Issuu on Google+

7 ANOS E-mail: folharegionalgv@bol.com.br / folharegionalgv@uol.com.br

Número: 130 - Maio/2008 - Governador Valadares - Minas Gerais - R$ 1,20

SÃO JOÃO EVANGELISTA

Secretários do Governo Aécio Neves e deputados prestigiam inauguração de Pronto Socorro Regional Moradores de várias cidades da região serão beneficiados com a obra FREI INOCÊNCIO

O

prefeito de São João Evangelista Pedro Queiroz Braga recebeu os secretários Danilo de Castro (Estado), Fuad Nomam (Transportes e Obras), Odilon Pereira (chefe de gabinete do Secretário de Saúde), deputado estadual Agostinho Patrus Filho, federal, Rodrigo de Castro, prefeitos e diretores diversos para a inauguração de mais uma unidade de Saúde no município, o Pronto Atendimento Padre Alcides de Sena Vieira. A cidade se tornou, ao longo dos anos, uma referência regional na área de saúde e por ser de fácil acesso regional foi escolhida pelo Governo para ser a sede do já conhecido Pronto Socorro Regional.

Estratégia atrapalha reeleição de presidente de Câmara

U

m dos mais árduos opositores do atual prefeito de Frei Inocêncio Oliver Bicalho, o presidente da Câmara, Alfredo da Venda (DEM) por um erro de estratégia não deve conseguir a vaga para disputar a reeleição. Ele, que havia se mudado para o PMDB retornou para DEM fora do prazo. Se não bastasse isso, o partido ao qual está filiado o vereador, agora faz parte da possível coligação do seu principal rival, o prefeito.

PÁGINA 8 E 9

Alfredo da Venda não poderá se candidatar este ano

Poucos políticos de Governador Valadares têm chances de vencer a eleição para a prefeitura este ano

O

s distritos de Baguari e Chonim de Baixo estão enfrentando sérios problemas por falta de infra-estrutura nas ruas.Asituação é tão complicada que as lideranças, atendendo pedido dos moradores procuram o vice-presidente da Câmara, o vereador Cabo Isá, pedindo ajuda junto ao prefeito Bonifácio Mourão. PÁGINA 6

Projeto Cidadania Itinerante atinge objetivo

A

possível proliferação de dengue em Valadares não ocorreu este ano. Uma das tarefas do prefeito Mourão para evitar este problema foi a implantação do projeto Cidadania Itinerante que consiste em envolver os órgãos da administração para cuidar da limpeza de todos os bairros da cidade, assim como a conscientização sobre os riscos da dengue. PÁGINA 7

Nesta Edição: ALPERCATA Empreendimento de sucesso

O

Açougue Ferreira cresceu e hoje se tornou grande exportador para todo o estado de Minas Gerais.

PÁGINA 7

7

Vereador pede ajuda ao prefeito para distritos

PÁGINA 3

PÁGINA 3

Prefeito e autoridades inauguraram mais uma unidade de saúde no município


MAIO/2008

PÁGINA 2

RODA VIVA SANTAEFIGÊNIA Alguns membros do grupo do prefeito Rildo Carvalho já cantavam vitória na eleição deste ano. Estão esquecendo que o povo já cobra as promessas de campanha não cumpridas pelo atual administrador do município. GONZAGA A grande perspectiva em Gonzaga é quanto à oficialização dos dois nomes dos candidatos que irão disputar a eleição de prefeito. Muitos na cidade sonham com uma renovação para o próximo ano. SÃO JOÃO O atual diretor da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, o professor Kleber Gonçalves pode ser o vice na provável chapa que deve ser encabeçada pelo exprefeito Tonhão. Do PV, professor Kleber é uma das personalidades mais conhecidas e queridas graças à competência administrativa na Agrotécnica. PESQUISA Várias empresas de pesquisa estão realizando entrevistas com valadarenses para pesquisas eleitorais. Até o momento nenhuma delas foi divulgada para a população. Nos bastidores são de que alguns nomes de possíveis candidatos não caíram nas graças do eleitorado. Neste caso é melhor esconder o resultado e tentar cavar uma vaga de vice para não perder o rumo da eleição.

EDITORIAL

Terceira via nessas eleições Q

Advogado Allan Toledo, conceituado profisional, especializado em Direito Eleitoral SAPATO ALTO Ainda tem político que acredita que uma votação em determinação eleição se vale de escudo para que o mesmo consiga galgar o cargo que bem lhe entender. Já tem desses por aí se achando donos de votos para as próximas eleições. O problema é que nem legenda é garantida em uma possível disputa. FUNILANDO No começo a empolgação para a campanha de prefeito era grande esperando-se no mínimo uns cinco candidatos. Pode até ocorrer, mas apenas uns dois ou três teriam condições de entrar numa disputa com condições e grupo capaz de vencer. O restante não passa de meros figurantes.

VEREADOR Pela animação de pré-candidatos a vereador que acreditam na vitória 21 vagas na Câmara Legislativa são poucas. Deveriam ser no mínimo umas 50 para abrigar tantos vitoriosos de antecedência. Toda a eleição é a mesma situação. Na disputa anterior um determinado candidato acreditava que vencia com mais de dois mil votos. Não conseguiu sequer 300. Ele, corajoso, não desanimou. Desta vez, na sua opinião, a eleição é garantida. DEPUTADOS O clima quente nos embates políticos e os deputados que representam a cidades estão sumidos. Será desânimo com a pífia votação na última eleição em Valadares?

NOTA 10

NOTA 0

Para o Programa Educacional de Resistência às Drogas ((Proerd), trabalho da Polícia Militar nas escolas de Governador Valadares. Os militares que trabalham com esta conscientização, de maneira didática, apresentam aos adolescentes os males causados pelas drogas.O Proerd tem sido exemplar e digno de elogios para a comunidade valadarense.

Para a situação da estrada de acesso ao aeroporto de Guanhães. Uma vergonha receber secretários do Governo Aécio Neves que transitaram em uma área, pequena, mas cheia de buracos e matos. O secretário de Obras deste município deveria se organizar melhor para melhorar a infra-estrutura do aeroporto que atende toda a região.

uando dois candidatos são considerados fortes em uma eleição logo alguns políticos se unem para tentar encontrar uma terceira via, ou seja, um nome capaz de agregar forças e superar os favoritos. Mas nem sempre esta tentativa surte os resultados plausíveis. Motivos não faltam para que o fracasso dos nomes colocados se tornem evidentes, mesmo antes do resultado das urnas. A terceira via costuma ser o continuísmo de uma ou mais forças existentes com chances de vencer um pleito. É muito complicado lutar por renovação quando um político faz parte do mesmo grupo de quem ele poderá combater nos palanques da vida. Como é praxe de toda a cartilha eleitoral séria e transparente, para se votar é necessário avaliar e analisar o passado político dos candidatos, verificando se a possível terceira via é ou não um engodo. Como renovar se os possíveis candidatos que poderão ser uma terceira via podem ter sido solidários com todas as mazelas ocorridas em uma administração? Mas existem aqueles que, além de não fazerem parte de nenhum grupo que se encontra no poder, sempre combateram os erros cometidos, que afetaram diretamente a vida de uma população. As dúvidas quanto ao passado dos políticos poderão ser explícitas se os grupos formados de cidadãos ou em igrejas apresentem aos moradores, principalmente aos mais desinformados, o que de bom e ruim fizeram todos os postulantes a cargos públicos durante a vida política. Com essas informações pode-se chegar ao candidato ideal, sendo ele terceira via ou não. Vai depender da consciência de cada eleitor, que não deve se deixar levar por falsas promessas ou favores unicamente eleitoreiros.

