Page 1

w w w . j o r n a l e d i c a o d o b r a s i l . c o m . b r

Belo Horizonte/Brasília

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

Nº 1451

R$ 1,00

Cartão Aluguel pode ser benéfico, mas deve ser utilizado com cautela

Apesar de o Cartão Aluguel estar sendo altamente festejado, o locador deve ficar atento Economia

PÁGINA 5

Sistema de Defesa Social de Minas se destaca no Brasil Lafayette Andrada (foto), novo secretário de Defesa Social de Minas Gerais, afirma que as políticas de segurança pública têm trazido grande efetividade no Estado. O sistema é referência em todo o país. Segundo ele, o maior desafio é fazer com que Minas prossiga sendo vista como exemplo. Haverá parceria com o Governo Federal, com ênfase na prevenção.

Almg

Os dois maiores partidos de Minas Gerais, PSDB e PT, estão trabalhando para promover uma disputa acirrada no pleito de 2012. Na prática, o PT prepara encontros, seminários e renovação de diretórios em diversos municípios. O PSDB ainda está com o assunto apenas nas discussões de gabinetes. Antes, os tucanos precisam resolver a questão da sucessão estadual do partido, para depois criar uma agenda de prioridades visando o interior do Estado.

PÁGINA 3

Opinião

PÁGINA 2

JEditorial

É possível reduzir os gastos com livros didáticos em 50%

Para amenizar o gasto com material escolar, a saída pode ser a compra de livros usados

Educação e Cultura

Quem deseja economizar com a lista de materiais escolares pode comprar livros usados ou efetuar trocas. É possível gastar 50% a menos. A alta nos preços nesse ano chega a 13%. A Associação Nacional de Livrarias justifica que houve aumento nos custos de produção, sem falar nas novas regras gramaticais. PÁGINA 4

Montes Claros sedia a reunião “Lei Geral, Município Legal” Uma reunião pelo Programa Lei Geral, Município Legal ocorrerá em Montes Claros no próximo dia 17 de fevereiro. O presidente da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, destaca as prioridades do programa. Segundo ele, a Lei Geral traz uma série de incentivos para o alargamento dos micro e pequenos negócios. “A União, os estados e os municípios têm de se adequarem à nova norma de forma que ela saia do papel”, diz.

Cidades

PÁGINA 9

Prefeito de Santa Luzia empossa Ronildo dos Santos para secretaria Há várias mudanças na atual administração da cidade de Santa Luzia. O prefeito Gilberto Dorneles, do PMDB, acaba de empossar o novo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte. É o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Ronildo José dos Santos. PMSLA

PT está mais organizado para disputar as eleições de 2012

Política

A Caixa Econômica Federal, que lançou recentemente o Cartão Aluguel, promete que, em fevereiro de 2011, ele já estará à disposição dos usuários de todo o país. Apesar de estar sendo muito festejado, a Proteste – Associação de Consumidores – alerta que é preciso ter cautela. Mesmo se tratando de uma opção ao inquilino para ausentar a figura do fiador, o usuário deverá arcar com anuidade e taxa de manutenção.

Dr. Gilberto Dorneles e Ronildo José: confiança mútua para o bem de Santa Luzia

Cidades

PÁGINA 10


O P I N I Ã O

NOTA DEZ

Novo secretário de Defesa Social aposta em prevenção

Eficiência

Divulgação

A secretária-geral da Câmara de Arbitragem Empresarial (Camarb), Tatiana de Oliveira (foto), tem feito um trabalho exemplar na instituição. Ela recebe elogios pela agilidade e eficiência com que são atendidos aqueles que optam pelo procedimento arbitral.

EDITORIAL Os trabalhos

Q

uem comanda um município precisa, com total urgência, intensificar os trabalhos visando à aprovação, pelas Câmaras Municipais, das áreas de preservação permanente nos espaços urbanos. No Senado, em Brasília, este fato gera muita preocupação. Esse assunto vem sendo bastante discutido. Mineiros, paulistas e cariocas afirmam que, através da Lei 10.257/01, as Leis de Uso do Solo Urbano e os Planos Diretores precisam ser elaborados sob a ótica do desenvolvimento sustentável, mediante consulta às comunidades. É importante que as prefeituras, especialmente do interior, prossigam se adaptando à legislação atual. Este ponto de vista continua sendo defendido pelos senadores durante seus discursos. Os políticos que residem no interior de Minas ainda se fixam nesta situação e encontram-se mantendo contato com os vereadores. Desejam que haja uma decisão rápida com relação ao Plano Diretor. Os estatutos municipais têm como limite os critérios do Código Florestal. Através dele, são definidas como área de preservação permanente as florestas e todas as formas de vagas situadas ao longo dos rios, lagoas, no topo dos morros e nas encostas. Integrantes do governo de Dilma Rousseff prosseguem em permanente discussão com os senadores, como sempre ocorreu durante o Governo Federal presidido por Luiz Inácio Lula da Silva.

EDIÇÃO DO BRASIL Julho Editorial Ltda Cooperativa de Comunicação Social

ARTHUR LUIZ FERREIRA Diretor-Editor EUJÁCIO ANTÔNIO SILVA Diretor-Responsável ESCRITÓRIO CENTRAL - BELO HORIZONTE AV. FRANCISCO SÁ, 360 - PRADO CEP 30.411-145 TELEFONE: (0 xx 31) 3291-9080 Endereços Eletrônicos: jornaledicaodobrasil@terra.com.br e.brasil@yahoo.com.br Site: www.jornaledicaodobrasil.com.br

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

O

José Alves Neto

novo secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, Lafayette Andrada, fala ao Jornal Edição do Brasil sobre as políticas de segurança pública praticadas no Estado durante os últimos anos. Segundo ele, estas políticas têm trazido grande efetividade, fazendo com que o sistema de Defesa Social de Minas seja referência em todo o país. Lafayette está em seu segundo mandato como deputado e chega à Secretaria de Defesa Social (SEDS) após uma impecável carreira política. Para o secretário, manter a qualidade dos serviços púbicos no Estado será um dos principais desafios de sua administração frente à pasta. “Nosso maior desafio é fazer com que Minas continue sendo referência em segurança pública. Para isso, vamos fazer parcerias com o Governo Federal e investiremos com ênfase na prevenção”. Andrada também revela que criminosos de outros estados sabem da efetividade da política de segurança mineira, por isso evitam praticar ações por aqui. “Como as nossas polícias e o nosso sistema de Defesa Social são muito respeitados e efetivos, os criminosos de outros estados evitam atuar em Minas Gerais”.

Como o senhor avalia a política de segurança pública praticada no Estado nesses últimos anos? Minas Gerais, nestes últimos anos, tem sido referência no que diz respeito à Defesa Social. O Estado tem atuado com ênfase na prevenção e também na integração das forças de segurança. Estas políticas implementadas têm trazido grande efetividade, fazendo com que o sistema de Defesa Social de Minas Gerais seja respeitado e visto como referência em todo o país.

LAFAYETTE Andrada: “Minas continua sendo referência em segurança pública para todo o país”

Q

Durante a posse, o senhor afirmou ter recebido com surpresa a indicação do governador para a pasta de Defesa Social. Pela sua experiência política, qual será o maior desafio frente à secretaria? Nosso maior desafio é fazer com que Minas continue sendo referência em segurança pública para todo o país. Para isso, vamos fazer parcerias com o Governo Federal e investir com ênfase na prevenção. Acreditamos que a prevenção é realmente a melhor forma de combater a criminalidade.

A integração das Polícias Militar e Civil, que ocorre em Minas Gerais, aumentou a efetividade do combate à criminalidade? Sem dúvida nenhuma. Um dos eixos principais para que Minas Gerais tenha alcançado tanto êxito na área de Defesa Social é a integração das polícias Militar e Civil. Integração que não se confunde com fusão. Integração é um planejamento combinado visando o combate ao crime. Isso tem dado muito resultado e aumentou significativamente a efetividade do combate à criminalidade.

O senhor acredita que criminosos de outros estados possam estar atuando ou vir a atuar em Minas? Há pouquíssimos casos. A inteligência da polícia e do sistema prisional logo detecta a presença destas pessoas, fazendo um trabalho muito atuante neste sentido. Como as nossas polícias e o nosso sistema de Defesa Social são muito respeitados e efetivos, os criminosos de outros estados evitam a atuação em Minas Gerais. Mas, obviamente, existem alguns casos isolados.

Almg

2

“Um dos eixos que levaram Minas a alcançar tanto êxito na Defesa Social foi a integração das polícias Militar e Civil”

CULTURA INSTITUCIONAL

uando nos referimos à cultura vem logo à mente – o que é natural – as artes, as letras, o nosso patrimônio histórico e cultural. No entanto, a cultura institucional, ou seja, a cultura das instituições públicas e privadas, especialmente das empresas, é cada vez mais importante. Por isso, devemos conhecer o modo como atuam e relacionam-se com a coletividade. De maneira geral, não avaliamos a importância da cultura institucional de empresas como a Petrobras ou os Correios, de um partido político ou de um jornal. Todas estas instituições desenvolvem ou não um modo de ser, de trabalhar e de comportar-se com base em seus recursos humanos, buscando parâmetros que devem ser avaliados em termos de valores, finalidades e problemas a enfrentar. As dificuldades devem ser resolvidas de forma criativa e harmoniosa, entre chefes e chefiados, para receber melhor os clientes que procuram a empresa ou a instituição. Além disso, o bom atendimento fortalece o interesse mútuo entre as partes. Entre os parâmetros que as instituições devem considerar para uma avaliação satisfatória, podemos destacar:

1- Os valores expressos na crença de que: a) o trabalho realizado pode repercutir em mudanças, no sentido de termos um mundo melhor, mais humano e menos discriminatório; b) as atividades realizadas pela organização promovem uma melhor qualidade de vida para a comunidade; c) o pessoal da instituição não é somente um produtor de lucros, mas parte vital dos serviços voltados à comunidade; d) todas as pessoas que atuam nas atividades institucionais devem ser conscientes para questionar a natureza dos trabalhos executados e das tecnologias utilizadas, ao mesmo tempo em que devem se sentir realizadas e contribuindo para o bem comum. 2- Na parte de pessoal, uma clara visão das atividades realizadas, da missão desempenhada, gerando produtos e serviços para o bem comum, a fim de que: a) sejam observados os princípios de justiça e compaixão, influenciando de modo direto e significativo a estratégia adotada, o design e desenvolvimento dos produtos ou serviços; b) os colaboradores explorem as práticas fundamentais e os princípios a serem desenvolvidos nas atividades industriais, comerciais ou correlatas, como uma fonte de criatividade, valores e objetivos; c) as pessoas que cometam falhas involuntárias não tenham medo de perder o emprego; d) a organização, através de seu pessoal, tenha uma visão de longo alcance; e) os empregados tenham sua própria maneira

de ver como a atividade é exercida. 3- O trabalho como fonte de aprendizado para que: a) as pessoas, individualmente ou em conjunto, sejam vistas como aprendizes, em benefício de seus trabalhos e de suas carreiras; b) ele seja, portanto, um processo de aprender a aprender; c) a atitude de apenas cumprir normas e atividades seja desafiada; d) as empresas ou instituições invistam na participação de seus funcionários em eventos culturais, não somente comparecendo, mas participando e aprendendo; e) os grupos se integrem em esforços conscientes e produtivos, considerando a qualidade como fator primordial. Em minha opinião, estes parâmetros são importantes para que o leitor conheça estas e outras características que fazem do trabalho um fator de realização pessoal e coletiva e de afirmação da própria nacionalidade.

Aluísio Pimenta Professor e Membro da Academia Mineira de Letras


P O L Í T I C A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

PT e PSDB se preparam para a guerra de 2012 Uma série de encontros, seminários, criação de novos diretórios e assessoramento político aos prefeitos da esquerda. Estes são alguns dos temas que o PT mineiro pretende colocar em prática a partir do Carnaval. De acordo com o presidente do partido em Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, o objetivo é conquistar o maior número possível de vereadores e prefeitos. Se possível, quer também ampliar a presença nos maiores municípios onde já está no comando, como Contagem, Betim Valadares, Teófilo Otoni, Fabriciano, entre outros. A fala do presidente Reginaldo Lopes não é nova, mas agora o PT já está com uma espécie de cronograma de acontecimentos políticos. Antes de caminharem em direção ao interior, vão tentar costurar a aproximação dos grupos da Capital, especialmente colocando lado a lado os defensores de Patrus

Willian Dias/Almg

Tércio Amaral

Bonifácio Mourão, remédio tucano contra o PT de Valadares Ananias e Fernando Pimentel, falando a mesma língua, tendo em vista a sucessão de Marcio Lacerda. A cúpula petista sabe de uma realidade: para conquistar o Governo de Minas em 2014 vai precisar ampliar sua presença nas mais diferentes regiões, até para facilitar uma aliança com outros partidos. Caso contrário, a sigla estaria fadada a repetir o fracasso de 2010.

