Page 1

pág 11

Empresa desenvolve Piloto Automático para a Nissan Frontier

mais notícias em: jornaldofarol.com.br

pág 4

MERCADO:

NOVIDADE:

Mitsubishi apresenta a nova versão da L200 Triton, a HLS

TUNING

Conhecidos, principalmente no cinema, os carros incrementados despertam o interesse dos brasileiros pág 12 Ano 2 | No 99 | Publisher: Luciano Maciel | De 6 a 12 de Março de 2013 | Distribuição Gratuita

OS

EMaldo

o - N m/j

GAok.co I S o ce

rn

b

MATENHA A CIDADE LIMPA, NÃO JOGUE ESTE JORNAL NA RUA!

fa

: farol

PRISMA 2013

PROJETO GRÁFICO: COMUNNICA.COM.BR

LANÇAMENTO

Chevrolet apresenta novo sedã compacto que será oferecido nas versões LT e LTZ pág 8

O GIGANTE DOS FARÓIS, AGORA TAMBÉM NA INTERNET!

ANUNCIE GRÁTIS SEU VEÍCULO!

JORNALDOFAROL.COM.BR

NÃO PERCA TEMPO!

SÃO MAIS DE 10.000 OFERTAS DIARIAMENTE E 2 MILHÕES DE ACESSOS POR MÊS!


02

De 20 a 26 de fevereiro de 2013

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 20 a 26 de fevereiro de 2013

03


NOVIDADE

04

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

De 06 a 12 de março de 2013

MITSUBISHI apresenta

nova L200 Triton HLS A Mitsubishi apresentou neste mês uma das novidades da montadora para março. trata-se da nova picape L200 Triton HLS. O modelo junta-se a outros cinco modelos: L200 Triton HPE, L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e L200 Triton GL, e possui algumas novidades, como o tanque de 90 litros, por exemplo. O carro estará disponível nas concessionárias nas cores Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno, Preto Ônix, Verde Pantanal, Vermelho Bordeaux e Vermelho Mônaco. Equipada com o novo motor 2.4 flex, o veículo herda toda a força e resistência características da linha L200 Triton, que encara com facilidade os mais difíceis obstáculos em diferentes pisos, como terra, barro, cascalho, poeira, dunas e riachos. Além disso, ele vem com 4 cilindros em linha, 16 válvulas, SOHC, injeção eletrônica multiponto sequencial que

desenvolve uma potência de 142cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol). O veículo vem com ar condicionado, airbag duplo, vidros elétricos, direção hidráulica, sistema keyless de abertura das portas, volante com ajuste de altura, rádio AM/FM, CD Player com MP3 e Bluetooth® e entrada USB e auxiliar frontal. A parte externa recebe o conjunto óptico moderno e harmonioso, retrovisores com ajuste elétrico, molduras dos para-lamas na cor do veículo e a nova grade dianteira cromada, que reforça o design exclusivo e visual robusto das cabines duplas Mitsubishi. Além disso, a picape conta com para-barros dianteiros e traseiros, para-choque traseiro com lentes refletoras e para-choques na cor do veículo. Para completar o visual, rodas de liga leve de 16” e pneus 265/70 R16.

Bastante espaço externo e interno A picape possui um raio de giro com 5,7 metros, o que facilita as manobras e o uso no dia a dia. Suas dimensões são de 1.800 mm de largura, 1.780 mm de altura, 3.000 mm de entre-eichos e espaço para cinco passageiros. Com 215 mm de altura livre do solo, o veículo é ideal para enfrentar as mais difíceis situações. Para quem procura praticidade e comodidade para o dia a dia, a caçamba tem o tamanho ideal para todos os momentos. São 1.325 mm de comprimento, 1.470 mm de largura e 405 mm de altura. Para ajudar na segurança da acomodação dos objetos, a caçamba oferece seis ganchos de fixação. A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora, além de ter um chassi que foi desenvolvido para incrementar a resistência à flexão e à torção.

