Page 11

Diversão&Cultura

Macapá-AP, sábado, 02 de novembro de 2013

C3

Editora: Pablo Oliveira - pc.oliveira@jdia.com.br

Estudantes são incentivados à leitura através de peças teatrais e brincadeiras FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

O EVENTO contou com a apresentação do grupo carioca Costurando Histórias, que embarcou com os bichinhos na “Arca de Noé”

As atividades fizeram parte da 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap) nos pontos turísticos do Estado

Agência Amapá

E

studantes das escolas Estaduais Maria Ferreira, no bairro do Araxá, e Augusto Antunes, no município de Santana, participaram da programação da FlapTur, realizada no Monumento do Marco Zero do Equador. As atividades fizeram parte da 2ª Feira do Livro do Amapá (Flap) nos pontos turísticos do Estado. O evento contou com a apresentação do grupo ca-

rioca Costurando Histórias, que embarcou com os bichinhos na “Arca de Noé” e, embalados de muita música e algumas poesias de Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Fernando Pessoa, atraiu os olhares curiosos das crianças e adolescentes durante o espetáculo. Reunidos em um tapete, o grupo contou a história do dilúvio e a renovação do mundo com a Arca de Noé, prestando homenagem ao

Centenário do poeta Vinicius de Moraes, que a Flap proporcionou aos amapaenses conhecerem melhor. A programação contou ainda com a participação do grupo Imagem e Cia, com as estátuas vivas, e a apresentação do grupo da Cia de Teatro Uma Trupe de 3, com o espetáculo “Moribundos”. Para o estudante do 1º ano da escola Augusto Antunes, Luiz Silva, a ideia do Governo do Estado, em fa-

cilitar a aproximação entre a literatura nacional e amapaense aos moradores é uma boa iniciativa. “É possível investir na literatura nas escolas. Isso contribui com a nossa formação como leitores e nos transforma em melhores cidadãos”, comentou o aluno. No 5º ano do Ensino Fundamental, Gabriel Cardoso, de 12 anos, ficou encantado com o mundo dos livros. Ao ouvir a história da Arca de Noé, ficou atento aos

movimentos e a cada poesia declamada. Para ele, a oportunidade foi única. “Gostei bastante. Queria ver mais. Pena que acabou”, lamentou o estudante. A programação no Monumento do Marco Zero do Equador encerrou as atividades do FlapTur, inserida na Flap pela primeira vez, oportunizando aos moradores e visitantes dos pontos turísticos do Estado a aproximação com a arte literária.

Crianças que foram atingidas pelo incêndio participam da Flapinha na escola Edgar Lino Agência Amapá

A

s crianças vítimas do incêndio no bairro Perpétuo Socorro, abrigadas com suas famílias na Escola Estadual Edgar Lino, tiveram uma tarde regada ao teatro, contação de histórias, poesias, nesta quinta-feira, 31. Todos atentos aos poemas recitados pelo atores Jiddu Saldanha (RJ), Andreia Lopes (AP) e Anna Dulce (SP). O Grupo Educart cativou a criançada com o espetáculo “O Castelinho Misterioso”, com a interpretação do porquinho, da coelha, do corvo e outras personagens que contaram histórias com o foco educativo. Na plateia, uma criança observava todos os movimentos e as falas dos bichinhos interpretados. Mensagens como, “não necessitamos mentir”, “devemos eliminar o medo de fantasmas”, “toda criança tem de estudar” e “devemos cultivar boas amizades”, eram enfatizadas nas

histórias do Castelinho Misterioso. A professora da sala de leituras da escola Edgar Lino, Socorro Rocha, destacou a importância do Governo do Amapá em incentivar a leitura; arte para todas as crianças, em especial, àquelas que têm pouco acesso, como as atingidas pelo incêndio, ocorrido no dia 23 de outubro, em Macapá. “Toda a população, governo e prefeitura foram bastante solidários com as famílias. Nós que trabalhamos aqui temos nos doado muito e ficamos sensibilizados com a iniciativa da organização da Feira do Livro do Amapá, em ter adaptado uma programação da Flapinha para as vítimas do incêndio que estão abrigadas na Escola”. Ao final da peça, as crianças assinaram seus nomes no banner da Flapinha. E com aplausos e um sorriso estampado no rosto do público, a atriz Andrea Lopes encerrou a programação

Resumo das Novelas Malhação Segunda-feira, 04 de novembro – Maura se desespera ao ver o estado de sua casa após a festa realizada durante sua ausência. Vera e Ronaldo repreendem os filhos. Zelândia afirma para Maura que os responsáveis pela festa foram Vitor e Paulino. Sofia e Flaviana se decepcionam com o fato de Soraia ter desistido do projeto de beleza. Maura cobra dos pais de Vitor e Paulino todo seu prejuízo, mas Sidney assume a culpa pelo estrago da casa. Todos os envolvidos na festa decidem dividir as despesas, e Luciana entrega que ela e Zelândia venderam ingressos para o evento. Zelândia pensa em uma nova forma de conseguir dinheiro para mudar seu visual para Caetano. Ronaldo e Bernardete se preparam para o festival de quitutes no Embaixada do Gol.

Além do Horizonte Capítulo 001 Durante a festa de noivado, Lili se assusta ao ver um bicho, e Marcelo implica com a moça. Priscila não concorda com o noivado de Lili. William entrega a um aluno o trabalho que fez para ele. Lili fica noiva de Marcelo. Heloísa fica nervosa diante de Thomaz. Paulinha reclama das atitudes de Rafa. Marlon fica apreensivo quando William fala que viajará com ele. Heloísa avisa que Lili terá de comparecer ao escritório de Thomaz para abrir uma carta que seu pai lhe deixou. Marlon guarda uma quantia em dinheiro na mochila. Rafa toca como DJ em uma boate, observando a foto de Paulinha. Um homem que fugia pela floresta é encontrado por seus perseguidores e acaba morto.

