jardim Paranaense.

GERAL

13

Sindifoz reunirá servidores para discutir revisão da tabela salarial NAVEGANTES - O Sindifoz irá se reunir a partir de segunda feira (13/08) com todas as categorias de servidores efetivos para apresentar e debater a proposta de revisão da tabela salarial. A correção da tabela foi uma das principais reivindicações do movimento grevista ocorrido em 2017. As mudanças propostas na tabela terão como parâmetro um estudo realizado pelo governo municipal, em que se compararam os salários dos servidores das cidades da AMFRI. Com base nos dados dessa pesquisa, pretende-se apurar a defasagem dos salários em Navegantes em relação aos demais municípios. Para garantir que todos sejam ouvidos, o Sindifoz convocará os servidores por secretarias e chamará a cada dia um número de secretarias. A rodada de reuniões tem inicio na segunda-feira, dia 13/08, e se estende até o dia 21/08. Ao todo foram criados 6 grupos, divididos entre as secretarias: Obras - 12 categorias, Educação - 11 categorias, Assistência Social - 8 categorias, Saúde - 17 categorias, Administração Geral 27 categorias, Fundações e Autarquias - 24 categorias.


14

Jornal Leia

GERAL

Ed. 193 | Agosto de 2018

Guacamole Cocina Mexicana de BC comemora Dia dos Solteiros nesta terça-feira Tradição no Guacamole Cocina Mexicana, a festa de dia dos solteiros ganhou mais uma edição e acontece na próxima terça, 14, a partir das 19 horas. No clima de azaração, o músico Gabriel Sosa comanda a noite com uma seleção das canções latinas queridinhas do momento, como Despacito, Felizes los 4 e Maluma.

ce de lado, logo ao chegar o público já recebe uma pulseira que identifica os solteiros, enrolados e comprometidos. “A noite contará ainda com um cupido do amor, que promete muita diversão e romance. Muitos casais já se formaram no Guacamole, que já foi palco até de pedidos de casamento. Impossível não comemorarmos a data”, ressalta a gerente de marketing, Fernanda Para deixar a solteiri- Barão. Imperdível!

Balneário Camboriú sediará 1º Congresso Brasileiro de Autoconhecimento em agosto Uma jornada dentro de si na busca pelo autoconhecimento. Esta é a proposta do ‘Vida – Congresso Brasileiro de Autoconhecimento’, que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú. Serão 16 palestrantes de renome nacional, que irão trabalhar as diversas áreas da Roda da Vida em dois palcos simultâneos. O evento é uma realização do Grupo Photos, que também é responsável

pelo Wedding Brasil, maior congresso de fotografia da América Latina. Entre os destaques da 1ª edição do evento está o encontro com o autor do best-seller “O Papai é Pop”, Marcos Piangers, que abordará os maiores desafios dos pais modernos na hora de aliar carreira, dinheiro, tempo e educação dos filhos em uma palestra inédita. O encontro, que ocorrerá no dia 25, às 10h, abrirá a série de palestras, que também trará para o palco, no mesmo

dia, às 13h, a psicoterapeuta e hipnoterapeuta evolutiva, Tati Pacher e a nutricionista, Su Lorenci, que vão falar sobre a desintoxicação como forma de autoconhecimento. Elas apresentarão conceitos sobre a conexão mente, corpo e coração, com foco na saúde física e mental. O Hotel Mercure está localizado na Av. Atlântica, 2010, Centro. Av. Atlântica, 2010, Centro. Mais informações pelo site: www.congressovida.com.br.

Workshop Babies & Kids traz programação especial ao Balneário Shopping Inspirações, dúvidas e dilemas que são comuns a quase todas as mães ganharão espaço e um olhar diferenciado em um dia muito especial. Uma programação que irá reunir alguns dos principais especialistas em infância, maternidade, amamentação, cuidados com o bebê, sono, nutrição e saúde emocional da mãe trará debates, bate-papos e muita informação durante o Workshop Babies & Kids, no próximo dia 18 de agosto, a partir das 11h, no BS

