Jornal É Notícia - 25-03-2011

Page 6

6 Sexta - feira, 25 de Março de 2011 Carlota Franco Nossa diplomacia corre atrás de uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU. Mas para isso, não pode ficar “atrás do muro” deve mostrar seu posicionamento, afinal: de que lado estamos? Eximiu-se das responsabilidades de sanções a Muamar Kadafi (40 anos de ditadura na Líbia), poderíamos ter mostrado que o Brasil tem cacife para opinar sobre a Ação Militar Conjunta da Europa, EUA e Liga Árabe, sob o comando da ONU. É muito bom para o País estarmos nos aliando às nossas origens democráticas, com certeza iremos lucrar muito mais, inclusive, aumentando o comércio com os Estados Unidos. O grande problema do Brasil é perder oportunidades! O objetivo da Presidenta Dilma, ao receber “O Homem Mais Importante Do Mundo” foi organizar um roteiro onde a preocupação maior era dar prioridade aos assuntos sociais e econômicos, economizou os discursos chatos e enfadonhos sem palanques e “salamaleques”. Obama veio ao Brasil em missão cordial, para fazer alguns acertos, assinar contratos, disposto a ajudar o Brasil. Sempre discreta nossa Presidenta cobrou o fim de barreiras, um tratamento para nossos produtos, igual ao dos outros países, sem cortes e restrições. O Ex-Presidente Lula, por sua vez não aceitou o convite para o almoço no Itamarati com o ilustre visitante. Certamente já sabemos o motivo! Existem vários, um deles é ser antiamericano declarado, outro, acostumado a holofotes ele já não seria o protagonista, como presunçoso que é, achou com certeza que sua estrela iria brilhar mais

Cidades

Sua arma! Seu voto!

e ofuscaria a personalidade da Primeira Mandatária do Brasil. Conhecemos “O Cara”? Cumprindo sua agenda a família Barack Obama visitou o Cristo Redentor e, sinceramente esperamos que ele que foi Prêmio Nobel da Paz e sua bonita família, recebam as bênçãos do muito “Nosso” Cristo, que de Braços Abertos ilumine seus atos para conseguir para esse “Planeta Conturbado” uma nova visão político/administrativa. Nós brasileiros ficamos lisonjeados com sua visita, sua cordialidade, simplicidade e a maneira respeitosa como tratou nosso País. Bem Vindo Obama! Volte sempre Família! Porém sabemos muito bem, que o nosso sistema político econômico não mudará da noite para o dia, com sua visita. Os pobres continuarão pobres, os ricos gastando fortunas em besteiras e esbanjando nos Cassinos, a saúde, educação, moradia continuam como estão, os salários principalmente dos professores em “Regime Absoluto”, os juros subindo para afastar a inflação.... Brasileiro é criativo e sabe fazer de um limão uma boa limonada! O mundo inteiro se rendeu a grande catástrofe do Japão (respeitado por todas as Nações), seus problemas não ficaram indiferentes ao olhar de solidariedade universal! Mas... Uma nova guerra que se inicia na Líbia contra “o Cachorro Louco” da África (assim foi apelidado Kadafi). Quarenta anos no poder! Ele não governou para o povo e sim para as classes privilegiadas! Constatamos que os rebeldes têm mais força do que acreditavam ter! Levando outras regiões, a se rebelarem contra outros tantos “cachorros loucos” ditadores!

é notícia

Educação e saúde são trabalhadas no Programa Hiperdia

AI/Tatuí

Exercícios, conhecimento, amizade. O Grupo de Ação Educativa (GAE) Hiperdia, que é um programa federal, está em Tatuí há mais de seis anos e já conta com cerca de nove mil cadastrados. A proposta é educar, acompanhar e prevenir de complicações pessoas hipertensas, diabéticas ou que sofram de ambas as doenças. A equipe de profissionais do Hiperdia, coordenada desde 2005 pelo médico Antonio Miramontes, é formada por fisioterapeuta, educadora física, terapeuta ocupacional e nutricionista, respectivamente, Luciana Picchi, Thaís Souza, Renata Rustichelli e Roberta Lorenzetti, substituindo Mariane Ferreira que está de licença maternidade. Elas trabalham diariamente indo até uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) levando informação e atividades. As profissionais trabalham em dupla para que cada posto de saúde não fique sem atendimento. Por exemplo, nesta terça, nutricionista e educadora física foram à Vila Esperança. Na próxima semana trabalham com este grupo a terapeuta e a fisioterapeuta e na outra semana voltam nutricionista e educadora física. Na terça-feira, dia 22, na Vila Esperança havia 34 integrantes do grupo. O assunto abordado pela nutricionista foi os tipos de gordura e logo após, foram realizadas diversas atividades físicas. A faixa etária dos participantes está em torno de 55 anos. Angélica da Costa Proença, de 63 anos, que convive há 20 com a hipertensão e a diabetes, frequenta o Hiperdia e disse estar melhor por conta das amizades que fez no grupo e dos exercícios. “Ando mais rápido”, completou. O coordenador do programa, o médico Miramontes, afirmou que este é um trabalho complexo, pois requer mudança de estilo de vida por parte dos pacientes, tanto na dieta quanto na prática de atividade física - que são os maiores problemas enfrentados pelos profissio-

nais - para que o tratamento da doença seja efetivo. “O paciente, muitas vezes, pensa que tomando só a medicação resolve”, contou Miramontes. O médico também explicou que as duas doenças podem trazer complicações neurológicas, e também aos rins, olhos, coração e até mesmo aos dentes. A falta de cuidado com o tratamento ou a demora da descoberta da doença pode trazer graves problemas. No Hiperdia, o grupo de profissionais trabalha os pontos básicos de educação, pois “é necessário que o povo seja educado, orientado da forma de proceder. O remédio que faz bem para ele, não faz bem para a vizinha”, continuou Miramontes. O programa é um trabalho com resultados a longo prazo para que a população seja conscientizada, alertada, prevenida e as doenças controladas. Dessa forma, buscar a diminuição de índices alarmantes como o divulgado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde de que no período de 1996 a 2007, 67% das mortes no Brasil foram causadas por doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão e o diabetes. Esta porcentagem corresponde a 700 mil mortes, sendo que houve 10% de aumento nas ocorridas por diabetes. Também como ação em busca do objetivo de diminuir as mortes e conscientizar a população, Miramontes citou a Farmácia Popular, que atualmente distribui, através do programa federal “Saúde Não Tem Preço”, gratuitamente, medicamentos para o tratamento de hipertensão e diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil hoje são 7,5 milhões de diabéticos e 33 milhões de hipertensos. “Isso mostra a seriedade e a gravidade dessas doenças”, enfatizou Miramontes. Em Tatuí, a equipe também faz feiras na cidade, no mínimo, duas vezes por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo (próximo a data 14 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Diabetes). Esta é a ocasião de contato direto com toda a população onde é aferida a pressão e a glicose, a conscientização é realizada e são esclarecidas as dúvidas dos munícipes. “A feira serve para a descoberta de pacientes. Educação e saúde andam de mãos dadas”, concluiu o médico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.