Page 1

issuu.com/JornaldoEspeto/docs/jornal

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

Ano VI • Edição 253 • R$: 2,50

PARABÉNS SÃO BENTO DO SUL 144 ANOS

SÃO BENTO DO SUL / PÁGINA 03

EVENTOS DE ANIVERSÁRIO CAMPO ALEGRE / PÁGINA 11

Reunião da Comissão de Intergestores Regional RIO NEGRINHO / PÁGINA 10

Cadeiras de rodas e kits hospitalares

ESTADO / PÁGINA 11

Consumidores inadimplentes não sabem sobre as próprias contas


JORNAL TRIBUNA

MURAL

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

HORÓSCOPO Os astros te deixarão mais prestativo(a), especialmente no emprego. Resolver pendências e colocar o trabalho em dia será prioridade para você. Converse com os parentes. Conselhos de alguém da família podem ajudar a conquistar algo importante. Aposte na simpatia para se entender com as pessoas. No trabalho, será mais fácil convencer as pessoas. A fase será lucrativa, sobretudo para quem trabalha com vendas e recebe comissão. Você vai se preocupar mais com dinheiro e pode ter boas ideias para aumentar seus ganhos. Você vai usar seu jogo de cintura para conseguir o que quer. Mas talvez precise se isolar um pouco. Você pode sentir um cansaço ou desânimo. Procure reagir, mas sem se desgastar demais com tarefas. É uma boa hora para colocar em prática seus projetos para o futuro. Faça contato com gente influente. Você terá prazer em aprender coisas novas, se aperfeiçoar e progredir. Mostre seu interesse. A Lua desperta curiosidade e vontade de experimentar coisas novas. Você pode receber um dinheiro. Mudanças e instabilidades no emprego podem causar preocupação e insegurança ao longo do dia.

EXPEDIENTE ••• Diretor/Editor Geral/Jornalista Responsável: Vilmar Bueno Lima ESPETO - Jornalista - DRT/SC 3853 47 99735.1697 - imprensaespeto@live.com facebook.com/EspetoImprensa ••• Diagramador/Editor de Arte: Paulo Drege - 47 99703.0884 dregepaulo@gmail.com ••• Comercial: Alex Lima - 47 99791.4136 alexlimajtr@outlook.com Associado

2

Jornal Tribuna - Fundação 07.12.2011 CNPJ: 24.291.728/0001-88 ••• Endereço Comercial: Rua: Carlos Bayerl, 544 [casa 6] Progresso - CEP: 89281-066 - São Bento do Sul - SC ••• Contatos: 47 99735.1697 - imprensaespeto@live.com facebook.com/JornaldoEspeto - issuu.com/JornaldoEspeto ••• Impressão: IMAGE Artes Gráficas 47 3644.1043 - 47 98400.0640 - imageartesgraficas@gmail.com ••• Circulação: São Bento do Sul - SC, Rio Negrinho - SC, Campo Alegre - SC, Piên - PR, Mafra - SC, Rio Negro - PR, Itaiópolis - SC, Papanduva - SC e Monte Castelo - SC. ••• Tiragem: 3 mil exemplares. Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, podendo não expressar a opinião deste veículo de comunicação.


São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

JORNAl TRIBUNA

Eventos no final de semana marcam os 144 anos de São Bento do Sul divulgação

São Bento do Sul

S

ão Bento do Sul está em festa. No sábado (23) o município comemora 144 anos e, para celebrar a data, diversas atividades foram programadas, tendo a Praça Getúlio Vargas como palco principal. As festividades começam às 10 horas com o Festival Gastronômico e de Cervejas Especiais. Cucas, pães e produtos artesanais serão comercializados no local. Já às 12 horas inicia o 2º Festival de Cucas, promovido pela SOS Gourmet Escola de Culinária. Após a avaliação dos jurados, às 16h30 está marcado o anúncio dos vencedores.

Desfile

A programação segue com a Homenagem ao Imigrante e apresentação da Banda Treml às 14h30, e, às 15 horas, ocorre o Desfile Alegórico em homenagem aos 144 anos de São Bento do Sul. Participarão do desfile pela Rua Barão do Rio Branco, 40 entidades e associações. Sendo elas: Banda Treml; Sociedade Atiradores 23 de Setembro; Associação de ex-Integrantes do Batalhão Mauá; Grupo de Hip Hop X-Style;

Guerreiros Camará e Capoeira São Bento; Escola de Música Donaldo Ritzmann; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Fundação Cidadania; Associação Protetora dos Animais de São Bento Do Sul – Apa; JCI São Bento do Sul; CTG Querência do Tio Bento; Igreja Apostólica da Família; Serviço Social do Comércio – Sesc; Agropecuária Oszika; Associação Nintai de Judô; São Bento Associação de Tênis de Mesa SBATM; EMEB Professor Ricardo Hoffmann; São Bento Clube de Natação/Fmd/Buddemeyer; Associação de Ginástica Olímpica; Banda Marcial Adélia Lutz; Academia de Atletas; Centro de Treinamento Titãs; Banda Marcial Lúcia Tschoeke; Associação São Bento de Taekwondo; Escolinha de Futsal Condor; Banda Marcial Hercílio Malinowsky; Protetor Ambiental; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac; Unimed Planalto Norte; Fusca Clube São Bento; Ralados no Asfalto Moto Clube; Opaleros São Bento do Sul; Motoclube Válvula de Aço; Celta Clube São Bento do Sul; Clube de Moto Cabo Enrolado; Jeep Clube São Bento; Clube Moto Amigos SBS; Autos Antigos da Serra; Polícia Militar de Santa Catarina – 23º Batalhão/Proerd; e Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Durante o desfile, algumas ruas serão interditadas para a segurança dos pedestres. A Rua Barão do Rio Branco será fechada totalmente até em frente ao Departamento de Turismo. Também, serão interditados os entrocamentos das ruas Felipe Schmidt (da esquina do Hospital e Maternidade Sagrada Família até em frente às lojas Salfer), Marechal Floriano (em frente ao Jornal A Gazeta) e Benjamin Constant (em frente ao Sesi). O Departamento de Trânsito solicita atenção aos motoristas e pedestres.

