Issuu on Google+

DIÁRIOPOPULAR JORNAL DE VERDADE

Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano Vl - Número 1.669 - Quinta-feira, 18/04/2013 - R$ 1,00

100 DIAS

EXECUÇÃO

PC CONHECIA DENÚNCIA DE AMEAÇA A CARVALHO Informações de que fotógrafo seria o “próximo a morrer”, recebidas pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG, foram repassadas à instituição, confirmou assessoria Grão Fotografia

Belo Oriente discute obras O prefeito de Belo Oriente Pietro Chaves (PDT) apresentou à comunidade os projetos de obras do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) que totalizarão R$ 21 milhões em investimentos na localidade. O anúncio ocorreu na última sexta-feira (12), durante balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de governo. Foi detalhado o projeto de reestruturação e planejamento urbano, que prevê a canalização do córrego Paraju, construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), edificação de muros de arrimo, pavimentação e recuperação de ruas, drenagem e escadas de acesso. Página 6

LOTEAMENTO

Paraíso autoriza empreendimento A informação de que o fotógrafo Walgney Assis Carvalho seria o “próximo a morrer”, recebida anonimamente pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi repassada à Polícia Civil, confirmou a instituição. A assessoria da Polícia Civil afirmou que a denúncia que chegou ao deputado estadual Durval Ângelo (PT) foi encaminhada ao delegado Emerson Morais, responsável pelas investigações da execução do jornalista Rodrigo Neto, em Ipatinga. O delegado respondeu que Carvalho seria ouvido como uma das partes no inquérito. Quando interrogado, Carvalho afirmou não saber nada sobre o crime e também não solicitou nenhum tipo de proteção, não sendo, portanto, possível incluí-lo em nenhum tipo de programa.

LEIA TAMBÉM

Ataques a jornalistas repercutem em Brasília e ministra volta a pedir interferência da Polícia Federal Página 3

REFORÇO NORUEGUÊS – As indústrias do setor metalmecânico do Vale do Aço ganham um novo impulso para fornecer para a Petrobras e outras companhias do setor de petróleo e gás. Nesta quarta-feira (17), Ipatinga recebeu empresários noruegueses para a assinatura de convênio entre o cluster NCE Node com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vale do Aço (Sindimiva) e com o Sistema Fiemg. O acordo Página 5 aproxima mais de 230 indústrias de 58 empresas norueguesas.

SÃO SEBASTIÃO

IMPOSTO

A Prefeitura de Santana do Paraíso liberou o loteamento “Cidade Verde”, após vistoria do empreendimento. Foi assinado auto de conclusão, autorizando a emissão de placas numéricas e de alvarás de construção. A Prefeitura cobrou dos responsáveis abastecimento de água e demais requisitos legais. “Trata-se praticamente de um novo bairro, já que estamos falando de 460 (quatrocentos e sessenta) novos lotes acima de 240m² completamente legalizados e aptos para receberem investimentos”, anotou o secretáPágina 6 rio Eri Pimenta.

Show católico IPTU premiado Produtos são comemora os 50 continua até dia apreendidos anos de Paróquia 26 em Ipatinga R E C E P TAÇ ÃO

A praça 29 de Abril, no Centro Sul de Timóteo, será palco de dupla comemoração neste sábado (20): os aniversários de 49 anos do município e de 50 anos de criação da Paróquia São Sebastião. Uma ampla programação foi elaborada pela Paróquia, que culminará, nesse fim de semana, com um show da cantora Adriana Arydes, um dos principais nomes da música católica na atualidade. O show de Adriana Arydes está marcado para as 21h. Mais cedo, às 19h, na Matriz de São Sebastião, será celebrada a missa de encerramento da Novena dedicada ao santo padroPágina 8 eiro da paróquia, São Sebastião.

O pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 continua valendo para concorrer a prêmios em Ipatinga. O sorteio do IPTU premiado, que inclui um carro e uma moto 0 km, vai ser realizado no dia 29 de abril, durante as comemorações de aniversário da cidade, no Parque Ipanema. A promoção vai até o próximo dia 26 de abril, quando os contribuintes de imóveis residenciais que quitarem o IPTU em parcela única podem trocar os cupons no hall da PMI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aqueles que fizeram o pagamento à vista com desconto também podem procurar o atendimento para prePágina 9 encher o cupom e depositá-lo na urna.

Um acervo de objetos provavelmente oriundos de furtos foram apreendidos na manhã desta quarta-feira (17). Denúncias anônimas levaram a Polícia Militar até a residência de Nilton Gonçalves da Silva, 22 anos, na rua Tulipa, no bairro São Domingos. Ao chegar, os policiais encontraram na residência uma grande quantidade de materiais que podem vir a ser frutos de um assalto, quando bandidos adentraram em uma residência, renderam uma família que chegava de um culto evangélico. Após o assalto, os bandidos fugiram no carro da família levando diversos materiais. Página 7


2

Diário Popular

OPINIÃO

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

FRASES “A comissão está inviabilizada por este ano. Não fazia sentido participar das reuniões e não quero mais polemizar, porque esse cara [Marcos Feliciano] é um artista e está tirando proveito da situação para interesses individuais.” Do deputado Padre Tom (PT), que deixou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

“Estamos saindo para não legitimar os atos do pastor. Não reconhecemos a eleição dele”. Do deputado Nilmário Miranda (PT) , ex-presidente do colegiado, que também abandou a Comissão.

“Se o governo brasileiro e as autoridades brasileiras não se moverem, nós vamos ser enterrados vivos numa cadeia da Bolívia”. Do corintiano Tadeu Macedo Andrade, vice-presidente da Gaviões da Fiel definindo a situação que ele e outros 12 brasileiro enfrentam, presos há quase 60 dias em Oruro, na Bolívia.

www.diariopopularmg.com.br DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

ESPAÇO PÚBLICO

ARTIGO

Anastasia lança novo serviço de atendimento aos mineiros

O fato ‘puro’ e as versões

O cidadão mineiro tem à disposição, a partir desta quarta-feira (17), o Disque Ouvidoria 162, novo número da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais. O serviço permitirá que o usuário memorize com mais facilidade o número, de apenas três dígitos, além de ampliar a possibilidade de comunicação com a administração pública. Para marcar o lançamento do Disque Ouvidoria, o governador Antonio Anastasia, acompanhado do ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, realizou uma ligação para recomendar atenção às solicitações, reclamações e queixas dos cidadãos mineiros e desejar boa sorte à equipe. Segundo o governador de Minas, o objetivo desse novo serviço é facilitar ainda mais o acesso do cidadão à Ouvidoria. “Nossa Ouvidoria-Geral do Estado já tem um funcionamento muito bom. Agora, vamos facilitar ainda mais o acesso do cidadão mineiro à ouvidoria, com a simplificação do número”, disse Antonio Anastasia.

ARTIGO

Papa Francisco, promotor da consciência ecológica?

(*) Leonardo Boff

Cresce mais e mais a consciência de que entramos está sobre as coisas como quem as possui e domina. O numa fase perigosa da vida na Terra. Nuvens escuras nos modo-de-estar de Francisco é colocar-se junto com elas ocultam as estrelas-guias e nos advertem para eventu- para conviver como irmãos e irmãs em casa. Ele intuiu ais tsunamis ecológicos-sociais de grande magnitude. misticamente o que hoje sabemos por um dado de ciênFaltam-nos líderes com autoridade e com palavras e cia: todos somos portadores do mesmo código genético gestos convincentes que despertem a humanidade, es- de base; por isso um laço de consanguinidade nos une, pecialmente, as elites dirigentes, para o destino comum fazendo que nos respeitemos e amemos uns aos outros da Terra e da Humanidade e para a responsabilidade e jamais usemos de violência entre nós. São Francisco coletiva e diferenciada de garanti-lo para todos. está mais próximo dos povos originários, como os yaÉ neste contexto que a figura do bispo de Roma, Fran- nomamis ou os andinos que se sentem parte da natucisco, poderá desempenhar um reza do que dos filhos e filhas a papel de grande relevância. Ele Faltam-nos líderes com autoridade modernidade técnico-científica explicitamente se religa à figupara os quais a natureza, tida e com palavras e gestos ra de São Francisco de Assis. Pricomo selvagem, está ao nosso convincentes que despertem a meiramente pela opção clara dispor para ser domesticada e pelos pobres, contra a pobreza explorada. humanidade, especialmente, as e pela justiça social, nascida iniToda modernidade se conselites dirigentes, para o destino cialmente no seio da Igreja da litruiu quase que exclusivamente bertação latino-americana em comum da Terra e da Humanidade sobre a inteligência intelectual; Medellin (1968) e Puebla (1979) nos trouxe incontáveis coe para a responsabilidade coletiva e ela e feita, segundo João Paulo II, modidades. Mas não nos fez patrimônio da Igreja Universal. diferenciada de garanti-lo para todos. mais integrados e felizes porque Esta opção, bem o viram teólocolocou em segundo plano ou gos da libertação, inclui dentro de si o Grande Pobre que até recalcou a inteligência emocional ou cordial e neé nosso planeta super-estressado pois a pisada ecológi- gou cidadania à inteligência espiritual. Hoje faz-se urca da Terra foi já ultrapassada em mais de 30%. Isso nos gente amalgamar estas três expressões da inteligência remete a um segundo ponto: a questão ecológica, vale se quisermos desentranhar aqueles valores e sentimendizer, como devemos nos relacionar com a natureza e tos que tem nelas o seu nicho: a reverência o respeito com a Mãe Terra? É neste particular que Francisco de As- e a convivência pacífica com a natureza e a Terra. Esta sis pode inspirar a Francisco de Roma. Há elementos em diligência nos alinha com a lógica da própria natureza sua vida e prática que são atitudes-geradoras. Vejamos que se consorcia, inter-retro-conecta todos com todos e algumas. sustenta a sutil teia da vida. Todos os biógrafos do tempo (Celano, São BoavenFrancisco viveu esta síntese entre ecologia interior e tura, Legenda Perugina e outros) atestam “o terníssimo a ecologia exterior a ponto de São Boaventura chamáafeto que nutria para com todas as criaturas”; “dava-lhe lo de “homo alterius saeculi” “um homem de um outro o doce nome de irmãos e irmãs de quem adivinhava os tipo de mundo”, diríamos hoje, de outro paradigma. segredos, como quem já gozava da liberdade e da glória Esta postura será fundamental para o futuro de nosdos filhos de Deus”. Recolhia dos caminhos as lemas pa- sa civilização, da natureza e da vida na Terra. O Francisra não serem pisadas; dava mel às abelhas no inverno co de Roma dever-se-á fazer o portador dessa herança para que não morressem de frio ou de escassez; pedia sagrada, legada por São Francisco de Assis. Ele poderá aos jardineiros que deixassem um cantinho livre, sem ajudar toda a humanidade a fazer a passagem deste cultivá-lo, para que ai pudessem crescer todas as ervas, tipo de mundo que nos pode destruir para um outro, viinclusive as daninhas, pois “elas também anunciam o vido em antecipação por São Francisco, feito de irmanformosíssimo Pai de todos os seres”. dade cósmica, de ternura e de amor incondicional. Aqui notamos um outro modo-de-estar no mundo, (*) Leonardo Boff é teólogo e escritor. diferente daquele da modernidade. Nesta o ser humano