Segurança Seguindo o padrão de outros modelos da família Mitsubishi, a L200 Triton HLS conta com o sistema RISE de deformação controlada. Ele também possui barras de proteção lateral nas quatro portas, coluna de direção, pedais e espelho retrovisor interno colapsíveis, completam o conjunto de segurança. O veículo é equipado com freios ABS (Anti-lock Braking System) com EBD (Electronic Brake Distribution), que garantem uma frenagem suave, com toda a segurança. Preço sugerido: R$ 79.990,00


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 06 a 12 de marรงo de 2013

05


06 DESTAQUE

De 06 a 12 de março de 2013

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

GOLF GTD E CROSS UP! São as novidades da Volkswagen no Salão de Genebra

A Volkswagen apresentou duas novidades da marca para esta temporada durante o Salão do Automóvel de Genebra, que começou no início deste mês. Os destaques ficam pela nova geração do Golf GTD, além do Cross Up!, mais um veículo da linha Cross que chega para fortalecer a marca neste segmento. O primeiro modelo irá ser lançado no mercado europeu em junho deste ano. Já o segundo ainda não tem data de lançamento. Nova geração do carro criado em 1982, o Golf GTD vem equipado com motor TDI (turbodiesel com injeção direta) com quatro cilindros, montado transversalmente, que alcança cilindrada de 1.968 cm³. Com isso, ele alcança de 0-100 km/h em 7,5 segundos e tem velocidade máxima 230 km/h. Visualmente, o carro possui lanternas traseiras de LED escurecidas, a iluminação da placa também com LED e pelas ponteiras de escapamento duplas e cromadas. Outros destaques são as rodas do GTD com 17 polegadas e pneus 225/45, frisos nas soleiras laterais, difusor, suspensão esportiva e um grande defletor de teto. No interior, os destaques estão para os assentos esportivos em padronagem quadriculada (“Clark”), forro do teto preto, volante de direção esportivo, pedais e apoio do pé esquerdo em aço inoxidável, pomo da alavanca de câmbio, frisos de acabamento e painel de instrumentos exclusivos do modelo GTD.

Cross Up! Outra novidade durante o Salão do Automóvel de Genebra é o Cross Up!. O modelo possui novidades em seu design, como as laterais, que se sobressaem das guarnições pretas nas molduras de rodas e soleiras, além de proteções em toda a extensão das portas com a inscrição ‘cross up!’. Outros acessórios incluem os racks prateados no teto, espelhos laterais com acabamento prata metálico e para-choques, que também incorporam elementos prateados. Outros detalhes também podem ser encontrados no interior do Cross Up! como os bancos com revestimento, painel de instrumentos e tapetes de tecido. Além disso, um pequeno conjunto de itens em couro com costura pespontada colorida. Já em relação ao motor, ele possui um propulsor a gasolina de três cilindros, com 75 cv (55 kW), combinado à transmissão manual de cinco velocidades. Entre os itens de série estão travamento central remoto, vidros dianteiros elétricos, faróis de neblina, espelhos externos com ajuste elétrico e aquecimento, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, piso do porta-malas variável, conta-giros, display multifuncional e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Expediente:

Publisher: Luciano Maciel / Diretor Comercial: Luciano César Guastaferro / Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra Editores: Francisco X. Sampaio e Gil Campos Diagramação e Arte: Ana Flávia Canto e Laisla Silva - Fotos: Divulgação Editado e distribuido por: Grupo MgCom - Rua João Bueno, 75 - Jd. Barbosa - Guarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 - www.jornaldofarol.com.br Projeto Gráfico: Agência Comunnica - www.comunnica.com.br / Impressão: Folha Gráfica / Tiragem: 100 mil exemplares


