Issuu on Google+

w w w . j o r n a l e d i c a o d o b r a s i l . c o m . b r

Belo Horizonte/Brasília

De 12 a 19 de dezembro de 2010

Nº 1445

R$ 1,00

Redução de estômago vira mania entre adolescentes Divulgação

A comunidade científica não condena a vontade dos adolescentes, cada vez mais interessados em realizar a cirurgia para redução de estômago, embora a Legislação Brasileira recomende que a intervenção seja feita apenas em maiores de 16 anos. Por outro lado, os especialistas afirmam: a má alimentação está entre os piores inimigos para quem engorda com facilidade. Dados estatísticos apontam que só este ano foram realizadas 1.500 operações do gênero no País.

Vida

Quem sempre desejou adquirir uma moto tem agora uma boa oportunidade. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram que as vendas devem aumentar nesse fim de ano, devido aos preços baixos e facilidades de crédito. Atualmente, o consórcio representa cerca de 30% do mercado.

O deputado Padre João (PT) espera ter mais espaço para trabalhar estando na base aliada. Como oposicionista, ele afirma que foi perseguido durante oito anos. Além disso, declara que ser da base do governo não significa ficar aceitando todas as matérias. “Acho que na política, sendo situação ou oposição, sempre há ônus e bônus”.

Opinião

PÁGINA 2

Economia

Divulgação

BH faz 113 anos e se destaca com a Igreja da Boa Viagem Com muita beleza, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem marca os 113 anos de fundação da Capital de Minas Gerais e se mistura com a história da cidade. Maria do Rosário sempre passa pelo local para fazer suas orações. Ela elogia a arquitetura e se emociona com as lembranças que a Catedral lhe traz.

A Igreja da Boa Viagem representa boa parte da história da Capital mineira Educação e Cultura

PMSL

Natal se baseia em vendas de motocicletas mais baratas

PÁGINA 4

PÁGINA 10

DR. GILBERTO falou sobre os avanços conseguidos com a implantação da modernização

Depois de modernizar a administração de Santa Luzia, o prefeito Dr. Gilberto recebeu representantes de diversos municípios de Moçambique, interessados no seu trabalho. O chefe do Executivo lembra que estas medidas recentes permitem um maior controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, entre outros.

Cidades

PÁGINA 9

Deputado quer proteção para arquivos mineiros É de autoria do deputado Arlen Santiago um Projeto de Lei que será levado a plenário em breve, visando o estabelecimento da Política Estadual de Arquivos do Estado. Pelo projeto, documentos de arquivos ou individuais serão protegidos como patrimônio cultural do povo mineiro.

Política

Guilherme Dardanhan/Almg

Padre João foi líder do bloco de oposição na Assembleia de Minas

Prefeito de Santa Luzia mostra como modernizou a administração

JEditorial

Almg

Deputado Padre João agora não é oposição no Congresso

PÁGINA 8

ARLEN Santiago trabalha pela proteção dos bens culturais PÁGINA 3


2

O P I N I Ã O

NOTA DEZ JEditorial

Eficiência

Deputado sai da oposição em Minas para a base governista no Congresso José Alves Neto

O

EDITORIAL Empregos

N

o Brasil atual, há várias pessoas que não conseguem trabalhar. Isso vem decepcionando presidentes e diretores sindicais. Todos esperam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenda, nos próximos dias, com total eficiência, seus pontos de vista do passado. São muitas as queixas com relação ao desemprego. Os brasileiros vem se preocupando demais com este fato. O Governo Federal ainda não tomou uma medida eficiente para que haja uma melhoria. Agora, os brasileiros se encontram esperançosos em relação à presidente da República eleita, Dilma Rousseff. Antes de se integrar à classe política, Lula se mostrava insistente na defesa do trabalhador. Atualmente, como presidente, ainda se mostra muito arredio. Durante todo o seu governo, não houve criação de um bom número de empregos e nem sustentação dos que já existiam. Diante disso, há muita decepção na maioria das cidades brasileiras, especialmente entre os que acreditavam na filosofia que deu origem ao Partido dos Trabalhadores. Entre os empregados de empresas nacionais e direções de sindicatos, esta ocorrência prossegue muito criticada. Atualmente, entre a eleita Dilma Rousseff e as pessoas que a ajudaram na conquista de votos, já existe uma decisão de modificar o que o presidente Lula deixou de atacar para eliminar, diretamente, a falta de empregos no Brasil.

EDIÇÃO DO BRASIL Julho Editorial Ltda Cooperativa de Comunicação Social

ARTHUR LUIZ FERREIRA Diretor-Editor EUJÁCIO ANTÔNIO SILVA Diretor-Responsável ESCRITÓRIO CENTRAL - BELO HORIZONTE AV. FRANCISCO SÁ, 360 - PRADO CEP 30.411-145 TELEFONE: (0 xx 31) 3291-9080 Endereços Eletrônicos: jornaledicaodobrasil@terra.com.br e.brasil@yahoo.com.br Site: www.jornaledicaodobrasil.com.br

deputado Padre João (PT) teve reconhecida sua atuação como parlamentar na ALMG ao ser eleito para deputado federal. No Congresso, ele terá um papel bem diferente do que exerceu em Minas, sairá da oposição para a base aliada governista. “Acho que na política, sendo situação ou oposição, sempre há ônus e bônus. Eu espero ter mais espaço para trabalhar, pois na oposição me senti perseguido durante quase oito anos de trabalho”, revela. Padre João também deixa clara a transparência com que pretende exercer o seu mandato. “Sempre fui muito crítico. O fato de ser da base do governo não significa ficar engolindo as coisas. Para algumas matérias vão ter que me convencer”, diz. O parlamentar também fala sobre a importância das medidas que fortalecem a agricultura familiar. “Antes do limite da propriedade, devemos ver o índice de produtividade, com uma bandeira que deve ser emplacada. Hoje, a pequena propriedade abastece mais de 70% da população brasileira”, afirma o deputado.

O senhor deixa o bloco de oposição em Minas e entra na base aliada do Governo Federal. É mais fácil fazer política assim? Acho que na política, sendo situação ou oposição, sempre há ônus e bônus. Eu espero ter muito mais espaço para trabalhar, porque aqui, na oposição, me senti perseguido durante quase oito anos. Passei por muitas dificuldades com as emendas do Orçamento, ou seja, tive problemas na relação com o governo, o que muda enquanto deputado federal. De fato, espero maior contemplamento com emendas orçamentárias e poder ajudar melhor a base. Há também uma grande expectativa para legislar com relação às questões agrárias, dos trabalhadores, da mineração, ambiental e muita coisa de iniciativa da União. Não é só a questão financeira, mas amplia também a possibilidade de a gente poder legislar. Vai ter ônus também, sempre fui muito crítico, o fato de ser da base do governo não significa ficar engolindo as coisas. Para algumas matérias vão ter que me convencer.

O senhor atuou em uma comissão da ALMG dedicada a assuntos da mineração. Uma das promessas da presidente eleita foi rever o tributo pago aos municípios mineradores. O senhor segue essa linha de pensamento?

O senhor foi líder do bloco de oposição na Assembleia Legislativa durante o último mandato. Como avalia esse trabalho parlamentar do bloco? Na verdade, o bloco foi desfeito no período eleitoral, mas temos a expectativa de que ele retorne, com PT, PCdoB, PMDB e PRB, até porque foram partidos que estiveram juntos e apresentaram a Minas Gerais um outro projeto, que é bastante diferente desse que está aí vigente. Temos a expectativa de continuar defendendo Minas em Brasília, com a consciência de que nossas ações não beneficiarão apenas Minas, mas todo o restante do Brasil, com maior atenção para nosso Estado. Almg

O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (foto), vem executando um trabalho bastante eficiente em sua cidade, com destaque para as obras de infraestrutura urbana. Ele entra em contato com os ministros de Brasília, o que contribui para elevar a qualidade de vida da Capital do Norte de Minas.

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

Sim. Essa contemplação financeira aos municípios precisa ser revista. Os órgãos fiscalizadores também devem ser melhor estruturados, pois o minério pertence à União, ou seja, é de todo o povo brasileiro. A mineração traz danos sociais, ambientais e econômicos. Então, essa compensação tem que ser revista. É preciso focar em tudo, areia, pedra, granito, calcário, ferro, etc. Quando terminam as atividades minerárias, os municípios ficam em estado de calamidade. Vamos garantir uma melhor estrutura para as cidades, porque hoje ganha ou o grande empresário ou aquele que trabalha diretamente, mas e os outros? Então, nesse sentido, tem que ser revisto.

O senhor acredita que a Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade de Terra fortaleceria a agricultura familiar? Hoje, a pequena propriedade abastece mais de 70% da população brasileira. Então, quando você amplia o número de pequenas propriedades, vamos garantir que todas elas sejam produtivas. Não ficarão aí ociosas, vamos avançar muito em produção. Ganha o campo e a cidade, talvez mais a cidade, porque garantiremos a permanência e até mesmo o retorno das pessoas para a Zona Rural, garantindo qualidade de vida, impedindo o inchaço urbano e assegurando uma maior produção. Com maior produção, teremos alimentos mais em conta. Isso é uma garantia de justiça social. Vejo que antes do limite da propriedade, devemos ver o índice de produtividade. Essa é uma bandeira que deve ser emplacada.

“Acho que na política, sendo situação ou oposição, há ônus e bônus”

Q

CULTURA INSTITUCIONAL

uando nos referimos à cultura vem logo à mente – o que é natural – as artes, as letras, o nosso patrimônio histórico e cultural. No entanto, a cultura institucional, ou seja, a cultura das instituições públicas e privadas, especialmente das empresas, é cada vez mais importante. Por isso, devemos conhecer o modo como atuam e relacionam-se com a coletividade. De maneira geral, não avaliamos a importância da cultura institucional de empresas como a Petrobras ou os Correios, de um partido político ou de um jornal. Todas estas instituições desenvolvem ou não um modo de ser, de trabalhar e de comportar-se com base em seus recursos humanos, buscando parâmetros que devem ser avaliados em termos de valores, finalidades e problemas a enfrentar. As dificuldades devem ser resolvidas de forma criativa e harmoniosa, entre chefes e chefiados, para receber melhor os clientes que procuram a empresa ou a instituição. Além disso, o bom atendimento fortalece o interesse mútuo entre as partes. Entre os parâmetros que as instituições devem considerar para uma avaliação satisfatória, podemos destacar:

1- Os valores expressos na crença de que: a) o trabalho realizado pode repercutir em mudanças, no sentido de termos um mundo melhor, mais humano e menos discriminatório; b) as atividades realizadas pela organização promovem uma melhor qualidade de vida para a comunidade; c) o pessoal da instituição não é somente um produtor de lucros, mas parte vital dos serviços voltados à comunidade; d) todas as pessoas que atuam nas atividades institucionais devem ser conscientes para questionar a natureza dos trabalhos executados e das tecnologias utilizadas, ao mesmo tempo em que devem se sentir realizadas e contribuindo para o bem comum. 2- Na parte de pessoal, uma clara visão das atividades realizadas, da missão desempenhada, gerando produtos e serviços para o bem comum, a fim de que: a) sejam observados os princípios de justiça e compaixão, influenciando de modo direto e significativo a estratégia adotada, o design e desenvolvimento dos produtos ou serviços; b) os colaboradores explorem as práticas fundamentais e os princípios a serem desenvolvidos nas atividades industriais, comerciais ou correlatas, como uma fonte de criatividade, valores e objetivos; c) as pessoas que cometam falhas involuntárias não tenham medo de perder o emprego; d)

a organização, através de seu pessoal, tenha uma visão de longo alcance; e) os empregados tenham sua própria maneira de ver como a atividade é exercida. 3- O trabalho como fonte de aprendizado para que: a) as pessoas, individualmente ou em conjunto, sejam vistas como aprendizes, em benefício de seus trabalhos e de suas carreiras; b) ele seja, portanto, um processo de aprender a aprender; c) a atitude de apenas cumprir normas e atividades seja desafiada; d) as empresas ou instituições invistam na participação de seus funcionários em eventos culturais, não somente comparecendo, mas participando e aprendendo; e) os grupos se integrem em esforços conscientes e produtivos, considerando a qualidade como fator primordial. Em minha opinião, estes parâmetros são importantes para que o leitor conheça estas e outras características que fazem do trabalho um fator de realização pessoal e coletiva e de afirmação da própria nacionalidade.

