Issuu on Google+

w w w . j o r n a l e d i c a o d o b r a s i l . c o m . b r

Belo Horizonte/Brasília

De 13 a 20 de março de 2011

Nº 1456

R$ 1,00

Divulgação

Professores brasileiros voltam às salas de aula FERNANDO HADDAD: Apesar dos dados positivos, o censo mostra que ainda temos muitos professores sem Licenciatura

A tão sonhada qualificação dos educadores brasileiros está acontecendo por conta própria. Levantamento realizado pelo MEC mostra que, de cada cinco professores da educação básica, um está matriculado em um curso superior. O Ministério chegou a essa conclusão depois de cruzar dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, ambos de 2009. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados foram surpreendentes.

Educação e Cultura

Diagnóstico Socioambiental é entregue para 300 indústrias

Anastasia começa a se articular para 2012

Contagem foi sede de um importante evento comandado pela Fiemg. Mais de 300 indústrias da cidade, por meio do Programa Minas Sustentável, receberam o Diagnóstico Socioambiental, na busca pela sustentabilidade da indústria mineira. O presidente da entidade, Olavo Machado Jr., aposta nos resultados: “O empresário já concluiu que a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida são fundamentais e são negócios”, resume.

O governador Antonio Anastasia, após concluir as nomeações e indicações para os cargos e escalões inferiores de seu governo, passou a acompanhar os temas políticos relativos ao pleito de prefeitos de 2012. Ele afirmou, na semana passada, que é a favor da união entre PSB e PSDB para a sucessão de Marcio Lacerda, ao mesmo tempo em que esteve no Carnaval de Uberlândia, dando apoio ao prefeito Odelmo Leão.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr., fez o lançamento oficial do evento

PÁGINA......5

Prefeito promete grandes obras em Montes Claros

Cidades

PÁGINA..3

Walkiria La Roche é diretora do Centro de Referência GLBTTT do Governo de Minas e conhece muito bem a realidade desse público. Em entrevista ao Jornal Edição do Brasil, ela se diz contra a literatura médica e afirma que a transexual já nasce mulher, pois a natureza feminina está na sua psique desde o seu nascimento. Saiba o que ela pensa sobre a recente exposição de transexuais pela imprensa.

Opinião

PÁGINA......2

Dieta do Tipo Sanguíneo é aprovada por brasileiros Fábio Marçal/PMC

Os moradores de Montes Claros devem ter um ano positivo, devido aos investimentos que serão feitos através de muitas obras. Ao prestar esta informação, o prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite, acrescentou que as contas de sua administração, referente ao ano de 2009, já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas.

Política

Exposição de transexuais na mídia ratifica mitos e crendices

Luiz Tadeu Leite afirmou que o panorama de dificuldades está passando e que são boas as perspectivas para os próximos dois anos

PÁGINA..........................11

Uma novidade da área médica que vem atraindo homens e mulheres em todo o mundo é a “Dieta do Tipo Sanguíneo”, que delineia padrões alimentares para cada pessoa. Segundo a terapeuta ortomolecular, Emília Pinheiro, ao se alimentar de acordo com o tipo sanguíneo, a pessoa ganha massa de tecido ativo, aumentando a taxa metabólica basal, o que permite a queima de gordura.

Vida

Divulgação

Economia

PÁGINA......4

De acordo com Emília Pinheiro, as dietas podem trazer mais leveza e calma aos pacientes

PÁGINA..........................8


2

O P I N I Ã O

NOTA ZERO

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

Transexual defende o respeito à diversidade no mês da mulher

Mea culpa O deputado Fred Costa (foto) foi muito criticado na semana passada após uma assessora parlamentar de seu gabinete desarquivar equivocadamente a polêmica proposta que criaria uma taxa sobre a gasolina. Ele pediu desculpas aos mineiros por meio da imprensa, admitindo que não leu todas as proposições. Apesar disso, o mal já estava feito.

Tatiana Rocha

Divulgação

E

la é conhecida em BH pelo seu trabalho como hostess na boate Josefine. Além disso, se destaca por ser diretora do Centro de Referência GLBTTT do Governo de Minas. Walkiria La Roche é a transexual mais famosa da Capital mineira, sendo reconhecida nacionalmente devido à sua luta pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Em entrevista ao Jornal Edição do Brasil, ela fala sobre a recente exposição de transexuais na mídia e como isso reflete na realidade desse público. Afirma se orgulhar por comemorar o Dia Internacional da Mulher, não por qualquer ideologia, mas por se sentir vitoriosa em meio à luta diária das pessoas comuns do gênero feminino.

Infelizmente, a imagem que a população tem da transexual é ligada a prostituição e até crimes. Essa é uma realidade ou mais um mito consequente de preconceito? Essa não é uma realidade. As transexuais não participam de eventos públicos, incluindo aí prostituição ou crimes. Não temos nenhuma transexual presa no Brasil. Nós queremos viver na invisibilidade, com estudo, trabalho e vida normal. Algumas – como eu – acabam por entrar na militância por total indignação contra a sociedade, que desrespeita e exclui. O que acontece é a transexual ser inserida por essa mesma sociedade em nichos profissionais específicos, como de cabeleireira, maquiadora, prostituta, onde elas são aceitas e preservadas. Não vemos transexuais em serviços públicos e privados comuns.

Em sua opinião, qual deve ser o papel de autoridades e governo perante os direitos do público GLBTTT? Nós somos muito felizes em Minas Gerais por termos um governo que brilhantemente incluiu no tema “Governo para Todos” as pessoas que vivenciam a transexualidade. A minha nomeação foi o primeiro caso no nosso país de uma mulher transexual ocupando cargo de confiança dentro de um governo. Na época, existiam apenas dois casos no mundo. Isso, que pode parecer que nos enche de orgulho, demonstra que ainda sofremos preconceitos, sendo empurradas para as esquinas ou nichos específicos. Gostaria de ver outras transexuais inseridas no mercado de trabalho comum, como a modelo Lea T.

Estamos no mês do Dia Internacional da Mulher. O que te move a comemorar essa data?

EDITORIAL Trabalho dos políticos

O

s cortes das emendas parlamentares para Minas Gerais vêm deixando os políticos muito preocupados. Diante disso, a bancada federal mineira começa a reagir para pressionar o governo a manter pelo menos as obras prioritárias para o Estado. Em reunião ocorrida no Congresso Nacional, este problema foi bastante discutido. Deputados aliados da presidente Dilma Rousseff e do governador Antonio Anastasia tentam evitar que as divergências políticas e partidárias tragam muitos problemas para Minas Gerais. O Estado é um dos mais prejudicados com o corte das emendas parlamentares efetuadas pela União para 2011. O valor debitado chega a R$ 1,8 bilhão. A principal alternativa discutida pelos deputados federais mineiros é a redução do número de emendas apresentadas pela bancada. Isso prioriza as obras estruturantes assinadas pelos 53 deputados federais e três senadores mineiros. Os políticos de Minas estão promovendo reuniões entre si, pois estão bastante preocupados com os cortes. Reginaldo Lopes, presidente do PT no Estado, ressalta a necessidade de se definir critérios coerentes para a apresentação das emendas. Nos últimos 10 dias, deputados e senadores decidiram lutar para que Dilma Rousseff não prejudique ainda mais Minas Gerais ou crie sérios problemas para o governador Antonio Anastasia.

EDIÇÃO DO BRASIL Julho Editorial Ltda Cooperativa de Comunicação Social

ARTHUR LUIZ FERREIRA Diretor-Editor EUJÁCIO ANTÔNIO SILVA Diretor-Responsável ESCRITÓRIO CENTRAL - BELO HORIZONTE AV. FRANCISCO SÁ, 360 - PRADO CEP 30.411-145 TELEFONE: (0 xx 31) 3291-9080 Endereços Eletrônicos: jornaledicaodobrasil@terra.com.br e.brasil@yahoo.com.br Site: www.jornaledicaodobrasil.com.br

Me sinto contemplada em comemorar o Dia Internacional da Mulher. Já fui criticada por companheiros de luta por acreditarem que eu deveria me sentir assim no Dia da Visibilidade Trans, mas eu, cidadã brasileira, me sinto contemplada por ter um dia internacional. Como mulher, sou vencedora num processo comum em nosso país, de marginalização das mulheres. Tenho trabalho, profissão e sou reconhecida, por isso me sinto vencedora e comemoro essa data.

PARA Walkiria La Roche, a exposição de transexuais na mídia pode ratificar mitos e crendices

A transexualidade está em destaque na mídia através de Ariadna, do BBB, e da modelo internacional Lea T. Você enxerga esta exposição como positiva para o público transexual? Essa exposição pode acabar ratificando ainda mais os mitos e crendices, principalmente quando se fala que o processo de mudança de sexo vai além do processo transexualizador, que é simplesmente hormonal e terapêutico. Em minha opinião, não há quebra de preconceitos, porque as companheiras vêm apresentando, por desconhecimento, a história de vida anterior à transexualidade, que remete a um grande sofrimento, se expondo como se antes fossem de outro gênero. Isso é inverdade, pois a natureza feminina já está na psique da transexual desde o nascimento. A transexual nasce mulher e faz em determinado momento a readequação sexual. Porém, apesar da falta de conhecimento e da exposição equivocada, que é natural, acredito que essa visibilidade abrirá portas no mercado de trabalho comum, assim como aconteceu com a modelo Lea T.

Fe

Em sua opinião, que lugar ocupa a transexual na sociedade de hoje?

lip

e

Jo

de

Je

No Brasil, devemos promover o reconhecimento do que verdadeiramente é a mulher transexual, que nada tem a ver com sexualidade, a não ser quando for ela uma mulher lésbica. Mesmo assim, antes de ser lésbica, ela é mulher. Tem a ver com psique. Na história da humanidade, muitos são aqueles que se vestiam do sexo oposto. Pela psicanálise, eles seriam enquadrados na transexualidade.

O que te levou a encarar a militância em prol do público GLBTTT? A militância é o meu recorte de vida. Pelo desconhecimento da minha família, que tinha ótima formação e condição financeira, mas que desconhecia a transexualidade, sofri preconceito dos meus pais e irmãos, sofri agressões morais, físicas e psicológicas. Foi através da militância que eu venci esse processo marginalizador com relação à família e à sociedade. Minha militância começou dentro de casa, mesmo sem entender o que realmente era isso. Mas não é uma carreira, é um histórico de vida, vou morrer militante. Hoje “estou” diretora do Centro de Referência, cheguei aqui por reconhecimento político do meu estado e meu país.

A Organização Mundial de Saúde classifica o transexualismo como transtorno de personalidade e comportamento. Você concorda com essa afirmação? Como uma mulher de fato, discordo dessa literatura apresentada nas academias do país e do mundo, pois perpassam pelas correntes da psicanálise e da psiquiatria que sabiamente foram descritas em séculos anteriores. Atualmente, não existe literatura positiva sobre a transexualidade. Não sou doente, não sofro de patologia. Essa visão justifica muitos suicídios que aconteciam antigamente. A transexual vive em um contexto social muito maior do que uma simples genitália.

E

“Me sinto contemplada em comemorar o Dia Internacional da Mulher”

Virando a mesa na vida profissiona

la entrou eufórica em minha sala de atendimento, me mostrando umas folhas que, segundo ela, traduziam exatamente o que sentia naquele momento. O título da matéria encontrada num blog era: “Why I hate my job” (Porque odeio meu trabalho). “Não é possível prosseguir por mais 10 anos acordando, me arrumando toda, ficando bonita e estacionando na porta daquele manicômio!”, disse. “Eu quero uma mudança radical. Quero reprogramar; ter um objetivo válido para meu momento atual. Será que não posso ser feliz?”. Claro que é possível ser feliz e exercer uma atividade mais compatível com seu estilo e suas necessidades pessoais. Mas a maioria das pessoas não sabe como. Criar metas profissionais para um início de ano ou em qualquer época da vida permite que realmente surjam raios de esperança quando tudo parece perdido. Não basta só reclamar ou se identificar com insatisfações semelhantes às suas. É importante saber o que se quer, levando em conta seus valores e o que é muito importante pra você. Não o que é “bom” pra todo mundo. Você deve se perguntar sobre o que gosta e acredita ser viável para sua vida profissional ou as coisas que valoriza em sua vida pessoal. Isso valida necessidades e critérios pessoais. Explore intensamente. Imagine-se no futuro, possuindo, fazendo e sendo aquilo que