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 06 a 12 de marรงo de 2013

07


LANÇAMENTO

08

De 06 a 12 de março de 2013

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

PRISMA 2013 Chevrolet apresenta novo sedã compacto

A Chevrolet apresentou nesse mês o novo Prisma 2013. O novo sedã compacto é oferecido nas versões LT e LTZ e trazendo de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões. Ele também equipado com motorização SPE/4 em versões 1.0L e 1.4L flexfuel e faz parte dos projetos desenvolvidos no Brasil, paralelamente ao Onix. A exemplo do Spin, Cobalt, Trailblazer e Onix, o Prisma 2013 tem DNA 100% brasileiro, resultado do trabalho do Centro Tecnológico da General Motors do Brasil, que a posiciona globalmente como um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento de novos produtos. Foram feitas calibrações e acertos de suspensão e de chassi para conferir o equilíbrio dinâmico aos três volumes do veículo. A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas helicoidais com carga lateral linear e amortecedor telescópico pressurizado estrutural. O Chevrolet Prisma se junta ao Onix como o segundo modelo a utilizar os motores “SPE/4” (Smart Performance Economy /4 cilinders). Em sua versão 1.0, rende 80 cavalos, quando abastecido a etanol, e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina).


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 06 a 12 de marรงo de 2013

09


Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

De 06 a 12 de março de 2013

MERCADO

10

Nismo lançará modelos por ano na linha Nissan

HARLEY DAVIDSON

Divisão de performance da Nissan, a Nismo irá lançar um novo produto com o logo da marca por ano. O objetivo, de acordo com a montadora, é desempenhar um papel mais destacado dentro do grupo, promovendo atividades relacionadas ao automobilismo e aos carros de performance. O primeiro modelo da linha Nissan a receber a assinatura e o know-how da Nismo será o Juke, que já está à venda na Europa e no Japão e, a partir do segundo trimestre, também será lançado nos EUA. Para o mercado europeu, a marca já desenvolveu uma nova versão do 370Z. Entre os modelos que devem ser apresentados em 2013, está o superesportivo GT-R.

prepara festa de aniversário para junho, no Anhembi

A Harley Davidson já prepara ações para comemorar os 110 anos de fundação da marca, conhecida pela produção de motos. A marca prepara a festa de aniversário, que será no dia 1 de junho, na nova Arena Anhembi. Uma das novidades será a presença do bisneto de um dos fundadores da empresa e vice-presidente do Museu Harley-Davidson, Bill Davidson. A programação está sendo elaborada e contemplará shows, desfile de motos e diversas atrações para que todos, clientes e entusiastas. Em breve, a companhia divulgará a programação oficial do evento, assim como todas as informações sobre a venda de ingressos. A primeira Harley-Davidson foi produzida em 1903, quando Willian S. Harley e Arthur Davidson começaram a construir uma lenda que hoje vai muito além de uma fabricante de motocicletas.

GOODYEAR Uma oferta melhor confirma que pneus estarão que a outra! na nova versão do Fusion

A Goodyear confirmou que foi escolhida pela Ford para fornecer os pneus para a nova versão do Ford Fusion Titanium 2013. O composto escolhido foi Eagle LS-2, que garante a tração em todas as estações do ano. Sulcos por toda a circunferência ajudam a escoar a água por debaixo da banda rodagem, de R$de 12.391, poreR$uma sequência de blocos de banda ajuda a oferecer melhor aderência. Os pneus Goodyear são peças originais em muitos veículos da Acura, Audi, Cadillac, Chevrolet, Dodge, Ford, GMC, Hummer, Infiniti, Isuzu, Jeep, Land Rover, Lexus, Mazda, Mercury, Nissan e Toyota.

TOYOTA CB 300

NX 400i Falcon mod. 13

inicia vendas do Etios para empresas frotistas e taxistas 12/12

11. 690,

GM inaugura fábrica de motores CG em 150Joinville Fan ESi mod. 13

16.990,

Só R$

Completona!

Oferta incrível! Só vindo!