Hall do Balneário H e u s s e w r N e v e s , Shopping. que falará sobre Amamentação e O encontro busca Primeiros Cuidados; trazer conteúdo de r o d a d e c o n v e r qualidade a mães de sa sobre Infância primeira, segunda, S a u d á v e l c o m o terceira ou de muitas grupo “As Cinco”; e viagens. Promovido b a t e - p a p o c o m a pela revista Bem- psicóloga e coach Estar, o workshop de mães Ana Paula trará pediatras, psi- P e t r y, q u e f a l a cólogos, nutricionis- r á s o b r e o t e m a tas e vários outros “Cuidando de quem profissionais que irão cuida”. compartilhar conhecimento sobre os diversos aspectos que envolvem a criação e cuidados com os filhos. A programação inclui palestra com a pediatra Karina

Cardápio cultural do fim de semana está repleto de atividades BAL. PIÇARRAS - Agosto é o mês de comemoração de aniversário dos 5 anos do Centro Cultural Luiz Telles, por esse motivo a Fundação Municipal de Cultura está promovendo diversas atividades ao longo do mês. Esse final de semana teremos a Feira de Artesanato Local - Vivarte, no sábado e, domingo, a Praça da

Harmonia, no Bairro Itacolomi, recebe o Cultura na Praça. N o s á b a d o ( 11 ) , artesãos locais que estão cadastrados na Fundação, irão expor seus trabalhos na praça da Igreja Matriz das 10h às 19h. Na metade do evento, às 15h, será realizada a apresentação do grupo folclórico “Boi de Mamão” de Itapema, para entreter

os visitantes da feira. No domingo os DJ’s, MC’s, graffiteiros e os breakdancers invadirão a Praça da Harmonia do Bairro Itacolomi, trazendo o Movimento Cultural - Colisão Hip Hop para o norte de Balneário Piçarras. O Cultura na Praça acontece das 14h30 até as 17h30, na Praça da Harmonia, que fica na Rua Antonio Zimermmann, nº 337.


Jornal Leia

Ed. 193 | Agosto de 2018

UNIVERSIDADES Deputado denuncia corte de verba maior em SC A crise econômica é nacional, mas a tesoura do Governo Federal tem sido mais voraz quando se trata de repasses de recursos para Santa Catarina. Foi o que denunciou o deputado Gabriel Ribeiro, quando levou à tribuna da Alesc o quadro nacional das verbas destinadas às universidades. O parlamentar fez um levantamento dos repasses da União para as 63 universidades federais brasileiras, somou os valores por Estado e calculou a proporção,

tendo como fonte o próprio Ministério da Educação. Ele fez o cálculo tomando como referência 2013 (ano anterior à crise econômica) e 2017. Enquanto nos dois vizinhos da Região Sul o corte de verba ficou em torno de 20%, em SC a tesourada foi mais do que o dobro: 42,3%. “Na visão do Governo Federal, os catarinenses servem apenas para pagar impostos”, enfatizou Gabriel Ribeiro, ao lembrar que, em 2017, para cada R$ 100 que o Estado enviou para

Brasília, recebeu de volta somente R$ 18,64 – um dos menores retornos do país. SC tem duas universidades federais que se enquadram no estudo: UFSC e a Fronteira Sul. No quadro nacional, apenas São Paulo, Distrito Federal, Amapá e Maranhão tiveram cortes um pouco mais profundos do que Santa Catarina. A tesourada média no país foi de 29,4%. Apesar da crise, Tocantins teve até um leve aumento no repasse pelo MEC.

GERAL

15

Projeto da CGU distribui kit com livros da Turma da Mônica A partir dessa semana, estudantes dos quartos anos do Ensino Fundamental, vão participar do projeto “Um por todos e todos por um”. O projeto é da Controladora Geral da União (CGU) e contempla a distribuição de um kit com livros da Turma da Mônica, com atividades e conteúdo que tem como objetivo disseminar valores relacionados à democracia, participação social, respeito à diversidade, autoestima, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo entre os alunos. A idéia é estimular os futuros cidadãos a se envolverem com as questões sociais e proporcionar uma formação crítica, criando o ambiente necessário para que tomem consciência de seus direitos e deveres. Espera-se como resultado que se tornem adultos atentos aos atos dos governos e aptos a exigir transparência e efetividade dos governantes. (PMN)


16 CONTRACAPA

Jornal Leia

Ed. 193 | Agosto de 2018

JORNAL LEIA - ED. 193  
JORNAL LEIA - ED. 193  
Advertisement