Page 1

FAMÍLIA GOL completa 10 milhões de unidades produzidas pág 8

mais notícias em: jornaldofarol.com.br

pág 4

MERCADO:

TENDÊNCIA:

FORD faz festa pela produção do primeiro New Fiesta brasileiro

ANIVERSÁRIO: Harley-Davidson prepara festa no Anhembi para celebrar 110 anos de fundação pág 6

Ano 2 | No 103 | Publisher: Luciano Maciel | De 3 a 9 de Abril de 2013 | Distribuição Gratuita

: farol M E do

S rn N O /jo

A-.com G I ok

al

S bo ce

TOYOTA Montadora apresenta nova linha do Corolla 2014. Versões XRS e XEi contam com central de multifunções com tela de LCD touchscreen de 6,1 polegadas como iten de série. pág 12

CAPA: COMUNNICA.COM.BR

MATENHA A CIDADE LIMPA, NÃO JOGUE ESTE JORNAL NA RUA!

fa


SERVIÇO

02

De 3 a 9 de abril de 2013

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 3 a 9 de abril de 2013

03


MERCADO

04

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

De 3 a 9 de abril de 2013

Agência divulga campanha publicitária do Hyundai i30 A Z+, agencia do Grupo Havas, acaba de colocar no ar a campanha de lançamento do novo i30, da Hyundai. Com o conceito “i30. A reinvenção do novo”, o projeto é composto por um comercial de TV, anúncios de revista e jornal, que tem como objetivo mostrar o modelo como uma versão ainda mais inovadora. O filme possui versões de um minuto e de 30 segundos e está sendo veiculado em TV aberta e fechada. O comercial mostra inicialmente a tela de um computador com um site de busca aberto, onde são digitadas as palavras “design, tecnologia, estilo”. Como resultado da busca, inusitadamente, aparecem apenas imagens do carro. Uma dessas imagens se amplia e o filme corta para cenas de performance do carro. A locução em off diz que “o i30 é o carro com tudo que você estava procurando. i30. A reinvenção do novo”.

HYUNDAI CAOA

firma parceria com o SETCESP A Hyundai CAOA Montadora está firmando uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) para a venda do caminhão HD78. Os associados da entidade contarão com a aquisição do modelo no valor de R$ 76 mil em compras realizadas na sede do sindicato. O VUC tem preço de tabela de R$ 105 mil. Para os transportadores que fecharem a compra de 10 unidades ou mais, o grupo ainda oferece uma condição especial, a aquisição de peças a preço de custo.

Para marcar o início dessa parceria, o SETCESP realizou na noite de ontem, 26/03, um evento em sua sede, na Zona Leste de São onde reuniu os executivos da Hyundai CAOA Montadora e SETCESP, os associados da entidade e também os transportadores interessados em se filiarem. Essa ação é válida com exclusividade para os associados até o dia 30 de abril de 2013.

FORD faz festa pela produção

do primeiro New Fiesta brasileiro A Ford comemorou nesta semana a produção do primeiro New Fiesta brasileiro na Fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A comemoração faz parte de uma série de eventos para o lançamento do modelo, que teve uma festa com público de mais de 50 mil pessoas e show da cantora Claudia Leitte. A primeira unidade a deixar a linha de montagem foi um modelo Hatch 1.6 TiVCT, com transmissão automática PowerShift e da cor azul Candy. O evento contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o presidente da Ford Brasil, Steven Armstrong, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e empregados da empresa participaram do evento no final da linha de montagem na fábrica.

AUDI TT completa 15 anos no mercado brasileiro A Audi está comemorando 15 anos do modelo TT no mercado brasileiro. O veículo foi desenvolvido para dar início à família de esportivos da marca e buscou inspiração nos fundamentos da Escola Bauhaus, escola de design alemã. O estilo, as formas e a adoção de pneus grandes foram os destaques do carro. Ainda como protótipo, o TT fez sua avant-première no Salão de Frankfurt, em setembro de 1995, e foi um dos destaques da marca, pelo design e os materiais aplicados à sua construção. Detalhes como a tampa do reservatório em alumínio, levaram o modelo a outro nível de acabamento. A carroceria construída com materiais leves, grande parte em alumínio, foi outra inovação do esportivo. Ainda em meados da década de 90, o protótipo da versão Roadster apareceu no Tokyo Motor Show e também virou sensação. Tudo pronto para dar início à produção em série do Audi TT Coupé, a partir de 1998. Neste ano, inclusive, ele merecia um desembarque especial no Brasil. O evento escolhido para apresentar o modelo ao público foi o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro daquele ano. Na ocasião, o carro veio içado a um helicóptero ao Pavilhão de Exposições do Anhembi. A repercussão foi grande na mídia brasileira e do exterior.

