Page 1

CIANO

MAGENTA

AMARELO

PRETO

DIÁRIOPOPULAR JORNAL DE VERDADE

Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano V - Número 1.262 - Sábado, 29/10/2011 - R$ 0,70

P R E F E I T U R A D E I PAT I N G A

Vice-prefeita anuncia rompimento com Robson Depois do Conselho Gestor “lavar as mãos” sobre rumos da administração, é a vez de Márcia Perozini afirmar que “não compactua com a displicência política” A vice-prefeita Márcia Perozini (PTC) divulgou ontem (28) comunicado à imprensa tornando público seu rompimento com o Governo Robson. A pastora afirma que suas divergências em relação à administração ocasionaram a demissão de todos os funcionários de seu gabinete, “impossibilitando-a até mesmo de atender à população”. Preocupados com a péssima repercussão do Governo Robson junto à população bem como de olho nas eleições municipais de 2012, não são poucas as forças políticas que antes compunham a administração do PPS e hoje tentam se afastar do antigo aliado. Página 3

POLÍCIA

Arquivo DP

TIMÓTEO

Câmara recebe 3 pedidos de CPIs Os vereadores de Timóteo resolveram investigar denúncias contra a administração passada e contra a atual ao mesmo tempo. Três pedidos de instauração de comissões parlamentares de inquérito foram protocolados na Casa. Dois deles se referem à gestão do exprefeito Geraldo Hilário: contratação da Oscip Idheas e possível uso

de recursos do município para custear defesa na Justiça Eleitoral. O terceiro quer averiguar as denúncias relativas ao contrato assinado entre o Governo Sérgio Mendes e a Oxford Empreendimentos, que usa laranjas. No entanto, em razão de regras regimentais do Legislativo, uma das investigações pode ficar comPágina 4 prometida.

FINADOS

Servidores terão feriado prolongado Alexandre Silveira, pastora Márcia e Robson comemoram o registro da candidatura: agora, ninguém quer ser responsabilizado pela má gestão do município

FABRICIANO

Nos dias 30, 1 e 2, não haverá expediente nas repartições públicas municipais de Timóteo em função do Dia de Finados e do Dia do Servidor – a data é comemorada no dia 28 de outubro. Já a Prefeitura de Ipatinga decretou ponto facultativo nas próximas segunda e terça-feira (31 e 1º).

Também em Fabriciano, em razão do Dia do Servidor Público, o ponto da próxima segunda-feira (31) será facultativo aos servidores públicos municipais da Prefeitura, assim como o dia 1º de novembro (terça-feira), data que antecede o feriado de Página 5 Finados.

PC recebe Coleta de lixo será ampliada CASA PRÓPRIA kits para Regularização de imóveis perícias Divulgação

A Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil de Minas entrega nesta segunda-feira (31) 95 maletas com equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. Ipatinga receberá três equipaPágina 7 mentos.

Nova frota de caminhões foi adquirida por meio de financiamento junto ao BDMG

O município de Fabriciano irá ampliar a coleta de lixo, por meio da aquisição de sete novos caminhões, sendo cinco compactadores e dois basculantes, ao custo de R$ 970 mil. Antes, o serviço era prestado por seis caminhões adquiridos em 1998. A secretária de Governo, Rosângela Mendes, revela que a aquisição dos novos caminhões também faz parte das ações do PHD. Os caminhões foram adesivados com fotografias de pontos turísticos de Coronel FabriciaPágina 5 no.

beneficiará 4 mil famílias

A Prefeitura de Timóteo lançou ontem (28) o Programa Municipal de Regularização Fundiária. O objetivo é beneficiar mais de 4 mil famílias do município que até hoje não contam com escritura definitiva de posse dos imóveis

em que residem, já que a propriedade do terreno não havia sido transferida pelo município. Desde 2009, diversas ações neste sentido vêm sendo empreendidas no Brasil por atuação do Ministério das CiPágina 4 dades.

w w w.diariopopularmg.com.br


2

OPINIÃO

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

FRASES “Ele culpava o irmão e dizia que era obrigação dele matá-lo”. Delegado Marcos Fuentes, sobre um irmão ter matado o outro, tetraplégico, em uma simulação de assalto. O “crime” foi combinado entre os dois.

“O crescimento exponencial dos bacharéis revela patologia denominada bacharelismo, assentada na crença de que o diploma de Direito dará um atestado de pedigree social ao respectivo portador”. Do ministro do STF Marco Aurélio de Mello, em voto sustentando a constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como requisito para o exercício da profissão. A decisão foi unânime.

“Aldo Rebelo é um político de outro patamar, já foi presidente da Câmara (dos Deputados), tem mais habilidades com negociador, é de outra importância”. Do pesquisador Túlio Velho Barreto, para quem o novo ministro dos Esportes é um interlocutor mais qualificado.

DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITORA RESPONSÁVEL Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

ESPAÇO PÚBLICO

ARTIGO II

Encontrão inicia inscrições para o Vestibular Unileste

7 bi e a fome no mundo

Neste sábado (29), o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) abre suas portas às escolas de ensino médio e técnico do Vale do Aço e região por meio de seu tradicional Encontrão Pré-universitário. A programação especialmente desenvolvida para o dia prevê a realização de atividades gratuitas dedicadas ao lazer, educação e cultura. As intervenções marcam o início das inscrições para o Vestibular 2012. O evento será realizado, das 8h às 17h, nos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga. As provas relativas ao Vestibular

Emir Sader (*)

Unileste serão realizadas no dia 20 de novembro, com oferta de vagas em cursos de graduação

nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas, Educação e Saúde.

ARTIGO

Uma verdade encomendada Antonio Carlos de Almeida Castro (*)

Um profundo abismo separa a interpretação política da realidade técnica de uma investigação. Quando fui procurado pelo ex-ministro Orlando Silva, ele foi categórico ao afirmar que não havia hipótese de aparecer qualquer fiapo de prova, indiciária que fosse, contra ele, pois jamais teria cometido irregularidade alguma. Naquele momento, uma denúncia vazia e irresponsável já havia tomado ares de verdade no noticiário nacional. O denunciante, embora desqualificado, espalhou no ar penas e plumas da calúnia, com a fluidez da inconsequência. Quando isso acontece, é impossível ao homem de bem repor integralmente sua honra. É uma tragédia! O então ministro, em defesa, foi às autoridades competentes e acionou o procurador-geral da República para que investigasse os fatos. E, em seu nome, desafiei a quem quer que fosse para que apresentasse prova que ligasse o ministro do Esporte a qualquer ato ilícito. O delator foi à Polícia Federal, entregou documentos e fitas e ressaltou que absolutamente nada ligava o ministro diretamente às denúncias, o que foi confirmado pelo delegado responsável pela investigação. Nos últimos anos, a Procuradoria-Geral da República tem adotado uma postura que me parece serena e prudente: quando toma conhecimento de uma denúncia, oferece à autoridade a oportunidade de se explicar, antes da abertura de um inquérito. No caso concreto, o doutor Roberto Gurgel houve por bem, em vez de determinar a apuração prévia dos fatos, requerer a abertura de inquérito no STF. E o fez com base em representações assinadas por deputados de oposição, desprovidas de documentos ou quaisquer outras provas, apenas com cópias de reportagens jornalísticas. O principal interessado em uma investigação séria, célere e eficiente é o próprio Orlando Silva. Por isso mesmo cuidei de ressaltar à ministra Cármem Lúcia, relatora do feito, a importância de se permitir o acesso da imprensa ao inquérito, para demonstrar que nada existe contra o ministro.

Mas a leitura política é outra, e é avassaladora: o Supremo Tribunal investigava o ministro! É necessário prudência nesta hora. Não me cabe comentar o viés político, mas o cidadão, qualquer que seja ele, não pode ficar refém de julgamentos antecipados, de interpretações oportunistas. Ora, no Estado de Direito, o primeiro direito do cidadão, por paradoxal que possa parecer, é o de ser bem acusado, com uma acusação definida e precisa. Contra o ex-ministro não pesa nada neste inquérito, cuja abertura ele requereu. É dever do homem público colocar-se à disposição para prestar todo e qualquer esclarecimento e apoiar a investigação, mas é necessário que os princípios da presunção de inocência, da ampla defesa e do devido processo legal sejam preservados. O massacre moral e a antecipação de culpa não servem à democracia, só fazem com que voltemos às trevas do obscurantismo, só servem a uma briga política insana, que arrasa os mais comezinhos princípios de direito. Quando se pede para cumprir a Constituição Federal, aguardando-se as conclusões da investigação, pede-se pouco, apenas que se dê ao investigado o mesmo tratamento que almejaríamos receber em uma situação idêntica. Ninguém está acima da lei, e a investigação é necessária, mas permitir que se comece a investigação pela execução da pena, com execração pública, implica inverter e desprezar as conquistas garantistas duramente consolidadas. Em nome desse princípio é que proponho que acompanhemos a investigação, mas sem conclusões antecipadas, sob pena de se instalar a barbárie e o extermínio moral. É preciso deixar que a verdade possa aparecer, não que se imponha sobre o Estado de Direito uma verdade encomendada.

(*) Antonio Carlos de Almeida Castro é advogado. Publicado originalmente na Folha de S. Paulo.