*Ana Maria Ferraz de Campos em algum momento já sonhou. Cuide para não deixar de lado dados de realidade: abandonar o mundo corporativo para se tornar um artista plástico sem nunca ter experimentado essa atividade pode ser um ato impensado. Afinal, se você faz parte da maioria que precisa do salário para se manter, talvez valha a pena investir por um tempo na aquisição de conhecimentos e habilidades antes de deixar a atual atividade. Faça uma avaliação dos prós e contras da seguinte forma: o que pode ser melhor e o que pode ser pior se eu não fizer a mudança? O que pode ser melhor ou pior se eu fizer a mudança que pretendo? A personagem que citei no início se dispôs a iniciar um processo de desenvolvimento de competências para trabalhar no mercado financeiro, que era seu campo de atuação. Porém, queria trabalhar em uma empresa com outra cultura e em outra área que lhe permitisse mais relacionamento com as pessoas, uma vez que identificou a necessidade de interações e ligações amistosas como uma característica de personalidade. Conhecer seus valores e critérios permite criar objetivos consistentes. Ensaios mentais enriquecem o sonho e liberam amarras internas que possam te impedir de atingi-los. Muitas vezes ficamos fixados nos “impossíveis” que criamos e nos tornamos um crítico impiedoso e limitador. O caminho para mudança pode ser menos árduo quando embasado e compatível com sua formação acadêmica, atividade atual e conhecimentos. O que não significa que virar

a mesa e ir em direção a algo idealizado e completamente novo seja inviável. Daí pode vir uma energia nunca antes experimentada e portanto realizadora. É necessário buscar o que se quer, encontrar pessoas e frequentar ambientes ligados àquelas atividades que você imagina serem ideais. Dar o primeiro passo muitas vezes é pedir indicações para encontrar alguém que possa esclarecer dúvidas. A ação e a pró-atividade são elementos que inibem o medo, o receio de se mover e de dizer basta. As pessoas se acomodam na zona de conforto e vivem um desconforto contínuo. É incongruente, mas o sistema gera aprendizado. Reaprender dá um pouco de trabalho, e daí evitamos mudanças. Tomar atitudes que sabemos serem mais proveitosas a longo prazo leva à realização. Conhecer a si mesmo também ajuda: valide suas capacidades inatas, as habilidades aprendidas e lembre-se das características pessoais que o diferenciam dos outros nos ambientes por onde transita. Esta pode ser a mola propulsora para ganhar mais confiança e energia. Sonhar é o primeiro passo para toda e qualquer ação na vida. É viável lembrar que se é ou foi possível para alguém, também é possível para você. * Ana Maria Ferraz de Campos é instrutora da SBPNL Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística

su

s


P O L Í T I C A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

V I G Í LI A S

JEditorial

Anastasia entra de vez na sucessão de 2012 Tércio Amaral Considerado um nome com grande potencial para se tornar o grande político do momento, o empresário e prefeito Marcio Lacerda é a bola da vez nas discussões que se sucedem no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Brasília e até mesmo no Recife, onde fica o governador Eduardo Campos, presidente do PSB, mesmo partido de Lacerda. Namorado por representantes de partidos aliados de sua administração, a cada hora o chefe do Executivo de Belo Horizonte emite sinais diferentes a respeito de sua própria sucessão e com relação ao caminho que pretende trilhar até o final do ano. Esta vereda lhe permite continuar buscando recursos generosos para obras maiores em Brasília, ao mesmo tempo em que

ANTONIO Anastasia sugere a união de socialistas e tucanos em torno de Marcio Lacerda

mantém uma boa parceria com o Estado. Quem atrapalha a vida de Lacerda no comando da PBH é o PMDB, ávido para ser oposição na disputa do ano vindouro, a ponto de

discutir a chance de fazer uma composição com o PT, neste caso, aceitando deixar a cabeça de chapa para os petistas e eles, peemedebistas, ficando na garupa.

Deputado irônico Com olhos esbugalhados e demonstrando visível irritação, o deputado do PMDB, Antônio Julio, saiu do encontro com a secretária de Planejamento, Renata Vilhena, na semana passada, com esta avaliação: “Ela veio aqui dar aula de economia e administração, em vez de se explicar sobre a Lei Delegada que está criando mais de 1.500 empregos para apadrinhados do Governo do Estado”, afirmou o parlamentar peemedebista.

Governador no jogo Depois de observar os bastidores, Antonio Anastasia está entrando em cena. Sua fala, na semana passada, defendendo a aliança entre PSB e tucanos tem a ver com o plano nacional do senador Aécio Neves, embora no campo mineiro exista uma pretensão do governador em eleger o maior número possível de prefeitos. Aliás, Anastasia, ao sugerir a união de socialistas e tucanos em torno de Marcio Lacerda, não cuidou apenas da sucessão de Belo Horizonte. Ele também esteve em Uberlândia, hoje o segundo colégio eleitoral mineiro, para abrir o desfile de Carnaval ao lado do prefeito Odelmo Leão. Assim, BH e Uberlândia marcam o início da caminhada de Anastasia, com indicativos claros de sua presença rumo à sucessão de prefeitos de 2012.

Timóteo, a vergonha Já se fala na possibilidade de uma nova alteração na Prefeitura de Timóteo. Aliás, nos últimos anos, no que diz respeito ao número de troca de prefeitos, essa cidade do Valo do Aço só perde para a co-irmã norte-mineira, Januária. Um horror.

Belotur e o Carnaval Enfim as escolas de samba de Belo Horizonte estão sem ter do que reclamar com relação à PBH, já que desta vez a empresa municipal atendeu às reivindicações e retornou com os desfiles momescos para a Praça da Estação, no Centro. O presidente interino, Arthur Vianna, certamente marcou pontos com o prefeito Marcio Lacerda, porém, apesar de todo esforço na avenida, o que se viu foi muita falta de criatividade dos diretores das escolas, com enredos fracos e figurantes sem a menor empolgação. Ou seja, faltou samba no pé.

Contagem sem nada “A prefeita de Contagem, Marília Campos, não tem a menor possibilidade de eleger um sucessor devido à falta de interesse político”, analisam algumas lideranças locais.

Rogério Avelar é reeleito para o biênio 2011/2012 na Granbel disponibilidade da agenda do governador Antonio Anastasia, que deverá presidir a solenidade e dar posse aos membros, como é de praxe na entidade.

Marília II Dank Fotografia

Em reunião realizada na sede da Granbel, os prefeitos metropolitanos reelegeram o atual presidente Rogério Avelar para o biênio 2011/2012. Não houve nenhum registro de chapa e, após aberta a sessão, os prefeitos de Santa Luzia, Gilberto da Silva Dorneles, e de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra da Cruz, elogiaram a atual administração. Eles se pronunciaram a favor da permanência de Rogério na presidência da Granbel, o que foi aprovado por todos os prefeitos presentes. O trabalho realizado pela atual diretoria, de acordo com o presidente, teve como meta atender as demandas priorizadas pelos prefeitos associados, assessorar os municípios nas diversas áreas, buscar apoio e parceria dos órgãos e autoridades governamentais, além de representar e lutar pelos interesses da RMBH. “Vamos continuar na mesma linha de ação na entidade, atendendo às reivindicações dos prefeitos e dando sequência às atividades programadas, como os Fóruns de Direito à Saúde”, disse Rogério Avelar. Participam da Diretoria atual, conforme indicação do plenário, a prefeita de Contagem, Marília Campos, como vice-presidente; o prefeito de Esmeraldas, Luiz Flávio Malta Leroy, como diretor-tesoureiro; o prefeito de São Joaquim de Bicas, Antônio Carlos Resende, como diretor-administrativo; e o prefeito de Taquaraçu de Minas, Marcílio Bezerra da Cruz, como diretor-secretário. A solenidade de posse da 31ª Diretoria Executiva da Granbel deverá acontecer na primeira quinzena do mês de abril, uma vez que o mandato desta diretoria se encerra no dia 1º de abril. A data depende ainda da

3

Por lá, os comentários indicam que a prefeita quer garantir um espaço que permita seu retorno como deputada estadual em 2014. Cena final: Trocando em miúdos, Marília Campos se tornou uma política profissional, bem diferente daquela ex-bancária que pregava a alternância de poder nos mandatos legislativos como forma de preservar a democracia.

Agradecimentos >>

Problemas para a segurança

De forma unânime e com reconhecimento, os prefeitos estão aqui para reconduzir Rogério Avelar ao cargo de presidente da entidade. Estou disponibilizando o cargo de vice-presidente e sugerindo que a prefeita de Contagem, Marilia Campos, assuma para o próximo mandato”, discursou o vice-presidente da Granbel e prefeito de Santa Luzia, Gilberto da Silva Dorneles. O novo diretor-tesoureiro e prefeito de Esmeraldas, Luiz Flávio Malta Leroy, agradeceu a confiança depositada por todos. “Como tesoureiro, reafirmo a necessidade das contribuições em dia para que a Granbel possa desenvolver suas atividades”. Marília Campos, que agora ocupa o cargo de vice-presidente afirmou: “Agradeço o convite para fazer parte da Diretoria e entro como vice-presidente para somar esforços. A grande expectativa da Região Metropolitana é a questão do Metrô. me coloco à disposição e vou fazer o melhor a favor de toda a Região Metropolitana”. Para concluir, o prefeito de Lagoa Santa e presidente da Granbel, Rogério Avelar, fez uso da palavra: “É necessário fazer da Granbel uma associação cada vez mais forte. Temos um saldo de trabalhos positivo, como os Fóruns de Judicialização da Saúde divulgados em todo o país. Vamos continuar desenvolvendo ações rigorosamente em sintonia com as demandas e prioridades dos municípios metropolitanos”.  

Semana passada, comerciantes do tradicional Bairro Floresta, bem próximo ao Centro de BH, denunciaram a presença de gangues armadas que praticam roubos em lojas e estabelecimentos comerciais. Ou seja, mais um foco de problemas para o secretário de Segurança, deputado Lafayete Andrade, que desde que assumiu a pasta tendo sido atropelado por acontecimentos hostis.

Os poderosos Consta em Brasília que o ex-ministro José Dirceu tem mantido contatos permanentes com dois mineiros de proa: Fernando Pimentel e Walfrido dos Mares Guia, com a finalidade de traçar metas para o crescimento do grupo palaciano no Estado, a começar pela eleição de prefeitos e vereadores. Dirceu tem interesse no PT e Mares Guia quer alavancar o seu PSB. Então, a ordem é evitar o confronto entre as duas siglas, especialmente nas maiores cidades. É aguardar para ver onde vai parar este namoro, afinal, na principal prefeitura, a de Belo Horizonte, o PSB tende a fazer aliança com o PSDB. Isto ainda vai dar xabú, ora se vai.

Dedo do Aécio

ROGÉRIO Avelar recebeu vários elogios dos prefeitos

Foi necessário o senador Aécio Neves entrar na jogada para que o jornalista e ex-deputado Tilden Santiago fosse indicado para a diretoria de Meio Ambiente da Copasa, cargo disputado a tapas por vários partidos da base aliada do governo mineiro.

Cientista X vereadores Segundo o cientista político Carlos Ranulfo, o voto distrital é mais ou mesmo a mesma coisa do eleitor votar no vereador de hoje, ou seja, é votar no político que está mais próximo do povo. Porém, segundo ele, isto não resolve a falta de transparência, pois as Câmaras de Vereadores estão longe de ser um bom exemplo para a população brasileira, haja vista a quantidade de escândalos que se sucedem em muitas delas, inclusive em Belo Horizonte

A primeira emenda de Domingos Sávio (PSDB-MG) como deputado federal foi aprovada pelo plenário da Câmara no dia 2 de março.  Durante as discussões que antecederam a votação do Projeto de Lei 583/07, que proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e nos órgãos da administração pública, o deputado garantiu que em ambientes prisionais e nos casos de investigação policial esse procedimento de revista deve ser realizado somente por pessoas do mesmo sexo. Domingos Sávio entende que sua medida permitiu um avanço no texto original. “O projeto apresenta uma previsão muito justa e necessária que é a restrição a esse tipo de revista em mulheres, evitando constrangimentos como tantos que

JEditorial

Domingos Sávio aprova a sua primeira emenda Domingos Sávio “Sinto-me privilegiado pelo fato de a minha primeira emenda aprovada na Câmara dos Deputados ser uma contribuição tão significativa aos direitos da mulher”

vemos todos os dias no noticiário”, disse o deputado. “No entanto, ainda precisávamos criar uma regra para o procedimento nos presídios. O texto da nossa

emenda visa justamente estabelecer que, quando necessária, a revista íntima em mulheres deve ser realizada apenas por mulheres”.

O PL 583/07 foi colocado na pauta do plenário como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. Além do projeto, que segue agora para o Senado, a Câmara votou também o PL 4.486/01, que veio do Senado e concede a qualquer dos avós o direito de visitar os netos que tenham pais divorciados. “Sinto-me privilegiado pelo fato de a minha primeira emenda aprovada na Câmara dos Deputados ser uma contribuição tão significativa aos direitos da mulher”, afirmou o deputado Domingos Sávio. “Entendo que contribuímos para o zelo que todos os órgãos públicos, inclusive os presídios, devem sempre ter pelos direitos da mulher”.

2552-6333


4

EDUCAÇÃO E CULTURA PT lá e cá

Em Ipatinga, Montes Claros e outras cidades onde o PT participa da administração, cujo prefeito não tenha sido eleito pelo partido, a ordem para os petistas é se afastar. Eles devem entregar qualquer cargo de confiança. O motivo é muito simples: a sigla quer lançar o máximo de candidaturas próprias em todo o Estado. Querem, inclusive, tentar eleger alguém para o lugar de Robson Gomes, no Vale do Aço, e Luiz Tadeu Leite, no Norte de Minas. É aguardar para conferir esta estratégia.

Um em cada cinco professores divide seu tempo entre ensinar e estudar Divulgação

V I G ÍLIAS DOBRADAS

Azeredo no comando? As conversas de bastidores levam a crer que o ex-governador e atual deputado federal Eduardo Azeredo pode ser o futuro presidente do PSDB de Minas. Claro que existem outros nomes na lista, como os deputados federais Marcus Pestana e Domingos Sávio. Como diz o ditado popular, que vença o melhor...

Cemig com problemas

Sucessão em Neves Secretária-adjunta da Assistência Social, a ex-deputada Gláucia Brandão, se fosse hoje, seria eleita prefeita de Ribeirão das Neves, de acordo com dados em poder da cúpula política do Governo de Minas.

Sucessão em Vespasiano Também em Vespasiano, na Grande BH, a sucessão começa a ser discutida nas ruas e nos gabinetes fechados. O ex-prefeito Ademar José ainda não definiu se volta à cena ou não. Já Carlos Murta pensa em lançar seu filho, de codinome Murtinha, pois ele próprio anda meio cansado. Por sua vez, Ilce Rocha, ex-vice de Murta, anda visitando favelas, ruelas e toda população da periferia da cidade, na tentativa de demonstrar que desta vez sua candidatura será pra valer.

