Page 1


2

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

FRASES ARTIGO “Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional” Da presidente Dilma Rousseff, presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985) a uma plateia de 70 oficiais-generais das três Forças Armadas.

“Eu defendo a fidelidade partidária, porém não pode haver camisa de força para aqueles que não se sintam confortáveis em seus partidos”. Do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que recentemente anunciou sua saída do DEM para a refundação do Partido Social Democrático (PSD).

dIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. Editora responsável Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOScO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail. com ou diariopopular.comercial@ gmail.com Administração e Redação Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. Oficina Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

utilidades ARTIGO

e spa ç o p ú blic o

Coordenador do “Comida di Buteco” visita Ipatinga O prefeito de Ipatinga, Robson Gomes recebeu na tarde desta segunda-feira (4), o gastrônomo e idealizar do concurso “Comida di Buteco”, Eduardo Maya. Maya, que nos últimos dias vem cumprindo uma agenda de visitação nas 15 cidades que participarão do certame 2011, veio agradecer o apoio da Administração Municipal no evento. Este ano o evento acontece entre os dias 15 de abril e 1º de maio. No encontro, Robson Gomes estava acompanhado dos secretários de Cultura Esporte e Lazer, Ney da Mata e de Desenvolvimento Econômico, Marco Aurélio de Sena.

Mônica Andreis (*) Ana Luiza Curi Hallal (**)

ARTIGO

Sedentarismo e Obesidade: males do século XXI Américo Tângari Junior (*)

A humanidade chegou até aqui caminhando. Na verdade, deu um passo além: foi até à Lua. O fato é que, em nossa origem, éramos nômades. Para sobreviver, fazíamos longas caminhadas diárias, quando não nos deslocávamos do habitat natural, abandonado por alguma razão que deixara de propiciar as mínimas condições de vida. Íamos para outras regiões – muitas vezes longínquas, mas menos inóspitas. Milhões de anos depois evoluímos muito. Criamos tecnologia para quase todos os nossos desafios. Mas adquirimos também hábitos pouco saudáveis, muitos dos quais estão na origem dos principais males modernos. Um deles é o sedentarismo que, aliado ao consumo abundante de alimentos pouco saudáveis, está provocando uma verdadeira epidemia de obesidade, mal que é gatilho para várias doenças modernas como as cardiopatias, diabetes, a hipertensão arterial, câncer, colesterol nocivo, problemas respiratórios, renais e digestivos - para citar os mais recorrentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica a obesidade como uma epidemia, pois contabilizou mais de 300 milhões de obesos no mundo, um terço nos países em desenvolvimento. E vai além: para OMS, a obesidade está entre os dez principais problemas atuais de saúde pública internacional. No Brasil não é diferente. Segundo o Ministério da Saúde, a parcela da população cujo Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 30, considerada obesa de primeiro grau, passou de 11,4% para 13,9% em apenas três anos, entre 2006 e 2009. E a tendência é aumentar. Estima-se ainda que quatro milhões de brasileiros tenham atingido o estágio de obesidade grau três, ou mórbida, quando o IMC chega a 40. Tudo isso é preocupante. Claro, ninguém vai voltar às cavernas. Mas está cada vez evidente o equívoco que se comete quando se considera a obesidade apenas um problema estético. Não é – é questão de saúde. E é sob esta perspectiva que deve ser combatida, assim como o sedentarismo. Com bom senso, ponderação e, sobretudo, sob supervisão médica. A boa notícia é que a medicina evoluiu muito e vem, a cada ano, realizando descobertas, revendo parâmetros ultrapassados – enfim tornando acessíveis diagnósticos, métodos e protocolos que auxiliam os indivíduos a buscar uma vida mais saudável e mais longeva. Informação e moderação são aspectos cruciais nesse combate aos males do século XXI. Por exemplo, há pessoas que por razões estéticas buscam medicamentos para emagrecer como se estes fossem panacéias universais. Não há dúvida que esses recursos podem ser muito úteis para alguns indivíduos claramente diagnosticados como obesos mórbidos. Mesmo para estes, no entanto, é fundamental a informação de que a ad-

Prevenção ao tabagismo

ministração deve ser monitorada pelo médico, uma vez que pode implicar em efeitos colaterais deletérios. Tenho enfatizado que cada indivíduo é único, daí a relevância de acompanhamento constante a cada intervenção que mexa com seu organismo. Isto vale tanto para medicações como para a prática de exercícios físicos. A prevenção da obesidade é relativamente simples e consiste em equilibrar a ingestão calórica com o dispêndio energético. Se um indivíduo ingerir 3 mil calorias por dia e gastar o mesmo, manterá seu peso corporal. Se ingerir o mesmo, e despender em exercícios 1 mil calorias a mais, emagrecerá. Mas, até a recomendável prática de exercícios físicos precisa ser orientada e supervisionada por profissionais qualificados para identificar em cada indivíduo suas peculiaridades, vulnerabilidades e potenciais. Uma simples caminhada pode ter consequências indesejáveis, perversas ou inócuas, dependendo do caso, se não for bem avaliada por profissional que leve em conta os limites e características de cada pessoa que o procura. Isso não quer dizer que não existam algumas regras gerais. Por exemplo, é consenso que praticar exercícios físicos e diminuir os excessos em ocasiões naturalmente prazerosas, como os happy hours – dos quais ninguém deve se privar – são recomendações para todos. Assim como a indicação para se evitar a ingestão de alimentos com altas concentrações calóricas e ficar atento para manter o diâmetro abdominal abaixo de 90 cm. Sabe-se igualmente que a ingestão de gorduras nem sempre causa danos. Ao contrário, há as gorduras benéficas com relevantes funções fisiológicas que protegem nossos órgãos vitais e são fontes cruciais de energia, coadjuvantes das proteínas e dos carboidratos – estes com notória limitação em sua capacidade de retenção pelo organismo. Além disso, está comprovado que em torno de 4% das gorduras corporais agem para absorver choques, um espécie de escudo protetor contra traumatismos, externos e internos, e abruptas variações térmicas. Em suma, evoluímos muito desde as ancestrais cavernas até as nuvens contemporâneas da internet. Acumulamos conhecimentos que podem tornar a caminhada humana mais prazerosa e saudável. Devemos, porém, desenvolver mais uma habilidade que, se pudesse sintetizar em uma palavra, diria que é equilíbrio. Afinal, como bípedes, somos inatos nisso. Falta ampliar este atributo para todos os aspectos de nossa vida cotidiana. (*) Américo Tângari Junior é médico, especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Integra a equipe de cardiologia cirúrgica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O tabagismo é considerado como a principal causa de doenças e mortes potencialmente evitáveis. São mais de cinco milhões de mortes anualmente no mundo associadas ao uso de produtos de tabaco. A idade média de iniciação é de 15 anos e 90% dos tabagistas começa a fumar antes dos 19 anos de idade. A cada dia 100 mil jovens começam a fumar, sendo que 80% deles vivem em países em desenvolvimento. Por isto, o tabagismo é reconhecido pela OMS como uma doença pediátrica. Por iniciarem em idade precoce e tornarem-se consumidores fiéis de seu produto, uma vez que rapidamente se instala a dependência nicotínica, os jovens têm sido alvo de intensas campanhas de marketing por parte das indústrias de tabaco. Documentos internos revelados demonstram claramente o interesse por este público. No Brasil, Pesquisa Nacional sobre Saúde do Escolar (PENSE) do Ministério da Saúde e IBGE mostrou que a proporção de estudantes do Ensino Fundamental (entre 13 e 15 anos) que experimentaram cigarros em 2009 foi de 24,5%, sendo mais elevada nas escolas públicas (26,7%) do que nas privadas (18,3%). Entre as diversas iniciativas utilizadas para atrair as crianças e jovens, encontram-se o uso de aditivos visando melhorar a palatabilidade de cigarros, com o uso de sabores e aromas como menta, chocolate, baunilha, cereja, etc. Outra estratégia é o desenvolvimento de produtos com embalagens sofisticadas e atraentes, posicionadas de forma a chamar a atenção e seduzir os frequentadores dos inúmeros pontos de venda como padarias, mercados e bancas de jornais. Pesquisa realizada em São Paulo mostrou que a maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros possui, num raio de até um quilômetro, alguma escola de nível Fundamental ou Médio próxima, e mais de um terço tem faculdade nas proximidades. Em 93% dos locais, os cigarros ficam próximos do caixa, e em 83% deles, os cigarros ficam também próximos de balas, chocolates ou doces, produtos com forte apelo junto ao público infanto-juvenil. Estes dois temas, uso de aditivos e exposição de cigarros, são objeto de consultas públicas da ANVISA (números 112 e 117, de 2010), visando sua proibição e alinhamento com as diretrizes do tratado internacional do qual o Brasil é signatário, a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). O tratado conta atualmente com a adesão de 172 países e reconhece que “os cigarros e outros produtos contendo tabaco são elaborados de maneira sofisticada de modo a criar e a manter a dependência e que muitos de seus compostos e a fumaça que produzem são farmacologicamente ativos, tóxicos, mutagênicos, e cancerígenos, e que a dependência do tabaco é classificada separadamente como uma enfermidade pelas principais classificações internacionais de doenças”. Do ponto de vista de saúde pública, não existe justificativa para permitir o uso de estratégias que têm o objetivo de tornar os produtos de tabaco atraentes. A época de glamourização destes produtos passou e com o conhecimento científico atual não se pode negligenciar a leviandade de insistir em sua promoção, especialmente para jovens. É preciso identificar o cigarro pelo que de fato ele é, um produto que apesar de legalizado, é causa de dependência, adoecimento e mortes. (*) Mônica Andreis é Psicóloga, ViceDiretora da ACT – Aliança de Controle do Tabagismo (**) Ana Luiza Curi Hallal é Médica, Doutora em Saúde Pública e Consultora da ACT


cidades

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

3

SAÚDE PÚBLICA

Epidemia de conjuntivite lota Hospital Municipal Somente nos dois primeiros dias, casos da doença somaram quase 500; dois médicos foram remanejados para atender exclusivamente à situação IPATINGA – Olhos vermelhos e inchados. Muitas pessoas com óculos escuros. Essa é a visão de quem vai ao Pronto-socorro Municipal. As características são de uma doença que atualmente se tornou uma epidemia no país: a conjuntivite. Em Ipatinga, não tem sido diferente. Centenas de casos já foram registrados. Dados da direção do Hospital Municipal mostram que na última segunda-feira (4), 290 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Na terça, 180 novos casos foram reportados. E a cada dia surgem mais pessoas contaminadas.