PSDB na luta Na orla tucana, a situação ainda não está definida. Existe por lá uma preocupação visando o crescimento do PSDB, porém os membros estão amarados a uma série de problemas. Tudo começa pela base de deputados na Assembleia, com mais de 60 parlamentares aliados do governo. Depois disto, tem a eleição do novo presidente do diretório, já que, como

secretário, Narcio Rodrigues não teria tempo suficiente para montar um projeto de soerguimento do partido. Outra tranca atrás das portas tucanas é o projeto nacional de Aécio Neves. Só depois de todas estas definições haverá um trabalho na direção do interior, segundo fontes ligadas a alguns dirigentes. Mesmo assim, o tucanato está com os olhos voltados para a possibilidade de levar de volta Ademir Lucas à prefeitura em Contagem, o deputado federal Carlaile Pedrosa em Betim, manter Custódio Mattos em Juiz de Fora e trabalhar o nome do deputado estadual Bonifácio Mourão como única chance de tirar a Prefeitura de Valadares das mãos dos petistas. Além disso, pretende lançar o nome do deputado Luiz Humberto para a Prefeitura de Uberlândia e outros nomes em alguns municípios menores, trabalhando ao mesmo tempo para eleger muitos vereadores, tudo no sentido de que o PSDB continue sendo um partido de ponta em Minas Gerais.

Crescem as exportações nas regiões mais pobres de Minas e outros medicamentos, de frutas e carnes”, enfatizou a secretária. No ano passado, 35 novos municípios mineiros entraram na relação de municípios exportadores brasileiros ou voltaram a exportar, segundo levantamento da Central Exportaminas. Entre eles está Comercinho, no Vale do Jequitinhonha, que está vendendo granito. Merecem ser citados também os municípios de São Lourenço, no Sul de Minas, que Almg

Um dos desafios estruturais do comércio exterior de Minas Gerais é aumentar as exportações em todas as regiões do Estado, com atenção especial para os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, Leste e Norte de Minas. A afirmação é da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, ao confirmar o crescimento expressivo que essas regiões, consideradas as mais pobres

Liderança Entre os dez maiores exportadores do Estado, Itabira continua liderando a lista com um total de US$ 6 bilhões. Ocupa o quarto lugar no ranking brasileiro, pelas suas vendas para o exterior de minério de ferro e pedras preciosas, com destaque para rubis, safiras e esmeraldas. Os principais países destinos dos produtos de Itabira são China, Alemanha, Japão, Coréia do Sul e Países Baixos (Holanda).  Ouro Preto está em segundo lugar, com exportações de US$ 3,9 bilhões, em seguida vem Varginha, tradicional exportador de café com US$ 1,7 bilhão. Nova Lima aparece em quarto lugar com um volume de US$ 1,65 bilhão, enquanto Araxá, exportador de ferronióbio, aparece em quinto lugar com vendas totalizando US$ 1,5 bilhão. Completam a lista dos maiores exportadores mineiros, Betim, Ouro Branco, Belo Oriente, Paracatu e Juiz de Fora. Ficaram de fora da lista dos dez maiores, Belo Horizonte e Contagem. 

3

V I G Í LI A S Sucessão no PSDB Um assunto a ser discutido entre políticos influentes do Estado nos próximos dias diz respeito à sucessão do PSDB. O atual presidente, Narcio Rodrigues, não deve continuar, para deixar o partido mais à vontade na tentativa de aumentar o número de prefeitos eleitos no ano vindouro. O deputado Dinis Pinheiro, novo presidente da Assembleia, gostaria de dirigir os tucanos no Estado. Seria uma espécie de renovação dentro da sigla. Ocorre que, a exemplo de Narcio, ele não teria tempo para se dedicar à série de discussões pelo interior, visando o pleito de 2012.

Tucanos II Por conta desta realidade, começam a aparecer nomes com chances de substituir o atual presidente: Eduardo Azeredo, Marcos Pestana, Domingos Sávio e Paulo Abi-Ackel, todos eles deputados federais.

Rodovia do engodo O povão não tem conhecimento sobre os detalhes do contrato de concessão entre o governo mineiro e a Nascentes Fernandes, empresa que administra a rodovia que liga Juatuba, na Região Metropolitana, ao Sudoeste de Minas. A Parceria Público-Privada, funcionando há cerca de três anos, está com cronograma de obras atrasadíssimo. No centro de Mateus Leme, as máquinas estão na pista há cerca de um ano, trazendo transtorno para quem transita por lá. Na entrada de Itaúna, não foi feita uma rotatória. O acesso continua sendo pelo acostamento, atravessando a rodovia para depois seguir em direção ao centro.

Rodovia II Ocorre que o pedágio para carros pequenos é de R$ 3,70, ficando exatamente no trecho entre Mateus Leme e Itaúna. “Uma verdadeira usura”, reclamam as pessoas.

Abaixo à carga tributária Ao conceder entrevista na semana passada, o presidente da Federação das Indústrias, Olavo Machado, falou sobre a necessidade de se fazer as Reformas Políticas tão propaladas do momento, porém lembrou também que seria oportuno o Congresso discutir uma Reforma Econômica que reduzisse a carga tributária.

Olavo II Ainda na mesma fala, o presidente Olavo Machado prometeu que pela primeira vez haverá uma parceria entre a Federação das Indústrias e a Assembleia Legislativa, pois, segundo ele, este pleno entrosamento permitirá à sua entidade planejar melhor o crescimento das indústrias em todo o Estado, inclusive aproveitando o potencial regional.

Carnaval em Janaúba O delegado de Polícia e atual prefeito de Janaúba, José Benedito, diz que neste ano a prefeitura não vai dar um centavo para a realização do Carnaval na cidade, pois o povo precisa de comida e não de farra. Êta delegado cruel, gente...

Carnaval em Belô

TABELA 2011 JORNAL EDIÇÃO DO BRASIL Av. Francisco Sá, 360 – Bairro Prado – CEP:30.411-145 – Belo Horizonte / MG Telefax: (31) 3291-9080 e 3047-8270 – E-mail: jornaledicaodobrasil@terra.com.br

Propriedade de JULHO EDITORIAL LTDA. Janeiro a Dezembro de 2011 CMPJ: 02.456.552/0001-34 Inscrição Estadual: Isento

Números de coluna: 06 Altura da página: 54cm Espaço útil da página: 324cm Pagamento: 15 dias fora à quinzena Data de Capa: Domingo

DOROTHEA comenta sobre as exportações mineiras de Minas Gerais, apresentaram em 2010. Segundo dados da Central Exportaminas, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que realiza mensalmente o Mapeamento das Exportações de Minas Gerais, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), merecem destaque em 2010 os números do Norte de Minas e dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. O crescimento registrado foi superior a 57%, muito próximo à elevada média do Estado de 60%, que reflete em grande medida o desempenho das commodities minerais e agrícolas. “O que estamos percebendo é que todas as regiões estão descobrindo no comércio exterior uma alternativa de crescimento e de desenvolvimento. Só para citar um exemplo, no Norte podemos destacar as exportações de insulina

está comercializando água mineral com o mercado internacional, enquanto Monte Sião, também no Sul do Estado, está negociando produtos têxteis. Apenas no Norte de Minas, três municípios estrearam no comércio exterior no ano passado: Divisa Alegre, Vargem Grande do Rio Pardo e Manga. Já nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de Comercinho, Ataléia, Ponto dos Volantes, Capelinha e Virgem da Lapa passaram a participar do comércio internacional. Foram exportados por esses municípios granito, café, manga, semente de girassol, semente de frutas oleaginosas não especificadas e pedras preciosas. Os principais destinos foram Estados Unidos, Canadá, Holanda, Suíça, Itália e Espanha. Outros destinos menos comuns como Turquia, Moçambique e Peru também foram contemplados com produtos do Norte de Minas ou dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.

Os carnavalescos de Belo Horizonte estão aplaudindo a decisão do prefeito Marcio Lacerda de transferir o Carnaval de 2011 para o Boulevard Arrudas, na Praça da Estação.

Sucessão em Juiz de Fora Esta informação veio de Brasília: o senador Aécio Neves tem compromisso com o deputado Júlio Delgado para disputar a Prefeitura de Juiz de Fora. O tema foi tratado durante a campanha de Anastasia para governador. Os tucanos mineiros estão com um pacote de nitroglicerina nas mãos. Já imaginaram como será difícil tocar neste assunto com o atual prefeito, o veterano Custódio Mattos?

TABELA DE PREÇOS (Centímetro Por Coluna)

Página P&B Policromia Primeira Página:...................... R$ 329,55............................R$ 411,93 Terceira Página:...................... R$ 147,20............................R$ 184,00 Quinta Página:......................... R$ 125,89............................R$ 137,36 Última Página:......................... R$ 211,70.............................R$ 264,63 Indeterminada:........................ R$ 123,16............................R$ 153,95 Publicação Legal:.................... R$ 58,76..............................R$ 73,45 Varejo:..................................... R$ 41,07..............................R$ 51,34 Veículos:.................................. R$ 34,22..............................R$ 42,77 Turismo:................................... R$ 51,48..............................R$ 64,35 Vida:........................................ R$ 34,35..............................R$ 42,93

Observações: Matéria redigida em forma de notícias, terá um aumento de 50/% sobre a página escolhida. Matéria de política ou de interesse privado, preço a combinar. Artes quando solicitadas, preço a combinar. Impressões em off-set, utilizaremos fotolitos em positivo. As autorizações e materiais para inserção devem ser entregues até quinta-feira.

2552-6333


EDUCAÇÃO E CULTURA A pequena bancada do PMDB estadual na Assembleia sofre com o excesso de nomes que se dizem líderes do grupo. Veja: neste momento, a disputa se dá entre o veterano parlamentar Antônio Júlio e o seu colega Sávio Souza Cruz, para saber quem vai efetivamente liderar o grupo. Se ficar Júlio, será algo mais moderado. Em compensação, caso o escolhido seja o Souza Cruz, o Palácio Tiradentes vai tremer, literalmente, comentam jornalistas políticos nos corredores da Assembleia.

PT incita prefeitos Presidente do PT estadual, o deputado federal Reginaldo Lopes disse, na semana passada, que é a favor de uma marcha dos prefeitos contra o governo mineiro. Eles querem um melhor tratamento. “E não venha dizer que é ato político, afinal, em Brasília, é comum haver manifestações deste tipo contra o Governo Federal”, ressaltou. Sabe-se que, na prática, o PT está se movimentando para garantir o maior número de prefeitos eleitos no ano vindouro.

“Via Estressa” Os criativos belo-horizontinos já estão denominando de Via Estressa a nossa Via Expressa, que tanto tormento traz para os motoristas, especialmente diante de engarrafamentos enormes no trecho central da Capital. Ufa...

Azeredo e o Metrô Na semana passada, o deputado federal Eduardo Azeredo voltou a criticar o Governo Federal pelo fato de ter literalmente abandonado as obras do Metrô da Capital mineira. “Como senador, coloquei muita verba das denominadas emendas parlamentares, porém, apesar de todo meu esforço, o Metrô em direção ao Barreiro está parado há doze anos. Isto é um absurdo”, comenta.

Eleição na Assembleia Nesta terça-feira, dia 1º, o empresário e deputado Dinis Pinheiro, do PSDB, será consagrado presidente da Assembleia. O segundo cargo mais disputado da Mesa, o lugar de secretário-geral, deve ficar com o representante do PTB, Dilzon Melo.

Exagero de poder Os representantes do Ministério Público aparecem nas páginas de jornais exigindo o fim do pagamento das aposentadorias dos ex-governadores. Acontece que existem advogados que garantem o seguinte: “O Estado só paga estes benefícios porque existe uma lei para isto. Então, quem tem que revogar a situação é a própria Assembleia, já que o Ministério Público não tem poder de legislar, embora talvez fosse este o seu desejo”, ironizam.

Gabinete enxuto Ao se instalar em seu gabinete de vice-governador, Alberto Pinto Coelho fez questão de nomear apenas três ou quatro assessores. Quer primeiro reconhecer o terreno, para depois tomar outras decisões.

Cidade feia No passado, Contagem era tida como cidade industrial. Depois, perdeu este título. Hoje, não é industrial e muito menos uma cidade gostosa para se morar. Enquanto isto, a prefeita Marília Campos se isola em seu gabinete, não atende vereadores, jornalistas e outras lideranças, deixando os bairros apodrecendo nos problemas. Um horror, segundo denúncia de moradores de diversas regiões.

Coisas do futebol No jogo amistoso do Atlético contra o River Plate do Uruguai, em Sete Lagoas, que terminou em 1x1, os locutores de rádio e TV tentaram arrumar uma desculpa para a má apresentação do Galo. Foi uma coisa terrível.

Outra do futebol A premiação do Troféu Telê Santana deixou parte da torcida aborrecida pela escolha de Dorival Júnior como o melhor técnico do ano passado. Para muitos, o técnico deveria ser o Mauro Fernandes, do América, que levou o time para a Série A. Outra opção seria o Cuca do Cruzeiro que foi vice no Brasileiro.

HOMENAGEM Aricélio Simões V 22-01-2011

Que seus amigos e parentes, após prestar justa e solene homenagem, reflitam sobre a nobreza de sua alma que tanto bem propagou enquanto de sua vivência nesta terra.