Hoje, segundo as previsões demográficas, chegaremos a 7 bilhões como população no mundo. Minha geração – e talvez outras mais – viveu o fantasma malthusiano: o crescimento da população seria maior do que a capacidade de produção de alimentos. Diante de um diagnóstico catastrofista, a consequência seria clara: controle populacional. E em nome desse fantasma se cometeram enorme quantidade de barbaridades contra as mulheres. Como todo catastrofismo, o malthusianismo também se revelou ilusório, depois de ter sido utilizado de forma conservadora sobre os pobres do mundo. Porque os catastrofismos – apoiado em elementos reais – projetam um fator desvinculado das contratendências e sempre termina se equivocando. O aumento exponencial da produção de alimentos, junto à diminuição do nível de crescimento populacional (já há tempos a população europeia diminui) leva a que hoje se produza alimentos para o dobro da população mundial. Porém, as políticas neoliberais apenas aceleraram as desigualdades sociais e a exclusão. A produção multiplicada foi sendo distribuída de maneira ainda mais desigual. As vacas da California comem melhor do que as crianças da África. O capitalismo exibe, no nível da alimentação, de forma mais escandalosa, porque a alimentação deveria ser um direito universal, seu caráter antissocial. Os avanços tecnológicos não são feitos para diminuir a fome no mundo, mas para a especulação no mercado futuro, para sofisticar a produção com tecnologias que provocam danos sérios à saúde das pessoas, enquanto 1 bilhão de pessoas passa fome no mundo. Sociedades com nível de renda muito alto – como na Europa e nos EUA – regridem de forma brutal no plano social, afetando seus setores mais pobres, entre eles os trabalhadores imigrantes em primeiro lugar. A fome aumenta na Europa, a desnutrição se multiplica até mesmo no centro do sistema. Enquanto isso, os continentes periféricos, colonizados e submetidos a todas as formas de exploração pelos países e empresas originários no centro do capitalismo, se veem condenados à sobrevivência. No século XXI, a maioria esmagadora da humanidade ainda vive para sobreviver produzindo riquezas que as grandes empresas capitalistas manejam em função da acumulação de capital e não da satisfação das necessidades básicas da grande maioria. Uma parte importante dos países latino-americanos, mesmo em meio à mais profunda e extensa crise econômica do capitalismo, consegue diminuir as desigualdades, a miséria e a fome. Para isso estão na contramão das políticas pregadas pelos organismos internacionais, constituindose em referência para que os 7 bilhões possam avançar no atendimento de suas necessidades básicas, ainda não atendidas na sociedade de opulência para uma minoria e de privação para a grande maioria da população mundial. (*) Emir Sader é sociólogo.


CIDADES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

GOVERNO MUNICIPAL

Rompimento com vice aumenta isolamento de Robson Gomes Em comunicado à imprensa, pastora Márcia Perozini afirma que não compactua com rumos da administração IPATINGA – A viceprefeita Márcia Perozini (PTC) divulgou ontem (28) comunicado à imprensa tornando público seu rompimento com o Governo Robson. A pastora da Igreja Quadrangular afirma que suas divergências em relação à administração ocasionaram a demissão de todos os funcionários de seu gabinete, “impossibilitando-a até mesmo de atender à população”. Ela afirma que são “preocupantes a evolução e o desdobramento que se veem no âmbito político de nossa cidade”. A pastora argumenta que, na condição de vice-prefeita, viu “tudo passar diante de si, sem poder contribuir para a execução dos projetos que sempre defendeu”. Márcia Perozini reconhece problemas nos rumos do governo, bem como gargalos em setores básicos de prestação de serviço à população. “A razão pela qual me manifesto agora se deve aos gargalos existentes na saúde pública, educação e serviços urbanos que tinham, da minha parte, esperanças de um desfecho razoável no melhoramento das questões. O que na prática demonstraram-se vários impas-

A parceria vitoriosa nas urnas, nas eleições extemporâneas, é agora afastada pelo fracasso da administração

Por fim, a pastora ses, acentuando ainda mesmo contando com mais os entraves com a boa vontade de muita diz que torna público o os quais sempre me in- gente, nossa realidade rompimento como fordignei, pois constituem não é a sonhada para o ma de dar “satisfações” um atraso no sisaos eleitores. tema operacional “Não compactuando com a ISOLAMENTO da máquina admiPreocupados nistrativa”, diz a displicência política existente, acabei nota. por observar que tais divergências com a péssima repercussão do GoEla constata de ponto de vista exigiam o meu Robson ainda que o obafastamento da administração. Isso verno junto à população jetivo que a uniu ocasionou a demissão de todos os bem como de olho ao então prefeifuncionários de meu gabinete. Hoje nas eleições muto interino Robnicipais de 2012, son Gomes e “foi torno público este rompimento”. não são poucas também objeto de Márcia Perozini as forças políticas campanha nas úlque antes computimas eleições munici- nosso povo. Mesmo porpais, se perdeu ao longo que uma cidade como nham a administração do caminho”. “E atual- Ipatinga não se admi- do PPS e hoje tentam mente sinto que o nos- nistra apenas com boa se afastar do antigo aliado. Além da vice-prefeiso norte está confuso e, vontade”, continua.

ta, o Conselho Gestor – formado por “representantes da sociedade” – também veio a público explicitar seu rompimento com a administração Robson Gomes. Em nota, o Conselho afirmou que os recursos públicos são mal aplicados e apontou várias falhas de gestão. Quem também deixou o partido do governo, alegando inconformismo com as denúncias de corrupção e com a falta de políticas públicas para a população, foi o vereador César Custódio, o único representante da legenda no Legislativo Municipal. Ele migrou para o Partido dos Trabalhadores e enfrenta na Justiça Eleitoral uma ação movida pelo PPS por infidelidade partidária. Aliados da ampla frente composta e articulada pelo deputado federal Alexandre Silveira – ex-PPS, hoje PSD também tratam de “descolar” sua imagem do prefeito. Os deputados estaduais Rosângela Reis (PV) e Luiz Carlos Miranda (PDT) que apoiaram o então candidato nas eleições extemporâneas hoje buscam caminhos próprios e dissociados de Robson.

Alexandre Silveira também tenta “descolar” sua imagem da PMI IPATINGA – Se antes era figurinha carimbada em todas as inaugurações, solenidades e atos da administração municipal, o deputado federal e ex-secretário de Estado de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira (PSD) agora tenta descolar

sua imagem daquele que ajudou a eleger. Na semana passada, Silveira divulgou uma “carta aberta à população” de Ipatinga, na qual tenta se eximir da responsabilidade pelo caos administrativo que se instalou em Ipatinga.

Na carta, que foi divulgada na imprensa regional e distribuída na cidade, Silveira afirma que se afastou do governo em meados de 2010, para se dedicar à sua campanha pela reeleição. Ele diz que essa situação de afastamento se manteve,

em função do cargo assumido no Governo Anastasia. Silveira aproveitou para criticar o ex-colega de partido, Robson Gomes (PPS): “quero manifestar de forma pública a minha preocupação com a saída do Conselho Gestor e dos secretários

municipais indicados pelos conselheiros e minha indignação pela incompreensão da gestão municipal em não dar a devida importância e valor à participação da sociedade (...) e manifestar meu temor com os destinos do governo municipal”.

3

BANCOS

Cheques vão ter a data da emissão BRASÍLIA – As folhas de cheques passarão a ter a data de confecção impressa, na lateral esquerda. A medida foi aprovada há seis meses pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o objetivo é aumentar a segurança, a transparência e a credibilidade nas operações. Antes dessa decisão, apenas a data em que o correntista passava a ser cliente do banco vinha impressa nos cheques. Algumas instituições financeiras se anteciparam ao início do prazo de vigência da mudança e já incluíram a data de emissão. O Banco Central (BC) informou que, nos contratos, os bancos serão obrigados a esclarecer os clientes sobre a nova medida e as alterações adotadas para liberar os talões. A medida foi adotada atendendo a pedidos de comerciantes que reclamavam sobre o uso de folhas antigas de cheques. De acordo com o Banco Central, a alteração ajuda aquele que recebeu o cheque como pagamento e tem suspeitas de que o documento seja fraudado ou roubado. Para os especialistas, o procedimento para sustar o cheque ficará mais difícil, pois o correntista terá que apresentar um boletim de ocorrência policial sobre os motivos da sustação. Pelas normas do BC, se o cheque foi roubado, poderá haver uma sustação provisória, mas em dois dias úteis o boletim de ocorrência terá de ser apresentado ao banco.


4

CIDADES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

Programa regulariza REQUERIMENTOS PEDEM imóveis em Timóteo

TIMÓTEO

INSTAURAÇÃO DE 3 CPIS

Dois pedidos solicitam investigação do governo do ex-prefeito Geraldo Hilário; já o último deles quer apurar contratação de empresa na gestão Sérgio Mendes TIMÓTEO - Os vereadores de Timóteo resolveram investigar denúncias contra a administração passada e contra a atual ao mesmo tempo. Três pedidos de instauração de comissões parlamentares de inquérito foram protocolados na Casa. Dois deles se referem à gestão ex-prefeito Geraldo Hilário (ex-PDT, hoje PTB): denúncia de desvio de recursos públicos por meio da Oscip Idheas e possível uso de dinheiro do município para custear sua defesa na Justiça Eleitoral. O terceiro quer averiguar as denúncias relativas ao contrato assinado entre o Governo Sérgio Mendes e a Oxford Empreendimentos, que usou um laranja em seu contato social. Os dois primeiros pedidos de investigação foram protocolados primeiro e assinados pelos vereadores Wanderley Nobre, Geraldo Moreira, o Nanico, Vigínia Scarpati, José Constantino (Coronel) e o presidente do Legislativo Douglas Wilkkys, do mesmo partido de Sérgio Mendes, o PSB. A abertura das CPIs está nas mãos do presidente, que tem até cinco dias úteis para indicar os integrantes. Os dois pedidos de CPI foram protocolados na tarde desta quinta-feira (27), garantindo o posto de vice-presidente da “CPI do Carnaval” ao vereador Wanderley Nobre

Vereadores de Timóteo se dividiram em dois pedidos de investigação: quatro pedem CPI contra Mendes e cinco contra Hilário

(PSB), proponente do requerimento. Já a CPI que visa apurar a utilização de servidor público em causa particular terá como vicepresidente o vereador Nanico (PSD). O regimento Interno do Legislativo assegura o cargo de vice-presidente ao primeiro vereador que assinar cada pedido de CPI. “O Legislativo de Timóteo deve cumprir de maneira efetiva o seu papel constitucional de fiscalizador das ações do Executivo, a população ainda não teve os devidos esclarecimentos. Esperamos trazer à luz esse período ainda misterioso da história de nossa cidade”, avaliou Willkys. Na tarde de quinta-feira o presidente da Câmara Douglas Willkys (PSB) deferiu as solicitações, encaminhando-as à procuradoria da casa.

