Page 1

CIANO

MAGENTA

AMARELO

PRETO

DIÁRIOPOPULAR JORNAL DE VERDADE

Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano Vl - Número 1.490 - Domingo, 19/08/2012 - R$ 0,70

E N T R E V I S TA

Dr. Jésus aposta em capacidade de gestão para mudar Ipatinga Candidato do PMDB à Prefeitura Municipal, empresário e professor afirma que tem propostas concretas para a cidade retomar o desenvolvimento e defende diálogo com a população O candidato do PMDB à Prefeitura de Ipatinga, Dr. Jésus, afirma que o caminho para a retomada do desenvolvimento na cidade está em uma gestão eficiente, comprometida com os interesses do município, mas com a participação da população. Em entrevista ao DIÁRIO POPULAR, o candidato lembra sua bem sucedida experiência à frente de seus negócios e sugere medidas para resolver problemas nas áreas da saúde e

educação. Filiado ao mesmo partido há 30 anos, Dr. Jésus utiliza como slogan de sua candidatura “Por amor a Ipatinga”. E justifica: “Como cidadão, não dá mais para ficar apenas olhando o que está acontecendo. Sei que, com nossa capacidade de gestão, já demonstrada nas minhas empresas, podemos mudar os rumos de Ipatinga”. Confira a entrevista. Página 3

ROUBO

LEI DERRUBADA

Justiça libera novos postos de combustíveis em Ipatinga

Polícia divulga imagens do assalto para ajudar na localização dos acusados

Polícia Militar divulga vídeo de assaltantes

A Polícia Militar divulgou ontem (18) imagens do circuito interno de segurança da joalheira Destak Joias, assaltada nesta sexta-feira (17). A gravação mostra o momento em que os bandidos entram no estabelecimento comercial,

“Como cidadão, não dá mais para ficar apenas olhando o que está acontecendo”, disse Jésus

localizado no bairro Canaã. O objetivo é ajudar na localização dos acusados. Os criminosos levaram 25 brincos de ouro, 20 pingentes, uma bolsa contendo pertences de uma das vítimas vítima e um Página 7 celular.

A Justiça considerou a lei municipal (n° 1.938/02) - que estabeleceu distância mínima para instalação de posto de combustíveis em Ipatinga ilegal. A decisão é resultado de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada pelo PMDB junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), em maio de 2010. O processo questionava a legalidade do poder Legislativo impor a distância mínima de 300 metros de postos de gasolina e hospitais, centros públicos de saúde, asilos, quartéis, clubes de lazer, estádios, ginásios poliesportivos, igrejas e templos religiosos, passagens subterrâneas e viadutos. O empresário Marcelo Andrade, que será um dos beneficiados, comemorou a decisão: “empresário deve estar preparado para a concorrência, e não Página 5 temê-la”.

Nadieli Satlher

TOYODA - Os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), apontaram que o ensino público em Minas Gerais vai muito bem, equiparando-se a padrões internacionais. E três unidades de Ipatinga ganharam especial destaque no ranking estadual: a Escola Estadual Dom Helvécio (Imbaúbas) obteve a terceira melhor colocação de Minas, na categoria 1º ao 5º ano, com índice 8. Já a Escola Estadual Almirante Toyoda (foto) foi a sétima melhor do Estado, no ensino do 6° ao 9° ano, com nota 6,4. Nesta mesma faixa, entre as melhores, Página 4 está a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, com nota 6,3.

CAMPANHA

Cecília Ferramenta tem Ficha Limpa, Rosângela Comerciantes reconhecem propostas para Feirarte recebe apoio no Iguaçu avanços com Sérgio Mendes Reestruturação, modernização e garantia de apoio na promoção da Feira de Arte e Artesanato (Feirarte), que acontece todos os domingos no estacionamento da Prefeitura de Ipatinga. Esses foram alguns dos principais compromissos assumidos pela candidata a prefeita Cecília Ferramenta (PT) durante encontro com a direção da Associação de Expositores da Feirarte realizado na tarde desta sexta-feira (17), no bairro Novo Cruzeiro. Página 7

Centenas de apoiadores e militantes da coligação Responsabilidade com Ipatinga participaram da onda verde que ganhou a Avenida Brasil, no bairro Iguaçu, na manhã desse sábado (18). A candidata a prefeita, Rosângela Reis (PV) e o vice, Nardyello Rocha (PSD), percorreram todo o trecho da avenida e ruas próximas para apresentar suas propostas aos comerciantes e moradores do bairro. Página 6

Bandeiras tremulando, gritos de apoio e muita empolgação embalado pelo jingle da campanha. Este foi o cenário montado pelos apoiadores da coligação “Somos todos mais Timóteo” para esperar o candidato à reeleição, Sérgio Mendes e o vice Marcelo Afonso, para uma caminhada na manhã deste sábado. Durante o trajeto, que partiu da Nova Feira Livre do bairro Timirim, o candidato à reeleição cumprimentou moraPágina 6 dores e visitou estabelecimentos comerciais.


2

Diário Popular

OPINIÃO

Domingo, 19 de agosto de 2012

FRASES

ESPAÇO PÚBLICO

Univaço recolhe agasalhos

“Isso me lembra até a frase do Romário: ele entra muito depois e quer sentar na janela do ônibus? Respeite o decano!” Britto está no STF há nove anos. Celso de Mello, há 23”.

Alunos, professores e funcionários da Univaço se uniram em torno da campanha do agasalho. De acordo com a professora Sílvia Bastos Heringer-Walther, a iniciativa da campanha surgiu após algumas visitas realizadas em entidades carentes do município. “Eu, os alunos da monitoria e os da quinta fase vimos com os próprios olhos a necessidade de materiais básicos nos lares. Então, resolvemos, em conjunto, realizar a campanha”. As entidades beneficiadas foram a Ação Evangélica, situada na Rua Blumenau, nº 105, no Bairro Veneza II, o Lar Paulo de Tarso, na Rua Lourenço da Veiga nº 96, no Bairro Bom Retiro e a Casa da Esperança, localizada na Rua Chico Xavier, 186, Vila Formosa. A ação contou também com a participação de estudantes alemães que estiveram em visita à Univaço. Na ocasião, os estudantes pintaram a fachada da Casa da Esperança (foto). As doações podem ser entregues na sala da Assessoria de Comunicação da Univaço, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h ou nas sedes das próprias entidades.

Do ministro Marco Aurélio de Mello, criticando a postura do presidente Carlos Ayres Brito, durante o julgamento do mensalão e em relação aos demais colegas da Corte.

“Mesmo sendo do mesmo partido que a presidenta Dilma, coloquei a União como ré no processo. Assim como fiz com o governo estadual e até mesmo com a Prefeitura. Os políticos precisam aprender a colocar compromisso com o eleitor em primeiro lugar”. Do prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (PT), sobre a ação junto à Justiça e MP que culminou com a divisão de responsabilidades para a reabertura do Siderúrgica.

“Quando iniciamos o processo de planejamento do consórcio, foram definidas as metas a curto, médio e longo prazo, sempre pautado na formação técnica e humana. Isso trouxe o reconhecimento do Estado para o nosso trabalho”. Denilson Andrade, presidente do Consaúde e prefeito de Joanésia, sobre a posição do consórcio como o 4º melhor do Estado.

DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITORA RESPONSÁVEL Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