Retreta

A Banda Treml sobe ao coreto da Praça Getúlio Vargas, às 19 horas, para a Retreta Comemorativa aos 144 anos de São Bento do Sul. Muita música e diversão estarão garantidos e, é claro, a tradição chuva de balas para as crianças.

Domingo

As comemorações de aniversário do município seguem no domingo (24). Às 8h30 ocorre o Pedal Da Colonização; 10 horas Encontro de Carros Antigos; às 11 horas o Festival Gastronômico e de Cervejas Artesanais; 12h30 apresentação musical com James Acústico; e às 16 horas apresentação com a Banda Chucrute Elétrico.Todos os eventos ocorrem na Praça Getúlio Vargas. No domingo (24) também ocorre a Maratona ''Sesi Corridas do Bem''. Com início às 8 horas, a largada será na Avenida dos Imigrantes, em frente ao Quartel da Polícia Militar, com as modalidades: Corrida de 5k e 10k, Caminhada e Maratoninha 7 a 13 anos.

3

RIO NEGRINHO Entra e sai

Na sessão de segunda-feira retorna o vereador Abel Hack... e sai o vereador Luciano Alves para dar lugar ao segundo suplente.

É novidade

O prefeito Julio Ronconi foi ao interior do Paraná conhecer uma nova tecnologia de pavimentação... Vale tudo para baratear o custo deste tipo de obra.

Conselhão

Está formado o Conselho que irá discutir ações do DEL... E não é um conselho qualquer. Tem muita gente para dar palpites.

Bem feito

Ainda faltam pouco mais de três meses, mas o presidente Ronei Lovemberger já prepara sua saída do cargo... Quer deixar a marca da sua gestão que foi altamente positiva.

Será ele!

O grupo que estava se mexendo para assumir o comando do PMDB de Rio Negrinho, desistiu da empreitada... Vão apoiar o nome do vereador Silvio Kuss para a presidência.

Envolvidos

O Natal Encantado será com o que restou das edições anteriores... e comissionados estão sendo chamados a participar da limpeza das peças. Tem prazo pra ficar tudo pronto.

Com fôlego

O Vereador Pablo Ribeiro ainda está podendo respirar aliviado... A previsão é de que somente no segundo semestre de outubro seu processo de cassação será julgado em Florianópolis.

Precisa

Tem muita coisa a ser feita, mas uma equipe da secretaria de Infraestrutura deveria ser formada para recuperação das vias com paralelepípedos... Tem muitos que estão soltos.

Sem novidade

Os vereadores cansaram... Pedir que o Denit faça o viaduto na travessia do bairro São Pedro, é pura perda de tempo.

Se mexendo

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Liberato, me disse que tem andado nas empresas para conversas sobre as dificuldades dos empresários. E tentar buscar soluções, dentro do possível.

Tchau!

Começam a ser analisados os nomes dos comissionados que deixarão seus cargos... A situação financeira da prefeitura exige que a máquina seja enxugada. cezarmiranda.com


4

JORNAL TRIBUNA

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

CIRANDA POLÍTICA Gestores de saúde

Mauro Mariani participou de reunião na Amunesc, com a presença do secretário nacional de Saúde, Rogério Abdalla e gestores da área. Na ocasião Mariani falou sobre os desafios da saúde pública no Brasil e em SC. “O momento exige uma reorganização da rede hospitalar, sob pena do caos ser totalmente instalado no Estado. A gestão hospitalar precisa ser focada na resolutividade e transparência. As decisões precisam ser técnicas e baseadas nos números”, resumiu Mariani. O secretário Dr.Manuel Del Olmo de São Bento do Sul, também participou.

A vá!

O novo diretor do Detru,de São Bento do Sul, Márcio do Prado Lima, disse que sua principal objetivo é trabalhar para que o trânsito flua. Tudo bem estamos torcendo.

Sem orçamento

Além de estar com um déficit de mais de R$ 4 milhões, a administração de Magno e Márcio, terão que economizar até o cafezinho, para fechar as contas. A reclamação é de que o governo de Raimundo Colombo (PSD) deu um calote no município.

Vem com tudo...

O vereador Fernando Mallon (PMDB), depois da lua de mel, deve vir com tudo pra cima da situação.

FCDL

A diretoria da Federação dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina – FCDL esteve reunida ontem em São Bento do Sul, onde discutiram importantes temas da região Norte/Nordeste. Entre os assuntos estavam: Feiras Itinerantes, Corpo de Bombeiros, Duplicação da BR – 280 Limpeza e manutenção das Rodovias, Segurança Pública, UFSC, entre outros temas.

Falando em lua de mel...

A dos prefeitos Magno Bollmann (PP) de São Bento do Sul e Julio Ronconi (PSB) de Rio Negrinho, com os eleitores acabou. Ou mostra a que vieram ou as críticas de vem aumentar, principalmente dos vereadores de oposição.

Situação difícil

O deputado Silvio Dreveck (PP), que preside a Alesc e vai presidir o partido a partir de 2018, terá uma dura tarefa nas eleições do ano que vem. Terá que continuar explicando, o porquê, das obras da penitenciária e da rodovia dos móveis não sai do papel. Apesar de que ainda falta mais de um ano para as eleições.