Deus escreveu a sua história. Fátima Aguiar

Felipe José de Jesus É no início do ano que os pais precisam abrir os bolsos para aplicar parte de suas economias no estudo dos filhos. Nessa época, além dos tributos rotineiros, como IPVA e IPTU, é preciso gastar com a compra dos materiais escolares, que estão apresentando alta nos preços de cerca de 13% com relação a 2010, principalmente os livros didáticos exigidos pelas escolas particulares. O aumento, anunciado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL), assustou os consumidores. Em nota, o órgão afirma que a diferença pode chegar a 8%. O acréscimo é justificado pela alta nos custos de produção e a inserção da nova ortografia. Para amenizar o gasto, a saída pode ser a troca e a compra de livros usados. Essa atitude pode gerar uma economia de até 50%. Algumas edições adotadas por escolas particulares podem ser encontradas em sebos e livrarias com ótimos preços. Os livros de literatura saem por R$26, mas podem ser trocados por R$10. Com a procura pelos usados, quem vem lucrando são os comerciantes do setor,

Alternativas Em Belo Horizonte é possível encontrar algumas lojas e sites que trabalham com vendas e trocas de livros usados. Umas das opções pode ser a Livraria Dona Clara, localizada na Rua São Paulo, 656, Centro, dentro da Galeria do Ouvidor, Loja B02, ou pelo site Zura, que oferece anúncios de livros didáticos usados pelo www. livros.zura.com.br. Tem também o site Novo Sebo Vídeo Livraria (www.videolivraria.com.br) e a Livraria Savassi, que fica na Rua Viçosa, 11, no Bairro São Pedro.

COM A PROCURA pelos livros usados, quem vem lucrando são os comerciantes

enquanto alguns consumidores aproveitam o momento para pesquisar preços e descontos. De acordo com Luciano Mendes, proprietário de uma papelaria na Capital, a procura este ano está maior devido ao aumento inesperado nos valores. “Do dia 6 de janeiro para cá, já recebemos 25 encomendas de alguns livros de 5ª a 8ª série, todos usados. Os pais querem economizar. Neste ano estou trabalhando com venda e troca e dando um desconto nos pagamentos à vista. Nas vendas de livros novos, registramos um acréscimo de 8%, já nas trocas e vendas de usados

tivemos aumento de 16%, o dobro”, avalia o comerciante. “Meu gasto seria mais ou menos de R$620 com livros. Com a troca e compra de usados, devo reduzir para R$310, uma economia de praticamente 50%. Tive que comprar alguns livros novos por causa da atual regra ortográfica, por isso paguei R$120 em algumas edições. Com a troca, por exemplo, o livro de história novo, que custa R$113, foi comprado por R$32, uma diferença de R$81. Vale a pena demais”, comenta a gerente de vendas, Daniela Fontes, mãe de dois filhos, alunos do Colégio Bernoulli.

Itabirito ganha biblioteca com mais de mil livros O s mais de três mil jovens atendidos pelo Núcleo de Assistência à Juventude da Prefeitura de Itabirito passarão a contar, a partir de fevereiro, com a biblioteca “Desenvolvendo no Mundo das Letras”. O prefeito Manoel da Mota diz que este é um investimento no futuro de Itabirito. “Só a educação pode transformar o nosso país”, avalia. A biblioteca será instalada na recepção do Núcleo, com um acervo composto por diversas publicações voltadas para a capacitação dos jovens. Também haverá livros de literatura, revistas e jornais. “Muitos jovens chegam mais cedo para as aulas e aguardam na recepção. Por isso, resolvemos transformar este espaço em oportunidade e incentivo à literatura”, destaca Gilmar Inácio Pereira do Carmo, gestor do Núcleo.

Já são cerca de mil livros doados pelos próprios jovens durante as inscrições. A expectativa é de que a coleção chegue a mais de três mil livros e periódicos. A população também pode doar, levando as coleções diretamente ao Núcleo ou ligando para o telefone (31) 3563-1765. Além disso, haverá dois computadores com acesso à internet, cabines individuais de leitura e um lounge com sofás e puffs.

Novidades

A inauguração da Biblioteca marca a abertura do semestre letivo do Núcleo de Assistência à Juventude e é uma das novidades apresentadas pelo projeto neste ano. Além das oportunidades para jovens de 15 a 35 anos, também serão oferecidos cursos para os pais, com início pre-

Agnaldo Montesso/PMI

Fogueira das vaidades

Livros didáticos usados reduzem gastos em 50% JEditorial

V I G ÍLIAS DOBRADAS

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

FUNCIONÁRIOS do Núcleo fazem a catalogação dos livros doados

visto para março, totalizando mais de 3.500 beneficiados. Outra iniciativa é a Caravana para Juventude, que leva os serviços oferecidos pelo Núcleo para a Zona Rural, em visitas aos distritos uma vez por mês, sempre

aos finais de semana. “O projeto valoriza a autoestima. É uma oportunidade para que os atendidos tenham acesso à política pública e a qualificação profissional”, ressalta Gilmar.

Epamig republica livro sobre práticas agrícolas Recomendações práticas para o manejo de diversas espécies agrícolas estão entre os destaques do livro “101 Culturas – Manual de Tecnologias Agrícolas”, lançado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em 2007. A publicação, coordenada pelos pesquisadores da Unidade Regional Zona da Mata, Trazilbo José de Paula e Madelaine

Venzon, estava esgotada e foi reimpressa no final de 2010. O livro destaca os aspectos mais relevantes para o cultivo de cada uma das variedades abordadas: importância econômica, exigências climáticas, épocas mais adequadas de plantio, cultivares disponíveis, produção de sementes ou mudas, espaçamento e densidade de plantio, preparo do solo, operações de calagem e

adubação, irrigação, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, colheita e comercialização. Para abordar temas tão distintos de maneira abrangente, a equipe do livro contou com a participação de 178 autores, entre professores e pesquisadores de 19 instituições do país. Informações pelo e-mail: publicacao@epamig.br, Telefax: (31) 3489-5002.

SP Consultoria Empresarial e Institucional Ltda. Estratégias em Saúde Consultoria e Assessoria Especializada às Secretarias Municipais de Saúde nas áreas de: Gestão Organizacional Planejamento Estratégico e Situacional Programação Assistencial Instrumentalização e formalização legal do FMS

Gestão orçamentária, Financeira

e Patrimonial do FMS Políticas Governamentais de Saúde Geoprocessamento Assessoria Jurídica

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1890 - Conjunto 1108 - Bairro Sion Belo Horizonte / MG - Cep 30320-000 Fones: (31) 2555-5179 / 2535-5180 - Fax: (31) 2555-1807 E-mail: sp.consultoria@yahoo.com.br

Epamig

4


5

E C O N O M I A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

Cartão Aluguel chega a todo o país em fevereiro Alerta Os consumidores devem ter cautela na hora de aderirem ao Cartão Aluguel, alerta a Proteste – Associação de Consumidores. De acordo com a entidade, mesmo se tratando de uma opção ao inquilino para ausentar a figura do fiador, o cartão pesará no bolso do usuário, que deverá arcar, além da anuidade de R$96, com a taxa de manutenção do cartão de 6,67% ao mês. Ao final de um ano, esse encargo será equivalente a 80% do valor de um aluguel mensal, contabiliza a associação, que aconselha o inquilino a pesquisar também outras modalidades, como o depósito caução e o seguro-fiança. A entidade alerta que nas opções oferecidas pelo mercado que evitam a contratação de um fiador constata-se que há prejuízo do inquilino.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Dárcio Lopardi Mendes, deferiu, no dia 18 de janeiro, liminar contra a lei municipal que obriga fornecedores e prestadores de serviços de Belo Horizonte a fixar prazo para entrega de produtos ou realização de serviços aos consumidores. A liminar foi consequência de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), ajuizada pelo Departamento Jurídico do Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos Filiados no dia 11 de janeiro, visando defender não somente os direitos e interesses do comércio, mas também todos os fornecedores localizados em Belo Horizonte, que poderiam sofrer consideráveis prejuízos em relação aos instalados em outras cidades. A legislação atingiria, principalmente, as pequenas empresas da Capital, que teriam que arcar com custos de uma logística sofisticada. Com a concessão da liminar, a Lei Municipal nº. 10.055, sancionada pelo prefeito Márcio Lacerda no dia 28 de dezembro do ano passado, deixa de ter efeito. A Lei obriga os estabelecimentos localizados no município a, no ato de conclusão do negócio com o consumidor, estabelecer e formalizar documento em duas vias fixando a data e o horário da entrega do produto e do término do serviço, se for

Fecomércio

Liminar do TJMG suspende lei municipal

gos, recebendo a visita de cerca de três mil pessoas diariamente. Os principais produtos comercializados são carne, comidas e bebidas típicas regionais, hortifrutigranjeiros, temperos, artesanato, roupas e calçados. O local também possui bares e restaurantes que vendem o melhor da culinária do Norte de Minas. O logradouro deve ser reformado em breve, assim que for liberada uma verba específica, através da Caixa Econômica Federal (CEF). O Projeto elaborado pela prefeitura visa

ampliar o espaço para venda de produtos, prestação de serviços e estacionamento. Outro objetivo é criar uma estrutura ideal para realização de festas e eventos já tradicionais em Montes Claros. O Mercado Central possui, ainda, um posto da Polícia Militar, o que garante maior segurança aos feirantes e consumidores, bem como aos visitantes. A unidade também é responsável pelo reforço do patrulhamento na área central e foi implantada através de parceria com a prefeitura.

O MAIOR movimento ocorre aos sábados e domingos

Fiemg

O DIPLOMATA Wilfried Grolig elogiou a disposição mineira seminário, seguido de rodadas de negócios. Quarta economia do mundo, a Alemanha é considerada a locomotiva econômica da Europa sob diversos pontos de vista – maior compradora e vendedora de produtos e serviços para a maioria dos países do bloco, líder mundial em tecnologias em diversos setores. Minas Gerais tem saldo na balança comercial com

Mercado em MOC gera empregos e registra grande volume de negócios

Inconstitucionalidade uma vez que, de acordo com as Constituições Federal e Estadual, os municípios não têm competência para legislar sobre questões relacionadas ao consumo. “Além disso, a lei prejudica a livre iniciativa e a concorrência, considerando que os fornecedores de outros municípios não estariam obrigados a seguir essa lei, ficando livres das sanções”, argumenta. A liminar suspende a eficácia da Lei Municipal nº 10.055 até que o mérito da ação seja julgado, em data ainda a ser definida. Até lá, os fornecedores de bens e serviços da Capital não estão obrigados a cumprir os artigos da lei.

Olavo Machado recebe delegação da Alemanha O potencial de parceria entre médias e pequenas empresas foi o tema da reunião realizada entre o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado Jr., com a delegação liderada pelo embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig. O diplomata elogiou a disposição mineira para buscar os interlocutores corretos com base nas diversas cadeias produtivas. “Entendemos que deve haver um diálogo setorial de mão dupla”, afirmou o líder empresarial. Em sua primeira visita a Minas Gerais, o embaixador afirmou estar impressionado com o desenvolvimento da economia. “Existe grande interesse no Brasil, e as missões trazem delegações cada vez mais fortes”, observou o embaixador. Ele citou como exemplo o caso de empresários do Estado alemão de Baden-Württemberg, que estarão na Fiemg no dia 16 de fevereiro para se encontrarem com industriais mineiros num

A CAIXA Econômica Federal espera que 300 imobiliárias se cadastrem em todo o país

O Mercado Municipal Central, administrado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, registra um volume de negócios que movimenta em torno de R$180 mil por dia, cerca de R$2 milhões por mês e R$24 milhões anualmente. Ao todo, são 524 barracas, cujos proprietários e funcionários têm condições de empregos, com maior geração de renda. O maior movimento do logradouro, considerado ponto de encontro da população, ocorre aos sábados e domin-

Renato Faria: “Lei municipal que obriga empresas a fixarem data e horário para entrega de produtos e serviços é inconstitucional”

o caso. A Lei também prevê sanções administrativas, civis e criminais baseadas no Código de Defesa do Consumidor, podendo o fornecedor ser multado na importância de R$400,00 a R$750.000,00. Além disso, a legislação dá o direito ao consumidor de reaver o valor pago em no máximo 24 horas se o prazo acordado não for cumprido. A Lei nº 10.055 foi originada do Projeto de Lei de autoria da vereadora Maria Lúcia Scarpelli. De acordo com o consultor jurídico do Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos Filiados, Renato Faria Rodrigues, a entidade entrou com Ação Direta de

JEditorial

A advogada e sócia da Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados, Renata Lange Moura, compactua da mesma opinião divulgada pela Proteste. “O usuário não pode desconsiderar o custo de tal garantia, que corresponde, anualmente, a 80% de um locativo mensal, mais o valor da anuidade (R$96), e tampouco deve ignorar a taxa de juros que lhe será cobrada em caso de inadimplemento da fatura”. A advogada sustenta que a principal vantagem para o locador é a garantia de recebimento de até 12 aluguéis, mesmo que o usuário esteja inadimplente com suas obrigações na CEF. “Apesar de o produto estar sendo altamente festejado na mídia, o locador deve ficar atento ao fato de que a garantia se limita ao valor do aluguel, de modo que encargos da locação não satisfeitos, multas contratuais inadimplidas, eventuais avarias no imóvel e custas e despesas judiciais ficam desprovidas de garantia”, diz a especialista.

Fábio Marçal/PMC

como um cartão convencional. Quem não é cliente da Caixa também terá direito ao produto, mas precisa fazer o cadastro.

a Alemanha, que é o terceiro principal destino das vendas externas industriais mineiras. O embaixador estava acompanhado do cônsul-geral da Alemanha, Michael Worbs, do primeiro conselheiro de Assuntos Econômicos da Embaixada, Manfred P. Emmes, do cônsul-honorário de Minas Gerais, Hans Kampik, e do CEO da Treffer,Victor Sterzik.