ARTIGO

O estado da democracia no Brasil (*) Emir Sader

Quando se pergunta a esses economistas de res ainda. enfrenta grandes obstáculos, que tantas vezes plantão como está o Brasil, eles imediata ausculÉ impermeável à aprovação de um Marco Re- inviabilizam, mudam a natureza dos projetos ou tam a Bolsa de Valores nos seus Ipads, como um gulatório dos meios de comunicação, que permi- tiram toda sua eficácia, porque se trata de um Esmédico faz um exame cardiológico. O vai e vem ta romper com o monopólio privado de algumas tado – em todas suas estruturas, administrativas, da Bolsa seria o tique- taque da saúde da econo- famílias que pretendem formar a opinião pública financeiras, jurídicas – que não está feito para mia e do próprio país, para a mentalidade mer- nacional e partir dos seus próprios interesses e promover políticas de inclusão da grande maiocantil que orienta esses economistas. opiniões. E, como diz o Lula, não haverá demo- ria da população. Se a Bolsa de Valores faz parte do país – mes- cracia no Brasil, enquanto os políticos tiverem Nesse marco, a imensa democratização social mo se de forma um tanto contraditória, na medi- medo da imprensa. levada a cabo pelos governos Lula e Dilma não da em que atrai capitais especulativos -, a situaO Congresso, eleito com os privilégios das encontra correspondência em processos de deção do país real tem que ser auscultada em outro campanhas privadas, que traduzem as desigual- mocratização política que, por exemplo, permilado e com outros métodos. dades econômicas e sociais para as campanhas tissem renovar radicalmente as representações Os avanços mais significativos do Brasil na ul- eleitorais e para o Congresso, tampouco proce- politicas no Congresso, que tiveram mudanças tima década se deram no plano da sua democra- derá à reforma democrática do sistema eleitoral, menores, sem refletir as transformações sociais tização social. Uma política econômica que arti- que supõe, em primeiro lugar, o financiamento no Brasil contemporâneo. O bloqueio do financula estreitamente desenvolvimento econômico público das campanhas. ciamento público de campanha, feito exatamencom extensão do mercado interno de consumo O Judiciário tem se mostrado insensível e in- te pelos partidos que se beneficiam dos recursos popular, que prioriza a expansão dos direiprivados, que os elegem e reelegem, falsetos econômicos e sociais e não os ajustes ando a representação popular, condena o O Congresso, eleito com os privilégios das fiscais, tem permitido ao país mais desigual Parlamento à desmoralização atual e ao do continente mais desigual, apresentar bloqueio das iniciativas mais progressistas campanhas privadas, que traduzem as uma imagem social menos desigual, meque necessitamos – no plano dos meios desigualdades econômicas e sociais para as nos injusta, com menos pobreza e menos de comunicação, do meio ambiente, da miséria do que marcou tradicionalmente a política agrária, na reforma do Estado, na campanhas eleitorais e para o Congresso, nossa sociedade. democratização do Judiciário, na transpatampouco procederá à reforma democrática do rência do funcionamento de todas as insEsses avanços se chocam com estruturas políticas que mantêm suas característisistema eleitoral, que supõe, em primeiro lugar, o tituições públicas, na conquista de direitos cas tradicionais de instrumentos de poder ligados à mulher, entre tantas outras. financiamento público das campanhas. das velhas elites políticas, que aparecem Sem democratização do Estado, do siscomo freios para que a democratização tema de representação política, de formasocial se expresse em estruturas políticas – tanto capaz de promover a justiça no Brasil, burocrá- ção de opinião pública, das relações econômicas parlamentares, como jurídicas e do aparato-es- tico, passível de corrupção, inadequado para a e sociais no campo, haverá limites fundamentais tatal – concordes com esses avanços. promoção da justiça e a extensão dos direitos para que o Brasil siga, nesta década, a trajetória Se alguém conseguisse fazer o exercício mi- para a grande maioria da população, que o país que vinha trilhando na década passada. Inclusive rabolante de imaginação e fizesse abstração dos urgentemente precisa. no poder que o Estado necessita para impulsioenormes avanços nos direitos sociais dos milhões O aparato de Estado foi feito para reproduzir nar o crescimento econômico que o pais urgende brasileiros que estão tendo seus direitos sociais as relações dominantes, marcadas pela exclusão temente precisa, mais além dos interesses corpoatendidos, parece que seguimos vivendo em go- social, pelo monopólio das elites tradicionais, rativos e de busca especulativa de lucros – sem vernos anteriores – os do Sarney ou do FHC, por que sempre se apropriaram desse aparato para produzir nem bens, nem empregos – do grande exemplo. Governos em que as heranças da dita- promover seus interesses e reproduz a sociedade capital privado. dura se faziam sentir de forma direta, seja no pes- desigual e fragmentada que temos. Os maiores avanços democráticos que o Brasil soal político, nas estruturas jurídicas, nas formas O governo Lula avançou pelas beiradas, pe- teve nestes anos vieram de iniciativas especificas. de funcionamento do Estado, nas representações las brechas, com o instinto do ensaio e erro do A Comissão da Verdade, a aprovação do direito parlamentares. ex-presidente, valendo-se das imensas precarie- ao casamento dos homossexuais e o reconheciAté onde essas estruturas são compatíveis dades herdadas – recessão econômica, exclusão mento jurídico e político das políticas de cotas nas com a democratização do Brasil? O Congresso é social, concentração de renda, desarticulação do universidades. São iniciativas muito importantes, impermeável, pela sua representação eleita pelo Estado. Retomou-se a expansão econômica, es- mas que precisam de reformas democráticas do financiamento privado de campanhas, que pro- treitamente articulada com a expansão do mer- Estado e do sistema político, para fazer do Brasil duzem fortes lobbies corporativos, a projetos de cado interno de consumo popular e a extensão um país socialmente justo, democraticamente democratização das arcaicas e monopolizadas dos direitos sociais. Pela primeira vez a situação forte e economicamente soberano. estruturas do campo brasileiro e, ao contrário, social da grande maioria pobre da nossa socieameaça consolidá-las com a aprovação de um dade melhora. Porém, mesmo para obter esses (*) Emir Sader é sociólogo. Artigo publicado originalmente no Portal Carta Maior. Código Rural que aponta para retrocessos maio- resultados e dar-lhes continuidade, o governo


CIDADES

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012

3

E N T R E V I S TA

“A DECISÃO DE ME CANDIDATAR FOI UM ATO DE AMOR A IPATINGA” O empresário e professor Jésus Nascimento propõe utilizar sua experiência na esfera privada para conduzir o município, castigado pela última gestão “Ipatinga precisa estar com gestores que viabilizam diálogos, participações e a produção de soluções imediatas”. Assim o empresário e professor Jésus Nascimento, o Dr. Jésus, resume uma de suas estratégias para que a cidade retome o caminho do desenvolvimento. Candidato do PMDB à Prefeitura de Ipatinga., Dr. Jésus analisa, em entrevista ao DIÁRIO POPULAR, a atual gestão municipal – que peca pela ineficiência – e sugere medidas para resolver problemas nas áreas da saúde e educação. Apesar de defender um programa de governo consistente, o candidato – que tem como vice o ex-prefeito Sebastião Quintão – afirma que sua campanha está com o diálogo aberto com a população para reforçar suas propostas e avisa que não está interessado em guerra de panfletos: “Não estamos interessados em discursos geradores de direitos de respostas e apreensões da justiça, que só fazem perder um precioso tempo, mas sim de trazer a população às propostas para mudar a realidade que estamos vivendo hoje”. DIÁRIO POPULAR – Qual a sua raiz em Ipatinga e sua trajetória política? DR. JÉSUS – Vim para a cidade em 1963, para trabalhar na Usiminas, onde fiquei durante oito anos. Integrei a equipe de futebol da Usipa como jogador profissional. Quando saí, já tinha meus negócios na área de contabilidade e ainda dava aulas de matemática e ciências naturais em escolas da rede pública. Na política, sempre integrei o PMDB, onde estou há 30 anos, desde a época de Jamil Selim Sales e João Lamego Neto. Minha carreira é anterior à de muitos políticos que se colocaram no cenário nos últimos 15 anos. Na gestão do Jamil, em 1983, integrei a equipe de governo como secretário de Educação. Fomos pioneiros na elaboração de material próprio para usar nas salas de aulas da educação municipal. Fomos a única cidade brasileira a con-

ca para oferecer condições adequadas de atendimento aos estudantes e fazendo a inclusão digital desde as primeiras séries. Para garantir o acesso ao ensino superior, queremos ampliar os cursos da Universidade Aberta, entre outros. Sim, isso tudo só para a educação.

feccionar material para a 1° a 8° série nas áreas de português, matemática, ciências sociais e naturais. Nosso acervo continha 32 livros, que foram usados até 1989. Ipatinga vendia esse material didático para outros estados. Os autores até hoje recebem direitos autorais. Isso foi importante porque, além da valorização, servia para incentivar o contínuo aprendizado e renovação do conhecimento. DP – Por que o slogan “Por amor a Ipatinga? DR. JÉSUS – Sou muito grato a essa cidade, pois foi aqui que constitui minha família e meus negócios. A decisão de me candidatar à Prefeitura foi um ato de amor a essa cidade. Como cidadão, não dá mais para ficar apenas olhando o que está acontecendo. Sei que, com nossa capacidade de gestão, já demonstrada nas minhas empresas, podemos mudar os rumos de Ipatinga. Quando caminho pelas ruas, as pessoas me reconhecem e me abraçam. Abrimos a Faculdade de Medicina quando já havia 21 anos que nenhuma instituição no estado era criada. Tivemos coragem e ousadia e hoje temos mais de 13 anos de bons resultados. O mesmo zelo de gestão privada que tenho à frente dos meus negócios vou implantar na área pública. Aliás, devo dizer que, ao lidar com verbas públicas, vou trabalhar mais e com mais responsabilidade, porque o dinheiro público é do povo, pertence ao povo. Os problemas vividos hoje pelas creches e na área da saúde são problemas de gestão. Ipatinga perdeu o comando e a autoridade e por isso temos os problemas atuais. Precisamos fomentar as áreas mais estratégicas, como a construção civil. Se houvesse agilidade na liberação das construções no município, haveria mais empregos e renda. Vamos desburocratizar isso e

“Como cidadão, não dá mais para ficar apenas olhando o que está acontecendo. Sei que, com nossa capacidade de gestão, já demonstrada nas minhas empresas, podemos mudar os rumos de Ipatinga”. “Ao lidar com verbas públicas, vou trabalhar mais e com mais responsabilidade, porque o dinheiro público é do povo, pertence ao povo”. “Já estamos mergulhados no caos total, só não precisamos nos afundar ainda mais num rio de incertezas. Tampouco, repetir as mesmas figurinhas carimbadas que aí estão colocadas nessa eleição e que foram responsáveis por gerar o quadro que estamos vendo hoje”. mudar as regras para a construção em Ipatinga. Propomos que os alvarás de liberação sejam dados aos construtores com um prazo mínimo. A burocracia retarda o desenvolvimento. DP – Suas propostas para a educação vão ao encontro do anseio da classe trabalhadora? DR. JESUS – De educação, eu falo com toda a propriedade. Entendemos a necessidade de valorizar o profissional com a implementação real do piso nacional imediatamente. A demanda do plano de carreiras também é urgente. Mas queremos aprimorar ainda mais a classe com a criação do programa de Prevenção e Manutenção da Saúde dos profis-

sionais da educação. Na área de formação, propomos investimentos permanentes para todos os profissionais, inclusive na viabilização de programas de doutorado e mestrado, no Brasil e no exterior. Nos recursos destinados para a caixa escolar, vamos dar à diretoria autonomia. Pretendemos manter a qualidade do ensino criando avaliações internas e externas, respeitando a realidade de cada unidade escolar. Para estimular os alunos, vamos trazer de volta a olimpíada esportiva e cultural nas escolas de Ipatinga. Como na gestão do ex-prefeito Quintão, voltaremos com o projeto Inclusão Digital, revitalizando os laboratórios de informáti-