NOMENCLATURA GLOBAL é novidade na linha 2014 da Volkswagen

A Volkswagen apresentou os primeiros modelos da linha 2014 do Novo Gol, Novo Voyage, Fox, Polo e Golf, que chegam à rede de concessionárias da marca neste mês. Entre as novidades das linhas está à adoção da nomenclatura global Highline para as versões topo de linha, o que ocorre pela primeira vez em modelos fabricados no Brasil. Essa nomenclatura também identifica as opções de modelos como o sedã Jetta e a picape Amarok. No caso do Fox, a versão Prime passa a se chamar Highline. Nos modelos Novo Gol e Novo Voyage, as alterações de nome foram feitas nas versões Power e Comfortline, respectivamente. Também foi ampliada a oferta de conteúdo de série nos automóveis. Os opcionais dão ao cliente a possibilidade de configurar o carro que melhor atende às suas necessidades.


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 3 a 9 de abril de 2013

05


LANÇAMENTO

06

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

De 3 a 9 de abril de 2013

Nissan inicia em todas as suas concessionárias a venda do Versa 2014 A Nissan iniciou a venda da linha 2014 do Versa em todas as 160 revendas da montadora. O novo ano-modelo do sedan compacto traz como novidade a adoção dos freios antitravamento ABS desde a versão de entrada (S) e a inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de som e do telefone no volante na versão SL. Todas as versões receberam novos itens em suas listas de equipamentos de série. O Nissan Versa é vendido em três versões: S, SV e SL, todas equipadas com o motor flex 1.6 16V em alumínio (HR16), de 111 cavalos a 5.600 rpm e entrega 15,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo. Utilizado pela marca em outros modelos, especialmente no mercado norte americano, ele também equipa o March. Ele também possui suspensão dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora e, na traseira, eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais. Os freios dianteiros contam com discos ventilados de 260 mm de diâmetro e os da traseira, com tambores de 203 mm de diâmetro. Freios ABS com EBD e BA estão disponíveis na versão SL. O Versa 2014 vem com freios ABS disponíveis desde a versão de entrada e conta com os recursos de distribuição eletrônica (EBD) e de assistência à frenagem (BA).. A versão S passa a contar também com a iluminação no porta-malas. Outro destaque é a inclusão do sistema Bluetooth e dos comandos de áudio e do telefone no volante como itens de série para a topo de linha SL. A versão também passa a contar com botão do freio de estacionamento cromado e três alças retráteis de teto. O pacote intermediário SV ganha o mesmo painel de instrumentos Fine Vision encontrado na versão topo de linha SL. O diferencial do item está na textura em torno dos anéis, e na funcionalidade, já que oferece excelente visibilidade com o uso de luz branca de fundo. O botão do freio de estacionamento cromado e as três alças retráteis no teto da SL também foram incorporados à versão intermediária.A SV também passa a contar com maçanetas internas cromadas.

Harley-Davidson prepara festa no Anhembi para celebrar 110 anos de fundação A Harley-Davidson prepara grandes comemorações pelos seus 110 anos de fundação. A companhia conta com um calendário de festas em todo o mundo, incluindo no Brasil. Por isso, a marca convoca seus clientes e fãs para, no dia 1 de junho de 2013, celebrarem esta data. A festa será realizada na Nova Arena Anhembi, na cidade de São Paulo. O evento começa com uma concentração das motocicletas que participarão de um desfile pela cidade liderado por Bill Davidson, vice-presidente do Museu Harley-Davidson e bisneto de Arthur S. Davidson, um dos fundadores da companhia, às 13h. As motos sairão do Sambódromo do Anhembi, às 14h30, e passarão juntas por ruas e avenidas de São Paulo. A programação para o público geral começa às 16h, com área de exposições, praça de alimentação, espaço exclusivo do H.O.G.® - o Harley Owners Group, clube exclusivo de proprietários de motocicletas da marca e palco com diversas bandas tocando rock ’n roll.

Desfile de motos O desfile de motos pela cidade de São Paulo será liderado por Bill Davidson. As bandas de rock já estarão no Sambódromo a partir das 13h agitando o público que participará desta atividade. Neste local, acontecerá a concentração das motos. O desfile tem início às 14h30 e percorrerá ruas e avenidas da cidade, com apoio das autoridades policiais e de trânsito. Durante este período, a entrada na Nova Arena será exclusiva para quem for participar do desfile. O público em geral terá acesso ao local do evento a partir das 16h.