EM DIA COM A JUSTIÇA Renato Zouain Zupo - renatozupo@terra.com.br

Crônicas de um Futuro Próximo Estou procurando há anos um livro de um escritor desconhecido, que foi no Programa do Jô Soares cerca de dez anos atrás, parece-me. O sujeito é engenheiro ou analista de sistemas e assisti sua entrevista enquanto aguardava o sono chegar, em uma destas madrugadas em que passam os únicos programas bons na TV, em horários inaccessíveis para quem tem que acordar cedo pra trabalhar. O tal escritor contava ao Jô fato segundo ele fidedigno: era já um pioneiro na internet e expert em computadores domésticos, isto lá pelos anos 90, o que era grande coisa. Em uma de suas “navegadas” pela grande rede que então engatinhava, descobriu um vírus de computador que na verdade não era vírus coisíssima nenhuma. Era alguém do futuro, que através de um programa de computador conseguiu inocular a caixa de mensagens de um internauta do passado, justamente o tal escritor. E ao fazê-lo, aproveitava para dar notícias do mundo em um futuro próximo, ainda inaccessível para nós, mas que pode ser vislumbrado por uns e outros cientistas e analistas políticos. Segundo o escritor, o internauta do futuro aproveitava a grande rede de computadores para dar dicas de como estava o mundo em 2015, 2018, época em que vivia o seu correspondente. E o quadro era aterrador. O que mais me chocou foi o enorme caos urbano narrado pelo viajante do tempo. Segundo ele, o trânsito em grandes cidades como Los Angeles e Cidade do México se desorganizou tanto que entrou em pane. E uma pane de proporções inusitadas, porque a falência dos transportes coletivos nestas e em outras cidades fez com que aumentassem incrivelmente o número de veículos particulares a preços baratos ao longo das décadas, a tal ponto que no final da segunda década do Século 21 havia já mais carros que pessoas nos grandes centros. Em virtude desse caótico estado de coisas, foram gerados imensos, enormes engarrafamentos de quilômetros e quilômetros, a tal ponto que milhões de veículos ficaram encravados para sempre (para sempre!) no meio do tráfego parado, tornando impossível e economicamente inviável sua remoção, levando à bancarrota diversas companhias de seguro, principalmente norte-americanas. Ainda segundo o navegante futurista, logo os sistemas judiciários do mundo ocidental entrarão em uma crise sem precedentes, devido à sua ineficiência e morosidade, sua falta de credibilidade perante a população em geral. A miséria campeará solta por conta da crise no abastecimento de alimentos a preços estratosféricos por conta do meio ambiente poluído e das monoculturas. O Brasil finalmente perderá o controle governamental sobre a Amazônia Brasileira, pulmão do mundo, porque sua incompetência em administrar o desmatamento e a crise indígena farão o país pedir socorro aos seus vizinhos mais ricos do hemisfério norte. Enormes favelas se formarão não somente nas periferias das regiões metropolitanas, mas também nos hipercentros das grandes cidades. A violência urbana, como nunca antes, gerará um clima de guerra civil e muitos dos direitos e garantias individuais tão essenciais e indispensáveis nos Estados democráticos serão relegados a segundo plano no combate ao tráfico de entorpecentes, já então uma grande indústria de narcotraficantes controlando governos e políticos. O futuro narrado pelo escritor era assim mesmo, profundamente pessimista, mas não inusitado ou surpreendente. Procuro até hoje o livro e o escritor, inclusive pela mesma internet que gerou as mensagens futuristas. Não encontro. Gostaria de adquirir o livro para ver se é realmente tão bom e revelador como o foi a entrevista no Programa do Jô. Já faz muito tempo se vem alertando para a eclosão destas e de muitas outras tragédias que podem ser evitadas em médio prazo, mas que não o são por falta de vontade política e por falta de cultura, pelos lobbys das grandes empresas e pelos famigerados (de) formadores de opinião. Gostaria, principalmente, de entender como o homem chafurda na própria ignorância de ver “a vaca ir pro brejo” sem nada fazer, por conta de seu imediatismo absurdo. Se agora está bom, o que lhe importa se as gerações vindouras enfrentarão problemas gerados por suas drogas, seu lixo e seus carros? Se alguém tiver notícia do livro, do escritor, por favor, me tecle em renatozupo@terra.com.br. Acredito que o nome da obra é “Crônicas de um Futuro Próximo”, infelizmente cada vez mais próximo e inexorável. Renato Zouain Zupo, Juiz de Direito em Araxá-MG

Governador Valadares - MG Edição: Nº 130 - Maio de 2008 Periodicidade: Quinzenal Rua: Artur Bernardes, 1234 - Centro Cep: 35010-020 Telefones: (33) 3212-3776 / 9961-2508 - Diagramação: Rafael Barbosa Editor: Elias Silva Projeto: A.G.E Assessoria & Jornalismo Colaboradores: Renato Zouain Zupo (Na Coluna Em Dia Com a Justiça) Jorjão (Coluna Ponto de Vista) E-mail: folharegionalgv@bol.com.br - folharegionalgv@uol.com.br


MAIO/2008

PÁGINA 3

Política

FREI INOCÊNCIO

Nomes para disputar eleição em Valadares continuam indefinidos

Presidente fica sem chance de disputar

Nas próximas semanas as negociações de bastidores darão lugar às confirmações nas convenções

N

o mês de junho acontecem as tão esperadas convenções que irão determinar quais os nomes disputarão as eleições para prefeito de Governador Valadares. Oficialmente apenas o PT lançou a pré-candidatura da deputada estadual Elisa Costa. O principal concorrente do Partido dos Trabalhadores, o PSDB continua, como faz juz, ao partido, em cima do muro. O atual prefeito ainda não se definiu e utiliza esse tempo para costurar acordos com ou sem o seu nome na chapa. Sem a presença do ex-prefeito João Domingos Fassarella, que faleceu em 2006, o PT tenta fortalecer um nome para voltar ao poder, mais uma vez, como ocorreu com a vitória eleitoral de 2000. O partido tenta se mostrar unido para a população, evitando assim qualquer divisão política que possa atrapalhar os planos de assumir o comando do município no próximo ano. VISITAS “Estive visitando o bairro Mãe de Deus e vi a situação das famílias que moram em encostas”, comentou a deputada Elisa Costa, em uma das audiências na Câmara Municipal. Este comentário é um exemplo de que a deputada não está perdendo tempo e visita constantemente a periferia de Valadares. Ela que foi referendada em uma pré-convenção do Partido