(*) Luciano Martins Costa

Um dia como esta última terça-feira (16/4) oferece excelentes condições para a observação da imprensa tradicional no Brasil. Nos principais jornais do país, assim como na imprensa internacional, destaca-se apenas uma notícia: a dos atentados que deixaram pelo menos três mortos e mais de uma centena de feridos, na cidade de Boston. Notícia pura e simples, relato de um acontecimento de grave importância, com prováveis consequências nos registros da contemporaneidade, esse é o exemplar único de todas as edições deste dia. O mais, no que se refere à política e à economia, aos crimes do dia e até mesmo ao esporte, é, claramente, produto de opinião aplicado a versões de fatos. As explosões que transformaram em tragédia a tradicional maratona se impõem com um impacto tal que expõe com absoluta clareza a retórica monocórdia que caracteriza o jornalismo predominante nos nossos principais meios de comunicação. A razão pode ser muito simples: não há espaços para interpretações no fato de alguém ter explodido duas bombas de conteúdos dilacerantes no meio de uma multidão de civis: trata-se de um ato terrorista. Como as autoridades americanas desautorizaram de imediato qualquer especulação e bloquearam o acesso de jornalistas a qualquer indício de autoria, a imprensa teve que se restringir aos fatos. Dessa forma, a leitura de uma notícia “pura” permite comparar estruturas de textos, imagens e distribuição de conteúdos no produto jornalístico impresso, de modo a expor os solecismos sígnicos, ou seja, as inadequações e distorções de significado. Como o jornalismo vem progressivamente abandonando a intenção de compreender o mundo em favor da pretensão de interpretar a realidade, o fato que se impõe aos sentidos, com toda sua clareza e seu horror, tem também o efeito de iluminar a obscuridade das opiniões que encobrem os demais eventos do dia. Embora esse exercício possa parecer complicado, basta que o leitor ou leitora leia a notícia sobre os atentados e, em seguida, faça uma leitura mais atenta, por exemplo, da cobertura sobre o resultado da eleição presidencial na Venezuela. No primeiro caso, busca-se o máximo de precisão; no segundo, a intenção é claramente impor uma interpretação. (*) Luciano Martins Costa publicou este artigo originalmente no “Observatório da Imprensa”


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

3

LIBERDADE DE IMPRENSA

EXECUÇÃO DE CARVALHO

ATAQUES A JORNALISTAS REPERCUTEM EM BRASÍLIA

Durval Ângelo acusa Polícia Civil de omissão

Execuções chamam atenção das autoridades e Polícia Federal pode entrar anonimamente nas investigações; ONU estuda transferir para a região debate sobre a violação dos direitos dos jornalistas em todo o mundo Agência Brasil

IPATINGA – Nesta quarta-feira (17), o Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação no Brasil emitiu nota repudiando a violência contra profissionais de comunicação na região do Vale do Aço, em Minas Gerais. O GT é um órgão do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e conta com representantes do Governo Federal e também entidades de classe como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), além de profissionais da área de comunicação. A nota afirma que foi solicitado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que sejam avaliados os riscos a que estão submetidos os profissionais da imprensa do Vale do Aço, intimidados após as mortes de Rodrigo Neto, em 8 de março, e Walgney Carvalho, no último domingo (14). A possibilidade de incluir jornalistas ameaçados do

Ontem, em Brasília, a ministra Maria do Rosário discutiu junto a diversos setores do poder federal a situação vivenciada no Vale do Aço

Vale do Aço no Programa Nacional de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita) também foi cogitada. Segundo o comunicado, “essa proteção tornase ainda mais necessária após o recente assassinato do repórter fotográfico Walgney Assis Carvalho, no último domingo, em Coronel Fabriciano, que merece uma investigação criteriosa e responsável. Assim como no caso do assassinato do jornalista Rodrigo Neto, em Ipatinga, o Grupo de Trabalho solicitou informações a todas as autoridades envolvidas e acompanhará os desdobramentos para não permitir que fiquem impunes”.

um atentado à liberdade de expressão e aos Direitos Humanos. “O Brasil, como país democrático e com uma imprensa livre, não pode conviver com essa realidade”, concluiu a nota. Ontem, em Brasília, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, esteve articulada com diversos setores do poder federal para tratar da situação vivenciada no Vale do Aço com relação aos dois homicídios. De acordo com fontes ligadas à pasta, os órgãos do Executivo em Brasília estão escandalizados e preocupados com os casos.

ATENTADO Mais uma vez, o Grupo de Trabalho afirmou que os crimes contra profissionais da comunicação em todo o país, mas muito especialmente no Vale do Aço, representam

POLÍCIA FEDERAL Setores do alto escalão do poder Executivo Federal, como o Ministério da Justiça e a Procuradoria Geral da República, foram colocados a par das execuções. A Polícia Fede-

ral também está acompanhando toda a movimentação no Vale do Aço e os pedidos para que ela intervenha nas investigações dos crimes contra Rodrigo Neto e Carvalho estão sendo estudados. Algumas informações extra-oficiais dão conta da possibilidade de a PF apurar, “anonimamente”, os assassinatos dos dois repórteres. ONU Ainda durante as visitas desta quinta-feira, foi debatida a presença da Organização das Nações Unidas (ONU) no Vale do Aço. O órgão vem programando para este ano um grande encontro na Costa Rica, onde serão tratados temas referentes à violação dos direitos dos jornalistas em todo o mundo. A intenção da Organização é trazer para o Brasil um plano de ação em vista da proteção dos profissionais da imprensa e o Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos dos Profissionais de Comunicação seria o intermediador. A princípio, a proposta da ONU era realizar a discussão no Rio de Janeiro, mas a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República vem defendendo que a região mais apropriada para o recebimento da iniciativa é o Vale do Aço. Se a proposta for concretizada, os agentes de segurança seriam o tema central das discussões.

BH - O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deputado Durval Ângelo (PT) declarou na tarde desta quarta-feira (17) que a Polícia Civil, responsável pela investigação da morte do repórter Rodrigo Neto, foi negligente ao não dar proteção ao fotógrafo Walgney Assis Carvalho, de 43 anos, assassinado no último domingo (14). Segundo Durval, foi levado a conhecimento do chefe da PC Cylton Brandão, e também ao subcorregedor da Polícia Civil mineira, Antônio Gama Júnior, uma denúncia de que Carvalho seria o “próximo a morrer” no Vale do Aço – a denúncia foi recebida por ele três dias após o assassinato de Rodrigo Neto. Durval ainda afirma que no dia 19 de março, data em que a ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário esteve em Ipatinga, foi divulgada - durante uma reunião privada entre os membros da PC responsáveis pelas investigações do caso de Rodrigo, ao deputado Nilmário Miranda, aos representantes da OAB Nacional e também à ministra – a informação de que o repórter fotográfico corria risco de morte. INFORMAÇÃO “Em uma reunião a portas fechadas com a ministra e com os representantes da Polícia Civil de Belo Horizonte e com a corregedoria, eu informei a eles sobre a denúncia anônima que eu havia recebido dizendo que Carvalho tinha a informação de quem havia matado Rodrigo”, conta. De acordo com Durval Ângelo, na oportunidade ele pediu à PC que realizasse uma interceptação telefônica do aparelho celular de Carvalho para dar proteção ao repórter fotográfico. “Foi uma negligência da parte do delegado responsável pelo caso, pois ele foi avisado por mim que Carvalho corria risco de vida por saber demais. O que foi feito? Nem a interceptação telefônica foi realizada”, relata o deputado. DEPOIMENTO Durval afirma que o delegado responsável pela investigação da morte de Rodrigo, na oportunidade, disse que iria chamar o fo-

tógrafo para ser ouvindo como testemunha do crime. “Ele disse que ia arrolar Carvalho e fazer todas as investigações necessárias para saber qual era o envolvimento do fotógrafo com o crime do Rodrigo Neto, daí para frente não sei como ficou a situação de Carvalho”, relata. Conforme já foi publicado pelo DIÁRIO POPULAR, Carvalho foi chamado para prestar depoimento no inquérito policial da morte de Rodrigo Neto e também foi expedido um mandado de busca e apreensão pelo Poder Judiciário, posteriormente cumprido na residência de Walgney, no bairro Caladinho, em Coronel Fabriciano. Entretanto, as investigações não concluíram se houve participação do fotojornalista no homicídio, mas informações extraoficiais dão conta de que Carvalho sabia os nomes de quem executou Rodrigo Neto. QUEIMA-DE-ARQUIVO O deputado completa suas declarações dizendo que não há dúvidas de que a morte de Carvalho teve relação com a morte de Rodrigo Neto. “Os fatos ligados não deixam dúvidas de que a morte do fotógrafo foi uma queima-de-arquivo. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos eu recebo as denúncias, mas não posso fazer nada mais do que encaminhá-las para os órgãos responsáveis. Foi o que eu fiz. Recebi a informação anônima de que Carvalho corria risco de morte e passei para polícia. Cabia a eles terem feito o seu papel”, finaliza o deputado. PROTEÇÃO Procurada pela reportagem, a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais informou que as informações anônimas recebidas por Durval foram repassadas ao delegado Emerson Morais, que comanda as investigações sobre o caso Rodrigo Neto em Ipatinga. O delegado respondeu que Carvalho seria ouvido como uma das partes no inquérito. Quando foi interrogado, Carvalho afirmou não saber nada sobre o crime e também não solicitou nenhum tipo de proteção, não sendo, portanto, possível incluí-lo em nenhum tipo de programa.


