Page 1

CIANO

MAGENTA

AMARELO

PRETO

DIÁRIOPOPULAR J O R N A L D E V E R D ade

Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano III - Número 1.080 - Terça-feira, 15/03/2011 - R$ 0,70

HOMICÍDIOS

Fabriciano registra 18 execuções em três meses

Número está prestes a igualar a quantidade de mortes violentas registradas durante todo o ano de 2010 A execução de Paulo César Ferreira, 33 anos, ocorrida na madrugada de domingo (13) eleva para 18 o número de assassinatos nestes primeiros três meses de 2011, ficando a apenas um óbito do número total de mortes violentas registradas em todo ano passado. Paulo foi executado com dois disparos efetuados à queima-roupa. A vítima foi atingida na parte frontal da cabeça e no pescoço, tendo o crime ocorrido entre as ruas Seis e 13 do Morro do Carmo, em Coronel Fabriciano. Assim como na maioria das execuções anteriores no Vale do Aço, o acerto de contas por dívidas de drogas seria Página 07 a motivação.

KITS

Assessoria da CMI analisa pedidos de CP O presidente da Câmara Municipal, Nardyello Rocha (PMDB), despachou nesta terça-feira (15) os cinco pedidos de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Robson Gomes (PPS). As denúncias protocoladas na Casa devem receber parecer da Assessoria Técnica até sexta (18) para serem votadas em plenário na próxima reunião ordinária, agendada para segunda (21). O jurídico analisa se os pedidos contêm os requisitos legais para serem levados à apreciação dos Página 03 vereadores.

Instituto do Inox

“Vou arrancar a cabeça dela”, diz jovem que tentou matar ex “Vou arrancar a cabeça dela e jogar dentro do posto da Polícia Militar no bairro Limoeiro”, disse o jovem F., que tentou, por duas vezes, matar a ex-namorada Luciana Patrícia Duarte. F., que acabou de completar 18 anos, foi recolhido por ordem judicial neste sábado. Ao ser preso, o rapaz afirmou que ao sair da prisão vai “terminar o serviço que não conseguiu completar por duas vezes”. Luciana, alvejada na semana passada com um tiro na nuca, deve receber alta nos próxiPágina 07 mos dias.

DEMISSÕES

EMPREENDEDORISMO - O Instituto do Inox, ligado à ArcelorMittal, abre entre os dias 17 e 25 de março, inscrições para o curso gratuito Trabalhabilidade do Inox Empreendedor. O treinamento é voltado para pessoas acima de 18 anos, com Ensino Médio completo e que tenham o objetivo de constituir uma empresa do setor de aço inoxidável. O valor da inscrição é R$ 25,00 e serão oferecidas 16 vagas. Página 04

TIMÓTEO

José Barbosa/PMI

Secretaria mudará de endereço A Secretaria de Assistência Social de Timóteo atenderá em novo endereço a partir do dia 21 deste mês. A mudança para a avenida Castelo Branco, nº 202, no Centro Sul, vai ampliar o espaço interno da secretaria e otimizar os serviços juntamente com o atendimento do Programa BolPágina 04 sa Família.

ASFALTO RECUPERADO - Técnicos da Prefeitura Municipal de Ipatinga recuperaram mais de 80 m de asfalto danificado, na avenida Cláudio Moura, no Centro da cidade. A obra contou com a retirada da massa e da base que estava danificada ao longo de mais de 20 metros da via. Muitos motoristas estavam perdendo o controle da direção do veículo quando trafegavam no trecho. Página 05

Sintserpi se reúne com o Governo hoje O Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga (Sintserpi) afirmou nesta segunda-feira (14) que permanece na incerteza quanto à apresentação de um cronograma com as demissões dos servidores em função pública. Os funcionários devem ser exonerados até o final do ano, conforme Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Executivo e o Ministério Público, em 2009. Uma reunião hoje entre o Sindicato e a PMI discutirá o cronograma das demissões dos 1029 servidores. O sindicato quer aproveitar a oportunidade para retomar a negociação da campaPágina 03 nha salarial.

www.diariopopularmg.com.br


2

utilidades

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

FRASES “Diante do estado de emergência e das incertezas decorrentes do terremoto no Japão, roga-se aos brasileiros evitar viagens àquele país até que a situação se normalize”. Comunicado do Itamaraty, emitindo alerta aos brasileiros para que evitem viajar ao Japão.

“Durante a campanha eleitoral de 2006, estive algumas vezes no escritório do senhor Durval Barbosa, a pedido dele, para receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas da campanha”. Deputada Jaqueline Roriz, filha do ex-governador Joaquim Roriz, que aparece em vídeo recebendo o dinheiro do delator do mensalão do DEM, Durval Barbosa.

“Todos os partidos têm distensões, mas o DEM tem unidade de ideias. Somos o único partido de ideário claramente liberal”. Senador José Agripino (RN), futuro presidente do DEM, numa tentativa de minimizar a crise do rompimento do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

dIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. Editora responsável Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOScO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail. com Administração e Redação Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. Oficina Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

ARTIGO

espa ç o p ú b lico

Nardyello recebe novo oficial da 2ª Companhia de Bombeiros O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PMDB), recebeu, em seu gabinete, a visita do tenente Hoberdan Inácio da Silva, que passa a pertencer à 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ipatinga. Também estiveram presentes, o superintendente geral da Câmara, Lúcio Aguiar Ferreira, o comandante da Companhia de Bombeiros, capitão Jefferson, e o soldado Eduardo. Hoberdan contou que chegou a Ipatinga nesta segundafeira (14). Ele pertencia à Companhia de Governador Valadares, onde trabalhou durante três anos. O vereador Nardyello desejou boas vindas e destacou que mais um oficial para o quadro do Corpo de Bombeiros de Ipatinga é

Cuidado, estamos respirando a morte! José de Paiva Netto(*)

fundamental. O parlamentar pontuou que, “todos os oficiais da Companhia de Ipatinga, indiferente de patente, estão 100% comprometidos

com as causas que lhes competem, tenho certeza que o tenente chegou para reforçar ainda mais este quadro porque é competente para tal”.

ARTIGO

Ô, do volante! Agora que você já pulou seu carnaval, retornou à casa e junto da família se recupera dos esforços despendidos na folia de Momo, repondo as energias e fazendo conta do quanto gastou em abadás, bebidas, porções de camarão e caranguejo, vamos falar sério, meu amigo. Você viu o levantamento dos acidentes ocorridos no feriado de carnaval? Os números são bastante expressivos, pra não dizer, alarmantes. Nas estradas federais quase duzentas pessoas mortas, mais de duas mil feridas em mais de três mil acidentes de trânsito. Se dividirmos esses números pelos correspondentes ao tempo de duração do recesso, a média é de quarenta brasileiros mortos, 400 feridos e 600 acidentes em cada um desses dias. Isso tomando como referência somente as estradas federais. E você, do volante, não tem nada a dizer? Esses dados estatísticos não mexem com sua sensibilidade, com seus nervos? Você vê o noticiário da televisão, lê esses absurdos nos jornais e consegue retomar suas atividades rotineiras, dar continuidade à sua semana, tem condição de tocar sua vida, impassível, como se nada disso tivesse a ver com você? Não acredito! Não sente o estômago embrulhado, náuseas, ânsia de vômito? Não posso conceber a ideia de que em nenhum instante você parou pra pensar no horror que essas manchetes representam. As imagens de veículos tombados, de colisões e abalroamentos mostradas no último final de semana, representam tragédias sem precedentes no seio de inúmeras famílias brasileiras. No momento em que você, do conforto da sua poltrona, é informado do saldo de mortos nas estradas brasileiras, muitos pais e mães, filhos e filhas, encontram-se trespassados pela dor da perda de seus queridos, angustiando-se, completamente mortificados pelo sofrimento, tentando explicar e entender o que não tem explicação e nem se compreende. Por que tanta violência nas estradas, meu Deus, tanta irresponsabilidade, tamanha falta de amor? Meu amigo motorista, minha amiga motorista, certamente você não deu causa direta para os resultados trágicos obtidos nas estradas federais no feriado do último carnaval. Mas será que, indiretamente, não é responsável por aquela família inteira que ficou destroçada às margens de uma rodovia? Coloque-se naquela situação, você e sua família, imagine seus objetos pessoais espalhados na pista, sua história e seus planos, tão bem calculados, pormenorizados, delineados o ano inteiro, tudo finalizado, da mesma forma que seus corpos,

