Page 1


2

Diário Popular

OPINIÃO

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

FRASES “Como se ministro tivesse raja de sangue no olho e total descompromisso com o devido processo legal”. Do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, sobre a “celeuma” indevida que estaria sendo criada em relação ao julgamento do mensalão.

“Telefonei para os dois líderes do PSDB, na Câmara e no Senado, autorizando a quebra dos meus sigilos assim como já foi feito pelo governador de Brasília (Agnelo Queiroz)”. Um dia depois de se negar, em depoimento à CPI do Cachoeira, a entregar seus sigilos, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (13) que mudou de ideia.

“Por conta desse fato (Elize ter sido garota de programa), a família acha por bem acabar com todas dúvidas que existem”. Luiz Flávio Borges D’Urso, advogado da família do executivo Marcos Matsunaga.

DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITORA RESPONSÁVEL Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

ARTIGO II

ESPAÇO PÚBLICO

Ronda Social volta às ruas de Ipatinga Representantes do Município de Ipatinga, instituições e entidades parceiras no projeto Ronda Social vão se reunir nesta sexta-feira (15), a partir das 15 horas, na sala de reuniões da Secretaria de Assistência Social. O assunto em pauta será encontrar a maneira mais produtiva para implementar políticas públicas de apoio e assistência aos moradores de/na rua que vivem em diversos pontos da cidade. A Secretaria de Assistência pretende propor aos participantes a realização de um novo diagnóstico durante as abordagens. O objetivo é conhecer a realidade de hoje e depois compará-la com as informações levantadas na etapa anterior, desenvolvida em 2010.

(*) Erika de Souza Bueno

ARTIGO

99 vidas e um só ideal: ser feliz! Se pensarmos nas diversas evoluções pelas quais o ser humano vem passando ao longo dos tempos, poderemos observar tranquilamente que muitas mudanças ocorreram no comportamento humano. As crianças, que antigamente brincavam com seus carrinhos de rolimã, empinavam pipas e jogavam bola com seus amigos em um campinho improvisado no bairro, hoje são portadoras de celulares sofisticados, computadores de última geração e um mundo de informações ao seu alcance. A família, em que antes todos tinham tempo para se reunir nos momentos em que faziam suas refeições e para conversar sobre o dia de cada um, além de assistirem aos programas de televisão juntos, hoje se encontra, em muitos casos, desestruturada, com as pessoas sem tempo para um bom papo até mesmo durante um café da manhã ou almoço. Muitas atividades, além da necessidade de se desenvolverem profissionalmente por meio de diversos cursos, são responsáveis pelo distanciamento e indisponibilidade durante a maior parte do tempo. De acordo com Faith Popcorn, considerada a Nostradamus do Marketing, o tempo acelerou. Tudo mudou para que assumíssemos os múltiplos papéis que a vida moderna exige (ter dois empregos, fazer parte de diferentes grupos, manter-se bem informado, etc.). Dentro desse panorama, quero destacar a mulher dos tempos atuais. Diante das mudanças, um fenômeno muito importante foi responsável por diversos aspectos na vida das mulheres, que rompendo as barreiras, buscaram se integrar ao mercado de trabalho, transformando suas vidas, antes de esposas e mães totalmente dedicadas aos afazeres domésticos e perfeito andamento de tudo em seu lar. As mulheres foram à luta e começaram a determinar uma nova maneira de viver. Buscando uma independência, não apenas financeira, mas também emocional, tornaramse empreendedoras de suas vidas, criando e inovando em um mercado que antes era dominado pelos homens. Atualmente, diversos cargos no topo da hierarquia de micro, pequenas e grandes empresas são ocupados por mulheres de maneira competente. Com essa evolução, vieram também os múltiplos papéis que ela precisou desempenhar. Além da jornada de trabalho fora de casa, não poderia deixar de lado suas atividades no lar, quando necessita ser mãe, esposa, namorada, patroa, ou seja, “99 vidas em uma só”, tendência que a Faith Popcorn há muitos anos já previa, em que muitas atividades simultâneas fariam parte da vida das pessoas. De acordo com a futurista, as mudanças

Perdão, essencial na escola e na vida

(*) Maria do Rosário

afetariam o comportamento do consumidor, e consequentemente, todo o mercado. As pessoas passam bastante tempo fazendo muitas coisas e então, de repente, vem uma sensação de vazio, de angústia. Surge uma pergunta fatal para quem vive em função de um mundo que não dá tempo para pensar: Por que não me sinto feliz? Augusto Cury, renomado psiquiatra e psicoterapeuta, autor de dezenas de livros, possui a seguinte frase: “os que se atolam em atividades, os que têm uma agenda saturada de compromissos e preocupações, frequentemente são ótimos para os outros, mas carrascos de si mesmos.” Isso ocorre porque, muitas vezes, colocamos a nossa felicidade nas mãos de outras pessoas, necessitando agradar cada vez mais, além de termos que ser 24 horas competentes. Então, como fazer para em meio a uma vida agitada, trabalhos, viagens, família, além de diversos problemas financeiros e emocionais, conquistar a felicidade? É necessário, antes de tudo, saber o que significa realmente ser feliz. Pode ser por meio de pequenas conquistas, paz interior, vida tranquila, um amor correspondido ou até mesmo no aconchego de um simples lar. O importante é buscarmos o sentido da vida, ou seja, qual é o sonho que queremos realizar. Quem não tem sonhos não tem vida, restando esperar que alguém os realize ou que um milagre aconteça. Existem pessoas que simplesmente “enterram” seus sonhos, pois não se sentem capazes de realizá-los. O tempo passa, e depois ficam buscando uma felicidade difícil de ser conquistada, pois já viraram uma verdadeira máquina, já perderam o controle da sua vida. Portanto, é necessário prestar atenção em como estamos utilizando nosso tempo e se realmente estamos tomando conta de nossa felicidade. Muitas pessoas, por não se sentirem felizes, encontram dificuldades até mesmo para conviverem socialmente, pois transmitem em seu semblante todo o amargor que trazem dentro de si. Estão sempre mal-humoradas e carregam um fardo enorme, além de contaminar o ambiente de seu trabalho e de sua família. O importante é entendermos que a responsabilidade pela vida e felicidade deve ser totalmente pessoal, jamais delegada a ninguém. Portanto, é necessário que cada um segure o leme do barco de sua vida e toque em frente, acreditando sempre que vale pena viver e ser feliz! (*) Maria do Rosário Martins é mestre em Marketing, especialista em Recursos Humanos e docente do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG).