DP - Como analisa as críticas em relação ao atual governo municipal? DR. JÉSUS - A confusão política de Ipatinga começou em decorrência de um não registro de candidatura do adversário petista, que insistiu até o fim que era candidato e enganou a população. Agora está querendo voltar. Já o nosso candidato do PMDB foi impedido por conta de uma liminar, que o grupo do atual governo conseguiu sustentar com várias manobras, a ponto de conquistar o Executivo local. Este mesmo grupo que diz governar a cidade não teve a capacidade de sequer dar continuidade ao governo 20052008 do PMDB. Ao contrário, assistimos a um governo totalmente ineficiente, que instalou o caos em Ipatinga. A postura da população, que tem criticado, é coerente. Os ipatinguenses que adotaram esta região, plena de oportunidades, querem apenas, simples e necessariamente, respirar melhor e continuar crescendo. Nossa candidatura se compromete a aplicar um plano de governo eficiente, além de resgatar projetos da gestão Quintão (PMDB) e implantar inovadores, após amplo debate com a sociedade. Temos um plano de governo com propostas eficientes, firmado na experiência de profissionais qualificados, mas ressalto que está aberto. Precisamos da participação popular durante o processo eleitoral democrático. Para isso, abrimos o diálogo direto com a população, seja nas redes sociais, nas plenárias, comícios, nos meios de comunicação. DP – Em relação aos problemas pontuais na área da saúde, como se propõe a resolvê-los? DR. JÉSUS - Analisamos os problemas recentes como falta de gestão. O Hospital Municipal precisa ser regiona-

lizado. Agora vamos resolver o problema da saúde, sobretudo usando algo que já existe no município, a Faculdade de Medicina. A utilização dos estudantes de medicina para atender a população em todas as unidades de saúde do município e no hospital municipal, auxiliando os médicos. Já temos parceria da faculdade com vários municípios do colar metropolitano, mas em Ipatinga os alunos não são aproveitados, por falta de gestão do governo que aí está. Além disso, vamos voltar com os projetos que estavam dando certo na gestão Quintão: remédios controlados em casa, o fim das filas nas unidades de saúde, ampliar o programa de saúde da família. Em 2008 era assim e vai voltar a ser. DP – Como está a campanha? DR. JÉSUS - Estratégias muito específicas costumam não ser reveladas. Estamos agindo com transparência – como sempre fizemos – o que justifica diretamente o nome da coligação que é ÉTICA E HONESTIDADE. Aliás, duas palavras pouco vistas em Ipatinga nesses últimos três anos. O eleitor precisa ouvir propostas bem definidas e claras, do início da campanha ao “sim” nas urnas. Para isto, ele pode e deve ser despertado por uma fala clara, direta e objetiva, sem o excesso de palavras vazias que vemos em outros candidatos. Respeitamos o característico universo do eleitor, sem precisarmos apelar para persistentes ruídos desnecessários, que levam e ressaltam picuinhas, nada condizentes com a população. Não estamos interessados em discursos geradores de direitos de respostas e apreensões da justiça, que só fazem perder um precioso tempo, mas sim de trazer à população as propostas para mudar a realidade que estamos vivendo hoje. AGENDA O candidato do PMDB, Jésus Nascimento, se reúne, às 8h, com a comunidade do Ipanemão. Às 14h, faz caminhada no Parque Ipanema. Às 19h, comparece à Missa da Sagrada Família, no Parque Ipanema.


4

CIDADES

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012

E N S I N O F U N DA M E N TA L

TOYODA COMEMORA BOM DESEMPENHO NO IDEB Nadieli Sathler

Escola foi eleita a sétima melhor do Estado do 6° ao 9° ano, segundo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

IPATINGA – Os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), apontaram que o ensino público em Minas Gerais vai muito bem, equiparando-se a padrões internacionais. E três unidades de Ipatinga ganharam especial destaque no ranking estadual: a Escola Estadual Dom Helvécio (Imbaúbas) obteve a terceira melhor colocação de Minas, na categoria 1º ao 5º ano, com índice 8 (o primeiro lugar ficou com 8,6). Já a Escola Estadual Almirante Toyoda (Cariru) foi a sétima melhor do Estado, no ensino do 6° ao 9° ano, com nota 6,4. Nesta mesma faixa, entre as melhores, está a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, com nota 6,3, também entre as dez primeiras. Para saber a receita do bom desempenho, o DIÁRIO POPULAR foi até uma dessas unidades de ensino para conversar com pais, alunos, professores e diretoria, a fim de saber dos projetos desenvolvidos. O encontro aconteceu na última sexta-feira (17), dia em que foi

escola é muito importante, por isso optei em colocar minhas filhas aqui. A forma de ensinar compete com igualdade com as melhores escolas existentes no município, como o Colégio São Francisco. Isso é muito importante para nós, pais, e temos a certeza que vai fazer diferença no futuro”, declarou.

A Escola Estadual Almirante Toyoda (Cariru) foi a melhor no ensino fundamental na região, do 6° ao 9° ano, com nota 6,4

comemorado o Dia dos Pais na escola. O corpo docente atribuiu a avaliação positiva alcançada ao programa pedagógico desenvolvido em sala de aula, além da metodologia para melhorar o desempenho e das atividades extra-classe. Teolinda Maria Batista, professora do 5° ano, destacou ainda que o planejamento participativo garante que todos os educadores possam contribuir com ideias inovadoras. Outro importante aliado são os cursos de capacitação e reciclagem dos docentes. “Enquanto professora, me sinto muito orgulhosa do que desenvolvemos

Luana Peruzzo matriculou a filha Alice na escola do bairro Cariru logo no 1° ano do ensino fundamental

Nos anos iniciais do ensino fundamental, escolas mineiras atingem padrões internacionais de desenvolvimento

aqui. Se o resultado no 6º ano foi bom é sinal que tivemos uma base de ensino capaz de dar esse suporte aos alunos nos anos iniciais”, afirmou. EXCELÊNCIA A diretora Alice Pedrosa está há quatro anos à frente da direção unidade escolar do bairro Cariru, além de ser integrante do corpo docente há mais de uma década. Coincidentemente, ela também trabalhou na escola Dom Helvécio por 14 anos. “Fico satisfeita não apenas com o desempenho do Toyoda, mas também do Dom Helvécio. São duas unidades que sempre

se destacam em diferentes posições na avaliação do Ideb. Isso é fruto do empenho dos professores e da família. Não há vida escolar se não tivermos a participação dos pais na vida acadêmica dos filhos”, ressaltou. EXEMPLO A auxiliar administrativo Luciana Peruzzo tem duas filhas que estudam no Toyoda. Alice atualmente cursa o 3° ano e está na unidade deste o 1° ano. A mãe comentou que a escola estadual compete com igualdade com as tradicionais escolas particulares instaladas no bairro Cariru. “O empenho que vemos na

PARTICIPAÇÃO José Carlos Martins é um pai presente. Ele vai à escola não apenas para saber do rendimento de seu filho, que está no 6° ano. O aposentado integra há quatro anos o Conselho de Classe da unidade, o colegiado de professores e pais responsável por avaliar a disciplina e o rendimento escolar dos estudantes. “Acompanho com orgulho o trabalho feito na escola. O diferencial é a família, estímulo e metodologia. Não é só estudar. Temos que ver o projeto e o desenvolvimento a cada etapa. Venho até mesmo sem ser chamado”, falou. MÉDIA A rede estadual mineira alcançou a nota média 6,0 nos anos iniciais e continua sendo a melhor do país. O índice, segundo o próprio Ministério da Educação, é equivalente à média da educação em países desenvolvidos e garantiu que Minas ficasse na 1ª colocação em relação a outros estados. No último Ideb, medido em 2009, a rede estadual mineira já era a primeira colocada, com índice de 5,8. Com Ideb de 6, a rede estadual mineira não só deixou para trás a meta estabelecida para 2011, que era de 5,7, como ultrapassou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,9. No total, 767 escolas estaduais mineiras apresentaram Ideb igual ou superior a 6,0 nos anos iniciais em 2011. Considerando o Ideb de todas as redes — estadual, municipais e privadas — Minas Gerais também conseguiu destaque. O índice alcançado foi de 5,9 e também ultrapassa antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,7.


CIDADES

Diário Popular

5

Domingo, 19 de agosto de 2012

CONCORRÊNCIA

JUSTIÇA EXTINGUE DISTÂNCIA ENTRE POSTOS DE COMBUSTÍVEL Nadieli Sathler

Tribunal de Justiça declarou inconstitucional lei municipal que previa distância de 300 metros entre o empreendimento e escolas, igrejas e outras áreas públicas IPATINGA – A Justiça considerou a lei municipal (n° 1.938/02), que estabeleceu distância mínima para instalação de posto de combustíveis em Ipatinga, ilegal. A decisão é resultado de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) impetrada pelo PMDB junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), em maio de 2010. O processo questionava a legalidade do poder Legislativo impor a distância mínima de 300 metros de postos de gasolina e hospitais, centros públicos de saúde, asilos, quartéis, clubes de

lazer, estádios, ginásios poliesportivos, igrejas e templos religiosos, passagens subterrâneas e viadutos. Segundo Vinicius Milanez, assessor jurídico da Câmara de Ipatinga, o julgamento do mérito da ADIN ocorreu na semana passada, quando os desembargadores entenderam que não cabe aos parlamentares legislar sobre assuntos de competência exclusiva do Executivo. O acórdão com a decisão final deve ser publicado na próxima terça-feira (21), quando então a imposição de distância passa a ser desconsiderada. Assim,

vários postos embargados estão na iminência de conseguir a liberação dos alvarás de construção. A lei em questão, de autoria do vereador Adelson Fernandes (PSB), definiu que era proibida a expedição de alvará para postos de combustível e lubrificantes que pretendiam se instalar a menos de 300 metros de locais públicos. Com isso, acabou modificando o Código de Obras do município, um dos instrumentos jurídicos da organização e atividade administrativa do poder público que, no âmbito municipal, cabe ao prefeito.