Elisabeth Mendes (*)

suas vidas. Somos todos responsáveis, meu caro companheiro de estrada. Quando nos sentamos ao volante do nosso carro e não temos humildade suficiente para antes de dar partida no motor, colocar as nossas vidas e as vidas dos nossos semelhantes nas mãos do Senhor, o maior de todos os condutores, estamos sendo autossuficientes e isso nos faz culpados. Quando dirigimos como se fôssemos os donos da estrada, em velocidade acima da permitida para a via, como se por ela não trafegasse nenhum outro veículo, mas apenas nós e a nossa empáfia, nossa arrogância, nosso orgulho, estamos sendo responsáveis por todas as desgraças que ali ocorrem. Quando, ao realizarmos uma ultrapassagem, não temos a precaução, o desvelo e a atenção necessários, quando desprezamos as leis de trânsito, ultrapassando em locais proibidos, ignorando completamente os regulamentos de segurança e direção defensiva, estamos sendo algozes dos demais usuários da estrada. Quando não somos gentis, educados, ou não damos preferência e achamos que aquele que trafega conosco na estrada é “roda dura”, é “roda presa”, olhando com ira para o veículo da frente, que não anda e nem dá passagem, e criticamos a deficiência deste ou daquele motorista, reagimos com leviandade diante das situações que nos obrigam a “perder tempo” na viagem, quando temos sentimentos de superioridade, considerando-nos os azes do volante, os tais, sem espírito de generosidade e o mínimo de urbanidade, todas essas atitudes são determinantes para condenarmos nossas estradas a se tornarem verdadeiras rodovias da morte. Pensemos um pouco sobre essa triste estatística e façamos um exame de consciência. Estamos sendo motoristas dignos, que dirigem com amor e responsabilidade? Conclamo a todos vocês, homens, mulheres e, sobretudo a juventude, a mudarmos os nossos maus hábitos ao volante, substituindo-os por atitudes de respeito e cortesia. Descubramos a alegria de dirigir em perfeita harmonia com a vida, fugindo sempre dos excessos e evitando, como questão de honra e de sobrevivência, dirigir sob efeito de qualquer substância que possa alterar nossos reflexos. Vamos aprender a ser gentis nos trânsito, a sentir orgulho e contentamento em dar a preferência e em zelar pela segurança dos nossos e dos demais. Mais AMOR nas estradas, afinal, como diz o poeta, quem AMA cuida. (*) Elisabeth Mendes é funcionária pública estadual aposentada E-mail: bethmendes1@hotmail.com

Atualmente, em vastas regiões da Terra, o simples ato de respirar corresponde à abreviação da vida. Sofrimentos de origem pulmonar e alérgica crescem em progressão geométrica. Hospitais e consultórios de especialistas vivem lotados com as vítimas das mais diferentes impurezas. Abeirar-se do escapamento de um veículo é suicídio, tal a adulteração de combustível vigente por aí. Isso sem citar os motores desregulados... Quando você se aproxima, por estrada, via aérea ou marítima, de grandes centros populacionais do mundo, logo avista paisagem sitiada por oceano de gases nocivos. Crianças e idosos moram lá... Merecem respeito. No entanto, de maneira implacável, sua saúde vai sendo minada. A começar pela psíquica, porquanto as mentes humanas vêm padecendo toda espécie de pressões. Por isso, pouco adiantará cercar-se de muros cada vez mais altos, se de antemão a ameaça estiver dentro de casa, atingindo o corpo e a psicologia do ser. Em cidades praieiras, a despeito do mar, o envenenamento atmosférico avança, sem referência à contaminação das águas e das areias... O que surpreende é constituírem, muitas delas, metrópoles altamente politizadas, e só de algum tempo para cá seus habitantes na verdade despertarem para tão terrível risco. Despoluir qualquer área urbana ou rural deveria fazer parte do programa corajoso do político que realmente a amasse. Não se pode esperar que isso apenas ocorra quando se torna assunto lucrativo. Ora, nada mais proveitoso do que cuidar do cidadão, o Capital de Deus. As questões são múltiplas, mas esta é gravíssima: estamos respirando a morte. Encontramo-nos diante de um tipo de progresso que, ao mesmo tempo, espalha ruína. A nossa própria. Comprova-se a precisão urgente de ampliar em largo espectro a consciência ecológica do povo, antes que a queda de sua qualidade de vida seja irreversível. Este tem sido o desafio enfrentado por vários idealistas pragmáticos. Entretanto, por vezes, a ganância revela-se maior que a razão. O descuido no preparo de certas comunidades, para que não esterilizem o solo, mostra-se superior ao instinto de sobrevivência.(...) A poluição que chega antes — A infinidade de poluições que vêm prejudicando a vida de cada um deriva da falência moral que, de uma forma ou de outra, inferniza a todos. Viver no presente momento é administrar o perigo. Mas ainda há tempo de acolhermos a asserção de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944): “É preciso construir estradas entre os homens”. Realmente, porque cada vez menos nos estamos encontrando nos caminhos da existência como irmãos. Longe da Fraternidade, não desfrutaremos a Paz. (*) José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com


cidades

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

I PAT I N G A

Sintserpi novamente cobra cronograma de exonerações Em reunião nesta terça, Prefeitura e Sindicato discutem demissões; servidores querem reabrir negociação de campanha salarial IPATINGA – O Sindicato dos Servidores Públicos de Ipatinga (Sintserpi) afirmou nesta segunda-feira (14) que permanece na incerteza quanto à apresentação de um cronograma com as demissões dos servidores em função pública. Os funcionários devem ser exonerados até o final do ano, conforme Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o Executivo e o Ministério Público, em 2009. O documento prevê a exoneração dos contratados nesta situação entre 1995 e 2006. “Nada de concreto foi firmado com o Executivo. Não houve nenhum acordo para apresentação de cronograma de demissões. O que sabemos, informalmente, é que os servidores que foram fichados por último podem ser demitidos antes que os que possuem mais tempo de casa”, disse o secretário de Finanças do sindicato, Misael Borges. Parte da imprensa noticiou, com base nos relatos da presidente do Sintserpi, Helenir de Lima, que a Prefeitura entregaria nesta terça um cronograma com as demissões. A Prefeitura negou a informação. De acordo com a Procuradoria Geral de Ipatinga haverá reunião hoje junto ao Sintserpi, em que serão iniciadas as discussões do cronograma para as demissões dos 1029 servidores. De acordo com o

Nadieli Sathler

Os representantes do Sintserpi, Geraldo Campos e Misael Borges, se reúnem com representantes do governo hoje

sindicato, a Administração Municipal efetuou quase 180 demissões no início deste mês. CAMPANHA SALARIAL O sindicato pretende na reunião desta terça, além de reforçar o pedido do cronograma, reabrir as negociações sobre um possível índice de reajuste salarial, uma vez que em janeiro deste ano ficou acordado entre as partes que as discussões seriam retomadas. Os representantes dos trabalhadores também vão dialogar sobre a necessidade de rever o horário de funcionamento da sede do Executivo, que para economizar, só funciona na parte da tarde. “Tem muitos funcionários que possuem outros compromissos na parte da tarde. Essa decisão de mudar a jornada foi tomada sem consultar a classe. Queremos que

a Prefeitura reveja essa questão”, defendeu o sindicalista Geraldo Campos. CONCURSO PÚBLICO O TAC assinado pela Administração Municipal e o Ministério Público determina que o Executivo deve convocar e dar posse aos candidatos aprovados pelo concurso público de 2007. Segundo o Sintserpi, para os cargos de auxiliar de serviços, houve a convocação de mais de 650 aprovados. Contudo, para o cargo de vigilante, a convocação parou no 43° colocado. A validade da seleção vai até julho deste ano. “A informação que o sindicato possui é que existem 65 vagas para vigilante e a Prefeitura só convocou até o 43° colocado. Alguns desses 15 servidores que podem ser chamados são alguns funcionários que vão ser exone-

rados. O mais agravante é que um deles falta apenas dois anos para se aposentar”, contou o secretário geral Geraldo Campos. CAMPANHA SALARIAL Com novas demandas a serem apresentadas na mesa de negociação, o Sintserpi informou a necessidade de revisão na jornada de trabalho dos técnicos em segurança do trabalho e laboratório de Análises Clínicas do Hospital Municipal. “Temos servidores com jornada de quatro horas e outros com oito horas, com os mesmos salários. Outro ponto é sobre o gratificação dos servidores do Hospital Municipal, antes era 30% para todos que trabalham no horário de 19h às 7h. Somente os enfermeiros que estão recebendo o abono de 30%”, declarou Geraldo.

3

CMI

Presidente encaminha denúncias para a Assessoria Jurídica IPATINGA – O presi-

dente da Câmara Municipal, Nardyello Rocha (PMDB), despachou nesta terça-feira (15) os cinco pedidos de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Robson Gomes (PPS). As denúncias protocoladas na Casa devem receber parecer da Assessoria Técnica até sexta (18) para serem votadas em plenário na próxima reunião ordinária, agendada para segunda (21). Adalto Cunha, advogado do Legislativo, adiantou que pelo menos duas denúncias serão rejeitadas, já que não preenchem os requisitos previstos em lei (não apresentam a infração e não apontam as provas para fundamentar um pedido de CP). Conforme o decreto lei 201/67, o processo de cassação do mandato do prefeito deve ser feito através de denúncia escrita que contenha a exposição dos fatos e indicação das provas da acusação. Os pedidos que não atendem a este requisito foram feitos pelo cidadão Elianderson Lima. A lei prevê ainda a apreciação do pedido de Comissão Processante na primeira sessão após o recebimento das denúncias na Casa. “Embora o decreto lei diga que a denúncia deve ser recebida pelo voto da maioria dos presentes, essa parte não foi recepcionada pela Constituição Federal. O que vale e, é determinado pela CF, é que denúncia contra o presidente da República, governador e também prefeito deve ser recebida pelo quórum qualificado de 2/3”, explica Adalto. Assim, para instaurar a CP na Câmara, é necessário o voto de nove vereadores.