Aluísio Pimenta Professor e Membro da Academia Mineira de Letras


P O L Í T I C A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

V I G Í LI A S

Secretariado de Anastasia será anunciado logo logo Tércio Amaral Ainda existem indagações sobre cargos emblemáticos do Governo Anastasia, como a questão da Secretaria de Governo. No posto há vários anos, o mago das articulações políticas dos últimos tempos, Danilo de Castro, se quiser continuar no cargo, deve ser confirmado, porém, fala-se que sua permanência vai depender de algumas considerações entre ele e o chefe do Executivo mineiro. Nas interlocuções políticas, especialmente com as dezenas de deputados estaduais, o governador contará também com a experiência do seu vice-governador, Alberto Pinto Coelho. Em relação à presidente do Servas, Andréa Neves, as informações são contraditórias. É ela quem comanda o Núcleo de Comunicação do Governo, cujo foco dos últimos oito anos foi a imprensa nacional. Nos Ricardo Barbosa/Almg bastidores, há informações disponíveis apontando para uma decisão de Antonio Anastasia, no sentido de implementar um novo norte ao setor, com a finalidade de também prestigiar o interior do Estado, por exemplo. Neste vai e vem, pode ser que a irmã do senador eleito, Aécio Neves, continue comandando sua nave, mas seguramente haveria alterações no curso do trabalho da comunicação oficial nos próximos quatro anos, apostam muitas pessoas com acesso a gabinetes imGIL PEREIRA, supersecretário portantes do governo dos Vales de Minas mineiro.

Arruda, o indomável

Quem é quem Há um mês, nomes entram e nomes saem da lista de secretariáveis. Na verdade, o novo governador mineiro usou de toda sua habilidade para ouvir bastante, conversou com lideranças e parlamentares, individualmente e em grupos, reuniu-se separadamente com todos os representantes de partidos da base aliada. Esteve com os deputados do PMDB, insistentes em aderirem ao governo. Mas em momento algum deixou vazar os nomes que tinham sido convidados para os cargos, certamente visando evitar estresse maior, fato comum neste período de composição de governo. Tendo como fonte os próprios políticos, já existem nomes considerados como certos para ocuparem secretarias. É o caso, por exemplo, do veterano deputado do Partido Progressista, Gil Pereira, para a Secretaria dos Vales, Carlos Pimenta, do PDT, para a Secretaria do Trabalho, Antonio Carlos Arantes, Secretaria de Agricultura. Aliás, este mesmo cargo é cobiçado pelo PMDB, que o entregaria ao deputado Silas Brasileiro. Também parece certa a ida do deputado do Partido Verde, Agostinho Patrus Filho, para a Secretaria de Desenvolvimento Social, enquanto o PTB pode consolidar o nome do empresário e deputado Bráulio Braz para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Assessores políticos do Palácio Tiradentes quebram a cabeça neste momento para atender a outras siglas importantes, como o PPS, de Itamar Franco, e o PSB, de Marcio Lacerda, sem deixar de fora os interesses do grupo do senador eleito, Aécio Neves, de olho na sucessão presidencial, cuja campanha começa logo depois do Carnaval vindouro.

Assembleia cria lei para proteger arquivos públicos

Neste período de chuva, quem mora nas proximidades do Rio Arrudas, em Belo Horizonte, não tem dormido, por causa das enchentes avassaladoras. No passado, Hélio Garcia, quando governador de Minas, entrou para a história como o único dirigente público a ter dominado o poluído rio, Agora, 20 anos depois, percebe-se que a obra construída por Garcia resolveu apenas parte do problema, que continua existindo e talvez ainda perdure pelos próximos anos. Para sua resolução, é preciso fazer uma obra de infraestrutura geral de mais de três quilômetros, da região do centro até a sua nascente, lá pelas bandas de Contagem, passando naturalmente pelo Bairro do Barreiro. Diante desta realidade, fica evidente que, na época, houve muita publicidade em cima de meia verdade.

PPS e os empresários Quando esteve em Minas Gerais, na semana passada, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire, disse que concorda com o pensamento do presidente da Federação das Indústrias do Estado, Olavo Machado, segundo o qual, no governo atual, houve uma desindustrialização em Minas e no Brasil. De acordo com ele, é hora de buscar alternativas para reverter esta situação. Quem diria, socialistas e empresários juntos no mesmo barco. Viva a democracia...

Alberto com a imprensa Em mais uma demonstração de seu apreço pela imprensa, o presidente da Assembleia e vice-governador eleito, Alberto Pinto Coelho, reuniu, na semana passada, cerca de 200 jornalistas dos mais diferentes veículos de comunicação e assessores de imprensa dos deputados e de entidades em geral num evento de fim de ano. Os convidados eram recebidos pelo diretor de comunicação da Assembleia, jornalista Lúcio Perez. Detalhe: Alberto só deixou o local pelas tantas da madrugada. Confessava para alguns que ele também é homem de rádio, portanto, da comunicação.

Oposição de Aécio Em São Paulo, um jornalista perguntou ao senador eleito, Aécio Neves, como ele faria para se firmar como líder da oposição. “Vou começar pela criação de um novo rosto para o PSDB, visando deixar o partido mais próximo do povo. Neste sentido, estarei certamente fazendo oposição a alguns conservadores tucanos. Então, depois desta etapa, já mais treinado, farei oposição ao Governo Federal, mas uma oposição qualificada”. O jornalista da Rede Cultura atalhou: “Coisa de mineiro, respondeu diretamente a pergunta. Deixa isso pra lá”.

Briga do PSB Guilherme Dardanhan/Almg

A

Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na semana passada, parecer favorável de 2º turno ao Projeto de Lei 335/2007, do deputado Arlen Santiago (PTB), que dispõe sobre a Política Estadual de Arquivos no Estado. A presidente da comissão e relatora da peça, deputada Gláucia Brandão (PSB), opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido em primeiro turno no Plenário, com duas emendas da comissão. A primeira emenda altera a redação do artigo 17, substituindo a expressão “pessoa física” por “pessoa natural”, que, de acordo com Gláucia Brandão, é mais adequada e já apropriadamente adotada nos demais dispositivos que se referem a tais arquivos de indivíduos. A emenda nº 2 acrescenta, ao artigo 27, expressão também utilizada em outros dispositivos que tratam de instituições arquivísticas públicas, que, de acordo com a relatora, são usadas de modo a uniformizar a menção aos âmbitos próprios de competência dos arquivos de cada um dos órgãos e poderes do Estado. Gláucia Brandão enfatizou a importância da futura norma como forma de promover e consolidar o acesso aos documentos públicos e privados de interesse social. De acordo com ela, tais documentos integram o patrimônio cultural do povo mineiro, além de estabelecer a política estadual de arquivos no âmbito dos poderes e órgãos do Estado, e não apenas como parte da política cultural de Minas Gerais, como consta da Lei 11.726, de 1994.

3

Quando soube da decisão da direção nacional do PSB, de substituir o seu presidente regional, Wander Borges, pelo prefeito Marcio Lacerda, o deputado federal do mesmo partido, Júlio Delgado, ficou uma fera. Disse cobras e lagartos a respeito do novo vice-presidente da sigla, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia. Detalhe: em momento algum, Delgado defendeu a permanência de Wander Borges, talvez porque o cargo tão cobiçado também fosse namorado por ele próprio. Cenas da política mineira.

Granbel não é a mesma

ARLEN Santiago acredita na aprovação do projeto

Tramitação Durante a tramitação em 1º turno, o Projeto de Lei 335/07 foi aprovado pelo Plenário na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Cultura, que buscou adequar a gestão de arquivos no Estado aos parâmetros normativos e técnicos mais recentes da época. As alterações procuraram, também, tornar mais explícitos os objetivos de fomento aos municípios, para que eles possam consolidar instituições próprias destinadas a preservar patrimônios documentais legais. Presenças: Deputada Gláucia Brandão (PPS), presidente; e deputados Adalclever Lopes (PMDB) e Arlen Santiago (PTB).

Adalberto Lustosa de Matos Advogado

Prefeito de Lagoa Santa e presidente da Associação dos Municípios da Grande BH, a famosa Granbel, Rogério Avelar sempre fez questão de se manter distante da imprensa da Capital. Mesmo assim, ele virou notícia neste início de mês, quando resolveu presentear seus colegas da Associação, os prefeitos da Grande BH, com computadores de luxo, como brinde de Natal, na festa de final de ano, com o dinheiro da entidade, claro. Eu, hein..

Três desempregados “Não há a menor possibilidade de que sejam conseguidos ministérios para Hélio Costa, Patrus Ananias e Luiz Dulce. E tem mais: eles já ficaram no governo por longos anos, então chega. Não dá mais para ficar discutindo este assunto”, disse a presidente Dilma a interlocutores do PT mineiro. A turma voltou de Brasília toda fula...

Estádio Independência Como sempre, as grandes obras no Brasil e em Minas sofrem atrasos. É o caso do tradicional Estádio Independência, sendo reconstruído para ser utilizado na Copa do Mundo. Antes, porém, o estádio terá de abrigar as disputas do Campeonato Mineiro e Nacional. Os mais otimistas dizem que antes de agosto ou setembro do próximo ano é praticamente impossível contar com a entrega da construção. Enquanto isso, os grandes jogos vão continuar acontecendo pelo interior afora.

Prefeito sem espaço Muito ligado ao ex-ministro Patrus Ananias, o prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões, perdeu prestígio no PT. Já não tem tanta certeza a respeito da possibilidade de eleger seu próprio sucessor naquele município. É aguardar para conferir.

Telefones: (31) 3221-3447 (31) 3282-3447 (31) 9983-3312 Rua São Paulo, 1071 - Sala 1715 Centro Empresarial São Paulo - Centro Belo Horizonte - MG - CEP 30.170-907 dr.lustosa@bol.com.br drlustosa@hotmail.com

Sucessão em Neves

2552-6333

Quem também anda meio desanimado com a política é o prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura. Ultimamente, ele em nada lembra o político entusiasmado e altivo de outrora. Coisas da política mineira.


4

EDUCAÇÃO E CULTURA

No município de Contagem, a sucessão da prefeita Marília Campos vai pegar fogo. O PT, no momento, está dividido entre dois nomes. O deputado estadual Durval Ângelo é um dos postulantes, mas o federal do mesmo partido, Weliton Prado, também quer ser candidato. É o seguinte: Prado, atualmente, é deputado estadual, mas acaba de ser eleito federal, com mais de 200 mil votos. Deste montante, 26 mil foram conquistados somente em Contagem, embora ele seja um político de Uberlândia, onde começou a vida como vereador. Quem vai entender estes petistas.

Sucessão em JF Tucano de primeira hora, o prefeito Custódio Mattos pretende dar um novo norte a sua administração a partir deste início de 2011, tendo em vista o projeto de eleição do ano seguinte. Do lado da oposição, se a eleição fosse hoje, Júlio Delgado seria candidato, tendo como vice o deputado do PMDB, Bruno Siqueira. Isto sem falar no PT, que também terá candidatura própria.

Anel da Corrupção Em Brasília, fala-se que o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, que outra vez teve suas obras de melhorias adiadas, é conhecido como Anel da Corrupção. Ou seja, toda vez que se faz uma licitação, aparecem denúncias e reprimendas do próprio Tribunal de Contas. Um horror.

PR sem deputados Segundo um colunista da imprensa diária de Belo Horizonte, o ainda deputado José Santana disse que o Partido da República, o PR, tem oito deputados federais e a segunda bancada em Minas. Deve ter havido um engano feio, pois os republicanos reelegeram apenas Deiró Marra para estadual. Cuidado ao passarem informações para a imprensa senhores políticos.

Dinis presidente No Palácio do Governo, nos corredores da Assembleia, nos meandros da comunicação e até mesmo em Brasília, o deputado Dinis Pinheiro já é tratado como futuro presidente da Assembleia, em substituição a Alberto Pinto Coelho, que renunciará ao cargo no próximo dia 29, para assumir as funções de vice-governador. Neste intervalo, ou seja, durante o mês de janeiro, o deputado, primeiro vice-presidente da Casa, Dr. Viana, será, ao mesmo tempo, presidente e vice-governador temporário. Prestígio do homem de Curvelo, porque não.