Governo tem mais de R$ 600 mi para publicidade em 2011 O Governo Federal terá, em 2011, R$ 622,8 milhões para aplicar em publicidade. Pouco mais de 30% (R$ 210,3 milhões) serão destinados a anúncios diretamente vinculados à Presidência da República, detentora do maior orçamento entre todas as pastas dos três poderes. As informações foram divulgadas no site da ONG Contas Abertas.

Verba A segunda maior verba está prevista para o Fundo Nacional de Saúde (FNS), que teve orçamento aumentado na comparação com 2010, passando de R$ 120,2 milhões para R$ 139,2 milhões. O Ministério do Esporte vem em seguida, com R$ 44,2 milhões, 38 milhões a mais do

epocanegocios.globo.com.br

A partir de fevereiro, o Cartão Aluguel, lançado pela Caixa Econômica Federal no último mês de dezembro, deve estar disponível aos usuários de todo o país. De acordo com o banco, ele garante o pagamento de aluguel sem a necessidade de contratação de um fiador ou garantia adicional. Inicialmente, o Cartão Aluguel começou como um projeto piloto em quatro imobiliárias, em São Paulo (2) e Goiânia (2). A Caixa espera que, com a abertura do processo, 300 imobiliárias se cadastrem em todo o país. O processo de locação por meio do cartão deve ser realizado em uma das imobiliárias credenciadas, que irão comercializar o plástico, bem como em uma das agências da CEF. O banco garante à imobiliária o recebimento de até 12 parcelas de aluguel não pagas nas locações de imóveis residenciais. O cliente terá o limite-aluguel, usado somente para pagamento de aluguel nas imobiliárias, e o limite-rotativo, para compra em estabelecimentos comerciais,

O GOVERNO Federal terá cerca de R$ 622,8 milhões para aplicar em publicidade

que no ano passado.

Levantamento Ainda conforme levantamento do Contas abertas, em 2010, foram gastos pela administração direta federal

quase R$ 650 milhões com campanhas midiáticas, mais de R$ 1,7 milhão por dia em publicidade governamental. A exemplo deste ano, a Presidência da República abarcou a maior parte da verba: R$ 199,3 milhões.


6

G E R A L

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

DA COCHEIRA

A NI V E RS A RI A NT E S Domingo, dia 30 de janeiro Domingo, 26 de dezembro

Dr. Roberto Campelo Jornalista Naves – Rádio Itatiaia Zé Otávio Milton de Sousa Lívia Figueiroa

Interessante a notícia de que nenhum empresário se interessou em construir a nova rodoviária de Belo Horizonte. O edital, que prevê a construção por conta do empreendedor e um prazo de 25 anos para explorar o terminal não agradou a ninguém.

Segunda-feira, dia 31 Segunda-feira, Radialista Eli Diniz dia 27

Jornalista Lena Brandão Sra. Glaydes Costa Martins (esposa do desembargador Lúcio Urbano) Adilson Leite de Sousa Terça-feira, dia 1º de fevereiro Vilma Pereira Dias Publicitário Marcos Soares Advogado Aristóteles Atheniense

Falando em Terminal Rodoviário, a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, conseguiu emplacar o seu na conta de um empresário que vai fazer o novo shopping daquela cidade. Serão diplomados no curso de Direito, no dia 09 de fevereiro, no Minascentro, Wagner Benício Gomes e sua esposa, Sônia Gomes. Formado ainda em Administração de Empresas, Wagner é assessor do atual senador Eduardo Azeredo, deputado federal.

O EX-PRESIDENTE Lula irá receber um salário mensal de R$ 13 mil do PT, por ser presidente de Honra do partido. Ele vai receber o mesmo que recebia antes de se eleger para o Palácio do Planalto. Durante todo o tempo em que ele foi presidente do partido e depois presidente de Honra, recebeu esse salário. Antes, a sigla chegou a pagar o aluguel de uma casa para ele morar na capital paulista. Agora, além do salário de aposentado do INSS, que está em torno de R$ 3 mil, e do salário de ex-preso político (Lula ficou preso alguns dias em São Paulo na década de 70), ele passa a receber o salário do PT. A dúvida é se ele vai requerer aposentadoria de ex-presidente. ALIÁS, falando nisso, tem gente criticando alguns ex-governadores que recebem salário de aposentado em Minas. Mas é bom lembrar que existem muitas pessoas recebendo polpudas aposentadorias por terem sido presos políticos ou contra o Governo Militar. O ex-capitão Carlos Lamarca, que se desertou do Exército para ser guerrilheiro contra o regime instalado naquela época, ganhou aposentadoria de general com a respectiva pensão sendo paga a seus familiares. Carlos Heitor Cony, que como jornalista foi censurado pelo Regime Militar, e Ziraldo, que foi um dos editores do Pasquim, semanário que nunca

Terça-Feira, dia 28

Enquanto isso, Contagem continua sem rodoviária. Lá os passageiros enfrentam frio, sol, chuva e poluição para pegar um ônibus intermunicipal na cidade industrial.

Quarta-feira, diaLuiz 02Bacarini Ex-deputado José

Radialista Vera Eduardo Lima Jornalista Godoy Advogado Camilo Lelis do Prado Dr. José Ribeiro de Oliveira Publicitário Elzio Costa

Quarta-feira, dia 29

Carnaval – O prefeito Marcio Lacerda decidiu fazer o Carnaval da cidade no Centro, como todas as escolas e blocos reivindicavam. O prefeito só decidiu depois que a TV Globo enfiou goela abaixo da prefeitura o Réveillon, com a presença de mais de 150 mil pessoas. Pena que a decisão tenha sido tomada de última hora. Mais uma vez a prefeitura vai gastar em vez de investir.

Quinta-feira, dia 03

Ênio José Alves Tio Martins Augustinho Carlos da Silva Jornalista Solange Bastos – Rádio Itatiaia Luiz Gherardi Médico Breno de Castro Ferreira Junior Afonso de Araujo Paulino (Minhoca)

Quinta-feira, dia 30

Ex-deputado Tannus Sexta-feira,Samir dia 04 Professor Messias Franco Radialista Roberto Vitória França Radialista Mauro Neto Jornalista Antônio de Faria Júnior Sexta-feira, dia 31 Sra. Zulma Braga de Oliveira, esposa do Márcio Cunha Jornalista Francisco Sra. Wanda Moreira Brant Pessoa Duarte, Moacir esposaRosa do Marcos Pessoa Ochalina RadialistaValesca RobsonTorres Laureano

deixou de sair na época da Ditadura, receberam indenizações e continuam recebendo salário porque foram censurados pelo Regime Militar. Como se vê, o escândalo de aposentadorias não está apenas no âmbito dos ex-governadores.

Sábado, dia 05janeiro de 2011 Sábado, 1º de Radialista Milton Teodoro – Manoel Victor Pascoal da Rádio Itatiaia Edmundo César Ramos Rui Cunha – Contagem Joaquim Quirino Ferreira Carlinhos Barcelos Arthur Luiz Ferreira – Edição do Brasil

BURACOS – Não se pode deixar de registrar uma ação executada em tempo recorde na cidade, o trabalho de recomposição asfáltica de ruas e avenidas que ganharam buracos com as últimas chuvas. O mesmo não se pode dizer de Pedro Leopoldo, que fez aniversário na última quinta-feira. Lá o prefeito Marcelo Gonçalves não conseguiu tapar os buracos das chuvas até agora.

A todos, os nossos Parabéns!

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus, recebeu, no dia 25, em Belo Horizonte, a diretoria da Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur) e apresentou as novas competências da pasta publicada na Lei Delegada nº 180, de 20 de janeiro de 2011. Segundo o secretário, a partir da publicação, foram ampliadas as finalidades da Secretaria d e E s t a d o d e Tu r i s m o (Setur), que, além das estratégias de promoção e divulgação, têm como foco investimentos em infraestrutura turística, em capacitação, no incentivo à instalação de empreendimentos turísticos e na recuperação de estética urbana e ambiental das cidades. “Iniciamos esta gestão com olhar atento para os nossos municípios. Queremos levar melhores condições para as nossas cidades para que suas lideranças, juntamente com a iniciativa privada e os prestadores de serviços turísticos, possam, efetivamente, realizar a política pública na ponta”, afirmou.

ICMS Turístico Também durante o encontro, o secretário lembrou que Minas Gerais é o

Gil Leornadi/Secom

LAZER E TURISMO Secretário apresenta projeto para Federação dos Circuitos Turísticos

A REUNIÃO aconteceu na Cidade Administrativa primeiro Estado brasileiro a passar recursos diretamente para os municípios aplicarem na atividade através de parcelas de distribuição do ICMS Turístico. “Estamos dando um grande passo para o fortalecimento do turismo mineiro. Somente em 2011, aproximadamente R$ 7 milhões serão destinados a 44 municípios de nosso Estado”, ressaltou. O secretário espera que em 2012 pelo menos 300 municípios estejam aptos e habilitados para receberem o recurso. Para isto, os requisitos mínimos são: participar de uma Associação de Circui-

to Turístico reconhecida pela Setur, ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo, possuir Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo constituídos e em funcionamento.

Sintonia As Associações de Circuitos Turísticos são consideradas pelo Governo do Estado como Instâncias de Governança e braço de execução da Política Pública do Turismo em todas as regiões de Minas Gerais. Para o presidente do Conselho Consultivo da

Fecitur, Eduardo Oliveira, a reunião demonstrou a sintonia entre a entidade e a Secretaria. “Existe um alinhamento de ideias entre as necessidades dos Circuitos Turísticos e as propostas da Secretaria. Acho que o turismo mineiro terá muito a ganhar daqui para frente”, concluiu.

Inventário de Turismo para a estruturação de Mariana

A prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lança, no dia 10 de fevereiro, o Inventário Turístico de Mariana, Invtur. O documento reúne toda a oferta turística do município, com hotéis e restaurantes, principais atrações, roteiro noturno e cadastro dos artistas e do comércio da cidade. Produzido em um período de três a quatro meses, o Invtur traz um balanço da situação turística da cidade, o que auxiliará o comércio, os artistas e todo e qualquer tipo de produtor ou prestador de serviço que dependa do turismo. O Inventário da Oferta Turística é um instrumento básico para o planejamento estratégico de Mariana, promovendo o conhecimento detalhado da oferta que o destino dispõe para exercer suas atividades turísticas. O evento de lançamento do Inventário ocorre no dia 10 de fevereiro, no Centro de Convenções, das 8h às 16h, e contará com apresentações

de trabalhos realizados pela AGTURB e do sistema do Invtur, além de uma palestra sobre turismo com Ubiraney de Figueiredo Silva, presidente da Associação do Circuito do Ouro.

Como funciona O Sistema de Inventariação da Oferta Turística é dividido em perfis, que têm diferentes níveis de acesso, dependendo do seu papel no processo. Somente têm acesso ao Sistema para inserção das informações as pessoas que possuírem login e senha. Essas pessoas são as que participam, em cada esfera, do processo de inventariação do município. Contudo, um “visitante” poderá ter acesso às informações do inventário já concluído ou saber a situação dos inventários em processo aberto. Para mais informações, acesse o site www.inventario.turismo.gov.br.

Divulgação

Pessoal

JORNAL DO ACIR ANTÃO

Convidados Também participaram do encontro o presidente da Fecitur, Francisco Melo, o secretário da instituição, José Maurício Carneiro, e a presidente da Comissão de Licitação, Daly Batista.

O INVTUR de Mariana traz um balanço da situação turística da cidade


EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

S O C I A L

7

Editada por Emilienne Santos

mili.edicaodobrasil@globo.com

Fotos:Eloy Lanna

SKAL 2011

O ATUAL secretário de Estado do Turismo, deputado Agostinho Patrus Filho, e a ex-secretária Érica Drummond

OS SKALEGAS Marco Aurélio, Rose, Murai e Antônio

ENDETUR O EMPRESÁRIO baiano Sérgio Gordilho informa que já está confirmada a quarta edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia (Entur), para os dias 18 e 19 de agosto de 2011, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. Para esta edição, Gordilho, que preside o evento, afirma que os expositores já reservaram 25% dos 289 estandes disponíveis. A EXPECTATIVA é grande para este ano. Serão mais de 500 expositores distribuídos nos 289 estandes. Em 2010, foram 3,3 mil metros quadrados e para este ano já estão reservados sete mil metros quadrados. A quarta edição do Entur também disponibiliza novo site www.enturbahia.com.br, com informações e notícias sobre o evento.

BELEZA E MODA NOIVA O BEAUTY EXPERT Marcus Martinelli viajou para Buenos Aires com a fotógrafa Vanessa Kohler para a produção de fotos de um catálogo de moda noiva com vestidos da Tete Rezende Bouquet. Uma modelo local será contratada para o ensaio que irá retratar todo o romantismo e sensualidade da capital argentina.

OS HOMENAGEADOS, Agostinho Patrus Filho e Érica Drummond, com os anfitriões Antônio da Mata e Márcia

A ENTREGA do buquê: Érica Drummond, Antônio da Mata e Beth Pimenta

TERCI Rodrigues, Araci Neves Rosa, Cristiane Nobre e Carlos Dias

PARA O PRIMEIRO evento de 2011, o Skal reuniu em peso os skalegas, amigos e parceiros em um delicioso almoço no restaurante Vila Árabe. O encontro aconteceu no dia 27 de janeiro com direito a apresentação de uma belíssima dançarina da envolvente Dança do Ventre. O ALMOÇO aconteceu em homenagem aos serviços prestados e ao grande trabalho realizado pela nossa ex-secretária de Estado do Turismo, Érica Drummond. A ela foram entregues o tradicional buquê de rosas e a placa como agradecimento de todos os membros do skal. PRESENTE também o atual secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, que foi recebido com grande expectativa de um bom trabalho durante os próximos anos. Foi dado a ele todo apoio do trade mineiro.