Se o pedido obtiver os votos necessários na próxima segunda-feira (18), imediatamente o presidente da Casa deve determinar o sorteio para a composição da Comissão Processante. A escolha deve respeitar a proporcionalidade e os partidos com maior representação deverão participar. TRAMITAÇÃO

“A CP tem 90 dias para executar seus trabalhos. Ela vai dar ciência ao denunciado sobre a denúncia que foi protocolada na Casa, e dará a ele um prazo de 10 dias para apresentar defesa e demonstrar que tipo de prova que ele pretende produzir”, explicou. A diferença de instrução de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Comissão Processante é que o denunciado tem que ser intimado pessoalmente. Caso ele não seja encontrado, a intimação é publicada três vezes no Diá-rio Oficial, e começa a transcorrer o prazo de 90 dias. “A CPI é uma comissão de investigação, supostas denúncias e irregularidades. A CP é fundamentada na infração que o denunciado cometeu com o indicativo de onde está a prova. Se não apresentar defesa, fica valendo o que está na denúncia. Se o pedido tiver cinco ou mais infrações, para cada uma delas é feita uma votação”, descreveu o técnico. A última CP feita na Câmara Municipal de Ipatinga foi contra o vereador Laerte Malta, em 2000. O parlamentar perdeu seu mandato após denúncias de desvio de verbas na construção da atual sede da Casa.


4

cidades

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

Instituto do inox abre inscrições para curso TIMÓTEO - O Instituto do Inox abre, entre os dias 17 e 25 de março, inscrições para o curso gratuito Trabalhabilidade do Inox Empreendedor. O Instituto do Inox é uma parceria entre a ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT). O treinamento é voltado para pessoas acima de 18 anos, com Ensino Médio completo e que tenham o objetivo de constituir uma empresa do setor de aço inoxidável. Para participar, o interessado deve efetuar seu cadastro no Instituto do Inox (Rua 38, 18A – Vila dos Técnicos – TimóteoMG) de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e 14h às 17h. O valor da inscrição é R$ 25,00 e serão oferecidas 16 vagas. DOCUMENTOS Os candidatos devem

Instituto do Inox

O curso tem a proposta de divulgar conhecimentos sobre o aço inox, suas propriedades, processos de conformação, soldagem e acabamento

levar cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, escolaridade, além

de 2 fotos 3x4. Mais informações no Instituto do Inox, telefone 3848-3967.

EMPREENDEDORISMO O curso tem como proposta proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre o aço inox, suas propriedades, processos de conformação, soldagem, acabamento, cuidados no manuseio e estocagem. O participante também terá uma visão geral do uso e aplicação do aço, além de conhecer o fluxo de produção do aço inox e despertar o espírito empreendedor. Com o início no dia 14 de abril, o Trabalhabilidade do Inox Empreeendedor será dividido em cinco módulos, totalizando em 240 horas de treinamento. Dentre as atividades a serem trabalhadas estão: aplicação do inox em artefatos, arquitetura e construção cívil, projetos industriais e comunicação visual/brindes. Também fazem parte do curso palestras sobre empreendedorismo e como constituir um negócio.

Júlio César Franco, mestre em Processo Civil e Mediação Social vai falar sobre “A Revolução do Batom”

Revolução do Batom é tema do Seminário de Mulheres TIMÓTEO - No dia 17 de março, no Escritório Central da Aperam (ArcelorMittal), em Timóteo, às 19h30, o Conselho da Mulher Empreendedora da Aciati/ CDL promovem o Seminário Mulheres, evento beneficente também aberto ao público masculino, que acontece anualmente trazendo grandes palestrantes na área de comportamento humano em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesta edição, o Conselho da Mulher traz a palestra “A Revolução do Batom”, com Júlio César Franco, mestre em Processo Civil e Mediação Social pela Uni-

versidade Estadual de Minas – MG, especializado em Psicologia Criminal, pósgraduado em Comunicação e Marketing na Universidade Cásper Líbero, de São Paulo e Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí-GO. Júlio César trabalha há mais de 14 anos com conteúdos que buscam não só aprimorar o lado profissional, mas também a realizar mudanças de atitude e comportamento. Os convites serão vendidos pelas conselheiras e também disponibilizados na sede das entidades. Informações pelo 3849-9898 (falar com Tânia).

MUDANÇA

Entidades sociais devem se adequar a resolução nacional Secretaria de Assistência FABRICIANO – A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Coronel Fabriciano informa que as entidades sociais do município têm até o próximo dia 31 de março para adequarem suas inscrições no Conselho Municipal de Assistência Social. A atualização visa a atender as determinações da Resolução 16 do Conselho Nacional de Assistência Social, de maio de 2010, que define os novos parâmetros nacionais para inscrição destas entidades e organizações nos conselhos municipais.

As principais atualizações referem-se a adequação quanto a política nacional de assistência social e a tipificação do serviço socioassistencial, que dispõe quais os serviços, programas e projetos serão desenvolvidos por cada entidade no âmbito da assistência social. “Enviamos uma convocatória e a nova resolução, solicitando a todas as entidades que tomem, em caráter de urgência, as providências necessárias para se adequarem às exigências”, explica a secretária de Assis-

tência Social da Prefeitura, Júlia Restori.

CERTIFICADO A partir do recebimento da documentação das entidades, o Conselho Municipal vai analisar as informações para envio ao Conselho Nacional. Entidades que não se adequarem à nova resolução, não receberão certificado de inscrição. Vale ressaltar que é exigido que as entidades sociais desenvolvam ação e serviços sociais de caráter contínuo. “Essa nova lógica faz com

que as inscrições das entidades tornem-se permanentes. Outro benefício é que, agora, as entidades passam a enviar, anualmente, apenas relatório de atividades e o plano de trabalho”, destaca Júlia Restori. O cadastro das entidades sociais deve ser enviado ou entregue na Secretaria Executiva do Conselho de Assistência Social, localizada na rua Duque de Caxias, nº 366 , 2º andar, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3846-7734.

Social em novo endereço TIMÓTEO - A Secretaria de Assistência Social de Timóteo atenderá em novo endereço a partir do dia 21 deste mês. A mudança para a Avenida Castelo Branco, nº 202, no Centro Sul, vai ampliar o espaço interno da secretaria e otimizar os serviços juntamente com o atendimento do Programa Bolsa Família. O prefeito Sérgio Mendes diz que a mudança da Secretaria valoriza e reconhece o empenho da equipe da Assistência Social no atendimento ao cidadão. “A equipe trabalhou muito para se adequar ao novo sistema de dados, que faz a triagem, acompanhamento e monitoramento das famílias do Programa Bolsa Família. Agora tudo é feito via internet a nível nacional”, afirma Sérgio Mendes. REFERÊNCIA A Secretaria de Assistên-

cia Social de Timóteo é referência no atendimento do Programa Bolsa Família. O município foi um dos pioneiros, em Minas, a conseguir acesso à nova versão do formulário para coleta de dados do CadÚnico, também conhecida por Versão 7.0. Para o Secretário da Assistência Social, Enéas Alves dos Reis, a mudança de endereço beneficia também a acessibilidade dos usuários oferecendo mais conforto para quem recorre ao serviço. “A casa sofreu reformas e ganhou nova pintura”, acrescenta Enéas. Apenas o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com prestação de serviços essenciais e o curso de corte e costura, continuam no prédio onde atualmente funciona a Secretaria de Saúde, na Praça 29 de Abril, Centro Sul de Timóteo.


cidades

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

5

PM de Ipatinga deve responder Procon alerta para direitos do consumidor e celebra avanços por denúncia de assédio moral DIA DO CONSUMIDOR

IPATINGA - A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu, em reunião realizada ontem (14), pedir uma representação contra os comandantes da Região da Polícia Militar de Ipatinga e do batalhão de Santana do Paraíso (Vale do Rio Doce), onde está lotado o cabo Robert Martins de Barros. O cabo estaria sofrendo assédio moral por parte de seus superiores, sendo inclusive punido com a transferência de Coronel Fabriciano para Santana do Paraíso pelo fato de ter procurado a comissão em junho de 2010 para fazer a denúncia. A representação deverá ser feita, segundo o presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), pela Procuradoria da ALMG junto ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça Militar e à Corregedoria de Polícia Militar.

ALMG

O deputado Durval Ângelo (PT): “A Assembleia Legislativa não é escala de comando. É Poder”

“Nenhum servidor público pode ser punido por litigar contra o Estado”, afirmou o deputado, demolindo a justificativa apresentada pelo batalhão de que Robert “quebrou a escala de comando” ao procurar a Comissão de Direitos Humanos. “A Assembleia Le-

gislativa não é escala de comando. É Poder”, explicitou Durval, reiterando que todo cidadão que se sentir lesado em seus direitos fundamentais tem a prerrogativa de buscar ajuda em instâncias competentes, como é a comissão, sem ser submetido a qualquer retaliação.