A joia da coroa Considerado um dos homens de prestígio no governo atual, o secretário Fuad Noman passou a ser lembrado para assumir a presidência da Cemig. Porém, este não é o único cargo cobiçado, uma espécie de joia da coroa. Existe também a presidência da Codemig, empresa que teve dinheiro para construir a nova sede do Governo Mineiro, no valor de mais de um R$ 1 bilhão, além da presidência da Copasa. A propósito, o grupo de Itamar Franco quer ficar com a presidência da Companhia de Águas para entregar a Marcelo Siqueira, já que o eterno presidente da Cemig, Djalma Morais, deve ser desalojado. Para muitos entendidos, a composição do secretariado está bem mais fácil do que a indicação dos dirigentes máximos dessas três empresas.

Presidente intocável No vai e vem das informações, quem parece intocável no seu cargo é o presidente do BDMG, Paulo Paiva. Amigo pessoal de Anastasia, a ele é creditada a façanha de ter reestruturado financeiramente o Banco, que andou com problemas no passado, mas hoje é referência como instituição de fomento de crédito no País.

Felipe José de Jesus Com a chegada do seu aniversário de 113 anos, Belo Horizonte mostra que é uma cidade moderna e desenvolvida. Ao mesmo tempo, conserva lugares que preservam a sua história. As igrejas da Capital são um exemplo desta preservação, como a Igreja do Rosário, de 1902, e a São José, de 1912. Porém, nenhuma delas representa tanto a transformação do extinto Arraial Curral Del Rey quanto a Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem. Segundo dados extraídos do acervo da Belotur, a vida da Catedral se mistura com a história de Belo Horizonte. Desde o início do século XVIII já existia, onde hoje é localizada a igreja, uma pequena capela, erguida de pau a pique, que serviria de inspiração para o atual templo, um exemplar da arquitetura colonial mineira. Foi no dia 12 de dezembro de 1897, em meio à contrução da nova Capital, que a antiga matriz da Boa Viagem foi destruída. As novas construções se deram por volta de 1913, e o estilo escolhido foi o gótico. Em 11 de fevereiro de 1921, antes que as obras terminassem, a igreja foi transformada em Catedral pelas mãos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Em 1924, foi transformada em arcebispado. A Catedral abriga vitrais de grande beleza. Em seu interior, o altar-mor é todo trabalhado em mármore de Carrara. Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira da Capital.

Os anos se passaram. Hoje, a igreja tem suma importância, tanto para fiéis quanto para admiradores que cultuam sua arquitetura. Maria do Rosário, de 79 anos, antiga moradora do Bairro Esplanada, sempre que pode passa pela igreja para fazer suas orações. “Toda semana venho visitar a igreja para pedir bênçãos e admirar o templo. O que me surpreende é que neste local existia o antigo Arraial do Curral Del Rey. Meu avó já falecido era tropeiro, viajante, vendia e levava gado para outras cidades. Sempre falava do local com saudosismo. Quando ele e minha avó chegaram à Capital por volta de 1903 ainda existiam algumas casas do lugarejo. É maravilhoso poder vir aqui, dá uma sensação de voltar ao tempo, pena que não mantiveram as antigas casas que aqui existiam”, ressalta. Já para a estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio de Sá, Carolina de Lima, o local chama atenção por sua arquitetura gótica. “O meu primeiro contato com a igreja foi em um casamento. Gosto muito de observar o estilo de casas, prédios e escolas mais antigas. Após a minha primeira visita, passei a olhar com mais atenção o seu estilo. Fiquei maravilhada. Acho a templo esplêndido e sempre que tenho um tempo passo em frente para admirar a arquitetura. Ela me lembra um pouco a Igreja de Lourdes, porém só a Boa Viagem tem o glamour e é considerada a primeira igreja de BH”, conclui Carolina.

Divulgação

Sucessão em Contagem

Igreja N. S da Boa Viagem: um marco nos 113 anos de BH

A Igreja é uma das mais antigas da Capital mineira

ProJovem Urbano de Sete Lagoas forma 250 alunos O ProJovem Urbano formou 250 alunos, com idade entre 18 e 29 anos, que concluíram o ensino fundamental e foram qualificados nas áreas de administração e telemática. O programa é uma parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. A cerimônia de formatura aconteceu no último dia 4, no auditório da Unifemm, e contou com a presença do prefeito Mário Márcio Campolina Paiva, do secretário nacional da Juventude, Beto Cury, do deputado Dr. Ronaldo João, do deputado Márcio Reinaldo e da secretária municipal adjunta de Educação, Eliziane Álvares Batista. O perfil dos alunos consiste em jovens que não concluíram o ensino fundamental e estão à procura de qualificação para inserção no mercado de trabalho. É o que afirma a coordenadora do ProJovem Urbano em Sete Lagoas, Leandra de Carvalho. “Apesar do contexto da adversidade e a falta de oportunidade desses jovens, nós podemos dizer que cumprimos com nosso compromisso, de dar a eles a chance de completarem os estudos básicos e saírem capacitados para o mercado”, se orgulha a coordenadora. Um exemplo dado por ela foi o da jovem Cláudia Nunes de Carvalho, que era aluna do núcleo Jovelino Lanza. “Em um ano e meio ela conseguiu cursar o 5°, 6°, 7° e 8° ano, além de sair com qualificação

Quim Drummond/PSL

V I G ÍLIAS DOBRADAS

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

MAROCA entrega o certificado para a aluna Cláudia Nunes de Carvalho profissional”, conta Ana Cláudia. A aluna foi homenageada pelo prefeito e pelo secretário nacional, por ter se destacado com sua dedicação e desempenho nas aulas.   Mercado de trabalho Os alunos desenvolveram a capacidade de atuar nas áreas de administração e telemática. Para isso, tiveram aulas para formação em arquivador, almoxarife, contínuo (office boy) e auxiliar administrativo. Aprenderam também a operar microcomputadores e a prestar serviços de telemarketing e vendas em informática e celular. O curso conta ainda com aprendizado relacionado com os direitos e deveres do aluno

e análise do seu contexto. “Antes de aprender, eles buscam mapear as dificuldades e mazelas da comunidade, depois eles elaboram projetos para fazer intervenções e buscar alternativas. Com esse olhar, eles se sensibilizam para ajudar na realidade do entorno deles”, afirma Ana Cláudia. Essa capacitação é sinônimo de dignidade para os alunos, que vêm de uma parcela da população que não tinha chances de trabalhar. O secretário da Juventude, Beto Cury, trouxe para os formandos uma realidade dos resultados do ProJovem em outras cidades do país. “Em Guararapes, Pernambuco, uma empresa têxtil apostou nos alunos formandos e con-

tratou 600 deles. Hoje, os melhores funcionários que a empresa tem são ex-alunos do programa”, conta Cury, que esteve em Sete Lagoas no dia da aula inaugural do ProJovem, quando prometeu voltar para o dia da formatura. Segundo uma das funcionárias do ProJovem, Aureliza Figueiredo, a atitude do secretário deixou os alunos muito felizes e motivados. A fala do prefeito Maroca também alegrou os formandos. Em seu discurso, comentou sobre a vinda das 14 empresas fornecedoras da Iveco, que irão formar o condomínio industrial com investimentos do governo do Estado, além de outras empresas com interesse em se instalar na cidade. “Me comprometo em conversar com essas empresas e, a exemplo da cidade de Guararapes, também possibilitar que vocês tenham oportunidade de trabalho”, afirma ele.  Durante a cerimônia, dez alunos dos quatro núcleos do programa receberam justas homenagens pelo desempenho ao longo curso. Da escola Jovelino Lanza, foram contemplados Claudia Nunes de Carvalho e Jó Ferreira da Silva; da escola Clarindo Cassimiro, os alunos em destaque foram Juliano Martins de Figueiredo, Marcelo Drummond Vieira Machado e Miriam Nogueira Rezende; da unidade Dalva Ferreira Diniz, os alunos Tatiana Alessandra dos Reis, Deliane Aparecida de Oiveira e Cláudio Barbosa Vieira receberam homenagens; e da Juca Dias, foram Alessandra Rodrigues de Paula e Welder Vieira de Oliveira.

Vem Governo Lula III Buscando notoriedade na política mineira, o deputado eleito Newton Cardoso tem sido bastante ácido nas observações a respeito da formação do futuro Governo Brasileiro. Sua última ironia sobre o tema é que está sendo montada na Corte a versão do Governo Lula III. Afinal, o Lula indicou a presidente Dilma, está indicando todos os nomes de seu interesse para o Ministério e ainda quer deixar definida a eleição da presidência da Câmara. “Isto é demais”, lascou Cardoso.

A Vale misteriosa Na semana passada, um jornal de Belo Horizonte deu uma manchete dizendo que os trabalhadores das mineradoras mineiras passam por sérios problemas de saúde. Dias depois, o mesmíssimo jornal veiculou uma mega reportagem de duas páginas, com fotos em cores, afiançando que a Vale, maior mineradora de Minas e do país, está se preparando para usar de tecnologia para evitar os métodos tradicionais de extração de minério, especialmente em grandes profundidades. A veiculação das duas matérias, uma contra e outra a favor, num espaço de menos de oito dias, deve ser mera coincidência...

Perrella e o Cruzeiro Considerado hoje um dos megaempresários do setor de alimentação, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, não anda nem um pouco preocupado com a oposição, já que pretende questioná-la na hora da eleição do clube, no ano vindouro. Os métodos do presidente são conhecidos. Trata os conselheiros com toda delicadeza e muitos agrados.

Estudantes pedem agilidade na votação do auxílio-transporte Cerca de 50 estudantes estiveram na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), no último dia 2, para pedir aos vereadores que acelerem a votação do Projeto de Lei 1173/2010, de autoria do Executivo, que institui o meio-passe na Capital.

De acordo com Gladson Reis, presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames-BH), o objetivo da movimentação é fazer com que o projeto seja votado ainda em dezembro. “Vamos pressionar os vereadores, pois há

tempo útil para se votar o projeto ainda este mês”, diz. A presidente da CMBH, Luzia Ferreira (PPS), que se reuniu com representantes dos estudantes, afirma que é possível colocar o projeto em pauta: “Há possibilidades de

colocarmos o projeto em pauta em dezembro. Já há outros projetos na Casa que devem demandar esforço dos vereadores e há possibilidade de serem convocadas reuniões extraordinárias, conjuntas ou ad referendum”.

SP Consultoria Empresarial e Institucional Ltda. Estratégias em Saúde Consultoria e Assessoria Especializada às Secretarias Municipais de Saúde nas áreas de: Gestão Organizacional Planejamento Estratégico e Situacional Programação Assistencial Instrumentalização e formalização legal do FMS

Gestão orçamentária, Financeira

e Patrimonial do FMS Políticas Governamentais de Saúde Geoprocessamento Assessoria Jurídica

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1890 - Conjunto 1108 - Bairro Sion Belo Horizonte / MG - Cep 30320-000 Fones: (31) 2555-5179 / 2535-5180 - Fax: (31) 2555-1807 E-mail: sp.consultoria@yahoo.com.br


5

G E R A L

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

JORNAL DO ACIR ANTÃO

VALMIR Morais, governador Anastasia, Aécio Neves e Luiz Tadeu Leite durante inauguração do auditório Deputado Aécio Cunha, da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), no Norte de Minas

DA COCHEIRA

PAULISTÉRIO – Desta vez, Minas foi mesmo esquecida pela presidente eleita Dilma Rousseff, que deve estar achando que o Estado não precisa de nenhum outro nome no governo, que não seja o dela, que nasceu na Capital mineira. Apenas Fernando Pimentel vai representar Minas no ministério, que vem sendo chamado pela imprensa de Paulistério, já que a sua composição premiou os paulistas com muitos cargos. Além de Gilberto Carvalho, Miriam Belchior, Guido Mantega, Antônio Palocci e José Eduardo Cardoso, já confirmados, o Ministério de Dilma deve ganhar ainda outros políticos paulistas, como Marta Suplicy e Aloizio Mercadante. No Governo Lula, Minas teve Hélio Costa, Patrus Ananias, Luiz Soares Dulci, José Dirceu e Walfrido dos Mares Guia, além do vice presidente José Alencar, que foi o grande avalizador de Lula, e mesmo assim a duplicação da 381 não saiu. TRISTE CIDADE - Até o momento em que eu redigia essas notas, não tive conhecimento de que a prefeitura estivesse colocando pelo menos uma lâmpada de Natal na cidade. É incrível! O prefeito demonstra ser de uma frieza incalculável, pois não conseguiu fazer nenhum tipo de decoração de Natal em Belo Horizonte. Vamos ter que nos contentar somente com a decoração feita pelo governo do Estado na Praça da Liberdade. Também praticamente estamos passando sem uma grande comemoração dos 113 anos da cidade. CARNAVAL - Enquanto todas as cidades que mantêm a festa do Momo já se preparam para a Folia, aqui em Belo Horizonte não sabemos de nada sobre o Carnaval. Outro dia, o vereador Hugo Thomé me encontrou e foi logo dizendo: “Estive com o prefeito, que prometeu analisar a proposta de mudança dos desfiles da Via 240 para o Boulevar Arrudas. Se não tivemos boa vontade para uma decoração de Natal, é bem provável que o Carnaval passe às léguas da Capital mineira.