Em Ipatinga, há pelo menos três postos de combustíveis embargados por conta da imposição da distância

CERTIDÃO Além dos vícios de origem, foi anexada na ADIN certidão emitida pela Câmara de Ipatinga que apontou não ter sido observado o prazo regimental quanto à apreciação de projeto de lei complementar - 15 dias -, conforme Regimento Interno. E ainda não respeitou numeração específica e o intervalo entre as sessões de votação. EMBARGOS Um dos casos mais recentes em Ipatinga de embargo judicial decorrente da lei foi a construção do Posto Auto Giro, anexo à concessionária Wolkswagen, situado às margens da avenida Cláudio Moura. Um caso semelhante também ocorreu no bairro Horto, quando um posto de combustível foi impedido de ser construído ao lado da concessionária Brasauto. Um empresário que pretendia abrir um posto no bairro Limoeiro também foi impedido. LIBERAÇÃO O empresário Marcelo Andrade vai ser um dos beneficiados com a derrubada da lei. Ele teve sua obra embargada em função da distância entre seu empreendimento e uma igreja situada no bairro Novo Cruzeiro. “Ao impor a limitação, criou-se uma reserva de

mercado que prejudica a sociedade, a livre concorrência. Estamos satisfeitos com o resultado não apenas porque vamos ser beneficiados. Vamos abrir novas frentes de trabalho, o que vai ser importante para a cidade nesse momento de crise”, falou. Marcelo também lembrou que a imposição dos limites foi uma manobra de outros proprietários de postos de combustível para favorecer a concentração de mercado na mão de poucos empresários. “Empresário tem que estar preparado para a concorrência, e não temê-la. E não beneficiar interesses particulares, acabando com a livre concorrência. Isso só prejudica a população”, ponderou. “O que temos em Ipatin-

ga é uma clara intenção de poucos proprietários ficarem com todo o mercado. Ao abrir novos empreendimentos, há condições reais de que a sociedade pague um preço justo e ainda que os proprietários tenham remuneração satisfatória”, argumentou. ESTUDO O empreendedor citou ainda que não há em outros municípios do país mecanismos legais que imponham distância para a abertura de postos de combustíveis. O que existe é apenas uma exigência da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que seja feito um estudo de viabilidade técnica num raio de 100 metros. O objetivo é fazer uma classificação de risco do empreendimento.

“Empresário tem que estar preparado para a concorrência, e não se beneficiar com mecanismos que acabam com a livre concorrência” Marcelo Andrade


6

CIDADES

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012

E S PAÇO D O C A N D I D ATO ( * ) AMARO LANARI

I PAT I N G A

Apoio aos candidatos Ficha Limpa Moradores do Iguaçu recebem Rosângela e Nardyello e elogiam sua trajetória marcada pela honestidade e transparência

Na caminhada, a candidata petista visitou o comércio, conversou com os moradores e apresentou sua proposta de governo

Caminhada reúne multidão de apoiadores de Rosângela Mendes FABRICIANO – As ruas do bairro Amaro Lanari em Coronel Fabriciano foram tomadas por uma multidão de apoiadores de Rosângela Mendes na manhã deste sábado (18), onde aconteceu uma grande caminhada do PT. Durante todo percurso, Rosângela esteve acompanhada pelo vice Bruno Torres, pelo prefeito Chico Simões, militantes e candidatos a vereador da coligação “Para Fabriciano Seguir em Frente” (PT, PPL, PRP e PTC). Na caminhada, a candidata petista visitou o comércio, conversou com os moradores e apresentou sua proposta de governo. “Estou, mais uma vez, em uma comunidade aqui de Fabriciano para conversar com o eleitor, olho no olho, para que ele conheça nosso projeto e o que podemos continuar fazendo por nossa cidade. Estou muito feliz com a multidão que nos acompanhou nessa manhã, para somar forças conos-

co. Essa grande participação popular mostra o quanto as pessoas estão satisfeitas com nosso trabalho e querem a continuidade”, destacou Rosângela Mendes. Alguns moradores, como a contabilista Geisilaine Vieira Lopes, de 29 anos, manifestaram apoio a Rosângela Mendes. “Gosto de morar aqui no Amaro Lanari, é um bairro bom, gosto do governo petista, e não tenho nada a reclamar. Aqui no nosso bairro temos tudo, posto de saúde, segurança, e tranquilidade”, pontuou. “Ainda precisamos de muitas melhorias aqui no bairro, mas acredito que atual administração fez um bom governo. O Chico fez o que estava ao seu alcance e agora ele precisa de alguém que o substitua e tem que ser uma pessoa de sua confiança”, observou o operador aposentado Benedito Anselmo Ricardo, de 85 anos, e morador do bairro há 50 anos.

IPATINGA – Centenas de apoiadores e militantes da coligação Responsabilidade com Ipatinga participaram da onda verde que ganhou a avenida Brasil, no bairro Iguaçu, na manhã desse sábado (18). A candidata à prefeita, Rosângela Reis (PV) e o vice, Nardyello Rocha (PSD), percorreram todo o trecho da avenida e ruas próximas para apresentar suas propostas aos comerciantes e moradores do bairro. Recebidos calorosamente pela comunidade, os candidatos foram parabenizados pelo trabalho honesto realizado ao longo de mais de uma década em cargos públicos. Com dois mandatos como vereadora e deputada estadual, Rosângela foi saudada pelo apoio à qualificação, que culminou com a inserção de mais de 70 mil ipatinguenses no mercado de trabalho. Devido ao incentivo de Rosângela à capacitação profissional, a candidata foi cumprimentada por vários eleitores, entre eles Marcelo Gomes Furtado. “Fiz vários cursos disponibilizados com o apoio de Rosângela, e o mais importante foi o de técnico em vendas. Graças a ele, consegui boas oportunidades de trabalho e em seguida me tornei professor desse mesmo curso. Apoio Rosângela e Nardyello porque conhecemos o trabalho de ambos. São candidatos cuja trajetória não deixa dúvidas sobre sua honestida-

Além dos trabalhos sociais, Rosângela e Nardyello foram reconhecidos pela trajetória sempre pautada pela legalidade de seus atos

de e compromisso com as pessoas. Prova disso é que os dois são os únicos candidatos ficha limpa dessas eleições”, observou Marcelo. Além dos trabalhos sociais, Rosângela e Nardyello foram reconhecidos pela trajetória sempre pautada pela legalidade de seus atos, sem nunca terem tido nenhum problema com a Justiça ou terem seus mandatos cassados. “Ao contrário de outros candidatos preocupados somente em como aumentar a arrecadação municipal, Rosângela e Nardyello investem nas pessoas. Apoio a candidatura dos dois porque sua história mostra que eles têm a capacidade de tirar a cidade do abandono e

fazer Ipatinga se desenvolver”, ressaltou José Severino Neto, enquanto acompanhava o clima de alegria que dominou a caminhada pelo Iguaçu. O cabeleireiro Mário Moura trabalha em um dos mais tradicionais salões do Iguaçu e conhece a dedicação de Rosângela à cidade desde seus primeiros mandatos como vereadora. “A diferença entre Rosângela e Nardyello e os outros candidatos é muito evidente. Eles trabalham para as pessoas. E posso dizer que nunca Ipatinga precisou tanto de quem cuide das pessoas da nossa cidade. Voto 43 para Ipatinga se transformar e avançar do jeito que o município necessita”, concluiu.

Comerciantes reconhecem avanços com Sérgio Mendes em Timóteo

Durante a caminhada, o candidato à reeleição cumprimentou moradores e visitou estabelecimentos comerciais

TIMÓTEO - Bandeiras tremulando, gritos de apoio e muita empolgação embalados pelo jingle da campanha. Este foi o cenário montado pelos apoiadores da coligação “Somos todos mais Timóteo” para esperar o candidato à reeleição, Sérgio Mendes e o vice Marcelo Afonso, para uma caminhada na manhã deste sábado. Durante o trajeto, que partiu da Nova Feira Livre do bairro Timirim, o candidato à reeleição cumprimentou moradores e visitou estabelecimentos comerciais. A caminhada contou com a

participação de aproximadamente 200 pessoas. “Devemos votar pela continuidade, em apenas um ano o município avançou muito. O prefeito Sérgio Mendes executou muitas obras que contribuíram para melhorar nossa qualidade de vida. O asfalto ficou uma beleza, a nossa cidade está cada vez mais bonita”, comemorou Elfrida Chíssel, proprietária de uma auto escola no bairro Funcionários. Na administração de Sérgio Mendes, nos bairros Timirim, Funcionários e Centro, foram feitos vários investimentos como

(*) AS INFORMAÇÕES FORAM ENVIADAS PELA ASSESSORIA DOS CANDIDATOS.

o recapeamento asfáltico de ruas e avenidas, reforma da tradicional feira livre, reforma de praças e obras de contenção de encostas. “Sérgio Mendes trouxe mais confiança para o povo de Timóteo. Além disso, acabou com os buracos no asfalto. O pessoal estava reclamando demais e as praças também eu gostei, inclusive está fazendo uma praça no meu bairro, no Eldorado, uma praça poliesportiva. A administração deste prefeito está sendo muito boa”, pontua Euler Silva, comerciante.


CIDADES

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012

I PAT I N G A

“Feirarte vai melhorar no nosso governo”, diz Cecília Ferramenta Candidata da coligação Pra Consertar de Novo destacou que investimentos na feira serão combinados com uma série de ações para promover a cultura e o turismo IPATINGA - Reestruturação, modernização e garantia de apoio na promoção da Feira de Arte e Artesanato (Feirarte), que acontece todos os domingos no estacionamento da Prefeitura de Ipatinga. Esses foram alguns dos principais compromissos assumidos pela candidata a prefeita Cecília Ferramenta (PT) durante encontro com a direção da Associação de Expositores da Feirarte realizado na tarde desta sexta-feira (17), no bairro Novo Cruzeiro. A candidata da coligação Pra Consertar de Novo (PT/ PRB/PCdoB/PRTB/PPL/ PTdoB/ PTN) destacou que, no seu Programa de Governo, os investimentos na Feirarte são combinados com uma série de ações para promover a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico na cidade e região. “A Feirarte é um dos espaços mais tradicionais de Ipatinga. Infelizmente, sem o apoio do poder público, a área tem se deteriorado a cada domingo. Os trabalhadores que ainda mantêm suas atividades o fazem por necessidade e amor”, comentou a presidente da Associação, Joana Darc, na conversa com Cecília Ferramenta. Criada há 14 anos, no governo do ex-prefeito Chico Ferramenta, a Feirarte já contou com 240 barracas, que co-

Cecília Ferramenta apresentou o Programa de Governo do PT para a presidente da Feirarte, Joana Darc, e o primeiro diretor da associação, Cléber Oliveira Dias

mercializavam artesanato, roupas e produtos alimentícios tradicionais da região. Atualmente o número de barracas gira em torno de 40, conforme a Associação. COMPROMISSOS “Oferecer condições de trabalho dignas aos comerciantes e garantir a comodidade dos clientes são compromissos que faço com todos os expositores e frequentadores da Feirarte. Investir na Feirarte é investir na história e nas tradições de nossa cidade. É reconhecer os talentos locais e criar oportunidade de lazer, cultura e entretenimento para os cidadãos, os turistas e as famílias de Ipatinga”, defendeu Cecília Ferramenta.