OXFORD Já o pedido para a instauração da terceira CPI partiu da oposição e foi assinado pelos vereadores petistas Keisson Drumond e José Vespasiano, além de Guaraciaba Martins (PMDB) e William Salim (PPS). O requerimento foi protocolado na Casa na tarde de ontem (28). O objetivo é apurar possíveis irregularidades com a empresa Oxford Empreendimentos LTDA, prestadora de serviços de transporte no município de Timóteo. O contrato com a PMT é de R$ 6,3 milhões. Denúncia feita no jornal “Hoje em Dia” aponta que o sócio majoritário da empresa é um lavador de carros, que teria sido usado como laranja, além de outras irregularidades. Para abertura de CPI, são necessárias quatro as-

sinaturas. No entanto, o terceiro pedido de investigação pode não prosperar. É que, segundo o regimento interno da Casa, apenas duas CPIs podem funcionar concomitantemente. NOTA DA PMT “No último dia 19, o Procurador Geral do município, Hamilton Roque Pires, em entrevista coletiva, colocou à disposição de toda a população os documentos referentes ao Processo de Licitação da empresa Oxford Empreendimentos Ltda., para que sejam sanadas quaisquer dúvidas. O corpo técnico do Setor de Compras e Licitação também se reuniu com o Legislativo e colocou à disposição todos os documentos do processo; inclusive todos os vereadores que pedem a instauração da CPI estavam presentes”.

Nova agência do Bradesco é inaugurada em Belo Oriente BELO ORIENTE – Uma nova agência bancária do Bradesco, no centro da cidade de Belo Oriente, foi inaugurada nesta quinta-feira (27), com as presenças do prefeito Humberto Lopes (PT), representantes do banco, da Cenibra e do Legislativo.

Antes da nova agência, o Bradesco oferecia alguns serviços através dos Correios e de um posto de atendimento instalado dentro da Cenibra. A partir de agora, o banco disponibilizará todos os seus produtos e serviços bancários à população de Belo Oriente. A agência do

Bradesco está localizada na rua 1º de Março, 627, centro. De acordo com o gerente executivo de Negócios do Banco Bradesco, Silvio Dias, o crescimento acelerado de Belo Oriente foi um dos principais motivos para a instalação da nova agên-

cia. “Fizemos uma pesquisa e percebemos o quanto Belo Oriente tem desenvolvido, além de ter um povo muito acolhedor. Tenho certeza de que vamos fortalecer os vínculos com o município, e superar nossas expectativas, que já são as melhores possíveis”, concluiu.

TIMÓTEO - A Prefei- vice-prefeito e secretário tura Municipal lançou de Planejamento Marceontem (28) o Programa lo Afonso, coordenador Municipal de Regulari- do projeto. zação Fundiária, conforDIGNIDADE me lei sancionada em ju“Temos ouvido muinho pelo prefeito Sérgio Mendes (PSB). O objeti- to ruído vindo da opovo é beneficiar mais de 4 sição em Timóteo. Samil famílias do municí- bemos que ela tem seus pio que até hoje não con- interesses políticos, mas tam com escritura defini- o que não concordamos tiva de posse dos imóveis é atacarem um trabalho em que residem, já que a que está organizando a propriedade do terreno cidade, pois é o que nos não havia sido transferi- propusemos a fazer. Não posso e nem da pelo municíPrefeitura monta tenho tempo pio. Desde 2009, setor específico para entrar no jogo político, diversas ações para atender mas tenho faneste sentido demanda e espera vêm sendo emmília, amigos, benefi ciar mais de e uma histópreendidas no Brasil por aturia em Timó4 mil famílias teo. Por isso, ação do Ministério das Cidades. O não vamos abaixar a caprograma em Timóteo, beça. Vamos honrar nostodavia, já é considerado so compromisso com o um dos maiores de Mi- povo e com a cidade”, ganas Gerais por sua abran- rantiu. Na visão do prefeito, o gência e caráter social – já que a grande maioria principal ganho asseguradas famílias beneficiadas do pelo programa é a gase enquadra em critérios rantia de dignidade, ao finalmente conceder um de baixa renda. definitivo “É uma medida de documento grande importância e, ao de posse, que possibilita mesmo tempo, complexi- acesso a financiamentos dade. Montamos aqui na e melhorias nos imóveis. Mendes destacou a Prefeitura um setor específico para a Regulariza- importância do apoio do ção Fundiária, que estará Legislativo ao chamado atendendo conforme um “pacote de gestão urbacalendário que estabele- na”, que integra diversas cemos para evitar filas e ações coordenadas pela garantir mais conforto secretaria de Planejamenao cidadão”, ressaltou o to e Gestão. CRONOGRAMA Prazos para apresentar requerimento na PMT Regional Sul 30/10/2011 até 30/12/2011 Regional Sudoeste 02/01/2012 até 20/02/2012 Regional Sudeste 01/03/2012 até 30/04/2012 Regional Oeste 01/05/2012 até 30/06/2012 Regional Nordeste 01/07/2012 até 30/08/2012 Regional Leste 01/09/2012 até 30/10/2012 Regional Norte 01/11/2012 até 30/12/2012


CIDADES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

LIMPEZA URBANA

COLETA DE LIXO GANHA REFORÇO EM FABRICIANO Com a chegada dos sete novos caminhões, sendo cinco compactadores e dois basculantes, serviço será ampliado em todos os bairros

FABRICIANO – Na manhã desta sexta-feira (28), a nova frota de caminhões de lixo, que vai circular pela cidade, foi apresentada à população de Coronel Fabriciano. A aquisição dos veículos foi possível graças a um Projeto de Lei do Executivo, enviado e aprovado pela Câmara Municipal, no final de 2009, autorizando o financiamento. Com a chegada dos sete novos caminhões, sendo cinco compactadores e dois basculantes, a coleta de lixo será ampliada em todos os bairros do município. Antes, o serviço era prestado por seis caminhões adquiridos, em 1998, no primeiro mandato do prefeito Chico Simões. Por várias vezes, alguns tiveram que ficar parados por apresentarem de-

feitos. “Já aconteceu de ficarmos sem três caminhões de uma só vez. O que gastaríamos para reparar os caminhões velhos representa uma parcela significativa do que vamos gastar para pagar os caminhões novos. Além da frota de novos sete caminhões, três antigos, que estão em melhores condições, ficarão no pátio da Secretaria de Obras e funcionarão como veículos reservas”, explica o prefeito. R$ 1 MILHÃO A aquisição custou aos cofres públicos a quantia de R$ 970 mil reais e foi conseguida graças a um empréstimo feito junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O município tem carência de seis meses para

A aquisição dos veículos foi possível graças a um projeto do Executivo aprovado pela Câmara autorizando o financiamento

A secretária Rosângela Mendes revela que a aquisição dos caminhões faz parte das ações do PHD

começar a pagar o empréstimo, que será quitado em cinco anos. Conforme o contrato, incidirá sobre as parcelas o índice de 2% de juros ao ano. A chegada dos novos caminhões vai ampliar as rotas de coleta. Novos trajetos para a coleta de lixo serão definidos a partir da próxima semana. PHD A secretária de Governo e Comunicação Social, Rosângela Mendes, revela que a aquisição dos novos caminhões também faz parte das ações do PHD. “A compra desses caminhões estava planejada dentro das ações do Programa de Humanização e Desenvolvimento da Prefeitura Coronel Fabriciano. É mais uma

forma de melhorar os serviços oferecidos à nossa população. A antiga frota estava apresentando muitos problemas. Esperamos, agora, poder preencher todas as necessidades que tínhamos na coleta de lixo urbana”, avalia. Os caminhões foram adesivados com fotografias de pontos turísticos de Coronel Fabriciano, sendo: Catedral de São Sebastião; a Cozinha Comunitária do Jardim Primavera; Praça da Estação; Escola Municipal Senador Zé Alencar, no Silvio Pereira II; Unidade de Saúde do Caladão; Portal da Serra dos Cocais e Mirante Pedra dos Cem Homens. Além das fotografias, em cada lateral dos caminhões está estampada uma frase educativa.

MEIO AMBIENTE

Lei de reaproveitamento e uso racional das águas é alterada IPATINGA – O Projeto de Lei que altera a Lei 2.892, de junho de 2011, foi aprovado, em segunda votação, durante a reunião ordinária na Câmara de Ipatinga. Tanto a lei, quanto o projeto que a altera, são de autoria do presidente da Câmara, vereador Nardyello Rocha (PSD). A lei institui em Ipatinga o programa de conservação, uso racional e reaproveitamentos das águas. Conforme explica Nardyello, o projeto aprovado pela Câmara faz algumas adequações na lei vigente, como a realização de campanhas educativas, abordagem do tema nas aulas ministradas em escolas da rede pública municipal, dentre outras.

“Eu sempre procuro trabalhar com crianças e jovens no sentido de educá-los a terem novos hábitos, pois quando se tornarem adultos terão uma grande consciência de preservação dos bens naturais”, comenta o vereador. Nardyello ainda enfatiza que o programa proposto é um incentivo à educação ambiental. “As medidas não trarão prejuízo ao conforto e segurança da sociedade. O reaproveitamento das águas visa a diminuir a demanda de água e o aumentando as condições de atendimento à população”, conclui. As edificações que aderirem ao programa serão cadastradas pelo

Para Nardyello, a ideia é estimular nas crianças novos hábitos de preservação ambiental

executivo municipal para fins de estudos referentes a incentivos. TESTE DO OLHINHO O Projeto de Lei 139/2011 que

torna obrigatória a realização do exame denominado Teste do Olhinho também foi aprovado em segunda discussão e votação e segue para sanção do Executivo. O projeto, de autoria do presidente da Câmara Nardyello Rocha, obriga as maternidades e os estabelecimentos hospitalares, públicos e privados, de Ipatinga a realizarem o exame diagnóstico clínico de catarata, glaucoma e outras patologias congênitas em recém-nascidos, pela técnica conhecida como Teste do Reflexo Vermelho (TRV), denominado “teste do olhinho”. A vereadora Maria do Amparo (PSD) também assina a matéria.