Pede pra sair!

O deputado federal e presidente do PMDB estadual, Mauro Mariani, enfrentou a cúpula nacional do partido, e cara-a-cara, pediu que todos renunciassem. Mas acredito que não irão largar o osso.

Moções

Na sessão de ontem na Câmara de São Bento do Sul, foram apresentadas duas moções de aplausos. Do vereador Edimar Geraldo Salomon (PP), a direção, funcionários e demais colaboradores da Móveis James pelos 45 anos de fundação. E também a moção de autoria do vereador Jairson Sabino (PSDB), aos relevantes serviços exercido como instrutor de natação, Luiz Carlos Amorim, e também por por ser um dos servidores mais antigos em atividade na prefeitura de São Bento do Sul.

Fim da estabilidade

O vereador Daguimar Nogueira (PSB), defende o fim da estabilidade dos servidores públicos.


São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

JORNAL TRIBUNA

O JORNAL DA REGIÃO

5

Novo assessor

Alpbach

Na sessão de ontem na Câmara de São Bento do Sul, Camila Daumann, utilizando da tribuna popular livre, falou de sua participação no Fórum Europeu de Alpbach na Áustria. “Na ocasião contou um pouco sobre a cidade, bem como, sobre o tema discutido na ocasião – Conflict & Cooperation”. Camila apresentou o projeto “Desenvolvimento da comunidade através da economia criativa”.

O advogado e presidente do PSB, Ivanor Varela, é o novo assessor parlamentar do vereador Daguimar Nogueira (PSB).

ESPETO

VILMAR BUENO LIMA JORNALISTA DRT/SC 3853

Elogios e cobranças

CONTATOS imprensaespeto@live.com facebook.com/EspetoImprensa 47 99735.1697

O vereador Edimar Salomon (PP), fez elogios aos bombeiros militares e voluntários, no trabalho exemplar no incêndio ocorrido na Móveis Neumann. E aproveitou para cobrar do governo do Estado, mais bombeiros, policiais militares, rodoviários e policiais civis, que hoje está defasado.

Críticas

O mais rejeitado

O vereador Sabino (PSDB), fez duras críticas em razão das novas nomeações de cargos comissionados feitos pelo prefeito Magno Bollmann (PP). Realmente não dá para entender, se está pedindo redução das despesas. Para o vereador Edi, muitos dos nomeados serão ‘chefes deles mesmos’.

Despedida

O suplente José Carlos Fernandes (PP) se despediu ontem da sua breve passagem pela Câmara, no lugar de Marco Redlich (PP). Na ocasião o vereador fez duras críticas sobre a atual situação política brasileira.

Derrubado

Depois de semanas de impasse, a Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (19), por 238 votos a 205 (e 1 abstenção), a proposta de mudança no sistema eleitoral do país, um dos pilares da reforma política em discussão no Congresso. Para que ela passasse, precisaria de 308 votos, bem acima dos 205 alcançados. Os parlamentares votaram - e derrubaram - a parte da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 77/2003 que estabeleceria a adoção do modelo conhecido como "distritão" nas eleições de deputados e vereadores em 2018 e 2020, e do distrital misto a partir de 2022.

Emenda

O município de São Bento do Sul recebeu na manhã desta quarta-feira (20) emenda parlamentar do gabinete do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB). O chefe de gabinete Joel Passos fez a entrega ao prefeito Magno Bollmann (PP), em ato que contou com a presença do vereador Jaime Lima (PSDB) e do colaborados da equipe de Tebaldi André Achutti. Este valor deve ser investido na saúde básica dos munícipes. Tebaldi, que encontra-se em recuperação de uma cirurgia, em Joinville, coordena as equipes para que continuem seu trabalho. “O prefeito Magno é um conhecido de longa data e temos a certeza da correta aplicação deste valor em favor da população local”, destaca o deputado tucano.

Visitando obra

Prefeito municipal de Campo Alegre, Rubens Blaszkowski, acompanhado do Chefe de Gabinete Jefferson Cunha, esteve acompanhando as obras do Centro Municipal de Educação Infantil Anna Gorniack Buchmann, que esta sendo edificada no conjunto habitacional Bela Vista. A nova unidade atenderá em média 120 crianças, a estrutura conta com 02 salas para berçários, 02 de maternais e 01 sala para o pré I e II. Todas as salas tem acesso ao banheiro ou trocadores de acordo com a faixa etária. Tudo pensando em proporcionar maior praticidade e bem estar para as crianças. Os solários nas salas também são importantes para que as salas fiquem mais arejadas e as crianças possam tomar banho de sol, o que é muito saudável para as crianças. O custo total da obra é de R$ 1.249.134,11

O senador Aécio Neves (PSDBMG) poderia ser hoje um dos nomes mais fortes para a disputa presidencial de 2018 se tivesse aceitado sua derrota nas eleições de 2014 para a presidente deposta Dilma Rousseff. No entanto, a pesquisa CNT/MDA o aponta como o presidenciável mais rejeitado do Brasil, em quem 69,5% dos brasileiros não votariam em nenhuma hipótese. As malas de R$ 2 milhões da JBS que foram entregues a seu primo Fred Pacheco mudaram a opinião pública. Seu pedido de prisão foi novamente adiado e poderá ser julgado pelo STF no dia 26 deste mês.


6

JORNAL TRIBUNA

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

CLICK SEMANAL Voluntário

O Contador Ângelo Murara, comemora com a família a formatura como Bombeiro Voluntário em São Bento do Sul.

CDL

Equipe da CDL de São Bento do Sul, que está presente do ENIT.