A programação Durante todo o período da festa, várias bandas de rock estarão se revezando para aquecer o público para o show de encerramento que contará com uma grande atração nacional, que será anunciada nas próximas semanas. Na área de exposições, o público poderá conhecer de perto os modelos da linha 2013 disponíveis em toda a rede de concessionárias no Brasil. Haverá ainda um local para venda da camiseta exclusiva do evento e também uma praça de alimentação com várias opções de fast food e bebidas. Para os membros do H.O.G® haverá uma área exclusiva com elementos do espírito Harley-Davidson para que amigos de todo o Brasil se encontrem e celebrem juntos este momento especial da marca.


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 3 a 9 de abril de 2013

07


MERCADO

08

De 3 a 9 de abril de 2013

FAMÍLIA GOL

completa 10 milhões de unidades produzidas

A montadora acaba de celebrar o marco histórico de 10 milhões de unidades produzidas da “Família Gol”. A linha, que é composta pelos modelos Gol, Voyage, Saveiro e Parati, chega a esta marca no mesmo mês em que a montadora completa 60 anos de atividades no Brasil. “A força, a confiabilidade, a versatilidade e, principalmente, a inovação a cada geração, fizeram do Gol, da Saveiro, da Parati e do Voyage protagonistas de uma história de sucesso da indústria automobilística brasileira. São 10 milhões de veículos fabricados, que representam a metade das 20 milhões de unidades já produzidas

pela Volkswagen do Brasil. Essa conquista é motivo de orgulho para todos nós, colaboradores, clientes, concessionários e fornecedores da Volkswagen, especialmente no ano em que a empresa comemora 60 anos de Brasil”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. Desde o lançamento do primeiro integrante, o Gol, em 1980, a Volkswagen já produziu 7,1 milhões de unidades do Gol, 1,1 milhão de unidades do Voyage, 900 mil unidades da Saveiro e 900 mil unidades da Parati. Os modelos que, juntos, agora somam 10 milhões de unidades produzidas.

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

TECNOLOGIA Total Flex da Volks comemora uma década A Volkswagen comemora neste mês o décimo aniversário do lançamento do Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo no País capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção A tecnologia foi inteiramente desenvolvida no Brasil e é bem vista internacionalmente. Atualmente a Volks oferece atualmente no mercado brasileiro modelos fabricados em outros países que utilizam motores Total Flex. O Jetta Comfortline 2.0 é importado do México e conta com o propulsor. O Space Cross, que é fabricado na Argentina, também conta com o motor. Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou 4.786.110 veículos flexíveis (dados acumulados de março de 2003 a fevereiro de 2013). A marca dos 5 milhões deverá ser superada ainda no ano de 2013. A gama atual de motores Total Flex inclui versões com 1,0l, 1,4l, 1,6l e 2,0l de cilindrada.


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 3 a 9 de abril de 2013

09


TENDÊNCIA

10

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

De 3 a 9 de abril de 2013

NISSAN

FORD tem três modelos entre os melhores no quesito segurança

apresenta nova versão do Pathfinder e Táxi da mobilidade A Nissan apresentou novidades durante o Salão Internacional de Nova Iorque, nos Estados Unidos, novidades voltadas à economia de combustível e acessibilidade. Os destaques da marca no evento são o reestilizado utilitário esportivo Pathfinder híbrido e a versão para cadeirantes do NV200, modelo escolhido pela cidade sede do evento como o que equipará a táxis a partir deste ano. A nova versão do Pathfinder, prevista para chegar às concessionárias do mercado dos

Estados Unidos em setembro, é o primeiro de uma série de modelos que a marca irá disponibilizar nos próximos anos. Ele teve seu design reestilizado e é movido por um motor a gasolina 2.5 superalimentado, que trabalha com outro elétrico de 15 kW. Ambos estão conectados ao sistema de controle híbrido Nissan Intelligent Dual Clutch (Embreagem Dupla Inteligente da Nissan). Outro destaque da montadora no evento é a versão acessível para cadeiras de rodas do NV200, modelo escolhido para equipar toda a frota de táxis da cidade de Nova York a partir deste ano. Ele conta com uma rampa na traseira e um sistema de retenção, que oferece segurança e rapidez na acomodação das cadeiras de rodas. A adaptação foi feita pela empresa de origem indiana BraunAbility.

A Ford tem três modelos classificados entre os melhores em segurança na lista do Latin NCAP, programa independente de avaliação de carros novos, que divulgou a sua terceira fase de resultados no Brasil obtidos em testes de impacto. No mais recente teste, o EcoSport recebeu quatro estrelas na proteção para adultos, assim como o New Fiesta e o Focus.