PPS acredita em candidatura do PMDB

Bonifácio Mourão e Elisa Costa possivelmente irão se enfrentar nas eleições

dos Trabalhadores parece não se preocupar com o seu companheiro de partido, o deputado federal Leonardo Monteiro, que a princípio parece não animado a entrar na disputa. O receio é que na época que os dois eram vereadores, Elisa seria a candidata a assumir a presidência da Câmara, mas na última hora Leonardo jogou água no choppe da então vereadora, e em negociações nos bastidores, conseguiu tomar seu lugar e se eleger para o cargo. TUCANOS No PSDB o atual prefeito José Bonifácio Mourão é o único capaz de combater a candidatura do PT. Ele, que no ano passado ficou desgastado com o aumento nas contas de água e

falta de divulgação capaz de mudar a opinião da população quanto a esta taxa, investe em obras na periferia e em programas sociais. Além da taxa questionada pela população, o prefeito insistiu em manter até o último momento secretários que prejudicaram sua performance junto às comunidades locais. As obras realizadas nas periferias, construções e reformas de escolas e boa vontade do governo Aécio Neves e Lula, além da Vale têm sido a marca da administração neste ano e empolga os assessores e partidários de sua candidatura. Mas questionado Bonifácio Mourão insiste em afirmar que ainda é cedo para uma definição.

Fraga, na opinião de Rosberi pode ser candidato

N

os meios políticos a notícia é a de que o PMDB teria desistido de oficializar o nome do pré-candidato Renato Fraga Valentim como candidato. O partido estaria inclusive costurando um acordo com o PT. O presidente do PPS nega essa hipótese e afirma que Renato Fraga Valentim é pré-candidato a prefeito. Segundo Rosberi, desde o ano passado o partido se aliou ao PMDB, PSC e PT do B para discutir um nome que fosse a terceira via. “buscamos ser a terceira via porque estamos negando todas as outras que estão ai. Temos propostas e somos diferentes do jeito petista de governar e com relação ao Mourão ele não atendeu as necessidades do povo de Valadares”, afirmou o presidente do PPS, que acredita na potencialidade do pré-candidato Renato Fraga.

C

om estratégia totalmente equivocada o presidente da Câmara Alfredo da Venda se preocupou tanto com o atual prefeito Oliver Bicalho que esqueceu da sua situação política. Hoje ele é menos um a disputar os votos na cidade, tudo por causa de enganos e de idas e vindas partidárias. Alfredo, que era do DEM, resolveu no ano passado se transferir para o PMDB, sem averiguar a situação eleitoral em vigor. Quando percebeu que se iniciou no país umas cassações de mandatos de vereadores infiéis, ele, faltando menos de um ano para as eleições se desfiliou do PMDB e retornou para o DEM. Caiu no conto de quem disse não haver problema. Alfredo, com isso, perdeu todos os prazos para poder se candidatar a vereador, haja vista que é necessário a filiação partidária a pelo menos um ano e dia no partido pelo qual pretendese disputar as eleições. Neste intervalo mais um problema para o presidente do Legislativo de Frei Inocêncio. O DEM se aliou ao prefeito Oliver Bicalho e Alfredo deverá seguir as orientações da direção do partido. Só resta ao vereador terminar o mandato na Câmara e se lamentar pelo fato de lembrar tanto do adversário e esquecer do seu próprio futuro político.


MAIO/2008

PÁGINA 4

PONTO DE VISTA

Guanhães

Diocese propõe mais rigor ao eleitor na hora do voto

O poder sedutor do pecado

Cartilha explica quais as vantagens em conseguir comprometer o candidato que irá votar

A

s eleições estão se aproximando e com elas a grande quantidade de políticos que sonham em assumir o poder. Como a arma do voto está nas mãos de cada eleitor brasileiro, é lógico que o pretenso candidato tenta agradar para conseguir adeptos à sua candidatura. A Diocese de Guanhães divulgou uma cartilha no informativo oficial orientando o eleitor como escolher melhor o candidato, antes, porém, comprometendoo para que, depois de eleito, ele não esqueça os compromissos assumidos como os anunciados a baixo: EIS O TERMO DE COMPROMISSOS 1) Agir com rigor ético, não aceitar recursos de caixa dois, expor na internet a contabilidade de

campanha e informá-la à Justiça Eleitoral. Se eleito, publicar ganhos e gastos de minha atividade parlamentar; 2) Não medir esforços para impedir que meu partido faça acordos escusos e alianças contrárias a seus princípios, e investigue todas as suspeitas de corrupção, nepotismo e falta de decoro, punindo os culpados; 3) Lutar pela reforma política que privilegie o financiamento público de campanhas, puna o caixa dois e admita a revogabilidade de mandatos por força de ação popular. Combater o voto secreto em sessões parlamentares e sempre tornar público o meu voto; 4) Apoiar os movimentos empenhados, na educação política de nossa população, na erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, no combate ao

latifúndio, à exploração sexual de crianças e a todas as formas de discriminação, e na defesa do meio ambiente. 5) Empenhar-me em prol de uma política econômica que impeça a privatização do patrimônio público, reduza os juros, priorize o capital produtivo e favoreça, em primeiro lugar, o acesso ao trabalho e à renda, o mercado interno, a agricultura familiar, as pequenas e médias empresas, de modo a reduzir o desemprego e a desigualdade social; 6) Combater as causas da violência urbana, como o desemprego, a desescolarização de crianças e jovens, a falta de moradias e saneamento, o tráfico de drogas e a corrupção policial. 7) Elaborar e votar projetos que defenda a vida, desde o nascer até a morte natural.

Outras exigências dependem de cada eleitor

H

averia muitos outros quesitos importantes, mas isso fica por conta da consciência do eleitor, do que ele julga imprescindível ao aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas. Ao agir assim, estará deixando de ser apenas amigo ou correligionário do candidato para assumir a postura que mais lhe convém: a de cidadão. Quando se trata de coisa pública não deveria existir acordo privado, caso contrário o eleitor corre o sério risco de ver o seu candidato fazer na vida pública o que faz na privada. Políticos são como feijão, só funcionam na panela de pressão. É direito e dever do eleitor cobrar de seu candidato. Todos os direitos de cidadania resultam de conquistas, jamais da benevolência do poder público. Por isso voto não é homenagem, é delegação, e quem a recebe tem o dever de prestar contas.