Jovens

Mais de 3,7 mil jovens catarinenses participaram neste sábado (16) do workshop Conexão Jovem, que o Movimento Santa Catarina pela Educação com apoio da FIESC, promoveu simultaneamente em 16 cidades, para debater propostas que tornem a educação mais atrativa. Em São Bento do Sul, o evento aconteceu na Univille com o envolvimento de 110 estudantes da região.


São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

JORNAL TRIBUNA

7


8

JORNAL TRIBUNA

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

ENIT inicia sua quinta edição com recorde de participantes

POESIA Divulgação

Autora: Carina Cristine da Luz carina.cristine@gmail.com

Ventos Correntes Neblina ofusca a visão que tende desenfrear, obstáculos teimam ficar aos pés, impedir a livre passagem é lema Mente entrelaçada pelo desespero, respiração ofegante desarma a calma, tristeza é evitada dentro do possível, apenas chiliques são alavancados pela situação sufocante

São Bento do Sul

N

esta terça-feira (19) iniciou oficialmente a quinta edição do ENIT Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia em São Bento do Sul. Durante a abertura oficial do evento, que contou com a mesa de honra formada pelo presidente da Fetep, Osmar Muhlbauer; prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann; prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi; presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Edimar Geraldo Salomon; diretor-geral do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc, Nilson Ribeiro Modro; presidente da ACISBS, Jonathan Roger Linzmeyer; e presidente da

CDL, Orlando Torinelli, o prefeito Magno Bollmann comentou que este evento teve seu embrião em 1975, com a Fetep - Fundação de Ensino, Tecnologia e Pesquisa.

ENIT

Segundo a organização, o Encontro e Feira de Negócios, Inovação e Tecnologia é atualmente o principal e maior evento de feira, exposição e geração de negócios entre empresas de tecnologia, industria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino universitário e instituições tecnológicas do Estado de Santa Catarina, e um dos maiores do Sul do Brasil. Além de ser um evento de promoção de negócios e network empresarial, através da feira de empresas de tecnologia que acontece no evento, das palestras, oficinas e cafés de negócios,

A programação do ENIT se estenderá até esta sexta-feira, e contará com os seguintes eventos para o último dia: 15:00 às 22:00 – Feira de Empresas de Tecnologia – Mostra Escola que Inova 15:00 às 19:00 - Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia INOVA – Apresentação de Artigos 15:00 às 17:00 – Mini Cursos SENAI – Programação de torno CNC 15:00 às 17:00 – Reunião Estadual das diretorias regionais da ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia 15:00 às 17:30 – Mini Cursos IFC – Eletrônica Básica 15:00 às 18:00 – Worskhop Google Cloud 15:00 às 18:00 – Maratona do Conhecimento UDESC 15:00 às 18:30 – Sessão de Negócios aberta

o ENIT abre espaço para que as universidades, escolas técnicas e institutos de pesquisa apresentem projetos e pesquisas científicas nas áreas industriais, comércio e serviços que são desenvolvidos por seus técnicos e acadêmico. A partir daí, segundo Magno, as pesquisas foram incentivadas no município. Conforme comentou o prefeito, “a organização feita pela Fetep e Udesc cria produtos para a inovação com tudo que está inserido no ENIT. O desafio hoje é o empreendedorismo, e é aí que devemos marcar um passo importante, pois todos os empreendedores precisarão de um apoio e de segurança naquilo que irão empreender. Portanto nós do poder público vamos inaugurar daqui a pouco tempo a Sala do Empreendedor na Prefeitura”, disse Magno.

15:00 às 22:00 – Etapa Estadual Olimpiada do Conhecimento SENAI – Manufatura Integrada; Marcenaria; Marcenaria de Estruturas 16:00 às 17:00 – Palestra “Como obter uma carreira de sucesso” - Elisane Cordeiro 17:30 às 19:00 – Painel Soluções para Energia Solar Fotovoltaica: WEG Solar, Eng. Thomás Manhago Tomé; Tera Energia, Eng. Flávio Wacholski 17:30 às 19:30 – Mini Cursos SENAI – Programação de Centro de Usinagem CNC 19:00 às 19:30 – Premiação Mostra Escola que Inova 19:30 às 21:00 – Painel "O futuro dos Negócios" - BMW: Amir Ternes Hamad e Google Cloud; Henrique Augusto – Senac Moderador Atividades com Inscrição Sob Demanda - Apresentação de trabalho: "Construção de uma Máquina de Ensaio de Fadiga para Carregamento de Torção": Prof.ª Cleide Vieira (UDESC) - Dia 20/09 - 19:00hs - Palestra: "Angular: Uma Introdução à Web do Futuro": Paulo Tokarski (UDESC) - Palestra: "5 Razões para te Convencer a Começar a Aprender Python Hoje!": Marcos Shratzenstaller (UDESC) - Dia 20/09 - 20:00hs - Palestra: "Vagrant vs Docker: O que são? Vantagens, Desvantagens e Aplicações": Luiz Felipe Massaneiro (UDESC

Verbo latejar conjuga todos os tempos, forçar o esmorecimento, ser que tanto sente dor Desistir é verbo desusado, força interior mantém constante, ativa para jamais querer apagar a chama da vida Energia proveniente intensa, combustível para impulsionar, por mais que ventos fortes tentem apagar o vigor existencial

RECEITA Bolinho de chuva

INGREDIENTES 4 bananas em rodelas 200 g farinha de mandioca 2 colheres de sopa de margarina Bacon fatiado a gosto Cebola ralada sal a gosto Salsinha picada MODO DE PREPARO Pique um pouco de bacon bem fino e miúdo e frite em um pouco de óleo Depois de frito coloque uma boa quantidade de margarina Quando derreter acrescente a cebola e deixe dourar Junte então as bananas Misture um pouco Vá acrescentando a farinha de mandioca mexendo sempre, deixando que fique bem umedecida Apague o fogo e acrescente a salsinha picada Autor: Tudo Gostoso