ANO NOVO CHINÊS SETE PERFORMERS da produção KÀ do Cirque du Soleil fazem sua primeira apresentação em Nova York durante a parada de rua do Ano Novo Lunar Chinês. A festa que ocorre no bairro de Chinatown, e é a maior festividade do gênero nos EUA, contará com coreografias embasadas nas artes marciais tradicionais chinesas e brasileiras. O SHOW, baseado em dois gêmeos imperiais que fazem sua jornada em busca dos guerreiros do Exército, utiliza o percurso do desfile para encenar parte do espetáculo. Com diversas acrobacias de tirar o fôlego, KÀ apresenta uma combinação de diversas performances folclóricas, como a tradicional opera chinesa, o Wushu e a capoeira. Os movimentos dirigidos por Robert Lepage garantem uma mistura eclética de lutas, projeções, fantoches e ações que desafiam a gravidade. A PARADA do Ano Novo Lunar Chinês em Nova York acontece no domingo, dia 6 de fevereiro, no Sarah Roosevelt Park (entre a Grand e Forsyth St.)

PARQUE ECOLÓGICO E ECOTURISMO O MINISTRO de Turismo e Relações Econômicas, Franklin Meyers, aprovou o estabelecimento do Parque Marinho Man of War Shoal. Localizado no “The Proselyte Reef complex”, conta com um extenso banco de corais e flora marinha, além de ser o mais importante habitat marinho de St. Maarten. O RECONHECIMENTO do complexo como área de preservação ambiental foi tomado como prioridade na gestão de Meyers, por conta de seu inestimável valor cultural e da intrínseca relação ecológica entre o turismo e a economia pesqueira local. Ao se estabelecer um equilíbrio ecológico, o número e a variedade de cardumes aumenta consideravelmente. CONSEQUENTEMENTE, passa a fomentar tanto a atividade pesqueira quanto a gerar diversidade de espécies necessária para transformar o parque em uma atração obrigatória para amantes do mergulho e observadores de espécies. De acordo com os estudos conduzidos pela St. Maarten Nature Foundation, a biodiversidade dessa área (em particular a barreira de corais) é capaz de fomentar diversos setores ligados à ecologia e gerar uma receita na casa dos US$ 50 milhões anuais. E há ainda a garantia de preservação de um patrimônio ambiental em concordância com o Protocolo da Specially Protected Areas of Wildlife (SPAW) e órgãos responsáveis como o Federal Decreee on Maritime Management.

THEREZA Madi e Gabi Madi

OTHON FECHA 2010 EM ALTA O BELO HORIZONTE Othon Palace teve no ano de 2010 a melhor performance da Capital mineira no que se refere à taxa de ocupação. A média foi de 74%, enquanto a dos principais hotéis da cidade ficou em torno dos 67%. A RECEITA operacional do hotel também teve resultados expressivos. De acordo com o gerente geral, Pedro Varella, se comparado com 2009, o incremento foi de mais de 19%, acima 13% do orçado. O lucro teve incremento de 34% se comparado com o mesmo período do ano anterior. DE ACORDO com Varella, esses números foram possíveis devido ao aumento da demanda de eventos realizados, tanto nos centro de convenções do hotel, quanto em espaços diversos pela cidade, como Minascentro e Expominas. PARA 2011, Varella afirma que espera superar em 10% a receita operacional e em 2% o lucro alcançado em 2010. O hotel também pretende investir ainda mais na capacitação dos colaboradores.

PRIMEIRO HAPPY HOUR DO ANO A ABAV-MG, em parceria com o Ouro Minas Palace Hotel, promove no dia 2 de fevereiro mais um evento que promete movimentar o trade. O primeiro happy hour de 2011 será realizado para comemorar os aniversários dos agentes de viagem dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O ÚNICO cinco estrelas de Belo Horizonte vai oferecer um delicioso coquetel, além de um bolo especial, criado exclusivamente para o evento. Durante a celebração, haverá distribuição de brindes aos aniversariantes, como já é de costume. Cerca de 80 pessoas estão sendo esperadas na comemoração.


V I D A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

Apesar de charmosas, algumas pintas podem ser cancerígenas cerígenas. Para identificar aquelas realmente perigosas, que são capazes de gerar um câncer de pele, Aldo Toschi, médico especialista em Dermatologia e membro do Grupo de Tumores Cutâneos do IBCC, indica as regras A, B, C e D: assimétrica, bordas irregulares, coloração irregular e diâmetro maior que 6 mm (comparar com a grossura de um lápis escolar número 2). Coceira e dor no local também são sinAldo Toschi explica que todas as pintas são tumores benignos da pele tomas que devem ser levados em consideração. Aldo explica que todas as pintas são tumores benignos da pele. “Elas podem estar presentes desde o nascimento ou se desenvolverem ao longo da vida. Os maiores picos de surgimento e crescimento acontecem na infância, na puberdade e na velhice. Fatores ligados a alterações hormonais, incluindo o uso de contraceptivos e a própria

cinturaodadengue.files.wordpress.com

Prevenção continua sendo a melhor opção em Santa Luzia

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia 2011 dando continuidade aos trabalhos de combate a dengue na cidade. Entretanto, salienta que a responsabilidade é de todos, por isso a população tem que fazer a sua parte. Minas Gerais se prepara para enfrentar uma epidemia de dengue, que deve afetar meio milhão de pessoas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Esse pode ser o recorde de infecção no Estado e representa quase o dobro de contaminados em relação ao ano passado, quando 260.395 mil mineiros contraíram o vírus disseminado pelo mosquito Aedes aegypti.

Levantamento

De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação de

Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 03 e 07 de janeiro, Santa Luzia está com o índice de infestação do mosquito em 2,1%, o que, segundo o Ministério da Saúde, corresponde ao médio risco de epidemia. Na cidade, cada agente visita, em média, 35 casas diariamente. A maioria dos focos de criação e reprodução do mosquito está dentro das casas e nos quintais. Os bairros Vila Olga, Santa Rita, Nossa Senhora do Carmo e Padre Miguel lideram o ranking dos mais propensos a uma possível epidemia, com o índice em 3,4%. Em segundo lugar vem o Bairro São Benedito, com 3,0%, e em terceiro os bairros Bom Jesus, Industrial Americano, Santa Mônica, Parque Nova Esperança e Adeodato, com índice em 2,5%. “Isso indica que os bairros são considerados de alto

risco de infestação. Por isso a população deve ficar em estado de alerta quanto à prevenção. Só a ação do serviço público não é o bastante, a população tem que fazer sua parte e cobrar de seus vizinhos e amigos que façam o mesmo”, diz Aloysio Nogueira, coordenador do Departamento de Zoonoses. Ele ainda acrescenta: “Baseado no LIRAa, desencadeamos diversas ações e intensificamos os trabalhos nessas regiões. Porém, precisamos que a população fique mais atenta aos depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc), depósitos ao nível do solo (tonéis, tambores, etc.), ao lixo e outros resíduos sólidos (garrafas, latinhas, etc.), além, é claro, das caixas d’água e outros possíveis reservatórios propensos à proliferação do Aedes aegypti”, finalizou Nogueira.

gestação, parecem ter efeito indutor nesses tumores”, explica. O diagnóstico preciso é feito através de um exame chamado Dermatoscopia. Por meio de uma lente que aumenta em 10 vezes a estrutura, possibilita que o profissional identifique e remova cirurgicamente as lesões “suspeitas”, que são enviadas para exame

anatomopatológico. Este exame, por sua vez, indicará a gravidade das lesões.

O temido melanoma A dermatologista Bruna Tuma, especialista em Dermatoscopia, destaca que o mapeamento das pintas é extremamente importante, pois elas são um fator de risco para o desenvolvimento de melanoma. “O melanoma é o câncer de pele mais temido, pois ele tem o pior prognóstico, alta mortalidade e baixa sobrevida. Ainda não existem tratamentos efetivos, apenas paliativos. O mapeamento funciona como um banco de dados do paciente e permite observar se há alterações ao longo do tempo”. A especialista ressalta que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. “No início, antes de o melanoma invadir a camada média da pele, nós temos uma chance de cura de 100%”, esclarece. O cirurgião plástico Fábio Busnardo afirma que a prevenção está relacionada a cuidados com o maior fator de risco para o aparecimento do câncer de pele: a exposição excessiva à luz solar. “Pessoas de pele clara devem ter atenção redobrada. Também é muito importante evitar horários de maior intensidade de luz ultravioleta – entre 10 e 15 horas. O uso de protetor solar de boa qualidade com reaplicações frequentes é essencial”, orienta.

Deputado Arlen Santiago alerta os profissionais do serviço médico A Receita Federal do Brasil determinou que as clínicas médicas e os profissionais de saúde devem apresentar, até fevereiro, além da tradicional Declaração de Imposto de Renda, a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed). A Dmed é uma declaração de serviços prestados aos pacientes ou conveniados instituída pela Instrução Normativa nº 985 em 22 de dezembro de 2009. Ela é válida para quem atua na área de saúde, seja como autônomo ou prestador de serviço. O setor de saúde permite que o contribuinte abata gastos realizados mediante apresentação de recibos na Declaração do Imposto de Renda, no entanto, os profissionais que emitiam os recibos na entrega da declaração apenas informavam os serviços prestados, sem identificar os pacientes. Com a resolução, quem concede o recibo, como clínicas e hospitais, tem que fornecer à Receita o nome completo, além de CPF para pessoa física ou CNPJ para pessoa jurídica prestadora de serviços de saúde e operadora de planos privados de assistência. Dessa forma, a Receita forma um banco de dados com informações que serão enviadas ao órgão através da Dmed. Essas informações poderão ser cruzadas com a Declaração de Imposto de Renda de pessoa física, comprovando se a despesa médica realmente ocorreu. A prestação de informações falsas na Dmed configura hipótese de crime contra a ordem tributária. Esta nova medida tem como objetivo tornar o processo de restituição do IR mais simples e rápido, uma vez que o cruzamento

Pessoal

As pintas na pele são condicionadas por características genéticas e estimuladas pela exposição constante ao sol. Formadas a partir do agrupamento de células que produzem melanina – pigmento responsável pelo bronzeamento e proteção da pele contra efeitos da luz solar –, as pintas podem estimular a vaidade ou o constrangimento. Todas as pessoas possuem ao menos vinte delas pelo corpo. Celebridades como Angélica e Cindy Crawford fizeram de suas pintas marcas registradas. Desde que se comportem dentro de parâmetros considerados ideais e saudáveis por médicos e dermatologistas, tudo bem. No entanto, especialistas orientam: apesar de charmosas, algumas A apresentadora Angélica usa sua pinta na perna como marca registrada pintas podem ser can-

JEditorial

Fernanda Campos

JEditorial

8

SANTIAGO: “Todos deverão ficar atentos” será mais eficiente. O deputado estadual e médico Arlen Santiago alerta as clínicas e os profissionais quanto ao prazo para entrega da declaração: “Todos deverão ficar atentos, pois caso o profissional ou a empresa não apresente a Dmed, ou a entregue fora do prazo estipulado pela Receita Federal, ou seja, até 28 de fevereiro, pagará multa de R$ 5 mil por mês. Nas situações em que a informação for omitida, errada ou incompleta, a penalidade é de 5% do valor das transações, desde que não seja inferior ao montante de R$ 100,00”. Segundo o parlamentar, os usuários também deverão ter bas-

tante atenção: “O contribuinte deverá declarar precisamente todos os serviços adquiridos e guardar, por cinco anos, os comprovantes”. Segundo especialistas no segmento, a proposta é que todas as informações, de todos os estabelecimentos envolvidos, devam ser enviadas pela internet mediante a utilização de aplicativo a ser disponibilizado na página da Receita Federal. O site da Receita é www.receita.fazenda.gov.br. Apesar de o paciente ser o principal alvo dessa medida, não haverá mudanças para a declaração de pessoas físicas.


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

9 MARIANA

Cidade vai sediar a reunião “Lei Geral, Município Legal”

O ano é novo, mas o inimigo é velho!

Agência Lar

MONTES CLAROS

Felipe José de Jesus Capacitar os servidores municipais a fim de proporcionar um bom assessoramento aos prefeitos para formulações de políticas de desenvolvimento econômico. Essa questão será debatida na próxima reunião do Programa “Lei Geral, Município Legal”, que acontecerá em Montes Claros no dia 17 de fevereiro, às 9h, no auditório Maria Ribeiro da Silveira, no Campus Professor Darcy Ribeiro (Unimontes). Estarão presentes cerca de 50 representantes do poder público, entre prefeitos e secretários municipais. O Programa “Lei Geral, Município Legal” foi criado oficialmente em agosto de 2010, já passou por 19 eventos regionais, em cerca de 400 municípios no Piauí, Bahia, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Goiás e outros. Mais de 650 pessoas já participaram. Ele foi criado através da assinatura de um convênio entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Sebrae, tendo como meta sensibilizar o gestor público sobre a necessidade e importância de se regulamentar e implantar a Lei Geral nos municípios. Para a apresentação da solenidade em Montes Claros, estará presente o palestrante Rômulo Rende, consultor da CNM, que fornecerá mais informações a respeito do programa para os convidados. Em entrevista ao Jornal Edição do Brasil, o presidente da CNM, Paulo Roberto

O PRESIDENTE da CNM, Paulo Roberto Ziulkoski, durante uma das reuniões

Ziulkoski, fala sobre as prioridades do programa. “A prioridade é regulamentar a Lei Geral nos municípios que ainda não o fizeram, pois além dos gestores estarem perdendo uma excelente oportunidade de desenvolverem suas cidades, poderão sofrer sanções pelos órgãos de controle externo. Já a parceria tem história no processo de elaboração dos Planos Diretores. Em 2005, já havia uma atuação conjunta das entidades para a inclusão do tema Desenvolvimento Econômico nos planos. O convênio é a continuidade de uma parceria que se renova sempre”, lembra. Sobre a descrição do programa para as micro e pequenas empresas, o diretor diz que um dos pontos fortes é a busca do desenvolvimento dos empreendimentos.