Jorge Luiz Santos (Jorjão) Não há nada mais sedutor e prazeroso do que o pecado. Ele está sempre sinalizando com luzes coloridas e reluzentes, nos convidando a desfrutarmos dos prazeres que ele nos proporciona. É verdade que, na maioria das vezes, ele oculta dos nossos olhos as terríveis conseqüências. Creio que os três pontos que se seguem, podem nos ajudar a nos mantermos vigilantes e atentos, para não nos envolvermos com o pecado, tenha ele a aparência que tiver. 01 – O pecado vai levar você mais longe do que quer ir. Quando Davi subiu ao terraço da sua casa para descansar, e viu a sua vizinha, a mulher do seu comandante, tomando banho, ele não fez com essa intenção. Mas, continuar olhando, a ponto de desejá-la, constitui-se num pecado, pois, a partir dali, ele passou a cobiçála, até se consumar o adultério (Tiago 1: 12-14). O pecado se apresenta, quase sempre, de formas sutis, inofensivas e atraentes, mas acabam sempre nos levando as situações e lugares distantes do que queremos ir. No começo, dá a impressão de que está tudo sob o nosso controle. Só vamos perceber o quanto estamos distantes do ponto de onde não deveríamos ter saído, quando descobrimos que não temos mais forças para voltarmos. 02 – O pecado vai reter você mais tempo do que quer ficar. Quando Davi olhou para Betseba, a mulher do seu comandante, a cobiçou em seu coração e a possuiu, jamais imaginou que aqueles segundos, minutos ou horas de prazer, fossem trazer consigo, tanto desgosto e contrariedade. O pecado tem esse poder de ocultar o final da historia, que tem sempre um começo agradável, mas uns finais tristes, amargos e de conseqüências dolorosas. Se você visitar um centro de recuperação de prostitutas ou de viciados em jogo, fumo, bebida alcoólica ou drogas e perguntar a qualquer um daqueles que ali estão em busca de recuperação, se eles achavam, no começo, que iam chegar ao ponto em que chegaram, por certo vão dizer que não. O pecado é assim, acaba sempre nos levando mais longe do que queremos ir e nos retendo mais tempo do que queremos ficar. 03 – O pecado vai custar mais caro do que você quer pagar. O exemplo de com agem os distribuidores de drogas, no principio, custa pouco ou nada, depois o preço vem inflacionado. Assim é o pecado, no começo além de não ter aparência do mal, tem um gosto saboroso. Depois fica, simplesmente, insustentável. Estou certo que, se Davi tivesse consciência de que aqueles minutos ou horas de prazer, fossem retê-lo por tanto tempo e custar tão caro como custou, ele não teria alimentado o desejo que brotou em seu coração e, muito menos, teria consumado aquela relação promíscua. Quando o filho pródigo saiu da casa paterna e foi para uma terra distante da influência amorosa do seu pai, com as mãos cheias de dinheiro, cercado de novos “amigos”, ele jamais imaginou que fosse parar num chiqueiro de porcos. Infelizmente, esta é a triste realidade de muitos amados em Cristo que deixaram à casa paterna, foram para o mundo em busca de novas aventuras e hoje estão vivendo em verdadeiros “chiqueiros”, como porcos. Amados, guarde essas frases em seus corações, o pecado vai levar você mais longe do que quer ir, vai reter você mais tempo do que quer ficar, e vai lhe custar mais caro do que quer pagar. Guardemos estas verdades em nosso coração e nos afastemos do pecado, por mais sedutor que ele se apresente. Graça e paz da parte do nosso Senhor Jesus Cristo e Salvador!


MAIO/2008

PÁGINA 5

Cultura

Sob Medida

Espaço Cultural

Destaque das artes Jornalistas e artistas de teatro se uniram para homenagear Eliasário Souza Neto, valadarense, residente na Suíça. Membro de companhia teatral neste país europeu, Souza, como é conhecido, esteve em Valadares para rever amigos e familiares.

Jornalista Zé Vicente de Souza quando entregava o diploma de Honra ao Mérito Rainer Barbosa à mãe do saudoso artista, Yeda Barbosa. Zé Vicente prepara a revista “Grandes Artistas” para homenagear os melhores pintores de Governador Valadares, Minas e do Brasil.

Celso Libhan

Dom Emanuel, bispo da Diocese de Guanhães esteve recentemente nos Estados Unidos para celebrações e encontros com os brasileiros da região. Esses que estão carentes de uma palavra amiga, encontrou neste trabalho evangélico do bispo, força para seguir com suas missões em terras estrangeiras.

Maria Paula (Marjorie Estiano) e Ferraço (Dalton Vigh) foram considerados o pior casal de uma novela do horário nobre dos últimos anos, ou quem sabe o pior de toda a história da dramaturgia brasileira. O autor, que apostou nesses dois atores para serem os protagonistas teve que mudar o rumo da história e jogar toda a responsabilidade da novela no Juvenal Antena, papel do ator Antônio Fagundes. Ai a situação mudou um pouco. SÍLVIO SANTOS O apresentador e dono do SBT tira do ar o “Qual é a Música” e “Nada Além da Verdade” para voltar com a velharia “Programa Sílvio Santos”. Se ele voltar a ser o animador que era antigamente de repente a situação melhore no SBT. MUTANTES Nunca vi coisa mais ridícula como essa novela “Mutantes” da Record. Ainda tem gente que perde tempo para ver aquilo, uma história sem pé e sem cabeça. CIRANDA DE PEDRA Definitivo a história da novela Ciranda de Pedra não agradou e o ibope é um dos piores já registrado neste horário das 18 horas da Rede Globo. Também uma personagem que chora e sofre o tempo todo e que até o capítulo 90 vai morrer realmente não incentiva ninguém a sair do trabalho, cansado, e sentar para ver mais sofrimento. Como erram esses profissionais da Globo. CICARELLI NÃO AGRADOU A apresentadora Daniele Cicarrelli não agradou como no seu novo programa da BAN. Ela preferiu sair da MTV para se arriscar na TV aberta mas o fracasso tinha sido anunciado. O programa é sem graça e sem chance de melhoras no Ibope. SÉRIES Com poucas exceções as séries da Rede Globo não estão agradando. “Faça sua História” e “Dicas de um Sedutor” estão derrapando no Ibope e não se assuste caso saia do ar ainda este ano. PÂNICO Já passou da hora dos atores boicotarem essa turma, que ao invés de fazer humor partem para a ignorância e humilhação contra os atores. Seria bom se nenhum deles desse entrevista para essa turma.