Sucessão em Betim Uma das cidades mais ricas do Estado, Betim é a joia da coroa do PT. Mas a prefeita Maria do Carmo Lara sabe que, em seu projeto de reeleição, encontrará o nome do tucano Carlaile Pedrosa como candidato, para quem, aliás, já perdeu duas vezes no passado. Haverá um jogo duro em 2012 naquele município, podem apostar.

Sucessão em Juiz de Fora Se a eleição fosse hoje, o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Matos, não se reelegeria. Mas como o pleito é no ano vindouro, tudo pode mudar. Quem anda querendo seu lugar é o ex-presidente da Câmara e atual deputado Bruno Siqueira, juntamente com a petista Margarida Salomão. Ufa...

Barzinho da discórdia Localizado na Av. Francisco Sá, no Prado, o Bar do Luizinho reúne centenas de clientes, especialmente nas quintas e sextas-feiras. Mas enquanto faz sucesso comercial, traz, por outro lado, o desassossego para inúmeros moradores da região, diante da baderna e barulheira.

Baderna II E por falar em baderna, a Praça do Papa, considerada local de visitação de turistas e religiosos, foi transformada em ponto de encontro de baderneiros, com som ligado, pega de carros envenenados, motoqueiros sem escrúpulos, libertinagem etc. E veja a ironia do destino: tudo isto acontece a menos de 300 metros da residência oficial do governador, o Palácio das Mangabeiras. Vamos lá gente...

Adalberto Lustosa de Matos Advogado

FERNANDO Haddad: “Os dados me surpreenderam positivamente”

D

e cada cinco professores em exercício na educação básica brasileira, um está matriculado em um curso superior. Levantamento realizado pelo Ministério da Educação aponta que os docentes que frequentam salas de aula não apenas para ensinar, mas também para aprender, formam um contingente de 381.214 profissionais. Metade deles cursa pedagogia. Para chegar a essa conclusão, o Ministério da Educação cruzou dados do Censo da Educação Superior com outros do Censo do Professor da Educação Básica, todos de 2009. Segundo o ministro Fernando Haddad, a checagem foi feita com base no CPF dos professores e dos estudantes matriculados no ensino superior. A conclusão de que 20% dos 1.997.978 docentes da educação básica estudam, para Haddad, é surpreendente. “Os dados me surpreenderam positivamente. O censo mostra que ainda temos muitos professores sem Licenciatura. O que ele contabiliza é formado ou não formado. E não percebíamos o esforço feito no processo de formação. Pela primeira vez, podemos contar o que está se formando”, ressaltou o ministro. O censo docente mostra que, em

2009, 152 mil professores sem curso superior atuavam em creches, pré-escolas, ensino fundamental e até ensino médio nas cinco regiões do País. Outros 12 mil sequer concluíram o ensino médio. Além deles, 62 mil davam aulas sem curso de Licenciatura (o que, pela lei, não deveria acontecer, já que a modalidade é que prepara professores) e mais 500 mil dão aulas para disciplinas para as quais não se formaram. Atualmente, 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em cursos de Licenciatura no País. Só em 2009, 464 mil novos alunos ingressaram nessa modalidade de curso e houve um crescimento no número de formandos nessas áreas: em 2007, 246 mil concluíram esse tipo de graduação, enquanto 277 mil terminaram em 2009. O próximo passo do MEC será, de acordo com Haddad, analisar melhor o perfil desses professores-estudantes. O levantamento do ministério não mostra, por exemplo, quantos desses 381 mil educadores estão cursando a primeira graduação ou quantos estão na segunda. Sabe-se apenas quais são os cursos mais procurados por eles e alguns não estão ligados diretamente às formações de rotina das escolas.

LBV: inscrições para o programa “Criança Futuro no Presente” Estão abertas as inscrições para o Programa LBV – Criança: Futuro no Presente!, oferecido pela Legião da Boa Vontade (LBV) em Belo Horizonte a famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal. No período inverso ao da escola, as crianças recebem alimentação (lanche e almoço), material pedagógico, uniforme e atendimento psicológico. Além disso, participam de oficinas de música, informática, atividades esportivas e passeios culturais, com a finalidade de contribuir para seu bem-estar e desenvolvimento, quando em muitos casos ficariam sozinhas em casa enquanto os pais trabalham. Para este ano, estão sendo oferecidas 250 vagas. Os interessados devem pegar a relação de documentos e agendar a matrícula pelo telefone 3490-8116. Podem ser inscritas crianças entre 6 e 11 anos e moradores

LBV

Só no Bairro Prado, em Belo Horizonte, diversos comerciantes entraram na Justiça contra a Cemig, por causa da queda de energia no dia 28 de fevereiro, quando choveu forte na Capital. Em diversas regiões da cidade, a luz só voltou no dia seguinte, provocando uma série de transtornos. Aliás, toda vez que cai uma tempestade, acontece a mesma coisa. Se continuar assim, a empresa terá problemas mais sérios em breve, admitem especialistas no assunto.

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

AS CRIANÇAS recebem alimentação, material pedagógico e uniforme

dos Bairros Floramar, São Tomaz e Vila Biquinha. A instituição também oferecerá transporte gratuito. O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Belo Horizonte está localizado à Av. Cristiano Machado, 10.765, Bairro Planalto, e foi criado com o objetivo de atender a população em situação de vulnerabilidade ou risco social e/ou pessoal, desenvolvendo as suas potencialidades, fortalecendo a autoestima e a dignidade das pessoas que buscam apoio na Instituição.  No local, são oferecidos os programas “LBV — Criança: Futuro no Presente”!, “Capacitação e Inclusão produtiva” e “Espaço de Convivência da Terceira Idade”, além do acolhimento social, por meio do qual são atendidas as necessidades emergenciais decorrentes de problemas pessoais ou sociais dos usuários estabelecidos no Suas (Sistema Único de Assistência Social).

Dia Internacional da Mulher no SESC Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sesc Minas promove uma série de atividades visando homenagear as mulheres. Para começar, apresenta a Mostra Mulheres do Oriente em Zona de Conflito, um evento criado dentro do projeto Cinesesc com o objetivo de ressaltar a importância feminina no cenário nacional e internacional. Ao todo, serão apresentados três filmes que trazem diferentes histórias, mas que possuem em comum um olhar especial sobre o papel da mulher na sociedade. Sob o Céu do Líbano, Às Cinco da Tarde e Lemon Tree serão apresentados nas unidades do interior, a partir de março, gratuitamente. Confira abaixo a programação da Mostra e de outras atividades relacionadas à data neste mês.

Sesc Desportivo De 14 a 25 de março a unidade realiza o Projeto Perfil da Mulher, com diversas atividades para o público feminino. Sesc Floresta No dia 17, a unidade oferece à comunidade atendimentos gratuitos de beleza, orientações,  palestras e distribuição de brindes. Sesc Tupinambás Para levar cidadania e momentos de lazer às mulheres detentas, o Sesc Tupinambás realiza, no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, o Projeto Mulher em Questão, com palestras, apresentações artísticas, atendimentos estéticos, oficinas variadas e sorteio de brindes. As atividades acontecem no dia 11, no Hospital Sofia Feldman, e nos dias 14 e 15 na unidade.

SP Consultoria Empresarial e Institucional Ltda. Estratégias em Saúde Consultoria e Assessoria Especializada às Secretarias Municipais de Saúde nas áreas de:

Telefones: (31) 3221-3447 (31) 3282-3447 (31) 9983-3312 Rua São Paulo, 1071 - Sala 1715 Centro Empresarial São Paulo - Centro Belo Horizonte - MG - CEP 30.170-907 dr.lustosa@bol.com.br drlustosa@hotmail.com

Gestão Organizacional Planejamento Estratégico e Situacional Programação Assistencial Instrumentalização e formalização legal do FMS

Gestão orçamentária, Financeira

e Patrimonial do FMS Políticas Governamentais de Saúde Geoprocessamento Assessoria Jurídica

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1890 - Conjunto 1108 - Bairro Sion Belo Horizonte / MG - Cep 30320-000 Fones: (31) 2555-5179 / 2535-5180 - Fax: (31) 2555-1807 E-mail: sp.consultoria@yahoo.com.br


5

ECONOMIA

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

Minas Sustentável é a aposta para a indústria mineira crescer

M

ais um passo foi dado pelo Programa Minas Sustentável, coordenado pelo Centro das Indústrias de Minas Gerais (Ciemg) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-MG), na busca pela sustentabilidade da indústria mineira. Gestores de mais 11 empresas passaram por um treinamento no final de fevereiro, com o objetivo de entender a importância da aplicação de boas práticas ambientais e de responsabilidade social. O curso abordou temas como ecoeficiência, legislação ambiental, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, governança corporativa, sustentabilidade e ética empresarial. “A partir desse curso, as empresas podem se considerar aptas a colocar em prática as ações propostas no diagnóstico socioambiental”, explica o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Jr. O diagnóstico foi entregue a mais de 300 indústrias de Contagem, cidade piloto do projeto. Desse total, 61 já foram capacitadas. Na próxima etapa, após assinatura do Termo de Adesão ao Minas Sustentável, elas receberão a visita de consultores que ajudarão na implementação das medidas

sugeridas no levantamento. “O Termo de Adesão abre caminho para a realização das consultorias. Com ele, os empresários se comprometerão a desenvolver ações para aperfeiçoamento de seus processos industriais, buscando maior eficiência na utilização de insumos e matéria-prima”, afirma o coordenador do programa, Flávio Mayrink. O Minas Sustentável tem o objetivo de estimular a adoção de processos produtivos mais sustentáveis na indústria e em sua cadeia produtiva. Para isso, busca soluções que proporcionem economia e, ao mesmo tempo, receita para as empresas. Tudo de uma forma responsável e com uma nova filosofia de gestão, que alia processos produtivos baseados na otimização de resultados econômicos, ambientais e sociais. A escolha de Contagem para implementação do projeto piloto partiu do próprio perfil do município. Trata-se da primeira cidade industrial planejada de Minas Gerais. “É o piloto ideal para aplicação dos testes de novas metodologias e mudança de postura do empresariado mineiro nas ações de sustentabilidade”, ressalta o presidente do Sistema Fiemg, Olavo Machado Jr. O presidente do Sistema Fiemg aposta nos resultados que o projeto poderá trazer para o Estado. “O empresário já concluiu que a preservação ambiental e a melhoria

Indústrias de Contagem estão sendo treinadas para implementar ações do diagnóstico socioambiental

O presidente Olavo Machado Jr. discursou durante o evento da qualidade de vida são fundamentais e são negócios. Como tal, são coisas de empresários. Assumimos nosso papel”, resume. Após o trabalho em Contagem, onde 1,2 mil indústrias serão contempladas, o Minas Sustentável partirá para outras cidades. Todas as empresas visitadas receberão um inventário com sugestões de medidas em quatro segmentos – ecoconformidade legal, ecoconformidade normativa, ecoeficiência e econegócio. O primeiro prevê a adequação das empresas à legislação ambiental vigente. O segundo propõe que tipo de ações voluntárias, além da legislação, podem ser tomadas, como a adequação às normas

ISO. Para atingir a ecoeficiência, o terceiro item, deve-se implementar processos de produção que respeitem o meio ambiente. Tecnologias mais limpas devem ser aplicadas, principalmente, em conservação de energia, reutilização da água, reciclagem e resíduos e levantamento da emissão de carbono e dos programas que podem neutralizá-lo. Por fim, com o segmento econegócio, será incentivada a entrada em mercados onde o padrão de consumo seja ambientalmente sustentável e responsável.

Para saber mais sobre o programa, acesse www.minassustentavel.com ou ligue para (31) 3505-3418.

Empresas mais econômicas e em dia com a legislação estão entre as metas Flávio Mayrink, entrevistado

A

s mais de 300 empresas que receberam os diagnósticos entram agora em uma fase decisiva para o sucesso do Minas Sustentável – a de colocar em prática ações de responsabilidade socioambiental para atender às necessidades listadas pelo inventário. Todas elas estarão baseadas em cinco pilares principais: conservação de energia, reutilização de água, redução e reciclagem de resíduos, responsabilidade social e emissões de carbono. “A ideia é que as empresas estejam em dia com obrigações legais e, sobretudo, que possam economizar e desenvolver novos e lucrativos negócios em sustentabilidade”, reforça o coordenador do programa, Flávio Mayrink. Em entrevista ao Jornal Edição do Brasil, ele explica que o objetivo final é a geração de renda, empregos e a qualidade de vida. Fala ainda das dificuldades de entender a legislação e de como as empresas podem ganhar produtividade e lucratividade com o projeto.

Quais os principais benefícios para a indústria ao participar do Programa Minas Sustentável?

Como será realizado o trabalho junto às microempresas?

Flávio Mayrink: São três benefícios claros. O primeiro está relacionado à ecoeficiência das empresas, o outro à adequação legal e o último à responsabilidade social. Na ecoeficiência, o Minas Sustentável propõe que a empresa possa fazer negócio a partir das adequações ambientais sugeridas no diagnóstico elaborado pela equipe do Programa. Estamos falando de uma economia de mercado, em que o empresário tem lucro na medida em que diminui os seus custos. E isso pode ser obtido de maneira simples, com mudança de comportamento e projetos mais elaborados, mas que se pagam em pouco tempo. No quesito legal, o programa apresenta aos empresários o que eles precisam fazer para estarem em conformidade com todas as regras, normas e leis ambientais brasileiras. Isso faz com que eles estejam, de certa forma, imunes a multas, algumas delas muito pesadas. Na área de responsabilidade social, as empresas terão acesso a uma série de ações educativas e capacitações, que irão ajudá-las no relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas em suas ações, seus projetos, produtos e serviços.

F.M.: Iremos trabalhar em conjunto com as empresas, capacitando-as, dando informação, motivando esses bons comportamentos socioambientais. Nosso objetivo é divulgar os preceitos básicos do arcabouço legal e os bons preceitos ambientais e de responsabilidade social, para depois orientar no contexto da produção mais limpa e da gestão sustentável. Assim, será possível produzir mais, poluir menos e apoiar o desenvolvimento social.