André Almeida

Centenas de pessoas na porta do Pronto-socorro ficaram à espera de atendimento; casos de conjuntivite eram maioria

Na tarde de ontem (5), o Pronto-socorro estava repleto de pessoas com sinais da doença. Os sintomas eram os mesmos: irritação e vermelhidão nos olhos, pál-

pebras inchadas, intolerância à luz e aumento de secreção ocular. E a grande reclamação era na demora no atendimento. Algumas pessoas, que não quiseram

se identificar, disseram que chegaram ao local pela manhã e na parte da tarde não tinham sido chamadas. A Prefeitura informou que está traba-

Chuva fecha posto de saúde IPATINGA – A unidade de saúde do bairro Canaã foi interditada na manhã desta terça-feira (5) devido à forte chuva que caiu na cidade durante toda a madrugada. O grande problema foram as infiltrações, que fizeram com que a água jorrasse do teto. Quase todas as salas e consultórios foram inundados. Muitos moradores estavam no local aguardando atendimento quando a Defesa Civil desligou a energia como medida de segurança. Quem esperava na fila, precisou voltar para casa sem passar pelo especialista. A dona de casa Clara Lúcia, moradora do Canaã, foi ao posto durante a tarde para marcar uma consulta e pegar remédios de uso controla-

do. Ela não sabia da interdição. “Isso aqui foi pago por nós, com os nossos tributos”, revoltou-se, enquanto esperava, sentada, a chuva passar para ir embora. Uma solução encontrada às pressas foi destinar quatro salas da unidade de saúde do bairro Bethânia para atender à população do Canaã. Durante o dia de ontem, quem precisou de consultas teve que se dirigir ao bairro vizinho. A previsão é de que a unidade, que foi construída há dois anos, volte a funcionar nesta quarta-feira. Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, foram feitas as intervenções necessárias para acabar com o problema. De acordo com a Secretaria

A dona de casa Clara Lúcia não sabia da interdição; chuva deixou quase todas as salas inundadas

de Saúde, não houve perdas materiais de medicamentos do posto médico. A Prefeitura de Ipatinga responsabilizou a empresa que construiu a unidade pelo

ocorrido. Em nota divulgada ontem à tarde, foi informado que ela terá que solucionar o problema em definitivo e ressarcir os cofres públicos pelas despesas da reforma.

Moradores paralisam trânsito no Naque O local escolhido para o protesto foi o mesmo onde morreu, no dia 3 de março, o oficial do Registro Civil Amantino Medeiros Chaves, vítima de um acidente. De acordo com o boletim de ocorrência, o condutor do veículo que causou a fatalidade teria

A DOENÇA Doença altamente infecciosa, a conjuntivite

pode ser facilmente passada através do contato mão-olho-mão. Ao tocar áreas ou objetos contaminados, qualquer um pode se tornar a próxima vítima. A doença dura até 15 dias e neste período os cuidados com higienização devem ser redobrados. A recomendação dos especialistas é lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou com álcool gel, além de evitar coçar os olhos e manter contato muito próximo com pessoas já infectadas. A epidemia deste ano está sendo causada pelo vírus Coxsackie A 24, um enterovírus com alto poder de disseminação.

Estado não dispõe de banco de dados

br - 3 8 1

NAQUE – Manifestantes paralisaram um trecho da BR-381 na manhã de ontem (5) durante duas horas. Segundo a organização, mais de 70 pessoas participaram do movimento, que pediu agilidade no processo de duplicação da rodovia.

lhando para melhorar a situação. Segundo a assessoria de Comunicação, dois médicos foram remanejados para atender exclusivamente aos novos casos de conjuntivite. A direção do Hospital Municipal de Ipatinga informou ainda que segue os protocolos de atendimento, por isso o Pronto atendimento não tem sala separada de espera para os casos de conjuntivite. Ainda de acordo com HMI, cuidados pessoais são fundamentais para a não proliferação da doença.

ultrapassado pelo acostamento. Familiares de Amantino também estiveram na manifestação para pedir justiça. Lideranças comunitárias, políticos e membros da sociedade em geral estiveram na BR-381 para apoiar os manifestantes. Um abraço simbólico

foi dado na rodovia. O trânsito foi interrompido duas vezes por 20 minutos. A Polícia Rodoviária Federal, que iria dar cobertura ao evento, não pôde participar, pois no momento atendia a dois acidentes na mesma BR-381.

Em Minas Gerais foi notificado, até o momento, surto da doença em Santo Antônio do Grama, pertencente à Gerência Regional de Saúde de Alfenas, mas que já está sob controle. No local foram confirmados 280 casos, em fevereiro deste ano, sendo que todos os pacientes já receberam a devida assistência e já estão curados. Cabe ressaltar que os sintomas da conjuntivite nos pacientes mineiros surgiram após um velório que ocorreu na cidade, em que várias pessoas de outros municípios participaram e que uma delas, proveniente de São Paulo, apresentava quadro de conjuntivite.

Segundo a coordenadora de Oftalmologia Social da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Karen Brock, “por se tratar de uma doença que não é de notificação compulsória, a SES não dispõe de um banco de dados com notificações de casos isolados. No entanto, sabemos que, exceto no município de Santo Antônio do Grama, os casos registrados até agora no restante do Estado não estão acima do esperado, pois sempre que os municípios percebem anormalidades no número de ocorrências, as Gerências Regionais de Saúde notificam, o que ainda não ocorreu”.


4

cidades

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

H A B I TAÇ ÃO

Belo Oriente se prepara para enfrentar demanda Elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social está adiantada; no dia 26 de abril acontece audiência pública para apresentação de diagnóstico municipal BELO ORIENTE O município de Belo Oriente está em fase adiantada de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério das Cidades. Desde fevereiro estão sendo realizadas atividades e uma série de encontros com representantes da Prefeitura e da sociedade civil para apresentação do programa, que tem como objetivos fazer um diagnóstico da demanda habitacional municipal e traçar estratégias de ação para solucionar o problema. Neste mês de abril, acontecem reuniões com a participação de moradores da Sede e dos distritos de Bom Jesus do Bagre, São Sebastião de Braúnas e Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura). No próximo dia 26 de abril, está marcada uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do diagnóstico habitacional de Belo Oriente. PRIORIDADE “O PLHIS consolida a prioridade do nosso governo à questão da habitação, especialmente para as famílias de baixa renda, por meio de processos participativos e democráticos”,

Em Belo Oriente, foram feitas reuniões com a participação de moradores da Sede e dos distritos

afirma o prefeito Humberto Lopes de Assis. O termo de adesão de Belo Oriente ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), criado pelo Ministério das Cidades, foi assinado em dezembro de 2006 e abandonado na administração passada. A partir de 2009, o prefeito Humberto Lopes de Assis determinou a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social e do Conselho das Cidades. Com isso, o município passou a estar habilitado a receber recursos para elaborar e estruturar o seu plano local para suprir a demanda na área habitacional.

ETAPAS Conforme informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, o PLHIS será elaborado em três etapas, envolvendo sempre a participação direta de representantes do poder público e da sociedade civil. Na primeira, já realizada, foi montada a proposta metodológica, que estabelece as atividades a serem executadas para o desenvolvimento do plano. Na segunda, em fase de execução, será feito o diagnóstico do setor habitacional, que é o levantamento de dados e informações técnicas do município. Na terceira etapa, até o final de abril, serão elaboradas as estratégias de ação para enfrentar os problemas

identificados no diagnóstico. PARTICIPAÇÃO A secretária de Assistência Social de Belo Oriente, Márcia Rosa da Silva Lopes, ressalta a importância da participação da sociedade civil, das instituições e órgãos públicos no processo de criação do PLHIS. “Identificamos ao todo 66 entidades, empresas e órgãos governamentais com potencial para participar do plano. Esta participação tem o objetivo de subsidiar o poder público no desenvolvimento de ações, programas, projetos e serviços voltados para a política habitacional do município”, destaca.

PLHIS é articulado com a Gestão Metropolitana BELO ORIENTE - A proposta metodológica do PLHIS de Belo Oriente, elaborada pela empresa contratada Avelar Construções e Serviços Ltda., em conjunto com os agentes públicos e sociais envolvidos com a habitação, prevê uma série de levantamentos, pesquisas “in loco” e cadastros socioe-

conômicos para avaliação dos empecilhos e potencialidades do município. Após a apresentação do diagnóstico, no próximo dia 26 de abril, em audiência pública na Câmara Municipal, todo o trabalho estará voltado para a elaboração das estratégias de ação do PLHIS. A elaboração do PLHIS

de Belo Oriente está articulada com o planejamento regional proposto pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedru) e da Secretaria de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana. Neste sentido, os técnicos da

empresa contratada realizam um estudo sobre o andamento do PLHIS nos municípios do Vale do Aço. O objetivo é viabilizar soluções comuns para diminuir o déficit regional e possibilitar novas fontes de financiamentos para empreendimentos habitacionais em Belo Oriente e na região.

