Page 1

O

SEMANÁRIO

FUNDADOR: José Barão I DIRETOR: Fernando Reis

A

UTÁRQUICAS

2013 P 9/10/11

Algarve aposta nos estaleiros para reavivar a economia P3

Agricultores contestam nova lei europeia das sementes

quinta-feira

DE I

MAIOR

EXP ANSÃO EXPANSÃO

19 de setembro de 2013 I ANO LVII - N.º 2947

I

Preço 1,10

DO

ALGAR VE ALGARVE

PORTE PAGO - TAXA PAGA

www.jornaldoalgarve.pt

Utentes da A22 desafiam candidatos a contestar portagens

P5

VRSA garante quase 60 milhões para pagamento de dívidas P7

P 15

ÁGUAS DO ALGARVE CUMPRE PARÂMETROS ALÉM DOS PREVISTOS NA LEI

Protestos no primeiro dia de aulas em Monchique Presidente Rui André aguarda audiência com ministro da Educação

Análises mais rigorosas confirmam água de "excelente" qualidade A qualidade da água da torneira está muito melhor no Algarve e esta pode ser consumida com toda a segurança, uma garantia que é dada pelas entidades reguladoras do setor. A Águas do Algarve vai mais longe e assegura mesmo que as análises feitas diariamente na região cumprem parâmetros mais restritos do que está previsto na legislação P8

RADIS Dr. Jorge Pereira

Agora com TAC - Rx - Ecografia - Mamografia RX Panorâmico Dentário Acordos - Convenções ADSE - SAMS - CGD - PSP - CTT - TELECOM - ADMFA ADMG - MÚTUA PESCADORES - MEDIS SAMS QUADROS - MULTICARE Rua Aug. Carlos Palma n.º 71 r/c e 1.º Esq. - Tel. 281 322 606 em frente à farmácia do Montepio (Tavira)

P4


www.jornaldoalgarve.pt

REDACÇÃO/ADMINISTRAÇÃO/PUBLICIDADE Tels. 281511955/6/7 - Fax 281511958 e-mail: jornaldoalgarve@gmail.com; ja.portimao@gmail.com Rua Jornal do Algarve, 46 - Apartado 23 8900-315 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

JA COLABORA NA RECICLA GEM ECICLAGEM O Jornal do Algar Algarvve está a colaborar na reciclagem de papel, reutilizando e utilizando sobras. Desta fforma orma pre ores prettendemos sensibilizar os nossos leit leitores para a luta contra o plástico (utilizado por div er sos jornais e re vistas diver ersos revistas na eexpedição xpedição por correio) e para a necessidade de se def ender o meio ambient e. defender ambiente.

300 paraquedistas unem-se para angariar fundos para o Refúgio Aboim Ascensão De 28 de setembro a 13 de outubro, cerca de 300 viciados em adrenalina juntar-se-ão em Alvor para um festival internacional de paraquedismo, que contará com participantes de vários continentes. O “Beech99 Boogie & Freefly Festival”, como é conhecido, é organizado pela SkyDive Algarve que garantirá a presença de alguns dos melhores praticantes do mundo nesta modalidade. Este ano, o evento tem a particularidade de juntar a adrenalina à vontade de ajudar e é com este lema que a SkyDive Algarve uniu esforços para realizar uma angariação de fundos em nome do Refúgio Aboim Ascensão, em Faro. Além disso, no dia 3 de outubro, um grupo de cerca de 25 crianças do refúgio deslocar-se-á ao aeródromo de Portimão para poder conviver de perto com os paraquedistas e poderem ver os aviões, passando assim um dia muito diferente do habitual. Haverá também lugar a um salto de paraquedas (salto tandem) com uma diretora do refúgio para a sensibilização quer da angariação de fundos, quer da emergência infantil.

Silves promove ações de formação sobre abuso sexual infantil A biblioteca municipal de Silves recebe nos meses de setembro e outubro duas ações de formação avançada que incidem na “Abordagem Sócio Judiciária do Abuso Sexual Infantil”. As ações, dirigidas a estudantes e profissionais que exerçam funções na área de crianças e jovens em risco, e a outras pessoas da comunidade que manifestem interesse por esta área, são promovidas pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Silves e pela Associação Chão dos Meninos, com o apoio da Câmara Municipal de Silves. “Intervenção sócio terapêutica com famílias de crianças vítimas de abuso sexual – cônjuges não-agressores, fratrias e família alargada” é a primeira destas ações, a realizar no dia 25 de setembro. Tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências técnicas que permitam incrementar respostas mais adequadas e concertadas no trabalho sócio terapêutico com as famílias das vítimas de abuso sexual. A segunda ação, agendada para o dia 2 de outubro, tem como temática “O Protocolo de intervenção multissetorial em situações de abuso sexual” e pretende desenvolver competências técnicas que permitam incrementar respostas mais adequadas e concertadas, ao nível da articulação interinstitucional em situações de abuso sexual. O período de inscrições decorre até 23 de setembro, tendo as mesmas um custo associado de 30 euros para quem participe em uma das ações e de 50 euros para quem participe nas duas.

A loja de móveis e decoração IKEA está projetada para a a zona junto ao nó Faro/Loulé da Via do Infante

Associações empresariais contra loja IKEA de Loulé

Interposta segunda providência cautelar para impedir a construção da loja, cuja abertura está agendada para o final de 2014 Várias associações empresariais algarvias voltaram, pela segunda vez, a interpor uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé para impugnar o plano de urbanização (PU Caliços-Esteval) que veio viabilizar a construção de uma loja IKEA naquele concelho.“A providência foi interposta por seis associações empresariais da região: Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), Confederação de Empresários do Algarve (CEAL), Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura (AEQV) e Núcleo do Algarve da Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE).

Estas associações estão contra a instalação da loja IKEA naquela zona, classificada até ao início deste ano como Reserva Agrícola Nacional e localizada junto ao nó da Via do Infante (A22) que dá acesso a Loulé, a Faro e ao aeroporto. A maioria defende, entre outras justificações para a apresentação da referida providência cautelar, que a nova loja colocará em causa as acessibilidades ao futuro hospital central do Algarve. Mas também há quem esteja contra a instalação de grandes superfícies, independentemente da localização, como é o caso da ACRAL. Outros defendem que a loja IKEA deveria localizar-se numa zona mais central do concelho e não junto à delimitação com o município de Faro.“O referido plano de urbanização tinha sido aprovado no passado

mês de fevereiro pela Assembleia Municipal de Loulé, transformando em uso urbano diversos terrenos que estavam anteriormente classificados como parte integrante da Reserva Agrícola Nacional. Pouco mais de um ano antes tinha dado entrada a primeira providência cautelar para impedir o projeto, mas o tribunal recusou-a e deu luz verde à localização. O grupo sueco anunciou no passado mês de abril a criação de 300 postos de trabalho na futura loja de Loulé e que o recrutamento começaria no final deste ano ou no início de 2014. As candidaturas podem ser efetuadas através da internet, na secção “Trabalhar na IKEA” do site da empresa (www.ikea.com/pt). De acordo com a IKEA, a abertura da nova loja está prevista para o último semestre de 2014.

PREÇOS IMBATÍVEIS SCOOTER

MER CEDES A180 D MERCEDES

OPORTUNIDADE

LAND RO VER ROVER

Consulte os nossos preços e-mail: pcauto40@gmail.com

Jornal do Algarve  

Edição nº2947 | 19 SET 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you