São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

JORNAL TRIBUNA

DIRETO DA ALESC Comitiva catarinense faz balanço da missão oficial a Israel

Divulgação

Acidentes de trânsito custam R$ 1,6 bilhão aos cofres da saúde

Foto: Karina Ferreira / Agência AL

Estado

Estado

C

om o objetivo principal de conhecer a experiência israelense na área da segurança, uma comitiva catarinense formada por deputados estaduais e representantes das polícias Civil e Militar está em Israel desde segunda-feira (11). Integram a missão oficial os deputados Silvio Dreveck (PP), presidente da Assembleia Legislativa, e Gelson Merisio (PSD); o subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior; e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Marcos Ghizoni. A viagem termina nesta quinta-feira (14). Em quatro dias, os catarinenses visitaram empresas de tecnologia aeroespacial, de armame ntos, de veículos de combate, inteligência e segurança cibernética. Em Tel Aviv, maior cidade do país, a missão visitou a Aeronautics, uma fábrica de veículos aéreos não tripulados e sistemas de comunicação para a área de segurança; a IAI, a maior empresa aeroespacial e de defesa de Israel; a indústria de armamentos IWI; e a Verint, empresa de

inteligência e segurança cibernética. Já em Kibutz Sassa, no norte de Israel, as visitas foram à Plasan e Carmor, que produzem veículos de alta tecnologia para combate, além da Mifram, especializada em construções de resiliência e segurança física. A comitiva também esteve na Universidade de Tel Aviv (TAU). O deputado Silvio Dreveck elogiou os sistemas de inteligência disponíveis em Israel. Para ele, o modelo pode ser aplicado em Santa Catarina. “Vimos que há como fazer segurança com prevenção, com apoio da tecnologia. Não podemos perder a oportunidade de levar o que vimos aqui para dar mais segurança aos catarine nses”, disse Dreveck. Já o deputado Gelson Merisio acredita que, com base na experiência israelense, é possível aprimorar os sistemas tecnológicos da segurança pública catarinense, em especial no combate ao crime organizado. “Vimos aqui um sistema de monitoramento completo de informações que pode ser aplicado nos presídios. Todas essas tecnologias podem e devem estar aplicadas em Santa Catarina”, comentou.

Monitoramento Os representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil destacaram principalmente as ferramentas de monitoramento de mídias sociais que foram desenvolvidas em Israel. Os armamentos também chamaram a atenção das autoridades da segurança. O delegado-geral adjunto da Polícia Civil afirmou que o corpo técnico da corporação deve avaliar quais dessas tecnologias podem ser implantadas em Santa Catarina. “É uma visita que vai trazer bons frutos. Vamos conhecer esses produtos com maior profundidade e a partir de 2018 trazer algum elemento relacionado a radares portáteis e conjunto ótico de miras”, adiantou Marcos Ghizoni. O subcomandante-geral da PM comentou sobre o sistema de miras, que é compatível com as armas utilizadas pela corporação. “Esse é um investimento que será estudado, pois resolverá problemas que enfrentamos em confrontos com criminosos”, disse Araújo Gomes. A aquisição de software de monitoramento de mídias sociais também está nos planos da PMSC, conforme o coronel.

S

egundo dados divulgados pelo deputado Serafim Venzon (PSDB) na abertura da sessão ordinária desta terça-feira (19) da Assembleia Legislativa, os acidentes de trânsito custam R$ 1,6 bilhão aos sofres da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Os números são muito graves, há uma grande quantidade de mortes e de sequelados, pessoas que ficam com a qualidade de vida prejudicada e acabam custando muito caro para o SUS, em Santa Catarina os acidentes de trânsito custam R$ 1,6 bilhão”, informou Venzon. Conforme o deputado, o trânsito mata 40 mil pessoas por ano no Brasil e mais de 1,2 mil no estado. “Os acidentes com motos atingem 35% a 40% do total, são cerca de 400 mortes no estado”, lamen-

tou Venzon, que destacou as principais causas dos acidentes. “Velocidade, cinto de segurança, bebida, capacete, cadeirinha e celular”, elencou o deputado, que propôs uma moção à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugerindo o trânsito como tema da próxima campanha da fraternidade. Kennedy Nunes (PSD), que presidiu a sessão, concordou com o colega e lembrou que o deputado Antonio Aguiar (PMDB) perdeu o único filho em um acidente de trânsito. Aguiar parabenizou Venzon pelo discurso e lamentou as perdas de vidas nas estradas. “Os acidentes ceifam a vida das pessoas, tiram os sonhos de muitos jovens e de muitas famílias, sonhos que param de ser sonhados”, reconheceu Aguiar, que defendeu a prevenção através da educação. “Como prevenir? Educando a população”.

9


10

JORNAL TRIBUNA

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

Cadeiras de rodas e kits hospitalares para Rio Negrinho

Divulgação

FILOSOFIA Autor: Mariano Soltys marianosoltys@yahoo.com.br

Lições de filosofia esotérica do filme A Cabana Filme inesperado

Rio Negrinho

O

Banco de Materiais Ortopédicos da Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Hospitalar contam, a partir de agora, com um reforço para atender melhor a comunidade rio-negrinhense. Tudo porque na última sexta-feira (15) as entidades receberam, por parte da Fundação Nova Vida, cadeiras de rodas e kits hospitalares, respectivamente. Os vereadores Willian Righetto, o Billy, e Pablo Ricardo Ribeiro, participaram do ato, realizado em Três Barras com o Presidente da Fundação Nova Vida, Joaquim Lemos. O vereador Willian Righetto, autor da lei que cria o Banco de Materiais Ortopédicos, destacou a importância da doação para as pessoas necessitadas do município. “Fiz esse pedido à Fundação Nova Vida, para que o Rotary Club fosse beneficiado com três cadeiras de rodas e duas de banho. Tivemos também o apoio do deputado estadual Darci de Matos, que reforçou esse importante pedido”, frisou.