5

SERVIDOR

Poder público emenda feriado TIMÓTEO - Nos dias 30, 1 e 2, não haverá expediente nas repartições públicas municipais de Timóteo em função do Dia de Finados e do Dia do Servidor – a data é comemorada no dia 28 de outubro, mas este ano o ponto facultativo foi transferido para o dia 30. Nestes dias não haverá interrupção da coleta de lixo domiciliar e hospitalar. Os serviços de capina e varrição e a coleta de entulho serão executados normalmente na segunda e terça, sendo interrompidos na quarta. A programação de coleta de entulho será retomada na quinta. Não haverá alteração no atendimento do Centro de Saúde do Olaria, que funciona em plantão de 24h. A Secretaria Municipal de Educação e as escolas municipais funcionarão normalmente durante a semana de acordo com o calendário letivo, com exceção do feriado de Finados - quando não haverá aulas. IPATINGA A Prefeitura de Ipatinga decretou ponto facultativo na próxima segunda e terça-feira (31 e 1º). Por isso todas as Unidades de Saúde e prédios públicos estarão fechados. A limpeza pública e recolhimento de lixo ocorrerão normalmente. Na quarta-feira (2), Dia de Finados não haverá varrição nem coleta de lixo. FABRICIANO Também em Fabriciano, em razão do Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira (28), o ponto da próxima segunda-feira (31) será facultativo aos servidores públicos municipais da Prefeitura de Coronel Fabriciano. Também será facultativo o ponto do dia 1º de novembro (terçafeira), data que antecede o feriado do Dia de Finados (2 de novembro). O serviço de coleta de lixo não será interrompido, assim como os serviços de vigilância nos prédios públicos da Prefeitura. As Unidades de Saúde e demais repartições públicas voltam a funcionar na quintafeira (3). Apenas o resgate vai trabalhar em regime de plantão 24h. Em caso de alguma emergência, o morador deve ligar para o 192 e solicitar a ambulância.


6

CIDADES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

SAÚDE PÚBLICA

INFESTAÇÃO DE DENGUE EM IPATINGA É DE 3,6% Índice é 300% maior do que o recomendando pela Organização Mundial de Saúde, mas representa redução de 50% em relação ao mesmo período do ano passado IPATINGA - A Prefeitura Municipal divulgou nesta sexta-feira (28) o resultado do terceiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (Liraa) anual, realizado no período de período de 24 a 26 deste mês. Embora ainda não seja o índice recomendado pelo Ministério da Saúde, que é menos de 1%, o governo municipal conseguiu reduzir em mais de 50% os índices de focos do mosquito, resultado bastante comemorado pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE). O Liraa de outubro mostra que houve em Ipatinga uma regressão do índice de focos do mosquito. Desta vez, o índice foi de 3,6%, contra 7% apresentado no levantamento de janeiro e 5% no Liraa de março. O próximo levantamento será realizado em janeiro de 2012, período considerado crítico pelos profissionais de saúde. “A confiança pelo trabalho realizado pela Prefeitura de Ipatinga e a dedicação da equipe, formada por cerca de 120 servidores, técnicos, profissionais de saúde e pessoal administrativo, é provável que tenhamos uma redução ainda maior”, acredita Silvia Lopes, diretora do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde.

Governo organiza Plano de Contingência IPATINGA - A Prefeitura Municipal, com base no Liraa, detectou uma preocupação com alguns bairros, onde o índice de focos do mosquito da dengue é alto. Por isso, no período de 7 a 11 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar o Plano de Contingência, cuja proposta é intensificar a campanha dentro da residência do morador, onde é encontrada a maioria dos focos. O objetivo do Plano de Contingência é manter a população mobilizada em

torno das medidas de prevenção contra a doença, tirando pelo menos 10 minutos de seu tempo por semana para desenvolver, de forma intensificada, ações destinadas a eliminar os focos do mosquito. A campanha vai atingir os bairros Jardim Panorama, Cidade Nobre, Iguaçu, Horto, Esperança, Limoeiro, Chácaras Madalena e Ideal. Os agentes estão orientados a notificar os moradores que não colaborarem com a limpeza dos seus imóveis. Maiores informações pelo telefone (31) 3829-8383.

Em Fabriciano, Liraa mede 1,8%

Apesar da redução dos focos, os agentes de Ipatinga continuam nas ruas conversando com a população

O Liraa é realiza- sor da dengue. Aumen- ao longo do ano campado por amostragem. Os tamos a meta diária dos nhas de conscientização agentes mapeiam os bair- agentes. Antes, eles reali- e orientações nas escolas ros com possíveis focos zavam 26 visitas ao dia. municipais e espaços púdo mosquito, seblicos”, explicou “O bairro Canaã registrou um índice guindo orientaArlen Ferreira, seções do Ministé- menor de infestação em relação ao bairro cretário Municirio da Saúde. O Saúde. Cidade Nobre, o que mostra que houve palOdeúltimo resultado permiLiraa uma conscientização maior entre os te que a adminismostrou algumas tração munici- moradores e uma aceitação considerável particularidades. pal planeje mais dos Agentes de Combate a Endemias”. “Conforme o leações para toda vantamento, o Silvia Lopes, diretora do Departamento de cidade e fortaleça bairro Canaã reo combate às en- Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde gistrou um índidemias nas locace menor de inlidades específicas onde Aumentamos o trabalho festação em relação ao o índice apresenta alte- deles para 40 visitas ao bairro Cidade Nobre, rações. dia. No passado, os agen- o que mostra que houtes compareciam à resi- ve uma conscientização AUMENTO DA META dência do morador três maior entre os morado“Este ano, o gover- vezes ao ano. Agora, são res e uma aceitação conno municipal modifi- realizadas seis visitas por siderável dos Agentes de cou a forma de combater ano. Além disso, a Prefei- Combate a Endemias”, o mosquito transmis- tura de Ipatinga realiza ressaltou Silvia Lopes.

Precisa-se de dentista

especializado em Endodontia Centro Odontológico Volte a Sorrir

Ofereço para trabalhar em enfermagem particular, com registro no COREM, para cuidar de pacientes acamados, em residência ou hospital. Experiência de 15 anos de trabalho na área. Faço todos os tipos de curativos.

Contato: 3822-6023 / 9126-0265 Rua Poços de Caldas, n° 100, Centro

Elizete da Penha Tel: 3821-8651

FABRICIANO – A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano divulgou, nesta sextafeira (28), o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) do município, realizado entre os dias 24 e 27. O novo índice é de 1,8%. O Levantamento é realizado três vezes por ano. O próximo será divulgado no mês janeiro de 2012. Se comparar o índice alcançado neste ano com os dados do mesmo período em 2010, houve aumento, já que no ano passado, o Liraa de outubro foi de 1,0%. A gerente de Vigilância em Saúde de Coronel Fabriciano, Rejane Balmant, explica que o aumento é justificável. “Tivemos um período de chuva nas últimas semanas. Foi um período bem mais chuvoso do quem em 2010. Por isso, os focos ficaram mais em evidência”, informa. O índice de 1,8% é semelhante ao de 2009. “O ano passado foi um ano atípico, com um outubro de seca”, completa. Os bairros onde existe maior número de registros de focos da dengue são Surinã, Amaro Lanaro, Aparecida do Norte, Sílvio Pereira I, Ponte Nova e Alipinho.

Durante o levantamento, os 42 agentes de saúde do município constataram que os focos continuam concentrados nos depósitos de lixo, com 39% dos casos; e caixas d’água, com 17, 4%. “Queremos salientar, mais uma vez, que é importante a ação dos moradores de Fabriciano e Região Metropolitana no combate ao vetor da doença, porque os focos, em sua maioria, estão dentro das residências”, atenta Rejane, chamando atenção ao fato de que Minas Gerais já registra o tipo 4 da dengue, o que é bem preocupante. Durante o ano, são realizadas várias ações de combate à dengue no município, entre elas a cobertura de caixas d’água, que já somam mais de 17.800 desde 2009. A implantação do Disque-Dengue através do número 0800 285 7790 é outro instrumento adotado pela Administração, desde 2007. Além disso, são realizadas visitas regulares aos bairros onde as notificações de casos de dengue ou notificações de focos de dengue são maiores. Desde 2009, um complexo homeopático é distribuído gratuitamente à população.

www.torpedovirtual.com contato@torpedovirtual.com (31)88037067

Torpedo Virtual - Um canal de comunicação eficaz, rapido, seguro e de baixissimo custo entre empresas e clientes. Nossa plataforma web pode ser utilizada nos mais variados segmentos como Educação, Saúde, ONG’S, Recursos Humanos, Fidelização de clientes e principalmente como forma de publicidade e propaganda. Total liberdade para gerenciamento do sistema via internet. Você criar e envia suas mensagens quando e como quiser. Acesse nosso site e veja as mais variadas aplicações para sms marketing. Faça seu cadastro e aproveite. ELEIÇÕES 2012 Atenção pré-candidatos a PREFEITO e VEREADOR de todo vale do aço e região. Entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre nosso sistema.