RIR, O MELHOR REMÉDIO ADVOGADOS Dois advogados estão saindo do Fórum quando um vira para o outro e diz: - E então, vamos tomar alguma coisa? E o outro prontamente responde: - Vamos, claro. De quem? CORNO BURRO Três amigos perceberam que seu chefe saia mais cedo do trabalho, e deixava a firma com eles sozinhos lá,então decidiram que no dia seguinte assim que o chefe fosse,eles também iriam. Então assim que o chefe saiu, um foi ao buteco outro foi pra gandaia,e o ultimo foi pra casa, quando de repente se depara com seu chefe transando com sua mulher,então sai de lá correndo vai ate o buteco e diz assim ao seu amigo; uuuufffffaaaa quase fui pego matando o serviço. TROCANDO “C” POR “T” Joaozinho sempre foi um garoto muito levado e por isso a professora sempre pegava no seu peh. Certo dia, a professora arguia os alunos: - Mariazinha, do que voce mais gosta? - Chocolate - respondeu a gordinha. - E voce Zequinha? - De videogame, professora! Aih ela virou pro Joaozinho: - E voce menino... De que que voceh mais gosta? Com a cara mais limpa ele respondeu: - De Tu professora! A professora emocionada, interrompeu a aula e levou Joaozinho pra cantina querendo lhe oferecer alguma coisa: - O que voce vai querer, Joaozinho? Ele disse: - ToTa-Tola ÁGUA NA BOCA O bêbado chegava todo dia no boteco, pedia uma pinga, tapava o nariz e tomava tudo num só 3 gole. Um dia o balconis-

Por um instante

ta, não se conteve: - Escuta aqui, o cara! Porque você tapa o nariz enquanto bebe? E o bêbado: - É que o cheiro da pinga me dá água na boca... e eu gosto dela é pura! LOIRAS E MORENAS NO ÔNIBUS Em uma viajem num ônibus de 2 andares, as morenas foram em baixo e as loiras em cima, então as morenas sentadas numa, ouviram uma gritaria no 2º andar do ônibus então uma morena foi no 2º andar e perguntou o que estava a vendo então a loira disse: é que nós não temos motorista! PORTUGUÊS E O GATO A mulher do português tinha um gato que vivia em cima da poltrona preferida do português, todo dia o portuga chegava em casa do trabalho e lá estava o gato na sua poltrona. um belo dia o portuga chegou em casa vendo que o gato estava em cima da poltrona, catou o gato pelo rabo enfiou no carro e saiu, deu uma volta no quarteirão soltou o gato e voltou para casa quando chegou em casa lá estava o gato em cima da poltrona. pegou o gato de novo rodou o bairro todo e soltou o gato, quando chou em casa lá estava ele de novo. já puto da vida pegou o gato enfiou dentro de um saco colocou no carro e saiu, deu uma volta virou a esquerda, virou a direita, subiu, desceu, virou mais uma vez foi para um lado foi para o outro, deu mais uma volta e soltou o gato, estava voltando quando portuga para o carro desce liga para casa de um orelhão a maria atende: Maria: Alo portuga: oh maria ve se o desgramado do gato estais sentado na minha poltrona. Maria: estais sim Manoel. Portuga: então poem ele no telefone que eu estou perdido!

Sem perceber tudo já havia acontecido Meu mundo parou por um instante Olhares assustados me rodeavam... E eu mais uma vez não sabia como reagir... Versos mudos, palavras secretas... Sem coragem para afirmar que gostaria que estivesse aqui. Mas essa é a realidade realidade que tanto neguei que tanto escondi Sofri calado. E hoje minha verdade está em suas mãos... não sei o que fazer Tudo acontece de uma só vez meu coração mais uma vez se partiu... Preciso de um fim... Me tire daqui... Mande seu Poema, Poesia, Conto ou Crônica para ser publicado nesse espaço. Envie com sua foto para o email folharegionalgv@uol.com.br ou folharegionalgv@bol.com.br – Não esqueça do endereço e telefone de contato para envio do jornal.

SIGNOS ÁRIES (21/O3 A 20/04) O mundo lhe parece um ótimo lugar para se viver e estar no momento. As pessoas estão mais simpáticas e receptivas e você finalmente pode começar a fazer planos para o futuro novamente. A família depende de você para assuntos de confiança. TOURO (21/04 A 20/05) De nada adianta deixar de cumprir suas obrigações e compromissos para atender o outro se, depois, quem precisará de ajuda será você. Cuidar de si mesmo/a deve ser uma prioridade. Só depois é que deve dedicar-se aos problemas alheios. GÊMEOS (21/05 A 20/06) Cuidado para não brincar com os sentimentos das outras pessoas e acabar você mesmo se ferindo. Mantenha as coisas sob controle depois do dia 20. Toda a atenção com suas finanças e saúde serão necessárias. CÂNCER (21/06 A 21/07) Você cobra resultados e perfeição muito mais de si mesmo do que das outras pessoas. Cuidado para não ficar presa/o no passado e acabar se esquecendo de seus projetos para o futuro. No final do mês, você ganhará mais se mantiver a discrição e evitar se envolver em assuntos dos outros. LEÃO (22/07 A 22/08) Você deseja ver as coisas acontecendo e exige que as pessoas acompanhem o seu ritmo. Tente manter uma energia mais positiva e aceite as suas limitações. No final do mês, cuidado para não ficar muito auto-confiante e acabar se descuidando de detalhes importantes que precisam de sua total atenção. VIRGEM ( 23/08 A22/09) Diversão e alegria fazem você começar o mês com o pé direito. Não tenha vergonha de se divertir e se soltar, todos merecem e podem ser o que bem entenderem. No final do mês, não deixe que situações e problemas se arrastem ainda mais.

LIBRA (23/09 A 22/10) Deixe seu coração e instinto guiarem você nos primeiros dias do mês. As pessoas estarão confiando em seu bom senso e compaixão para ajudá-las em questões difíceis. Na ultima semana, preste atenção aos conselhos que sua família e amigos tentam lhe dar. ESCORPIÃO (23/10 A 21/11) Você busca a perfeição e não se conforma com menos. À primeira vista, isso é um ponto positivo, mas quando isso começa a interferir radicalmente em seu diaa-dia, bem, aí é hora de você refletir se essas cobranças não estão lhe fazendo mais mal do que bem. Depois do dia 20, os amigos e família têm sua total atenção. SAGITÁRIO (22/11 A 21/12) O inicio do mês é um período favorável para você expor suas idéias. Confie em seu bom senso e mostre às pessoas que você pode ser uma pessoa bastante criativa e ativa quando quer. Só não vale ficar sonhando acordado e esperar que as coisas aconteçam sozinhas. CAPRICÓRNIO (22/12 A 20/01) Os primeiros dias do mês são de conflitos e podem trazer tensões em família que vão precisar de muito cuidado para serem resolvidos. Por isso, às vezes é bom ser um pouco mais egoísta e esperar que os problemas se resolvam sozinhos. Ou pelo menos sem a sua ajuda. AQUÁRIO (21/01 A 19/02) O período se inicia e você se sente destemido e pronto para enfrentar o mundo. Propostas interessantes e novas pessoas aparecem em sua vida, mas você ainda se sente um pouco preso/a ao passado. PEIXES ( 20/02 A 20/03) O começo do mês é de festa e você procurará se divertir e passar bons momentos com seus amigos. Alguém novo aparece na sua vida e chama a atenção para coisas que você não tinha pensado antes.


MAIO/2008

PÁGINA 6

Cotidiano

Distritos de Governador Valadares pedem socorro para a administração Vereador encaminha requerimentos solicitando empenho da administração para com obras e melhorias em Chonim de Baixo e Baguari

Situação de ruas do distrito de Baguari assusta os moradores. Vereador Cabo Isá solicitou empenho da Prefeitura Municipal para realização de obras

O

s moradores dos distritos de Governador Valadares, que acompanham a divulgação de obras realizadas nos bairros da cidade não se conformam com o abandono das localidades onde residem. Ruas esburacadas, sem infraestrutura, lixos por todos cantos, são cenas comuns nos distritos de Chonim de Baixo e Baguari. Presidentes das associações de bairros dos dois distritos solicitaram do vereador Cabo Isá ajuda junto ao Poder Público.

