Page 1

Paulo Malerba discute trânsito e segurança no Eloy PÁG. 3 Jefferson Porto

Jefferson Porto

TRÂNSITO Prefeitura prepara ‘estrada-parque’ na Luiz Sereno Página 8

facebook.com/jornaleloyregional

PROIBIDO ESTACIONAR; É MOTIVO DE DISCÓRDIA NA BENEDICTO CASTILHO DE ANDRADE

os com m a h l a Trab e seta d s e v cha das a n o i c i recond

PÁG. 5

Faça a leitura deste QR Code, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as notícias do Eloy Chaves e região


2

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Saúde Bucal Dra. Mariana Pavon - CRO 62278

Bruxismo infantil O bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes, quando estamos dormindo ou até mesmo durante o dia. Embora não seja identificadas as causas exatas, na maioria dos casos, o stress está associado. Na maioria das vezes as crianças que apresentam o bruxismo são agitadas, ansiosas, podem ter personalidade forte. São agitadas até mesmo na hora de dormir e não se entregam ao sono até ficarem exaustas.

Em crianças até 6 anos de idade pode ser considerado normal, pois existe uma necessidade natural de acomodar os dentes e preparar para troca da dentição. Cada caso deve ser tratado individualmente. Às vezes pode ser necessária a ação de outros profissionais como psicólogos, pediatras, fonoaudiólogos, para analisar as possíveis causas e o tratamento mais indicado, visando sempre o bem estar da criança.

DEZEMBRO/ 13

Bem-estar Gustavo Florêncio Fernandes

Para onde ir? Basta uma rápida olhada em livros de história, acompanhar um documentário sobre uma época, conversar com alguém mais velho para perceber que a vida pode ser boa, mas não é fácil. Antigamente a vida se organizava com referencias mais nítidas. Hoje em dia nos sentimos muito mais perdidos e cobrados, afinal as escolhas são inúmeras. O mercado vende a ideia de que só não é feliz quem não quer. O capitalismo se aproveita para constantemente mandar a mensagem: “Se te falta algo para ser feliz, compre isso

aqui e tudo estará resolvido”. Uma formula que nunca fecha. Então para onde ir? Antes tudo parecia tão certo, arrumarei um emprego, vou me casar e ter filhos. Caso minha escolha fosse diferente eu sabia com o que estava rompendo. Hoje em dia o que não nos falta são promessas do melhor caminho: um pastor, uma cor, os astros... Deixar o outro escolher por nós é também uma escolha. Uma maneira do Eu lidar com os conflitos, se defendendo da responsabilidade por suas escolhas.

Gustavo Florêncio Fernandes. Psicanalista

Gustavo Florêncio Fernandes Psicanalista

9 9575-4159 gusff@hotmail.com

Av. Luiz José Sereno nº 1.071, sala 3 - Jd. Ermida

Expediente Eloy Regional Jornalista Responsável: Edney Andreotte - MTB 49.023 Diagramação e finalização: Vladimir Rizzetto Projeto gráfico e direção comercial: Jefferson Porto Distribuição gratuita *Os artigos assinados podem não refletir a opinião do jornal.

Anuncie

97541-8302 (Vivo) 96632-8874 contato@jornaleloyregional.com.br

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)

(Claro)


DEZEMBRO/ 13

3

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244 Divulgação

Paulo Malerba reúne moradores e discute trânsito e segurança no Eloy

Vereador Paulo Malerba e o Comandante da GM José Ferraz em reunião no Eloy Chaves

Segurança e trânsito foram as duas áreas eleitas como prioritárias pelos moradores nas reuniões com o vereador Paulo Malerba. Por isso na última semana, ele trouxe ao Eloy, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz e a Diretora de Trânsito, Regina Romão. A reunião foi aberta ao público, que pode conversar abertamente sobre estes e outros temas. Regina Romão apresentou as alterações na Av. Benedicto Castilho de Andrade, com vistas a segurança dos motoristas e pedestres. Uma das reclamações foi o trânsito e estacionamento irregular de caminhões no bairro. O vereador