4

CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

CULINÁRIA

COZINHA BRASIL VOLTA A TIMÓTEO Aperam, em parceria com o Sesi, promoverá curso para três turmas, com 70 vagas cada, direcionado à população do Vale do Aço TIMÓTEO - Aprender a extrair o máximo dos alimentos que utilizamos no nosso dia-a-dia é o objetivo do Programa Cozinha Brasil. Em sua sexta edição, o programa retorna a Timóteo através da parceria entre a Aperam South America, por meio da Fundação Aperam Acesita, e o Serviço Social da Indústria do Estado de Minas Gerais (Sesi). As inscrições são gratuitas e os interessados deverão se dirigir à Fundação, munidos de RG e CPF, entre os dias 22 e 26/04, das 9h às 11h, e das 15h às 17h, para se inscrever. INGREDIENTES O “Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente” tem o intuito de combinar três “ingredientes” essenciais para uma boa refeição: qualidade, sabor e econo-

mia. Os profissionais do programa vão ensinar os alunos como aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos e cascas, de forma inteligente, com alto valor nutritivo e baixo custo. Neste ano, três turmas serão montadas com 70 vagas cada destinadas aos empregados da empresa, representantes de entidades sociais, escolas, instituições e comunidade local. As aulas serão realizadas de 07 a 09/05, no Centro de Formação Profissional da Aperam South América. A Turma 1 terá aulas das 8h às 11h30, a Turma 2 das 13h às 16h30 e a Turma 3 das 18h às 21h30.O curso de educação alimentar tem carga horária de 10 horas, onde o aluno que tiver 100% de frequência, garantirá o seu Cer-

Neste ano, três turmas serão montadas com 70 vagas cada destinadas aos empregados da empresa e comunidade local

tificado e um Kit de receitas. SERVIÇO A Fundação Aperam Acesita, local onde serão feitas as inscrições, está localizada no Centro Norte de

NASF

Timóteo na Alameda 31 de outubro, nº 500. Já as aulas do Cozinha Brasil serão realizadas no Centro de Formação Profissional da Aperam, que fica na rua 15 de Novembro,

nº 389, também no Centro Norte de Timóteo. Outras informações sobre o programa Cozinha Brasil podem ser obtidas pelo telefone (31) 38497355.

PESQUISA

Escolas municipais Bom Jesus do Bagre recebe Timóteo palestra sobre saúde da família redescobrem No aniversário da cidade, alunos ACS/PMBO

BELO ORIENTE - Profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), de Belo Oriente, promoveram uma palestra com usuários da unidade de Saúde de Bom Jesus do Bagre. Na oportunidade, diversos moradores acima de 60 anos puderam ouvir sobre a importância do exercício físico no combate a doenças como diabetes, hipertensão e osteoporose. As atividades devem estar associadas a uma alimentação equilibrada e indicada para cada tipo de paciente. O Secretário de Saúde, Juninho do Zé Sinval, informou que o foco é a saúde preventiva da comunidade. “Os profissionais da rede não têm medido esforços para promover estratégias que visam a promoção de saúde da população, tornando a vida mais saudável e com mais qualidade”, disse. O secretário agradeceu a participação dos moradores e salientou que o programa, que contará com reuniões semanais, será mantido pela atual administração, “sem risco de ser paralisado”. Para os usuários, as informações não poderiam ter chegado em melhor hora. A dona-de-casa Maria da Conceição Vieira mora há 77 anos no Bagre e atualmente é membro do Conselho

visitam pontos turísticos e fazem pesquisa histórica e cultural

O secretário Juninho do Zé Sinval destacou a importância da participação dos moradores no trabalho desenvolvido pelo NASF

Municipal de Saúde. Ela considerou de suma importância a volta das palestras e o atendimento dos profissionais de saúde. “Com eles mais perto da gente tudo fica mais fácil. Espero que continue assim”, pediu. Quem também achou “bom demais” a volta do programa de atenção à saúde básica foi a dona-de-casa Maria Albero de Oliveira, 70, que há 28 anos mora no distrito. Diabética, ela considera esse acompanhamento essencial. “Vai nos ajudar a ter mais saúde e melhorar a nossa vida”, ponderou. Já a moradora Carlinda Epifânio Gomes, 71, lembrou que este trabalho

era algo que precisava voltar no distrito. “Só vi isso na última administração do Pietro (2001-2009). Agora, espero que continue por muito tempo”, comentou. Outro também que espera que este serviço não seja interrompido é o aposentado Joaquim Rosa Valverde, 68, morador há 40 anos da localidade. “Acho muito importante a gente ter esses cuidados. Eu mesmo vinha sentindo muitas dores nas pernas e na coluna, além de tonturas. Agora, com esse acompanhamento e tomando direitinho os remédios, tenho certeza que vou me sentir melhor”, afirmou.

TIMÓTEO - As 15 escolas da rede municipal estão participando ativamente das comemorações do 49º aniversário de emancipação político-administrativa de Timóteo. Neste mês, os educadores e alunos estão promovendo diversas atividades com o objetivo de conhecer a realidade sóciocultural da cidade e reconhecer como cidadão atuante na história de Timóteo. Toda essa mobilização culminará na exposição “Timóteo – A cidade da gente”, que acontecerá no próximo dia 20, de 8h às 11h, nas instalações das escolas. Nesta quarta-feira, o prefeito Keisson Drumond e o vice-prefeito Renato Martins Araújo receberam os alunos das escolas infantis Monteiro Lobato e Ana Moura. Eles elogiaram a iniciativa dos educadores e alunos de conhecerem os fatos históricos e a realidade atual da cidade. “A exposição será um momento de festividade e reflexão, onde nossas crianças e jovens terão a oportunidade de fazer a releitura dos fatos e manifestarem suas expectativas de atuação cidadã

no desenvolvimento da cidade”, destacou o prefeito. EXPOSIÇÃO Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, a exposição busca valorizar as apresentações artísticas e culturais de modo a respeitar as habilidades de alunos e professores, além de promover maior interação com a comunidade escolar que é convidada especial. A exposição envolverá diretamente todos os alunos da educação infantil (4 a 5 anos), anos iniciais (1º a 5º), anos finais (6º a 9º). Entre as atividades desenvolvidas estão visitas técnicas aos pontos turísticos e entrevistas com lideranças comunitárias, representantes dos poderes constituídos e pessoas que vivenciam no dia a dia a construção da história. Os alunos confeccionarão painéis e cartazes com a linha de tempo da cidade, abordando ainda os movimentos sociais e culturais. Os alunos estudaram também as funções sobre o Executivo e Legislativo.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

PETRÓLEO E GÁS

NORUEGUESES SE ALIAM AO SETOR METALMECÂNICO

5

MEIO AMBIENTE

Convênio aproxima mais de 230 indústrias de 58 empresas do país nórdico para a troca de experiências e tecnologias IPATINGA - As indústrias do setor metalmecânico do Vale do Aço ganham um novo impulso para fornecer para a Petrobras e outras companhias do setor de petróleo e gás. Nesta quarta-feira (17), Ipatinga recebeu empresários noruegueses para a assinatura de convênio entre o cluster NCE Node com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vale do Aço (Sindimiva) e com o Sistema Fiemg. O evento aconteceu no auditório da Fiemg Regional Vale do Aço. O convênio aproxima mais de 230 indústrias de 58 empresas norueguesas para a troca de experiências e tecnologias. O objetivo é gerar novos negócios e abrir mercados para que o setor metalmecânico do Vale do Aço forneça para a cadeia de petróleo e gás. Esse acordo entre o Sindimiva, o Sistema Fiemg e o NCE Node será somado a outro, celebrado entre a Nortrain – maior centro de formação profissional no setor de perfuração e tecnologia de poços de petróleo da Noruega – e o Senai-MG. Com ele, serão instalados em Ipatinga cursos técnicos na área de tecnologia em perfuração e operação de poços e instrutores da entidade serão treinados em Stavanger, cidade do país europeu. O evento contou também com a apresentação, para os em-

Grão Fotografia

Preservação da unidade e desenvolvimento sustentável são foco do novo conselho

Parque do Rio Doce empossa conselho

Encontro objetiva gerar novos negócios e abrir mercados para que o setor metalmecânico do Vale do Aço forneça para a cadeia de petróleo e gás

presários de Ipatinga, do Projeto de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais para os Setores de Petróleo, Gás e Naval do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), do Ministério de Minas e Energia. As indústrias mineiras da região, do setor metalmecânico, farão parte dessa ação do Governo Federal, apresentada pela secretária da produção do Mdic, Heloísa Menezes. NORUEGUESES O NCE Node é um cluster de negócio, abrangendo 58

empresas do setor de petróleo e gás no sul da Noruega. As empresas que o compõem entregam vários produtos, desde soluções de plataformas a equipamentos de alta tecnologia para uso em navios e plataformas. A lista de clientes inclui tanto empresas de equipamentos internacionais e nacionais como também empresas de petróleo e naval. NORTRAIN É o maior centro de formação profissional no setor de perfuração e tecnologia de poços de petróleo da Noruega. Têm mais de 30 anos de experiência na exploração offshore.