“A Lei Geral traz uma série de incentivos para o alargamento dos micro e pequenos negócios em nosso país, entretanto não basta termos a Lei Federal. A União, os estados e os municípios têm de se adequarem à nova norma de forma que ela saia do papel. Entendo que esse convênio entre o Sebrae e a CNM é de suma importância, pois tem como meta tirarmos a lei do papel em 500 municípios brasileiros, de forma que ocorra o fortalecimento das micro e pequenas empresas e consequentemente a geração de emprego e renda”, salienta. Perguntado sobre os resultados alcançados pelo programa, o presidente disse que “o grande resultado até agora foi melhorar a compreensão que os municípios têm sobre a Lei Geral e as possibilidades que ela traz”, ressalta.

Perspectiva A respeito dos planos para 2011, o presidente afirma que um dos enfoques do programa é a conclusão da capacitação. “ E m 2 0 11 , n ó s concluiremos essa primeira etapa de sensibilização, ainda em fevereiro. Executaremos a segunda etapa que é a fase de capacitação dos servidores municipais e daremos início para a etapa de suporte às prefeituras para a implantação da lei, etapa essa que se estenderá até o fim do convênio em abril de 2012”, conclui. A próxima reunião acontece no município de Oswaldo Cruz, em São Paulo, no dia 19 de fevereiro. Informações: (61) 2101-6000 ou fax: (61) 2101-6008.

O período de chuvas chega novamente a Mariana e com ele um visitante mais que indesejado, o Aedes aegypti, causador da dengue. Por causa disso, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia e Zoonoses, continua a alertar a população sobre os perigos da água parada. Somente em janeiro de 2011, quatro casos suspeitos já foram registrados em Mariana. As ações de controle já realizadas pela Secretaria de Saúde vão desde inspeções domiciliares, atividades de levantamento de índices de contaminação, eliminação de criadouros, através das visitas, até campanhas publicitárias e panfletárias que informam a população sobre os riscos do transmissor. Em 2011, o departamento irá focar seu trabalho na conscientização popular, ferramenta essencial no combate ao Aedes.   Entretanto, essa conscientização esbarra na falta de prática das ações que são passadas. A população tem a informação correta, mas não faz o básico para solucionar o problema. Por isso, neste ano, a abordagem do assunto se dará nos meios de comunicação, nas escolas, nas associações de bairros e nos demais pontos em que a informação possa ser transmitida em massa, de forma eficaz. “A mobilização para a participação comunitária na mudança definitiva de hábitos e de comportamento é

uma ação essencial e necessita ser permanente”, afirma Ana Vitória, coordenadora de Vigilância em Saúde. Outro obstáculo presente no combate à dengue é o êxito no programa de fiscalização. Em muitos casos o imóvel encontra-se fechado. Nesta situação, a equipe deixa um cartão avisando da visita com um telefone, assim o proprietário do imóvel pode ligar e agendar a vistoria em um horário acessível para ele. Outra barreira é a recusa em permitir que o vigilante entre na propriedade para examinar possíveis focos. Ana Vitória afirma que todos os profissionais da força-tarefa de combate à dengue são devidamente uniformizados e têm crachás de identificação, com nome e foto.  Em 2010, três bairros foram registrados como os de maior número de casos em Mariana: Colina, Rosário e Barro Preto. Já no início deste ano, dois bairros estão em situação de perigo, com 2% de risco: Santana e Cartuxa (o índice máximo informado pelo Ministério da Saúde é de 1%). É necessário então um trabalho em conjunto entre a Secretaria de Saúde e a população. Com isto, a Secretaria de Saúde e o Departamento de Epidemiologia e Zoonoses somarão parceiros na luta contra o Aedes aegypti, combatendo o mosquito transmissor, atendendo e encaminhando o paciente com suspeita para acompanhamento.

MATEUS LEME

Prefeitura promove melhorias no trânsito

Praça será reformada para receber academia

PMI

ITAÚNA

O primeiro espaço do projeto Praça Viva começa a ser reparado. No centro de Mateus Leme, a Praça da Realidade passa por uma reforma com recursos do próprio município. O terreno está sendo nivelado com arrimo de concreto para receber os onze equipamentos de academia, além de uma revitalização que será feita em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Inicialmente, as atividades serão ministradas no Centro, Vale dos Araçás e Santa Bárbara, com mais praças sendo reestruturadas para instalação do projeto, que terá acompanhamento de profissionais da área de Educação Física.

Programa O programa, criado pela atual administração, por meio da Secretaria de Esporte, visa incentivar a prática de exercícios físicos, o lazer e oferece melhor qualidade de vida à população.

A Prefeitura de Itaúna, por meio do Departamento de Trânsito, está executando projetos para melhorar as condições do trânsito em todo o município, principalmente na área central. Um dos principais focos deste trabalho é a ampliação de vagas para estacionamento. Algumas medidas já foram adotadas. No dia 21 de janeiro, o Departamento de Trânsito promoveu uma modificação na Rua Zezé Lima entre as ruas Manoel Gonçalves e Coronel João de Cerqueira Lima. As vagas existentes do lado direito da via passaram a ter

um ângulo de 45°. Com isso houve a ampliação significativa do número de vagas, pois onde anteriormente estacionavam em média 13 carros, hoje há vaga para 31 veículos.

Prefeitura A prefeitura trabalha sempre para melhorar o tráfego, implantando modificações e inovações no sistema, visando mais segurança e conforto para todos. Entre as melhorias que serão realizadas, estão incluídas as modificações na Rua Marcelino Corradi

e na Rua Lilia Antunes. O Departamento de Trânsito também está com uma programação que atenderá a Rua Dorinato Lima, no Bairro Nogueirinha, com serviços de pintura viária.

Prefeito O prefeito Eugênio Pinto reconhece que as melhorias no trânsito são fundamentais para dar mais qualidade de vida para os cidadãos itaunenses. Recentemente, realizou a pavimentação da Avenida São João, uma conquista que

contribuiu muito para o trânsito, interligando a região central a vários bairros e melhorando o fluxo de caminhões e veículos pesados. Além disso, facilitou a vida dos moradores, que têm agora mais facilidade para ir ao trabalho, levar os filhos a escola etc. “Aumentar o número de vagas é importante porque os motoristas não precisam perder tempo procurando local para estacionar o carro. A prefeitura cada vez mais buscará meios para ajudar a todos. Em breve mais melhorias neste sentido serão implantadas”, finaliza o prefeito.

Jornal Crescer

A prefeitura está executando projetos para melhorar as condições do trânsito

VISTA da cidade de Mateus Leme

Dr. Paulo César G. Guerra Tel.: (31) 3241-4777 Fax: (31) 2555-4777 Rua Piauí, 179 - Santa Efigênia CEP 30150-320 - Belo Horizonte - MG


10

C I D A D E S BELO HORIZONTE

SANTA LUZIA

Novo secretário assume a segurança do município

Desempenho Entre os diversos trabalhos realizados, Sávio comemorou a aprovação do Fundo Estadual de Cultura, originado por lei de sua autoria, que já contemplou centenas de projetos culturais mineiros nos últimos anos. Com vasta atuação no meio rural e cooperativismo, onde iniciou a vida pública, o parlamentar também foi autor da lei que regulamentou a Área de Preservação Permanente em reservatórios artificiais, garantindo a atividade de produtores e trabalhadores rurais, sobretudo em regiões como Furnas e Três Marias, além de assegurar atividades turísticas nesses reservatórios. Entre muitas outras leis e realizações, ele também conta em sua atuação com uma das mais expressivas obras públicas da história do Centro-Oeste Mineiro, intercedendo junto ao então governador Aécio Neves e Antonio Anastasia. Nesta obra, o deputado viabilizou uma verba de R$ 36 milhões do governo para a construção do Hospital Público regional em Divinópolis, um moderno centro de atendimento que ajudará a reduzir o vazio assistencial de leitos na região.

As mudanças na atual administração de Santa Luzia já estão acontecendo. O prefeito Gilberto Dorneles (PMDB) apresentou, no último dia 20, o novo secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, o Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Ronildo José dos Santos. Na oportunidade, o prefeito deu as boas vindas ao novo secretário e reconheceu os trabalhos de Ricardo Ferreira, que acaba de deixar a pasta. “A gente sabe que o desafio é grande, mas acredito que, com toda sua experiência, o Ronildo vai dar continuidade aos trabalhos realizados em Santa Luzia pelo ex-secretário”, disse. “Trabalhar por trabalhar, patinar no mesmo lugar, isso eu não aceito. Não adianta ficar sentado só para assinar papel, só para cumprir horário. A gente tem que ter orgulho de sempre PMSLA

Guilherme Dardanhan/Almg

Deputado encerra mandato com bons resultados na Assembleia O deputado estadual Domingos Sávio (foto), do PSDB, encerra juntamente com a atual legislatura um histórico de diversas realizações nos dois mandatos em que ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa. Nos últimos oito anos, sendo quatro como líder da Maioria, o parlamentar se destacou como um dos deputados mais atuantes da Casa, gabaritando-se para assumir, no dia 1º de fevereiro, o seu primeiro mandato no Congresso Nacional. Como deputado estadual, ele chamou a atenção por ser autor de uma proposta que previa o fim dos sigilos bancário e patrimonial dos ocupantes de cargos eletivos. Ao tomar posse, o próprio Sávio abriu permanentemente os seus sigilos junto ao Ministério Público para reforçar a ideia. Na primeira legislatura, assumiu a presidência de duas das mais importantes comissões do Legislativo mineiro. Entre 2003 e 2004, dirigiu os trabalhos da Comissão de Administração Pública, responsável pelos assuntos que envolvem a relação do Estado com os servidores e a gestão dos bens públicos. Em 2005 e 2006, foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que fiscaliza os gastos públicos em Minas. Em seu segundo mandato na Casa, Domingos Sávio ocupou, por dois biênios consecutivos, o posto de líder da Maioria. Como líder, o deputado Domingos Sávio foi responsável também pela organização e coordenação desse grupo de parlamentares, conduzindo assim diálogos para entendimentos e aprovação de projetos importantes.

ram emprego e renda nas cidades de Governador Valadares, Sete Lagoas, Itabirito, Belo Horizonte, Teófilo Otoni, Uberlândia, Timóteo, Pará de Minas, Pedro Leopoldo e São João Del Rei. Em 2002, viu na política um meio de externar sua experiência em favor dos mineiros e candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa. Foi eleito Deputado Estadual e chega agora em seu terceiro mandato.

O

Prefeito garante vinda de usina de reciclagem Quim Drumond/PMSL

Almg

própria ALMG, no dia 1º de fevereiro. Vice-líder do partido dos Democratas na Assembleia, Lessa também é vice-presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Seu bom relacionamento com o Governo de Minas tem gerado benefícios para diversos municípios do Estado, através da assinatura de convênios, apresentação de emendas e encaminhamento de pleitos para liberação de verbas provenientes de programas governamentais. Para Jayro Lessa, a vitória alcançada nestas eleições expressa o trabalho realizado durante os oito anos de mandato. “Ao longo dos dois mandatos procurei elaborar Projetos de Lei que atendessem as especificidades de cada região do Estado. Estive sempre presente no interior para estreitar laços com as comunidades e saber suas necessidades. Fico feliz por ter recebido o apoio das pessoas nas urnas e ter sido reeleito”. O parlamentar ainda falou sobre as expectativas para os próximos quatro anos. “Os votos recebidos aumentam minha responsabilidade de continuar o trabalho na Assembleia Legislativa. Faço questão de manter o contato direto com a população para que ela possa sugerir ações que contemplem suas necessidades”. Concluiu.

MÁRIO Maroca durante a assinatura do termo

Aqui você encomenda seu sonho, nós realizamos, respeitando a magia do momento.

Luciana Cyrino Pinto Coelho ADVOGADA

RUA ERÊ, 125 - 1º ANDAR - BAIRRO PRADO CEP 30.410-450 - BELO HORIZONTE / MG

Quais serão os maiores desafios? Ronildo: Trabalhar com a escassez de recursos e inserir na mentalidade da população a necessidade da fiscalização do trânsito municipal. De acordo com o código, essa atribuição fica primeiramente com o município e depois com o Estado. Pretendo também dar prosseguimento à execução das atividades elaboradas pelo ex-secretário, como o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) e o monitoramento eletrônico de 25 pontos da cidade, através de câmeras que já estão sendo instaladas.

Secretário, enquanto comandante do 35º Batalhão, o senhor sempre negociava os repasses junto à prefeitura. E agora? Como pretende atuar estando do outro lado? Ronildo: Vamos continuar trabalhando da mesma forma, na parceria Estado/município, visando sempre às questões da segurança pública. Os repasses e apoio da prefeitura ao Estado acontecerão dentro da realidade financeira do município.