Aciati/CDL de Timóteo define prêmios das Campanhas 2011 TIMÓTEO - A campanha Amor em Dose Dupla promovida pela Aciati/CDl de Timóteo, que contempla o Dia das Mães e Dia dos Namorados irá sortear: 01 moto CG Fan 125CC, R$ 5.000,00 em compras (nas empresas participantes da campanha), 03 TV´s LCD 32”, além de vale compras extras dos patrocinadores da campanha. A premiação também contempla os vendedores, que receberão vale compras de R$ 250,00 nos cupons sorteados da moto e dos vale compras de R$ 5.000,00. Para os vendedores das TV´s, um vale compras de R$ 150,00. Como mais um atrativo aos seus associados, as entidades também prepararam uma promoção para os 100 primeiros associados que aderirem

às campanhas. Eles concorrerão, até o dia 28 de abril, a duas adesões de 510,00 reais. A Campanha Natal Encantado Para Todos 2011 irá sortear 01 Fiat Uno Way de 4P 0km, 02 caminhões de prêmios, 01 moto CG Fan 125CC, 01 ano de salário mínimo extra e vale compras extras dos patrocinadores da Campanha. Nas compras a partir de R$ 30,00 nas empresas credenciadas e participantes da Campanha Amor em Dose Dupla, o consumidor terá direito a R$ 10,00 de desconto na aquisição do passaporte para o FEST COUNTRY, apresentando no ato da compra o recibo e o cupom da campanha, ou seja, um desconto por compra e cupons para concorrer ao sorteio.

Cenibra premia participantes do Programa de Sugestão BELO ORIENTE – A Cenibra realiza nesta quinta-feira (7), às 20 horas, no Hotel San Diego, em Ipatinga, o jantar de confraternização com os empregados que tiveram as sugestões implantadas por meio do Programa de Sugestão Cenibra (PSC). A percepção de uma pessoa e sua sugestão pode contribuir de maneira significativa para aperfeiçoar processos e consolidar resultados operacionais. Por reconhecer a importância do

potencial criativo de seus empregados, a Cenibra mantém o PSC. O Programa incentiva a participação dos empregados na melhoria dos processos por meio de sugestões individuais. Além dos ganhos imensuráveis, as sugestões implantadas em 2010 garantiram à Empresa uma economia anual em torno de R$ 3 milhões. Desde a implantação do Programa, em 2002, foram enviadas 2.434 sugestões.


cidades

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

5

OBRAS

Cepai é transformado em “Casa do Servidor” José Barbosa-ACS/PMI

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano vai ser espaço de capacitação de servidores e conselheiros municipais IPATINGA - Dentro de 60 dias, os servidores da Prefeitura de Ipatinga e os conselheiros municipais vão receber um moderno e amplo espaço de capacitação. A administração municipal já faz planos para a inauguração das reformas do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano Giancarlo Vella, antigo Cepai, do Forquilha. Nesta obra de revitalização do Cepai, o governo do prefeito Robson Gomes da Silva (PPS) está investindo R$ 1.970.025,60, recursos obtidos junto ao governo fede-

comunitárias de Ipatinga, um fato inédito no país. A capacitação dos conselheiros integra o cronograma de ações que garantem a participação popular no nosso governo. Pensando na modernização administrativa ganha o servidor e o governo, que geram agilidade no desempenho das funções e também a população que terá um serviço de qualidade”, observou o prefeito Robson Gomes da Silva (PPS), já considerando o local como a “Casa do Servidor e do Conselheiro”.

ral por meio do financiamento do Ministério da Fazenda e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), idealizador do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM).

EQUIPAMENTOS A Prefeitura de Ipatinga está concluindo as obras do Centro de Treinamento e espera entregá-lo reformado e totalmente equipado dentro dos próximos dois meses. O que mais chama a atenção com o novo equipaJosé Barbosa-ACS/PMI

Coordenador do programa, Ricardo Coelho citou várias novidades no antigo Cepai

A reforma e ampliação do Cepai é parte do Programa de Modernização Administrativa de Ipatinga

mento é o material que está sendo utilizado para acabamento, que é de boa qualidade. Cobertura térmica e acústica, ambientes climatizados, equipamentos modernos, refeitório, sala exclusiva para capacitação em informática com acesso a internet, banheiros amplos e adaptados aos portadores de deficiência, um auditório para 60 pessoas e mais três salas para treinamentos são algumas das novidades, conforme explica Ricardo Luiz de Figueiredo Coelho, coordenador geral do programa em Ipatinga e analista de sistemas administrativos do Serviço Municipal de Dados (Dataserv).

CAPACIDADE O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano de Ipatinga terá equipe própria de servidores, com uma sede administrativa, mesmo porque o local está sendo preparado para receber cerca de 150 pessoas simultaneamente durante o período de capacitação. Todas as atividades de reforma e aquisição de mobiliários, equipamentos e veículos que compõem a infraestrutura e a logística de funcionamento do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano fazem parte do Programa de Modernização Administrativa da Prefeitura de Ipatinga, que além do PNAFM conta ainda com recursos do

Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

REVITALIZAÇÃO “A revitalização do Centro de Treinamento vai abrir espaço para a capacitação dos nossos servidores e também dos conselheiros e lideranças

EFICIÊNCIA O secretário Municipal de Administração, Osmar Andrade, informou que a Prefeitura já investiu nos cursos e treinamentos e a meta é atender os servidores de todas as secretarias. Para Lúcio Gonçalves, secretário Municipal de Planejamento, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano é um espaço adequado e de extrema importância, “uma vez que lidamos com mudanças na Legislação e precisamos atender com eficiência as demandas da população”.

Investimentos da PMI no Centro de Treinamento . Infraestrutura: R$ 1.240.425,60 . Capacitação de servidores: R$ 667.850,00 . Capacitação de conselheiros: R$ 61.750,00 . Total de recursos: R$ 1.970.025,60

FJP seleciona mestres e doutores até 26 de abril Projeto Recriando

ACS/PMT

ASSISTÊNCIA

BELO HORIZONTE - A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe até 26 de abril inscrições para Processo Seletivo de préqualificação para os cargos em comissão de recrutamento amplo de Analista de Pesquisa e Ensino I (APE I) e Analista de Pesquisa e Ensino II (APE II). O Edital nº 002/2011, que regulamenta a seleção, já está disponível no site www.fjp.mg.gov.br VAGAS Estão sendo oferecidos 12 cargos de APE I, destinados a candidatos com titulação em nível de mestrado, e 23 cargos de APE II, para candidatos em nível de doutorado. Os interessados devem ter formação acadêmica e qualificação nas áreas de Estatística, Tecnologia da Informação e Análise de Sistema, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Ci-

ências Socioambientais, Demografia, História, Geografia, Geoprocessamento, Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito Público, Gestão Pública, Relações Internacionais, Turismo e Urbanismo.

INSCRIÇÕES Para se inscrever, o candidato deverá entregar pessoalmente na sede da Fundação ou enviar por correio (Sedex, com Aviso de Recebimento) a ficha de inscrição preenchida (Anexo I, disponível no site) e currículo com os respectivos certificados comprobatórios. Para ambos os casos, o endereço de entrega/postagem é Alameda das Acácias, nº 70, 1º Andar, Sala 116-C, Divisão de Protocolo e Telefonia, bairro São Luís/Pampulha, Belo Horizonte, CEP: 31.275-150.

amplia modalidades TIMÓTEO - A Secretaria de Assistência Social de Timóteo está fazendo inscrições para as aulas de futebol, karatê, vôlei, artesanato, dança, teatro, handebol e percussão que são ministradas a alunos do Projeto Recriando. O Projeto está inserido nas ações de Proteção Básica da Assistência Social, que favorecem aproximadamente 600 jovens na faixa etária de 6 a 17 anos. Entre estes, também encontram-se crianças e adolescentes inscritos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Para participar das aulas, que são gratuitas, os jovens devem estar frequentando a escola. O objetivo do Pro-

grama é justamente oferecer atividades sócioeducativas, esportivas e culturais no período em que as crianças não estão na escola e reduzir os índices de exploração do trabalho infantil. Este ano, a novidade são as aulas de percussão, handebol e karatê, modalidades que têm atraído a atenção da garotada.

RENDIMENTO Para o secretário de Assistência Social, Enéias Alves dos Reis, é visível a melhora no rendimento dos alunos que frequentam as aulas do Recriando. “Temos várias crianças que eram dispersas e rebeldes, que com a disciplina dos exercícios físicos melhoraram o rela-

Professor ministra aula de percussão aos alunos do Recriando

cionamento em casa”, relata Enéias. O secretário conta que a afirmativa vem dos pais dos alunos que mostram-se satisfeitos com a mudança de atitude dos filhos. As aulas acontecem em 11 bairros do município e as inscrições podem ser feitas nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de cada Regional. A estratégia de diversificar ainda mais as modalidades tem como objetivo atrair maior número de inscritos. O Projeto Recriando visa

não só a retirada de crianças e adolescentes do trabalho infantil e do tempo ocioso em que passam nas ruas como o alvo da atenção é a família, que é trabalhada dentro das ações do CRAS. Para a coordenadora do Recriando, Creuza Souza Ribeiro, “além de manter as crianças na escola, também é meta do Projeto promover a inserção social dos familiares”. “A família é olhada de forma integral para que possamos alcançar um resultado melhor”, afirma Creuza.


