Issuu on Google+

O

SEMANÁRIO

FUNDADOR: José Barão I DIRETOR: Fernando Reis

Agricultores algarvios com prejuízos de 2 milhões devido ao pesadelo da E.Coli

Produção de frutas e legumes em risco na região

Quinta-feira

DE I

MAIOR

23 de junho de 2011 I ANO LV - N.º 2830

I

Preço 1,10

Trabalhos no sítio da Barrada revelam povoamento rural com mais de dez mil anos

Questão algarvia do momento

Polícia não é insuficiente mas sim ineficiente

P3

EXP ANSÃO EXPANSÃO

Arqueólogos regressam a Aljezur para novas escavações P6

P 12

DO

ALGAR VE ALGARVE www.jornaldoalgarve.pt

PORTE PAGO - TAXA PAGA

Competição mundial de vela Portugal Match Cup 2011 chega a Portimão

NERA cria projeto para ajudar dinâmica e competitividade das PME algarvias P 21

P 24

AUTARQUIA E ASPAFLOBAL ASSINAM PROTOCOLO PARA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

Rui André põe desempregados a limpar a serra de Monchique

P4

PEQUENAS BAILARINAS À BEIRA DE CUMPRIR SONHO MAS AINDA FALTAM VERBAS PARA VIAGEM ATÉ PARIS

Escola de Lagos "dança" até à Taça do Mundo P 15

RADIS Dr. Jorge Pereira

Agora com TAC - Rx - Ecografia - Mamografia RX Panorâmico Dentário Acordos - Convenções ADSE - SAMS - CGD - PSP - CTT - TELECOM - ADMFA ADMG -MÚTUA PESCADORES - MEDIS SAMS QUADROS - MULTICARE Rua Aug. Carlos Palma n.º 71 r/c e 1.º Esq. - Tel. 281 322 606 em frente à farmácia do Montepio (Tavira)

JOSÉ ESTEVENS EM ENTREVISTA AO JA

Rumo traçado para Castro Marim não será desviado P 10/11


JA COLABORA NA RECICLA GEM ECICLAGEM O Jornal do Algar Algarvve está a colaborar na reciclagem de papel, reutilizando e utilizando sobras. Desta fforma orma pre prett endemos sensibilizar os nossos leit ores para a luta contra o plástico leitores (utilizado por div er sos jornais e re vistas diver ersos revistas na eexpedição xpedição por correio) e para a necessidade de se def ender o meio ambient e. defender ambiente.

www.jornaldoalgarve.pt

REDACÇÃO/ADMINISTRAÇÃO/PUBLICIDADE Tels. 281511955/6/7 - Fax 281511958 - e-mail: jornaldoalgarve@hotmail.com; faro@jornaldoalgarve.pt; portimao@jornaldoalgarve.pt Rua Jornal do Algarve, 46 - Apartado 23 8900-315 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Monchique acolhe encontro regional de educação ambiental O auditório da agência do Crédito Agrícola de Monchique vai ser palco, entre os dias 30 junho e 1 de julho, da oitava edição do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (EREAA). A temática deste ano centra-se nas “Serras e Montanhas – Relevos de História, Cultura e Aprendizagem”. O encontro é uma aposta da Almargem na continuidade de um projeto que envolve anualmente dezenas de professores, estudantes, técnicos de educação ambiental, técnicos de autarquias e de outras entidades regionais. O reconhecimento da importância desta iniciativa, organizada em parceria com a câmara de Monchique, é este ano reforçado com o apoio institucional da Direção Regional de Educação Ambiental do Algarve, Comissão Nacional da UNESCO e da Direção Regional de Florestas do Algarve. O primeiro dia deste evento será inteiramente destinado à divulgação de trabalhos e projetos inovadores de referência, a nível nacional, de cariz científico e na área da educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. O segundo dia de trabalhos servirá como uma plataforma de divulgação das mais-valias da região, através de uma tríade de itinerários ambientais que abordarão a geologia, as tradições e os recursos hídricos. Lançado em 2003, o EREAA ao longo das últimas sete edições tem percorrido vários concelhos de região algarvia: Albufeira (2003), Faro (2004), São Brás de Alportel (2005), Loulé (2006), Lagoa (2007), Tavira (2009) e Vila Real de Santo António (2010).