“A nossa melhor expectativa é o retorno do PT à Prefeitura. Depois do PT, Ipatinga inteira parou, não só a Feirarte, mas a cidade como um todo. Cecília Ferramenta prefeita representa a oportunidade de resgate do município”, destacou Cléber Oliveira Dias, primeiro presidente da Associação da Feirarte. VILA IPANEMA Na manhã deste sábado (18), militantes e apoiadores da coligação Pra Consertar de Novo acompanharam a candidata prefeita Cecília Ferramenta (PT) e seu vice, Coronel Ramalho (PRB), em uma caminhada no bairro Vila Ipanema. “Estamos comprometidos em percorrer todos os

bairros de Ipatinga. Levamos nossas propostas diretamente aos eleitores e temos sido muito bem recebidos. Isso é fruto do trabalho que o PT realizou durante os 16 anos que governou Ipatinga”, declarou Cecília Ferramenta. A sujeira e a precariedade dos serviços públicos oferecidos pelo município foram os assuntos mais recorrentes nas conversas com os moradores do bairro Vila Ipanema. “Nunca vimos tanto lixo nas ruas como agora. Parece que a cidade está abandonada. Eu e meus familiares não temos dúvida que eleger Cecília Ferramenta prefeita é a saída dessa situação caótica”, defendeu o comerciante Arnaldo César de Souza.

POLÍCIA

PM procura suspeitos de roubar joalheria IPATINGA – A Polícia Militar está à procura de duas pessoas acusadas de assaltarem uma joalheria na avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã, na tarde da última sextafeira (17). Imagens do circuito interno de monitoramento flagraram o momento em que os criminosos entraram no estabelecimento. O rosto dos acusados já foi identificado pela polícia e há suspeita de que se trate de dois adolescentes. Uma funcionária da loja foi surpreendida pela dupla. Um

deles, armado, anunciou o roubo e levou a vítima para o fundo da loja, junto com outros funcionários. Os criminosos levaram aproximadamente 25 brincos de ouro, 20 pingentes, uma bolsa contendo pertences de uma das vítimas vítima e um celular. Depois da ação audaciosa, os ladrões fugiram em uma motocicleta, em direção ao bairro Cidade Nobre. VENDEDOR DE PÃES Em Santana do Paraíso, o alvo de assaltantes foi um ven-

dedor de pães, de 28 anos. Ele estava no bairro Águas Claras em seu veículo um Fiat Fiorino, quando foi abordado por dois menores armados. Eles levaram R$ 20 da vítima. Os autores foram identificados, mas ainda não foram localizados. Na rua Santa Rosa, no bairro Alto Santana, ainda em Santana do Paraíso, um rapaz foi abordado por um homem que portava um revólver. O ladrão tomou da vítima um cordão folheado a

ouro e um pingente, além de R$ 600 em dinheiro. A Polícia Militar tem um suspeito, mas até o momento ninguém foi encontrado. Já em Ipatinga, outro assalto foi registrado na madrugada de ontem (18). O dono de um varejão no bairro Córrego Novo, em Ipatinga, teve seu estabelecimento invadido por três homens. O trio fugiu a pé em direção ao bairro Esperança, levando R$ 30 reais em dinheiro. A suspeita é que todos eles sejam menores de idade.

7

C O N H E Ç A O C A N D I D AT O ( * )

“Lutarei incansavelmente contra a corrupção” Marinho Teixeira - PT - 13.130

TIMÓTEO - Marinho da Costa Teixeira tem 57 anos e nasceu em Córrego Novo. Foi vice-prefeito de Timóteo e concorre a uma cadeira no Legislativo timotense pelo Partido dos Trabalhadores. DIÁRIO POPULAR Qual comunidade representa e o que defende como bandeira do mandato? MARINHO TEIXEIRA – Represento os timotenses. Pretendo elaborar projetos que melhorem a educação pública oferecida aos nossos munícipes. Vou fiscalizar as ações do prefeito, mobilizar a sociedade, para junto cobrarmos do prefeito as melhorias de que a cidade precisa. Trabalharei na elaboração de projetos que melhorem a qualidade do atendimento aos usuários da saúde pública municipal. Também estão entre as minhas propostas: elaborar e aprovar projetos que promovam a inclusão da juventude, bem como incentivar crianças, jovens e adolescentes às práticas esportivas, defender a implantação de projetos habitacionais, especialmente para aqueles de menor poder aquisitivo, combater, ostensivamente, a corrupção no serviço público; lutar pela valorização dos aposentados e pensionistas, ampliando os serviços e atividades culturais que lhes propiciem melhor qualidade de vida, apoiar, intensivamente, as entidades sociais (sindicatos,associações, clubes de serviços, etc). E ainda: lutar pela implantação de uma clínica para recuperação de dependentes químicos, lutar pela criação de programas de incentivo aos produtores rurais do

Com ampla experiência na Administração Pública, Marinho Teixeira defende direitos dos servidores

município, lutar contra toda e qualquer investida que vise corte de benefícios, conquistados pelos servidores públicos, lutar pela implantação de quadras poliesportivas em todos os bairros da cidade, continuar a luta pela implantação de um novo distrito industrial, objetivando a geração de novos empregos. DP - Já ocupou algum mandato político? Qual a experiência na área pública? MT – Fui vice-prefeito por dois mandatos, e tenho experiência acumulada como secretário de Assistência Social, de Governo e de Obras. Fui também presidente do Metasita. DP - Qual candidato a prefeito defende e por que ele seria uma boa escolha a Prefeitura de Timóteo? MT - Keisson Drumond. Primeiro, porque não tem seu nome envolvido em nenhuma denúncia de corrupção durante seus dois mandatos de vereador. Segundo, porque defende um projeto que tem como carro-chefe a participação popular. A PARTIPAÇÃO POPULAR é, sem dúvida alguma, a principal razão do sucesso da maioria das administrações petista espalhadas em todo País.

(*) A coluna “Conheça o candidato” será publicada no DIÁRIO POPULAR para que o eleitor conheça um pouco dos candidatos a vereador nas cidades do Vale do Aço. Para participar, o candidato pode enviar as respostas às perguntas aqui publicadas para o email da redação diariopopular.redacao@gmail.com ou agendar entrevista pelo telefone 31-3827-0369. As entrevistas serão publicadas na ordem em que forem enviadas.


Domingo, 19 de agosto de 2012

Competência

O Prefeito de Santana do Paraíso, Joaquim Correa de Melo, Kim, na votação dos destaques do ano de 2012, foi eleito como um dos prefeitos que contribuíram para o desenvolvimento da região. Sua atuação ganhou admiração de toda população da

vizinha cidade como também nos meios políticos. Na oportunidade, desejamos forças ao estimado prefeito, e melhoras a sua mãe e seu genro, que encontram-se hospitalizados. Estamos torcendo por rápidas recuperações.

Glória Cavaglieri e Erailton, em noite de homenagens no Clube Morro do Pilar

Requinte

A loja Glória Cavaglieri realiza na próxima quarta-feira um belo desfile para mostrar as tendências da nova estação. A loja conta com inúmeras peças luxuosas com marcas de

destaque, e inclusive, várias personalidades presentes em noite de entrega da Comenda Rinaldo Campos Soares desfilavam com modelitos maravilhosos da requintada loja.

Dr. Douglas Silva Ferreira e sua mãe Ester Silva em noite de Baile dos Empresários, no Clube Morro do Pilar.

Merecimento

Dr.Douglas Silva Ferreira e sua mãe Ester Silva, em noite de homenagem no Clube Morro do Pilar. Sua mãe e seus irmãos Rafael, Andréia e Simone estavam muito orgulhosos com o recebimento do título de Médico Revelação do Vale do Aço.

“A referida homenagem veio a somar mais uma conquista em sua trajetória profissional”, revela Ester, que, na oportunidade, agradece a Deus pelo filho estar sempre ao lado da família, semeando integridade e exemplo de vida.

Torneio de Integração Os proprietários da IPALUX, José Carlos de Alvarenga e a esposa Sandra Mitsuko Komatsuzaka, têm muito a comemorar. Após receber a entrega da Comenda Rinaldo Campos Soares como destaque de 2012, novamente recebem o Prêmio Notorius pela ACIAPI. Mais que merecido.

Macarronada na brasa

Uma ótima oportunidade para exercer a solidariedade será ajudar a APIRVA a desenvolver projetos em benefício dos que fazem hemodiálise. Então, vamos marcar presença na macarronada que a entidade estará realizando dia primeiro de setembro, a

partir das 19 horas, na Quadra do bairro Bela Vista, em Ipatinga. A porção custa apenas cinco reais e você ainda vai se divertir participando de um bingo de uma centrífuga. Os ingressos já estão à venda, procure um voluntário para adquiri-lo.

O 12° Departamento de Polícia Civil realiza o 3º Torneio de Integração em seis cidades e sedes das Delegacias Regionais coordenadas pelo 12º DPC: Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu. O evento tem como objetivo geral a interação social desportiva entre policiais civis, amigos e familiares, realizando momentos de confraternização entre os mesmos, incentivando de forma saudável a prática do esporte.

Neste contexto de gestão participativa do futebol, movida pela coletividade, o 12º Departamento vem dia a dia incorporando a filosofia de trabalhar com eficiência em prol da coletividade, e em busca constante de um mundo mais seguro, com menores índices de criminalidade. O lançamento oficial está previsto para o fim do mês, na Sede do 12º Departamento de Polícia Civil, e os jogos deverão ter início em setembro.

