Page 2

Julho / 2011

2

Editorial

Dores no joelho em mulheres Condromalácea é a causa mais comum

Que a paz de Jesus Cristo esteja convosco. Muitas pessoas tem dores no joelho e acha que este incomodo é passageiro. Mas nem sempre é assim; por isso no quadro Saúde Gospel escrevemos algumas dicas sobre este assunto. Amizade é coisa séria e a Bíblia nos adverte sobre esta escolha; pois dela depende o seu futuro e das pessoas que fazem parte do seu circulo de convivência. Existem aqueles que são mais que irmãos e aqueles que nossos pais e avós os chamavam de AMIGO DA ONÇA. Qual é o seu tipo de amigo?. Confira na página 9. Que Deus abençõe a todos vocês!!! José Aparecido Maestro / Diretor Responsável

EXPEDIENTE: O Jornal Art´s Gospel é uma publicação da Bandas & Coretos Ltda e da Escola de Música Evangélica Art Music, de caráter interdenominacional e independente, circulação mensal e distribuição gratuita. Diretor Resp.: José Ap. dos Santos Arte e Diagramação: José Ap. dos Santos Depto. Publicidade: José Ap. dos Santos Depto. Comercial: Ana Paula Colaboradores: Carlos A. Veríssimo Fotos: arquivo Reportagens: José Ap. dos Santos Editado por: Diretor Responsável: Evaldo Vicente Jornal Evangélico Art´s Gospel, Rua das Safiras,280 – Cep 13412-297 - Mario Dedini – Piracicaba / SP. * As matérias e informações contidas neste jornal são de responsabilidade das próprias igrejas.

Email:

jornal.gospel@hotmail.com

Várias são as causas de dores nos joelhos sem origem traumática. As mais comuns são a artrose, as tendinites e a condromalácea. Esta última, pouco conhecida, é uma patologia do joelho com índice de incidência maior entre as mulheres do que nos homens. Conhecida como cartilagem mole pode acometer mulheres desde a adolescência até a meia idade, que com a falta de infor-

mação, muitas vezes não é detectada e tratada a tempo. A principal característica clínica da condromalácea é a dor anterior do joelho, principalmente nos movimentos de flexo-extensão, como subir escadas e levantar da cadeira. Algumas pacientes também se queixam de dor ao esticar o joelho e de ouvir barulho no mesmo quando se movimentam. A condromalácea nada mais é que o processo inflamatório da cartilagem da patela com conseqüente amolecimento e fragmentação. Normalmente é causada por instabilidade e mau alinhamento da articulação femuro patelar, o que ocasiona atrito entre a rótula e o fêmur, e o agravamento pode

levar à artrose. O tratamento é simples, baseado no uso de antiinflamatórios via oral, fisioterapia e, posteriormente, exercícios de fortalecimento da musculatura da coxa, que oferece bons resultados como a melhora da dor e a total reabilitação do paciente. Não há necessidade do processo cirúrgico mas, em casos avançados, só resta esta indicação. O Dr. Marcello Ganem Serrão está à disposição para dar mais detalhes sobre o assunto.

Dr. Marcello Ganem Serrão

Para refletir............................................................ AJUDAR AO PRÓXIMO “Ajudar ao próximo” é ato voluntário de amor e não precisa ser valorizado por ninguém e, sim por Deus. Requer disponibilidade e devemos encontrar uma forma de ajudar nosso irmão por vezes através de uma mensagem, e-mail, um telefonema, uma palavra simples: “eu estou aqui, se precisares”. Existem pessoas que ajudam para sentirem bem por ter ajudado. Este tipo de ajuda não é desinteressada, genuína ou pura.

Acredito no ditado que diz: “O que uma mão da à outra não precisa saber”. É o ato de bondade que você realiza e não precisa espalhar para todo mundo, não é necessário todos saberem que você faz o bem.

E não para tirar algum proveito da situação perante aos outros ou querer reconhecimento. Situação não difícil de encontrar, eis que existem pessoas que quando ajudam alguém se sentem na obrigação de contar a todos: “VIVO AJUDANDO OS OUTROS, MAS NEM SEMPRE DÃO VALOR”. Portanto, caso ajude alguém, guarde para você afinal não existe recompensa maior que a gratidão da pessoa a qual você ajudou de alguma forma. (Graciela da Cunha)

Jornal Gospel Edição nº 69 - Julho/2011  

Jornal Gospel

Jornal Gospel Edição nº 69 - Julho/2011  

Jornal Gospel

Advertisement