Paulo Malerba encaminhou nesta semana um requerimento à Prefeitura, à FEMSA e Coca-Cola no sentido de regularizar a situação. Na área de segurança, o comandante Ferraz confirmou que o Eloy Chaves será o primeiro bairro a receber uma base da Guarda Municipal, assim como o monitoramento por câmeras: “Queremos uma guarda aberta à comunidade”, afirmou o comandante. Com as bases avançadas, o município busca aproximar a guarda dos bairros e diminuir o tempo de resposta às ocorrências. Embora a prefeitura tenha priorizado o aumento do efetivo e a expansão das bases para

os bairros, a Guarda Municipal não pode fazer o trabalho da Polícia Militar e Civil, que recebem poucos investimentos do governo do Estado para fazerem suas tarefas. Paulo Malerba acredita que esse foi um bom ano de trabalho: “A prefeitura está atenta às nossas solicitações. Quanto os moradores se unem, nossa voz ganha mais força ainda!”. Ele afirmou que vai ampliar os canais de participação da população no seu trabalho: “Concluímos o primeiro ano com muito trabalho e grande êxito, mas queremos aprimorar ainda mais nossas ações em 2014”.

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


4

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Dicas Revisa Silvio Gregio Neto

Filtros

Um veículo é dotado, em geral, de quatro filtros de extrema importância para o funcionamento do veículo. São eles: Filtro de óleo - retém as partículas sólidas e de carvão que ficam em suspensão no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais às peças móveis do motor. É substituído integralmente em intervalos pré-determinados. Filtro de ar - evita que partículas sólidas presentes no ar, como a poeira em suspensão mesmo nas cidades, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos. Atualmente todos os filtros de ar constituem-se numa carcaça, no interior da qual existe um elemento filtrante, fabricado de papel especial, que deve ser substituído periodicamente. Se não for feito, aumenta a restrição à passagem de ar, o que acarreta perda de potência e, consequentemente, aumento no consumo, uma vez que o motorista terá de acelerar mais para obter o mesmo desempenho.

Filtro de combustível - sua função é reter sujeira trazida pelo combustível e aquela produzida pelo próprio tanque, como ferrugem, que poderia provocar danos ao carburador ou, como é o caso hoje, às válvulas de injeção (bicos injetores). Ao fim de sua vida útil precisa ser substituído completo. Filtro de micropoeira - também conhecido por filtro de pólen, fica localizado na entrada do sistema de ventilação de cabine, sendo feito de papel também. É importante por reter poeira que possa trazer bactérias para o interior do veículo.

PROMOÇÃO

* Válido enquanto durar o estoque.

*Faça

a REVISÃO e HIGIENIZAÇÃO do ar condicionado do seu carro por apenas R$ 130,00 e ganhe o filtro de cabine.

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)

DEZEMBRO/ 13


DEZEMBRO/ 13

5

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Proibido Estacionar; É motivo de discórdia na Benedicto Castilho de Andrade Jefferson Porto

Após a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de Jundiaí proibir os veículos de estacionarem de um lado da Avenida Benedicto Castilho de Andrade, a discórdia começou no bairro do Eloy Chaves. Alguns comerciantes e moradores aprovaram a nova lei, já outros moradores e comerciantes não concordam com a CET. A Avenida Benedicto Castilho de Andrade que tem o seu inicio na saída da Rodovia Dom Gabriel Paulino Couto e seu término na Avenida Antônio Pincinato, é a via mais acessada do bairro Eloy Chaves. Durante o horário normal, o trânsito ficava carregado por um simples motivo, os veículos estacionavam dos dois lados da avenida atrapalhando o fluxo da via. Já, no horário de pico a fila era enorme, e para se locomover, os moradores e pessoas que precisavam atravessar a avenida perdiam muito tempo com o transito congestionado. O problema não era somente com o congestionamento, o ponto mais importante ficava na parte de segurança, com os carros estacionados dos dois lados, os adultos e crianças que estavam chegando do trabalho e saindo das escolas não tinham a visão para atravessar a avenida, e na correria do dia a dia os motoristas não respeitavam a

sinalização e jogavam carros, motos e até caminhões pra cima dos pedestres. Para o comerciante Alan Romera a mudança foi favorável. “O trânsito esta fluindo melhor, porém, falta conscientização dos motoristas e mais orientação da CET”, comentou o proprietário do Divino Sabor Creperia e Batataria. Com o novo sistema, os comerciantes perderam parte do estacionamento na frente de seus estabelecimentos, no qual era permitido estacionar os veículos e os clientes tinham mais facilidade para chegar aos comércios. Para o comerciante Sandro Pacanaro a nova lei prejudicou os comerciantes, pois o lado de permitido estacionar deveria ser o contrario. “A CET deveria ter consultado os comerciantes antes de definir o lado da proibição de estacionamento dos veículos, colocaram do lado errado, no qual se encontra mais residência do que comércio, por esse motivo não podemos utilizar a frente dos comércios e do outro lado também não, porque a maior parte da avenida se encontra em guia baixa para as garagens”, falou o proprietário da Padaria Pacanaro. A Avenida Benedicto Castilho de Andrade que este ano não foi decorada para as festas de final de ano, ganhou de presente de natal, a discórdia da população do Eloy Chaves.