TRÂNSITO

Adiel quer passagem elevada no Iguaçu IPATINGA - O vereador Adiel Oliveira (PPS) solicitou à Prefeitura a construção de uma passagem elevada com semáforo equipado com botoeira na avenida Brasil, próximo ao campo do Iguaçu. Segundo o parlamentar, a elevação asfáltica sinalizada na pista eliminaria os riscos de atropelamento no local. “É um perigo aquela travessia. A construção deste equipamento é uma necessidade e uma reivindicação de moradores e da Associação Recreativa do Iguaçu”, disse Adiel. Diariamente, centenas de pedestres utilizam a via. So-

mente na Associação Esportiva e Recreativa do Iguaçu, são mais de 250 crianças matriculadas numa escolinha de futebol. Para ter acesso à Associação, que pretende ampliar o número de beneficiados pelo projeto, as crianças enfrentam carros, caminhões e bicicletas. “É difícil e preocupante a situação destas crianças, que colocam em risco suas vidas para irem à escolinha de futebol”, disse Adiel. Um abaixo-assinado com cerca de 800 adesões foi coletado. A intenção é sensibilizar o governo municipal quanto

à urgência da construção da passagem elevada com o semáforo equipado com botoeira. Em ofício enviado ao secretário de governo Antônio Pirralho, nesta sexta-feira (12), Adiel reforça a reivindicação. O parlamentar disse acreditar que a Prefeitura irá construir a passagem em razão da importância da obra para a segurança dos alunos da Associação e da população em geral. “Estamos trabalhando em caráter de urgência para que esta passagem seja construída o mais rápido possível”, afirmou o vereador Adiel Oliveira.

TIMÓTEO - O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) empossou ontem o seu novo Conselho Consultivo, que dá suporte técnico às tomadas de decisões dos gestores do parque. O Conselho, formado por 32 titulares e 32 suplentes eleitos em fevereiro último, representa órgãos públicos e privados (empresas), instituições, entidades civis, ONGs e Prefeituras de várias cidades do entorno do PERD. A solenidade de posse contou com a presença do diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, e do prefeito de Timóteo Keisson Drumond, além de representantes dos municípios de Marliéria e Dionísio. A presidência do Conselho ficou com o gerente do parque, Vinícius Moreira. Os demais cargos serão ocupados no início de maio, quando o grupo se reúne novamente para discutir o novo regimento interno.

O prefeito de Timóteo falou da importância do Parque para os municípios da região e da necessidade de manutenção da grande biodiversidade da maior reserva de mata atlântica de Minas Gerais. “Precisamos de uma maior interação entre os municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo para tomarmos medidas conjuntas de preservação do Parque. A defesa desse patrimônio é de responsabilidade de todos nós”, ressaltou Keisson. Keisson anunciou também que a Administração promoverá um maior envolvimento da população de Timóteo com o parque através do portal do bairro Macuco e da Trilha da Juquita. “O Parque está muito próximo, precisamos desenvolver um apreço pela reserva nos moradores da nossa cidade”, disse. Keisson também falou da importância da APA Serra do Timóteo como suporte na política de preservação do parque.

FABRICIANO

Prefeitura capacita sobre convivência comunitária FABRICIANO – A Prefeitura de Fabriciano promoveu, nesta semana, capacitação sobre a Lei Federal 12010/09, que dispõe sobre o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. A atividade envolveu a equipe da Secretaria de Assistência Social e entidades de acolhimento institucionalizado do município. A Lei indica as responsabilidades de todos os órgãos do sistema de garantia de direitos no atendimento a crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional e com processos de guarda e adoção. “Devemos atuar para garantir o direito das crianças e adolescentes e sua reintegração em suas famílias. A pobreza e os problemas familiares, como, por exemplo, as drogas, não são mo-

tivos para a retirada de crianças e adolescentes de suas famílias”, explica a gerente de Proteção Social Especial da Prefeitura, Patrícia Nunes. TROCA A capacitação possibilitou a troca de conhecimento e informações entre todos os participantes e reafirmou a necessidade da articulação e comprometimento de toda a rede socioassistencial para que seja assegurada à criança e ao adolescente a convivência familiar, entendendo que lugar de criança é na família. “Casos de adoção devem ser realizados após esgotadas as tentativas de reconstrução dos vínculos familiares. A adoção é o último procedimento e somente é possível por meio de decisão judicial”, finaliza Patrícia Nunes.


6

CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

L I T E R AT U R A

ACS/PMT

A instituição da data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu dia 18 de abril

Dia do Livro Infantil é lembrado em Timóteo TIMÓTEO - A Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond promove durante toda a semana uma ampla programação em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, dia 18 de abril, com exposição, visitas monitoradas e apresentação teatral. A instituição da data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu neste dia. A biblioteca iniciou as comemorações na segunda-feira com a exposição “Obras de Monteiro Lobato”, que mostra através de painéis e cartazes a história do escritor e suas obras literárias. Haverá ainda uma mostra dos livros, incluindo publicações em braile.“O Dia do Livro é uma excelente oportunidade para fomentar ações de incentivo ao hábito de leitura,

principalmente nesta era tecnológica. Além disso, queremos convidar a comunidade a conhecer e participar das atividades da biblioteca”, argumenta a coordenadora Maria Aparecida dos Santos Aguiar. No dia 18 (quinta), a programação será especial com a apresentação do conto “Dona Benta conta histórias de Pinóquio” e do vídeo do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, nos horários de 8h e 14h. A peça será encenada pelos funcionários da biblioteca: Aparecida Almeida (Dona Benta), Alaídes Pantaleão (Tia Anastácia) e pela criança Amanda Silva (Emília). As apresentações são direcionadas aos alunos das escolas previamente agendadas e para a comunidade em geral.

100 DIAS DE GOVERNO

PMBO faz balanço e discute plano de obras para Cachoeira Escura BELO ORIENTE - Foco nas prioridades com planejamento, transparência e legalidade, além de ações voltadas para todo município. Estes foram os temas que mais tiveram destaque na apresentação pelo prefeito Pietro Chaves (PDT) do balanço dos 100 primeiros dias de governo, na noite da última sexta-feira 12, no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura). Quase mil pessoas participaram da plenária que também serviu para discutir os próximos investimentos da administração no distrito. Como destaque, Pietro apresentou os projetos de obras do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) que totalizarão R$ 21 milhões em investimentos na localidade. Além disso, Pietro explicou que nestes primeiros três meses do governo, em virtude da dívida de R$ 22 milhões deixada pela administração anterior, seu governo esteve voltado a escolher prioridades. Mesmo assim, já quitou boa maior parte destes débitos. PROJETOS “Em apenas 100 dias, nossa administração já imprimiu a sua marca. Somos um governo que gosta de conversar com a população. Estamos e estaremos sempre presentes, dialogando e bus-

ACS/PMBO

O prefeito Pietro Chaves se entusiasmou com a boa presença da comunidade na discussão das obras

cando soluções em conjunto para os nossos problemas. O nosso sonho é que, ao final desta gestão, a gente possa, com as bênçãos de Deus, afirmar em alto e bom som: Valeu à pena fazer um governo para todos”, comentou. Na reunião, Pietro apresentou em detalhes o projeto de reestruturação e planejamento urbano, que prevê a canalização do córrego Paraju, construção de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), edificação de muros de arrimo, pavimentação e recuperação de ruas, drenagem e escadas de acesso. O prefeito apresentou ainda os projetos das obras

para as novas áreas de lazer, esportes e entretenimento, orçados em cerca de R$ 1,1 milhão. Estão previstos a recuperação da Praça Onésimo Camargo, com a construção de quadras esportivas e novas áreas de lazer, como um espaço para esportes radicais. “Vamos revitalizar todo o canteiro central da Avenida JK, instalar a pista de cooper e equipamentos de ginástica, além do plantio e replantio de árvores, grama e flores”, anunciou o prefeito APOIO As propostas agradaram os moradores, que em sua

maioria, votou pela realização imediata das obras. Para o sindicalista Maurício Firmino Rodrigues, 57, as obras vão melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores de Cachoeira Escura. “A gente vai ter novas e importantes opções de lazer”, comentou. A dona-de-casa Wilma Aparecida Valadares, 41, achou “bom demais” as propostas da administração. “Vai dar mais qualidade de vida e deixar Cachoeira Escura com um visual mais bonito e moderno”, comentou, destacando que a obra que mais lhe chamou a atenção foi o anúncio do asfaltamento das ruas do

LOTEAMENTO

Paraíso autoriza mais um empreendimento imobiliário

Zizinho destacou a importância do desenvolvimento urbano aliado à preocupação com o meio ambiente

PARAÍSO - O prefeito Zizinho liberou o loteamento “Cidade Verde”, após vistoria do empreendimento pelo secretário de Obras Eri Pimenta, que assinou auto de conclusão, autorizando a emissão de placas numéricas e de alvarás de construção. Nas palavras do Prefeito Zizinho, “trata-se de mais um empreendimento que estava com todos os prazos de execução estourados, que vinha causando preocupação aos compradores, que estavam impacientes e questionando a legalidade do

empreendimento. Hoje demos mais um passo, cobramos dos empreendedores solução para o problema do abastecimento de água, verificamos as condicionantes e asseguramos que o loteamento atende aos requisitos legais.” OPORTUNIDADE “O loteamento Cidade Verde é mais uma oportunidade de desenvolvimento a partir da construção civil, com geração de emprego e renda. Trata-se praticamente de um novo

bairro, já que estamos falando de 460 (quatrocentos e sessenta) novos lotes acima de 240m² completamente legalizados e aptos para receberem investimentos”, anotou o secretário Eri Pimenta. Por outro lado, ele ressaltou que devido ao elevado nível de exigência dos cidadãos, não se pode mais iniciar um empreendimento sem a prévia aprovação da Prefeitura. “Para se construir é preciso atenção às normas municipais. Os cortes de terra e sua destinação, assim

como de entulhos, são atividades de grande impacto ambiental e que afeta a todos, devendo ser planejado e executado dentro da lei”. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Paraíso enfatizou ainda que o município está afinando a sua fiscalização sobre as construções irregulares e sobre as atividades poluidoras do meio ambiente, atuando no primeiro momento de forma educativa e em caso de permanência ou reincidência, de forma corretiva e punitiva.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