CIDADES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

POLÍCIA CIVIL

IPATINGA RECEBE KITS PARA PERÍCIA

7

I N F O R M ÁT I C A

Material será entregue nesta segunda-feira a cidades do interior de Minas; objetivo do novo equipamento é agilizar trabalhos em locais de crimes (Da Redação) - A Superintendência de Polícia Técnico-Cientifica (SPTC), da Polícia Civil de Minas Gerais, entrega nesta segunda-feira (31) 95 maletas com modernos equipamentos e materiais de perícias de local de crime para o interior do Estado. Ipatinga, no Vale do Aço, receberá três equipamentos. A entrega será feita na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, às 15h. Outras cidades do Leste de Minas também serão contempladas. Governador Valadares também vai receber três maletas do tipo. Manhuaçu receberá dois kits. Caratinga e Guanhães receberão um equipamento cada. As maletas foram adquiridas a partir de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com investimento de R$ 2,5 milhões. Minas Gerais recebeu 150 maletas, das quais, 55 atenderão Belo Horizonte. As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, trenas eletrônicas, GPS, luvas, óculos especiais, material para coleta de impressões digitais e para iso-

Carlos Alberto

Especialista ministra palestra e prevê o fim das incômodas fiações

Evento discute redes sem fio As maletas contêm 42 itens, entre eles, máquina fotográfica, netbook, reagentes de sangue e drogas, GPS, luvas, óculos, material para isolamento de área, entre outros

lamento de área. Com os novos equipamentos, peritos criminais de todo o Estado terão à disposição um kit com o material necessário para detectar e coletar vestígios como sangue, saliva, fio de cabelo ou impressões digitais. Cerca de 70 peritos do interior e parte dos localizados em Belo Horizonte já foram devidamente treinados para utilizar os equipamentos e materiais contidos nas maletas. “Eles atuarão como multiplicadores, ensinando o que aprenderam para os colegas”, informou o Superintendente de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, Diógenes Coelho

Vieira. O superintendente informou ainda que a Polícia Civil de Minas está investindo outros R$ 3 milhões somente em equipamentos para a realização de perícia criminal no Estado. Além dos kits de perícia, já foram adquiridos dois microcomparadores balísticos, usados para exames em projéteis disparados e eventual associação com armas de fogo. “Esses equipamentos irão agilizar muito o trabalho dos peritos criminais. O tempo que gastavam para deslocamento até o laboratório em muitos casos não será necessário, já que estarão com o equipa-

mento em mãos. Com o netbook, por exemplo, os dados serão lançados no sistema do local onde a pericia foi realizada”, enfatizou Diógenes Vieira. Foram adquiridos ainda outros equipamentos de laboratório, como cromatógrafos, utilizados para diagnosticar substâncias químicas como drogas. Uma das prioridades, segundo o superintendente, é a aquisição de equipamentos para proteção individual dos peritos. Outros quatro geradores de energia elétrica foram adquiridos e serão entregues em Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora e Poços de Caldas.

Estudo promove diagnóstico BH - A aquisição de equipamentos e o treinamento dos peritos criminais têm sido feitos com base em um detalhado diagnóstico realizado pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica, que permitiu levantar a situação e as principais demandas da perícia criminal em todas as regiões do estado.

O levantamento revelou que, em 2010, foram realizadas 230 mil perícias em todo o Estado – cerca de 30% a mais do que no ano anterior. Para isso, os peritos criminais tiveram que percorrer cerca de 1,5 milhão de quilômetros. O diagnóstico detectou, por exemplo, que 44% das perícias criminais são relacionadas com drogas. “Sa-

bendo onde a demanda é maior e quais os tipos mais frequentes, é possível fazer uma alocação mais racional dos recursos humanos e dos equipamentos”, afirma o superintendente Diógenes Coelho Vieira. De acordo com o superintendente, todos os equipamentos têm sido adquiridos e distribuídos conforme a avaliação dos

locais onde prevalece a criminalidade, seguindo o planejamento estratégico, que foi baseado em um relatório gerencial onde constam todos os serviços executados pela perícia criminal do Estado. “Isso permite que a partir de um resgate histórico, a Polícia Civil consiga melhorar a qualidade do serviço oferecido em todas as unidades”, conclui.

IPATINGA - Já imaginou o dia em que a maioria dos aparelhos funcionar sem precisar de nenhum cabo ou fio para conectarse a uma outra rede de informação ou internet? O que parecia filme de ficção de décadas passadas está muito próximo de acontecer. Essa é a opinião de Evaldo Rodrigues de Godoi, 27, técnico em Informática pela Escola Técnica JK, graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Pereira de Freitas e pós-graduado em MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O especialista vai ministrar uma palestra neste sábado (29), às 13h, na Câmara Municipal de Ipatinga dentro do Workshop de Informática promovido pelo Sertep - Serviço Educacional Técnico e Profissionalizante. Além do professor, participarão do evento a deputada estadual Rosângela Reis (PV), o coordenador de Informática da Câmara Municipal de Ipatinga e do Colégio Cest, Julia-

no Braz, professor e SubCoordenador do curso de Engenharia da Computação CEFET/Timóteo, entre outros. UM MUNDO SEM FIO Segundo o professor Evaldo Rodrigues, a maioria das pessoas ainda pensa redes sem fio apenas relacionadas ao tradicional computador de mesa. “Farei uma palestra para mostrar para as pessoas que se trata de algo muito mais amplo. Hoje no Brasil existem 160 milhões de linhas de celulares que podem estar ligados a essa rede. Temos outros aparelhos como controles remotos, netbook, notebook, tablets dentre outros que também dispensam fios”, explanou. VANTAGENS Além da mobilidade, o especialista também apontou outras vantagens para a tecnologia. “Redes sem fio são ecologicamente corretas porque economizam material, espaço e ainda trazem a vantagem da beleza estética”, defendeu Evaldo.


8

Diário Popular

CIDADES

Sábado, 29 de outubro de 2011

MANDADO DE PRISÃO

Polícia prende acusado de envolvimento com drogas Em agosto de 2010, Joarlei foi pego pela Polícia Civil com 50 quilos de maconha FABRICIANO – A Polícia Militar de Coronel Fabriciano mobilizou várias viaturas e policiais militares na tarde de ontem (28) para capturar o ajudante Joarlei Alves de Oliveira, de 23 anos, mais conhecido como Pituca. A operação foi desencadeada depois que os militares tomaram conhecimento de que havia um mandado de prisão em aberto contra o rapaz, expedido pelo juiz Marcelo Gonçalves de Paula, em um processo de tráfico de drogas. As informações obtidas davam conta de que Joarlei estava escondido em uma residência situada na rua Tungstênio, no bairro Recanto Verde, em Coronel Fabriciano. No local reside um irmão de Joarlei. A residência do ajudante é em Timóteo. O familiar permitiu a entrada da PM, que deu voz de

Nadieli Sathler

Joarlei Alves de Oliveira foi preso em função de um mandado de prisão

prisão ao foragido da Justiça. Joarlei não resistiu à prisão e foi levado para a sede da 178 Cia de Polícia Militar. Além do envolvimento com o comércio de entorpecentes, Pituca é suspeito de assassinar Rhazes Pinheiro Lima, em janeiro de 2007, em Timóteo.

50 KG DE MACONHA Pituca é um velho conhecido no meio policial pelo seu envolvimento com o tráfico de drogas. Em agosto de 2010, ele foi preso com um comparsa dentro de um veículo com 50 quilos de maconha. A prisão dele ocorreu em

virtude da operação Ouro, comandada pelo ex-delegado de furtos e roubos, Renato Gavião, atualmente transferido para Itabira. Na ocasião, além de Joarlei foi preso com Jessé Maurício da Silva. Eles foram abordados pelos agentes civis na entrada de Ipatinga, no Santana placa KCT-9962, de Coronel Fabriciano. No carro, havia 50 tabletes de maconha, pesando cada um cerca de um quilo, escondidos dentro do som. Conforme o delegado, a droga foi adquirida com joias provenientes da onda de assaltos em joalherias no Vale do Aço. Outra quantidade semelhante de droga foi encontrada por outra equipe da PC - nessa segunda operação, denominada Fox, foram apreendidos também 50 quilos de maconha, só que em Timóteo.

N A M ÃO C E R TA

Projeto conscientizou mais de 2 mil condutores IPATINGA – Os motoristas que trafegavam pela BR381 na saída de Ipatinga para Governador Valadares na manhã de sexta-feira (28) foram alvos da blitz educativa do programa “Na mão certa”. O projeto feito em parceria com a Polícia Civil, Conselho Tutelar e a empresa Cauê é voltado para a prevenção da pedofilia. Durante o trabalho realizado ao longo semana, mais de 2 mil veículos foram interceptados pelos voluntários do projeto. A empresa Cauê, representando a InterClement, foi a responsável pelo material distribuído. Além da panfletagem, a mobilização contou com palestras referentes ao tema de exploração sexual de menores. O delegado Rodrigo Manhães participou da panfletagem ocorrida na rodovia. Ele atuou durante muito tempo como titular da delegacia de Orientação ao Menor, no bairro Iguaçu. O policial frisou que manter relação sexual com criança ou adolescente é um crime considerado estupro, com pena de até 14 anos de prisão. “A pedofilia e a violência sexual são crimes que devem ser eliminados da nossa socieda-

de. Hoje as pessoas têm mais consciência do que é essa prática, por isso as denúncias aumentaram”, explicou Manhães. Rodrigo destacou que na região do Vale do Aço as ocorrências envolvendo exploração ou violência sexual contra crianças e adolescentes são numerosas. Atualmente ele não atua mais na delegacia do bairro Iguaçu. Mas quando está de plantão, ele ainda recebe casos de ocorrências dessa natureza. “Mesmo não lidando diretamente com os casos de menores, no plantão chegam ocorrências de estupro e violência cometidos contra crianças ou adolescentes. E nesses casos a prática normalmente é atribuída a alguém bem próximo da vítima. As famílias precisam ficar mais atentas a essas circunstâncias”, pediu o delegado. MOVIMENTO O Programa Na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil, que visa reunir esforços para mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade civil no enfrentamento mais efetivo da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

OPERAÇÃO SEMILLA

PF prende chefes de tráfico internacional de drogas SÃO PAULO – A Polícia Federal (PF) prendeu ontem (27) no Estado de São Paulo, durante a execução da Operação Semilla, dois chefes do tráfico internacional de drogas. De acordo com a PF que não divulgou os nomes dos traficantes - eles são bra-

sileiros e têm empresas legais no país, como padarias e lojas de carros, usadas para lavar o dinheiro obtido com a venda das drogas. “Os dois traficantes brasileiros coordenavam toda a quadrilha. Eles importavam a droga, principalmente co-

caína da Bolívia, trazia para a região de São Paulo para, daqui, distribuir no mercado interno ou enviar para a África ou para a Europa”, disse o delegado coordenador da operação, Ivo Roberto Costa da Silva. Além dos dois brasileiros,

foram presas mais 36 pessoas, uma delas estrangeira. No total, foram expedidos 54 mandados de prisão temporária. Sete acusados ainda são procurados no Brasil e 11 mandados estão sendo cumpridos no exterior, por meio da Polícia Internacional (Inter-

pol). Desde o início da investigação, 70 pessoas já haviam sido presas. A PF apreendeu ainda cerca de 40 carros, sendo 15 de luxo. Todos os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Participam da operação

230 policiais federais, 150 deles lotados na PF em São Paulo. Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento da prática do crime de tráfico transnacional.