A General Motors inaugurou em 48x de R$ eficiência energética e proteção ao 150 ESD mod. 13 a Joinville uma das fábricas de motores, meio ambiente, com destaque para Titan energia fotovoltaica - gerada a partir CONSULTE considerado pela montadora, mais + entrada da luz do sol -, reciclagem de água sustentáveis do mundo. ResponA Toyota confirmou o início das vendas diretas para empresas frotisindustrial por meio de osmose reversa sáveis pela fabricação dos propultas, locadoras e taxistas do Etios, uma das novidades da montadora e tratamento de efluentes e esgotos sores 1.0 e 1.4 litro e cabeçotes de no ano passado, nas versões sedã e hatchback. A previsão inicial de SANTO AMARO LOJA - F.: 5645-1000 - AV. DIAS, 1313 por meio de JOÃO jardins filtrantes. alumínio, sua capacidade instalada vendas diretas do carro é de 7,5 mil unidades neste ano. Esse volume As iniciativas, que fazemSANTO dela uma AMARO,representa de AMARO produção é SHOW de 120 milROOM unidades- F.: 5545-4277 SANTO - AV. 7250 pouco mais de 10% do total de produção do modelo, fábrica sustentável, incluem procesde motores e 200 mil de cabeçotes fixado em 70 mil unidades. LIBERDADE F.: 3207-6300 R. VERGUEIRO,20 Metrô São Joaquim) sos que a tornam(ao umalado das primeiras por ano,-destinados às fábricas-de Em 2012, as vendas diretas da Toyota totais, como são chamadas br do Brasil MORATO a ter 100%/dos resíduos Gravataí (RS) e Rosario (Argentina). / FRANCISCO as comercializações para pessoas jurídicas ou taxistas, alcançaram ALPHAVILLE / BARUERI / CARAPICUÍBA FRANCO DA ROCHA / ITAIM PAULISTA to.com. u a p a industriais reciclados (“landfi ll free”). j Com investimentos de R$ 350 . o patamar de 15 mil unidades. Para 2013, com o Etios no portfólio, a ITAQUERA / MAIRIPORÃ / MAUÁ / PIRITUBA / SANTO ANDRÉ / VILA MARIA www Pelo programa “Zero Aterro” todos os milhões e previsão de faturamento montadora espera ultrapassar a casa dos 22 mil carros, significando processo produtivo serão anual 250 nova de 2.000 +resíduos CG FANde ESI R$ 12/13 a/vmilhões, 7.031, ouaentrada 48 x 199,.do Juros 2,68% a.m. (37,35% a.a.). NXR 400i Falcon a/v 16.990,. um12/13 aumento de 46% em comparação com o ano anterior. CB 300R 12/12 a/v 11.690,. Consulte as um opções em nosso showroom. Banco Honda. ou CET coprocesmáximo 51,65 % a.a. TC e IOF inclusos. Promoções reutilizados, reciclados fábrica é a primeira a implantar válidas somente para os modelos anunciados até o término do estoque (2 unidades de cada).Ofertas não cumulativas com outras. Imagens sados. conjunto de sistemas na área de Respeite os limites de velocidade. ilustrativas. Reservamos o direito de corrigir possíveis erros gráficos e de digitação.

199

O T U A JAP


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

desenvolve Piloto Automático para a Nissan Frontier A Dalgas devenvolveu mais um acessório para os proprietários da Nissan Frontier 2.5 L. Trata-se de um Piloto Automático para o modelo, que amplia a gama de itens da marca. O kit mantém a velocidade programada do veículo sempre constante, proporcionando mais conforto aos motoristas que gostam de dirigir com tranquilidade. Além de exigir menos esforço do motorista, a novidade proporciona economia de combustível, por conta da velocidade estável, e mais segurança, pois o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada. O kit é composto por peças específicas para o veículo. Ele já está disponível no mercado com o comando de alavanca fixado na coluna da direção e três botões, que permitem o controle das funções do piloto com a ponta dos dedos. O novo acessório não interfere na originalidade do veículo.

STETSOM apresenta nova fonte FC 75 A Stetsom apresentou nesta semana a nova fonte FC 75, que de acordo com a marca, o produto foi desenvolvido para atender consumidores que buscam um bom custo/benefício com tecnologia digital, proporcionando. O dispositivo também é recomendado para quem possui um som mais potente que o original como trio elétrico e pancadão. A fonte FC 75 fornece energia a sistemas 12 volts DC a partir de rede elétrica de 127 V ou 220 V e opera automaticamente como carregador (conectada em baterias) ou como fonte de alimentação estável (sem conexão com baterias). Possui tensão variável para manter a carga adequada para a bateria e consequentemente sua maior durabilidade.