Divulgação

Amams

Amams

Patrus pode deixar o PT, se essa animosidade com Fernando Pimentel continuar. A situação entre os dois continua sendo de beligerância. Alguns partidos já estão conversando com Patrus, querendo o seu passe. Tem gente até do PSDB defendendo o Patrus no partido.

Domingo, dia 12 de dezembro Aniversário de Belo Horizonte. Jornalista Neuber Soares Geraldo do Prado - Contagem Segunda-feira, dia 13 Marco Antônio de Sousa Colatino de Castro Orlandina de Lima Paes Leme Terça-feira, dia 14 Fued Dib Walter Pereira de Almeida Genaro Antonuth Quarta-feira, dia 15 Dr. José Resende de Andrade Sônia Maria de Oliveira Alexandre Cláudio de Souza Quinta-feira, dia 16 Ananias Neves Ferreira Ana Paula Bahia Rocha José Guimarães de Andrade Sexta-feira, dia 17 Ernane Rodrigues – Contagem Jornalista Cecília Ribeiro Sábado, dia 18 Larissa Lucas Gomes Ana Lúcia Abreu Ilânio Starling Padre Lourival (Paróquia de Santo Antônio - Pampulha)

A situação do turismo em Minas é de lástima. Faltam placas nas estradas e treinamento do pessoal de bares, restaurantes e hotéis. Enquanto Belo Horizonte não tem uma lâmpada de Natal colocada pela prefeitura, em Contagem a situação é diferente. Domingo, dia 17 de dezembro, a partir das 22h, acontecerá, no Porto Farol, em Sabará, o segundo Sertagode. Com a presença da dupla Marcus e Daniel e do grupo Futsamba. O valor do ingresso masculino é R$ 10,00 e o feminino é R$ 8,00.

A NI V E RS A RI A NT E S

O BADALADO casal Vera e  Elias Siufi, novo secretário da Fazenda da Prefeitura de Montes Claros

A todos, os nossos Parabéns!


S O C I A L

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

7

Editada por Emilienne Santos

mili.edicaodobrasil@globo.com

Fotos: Eloy Lanna

VIRADA TRADICIONAL

CONFRATERNIZAÇÃO SICEPOT

O RÉVEILLON do Belo Horizonte Othon Palace, um dos mais tradicionais da Capital mineira, terá este ano o tema “Noite Dourada”. A festa acontecerá no Restaurante Varandão, no 25º andar do hotel, de onde se tem uma das mais privilegiadas vistas da cidade. O CARDÁPIO será composto por quase quarenta itens de verrines, saladas, terrines, frios, queijos finos, pratos quentes e sobremesas. A festa tem início às 20h e

Eugênio Sávio

NO ÚLTIMO dia 2 de dezembro, o Expominas perdeu seu ar de negócios para se tornar um glamoroso salão de comemorações. O espaço vazio da entrada principal foi substituído por uma belíssima decoração de rosas vermelhas, candelabros e mesas de jantar. Tudo para a festa de confraternização do Sindicado da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (SICEPOT-MG). FOI UMA festa planejada para receber cerca de duas mil pessoas, entre convidados do setor, políticos e jornalistas. Entre os que prestigiaram a festança, estavam o nosso governador Antonio Anastasia, o ex-governador Aécio Neves, o prefeito Marcio Lacerda, Alberto Pinto Coelho e várias outras autoridades que vieram de toda Minas Gerais para prestigiar a confraternização do setor.

O PRESIDENTE do Sicepot-MG Alberto Salum, o governador Antonio Anastasia e o vice-presidente Rodoviário do Sicepot-MG, Emir Cadar Filho

LIVRO QUE PODE INTERESSAR

CASAL Mauro Bomfim, Alberto Pinto Coelho, Ione Carvalho e Eujácio Antônio

AGILDO Monteiro e sua esposa Sandra, Francisco e sua esposa Donizete

DEPUTADO Gil Pereira, Milton Reis e Alberto Pinto Coelho

VILA DO PAPAI NOEL MAIS UM NATAL se aproxima e como sempre a prestigiosa Maria Elvira Sales colocou em exibição sua vasta e bela coleção de Papais Noéis. Desta vez, parte de sua coleção está exposta na “Vila dos Sonhos Coca-cola 2010”, na Praça do Papa. A MOSTRA contou com uma pré-estreia para convidados, antes de ser aberta ao público no dia 11 de dezembro. Quem esteve presente pôde sentir aquela gostosa sensação que só o espírito natalino traz. Vale a pena passar por lá e conferir!

O COLEGA e amigo Luis Goes, em setembro, lançou seu último livro de trabalho: “No tempo do Carnaval – em Belo Horizonte e no Bairro Santa Tereza”. O livro traz a história e a trajetória de uma das mais aclamadas festas do Brasil na Capital mineira e em um dos seus mais antigos e tradicionais bairros. A obra é um trabalho de pesquisa, entrevistas e compilação de informações de jornais e de publicações de outros autores. Para quem gosta de história ou quer saber um pouco mais do que se passou por aqui nos últimos anos, essa é uma boa opção, além de ser uma ótima fonte de pesquisa para todos os tipos de estudos.

5º ENCONTRO DA HOTELARIA MINEIRA EM COMEMORAÇÃO ao Dia Nacional do Hoteleiro (09/11) foi realizado o 5º Encontro da Hotelaria Mineira no dia 1º de dezembro, no Minascentro. O evento contou com a participação de chefs de hotéis de toda Minas Gerais e teve como objetivo resgatar o glamour dos MARCOS Prota, restaurantes, que possuem ambiente clássiCristiane Ávila, Silvania Capanema co, preços acessíveis e excelentes festivais e Renato Eulálio gastronômicos. O ENCONTRO que estava previsto para reunir 11 Chefs perdeu um deles a caminho do acontecimento. O chef José Roberto Lopes, do San Diego Suítes, não apareceu e um dos estandes apresentados ficou vazio. MESMO ASSIM, a festa não perdeu seu glamour, a participação dos outros 10 chefs deixou despercebido o no show do San Diego. Os outros participantes foram: Dênio Fernandes, do MARCOS EDUARDO Liberty Palace HoTavares, Tatiana tel; Fábio Júlio de Jesus, do Max SaRocha, Sady Viana, vassi Apart Hotel; Tatiana Paro e Geraldo Brito Pinto Patric de Sá Filho, do Mercure; Hélio Santos, do Ouro Minas Palace Hotel; Helvécio Oliveira, do Actuall Hotel; Henrique Michel, do Cipó Veraneio Hotel; Paul Johnson Veloso, do Ramada Airport Hotel; Vitor Pacheco, do Caesar Business; Edson Puiati e Ronie Peterson, do Senac de Grogotó (Barbacena) e Vandeca, da Pousada do Garimpo (Diamantina), que prepararam pratos para degustação. O EVENTO encerrou o Congresso O PRESIDENTE do Mineiro de HotelaMercado Central, ria, que foi realizado Macoud Patrocínio, pela Secretaria de e Renato Eulálio Estado de Turismo (Setur-MG), entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

O CASAL Babi e Fernando Vasconcelos

Jornalista Paulo Cesar de Oliveira, deputado Gil Pereira e deputado federal Fabinho Liderança

JORGE Sander, Emilienne Santos, Ione Carvalho e Marcelo Cerqueira Vianna

RÉVEILLON CLUBE MATURIDADE PELO VISTO, este ano está borbulhando oportunidades de festas para a passagem de ano para quem resolveu permanecer na cidade durante a virada. Uma boa opção é o réveillon do Clube da Maturidade, que irá acontecer no Bairro Cidade Jardim até as 2h do dia 1º de janeiro.

Entre as variedades oferecidas, estão: salgados finos e variados, ceia, uma garrafa de champagne por mesa, café da manhã e música ao vivo com conceituada banda. Sócios e não-sócios são bem vindos a participar da comemoração de mais um ano que começa.

ARRAIAL D`AJUDA 1km PRAIA

vai até às 2h, com a banda Celebrations se apresentando ao vivo com repertório variado. Água, refrigerante, suco de frutas, cerveja Skol e espumante também estão inclusos no pacote. O VALOR dá direito, além do convite para a festa de réveillon, a estadia em apartamento luxo com entrada no dia 31 de dezembro e saída até às 18h do dia 1º de janeiro, café da manhã e Buffet de Feijoada no almoço do dia 1º.

:: Passagem aérea :: 7 noites de hospedagem :: Café da Manhã :: Traslados :: Bolsa :: Seguro de Viagem

POUSADA BEM VIRÁ A partir de R$ 1.325, à vista ou R$ 335 , + 9x R$

110,

POUSADA TORORÃO A partir de R$ 1.372, à vista ou R$ 346, + 9x R$

114,

PARAÍSO DO MORRO A partir de 1.717, à vista ou R$ 430, + 9x R$

143,

CAMINHO DO MAR

A partir de R$ 1.372, à vista ou R$ 346, + 9x R$

114,

AQUARELA

A partir de 1.447, à vista ou R$ 367, + 9x R$

120,

SAINT TROPEZ

A partir de 2.025, à vista ou R$ 513, + 9x R$

168,

MARAMBAIA

A partir de 1.372, à vista ou R$ 346, + 9x R$

114,

HOTEL MAR PARAÍSO A partir de R$ 1.690, à vista ou R$ 430, + 9x R$

140,

MAITEI

A partir de R$ 2.198, à vista ou R$ 551, + 9x R$

183,

Compre com seu agente de viagens e peça por pacotes da Master Operadora. Prezados clientes, os preços são por pessoa em apto duplo, para saídas janeiro de 2011 e estão sujeitos a reajuste sem prévio aviso. Passagens aéreas: ilidade de lugares em voos e hotéis. Material liberado para publicação em 18/11/2010.

ERVA DOCE

A partir de R$ 1.372, à vista ou R$ 346, + 9x R$

114,

BAIXÚ VILLAGE

A partir de 1.792, à vista ou R$ 451, + 9x R$

149,

POUSADA PITINGA

A partir de R$ 2.301, à vista ou R$ 582, + 9x R$

191,


8

V I D A

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

Cirurgia de redução do estômago em adolescentes cresce no Brasil Divulgação

provoca maior ansiedade e incorreções alimentares”. De acordo com Thomas Szego, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a cirurgia para redução do estômago é recomendada para pessoas com IMC (Índica de Massa Corpórea, calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado) acima de 40. “E também para quem apresenta IMC entre 35 e 40, mas tem doenças ligadas à obesidade - diabetes tipo 2, hipertensão arterial, problemas articulares, apneia do sono, entre outras”, explica. “O paciente deve ser muito bem avaliado pela equipe clínica”. Quando recomendada, a operação pode sim trazer benefícios para o paciente. “A cirurgia bariátrica ajuda na diminuição da capacidade de se ingerir alimentos, proporcionando uma redução gradativa do peso e do apetite”, explica Vladimir, que é orientador de Cirurgias Robóticas da área de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo do Albert Einstein. Mas, como toda operação, a cirurgia bariátrica tem riscos. Portanto, só deve ser feita sob indicação médica. Os pais e o paciente também ajudam nessa escolha. Todos devem se reunir e decidir o melhor para a saúde física e psicológica do adolescente

O

FAST-FOOD: não faça dela um hábito! acima do peso. Para evitar complicações, vale tomar alguns cuidados no pré e pós-operatório. Antes de optar pelo procedimento cirúrgico, os pacientes “devem ter um bom preparo clínico e, em especial, psicológico”, alerta Thomas Szego. O acompanhamento pós-operatório por um médico atencioso e minucioso é o fator mais importante para resultados adequados e a satisfação do paciente. “Além disso, é necessário manter um programa de atividade física, também sob orientação de um profissional, para que os objetivos sejam alcançados e mantidos”, observa Vladimir. Quem não respeita esses cuidados pode sofrer sérias

consequências, como aponta o gastrocirurgião do Albert Einstein. “Os problemas vão desde anemia a hipovitaminose, passando por depressão, desnutrição e anorexia”. Então, é importante que qualquer paciente, seja adolescente ou adulto, pense muito bem antes de decidir passar pela cirurgia de redução do estômago. Ouvir a opinião de especialistas e de pessoas que já tiveram essa experiência também pode ajudar. Porém, antes de recorrer a uma operação, é melhor tentar emagrecer de maneiras mais simples, como através de uma boa dieta e exercícios físicos adequados. Seu corpo e sua mente só têm a ganhar. Fonte Site Terra.