Prefeitura recupera asfalto na avenida Cláudio Moura

José Barbosa-ACS/PMI

IPATINGA - No último sábado (12), técnicos da Prefeitura Municipal de Ipatinga recuperaram mais de 80 m² de asfalto danificado, na avenida Cláudio Moura, na altura do posto da Localiza, no Centro da cidade. A obra contou com a retirada da massa e da base que estavam danificadas ao longo de mais de 20 metros da via e que na oportunidade foram substituídas por uma nova base compactada e de uma nova recomposição asfáltica. Muitos motoristas estavam perdendo o controle da direção do veículo quando trafegavam no trecho. De acordo com o secretário de obras, Rodrigo Sad, a determinação do prefeito é priorizar

A obra foi uma determinação do prefeito para resolver os problemas que ofereçam riscos à população

as obras que proporcionem riscos para a população. “O prefeito Robson pediu prioridade nesse tipo de obra. Com recursos próprios do município e com a

mão de obra de nossos técnicos, estamos atendendo essas obras que podem gerar algum risco para a população”, disse o secretário.

IPATINGA - O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) da Prefeitura de Ipatinga, em virtude da comemoração ao Dia Mundial do Consumidor (15 de março), reforça os trabalhos desenvolvidos em prol dos direitos dos consumidores. Em Ipatinga, o cidadão que sentir que seus direitos foram feridos pode procurar o órgão, que funciona ao lado do camelódromo, de 10h às 17h30. O objetivo é garantir que a legislação seja cumprida. HISTÓRIA O Procon Ipatinga foi instalado em 1993, em função da aprovação da Lei Municipal 1.316, onde ficou estabelecido de forma definitiva o programa de defesa do consumidor. O diretor do Procon, Gilberto Pereira, explica que o Código do Consumidor é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores. “O objetivo é garantir o direito à segurança, informação e a escolha”, avalia. O advogado lembra que o serviço está disponível à população. “Temos trabalhado para evitar constrangimentos ou prejuízos. Desta forma melhorando o mercado de consumo e estimulando o controle de qualidade dos produtos”, comenta. O direito do consumidor está garantido pela Lei 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor. Na época, em 11 de setembro de 1990, quando da promulgação da Lei, houve muitas comemorações, pois o país passou a ter sistematização das normas jurídicas de defesa do consumidor. RESULTADOS O prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) destacou o bom trabalho que vem sendo realizado pelo Procon Ipatinga, que realiza mais de 60 atendimentos por dia, sendo que pelo menos 20 acontecem via telefone ou on line, através do correio eletrônico. Além disso, 85% dos casos levados ao órgão são resolvidos, muitos deles até mesmo sem a necessidade de audiência de conciliação. Para Robson Gomes, situações resolvidas como esta mostram a importância do papel de árbitro do Procon.

“O serviço atua na busca de equilibrar a relação entre comerciantes, prestadores de serviço e consumidores”, avalia. SERVIÇO Localizado na rua Diamantina (Edifício Via Bela), 671, salas 6 a 11, o Procon Ipatinga conta atualmente com 12 servidores, que atendem ao público. Após o registro da reclamação, uma notificação é enviada em até 24 horas ao reclamado, dando-lhe um prazo de 20 dias para comparecer à audiência ou entrar em contato com o reclamante, buscando a melhor solução para o problema. O Procon atende pelo telefone (31) 3829-8444. AVANÇOS Para Gilberto Pereira, os avanços são muitos, como o reconhecimento do Código nas ruas, escolas, associações e festas da cidadania. “Tanto que o programa do Procon Ipatinga conta com palestras, orientações e até mesmo registros de reclamações. Somos presenças constantes em todas as apresentações de futebol, shows e demais eventos realizados em nossa cidade”, avalia. Para o advogado, o código estabeleceu direitos e sanções a serem aplicadas em caso de infração, além de definir os princípios para a Política Nacional das Relações de Consumo e os instrumentos do poder público. Outro avanço fundamental foi a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), regulamentado pelo Decreto nº 2.181, de 20 de março de 1997. Gilberto lembra ainda que a capacitação do grupo de servidores para o atendimento no dia a dia, treinamentos e demais eventos do Programa de Defesa do Consumidor são avanços em Ipatinga.

Procon Ipatinga em números

(Atendimentos realizados em 2010)

- Atendimentos, no órgão, por telefone e on line: 12.114; - Reclamações que geraram processos administrativos: 1.142 - Média de atendimento/dia útil: 58 - Processos pendentes para 2011: 143 - Percentual de processos resolvidos: 87,35%.


cidades

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

HOMICÍDIOS

18ª vítima é executada em Coronel Fabriciano FABRICIANO – A execução de Paulo César Ferreira, 33 anos, ocorrida na madrugada de domingo (13) eleva para 18 o número de assassinatos nestes primeiros três meses de 2011, ficando a apenas um óbito do número total de mortes violentas registradas em todo ano passado. Paulo foi executado com dois disparos efetuados à queima-roupa. A vítima foi atingida na parte frontal da cabeça e no pescoço, tendo o crime ocorrido entre as ruas Seis e 13 do Morro do Carmo, em Coronel Fabriciano. Assim como na maioria das execuções anteriores no Vale do Aço, o acerto de contas por dívidas de drogas seria a motivação. Militares de Coronel Fabriciano, com apoio da Rotam de Ipatinga, conseguiram realizar as prisões de três pessoas acusadas de envolvimento no assassinato de Paulo. I.C., R.C. e M., apontado como sendo o mandante, foram presos. De acordo com o delegado Gustavo Cecílio, há confirmação da ligação direta de I. e R. no crime. “O I. é quem teria efetuado os disparos

Todo o material estava em poder de quatro rapazes, que dormiam em uma casa em Fabriciano

Droga, armas, dinheiro e munições são apreendidos FABRICIANO – Se por um lado o índice de homicídios este ano em Coronel Fabriciano é alarmante, por outro a Polícia Militar tem intensificado as operações, dando ênfase ao trabalho de combate ao tráfico de drogas. A modalidade criminosa é apontada

após a vítima ter sido atraída por R.. Isso com base no relato de testemunhas. Em relação ao mandante, ainda não temos a certeza”, observou o delegado.

Paulo foi executado com dois tiros; estatísticas da violência crescem a cada dia em Fabriciano

NEGATIVA Os acusados negaram a autoria da execução. M. disse que não tinha motivos para tirar a vida de Paulo. “Ele

como a principal responsável pelas últimas execuções na cidade. Na manhã de ontem, quatro pessoas foram presas dentro de um imóvel localizado no bairro São Domingos. No local, foram aprendidos um revólver calibre 32 com sete munições, R$ 320, dois aparelhos celulares e um tablete

era meu amigo de infância e eu não tinha problema nenhum com ele. Estão inventando isso para me prejudicar”, defendeu-se. R. também afirmou que não tinha problemas e que foram criados juntos. O sargento Sílvio, da Rotam de Ipatinga, disse que denúncias anônimas possibilitaram à Polícia Militar identificar e prender as três pesso-

de maconha. Dentro do imóvel estavam J.V.N., 24, F.M., 25, J.S., 27, e H.B., 22. Este último estava sob condicional por crime de tráfico de drogas. J. assumiu a propriedade de todo o material. Apenas J. e F. se defenderam das acusações e negaram a propriedade da droga e arma.

as apontadas como responsáveis pela morte de Paulo. “Foi mais um crime relacionado às drogas. A gente pede aos pais que nos ajude, fiscalizando as ações dos filhos e a toda a sociedade, denunciando os traficantes e demais criminosos em seus bairros. Basta apenas ligar 181 ou 190. Não precisa de identificar”, alerta o militar. (Rodrigo Neto)

Acusado de tentar matar ex diz Três pessoas de uma mesma que irá “completar o serviço” família sofrem acidente IPATINGA – A Polícia Militar cumpriu no final da tarde do último sábado (12) a ordem judicial expedida pelo juiz Fábio Torres determinando o recolhimento do jovem F., acusado de, por duas vezes, ter tentado contra a vida da ex-namorada Luciana Patrícia Duarte, 18. Ao ser preso, o rapaz que no último dia 9 completou 18 anos de idade, afirmou que ao sair da prisão vai “terminar o serviço que não conseguiu completar por duas vezes”. “Vou arrancar a cabeça dela e jogar dentro do posto da Polícia Militar no bairro Limoeiro”, disse o jovem à equipe militar comandada pelo sargento Claudeir. Pelo fato da tentativa de homicídio ter ocorrido quando ainda era

menor, ele vai responder com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê apenas internação com prazo máximo de 3 anos. A jovem Luciana deverá ter alta da unidade II do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, nos próximos dias. No final de semana, ela foi submetida a uma cirurgia para extração do projétil que estava alojado em sua nuca. Seu estado de saúde é estável. Seu ex-namorado, inconformado com o término do relacionamento, armou-se com um revólver e atirou contra a jovem, em novembro 2009. O projétil atingiu uma moeda que a jovem carregava no bojo de seu sutiã. O objeto ainda hoje é guardado pelo pai da vítima como uma espécie de amuleto de sorte.

CARATINGA - Três ocupantes do veículo modelo Kadett, da cidade de Ipatinga, se envolveram em um acidente na estrada de acesso ao Córrego dos Bias, zona rural de Caratinga. O acidente aconteceu por volta das 18h, tendo as equipes dos bombeiros e resgate da Fervel sido acionadas para prestar socorro às vítimas. O motorista perdeu o controle na descida de uma curva, atravessou a pista e capotou em uma ribanceira de cerca de 56 metros de altura. O veículo ficou totalmente destruído e os bombeiros, que realizaram o resgate em cerca de cinco minutos, enfrentaram dificuldades devido ao difícil acesso. O carro capotou por diversas vezes e por muita sorte os três ocupantes do veículo sofreram ferimentos leves.