6

cidades

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

TRIBUTOS

Marcos da Luz critica prefeitos contrários ao “ICMS Solidário” FABRICIANO - Sem citar nomes, o vereador Marcos da Luz (PT) criticou ontem os prefeitos da região que estão se colocando contrários ao ICMS Solidário, que promoveu uma redistribuição da cota-parte do imposto pertencente aos municípios. Com a nova regra, Fabriciano se viu beneficiado, enquanto Ipatinga e Timóteo tiveram perdas. “Os prefeitos estão olhando apenas para o umbigo, sem levar em consideração a necessidade de um maior equilíbrio na economia da região metropolitana. Há que se compreender que os problemas sociais existentes em Fabriciano afetam diretamente os municípios vizinhos e vice-versa. Portanto, tem que haver uma distribuição um pouco mais justa e equânime dos tributos”, salienta

ACS/CMCF

Marcos da Luz: “Tem que haver uma distribuição um pouco mais justa e equânime dos tributos”

o petista. Ele recebeu esta semana telegrama do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), autor da Lei nº 18.030/09, informando que o município de Coronel Fabriciano ganhou no 1º bimestre de 2011 R$ 176.449,20 após a entrada em vigor do ICMS Solidário, devendo este valor alcançar a cifra de

R$ 1.133.081,50 até o final do ano. Segundo o vereador, esta é uma luta de mais de 10 anos contra a desigualdade, que começa a se tornar realidade: ou seja, a desconcentração da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios, com a alteração nos critérios de sua distribuição. Com a nova Lei, Fabriciano tem um acréscimo de

11,85% no repasse do ICMS. “Se analisássemos a questão do ponto de vista constitucional, os municípios vizinhos estariam é em débito conosco e precisariam devolver-nos aquilo que receberam a mais por longos anos”, pontua, referindo-se aos 4,68% que até então eram distribuídos com base no VAF.

F órmula d e c á lcul o FABRICIANO - Dentro do princípio da repartição das receitas tributárias, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 158, IV, destinou aos municípios 25% do produto da arrecadação estadual do ICMS. Na fór-

mula de cálculo para crédito das parcelas deveria ser observada a seguinte regra de distribuição: 75% com base na proporção do VAF (Valor Adicionado Fiscal) de cada município e os outros 25% de acordo com o que dis-

puser lei estadual. Acontece que em Minas, até então, o VAF correspondia a 79,68%, ultrapassando o percentual pré-definido na CF/88, incluindo mais 4,68% no mesmo critério na chamada Lei

Robin Hood (Lei nº 13.803/00), favorecendo os municípios industrializados. A correção veio agora na modificação da legislação, beneficiando cidades a partir de outras avaliações sociais e econômicas.

Cuidado com idosos exige investimentos Docente publica artigo em Revista Brasileira de Geriatria e aponta necessidade de investimentos para cuidado com idoso FABRICIANO - Uma pesquisa realizada pela professora Maria Marta Marques de Castro Borges, do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), foi recentemente publicada pela Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Intitulado “O Cuidado do Idoso no Contexto Familiar: percepção da equipe de Saúde da Família”, o artigo tem como base a dissertação de mestrado desenvolvida pela docente, e foi publicado na edição nº 3 do periódico, que pode ser acessada em http://revista.unati.uerj.br/. PESQUISA A pesquisa foi desenvolvida como parte do programa de mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília e foi realizada na região do Vale do Aço, mais especificamente nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. De acordo com a docente, a amostra contou com a colaboração de 75 profissionais, sendo auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. “O objetivo desta publicação é apresentar a experiência no cuidado domiciliário de pessoas idosas dependentes, e as dificuldades vivenciadas para esse cuidado, a partir da percepção dos profissionais de Saúde da Família”, explica. ENVELHECIMENTO Sandra Margon, coordenadora do curso de Enfermagem do Unileste, ressalta que dados divulgados pelo IBGE já apontam que o número de pessoas idosas cresce em ritmo maior do que o número de pessoas que nascem, acarretando um conjunto de situações que modificam a

estrutura de gastos dos países em uma série de áreas. “O envelhecimento populacional torna a saúde dos idosos um importante foco de atenção. No contexto atual, a pesquisa realizada é relevante na medida em que busca direcionar o olhar dos gestores para as áreas de Geriatria e Gerontologia”, destaca. RESULTADOS Os resultados evidenciaram que o cuidado domiciliar ao idoso dependente é realizado quando o mesmo se encontra num estágio de comprometimento da capacidade funcional mais avançado. Diante dessa realidade, os profissionais ainda se sentem despreparados para esse cuidado, além de vivenciarem dificuldades como a alta demanda de atendimentos na Unidade de Saúde da Família (USF), transporte insuficiente e equipe incompleta. Maria Marta salienta que, com a pesquisa, chegou-se à identificação de uma necessidade urgente de investimento dos gestores na educação continuada da equipe de Saúde da Família na área de Geriatria e Gerontologia. “É preciso investir na organização e no apoio às equipes, garantindo sua mobilidade e acessibilidade para o cuidado domiciliar, bem como a qualificação permanente dos profissionais, para que possam efetivamente atender às necessidades dessa crescente população de idosos”, afirma a pesquisadora. A Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia é uma publicação do Centro de Referência e Documentação sobre Envelhecimento, da Universidade Aberta da Terceira Idade - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ).


cidades

Diário Popular

7

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

Posto no Caravelas sofre Menor comete assalto e dois assaltos em 15 dias depois vai para a escola Há exatos quinze dias, o posto foi assaltado mas a Polícia Militar conseguiu evitar que os bandidos fugissem IPATINGA – O posto de combustível da rede Ale situado na rua Jundiaí, 95, bairro Caravelas, foi novamente alvo de bandidos na noite de segunda-feira (4). Desta vez, os assaltantes conseguiram consumar o roubo e levaram cerca de R$ 375 do frentista que cuida do caixa. Há exatos 15 dias a Polícia Militar conseguiu evitar que o estabelecimento fosse assaltado. Durante a ação os militares prenderam em flagrante Paulo Henrique de Alcântara Menezes, 18 anos. O crime ocorreu às 6h do dia 22 de março. Os ladrões chegaram por volta das 19h30 em uma motocicleta e abordaram o frentista Marlon Gustavo Gonçalves, 26 anos. Eles perguntaram onde estava o dinheiro, ao mesmo tempo que o autor que estava na garupa da moto levantou a camisa para mostrar a arma de fogo na cintura. CELULAR, NÃO O assaltante desceu da motocicleta e foi em direção ao caixa do estabelecimento, Romário Alves Silvestre, 18 anos. Ele tomou o dinheiro que estava de posse do funcionário e ainda seu aparelho celular. Marlon, o primeiro frentista a ser abordado, contou que o assaltante pediu que ele não olhasse para ele. “Ele me

Nadieli Sathler

O posto de gasolina foi alvo de assaltantes pela segunda vez

mandou olhar para baixo e pediu para lhe entregar o celular, mas não passei, falei que o meu celular eles não iriam levar”, contou. Pela descrição dada pelas vítimas, o autor que estava de carona na moto trajava blusa de frio com capuz cor marrom e bermuda clara. Ele estaria com um revólver aparentando ser calibre 38, de cor preta. A abordagem foi tão rápida que nem mesmo outros funcionários do posto de combustível perceberam a ação dos ladrões. Os militares chegaram a apresentar um suspeito aos frentistas do esta-

Nadieli Sathler

O frentista Romário Alves foi rendido pelos assaltantes, que levaram do caixa R$ 375

belecimento, mas ele não foi reconhecido. CÂMERAS A Polícia Militar teve

acesso às imagens do circuito de câmeras. Os militares disseram que os assaltantes estavam numa motocicleta aparentando ser CG 125 Fan, cor escura. A placa do veículo estava coberta por um plástico escuro, e o condutor trajava bermuda azul. Após o crime, eles fugiram pela rua Lorena. Uma testemunha que estava abastecendo no momento da ação dos ladrões retornou ao posto dizendo aos frentistas que os autores seguiram pela avenida Colatina até atingir a avenida Londrina e sumiram ao chegarem próximo ao bairro Planalto.

Ambiental reprime caça e pesca predatória no PERD TIMÓTEO – Os militares do 3º Pelotão da Polícia Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), realizaram no último domingo (3), uma operação no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, a caça e a captura de animais da fauna silvestre. Após percorrerem uma distância de oito quilômetros entre as vegetações da mata fechada e às margens da Lagoa São José, os policiais localizaram uma arma do tipo “cotoco”, de fabricação artesanal. O instrumento é usado como armadilha para o abate de animais silvestres e foi encontrado na área de um acampamento abandonado. A guarnição também apreendeu materiais de

Polícia Militar

Polícias militares apreenderam material usado para caça e pesca predatória no Parque Estadual do Rio Doce

pesca, mantimentos como açúcar, pó de café, sal e utensílios como panelas e talheres. Ninguém foi preso durante a operação da policia ambiental.

NAQUE Na última sexta-feira

(1º), os militares do 2º Pelotão da 12ª Cia. Independente de Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito realizaram operação de combate à pesca ilegal, na região de Belo Oriente e Naque. Em Cachoeira Escu-

ra, no município de Belo Oriente, os policiais se depararam com um indivíduo, em um barco com uma tarrafa na tentativa de capturar peixes no Rio Doce. Ao avistar a equipe, o homem tentou fugir, mas acabou preso. Na casa dele, os militares encontraram 6,5 quilos de peixes, provenientes de pesca predatória realizada no dia anterior. Ele contou que comercializa todo o pescado nas redondezas. Já na cidade de Naque, os policiais encontraram 23 redes de emalhar. O dono do material afirmou não ser pescador profissional. Ele recebeu uma notificação e foi encaminhado para o Núcleo do IEF, em Timóteo.

TIMÓTEO – Um menor de 16 anos que participou de um assalto na manhã desta terça-feira (5), a uma residência na avenida Ana Moura, no bairro Alvorada, teria fugido para a escola após o crime na tentativa de criar um álibi para confundir a Polícia Militar. Segundo a vítima, eles entraram na residência encapuzados, com arma em punho e anunciaram o assalto. Após o crime eles fugiram a pé, tomando rumos diferentes. Na casa funciona um padaria, e os autores levaram R$ 80. A vítima já havia estudado com um dos autores do furto. Ele chegou a passar para a Polícia Militar informações de uma tatuagem que o adoles-

cente possui nas costas. Durante as buscas, os policiais localizaram o menor. A irmã do adolescente foi quem autorizou a entrada dos militares na residência. Durante revista no quarto de um dos autores, a PM encontrou cerca de 400 gramas de um tablete parecido com maconha. “Fomos até a escola e o menor negou que tenha praticado o roubo. Mas, ele assumiu a propriedade da droga. O adolescente aproveitou do fato dele não ser conhecido pela sociedade para cometer esse roubo, e ele tentou usar o álibi ao se deslocar para dentro da escola para parecer que ele estava estudando”, comentou o cabo Gleicer.