LBV entrega cestas de alimentos em BH No último dia 8 de dezembro, a Legião da Boa Vontade realizou em Belo Horizonte a entrega de 3.700 cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social. O evento teve início às

9 horas e contou com a presença de autoridades locais. As famílias beneficiadas foram atendidas ao longo do ano por meio dos programas socioeducacionais da LBV e assistidas pelas entidades

ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apresentou a governadores e prefeitos a proposta de construção de 2.123 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 139 Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs) em todo o país, em reunião sobre a 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), em Brasília. O investimento de R$ 833,6 milhões nessas obras é previsto no decorrer de 2011 pelo Ministério da Saúde. Serão R$ 565,2 milhões para as novas UBS, mais R$ 268,4 milhões para as novas UPAs. Portarias do Ministério da Saúde publicadas no Diário Oficial da União já divulgaram as propostas selecionadas e os respectivos municípios habilitados a receber os recursos nas 27 unidades da federação. O investimento em UBS significa uma importante ampliação da Estratégia Saúde da Família – carro chefe da atenção básica no país. No total, 3.573 novas equipes de Saúde da Família serão contratadas. Todas as unidades da federação estão incluídas nesta proposta de criação de novas UBS. A iniciativa deve beneficiar mais de 14 milhões de brasileiros, que passarão a ser cobertos pela Estratégia Saúde da Família, totalizando 114 milhões de pessoas atendidas no país. A liberação dos recursos se dará fundo a fundo, do Fundo Nacional de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde. Existem hoje 42 mil UBS e 31.565 equipes de Saúde da Família espalhadas pelo território nacional. Elas estão presentes em 99% dos municípios, cobrindo 50,1% da população, o que representa 99,4 milhões de habitantes. As equipes de Saúde da Família são compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e até 12 agentes comunitários de saúde. Cada UBS pode ter mais de uma equipe de Saúde da Família e cada equipe é capaz de atingir uma população de quatro mil habitantes. A Estratégia Saúde da Família se baseia em um modelo de atendimento proativo, que investe em ações de atenção à saúde, reabilitação, promoção da saúde e prevenção de doenças. Essas equipes são responsáveis por uma comunidade específica e monitoram a saúde daquela população, muitas vezes realizando atendimento domiciliar. Munindo as famílias de informação em saúde e prevenção de doenças, são reduzidas as internações.

que integram a Rede Sociedade Solidária. A iniciativa faz parte da tradicional campanha Natal Permanente da LBV – Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, que tem como objetivo des-

pertar na população o espírito de solidariedade e mobilizá-la a fazer doações, a fim de propiciar um Natal sem fome, digno e feliz a essas famílias. Informações pelo telefone (31) 3490-8101.

Divulgação

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só em 2009, 1,5 mil cirurgias bariátricas foram realizadas em brasileiros com menos de 20 anos. O número representa 5% do total de operações realizadas – em média 30 mil por ano. O que chama a atenção nesses números é exatamente o fato de tantos adolescentes terem se submetido a esse procedimento. A quantidade poderia ser até maior, já que a legislação só permite essa cirurgia após os 16 anos. A razão talvez seja simples: nossas crianças e adolescentes estão realmente mais pesados. 21,7% dos jovens, entre 10 e 19 anos, estão acima do peso ideal. A coisa piora entre os pequenos de cinco a nove anos. Mais de 30% estão de mal com a balança. O aumento do número de adolescentes adeptos a essa operação pode ter causas diversas, como aponta Vladimir Schraibman, especialista em gastrocirurgia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “Cada vez mais, os hábitos alimentares estão equivocados, as crianças se alimentam de forma errada, consumindo alimentos fast food, elas sofrem pressão em um mundo muito mais competitivo, pais mais ausentes por questões profissionais, o que

Ministro destina R$ 833,6 milhões para o PAC II 2011

O MINISTRO da Saúde, José Gomes Temporão Estudos mostram que a atenção básica pode resolver mais de 80% dos problemas de saúde das pessoas. O estudo Primary Health Care and Hospitalization for Chronic Disease in Brazil, por exemplo, mostrou que, entre 1999 e 2007, as ações do Saúde da Família resultaram na diminuição de 30% das internações entre as mulheres e de 24% entre os homens, quando as causas estavam relacionadas a doenças crônicas. O estudo “Uma avaliação do impacto do Programa Saúde da Família sobre a Mortalidade Infantil no Brasil” revelou que, a cada 10% de aumento da cobertura da Saúde da Família, foi observada uma redução de 4,6% na mortalidade infantil. Nos últimos sete anos, a Estratégia Saúde da Família foi fortalecida como principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e resultou na ampliação das ações de prevenção à saúde e na melhoria de importantes indicadores, como a redução da mortalidade infantil. Entre 2003 e 2008, a proporção de óbitos em cada mil crianças nascidas vivas baixou de 23,6 para 19. A execução da Estratégia Saúde da Família é compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios. Ao Governo Federal cabe estabelecer as diretrizes nacionais da política e garantir as fontes de recursos financeiros para o componente federal do seu financiamento. As 139 UPAs previstas pelo Ministério da Saúde estão distribuídas por 115 municípios brasileiros. São 55 UPAs de porte I, 45 UPAs de porte II e 39 UPAs de porte III para 23 estados e o Distrito Federal. O Governo Federal ainda se compromete com o repasse de recursos para a manutenção das atividades, após a inauguração do serviço. Os valores anuais de custeio variam de R$ 1,2 milhão a R$ 3 milhões ao ano por unidade, conforme o porte.

Consumo do leite de soja pode causar danos aos seus cabelos gativamente na pigmentação dos cabelos. “Quem costuma acreditar que a alimentação não interfere no crescimento dos cabelos certamente ficará surpreso com esta notícia. Quem acredita que o leite

de soja é inerte, certamente também vai se surpreender”, comenta o especialista brasileiro. Quem sofre de queda de cabelo, tem cabelos fracos ou que crescem pouco, deve avaliar se vale à pena consumir este tipo de alimento. JEditorial

O leite de soja é considerado um excelente alimento para a saúde do ser humano. Mas quando se trata de cabelo a situação é inversa. A bebida, além de reduzir o crescimento, deixa os fios mais finos. Um artigo da revista Experimental Dermatology, publicado em 2001, elucida muito bem os efeitos do consumo de leite de soja e seu impacto no crescimento dos cabelos. Realizado por pesquisadores de New Jersey, nos Estados Unidos, o estudo mostra que o leite de soja diminui a taxa de crescimento dos cabelos, fazendo com que cresçam menos e atrofiem. Ou seja, eles ficam mais finos e fracos. Como se não bastasse, a ingestão deste tipo de leite ainda interfere ne-

A PESQUISA foi realizada em New Jersey, nos Estados Unidos

Andréa Fiuza Caligrafia Artística

ENCADERNAÇÃO EM GERAL Executamos qualquer tipo de encadernação em CAPA DURA com revestimento em PERCALUX, TECIDO, COURO, PAPEL ESPECIAL, PELICA ou qualquer material escolhido pelo cliente que seja adequado para uso de cola. Temos WIRE-O nas cores: preto, branco e prata, fazemos até 42 cm de largura em PP OU CAPA DURA. Também trabalhamos com aspiral. Traga seu trabalho de faculdade.

Rua Esmeralda, 550 - Bairro Prado - Telefax: (31) 3372-2700 Site: www.abencadernacoes.com.br / E-mail: ab@encadernacoes.com.br

Sobrescrito com bico de pena em convites Tels.: (31) 3227-2613 / 8799-5477


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

9

Cohab recebe homenagem na Assembleia pelos seus 45 anos

Moçambicanos se impressionam com os programas da prefeitura

SEGUNDO Dilzon Melo, a Cohab desempenha um importante papel para as famílias mais carentes afirmou. O deputado adiantou que vai encabeçar a criação de uma frente parlamentar da habitação, para defender a alocação de mais recursos para o setor.

Além do presidente da Cohab, Mauro Brito, prestigiaram a reunião o atual secretário de Desenvolvimento Regional, Sebastião Navarro, e o secretário municipal

adjunto de Habitação de Belo Horizonte, Carlos Medeiros. Mauro Brito afirmou que o órgão recebeu mais investimentos a partir de 2005, com a reformulação do Fundo Estadual de Habitação e a criação do projeto Lares Gerais. Segundo ele, a companhia recuperou a capacidade de investimento e construiu 30 mil moradias em cinco anos, número superior ao total que havia sido construído nos 18 anos anteriores. A Cohab-MG foi instituída pela Lei 3.403, de 1965, proposta pelo então governador Magalhães Pinto e aprovada pela ALMG. A iniciativa tinha como objetivo combater o déficit de moradias no País, que passava por um intenso processo de migração do campo para as cidades. O primeiro conjunto habitacional foi inaugurado no dia 1o de novembro de 1967: era o Vale do Jatobá, em Belo Horizonte, com 1.312 casas. Ao longo dos anos, a empresa mudou sua forma de atuação. Os grandes conjuntos habitacionais do passado deram lugar a bairros menores, dotados de toda a infraestrutura urbana: água, esgoto, energia e asfalto. As casas são entregues com painéis para aquecimento solar da água, o que permite uma economia de 30% a 40% no consumo de energia elétrica. A soma de recursos investidos pela estatal em seus 45 anos de atuação gira em torno de R$ 1,5 bilhão. Já foram construídos conjuntos residenciais em 370 municípios mineiros.

DR. Gilberto recebeu os visitantes em seu gabinete

R

epresentantes dos municípios de Beira, Dondo, Mocuba, Nacala e Mampula, de Moçambique, estiveram reunidos com o prefeito de Santa Luzia, Dr. Gilberto, para conhecerem um pouco mais sobre o processo de modernização da gestão da prefeitura. Os moçambicanos passaram o dia no Centro Administrativo e assistiram a palestras sobre o Pnafm e o Georeferenciamento. O secretário de Fazenda e Execução Orçamentária, Márcio Abreu, deu início ao encontro e falou sobre o Pnafm, que contempla ações que visam à modernização da gestão administrativa e fiscal, tais como capacitação de técnicos e gestores municipais, implementação de ações e sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, comunicação de dados, controle financeiro, recursos humanos, consultorias, aquisição de equipamentos de informática, infraestrutura e geoprocessamento referenciado. Ele ainda possibilita ao município a elaboração e implementação de Plano Diretor, Cadastro Multifinalitário e Planta Genérica de Valores. Na oportunidade, Dr. Gilberto falou sobre os avanços conseguidos com a implantação da modernização da gestão e o programa de Georeferenciamento. “Agora nós temos controle sobre todos os imóveis do municí-

ITABIRITO

Município cresce mais de 19% em 10 anos D

ados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacam um crescimento da população de Itabirito de mais de 19% nos últimos 10 anos. No Censo Nacional, realizado em 2000, a população era de 37.901, enquanto os dados apresentados pelo Censo deste ano mostram que o município possui 45.211 cidadãos. “Nossa cidade está em pleno crescimento e os dados revelaram isso. Agora, com esse crescimento da população, temos a certeza que devemos continuar trabalhando para alcançar nossa maior meta, que não será a construção de praças, mas a edificação humana”, afirma Manoel da Mota, prefeito de Itabirito.  Um dos benefícios desse aumento populacional é que a cidade passa a receber um incremento no Fundo de Participação dos Municípios, recursos transferidos pelo Governo Federal, que variam de acordo os dados do IBGE. Segundo o secretário de Fazenda, João Guilherme Carvalho, Itabirito receberá um incremento de 10% nas verbas, o que representa cerca de R$ 120 mil a mais, mensalmente, para serem investidos na melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, “destaca-se o aumento na arrecadação de outros impostos, como o ISS e o IPTU, por causa

do aumento na atividade econômica”, ressalta o secretário.  Os dados do IBGE também apontam que o número de domicílios aumentou: foi de 12.165 para 15.987. Os resultados apresentados por Itabirito são os melhores na região abrangida pela Agência do IBGE, composta por Acaiaca, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Para a coordenadora do Censo (subárea Ouro Preto), Marilene Silva Gurgel Sampaio, “os dados apresentados por Itabirito podem ser analisados pela oferta de trabalho na indústria e no comércio e a qualidade de vida, que são os grandes atrativos”.  Além da contagem da população, o Censo analisa a qualidade de vida dos brasileiros. São novidades deste ano, por exemplo, a inclusão de dados como novos arranjos familiares (cônjuges do mesmo sexo), brasileiros que moram no exterior, utilização de línguas indígenas, dentre outros. De acordo com o chefe do IBGE em Ouro Preto, Raphael Antunes do Amaral Santos, os dados levantados são de muita importância para o planejamento de políticas públicas de cada município. “Os dados são georreferenciados, dando a chance ao poder público de verificar as demandas da população em cada bairro”, destaca.