Aniversariante especial

Jaqueline Araújo

A esteticista Jaqueline Araújo completa hoje mais uma primavera. Neste domingo, a comemoração será em Caratinga, sua cidade natal, sendo que na próxima semana reunirá seus amigos para um outro encontro comemorativo no Vale do Aço. Parabéns a essa grande amiga e profissional.

Adriana Diniz reuniu familiares e amigos na última sexta (17/08), para comemorar seu aniversário. Ela, e o marido Junior Frogeri, recepcionaram uma turma de amigos no Collins Pub, em Belo Horizonte. Votos de felicidades e realizações.

Show na Usipa Quem chegará a Ipatinga e promete um show sensacional com o Lançamento do DVD “Ousadia e Alegria”, é o cantor Thiaguinho. O evento acontecerá no dia 25 de Agosto na Usi-

pa, e a abertura ficará por conta do Boleros do Samba. Venda de convites no Quiosque Agência Um e Shopping do Vale. Maiores informações: 3827-9444. Imperdível.

Guilherme Silva Siviero em Santiago, no Chile. Aniversariante de destaque da última sexta feira, 17/08, reuniu os familiares em sua residência, no bairro Castelo, em um delicioso almoço para comemorar seu aniversário. Muitas felicidades!


Igualdade no acesso à justiça Infelizmente o acesso à justiça no nosso país ainda é precário, e com o objetivo de concretização dos direitos propugnados pela Constituição Federal é que foi registrada a assinatura de 50.000 cidadãos que pleiteiam um compromisso republicano para com a instituição Defensoria Pública, maior destinação de verbas para infraestrutura e contratação de mais defensores e fun-

cionários para a Defensoria da União e do Estado de São Paulo, autonomia e independência da Defensoria Pública da União e o tratamento igualitário entre a DPU e a DPE. Enfim, almejam que tais medidas sejam concretizadas para que o acesso à justiça no nosso país não seja mais um fator de desigualdade, mas de igualdade e solidariedade como deve ser.

Estellita´s Cerimonial

Estellita’s Cerimonial promove o 2º ENCONTRO DE CORAIS – 2012, que tem como título “120 VOZES LOUVANDO AO

SENHOR”. A animação é grande com o evento que promete ser sucesso. Parabenizamos mais uma vez a equipe por essa iniciativa.

Orgulhosas com a Comenda Rinaldo Campos Soares, a ortodontista Elessandra Rossoni Tristão e a dermatologista Élise Tristão, ladeadas pelo avô Jorge Rossoni e a mãe Elisabeth Tristão. Cumpre destacar que Elessandra vestia Glória Cavaglieri na noite em destaque.

Aniversário

do Pilar. O Buffet Forno e Fogão, de Altair e Sandra, bem como os bombons da sua empresa Le Chocolatier, contribuirão para o sucesso da festa desta família exemplar. Felicidades.

1º Encontro de Corais – 2011 - Projeto “Mil Vozes Louvando ao Senhor”

Festa de princesa

Uma aniversariante mais que especial do dia 25 deste mês é a princesinha Clarissa, filha dos destaques de 2012, os proprietários da Perfil Odontologia, Dr.Patrick Oliveira e Dra. Roberta Oliveira. A festa será em grande estilo no Salão de Festas Espaço 20, no bairro Iguaçu. O convite é um CD com uma belíssima foto da aniversariante convidando os príncipes e princesinhas ao seu baile de 1(um)aninho. Os pais não estão medindo esforços para que a noite seja mágica e inesquecível. Estaremos lá registrando essa linda festa.

Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. (Charles Chaplin)

A ortodontista destaque 2012 Elessandra Rossoni Tristão estará recebendo, junto ao marido Heitor Cardoso, seus amigos e familiares para comemorar o seu aniversário neste 25 de agosto no Clube Morro

Direção Geral: Cleucy Novais. Diagramação: Augusto Nora Informações: 31. 8731. 0440 / 8512. 5351 9645. 3836. Email: colunanovidades@gmail.com. Correspondências à Coluna Novidades devem ser enviadas à rua Alfa, 1063, Castelo Ipatinga / CEP. 35160-068.


10

Diário Popular

CULTURA

Domingo, 19 de agosto de 2012

TRADIÇÃO

José Barbosa: ACS/PMI

Congado de Timóteo participa de evento nacional em Montes Claros TIMÓTEO - Pela quinta vez, o Instituto Cultural Religioso Reino do Rosário participará da tradicional Festa de Agosto em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, da Cidade de Montes Claros-MG , no Norte de Minas. O grupo de Moçambique timotense será um dos principais destaques na 34ª edição do encontro religioso e cultural, que iniciou na quinta-feira (16), com encerramento previsto para hoje, dia 19. A Festa do Rosário de Montes Claros é um evento turístico de âmbito nacional, que leva milhares de pessoas às ruas da cidade em seus três dias de festejo. A participação do Reino do Rosário conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais. “A presença de nosso grupo será de muita importância para a troca de experiências entre os grupos de congado, para o resgate de nossas tradições e fé, pondera mes-

Votação elegeu o autor brasileiro Maurício de Sousa como patrono da biblioteca

Escola Municipal Game elege nome da biblioteca

A participação do Reino do Rosário conta com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais

tre Luís Fabiano dos Santos, capitão mor do grupo, acrescentando que a participação da corporação em eventos culturais de âmbito estadual e federal contribui para a divulgação do município. “A Festa do Rosário é um dos maiores eventos de manifestação cultural e religiosa do município de Timóteo e região do Vale do Aço. A cidade já sediou quatro encontros estaduais de congadeiros, inclusive com a participação de representantes de outros

estados”, comenta Luís Fabiano. O Instituto Reino do Rosário é um dos mais fortes grupos de manifestação folclórica do Vale do Aço, e conta com cerca de 60 integrantes entre crianças, jovens e adultos da cidade de Timóteo. FESTA DO ROSÁRIO Nos dias 15 e 16 de setembro, o grupo se une ao Congado São Sebastião, juntamente com a Paróquia de São Sebastião, comandada pelo Pe. Sérgio Henrique, para organizar

a tradicional Festa do Rosário, que este ano espera aproximadamente 20 grupos de congados de várias Cidades de MG, onde os reis festeiros Eva Maria e Custodio irão transmitir as coroas aos novos reis festeiros de 2013. “Estamos buscando apoio junto a todos os movimentos organizados do Vale do Aço, além de órgãos governamentais e da iniciativa privada, para concretizar esse novo projeto”, finalizou o mestre-regente Luís Fabiano.

Centro universitário oferece curso de História da Arte

FABRICIANO - “Conhecimento não ocupa espaço e, se algum dia você perder tudo, ele você não perderá”. É partindo desse pressuposto que a Agência de Comunicação Integrada do curso de Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), em parceria com o movimento cultural “Draw Their Ideas”, oferecem na próxima semana um curso intensivo gratuito de História da Arte. Voltado para alunos e ex-alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da instituição, a atividade será desenvolvida de segunda (20) a quarta-feira (22), das 14h às 17h, na sala 206 do bloco B, campus de Coronel Fabriciano. De acordo com Rodrigo Cristiano Alves, professor responsável pelo intensivo, o objetivo do curso é proporcionar aos participantes noções sobre os principais

Arte pós-moderna, como pop art e contemporânea, faz parte da grade curricular do curso

movimentos artísticos. “Pretendemos com o curso, além de uma atividade extraclasse, ampliar o repertório cultural dos participantes e, se possível, desmitificar e romper com os preconceitos que a história da arte ainda en-

frenta pela falta de conhecimento sobre ela. Vamos falar sobre sua importância e aplicações para a publicidade, jornalismo e também para a sociedade de um modo em geral”, explicou o docente. A programação do curso

será ofertada de forma intensiva por meio de exposição oral e projeções de obras importantes em ordem cronológica. Na segunda-feira (20) a palestra fará uma introdução à História da Arte e abordará arte antiga (rupestre, egípcia, nórdica) e arte medieval (bizantina e gótica). Na terça-feira (21) o conteúdo ministrado será arte renascentista e arte pré-moderna (realismo, romantismo, impressionismo e expressionismo). Na quarta-feira (22), os temas serão arte moderna (cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo) e arte pósmoderna (pop art, minimalismo e contemporânea). Para se candidatar a uma das 15 vagas disponíveis o interessado deve enviar um email para rodrigocalves@hotmail.com contendo nome completo, curso e turma (no caso de ainda estar na graduação) até o dia 19 de agosto.

IPATINGA - A Escola Municipal do Game, no bairro Iguaçu, conta, a partir desta sexta-feira, 18, com uma “nova biblioteca”. O acervo e sede já existem há anos, mas a biblioteca não tinha denominação. De forma democrática, alunos e professores realizaram uma votação e elegeram como seu patrono o autor brasileiro Maurício de Sousa. Melhor estruturada, a biblioteca conta com novos livros e materiais didáticos. “Decidimos dar nome a biblioteca da forma mais democrática possível. Realizamos uma eleição que contou até mesmo com urnas. Indicamos vários nomes de importantes autores brasileiros e o mais votado foi Maurício de Sousa”, revela a diretora da escola, Cássia Suely. A biblioteca pública conta com livros em áudio, várias

coleções com temas recentes e ainda esqueleto humano, boca articulada, fantoche, ecoteca, globo, dicionários e mapas, entre outros recursos que contribuem para tornar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Para o secretário de Educação, Amaury Gonçalves, os 504 alunos da instituição são agraciados com um importante meio de ensino. “No Brasil, 38% dos estudantes universitários são analfabetos funcionais segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf). São jovens que sabem ler e escrever, mas que possuem dificuldades de interpretar e associar informações. Nosso objetivo é incentivar e motivar as pessoas para a leitura, em especial as crianças e os jovens, e contribuir com a diminuição deste índice tão alarmante”, avalia, Amaury.