Rapaz recebe dois tiros que seriam para o irmão TIMÓTEO – O ajudante Leonardo Faustino Cunha, 27 anos, morador da rua Satélite, 118, bairro Novo Tempo, em Timóteo, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de segunda-feira (5). Testemunhas relataram que doais indivíduos efetuaram dois disparos de arma de fogo contra Leonardo e após o crime os autores fugiram a pé Leonardo foi socorrido ao

Hospital Vital Brazil por vizinhos. Ele relatou aos policiais militares que alguém chamou na porta de sua casa, mas quando saiu para atender, encontrou dois indivíduos. A vítima acredita que o alvo seria seu irmão, Fabiano Faustino Cunha, que sofreu uma tentativa de homicídio no último domingo (3), quando recebeu um tiro na nuca. O projétil ficou alojado no rosto, lado direito.

Assaltantes levam R$ 566 de comércio no Jardim Panorama IPATINGA – Os comerciantes Agenor Agostinho, 54 anos, e Carmem Aparecida Andrade, 45 anos, foram rendidos por dois assaltantes nesta segundafeira (4), na avenida JK, 885, Bairro Jardim Panorama. No local funciona um estabelecimento correspondente da Caixa Econômica Federal. As imagens do circuito interno de câmaras mostraram os assaltantes de arma

Seu salva vidas

de bolso.

de fogo em punho. Eles entraram, anunciaram o assalto e se dirigiram ao caixa, de onde pegaram R$ 566. Eles ainda levaram a carteira de uma das vítimas e um aparelho celular. Segundo uma testemunha, havia duas motocicletas do lado de fora do estabelecimento dando cobertura aos assaltantes, sendo uma Honda Twister na cor prata, e a outra uma Honda Titan na cor preta.

Está na hora deste papo verde amadurecer. Pesquisa inédita revela os culpados pela degradação do meio ambiente. Confira!

Já nas bancas!

15x10.indd 1

Já nas bancas!

3/24/11 6:07 PM


8

cidades

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

URGÊNCIA

Samu realizou mais de 20 mil atendimentos no ano passado José Barbosa/PMI

IPATINGA - O Ser-

viço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encerrou o ano de 2010 com a marca de 20.190 atendimentos em Ipatinga. De acordo com relatório da Prefeitura de Ipatinga, somente no primeiro semestre do ano passado foram registrados 11.020 atendimentos, sendo 9.170 no período de julho a dezembro. As orientações prestadas pela equipe médica por telefone sem a necessidade de deslocamento de unidade, atingiram o número de 5.125. TROTES

Outro ponto levantado pelo coordenador do Samu, Geraldo Martins, é a recorrente incidência de trotes telefônicos, em sua grande maioria praticada por menores. Em 2010 foram 1.531 trotes. “Alguns trotes são inofensivos, já outros requerem o envio de uma unidade e isso nos causa transtornos, pois

uma noção real do quadro clínico da vítima. Com isso iremos decidir se empregaremos uma equipe composta apenas por enfermeiros ou se é necessária a presença de médico”, esclarece Geraldo Martins. ESTRUTURA

Em 2010, o SAMU atendeu 20.190 pessoas em Ipatinga e prestou 5.125 orientações sem necessidade de deslocamento

essa unidade poderia estar sendo empenhada em uma verdadeira ocorrência”, enfatizou Geraldo fazendo um alerta aos maus intencionados que insistem nessa prática criminosa. “Mesmo que a pessoa use um telefone celular no sistema privado ou sem identificação, nós temos como identificá-lo. Caso ocorra a insistência acionamos

a Polícia Militar e isso pode ser feito inclusive se a ligação partir de um telefone público”, explica. Desde sua implantação no município, ocorrida em julho de 2004, a média diária é de 1.600 atendimentos. PERGUNTAS

Ao acionar o Samu por meio do telefone 192, o usuário é questionado pelo atenden-

te sobre a situação de momento da vítima. Se para alguns essa situação pode ser considerada incômoda, para a administração do Samu é um procedimento padrão necessário para prestar um atendimento de qualidade ao cidadão. “Esse tipo de procedimento é padronizado. É uma determinação do Ministério da Saúde. Essa triagem é necessária para termos

O Samu de Ipatinga tem sua central instalada próximo ao Pronto-Socorro Municipal, na rua Odino Gonçalves, 49, Bairro Cidade Nobre, com duas bases nos bairros Bom Retiro (Unileste-MG) e Bethânia (Unipac) e duas unidades reservas para eventos. Atualmente possui 90 profissionais diretos que prestam ser viço 24 horas por dia. As principais ocorrências registradas pelo ser viço são relacionadas a problemas cardiovasculares, quedas, acidentes de trânsito e partos. Para acionar o Samu, basta um telefonema gratuito para o número 192.

AL debate remuneração de diretores de escolas Processos inativos há mais de seis BH - Para debater a remuneração e o reposicionamento dos diretores das escolas estaduais, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública hoje (6), às 10 horas. O requerimento, do deputado Carlin Moura (PCdoB) foi apresentado após a comissão ter recebido representantes da Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg) no último dia 23. CRITÉRIO No encontro, os representantes dos diretores explicaram que a categoria pleiteia a revisão do plano de carreira, defi-

nido pela Lei 18.975, de 2010. Segundo o advogado da Adeomg, Leonardo Carneiro Assunção Vieira, antes da lei entrar em vigor, o subsídio da classe de diretores era definido mediante o critério de número de turmas da escola. De acordo com ele, a nova legislação contém um equívoco, na medida em que o critério estabelecido passa a ser o de número de alunos. Para o advogado, a nova organização não considera a complexidade com a qual a questão deveria ser tratada. “Uma turma com 12 alunos com necessidades especiais dá muito mais trabalho do que uma outra turma comum”, comentou.

DIFERENÇA Outro aspecto abordado por Leonardo Vieira refere-se à perda de referência entre a remuneração dos diretores e dos professores. O advogado explicou que a legislação atual põe fim à lógica de remuneração existente no passado, segundo a qual um diretor recebia o equivalente a dois cargos de professor de educação básica, mais 50% de gratificação por dedicação exclusiva à atividade. Para ele, a nova regra deixou os valores defasados. Na ocasião, o deputado Carlin Moura se mostrou solidário à causa dos diretores das escolas.

meses devem ser retirados até dia 11 FABRICIANO – Encerra no próximo dia 11 de abril o prazo para retirada de documentos dos processos de aprovação de Projetos, Levantamentos, Habitese e Revalidação de Alvará de Construção inativos há mais de seis meses. A informação é da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Coronel Fabriciano. Os interessados devem procurar a referida Secretaria, localizada no 2º piso do prédio da Prefeitura, na Praça Louis Ensch, 64, Centro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. Segundo a secretária de Planejamento Urbano da Prefeitura, Lusia Rabello, existem processos que fo-

ram abertos há mais de 15 anos e que não foram concluídos porque os requerentes não resolveram as pendências apontadas. “Estes processos já estão cancelados pelo não cumprimento dos prazos legais e não temos condições de armazenar tantos processos”, informa a secretária. A orientação é que interessados procurem o setor para retirada dos documentos de interesse, como cópias de título da propriedade, projetos e documentos pessoais. Após o prazo estabelecido, estes documentos serão destruídos. Mais informações podem se obtidas pelo telefone (31) 3846-7042.

PMT quer implantar Telessaúde TIMÓTEO - O prefeito Sérgio Mendes esteve reunido, em Belo Horizonte, na última segunda-feira (4) com o subsecretário de Gestão Regional da Secretaria de Estado de Saúde, Fernando Antonio Lélis. O encontro teve como objetivo buscar o credenciamento do município de Timóteo no Programa Telessaúde, que dá apoio à atenção Primária à Saúde. O Programa Nacional é uma ação do Ministério da Saúde desenvolvida em parceria com várias universidades brasileiras, no estado a parceria é feita com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). SUPORTE Em síntese, o programa consiste em usar a internet para melhor capacitar equipes de saúde da família e elevar a qualidade do atendimento básico prestado pelo SUS. Na prática, permitirá que profissionais de saúde fora dos grandes centros tenham acesso à capacitação por meio de videoconferência e a discussão de casos clínicos com especialistas de várias áreas. Em Timóteo, a implantação deverá acontecer no segundo semestre e, a princípio, o foco será dado à cardiologia. EXAMES Através do programa, assim que o paciente passar pela consulta nas unidades básicas de saúde, os dados clínicos serão enviados instantaneamente via internet para uma junta médica da UFMG que analisará os exames e dará os resultados de 20 a 30 minutos, onde os médicos terão a oportunidade de discutir os casos com um plantão de cardiologistas. “O que nós queremos com este programa é diminuir o número de encaminhamentos, o tempo de espera pelos exames e a melhoria do critério de avaliação dos testes”, enfatiza o prefeito Sérgio Mendes, que esteve acompanhado do gerente técnico da Saúde, Fabiano Moreira.


