650

Page 6

6

delícias 1001

Jornal do Meio 650 Sexta 27 • Julho • 2012

Aproveitamento Como não dizer ‘não’ ao desperdício

por deborah martin salaroli

Devemos trabalhar os alimentos integralmente em casa, evitando que sejam jogados fora antes do consumo. Em casa, muitas vezes, nos esquecemos deles no fundo da geladeira e desprezamos novas maneiras de preparo. Por que não reinventar? Como combater o desperdício de alimentos? - planejando as compras - adquirindo a quantidade necessária para consumo em casa - aproveitando integralmente os alimentos - congelando pratos excedentes - preferindo produtos da estação - conservando os produtos adequadamente Hoje publico duas sugestões de aproveitamento, dizendo não ao desperdício.

Pavê de pêssego ...com bolo sem açúcar Outro dia inventei de testar uma receita de bolo de fubá cremoso. Estava toda atarantada na cozinha, preparando mil coisas ao mesmo tempo, nem me atentei aos ingredientes da receita. Coloquei tudo no liquidificador, na forma, assei e ao provar veio a surpresa: estava completamente sem açúcar! Na verdade, fui conferir a receita que também faltava açúcar. Mas e daí, o que fazer com o bolo? Estava pronto para ser consumido, mas sem chance. O sabor era inexistente, super sem graça e jogar fora em tempos de reaproveitamento seria a saída mais insensata. Bom, botei a cuca pra funcionar! Pensei em utilizar como base de algum prato salgado, como uma torta de linguiça, por exemplo. Mas a massa continuaria sem sabor. Outra ideia que me veio à mente foi a de esfarelar tudo e misturar a um brigadeiro recém-feito, enrolaria e docinhos estariam prontos. Fiquei meio receosa com esta aí. Então parti para a ideia mais lúcida, aproveitar o tal bolo num pavê. E foi o que fiz! Para isso, precisaria de pêssegos em calda (poderia se abacaxi ou coco ralado) e um creme básico de pavês. Levei ao fogo 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite de vaca, 1 colher (cheia) de amido de milho, 1 gema

e gotas de baunilha. Assim que engrossou, mexendo sempre, adicionei 1 caixinha de creme de leite. Fatiei o bolo e montei em camadas: 1. bolo embebido na calda do pêssego 2. creme 3. pêssego picadinho 4. bolo embebido na calda 5. creme 6. pêssego picadinho E sabe que ficou bom demais??? Uma surpresa pra mim! E uma vitória, afinal nunca iria me perdoar se tivesse que desprezar tantos ingredientes e tempo naquele bolo.

fotos: delícias 1001

Gelatina de casca de abacaxi Desperdiçar? Jamais! Precisamos aprender a aproveitar tudinho do alimento. Utilizar o alimento em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem, com prazer e dignidade. Quando compro abacaxi sirvo como sobremesa e aproveito a casca e o talo de dentro para fazer essa gelatina simples, baratíssima (afinal, iria direto pro lixo!) e deliciosa. Bato tudo no liquidificador com água. Eu peneiro e meço a quantidade de líquido. Para cada 1 copo de suco, coloco 1 colher (sopa rasa) de amido de milho e açúcar a vontade. Levo ao fogo mexendo sempre, até engrossar. Despejo em tacinhas e conservo na geladeira. Aí é só chamar a garotada assim que estiver geladinho! Alimenta e é super saudável! Até a próxima! Deborah Deborah Martin Salaroli, amante da culinária e a tem como passatempo por influência da avó paterna desde criança. Desde abril de 2010, é criadora e autora do blog www. delicias1001.com.br recheado somente de receitas testadas e aprovadas. Alguma sugestão ou dúvida? Mande um e-mail para delicias1001@uol.com.br

Gelatina de abacaxi

Pavê de pessego


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.