Andar nas ruas de Chonim de Baixo tornou-se um desafio para os moradores e visitantes. Matos, lixos, buracos fazem parte de um cenário triste e real. O presidente do Conselho Distrital de Chonim de Baixo, Manoel Pereira diariamente escuta os apelos dos moradores para que tomem providências. “Procuramos o vereador Cabo Isá, atual vice-presidente da Câmara para que o mesmo possa conhecer nossa realidade”. Segundo o presidente, na época de chuva a situação

fica insuportável. “Até o momento não tivemos nenhuma resposta quanto às melhorias nas ruas do distrito”, Ele lembra que recebeu cópia do requerimento do vereador Cabo Isá, pedindo urgência junto ao Poder Público quanto a realização de obras que amenizem a situação de Chonim. “O vereador fez a parte dele que é o de conhecer a realidade e solicitar providências do poder público. Acho que o prefeito Bonifácio Mourão vai realizar com urgência as obras porque o so-

frimento é muito grande de quem residente nessas ruas”. BAGUARI Localizado às margens da BR 251 o distrito de Baguari também tornou-se uma vergonha e desafio para a administração. A presidente da Associação dos Moradores, Inaura Pereira contou que falta boa vontade por parte da administração. “Conheço a integridade e competência administrativa do prefeito Bonifácio Mourão. As obras de calçamento, rede de esgoto e

limpeza nas ruas e córregos não são algo impossíveis de realizar, e os moradores que depositaram confiança do atual prefeito esperam dele uma maior atenção”, explicou a presidente. Segundo Inaura, as ruas do Cemitério, Alveríssimo Alves de Lima, Manoel Varanda, José de Carvalho, Jacinto Varanda, Zero, Antônio Carlos e Marcos Geber Círio são algumas das que necessitam maior atenção por parte da Administração Municipal.

Vereador Cabo Isá explica a situação P

rocurado pela reportagem do Folha Regional o vereador e atual vice-presidente da Câmara de Vereadores Cabo Isá explicou que realmente esteve vi-

sitando os dois distritos mencionados na reportagem. Ele classificou como desolador a situação de Chonim de Baixo e Baguari e confirmou o requerimento encaminhado para o prefeito

Bonifácio Mourão. “Solicitei do prefeito que determine ao SAAE e Semov empenho para a realização das obras necessárias nos distritos. Conheci a realidade desses lo-

cais, visitei ruas e pude sentir o quanto é complicado viver naquela situação. É necessário um trabalho urgente nessas ruas. Os moradores estão com toda a razão em reclamar da falta de

obras de calçamento”. Cabo Isá esclarece que na atual administração o prefeito Bonifácio Mourão determinou a construção de rede de esgoto e pluvial em várias ruas de Chonim.

No distrito de Chonim de Baixo as ruas estão em estado lastimáveis, necessitando de reparos por parte da administração

Atitude de deputado irrita católicos Fome, miséria, gangues no Governo Federal, guerra nas favelas do Rio de Janeiro, mortes e mais mortes em todo o país onde reina o clima de impunidade não falta trabalho para deputado sério, que representa de fato o povo brasileiro. Mas o deputado Victorio Galli Filho (PMDB), que deve achar o Brasil uma mil maravilhas, resolveu arrumar mais confusão. Ele quer criar lei para retirar da Virgem Maria o titulo de Padroeira do Brasil. Desde 1717, quando foi achada por pescadores que sobreviviam às margens do rio Paraíba do Sul, região sudeste do Brasil, a imagem de Nossa Senhora de Aparecida tem simbolizado a mãe espiritual dos brasileiros. Segundo o parlamentar, que se autodenomina “professor”, o Titulo de Nossa Senhora precisaria ser “corrigido” para se referir apenas aos brasileiros católicos, apostólicos e romanos e não mais a toda a Nação. O engano do deputado é flagrante. Afinal as intervenções de Nossa Senhora na história do Brasil sempre demonstram preocupações maternais com seus filhos desvalidos e não concessões privilegiadas a determinada religião. A MÃE DA COR DO POVO A imagem de Nossa Senhora, negra como seus filhos escravizados, surge na rede de ribeirinhos pobres que tentavam pescar para oferecer posada e alimento ao então Governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, desdobramento da antiga Capitania de São Vicente, que passava pela região rumando para Vila Rica, em Minas Gerais. Temerosos das conseqüências de não obter os peixes com os quais regalar a autoridade colonial e sua comitiva os pescadores se sentiram confortados ao encontrar a imagem de Nossa Senhora em suas redes. Percebendo tratar-se de um sinal sobrenatural os pescadores atiraram suas redes mais uma vez ao rio e o resultado foi inimaginável: elas voltaram repletas de peixes - para grande alívio daquele povo. Com essa intercessão sobrenatural Nossa Senhora apenas começava a demonstrar seu amor maternal pelo povo brasileiro - e não apenas pelos católicos, como quer o deputado. ALIBERTAÇÃO DE UM ESCRAVO O escravo Zacarias, ao passar diante do oratório erigido para a imagem “Aparecida das águas”, arrastado por um cruel capitão-do-mato, fez uma súplica a Maria Santíssima. Foi o que bastou para que as correntes que o prendiam fossem quebradas por uma força mística. O escravo Zacarias não era nem católico, nem apostólico e nem romano – como quer o deputado pemedebista. Zacarias era apenas um brasileiro injustiçado e vítima de um poder opressor e desumano. Pois foi justamente por este brasileiro que a Mãe de Deus demonstrou todo seu amor maternal, rompendo-lhe as correntes e libertando-o do ódio escravista. Muitos anos depois a própria Princesa Isabel, que extinguiu a escravidão no Brasil, ofereceria à “santa aparecida das águas” a Coroa de ouro, cravejada de pedras preciosas, e o riquíssimo Manto que até hoje adorna a imagem exposta na basílica de Aparecida. NÃO PERMITAQUE O BRASILABRA MÃO DE SUAMÃE Nossa Senhora escolheu o Brasil para demonstrar seu amor maternal por todos os seus filhos. Principalmente por aqueles que, a exemplo do Cristo crucificado, mais necessitam de Seu amparo e de Seus cuidados de Mãe. Não permita que agora a demagogia hipócrita de um político embote a demonstração do carinho e da atenção que a Virgem Maria vem dedicando a nosso País.