Dr. Paulo César G. Guerra Tel.: (31) 3241-4777 Fax: (31) 2555-4777 Rua Piauí, 179 - Santa Efigênia CEP 30150-320 - Belo Horizonte - MG

pio. Se uma pessoa faz um comércio na sua casa sem regularizar a situação, fazemos a autuação, para que o município não perca impostos”, explicou Dr. Gilberto. O intercâmbio entre os dois países foi viabilizado através do programa de apoio aos municípios do centro e norte de Moçambique. O assessor nacional de Finanças municipal, Ozias Julio, explicou que o programa tem cinco componentes: de governação local, planificação estratégica, finanças municipais, planejamento urbano e serviços municipais. “É muito importante a troca de experiências com relação ao controle interno. Nosso projeto é institucionalizar o controle interno nas autarquias municipais de Moçambique. Esse intercâmbio é o primeiro passo para sensibilizar as autoridades sobre a importância do controle interno”, disse Ozias. O chefe de serviços da receita do município de Beira, segunda maior cidade de Moçambique, Emanuel Becape, disse que o processo de modernização da gestão “é um passo avançado que o Brasil já deu. É um exemplo que podemos seguir, apesar das dificuldades por conta de recursos. É uma experiência muito válida. A integração de gestão e o Geoprocessamento com relação ao cadastro de imóveis é uma experiência ímpar”.

IPATINGA Robson Gomes recebe comissão e destaca trabalho dos carreteiros

O

prefeito Robson Gomes (PPS) se reuniu com uma comissão de carreteiros e destacou o trabalho do grupo que é responsável pelo complemento do serviço de limpeza pública do município. Dezessete carreteiros recolhem pequenos entulhos e cuidam do transporte dos trabalhadores que prestam serviço à Vital Engenharia Ambiental, concessionária da limpeza pública. Também participaram da reunião o vereador César Custódio (PPS) e o gerente da Defesa Civil de Ipatinga, Noé Pedro. Os carreteiros solicitaram uma audiência com a administração municipal para discutir sobre a renovação do contrato, uma forma de dar continuidade a execução do serviço, que é feito anualmente. Robson Gomes informou ao grupo que já está tratando do assunto com a gerência da Vital Engenharia e que o objetivo do governo é prosseguir com a valorização dos prestadores de serviços terceirizados e os próprios servidores municipais. “Conhecemos carreteiros que têm mais de 19 anos de serviços prestados a Prefeitura de Ipatinga. Eles precisam continuar sendo valorizados, justamente porque movimentam o mercado e integram a cadeia de benefícios do governo. Não vamos interromper o ganha-pão de nenhum trabalhador, apesar de alguns partidos de oposição insistirem em não querer a paz e a harmonia da cidade, preferindo os ataques infundados e a onda de denuncismo”, declarou Robson Gomes.

José Barbosa-ACS/PMI

O deputado Dilzon Melo (PTB) homenageou a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab) em reunião especial realizada no dia 25 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa. Ele destacou o trabalho desenvolvido pela Companhia para reduzir o déficit habitacional no Estado. Em 45 anos, a Cohab entregou 113 mil moradias. Para 2011, a previsão é de que sejam entregues outras 2,7 mil unidades. O sistema de seleção dos beneficiados prioriza as pessoas mais carentes. Mais da metade das casas construídas pela Cohab-MG são destinadas a mulheres chefes de família. Além disso, a empresa já entregou 99 casas adaptadas para portadores de deficiência física. Essas unidades têm área 40% superior ao tamanho padrão, banheiros adaptados, janelas mais baixas e pisos sem desníveis. De acordo com Dilzon Melo, a Cohab-MG desempenha um importante papel ao contribuir para que as famílias mais carentes possam realizar o sonho da casa própria. Segundo o parlamentar, que já foi secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, o déficit habitacional em Minas é da ordem de 650 mil moradias. “Gostaria de chamar todos à responsabilidade, para continuarmos lutando por mais recursos e brigando com o Governo Federal, que às vezes não cumpre sua parte nesse processo”,

PMSL

SANTA LUZIA

Almg

BELO HORIZONTE

ROBSON afirmou que vai prosseguir com a valorização dos prestadores de serviços

Felicidade O carreteiro Emílio Castelar da Silva disse que os profissionais gostam tanto da cidade e do governo Robson Gomes que mesmo fora do horário de serviço param o carro e recolhem o lixo. “Gostamos de Ipatinga e acreditamos no seu governo”, reconhece o morador do Bairro Bethânia, garantindo que os sentimentos de amor e gratidão são compartilhados pela categoria. Onofre Moreira, que trabalha como carreteiro, afirmou que tem orgulho de fazer parte da equipe que zela pela limpeza de Ipatinga. “Escolhi Ipatinga para morar e não podemos deixar uma rua mais suja do que a outra”, admite o morador do Cariru, que não escondeu a felicidade de ser recebido pelo prefeito de Ipatinga em seu gabinete e ainda conversar sobre o trabalho dos carreteiros. “Vou contar para todo mundo que eu conversei com o Robson”, revelou.


10

ECONOMIA E CIDADES

Preços baixos incrementam as vendas de motos para o Natal

Variedade de produtos será o diferencial neste fim de ano O Natal deste ano terá maior variedade de produtos que em 2009. É o que afirmam os empresários do comércio de Belo Horizonte que responderam à Sondagem de Opinião do Lojista – Natal 2010: Ações e Expectativas, pesquisa realizada pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas. Do total de entrevistados, 47,8% responderam que o comércio vai oferecer mais tipos de produtos e com mais qualidade. A pesquisa também apontou as principais ações dos empresários para o Natal, os fatores que podem incrementar as vendas e também o que pode inibir o entusiasmo do consumidor.

Com o crescimento do número de empregos em 2010, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), trabalhadores conseguiram conquistar a estabilidade financeira. Esse fato, somado à oferta de prazos e financiamentos atraentes, vem transformando o sonho de muitos jovens de ter uma motocicleta em realidade, tudo isto através da facilitação do crédito, disseminada em todas as concessionárias da Capital e do país. Segundo os últimos dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), sobre as vendas de motocicletas saídas das lojas, este número aumentou cerca de 8,76% em 2010 no Brasil. Atualmente, o consórcio representa cerca de 30% do mercado, já o financiamento direto representa a faixa dos 50% e compras à vista chegam a 19%, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). A Fenabrave espera que para este fim de ano o setor feche com um expressivo aumento nas vendas, chegando a mais de 1,7 milhão de novas unidades emplacadas, uma vez que os emplacamentos de motocicletas somaram 1.606.462 unidades no acumulado deste ano, um crescimento de 10,7%. Só no mês de novembro este índice chegou a 5,7%. Aproveitando este momento, alguns trabalhadores já estão de olho na troca ou aquisição de uma motocicleta. Tudo isto pela queda de preço e as facilidades de compra, já que um modelo popular zero quilômetro pode ser adquirido por R$ 5 mil. O jornalista e professor de xadrez Frederico Gazel, de 24 anos, foi um dos diversos trabalhadores que aproveitaram a oportunidade para se presentear neste Natal. “Eu troquei a moto por causa do desgaste da minha antiga. Após quatro anos de uso,

Com relação às atitudes do comerciante visando o Natal, a maioria adotou como principal ação a contratação de funcionários temporários, com 22,4% das respostas (desses empresários, 79,1% afirmam que há chances de efetivação). Segundo projeções da Fecomércio Minas, serão criadas 12 mil vagas temporárias em Minas, sendo até 8.000 postos de trabalho em Belo Horizonte. Decorar vitrine, diversificar o mix de produtos e treinar a equipe seguem logo em seguida como ações mais citadas. A criação de ambiente natalino que ofereça comodidade ao consumidor justifica essas ações. Os preços mais acessíveis e o 13º salário serão, segundo os lojistas, os principais estimuladores para o consumo, com 32,2% e 19,3% das respostas respectivamente. A confiança do consumidor com relação a economia também foi citado por 13,9% dos empresários entrevistados. Para Silvânia Araújo, os empresários devem ficar atentos para esses parâmetros. “Isso implica em aliar cenário econômico com gestão eficiente e atenta às tendências do mercado de atuação”, conclui. Por outro lado, o endividamento do consumidor foi apontado como o vilão para esse Natal. Para 47,1% dos entrevistados, a inadimplência é o maior inibidor de vendas para este período festivo. A concorrência desleal vem em segundo lugar, com 19,7%. A desconfiança com o novo governo também entrou na lista, ficando em terceiro lugar, com 15,6% dos 300 lojistas entrevistados na Capital mineira.

Ceanorte aumenta vendas em mais 300 toneladas/mês

senti uma necessidade imensa de comprar outra, pois já cai com ela. Aproveitei a queda de preço de quase 10% em relação ao mesmo período de 2009. Outros pontos positivos foram às facilidades que me foram oferecidas na divisão das parcelas, vou pagar em 36 prestações. Consegui também uma força financeira do meu pai, o que me ajudou muito. Comprei a Suzuki Yes 125 ED. Há quase um mês já estou rodando com ela”, diz. O professor lembra que para comprar uma nova motocicleta a primeira dica é ficar

de olho nos preços e nas facilidades de crédito. “Se não fosse por isso, talvez eu não tivesse trocado de moto. Quem tem dinheiro guardado e deseja gastar investindo em uma moto, o momento é este”, conclui Frederico. “Fui convocada para trabalhar em uma concessionária há poucos dias, não fui, pois já estou inserida no mercado de trabalho. Se tivesse aceitado, com certeza venderia muito bem”, ressalta a vendedora Paola Dias, comentando sobre as vendas de motos neste final de ano.

Cidade comemora 72 anos de emancipação política O Poder Executivo não tem medido esforços na busca por recursos a serem investidos no município de Mateus Leme. Na área da saúde, foi iniciada a construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Bárbara, orçada em mais de R$ 440 mil. No Bairro Vale Verde, a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento, no valor de quase R$ 1 milhão, também já começou. O repasse de R$ 75 mil enviado mensalmente para o Hospital Santa Terezinha foi aumentado para R$ 103 mil/mês.

E os investimentos não param. Mais duas obras importantes estão em fase de conclusão. Uma é a construção do prédio do INSS, que atenderá toda a região, principalmente as cidades mais próximas, como Juatuba e Florestal, nas solicitações de benefícios e perícias médicas. A outra obra é a construção da Creche Municipal, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, no valor de R$ 950 mil, que atenderá aproximadamente 200 crianças. Ainda na área da educação está em fase de estudo

a reformulação do Estatuto do Magistério, com o objetivo de atualizar e adequar as Leis à realidade do ensino dentro do município de Mateus Leme. No setor de Desenvolvimento Sócio-Econômico, um programa que está em fase de implantação em Mateus Leme é o Minha Casa Minha Vida, que beneficiará aproximadamente 391 famílias de baixa renda, com a construção de casas no Bairro Central, dentro das normas ambientais. E também foi aprovada a Lei da Microempresa, Empresa de Pequeno kildary Medeiros/PML

Fábio Marçal/PMC

aumentar para 400 o número de produtores nas feiras das segundas e quintas-feiras. Cerca de sete mil pessoas e mil veículos passam semanalmente pelo local, proporcionando um faturamento bruto de cerca de R$ 2,6 milhões por mês, segundo informações de João Carlos Spínola, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, responsável pela administração da Ceanorte. O secretário Roberto Mauro Amaral destaca a importância do espaço para produtores de hortifrutigranjeiros em Montes Claros e no Norte de Minas, que têm local ideal para a comercialização da produção. “A central é o grande mercado atacadista do Norte de Minas. E tem cumprido bem sua função, tanto que muitos produtores trabalham ali desde a inauguração do espaço. Neste tempo, vimos a comercialização passar de 200 para 2.800 toneladas ao mês e o faturamento chegar a quase R$ 3 milhões. E há mercado para o incremento da produção”, destacou, reforçando que a central não é apenas uma obra da cidade, mas de toda a região.