Joia Rara Belmira descobre que Rosarinho deixou um testamento. Odilon é preso de novo. Mama Francesca vê Peteleco na rua e o leva para sua casa. Arlindo fica decepcionado ao saber que só herdou a coleção de selos de Rosarinho. Santinha, Miquelina e Belmira recebem as joias de Rosarinho. Peteleco fica apavorado e foge de Toni. Franz e Amélia passam a noite juntos. Toni diz a Hilda que está apaixonado por ela. Aurora ganha de Manfred um anel de diamantes. Pilar diz a Miquelina que as joias de Rosarinho são falsas. Ernest decide botar Viktor no lugar de Venceslau e rebaixar o sogro ao cargo de contínuo. Sílvia chega ao mosteiro, deixando Pérola chateada.

Amor à Vida Félix fica tenso ao pensar que César e Edith tiveram um caso. Ordália proíbe Herbert de se reaproximar de Gina. Márcia fica curiosa para saber por que Denizard se separou da esposa. Ordália confirma a Herbert que foi apaixonada por ele. Glauce tenta tranquilizar Félix. Ordália se consola com Joana. Maristela leva Gina para assistir a um culto. Silvia indica Jonas para advogar para Thales e Leila. Glauce e Félix se beijam. Murilo consegue o emprego como professor de Valdirene. Glauce afirma a Félix que Jonathan não nasceu prematuro, e o vilão decide pedir para Paloma convencer César e Aline a jantarem em sua casa.

do evento, proferindo um trecho da poesia de José Paulo Paes, a que diz: “Poesia é brincar com as palavras, como

se brinca com bola, papagaio, pião. Só que bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. As palavras não (...)”.

Horóscopo Áries (21 mar. a 20 abr.) Com mais necessidade de contato, você está aberto a se relacionar. Desde que ninguém interfira na sua liberdade e no seu ritmo, está tudo certo! Divida o tempo e as atividades - um pouco consigo mesmo e depois com os outros. Embora não sendo perfeccionista, está um tanto critico com seu amor. Touro (21 abr. a 20 mai.) Lua e Urano num ângulo tenso na manhã pede cuidado com equipamentos mecânicos e exigem atenção total ao executar algo delicado. Clima familiar anda melhor que ontem, mas o amoroso pede mais refinamento e surpresa. Use a imaginação para agradar em cheio. Gêmeos (21 mai. a 20 jun.) Um dia cheio pra você, bom pra descobrir e inventar, já que a vida conspira para que você encontre tudo que procura. Cenário astral bom para descobertas e pesquisas. Conhecimento e criatividade com alto desempenho! A tarde é o melhor período para namorar e estar com a família. Câncer (21 jun. a 21 jul.) Altos e baixos no seu humor são puro reflexo deste inicio de mês desafiador. Quanto menos tensões pela manhã, melhor. Aplique seu tempo nas artes, diminua o ritmo e curta o momento com quem ama. Saúde sensível; vigie a alimentação e respeite seus limites.

Libra (23 set. a 22 out.) A Lua em seu signo arma, pela manhã, aspecto tenso com Urano, indicação segura da importância de descansar e não se envolver com pessoas erráticas e imprevisíveis. Adie reuniões importantes. Incorpore um pouco de surpresa na vida amorosa. Escorpião (23 out. a 21 nov.) Para quem começa o mês, como você, cercado de forças astrais poderosas, nada melhor do que curtir atividades que tornem leve sua rotina, melhorando sua saúde também. É um momento intenso e transformador. Arte e tranquilidade são ótimas companhias. Sagitário (22 nov. a 21 dez.) Comece o mês com o pé direito no clube, fazendo a alegria da torcida! Seus companheiros de jogos e causas são as melhores companhias para iniciar o mês com equilíbrio e alegria. Momentos ao ar livre trazem equilibrio. Quanto mais saudável e próximo da terra, melhor. Capricórnio (22 dez. a 20 jan.) Sorria, você está sendo observado - a Lua em Libra realça seus gestos e seu desempenho. Observe seu comportamento. Tudo o que faz, atrai um enxame de necessitados e gente que precisa de sua intervenção.. Desfile com elegância e arrase. No amor, espere.

Leão (22 jul. a 22 ago.) Tudo o que estiver no seu entorno tem maior impacto no seu astral hoje. É bom então se cercar de coisas belas e pessoas bacanas. Grande poder mental, mas muito sensivel. Quem canta os males espanta, faça deste lema seu norte neste sábado. Tensão amorosa.

Aquário (21 jan. a 19 fev.) Novembro começa bem pra você, que tem a popularidade e a verve encantadora de quem sabe encantar os mais empedernidos e resistentes, e a garra para revolucionar a mesmice das soluções prontas e batidas. Muito mais será exigido de você nos próximos dias.

Virgem (23 ago. a 22 set.) Um dia muito bom pra você seguir adiante com metas importantes. Reuniões e conversas prosseguem e sua mente está a mil, assim como seu poder analítico. Aproveite para pesquisar algo novo. Gente poderosa e importante ao seu lado. Foco no amor, mostre o que sente!

Peixes (20 fev. a 20 mar.) Contatos imediatos de terceiro grau? Com tantos astros em Escorpião, pode ser que haja interesse por temas deste tipo. Estrangeiros, por exemplo, trazem e levam notícias que interessam e muito a você. Viagens fazem sonhar, porque não planejar uma? O amor tem de ser renovador ou não será.

Jornaldodia02112013  
Jornaldodia02112013  
Advertisement