O condutor Altair Soares de Oliveira, de 48 anos, sofreu algumas escoriações sem gravidade. A esposa Sônia Inácio da Silva, de 45 anos, que estava sentada no banco do carona, foi resgatada com diversas escoriações pelo corpo, corte na face e uma contusão no braço direito. Já a filha do casal, Núbia Thaís Soares, de 16 anos, que estava no banco de trás, apresentava uma contusão no abdômen. A família foi encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal de Caratinga. O caminhão guincho da Fervel precisou utilizar cerca de 56 metros de cabo de aço para retirar o veículo do local do acidente. O trecho é de alta periculosidade pela falta de sinalização, curvas sinuosas e a via estreita para a passagem de veículos.

7

Assaltantes se dizem “polícia” e arrombam casa PARAÍSO – Dois assaltantes invadiram uma residência localizada na rua Simão Campos, 166, bairro Industrial, em Santana do Paraíso, e levaram medo e pânico aos moradores. De acordo com Denice Cândida de Oliveira Ramos, 61, os autores pularam o muro e gritaram que eram policiais. Em virtude da tática não ter convencido a vítima a abrir a porta, eles acabaram arrombando o imóvel. Com as mãos por debaixo das camisas, simulando estarem armados, os autores ameaçaram os moradores e fugiram levando R$ 100 e dois aparelhos celulares. No bairro Bom Retiro, rua Dom Manoel, 65, Thiago Costa de Oliveira, 21, e Adriane Alves Ferreira, 19, foram rendidos por dois assaltantes que estavam em uma motocicleta de cor verde, aparentemente Honda ML 125. O carona sacou uma arma de fogo e anunciou o assalto. Eles roubaram o aparelho celular de Adriane. Já no bairro Ideal, outro casal foi atacado por assaltantes em uma motocicleta. Eles passavam na altura do número 179 da rua Vitor Meireles, quando o carona sacou um revólver e exigiu que as vítimas passassem todo o dinheiro. Foram levados óculos de sol, um kit de maquiagem cor prata, uma pequena bolsa florida, cartões do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, uma folha de cheque, R$ 80, documentos pessoais das vítimas e do veículo Palio cinza HKH-2377, além de dois aparelhos celulares. Ninguém foi preso até o momento. TIRO O caso mais grave de assalto registrado no final de semana em Ipatinga ocorreu no bairro Bom Retiro, na rua Brás Cubas, altura do número 244. Patrick Morais de Sá, 20, acabou sendo atingido de raspão por um tiro efetuado pelo carona de uma motocicleta momentos após anunciarem um assalto. Patrick estava em companhia da namorada, que teve um cordão de ouro com pingente roubado. Patrick chegou a ser agredido fisicamente pelos autores antes de receber o disparo. A vítima soube informar apenas que os autores estavam em uma motocicleta de cor preta ou azul escura.


8

brasil

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

V I S I TA P R E S I D E N C I A L

EUA vão assinar acordo de patentes com o Brasil RIO DE JANEIRO Um acordo piloto de cooperação com o Brasil na área de patentes será assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na visita que começa no próximo fim de semana. O projeto terá duração de 12 meses ou 500 exames, “o que acontecer primeiro”, disse à Agência Brasil o presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Jorge Ávila. Se no final desse período a avaliação for positiva, o acordo entrará em vigor em caráter definitivo. O acordo permitirá ao Inpi ingressar no programa Patent Prosecution Highway (PPH), do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). Jorge Ávila explicou que este acesso evitará a duplicidade de trabalho dos escritórios dos dois países no que se refere à concessão de patentes. “Criando um ambiente onde [o registro de patentes] possa ser decidido com mais rapidez, em benefício tanto dos depositantes americanos quanto dos depositantes brasileiros e dos dois escritórios que examinam patentes: o Inpi no Brasil e o USPTO nos Estados Unidos”. Ele informou que existe um grande volu-

Barack Obama chega ao Rio dia 20, visitará o Cristo Redendor, uma comunidade carente e a Cinelândia, onde discursará

Obama fará discurso na Cinelândia RIO DE JANEIRO - O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, se reuniu ontem (14) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para acertar os detalhes da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à cidade no próximo domingo (20). Segundo nota divulgada pela prefeitura, Obama fará um discurso, aberto ao público, na Cinelândia, no Centro do Rio.

O discurso ocorrerá à tarde e terá tradução para o português. A Cinelândia é uma das praças mais tradicionais do Rio de Janeiro, ao redor da qual estão a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, além de bares e cinemas. Há informações, ainda não confirmadas pelo Consulado-Geral dos Estados Unidos no Rio, de que Barack Obama visitará uma comuni-

dade carente da cidade pacificada pela polícia e o Cristo Redentor. Desde quinta-feira passada (10) funcionários do governo norteamericano, inclusive agentes do Serviço Secreto da Casa Branca, estão no Rio de Janeiro mapeando os possíveis locais por onde passará Barack Obama. A segurança do presidente será feita pelo Serviço Secreto, em parceria com as polícias Federal e Estadual.

me de patentes depositadas no Brasil originárias dos Estados Unidos. Há, por outro lado, um interesse cada vez maior de brasileiros em terem suas patentes reconhe-

cidas também naquele país. No caso de uma patente que se origina nos Estados Unidos, o exame feito pelo escritório daquele país faz a filtragem do que não pode ser concedi-

do. “Se a patente vier a ser concedida nos Estados Unidos, ela já terá sido, provavelmente, limpa daquelas partes que não são privilegiáveis”, explicou Ávila.

CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS Processo de Licitação - Pregão nº 03/2011, do tipo menor preço por item, sob a forma de Registro de Preços, para contratação eventual e futura de empresa para aquisição de cartuchos e toners a serem utilizados, respectivamente, em impressoras a jato de tinta e laser, conforme condições constantes no Edital e seus anexos. O início do certame está previsto para as 14:00 (quatorze) horas do dia 25 de março de 2011, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Ipatinga, na praça Três Poderes, s/nº - Centro, em conformidade com a legislação vigente. O edital poderá ser adquirido na sala da Comissão de Licitação, 4º andar, telefone (31) 3829-1243, fax (31) 3829-1240, no horário de 12:00 às 17:00 horas e pelo site: www.camaraipatinga.mg.gov.br

Itamaraty pede que se evitem viagens ao Japão BRASÍLIA – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu uma nota ontem (14) pedindo aos brasileiros que evitem viagens ao Japão até que a situação no país asiático se normalize. A Região Nordeste do Japão foi atingida por um terremoto e um tsunami na última sexta-feira (11). Além disso, ainda há risco de um acidente nuclear por causa dos danos causados pelo terremoto em usinas nucleares localizadas na região devastada pelo sismo. “Diante do estado de emergência e das incertezas decorrentes do terremoto no Japão, roga-se aos brasileiros evitar viagens àquele país até que a situação se normalize”, diz a nota. Segundo o Itamaraty, cerca de 254 mil brasileiros vivem no Japão. A maioria na Região Centro-Sul do país, onde os efeitos do tremor foram de menor intensidade. Em Fukushima, onde está localizada a usina nuclear que explodiu no sábado (12), moram 383 brasileiros. Na cidade de

Sendai, uma das cidades mais afetadas pela tragédia natural, vivem 15 brasileiros, segundo dados do Ministério do Interior do Japão. O MRE informou que até o momento não há notícia de brasileiros mortos ou feridos. De acordo com o Itamaraty, a Embaixada do Brasil em Tóquio está trabalhando em regime de plantão, durante 24 horas, e solicita que pedidos de informação sejam dirigidos ao endereço eletrônico comunidade@brasemb.or.jp, em função de dificuldades de comunicação por telefone, especialmente em linhas de celular. Além disso, o Núcleo de Atendimento a Brasileiros (NAB), que está em contato com a rede consular no Japão, colocou linhas de atendimento à disposição do público: (61) 3411 6752/6753/8804 (das 8h às 20h) e (61) 3411 6456 (das 20h às 8h e fins de semana). As consultas poderão ainda ser dirigidas ao endereço eletrônico dac@itamaraty.gov.br.