Billy também agradeceu a parceria do clube de serviços, por entender a importância do projeto e, em especial ao empenho do presidente Germano Basso Júnior, responsável por buscar as cadeiras em Três Barras. As cadeiras já foram destinadas para o Banco de Materiais Ortopédicos que continua recebendo, através das unidades de saúde dos bairros, materiais usados ou novos, doados pela comunidade, tais como cadeira de rodas, de banho, muletas, tipoias, órteses, próteses, entre outros. Já o vereador Pablo Ribeiro destacou que os kits, nos quais estão inclusos cobertor, lençol, fronha e tolhas

de banho e rosto, além de tecido para confecção de lençóis, serão de muita importância para a manutenção das atividades desenvolvidas pela Fundação Hospitalar. “Quero agradecer a diretoria da Fundação Nova Vida por essa doação para nossa cidade, especialmente direcionada ao nosso hospital, bem como aos deputados estaduais Darci de Matos e Antônio Aguiar que interviram para que a doação acontecesse”, frisou Pablo. O ato oficializado da entrega ocorreu nesta segunda-feira a tarde na Fundação Hospitalar de Rio Negrinho com o Administrador Rafael Trento Casagrande.

Vi esses dias o filme “A Cabana” e imaginei um filme religioso, ao estilo de outros que já vi sobre o tema, mas me deparei com algo diferente e diverso do imaginado. O primeiro motivo foi justamente a diversidade da representação do divino, se colocando uma senhora negra como Deus, e ainda uma oriental representando o Espírito Santo e um árabe sendo Jesus. Esse filme foi criticado por representantes religiosos, e há quem viu nele heresia ou mesmo apenas o julgando de uma produção de espiritismo, quando parece que o livro tinha mais um público gospel mesmo. Para mim, ao ver o filme, notei mais lições psicológicas de constelação familiar, de crises vividas pelo protagonista por ter perdido pequena filha, e mesmo uma EQM (experiência quase-morte) ao bater contra carreta, que de um tema exclusivamente religioso. Mas o filme vai além e parece mostrar além de Deus em três pessoas que mudam de aparência, mas mostrar aspectos de filosofia esotérica, como de Teosofia. Já fui julgado de teósofo na leitura de meus livros, e quem os lê pode mesmo notar alguma inclinação de temas, apesar de eu achar que a teosofia oriental moderna ser diferente de uma teosofia cristã mais antiga. Mas falarei do filme em aspectos de filosofia esotérica e mística.

Detalhes místicos

O filme ganha detalhes místicos desde que o protagonista recebe uma carta sem remetente, e onde não há pegadas de quem entregou, de modo que amigo o sugere que a carta veio de Deus. Fiquei a pensar: como isso não poderia representar um contato do Cósmico, ou da Consciência Cósmica com o subconsciente do protagonista, o que foi simbolizado por uma carta de Deus. Depois o mesmo pede um carro emprestado para ir até a cabana, e aí começa o mistério, quando ele chega a cabana e encontra ninguém menos que Jesus, numa aparência de árabe, carregando lenha para uma fogueira, e aponta uma arma contra homem de aparência mendicante, sendo que este nada faz, o que de início me fez pensar em anjo. Um anjo ou mestre espiritual não se preocuparia com uma arma, ainda mais se essa vem em outro plano dimensional, onde o espírito não morre com armas de fogo. Muitos místicos e profetas tiveram contato com Deus justamente por um anjo, e há quem tenha até lutado com o anjo, como Jacó, que muitos dizem ter lutado com Deus. Outro detalhe místico é que o protagonista entende estar morto, quando fala com Deus, ou com a senhora que O representa, de modo que pensar em EQM após acidente com caminhão não seria estranho. Depois o mesmo tem raiva do assassino da filha, e entra em uma espécie de umbral, lugar de lama ou escuro, o que lembra narrativas espíritas como a presente em Nosso Lar, ou lembra o que certos místicos chamam de umbral, mundo de desejo inferior ou mesmo inferno. Essa vibração, e no astral e planos tudo é vibração, aparece novamente no barco, quando Jesus convida o homem a andar sobre as águas. Escolas místicas falam que Jesus usa outra forma de corpo para andar nas águas, o Corpo Vital. Parece que o filme retrata mesmo muitos conflitos emocionais e familiares, e esse foi o motivo de recuperação do protagonista. Mais um ponto místico foi ele ver a filha, em nível espiritual, ainda viva, e o pai, este último num grupo que era classificado como todas as almas do mundo, que para mim não é outro que o corpo de Cristo ou de Adam HaRishom da cabala, ou as centelhas de almas que formam uma só Alma. Mas o grande ponto foi a escolha que foi dada por Deus para que ele pudesse ficar com a filha no plano elevado, um Primeiro Céu dos místicos, ou escolher voltar para a Terra e família: essa escolha é a do adepto, que se fosse o caso não precisaria mais reencarnar. Escolhe voltar para a família e se torna por fim um homem iluminado. O filme assim mostra uma filosofia esotérica, que veladamente não foi tão notada, confundida com apenas espiritismo, mas que parece ter uma base maior. No fim ele acorda em hospital, o que parece revelar a experiência de uma quase-morte, apesar de ele ter dito viver o inefável.