MASSACRE

7 Tatiane Souza

Na operação foram apreendidos TV, computador, joias, aparelhos eletrodomésticos, roupas de marca, calçados, perfumes, bebidas e galos de briga

Produtos receptados são apreendidos em Fabriciano Os promotores Doutor Marcio Friggi (esquerda) e Fernando Pereira da Silva no julgamento dos réus PMs acusados de participarem do chamado Massacre do Carandiru

Jurado passa mal e júri sobre mortes no Carandiru é suspenso

SP- O juiz José Augusto Marzagão informou na tarde desta quarta-feira que o julgamento dos 26 policiais militares acusados de participar do massacre que matou 111 presos na penitenciária do Carandiru será retomado na quinta-feira (18). Os trabalhos de ontem foram suspensos após um jurado passar mal. Segundo Marzagão, o jurado reclamou que não se sentia bem ainda

no início da manhã, mas afirmou que queria continuar no julgamento. Com isso, ele foi atendido por médicos, que recomendaram repouso. “O que não posso é colocar em risco a saúde de um jurado”, disse o juiz sem especificar o que o jurado teve. Logo depois, o julgamento foi suspenso. Questionada após o episódio se algum jurado havia passado mal, a as-

sessoria de imprensa do Tribunal de Justiça negou. Na semana passada, o órgão também havia negado que uma jurada passava mal, mas em seguida foi anunciado que o julgamento seria adiado. JULGAMENTO O julgamento foi interrompido ontem durante a leitura das peças processuais. A espectativa é que elas sejam concluídas na manhã de quinta

e depois tenha início do interrogatório dos réus. Foram ouvidas ontem (16), seis testemunhas de defesa. Entre elas estava o ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho, que afirmou durante os 40 minutos de depoimento que “a ordem para a entrada [no presídio do Carandiru] foi absolutamente necessária e legítima, apesar de não ter ordenado a invasão”.

DESARME

Marido denuncia mulher por porte ilegal de arma ANTÔNIO DIAS – Um homem procurou a Polícia Militar na última terçafeira (16) para denunciar a própria esposa por porte ilegal de arma em An-

tônio Dias. Após a denúncia, militares foram até o Sítio das Posses, em Córrego das Posses, zona rural do município e conseguiram localizar o arma, um

revólver calibre 38 municiado. Em conversa com os policiais, R.M.S., disse que a arma era devidamente documentada. Ao ser con-

sultada, os policiais constataram que o documento estaria vencido desde dezembro do ano passado. A mulher foi conduzida por porte ilegal de arma.

FABRICIANO – Um acervo de objetos provavelmente oriundos de furtos foi apreendido na manhã desta quarta-feira (17). Denúncias anônimas levaram a Polícia Militar até a residência de Nilton Gonçalves da Silva, 22 anos, na rua Tulipa, no bairro São Domingos. Ao chegar, os policiais encontraram na residência uma grande quantidade de materiais que podem ser frutos de um assalto, quando bandidos adentraram em uma residência e renderam uma família que chegava de um culto evangélico. Após o assalto, os bandidos fugiram no carro da família levando diversos materiais. Desde o ocorrido, equipes de investigações seguiam na tentativa de localizarem os autores. Elizângela Santos de Souza, 31 anos, companheira de Nilton, franqueou a entrada dos policiais. Os militares encontraram diversos produtos como televisores, computador, joias, aparelhos eletrodomésticos, roupas de marca, calçados, perfumes e até mesmo galos que apresentavam marcas de feridas, o que possivelmente indica, segundo a Polícia, que as aves fossem usadas em rinhas.

Conforme os militares, os materiais encontrados eram incompatíveis com a renda do casal e não possuíam notas fiscais. COMPROVAÇÃO Em conversa com militares, Elizângela teria dito desconhecer a origem dos produtos. O suspeito Nilton não estava no local e não foi possível localizá-lo. À reportagem do DIÁRIO POPULAR, o tenente Marcos da Polícia Militar disse que vítimas de assaltos estavam sendo convidadas para comparecer à Companhia de Policia Militar para fazer o reconhecimento dos objetos apreendidos. No momento da reportagem, integrantes da família que havia sido mantida refém durante o assalto estiveram no local e reconheceram vários objetos como sendo seus. Diante dos fatos, Elizângela foi autuada por crime de receptação e conduzida para a delegacia de Polícia Civil de Ipatinga, juntamente com todos os objetos encontrados. O suspeito Nilton não teria sido localizado até o fechamento desta edição. A Polícia segue no rastreamento para localizar o suspeito.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO Av. Acesita, nº 3230, Bairro São José, Timóteo/MG CEP: 35182-901 - Telefax: (31) 3847-4718 / 3847-4701

AVISO DE LICITAÇÃO - PREFEITURA MUNICIPAL DE TIMÓTEO - O Município de Timóteo torna público que realizará às 13:00 horas, do dia 03 de maio de 2013, em sua sede, à Avenida Acesita, nº 3.230, Bairro São José, na Sala de Reuniões e Licitações, o PREGÃO PRESENCIAL Nº 017/2013, PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 549/2013, cujo objeto é a aquisição de gêneros alimentícios básicos para elaboração da merenda nas escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental e creches do Município. O presente Edital e seus anexos estarão à disposição dos interessados no Departamento de Compras e Licitações desta Prefeitura, à Av. Acesita, nº 3.230, Bairro São José, Timóteo/MG. Melhores informações pelos telefones: (31) 3847-4718 e (31) 3847-4701 e pelo endereço eletrônico: comprastimoteo@gmail.com. Timóteo, 15 de abril de 2013. José Pereira - Pregoeiro.


8

CULTURA

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fim de semana de rock no 49° aniversário de Timóteo TIMÓTEO - O rock’n’roll vai ditar o ritmo da programação do 49° aniversário de Timóteo, neste fim de semana. A Praça 1° de Maio, no Centro Sul da cidade, será palco de dois dias de rock, na sexta-feira (19) e no sábado, com quatro bandas de Minas Gerais. No domingo (21), no mesmo local, a programação será dedicada à MPB, ao axé e ao esporte, com o 6° Encontro Nacional de Motociclistas e a largada da Copa Vale do Aço do Enduro de Regularidade. O terceiro fim de semana das comemorações dos 49 anos de Timóteo tem início nesta sexta-feira, com a abertura do 6° Encontro Nacional de Motociclistas. Pilotos e máquinas de várias cidades já confirmaram presença na praça 1° de Maio, com muita animação. As duas atrações da primeira noite, a partir das 21h, são os shows com a banda J. Quest cover, de Belo Horizonte, e Skelter, de Itabira. No sábado (20), a partir das 8h, será realizada a “Motociata Ecológica”, com os motociclistas se encontrando no Portal do Parque do Rio Doce, no bairro Macuco, onde, acompanhados do prefeito Keisson Drumond (PT), farão um plantio de mudas.

De estilo hardcore, os itabiranos da Skelter se apresentam na sexta-feira (19) e no sábado, na praça 1° de Maio

Cristiano Salazar tem uma carreira musical consolidada em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo

rios shows de bandas regionais, abrindo o caminho para as atrações principais da noite. Três bandas de rock se revezarão no palco montado na praça do Centro Norte de Timóteo, a partir das 22h. A pri-

MÚSICA E DANÇA No domingo, a programação na praça 1° de Maio começa logo cedo, com a largada, às 10h, da Copa Vale do Aço de Enduro de Regularidade. A

meira atração será a banda Creedence Cover, de BH, e na sequência haverá apresentação de Jota Peron, cover do “Maluco beleza” Raul Seixas. Encerrando a noite, show com a banda Skelter, de Itabira.

chegada dos competidores está prevista para o meio da tarde, com a premiação dos vencedores às 17h. Durante toda a tarde, será realizado o encontro “Dançando no Vale”, com apresentações de dança de rua

Banda lança CD na praça 1° de Maio Uma das bandas que animará a festa dos 49 anos de Timóteo neste sábado é a Creedence Cover, de Belo Horizonte, considerada uma das melhores imitações do grupo Creedence Clearwater Revival. A banda de BH surgiu em 1990, quando a onda de “covers” estava em pleno auge. Fã e conhecedor da música do Creedence, o músico Marcelo Dilla é o fundador da banda, com vocal parecido, uma guitarra bem tocada, um baixo e uma bateria bem entrosados. A ele juntaram-se

SHOWS A partir das 14h, a praça 1° de Maio será palco de vá-

seu irmão Felippe Dilla (teclados e percussão), Marcos Boechat (contrabaixo), Ruy Montenegro (bateria) e Beto Arreguy (guitarra solo), e cinco anos depois ganhou um novo integrante, o guitarrista Sandro Ramos. Nesse show em Timóteo, conforme Marcelo Dilla, a banda executará os maiores sucessos do Creedence Clearwater Revival, além de composições próprias e músicas do seu primeiro CD, “Back on the bayou”, lançado em 2002.

A banda Creedence Cover é considerada uma das melhores imitações do grupo Creedence Clearwater Revival

e dos grupos Molejos do Axé, Recrutas do Axé, Swing Delícia, Swing Mineiro, Swing Bom, Swingueto, Swuingueira do Axé, Os Desejados, Quebra Axé, Escolinha de Axé e Pegada Bruta. A programação de domingo continua à noite, com mais dois shows: às 20h, com o Ministério Alegrai-vos, da Renovação Carismática de Timóteo, e às 21h, com o cantor Cristiano Salazar e banda. Natural de Teófilo Otoni, Cristiano Salazar tem uma carreira musical consolidada em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, e trabalhos com grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Marcio Greick, Benito de Paula e Margareth Menezes, dentre outros. Ele também dirigiu trabalhos coletivos com as bandas Skank, Jota Quest e Pato Fu, e gravou com Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos. Para o seu primeiro show em Timóteo, onde é bastante conhecido, graças à sua inserção no rádio, Cristiano Salazar promete fazer uma síntese da sua trajetória como compositor e cantor, e apresentar sucessos como “Aprendi com os erros” e “Piquinininho”, além de músicas que têm como temas a vida, as amizades, a família, a natureza, o amor e Deus.

