Page 1

O

SEMANÁRIO

FUNDADOR: José Barão I DIRETOR: Fernando Reis

Quinta-feira

COBRANÇA DE ASSINATURA Avisamos os nossos assinantes que estamos a enviar, novamente, cartas de cobrança relativa à assinatura do Jornal do Algarve, a todos aqueles que ainda não procederam ao seu pagamento. A verba em causa é de extrema importância para o nosso semanário, para podermos fazer face às despesas de expedição e de impressão. APELAMOS, pois aos nossos assinantes que procedam ao pagamento da quantia mencionada na carta enviada, mas damos a possibilidade de pagar faseadamente àqueles que já têm vários anos em atraso. Basta mencionar essa intenção aquando do pagamento ou enviando carta ou mail para ja.assinantes@gmail.com. Transferência para NIB 0035 0909 0001615533034 ou 0046 0332 00600171701 27, com indicação do número de assinante que vai na parte superior da referida etiqueta de morada, para melhor identificarmos quem paga.

Comissão vitivinícola realça que qualidade já é reconhecida por críticos e consumidores

Vinhos do Algarve à conquista das Amércias P6

Algarve com três praias candidatas a "maravilha de Portugal"

I

MAIOR

EXP ANSÃO EXPANSÃO

10 de maio de 2012 I ANO LV - N.º 2876

I

Preço 1,10

DO

ALGAR VE ALGARVE

PORTE PAGO - TAXA PAGA

www.jornaldoalgarve.pt

Farense sobe à 2.ª Divisão e já sonha com a I Liga O presidente do clube, António Barão, diz que o objetivo é "colocar o Farense nas ligas profissionais o mais rápido possível" e garante que os problemas financeiros serão resolvidos brevemente P 20

PRIMEIRA ESCOLA NASCEU EM 1992 E FENÓMENO NUNCA MAIS PAROU DE DE CRESCER CRESCER PAROU

Vinte anos de surf no "paraíso secreto" da Costa Vicentina P 4/5

Vila Real de Santo António celebra Dia da Cidade P 13

P9

Bombeiro de Tavira distinguido a nível nacional

DE

Semana da Juventude de Olhão está a chegar

P 10

P 24

RADIS Dr. Jorge Pereira Agora com TAC - Rx - Ecografia - Mamografia RX Panorâmico Dentário Acordos - Convenções ADSE - SAMS - CGD - PSP - CTT - TELECOM - ADMFA ADMG -MÚTUA PESCADORES - MEDIS SAMS QUADROS - MULTICARE Rua Aug. Carlos Palma n.º 71 r/c e 1.º Esq. - Tel. 281 322 606 em frente à farmácia do Montepio (Tavira)


JA COLABORA NA RECICLA GEM ECICLAGEM O Jornal do Algar Algarvve está a colaborar na reciclagem de papel, reutilizando e utilizando sobras. Desta fforma orma pre prett endemos sensibilizar os nossos leit ores para a luta contra o plástico leitores (utilizado por div er sos jornais e re vistas diver ersos revistas na eexpedição xpedição por correio) e para a necessidade de se def ender o meio ambient e. defender ambiente.

www.jornaldoalgarve.pt

REDACÇÃO/ADMINISTRAÇÃO/PUBLICIDADE Tels. 281511955/6/7 - Fax 281511958 - e-mail: jornaldoalgarve@hotmail.com; jornaldoalgarve@gmail.com; ja.portimao@gmail.com Rua Jornal do Algarve, 46 - Apartado 23 8900-315 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Quarteira recebe Expo Ambiente e Energias Renováveis Nos dias 11 a 13, vai decorrer na Praça do Mar, em Quarteira, pelo sexto ano consecutivo, a Expo Ambiente e Energias Renováveis. Além da presença dos melhores equipamentos de energias renováveis, e equipamentos de proteção ambiental, esta exposição terá este ano novamente muitas novidades no que diz respeito aos veículos elétricos. Várias empresas de energias renováveis vão apresentar equipamentos inovadores, como por exemplo as telhas solares da solesia, novos sistemas fotovoltaicos, painéis para aquecimento solar térmico, equipamentos de energia eólica, geotermia, aerotermia, tecnologia de leds e pisos radiantes. Mas é sobretudo nos veículos elétricos, que esta sexta edição da Expo Ambiente e Energias Renováveis promete surpreender este ano os visitantes: é que vai estar presente em Quarteira a maior quantidade de veículos elétricos novos alguma vez mostrado num só evento em Portugal!

Documentário sobre São Tomé e Príncipe na biblioteca de Tavira No âmbito do ciclo de palestras "A cultura portuguesa em diálogo" é apresentado, no dia 12, pelas 16h30, na biblioteca municipal Álvaro de Campos, em Tavira, o documentário "São Tomé e Príncipe - o coro das palavras" (2005) de Carlos Brandão Lucas. Trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional de Paremiologia (AIP- IAP), a qual inclui conversa com o autor. Para Carlos Brandão Lucas "há quem diga que O Coro das Palavras se levantou por aqui no lamento dos escravos". Então corre pela ilha a voz angolar, enquanto na ilha do Príncipe valem as palavras ditas em lunguyé, para se ouvirem as lendas dos fundos e o balanço das dêxas. E outra vez São Tomé, para se ouvir falar, cantar, contar em crioulo forro.