Brasil

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

DEFESA

Aos generais, Dilma diz que Brasil corrigiu seus caminhos BRASÍLIA - Para uma plateia de 70 oficiais-generais das três Forças Armadas, a presidente Dilma Rousseff, presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985), afirmou que o país “corrigiu seus próprios caminhos”, numa “evolução democrática da sociedade brasileira”. “Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional”, disse a presidente, que também é comandante-em-chefe das Forças Armadas, em cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais. DISCURSO DIRETO Foi o primeiro evento desde a sua posse no qual Dilma discursou diretamente para os militares. No discurso, a presidente não fez maiores menções ao período ditatorial no país. Também não citou um dos pontos de polêmica na sua relação com Exército, Mari-

A presidente Dilma Rousseff participa da cerimônia de apresentação dos novos oficiais-generais

nha e Aeronáutica: o projeto de lei, apoiado pelo governo, que cria a comissão da verdade, para apurar responsabilidades por torturas praticadas por agentes do Estado durante o regime militar. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados. Aos militares, e ao lado do ministro Nelson Jobim (Defesa), Dilma afirmou a importância de Forças Armadas bem equipadas e treinadas. Chegou a citar o pré-sal como um dos novos desafios

C O P A d o mund o 2 0 1 4

para os militares. DISCURSO E PRÁTICA “O Brasil precisará de Forças Armadas equipadas, treinadas e modernas”, discursou a presidente. “A Defesa não pode ser considerada elemento menor da agenda nacional.” No entanto, os movimentos do governo Dilma nestes três primeiros meses de governo não sinalizam nessa direção. O Ministério da Defesa foi um dos mais atingidos

pelo corte determinado pela equipe econômica no Orçamento deste ano. A tesoura na pasta de Jobim pode chegar a R$ 4,38 bilhões. Em seu discurso aos oficiais-generais, Dilma ainda falou na necessidade de uma “força de dissuasão convincente”. Contudo, um dos efeitos do corte foi justamente o adiamento, para 2012, da definição acerca da compra de 36 novos caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

OSCIPS

Presidente apressará PF prende 16 pessoas a execução das obras na Operação Déjà-Vu 2 BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse ontem (5) na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados que a presidente da República, Dilma Rousseff, chamará os prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e os respectivos governadores para uma conversa sobre o andamento das obras para a competição. Segundo Silva, a reunião deve acontecer após a viagem da presidente à China, entre os dias 12 e 15 de abril. “Dilma também anunciará inovações no sistema aeroportuário”, adiantou ele.

O ministro disse que as obras são motivo de preocupação. Segundo ele, “70% dos projetos e 85% dos recursos [previstos] são de obras que devem começar em 2011”. Silva disse que o compromisso com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) é concluir todos os estádios até dezembro de 2012. As 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

CURITIBA – Dezesseis pessoas foram presas pela Polícia Federal na manhã de ontem (5), durante a Operação Déjà-Vu 2, feita em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal. A operação ocorreu em Curitiba, em outras cidades do Paraná, e nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso e Acre, além do Distrito Federal. Os presos são acusados de integrar uma quadrilha que desviava recursos públicos por meio de contratos firmados entre prefeituras paranaenses e organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

PRISÕES Só em Curitiba, 11 pessoas foram presas. Ao todo, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 33 ações de busca e apreensão. Segundo o agente da PF Marcos Koren, as fraudes investigadas ocorriam em duas organizações com sede no Paraná – a Adesobras e Ibidec – que desviavam os recursos recebidos em favor dos dirigentes, além de beneficiar terceiros. Koren disse que, durante as investigações, foram descobertas parcerias entre uma das Oscips, o Ministério da Justiça e o município de Itaipulândia, que envolviam recursos da ordem de R$ 3,44 milhões.

9

CUSTO DE VIDA

Cesta básica fica mais cara em 14 capitais SÃO PAULO - Os alimentos considerados essenciais na mesa do brasileiro ficaram mais caros, em março, em 14 das 17 capitais onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realiza pesquisa mensal. A maior elevação (6,19%) foi constatada em Natal, onde para comprar os 13 produtos da cesta básica o consumidor teve de desembolsar R$ 234,85. A segunda maior elevação (4,90%) ocorreu em Salvador, onde a cesta aumentou para R$ 220,75, e a terceira, em Vitória (4,88%), onde os consumidores pagaram R$ 258,32. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro, com aumento de 4,33% e custo de R$ 259,80, e Florianópolis, com alta de 3,65% e valor de R$ 250,28. MAIS CARA Em São Paulo, a correção foi de 2,45%. A capital paulista continua sendo a localidade que tem o custo mais elevado (R$ 267,58). Na sequência da lista das cestas mais caras aparecem Porto Alegre, com alta de 1,80% e valor de R$ 261,13. Na outra extremidade, Aracaju é a que tem o menor valor (R$ 192,35), com reajuste de 0,89%. QUEDA As três capitais em que

o valor da cesta básica caiu são Recife (-0,77%), passando para R$ 209,77; Manaus (-0,54%); para R$ 251,38, e Brasília (-0,05%), para R$ 250,35. Com as correções médias verificadas, houve aumento na projeção sobre o salário ideal que o trabalhador deveria receber para suprir as necessidades básicas da família. O valor estimado passou de R$ 2.194,94, em fevereiro, para R$ 2.247,94, em março, o equivalente a 4,12 vezes o salário mínimo em vigor (R$ 545). Em março do ano passado, o ganho avaliado pela entidade era de R$ 2.159,65, correspondente a 4,23 vezes o salário mínimo oficial naquele período (R$ 510,00). VILÕES No acumulado de 12 meses, todas as capitais pesquisadas apresentaram aumentos de preços com destaque para Fortaleza (19,99%); Natal (17,93%), Goiânia (17,22%); Vitória (11,23%) e Belo Horizonte (10,87%). Entre os produtos, os grandes vilões do custo da cesta básica foram a batata, que aumentou em todas as capitais do Centro-Sul; o café, cujo preço subiu em 16; o óleo de soja, que ficou mais caro em 15 cidades, e o tomate, que teve reajuste em 14.

O aumento da cesta básica revela o aumento do custo de vida: em alguns estados, consumidor teve que desembolsar R$ 234,85


10

tv

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011 Reuters

A atriz Angelina Jolie em visita a uma mulher líbia refugiada na fronteira com a Tunísia

Jolie pede ajuda para refugiados da Líbia A atriz e embaixadora da boa vontade da ONU Angelina Jolie fez um apelo nesta terça-feira à comunidade internacional pedindo por ajuda às pessoas que estão fugindo do conflito na Líbia e por maior assistência a quem permanece no país. Jolie, que é embaixadora do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), visitou a fronteira da Líbia com a Tunísia. Segundo ela, pessoas que deixaram recentemente a Líbia contaram so-

bre os intensos conflitos, agressões e saques. Mais de 400 mil pessoas escaparam da Líbia para Tunísia, Egito, Níger, Argélia, Chade e Sudão desde fevereiro, quando os rebeldes iniciaram uma ofensiva contra o líder Muammar Gaddafi. Mais da metade dos fugitivos foi para a Tunísia. “A comunidade internacional foi bem em reforçar os esforços de assistência da Tunísia. Mas com duas mil pessoas ainda cruzando a fronteira por dia,

não podemos deixar o financiamento baixar e precisamos manter o ritmo”, disse Jolie em comunicado do Acnur. A atriz também pediu por medidas que permitam que a ONU e ONGs entrem na Líbia para distribuir ajuda imediata, incluindo comida e medicamentos. No fim de fevereiro, instalações temporárias foram erguidas 7 quilômetros dentro da Tunísia para servir de abrigo aos refugiados da Líbia. O Acnur e a

Organização Internacional de Migração (OIM) organizaram expedições aéreas para retirar pessoas. O Acnur disse que a fundação Jolie-Pitt, da atriz com o marido Brad Pitt, cobriu os custos de um voo para 177 pessoas e comprou uma ambulância para ajudar a Tunísia a receber os refugiados. “As pessoas estão esperando aqui, com pouca esperança, sem poder voltar para casa e sem saber o que vai acontecer”, disse Jolie.

Horóscopo do dia Áries Os aprendizados mais importantes agora ocorrem por meio das ações, nativo de Áries. Autoconfiança para trilhar novos caminhos. Oportunidades de ampliar os horizontes. Momento importante para conhecimentos, viagens e para dar um novo sentido a sua vida.

Libra A conjunção entre Sol e Júpiter no signo de Áries favorece a expansão nos relacionamentos librianos. Se lida com clientela, poderá aumentá-la. Ensinamentos sobre a arte de se relacionar. Possibilidade de lidar com assuntos jurídicos, educacionais ou relativos a viagens.

Touro Muitas coisas estão ocorrendo interiormente e são a semente de uma nova vida, taurino. Aprendizados espirituais sobre o que é fator de crescimento. Acontecimentos nos bastidores. Momento de preparação a uma nova etapa de desenvolvimento. Auxílio providencial.

Escorpião Dia que favorece a percepção dos conhecimentos que levam à expansão no trabalho. Quer fazer mais e melhor, escorpiano? Viagens podem fazer parte do trabalho. Busca de um novo sentido e significado para as suas atividades e interesses, nativo de Escorpião.

Gêmeos Excelentes oportunidades de crescimento, vinculadas às amizades e aos grupos, geminiano. Favorecimento para estudos, cursos, viagens e tudo o que expanda os seus horizontes. Percepção dos rumos, metas e esperanças afinadas com o futuro. Intuição, ensinamentos.

Sagitário Júpiter, o planeta regente sagitariano, está conjunto ao Sol, indicando expansão. Energia de conquista, de aventura, de expansão. Mas evite exageros e mau julgamento das situações. Crescimento associado a novas experiências emocionais. Viagens, estudos.

Câncer Excelente momento para o progresso profissional, se você ousar novas atitudes e atividades. Período que ressalta o seu caráter pioneiro, de desbravador, de iniciador, canceriano. Um dia promissor, em que você pode obter benefícios e se expandir. Crescimento.

Capricórnio É possível que os capricornianos se sintam mais cidadãos do mundo e queiram viajar. Percepção de que o mais importante crescimento é interior. Ampliação da noção de lar. Importantes ensinamentos emocionais. Questionamentos sobre a cultura em que vive, capricorniano.