São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

JORNAL TRIBUNA

Reunião da Comissão de Intergestores Regional

11

OPINIÃO Divulgação

Autor: Arnaldo José de Conto ajdeconto2@gmail.com

ATERRO SANITÁRIO, PENITENCIÁRIAE LOTEAMENTOS DE INTERESSE SOCIAL

Campo Alegre

F

oi realizado em Campo Alegre, no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson a Reunião da Comissão Intergestores Regional, onde contou com a presença de secretários da 25° e 26° regional de saúde de Mafra e Canoinhas.

Conforme a Secretária de Saúde de Campo Alegre, Carolina da Costa Telma, durante o encontro foram deliberados sobre assuntos de importância para a região como a estrutura do Samu, notificações de casos de dengue, implantação de rede de saúde mental para a região, pactuação de atendimentos odontológicos para Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Entre outros assuntos.

Consumidores inadimplentes não sabem Consumidores inadimplentes não sobre as próprias contas sabem sobre as próprias contas Devedores sobre quanto Devedoresassumiram assumiramque quetêm têmpouco poucoconhecimento conhecimento sobre quanto e o e o que vai ser cobrado na próxima fatura do cartão de crédito

que vai ser cobrado na próxima fatura do cartão de crédito

Uma pesquisa realizada pelo Estado Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação ma Lojistas pesNacional de Dirigentes re(CNDL) divulgadaquisa no dia 18 de l i parte z a ddos a setembro revelou aque peloconheciSernegativados tem pouco viço Proteção aodívidas. Crémentode sobre as próprias dito (SPC Brasil) e O levantamento mostra quepela mais Confederação Naciode um quarto dos entrevistados nal de Dirigentes Lojisdeclararam pouco ou nenhum tas (CNDL) divulgada no controle de suas finanças: 47% dia 18 de setembro revesabem muito pouco ou nada solou querendimentos. parte dos negatibre seus vados tem Além disso,pouco 59% dosconheinadimcimento sobre as próplentes não sabem sobre os valoprias dívidas. O levantares dos produtos e serviços commento mostra que mais prados no crédito que seriam de um quarto dos enpagos no mês seguinte à pesquitrevistados declararam sa, tampouco sobre quais são eles pouco ou nenhum con(55%). O número de parcelas das trole de suas finanças: compras feitas no crédito tam-

Divulgação

U

47% sabem muito pouco ou nada sobre seus ren-

"Contas básicas são justamente os gastos compromissos e com valores "Contas básicasfixos, são justamente os gastosmensais fixos, compromissos normalmente pré-definidos", dizdiz economista mensais e com valores normalmente pré-definidos", economista

dimentos. bém é bastante desconhecido. Além disso, 59% "As contas básicas são justados inadimplentes não mente os gastos fixos. Esses tipos sabem sobre os valode gastos são muito sensíveis a res dos produtos e seruma redução de receita. O ideal é viços comprados no crédito que seriam pagos

no mês seguinte à pes-

que o consumidor consiga pouquisa, tampouco sobre par pelo menos seis vezes o valor quais são eles (55%). O de suas despesas básicas” afirma número de parcelas das a economista-chefe do SPC Bracompras feitas no crésil, Marcela Kawauti.

dito também é bastante desconhecido. "As contas básicas são justamente os gastos fixos. Esses tipos de gastos são muito sensíveis a uma redução de receita. O ideal é que o consumidor consiga poupar pelo menos seis vezes o valor de suas despesas básicas” afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Considero três coisas que as pessoas não querem próximas de suas residências são: Penitenciária, Aterro Sanitário e Grandes Loteamentos de Interesse Social, e para todos eles existem formas de serem minimizadas as resistências, mas precisariam de vontade política e investimentos públicos repartidos pela sociedade. A. O ATERRO SANITÁRIO - é o mais fácil de ser solucionado, sem ônus nenhum para os cofres públicos. Muito simples: 1. Cobrar a taxa de lixo por critérios justos, diferenciando residências de estabelecimentos comerciais e industriais, pois cobrar por número de passagens onera as residências; 2. Quem não pagar a taxa abrir processo judicial e colocar o nome nas listas de SPC e SERASA; 3. Incluir no valor da Taxa de Lixo a deposição em aterros sanitários privados, já instalados em outros municípios, que recebem o material de braços abertos, pois os custos adicionais são perfeitamente absorvidos pelos usuários, com cobranças justas; B. PENITENCIÁRIA E PRESÍDIOS – Desde que seja longe de nossas casas e longe de nossas cidades, contudo, todos devemos arcar com nossa parcela de responsabilidade: 1. Não podemos recusar a instalação de penitenciária (presos julgados e condenados) e de presídios (presos não condenados), mas na área da Delegacia Regional da Polícia Civil – Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho - os presos condenados não somam 150, e o número dos que aguardam julgamento muda bastante e não se tem conhecimento do total; 2. Penitenciária industrial pode ajudar ao detento cumprir sua pena de forma mais digna; 3. Penitenciária para 490 condenados é uma loucura que só pode ser concebida pelo olhar de empresários, que estão antevendo uma boa oportunidade de ganhos adicionais, quem sabe as vagas poderiam ser para 1.000, pois espaço para a construção existe; 4. Em todas as reuniões que tive a oportunidade de participar tenhome posicionado contra o Penitenciária, defendendo a construção de um com dimensões para nossa região e fazer o Conselho Comunitário funcionar; C. LOTEAMENTOS DE INTERESSE SOCIAL – entendemos haver uma grande diferença entre loteamentos socialmente justos, e aglomerados para esconder os menos favorecidos. 1. Jogar essas pessoas longe dos serviços públicos, afastandoas da comunidade onde residem, trabalham, seus filhos possuem amigos com escolas distantes, só com promessas que tudo será resolvido no devido tempo, não um ato digno de um cristão; 2. Por que não trabalhar com pequenos aglomerados distribuídos em áreas mais próximas de infraestrutura de comércio, escolas, postos de saúde, transportee menor demanda de segurança em razão das comunidades já residirem nas proximidades. 3. Custos adicionais seriam perfeitamente suportáveis dentro de uma sociedade mais cristã e igualitária, o que falta é vontade política de ver as pessoas como seres humanos e não, de 2 em 2 anos como eleitores; 4. No dia 5 à noite ocorreu uma audiência para a apresentação do Estudo de Impacto da Vizinhança - EIV - do empreendimento. O salão da Associação de Moradores do local estava lotado, por moradores locais e por candidatos a adquirir uma das casas que serão construídas. 5. As inevitáveis comparações do futuro Santa Fé com o que ocorreu e ocorre no Alpestre, foram inevitáveis, todas retrucadas pelo Poder Público. 6. Não existem vagas em escolas e creches da Vila Centenário, que será providenciado pelo poder municipal, embora não exista projeto, local para construção, nem verba para construir e manter; 7. O posto de saúde não terá condições de atender aproximadamente 200 famílias que serão deslocadas da Serra Alta – Vil Schwartz e Morro da Mariquita -, mas a solução é desloca-los para o Posto de Saúde do Rio Vermelho Povoado, cada um que se desloque até lá; 8. Até o dia a apresentação do EIV não seria construída a calçada ao longo do asfalto que ligará o Santa Fé à Vila Centenário, mas no dia seguinte alguém descobriu que no projeto havia, além do asfalto a construção de calçada pavimentada dos dois lados da pista, até parece que era algo secreto. 9. Abandonaram a área do Loteamento Boa Esperança na Serra Alta, adquirida na gestão anterior dos atuais mandatários, em razão de alegações de serviços de terraplanagem executados de forma incorreta, e falta competência ou recursos para corrigi-los. 10. Como sempre a culpa é de quem procura apontar outras alternativas, se metendo no que os gestores públicos decidem.