Rotatória da Av. Benedicto C. de Andrade, alguns motoristas respeitam a faixa de pedestre

Sandro Pacanaro não concorda com a nova lei na avenida

Alan Romera está a favor da nova lei, mas comenta que falta orientação da CET

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


6

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

alimentação

automóvel

beleza

DEZEMBRO/ 13

imóveis decoração

2449-2351 / 2449-2338 98321-1219 Av. Luiz José Sereno, 700, loja 7, Jd. Ermida (Spazio Sereno)

4581-3893 Av. Benedicto Castilho de Andrade, 977 Loja 12, Gal. Primavera, Eloy Chaves

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

DEZEMBRO/ 13

serviços

Lingerie, Acessórios Bijuterias

4581-8546 Av. Luíz José Sereno, 700 Lj 05 Jd. Ermida IISpazio Sereno

para crianças

Moda crianças de 0 a 14 anos Peças direto da fábrica Ótimos preços Desejamos a nossos amigos e clientes um Feliz Natal e Próspero Ano Novo facebook.com/limaopitanga Rua Antônio Geraldo Sivieri, 26 (travessa da Av. Benedito Castilho), loja 3, Eloy Chaves 4581-6424 / 9 7435-0308 9 9982-9433

11 4581-6676

www.imobiliariaserradojapi.com.br

Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1.380, Eloy Chaves

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)

7


8

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Prefeitura prepara

‘estrada-parque’ na Luiz Sereno Jefferson Porto

Obras iniciadas na Av. Luiz José Sereno

O projeto da nova estrutura para a Avenida Luiz Sereno, no Eloy Chaves, foi apresentado no ultimo dia 27 de novembro pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente para o Conselho Gestor da Serra do Japi, que passa a avaliar a proposta em sua câmara técnica. Em sua nova concepção, o trecho entre a Avenida Antonio Pincinato e o posto avançado da Guarda Municipal passa a ser concebido como uma “estrada-parque” em termos de paisagismo e circulação. De acordo com as arquitetas Andrea Lux e Marília Palacine, da Secretaria de Planejamento, a perspectiva para o novo formato desse trecho da avenida que fica dentro do Território de Gestão da Serra do Japi passa a ganhar uma faixa exclusiva para caminhada, no lado direito (da Fazen-

da Ermida) e outra faixa para ciclovia, no lado esquerdo (da Fazenda do Conde). A presidente do Conselho Gestor da Serra, a também arquiteta Rosana Ferrari, elogiou o trabalho, mas lembrou que o encaminhamento final vai depender da análise técnica. Na mesma reunião, a Prefeitura solicitou aos conselheiros os estudos existentes sobre a sinalização visual do cuidado com a natureza. De acordo com Marília, o projeto da “estrada-parque” envolve também uma área de academia ao ar livre. As pistas de caminhada e de ciclovia devem ter largura variando entre 2 e 2,5 metros, prevendo uma faixa verde de separação com a avenida, apesar de seu baixo volume de trânsito exigido pela conservação da biodiversidade da Serra do Japi.

DEZEMBRO/ 13

9º Encontro de Ex-alunos foi sucesso absoluto na FAACG Divulgação

sofreu um acidente em setembro de 1982 e minha mãe Euclésia cuidou dele e faleceu no final do mesmo ano. Sou caçula de sete irmãos e eles acharam melhor eu vir para cá. Tinha nove anos. Sofri muito com a perda de minha mãe. Mas me adaptei e era muito bom viver aqui. Tínhamos uma moeda própria que ganhávamos por bom comportamento e depois podíamos gastar no bazar comprando diversas coisas.”