BRASIL

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

9

VAZAMENTO

JUSTIÇA QUER EXPLICAÇÕES SOBRE ENEM EM 72 HORAS BRASÍLIA – A Justiça Federal no Ceará deu prazo de 72 horas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para que se manifeste sobre o pedido do Ministério Público Federal no Estado de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana. O MPF-CE propôs anteontem (27) uma ação civil pública pedindo que o Enem fosse cancelado ou que as questões que vazaram na fase de pré-teste do exame por meio de apostila distribuído pelo Colégio Christus, de Fortaleza, fossem anuladas. O juiz federal Luiz Praxedes Viera da Silva só se manifestará após o prazo estipulado, que termina na manhã de segundafeira (31). O MEC e o Inep informaram que já estão preparando a defesa e entregarão as informações no prazo determinado pela Justiça. O pedido de anulação foi feito após a notícia de que estudantes do colégio cearense receberam uma apostila, semanas antes da prova do Enem, com 14 questões idênticas às do exame nacional. Os itens fizeram parte de um pré-teste do Enem, do qual alunos do Christus participaram em outubro de 2010. De acordo com o procurador, como os alunos tiveram acesso antecipado às questões, o exame deveria ser anulado porque houve violação do princípio da isonomia. O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada

O Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia confirmou que Saif Al Islam, filho do ex-presidente líbio Muammar Khadafi, está no Níger à espera de uma resposta ao seu pedido de entrega ao Tribunal Penal Internacional. Segundo integrantes do conselho, estão sendo feitos contatos com autoridades da África do Sul e do Mali, países vizinhos da Líbia, para organizar a entrega de Islam. No mês passado, Islam, dois irmãos e a mãe pediram abrigo ao governo do Níger. Há informações de que colaboradores de Khadafi fizeram o mesmo. Candidatos chegam para o primeiro dia de prova do Enem: mais de 5 milhões se inscreveram para o teste

uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polí-

cia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O Ministério da Educação decidiu cancelar as provas do

Enem dos alunos do Christus. Eles terão uma nova chance de fazer o exame no fim de novembro.

Defensoria Pública recomenda anulação de questões BRASÍLIA - A Defensoria Pú- por realizar as provas em condi- da Educação (MEC) decidiu anublica da União (DPU) recomen- ções desiguais. A outra forma de lar as provas dos 639 estudantes dou ao Instituto Nacional de Es- preservar o princípio da isonomia da escola, que terão que refazêtudos e Pesquisas Educacionais entre os candidatos é o Inep anu- la nos dias 28 e 29 de novembro, (Inep) que anule 14 questões do lar toda a prova, nacionalmente, quando serão aplicadas as provas à população carcerária. Exame Nacional do Ensino Mé- conforme sugere o defensor. Para Salviano, contudio (Enem). Alunos de uma A outra forma de preservar o princípio do, como o Enem é um escola particular do Ceará tiveram acesso antecipado da isonomia entre os candidatos é o Inep concurso nacional, a solução não pode se restringir a esses itens. anular toda a prova, nacionalmente, apenas ao Ceará. O defenPara o defensor público conforme sugere o defensor Ricardo Salviano, autor da sor dará um prazo de dez dias para que o Inep, a recomendação encaminhada na tarde de ontem (28), a anuApós a confirmação de que partir do momento que receber lação das perguntas e respostas o Colégio Christus, de Fortaleza a recomendação, se manifeste. para os cerca de 4 milhões de es- (CE), distribuiu aos seus alunos Caso o instituto não adote netudantes que realizaram a prova do ensino médio uma apostila nhuma das duas providências em todo o país é uma das duas com 14 das questões usadas na sugeridas, a defensoria poderá formas de garantir que ninguém prova do Enem, realizada no últi- ajuizar uma ação civil pública na seja prejudicado ou beneficiado mo final de semana, o Ministério Justiça Federal.

SEU BOLSO

Consumidor pagará menos por ligação de fixo para celular BRASÍLIA – A partir de fevereiro de 2012, os consumidores brasileiros pagarão menos ao fazer ligações telefônicas de aparelho fixo para celular. A decisão foi aprovada anteontem (27) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ideia é que até 2014 os usuários economizem em torno de 45% devido à redução das tarifas. Na prática, segundo a Ana-

Filho de Khadafi pode se entregar

tel, a queda será de aproximadamente 10% no valor de cada ligação. Mas, aos poucos, os usuários vão pagar cada vez menos, de acordo com a agência. O objetivo é que o próximo reajuste chegue a 12%. No total, a Anatel pretende promover a redução em três etapas. A última deve ficar em 7%. Atualmente os consumidores pagam, em média, R$ 0,54 por ligação de telefone fixo para móvel. A ideia é que

em 2012 eles passem a pagar R$ 0,48. Depois, em 2013, paguem R$ 0,44 e, em 2014, R$ 0,425. A agência informou que a decisão sobre as novas tarifas será publicada em, no máxi-

mo, 80 dias. A partir da publicação, as empresas de telefonia terão 20 dias para a execução da medida. Caso a decisão não seja cumprida, a Anatel tomará providências em relação a essas empresas.

Vulcão deixa Chile em alerta O governo do Chile está em alerta vermelho devido ao risco de erupção do Vulcão Hudson, no Sul do país. Por determinação das autoridades, a zona de perigo ocupa 45 quilômetros ao redor do vulcão. No entanto, um grupo de nove pessoas se recusa a deixar a área. Na semana passada, o Vulcão Puyehue emitiu cinzas e fumaça, mais um vez, atrapalhando os voos na Argentina, no Uruguai, no Brasil e no Chile.O diretor do Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi), Vicente Núñez, disse que o monitoramento será permanente na região do vulcão.

Dilma e Cristina são criticadas Os membros do Parlasul (Parlamento do Mercosul) afirmaram nesta sexta-feira que as presidentes do Brasil e da Argentina, Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, não compareceram à Cúpula IberoAmericana para não escutar críticas pelas dívidas de seus países com o Paraguai. A delegação paraguaia emitiu um documento, assinado pelo presidente do grupo, Alfonso González Núñez, que declara que ambas as mandatárias são conscientes da “exorbitante dívida que seus países acumulam com o Paraguai em todos os setores”, em escala bi e multilateral no Mercosul.


10

Diário Popular

CULTURA

Sábado, 29 de outubro de 2011

FESTIVAL

Arte Viva tem concerto e exposição no fim de semana Além da apresentação dos coros da Fundação Acesita, público poderá conferir mostra de orquídeas TIMÓTEO - A segunda etapa do 12º Festival Arte Viva, evento em comemoração ao 67º aniversário da Aperam e ao 17º aniversário do Centro Cultural, continua sua programação neste fim de semana. Agora é a vez das Meninas e Meninos Cantores da Aperam e Coral Aperam se apresentarem no palco do Teatro da Fundação Aperam Acesita, no concerto “Canto Coral Apaixonante”. Também no fim de semana é realizada a 9ª Exposição de Orquídeas de Timóteo – Nato. O Festival Arte Viva vai até o dia 9 de novembro. Dois momentos de grande beleza musical prometem encantar o público do Festival, no sábado (29). Às 18h30, haverá a apresentação do coral Meninas e Meninos Cantores da Aperam. Em seguida, às 20h30, sobem ao palco os integrantes do Coral Aperam. Os coros da Aperam, adulto e infantis, fazem o concerto

Edmar Silva

Horóscopo do dia ÁRIES Aspereza e suscetibilidade no ar, cuidado para não criar problemas por falta de tato ou ser agressivo com quem não tem culpa de seus problemas. Por que cobrar dos outros o que nem você mesmo sabe conduzir? Menos orgulho, mais humildade.

LIBRA O que está em jogo nestas semanas: dinheiro, segurança material, talentos bem canalizados. Hoje é um dia critico, pois você pode ter mais demandas e menos tempo. E menos saúde também para dar conta de tudo. Peça ajuda e siga adiante.

TOURO Experiências sentidas e bem concretas - ate no campo religioso ou espiritual, é disso que você tem falta agora. Para acreditar ou ir adiante em algo mais sério no trabalho, aproveite o embalo astral pra cortar o supérfluo. Descubra algo mais vivo.

ESCORPIÃO Uma pilha de nervos, sentimentos a flor da pele, vulnerabilidade física, oscilações emocionais - certamente não é o melhor dia pra você tratar de assuntos de trabalho, assinar contratos, resolver pendências difíceis.

GÊMEOS Complicações e problemas com colegas de trabalho, equipe ou chefes. Desculpas e esquecimentos não terão vez, seja realista ao prometer prazos. Astral difícil para o campo emocional. Tudo pode virar motivo de briga e desacerto. CÂNCER Faça um esforço maior hoje para se manter ao par da rotina, do que tem de ser feito com urgência. Sem complicações, pois terá de lidar com suscetibilidades. Explosões de mau humor de outras pessoas não devem meter medo em você. Os coros da Aperam, adulto e infantis, fazem o concerto “Canto Coral Apaixonante”

“Canto Coral Apaixonante”, apresentando obras colhidas na tradição, no folclore e na MPB, com qualidade, graça, emoção e alegria. A regência é do Maestro Luciano Mendes Lima. No sábado e domingo (30), das 9h às 18h, quem for ao Centro Cultural poderá prestigiar a 9ª Exposição de Orquídeas de Timóteo do Núcleo Acesita Timóteo de Orquidó-

filos (Nato). Amantes e cultivadores de orquídeas de diversas cidades da região expõem suas plantas, que concorrerão à escolha das melhores plantas por espécie. São mais de 300 exemplares, entre espécies nacionais e estrangeiras e híbridos americanos e asiáticos. Além do júri técnico, os visitantes da exposição poderão participar da votação das mais belas orquídeas.