ANIVERSÁRIO

Show católico comemora os 50 anos da Paróquia São Sebastião TIMÓTEO - A praça 29 de Abril, no Centro Sul de Timóteo, será palco de dupla comemoração neste sábado (20): os aniversários de 49 anos do município e de 50 anos de criação da Paróquia São Sebastião. Uma ampla programação foi elaborada pela Paróquia, que culminará, nesse fim de semana, com um show da cantora Adriana Arydes, um dos principais nomes da música católica na atualidade. O show de Adriana Arydes está marcado para as 21h. Mais cedo, às 19h, na Matriz de São Sebastião, será celebrada a missa de encerramento da Novena dedicada ao santo padroeiro da paróquia,

nizadores pelo telefone (31) 3847-1192. A promoção tem o apoio da Prefeitura de Timóteo.

Adriana Arydes integrou a banda Canção Nova e seu primeiro trabalho solo foi lançado em 1998; atualmente tem oito CDs e um DVD na bagagem

São Sebastião. A missa será celebrada pelos padres Elinei Eustáquio, de Antônio Dias, e Ronaldo Tôrre, de Coronel Fabriciano. A expectativa é de que aproximadamente 8 mil pessoas lotem a praça 29

de Abril para assistir ao show de Adriana Arydes. Caravanas de várias cidades confirmaram sua vinda a Timóteo. Foi montada uma estrutura para atender a esses grupos de fora, que podem entrar em contato com os orga-

ADRIANA ARYDES Adriana Arydes começou a cantar ainda criança, aos 7 anos de idade, quando participava do coral da Paróquia que frequentava, no interior de São Paulo. O amor pela música sempre falou mais alto e, já adulta, ela entrou para a banda Canção Nova. Seu primeiro trabalho solo foi lançado em 1998, e até hoje já são com oito CDs e um DVD na bagagem. Com os anos, a cantora foi ganhando cada vez mais espaço na músi-

ca católica, e atualmente ela começa a conquistar um lugar também no cenário internacional. Um dos momentos mais mar-

cantes da sua carreira foi em 2007, quando foi convidada para cantar para o então papa Bento VXI na sua vinda ao Brasil.

Missa no lançamento de selo comemorativo A Paróquia de São Sebastião lança nesta quinta-feira (18) um selo comemorativo alusivo aos 50 anos de fundação, comemorados oficialmente no sábado (20). A solenidade de lançamento está marcada para as 19h, na Matriz de São Sebastião, localizada no bairro Centro Sul, em Timóteo, na saída para Cava Grande. A noite de comemorações será aberta com uma missa, às 19h, na Matriz de São Sebastião, com o padre

Nilso Motta, da Associação do Senhor Jesus (ASJ), mantenedora da emissora católica TV Século 21, e divulgador da Novena “das Mãos Ensanguentadas de Jesus”. Ao final da celebração eucarística, será feito o lançamento oficial do selo comemorativo, em cerimonial conduzido pela equipe dos Correios. O selo tem como base a logomarca concebida para as comemorações dos 50 Anos da Paróquia.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

9

TRABALHO

APERAM PROMOVE RETORNO DE FUNCIONÁRIOS AFASTADOS Fotos: Aperam South

Programa desenvolvido pela Aperam South America garante oportunidade de retorno ao trabalho a quem se encontrava afastado TIMÓTEO - O trabalho dignifica o homem. A frase atribuída ao sociólogo Max Weber (1864–1920) também é lema do operador de soldagem de bobina, Daniel Barbosa dos Santos. O hábito de acordar e se preparar para o trabalho, rotina comum à maioria dos brasileiros, não fazia parte de seu dia a dia há tempos. Afastado há sete anos – Daniel rompeu os ligamentos cruzados dos dois joelhos –, ele teve a oportunidade de voltar à ativa graças ao programa Ação Global de Inclusão e Reabilitação (Agir). Desenvolvido ao longo de seis meses, o Agir segue diferentes etapas. Aqueles que são indicados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para retornar à Empresa passam por uma triagem em que se identificam limitações e habilidades. Em seguida, eles permanecem em treinamentos teórico-práticos de preparação para o retorno ao trabalho durante seis semanas e, posteriormente, são direcionados para diferentes áreas da Empresa, onde aprendem novas funções. ACOMPANHAMENTO Todo o processo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada da Habilitá – empresa contratada para planejar e executar atividades de reabilitação. “O objetivo é garantir que a volta ao trabalho seja gradual e progressiva, com maio-

res chances de readaptação do trabalhador no mercado. Todo o processo, inclusive nas áreas de produção, é acompanhado pela nossa equipe, visando a uma reabilitação plena e saudável”, ressalta a terapeuta ocupacional e sócia-diretora da Habilitá, Marina Pinto Coelho Magalhães. A primeira turma do Agir teve início em janeiro de 2011 e, até o momento, o programa está com a quinta turma em andamento. Num primeiro momento, Daniel mantinha uma dúvida. “Meu medo era não conseguir exercer as funções exigidas. Felizmente, me surpreendi. Conquistei meu emprego de volta e, com ele, o reconhecimento da família”, afirma. INSS O retorno de Daniel e de tantos outros empregados afastados e aposentados por invalidez à Aperam South America é resultado de uma decisão do INSS. O órgão reavaliou diversos profissionais com benefício previdenciário e determinou que muitos deles, com potencial laboral, voltassem ao trabalho. Para isso, porém, precisariam passar pela reabilitação profissional. Além disso, deveriam exercer funções que respeitassem suas limitações físicas e psicológicas. Para que a decisão do INSS fosse acatada e seus empregados pudessem voltar plenamente à ativa, a Aperam

BLECAUTE

Cemig apresenta soluções para queda de energia em Fabriciano FABRICIANO - Gerentes da Cemig estiveram na sede da AcicelCDL na terça-feira (16) para divulgar o resultado do trabalho da Comissão Técnica que foi formada para analisar a situação de Coronel Fabriciano e buscar medidas para sanar o problema de interrupção de energia no Município. Essa comissão foi formada após a realização de duas reuniões com representantes da Acicel-CDL, da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Fabriciano (Assedi), de vereadores, de representantes da prefeitura municipal, da OAB e de empresários do município. De acordo com André Martini, Gerente Comercial da Cemig, as causas das constantes quedas de energia do final do ano, efetivas do

período chuvoso, foram resolvidas e a Companhia Energética tomará as devidas providências para que, quando da reaproximação deste período, os problemas não se repitam. INVESTIMENTOS Dentre os investimentos que a Cemig fará em Coronel Fabriciano, destacam-se o planejamento e definição de datas de inspeções preventivas para os próximos anos, a construção de dois alimentadores para redistribuir cargas em toda cidade e melhorar a contingência operativa, a instalação de dois novos religadores microprocessados e o remanejamento de um religador para otimizar o atendimento em reestabelecimento do Distrito Industrial.

Na área de Acabamento de Aços Elétricos, o empregado se reestabeleceu profissionalmente

Volta ao trabalho de Daniel trouxe alegria à família Barbosa

criou um programa de readaptação inovador: o Agir. A iniciativa permitiu o retorno ao mercado de 49 profissionais, o que equivale a 91% do total. DEDICAÇÃO No caso de Daniel, que tem dificuldade para caminhar, era importante encontrar uma atividade que

não exigisse muita movimentação. Quando foi afastado pelo INSS, em 2004, ele era operador da Laminação de Tiras a Quente. A área para a qual foi direcionado, Acabamento de Aços Elétricos, o recebeu de braços abertos. A equipe, formada por sete empregados em cada turno, foi orientada a auxiliá-lo. O supervisor da área, Leones Bertolini Siqueira,

destaca que o grande diferencial de Daniel tem sido a vontade de aprender e de adequar-se às funções. “Para garantir que o Daniel se adaptasse ao trabalho, acompanhávamos, diariamente, seu desenvolvimento”, explica. Além dele, a área acolheu outro reabilitando, o operador Ordilei Vieira Soares que também é um caso de sucesso do programa. Um dos elementos fundamentais para que a reabilitação dê certo é a família. Para a analista de Relações Trabalhistas da Aperam South America, Magda Regina Plais, o Agir significa oportunidade de desenvolvimento para todos. “Nós ganhamos, porque recebemos de volta profissionais qualificados, readaptados à rotina e que já conhecem a cultura da Empresa. O coordenador de Medicina do Trabalho da Aperam, Evonei Melquiades, aponta que também existem vantagens para os empregados. “A valorização é grande”, avalia. EMPREITEIRAS O sucesso do Agir motivou o próprio INSS a sugerir à Aperam South America que afastados de outras empresas participem do programa. Nilton de Oliveira Barros, ex-motorista da Lomae, empresa contratada da Aperam, é o primeiro participante externo. Depois de nove anos afastado, em decorrência de um sério problema de visão, Nilton voltou a trabalhar. “Agora atuo na Fundação Aperam Acesita como vigilante. É muito gratificante perceber o orgulho da minha família”, descreve.