No dia 30 de novembro aconteceu o 9º Encontro de Ex-alunos da Fundação Antonio-Antonieta C. Gordinho. Mais de 60 pessoas prestigiaram o evento que teve início com um café da manhã de boas vindas, seguido de uma missa celebrada pelo padre Toninho, conhecido da maioria dos ex-alunos, depois um passeio nas dependências da unidade, atividades recreativas, almoço e o encerramento com um café, por volta das 16 horas. Os reencontros entre amigos são sempre emocionantes. As histórias de vidas dos ex-alunos, por mais diferentes que sejam, trazem na bagagem da lembrança a saudade de um tempo vivido, onde os valores morais (caráter, educação, dignidade) foram aprendidos e habitam cada um que por aqui passou. O guarda municipal Antônio Donizeti Doná dos Santos, 41 anos, conhecido por Doná foi aluno na Fundação de 1982 a 1985, quando funcionava como internato e os salesianos cuidavam só de meninos. “Minha mãe era enfermeira e o padre Toninho

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


DEZEMBRO/ 13

9

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

UBS Fazenda Grande promove reunião com Secretário da Saúde Divulgação

A UBS do Fazenda Grande promoveu no dia 27 de novembro uma reunião do conselho gestor com o secretário de Saúde, Cláudio Miranda, para analisar o funcionamento e os avanços conquistados neste ano. Já no dia 28, a unidade realizou uma caminhada no Parque Botânico Eloy Chaves. Na reunião, foi discutida a redução de fila de espera de diversos exames e consultas. “Sentimos uma melhora em diversos setores”, comentou a conselheira Vanda Bianchi, que participou do encontro com outros integrantes do colegiado como João Jason, Antonio de Lima, Benedita Helena e as técnicas Nilza Camilo e Conceição Lourenço dos Santos. O grupo também lembrou a demanda por mais um médico clínico geral. “Os recursos humanos formam um dos grandes desafios, pela defasagem salarial que encontramos. Conseguimos avançar e fizemos um concurso público que vai trazer novos médicos no início do próximo

ano, mas em alguns casos, como ortopedia e neurologia, vamos temporariamente adotar uma solução terceirizada”, explicou Cláudio Miranda. Caminhada Um evento externo programado pela UBS Fazenda Grande foi realizado no dia 28 novembro, no Parque Botânico Eloy Chaves. Os moradores do bairro participaram de um passeio pelo local e depois seguido com a prática de Lian Gong (terapias corporais de origem oriental) com a presença da coordenadora de práticas integrativas da Secretaria da Saúde, Miriam Sanfelice.

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


10

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Banheiros agradam

feirantes e consumidores no Eloy

DEZEMBRO/ 13

TokFinal Decorações;

A qualidade do mundo moderno

Jefferson Porto

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, passou a oferecer banheiros públicos nas feiras da cidade. O primeiro a receber esta inovação foi o Parque Eloy Chaves, no mês de novembro. A reivindicação é antiga e agradou os feirantes. “Pedíamos há muito tempo. E um banheiro chique assim é uma novidade maravilhosa”, comentou Neusa Maria da Silva Bianchin, feirante há 25 anos. “Antes, usávamos os banheiros de bares e comércios da região. Dependíamos da boa vontade das pessoas.” O também feirante Ângelo Cestaroli lembrou que além de quem trabalha na feira, os clientes também pediam banheiro há tempos. “Era uma reclamação frequente. Ficamos felizes com esse olhar que a Prefeitura teve para algo que é importante para nós.” A promoção de infraestrutura sanitária em todas as feiras livres faz parte do Programa de Metas 2013-2016, estabelecido pela administração. “É uma promessa feita pelo prefeito Pedro Bigardi que está sendo cumprida”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, que visitou a feira neste sábado (16), ao lado do diretor Edilson Chrispim.

Divulgação

De acordo com o secretário, os banheiros contam com energia solar para fazer funcionar a iluminação, por exemplo. “Além de ser mais confortável comparado ao banheiro químico, o modelo é ecológico. Esses sanitários são ligados à rede de esgoto, por isso não é necessário tratamento químico.” Segundo ele, o sistema de descarga foi desenvolvido pensando na economia de água. Os banheiros contam ainda com exaustor e pia. Luzes verde e vermelha no alto da porta identificam quando o espaço está sendo utilizado. Cinco módulos, com banheiro masculino e feminino cada um, atenderão as feiras que não têm banheiro. Hoje, Jundiaí conta com 14 feiras livres e 18 varejões, incluindo os dois varejões noturnos.