Leão O Sol, regente leonino, está conjunto à Júpiter sinalizando ímpeto expansionista. Progresso associado à inovação e ao pioneirismo. Oportunidades em estudos e viagens. Experiências e ensinamentos importantes. Não se ache o único dono da verdade, leonino.

Aquário Acesso a poderosos recursos internos. Dia que valoriza questões familiares. Momento em que você percebe como os acontecimentos coletivos estão impactando a sua vida. Atenção com o que diz e o que faz, aquariano. Terá que repensar algumas questões.

Virgem Oportunidades de negócios. Mas evite excessos que possam comprometer as finanças. Pessoas com quem você se relaciona podem estar numa fase de mudanças e de crescimento. Poderá lidar com assuntos relativos a heranças ou a recursos de terceiros, nativo de Virgem.

Peixes Momento que favorece o trabalho, com a consciência dos seus potenciais e talentos. Realizações que envolvem amigos, grupos e empresas estão hoje fortalecidas, nativo de Peixes. Energia produtiva e criativa. Mas cuidado com atitudes impensadas, ao calor do momento.

r e sum o d e n o v e las malhação Globo, 17h20 Lorelai apresenta Theo a Railda. Maicon fica irritado ao falar com Milton sobre Babi. Pedro ameaça terminar seu namoro com Raquel se ela não voltar a tomar sua medicação. Farnel diz a Maicon que ele terá que fazer aulas de ioga para aprender a controlar seu temperamento. Railda pega um copo que Theo usou para fazer um exame de DNA. Milena surpreende Obama ao afirmar que ele é a pessoa ideal para ela. Catarina teme que Duda use medicamentos para emagrecer e conversa com a irmã. Duda defende Josiane da implicância de Lúcio e Marcos. Depois de mais uma expulsão de jogo, Maicon aceita fazer aulas de ioga para se acalmar. A produtora da agência de modelos humilha Josiane ao ver as fotos que ela tirou com Duda. Rogério convida Pedro para fazer um teste para uma campanha, mas ele se nega a seguir a carreira de modelo. araguaia Globo, 18h15 Mamed sofre por não encontrar uma esposa e decide deixar Girassol. Surge a suspeita de que um descampado nas terras de Max seja um cemité-

rio clandestino. Solano fica arrasado ao ver Manuela e Rudy se beijando. Rudy chama Geraldo e alguns assentados para ajudar na escavação do cemitério. Terezinha fica ressabiada quando Dora não conta o que Padre Emílio foi fazer em Juruanã. Fred tenta disfarçar os ciúmes que sente de Janaína. Gabriel encontra uma evidência e a entrega para Geraldo. Max aparece com Ruriá no local da escavação e avisa que se trata de um cemitério indígena. Padre Emílio é recepcionado pelas crianças com uma festa em agradecimento pela adoção. Mamed se despede de todos em Girassol. Jamila chega à cidade com roupas típicas árabes e Neca e Pimpinela correm atrás de Mamed. A cidade de Girassol vai ao show da dupla Zezé di Camargo & Luciano. Max vai à casa de espetáculos e faz ameaças para toda a cidade. Estela lê a mensagem que Apoena ditou para Madalena. morde e assopra Globo, 19h15 A transformação de Élcio termina e Augusta o batiza de Elaine. Júlia briga com Abner e provoca uma confusão no jantar. Minerva humilha Dulce e a expulsa da praça. Júlia

esquece o laptop na casa de Abner e Tonica o encontra. Keiko decide aceitar a proposta de Tieko para se casar com Akira. Salomé insinua que Abner e Júlia tiveram uma briga de namorados e Celeste se aborrece. Guilherme acorda no hotel com Márcia e diz que quer se casar com ela. Dulce conta para Guilherme que foi proibida de vender suas cocadas na praça por Minerva e Alice. Zariguim comenta com Naomi que um rapaz escondido a ouviu tocando piano. Naomi revela que gostaria de ser tratada como gente e Ícaro ouve. Leandro vai à casa de Ícaro oferecer seu serviço de jardineiro. Raquel conta que Dulce foi proibida de trabalhar na praça e sugere que Abner chame Aquiles para defendê-la. Oséas faz as pazes com Fernando e pede que ele conduza Lavínia até o altar no dia do seu casamento. Lara apresenta Elaine/Élcio para o pai e Eliseu fica fascinado pela empregada. Alice procura Guilherme no consultório. Abner leva Aquiles para falar com Dulce no hotel e encontra Júlia. insensato coração Globo, 20h50 Wanda se emociona ao falar com

Léo, que tenta consolar a mãe. Natalie estipula um prazo para Cortez se separar de Clarice. Raul incentiva Pedro a procurar Marina. Cortez diz a Wagner que vai fazer com que Natalie desista do relacionamento com ele. Natalie afirma a Roni que vai fazer de tudo para se casar com Cortez. Clarice garante a Gilda que faria qualquer coisa para manter o seu casamento. Pedro decide ligar para Marina, mas fica decepcionado ao saber que ela está fora do país. Douglas conta que foi enganado por Bibi e Matilde fica furiosa. Eduardo revela para Paula que não é um alto executivo do Grupo Drumond. Bibi procura Douglas e Haidê a expulsa de sua casa. Teodoro pede para passar um fim de semana com Gisela. Zoraide conta para Norma que Araci tem um tesouro esperando por ela fora da penitenciária. Léo mente para Wanda ao falar sobre seu novo emprego. Carmem conversa com Sueli sobre Léo. Alice convence Carol a convidar André para jantar. Norma pensa em sua vingança. Carmem avisa que vai tirar seu dinheiro da indenização e Léo se anima.

C I N E D O V A L E D O A ÇO

As Mães de Chico Xavier (Nacional) Sala 2 - Seg. a quinta-feira: 16h40 - 19h00 - 21h20 Sala 2 - Sábado e domingo: 14h20 - 16h40 - 19h00 21h20 Sucker Punch - Mundo Surreal (Legendado) Sala 3 - Seg. a sexta-feira: 19h15 Sala 3 - Sábado e domingo: 14h45 - 19h15 Bruna Surfistinha (Nacional) Sala 3 - Diariamente: 17h00 - 21h30


Cultura

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

SALÃO DO LIVRO

Paulinho Pedra Azul e Márcio Borges em mesa-redonda hoje Aberto oficialmente ontem, V Salão do Livro tem mesa-redonda sobre música e literatura com Paulinho Pedra Azul, Márcio Borges e Kiko Ferreira; espetáculos teatrais são atração para a criançada

Divulgação

IPATINGA – Começou oficialmente ontem, no Centro Cultural Usiminas, o V Salão do Livro. Além da literatura, o evento vai divulgar e debater teatro, música, arte, caricatura e outras práticas culturais. A solenidade de abertura da 5ª edição do Salão do Livro Vale do Aço aconteceu às 20h e contou com a apresentação da Orquestra de Câmara Jovem de Ipatinga, intervenção cultural e presença de convidados. Mas, é a partir de sexta-feira (8) até o dia 10 de abril que o público poderá aproveitar a feira de livros, os espetáculos teatrais e musicais, as exposições, as oficinas e muito mais. Tudo isso oferecido gratuitamente para a comunidade do Vale do Aço. O evento, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, espera um público aproximado de 30 mil pessoas. Com uma divulgação prévia para as escolas e na comunidade do Vale do Aço, com apenas três dias as vagas para participar das oficinas e dos espetáculos diurnos se esgotaram. “O Salão do Livro é sempre um sucesso de público. Já se consagrou no calendário cultural do Vale do Aço”, disse Cibele Teixeira, realizadora e produtora executiva do Salão. Apesar de algumas vagas já terem sido esgotadas, ain-

Paulinho Pedra Azul participa de Mesa Redonda com Márcio Borges, mediada por Kiko Ferreira; a entrada é franca

da há muitas atividades para o público que deseja participar do Salão. CRIANÇAS Para o público infantil, nesta quarta-feira acontecerão quatro espetáculos: “O Pequeno Príncipe”, “Depende de Nós”, “A Canção dos Homens” e “O Menino e a Árvore”. Para os adultos, haverá o espetáculo “Trilhas da Literatura Brasileira” e a mesa-redonda Música e Literatura. Além do lançamento do livro “Gu e seu Mundo Encantado” e das oficinas Palavra em Movimento, Primavera de Histórias e Conservação de Livros.

Todas as atividades do Salão do Livro possuem vagas limitadas, com exceção da programação permanente, que conta com a feira de livros, exposições e lançamentos de livros. “É importante que as pessoas venham ao Salão e confiram na bilheteria do Centro Cultural Usiminas ou na secretaria do evento a disponibilidade de vagas. Muitas estão fechadas, mas há possibilidade de desistência, o que dá oportunidade para os interessados”, esclareceu Cibele Teixeira. ESPETÁCULOS Ainda de acordo com a produção do Salão do Livro,

os espetáculos noturnos que acontecerão durante toda a semana estão com muitas vagas. Os interessados devem retirar ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas, de quarta a sábado, de 10h às 21h e no domingo à partir das 9h30. A programação completa encontra-se disponível no site www.salaodolivro.com.br. Além das atividades agendadas, como espetáculos e oficinas, o público poderá desfrutar até domingo da feira de livros, das exposições BH Humor e Arteiras, da Brinquedoteca e de inúmeros lançamentos de livros.