Qual a principal dificuldade para apresentar a legislação ambiental às empresas? F.M.: Convivemos com um arcabouço normativo dos mais complicados do mundo. Hoje o Brasil possui cerca de 16 mil artigos, que são leis, normas e deliberações que as empresas devem cumprir para estar de acordo com o que é pedido pela legislação ambiental. E, a cada momento, surgem novos artigos. Tudo isso foi contabilizado pelo relator do Código Florestal, o deputado Aldo Rebelo. No retrato que tiramos das empresas de Contagem, no projeto-piloto do Minas Sustentável, vimos que as grandes empresas têm departamento ambiental e conseguem, de certa maneira, acompanhar todo esse arcabouço. Nas médias e nas pequenas indústrias, várias possuem responsáveis pela área. Com profissionais especializados ou não, podemos afirmar que no cerne dessas empresas está a preocupação com o meio ambiente, independentemente do porte e do número de empregados. Então, o cenário é positivo para que todos entendam a necessidade de se estar em dia com a legislação ambiental. Há grande receptividade do empresariado. Desta forma, vamos trabalhar muito para que, de maneira coletiva, todas as empresas tenham informações para produzirem de forma limpa e legal.

Quais são os principais resultados da primeira fase do programa, realizada com 300 indústrias de Contagem?

Segundo Flávio Mayrink, o programa apresenta o que os empresários precisam fazer para seguirem as leis ambientais brasileiras

F.M.: As 300 empresas são representativas. Se pegarmos as estatísticas delas, veremos que temos características semelhantes às de todo o Estado de Minas Gerais, como perfil e porte. Essa fase nos deu um primeiro diagnóstico, que nos dá pistas. Comparo-o com uma ida ao médico. Você chega ao consultório, tem a pressão medida e sai com alguns indícios. Assim é com o Minas Sustentável. Terminamos nossa primeira visita ao consultório. Existem indícios daquelas empresas que têm potencial para trabalhar na conservação de energia, de outras que têm espaço para trabalhar na racionalização do uso da água. Feitos os primeiros exames, será preciso realizar um levantamento mais detalhado, com parceiros que possuem suas respectivas expertises. Seria como ir a um médico especialista. Agora, consultores e profissionais especializados em cada área trabalharão com as empresas. Iremos apontar o que pode ser melhorado somente com mudanças de comportamento do empresário. Ao mudar comportamento, a empresa pode conseguir algumas evoluções. E também indicaremos outras ações, nas quais o empresário irá necessitar de investimento. Aí, temos o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais com linhas de financiamento para projetos de sustentabilidade.

Por que o empresário deve realizar o diagnóstico do Minas Sustentável? F.M.: Porque a maioria das empresas não conhece sua realidade socioambiental. O empreendedor está em um mercado competitivo. Está em um ambiente com problemas trabalhistas. Ele tem problema de fisco, porque nossa tributação é complicada. Ele tem uma série de situações que não o fazem pensar em ter uma radiografia da empresa. O diagnóstico que entregamos, individualmente a cada empresa, serve muito para isso. Com as ações do Minas Sustentável sendo levadas para dentro das empresas – e sabemos que isso é possível, pois temos linhas de crédito disponíveis em casos em que há necessidade de investimento – poderemos dizer, sem medo de errar, que Minas Gerais trabalha, de fato, de forma sustentável. Isso significa um ganho competitivo enorme para o empresário.

Como as empresas podem ganhar em produtividade e lucratividade ao adotarem melhores práticas de responsabilidade socioambiental? F.M.: Na ecoeficiência isso é muito claro. Na medida em que se diminui custos, você aumenta o lucro. Na questão legal, imagino que o empresário deve dormir sobressaltado com a possibilidade de receber, a qualquer momento, a fiscalização e não estar de acordo com alguma norma ambiental. Evitando multa, o ganho também é muito grande. É importante destacar que as ações de ecoeficiência não estão previstas na legislação. Então, estamos falando de uma indústria mineira que quer ser símbolo de responsabilidade socioambiental, e não somente estar em dia com as normas e leis.

E para acessar as linhas de investimentos, o que deve ser feito? F.M.: Para uma grande empresa, ter acesso a financiamento é muito fácil. Para a micro, pequena e até para a média empresa, pode ser complicado. Então, o Minas Sustentável faz o link do empresário com o BDMG. Isso está no escopo do Programa. É parte de nossas atribuições. É importante lembrar que estamos falando de ações futuras, depois de vencido o segundo ciclo do Programa, de visita de consultores e construção de projetos socioambientais nas empresas.

Como as empresas interessadas podem participar do Programa? F.M.: Estamos planejando as próximas abordagens e indústrias participantes do Programa. Iremos agora para Betim, e depois a participação deve ser realizada por regiões de Minas Gerais, aproveitando a estrutura que o Sistema Fiemg possui no interior do Estado. As empresas que tiverem dúvidas ou desejarem mais informações sobre o Programa Minas Sustentável podem entrar em contato com a nossa secretaria-executiva, pelo telefone (31) 3505-3418.


6

G E R A L

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

JORNAL DO ACIR ANTÃO A NI V E RS A RI A NT E S

ASSEMBLEIA – O deputado Dinis Pinheiro, presidente daquela Casa, estimulou a criação de uma lei que vai proibir o uso da serpentina laminada em todo o Estado e o uso da máquina que expele papéis picados em festas de qualquer tipo em Minas. A lei vai evitar que novas tragédias ocorram. Ela deverá ser copiada por outros estados que já estão tomando as mesmas providências.

POSSE NO BDMG O governador Antonio Anastasia empossou no dia 02 de março o novo presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta de Carvalho, além de outros diretores da instituição.

Jornalista Mônica Miranda – Rádio Itatiaia Ex-deputado Luiz Vicente Calicchio Jornalista Manuel Higino dos Santos Dia 14, segunda-feira Mércia Garcia Otoniel Geraldo Batista Jornalista Paulo Celso Senhora Leia Márcia Dupinho

Governo de Minas

BOLSA FAMÍLIA – Sem nenhuma polêmica, a presidente Dilma Rousseff anunciou o aumento do benefício pago pelo Programa Bolsa Família em todo o país, chegando a um reajuste médio de 19% – em alguns casos até 45%. Essa decisão causou inveja aos aposentados e trabalhadores, que viveram dois meses assistindo as discussões em torno de um aumento do salário mínimo que não pode sair dos R$ 545,00. A desculpa é que fora desse índice a Previdência poderia quebrar e as prefeituras não aguentariam um aumento maior. Para o Bolsa Família, o reajuste de até 45% não causa nenhum problema aos cofres do governo. Já para quem trabalha ou trabalhou a vida toda, pagando a previdência durante vários anos, ter um aumento digno de salário provoca todas as reações governamentais. O Congresso aumenta o salário dos deputados e senadores sem que nenhuma autoridade venha a público dizer que o aumento vai quebrar o governo. Isso só acontece quando o beneficiado é quem trabalha.

Dia 15, terça-feira Vânia da Cunha Valadares (esposa Ziza Valadares) Publicitário – José Renato Dia 16, quarta Neipif Brumadinho Ex-governador Hélio Garcia

DA COCHEIRA

ANASTASIA – O nosso governador tomou todas as providências diante da tragédia de Bandeira do Sul, com o acidente que vitimou fatalmente 17 pessoas e deixou vários feridos. A modernização das festas de Carnaval, com o advento do Trio Elétrico, vem trazendo problemas para algumas cidades. O primeiro motivo é o tamanho dos carros, que quase não conseguem circular pelas ruas acanhadas de alguns municípios. O segundo motivo é a altura, que quase sempre alcança as redes de luz e telefone. Em terceiro está a poluição que eles produzem com a fumaça dos motores que tocam os seus geradores. O Carnaval de antes, com as velhas bandas com músicos a pé, não significava nenhuma ameaça à segurança das pessoas. Agora até a serpentina, que antes era uma brincadeira inocente, transformou-se em risco de morte.

Dia 17 Quinta Publicitário Ronaldo Spagnuolo Bruno Penido Iacomini

O prefeito Marcio Lacerda está anunciando com estardalhaço a construção de novos conjuntos habitacionais, criando verdadeiros bairros, com mais de sete mil unidades de apartamentos, como em Capitão Eduardo, numa área que há muito tempo foi reservada para ser aterro sanitário.

Dia 18, sexta Israel Pinheiro Filho Jornalista J.D. Vital Dr. José Alexandre Costa

Foi preciso assumir o mandato de Eliseu Resende para o agora senador Clésio Andrade tomar alguma atitude em favor de Minas. Anuncia com toda pompa que o governo vai iniciar a duplicação da BR-381 e da BR-040 até Ressaquinha. Porém, ele está chegando um pouco tarde. O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, já anunciou essas obras há muito tempo.

Dia 19, sábado Jornalista José Carlos Alexandre Artista Plástico Afrânio Vieira José Carlos Muniz Maria José Chiodi Bruno Azevedo – repórter da Itatiaia – Contagem

Falando em obras, como anda a duplicação da Pedro II até o Bairro Alípio de Melo?

A todos, os nossos Parabéns!

E C O N O M I A

Neilton Sávio

Presidente da Fiemg alerta para os efeitos de nova alta dos juros

A

decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar para 11,75% ao ano a taxa de juros Selic contribui para fomentar um cenário de incertezas para a economia. A avaliação é do presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr., que alerta para a perda de competitividade provocada pelos efeitos da medida.

“A decisão do Banco Central de promover mais uma elevação na taxa básica de juros contribui para fomentar um cenário de incertezas para a economia. Já existem sinais fortes de desaceleração da atividade industrial nos últimos meses. Dados da produção, do mercado de crédito, consumo e criação de empregos evidenciam o menor ritmo da economia. No nosso entendimento, poderá haver um esgotamento do combate à inflação baseado no aumento da taxa Selic pelos reflexos que provoca. Consequência dessa política, enfrentamos um efeito colateral grave com a atração de capitais estrangeiros especulativos que contribuem para inundar o mercado de dólares, sobrevalorizando o real. Dessa forma, ocorre perda da capacidade de competir das empresas brasileiras, dificultando ainda mais as exportações e incentivando maiores importações. Conforme estamos alertando, esse processo poderá levar o país a uma desindustrialização, com sérios impactos sobre a geração de emprego, trabalho e renda. Outro ponto que nos cabe alertar o governo é para o risco de, ao tentar reduzir de forma acentuada a demanda, ultrapassar os limites e jogar a economia numa queda de consumo e produção difícil de ser revertida. As previsões sobre o PIB de 2011 vêm caindo e chegam a 4%, ao mesmo tempo em que pesquisas da Fundação Getúlio Vargas, da Confederação Nacional da Indústria e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais indicam tendência de redução nos índices de confiança dos empresários. Se a atividade industrial cair de forma acentuada, estaremos deixando de gerar produtos para o próprio combate à inflação. Observamos que apesar da produção da indústria de janeiro ter apresentado pequeno avanço (0,2%) em relação a dezembro, este resultado refletiu o retorno das férias coletivas concedidas por empresas de variados setores. O fato é que o processo de redução no ritmo de crescimento ocorre desde abril de 2010, tornando clara a tendência de perda de dinamismo da indústria. Em dezembro, a produção industrial recuou 0,8%, em novembro 0,1%, e a expectativa para fevereiro é de queda. Portanto, o movimento observado em janeiro foi pontual e não deve se sustentar nos próximos meses.

O Departamento de Economia do Sistema Fecomércio/MG realizou pesquisa sobre a efetivação da mão-de-obra temporária contratada para o final de 2010, os planos de uso dessa estratégia para as próximas datas comemorativas e a intenção de realizar novos investimentos. Do total de empresários entrevistados, 54,8% declararam que contrataram os empregados temporários para o Natal. Metade das empresas realizou algum tipo de efetivação dos contratados temporários, sendo que 29,5% tornaram permanentes alguns dos temporários e 20,5% contrataram em definitivo todos os trabalhadores. Dentre aquelas empresas que não efetivaram funcionários, 39,4% afirmaram que o motivo principal foi o movimento não ter sido suficiente para justificar o aumento definitivo do quadro. Os empresários afirmaram que estão encontrando dificuldades para

contratar colaboradores (47%). A principal razão para isso é a falta de mão-de-obra qualificada (68,3%) e, em seguida, o desinteresse dos candidatos (31%). A intenção de contratar temporários para a Páscoa e o Dia das Mães – as primeiras datas comemorativas do ano – ainda é pequena. Somente 28% dos entrevistados afirmaram que pretendem ter mais gente trabalhando especificamente nestes períodos. Dos 72% que disseram não ter a intenção de contratar, 52,5% acreditam que a equipe atual já é suficiente para atender a demanda. Segundo a coordenadora do Departamento de Economia do Sistema Fecomércio Minas, Silvânia Araújo, “os empresários que conseguiram no final do ano formar uma equipe assertiva, agiram de forma pró-ativa, se preparando para a força comercial das datas comemorativas do primeiro semestre”, diz. JEditorial

Pronunciamento de Olavo Machado

Comércio de BH efetiva temporários do Natal e planeja investir em 2011

OLAVO Machado está preocupado com a economia É importante salientar também que o nível de utilização da capacidade instalada na indústria encontra-se abaixo dos patamares médios de 2008, portanto não condiz com a análise do Banco Central de que haveria descompasso entre a oferta e a demanda. No mercado de trabalho, o ritmo de crescimento da ocupação vem abrandando nos últimos meses, sendo que em janeiro mostrou queda de 0,2%, em termos dessazonalizados. As medidas macroprodenciais adotadas pelo Banco Central começaram a funcionar, com a contração de 5% no volume de crédito concedido em dezembro. E o consumo, de acordo com a Pesquisa do Mercado Consumidor, do IBGE, registrou estabilidade em dezembro, reflexo, principalmente, da queda de 0,3% no consumo de bens dos segmentos de hipermercados e produtos alimentícios, exatamente os setores que estavam pressionando a inflação. Na medida em que o setor público elevou muito suas despesas e que, mesmo com o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011, ainda terá aumento de gastos, o governo coloca sobre a política monetária todo o peso de controle da inflação. Isso provoca aumentos despropositais da taxa de juros, contribuindo para o aumento na despesa financeira das empresas, adiamento de investimentos, com impactos negativos generalizados sobre a economia.”