MAIO/2008

PÁGINA 7

Limpeza urbana

Projeto Cidadania Itinerante envolve todos os bairros da cidade Prefeito Bonifácio Mourão pretende, com este trabalho, evitar a proliferação de dengue e outras doenças

Todos os bairros da cidade estão sendo beneficiados com o programa que tem a participação do secretariado municipal

O

s cuidados do município com a limpeza no centro e periferia têm tido resultado satisfatório na prevenção de doenças, como a proliferação da dengue. Toda semana uma equipe de funcionários das mais diversas secretarias se envolvem com a limpeza pública e conscientização por parte de cada morador. Valadares é dividida em região para a ampliação dos serviços de limpeza. Um dos coordenadores do Projeto, diretor do SAAE, Capitão Elias, lembra que a proposta do pre-

feito Mourão encontrou respaldo junto à comunidade valadarense pela sua importância em valorizar o ser humano através deste trabalho nas regiões do Santa Rita, Vila Isa, Lourdes, Carapina, Nossa Senhora das Graças, entre outras, onde está sendo implantando o Projeto Cidadania Itinerante. DENGUE O Cidadania Itinerante envolve ações integradas das Secretarias Municipais de Saúde; Assistência Social; Cultura, Esporte e Lazer; Obras e Sistema Viário; Edu-

cação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto. A Equipe de Controle de Zoonoses também realiza um trabalho educativo junto à comunidade cumprindo uma das principais ações do Cidadania Itinerante: o combate a Dengue em Governador Valadares. Depois de todo o trabalho da Prefeitura no bairro, o município conta com a população para a conservação e preservação dos locais. Tudo para garantir melhor qualidade de vida e mais saúde para os moradores, que são os principais parcei-

ros para o sucesso do projeto. COMUNIDADE Durante toda a semana, as equipes da Prefeitura desenvolvem ações de poda, capina, operação tapa-buracos, limpeza das laterais dos córregos e limpeza das praças, além de efetivas atividades de combate a dengue, com acompanhamento dos agentes de saúde. Depois de todo o trabalho da Prefeitura, a conservação e preservação dos locais dependem da ajuda dos moradores, que são os principais parceiros

para o sucesso do projeto. No evento de encerramento são oferecidos serviços de verificação de pressão arterial e glicemia capilar, corte de cabelo, teatro humano e fantoches para as crianças sobre tuberculose, hanseníase, dengue e tabagismo, cuidados com escorpião e ainda vacinação e doação de cães e gatos. Ainda acontece recadastramento do Bolsa Família e cadastramento do idoso para adquirir a carteirinha de viagem interestadual. SUCESSO Capitão Elias explica que

o Projeto não pode e não vai parar. O prefeito Mourão, na sua opinião, acertou ao determinar a participação de todas secretarias, envolvendo assim com os problemas da comunidade dos mais diversos bairros. “A cidade é grande, mas nossa vontade ainda é bem maior. Nossa equipe tem o compromisso de fazer o melhor para Governador Valadares, como determina o método de trabalho do prefeito Mourão e do vice Augusto Barbosa”, descreveu o diretor do SAAE, que continua realizando o projeto toda semana em uma região do município.


MAIO/2008

PÁGINA 8

São João Evangelista

“Romaria” de políticos em São João Evangelista A inauguração do Pronto Atendimento Padre Alcides de Sena Vieira coroa a administração do prefeito Pedro Queiroz

A

população de São João Evangelista ganhou um grande presente no dia 16 de maio último, que foi a inauguração do Pronto Atendimento Padre Alcides de Sena Vieira. A presença de políticos de peso em Minas Gerais veio coroar e mostrar o quanto tem sido positiva a administração do prefeito Pedro Queiroz. Os elogios foram unânimes à sua maneira de governar, com ética, competência e responsabilidade. O prefeito, os secretários Danilo de Castro (Estado) Fuad Nomam (Transporte e Obras), Odilon Pereira Chefe e Gabinete da Secretaria de Saúde) deputados, Federal, Rodrigo de Castro, Estadual, Agostinho Patrus Filho, prefeitos de várias cidades da região, diretores de órgãos do governo e lideranças políticas participaram deste evento, em São João Evangelista, convictos de que milhares de moradores de cidades da região terão mais uma opção de atendimento. INAUGURAÇÃO A obra, construída pelo Governo de Minas, custou aos cofres públicos quase R$ 400 mil. Na opinião do secretário Fuad Nomam, enviar dinheiro para São João é sinal de bons e importantes investimentos. Ele elogiou a capacidade administrativa do prefeito Pedro Queiroz e seu interesse em conseguir benefícios para melhorar a infra-estrutura do município. O secretário argumentou que entre as

obras do Governo de Minas em São João ele considera fundamental a reforma e ampliação do Hospital, asfaltamento de grande parte das ruas centrais e construção de ginásio coberto, em andamento. “O prefeito pediu mais verba para asfaltar outras ruas do centro. Vamos analisar a sua solicitação”, comentou o secretário. OBRAS O secretário de Governo Danilo de Castro contou sobre o esforço do prefeito Pedro Queiro em conseguir verbas para a cidade. A sua competência e responsabilidade, segundo Danilo, são fundamentais para melhoria do nível de vida em São João Evangelista. O prefeito, na opinião do secretário, têm as portas abertas no Governo Aécio Neves por representar muito bem a comunidade, através do seu trabalho nesses mais de 7 anos de administração. Os deputados Rodrigo de Castro e Agostinho Patrus Filho elogiaram o prefeito e se colocaram à disposição para trabalhar em beneficio do povo de São João. Com a administração voltada para o social o prefeito tem grande aceitação junto aos moradores. Na última eleição, sem muito esforço, Pedro Queiroz conseguiu fazer os dois deputados majoritários no município. A inauguração do Pronto Atendimento era um antigo sonho do prefeito que se tornou realidade, assim como melhorar a estrutura do hospital local.

Prefeito Pedro Queiroz foi elogiado pela sua organização à frente da prefeitura de São João Evangelista

A inauguração do Pronto Atendimento Padre Alcides de Sena Vieira levou um grande número de autoridades ao município de São João Evangelista


MAIO/2008

PÁGINA 9

São João Evangelista

Prefeito agradeceu apoio do governo Aécio Neves A parceria entre o Governo de Minas e a prefeitura de São João Evangelista tem resultado em importantes obras para o município

A

Pedro Queiroz sendo cumprimentado por mais uma obra de grande importância para a população da região

presença de um grande número de autoridades na inauguração do Pronto Atendimento Padre Alcides de Sena Vieira é um exemplo do prestígio do prefeito Pedro Queiroz. Ele, nesta inauguração, conseguiu levar mais secretários, diretores do governo estadual, deputados, prefeitos e lideranças do que muitas cidades de porte maior. “Agradeço ao governador Aécio Neves pela confiança e por ajudar no desenvolvimento da região”, disse. O prefeito, já no seu segundo mandato, enumerou obras importantes na cidade que tem ou tiveram apoio do Governador de Minas. Na opinião do prefeito, a cidade mudou para melhor, mas ainda há muito para se fazer em investimentos na cidade e zona rural. Quanto à verba solicitada para o asfaltamento de mais ruas centrais, Pedro Queiroz acredita que será atendido pelo secretário Fuad Nomam, que conhece a realidade do município e sabe da importância de se asfaltar o centro. VISITA Na chegada da comitiva do Governador Aécio Neves foi realizada uma visita às principais obras de São João Evangelista. Os quatro quilômetros de asfalto mudaram o visual do centro da cidade. “A cidade é limpa, organizada, com lindas praças”, comentou o secretário estadual de Obras, Fuad Nomam. Aos colegas de administração de outras cidades, o prefeito Pedro Queiroz agradeceu pela presença e lembrou que a união dos administradores com o mesmo objetivo, o de desenvolvimento regional, tem sido importante para a comunidade. Ele acredita que os prefeitos, uni-