Av. Bandeirantes, 2323 Bairro Serra - CEP 30210-420 Belo Horizonte - MG Telefones: 3287-4422 / 3287-1293 www.buffetsausalito.com.br

OS EMPLACAMENTOS cresceram cerca de 5,7% somente no mês de novembro

MATEUS LEME

CERCA de sete mil pessoas e mil veículos passam semanalmente pelo local

Aqui você encomenda seu sonho, nós realizamos, respeitando a magia do momento.

JEditorial

Felipe José de Jesus

A abertura de novas lojas e centros de compras, reforma e ampliação de estabelecimentos já existentes e própria composição do estoque são fatores que podem explicar a maior variedade de produtos em relação ao Natal do ano passado. Segundo a coordenadora do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia Araújo, com essas ações, o comércio está se adaptando a um ambiente mais favorável ao consumo. A oferta de itens de melhor qualidade e a prática de preços mais competitivos são tendências a serem seguidas para esse fim de ano.

Quando foi inaugurada, em julho de 1983, na primeira administração do prefeito Luiz Tadeu Leite, a Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte) já assombrava pelo volume de hortifrutigranjeiros que comercializava: 200 toneladas por mês. Hoje, 27 anos depois, a central chega à impressionante marca de 2.800 toneladas/mês e ainda tem demanda para ser atendida. Afinal, abastece boa parte do norte de Estado. Evidentemente, depois de quase 30 anos, a Ceanorte encontrava-se defasada, precisando ser ampliada para fazer frente à nova realidade. Com a ampliação, a capacidade operativa mais que dobrou (passando de 108 para 312 espaços), abrindo ainda mais o leque para produtores da região e promovendo a redução de custos, favorecendo os consumidores. Em apenas seis meses de funcionamento do Pavilhão B (uma pedra de 2.500 metros quadrados, escritórios da administração e lojas), inaugurado em julho pela atual administração, a Central incrementou as vendas em mais 300 toneladas/mês e viu

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

O prefeito Marlon vem realizando várias obras em todo o município

Porte e do Microempreendedor Individual, incentivando os pequenos empresários a saírem da informalidade. Na área de infraestrutura, a prefeitura também destinou R$ 2 milhões para calçamentos de diversas ruas em todo município. Já adquiriu o terreno para montagem da Usina de Asfalto, próximo à comunidade de Queiroz. E iniciou a terraplanagem para construção do Parque de Exposições de Mateus Leme, ao lado da empresa Takata. No mês de novembro, Mateus Leme foi destaque entre as 50 melhores administrações públicas do País, sob o enforque da sustentabilidade, com prêmio recebido pelo renomado Instituto Biosfera, no Rio de Janeiro. E mais investimentos também foram feitos na área do esporte, para a construção de seis praças poliesportivas, uma delas no Bairro Central, com obra já concluída, no valor de R$ 102 mil. No distrito de Azurita serão duas quadras, uma no Bairro Santa Águida e outra no Bairro Rosário. Além da compra de equipamentos de academia orçados em R$ 173 mil, que serão instaladas ao ar livre em 11 praças do município. “Mateus Leme vive um momento excelente de desenvolvimento, investimento e progresso. Na minha avaliação, todo esforço feito ao longo desses dois anos surtem os efeitos que a população merece. Esse bom momento deve-se a harmonia dos poderes Legislativo, Judiciário, Executivo, associações e a parceria com a administração estadual e federal. Estou muito satisfeito por estas conquistas, pois mostramos uma gestão transparente e compromissada com o povo mateuslemense, que seguirá ainda mais forte nestes próximos dois anos de gestão”, destacou o prefeito Marlon Aurélio Guimarães.

E LO Y LANNA Fotógrafo Profissional

FOTO - JORNALISMO - CONGRESSOS - EVENTOS SOCIAIS

TELEFONES: 3450-0980 / 9603-4396

Rua Tamóios, 62 - Sala 100 - Centro Belo Horizonte / Minas Gerais

Luciana Cyrino Pinto Coelho ADVOGADA

RUA ERÊ, 125 - 1º ANDAR - BAIRRO PRADO CEP 30.410-450 - BELO HORIZONTE / MG

TEL: (31) 3316-6692 CEL.: (31) 9932-5289


C I D A D E S

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

MONTES CLAROS

11

PAULO CESAR PEDROSA

Projeto Natal Reciclado 2010 Fábio Marçal/PMC

QUEM SABE, SABE

paulocesarpedrosa@yahoo.com.br

Advogado & Jornalista RP: 098523 / 296

URINAR NA RUA NO RIO DE JANEIRO NÃO É CRIME A 2ª Turma Recursal Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) absolveu por unanimidade um estudante autuado por urinar na rua, sob o argumento de que o ato não é, essencialmente, criminoso ou obsceno. A decisão refere-se apenas ao estudante, mas pode servir como precedente para livrar de punição outros na mesma situação. O relator do caso, o desembargador André Ricardo de Francis Ramos, defende que urinar em via pública só pode ser considerado ato obsceno quando há a intenção e ofender o pudor ou os bons costumes. Por isso, segundo ele, casos como o do jovem, que urinou em um arbusto da Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, em fevereiro deste ano, não podem ser considerados crime.

A SOLENIDADE contou com a presença de coordenadores e lideranças comunitárias

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Instituto Laborearte, lançou o Projeto Natal Reciclado/2010. A solenidade aconteceu no dia 8, com a presença de coordenadores e lideranças comunitárias. Foi um momento de união, harmonia, paz e felicidade para os envolvidos com a produção das esculturas e peças de decoração natalina. “As pessoas tiveram a oportunidade de visitar o espaço do Instituto Laborearte, onde estão expostas as decorações, além de outros trabalhos feitos durante

o ano, que ficarão em exposição até o mês de janeiro”, destacou a chefe de Divisão de desenvolvimento Sustentável e Cidadania, Ivonilde Pimenta, A decoração, feita com materiais recicláveis, pode ser vista em vários pontos da cidade. A maior concentração está no Bairro São Judas, com vários anjos, presépio, Papai Noel, os três Reis Magos, estrelas, renas, árvores e outros. O material exposto será levado para a Vila do Bem, do Instituto Laborearte, para comercialização. “Outro objetivo é fazer com que as famílias descubram potencialidades

escondidas, peguem encomendas e possam aumentar a renda. Existe, ainda, a preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e o despertar do espírito de empreendedorismo”, argumentou Ivonilde Pimenta. A expansão do projeto está sendo bem aceita. No ano passado, os trabalhos foram concentrados na região central, sendo que, agora, beneficiam diversos bairros. Em 2011, o projeto será levado a outras regiões, com apoio de Organizações Não-Governamentais (ONGs), iniciativa privada e poder público.

CORONEL FABRICIANO

Câmara aprova Orçamento de R$ 207,8 milhões para 2011 Visita às obras A Comissão de Obras da Câmara de Coronel Fabriciano organizou uma visita a diversas obras em execução no município. Participaram da visita os vereadores Marcos da Luz, Vanderlei Cupertino (Canídia) e Djalma Eugênio, do PT, Andréia Botelho (PSL), Vailson Lima (PR), Natalino Moraes (PDT) e Luciano Lugão (PSB). Durante o trajeto, os vereadores receberam explicações do prefeito Chico Simões (PT) e dos secretários Galba Gomes (Obras) e Rosângela Mendes (Governo), que acompanharam a comitiva. Ao todo, foram visitadas oito obras, nos bairros Mangueiras, Aparecida do Norte, Morada do Vale, Caladinho de Cima e Centro.

Utilidade Pública

PMCF

Em reunião extraordinária realizada no dia 30, o plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovou, em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei nº 1.977/2010, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2011. O vereador Marcos da Luz (PT), líder do Governo na Casa, ressaltou a importância da aprovação da Lei Orçamentária: “A matéria é essencial para a consecução dos objetivos traçados pela Administração Municipal�. Segundo ele, �o Orçamento foi embasado em dados objetivos e parâmetros reais, elaborado de forma a assegurar o equilíbrio orçamentário e viabilizar economicamente o município”. A segunda votação acontece na próxima sessão extraordinária, convocada para o dia 07. O Orçamento 2011 está previsto em R$ 207,8 milhões.

OS VEREADORES receberam explicações do prefeito Chico Simões

O vereador Marcos da Luz comemorou a sanção e publicação de duas leis pelo Governo do Estado que declaram de Utilidade Pública Estadual duas entidades de Coronel Fabriciano. Uma delas, de autoria da deputada Cecília Ferramenta (PT), concede o título de Utilidade Pública à Associação Beneficente Sal da Terra, que trabalha com a recuperação de mulheres ex-usuárias de drogas. O PL nº 3.740/2009, com a documentação encaminhada pelo vereador, transformou-se na Lei nº 19.055/2010. A outra Lei, de nº 19.176/2010, de autoria do deputado Célio Moreira (PSDB), declara de Utilidade Pública o Rotary Club Fabriciano Norte. Entidades interessadas em obter a certificação podem procurar o vereador pelo telefone 88636253 ou por e-mail: marcosdaluz@hotmail.com.

Cursos da Fecomércio Aperfeiçoamento para Vendedores de Autopeças Data: 13, 14, 15, 16 e 17 de dezembro Estratégias e Técnicas em Vendas Data: 06, 07, 09 e 10 de dezembro

Informações: (31) 3270-3359 E-MAIL: cde@fecomerciomg.org.br

78 ANOS O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (SINDHORB) comemora o seu 78° aniversário de fundação em 2011, sendo o maior sindicato patronal do Estado, com aproximadamente 50 mil empresas sindicalizadas. Ele vai homenagear os hoteleiros, “restauranteiros” e “butiquineiros” que fizeram e fazem a história da Capital mundial dos butiquins. As comemorações de aniversário do SINDHORB iniciam-se no dia 02 de maio, segunda-feira, data da sua histórica fundação.

O vereador Edinho Ribeiro e o presidente da União dos Varejistas de Minas Gerais, Jurandir Nogueira

CANAL ABERTO • ÁRBITRO DE FUTEBOL I. O árbitro da partida final do Campeonato Brasileiro, Carlos Eugênio Simon, um dos piores do Brasil, que já prejudicou várias equipes, principalmente Atlético e Cruzeiro, foi tendencioso, prejudicando visivelmente o Guarani de Campinas, favorecendo claramente o Fluminense, do torcedor Ricardo Teixeira (segundo presidente do Brasil). ÁRBITRO DE FUTEBOL II. A agressão que o jogador do Guarani sofreu pelas costas e o acréscimo de dois minutos, quando houve seis substituições, além das paralisações por causa de contusões, foram alguns dos absurdos da sua péssima arbitragem. Não se discute que o Fluminense foi o legítimo Campeão Brasileiro. NOS CORREIOS. A partir de agora, as pessoas que procurarem as agências dos Correios para tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) vão conseguir fazê-lo imediatamente. Para isso, bastará apresentar carteira de identidade, título de eleitor e pagar uma taxa de R$ 5,70. O cadastro será feito na hora, sem necessidade de envio de cartão para residência. Antes era preciso esperar até sete dias úteis. CERTIFICADO LEED. O Maracanã é um dos poucos estádios escolhidos para sediar a Copa do Mundo de 2014 que ainda não se candidatou a receber o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Trata-se de uma certificação internacional dado para construções sustentáveis. A FIFA tem incentivado os governos a buscarem essa certificação, e o BNDES oferece um financiamento especial para quem tiver o LEED. BONS & MAUS PAGADORES. O Senado aprovou, em votação simbólica, o projeto que cria o chamado cadastro positivo de bons pagadores. O projeto deixa claro que o consumidor será consultado e autorizará ou não a inclusão de seu nome na lista. A regulamentação ficará a cargo do Executivo. O projeto já passou pela Câmara e segue à sanção presidencial.