NERA cria projeto para ajudar dinâmica e competitividade das PME algarvias A Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) vai desenvolver o projeto MOVE PME em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP). O objetivo passa por conduzir e apoiar as pequenas e médias empresas a atingirem desempenhos mais competitivos com o recurso a metodologias ativas e diversificadas. “Através desta iniciativa pretende-se a promoção de intervenções concertadas e integradas que atuem,

nham entre 10 a 100 trabalhadores e possuam situação regularizada tanto nos serviços das Finanças como da Segurança Social. A organização sublinha que a participação neste projeto não tem quaisquer custos para as empresas participantes. O projeto vai ser financiado pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Programa de Formação Ação para PME do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

simultaneamente, sobre a melhoria dos processos de gestão das empresas e sobre o reforço das qualificações dos seus empresários, quadros e restantes trabalhadores”, explica a associação. O programa vai trabalhar as áreas da gestão estratégica operacional, a inovação, a internacionalização, a qualidade, ambiente, segurança e saúde no trabalho, a segurança alimentar, a energia e a ecoeficiência. As inscrições estão abertas a empresas que te-

ESPAÇOS DIFERENCIADOS E PRIVILEGIADOS É NOVA APOSTA DO GRUPO

Tivoli abre esplanada suspensa com vista para a marina O Tivoli Marina Vilamoura inaugurou oficialmente o seu mais recente espaço, o Side Bar, uma esplanada com vista privilegiada sobre a Marina de Vilamoura, que vai funcionar durante todo o ano. Os responsáveis pretendem dinamizar este novo espaço, não só durante o verão, com as festas Sunset, como através da realização de outros eventos. “O intuito foi abrir o hotel para o exterior e atrair os clientes que circulam na Marina para o hotel sem aquela inibição que sempre existia de ter de entrar no hotel para desfrutar dos espaços”, explicou o diretor-geral do Tivoli Marina Vilamoura, Jorge Beldade. O espaço tem uma área total de 500 m2 e o acesso à marina pode ser feito por escadas ou pelo elevador panorâmico que favorece o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

Desde a Páscoa que o espaço estava em aberto ao público para afinar pormenores e perceber as expectativas e afluência dos novos clientes. “Notou-se logo, assim que abrimos o espaço, que as pessoas começaram a entrar num número muito substancial, o que prova que aquilo que pretendíamos está a acontecer”, comentou Jorge Beldade, sublinhando que esta esplanada não se cinge a um bar. “Temos duas áreas diferentes”, adiantou, lembrando que existe uma área exterior, que é utilizada pelo restaurante, uma área intermédia, mais calma, e a área de bar. Questionado sobre as novidades que estão preparadas para este verão no Tivoli Marina Vilamoura, Jorge Beldade disse que foram feitas algumas alterações no Puro Beach local para onde estão programadas grandes festas que terão a animação a cargo de alguns dos mais famosos disco-jóqueis.

A abertura oficial foi marcada para o final do dia, permitindo assim que os convidados pudessem desfrutar do pôr do sol a partir de um local privilegiado e provar alguns dos coquetéis e aperitivos preparados a rigor pelos chefes do Pepper’s Steak-house. S.C.S.

"Portugal de Lés-a-Lés" termina em Lagoa Organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal e contando com o apoio das câmaras municipais de Lagoa, Mogadouro, Sabugal, Castelo de Vide e Vidigueira, vai realizar-se, entre os dias 23 e 25, a 13.ª edição do passeio “Portugal de Lés-a-Lés”, entre Mogadouro e Lagoa, num percurso de cerca de mil quilómetros, considerado como um regresso às origens. O Moto Clube de Lagoa é um dos nove clubes participantes. O percurso dos motociclistas, de norte a sul de Portugal, passa por zonas de enorme riqueza natural, histórica e paisagística e por localidades de enorme

beleza, como é caso das praias de Ferragudo e Carvoeiro, que fazem parte do itinerário. Os participantes – que, na edição do ano passado, superaram os 1.200 – terão a oportunidade de atravessar aldeias históricas, quase desertas e quase esquecidas no tempo e desfrutar das mais belas estradas de montanha (algumas delas não pavimentadas), contactar com as calorosas populações e saborear um Portugal tão rico e tão vasto ao longo de toda a atividade. O passeio termina no sábado, em Lagoa, na praça do auditório municipal.

5GKKCGP*jhcfah+[A\C\S\D\K

E AGORA GARANTIMOS 100% DE EMPRÉSTIMO DO VALOR DA COMPRA*

APARTAMENTOS DE QUALIDADE JUNTO

AO

T1, T2, T3

GUADIANA

EM

DUPLEX

PARQUEAMENTO PRIVATIVO

www.isrconstrucoes.com

Telf.: 281 510 240

Fax: 281 510 249

* com rendimento compatível

e-mail: isrgeral@mail.telepac.pt


Capa 23 Junho