A população e autoridades presentes conheceram as dependências e equipamentos do novo Pronto Atendimento, que beneficiará toda a região

dos, poderão conseguir muito mais em termos de obras e investimentos por parte do Governo de Minas, que tem sido sensível para com os problemas existentes nesta região. SAÚDE A inauguração do Pronto-Atendimento é uma das etapas da administração de um prefeito que ficou conhecido em toda a região pela competência como administrador público. No primeiro mandato o prefeito priorizou a Saúde e começou pela reforma, ampliação e compras de equipamentos para o hospital.Em pouco tempo ele mudou a estrutura da Saúde, para melhor. Com austeridade, competência e responsabilidade o prefeito Pedro Queiroz tem conseguido alcançar seus objetivos e conquistar a confiança dos secretários do Estado e até mesmo do governador Aécio Neves. Em Belo Horizonte, o prefeito bate de porta em porta com projetos debaixo do braço e em busca de apoio financeiro. A sua incansável luta não foi em vão. Hoje o Hospital de São João Evangelista é um dos mais conceituados e organizados da região. Não faltam remédios, alimentos e leitos. Os salários dos servidores são pagos em dia, e na maioria das vezes, antecipado. Os fornecedores têm total confiança para vender os seus produtos com a garantia de receber na data marcada. Tudo isso fez com que o prefeito Pedro Queiroz fosse visto pelo governador Aécio Neves como um administrador que sabe investir na cidade e representar dignamente os seus moradores junto às mais diversas esferas do Governo estadual e federal.


MAIO/2008

PÁGINA 10

Coroaci

Obras e investimentos sociais beneficiam os moradores da cidade

Investimento na Saúde e realização de obras na cidade e distritos são a grande marca da Administração de Coroaci

A

Administração Municipal de Coroaci não pára de trabalhar. São obras na cidade e nos distritos que estão sendo realizadas desde o início do atual mandato. São calçamentos de ruas, construção de rede de esgoto e pluvial, postos de

saúde, Programa Saúde da Família. Os moradores de Coroaci merecem todos os cuidados necessários quando o assunto é Saúde. São encaminhadas, quando necessárias, para tratamento e consultas em cidades como Governador Valadares e Belo Ho-

rizonte. A secretaria investe no bem estar dos munícipes garantindo remédios, através da parceria com o Governo Federal. Na educação os investimentos são de conhecimentos de todos com melhorias nas escolas da cidade e zona rural. O transporte escolar é

feito com garantia, dando oportunidade de todos terem acesso ás salas de aula, não importando a distância de suas residências. Nunca uma administração investiu tanto na zona rural, em distritos como o Conceição de Tronqueiras e o São Sebastião do Bugre. Os mo-

radores desses locais são testemunhas da atenção do poder público para com eles, através de obras de calçamento, melhoria nas estradas, implantação de programas sociais e de saúde. O trabalho em Coroaci é feito de maneira responsável e transparente, durante todos

os dias da administração. Quem mora, de fato em Coroaci, sabe desta realidade. A administração trabalha para que nossos filhos não abandonem nunca o município e continuem, orgulhosos por fazerem parte desta maravilhosa terra: a nossa Coroaci!

DIVINOLÂNDIA DE MINAS

Uma grande frente partidária se une com o PSDB, partido do atual prefeito Objetivo é lançar a pré-candidatura de Luciano Magno Coelho e oficializá-la na convenção

Obras garantem novo astral na cidade

A

Partido do prefeito Luciano consegue adesão de mais 6 partidos para as próximas eleições

O

prefeito Luciano Magno Coelho (PSDB) não está tendo dificuldades para fechar um grande bloco de alianças visando as eleições deste ano. Sete partidos já assumiram o compromisso de caminhar com uma possível candidatura do prefeito. Além do PSDB, o PT, PP, PV, PL e PTB estarão juntos este ano. A novidade é o PT, partido que durante anos fez oposição ao atual prefeito, mas hoje, seus membros reconheceram o esforço de Luciano e na transparência de sua administração. Com obras realizadas na cidade e zona rural, melhoria nas condições de vida dos

moradores, investimento no social, na saúde e educação, o prefeito Luciano deu uma grande alavancada na sua popularidade. Muitos moradores reclamavam que o final do último mandato a cidade ficou entregue ás moscas, com abandono total. Neste último ano a situação em Divinolândia de Minas é totalmente inversa. As contas controladas e os investimentos sendo realizados normalmente. FORÇA Na opinião do prefeito a coligação do PSDB, PT e outros partidos visam fechar o cerco junto ao Governo Estadual e Federal com a intenção de se

conseguir investimentos e recursos para Divinolândia. “Não podemos ficar pensando em brigas políticas. Nosso objetivo será sempre o de fazer o melhor para a cidade. A coligação desses 7 partidos tem esta intenção. Rivalidades só prejudicam o povo do município”. Luciano, ao ser questionado sobre a candidatura, desconversa, afirmando que prefere uma decisão durante as convenções dos sete partidos para definir a chapa do governo para a atual disputa. Ele está satisfeito com a credibilidade adquirida em sua administração e vê com bons olhos a soma de forças políticas nesta eleição.

tendimento na clínica odontológica e construção da policlínica e Programa Saúde da Família são algumas dos avanços na melhoria da saúde de Divinolândia de Minas. Aquelas tristes cenas do hospital fechado, povo sem direito a atendimento e abandonado não fazem parte da atual situação do município. Com recursos conseguidos do Governo Estadual, a administração municipal conseguiu avanços, como encaminhar pacientes para atendimento em outras cidades, como Guanhães, Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares. A maioria dos remédios necessitados pelo povo está à disposição na farmácia básica e os programas da área de saúde são implantados junto às comunidades. Calçamentos de ruas, investimento no esporte como a construção de quadras em Santana e Figueiredo, alam-

Obra da Policlínica Municipal: benefício para a comunidade

brado do Campo do Santa Rita fazem parte do cotidiano da cidade, para melhorar o aceso do povo ao lazer e melhores condições de infraestrutura nos locais onde residem. ÔNIBUS Bem que a oposição tentou atrapalhar a vida dos alunos na tentativa de vetar a compra de ônibus escolar

novo para os estudantes da zona rural, mas tudo em vão. Sete vereadores foram favoráveis ao Executivo à compra do ônibus que vai beneficiar os estudantes. A frota precisa ser renovada e a administração tem conhecimento deste problema. Os vereadores foram sensíveis às necessidades dos alunos que em breve terão à disposição mais um veículo.


130