Dr. GILBERTO com o secretário Ronildo José

Histórico Empresário de sucesso, Jayro Lessa é natural de Governador Valadares. No ano de 1965, imigrou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou por cinco anos. Após retornar ao Brasil, decidiu que venceria no seu País de origem. Desde então, obteve crescimento contínuo. Em 1970 passou a presidir o Grupo VDL, que hoje é formado por empresas de diversos setores que ge-

Quem fez o convite e como o senhor recebeu essa proposta? Ronildo: Vim a convite do prefeito Gilberto Dorneles, e recebi com muita satisfação. Comandei a Polícia Militar no município por aproximadamente cinco anos. Conheço bem os problemas da cidade. Essa função é uma novidade para mim, mas sempre gostei de desafios, por isso vamos buscar os melhores resultados para a coletividade.

SETE LAGOAS

Após ser reeleito, Jayro Lessa toma posse no dia 1º

JAYRO Lessa recebeu 54.594 mil votos na última eleição

estar produzindo algo, fazendo a diferença”, afirmou Ronildo. O novo secretário falou sobre o convite e como pretende trabalhar com as demandas da secretaria, além das metas e dos desafios que terá daqui pra frente.

O senhor tem conhecimento da área de segurança pública. E o trânsito e o transporte? Como pretende atuar nessas duas áreas? Ronildo: Disciplinar, educar, regulamentar e, por fim, fiscalizar o cumprimento das normas em qualquer meio de transporte.

ALMG

Votado em todas as regiões do Estado, o deputado estadual Jayro Lessa foi reeleito e fará parte da 17ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele recebeu 54.594 mil votos e entrará em seu terceiro mandato consecutivo. O parlamentar tem trabalhado pela criação e aprovação de leis que beneficiem toda a população mineira, defendendo prioritariamente uma política de redução da carga tributária, a valorização do imigrante mineiro no exterior e a criação de um consulado norte-americano em Minas. A cerimônia de posse acontecerá na

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

TEL: (31) 3316-6692 CEL.: (31) 9932-5289

Av. Bandeirantes, 2323 Bairro Serra - CEP 30210-420 Belo Horizonte - MG Telefones: 3287-4422 / 3287-1293 www.buffetsausalito.com.br

prefeito de Sete Lagoas, Mário Márcio Maroca, assinou, no dia 27 de janeiro, termo de compromisso que garante a doação, por parte do município, de um terreno de sete hectares para a instalação da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos e Orgânicos a ser construída pela Astronne Capital Group (ACG). A cerimônia ocorreu no gabinete do Executivo. Com a Central, Sete Lagoas deixará de depositar lixo em aterro para reaproveitar integralmente as 100 toneladas diárias de materiais orgânicos e inorgânicos. A nova tecnologia de reciclagem a ser implantada também acarretará em economia de R$ 2 milhões por ano aos cofres públicos, uma vez que a prefeitura não pagará pelo serviço de destinação final dos resíduos, o que acontece atualmente. A coleta com caminhões e o serviço de limpeza das vias públicas continuarão a cargo de empresas especializadas. Na avaliação de Maroca, Sete Lagoas traz solução ambiental moderna e sustentável para um problema que já afeta as cidades brasileiras: o acúmulo de lixo e o tempo máximo de utilização dos locais de destinação dos resíduos. “Começamos 2011 com passos firmes, em busca de realizações que tragam qualidade de vida”, discursou o chefe do Executivo. O diretor do grupo ACG no Brasil, Paulo Medeiro, afirmou que Sete Lagoas é a primeira prefeitura do Brasil a tratar a questão do lixo de forma séria, por meio de uma parceria público-privada. Com o termo assinado, o prefeito dá as condições para a ACG escolher o melhor terreno entre as quatro possibilidades levantadas: às margens da MG-238, na saída para Jequitibá, e outro próximo ao atual aterro. O diretor-executivo do grupo esclarece que a escolha da área depende da logística oferecida pelas rodovias e ferrovia. “Transportaremos os resíduos de outras cidades por vagões próprios”, antecipou, ressaltando ainda a necessidade de negociar com a Rede Ferroviária Federal para utilização da malha. O investimento privado será de R$ 87 milhões em obras, máquinas, equipamentos e recursos humanos para implantar a indústria, a qual levará de 12 a 18 meses para ser concluída. Quando em funcionamento, a usina empregará 124 trabalhadores diretamente e entre 1.200 a 1.800 indiretamente. O deputado federal Márcio Reinaldo Moreira reconhece a iniciativa do prefeito em assegurar a vinda da usina de reciclagem para a cidade. “Vamos dar um salto na qualidade de vida da região”, acredita. Segundo o deputado estadual Duílio de Castro, “a prefeitura mostra a importância de trazer inovação para diminuir o impacto ambiental no município”.

E LO Y LANNA Fotógrafo Profissional

FOTO - JORNALISMO - CONGRESSOS - EVENTOS SOCIAIS

TELEFONES: 3450-0980 / 9603-4396

Rua Tamóios, 62 - Sala 100 - Centro Belo Horizonte / Minas Gerais

Andréa Fiuza Caligrafia Artística

ENCADERNAÇÃO EM GERAL Executamos qualquer tipo de encadernação em CAPA DURA com revestimento em PERCALUX, TECIDO, COURO, PAPEL ESPECIAL, PELICA ou qualquer material escolhido pelo cliente que seja adequado para uso de cola. Temos WIRE-O nas cores: preto, branco e prata, fazemos até 42 cm de largura em PP OU CAPA DURA. Também trabalhamos com aspiral. Traga seu trabalho de faculdade.

Rua Esmeralda, 550 - Bairro Prado - Telefax: (31) 3372-2700 Site: www.abencadernacoes.com.br / E-mail: ab@encadernacoes.com.br

Sobrescrito com bico de pena em convites Tels.: (31) 3227-2613 / 8799-5477


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

PAULO CESAR PEDROSA

IPATINGA

Prefeitura faz operação para reparar os estragos da chuva

QUEM SABE, SABE José Barbosa/ACS/PMI

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, iniciou uma operação para realizar pequenos reparos nos estragos provocados pelas chuvas que caíram no município nas últimas semanas. Conforme Morgana Novaes Figueiredo, chefe de gabinete da Secretaria, a meta é atingir todos os bairros da cidade, principalmente os corredores e avenidas de acesso. Trabalhadores das seções de Obras de Artes e d e Te r r a p l a n a g e m d o Departamento de Obras Viárias da prefeitura consertaram uma rede pluvial que estava tirando o sono dos moradores da Rua Nossa Senhora das Graças, esquina com Rua Diamantina, no Novo Centro. No local, onde normalmente são instalados os parques de diversão, a água transbordou do Ribeirão Ipanema e provocou o rompimento de uma adutora da Copasa, parceira da administração municipal. De acordo com Thiago Luiz Nunes, funcionário da seção de Obras de Artes, o serviço foi executado em menos de três dias. Foram instaladas novas manilhas e o buraco foi coberto com 10 caminhões de terra. “Com a recuperação das

OBRAS estão sendo realizadas em diversos bairros da cidade manilhas e da rede, a água da chuva voltará a escoar normalmente para o ribeirão Ipanema”, informa.

Conclusão A conclusão da obra no Novo Centro foi comemorada pela comunidade. “O que for feito para beneficiar o povo pode contar comigo. Estamos lutando para tampar este buraco há muito tempo.

Rapidez A rapidez na execução do serviço beneficiou os moradores, principalmente porque devolveu seguran-

ça às crianças”, diz Gerson Paulino da Silva, presidente da Associação de Moradores do Centro, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) e membro do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito. A operação tapa-buracos também será realizada nas vias dos bairros Ideal, Horto, Vila Ipanema, Cariru, Bethânia, Taúbas, Esperança, Limoeiro, Veneza e Vila Celeste. “Os principais eixos viários da cidade são prioridades. É bom lembrar que a operação tapa-buracos depende da estabilidade do tempo”, lembra Morgana Figueiredo.

CORONEL FABRICIANO

PCF

10 mil pessoas celebram os 62 anos do município No último dia 20, quando Coronel Fabriciano comemorou 62 anos, a Praça da Estação voltou a ser palco de diversas atrações. Mesmo sob forte sol, o público prestigiou o momento solene e as atrações culturais da festa programada pela prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e Cultura, de Governo e Comunicação Social e de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Chico Simões e demais autoridades acompanharam o hasteamento da bandeira e a execução do Hino Nacional. Em seguida, um bolo foi partido e distribuído ao público. Às 9h30, foi dada a largada da tradicional Corrida Rústica. Logo depois, cerca de 50 alunos da Escola de Tempo Integral fizeram uma demonstração do conteúdo aprendido nas oficinas de percussão. Apresentações de dança de grupos fabricianenses também animaram o público.

O PREFEITO Chico Simões partiu o bolo da comemoração

As atividades recreativas, como pula-pula, escalada e cama elástica, foram a sensação da criançada. Ainda pela manhã, no campo do Social, clubes de futebol amador de Fabriciano participaram do Torneio de Integração. Em seguida, houve homenagem aos melhores do esporte amador de 2010. Durante a tarde, a bola voltou a rolar no Campo do Social. Às 14h, aconteceu a final da 2ª Copa Fabricianense de Futsal. Em seguida, às 16h, foi a vez da disputa da Seleção Fabricianense x Campeão Juniores

2010. À noite, as festividades foram iniciadas com a solene procissão do padroeiro São Sebastião, partindo da Igreja Matriz em direção à Catedral, onde foi realizada uma missa especial. Outra disputa esportiva movimentou o campo do Social, quando a Seleção Máster de Fabriciano enfrentou a Seleção Máster de Timóteo. Na Praça da Estação, cerca de 10 mil pessoas conferiram o sorteio da campanha Natal da Acicel/CDL, que contou com a presença da miss Coronel Fabriciano, Christine Ornelas. O público se divertiu com shows das bandas regionais Artigo 27, Bolêros do Samba e Bráulio & Ricardo. “Fizemos questão de dar crédito aos artistas locais. Esta festa não é apenas promovida para os fabricianenses, mas também pelos fabricianenses e artistas da nossa região”, destacou o prefeito Chico Simões.

Cursos da Fecomércio Departamento Pessoal - Iniciantes Data: 01, 02, 03 e 04 de fevereiro Aperfeiçoamento em Controle de Estoque para Lojas de Autopeças Data: 23 e 24 de fevereiro Contabilidade para não Contadores Data: 23, 24, 25, 28 de fevereiro, 01, 02 e 03 de março

Informações: (31) 3270-3359 E-MAIL: cde@fecomerciomg.org.br

11 paulocesarpedrosa@yahoo.com.br

Advogado & Jornalista RP: 098523 / 296

CNTUR LEVA PROJETOS E RECEBE APOIO DO PALÁCIO DO PLANALTO O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, deputado Luiz Sérgio, recebeu no Palácio do Planalto, no dia 17 de janeiro, o presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto. O presidente da CNTur lhe entregou os programas e projetos da entidade que buscam o desenvolvimento harmônico, integral e sustentável do turismo. Um dos objetivos está ligado aos grandes eventos esportivos que premiam o Brasil nesta década, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Nelson de Abreu Pinto pediu apoio do governo para a implantação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do turismo e para as ações da CNTur, especialmente a criação do Sistema S do Turismo, através do Serviço nacional do Turismo (SESTUR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (SENATUR). O ministro Luiz Sérgio prometeu apoiar as causas da CNTur e articular junto ao Executivo e ao Legislativo. O documento entregue ao ministro apresenta os pontos fundamentais para a solidificação do turismo como atividade econômica e de inclusão social. Esses pontos receberam o nome de Bandeiras da CNTur. Bandeiras da CNTur: Turismo para Todos; Turismo Social; Turismo Sustentável; Alimentação Saudável; Ações com os “Elos do Turismo”; Desenvolvimento Econômico e Homogêneo do Turismo Regional no País; Estatística/Conta Satélite, Comunicação e Marketing; Capacitação e Qualificação Profissional; Financiamento e Investimento para Pequenas e Médias Empresas do Turismo, com ampla reformulação das políticas de projetos e investimentos junto aos bancos públicos e privados, bem como junto ao Ministério do Turismo; Turismo e Desenvolvimento Regional de forma harmônica e homogênea no País.

O MINISTRO-CHEFE da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, deputado Luiz Sérgio

O DIRETOR do Sindhorb, Antônio Martins, o desembargador Wanderlei Paiva, o procurador Jarbas, o vice-governador Alberto Pinto Coelho e este colunista

COITADO DO TURISTA Por mais que existam denúncias sobre como o turista é explorado no Brasil, no verão a situação se agrava. Além dos preços abusivos nas estradas, principalmente nas paradas de ônibus, nas praias quem manda são os barraqueiros. Eles cobram R$ 5,00 de aluguel por cadeira e se quiser uma mesinha a consumação mínima é de R$ 50,00. Uma boa ideia para os turistas que gostam de praia é levar as cadeiras, guarda sol e o isopor com bebidas e alimentos, que é muito comum hoje no Brasil, ficando bem mais barato o lazer. Infelizmente somos obrigados a dizer mais uma vez que fazer turismo na América do Sul, EUA e na Europa é mais barato que no Brasil.