CINE DO VALE DO AÇO

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (LEGENDADO) Sala 2 - Diariamente: 21H10 BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (DUBLADO) Sala 1 - Diariamente: 17H00 - 20H15 VALENTE (DUBLADO) Sala 1 - Diariamente: 14H45 VALENTE 3D (DUBLADO) Sala 1 - Sex, Seg, Ter e Quinta: 19H00 Sala 1 - Sáb , Dom e Quarta: 13H30 - 19H00 A ERA DO GELO 4 (DUBLADO) Sala 3 - Diariamente: 16H00


RESUMO DE NOVELAS AMOR ETERNO AMOR Globo, 18h15

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012 exige que Máslova pague o que deve. Socorro devolve o pendrive de Kleiton, sem ser vista.

GABRIELA

Segunda-feira Melissa obriga Virgílio a revelar o paradeiro de Angélica. Uma freira leva a carta de Angélica para o correio. Rodrigo vê Lexor em sua regressão. Rodrigo se declara para Miriam e os dois se beijam. Laudelino avisa a Angélica que seu filho está com Virgílio e ela pede para vê-lo. Clara conta para Miriam que Lexor a ajudou a se acertar com Rodrigo. Laís avisa a Marlene que passará o dia com Eduardo. Melissa reclama de Virgílio. Terça-feira Angélica se sente mal perto de Melissa. Fernando tenta provocar Rodrigo se aproximando de Miriam. Jacira deixa Tobias enciumado. Laudelino vê Angélica ferida e corre para levá-la ao hospital. Começa o casamento de Antônio e Deolinda. Laudelino afirma que Rodrigo atirou em Angélica. Virgílio encontra sangue em sua casa e se desespera. Valéria implica com Elisa. Marlene sofre por Laís ter perdoado Eduardo. Pedro fica incomodado ao ver Gracinha com Jair. Quarta-feira Neusinha confronta Gracinha ao vê-la com Jair. Josué destrata Valéria por ciúme de Rodrigo. Elisa fica furiosa por não conseguir falar com Fernando. Pedro desconfia da história que Gracinha conta sobre seu suposto casamento. Tobias ouve Gil elogiando Jacira e fica irritado. Laudelino decide deixar o hospital onde Angélica está internada. Elisa conta para Fernando que Rodrigo e Miriam viajaram juntos. Melissa fica tensa ao pensar que Angélica pode ter sobrevivido. Elisa tenta descobrir com Teresa o paradeiro de Rodrigo. Quinta-feira Rodrigo e Miriam trocam juras de amor. Elisa obriga Solange a fingir que está sentindo dor. Dimas conta para Melissa que Fernando voltou a andar e avisa que ele saiu transtornado de casa. Fernando chega à pousada e invade o quarto onde Rodrigo e Miriam estão. Elisa destrata Gracinha. Fernando sente fortes dores na coluna. O frei explica como Rodrigo e Miriam fazem para chegar ao antigo cemitério. Jacira confirma sua gravidez. Sexta-feira Miriam recobra a consciência. Dimas e Melissa conseguem falar com Fernando. Kléber não gosta quando Priscila comenta sobre fazer uma especialização fora do país. Virgílio amendronta Laudelino ao inventar mentiras sobre Rodrigo. Pedro faz elogios a Gracinha e Jair estranha. Virgílio não conta para Melissa que Angélica está viva. Regina chega à pousada e Fernando exige que ela o leve para casa. Laudelino teme por sua vida. Henrique fica incomodado com Laura. Sábado Rodrigo afirma a Elisa que se casará com ela. Fernando avisa a Dimas que vai casar com Regina. Jáqui se desculpa com Laura por suas atitudes com Priscila. Fernando enfrenta Melissa e apresenta Regina como sua noiva. Zilda elogia Francisco ao vê-lo tocando flauta. Bruno confessa a Juliana que ainda gosta de Cris. Laís diz que só perdoará Marlene se ela reatar com Eduardo. Jacira pensa em alugar um apartamento no edifício São Jorge.

Sexta-feira Tom acaba com a coletiva e culpa Kleiton pelo vazamento do vídeo das Empreguetes. Chayene tenta se promover com o escândalo. Lygia se incomoda em deixar a filha viajar com Alejandro. Kleiton deixa de ser o produtor das Empreguetes e Eloy publica a notícia em seu blog. Chayene pensa em sabotar a viagem de Penha e Cida. Tom reclama da falta de profissionalismo das Empreguetes. Chayene obriga Laércio a alterar o destino da viagem de Penha e Cida. Socorro distrai Tom durante a confirmação do voo de Penha e Cida. Penha avisa a Tom que ela e Cida estão muito longe do local do show.

‘Se sua filha não me der motivos, não mato’, diz o coronel ao pai da moça

Jesuíno fica noivo de Iracema

O coronel Jesuíno (José Wilker) mal ficou viúvo e já está querendo outra esposa. Ele vai até a casa de Iracema (Amanda Richter) pedir a mão da estudante. “Não posso ficar sem mulher em casa. Penso casar mais sua filha Iracema”, informa Jesuíno, para a total surpresa da mãe da moça: “Mas o senhor matou sua ou-

tra mulher!”. Sem meias palavras, o machão argumenta que matou porque Sinhazinha (Maitê Proença) mereceu. “Se sua filha não me der motivos, não mato”, ele emenda. O pai de Iracema concorda e concede a mão da filha, mas diz que não pode pagar o seu dote. Jesuíno diz que não faz questão

de dote e ainda quita a última parcela do imóvel da família. Fechado o “negócio”, Iracema é chamada à sala para conhecer o noivo. Ela leva um baita susto ao ver o coronel e, confusa por demais, acata a ordem do futuro marido. “Mande fazer o vestido pro casório. Eu cuido de tudo, até da festa”, diz Jesuíno.

Tony Ramos elogia Marisa Orth voltará Adriana Esteves às novelas na Globo Com 49 anos de carreira na televisão brasileira, Tony Ramos diz que consegue identificar se uma novela vai fazer sucesso pelos primeiros capítulos. Segundo ele, foi assim com “Avenida Brasil”, em que fez uma participação especial como Genésio, pai da personagem Nina (Débora Falabella), no início da trama. “Uma história tem que me cativar, e a história do Genésio é uma bela história. Recebi os primeiros seis capítulos (de Avenida Brasil) e vi que seria um sucesso. Eu disse para o Ricardo (Waddington, diretor da novela): ‘Você tem um sucesso nas mãos’. Dava para perceber que era uma história muito bem contada”, afirmou o ator. O ator também elogiou o trabalho da colega Adriana Esteves na pele da vilã Carminha. “O público está amando a Adriana como Carminha. Ela está fazendo um trabalho brilhante. E vem de outros bem diferentes, em ‘Toma Lá Dá Cá’ e ‘Morde & Assopra’”, lembrou.

CHEIAS DE CHARME Globo, 19h15 Segunda-feira Rosário estranha o jeito de Fabian, mas não percebe que é Inácio. Otto pensa em Conrado ao ver Sandro jogar bola com Patrick. Sidney estranha o interesse de Romana em Fabian. Socorro conta para Chayene que Kleiton e Tom estão cada vez mais distantes. Valda chama Sandro para consertar o vazamento na cozinha. Kleiton descobre que não foi avisado da gravação do novo clipe das Empreguetes. Elano vê a foto de Cida com a família Sarmento e fica decepcionado. Cida recebe a Liga das Patroas. Terça-feira Tom afasta Rosário de Inácio/ Fabian. Epifânia avisa a Voleide

Afastada das telinhas desde o ano passado, quando emplacou um papel de destaque na série “Macho Man”, Marisa Orth já tem um novo trabalho pela frente na Globo. A atriz aceitou um convite de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari para atuar em “Sangue Bom”, próxima novela das sete da dupla. Segundo a coluna Controle Remoto, o personagem foi escrito especialmente para a atriz. “Sangue Bom” também terá em seu elenco Malu Mader, Jayme Mattarazzo, Fernanda Vasconcellos, entre outros. A estreia deve ocorrer no primeiro semestre de 2013, logo na sequência de “Guerra dos Sexos”.

que Máslova não é confiável. Elano convida Stela para jantar em sua casa. Lygia pensa no beijo que trocou com Gilson. Inácio/ Fabian beija Rosário. Sandro paga a pensão de Padrick. Cida faz uma festa na piscina e a família Sarmento fica incomodada. Branca procura Sandro e Sônia não gosta. Brunessa conta para Cida que viu Elano com uma garota no Chopeokê. Rosário conta para Penha e Cida que gostou do beijo de Fabian. Quarta-feira Conrado implora para ficar com Cida. Socorro diz a Chayene que as Empreguetes pagarão uma multa se o contrato de sigilo sobre o novo vídeo for quebrado. Máslova se impressiona com a sinceridade de Conrado ao falar de Cida. Kleiton mostra o clipe

das Empreguetes para Elano. Fabian fica tenso ao saber que Rosário se aproximou de Inácio. Máslova procura Cida. Stela confessa a Elano que está interessada nele. Rosário se preocupa com a entrevista que deu a Eloy. Cida encontra com Conrado. Chayene expulsa Eloy de casa. Quinta-feira Socorro se esconde na varanda. Conrado confessa para Isadora que nunca gostou dela, e Cida escuta. Cida percebe o interesse entre Valda e Olavo. Gracinha chora com saudades de Matias e Ariela fica preocupada. Neide defende Penha para Lygia. Socorro entrega o pendrive para Chayene. Brunessa se insinua para Humberto. Lygia e Penha fazem as pazes. Cida decide dar uma chance para Conrado. Voleide

Sábado Tom é obrigado a pedir para Chayene prolongar sua apresentação. Sarmento e Sônia trocam ironias. Elano conta para Stela que estava envolvido com outra pessoa. Penha e Cida não conseguem chegar para o show e Rosário entra sozinha no palco. Sandro fala para Ruço que seus serviços fazem sucesso no condomínio Casagrande. Chayene comemora a vitória sobre as Empreguetes. Rosário termina o show arrasada e lembra da promessa que ela, Penha e Cida fizeram. Sarmento dá um presente para Cida. Socorro volta a morar com Chayene. AVENIDA BRASIL Globo, 20h50 Segunda-feira Jorginho não acredita nas explicações de Nina sobre o dinheiro do sequestro de Carminha. Lucinda chama Ivana para levar Max para casa. Tufão estranha quando Carminha sugere que Max volte para a mansão. Jorginho fica perturbado com as intrigas de Nilo contra Lucinda. Max se comove com os elogios de Ivana. Nina avisa a Carminha que não quer que Max volte para a mansão. Jorginho destrata o pai e deixa Nina tensa. Débora se entristece ao ver Jorginho defender Nina. Ivana conta para Tufão que Lucinda telefonou pedindo que ela buscasse Max e ele tenta convencê-la a não ir. Jorginho segue Nina e a vê com Max. Terça-feira Nina tenta impedir Jorginho de brigar com Max. Todos no Divino tentam evitar que Suelen faça as fotos para a revista. Tessália diz a Olenka que desconfia de Leleco. Muricy flagra Zezé massageando Adauto. Leleco finge indignação ao pegar Tessália tentando ouvir sua conversa. Os homens do Divino invadem o campo onde Suelen faz suas fotos. Jimmy leva um contrato para Cadinho assinar enquanto se exercita com Noêmia. Tufão pergunta a Carminha de onde Max conhece Lucinda. Débora se diverte com Iran. Jorginho procura Débora.