IPTU premiado continua até dia 26 em Ipatinga Agora sem desconto, pagamento à vista do imposto dá direito a cupom para participar do sorteio de prêmios, incluindo um carro e uma moto 0 km IPATINGA - O pagamento a vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 continua valendo para concorrer a prêmios em Ipatinga. O sorteio do IPTU premiado, que inclui um carro e uma moto 0 km, vai ser realizado no dia 29 de abril, durante as comemorações de aniversário da cidade, no Parque Ipanema. A promoção vai até o próximo dia 26 de abril, quando os contribuintes de imóveis residenciais que quitarem o IPTU em parcela única podem trocar os cupons no hall da PMI, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aqueles que fizeram o pagamento a vista com descon-

to, cujo prazo venceu na última segunda-feira (15), também podem procurar o atendimento para preencher o cupom e depositá-lo na urna. CRITÉRIOS Para participar do sorteio, o proprietário ou o locatário de imóvel residencial deve apresentar a guia do IPTU 2013 quitada a vista. A cada unidade imobiliária residencial do município é fornecido um único cupom para participar do sorteio, devidamente identificado pela Seção de Tributos Imobiliários. A Secretaria Municipal de Fazenda fará a publicação da relação de ganhadores

dos prêmios no quadro de avisos localizado no hall da PMI e no Diário Oficial eletrônico, no Portal do Cidadão pelo site www.ipatinga.mg.gov.br, a partir do dia 7 de maio. Os sorteados do IPTU premiado de Ipatinga irão ganhar: 1º - um carro zero quilômetro 1.0; 2º - uma moto zero quilômetro 125 cilindradas; 3º - um refrigerador de 180 litros; 4º - um fogão quatro bocas; 5º uma máquina de lavar roupa; 6º - uma TV Led de 32”; 7º um microondas e 8º - um tablet. O slogan da campanha lançada pela PMI este ano é “Ipatinga: você curte, você ganha”.


10

LAZER

Diário Popular

Quarta-feira, 17 de abril de 2013

FESTEJOS

Atividades culturais marcam o 49º aniversário de Ipatinga

IPATINGA – O município vai receber duas homenagens ainda este mês. No dia 24 de abril, a Associação dos Amigos da Biblioteca Zumbi dos Palmares realiza um Sarau Literário. Em comemoração ao aniversário da cidade, o encontro é interativo e vai reunir os amantes da boa literatura. No dia 25 de abril será a vez da Associação de Pais e Amigos da Escola de Música TOM (AspemTom) prestar uma homenagem ao município, quando realiza a “5ª Cultural Especial de Aniversário”. Os músicos prometem embalar a noite com samba e clássicos da música popular brasileira. Na ocasião, acontece também o lançamento do livro “Walter de Lima Salles – trajetória de um pioneiro”, do autor José Augusto de Moraes. SALÃO DO LIVRO Entre os dias 8 e 12

de maio, a cidade receberá o 7° Salão do Livro de Ipatinga. Além da feira, o evento vai trazer para a região uma programação cultural variada, com teatro, oficinas e palestras. Para comemorar o aniversário da Biblioteca Zumbi dos Palmares, o Salão do Livro vai realizar programação especial no dia 9 de maio, nas dependências da própria biblioteca. Entre os dias 17, 18 e 19 de maio, a festa fica por conta do distrito do Barra Alegre. Serão três dias de agito com cavalgada, música e barracas de comidas típicas. Confira a programação completa do aniversário de Ipatinga no portal da PMI www.ipatinga. mg.gov.br e nas redes sociais da prefeitura www. facebook.com.br/prefeituraipatinga, www.twitter.com/pref_ipatinga e www.prefeituradeipatinga.blogspot.com.br

Natália dá um fora no pescador e tenta acabar com as esperanças dele

Juliano volta a beijar Natália, mas leva fora Juliano (Bruno Gissoni) está caidinho por Natália (Daniela Escobar) e vai até a casa da bióloga cheio de amor para dar. Ele escala a sacada do quarto dela, mesmo sob os protestos da pesquisadora, e arranca um beijo da amada. Natália dá um fora no pescador e tenta acabar com as esperanças dele. “Não vai ter história. Não vai ter nada. Vo-

cê não entende? Quantas vezes vou ter que repetir? Não sou nenhuma menininha. Vai embora!”, corta a bióloga. Mas Juliano não se dá por satisfeito. Ele lembra que tudo o que aconteceu entre eles foi verdadeiro. Só que Natália trata logo de expulsá-lo e até ameaça não tê-lo mais como ajudante nas pesquisas caso ele não desista do romance.

SALVE JORGE

Rosângela vê Morena no aeroporto e avisa Wanda Em “Salve Jorge”, Morena (Nanda Costa) viajará para Turquia para ajudar Helô (Giovanna Antonelli) a desmascarar a quadrilha de tráfico humano, mas Rosângela (Paloma Bernadi), a

nova aliciadora de jovens, flagrará a ex-colega de confinamento no aeroporto e contará para Wanda (Totia Meirelles). A cena deve ir ao ar dia 25 de abril. Rosângela conta para

Wanda que viu Morena no aeroporto, e a vilã se apressa em avisar Russo (Adriano Garib). Graças a proteção de um policial disfarçado, Russo não conseguirá se aproximar de

Morena no aeroporto da Turquia. O policial explicará para Morena como ela trabalhará disfarçada e pede para ela marcar um encontro com o vilão.

Horóscopo do dia ÁRIES Saturno e Marte em harmonia favorecem empreendimentos longos.Exercitar seus dotes e talentos e chamar pessoas que gostam de você para mais perto é a opção boa de hoje. Mercúrio abre canais para sua espiritualidade se desenvolver.

LIBRA Astral bom para fazer planos nas próximas semanas, e entusiasmo por estudos e aprendizado em geral. Você vai inspirar as pessoas através da exposição de idéias. Lado espiritual em destaque. Emoções em ebulição hoje, cuidado.

TOURO Você começa a se beneficiar das chances de ampliação profissional e financeira que Mercúrio e Júpiter trazem. Seus parceiros trazem mais sustentação. Com um pouco de sorte, você ampliará sua área de influencia. No amor, descobertas e mudanças.

ESCORPIÃO Clima bom para você se conectar com pessoas de fora de seu circulo, ter noticias sobre amigos de longe, viajar ou ampliar seu entendimento das grandes questões da vida. Espiritualidade tocada pelas emoções. Capacidade de antever futuro deve ser levada a sério.

GÊMEOS Você, mais sociável, divertido e atraente, usa bem seu sexto sentido e escapa de pressões de outros, por mais que os ame. Hoje, o clima astral pede zelo com seus recursos, e cuidado para não gastar alem do razoável. Invista em seu bemestar.

SAGITÁRIO Hoje é dia certo pra dar uma geral na aparência. A Lua corre em Câncer, elevando o tom emocional das relações - e da mesma forma atrapalhando seu julgamento sobre as reais intenções alheias. Mercúrio agudiza seu raciocínio.

CÂNCER A Lua passa hoje por seu signo, levantando muitas duvidas e expondo fragilidades, necessidades e reivindicações de sua alma. Leve tudo a serio, concentrando-se mais na sua vida pessoal, aparência, cuidados de saúde.

CAPRICÓRNIO Com a Lua em Câncer, fica mais fácil se conectar com os desejos alheios, por obscuros que sejam. Júpiter aumenta seu desejo por entendimento filosófico. Clima bom para reforçar vínculos de afeto com quem ama. Saúde em declínio.

LEÃO A boa noticia do ano é que Júpiter traz mais movimento e alegria para sua vida. Você poderá aproveitar melhor essa vibração a partir de agora, e contará com um charme todo especial para angariar mais fãs, mexendo com corações alheios.

AQUÁRIO Vale botar a cabeça pra funcionar em prol de se sentir mais livre e disposto. A boa idéia é sacudir o corpo em atividades esportivas, ao ar livre. Semana segue surpreendente na vida social. Reviravoltas e chances no trabalho, fique ligado.

VIRGEM Esteja próximo dos amigos, abrindo seu coração para eles, que também irão ajudar você a superar duvidas sobre futuro. Quem garante sua alegria é Júpiter, que traz pessoas queridas de longe para perto de você. Explore novos ambientes.

PEIXES Você passa a brilhar mais agora, com seu poder de sintetizar, de pegar o fundamental, de somar as diferenças e encontrar um foco comum, o norte coletivo. Júpiter eleva suas qualidades diplomáticas. Viagens e relações com exterior em alta.

CINE DO VALE DO AÇO

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO Vitor enfrenta Caixote e Alemão e pede que deixem seu irmão em paz. Bruno descobre armação de Fatinha e briga com a garota. Fatinha acaba pedindo conselhos pra Marcela. Caixote e Alemão discutem com Vitor no jardim secreto. Orelha avisa a todos que o lançamento do filme de Morgana será no Misturama. Marcela conta sua armação pra Isabela. Um fiscal chega ao Misturama e anuncia o fechamento do local. A galera fica MEGA triste, né? Bruno reclama de Fatinha pra Rasta e Nélio. Thales exige que Fatinha seja a sua garota-propaganda e deixa Débora e Elisa supresas. Nando e Tizinha se unem para reerguer o Misturama. FLOR DO CARIBE Ciro, Amadeu e Rodrigo se oferecem para ajudar Cassiano a denunciar Dom Rafael. Yvete conta a Duque que a mina de tungstênio do Grupo Albuquerque está à venda. Duque tenta convencer Cassiano

a esquecer tudo o que aconteceu no Caribe. Hélio orienta Yvete a não contar para Alberto que Duque mostrou interesse em comprar a mina. Guiomar se sente magoada com o desprezo de Alberto. GUERRA DOS SEXOS Dominguinhos acorda Charlô, que o leva até o castelo. Kiko e Frô se beijam. Charlô chega com Dominguinhos ao castelo e descobre que Otávio fugiu. Felipe manda flores para Roberta e a convida para jantar. Semíramis ouve Nenê cantar na igreja e fica encantada. Charlô, Olívia e Zenon tentam impedir Dominguinhos de sair do castelo. Analú esconde a boneca russa de Nando. Carolina se recusa a aceitar um emprego de recepcionista. As luzes da mansão se apagam, e Otávio surge no lugar de Dominguinhos. Analú leva um vaso de planta, com a boneca russa enterrada, para o apartamento de Nando e Juliana. Felipe e Roberta jantam em um clima agradável. Otávio aparece

no momento em que Dominguinhos some, e Charlô se desespera. SALVE JORGE Lívia finge não conhecer Rosângela e tenta afastá-la de Haroldo. Diva repreende Sidney por continuar falando com Pescoço por telefone. Delzuite mente para libertar Pescoço da cadeia. Morena chega com Barros ao esconderijo e conta para Lucimar que deixou Jéssica com Érica. Helô e Ricardo interrogam Mustafa. Érica cuida de Jéssica. Helô conta para Mustafa que Wanda é a mãe de Aisha. Lívia repreende Wanda por causa de Rosângela e decide deixá-la presa. Stenio e Haroldo constatam que Lívia está interessada em Théo. Delzuite vai com Pescoço para a gafieira. Helô fala para Aisha que Wanda é sua mãe e Berna se surpreende com a revelação. Leonor manda Carlos enfrentar a chantagem de Amanda. Lucimar pega Jéssica na casa de Érica.