ESTE colunista, o governador Antonio Anastasia e o diretor Antônio Martins

CANAL ABERTO A COLUNA antecipou o mau começo. Na minha coluna da última edição (1450), que foi fechada na quinta-feira, dia 20, como acontece todas as semanas, critiquei duramente o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Pedro Abramovay, pela sua entrevista para o jornal O Globo, onde defendia a redução de penas para pequenos traficantes. Não precisava ser jornalista para adivinhar que ele seria demitido pela presidente Dilma, o que acabou acontecendo na sexta-feira, dia 21. COLESTEROL PERIGOSO. A família de um dos medicamentos mais vendidos em todo o mundo – com um movimento de US$ 16 bilhões ao ano – está novamente na berlinda. Uma das maiores revisões de estudos clínicos já feitas constatou que não há evidências suficientes de que as estatinas – drogas receitadas para baixar o colesterol – sejam benéficas para doenças cardiovasculares, como o infarto. Os autores da pesquisa e médicos brasileiros criticam a prescrição indiscriminada desses fármacos. UM ÚNICO CIGARRO promove o câncer. Menos de 30 minutos. Este é o tempo máximo que um cigarro leva para danificar a mais importante estrutura de nossas células: o DNA, o responsável pelo nosso código genético. Essas alterações que podem causar duas dezenas de cânceres já ocorrem na primeira tragada e não em alguns anos, como se pensava, segundo um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos. A BANDA LARGA é vedete. A grande vedete digital este ano no Brasil promete ser a banda larga com conexão fixa e móvel. Em 2010, foram ativadas 14,2 milhões de novas conexões à internet em alta velocidade, um crescimento de 71% sobre a base de clientes de 2009. Até o fim de dezembro, existiam no país 34,2 milhões de acessos fixos e móveis. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). FALTA CALCINHA. O novo sucesso do cinema

nacional, “De pernas pro ar”, já visto por mais de um milhão de pessoas, acabou com estoque das calcinhas que vibram ao som de músicas. COMO ELES SÃO bonzinhos para “eles”. Abílio Diniz e Eike Batista, pesos-pesados do PIB, também usaram o Twitter para falar da tragédia na Região Serrana do Rio. A EBX, disse Eike, enviou helicópteros. Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, divulgou postos de recolhimento e contou sobre o envio de três caminhões com mercadorias. Segundo ele, os estoques de água e itens básicos das lojas da rede foram reforçados. QUEREMOS o seu salário. O site de relacionamento Facebook lançou a seguinte campanha: “Ronaldinho Gaúcho, doe seu primeiro salário às vítimas das chuvas no Rio”. O “CRAQUE” Ronaldinho Gaúcho, que há cinco anos não vem jogando nada, voltou a ser notícia no último fim de semana, frequentando a noite carioca em Niterói, batendo um bolão no batuque. Foi uma boa estreia. EXTRADIÇÃO DE BATTISTI. O desgaste que o Brasil vem sofrendo no exterior por ainda não ter extraditado o assassino Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália, pode prejudicar a imagem da presidente Dilma. Qual será o próximo assassino estrangeiro que receberá abrigo do Brasil? NOVOS VEREADORES. O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês, convidando para a solenidade de posse dos novos vereadores da 16ª Legislatura, 1º de fevereiro, às 19h30. O MAL EDUCADO e péssimo piloto Rubinho Barrichello, enquanto jantava em Orlando, EUA, foi reconhecido por várias crianças. Elas pediram autógrafos, e ele, mal-humorado como sempre, recusou qualquer contato.

“Se você diverge de mim, não é meu inimigo, você me completa”. “A imagem que gostaria que ficasse de mim é a imagem de um irmão”.

Dom Helder Câmara.

Exploração sexual não é turismo. É crime. Disque 100 e denuncie. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS. EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE. TELEFONE: 0800-311119 Cartas, críticas, convites e sugestões enviar para a redação do Edição do Brasil. Av. Francisco Sá, 360, CEP: 30.411-145, BH, MG.

Conheça os melhores restaurantes das seguintes cidades: SANTA LUZIA: Rest. e Lanchonete Colher de Chá Espaguete na Chapa Bar Ltda MONTES CLAROS: Churrascaria Chimarrão Churrascaria e Pizzaria Papaula Bar do Toco Churrascaria Restaurante Sabor e Saúde Chicos Pizzaria e Churrascaria Uai Tchê Cervejaria Lumas Churrascaria Armandos Restaurante Restaurante Favorito Bar e Restaurante Quintal

Restaurante PauTerra CORONEL FABRICIANO Restaurante Angra Restaurante Cantina da Nona Restaurante Amigão Pizzaria do Jayme JUIZ DE FORA: Restaurante Bacco Restaurante Brazão Restaurante Belas Artes Restauante Bertu’s

IPATINGA Restaurante Tempero Mineiro Restaurante Sabor e Aroma Restaurante Bom Apetite Restaurante D’Lucas Restaurante Vovó Efigênia Restaurante Popular

VESPASIANO Restaurante Vespagril Restaurante Taberna Restaurante Vovó Marguerita Restaurante Tropic Restaurante B&N

SABARÁ Restaurante e Pizzaria 314 - Sabarabuçu Barroco Cekisabe

BETIM Restaurante e Pizzaria Hudson Churrascaria Carro de Boi Cantina da Vovó Ana


12

E S P O R T E

EDIÇÃO DO BRASIL

De 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

As notícias sobre os salários recebidos por jogadores nos principais campeonatos europeus fazem as cifras saltarem aos olhos de quem as lê, mas segundo o gerente da empresa de consultoria alemã Schips Finanz, Hans Schips, metade dos atletas encerra a carreira na falência. “Cerca de 30% dos jogadores em atividade estão perto da ruína financeira, e 50% deles estão quebrados quando terminam a carreira”, afirmou Schips em entrevista publicada pela revista Sport Bild. A ideia de que muitos jogadores, depois do estrelato, sucumbem às drogas ou ao álcool é antiga. Os casos de Garrincha, no Brasil, ou George Best e Paul Gascoigne, no Reino Unido, são frequentemente lembrados. Também o episódio da dívida fiscal de US$ 37 milhões de Diego Maradona costuma ser mencionado, além de todos os problemas enfrentados pelo ídolo argentino em sua vida pessoal. No entanto, não é necessário que os jogadores se entreguem a grandes excessos para que acabem dilapidando o patrimônio que acumularam. O ganês Souleyman Sané, que nos anos 80 jogou em vários clubes da Alemanha, ganhou durante a carreira o equivalente hoje a 2 milhões de euros, o que para muitos seria o suficiente para garantir uma confortável aposentadoria. Atualmente, o ex-jogador, de 49 anos, casado com uma alemã e pai de quatro filhos, tem uma renda mensal de 1,5 mil euros. “Não tenho que pedir esmolas, só preciso prestar mais atenção a certas coisas”, disse Sané à Sport Bild. O ganês, que agora trabalha como técnico do modesto DJK Wattenscheid, explicou que a perda de sua fortuna começou com um investimento equivocado de 150 mil euros, valor que perdeu

Divulgação

Metade dos jogadores encerra carreira na falência, segundo consultor alemão

MARADONA foi um dos jogadores citados por não saber administrar seu patrimônio financeiro

em sua totalidade. O prejuízo trouxe outros custos, e assim suas economias foram pouco a pouco desaparecendo. Wilhelm Baumgarten, representante de jogadores e diretor da agência de consultoria Stars&Friens, se diz convencido de que os piores negócios acontecem nos vestiários. “Um jogador veterano conta aos mais jovens o quanto é bom o seu assessor financeiro. No fim, este acaba vendendo imóveis desvalorizados e fundos de ações altamente especulativos, dos quais os jogadores não precisam. Dessa forma, eles ficam com um armário cheio de contratos que só tornam ricos aqueles que os venderam”, afirmou. O coreano Cha Bum-Kun, que atualmente tem 57 anos, se salvou da quebra quando foi contratado pelo Bayer Leverkusen em 1983. O clube assumiu dois imóveis nos quais o jogador havia investido boa parte de sua renda. O alemão Erwin Kostedde, que atuou entre 1965 e 1983 em clubes como Borussia Dortmund e Werder Bremen, perdeu toda sua fortuna ao ser enganado por um suposto assessor financeiro. Pode-se acrescentar a tudo isso os familiares que pedem ajuda financeira e o luxo que normalmente acompanha a vida de jogadores. Muitas vezes, sendo ainda jovens, eles passam subitamente a ter salários milionários quando pouco tempo atrás viviam em condições simples. Há casos mais recentes, como do atacante brasileiro Aílton, que foi campeão alemão com o Werder Bremen em 2004 e que em sua época de glória chegou a gastar 100 mil euros mensais em roupas. Atualmente, segundo a Sport Bild, ele integra a lista de jogadores à beira da falência.

C I D A D E S

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, recebeu nesse mês de janeiro o Certificado de Participação do “Prêmio Gestor da Merenda Escolar”, devido ao trabalho sério e compromissado que o atual governo vem desenvolvendo frente à administração pública. As unidades escolares de Itaúna recebem diariamente merenda de alta qualidade, reconhecida pelos alunos, professores, pais e, em geral, pela comunidade, que não mede esforços para elogiar a merenda oferecida. A escola tem um papel importante na educação nutricional e no estímulo a um modo de vida saudável. Por isso, o cardápio deve ser elaborado por nutricionistas, respeitando os hábitos alimentares e o que se cultiva na região. Oferecer merenda de qualidade para todos os alunos é um compromisso do governo municipal que a Secretaria de Educação está cumprindo, consciente que de tal forma contribui para o desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças e jovens, cooperando no desenvolvimento da aprendizagem e no rendimento escolar. Trabalha-se a educação alimentar, que é importante para estimular a alimentação saudável, e a escola é o melhor local para explicar isso às crianças e aos adolescentes. Além de trabalhar a parte teórica, é oferecida aos alunos uma alimentação saudável, que confirma o ensino apresentado. Para o prefeito Eugênio Pinto, todo trabalho desempenhado em prol da Educação de Qualidade no município visa atender aos alunos, da Zona Rural e Urbana. “Quando oferecemos uma boa alimentação escolar, estamos proporcionando às nossas crianças e aos adolescentes condições de estudar mais, brincar mais e praticar esportes com mais entusiasmo, contribuindo para um futuro mais saudável.

Devido aos inúmeros problemas de saúde que podem ser causados pelo consumo de água que apresente contaminação biológica, é necessário o emprego de análises bacteriológicas para garantir uma boa desinfecção da água. Com o objetivo de melhorar a qualidade da água distribuída à população ouropretana, influindo na sua qualidade de vida, o Semae implantou um moderno laboratório bacteriológico na Estação de Tratamento de Água do Itacolomi. O laboratório permite analisar todas as captações de água que abastecem a cidade, inclusive distritos, de forma a melhorar o controle da qualidade de água e diminuir a incidência de doenças que podem ser transmitidas ou originárias do consumo de água. Para este controle, são feitas análises de coliforme total e bactérias, além de possíveis contaminações da água por esgoto doméstico. Outros parâmetros são avaliados nos laboratórios físico-químicos de cada estação, que coleta amostras de duas em duas horas para análise de cor, turbidez, acidez e cloro. As mesmas são coletadas pelos operadores de cada ETA. A qualidade da água de abastecimento para consumo humano deve ser considerada, como fator essencial no desenvolvimento das ações dos Serviços de Abastecimento de Água, de maneira que a água distribuída ao usuário tenha todas as características em conformidade com a Portaria 518 do Ministério da Saúde. Para atender à Portaria, o laboratório bacteriológico conta com modernos aparelhos como: espectrofotômetro, contador de colônia, capela de fluxo laminar, entre outros essenciais para as análises.

O LABORATÓRIO permite analisar todas as captações de água que abastecem a cidade

MINEIRINHO

Ipatinga cumpre cronograma da Operação Tapa-Buracos José Barbosa-ACS/PMI

Ouro Preto: implantação de laboratório bacteriológico

O OBJETIVO é que a operação seja realizada em todos os bairros da cidade

PMOP

Itaúna recebe certificado do “Gestor da Merenda Escolar”

Aproveitando a estabilidade do tempo, a Prefeitura de Ipatinga intensificou a operação tapa-buracos. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a administração municipal está conseguindo cumprir o cronograma das intervenções nos bairros onde há necessidade de realizar pequenos reparos e estragos provocados pelas chuvas. “Estamos reparando as principais ruas e avenidas de Ipatinga, sem esquecer dos locais onde a população já relacionou os estragos”, explicou Morgana Figueiredo, chefe de Gabinete da Secretaria de Obras Públicas. Ela lembra que durante todo o ano o governo do prefeito Robson Gomes realiza ações de manutenção nas vias e em períodos de chuva este trabalho é intensificado.  Semana passada, uma das equipes contratada para executar o serviço da operação tapa-buracos estava trabalhando nos bairros Iguaçu e Veneza. Nesta semana, conforme Morgana Figueiredo serão concluídos os trabalhos nos bairros Centro, Veneza e Vila Ipanema. O diretor do Departamento de Manutenção de Obras Viárias (Demov), Leonardo Baudson informou que objetivo é que a operação seja realizada em todos os bairros da cidade, principalmente nos principais corredores e avenidas de acesso. Atualmente duas equipes atendem um cronograma junto a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), que realiza simultaneamente a campanha “Cidade Mais Limpa”, e outra encarregada de executar o serviço apontado como prioridade pela população.

Jornal Edição do Brasil  

de 30 de janeiro a 6 de fevereiro de 2011

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you