11

Quarta-feira Nina garante a Lucinda que fará Carminha sair da casa de Tufão. Débora não deixa Jorginho beijá-la. Cadinho não gosta de ver Alexia com um massagista. A casa de Nilo pega fogo e Nina o salva. Zezé comenta com Adauto que Leleco também viajou. Tessália rejeita Darkson. Olenka e Monalisa se interessam pelo arquiteto que vai à casa nova. Muricy e Leleco chegam a Cabo Frio. Nina manda Carminha dar folga a Janaína e Zezé para que elas fiquem sozinhas em casa. Leleco vê Adauto e Tessália chegando à casa de Cabo Frio e esconde Muricy. Nilo procura Jorginho e diz que Nina é inocente. Nina exige que Carminha se separe de Tufão. Quinta-feira Nina faz intrigas de Carminha para Ivana. Adauto e Tessália procuram Muricy pela casa e Leleco fica tenso. Jorginho pede que Zezé o leve ao local que foi usado como cativeiro de Carminha. Adauto e Tessália vão embora de Cabo Frio. Silas vê o arquiteto paquerando Monalisa e fica com ciúme. Iran beija Débora. Cadinho dorme durante uma reunião de trabalho e perde um cliente. Leleco e Muricy se escondem na casa de Silas. Darkson briga com Adauto por ciúmes de Tessália. Ivana descobre que Max comprou uma lancha. Jorginho encontra Serjão, o sequestrador de Carminha. Sexta-feira Jorginho conversa com Serjão. Nina dá um prazo para Carminha sair de casa e Janaína ouve. Jorginho confirma com Serjão que Carminha e Max forjaram o sequestro. Tufão descobre que Carminha saiu de casa sem dizer para onde foi. Jorginho tenta se desculpar com Nina. Zezé e Janaína ficam indignadas com a mentira de Muricy. Tessália se impressiona com o jeito de Darkson. Leandro diz a Suelen e Roni que voltará para Goiás. Jorginho manda Carminha sair da mansão. Cadinho arma um encontro com os amigos em um lugar fora da cidade. Tufão procura Max. Carminha avisa ao marido que quer sair de casa. Sábado Tufão se surpreende com a decisão de Carminha. Jorginho pede para Iran ficar com Débora. Tufão pede que Zezé vá morar com Carminha. Nina reclama ao saber que a vilã não vai se separar de Tufão. Darkson descobre que Leleco está escondido em sua casa e se insinua para Tessália. Roni oferece sua casa para Leandro morar temporariamente. Carminha esconde os vestígios de Max na chácara. Muricy vai à casa de Silas falar com Leleco. Tufão fica chateado quando Nina conta que tem um novo namorado. Carminha diz a Max que Nina ficou com o dinheiro do sequestro. Leleco tenta convencer Tufão a se declarar para a cozinheira. Jorginho pede Nina em casamento.

PRECISA-SE

DE MOTOQUEIRO PARA ENTREGAS EM GERAL COMPARECER À RUA TERESINA, 175 – VENEZA I PROCURAR MAGDA


12

ESPORTES

Diário Popular

Domingo, 19 de agosto de 2012

C A M P E O N ATO

CRUZEIRO

SOUZA DEVE ASSUMIR O LUGAR DE MONTILLO Argentino, com dores na coxa direita, nem viajou com a delegação para a capital paranaense; Raposa enfrenta o Coritiba neste domingo, às 16h

Rafael e Maycon se prepararam muito tecnicamente, mas a competição será de altíssimo nível

Judocas usipenses defendem Minas em Brasileiro no RJ IPATINGA – Os atletas da Usipa/Pitágoras, Rafael Magalhães (meio pesado) e Maycon Freitas (ligeiro), estão no Rio de Janeiro defendendo o estado mineiro no Campeonato Brasileiro Sub-20 de Judô. Eles garantiram a vaga na competição após conquistarem o primeiro lugar na seletiva de Minas Gerais, ocorrida no primeiro semestre do ano. Além de valer o título nacional da categoria, o campeão do Brasileiro de cada um dos 14 pesos olímpicos garante vaga na primeira seletiva nacional Projeto Rio 2016, programada para acontecer nos primeiros meses do próximo ano. Segundo o técnico Hevilmar Rocha, Rafael e Maycon se prepararam muito tecnicamente, mas ele afirma que a competição será de altíssimo nível. “O Brasileiro reúne os melhores judocas do país, inclusive atletas olímpicos. Será um grande desafio para nossos atletas, mas estamos confiantes”.

BRASILEIRO Ao todo serão 286 judocas de 26 estados. Entre eles, nomes que já puderam experimentar a sensação de participar, como atletas de apoio, nas Olimpíadas de Londres 2012. A campeã mundial Sub 17 Flávia Gomes (57kg) e o campeão pan-americano Ruan Silva (+100kg) fizeram parte do grupo de ukes (sparings de judô) durante a aclimatação da seleção olímpica em Sheffield. Além dos atletas, o evento terá a presença o técnico da seleção brasileira Sub 20, Douglas Vieira, que, ao lado dos assistentes Edmilson Guimarães e Marcelo Theotonio, estará no ginásio observando o desempenho dos judocas. Para o supervisor das categorias de base da Confederação Brasileira de Judô, Kenji Saito, o Brasileiro Sub 20 passa a ser a grande vitrine para os atletas que sonham disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

BH - O meia Souza está confiante em um bom rendimento, caso seja confirmado como titular, na vaga de Montillo, para a partida deste domingo, contra o Coritiba, às 16h, no estádio Couto Pereira, em CuritibaPR, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O argentino, com dores na coxa direita, nem viajou com a delegação para a capital paranaense. Souza, no entanto, destacou a falta que Montillo vai fazer, e disse que fará de tudo para substituir bem o titular da camisa 10. “Quem está na chuva é para molhar. Não me recordo qual foi a última vez em que joguei uma partida inteira... (foi no dia 20 de maio, na 1ª rodada do Brasileirão, no empate em 0 a 0 com o Atlético-GO, no Parque do Sabiá, em Uberlândia). Vou entrar e dar o meu melhor. Quando não der mais, eu peço para sair. Mas, enquanto estiver em campo, vou dar a vida ali, vou dar o máximo, para tentar chegar perto daquilo que o Montillo vem fazendo. É difícil, pois é um jogador diferenciado, que vai fazer muita falta. Mas temos que ter algumas saídas. Ele não vai jogar, então, a responsabilidade é toda minha, e eu assumo ela. Vou dar o meu melhor para que o time saia vitorioso de lá no domingo”. Perguntado se ficará mais solto quando o time estiver sem a bola, livre da função de marcação, Souza foi bem direto. “Livre hoje não tem como jogar. Tem que estar sempre marcando. Quando estiver sem a bola, tem que procurar alguém para

Washington Alves/VIPCOMM

Souza destacou a falta que Montillo vai fazer, e disse que fará de tudo para substituir bem o titular da camisa 10

marcar. Vou estar perto do volante, então, tenho que ajudar na marcação. Hoje é um jogo de tabuleiro, tem que saber usar bem as peças. Se sair um, atrapalha lá atrás. Todo mundo tem que marcar. O futebol brasileiro está uma loucura danada, os caras correm 12 ou 13 quilômetros, coisa de maratonista. Tem que se enquadrar aí, independentemente da idade, procurar evoluir para não ficar para trás”. Por fim, o meia falou das dificuldades que o jogo deste domingo também vai oferecer ao Cruzeiro, falou da força do Coritiba e das mudanças que a Raposa vai ter, principalmente no meio-campo, com tantos desfalques. Vale lembrar que o zagueiro Léo e os volantes Charles e Everton ficarão de fora da partida por suspensão. O zagueiro uruguaio Mauricio Victorino (atuou no amistoso contra a França, na úl-

tima quarta-feira, e se apresentou com uma lesão muscular), o volante Willian Magrão e o atacante Borges estão entregues ao Departamento Médico. “O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Independentemente do jogo, é muito complicado. A Portuguesa foi ao estádio Olímpico na quarta-feira e venceu o Grêmio, por exemplo. Não tem jogo fácil! Quem vai para campo achando que tem jogo fácil, não tem. Vai ser uma outra pedreira no domingo, o Coritiba, uma equipe que já atua junto há um bom tempo. Vamos para lá com desfalques importantes, o Montillo, o Léo, praticamente com um meiocampo novo, só o Lucas Silva vinha jogando. Mas, é o Cruzeiro. Independentemente de ter ritmo de jogo ou não temos que ir lá, fazer o nosso papel e tentar trazer pontos”. (Cruzeiro Esporte Clube)

19/08/2012  

19/08/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you