Jaqueline Roriz se licencia da Câmara BRASÍLIA - A deputada Jaqueline Roriz (PMNDF) admitiu ontem, em comunicado à imprensa que recebeu recursos financeiros para a sua campanha a deputada distrital em 2006 do operador e delator do Mensalão do DEM, Durval Barbosa. “Durante a campanha eleitoral de 2006 estive algumas vezes no escritório do senhor Durval Barbosa, a pedido dele, para receber recursos financeiros para a campanha distrital, que não foram devidamente contabilizados na prestação de contas”, afirmou a deputada em nota. No mesmo documento, a deputada comunicou que, por recomenda-

ção médica, está entrando de licença na Câmara dos Deputados por cinco dias. A deputada disse, ainda, que aguarda a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o pedido dos seus advogados para tomar conhecimento completo do teor do vídeo. Na semana passada, os advogados da parlamentar entraram com petição ao relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa, do STF, pedindo acesso às fitas em que ela aparece recebendo o dinheiro. Vídeo divulgado pela imprensa mostra a deputada e seu companheiro, Manoel Neto, recebendo R$ 50 mil de Durval Barbosa, em 2006.


esporte

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

Cruzeiro fulmina Democrata e assume a liderança do Mineiro BH - O Cruzeiro aplicou uma goleada de 7 x 0 no Democrata-GV, domingo, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro e assumiu a liderança da competição estadual. Thiago Ribeiro, três vezes, Emerson, contra, e Farías, no primeiro tempo, e o estreante Ortigoza e André Dias, na segunda etapa, marcaram os gols da goleada do time cinco estrelas, que volta a campo amanhã, contra o Deportes Tolima, da Colômbia, novamente em Sete Lagoas, pela Copa Santander Libertadores. 1º TEMPO O Cruzeiro começou arrasador e, logo no primeiro minuto, Farías quase marcou, não fosse defesa do goleiro Ricardo Vilar. Mas a goleada começou a surgir aos 3 minutos, com o primeiro gol de Thiago Ribeiro. O atacante aproveitou boa jogada dos outros dois homens de frente do time e chutou colocado. Cruzeiro 1 x 0. Na sequência, o Democrata-GV chegou com perigo ao ataque, em chute forte de Ely Thadeu, que Fábio fez excelente defesa. A Raposa se refez do

O esforço da Pantera não conseguiu evitar a “sova” de 7 a 0 aplicada pelos cruzeirenses na Arena do Jacaré

susto e voltou a sufocar o adversário. Farías teve outra chance, novamente defendida por Ricardo Vilar, antes de Thiago Ribeiro marcar o segundo dele, aos 20 minutos, após saída de bola errada do Democrata-GV. Com um excelente desempenho, o time celeste continuou em busca do ataque e Thiago Ribeiro quase fez o terceiro, mas parou em outra defesa de Vilar. Farías, de letra, e Wallyson também estiveram a ponto de marcar,

mas foi novamente Thiago Ribeiro quem ampliou, aos 32, depois de jogada inteligente de Wallyson. Incansável, o Cruzeiro atropelava o adversário. Pablo tentou marcar o dele, em um chute forte que não superou Ricardo Vilar. Mas, aos 39, o volante do DemocrataGV, Emerson, marcou o quarto do Cruzeiro, contra. Dois minutos depois, o argentino Farías finalmente fez o dele, deixando a Raposa ainda mais folgada na partida. Cru-

zeiro 5 x 0. 2º TEMPO Sobrando em campo, o time da capital iniciou a segunda etapa como terminou a primeira, em cima do adversário e em busca de mais gols. Farías, aos 3 minutos, teve chance para fazer mais um, mas finalizou para fora. A equipe de Governador Valadares tentava pelo menos marcar o gol de honra e quase conseguiu, em um chute de Fernandão, para fora.

Aos 19 minutos, o paraguaio Ortigoza entrou no lugar de Wallyson, fazendo sua estreia com a camisa estrelada. Pouco tempo depois, Farías aproveitou cruzamento de Henrique, mas cabeceou para fora. Quatro minutos após entrar em campo, Ortigoza marcou o primeiro gol dele pelo Cruzeiro, se aproveitando de bate-rebate na área do adversário. Cruzeiro 6 x 0. O técnico Cuca, aos 26 minutos, fez mais duas alterações na equipe, colocando André Dias e Leandro Guerreiro nos lugares de Farías e Marquinhos Paraná. Incansável, a Raposa não diminuía o ritmo e continuava atrás de mais gols. Dudu fez boa jogada e cruzou para Ortigoza, que finalizou rapidamente e a bola saiu, com muito perigo, à esquerda do gol de Ricardo Vilar. Aos 35, o garoto Dudu fez ótima jogada pela direita e tocou para André Dias, que não titubeou e acertou um forte chute, sem chances para Ricardo Vilar. A Raposa manteve o ímpeto ofensivo, buscou uma goleada ainda maior, mas teve que se contentar mesmo com os 7 x 0.

Cruzeiro é o 2º lugar geral da Libertadores BH - Passado o primeiro turno da fase de grupos da Copa Libertadores da América, cresce nas torcidas a expectativa pelos confrontos das oitavas de final. O Superesportes fez um balanço do atual cenário da competição e simulou como ficariam os confrontos na fase mata-mata se o torneio terminasse hoje. Vale ressaltar que, entre os primeiros e segundos colocados de

todos os grupos, Internacional e Colo Colo disputaram um jogo a menos que os demais times até o momento. Por isso, para critério de classificação, foi utilizado o aproveitamento desses clubes, em vez dos pontos corridos. Em caso de campanhas iguais, a Conmebol utiliza como critério de desempate saldo de gols, gols marcados e gols marcados na casa do adversário, respectivamente.

Atualmente, o Cruzeiro é o segundo melhor primeiro colocado da Libertadores, com sete pontos e nove gols de saldo. O Libertad e o Argentinos Juniors têm a mesma pontuação, porém com saldo inferior. O líder geral da competição é o Atlético Júnior, de Barranquilla, que tem nove pontos. O Cruzeiro enfrentaria, hoje, o Colo Colo nas oitavas de final. Se passasse pelo clube chi-

leno, pegaria o vencedor do duelo entre Caracas e Internacional nas quartas de final. Veja como ficariam hoje os confrontos das oitavas: (Colo Colo e Internacional têm um jogo a menos. Para critério de classificação, portanto, foi utilizado o aproveitamento desses clubes, em vez dos pontos corridos) Atlético Júnior x Uni-

versidad Católica Cruzeiro x Colo Colo Libertad x Estudiantes Argentinos Juniors x Peñarol Cerro Porteño x América do México Godoy Cruz x San Martín Caracas x Internacional Jaguares x Grêmio (O vencedor de Cruzeiro e Colo Colo enfrentaria o vencedor de Caracas e Inter nas quartas de final).

9

Colombianos chegam com desfalques BH - O Deportes Tolima enfrentará o Cruzeiro na próxima quarta-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo Grupo 7 da Copa Libertadores, com um desfalque em sua defesa. O zagueiro Yair Arrechea sofreu uma lesão muscular durante um treinamento na semana passada e sequer veio a Belo Horizonte. Yesid Martínez e Wílmer Díaz Lucumí disputam a posição. Em relação à derrota por 3 a 1 para o Independiente Medellín no último sábado, pelo Campeonato Colombiano, quem voltará ao time é o zagueiro Julián Hurtado, que estava suspenso. Outra mudança na quarta-feira deve ser a volta do armador Elkin Murillo no posto de Jhon Hurtado, outra ausência na lista de convocados para o compromisso com o Cruzeiro. O técnico Hernán Torres deve escalar o Tolima com Anthony Silva; Gerardo Vallejo, Wilmer D. Lucumi (Martínez), Julián Hurtado e Félix Noguera; Cristian Marrugo, Diego Chara, Gustavo Bolívar e Elkin Murillo; Danny Santoya e Wilder Medina. Segundo o site oficial do clube, apenas 16 jogadores compõem o grupo em Belo Horizonte. São eles Antony Silva, Janer Serpa, Wilmer Díaz, Félix Noguera, Yesid Martínez, Gerardo Vallejo, Julián Hurtado, Hamilton Acuña, Diego Chara, Gustavo Bolívar, Crhistian Marrugo, Rafael Castillo, Elkin Murillo, Wilder Medina, Danny Santoya e Wilmer Parra. (UAI)


10

tv

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

HISTÓRIA

Em novo livro, Papa nega papel revolucionário de Jesus Em “Jesus de Nazaré, da Entrada em Jerusalém até a Ressurreição”, o sumo pontífice diz que Jesus “não vem (ao mundo) como um destruidor. Ele não vem empunhando a espada de um revolucionário”. Em vez disso, Jesus vem “com o dom da cura”, para revelar “o poder do amor”. Bento XVI afirma que, na época em que Jesus viveu, não havia separação entre política e religião, e que teria sido o próprio Jesus que estabeleceu a distância entre as duas coisas. “Naquela época as dimensões política e a religiosa eram absolutamente inseparáveis”, disse Bento XVI. “Jesus, com sua mensagem e modo de agir, inaugurou um reino não político do Messias e começou a separar uma coisa da outra.”

