Page 12

Sociedade

LÚCIA THEREZA @luciathereza lucia.ghammachi@jdia.com.br

Macapá-AP, quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Diagramadora: Maraina Melo - maramiranda@jdia.com.br

Conjunto Macapaba

Secretária Cláudia Camargo Capiberibe faz a entrega dos primeiros lotes de dossiês do Cidade Macapaba

Tim Tim

Campanha contra o Câncer

O

Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargador Luiz Carlos, recebeu servidoras do Judiciário, lotadas no Fórum de Macapá, que estão engajadas na luta contra o câncer. O grupo também percorreu Departamentos, Gabinetes e Assessorias no TJAP para divulgar a campanha. A iniciativa da realização da Campanha tem à frente as servidoras Sidilene Martins Melo. Wildma Mota de Moraes, Kátia Sabrina, Merilin Souza e Lia Siraiama que realizam todos os anos ações para ajudar Instituições filantrópicas. Em suas campanhas, o grupo percorre Unidades do Judiciário, Órgãos Públicos, empresas privadas e residências.

Visita

Deputada Roseli Mattos nas redes sociais:” Exercendo minha função como Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, esta semana estarei visitando escolas do município de Santana, oportunidade de ver de perto as necessidades do sistema educacional do município. Hoje estive visitando a Escola Municipal Profª Maria Ilnah de Souza Almeida, acompanhada do Secretário de Educação Carlos Sérgio Monteiro.”

Chico Mendes

Acadêmica de enfermagem Mayara Espindola, comemorou na última terça-feira (8) mais um aniversário. A colunista registra votos de parabéns.

A

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na ultima terça-feira (08), a redação final do Projeto de Lei 3.341/2012, da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), que

declara o acreano Chico Mendes o Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. O projeto vai ao Senado Federal. Mendes foi assassinado na porta de casa, no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, vítima da violência patrocinada pelo desenvolvimento predatório da Amazônia. “Precisamos trazer à memória do povo brasileiro a luta de Chico Mendes em defesa da Amazônia, do desenvolvimento sustentável e da sobrevivência da humanidade”, justifica a deputada Janete. Reservas - Conhecedor das dificuldades dos povos da floresta, Chico Mendes logo entendeu que só a organização consciente dos trabalhadores

Círio 2013, em Belém

T

erça-feira (8), começou oficialmente o Círio 2013, em Belém. A abertura oficial da Festa de Nazaré, realizada na Casa de Plácido, foi repleta de momentos especiais, como o lançamento do livro “É Círio outra vez”, a premiação das vencedoras do concurso de redação e, claro, as palavras do bispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, sobre a importância da evangelização e da força da fé em Maria. A abertura oficial do Círio 2013 contou ainda com a programação cultural inédita na Concha Acústica da Praça Santuário, com show da cantora paraense, Lucinha Bastos.

Moda 2013 Gola de pérolas, as chamadas Golas Peter Pan chegaram para dar um toque de elegância e sofisticação. Podendo ser usada com roupas esporte, como camiseta de malha até as roupas mais sofisticadas.

seria capaz de libertá-los da opressão histórica. Sob o lema “União dos Povos da Floresta”, reuniu indígenas, seringueiros, castanheiros, pescadores, quebradeiras de coco babaçu e populações ribeirinhas para a criação de reservas extrativistas. Apesar das frequentes ameaças de morte, Chico Mendes levava sua luta a todo o Brasil, participando de palestras e congressos. O objetivo era denunciar as atividades predatórias na floresta e as ações violentas dos fazendeiros contra os trabalhadores, principalmente da região de Xapuri, sua terra natal, no estado do Acre. Em 1987, Chico Mendes recebeu a visita de membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que puderam ver de perto a devastação da floresta e a expulsão dos seringueiros causada por projetos financiados por bancos internacionais.

Jornaldodia10102013