54,8% dos empresários entrevistados declararam que contrataram os empregados

Investimento A grande maioria das empresas tem planos de investimento para o ano (70,6%), demonstrando a expectativa otimista do empresário em relação aos negócios em 2011. Os investimentos serão realizados em primeiro lugar na diversificação do mix de produtos (27,6%). Em seguida, aparecem os planos para a abertura de filiais (17,2%) e, bem próximo, investimento em tecnologia (16,1%). Já a expansão física do atual ponto de vendas é

pretendida por 14% dos entrevistados. A pesquisa questionou ainda quais são os principais problemas do comércio varejista atualmente. Neste sentido, quatro questões somam 81% das respostas. A mais citada é a inadimplência, que preocupa quase um terço dos empresários (31,5%). Em seguida, os fatores apontados foram os juros altos (20,5%), a carga fiscal (15,2%) e a falta de profissionais capacitados (13,8%).


S O C I A L

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

7

Editada por Emilienne Santos

mili.edicaodobrasil@globo.com

OSCAR 2011

ILDEU Koscky, Tereza Pentagna Guimarães, Damião e Júlia Fotos: Cleber Piuzana

O ANFITRIÃO da festa, Franklin Bethônico

O CASAL Eduardo Janot e Iris Chaves

POSSE DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA Fotos: Emilienne Santos

DR. MARCOS Vinícius Barbosa, o promotor Marco Antônio Borges e José de Carvalho Jorge

OS MAIS novos vice-presidente e presidente do Centro Comunidade Luso Brasileira, Marco Antônio Borges e Leonardo Costa Mendes

O EX-PRESIDENTE Antônio Mendes e Felipe Mota

JOSÉ de Carvalho Jorge, desembargador Luiz Audebert Delage Filho, Marco Antônio Borges, Felipe Mota e Marcos Vinícius Barbosa

ALENCAR Peixoto e Beth Pimenta

DEBUT

POSSE NO IBEF

ACONTECEU , no sábado, fevereiro, o de dia 26 de but da linda M aria Eduarda Geo, no salã o neoclássic o moderno da Casa Bernard i. Os pais, Silv ério e Ana Mar Geo, orgulhos ia os da filha, or ganizaram a festa com verd adeiro esmero. Tanto os vestidos da aniver sariante, quan to a decoração da festa esta vam belíssim os. A debutant estava radian e te de alegria e os convidados puderam faze r parte dessa felicidade.

ÓTIMOS RESULTADOS

Fotos: Emilienne Santos

TODOS os anos o respeitado Franklin Bethônico reúne amigos para uma festa digna de estrelas. O objetivo principal, além de estar perto de pessoas de estima, é assistir a entrega do mais valoroso prêmio da academia cinematográfica: o Oscar. ESTE ANO, a festa teve como palco o refinadíssimo Automóvel Clube de Belo Horizonte, que, segundo a maioria dos convidados, contou com um toque a mais de requinte. A ENTREGA do Oscar aconteceu no dia 27 de fevereiro. Os convidados puderam assistir a entrega dos principais prêmios da Academia em telões espalhados pelo salão Dourado do Automóvel Clube. A FESTA, em um termo mais simplório, foi uma verdadeira delícia! O Buffet (Automóvel Clube) estava esplendoroso, assim como a decoração (Valter Alves), com estatuetas espalhadas aos quatro cantos. Além disso, as pessoas presentes foram brindadas com apresentações e danças baseadas em clássicos do cinema como Dirty Dancing e Moulin Rouge.

ALDIJA, José de Carvalho Jorge e Maria Vitória Capelão

PEDRO Rodrigues, Luiz Cezar e Altivo Oliveira

O EMPRESÁ R Editora Gráfica IO e diretor da Pampulha , Jairo Alves Lopes Júnior, passou o Car naval com toda a família em Florianópolis, no Costão do Santinho Resort. Ele com emorou os ót imos resultado alcançados po s r sua empres a em 2010. A Pampulha Edi tora fechou o ano com uma expansão de 6% no faturam ento em relação ao ano an terior e novos clientes, como a Klus, a Livr aria Leitura, a Energisa e a Web Consult, entre outros. Para este ano, o diretor espe ra um crescim ento em torno de 8% no fatu ramento.

CARNAVAL NO JARAGUÁ

A DIRETORIA Social do Jara moveu no dia guá pro27 de fevere iro o Grito de Carnaval na or la da piscina, du rante a tarde, com muita an imação e aleg ria. NA NOITE do sábado de Car março, aconte naval, 5 de ceu o tão espe rado retorno do Baile do Pirata . No domingo , foi a vez da criançada, co m matinê infa ntil no Belvede re, com concur so de fantasia e premiação para os primei ros lugares. P ara fechar com chave de ouro , na terça, 8 de março, os jaraguenses tiv eram direito à Feijoada de Carnaval, no Belvedere, a preço especial .

MANUEL Campos de Pinho, Fernando Varela, Marcos Santana e Sílvio Nazaré

O PRESIDENTE do IBEF, Carlos Alberto Teixeira, e Roberto Macedo


8

V I D A “Dieta do Tipo Sanguíneo” pode por fim aos regimes convencionais

HOMENS admitiram depender das decisões femininas Segundo Emília Pinheiro, muitos pacientes se sentem menos compulsivos e mais relaxados com a dieta

Mais benefícios

Getty Images

Estudo realizado pela Fundação Perseu Abramo e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) apontou que três em cada quatro brasileiras – com 15 anos ou mais – já engravidaram ao menos uma vez na vida. Ainda de acordo com a pesquisa, 70% das mulheres brasileiras tiveram o primeiro filho entre 16 e 24 anos, enquanto 6% foram mães com mais de 30 anos. O título do trabalho é “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”. O supervisor do levantamento e professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Venturi, acredita que este panorama está relacionado aos “padrões culturais” entre os países. O material também destaca que 9% são virgens (com 15 anos ou mais). “Países com o Produto Interno Bruto (PIB) mais elevado conseguiram postergar o índice de gravidez, embora, historicamente, era comum as mulheres terem filhos mais cedo. Um dos papéis mais importantes da mulher na sociedade é de ser mãe.

Em termos majoritários, aquelas que têm mais de 30 anos, são solteiras e não têm filhos são alvos de cobranças da sociedade”. Como exemplo, o professor cita uma pergunta feita durante a pesquisa. Quando questionadas sobre “quais as melhores coisas de ser mulher”, elas responderam espontaneamente algo relacionado à maternidade. “57% das mulheres, ou três em cada cinco, valorizaram o papel social de casar e ter filhos”, afirma. O professor ainda destaca a “expansão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Aids”. Segundo Venturi, esse aumento é em função da confiabilidade nos parceiros e na estabilidade do relacionamento. Segundo a pesquisa, em média, as mulheres tiveram o primeiro filho (ou filha) com 21 anos e 3 meses, já os homens com 24 anos e 3 meses. Entre os homens, a maioria teve o primeiro filho biológico entre 19 e 30 anos (73%) e apenas 1% teve com até 15 anos de idade, enquanto 12% tiveram com mais de 30 anos. Quanto às mulheres que já tiveram relações sexuais, cerca de quatro em cada cinco têm ou tiveram filhos, o que equivale a 79%. Em média, 3,3 filhos em 2010, contra 3,5 filhos em 2001. Entre os homens com 15 anos ou mais a média declarada é de 3 filhos, aponta o estudo. De acordo com os dados, 99% das mulheres e 96% dos homens criam ou tiveram filhos naturalmente. Já os adotados beiram os 5% e 4%, respectivamente, enquanto 3% (mulher) e 9% (homem) tiveram enteados. Foram entrevistados 2.365 mulheres e 1.181 homens, com mais de 15 anos de idade, de 25 unidades da federação. O levantamento envolveu a participação de 176 municípios na amostra feminina e 104 na masculina. O estudo ainda contempla a divisão sexual do trabalho e tempo livre; violência doméstica, corpo, sexualidade e mulher na mídia; democracia, mulher e política; aborto e percepção de ser mulher; feminismo e machismo. A margem de erro da pesquisa é entre 2 e 4 pontos percentuais para mulheres e entre 3 e 4 pontos para os homens. Em ambos, o intervalo de confiança é de 95%.

Maconha aumenta o risco de psicose Pessoas que consumiram maconha na adolescência ou no início da vida adulta enfrentam maior risco de apresentar sintomas de psicose mais tarde, afirma um estudo recém-divulgado. A pesquisa, realizada pelo professor Jim Van Os, da Universidade de Maastricht, da Holanda, foi feita na Alemanha, e contou ainda com pesquisadores da Suíça e da Grã-Bretanha. A psicose é uma desordem mental na qual o indivíduo perde o contato com a realidade. O estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, acompanhou um total de 1.923 pessoas ao longo de um período de dez anos. Apesar de as relações entre maconha e psicose já serem conhecidas, ainda não estava claro se era o entorpecente que desencadeava os sintomas dessa condição ou se as pessoas se sentem propensas a consumir a droga devido a seus sintomas. A pesquisa indica que a primeira hipótese é a mais provável.

Os participantes da pesquisa tinham entre 14 e 24 anos. Eles foram avaliados em períodos distintos para aferir possíveis relações entre o uso de maconha e de manifestações de sintomas psicóticos. O primeiro período estudado foi feito três anos após o início da pesquisa. A segunda amostragem ocorreu oito anos depois que a pesquisa começou. E a conclusão ocorreu dez anos após o começo do estudo. Os pesquisadores colocaram os que já fumavam maconha em um grupo e excluíram os que apresentavam um quadro pré-existente de psicose, para que pudessem melhor estabelecer as ligações entre novos usuários de maconha e a apresentação de sintomas da doença. A pesquisa também teria mostrado que aqueles que já fumavam maconha na época do começo da pesquisa enfrentariam riscos mais elevados de apresentar sintomas psicóticos persistentes. Divulgação

De acordo com a especialista, existem outros benefícios ligados à dieta. “Seguindo a Dieta do Tipo Sanguíneo, é possível evitar infecções e viroses, o peso se estabiliza perfeitamente, devido à perda de gordura e toxinas nocivas. Aumentam-se as defesas naturais do organismo, evitando o surgimento de doenças mortais e outros fatores envolvidos na rápida deterioração celular”, conclui. Mais informações sobre a dieta e a lista de alimentos separados por tipo sanguíneo estão no livro “Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo”, que está em sua 2ª edição. O livro pode ser adquirido através do site www.unicorpore.com.br.

Três em quatro brasileiras com mais de 15 anos já engravidaram

O LEVANTAMENTO envolveu a participação de 176 municípios na amostra feminina

Quem suspeita que as mulheres comandam a casa e a rotina de quem vive nela está certo. De acordo com uma pesquisa da marca Ginsters, fabricante de alimentos do Reino Unido, três quartos de todas as decisões domésticas importantes são tomadas por elas. As mulheres têm responsabilidade até mesmo sobre 60% das decisões quanto à quantidade de relações sexuais. O levantamento contou com a opinião de três mil casais sobre relacionamento. Constatou-se que as pessoas do sexo feminino regularmente decidem o que os dois vão comer, onde vivem, quando terão filhos, onde vão aproveitar as férias e como gastar o dinheiro. Além disso, seis em cada 10 homens admitiram que as parceiras têm controle total sobre quando e com que frequência o casal tem relações sexuais. Dois terços disseram que são completamente dependentes delas sobre o que comer, sendo que três quartos pedem permissão antes de saborear alimentos pouco saudáveis. Mais da metade admitiu consultá-las para ingerir bebidas alcoólicas. As mulheres ainda são mais propensas a escolher os nomes dos filhos, assim como as roupas que vão usar e em que escola estudar. Segundo o jornal Daily Mail, aos homens restam definir que carro comprar e quais programas assistir na televisão. Quanto à TV, a conclusão pode até se aplicar ao Brasil, mas em relação aos carros, não. Pesquisas do setor automotivo dão conta de que as mulheres brasileiras têm poder de decisão de até 80% na compra do carro. Fonte Terra.