NOVO GOLF

José Avelar de Melo Curitiba-PR

recebe prêmio mundial de “Carro do Ano 2013” O Novo Golf recebeu o prêmio de “Carro do Ano Mundial de 2013” durante o Salão Internacional do Automóvel de Nova York. O prêmio é entregue apenas três semanas após que o hatchback foi coroado Carro Europeu do Ano. Outros prêmios também foram dados ao modelo, como o “Best Cars 2013”, “Auto Trophy 2012” e “Top Gear – All the car you’ll ever need”. O júri da competição é formado por 66 jornalistas automotivos de 23 países, que avaliam novos carros lançados no mercado mundial não apenas para o prêmio, mas também em seu trabalho direcionado a milhões de consumidores e apaixonados por automóveis.

Entre os compactos sem airbag, o Ka foi o que mostrou melhor proteção para crianças, com três estrelas. O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP) foi lançado em 2010 e já realizou três etapas de testes, classificando a segurança dos 28 veículos mais vendidos disponíveis nos principais mercados da região.

TEMPO DE SAÚDE.

SAÚDE NÃO TEM PREÇO OFERECE REMÉDIOS DE GRAÇA E UMA VIDA MELHOR PARA OS BRASILEIROS. O programa Saúde Não Tem Preço do Governo Federal oferece remédios de graça para milhões de brasileiros com hipertensão, diabetes e asma. Ao mesmo tempo em que garante o acesso ao tratamento das doenças, também representa uma economia para esses brasileiros, que podem usar o dinheiro em outras necessidades. • Mais de 26 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil. • Mais de 13 milhões de beneficiados. • Descontos de até 90% em outros itens e medicamentos pelo programa Farmácia Popular. PROCURE UMA FARMÁCIA DA REDE AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR E APRESENTE CPF, DOCUMENTO COM FOTO E RECEITA MÉDICA VÁLIDA. MELHORAR SUA VIDA, NOSSO COMPROMISSO.


siga-nos em: facebook.com/jornaldofarol

De 3 a 9 de abril de 2013

11 MERCADO


ESPECIAL

12

De 3 a 9 de abril de 2013

TOYOTA apresenta nova

Anuncie seu carro gratuitamente em: jornaldofarol.com.br

linha do Corolla

Toyota apresentou a nova linha do Corolla 2014. O modelo oferece como principal novidade entre os itens de série, nas versões XRS e XEi, além da topo de linha, Altis, a central de multifunções com tela de LCD touchscreen de 6,1 polegadas. O modelo permanece com as versões GLi e XLi, com transmissão automática de quatro velocidades ou manual de seis velocidades e motor de 1.8L 16V Flex, e Altis, XRS e XEi, com câmbio automático de quatro velocidades e motor de 2.0L 16V Flex. Entre os itens de série do veículo estão o GPS integrado, para navegação poder ser visualizado em 2D ou 3D, câmera de ré, Bluetooth e novo sistema de áudio com comandos do rádio AM/FM e CD Player, que reproduz arquivos de MP3, AAC e WMA, feitos por sua tela touchscreen. As cores disponíveis para a linha são Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos. O carro é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) e opção de trocas sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante, nas versões Altis, XRS e XEi. A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada.

Itens de série A Linha Corolla 2014 conta com alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira, travas e vidros elétricos, apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura e profundidade, tomada de 12 volts localizada no console central - dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas. A versão GLi traz vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas elétricas. O GLi também conta com painel de instrumentos com iluminação Optitron, alarme e fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave. Nesta nova linha, o modelo deixa de oferecer banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central e o sistema de ar-condicionado passa a ser manual. O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex oferece o pacote do GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis, conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro, bancos traseiros bipartidos com descansa braço central, Cruise Control e a tela de LCD touchscreen. O Altis agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavadores.

Expediente:

Motorização A Linha Corolla 2014 vem equipada com os motores 1.8 litro 16V Dual VVT-i Flex (nas versões GLi e XLi) e 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex (para as versões Altis, XRS e XEi), dois dos propusores mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. A potência máxima do motor 2.0 é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e

19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, otimizando o seu funcionamento. O grande diferencial desses propulsores, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) na admissão e escape da câmara de combustão, que resulta em melhor desempenho e menor consumo.

Publisher: Luciano Maciel / Diretor Comercial: Luciano César Guastaferro / Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra Editores: Francisco X. Sampaio e Gil Campos Diagramação e Arte: Ana Flávia Canto e Laisla Silva - Fotos: Divulgação Editado e distribuido por: Grupo MgCom - Rua João Bueno, 75 - Jd. Barbosa - Guarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 - www.jornaldofarol.com.br Projeto Gráfico: Agência Comunnica - www.comunnica.com.br / Impressão: Folha Gráfica / Tiragem: 100 mil exemplares

Farol Autos | Ed. 103  

Free São Paulo Na edição desta semana da revista Free São Paulo, saiba mais sobre as outras áreas que sofrem com um caso semelhante ao do Sh...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you