EXTREMISMO O livro, dividido em 9 capítulos, é a continuação do que Bento XVI escreveu em 2007, “Jesus de Na-

mente a esta imagem.” “A subversão violenta e o assassínio de outros em nome de Deus não correspondem a seu modo de ser”, escreve Bento XVI.

zaré”, e fala sobre a trajetória de Cristo desde a sua entrada em Jerusalém até sua morte e Ressurreição. Este segundo volume da vida de Jesus Cristo, segundo o papa, será lançado em 24 línguas. No Brasil, ele será publicado pela editora Planeta. No livro, Bento XVI faz referência aos extremismos religiosos, afirmando que “os terríveis resultados de uma vio-

lência motivada religiosamente estão, de modo drástico, diante dos olhos de todos nós. A violência é o instrumento preferido do anticristo, não é útil ao humanismo, mas à desumanidade”. “Toda a atividade e a mensagem de Jesus, desde as tentações no deserto, ao batismo no Jordão, ao discurso da montanha, até a parábola do juízo final, se opõem decidida-

TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO O papa afirma que a imagem de Jesus como revolucionário teve relevância na década de 1960, quando autores interpretaram a passagem da purificação do Templo como um ato de violência política. O fato de Jesus ter sido preso e justiçado seria outra prova de que foi um revolucionário, na visão de autores naquela década. “Esta tese provocou uma onda de teologias políticas e de teologias da revolução”, escreve o papa, sem citar explicitamente movimentos como a Teologia da Libertação. “Desde então, acalmou-se a onda das teologias da revolução que tentou legitimar a violência como meio para instaurar um mundo melhor.”

resumo de novelas malhação Globo, 17h20 Pedro tenta explicar para os policiais que Raquel não roubou o carro de Rique. Tereza não permite que Rique e os policiais procurem Raquel no colégio sem um mandado. Todos querem saber quem é a dançarina que distribui filipetas para o Botecão. Lorelai diz que Babi está perdendo Maicon. Rique orienta os policiais a seguir Pedro para encontrar Raquel. Pedro e Catarina levam Raquel para se abrigar na Caldeira. Duda descobre que é Josiane a pessoa que se fantasia para distribuir as filipetas. Raquel pede para Pedro passar a noite com ela na Caldeira e Catarina sofre. Maicon dá um fora em Babi. Laura tenta convencer Duda a revelar o segredo de Josiane para ganhar o concurso de Garota Primeira Opção. Pedro fica

desconcertado por estar sozinho com Raquel na Caldeira. Anita aceita o pedido de namoro de Maicon na frente de Babi, que fica arrasada. Catarina diz a Cláudia que encontrou o endereço de Jussara e pede à mãe para ir até lá. araguaia Globo, 18h15 Solano hesita em falar sobre Manuela para Rudy. Amélia enfrenta Max e chama as mulheres dos assentados para trabalhar em sua casa. Rudy garante para Solano e Padre Emílio que tem muito material sobre o tempo da guerrilha. Neca desmaia quando Madalena revela o nome da boneca de seu amigo invisível. Ruriá pergunta a Estela o que Iaru pediu para livrar Solano da maldição. Manuela junta todas as provas para reabrir o inquérito sobre a explosão da mina de

cristal. Gabriel fica intrigado com a presença de Ruriá. ti-ti-ti Globo, 19h15 Stéfany tenta provar para Adriano que Ariclenes é Valentim. Camila ouve Valquíria dizer que Luti ganhou uma bolsa de estudos em Londres. Desirée vê Stéfany armando mais um golpe contra Jorgito e decide reatar com ele. Isabel avisa a Renato que seu muro foi destruído. Thaísa e Eduardo saem em lua de mel. Thales se declara para Julinho na frente de todos. Jacques se empolga com os preparativos para o desfile. Giancarlo apoia Renato e se reaproxima do filho. Marcela discute com Luísa por causa de Renato. Adriano prepara uma cilada para Ariclenes e confirma que ele é Valentim. Para proteger Ariclenes, Gigi confronta Adriano.

insensato coração Globo, 20h50 Léo e Wanda não revelam o paradeiro de Pedro para Marina. Norma se irrita com os depoimentos de Clóvis e Cida. Cecília conta para os pais que Leila está trabalhando e estudando em Londres. Neném avisa a Zuleica que Pedro obteve o perdão judicial. Pedro fica chateado com Raul por procurá-lo em Por to Alegre. Eunice se revolta ao saber que Pedro está solto. Dorival e Haidê conversam sobre Natalie e a faxineira se preo cupa com a filha. Natalie fica deslumbrada com as atitudes de Cor tez. Norma é condenada e jura vingança contra Armando/ Léo. Irene fica satisfeita ao ouvir Pedro dizer que tentará esquecer Marina. Vinícius e Alice se conhecem na faculdade.

Horóscopo do dia Áries Mercúrio e Júpiter em seu signo simbolizam o caráter expansivo das novas ideias arianas. Momento interessante para disseminar o que pensa, mas não desconsiderando o pensamento alheio. Interesses mentais, culturais, aprendizados e viagens estão estimulados neste momento, nativo de Áries.

Libra Júpiter e Mercúrio posicionados no signo de Áries instigam a novas ideias sobre os relacionamentos. Hora de abrir a mente para as novas pessoas que representam seus novos propósitos evolutivos. Momento interessante para conhecer novas pessoas e circular em outros ambientes, nativo de Libra.

Touro Momento de muita intuição, como se fosse o prenúncio do futuro, pedindo o seu grito de libertação. Percepção de possibilidades relacionados a conhecimentos, viagens e ao que está aprendendo espiritualmente. Tende a estar mais introspectivo, pois há mesmo a refletir e a considerar, nativo de Touro.

Escorpião Ideias novas começam a surgir intuitivamente, e têm relação com um novo desenvolvimento profissional. Terá que encontrar aplicabilidade para as ideias, realizando na prática o que percebe idealmente em teoria. Cuidados com a saúde são necessários. Buscar informações é importante, escorpiano.

Gêmeos Grandes mudanças e experimentações são estimuladas pelo contato com amigos e grupos, geminiano. Energia inovadora, revolucionária e surpreendente é simbolizada pelo novo movimento de Urano. Descondicionamento de antigas situações e mudança súbita e surpreendente de sintonia com as pessoas.

Sagitário Dia em que está ressaltada uma natureza expansiva, inovadora e libertaria, sagitariano. Momento interessante para viagens, novas crenças e ideais. Nova etapa emocional se aproxima. Começa a ter ideias diferentes sobre o significado do amor e do prazer em sua vida, nativo de Sagitário.

Câncer Mercúrio e Júpiter no alto do céu canceriano indicam novas e belas ideias para o trabalho, canceriano. Momento de disseminar seus conhecimentos, de aprender coisas novas, de viajar. Favorecimento para o que é feito de forma pioneira, e baseado em novos interesses e conhecimentos.

Capricórnio Perceba a natureza expansiva e inovadora do atual momento e não tente conter as mudanças. Poderá ter que se movimentar mais, o que pode, de algum modo, lhe afastar do convivio familiar. Novas ideias e conceitos sobre o que representa família, lar e privacidade, capricorniano.

Leão Bela oportunidade de aprender coisas novas, se deixando levar pelo fascínio do conhecimento, leonino. Viagens e contatos com pessoas e locais distantes podem estimular a abertura de mentalidade. Muitas ideias, que lhe caberá em breve colocar em prática. Atitude curiosa perante o que é novo.

Aquário Momento que enfatiza novos interesses mentais e maior movimentação no cotidiano. Excelente período para aprender coisas novas, pois a mente está voltado para o que tem caráter original. Pensamento e ação acontecem quase que simultaneamente, o que pode levar a agir sem pensar, precipitando-se.

Virgem Hora de mergulhar sem medo nas transformações que são mais do que necessárias para abrir novos caminhos. Não deve cultivar a dependência de qualquer natureza, pois o momento atual pede autonomia. Hora de começar a pensar em novas alternativas financeiras, nativo de Virgem.

Peixes Novas ideias para obter recursos começam a se apresentar. Podem ser interessantes para o seu desenvolvimento. Momento em que terá que inovar com novos conhecimentos e uso de suas habilidades. Autonomia não se manifesta apenas em recursos materiais, mas em seguir as próprias ideias, pisciano.

CINE DO VALE DO AÇO

Cisne Negro (Legendado) Sala 3 - Seg. a sexta: 19h20 Sala 3 - Sábado: 17h00 - 19h20 Justin Bieber: Never Say Never (Dublado) Sala 3 - Seg. a sexta-feira: 16h30 Sala 3 - Sábado e domingo: 16h30 - 21h10 O Besouro Verde (Dublado) Sala 3 - Diariamente: 21h40 O Ritual (Legendado) Sala 1 - Seg. a sexta-feira: 16h40 - 19h00 - 21h20 Sala 1 - Sábado e domingo: 14h15 - 16h40 - 19h00 - 21h20 Rango (Dublado) Sala 2 - Seg. a sexta-feira: 16h50 - 19h10 - 21h30 Sala 2 - Sábado e domingo: 14h30 - 16h50 - 19h10 - 21h30


esporte

Diário Popular

Terça-feira, 15 de março de 2011

11

Empate deixa Tigre fora Tardelli faz despedida da zona de rebaixamento hoje na Cidade do Galo IPATINGA - Atlético e Ipatinga apenas empataram em 2 a 2, no estádio Ipatingão. Neto Berola e Renan Oliveira marcaram para o alvinegro e Alessandro e Thiago Santos fizeram os gols do time do Vale do Aço. Com a igualdade em Ipatinga, a primeira do time atleticano no Estadual, o Galo chegou a 13 pontos e ficou na terceira colocação do Campeonato Mineiro, com um jogo a menos que o segundo colocado. O Tigre chegou ao 10º lugar e deixou a zona do rebaixamento, somando três pontos. No próximo domingo, pela 7ª rodada, o adversário do Galo será o Villa Nova, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. O Ipatinga enfrenta o Avaí no próximo dia 16, às 21:00h, no Ipatingão. PRIMEIRO TEMPO Logo aos dois minutos, Ricardo Bueno sofreu falta perto da grande área e a cobrança de Richarlyson foi defendida pelo goleiro Raniere. No ataque seguinte, Zé Luis cruzou pela direita, a zaga fez o corte e a bola sobrou na entrada da área para Renan Oliveira. O meio-campista atleticano tentou encontrar Ricardo Bueno na grande área, mas o passe foi interceptado pelo zagueiro. Aos dez minutos, Sergi-