Getty Images

iminuir a quantidade melhorando a qualidade dos alimentos ingeridos. Esta é a proposta quando a ideia é emagrecer com saúde. Contudo, as antigas recomendações, que nem sempre ajudam na luta contra o ganho de peso, podem estar com os dias contados, principalmente devido à aplicação de uma nova “técnica” no mercado nutricional, conhecida como “Dieta do Tipo Sanguíneo”. Ela foi descoberta pelo médico especialista em Naturopatia, James D’Adamo, em 1957. Ele observou que nas dietas convencionais seguidas por seus pacientes poucos resultados positivos foram constatados. Sendo assim, ele realizou uma pesquisa, focando no tipo sanguíneo das pessoas e observando quais eram as reações individuais para cada alimento prescrito. Os efeitos se mostraram surpreendentes. Foram delineados os padrões alimentares para cada tipo sanguíneo, dando origem à nova dieta. No Brasil, ela já é indicada por profissionais e aprovada por diversos pacientes, entre eles personalidades que vão de Vera Fisher a Cláudia Raia. De acordo com a terapeuta ortomolecular, Emília Pinheiro, autora do livro “Dieta pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo”, cada tipo sanguíneo – O, A, B e AB – carrega uma mensagem genética que traduz as formas de nutrição. “Ao se alimentar de acordo com seu tipo sanguíneo, a pessoa ganha massa de tecido ativo, aumentando a taxa metabólica basal, o que permite a queima do excesso de gordura sem perda de tecido muscular. Considerando uma pessoa obesa, a boa notícia é que, uma vez conseguido o resultado satisfatório em seu peso, ele é mais definitivo”. De acordo com a especialista, as dietas podem trazer mais leveza e calma aos pacientes. “Segundo depoimentos, muitos se sentem menos compulsivos e mais relaxados em relação à enorme disponibilidade de alimentos atrativos. É possível emagrecer mantendo a saúde num nível excelente, sem ter que contar calorias”, diz. Sobre possíveis riscos, Emília afirma que a dieta é segura. “A restrição de alguns alimentos incompatíveis para cada tipo sanguíneo é insignificante, se comparada a todos os outros alimentos listados, como benéficos ou neutros. São cerca de 200 alimentos. Nesse caso, seria muito difícil haver qualquer tipo de carência nutricional. Afirmo que todos os nutrientes vitais para o nosso bem-estar corporal se encontram presentes em qualquer uma das listas dos quatro tipos sanguíneos, nas colunas dos alimentos benéficos e neutros”. Questionada sobre o fim das dietas convencionais, a terapeuta afirma que estas estão com os dias contados. “A alimentação baseada em uma mesma dieta que serve para todos é uma enorme falha que precisa ser corrigida. Que o diga o número de pessoas que seguem cartilhas alimentares e, ainda assim, não conseguem sair da obesidade, do colesterol alto, do diabetes e das doenças cardiovasculares, declinando sua saúde a cada dia”.

Mulheres decidem quase tudo em casa, até frequência sexual

Divulgação

D

Felipe José de Jesus

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

OS PARTICIPANTES da pesquisa tinham entre 14 e 24 anos

Incidência O estudo concluiu que o uso de maconha aumenta ‘’significativamente’’ a incidência de sintomas psicóticos, mesmo quando outros fatores, como situação sócioeconômica, o uso de outras drogas e de condições psiquiátricas estão em jogo. Além de afirmarem que o uso da maconha é um fator de risco para o desenvolvimento de sintomas psicóticos, os cientistas envolvidos com a pesquisa disseram também que ‘’o uso repetido de maconha pode aumentar o risco de sofrer desordens psicóticas por ter impacto na persistência dos sintomas. De acordo com Robin Murray, professor de pesquisa psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria da Grã-Bretanha, a pesquisa representa “mais um tijolo no muro de provas” de que o uso da maconha contribui para formas de psicoses como a esquizofrenia. Segundo Murray, a pesquisa é um dos dez estudos similares que apontam nessa mesma direção.

Dr. Paulo César G. Guerra Tel.: (31) 3241-4777 Fax: (31) 2555-4777 Rua Piauí, 179 - Santa Efigênia CEP 30150-320 - Belo Horizonte - MG


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

9

Deputado pede agilidade na exploração do gás natural

Tiro de Guerra recebe obras de asfaltamento

O deputado estadual Arlen Santiago (PTB), ciente da importância das fontes alternativas de energia, em audiência com o diretor-presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Fuad Jorge Noman Filho, solicitou agilidade na exploração de gás na região norte do Estado. Ele também pediu informações referentes aos 19 municípios onde a Cemig tem a concessão, no que diz respeito aos prazos para exploração da avaliação econômica, os valores a serem investidos e também a contratação dos procedimentos necessários, tais como o impacto ambiental. A Cemig é acionista majoritária da Gasmig, única concessionária de distribuição de gás canalizado em Minas Gerais. Embora sua atuação principal seja geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, ela também se dedica ao negócio de distribuição de gás natural. Atualmente, ela é responsável pela exploração de gás nos seguintes municípios: Buritizeiro, Três Marias, Lassance, São Gonçalo do Abaeté, João Pinheiro, Várzea da Palma, Lagoa dos Patos, Jequitaí, Pirapora, Campo Azul, Co-

SEGUNDO Arlen Santiago, uma das vantagens do gás natural é o seu baixo impacto ambiental ração de Jesus, Ibiaí, Ponto Chique, Felixlândia, Morada Nova de Minas, São João da Lagoa, Ubaí, Brasília de Minas e  São João do Pacuí. Na audiência, estiveram presentes os vereadores de Buritizeiro, Carlos Augusto da Silva, Tadeu

Mariano Cardoso e o advogado Dr. Eduardo Abreu Torres, que também solicitaram informações sobre a situação da exploração de gás no município. O gás natural é um combustível fóssil, com constituição semelhante a do petróleo. Ele pode

PMI

ITAÚNA

Divulgação

NORTE DE MINAS

ser encontrado no subsolo ou no fundo do mar, em depósitos naturais de rochas sedimentares, associado ou não ao petróleo. Sua origem se dá na decomposição de plantas e animais, resultado de um processo de milhões anos. O gás natural é utilizado em diversos segmentos: residências, comércio, indústrias, veículos e para a geração e co-geração de energia. Além de mais econômico, o gás natural polui menos e apresenta maior eficiência calorífica. Segundo o deputado Arlen Santiago, uma das vantagens do gás natural é o seu baixo impacto ambiental. “O gás é um combustível ecológico, substituindo formas de energia poluidora, e ainda contribui para a redução do desmatamento”, afirmou o parlamentar. Ainda segundo o deputado, “a exploração de gás promoverá a geração de empregos e distribuição de renda no Norte de Minas, pois, além de promover o conhecimento das bacias sedimentares, desenvolve a pequena indústria petrolífera e fixa empresas nacionais e estrangeiras no país”.

A PREFEITURA realizou obras na sede da Organização Militar Tiro de Guerra

MATEUS LEME

Desde 2010, a atual administração de Mateus Leme iniciou as negociações com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para implantar o posto do Sine no município. No último dia 23, o convênio foi assinado pelo prefeito Marlon Aurélio Guimarães e o secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, para instalação do Posto de Atendimento, que receberá repasse para montagem da infraestrutura como mobiliário e equipamentos. A sede terá capacidade para atender de 72 a 120 pessoas por dia. Os serviços disponibilizados à população serão: emissão da nova carteira de trabalho, encaminhamento dos interessados ao mercado

de trabalho, realização de cursos profissionalizantes para qualificação de mão-de-obra, ponto de solicitação para Seguro Desemprego, entre outros. No local, também será disponibilizada uma sala para inclusão digital e uma sala de treinamentos, com capacidade para 25 pessoas, possibilitando a realização de cursos, palestras e seminários. “A instalação do Sine em Mateus Leme será um marco para a população. As pessoas não precisarão mais se deslocar até municípios vizinhos para utilizarem os serviços oferecidos pelo posto de atendimento”, destacou o prefeito Marlon. Para o secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Mateus Leme, José Marcus Diniz Ferreira

PML

Prefeitura assina convênio com o Governo de Minas

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou o asfaltamento completo das instalações da sede do Tiro de Guerra do município, além de ter feito as demarcações de trânsito e estacionamento no local. Esta é mais uma das ações de pavimentação que a prefeitura vem realizando nos últimos dias em algumas áreas da Organização Militar. Essa atitude é muito importante, pois contribuirá de forma significativa para a motivação de todos aqueles que exercem suas atividades na unidade. De acordo com o chefe da instrução do TG 04-009, sargento Lúcio Bastos Pontes, o apoio que a prefeitura vem dando ao Tiro de Guerra ao longo dos anos é fundamental para o bom trabalho dos militares. O apoio da prefeitura e do prefeito Eugênio Pinto foi reconhecido. Na Aula Inaugural de 2011, um cartão de agradecimento dos instrutores, funcionários e atiradores foi entregue a ele, ressaltando o valor de todos os serviços prestados e também a amizade que o prefeito dedica ao TG 04-009. “Agradecemos a chegada do asfalto em nossas instalações. Ao senhor prefeito Eugênio Pinto e à sua equipe o nosso muito obrigado”, destacou o sargento Lúcio Bastos. O Tiro de Guerra é uma instituição séria, que desempenha a importante missão de formar e preparar os jovens itaunenses, incutindo-lhes os valores do civismo e da cidadania. O prefeito Eugênio Pinto reconhece a contribuição da instituição ao município e ressalta que a prefeitura sempre estará disponível para auxiliar projetos que possibilitem o crescimento pessoal e profissional dos cidadãos civis e militares.

ITABIRITO O CONVÊNIO foi assinado pelo prefeito Marlon Aurélio e o secretário Hélio Rabelo

Prefeitura conclui obra na praça central

demanda deste serviço no município. Ele ressaltou ainda que Mateus Leme é a primeira cidade do Estado que recebe um posto do Sine, após a criação da Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego. “Mateus Leme está alinhada com a posição do Governador Antonio Anastasia, que é gerar empregos melhores e oferecer melhor qualidade vida aos trabalhadores”, afirmou Hélio Rabelo.

Júnior, “o trabalhador poderá buscar seus direitos. Outro ponto importante será o espaço disponibilizado para capacitação profissional, oferecendo mais oportunidades de emprego aos moradores nas empresas do município”. O secretário-adjunto de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou o esforço do prefeito Marlon Aurélio Guimarães pela implantação do Sine em Mateus Leme, suprindo a

IPATINGA

Aumento da escolaridade de mais de 2 mil pessoas com término previsto para o mês de julho deste ano. O Programa Brasil Alfabetizado tem por objetivo elevar a escolaridade dos jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos que não frequentaram ou não tiveram acesso à escola na idade adequada. Segundo o gerente da Seção de Ensino Não Formal (Senf) da prefeitura, Vinícius Martins Drummond Lima, a proposta é acabar com o analfabetismo. Vinícius destacou

que podem participar do programa pessoas com idade acima de 15 anos que não tiveram acesso ou não permaneceram na Educação Básica. Cada etapa é cumprida em oito meses em turmas com no mínimo 15 e no máximo 25 alunos por sala de aula. O programa BA de Ipatinga, que acontece desde 2003, é oferecido através de parceria dos governos municipal e federal, com auxílio de PMI

Mais de dois mil alunos passaram, nos últimos três anos, pelas turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), um investimento da Prefeitura de Ipatinga em parceria com o Governo Federal. Os dados são da Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, o programa, iniciado em 2003, conta com mais de 700 alunos, divididos em 43 turmas ativas. A etapa 2010/2011 do programa teve início em novembro de 2010,

A ETAPA 2010/2011 do programa teve início em novembro

alfabetizadores voluntários. As aulas acontecem em núcleos instalados em diversos bairros. São locais como igrejas, clubes de serviço, creches, escolas, terraços, espaços comunitários ou mesmo as casas dos alfabetizadores. Os alunos permanecem em sala de aula durante duas horas e meia e sempre de segunda à quinta-feira. As sextas-feiras são dias reservados aos encontros de avaliação e planejamento dos professores. Desde 2008, 2,2 mil alunos passaram pelas salas de aula de programa. O secretário municipal de Educação, Maurício Mayrink, disse que o prefeito Robson Gomes vem buscando junto a entidades e aos órgãos públicos dados relativos aos cidadãos ipatinguenses não alfabetizados. “O objetivo é ir atrás dessas pessoas, convidado-as a participar do programa”. Para o prefeito Robson Gomes, programas de alfabetização oferecem grandes oportunidades de melhoria da qualidade de vida da população. “A melhor forma de desenvolvimento pessoal é por meio da Educação. Só o conhecimento permite o verdadeiro exercício da cidadania. Os alunos do programa sentem-se mais confiantes por não depender de outras pessoas para tarefas simples como identificar placas e ler documentos. Depois de serem alfabetizados, os estudantes ainda podem continuar as atividades em uma das oito escolas municipais que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno”, destacou o prefeito.

A obra que garante melhor fluxo de veículos e mais segurança para os pedestres em Itabirito acaba de ser concluída no centro da cidade. A prefeitura realizou a mudança do cabeamento telefônico e do poste que estava em meio à nova rua, concluindo o alargamento da rotatória em frente à Praça da Bandeira, uma intervenção que trará mais qualidade de vida para a população. “Eu me sinto realizado por estar cumprindo o que eu prometi”, afirma o prefeito Manoel da Mota. A realização da obra só foi possível devido a um acordo de doação, firmado entre a prefeitura e a família Soares Ribeiro, proprietária do terreno onde aconteceu o alargamento da Rua Pio XII. “Prevaleceu o bom diálogo da administração e a credibilidade que temos com a população. Um sonho antigo do município está sendo concluído. Graças ao nosso empenho, estamos fazendo obras importantes pela cidade”, destaca Rildox, vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços. Segundo Waldecy Gonçalves de Souza, chefe de Obras da prefeitura, a equipe teve um empenho especial para concluir a obra de forma rápida, sem prejudicar o Carnaval de Itabirito. “Todos estão de parabéns pelo bom trabalho e qualidade do serviço realizado”, ressalta. Para finalizar a obra, no último domingo, dia 20, a Secretaria de Segurança e Trânsito interrompeu o tráfego visando à manutenção da Cemig nos trechos, garantindo a qualidade dos serviços prestados de energia e telefonia no local. Segundo Milanez Pereira Duarte, encarregado de Cabos Telefônicos da empresa Telemont, a serviço da Oi, a população não foi prejudicada com a recolocação. “Nada interferiu na prestação de serviços das linhas telefônicas próximas ao lugar”, conta o encarregado.