Dois orquidários participantes estarão comercializando exemplares e produtos relacionados ao cultivo de orquídeas. No sábado, às 10h, será realizada a palestra “Agrosilício fertilizante”, ministrada pelo Engenheiro agrônomo Rodrigo Pires. Já no domingo, o orquidófilo Reginaldo de Vasconcelos, de Governador Valadares, explica que “Cultivar orquídeas é fácil”.

LEÃO Impopularidade, agressividade, impaciência, mau humor... é bom manter o autocontrole pra não estragar seu dia deixando vir à tona. Canalize nos esportes. Ou numa atividade artística. Cuidado com pequenas intervenções cirúrgicas. Evite. VIRGEM Persuasivo, sagaz e observador, você está captando tudo a sua volta. Importante também manter um ambiente ordenado, falar pouco, e se informar mais. Relações com irmãos ou parentes próximos podem ser turbulentas.

SAGITÁRIO Você pode se sentir cansado, sem energia, e louco pra fugir de um ambiente opressivo. A falta de imaginação e a pressa são companhias difíceis, atrapalham até no amor. Se você tem filhos, por eles será capaz de agüentar mais um dia. CAPRICÓRNIO Se você tem condições materiais para tal, dê a partida para um projeto, digamos, de onde e como vai passar o réveillon. Não fique esperando a decisão de amigos reticentes e vagos. AQUÁRIO Tudo vago, meio borrado, sem energia, sem foco. Você meio distante, ausente, desmotivado. Mesmo que você esteja escutando a musica das esferas, tente focar nas miudezas da vida e toque adiante. PEIXES Aceite os limites de seus sócios e clientes. Lua e Marte criam ambiente de beligerância e disputa em casa, com amor e filhos. Problemas de saúde hoje, deve ter cuidado com produtos corrosivos e evitar tratar dos dentes.

CINE DO VALE DO AÇO

RESUMO DE NOVELAS A VIDA DA GENTE Globo, 18h15 Jonas manda Cléber levantar informações sobre Lourenço na faculdade em que ele trabalha. Lorena incentiva Laudelino a escrever uma carta a Iná falando que vai emprestar o dinheiro para Manuela. Nanda confessa a Rodrigo que não gostou de Lúcio. Rodrigo lembra de quando esteve com Ana na trilha ecológica. Dora se recusa a falar com Marcos sobre o envolvimento deles. Lorena fica admirada com a serenidade com que Iná fala sobre o relacionamento com Laudelino. O reitor pressiona Lourenço para que ele altere a nota do filho de um dos acionistas da universidade o

mais rápido possível. Iná sugere que Manuela convide Rodrigo para morar com elas. Jonas encontra Lourenço na saída da universidade. AQUELE BEIJO Globo, 19h15 Claudia conversa com Vicente. Sarita repreende Grace Kelly por não ter ouvido Deusa. Regina volta a trabalhar com Maruschka. Agenor faz um acordo com Brigitte e promete apresentá-la para Marisol. Vicente descobre que Otília aceitou dinheiro de Alberto. Damiana tira uma mecha de cabelo de dentro da bolsa e Locanda vê. Maruschka aceita o noivado de Claudia e Rubinho e oferece um apartamen-

to para os dois morarem, mas arma para que a obra seja demorada. Joselito tem uma vidência ao olhar para Cleo. Olavo descobre que o bilhete de Sebastião e Raíssa foi roubado e Marieta conclui que foi Violante. O sorteio da loteria começa. Sarita devolve o cheque que Alberto doou para o orfanato e é surpreendida com ligação. O bilhete de Sebastião é sorteado e Brites diz que ele não dividirá o prêmio com Raíssa. Mesmo com carinho inesperado, Ricardo afirma que Camila não o ama mais. FINA ESTAMPA Globo, 20h50 Celeste convence Griselda a chamar Antenor pa-

ra ir a sua casa participar da compra da mansão. A nova milionária descobre que pode ser impedida de efetuar a compra. Baltazar volta para casa e deixa Solange em pânico. Tereza Cristina fala para Crô que vai impedir Griselda de morar em seu condomínio. René desconfia que ela tenha algum segredo do passado. Paulo ouve Esther falar que vai para Itaipava continuar seu tratamento. Beatriz inicia procedimentos para doação de óvulos. Wallace começa a treinar novamente e dá tudo de si. Griselda conversa com Celeste sobre o dono de sua casa no quebra-mar. Escondido, Enzo ouve o papo e faz ligação misteriosa.

AMIZADE COLORIDA (DUBLADO) Sala 1 - Seg, Ter, Qua, e Quinta: 17h00 - 19h15 - 21h30 Sala 1 - Sab, e Domingo: 14h45 - 17h00 - 19h15 - 21h30 GIGANTES DE AÇO (DUBLADO) Sala 2 - Seg, Ter, Qua, Qui, e Sexta: 16h20 - 19h00 21h40 Sala 2 - Sab, e Domingo:13h45 - 16h20 - 19h00 - 21h40 O FILME DOS ESPÍRITOS (NACIONAL) Sala 3 - Seg, Ter, Qua, e Quinta: 16h45 - 19h10 - 21h20 Sala 3 - Sab, e Domingo: 14h30 - 16h45 - 19h10 - 21h20


SOCIAL

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

11

dorachaves.2008@gmail.com

As moças do Conselho da Mulher Empreendedora animadas com a Noite de Massas, repleta de gente bonita

Talento Ontem presenciei uma demonstração de talento no hall da prefeitura de Ipatinga. Mariana: uma menina de voz forte e uma presença de palco impressionan-

Bruno, o palestrante Marcos e Carlos e José Arino no Sindimiva

Mostra

Acontece hoje na Escola Geraldo Gomes, do bairro Limoeiro, uma mostra de arte feita totalmente com material reciclável. O evento é uma parceria dos alunos do ensino médio e

fundamental mais os professores. Haverá também oficinas onde o público poderá sanar suas dúvidas em relação ao assunto. O horário é de 8h ás 19h, aberto à comunidade.

te. Com apenas 14 anos ela mostrou a que veio. O evento em comemoração ao Dia do Servidor contou com outras boas apresentações e uns mimos.

Copa Uma boa notícia para a região foi anunciada na manhã de sexta (28). Convidado por Benedito Pacífico, presidente do Sindhorb Vale do Aço e recebido por Gustavo Souza, Márcio Penna, autoridades e re-

presentantes de entidades, o presidente do Contur Nelson de Abreu prometeu intervir como puder para que nossa região seja incluída no destino de clubes da Copa 2014. Vamos torcer para que dê certo.

Diário Social Osana e Regina no Cozinha Brasil

Hip Hop

A jovem e talentosa cantora Mariana

Hoje o hip hop será o ritmo de Coronel Fabriciano. O evento acontecerá no Centro de Arte e Educação do Melo Viana, pela programação da Agenda Cultural do município, organizado pela Secretaria de Educação

e Cultura da Prefeitura. O espetáculo “Ecos Urbanos: o ritmo das ruas” começa às 20h e é um misto de apresentações de dança, mostra de vídeos e participação de DJ’s, entre eles, o Mc Adikto, de Vitória (ES).

Acontece hoje o 4º Super Desafio Ecológico do Parque Estadual do Rio Doce. . . . . . . . . . Dia 31 de outubro às 19h no Auditório Sr. Zezinho, campus Fabriciano, lançamento do livro Janelas da Vida: Óticas Maria José, do autor Renato Santos Lacerda. . . . . . . . . . Dia 31 é Dia das Bruxas no Colégio Ethos; Travessuras ou Gostosuras? . . . . . . . . .

Acontece hoje às 8h30, na Faculdade de Direito de Ipatinga - FADIPA, a Oficina de Informática Jurídica. Este projeto busca capacitar os alunos para o uso da ferramenta de informática que aperfeiçoa o desenvolvimento da pesquisa. . . . . . . . . . Papai Noel chega amanhã às 10h no Shopping do Vale do Aço. A organização promete surpresa para crianças e adultos.