11 MERCADO

DALGAS

De 06 a 12 de março de 2013


ESPECIAL

12

De 06 a 12 de março de 2013

TUNING

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

Chrystian Gedra

Carros incrementados que chamam a atenção do público

Muitos já ouviram falar do tuning (palavra que significa afinação ou optimização) ou já puderam ver carros tunados passando por ruas, avenidas e estradas. Conhecidos, principalmente no cinema, por ser o protagonista em diveros filmes sobre o assunto, essa é uma prática muito antiga e até mesmo se mistura com a história da indústria automobilística internacional. Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram na Europa e nos Estados Unidos diversas empresas dedicadas à fabricação de motores e preparação de carros. Isso possibilitou o crescimento de outro movimento, que antecedeu o tuning. Após regressar aos Estados Unidos, jovens soldados norte-americanos compravam veículos de décadas anteriores e passaram a modificá-los, adicionando elementos como motores mais potentes, pneus largos, tirando peso, etc. Esse movimento passou a se chamar Hot-Rod. O nome vem da combinação das palavras Roadster (variação da palavra

automóvel) e Hot, que significa quente. Anos mais tarde, deu-se mais relevância ao aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados para participar de exposições. Hoje em dia, as potências do tuning se encontram nos Estados Unidos, Europa e também no Japão, como conta o Designer Gráfico e amante da modalidade, Paolo Calicchio. “Hoje existem alguns estilos como o JDM Style (Japanese Domestic Market), Euro Style e etc. Por exemplo, no JDM, a pessoa equipa carros japoneses com acessórios e estilo usado nos veículos daquele país. Já o Euro Style é praticamente a mesma coisa, mas em carros europeus”, afirmou. Calicchio conta que chegou a mostrar fotos de seus carros e as pessoas desconfiavam que eles eram dele. “Cansei de mostrar fotos do meu carro e as pessoas darem risada da minha cara. Muitos diziam que tirei as fotos de sites internacionais, até (risos)”, completou.

Brasil coleciona admiradores

Popularização na mídia

Com o crescimento do Tuning no mundo, diversos serviços e lojas especializadas no assunto passaram a crescer e se desenvolver. Na internet, por exemplo, existem diversos lugares que oferecem serviços que vão desde a comercialização de peças, instalação e manutenção de carros modificados. Além disso, diversos programas passaram a abordar o tema e, inclusive, tunando veículos de pessoas que não tem condições financeiras para tunar seus veículos. Exemplos disso é o programa Overhaulin, do canal de TV Paga Discovery Channel, e o quadro Lata Velha, do programa Caldeirão do Hulk, da TV Globo. O primeiro, inclusive, tem em sua equipe de restauradores o norte-americano Chip Foose, considerado pela imprensa americana um dos maiores customizadores da atualidade.

Embora ainda busque um lugar ao sol para estabelecer o tuning no país, diversos brasileiros buscam otimizar cada vez mais os carros e mostram seu carinho pela modalidade. “ A paixão pelos carros veio de família. Eu sempre só pensei em carros. Nunca brinquei com um boneco de super herói, sempre carros, minha paixão. Conheci os carros japoneses por um jogo de 1997 que tinha, de JGTC, a stock car japonesa, e ai veio minha paixão por carros japoneses e modificados”, finalizou. Outro exemplo de amante do tuning é do estudante Marcos Marques, que destacou que a paixão vem desde quando viu um filme sobre o assunto. “Depois que eu vi o filme “Velozes e Furiosos” há algum tempo, eu me apaixonei e não parei mais de ficar ligado nos veículos tunados”, comentou. O jovem contou que já participou muito de feiras e eventos. No entanto, hoje, ele está desenvolvendo um projeto distinto. “Eu já participei muito em feiras, competindo em campeonatos de som, carro mais baixo, chegando a sair em revista e fazendo comerciais. Hoje, estou mais voltado para outra área. Estou montando um carro mais para performance e pista mais para o uso diário mesmo”, destacou.

Farol Autos | Ed. 99  

Edição dedicada aos apaixonados por carros, com reportagens e notícias exclusivas sobre o mundo das quatro rodas, além de ter espaço para mo...