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

OURO PRETO

ASSEMBLEIA

Empresas recebem certificado pela parceria com o Sine-OP

Deputado solicita audiência para debater furto de gado

O Sistema Nacional de Emprego de Ouro Preto (Sine-OP) realizou, no último dia 17 de fevereiro, a entrega do Certificado de Reconhecimento para as dez empresas que mais auxiliaram o posto na qualificação e colocação de pessoas no mercado de trabalho em 2010. Na ocasião, o coordenador do Sine, Guilherme de Jesus, falou sobre a importância das empresas parceiras na geração de empregos aos ouro-pretanos. “Não só essas dez, mas todas as empresas contribuíram para o crescimento social no município, para a qualificação profissional de muitos trabalhadores, melhorando, além de outras coisas, a qualidade de vida da população”, declarou Guilherme. Ainda de acordo com o coordenador, os serviços do Sistema são gratuitos, tanto para o trabalhador quanto para a empresa, e todos os direitos são garantidos por lei. Ele destacou a importância do trabalho da administração pública, pois ela é a grande responsável pelo sucesso do Sistema Nacional de Emprego em Ouro Preto. A vereadora Crovymara Batalha, que representou o Legislativo no evento, destacou o incentivo às demais empresas que ainda não são parceiras do Sine, afirmando

SEGUNDO Angelo Oswaldo, os números apresentados pelo Sine são espetaculares que o município só tem a ganhar na área de geração de emprego e desenvolvimento social ampliando os contatos e melhorando a comunicação com o órgão. O prefeito Angelo Oswaldo salientou que os números apresentados pelo Sine são espetaculares e devem melhorar ainda mais com a implantação de dois novos postos, um em Antonio Pereira e outro em Cachoeira do Campo. “O trabalho desenvolvido pelo órgão é eficiente, atende bem

a população ouro-pretana e demonstra a boa coordenação de Guilherme de Jesus”. O Sine, órgão ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Ouro Preto, atende desde 2006 na cidade e, desde então, vem cumprindo e batendo as metas estabelecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Em quase cinco anos, 2.322 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho e foram realizadas 530 qualificações profissionais.

ITABIRITO

Café com Prosa é lançado pela prefeitura Com um bate-papo animado, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prefeitura de Itabirito lançou o Grupo Café com Prosa. Famílias dos bairros Padre Adelmo, Cardoso, São Geraldo, Meu Sítio, Padre Eustáquio e Santa Efigênia foram convidadas para conversar sobre assuntos de interesse da comunidade. “O Cras é conhecido como Casa da Família, exatamente por ser um espaço para acolher, onde as famílias podem se encontrar e procurar os seus direitos”, diz Nanci Bonifácio, assistente

social do Cras. No encontro, os participantes receberam informações sobre os serviços oferecidos pelo Cras, ajudaram na elaboração de um cronograma de temas a serem debatidos nas próximas reuniões e, ao final, saborearam um delicioso café. De acordo com a psicóloga e técnica, Simone Gurgel, “o propósito do grupo é fortalecer a função prestativa da família, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, e prevenir a ruptura da vivência familiar e comunitária”.

Sobre a importância do novo projeto, a secretária de Assistência Social, Cynthia Esteves, afirma: “O Cras tem como foco a valorização do ser humano. O apoio da família é sempre muito importante para que a criança e o jovem estejam sempre motivados”. Os encontros acontecem semanalmente, sempre às segundas-feiras, às 15h. Os interessados em participar do grupo devem se inscrever no Cras, à Rua Ana Maria Teixeira, nº 453, Bairro Santa Efigênia. Informações (31) 3563-1716.

MONTES CLAROS

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará atividades para conscientização popular sobre a questão dos idosos em situação de violência, risco ou vulnerabilidade. Será no dia 2 de abril, na Praça Doutor Carlos Versiani, das 8 às 12 horas. Os trabalhos serão desenvolvidos pela Coordenadoria do Idoso, com abordagens sobre o Estatuto do Idoso e suas garantias. Em Montes Claros, juntamente com o Juizado de

Fábio Marçal/PMC

Evento discutirá direitos do idoso

AS ATIVIDADES vão acontecer no dia 2 de abril

Conciliação das Faculdades Santo Agostinho, a Coordenadoria criou o “Projeto de Conscientização e Conciliação da População Idosa”. O projeto visa beneficiar a população integrante da terceira idade, melhorando, assim, a qualidade de vida deste segmento da sociedade. A Prefeitura tem como objetivo a inclusão do idoso no contexto social do município, esclarecendo e fazendo valer as garantias constitucionais, estabelecidas no Estatuto.

ENCADERNAÇÃO EM GERAL Executamos qualquer tipo de encadernação em CAPA DURA com revestimento em PERCALUX, TECIDO, COURO, PAPEL ESPECIAL, PELICA ou qualquer material escolhido pelo cliente que seja adequado para uso de cola. Temos WIRE-O nas cores: preto, branco e prata, fazemos até 42 cm de largura em PP OU CAPA DURA. Também trabalhamos com aspiral. Traga seu trabalho de faculdade.

Rua Esmeralda, 550 - Bairro Prado - Telefax: (31) 3372-2700 Site: www.abencadernacoes.com.br / E-mail: ab@encadernacoes.com.br

Só em 2010, foram inscritos 2.330 trabalhadores, sendo que 1.984 vagas foram abertas com 2.405 trabalhadores encaminhados. Além disso, 732 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho, superando a meta de 662. Para este ano, o órgão tem a meta de começar a confecção de carteiras de trabalho. Informações: (31) 3559-3321 / (31) 3551-0750; sineouropreto@social.mg.gov.br; www.sine.mg.gov.br.

O deputado estadual Inácio Franco (PV), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, protocolou, no dia 1º de março, requerimento solicitando às Comissões de Segurança Pública e de Política Agropecuária e Agroindustrial a realização de uma audiência pública para debater as denúncias de furto de gado nas regiões Centro-Oeste e Alto Paranaíba. De acordo com o deputado, este problema vem sendo apontado pelos produtores rurais há algum tempo. “Várias denúncias têm chegado até mim. Embora eu já tenha levado este assunto ao conhecimento de diversas autoridades, entendo que a

INÁCIO Franco: “Várias denúncias têm chegado até mim”

realização da audiência pública fortalecerá a busca por uma solução”, disse ele, lembrando que já havia tomado providências na tentativa de solucionar o problema. Inácio Franco sugeriu, em seu requerimento, que sejam convidados para a audiência representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, das Secretarias de Estado de Defesa Social e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Faemg e da Fetaemg. “Todos estes órgãos, reunidos, são capazes de buscar providências necessárias para o estancamento destas lamentáveis ocorrências”, afirma ele. Marcelo Metzker/Almg

10


C I D A D E S

De 13 a 20 de março de 2011

PAULO CESAR PEDROSA

MONTES CLAROS

Prefeito garante recursos para obras importantes no município

QUEM SABE, SABE Divulgação

LUIZ Tadeu Leite se reuniu com a imprensa para falar sobre a atual situação da prefeitura

Comunidade Tadeu Leite afirmou que a revitalização do Conglomerado Conferência Cidade Cristo Rey será amplamente debatida com a comunidade beneficiada, de forma que o projeto atenda plenamente aos seus objetivos. Com a verticalização (o local ganhará prédios de apartamentos nos mesmos moldes dos que estão sendo construídos na Vila Oliveira), aparecerão os espaços necessários para a implantação dos serviços públicos municipais, como postos de saúde, escolas e praças. A liberação dos recursos, que passam de R$ 20 milhões, está prevista para o primeiro semestre, com as obras devendo ser iniciadas logo em seguida. Esse dinheiro, como explicou o prefeito, é a fundo perdido.

Asfalto Tadeu lembrou ainda que a prefeitura pediu autorização à Câmara para contratar recursos superiores a R$ 20 milhões, liberados via PAC-2, em condições excepcionais para o município, com os quais a administração asfaltará mais 500 ruas, promoverá recapeamento em vias cujo asfalto está mais degradado e concluirá as obras de canalização no córrego do Roxo-Verde, atendendo reivindicação antiga de moradores daquela parte da cidade. Os projetos técnicos já foram aprovados. Se a Câmara der o aval, os recursos serão contratados imediatamente. “Os juros são de apenas 6% ao ano e o prazo para pagamento é bom”, explicou Tadeu Leite.

SETE LAGOAS Quim Drummod/PMSL

Maroca leva iluminação pública para 91 bairros

O PREFEITO Mário Márcio Maroca investiu R$ 1,3 milhão nos últimos dois anos para levar luz aos bairros O governo do prefeito Mário Márcio Maroca investiu R$ 1,3 milhão nos últimos dois anos para levar luz a 91 bairros de Sete Lagoas, o equivalente a metade do município, atendendo desde regiões mais afastadas, como Cidade de Deus e Santa Felicidade, até o entorno do estádio Arena do Jacaré. Para melhorar a qualidade de vida da população, foram realizadas 155 obras de iluminação pública. Entre ações simples e intervenções complexas, o setor de Iluminação Pública da prefeitura resgatou a esperança de moradores como os da Rua Horácio Índio do Brasil, Bairro de Fátima, que há 40 anos viviam sem luz na via pública, relata o coordenador do setor, Cláudio Nacif ‘Caramelo’. “Com planejamento sério, o Governo Maroca muda a forma de conduzir a iluminação pública em Sete Lagoas. Os resultados já podem ser vistos”, avalia. As mudanças históricas também chegaram a regiões como a Cidade de Deus, onde, após 14 anos, 12 ruas ganharam extensão de rede, com instalação de postes,

cabos e luminárias, além de luzes em postes existentes. As melhorias também foram levadas ao Bairro Santa Felicidade, onde nove vias públicas agora contam com 60 postes de luz. Para assegurar o desenvolvimento econômico e turístico de Sete Lagoas, o entorno da Arena do Jacaré e dez ruas do Morro do Claro tiveram as antigas lâmpadas de vapor de mercúrio trocadas por novas de sódio, garantindo maior potência e iluminação. E as vias de acesso ao shopping receberam 158 novos postes de luz da prefeitura. “O resultado apresentado pelo Governo Maroca à frente da iluminação pública é fruto de reorganização do setor, a partir da criação de procedimentos padrões que garantem o acesso de todos aos serviços”, aponta o coordenador Nacif. Atualmente, 200 pedidos estão em tramitação, sendo 50% vindos da população e os demais via Câmara Municipal. “Pretendemos diminuir ao máximo ou até mesmo zerar o número de solicitações”, diz. Cidade iluminada A prefeitura contratou obras de iluminação pública no Jardim dos Pequis e na Avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral), entre a Avenida Suíça até a BR-120, e ainda a troca das 43 luminárias da Praça do Bairro Nova Cidade. “Queremos chegar em 2012 com o município bem iluminado”, planeja Nacif. Pioneirismo No final de 2009, Sete Lagoas foi escolhida para ser sede do programa “Cidade do Futuro”, da Cemig, onde a tecnologia de redes inteligentes é testada, primeiramente, no município, como os postes com luminárias de LED na Praça Dom Carmelo Mota e os relógios digitais de medição que permitem saber o consumo de energia em tempo real. Em fase de implantação, o município pode abrigar ainda a primeira usina de energia solar da América Latina.

Cursos da Fecomércio Administração de fluxo de caixa aplicado no Excel Obs: Para este curso é necessário notebook com Excel instalado e conhecimentos básicos deste programa. Data: 28, 29, 30, 31 de março e 01 de abril Administração Financeira para Pequenas e Médias Empresas Data: 21, 22, 23, 24 e 25 de março Departamento Pessoal - Avançado Data: 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29 e 30 de março

Informações: (31) 3270-3359 E-MAIL: cde@fecomerciomg.org.br

paulocesarpedrosa@yahoo.com.br

Fábio Marçal/PMC

A

s contas da Prefeitura de Montes Claros, relativas ao exercício de 2009, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais sem quaisquer restrições, o que demonstra a lisura com que a coisa pública tem sido conduzida na atual administração. As contas relativas ao ano de 2010 já foram apresentadas à Câmara Municipal, para exame dos vereadores. Depois disso, elas serão encaminhadas ao TCMG para aprovação final. Ao repassar a informação no último dia 25, o prefeito Luiz Tadeu Leite afirmou que o panorama de dificuldades está passando e que são boas as perspectivas para os próximos dois anos de sua administração. Reforçando a opinião, lembrou que a folha de pagamento foi desonerada em pelo menos três mil pessoas, cujos contratos de trabalho não puderam ser renovados. O chefe do Executivo explicou que a prefeitura já tem garantidos os recursos visando realizar uma obra muito importante para a cidade, que é a revitalização do conglomerado Conferência Cidade Cristo Rey. A reurbanização daquela área, dominada pelo tráfico de drogas e com elevados índices de violência, será feita nos moldes do Vila Viva, projeto com o qual a Capital venceu problemas idênticos. As maquetes estruturais e virtuais do novo Cidade Cristo Rey já estão prontas e serão mostradas ao ministro das Cidades, Nelson Jobim, e ao vice-presidente Michel Temer durante audiências do prefeito e do deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho/PMDB) com as autoridades, em Brasília. Na oportunidade, o prefeito entregará ao ministro Jobim a versão final do projeto das obras de drenagem de Montes Claros, no valor de R$100 milhões. Além de resolver problemas crônicos em várias partes da cidade, o pacote privilegiará a conclusão da drenagem do Córrego Melancia, com obras paralisadas há vários anos, culminando com a revitalização do Interlagos, cujo lago ganhará moderno projeto de urbanização. Os recursos para as obras virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do Governo Federal.

11

Advogado & Jornalista RP: 098523 / 296

José Eugênio Aguiar, presidente do Sindetur-MG, deputado estadual Fred Costa e este colunista

INFLAÇÃO ENGOLIU O LEÃO

AMEAÇA AOS FOTÓGRAFOS

A classe média brasileira, que se prepara para acertar as contas com o Leão, sente no bolso os efeitos da falta de correção integral na tabela do Imposto de Renda (IR). Levantamento da consultoria Ernest & Young Terco mostra que o contribuinte brasileiro paga o IR com defasagem, enquanto o reajuste da tabela do IR perde para a inflação, que chega a 44,35% no acumulado dos últimos 15 anos. Isso porque a inflação brasileira avançou 97,85% e o reajuste da tabela ficou em 53,50%.

