Caderno especial de saúde

Page 7

7

Julho de 2012 Jornal FATO | Cachoeiro de Itapemirim

Inverno: a melhor época para dietas Beatriz Caliman

No inverno, a temperatura cai e o tecido gorduroso do corpo, que tem um importante papel de manter o calor, começa a gastar mais energia. Assim, é natural haver aumento do apetite e maior necessidade energética nos dias frios. A época em que as pessoas acabam se descuidando da alimentação e engordando, também é ideal para fazer dietas. De acordo com a nutricionista Andressa Cordeiro, é um hábito comum dos brasileiros ingerirem mais alimentos gordurosos nesta época do ano, como por exemplo, as massas, pão, bolo, torrada, arroz, além de doces. O problema, explica ela, é que o consumo de calorias é maior do que o gasto de energia, já que nesta época, as atividades físicas são “deixadas de lado” por conta do frio. A dica é substituir alguns ingredientes por outros, menos calóricos, como sopas sem massas e com mais legumes. Outro exemplo é o leite desnatado, que substitui o leite comum, rico em gordura, na preparação de molhos e bebidas, como o chocolate quente.

CALORIAS NA MEDIDA Como o corpo gasta mais energia, a atividade física, aliada a dieta equilibrada, pode trazer bons resultados, segundo Andressa Cordeiro. Para isso, não é preciso se privar dos prazeres gastronômicos da estação. Uma boa pedida para se aquecer no inverno é ingerir alimentos mais quentes e picantes. São medidas simples, como, por exemplo, temperos: coentro, cominho, gengibre, pimenta, cebola e canela. “Todos estes alimentos tem propriedades termogênicas, ou seja, capazes de aquecer nosso organismo e aumentar o gasto calórico durante

a refeição, além de aguçar o sabor dos pratos”, explica a especialista. O inverno também é a época em que as pessoas estão mais propensas a gripes e resfriados. Alimentos como as frutas cítricas e o alho fortalecem o sistema imunológico, de acordo com a nutricionista. Ainda de acordo com Andressa, manter a hidratação do corpo é fundamental. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessitará também de água para esse fim. “A necessidade de água pelo organismo é de, no mínimo, dois litros por dia”, frisa.

Nutricionista, Andressa Cordeiro, dá dicas para não se privar dos prazeres gastronômicos da estação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.