Issuu on Google+

O

SEMANÁRIO

FUNDADOR: José Barão I DIRETOR: Fernando Reis

Quinta-feira

NESTE NÚMERO

DE I

MAIOR

EXP ANSÃO EXPANSÃO

24 de novembro de 2011 I ANO LV - N.º 2852

I

Preço 1,10

DO

ALGAR VE ALGARVE www.jornaldoalgarve.pt

PORTE PAGO - TAXA PAGA

PESCADORES DA COMUNIDADE PISCATÓRIA DENUNCIAM:

“Andam a fazer contrabando de polvo em Santa Luzia”

Cobrança de assinaturas O fim do ano de 2011 está a chegar, no princípio de 2012 daremos início a mais uma cobrança e muitos são os nossos assinantes que ainda não efetuaram o pagamento da assinatura do Jornal do Algarve, num montante cerca dos trinta e quatro mil euros. Porque a situação se está a tornar incomportável, vimos, uma vez mais, apelar aos assinantes que têm assinaturas em atraso que efetuem o pagamento solicitado em carta enviada, por diversas vezes, mencionando o respetivo número de assinante. Para que cada um saiba a quantia que tem em dívida, mandamos todas semanas, na etiqueta da morada, o valor a seguir à letra P (no canto inferior direito). Para tornar mais fácil a identificação de quem paga, basta mencionar em carta ou no descritivo da transferência o número que vai no canto superior direito da etiqueta de morada. Apelamos, também, aos nossos assinantes que têm a sua assinatura em dia e que, neste momento, tenham alguma disponibilidade financeira, que tomem a iniciativa de pagar ¤), ajudando, assim, o Jornal do Algarve o próximo ano (40¤ a ultrapassar um momento particularmente difícil. As transferências deverão ser efetuadas para: NIB: 003509090001615533034 IBAN: PT50003509090001615533034 - BIC: CGDIPTPL

RADIS Dr. Jorge Pereira

Agora com TAC - Rx - Ecografia - Mamografia RX Panorâmico Dentário Acordos - Convenções ADSE - SAMS - CGD - PSP - CTT - TELECOM - ADMFA ADMG -MÚTUA PESCADORES - MEDIS SAMS QUADROS - MULTICARE Rua Aug. Carlos Palma n.º 71 r/c e 1.º Esq. - Tel. 281 322 606 em frente à farmácia do Montepio (Tavira)

P4

NOVA CAMPANHA EM CURSO NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA

Banco Alimentar quer chegar às 200 toneladas para fazer face aos pedidos de ajuda Campanha vai decorrer em três moldes: na campanha de entrega direta dos alimentos, a campanha vale e uma campanha através de uma plataforma na internet. O Banco Alimentar espera conseguir aumentar a quantidade de alimentos numa altura em que vê o número de pedidos de ajuda a aumentar Vila Real de Santo António:

Ocupação do espaço público já está em discussão

P6

Espectáculo angaria fundos para tratamento de menino de três anos nos EUA

Algarve recebe maior evento da indústria turística do golfe

Futebol:

Quarteirense conquista Supertaça P 20

P3

P 23

P 24


JA COLABORA NA RECICLA GEM ECICLAGEM O Jornal do Algar Algarvve está a colaborar na reciclagem de papel, reutilizando e utilizando sobras. Desta fforma orma pre prett endemos sensibilizar os nossos leit ores para a luta contra o plástico leitores (utilizado por div er sos jornais e re vistas diver ersos revistas na eexpedição xpedição por correio) e para a necessidade de se def ender o meio ambient e. defender ambiente.

www.jornaldoalgarve.pt

REDACÇÃO/ADMINISTRAÇÃO/PUBLICIDADE Tels. 281511955/6/7 - Fax 281511958 - e-mail: jornaldoalgarve@hotmail.com; faro@jornaldoalgarve.pt; portimao@jornaldoalgarve.pt Rua Jornal do Algarve, 46 - Apartado 23 8900-315 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Algarve recebe maior evento da indústria turística do golfe

Reformados ligados à ARPI querem cumprimento do contrato programa

Reformados fazem assembleia na praça pública A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vila Real de Santo António (A.R.P.I.) realizou, no último dia 18, uma assembleia geral, com a curiosidade de o ter feito na praça Marquês de Pombal, frente à porta da casa da câmara. Nesta assembleia, pronunciaram-se contra o aumento das taxas moderadoras, dos medicamentos, do IVA e outros impostos e, ainda, contra o que classificam "o roubo do subsídio de Natal por parte das troikas". Também exigiram da câmara municipal o cumprimento do contrato de programa assinado com a ARPI e manifestaram o apoio à realização da greve geral de dia 24.

Faróis permitem visitas gratuitas Os faróis portugueses vão passar a abrir as portas às quarta-feiras ao público, com a realização de três visitas gratuitas guiadas pelos respetivos faroleiros.“As visitas terão lugar às 14h00, 15h00 e 16h00, sem necessidade de marcação prévia. Esta iniciativa teve lugar pelas celebrações do Dia Nacional do Mar e envolve os faróis de Cabo de São Vicente (Sagres), Ponta da Piedade (Lagos), Ponta do Altar (Ferragudo), Alfanzina (Cabo Carvoeiro-Lagoa), Santa Maria e Vila Real de Santo António.