ENTRADA FRANCA

Bate-papo traz nomes da música e da literatura

IPATINGA - Uma programação destaque desta quarta-feira, que ainda possui ingressos, é a mesa-redonda “Música e Literatura”, que terá como convidados o cantor e compositor, Paulinho Pedra Azul e o letrista do Clube da Esquina, Márcio Borges. O mediador da mesa será o jornalista, crítico musical e poeta, Kiko Ferreira. Para participar da mesa-redonda, o público deve retirar convites na bilheteria do teatro, a partir das 10h. Os três possuem livros publicados e também dominam com categoria a música, além de serem grandes amigos. O bate-papo com eles será descontraído e enriquecedor. Paulinho Pedra Azul tem a música, a literatura e a pintura inseridas no seu dia a dia. “Eu sou influenciado por Minas Gerais. A minha infância, no fundo do quintal, foi tocando violão. Eu tinha que ser criativo. Deixei o meu potencial ser influenciado por nossas manifestações culturais”, explicou Paulinho. Com 21 discos gravados, 15 livros publicados e mais de 800 trabalhos de pinturas e desenhos, Paulinho Pedra Azul contará suas experiências na mesa-redonda, juntamente com os amigos, além de envolver o público com suas músicas. “Fico feliz em fazer parte da

mesa-redonda. Vai ser uma boa oportunidade para rever os amigos, batermos um papo descontraído e espontâneo. Já fiz vários encontros como este e todos são uma surpresa”, completou. Márcio Borges é autor do livro“Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina”. Sua experiência como letrista integrante do Clube da Esquina também o faz um convidado especial para esta mesa-redonda. Ele é coautor de várias composições célebres em parceria com Milton Nascimento e Lô Borges. “O que vai tornar o bate-papo mais legal é a relação de amizade que nós temos. O público saberá um pouco da história do meu livro, e vamos relacionar o tempo todo a música com a literatura”, confidenciou Márcio Borges. O mediador da mesa, Kiko Ferreira, também é bem relacionado com o mundo da música e da literatura. Desde a década de 1980 ele vem lançando livros de poesia em parceria com artistas como Fernando Fiúza, Nilson e Luiz Daré; além de ser também letrista. As reservas para as escolas poderão ser feitas por meio do telefone (31) 3827-1707. Os demais públicos interessados devem retirar convites na bilheteria do teatro, a partir das 10h.

11

L I T E R AT U R A

Margarida Drumond lança livro na sexta em Timóteo TIMÓTEO - A escritora Margarida Drumond de Assis lança nesta sexta-feira (8) na Fundação Aperam em Timóteo, o seu 13º livro intitulado “Dom Luciano: especial Dom de Deus”. Diferente de tudo que publicou até então, “Dom Luciano: especial Dom de Deus” é uma obra com valioso relato de memória, onde a autora apresenta a biografia do arcebispo de Mariana, e ex-presidente do Conselho Nacional dos Bispos no Brasil. O livro traz ainda depoimentos e testemunhos de inúmeras pessoas que conheceram e conviveram com o arcebispo, falecido no dia 27 de agosto de 2006. “Este livro é uma forma de reconhecimento e agradecimento por tudo que Dom Luciano nos transmitiu na vivência de amor à justiça, e à solidariedade. Seu nome e sua vida ficarão indeléveis em nossa memória, pois imensurável foi o seu testemunho de amor”, completa a escritora. O lançamento do li-

vro faz parte do Calendário Cultural em comemoração ao 47º aniversário da cidade de Timóteo. O evento terá início às 20 horas e contará ainda com a apresentação de Dom Lelis Lara e Rubim do Bandolim. A ESCRITORA Margarida Drumond nasceu em Timóteo, é filha de Manuel Assis Bowen e de Margarida Drumond Bowen; é escritora, poetisa, trovadora, cronista, ensaísta, historiadora e fotógrafa. Aos 58 anos, a escritora já publicou mais de dez obras, dentre as quais destacamse: “Um Conflito de Amor” (1977), “Busca de Você” (1989), “Aconteceu no Cárcere” (1994), “Preito a José Alencar” (1995), “Tempo de Saudade” (1996), “Além dos Versos” (2000), “Pegadas no Tempo” (2000), “No Acerto dos Bondes” (2001), “Não Dá Pra Esquecer” (2002), “Isso, Aquilo e Mais Um Pouco” (2004), “Padre Antonio de Urucânia” (2004) e “De Novo o Amor” (2006).


CIANO

12

MAGENTA

AMARELO

PRETO

esporte

Diário Popular

Quarta-feira, 6 de abril de 2011

COPA DO BRASIL

Galo treina pênaltis para a decisão hoje Judocas da Academia Saúde e Cia. que faturaram nove medalhas

jud ô

Timotenses conquistam nove medalhas de ouro TIMÓTEO - A equipe timotense da Academia Saúde e Cia. conquistou nove medalhas de ouro no Circuito Vale do Aço de Judô, realizado na Usipa. A equipe participou da competição com doze atletas, conquistando um total de onze medalhas, sendo duas de bronze. O grupo foi apoiado pela Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude. É a primeira vez que a Equipe Saúde e Cia. tem um desempenho tão satisfatório. “Isso é resultado da intensificação do treinamento realizado nos últimos meses. Estamos nos preparando para participar dos Jogos Es-

colares de Minas Gerais, Copa Minas Tênis Clube e Jogos do Interior de Minas representando o município de Timóteo”, explica o técnico Marcelo Fernandes Gonçalves, que é faixa preta de judô – 2º DAN pela Federação Mineira de Judô e que atua como professor há cerca de 15 anos. Marcelo Fernandes destaca que o projeto de judô da Saúde e Cia. tem caráter social. “Temos este grupo de 12 atletas, com idade entre 14 e 16 anos, que participam gratuitamente das aulas de judô. É uma ação de responsabilidade social que nossa academia assumiu e que vem dando certo”, comenta o técnico.

Medalhas de Ouro Eduardo Duarte Nicolato Arthur Bessoni Almeida Roque Leticia Estanciola Evangelista Max Frances Cruz Claudino Rodson Dornelas Silva Ariane Rafaela Silvério Debora Cristina Alves Lucas Sousa Pereira Fabiane Evangelina Silva

BH - O Atlético encerrou ontem a preparação para o jogo com o Grêmio Prudente, nesta quarta, pela Copa do Brasil. Com a derrota por 2 a 1 no jogo de ida, o Galo precisa vencer a equipe paulista para avançar às oitavas de final. O placar, entretanto, tem que ser de 1 a 0 ou qualquer outra vitória por mais de um gol de diferença. Vitória atleticana por 2 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Nesta terça, os jogadores titulares, ao final do coletivo, treinaram cobranças de penalidades. Ricardo Bueno, Jackson, Renan Oliveira, Réver, Leonardo Silva e Fillipe Soutto acertaram as três cobranças. Magno Alves e Rafael Cruz desperdiçaram uma chance. Já Serginho e Guilherme Santos acertaram apenas uma vez.

min e ir o

Ipatinga se prepara para pegar o Uberaba IPATINGA - Os jogadores do Ipatinga, que se reapresentaram na segunda-feira, fizeram ontem e anteontem treinamento técnico no campo da Vital Engenharia, comandados peloo técnico Guilherme Alves. O Tigre volta a campo no próximo domingo (10), 16h, contra o Uberaba, no Ipatingão, pela décima rodada do Campeonato Mineiro. Ontem, o elenco ipatinguense trabalhou em tempo integral. Pela manhã, às 9h, houve trabalhos de fortalecimento muscular no próprio Ipatingão, e às 16h, novamente no campo da Vital Engenharia, o time treinou com bola. INGRESSOS A venda antecipada de ingressos para a partida entre Ipatinga e Uberaba, começa na manhã desta quarta-feira (6) em dez postos na cidade. Cada bilhete custa 10 reais, porém, o torcedor que adquirir o ingresso até às 15h30 do dia do jogo, pagará preço promocional de 2 reais por entrada. No intervalo, haverá sorteio de prêmios, entre eles, uma motocicleta Honda zero quilômetro.

José Barbosa/PMI

Alunos da oficina de Judô do Programa Mais Educação, da Escola Municipal do Game e Creche, localizada no bairro Iguaçu

Judocas de Ipatinga ganham vinte ouros IPATINGA - Alunos da oficina de Judô do Programa Mais Educação, da Escola Municipal do Game e Creche, localizada no bairro Iguaçu, participaram do Circuito Vale do Aço de Judô, realizado na Associação Esportiva e Recreativa Usipa. Ao todo, 25 alunos do Game competiram, sendo que 20 deles conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, alcançando destaque no torneio. Participaram do evento escolas e academias da região, convidadas pela organização do torneio. Para o técnico Pablo D’ávila, responsável pela oficina de judô no Game, o resultado alcançado por seus pupilos foi satisfatório, porém destaca que a conquista de medalhas não é o objetivo central do trabalho. “Nosso foco é promover a integração social dessas crianças por meio do esporte. Desenvolvemos

aqui no Game um trabalho intensamente voltado para a questão educacional, filosófica e disciplinar”, explica D´ávila, destacando o apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. MAIS EDUCAÇÃO A oficina de Judô da Escola Municipal do Game faz parte das atividades que integram o Programa Mais Educação, em funcionamento na escola desde 2010, quando a Prefeitura Ipatinga implantou o projeto Aprender em Tempo Integral. Crianças de 15 escolas municipais estudam disciplinas regulares da grade curricular e passam quatro horas no contraturno, desenvolvendo atividades esportivas, recreativas e didáticas. Na Escola Municipal do Game e Creche, além do judô, são oferecidas, a uma

média de 140 alunos, oficinas de capoeira, xadrez, recreação, letramento, teatro e informática. “O objetivo é melhorar o aprendizado desses estudantes, especialmente em leitura, escrita e conhecimentos matemáticos, ao mesmo tempo em que eles se divertem e cuidam da mente e do corpo”, lembrou o secretário Maurício Mayrink. No ponto de vista da diretora do Game, Cássia Suely dos Santos Lage Oliveira, as atividades do Programa Mais Educação são um grande diferencial do ensino ofer tado pela escola. “Os alunos que par ticipam das oficinas no contraturno apresentam melhora significativa na disciplina, capacidade intelectual e moral, além de desenvolvimento da autoestima e lado afetivo”, entende.

Jornal 06-04-2011  
Jornal 06-04-2011  

2 “Eu defendo a fidelidade parti- dária, porém não pode haver cami- sa de força para aqueles que não se sintam confor- táveis em seus partid...

Advertisement