O Tigre foi para cima do Atlético e deu pouca margem de manobra ao adversário no gramado do Ipatingão

nho foi à linha de fundo pela direita e cruzou com perigo para mais um desarme da defesa do Ipatinga. Seis minutos depois, Ricardo Bueno sofreu falta na intermediária, Ricardinho levantou na área e Réver cabeceou para fora. O jogo estava bastante truncado e com poucas oportunidades de gol de ambos os lados. Aos 25 minutos, Neto Berola recebeu lançamento de Ricardinho na grande área e chutou forte para vencer o goleiro Raniere, mas o árbitro anulou o gol assinalando toque de mão do atacante alvinegro, que foi advertido com cartão amarelo. Aos 30 minutos, Zé Luis foi substituído por Toró, que logo sofreu falta na intermediária. Ricardinho fez novo levantamento para a área e a arbitragem assinalou impedimento de Réver. Aos 38, Alessandro abriu o placar

para o Ipatinga. O Galo quase empatou aos 41 minutos, depois do cruzamento rasteiro de Serginho pela direita, mas o zagueiro fez o corte antes da chegada de Ricardo Bueno. Em seguida, Leandro tabelou com Ricardinho pela esquerda, recebeu a devolução na grande área e cruzou para novo corte da zaga. SEGUNDO TEMPO O técnico Dorival Júnior promoveu duas alterações no intervalo. Ricardo Bueno e Leandro deixaram o campo para a entrada de Wesley e Jobson, respectivamente. Maioria no Ipatingão, a torcida atleticana comemorou o gol de empate do Galo logo no primeiro minuto da etapa final. No lance, Jobson tentou tabelar com Neto Berola, que pegou a sobra de

bola na entrada da área e chutou forte para empatar o jogo. Embalado pelo gol, o Atlético quase virou o placar no minuto seguinte, quando Jobson fez boa jogada na grande área e Neto Berola concluiu por cima do gol. Aos três minutos, no entanto, Thiago Santos marcou o segundo gol da equipe do Vale do Aço. O Galo tentou dar o troco no bom chute de Wesley, defendido por Raniere. Aos 23 minutos, Jobson sofreu falta na intermediária e Serginho cobrou por cima do gol. Aos 31, após grande jogada de Jobson pelo meio, Neto Berola finalizou para a grande defesa de Raniere. Logo depois, Réver recebeu passe de Wesley na grande área e deu um belo toque de calcanhar para Renan Oliveira, que tirou o goleiro e empatou a partida: 2 x 2. O Galo quase virou o placar aos 34 minutos, com Wesley, que recebeu a bola na grande área pela esquerda e carimbou o travessão. Na jogada seguinte, Jobson passou por dois marcadores na grande área e concluiu, mas a bola desviou no zagueiro. A pressão atleticana era grande. Aos 43, Serginho cruzou pela direita e Jobson finalizou para fora.

Quando chegou à Rússia, na semana passada, para se apresentar ao seu novo clube, o Anzhi, Diego Tardelli avisou que não deixaria de manter contato com a torcida atleticana e que a internet seria o seu canal predileto para o bate-papo com os alvinegros. Até agora, o goleador, ídolo dos torcedores do Galo, tem cumprido a promessa à risca. Nesse fim de semana, o atacante, que já está em Belo Ho-

rizonte (chegou na noite desse domingo) para se despedir dos companheiros e acertar detalhes de sua mudança, acionou seu twitter diversas vezes. Por volta das 20 horas desse domingo, Tardelli avisou que já estava em São Paulo, aguardando a conexão que o traria para Confins. Assim que pisou na capital paulista, o jogador quis saber qual tinha sido o placar do jogo do Atlético contra o Ipatinga.

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, ironizou o possível interesse do Fluminense pelo técnico Dorival Júnior. Segundo o dirigente atleticano, o Galo não é uma instituição de caridade e que para o clube carioca tirar o treinador de Minas Gerais terá que pagar a multa rescisória, que não é baixa. Kalil ainda destacou que o Atlético oferece uma excelente estrutura para Dorival e ainda vai buscar os reforços pedidos pela comissão técnica. “A multa do Dorival para ir embora do Atlético é muito maior do que a nossa para mandá-lo embora. Ou seja, para ir para

o Fluminense, vai ter que ter muito dinheiro. Além de trocar a melhor estrutura do Brasil. Estamos procurando nos reforçar do jeito que ele pediu, temos certeza que não é a vontade do Dorival deixar o Atlético. O Galo não é uma instituição de caridade”, alfinetou Kalil em entrevista à TV Bandeirantes. Muricy Ramalho deixou o comando do Fluminense, neste domingo, logo após o empate em 0 a 0 com o Flamengo. Um dos motivos para a saída do técnico, que é o atual campeão brasileiro, seria a falta de estrutura e condições de trabalho do time das Laranjeiras.

Kalil nega saída de Dorival Júnior

Juventus goleia Asseit/Sesi na abertura do Acesitano de Máster TIMÓTEO - A primeira rodada do Campeonato Acesitano de Máster e a quinta rodada do III Campeonato de Futebol Society mobilizaram o circuito esportivo de Timóteo no final de semana. A comunidade desportiva da cidade comemora o retorno do Campeonato de Máster este ano, após 20 anos de interrupção. A abertura oficial da competição promovida pela Liga Acesitana de Desportos aconteceu na sexta-feira (11), no estádio Joaquim Cirilo. O presidente da Liga, Adair Alberto dos Anjos, destacou a importância da volta da competição para

o incentivo ao esporte e lazer. “Estamos cumprindo uma das propostas de nossa campanha à presidência da LAD, atendendo uma antiga reivindicação dos clubes associados e dos adeptos do futebol”, comentou Adair, acrescentando que o campeonato foi viabilizado através da parceria com a Prefeitura de Timóteo. O prefeito Sérgio Mendes foi convidado para dar o pontapé inicial do certame, que passa a fazer parte do calendário desportivo da cidade. “Estamos felizes em contribuir com o desenvolvimento do esporte amador na cidade.

Queremos construir uma política esportiva e de lazer, que permita a evolução técnica dos atletas, o fortalecimento das entidades desportivas, a convivência social e promova a cidadania”, frisou o prefeito. GOLEADA O experiente time do Juventus massacrou o iniciante Asseit/Sesi com uma goleada de 6 tentos a 1. A vitória foi construída com gols de Lão (3) – atual artilheiro da competição, Osmar, Edalmo e Anderson. O gol de honra do Asseit/Sesi foi marcado pelo jogador e vereador Keis-

son Drumond, que entrou no segundo tempo, faltando 20 minutos para o encerramento da partida. Com 31 gols no total, os demais resultados da primeira rodada do Máster foram: Olaria 3 x 2 Alfa; Tubarão 3 x 1 Galácticos; Ana Moura 2 x 2 Ajax; Vila Nova 6 x 0 Palmeiras; Florestino 2 x 1 Grêmio; Cava Grande 1 x 1 Acesita. Os jogos acontecem sempre aos sábados, às 15:40h, nos campos dos clubes participantes. A tabela completa está disponível no site da LAD (www. ligaacesitana.com.br). SOCIETY No final de semana, fo-

ram disputadas as partidas da quinta rodada do Campeonato Society. Faltando duas rodadas para a classificação das oitavas de final, lideram a competição na chave A: Presbiteriana Primavera (12 pts), Batista Central (11), Quadrangular Cachoeira do Vale (7) e Presbiteriana Fabriciano (7); na Chave B: Quadrangular Santa Inês (10), Presbiteriana Cachoeira do Vale (10), Graça e Luz (9) e Quadrangular Melo Viana (9). Os resultados da rodada foram: Presbiteriana Cachoeira do Vale 3 x 5 Quadrangular Santa Inês; Presbiteriana Prima-

vera 8 x 4 Presbiteriana Fabriciano; Batista Fabriciano 0 x 3 Quadrangular Melo Viana; Quadrangular Alvorada 4 x 1 Graça e Luz; Quadrangular Cachoeira do Vale 4 x 2 Quadrangular Bom Jesus; 1ª Batista Acesita 0 x 3 Batista Central. O artilheiro da competição é Fabinho, da Presbiteriana do Primavera, com 9 gols, seguido por Luís Fernando, da Comunidade Cristã de Timóteo (CCT), com 7 gols. Os jogos são realizados aos sábados, domingos e feriados, a partir das 13:30h, no Centro Social Urbano.


CIANO

MAGENTA

AMARELO

PRETO

Jornal 15-03-2011  

HOMICÍDIOS DEMISSÕES TIMÓTEO KITS MAGENTA AMARELO PRETO Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano III - Número 1.080 - Terça-feira, 15/03/20...