Localizada na Avenida José Luis Sereno, numero 700, loja 06, no bairro do Eloy Chaves, a TokFinal Decorações conta com uma linha de diversas opções de Pisos Laminados, Persianas, Cortinas e Papel de Parede em Alta Qualidade. O exemplo de sucesso está na união de vários fatores, no atendimento diferenciado, pessoas especializadas na área de decoração e a experiência de quem está a mais de uma década no ramo, Cléverton Guimarães, um dos proprietários da loja, no qual conta em seu currículo a dedicação em um dos setores que mais que cresceu no país. Para transformar a loja em uma das re-

ferencias não somente na região do Eloy Chaves, mas por toda parte do município jundiaiense, a TokFinal Decorações sempre pensou no seu cliente como primeiro plano, por este motivo a pontualidade e competência nas realizações de cada serviço fez a empresa somar pontos e atingir um espaço privilegiado. Solicite um orçamento sem compromisso, os profissionais da TokFinal Decorações irá até a sua casa ou empresa para mostrar o seu catálogo de primeira linha e garantir a tranquilade do seu lar ou espaço de trabalho. Venham conferir!!!

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


DEZEMBRO/ 13

11

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Grupo de ginástica do Eloy Chaves arrecada 150 kg de alimentos Divulgação

ESPAÇO

MATA CILIAR Animais da Adipas serão transferidos para a Mata Ciliar

O grupo de ginástica corporal do AMO (Associação de Moradores) do Parque Eloy Chaves realizou em novembro uma ação solidária. Orientada pelo professor Walter Mendes, da Secretaria de Esportes, a equipe arrecadou 150 quilos de alimentos para ajudar a Casa de Nazaré, instituição que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Essa ação foi muito gratificante para todos e é de fundamental importância a par-

ticipação de todos no apoio a essas entidades que sempre passam por dificuldades. Espero que esse exemplo possa ser seguido por outros grupos da cidade. Fico muito feliz e agradeço a turma de ginástica que se empenhou para realizar esta ação”, disse Walter Mendes. O Projeto Ginástica Corporal da AMO ocorre todas as terças e quintas-feiras, às 18h30 e 20h, na rua Nancy Carlota Neto, 157 Parque Eloy Chaves (contato Elaine 4582-5479).

O bem-estar animal é uma das preocupações do governo Pedro Bigardi, prova disso foi a recente aprovação do projeto de lei que proíbe pesquisas com animais e a transferência da Cobema (Coordenadoria do Bem-Estar Animal) para a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Com esse intuito, a Secretaria de Educação decidiu dar melhor condições à fauna da cidade, após detectar vários documentos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) que apontavam, desde a gestão passada inclusive, falhas nos cuidados com os animais sob responsabilidade da Adipas (Associação Direcionada na Preservação de Animais Silvestres). Outro motivo foi a elaboração de um novo e mais amplo projeto de educação ambiental. “Decidimos não renovar o contrato com a associação e transferir grande parte dos animais para a Associação Mata Ciliar, reconhecida entidade especializada nos cuidados com animais silvestres”, destacou o secretário e vice-prefeito Durval Orlato. “A secretaria já desenvolve projetos com a Mata Ciliar e agora estuda a ampliação em virtude do novo projeto de educa-

Divulgação

ção ambiental para nossas crianças.” Em relação às serpentes, que também se encontram na Adipas, a secretaria informa que serão levadas para o Instituto Butantan, onde terão melhores cuidados e utilidade. A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente também verificou as condições dos animais na Adipas, segundo o diretor de Meio Ambiente Flávio Gramollelli Júnior. “Nossos técnicos encontraram algumas situações consideradas inadequadas, sem contar um laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que aponta o local como irregular para manter os animais”, diz o diretor. “A nossa preocupação é tirá-los o mais rápido de lá.”

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)


12

Auto Elétrica Autrônica - Disk-Baterias (11) 4582-7244

Quem não é visto não é lembrado! Anuncie: (11) 97541-8302 (Vivo) / 96632-8874 (Claro)

DEZEMBRO/ 13


Jornal ELOY REGIONAL - Ed. Dezembro/13  

O PRIMEIRO e mais COMPLETO jornal do ELOY CHAVES e REGIÃO!!! Informação EXATA para os leitores e RETORNO comprovado para os anunciantes!!!

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you