Mafalda Arnauth atua no Teatro de Portimão O grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) vai receber esta sexta-feira (11), às 21h30, a artista Mafalda Arnauth, que se apresenta em terras algarvias para um concerto memorável. Será acompanhada à guitarra por Eurico Machado e Nélson Aleixo, e à viola baixo por Fernando Júdice. O seu último álbum, "Fadas", é uma homenagem a todos os fadistas, poetas, compositores e amantes do fado que contribuíram para que este género musical trouxesse a sua magia à vida da fadista portuguesa. Os bilhetes estão à venda por 15 euros.

Semana da Juventude de Olhão está a chegar A associacão Movimento Juvenil em Olhão (MOJU) vai encher a cidade com atividades para a juventude entre, entre a próxima segunda-feira, dia 14, e o domingo seguinte, dia 20, com a realização da quarta edição da Semana da Juventude de Olhão. Este ano, o evento conta com duas atividades inéditas: o concurso de música hip-hop e o foto-paper “Mó Challenge”. Estas atividades decorrerão nos dias 17 e 19, respetivamente, e as inscrições já estão abertas. Refira-se que os pormenores soube esta e outras atividades podem ser consultados no sítio da associação (www.mojuolhao.com). Entre os dias 14 e 16, o destaque vai para a sede da MOJU, onde estará patente ao público a exposição de fotografia de Carlos Sousa, "Exemplos", e uma exposição de desenhos de João Peleira. Também o Projeto Bom Sucesso do Programa Escolhas (promovido por aquela associação) vai abrir as portas no dia 16 para mostrar toda a dinâmica das suas atividades. A MOJU convida assim toda a população para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela associação junto dos jovens e das crianças olhanenses.

A partir do dia 17, a Semana da Juventude muda-se para o Jardim Pescador Olhanense, onde diversas bandas vão poder mostrar o seu talento. Tribruto, Mascra, Dirty, The Right Boys, Genoma 3.14, One Step Ahead , são algumas das bandas que vão abrilhantar o palco. Além da música ainda haverá lugar para grafiti, prática de paintball e para a Juventude Solidária, uma iniciativa que visa recolher donativos para serem distribuídos pela população mais carenciada.

SÃO BRÁS DE ALPORTEL

Festa dos Tabuleiros Floridos na aldeia de Parises Em plena Serra do Caldeirão, a pitoresca aldeia de Parises, no concelho de São Brás de Alportel, volta a homenagear a Nossa Senhora de Fátima na Festa dos Tabuleiros Floridos, nos dias 12 e 13, sábado e domingo, num encontro anual que renova a fé e a proximidade entre a comunidade. Esta iniciativa da associação Amigos da Serra de São Brás de Alportel, com o apoio da câmara municipal e da paróquia de São Brás de Alportel, tem início no sábado, dia 12, na tradicional peregrinação à capela de Nossa Senhora de Fátima, com ponto de encontro pelas 15h30, junto à igreja matriz de São Brás de Alportel. Ao longo de um percurso de cerca de 20 quilómetros, por um território que apresenta um elevado grau de dificuldade, os peregrinos contam com um carro de apoio da autarquia e fornecimento de águas, bem como transporte para o local de partida após o término da festa. Para

tal, todos os peregrinos devem inscrever-se até dia 11, no Gabinete do Munícipe da câmara municipal. À noite, pelas 21h30, as ruas da aldeia de Parises iluminam-se com passagem da procissão das velas, um momento de devoção e fé, que une todos os anos a centenas de pessoas em torno do milagre de Nossa Senhora de Fátima. No domingo, dia 13, as celebrações têm início na eucaristia, na capela de Parises, pelas 16h00, e prosseguem às 17h00 com um animado baile abrilhantado pelo artista Luis José. A um pezinho de dança junta-se a sardinha assada à descrição e o tradicional leilão de tabuleiros floridos recheados com deliciosos petiscos serranos. No final da tarde, pelas 19h00, o rancho típico são-brasense leva a música e a dança tradicional à Festa dos Tabuleiros Floridos, que continua em festa tarde fora.

Festa da Natureza passa por Albufeira "As Aves e a Lagoa dos Salgados" é a atividade que a Almargemvairealizarnoconcelho, no âmbito da terceira ediçãodaFestadaNatureza. A iniciativa vai ter lugar no dia 13 e pretende contribuir para a sensibilização do público para a proteção e conservação do meio ambiente. Albufeira é um dos oito concelhos algarvios a acolher a Festa da Natureza 2012, juntamente com Vila do Bispo, Lagoa, Silves, Loulé, Faro, Tavira e Alcoutim. Os participantes serão convidados a observar e identificar as aves que vivem na Lagoa dos Salgados, tomando conhecimento da importância dessa zona húmida para a sobrevivência de muitas espécies.

E AGORA GARANTIMOS 100% DE EMPRÉSTIMO DO VALOR DA COMPRA*

APARTAMENTOS DE QUALIDADE JUNTO

AO

GUADIANA

T1, T2, T3 EM DUPLEX PARQUEAMENTO PRIVATIVO

www.isrconstrucoes.com

Telf.: 281 510 240

Fax: 281 510 249

* com rendimento compatível

e-mail: isrgeral@mail.telepac.pt

Capa 10 Maio 2012  

Edições Digitais do Jornal do Algarve

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you