12

JORNAL TRIBUNA

São Bento do Sul, 21/09 a 27/09 de 2017

Moção de aplauso à Móveis James Divulgação

São Bento do Sul

O

Plenário da Egrégia Casa de Leis, aprovou na sessão da última segunda-feira (20)

a moção de aplauso de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Edi Salomon, que cumprimenta e aplaude os funcionários, diretoria e demais colaboradores, da Móveis James, pelos 45 anos de atividade.

Conforme explica o presidente Edi Salomon, a Móveis James, foi fundada em 01 de sembro de 1972 pelo Sr. Adolfo Haroldo Pfutzenreuter e sua esposa, Sra. Norma Eunice Baggio Pfutzenreuter. Muitos anos antes, o Sr. Arthur Pfutzenreuter, pai do fundador, já fabrica móveis de significativa notabilidade, tendo inclusive, por diversas ocasiões, ter recebido premiações. “O Sr. Arthur recebeu por diversas vezes, homenagens por reconhecimento dos seus pro-

吀刀䄀一匀倀䄀刀쨀一䌀䤀䄀  䔀 䔀䌀伀一伀䴀䤀䄀 倀䄀刀䄀 刀䔀䘀伀刀䴀䄀刀 一伀匀匀䄀匀 唀一䤀䐀䄀䐀䔀匀 䐀䔀 匀䄀򂐀䐀䔀 䄀 倀爀攀昀攀椀琀甀爀愀 椀爀 爀攀昀漀爀洀愀爀 攀 愀洀瀀氀椀愀爀 㔀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 猀愀切搀攀⸀ 伀 洀甀渀椀挀瀀椀漀 攀猀琀愀爀 爀攀最椀猀琀爀愀渀搀漀 甀洀愀  攀挀漀渀漀洀椀愀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 愀 ㌀㔀Ⰰ㤀─ 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 瘀愀氀漀爀 洀砀椀洀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 攀搀椀琀愀氀 攀 漀 瘀愀氀漀爀 瘀攀渀挀攀搀漀爀  搀愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 瀀爀攀漀猀⸀ 䔀洀 戀爀攀瘀攀Ⰰ 匀漀 䈀攀渀琀漀 搀漀 匀甀氀 瀀漀搀攀爀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 洀愀椀猀 挀漀渀昀漀爀琀漀 攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀  渀愀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀㨀

dutos. Durante a Exposição Internacional do Centenário da Independencia, em 1923, recebeu as premiações de ouro e também de prata”, explicou Salomon. O presidente ainda argumenta da importância da Móveis James, no contexto econômico e social para nossa cidade. “É um dos símbolos que caracterizam o elevado nível de qualidade na fabricação de móveis, o qual ajudou a contribuir, a projeção do nome de São Bento do Sul aos mais

distantes pontos, proporcionando notoriedade e respeitabilidade no cenário econômico e empresarial”, argumentou o presidente da Câmara, na apresentação da moção. Salomon ainda completa: — A Móveis James é a casa e família de orgulhosos colaboradores, trabalhadores e pessoas responsáveis por garantir a qualidade e a eficiência que a caracterizam. Hoje, comemoram os longevos 45 anos (quarenta e cinco) anos de atividade. A empresa merece todo reconhecimento e calorosos aplausos por parte desta casa de leis – completou.

Jornal  

SÃO BENTO DO SUL, 21/09 A 27/09 DE 2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you