OBLIVION (DUBLADO) Sala 1 - Seg. a Sexta: 16h30 - 19h00 - 21h30 Sala 1 - Sáb. a Domingo: 14h00 - 16h30 - 19h00 - 21h30 A HOSPEDEIRA (DUBLADO) Sala 3 - Diariamente: 16h45 - 21h10 G.I. JOE - RETALIAÇÃO (DUBLADO) 3D Sala 2 - Diariamente: 16h50 - 21h20 OS CROODS (DUBLADO) 3D Sala 2 - Diariamente: 14h40 - 19h10 VAI QUE DÁ CERTO (NACIONAL) Sala 3 - Diariamente: 14h50 - 19h15


SOCIAL

Diário Popular

Quinta-feira, 18 de abril de 2013

11

Capacitação agita a Empresário do Ano cidade de Timóteo dorachaves.2008@gmail.com

Segue em Timóteo a terceira edição do Sebrae em Ação, parceria da ACIATICDL, com o Sebrae. Serão dois dias de capacitação gratuita, ministrada pelos técnicos do Sebrae através de oficinas e palestras. O encerramento do evento acontece hoje com a palestra do maior vendedor da televisão brasileira, Ciro

Bottini, com o tema: Venda, venda, venda. Novas ideias para Vender Mais, que acontecerá as 19h30, no Acesita Esporte Clube. Esta palestra tem o custo de R$20,00 e os ingressos podem ser adquiridos em Timóteo na sede da ACIATI-CDL e em Ipatinga no Sebrae. Mais informações e ingressos 3849-9898.

Uma boa surpresa foi anunciada pelo presidente da FIEMG, Luciano Araújo; Flaviano Gaggiato será o Empresário do Ano de 2013 elo

Dia da Indústria. O empresário responsável pela Viga Caldeiraria foi indicado por unanimidade entre os presidentes de sindicato e industriários.

Hiler Félix e a esposa Derlane brindam com o amigo Alexandre Torquete

Monga Quem nunca ouviu falar na mulher que se transforma em macaco nos espetáculos de circo, parques de diversões, filmes ou desenhos animados, a Monga? Mas o que poucos sabem é que essa moça existiu de verdade e que seu corpo

Rita, Flávio Leal e Nivio Lage na posse da Aciati

Festa de aniversário

mumificado foi enterrado apenas neste ano de 2013. O Mistério da Monga será atração no Parque Guanabara, no dia 20 de abril a partir das 14h. Se voce estiver passeando pela capital, vale a pena relembrar os tempos de criança.

A Itatiaia vai ampliar ainda mais a festa de aniversário de Timóteo e Ipatinga com jogos e bolo de 49 metros mais

Roh, nova presidente do conselho de Timóteo, homenageia Geane, que deixa o cargo

Convênio entre empresas

Antonio Teixeira ao lado da esposa Marlene

Luciano Araujo, presidente da FIEMG, recebeu autoridades, convidados e empresários ontem, dia 17, em sua sede no bairro Horto para o lançamento do APL para o setor de petróleo, gás e naval realizado. As indústrias esperam

ganhar um novo impulso para fornecer para grandes empresas como a Petrobrás e outras do setor. Trata-se de um convênio assinado entre empresas norueguesas NCE Node, o SINDIMIVA mais a FIEMG.

sorteio de prêmios. A festa será no campo do Acesita no dia 1º de maio, com entrada gratuita.


12

ESPORTES

Diário Popular

Quinta-feira, 17 de abril de 2013

AT L E T I S M O

USIPA SE DESTACA NA COPA BRASIL DE MARCHA ATLÉTICA IPATINGA - Atendendo às expectativas, mais uma vez os usipenses Thaís Luciana Cruz e Rudney Dias se sobressaíram na Copa Brasil de Marcha Atlética, realizada no último fim de semana, em Barueri (SP). Aos 16 anos de idade, Thaís conquistou o bronze pela categoria Menores (até 17 anos), ao marchar 5 km. Já Rudney ficou bem próximo ao pódio. O atleta completou os 20 km na quarta colocação. A usipense Thaís finalizou a prova com o tempo de 29min e 3seg, melhorando a sua marca que era de 29min e 37seg. Além disso, superou fortes adversárias. “A prova foi muito exaustiva, mas lutei até o fim pelas primeiras colocações. Dessa forma, volto para casa mais motivada nos treinamentos e sei que posso melhorar ainda mais. Tenho boas expectati-

paro técnico”.

Aos 16 anos de idade, Thaís conquistou o bronze pela categoria Menores (até 17 anos), ao marchar 5 km

Rudney completou os 20 km e ficou em quarto lugar, com o tempo de 1hora 34min e 28seg

vas para as próximas competições”, afirma a atleta.

Ainda sim, Rudney ficou satisfeito com o resultado, já que após três edições da Copa pôde completar a prova abaixo de 1hora e 49min. “Acreditei até o fim que era possível, fiz o meu melhor e sei que posso evoluir meu resultado. Esse foi apenas o início de um ano de muitas conquistas”, explica Rud-

QUARTO LUGAR Aos 23 anos de idade, Rudney está em seu primeiro ano na categoria Adulto. O atleta completou os 20 km em quarto lugar com o tempo de 1hora 34min e 28seg, a 30 segundos da classifica-

ção para Copa Pan-Americana. Isso porque, a Copa Brasil foi classificatória para a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, a ser realizada no mês de maio na Guatemala, América Central. Os três primeiros colocados das categorias Juvenil e Adulto se classificaram para a Seleção Brasileira.

CORRIDA

Rústica de Ipatinga tem vagas esgotadas IPATINGA - A “Rústica CAIXA - Aniversário de Ipatinga” já é um grande sucesso. As vagas para participar da tradicional corrida de rua estão esgotadas e, com isto, as inscrições foram encerradas na noite da última terça-feira (16). Em apenas duas semanas, o número de inscritos surpreendeu a organização, atingindo o limite de 500 participantes. A prova terá 10 km de percurso e vai acontecer no próximo dia 28 de abril, véspera do aniversário da cidade, no Parque Ipanema. ATLETAS De acordo com o relatório geral dos inscritos, os ipatinguenses lideram o número de participantes, com 213 atletas confirmados. Em seguida, os 64 competidores da capital mineira superaram, em número de inscritos, os 47 de Coronel Fabriciano e os 31 de Timóteo. Mais 141pessoas de diversas cidades mineiras têm presença garantida na prova. Além dessas, Ipatinga vai receber representantes do Espírito Santo e de São Paulo, num total de 499 atletas da

região sudeste. A novidade entre os inscritos será a representatividade da região Norte, com um competidor que vem de Rondônia especialmente para participar da “Rústica CAIXA | Aniversário de Ipatinga”, em comemoração aos 49 anos de emancipação político-administrativa da cidade. PRÊMIO Os cinco primeiros lugares das categorias geral masculino, geral feminino e geral especial (cadeirante e deficiente visual) vão receber troféus e prêmios em dinheiro. O primeiro colocado em cada uma delas receberá R$ 1.000. Haverá prêmio em dinheiro também para os três primeiros que cruzarem a linha de chegada em cada uma das 17 categorias. Todos os 500 atletas inscritos que completarem o percurso receberão medalhas de participação. A competição é dividida em 17 categorias, classificadas de acordo com idade e sexo. Além disso, conta com a categoria especial para pessoas deficientes,

subdividida em cadeirantes, representada pela letra P, e deficientes visuais, pela letra Q. PERCURSO Em sua 16ª edição, o evento esportivo tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, o que explica o nome dado à rústica deste ano. O percurso de 10 km tem saída do Parque Ipanema, percorrendo a pista que passa pelos bairros Caçula, Canaã, Canãzinho, Caravelas, Veneza II e Centro, com encerramento no parque. A retirada do chip e da numeração começa às 7h, seguida da concentração, às 8h, e largada marcada para as 9h. Com o objetivo de incentivar a pontualidade dos atletas, a Caixa Econômica Federal vai entregar kits com camisa e boné apenas para os 300 primeiros inscritos que chegaram ao local. A “Rústica CAIXA | Aniversário de Ipatinga”, além do patrocínio da CAIXA, tem o apoio da Vale, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Copasa.

ney. O atleta relata também que a competição foi marcada pela chuva, baixa temperatura e grandes desclassificações pela falta de técnica dos atletas. “No entanto, eu e Thaís finalizamos as provas sem levar advertências da equipe de arbitragem, o que reforçou nosso bom pre-

PREPARAÇÃO Os treinamentos realizados desde outubro do ano passado foram bem avaliados através dos resultados individuais alcançados na Copa Brasil. “Isso revela o grande trabalho realizado, reafirmando a Usipa como forte potencial em revelar marchadores. Somos, inclusive, muito elogiados por árbitros e demais técnicos pelo nosso alto nível técnico na marcha atlética”, ressalta Euzinete Reis, técnica da Usipa. Ainda segundo Euzinete, “os resultados foram alcançados em função de toda uma equipe, desde os motoristas e funcionários do clube, aos patrocinadores do departamento de Atletismo Embasil e Sankyu, que de acordo com suas funções contribuem para o nosso sucesso”.


18/04/2013