Os seguranças dos jogadores do Flamengo – o goleiro Felipe, o lateral Léo Moura e sambista jogador em decadência Ronaldinho Gaúcho – ameaçaram e agrediram, na madrugada do dia 21 de fevereiro, repórteres fotográficos, após a vitória do Flamengo contra o Boa Vista, na porta da Boate People.

Divulgação

EDIÇÃO DO BRASIL

MAU HÁLITO 90% dos casos de mau hálito têm origem em problemas na boca, como, por exemplo, doenças das gengivas e amígdalas, além de cáries. Outros fatores importantes são a saburra na parte posterior da língua, a placa bacteriana esbranquiçada ou amarela e a descamação da mucosa. Até alimentos, condimentos e drogas contribuem pra o odor ruim da boca.

Vereadora Maria Lúcia Scarpelli e o delegado de Polícia, Fidelcino Pedrosa Filho

CANAL ABERTO BACON NÃO. Comer bacon todos os dias aumenta em 20% o risco de câncer na bexiga, aponta um grande estudo realizado no Reino Unido, financiado pelo Fundo de Pesquisa do Câncer.

o resultado da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), presidida por Paulo Pedrosa, que não sou eu.

VIRGEM & TRAIÇÃO. Somente 9% das mulheres se declaram virgens. O percentual das que tiveram só um parceiro sexual caiu de 54%, há dez anos, para 45%. Tem mais: cresceu de 7% para 12% o índice de mulheres que assumiram já ter traído o marido ou namorado. A pesquisa é da Fundação Perseu Abramo.

PONTO ELETRÔNICO. O Ministério do Trabalho e emprego (MTE) prorrogou para 1° de setembro o prazo para as empresas regularizarem o ponto eletrônico de controle de jornada de trabalho. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de fevereiro. Segundo o Ministério do Trabalho, nenhuma empresa será obrigada a usar o ponto eletrônico. Pode ser manual, mecânico ou eletrônico. Se a empresa optar pelo eletrônico, deverá seguir as exigências do governo.

CRAQUE DOS CRAQUES. Se o jogador Lucas, do São Paulo, de 18 anos, não mascarar como Neymar, em breve será um dos maiores jogadores do mundo. “TENHO ainda uma longa trajetória na política, energia, coerência e vontade para saldar minha dívida com cada um. Esteja onde eu estiver, nunca os decepcionarei. Na vida pública nunca me servi do povo, sempre fui servidor”. José Serra, ex-candidato à presidência da República. CONTINUA O MESMO. O ex-técnico do Cruzeiro, Corinthians e Santos, o péssimo Adilson Batista, continua o mesmo, arrogante e incompetente. ENERGIA BARATA. Sem encargos, a nossa conta de luz seria 24% menor. Este foi

LÁGRIMAS DE CROCODILO. Em sua entrevista coletiva, anunciando o fim da carreira como jogador de futebol devido ao hipotireoidismo (doença com excesso de dinheiro), descoberto há quatro anos, Ronaldo fenômeno ficou “emocionado”, deixando jorrar lágrimas de crocodilo. A sua fortuna hoje está avaliada em R$ 1 bilhão. AÉCIO PROFESSOR. O ex-governador e senador Aécio Neves, juntamente com Marina Silva e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, são os novos professores da Casa do Saber. Os três falarão em junho sobre o mesmo assunto: “Por que acreditar na política?” SEM LULA. Em Brasília, comenta-se que a presidente Dilma está sendo muito elogiada, inclusive pela oposição, por conseguir comandar o governo sem o ex-presidente Lula.

NÃO SOU BURRO. O deputado mais votado do país, Francisco Everardo da Silva (Tiririca), teve a primeira vitória em seu mandato: é um dos integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. ESTOU NO RIO OU NA LÍBIA? À frente da comitiva com dez batedores, o vice-presidente da República, Michel Temer, circulou pelo Rio com dois carros do Batalhão de Choque, duas ambulâncias e vários veículos com chapa fria cheios de guarda-costas. A segurança do vice-presidente deve pensar que ele é vice na Líbia. LULA E O LUCRO DOS BANCOS. O Governo Lula chegou ao fim com um recorde na área financeira. O lucro líquido de uma amostra de nove bancos (entre eles Banco do Brasil, Itaú e Bradesco) somou R$ 174 bilhões entre 2003 e 2010, em valores nominais. Corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), essa cifra pula para R$ 199 bilhões, batendo de longe os resultados registrados durante a gestão do tucano Fernando Henrique Cardoso. As mesmas nove instituições, entre 1995 e 2002, acumularam um ganho nominal de R$ 19 bilhões e R$ 30 bilhões a valores atuais. A diferença entre os lucros corrigidos pela inflação nos dois períodos é de 550%.

“Se você diverge de mim, não é meu inimigo, você me completa”. “A imagem que gostaria que ficasse de mim é a imagem de um irmão”.

Dom Helder Câmara.

Exploração sexual não é turismo. É crime. Disque 100 e denuncie. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS. EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE. TELEFONE: 0800-311119 Cartas, críticas, convites e sugestões enviar para a redação do Edição do Brasil. Av. Francisco Sá, 360, CEP: 30.411-145, BH, MG.

Conheça os melhores restaurantes das seguintes cidades: SANTA LUZIA: Rest. e Lanchonete Colher de Chá Espaguete na Chapa Bar Ltda MONTES CLAROS: Churrascaria Chimarrão Churrascaria e Pizzaria Papaula Bar do Toco Churrascaria Restaurante Sabor e Saúde Chicos Pizzaria e Churrascaria Uai Tchê Cervejaria Lumas Churrascaria Armandos Restaurante Restaurante Favorito Bar e Restaurante Quintal

Restaurante PauTerra CORONEL FABRICIANO Restaurante Angra Restaurante Cantina da Nona Restaurante Amigão Pizzaria do Jayme JUIZ DE FORA: Restaurante Bacco Restaurante Brazão Restaurante Belas Artes Restauante Bertu’s

IPATINGA Restaurante Tempero Mineiro Restaurante Sabor e Aroma Restaurante Bom Apetite Restaurante D’Lucas Restaurante Vovó Efigênia Restaurante Popular

VESPASIANO Restaurante Vespagril Restaurante Taberna Restaurante Vovó Marguerita Restaurante Tropic Restaurante B&N

SABARÁ Restaurante e Pizzaria 314 - Sabarabuçu Barroco Cekisabe

BETIM Restaurante e Pizzaria Hudson Churrascaria Carro de Boi Cantina da Vovó Ana


12

E S P O R T E

EDIÇÃO DO BRASIL

De 13 a 20 de março de 2011

Slackline: esporte que desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora O

que parece ser apenas uma atividade como a corda bamba circense, é na verdade uma modalidade esportiva com importantes funções corporais e motoras. O slackline está longe de ser uma atração de circo, pois não prima pela arte, mas sim pela funcionalidade de exercícios para o corpo. As metas desse esporte são tecnicamente simples: andar em uma fita de um ponto a outro sem cair. Porém, manter-se equilibrado na corda requer concentração e um bom preparo físico. “O esporte é importante para desenvolver a autoconfiança, o equilíbrio e a coordenação motora”, afirma o personal trainer Diego Henrique, da academia Malhação. Com anos de experiência em atividades físicas, o personal acabou se rendendo ao slackline. Praticante do esporte, Diego começou a levar a modalidade para suas aulas. “Comecei a treinar meus alunos para ajudar a fortalecer os ligamentos musculares com treinamento proprioceptivo. Isso tem ajudado a evitar contusões”, afirma. O que alguns encaram como passatempo, Diego tem como ferramenta de trabalho, uma vez que o slackline é uma das atrações que ele oferece para que os alunos possam se interessar pela prática esportiva. Ele explica que em Belo Horizonte o esporte começou a ser difundido há mais ou menos dois anos. “A Capital nos oferece muitos locais propícios à prática”. Os parques da Pampulha e algumas praças apresentam estrutura suficiente para armar a fita de equilibrio. Essa fita é fixada em uma árvore ou outro ponto fixo e presa com auxílio de um sistema de catraca, responsável pela garantia da estabilidade. Segundo Diego Henrique, há cordas que podem suportar até três toneladas. Outro que também aproveita os benefícios do slackline é o músico Erick Augusto. Praticante há cerca de dois meses, ele garante que o hobbie vale a pena, não só pelos benefícios corporais, mas também por ser um ótimo passatempo. Ele pratica a modalidade duas ou três horas por dia. “Já estou até arriscando umas acrobacias, mas em dias muito corridos o bom mesmo é trabalhar o equilíbrio e a concentração em cima da corda”, revela o baterista, que também afirma que a prática o faz

produzir melhor sua música. Já o professor de Educação Física, Diego Henrique, quer que o esporte seja mais difundido em Belo Horizonte. Para isso, ele está oferecendo ao público, todos os sábados, próximo ao marco zero da Pampulha, a oportunidade de conhecer melhor essa modalidade. No local, além de slackline, Diego organiza grupos de corrida com infraestrutura operacional para avaliação dos alunos. “Trouxe o slackline, para os trabalhos da DM Fit Run, a nossa equipe de corrida. Dessa maneira, ofereço um leque maior de possibilidades de práticas esportivas para meus clientes e quem mais estiver interessado”, afirma. Se para alguns já é desafiador manter-se equilibrado em uma “corda banba” a poucos metros do chão, há quem ouse ainda mais. O highline é uma derivação bem mais ousada do slackline. A “corda”, ao invés de ser presa em duas árvores, é presa num penhasco ou plataforma nas alturas.

As metas do slackline são tecnicamente simples: andar em uma fita de um ponto a outro sem cair

Usipa

Usipa fatura 24 medalhas de ouro no Meeting de Atletismo O Atletismo da Usipa conquistou 24 medalhas douradas no Meeting de Meio Fundo, Fundo, Arremessos, Lançamentos e Marcha Atlética, disputado na pista Juvenal dos Santos. Realizado pela Federação Mineira de Atletismo, o evento contou com a participação de 55 atletas de Minas Gerais. Entre os homens, Robert Moreira, Alain Cristhian Ornelas (adulto) e Maycon Douglas (menores) subiram ao lugar mais alto do pódio após vencerem a prova do Lançamento de Martelo. Maycon foi o grande campeão também no Lançamento de Disco. Na mesma prova, os experientes Rodrigo Barros, Isaac Custódio (categoria adulto) e Bruno Cordeiro (categoria menores) conquistaram a medalha

ESTE foi o primeiro evento do atletismo nesse ano dourada. Bruno sagrou-se campeão em outra prova, o Lançamento de Dardo. Pelo feminino, Gabriela Fernandes (Sub-23) trouxe duas medalhas, nos 1.500m rasos e na Marcha Atlética. A

usipense Sthefanny Mattos (juvenil) foi a melhor nos 800m rasos. Débora Braga (menores) venceu o Lançamento de Dardo. Marli Colares (adulto) faturou o primeiro lugar nos

500m rasos. No Arremesso de Peso, Ediana Cavallaro (master) também chegou primeiro, além de Gleyce Kelly (adulto), que superou as adversárias no Lançamento de Martelo. Pela categoria menores, Thais Luciana Cruz e Mabelle Sheron foram as melhores da Marcha Atlética. A equipe masculina, composta por Robert, Daniel Gonçalves, Isaac e Matheus Chagas, conquistaram o ouro no revezamento 4x1.500m. Para o coordenador do atletismo do clube, Sildemar Estevão, o resultado foi positivo. “Considerando que este foi o primeiro evento da temporada, pudemos observar uma renovação de qualidade na equipe, o que nos deixa confiantes para a continuidade do calendário”, destacou.

Sabará será sede do JIMI em abril Sabará sediará, pela primeira vez, a 1º Etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas – JIMI. Cerca de 20 delegações de várias regiões ficarão hospedadas na cidade, que receberá aproximadamente 2.400 atletas.

As modalidades são vôlei, basquete, handebol e futsal, masculino e feminino. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 20 de abril, na Praça de Esportes. “É muito importante receber em nossa cidade

Fotos: Divulgação

José Alves Neto

a maior competição de esporte amador de Minas Gerais, em especial no ano em que o município completa 300 anos de elevação à Vila”, disse o prefeito William Borges. Informações: 3672-7679 / 3671-4044.

Camping ACM Véu da Noiva Imagine uma área verde, ar puro, barulho da cachoeira, canto dos pássaros... Estamos falando do Camping Véu da Noiva da Associação Cristã de Moços em Minas Gerais (ACM-MG), na Serra do Cipó, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, por estrada asfaltada, vizinho ao PARNACIPÓ (Parque Nacional da Serra do Cipó) e inserido em uma área de  Proteção Ambiental. O Camping Véu da Noiva faz parte do Circuito do Parque Nacional da Serra do Cipó e da Estrada Real. O Camping foi fundado nos anos 80 e começou selvagem. Aos poucos, com o trabalho da ACM, foi se estruturando e se transformou hoje numa área de lazer com total  infraestrutura para atender sócios e usuários. O Carnaval, a Semana Santa e o Reveillon são as épocas mais procuradas pelos campistas. Nos finais de semana, feriados prolongados e férias é comum ver o Camping totalmente tomado. São turmas de amigos e famílias inteiras que se reúnem para o verdadeiro lazer. A criançada se diverte com os monitores de recreação e os jovens e adultos com  a programação esportiva e de entretenimento. Os solitários também não ficam sozinhos. Sempre encontram uma pessoa conhecida ou fazem um amigo em meio à verdadeira confraternização.


jornal Edição do Brasil