ESPERTEZA PORTUGUESA. O Ministério Público Federal apura denúncia feita pela ANJ (Associação Nacional dos Jornais) e a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) de que o grupo português Ongoing pode ter driblado a legislação brasileira para controlar mais do que 30% do capital de empresas de comunicação no país, limite imposto pela Constituição Brasileira para estrangeiros. GANHOU, MAS NÃO LEVOU. O prêmio que o Fluminense, Campeão Brasileiro deste ano, recebeu da CBF foi penhorado pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. O RIO DE JANEIRO, mesmo com a “guerra” no Complexo do Alemão, continua com toda pompa e bombando na hotelaria e gastronomia. Não existem mais vagas em nenhum hotel da cidade e nem na região dos Lagos, como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo, para o réveillon. ACMINAS. O hoteleiro Roberto Luciano Fortes Fagundes foi eleito por unanimidade como o novo presidente da Associação Comercial de Minas. A CARGA TRIBUTÁRIA DO PAÍS É JUSTA? “A carga tributária do Brasil é justa. E vamos diminuindo à medida que vamos aumentando a base da pirâmide que contribui”. Luiz Inácio Lula da Silva. BRASIL TEM CARGA TRIBUTÁRIA MAIOR QUE EUA. Um estudo divulgado pela Receita Federal recentemente, levando em consideração dados apurados em 2008, demonstra que a carga tributária no Brasil é superior à países ricos como Japão, Estados Unidos, Canadá e Suíça. No Brasil, os impostos no bolso do cidadão atingiram naquele ano 34,41% do PIB. No Japão, foi de 17,6%; nos Estados Unidos, de 26,9%; no Canadá, 32,2%; e na Suíça, de 29,4%. HOMENAGEM. O contabilista e diretor da Sudecap, o boa praça Nourival Resende, reuniu amigos em sua residência para homenagear o novo presidente da ACMINAS, o hoteleiro Roberto Luciano Fagundes.

“Se você diverge de mim, não é meu inimigo, você me completa”. “A imagem que gostaria que ficasse de mim é a imagem de um irmão”.

Dom Helder Câmara.

Exploração sexual não é turismo. É crime. Disque 100 e denuncie. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS. EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE. TELEFONE: 0800-311119 Cartas, convites e e-mails, encaminhar para Redação do Jornal Edição do Brasil - Av. Francisco Sá, 360 - Prado, Cep: 30.410-060.

Conheça os melhores restaurantes das seguintes cidades: SANTA LUZIA: Rest. e Lanchonete Colher de Chá Espaguete na Chapa Bar Ltda MONTES CLAROS: Churrascaria Chimarrão Churrascaria e Pizzaria Papaula Bar do Toco Churrascaria Restaurante Sabor e Saúde Chicos Pizzaria e Churrascaria Uai Tchê Cervejaria Lumas Churrascaria Armandos Restaurante Restaurante Favorito IPATINGA Restaurante Tempero Mineiro Restaurante Sabor e Aroma Restaurante Bom Apetite Restaurante D’Lucas Restaurante Vovó Efigênia Restaurante Popular SABARÁ Restaurante e Pizzaria 314 - Sabarabuçu Barroco Cekisabe

Restaurante PauTerra CORONEL FABRICIANO Restaurante Angra Restaurante Cantina da Nona Restaurante Amigão Pizzaria do Jayme JUIZ DE FORA: Restaurante Bacco Restaurante Brazão Restaurante Belas Artes Restauante Bertu’s VESPASIANO Restaurante Vespagril Restaurante Taberna Restaurante Vovó Marguerita Restaurante Tropic Restaurante B&N BETIM Restaurante e Pizzaria Hudson Churrascaria Carro de Boi Cantina da Vovó Ana


12

E S P O R T E

EDIÇÃO DO BRASIL

De 12 a 19 de dezembro de 2010

Fifa

Fifa estuda para julho início da Copa do Mundo no Brasil

A DECISÃO de Blatter foi anunciada depois que diversos jogadores tiveram atuações apagadas na Copa do Mundo

Um tema a ser avaliado pela força-tarefa da Fifa que vai estudar maneiras de melhorar a Copa do Mundo será a possibilidade de começar mais tarde o Mundial de 2014 no Brasil, segundo uma fonte ouvida pela Reuters. “Iniciar a Copa de 2014 em julho em vez de junho permitiria aos jogadores das ligas europeias um período maior de descanso após o fim da temporada”, disse uma importante autoridade da Fifa. O presidente Joseph Blatter já anunciou que a força-tarefa vai estudar formas de tornar a Copa do Mundo mais atraente. A decisão de Blatter foi anunciada depois que diversos jogadores importantes, incluindo Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo e Didier Drogba, tiveram atuações apagadas na Copa do Mundo da África do Sul deste ano. A Fifa também ficou descontente com as estratégias defensivas de várias equipes na primeira fase do Mundial, que resultaram em muitos jogos desanimados.

Galo é o melhor mineiro, segundo ranking da CBF José Alves Neto

Blatter disse que gostaria de ter soluções para essas questões antes da Copa do Mundo de 2014. A entidade já tinha imposto uma data limite antecipada para o final das temporadas nacionais em anos de Copa do Mundo, mas isso aparentemente fez pouca diferença para melhorar as condições físicas de vários jogadores que estiveram na África do Sul. A Copa do Mundo normalmente começa apenas algumas semanas após o fim da temporada europeia. Blatter disse em outubro que o medo de uma derrota nos primeiros jogos da Copa levou muitos países a jogarem excessivamente na defesa, o que prejudicou a qualidade do futebol exibido nas rodadas iniciais do Mundial. “Ninguém quer perder esses jogos (da primeira rodada). Tivemos cinco ou seis empates na África do Sul, então vamos ver como podemos tornar o futebol mais atrativo”, disse ele após uma reunião do comitê executivo da Fifa à época.

VIII Torneio de Futebol de Campo de Santa Luzia Chegou ao final o VIII torneio de futebol de campo, do Programa Atleta do Amanhã. A disputa pelo título de campeão aconteceu no último dia 4, no Estádio Municipal Victor Andrade (Frimisa). Participaram do torneio mais de dois mil alunos do Programa. Foram 72 equipes, divididas em 4 categorias:

Escolinha (10 e 11 anos), Mirim (12 e 13 anos), Infantil (14 e 15 anos) e Juvenil (16 e 17 anos). A competição teve início em setembro e os jogos foram realizados nos campos de futebol dos 18 núcleos do Programa Atleta do Amanhã, espalhados por toda a cidade. Várias premiações foram distribuí-

das para as equipes campeãs. Medalhas para o campeão e vice e troféus para artilheiro, defesa menos vazada e destaque de cada categoria. “Parabenizamos os coordenadores pela organização do torneio. Tudo saiu perfeitamente e nenhum problema foi registrado. Agradecemos aos monitores

por conduzirem as equipes dentro do espírito de companheirismo, um dos valores do Programa Atleta do Amanhã. Nossos agradecimentos também ao apoio dado pela administração do prefeito Gilberto Dorneles. O torneio foi um sucesso”, ressaltou o secretário de esportes, José Carlos de Souza.

A

América

Associação Cultural e Social de Ex-Atletas do América Cleris Corsino

ideia da criação da associação surgiu em 1998, no funeral do saudoso Mário Silva, o Zuca, um dos maiores jogadores do América de todos os tempos. Estavam presentes Jair Bala, Zé Horta, Ilton Chaves, Roberto de Castro, Zé Emilio, Zé Ernesto, entre outros. Foi quando o Jair Bala lembrou que os ex-jogadores só se encontravam em momentos tristes, melancólicos, e que precisavam se reunir em momentos alegres, festivos, ao lado de ex-companheiros de clube, mantendo contato frequente. Foi quando surgiu a ideia da criação de uma associação. Esta ideia foi tomando corpo, crescendo, amadurecendo, com apoio de muitos jogadores que haviam defendido as cores do América Futebol Clube. Finalmente, no dia 3 de outubro de 2001, na residência do Ilton Chaves, foi realizada a assembleia de fundação da Associação Cultural e Social dos Ex-Atletas do América Futebol Clube. Assim estava criada a primeira associação de ex-atletas de um clube profissional do Brasil. A ACSEA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, com o objetivo de prestar assistência jurídica através de convênios, promovendo encontros, palestras, eventos sociais e esportivos. A equipe de futebol “master”, composta por ex-jogadores do América Futebol Clube, aceita convite para jogos com agremiações da Capital e do interior. Contato pelo telefone (031) 3201-9201, com o Amarelinho ou pelo (031) 3281-3590, com o Corsino. É bom lembrar que o primeiro presidente foi o Vicente de Paulo Seixas, campeão pelo América em 1957. O segundo presidente foi Waldyr Antônio Lellis, o Amarelinho.

ROBERTO, Zé Emílio, Elber, Zé Horta, Ilton Chaves, Amarelinho, Jair Bala, Ary e Lili

Atual diretoria Presidente: José Emílio de Oliveira Vice-presidentes: Ilton de Oliveira Chaves e José Horta de Magalhães Tesoureiro e diretor administrativo: Waldyr A. Lellis - Amarelinho Segundo-Tesoureiro: Roberto de Castro Pereira Secretários: 1 - José Ernesto de Souza 2 - Elber Guimarães Diretor de Comunicação: Cléris Francisco Corsino Diretor de Rel. Públicas: Jair Félix da Silva Conselho Fiscal - Efetivos: Hélio Gualberto de Melo (Helinho Beleza) Almiro de Carvalho (Morango) Dirceu Alves Ferreira Suplentes Ali Rachid Lauar Ary de Souza Aldeir Borges Pinto Endereço para contato: Rua Salinas 239 – Bairro Floresta – BH/MG CEP: 31.015.365 E-mail: yellowlellis@ig.com.br

A CBF divulgou o ranking nacional de clubes para 2011. O Grêmio lidera, com 22 pontos de vantagem sobre o Corinthians. Dos times mineiros, o melhor colocado é o Atlético, que ocupa a sexta colocação. O Cruzeiro vem em nono, o América figura em 33º, o Uberlândia ocupa a 68ª colocação e o Ipatinga vem logo atrás, em 69º. Mesmo com o Título Brasileiro da temporada, o Fluminense ficou apenas na 11ª posição. Os dez primeiros clubes são: Grêmio, Corinthians, Flamengo, Vasco, São Paulo, Atlético/ MG, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro e Santos. Outros times tradicionais, como Botafogo (12º), Goiás (13º), Coritiba (15º), Sport (16º), Atlético/PR (18º) e Bahia (19º), também figuram no ranking. Além dos já citados, outros mineiros também aparecem. São eles: Uberaba (78º), Tupi (104º), Villa Nova (105º), Valeriodoce (125º), Esportivo Passos (142º), Ituiutaba (146º), Democrata GV (159º), Democrata SL (192º), Caldense (212º), Guarani (219º), Montes Claros (237º), Rio Branco (239º) e URT (242º). Também são citados, empatados, na última colocação, Atlético Três Corações, Fabril, Mamoré e Social.

Entenda o ranking O ranking tem como base as competições realizadas pela CBF durante o ano. Desde 2003, a entidade adotou o seguinte critério: o Campeonato Brasileiro da Série A distribui uma pontuação mediante a colocação conquistada. O primeiro colocado ganha 60 pontos, o segundo 59 e segue o decréscimo numérico até a vigésima colocação. A partir da 21ª os clubes recebem apenas 2 pontos. Apesar do atual modelo do campeonato ter apenas 20 clubes na Série A, esse modelo foi adotado para atender as edições passadas que tiveram mais clubes. A pontuação da Série B também é a mesma com valores diferentes: 40 pontos ao primeiro lugar, 39 ao segundo, etc. Para a Copa do Brasil, o critério é o seguinte: 30 pontos ao campeão, 20 pontos para o 2º lugar, 10 pontos para os semifinalistas, 5 para os que chegam às quartas de finais, 3 para os eliminados nas oitavas, 2 para os clubes da segunda fase e 1 para os da primeira fase.


Jornal Edição do Brasil