Orquestra do Algarve em Tavira A Igreja do Carmo, em Tavira, vai ser palco, no dia 27, pelas 21h30, de um concerto pela Orquestra do Algarve. Sob a direção do reconhecido maestro Roberto Montenegro ecoarão, assim, a Sinfonia n.º 41 em Dó Maior, K. 551, Júpiter, de Mozart, e a Sinfonia n.º 4 em Lá Maior, Op. 90, Italiana, de Mendelssohn. A entrada tem um custo de 7,50 euros, e os bilhetes podem ser adquiridos, no próprio dia, no local do concerto.

O Algarve vai acolher o principal evento mundial da indústria turística do golfe, o International Golf Travel Market (IGTM), em novembro do próximo ano. O anúncio foi feito na passada semana durante a XIV edição deste evento que este ano se realizou em Belek, na Turquia. A notícia foi recebida pelo presidente da Associação de Turismo do Algarve (ATA), Antó-

nio Pina com satisfação. “Ser anfitrião da IGTM é um orgulho para Portugal e para o Algarve. Este evento constitui uma oportunidade única para a região se promover enquanto destino de golfe de excelência e marcar a sua posição enquanto cenário de grandes eventos internacionais”, comentou. Já o diretor da organização do evento, Peter Grimster, explicou a escolha da seguinte for-

ma: “Portugal tem estado no coração da indústria turística do golfe durante as últimas três décadas e soube consolidar-se como um dos melhores destinos da Europa”. Peter Grimster disse ainda que entre os fatores que pesaram na decisão estiveram a qualidade dos campos de golfe e dos resorts da região e a logística disponível para a realização de um evento de qualidade.

Grupo de Teatro Sénior estreia nova peça no TEMPO O Grupo de Teatro Sénior da Junta de Freguesia de Portimão estreia esta quinta-feira, às 16h00, no grande auditório do Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) a peça “Eu sou Eu”, espetáculo que repetirá na sexta-feira, às 21h30, no âmbito das comemorações da Semana Sénior de Portimão. O trabalho cénico - que deve o título a um poema de um dos participantes, Fernando Domingos - partiu da leitura e análise do livro “Amor e sexo no tempo de Salazar”, de Isabel Freire, e tomou uma direção imprevista, fruto da confiança conquistada pela encenadora Sofia Brito junto do grupo ao longo de seis meses de trabalho e do desenvolvimento de metodologias pouco comuns, que passaram por exemplo por aulas de yoga, body mind, centering e escrita criativa. “Este projeto tem gerado diversas dinâmicas, com impacto não só na vida pessoal dos 16 participantes, todos reformados e residentes no concelho de Portimão, como também na relação que têm desenvolvido com a equipa do teatro”, adianta a presidente da junta de freguesia em comunicado. Constituído por elementos de idades compreendidas entre os 65 e os 80 anos, o Grupo de Teatro Sénior é uma iniciativa da junta de freguesia de Portimão e conta com quatro anos de existência, tendo como objetivo “promover o desejo daqueles que sentem apetência para as artes de palco e permitir o desenvolvimento da autonomia, da so-

ciabilidade, do espírito de cooperação e do trabalho em equipa”.“Esta atividade visa também contrariar as adversidades da vida, combater a solidão e envolver os mais idosos em iniciativas de criação artística”, frisa Ana Figueiredo. O TEMPO apoia e acolhe desde junho de 2010 este grupo, que aí ensaia regularmente sob a orientação de Sofia Brito, encenadora, bailarina e coreógrafa.Os bilhetes para a peça “Eu sou Eu” custam cinco euros, com descontos para portadores de passaporte sénior, entre outros.

Piaget de Silves distinguida com prémio de educação A Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve, em Silves, foi distinguida com o primeiro lugar nos Prémios de Reconhecimento à Educação - Ensino do Futuro 2011, na categoria Quadro Valor. O projeto, intitulado “Sessões para a Saúde de alunos do Ensino Politécnico para alunos do Ensino Secundário – Projeto de Intervenção na Comunidade”, envolveu a escola secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), a escola secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves (Odemira), a escola secundária Tomás Cabreira (Faro) e a escola secundária de Silves. O projeto, em regime de voluntariado, abrange um conjunto de sessões subordinadas a temas contextualizados no Programa Nacional de Saúde Escolar, apresentadas por alunos do ensino superior, com a supervisão dos docentes. A alimentação e a atividade física, consumo de substâncias psicoativas, tabaco, álcool, violência em meio escolar, infeções sexualmente transmissíveis, foram alguns dos temas investigados e apresentados pelos alunos da Escola Superior de Saúde de Silves. Os Prémios de Reconhecimento à Educação distinguiram e galardoaram entidades educativas e formati-vas que, em 2010, se destacaram pelo seu contributo junto da comunidade educativa, nomeadamente no ensino regular, em projetos de formação profissional e no envolvimento da comunidade alargada no contexto escolar.

E AGORA GARANTIMOS 100% DE EMPRÉSTIMO DO VALOR DA COMPRA*

APARTAMENTOS DE QUALIDADE JUNTO

AO

GUADIANA

T1, T2, T3 EM DUPLEX PARQUEAMENTO PRIVATIVO

www.isrconstrucoes.com

Telf.: 281 510 240

Fax: 281 510 249

* com rendimento compatível

e-mail: isrgeral@mail.telepac.pt


Capa 24 Novembro 2011