12

ESPORTES

Diário Popular

Sábado, 29 de outubro de 2011

TERCEIRA DIVISÃO

BOLE GOLE PEGA ITAMARATI Depois de uma vitória expressiva diante do Vila Nova, do Vila Formosa, no campo do Canaã, no último domingo, por 2x0, com gols de Nardyello Rocha, o Bole Gole segue firme no Campeonato Regional de Futebol Super Máster (atletas a partir de 45 anos), promoção da Liga de Desportos de Ipatinga LDI). Apesar de ter perdido os pontos da partida por causa da escalação do goleiro Gomes, ex-profissional, porém, sem reversão, a equipe do técnico Robinho, tem vaga garantida nas quartas e fecha a fase contra o Itamarati, às 9h40 deste domingo, no campo do adversário, no bairro Bethânia. Para o compromisso de amanhã, o treinador terá a sua disposição os atletas: Rogel, Pedro, Altair, Zoio, Feijão, Ideir, Moisés, Eduardo, Eliseu, Wellington, Nardyello Rocha, Silvio, Ted, Baianinho, Pelé, Riquetti, Divinão, Nelson, Ralfinha e Márcio. O time bolegolense joga pelas quartas (jogo de ida) contra o Rio Branco, às 9h, no campo do bairro Esperança, no feriado de Finados, na próxima quarta-feira. Ah, a resenha, com apoio do ex-prefeito de Iapu, Romerito, será logo após o jogo no Aviário Peixoto, de Chico e Dorinha, no Jardim Panorama. CHUPA CABRA NO LIMOEIRO O bom time de máster do Chupa Cabra tem amistoso contra o Limoeiro, às 16h30, deste sábado, no campo do bairro Limoeiro. O técnico Neném da Kombi e seu auxiliar Alvarez estão confiantes na conquista de mais uma vitória na temporada. Para o jogo de hoje, Neném terá a sua disposição os jogadores: Paulinho, Queixinho, Mazo, Roninho, Zé Neto, Gato, Charlim, Flávio Cabeça, Betinho, Walmir Telecell, Gil Pereira, Glunter, Tuir e Robertinho. O árbitro da partida será o Cabo PM Wilmar. A resenha será no bar da Graça/ Geraldo, no bairro Veneza II. FELIZ ANIVERSÁRIO! O goleiro Tiago Ceni, funcionário da Ipacse que presta serviços à Câmara Municipal de Ipatinga é o aniversariante do próximo dia primeiro de novembro. Parabéns mancebo, tudo de bom /// e tem casamento de gente boa neste sábado. Pois é, Sidney, primo do craque Vandinho do Caravelas, se casa com Pollyana, às 19h30, na Igreja Católica do bairro Cariru. A recepção será em um salão de festas do bairro Iguaçu. Felicidades mil aos nubentes ! JABÁ DA SEMANA Conforme Orly Berger Teixeira, o jabazeiro de plantão, a dica vai para Refrigeração Everest, do bairro Jardim Panorama. E empresa conta com técnicos especializados em geladeiras, tanquinhos, freezer e fogões. O proprietário Robson garante bons preços, precinhos bem camaradas. Vale a pena conferir! CARATINGUENSE ENCARA FLUMINENSE Depois de perder para o Caravelas por 2x1, no último sábado, o Caratinguense volta a campo para enfrentar o Fluminense, do bairro Silvio Pereira II (Coronel Fabriciano), hoje às 16h30. O amistoso está confirmado para o campo do Vale Verde. O técnico Marquinhos, do Caratinguense, relacionou para este compromisso os jogadores: Buru, Tico, Ivoney, David, Jesão, Paulão, Eliseu, Renê, Fabinho Sedex, Fabinho Americano, Júlio, Murilo, Tião Martins, Geraldo e Emerson. A resenha acontece no bar do Joel, no bairro Veneza II. CARAVELAS DUELA COM USIPA Após vencer o bom time do Caratinguense por 2x1, com gols de Rodrigo e Huck, o Caravelas vai duelar com a Usipa neste sábado, às 16h30. O amistoso está confirmado para o campo “B” da Usipa. Para este compromisso, o técnico Nininha vai contar com : Fábio, Riva, Maurício, Hermínio, Vandinho, Nem Cara de Bolacha, Tur, Negão da Elétrica, Charlinho, Serginho, Paulinho, Cid, Rodrigo, Ideir e Huck. A resenha, logo após o jogo, será no bar do Hélio, alto do Caravelas, patrocinada pelo presidente Zaqueu e Michel Fernandes (Casa de Carnes Fernandes). BOLE GOLE 5.2 PEGA IPAMINAS A equipe do Bole Gole, do comendador Domingos Ferreira Neto (Netinho), pega o Ipaminas EC, do bairro Cidade Nobre, em duelo de ida das quartas de final do Campeonato Super Sênior (jogadores a partir de 52 anos). A promoção leva a assinatura da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI). O jogo está confirmado para começar às 7h50 deste domingo, no campo do Itamarati, bairro Bethânia. O técnico Netinho relacionou para este importante compromisso os jogadores: Krika, Orly, Zezinho, Afonso, Zé Maria, Joaquim, Sivanil, Nilo, Peixoto, Viola, Lingüeta, Tilau, Tarcísio, Ademir, Maciel, Oneir e João Bolinha. RODADA DO SUPER MÁSTER O Campeonato Regional de Super Máster (atletas a partir de 45 anos) tem seqüência neste domingo com a realização da última rodada da primeira fase. Às 7h40, na abertura da rodada, Atlântico x Diplomata, no campo do Nescau, bairro Ideal. Mais cinco jogos a partir das 9h10: Naque x Águia do Vale, na cidade do Naque; Vila Nova x Tiradentes, no campo do bairro Vila Formosa; Itamarati x Bole Gole, no campo do Itamarati, bairro Bethânia; Industrial de Paraíso x Industrial de Ipatinga, no campo do bairro Industrial; e Ipanema x Amigos do Renato, no campo do bairro Vila Ipanema.

Social pega o Contagem e vitória vale vaga na semi Partida é válida pela penúltima rodada da segunda fase do Mineiro; time socialino conta com o retorno do meia Daniel FABRICIANO – Depois de perder em Araxá na última rodada e deixar escapar a classificação para fase semifinal, o Social tem nova chance neste domingo contra o Contagem. A partida, marcada para começar às 11h no estádio José Flávio, em Itaúna, é válida pela penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão. No mesmo horário jogam ainda Democrata x Araxá, em Sete Lagoas. O Social lidera com nove pontos, seguido de Araxá e Democrata, com seis. O Contagem soma somente três. Para o jogo de amanhã, o time socialino conta com o retorno do meia Daniel, que volta de suspensão. Ele substituirá Renan, suspenso com três cartões amarelos. Já o la-

Divulgação

teral esquerdo Denílson será o substituto de Ivan, suspenso. O técnico do Saci, Jordan de Freitas, tem dúvida quanto à utilização do atacante Robinho. O jogador ainda sente uma contusão no tornozelo esquerdo ocorrida na derrota de 3x1 para o Araxá, no último sábado. Em caso de veto a Robinho, o ataque do socialino poderá er Gil e Luiz André. Já o meia-atacante Caio, que ainda não se recuperou de contratura muscular, continua fora de combate. Rodrigo Maranhão disputa com Conrado a vaga de Caio. A boa novidade fica por conta do retorno do zagueiro e capitão Henrique, que cumpriu suspensão diante do Araxá. Jordan de Freitas continua muito confiante em seu

O bom e experiente goleiro Rodrigo Posso é a muralha do Saci para vencer fora de casa

grupo e acredita na conquista de uma vitória fora de casa para, enfim, carimbar o passaporte para fase semifinal da competição. O provável Saci, que espera não tropeçar desta vez, deverá ser: Rodrigo Posso; Osvaldir, Henrique, Rogério e Denílson; Xandinho, Daniel, Rodrigo Maranhão e

Madisson; Gil e Luiz André. A arbitragem será de Emerson de Almeida Ferreira, com assistências de Flamarion Sócrates da Silva e Marcelo Francisco dos Reis. A delegação do Saci viaja neste sábado, às 8h, para Divinópolis, onde pernoita. No domingo pela manhã, segue para Itaúna.

Regional de Clubes Meninas do Iguaçu define os finalistas encaram Santa Cruz IPATINGA – A Copa Regional de Clubes, promoção da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), tem programada para este domingo os jogos da volta da fase semifinal da competição. O torneio é destinado a clubes de cidades vizinhas filiados à entidade com convidados locais. A grande novidade deste ano foi o retorno da Usipa afastado das temporadas oficiais desde a metade da década de 90 e o destaque fica por conta do Pingo D’água, da cidade de mesmo nome, que tem despontado como um dos favoritos ao título da temporada. Na rodada realizada no dia 16 deste mês, a equipe do

Pingo D’água bateu a Usipa, dentro dos seus domínios, por 2x1. Neste domingo, às 15h40, no estádio municipal de Pingo Dágua, o time da casa precisa somente de um empate para carimbar o passaporte de finalista da competição. O time usipense tem que ganhar com qualquer placar e forçar a decisão nos pênaltis. Pela manhã, 9h40, no estádio municipal do bairro Novo Cruzeiro, o Beira Rio, por ter vencido a primeira por 2x1, joga pelo empate para ser finalista. Já o adversário, o Sem Futuro, tem que vencer por qualquer placar e decidir a vaga nos pênaltis.

IPATINGA – A equipe feminina da Associação Esportiva e Recreativa Iguaçu inicia neste domingo a busca pelo bicampeonato mineiro quando enfrenta o Santa Cruz, em jogo de ida da fase semifinal do Campeonato Estadual de Futebol Feminino. A partida está confirmada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) para às 16h, no estádio do Santa Cruz na capital. No mesmo horário, o Atlético enfrenta o Nacional, na Vila Olímpica. O Iguaçu busca o bicampeonato tendo sido campeão em 2008 e vice em 2009 e 2010. As garotas iguaçuenses vêm de goleada esmagadora sobre o Internacional, de Betim, no último domingo, por 27 x 0, em jogo que fechou a primeira fase no estádio Jair Gonçalves, no bairro Iguaçu. A atacante Nathane e a meio-campista Priscila foram as artilheiras com

oito gols cada uma. A lateral esquerda Jéssica assinalou quatro vezes. A atacante Tatielle fez três vezes, enquanto a volante Toddy e a lateral direita Rafaela marcaram dois gols cada uma. Assim, Nathane é a principal artilheira do Estadual com 24 gols seguida de sua companheira Priscila com 22. O técnico do Iguaçu, Wadson Eller, quer suas meninas bem focadas no jogo, cumprindo suas determinações táticas, se resguardando ao máximo no setor defensivo para evitar surpresas. O provável time para enfrentar o Santa Cruz deverá ser: Sílvia, Rafaela, Fernanda, Ana Claudia e Jéssica; Jô, Amanda Caputira, Aline Guedes e Toddy; Priscila e Nathane. A arbitragem será de Igor Benevenuto, assistências de Luiz Antônio Barbosa e Mariana Nunes de Carvalho. Todos da Federação Mineira de Futebol.


jornal 29 10 2011  

Página 7 Página 5 Depois do Conselho Gestor “lavar as mãos” sobre rumos da administração, é a vez de Márcia Perozini aarmar que “não compact...

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you