Há pessoas aprisionadas e amedrontadas dentro de si e que, dia a dia, tentam se acostumar com a ausência da liberdade e da paz. Há aqueles que se negam a dizer a verdade por medo da repreensão e, por isso, vivem amargurados e inseguros. Há aqueles que fogem dos próprios pensamentos, pois estes insistem em apontar fatos dos quais tentam se esquecer. Há gente que não sabe o que é dormir tranquilamente, pois vive em meio a pesadelos com chances razoáveis de tornarem-se reais. Se desde a infância fôssemos ensinados a dizer somente a verdade, talvez essas pessoas hoje estivessem, simplesmente, felizes. Se tivéssemos aprendido a revelar - em vez de esconder - nossas fraquezas e se, com isso, não tivéssemos sido ridicularizados, talvez as clínicas médicas hoje não estivessem tão cheias de pessoas com enfermidades advindas de angústias do passado. Infelizmente, nem mesmo a escola conseguiu nos ensinar que a liberdade também depende da nossa coragem e disposição de nos enfrentarmos e de encararmos as consequências dos nossos próprios equívocos. Ainda hoje, há relatos de crianças que, quando tiram notas baixas, são acusadas, acuadas e, consequentemente, acometidas de um sentimento de inferioridade. A partir disso, essas crianças se acostumam, assim como nós, adultos, a maquiar a verdade, a omitir fatos e a não confessar o erro, pois, aparentemente, é mais simples escondê-lo. Conhecedora de tudo isso, a escola pode fazer diferente. Pode, por exemplo, incentivar uma postura de autoconfiança nos alunos, de modo que entendam que são maiores que o erro e que, por isso, podem vencê-lo. A escola não pode ser omissa quanto a esse assunto, não pode mostrar apenas um lado da moeda, não pode supervalorizar aquele que sempre acerta em detrimento daquele que tem uma postura inadequada. Na sala de aula, é preciso sensibilidade e clareza por parte dos professores para ensinar que se livrar da culpa e do engano, entretanto, não é tarefa fácil, pois não é unilateral, há mais pessoas envolvidas e não é sempre que se pode contar com a compreensão delas. De qualquer modo, mesmo que haja poucas possibilidades de se obter o perdão e a compreensão de outra pessoa, é essencial que ele comece com a parte que, por um acaso, tenha errado em relação a alguém. O perdão, assim como tantas outras habilidades, é ensinado pelo exemplo e, por isso, o professor não pode trazer à memória erros que alunos tenham cometido em outras ocasiões na escola. É necessário aprender que quando um aluno comete uma indisciplina, ele não é para sempre indisciplinado, ele está ou esteve (estado passageiro) em indisciplina, pois, assim como qualquer um de nós, o aluno também precisa de pessoas que estejam dispostas a dar mais uma chance, a não desistir dele. Com isso, aumentam as chances de dias melhores e de nos envolvermos com pessoas que sabem confessar o erro, pedir perdão e que, beneficiadas dele, sejam capazes de o fornecer sem mágoas e ressentimentos, acreditando que tudo vai, de fato, melhorar. (*) Erika de Souza Bueno é Coordenadora Pedagógica da Planeta Educação e Editora do Portal Planeta Educação (www. planetaeducacao.com.br). Professora e Consultora de Língua Portuguesa.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

3

ELEIÇÃO 2012 Arquivo DP

O partido de Sebastião Quintão vai ser o primeiro a realizar convenções no município de Ipatinga

Arquivo DP

O vice de Cecília Ferramenta deve ser indicado pelo PV, caso a legenda confirme apoio à candidata petista

Arquivo DP

Segundo Nardyello Rocha, presidente do PSD, legenda ainda não marcou a data da convenção municipal

Convenções movimentam partidos na reta final de políticas de alianças PMDB marcou seu encontro para sexta-feira; PSD, PPS e o PV ainda não têm data agendada, já o PT deixou para o dia 30 a reunião com os filiados

IPATINGA – A abertura do prazo para a realização das convenções municipais com vistas às eleições deste ano tem agitado o cenário político regional. O PMDB foi a primeira legenda a oficializar o encontro, marcado para sexta-feira (15), a partir das 14h, no plenário da Câmara de Ipatinga. O presidente do partido, Sebastião Quintão, disse que na convenção o diretório municipal vai indicar os nomes dos vereadores e aprovar o nome do candidato da sigla para o pleito de 2012. O deputado federal Leonardo Quintão confirmou presença na reunião. O ex-prefeito não confirmou se lançará seu nome para concorrer à Prefeitura. Mas fontes ex-

tra-oficiais afirmaram que ele vai ficar de fora de disputa, dando apenas o seu apoio a um dos candidatos já colocados. A convenção partidária é a assembleia dos filiados para discussão e resolução de assuntos de interesse da agremiação. A deliberação sobre coligação também cabe à convenção municipal. A Justiça Eleitoral não fiscaliza diretamente as convenções e os partidos não são obrigados a comunicar com antecedência a data da sua realização. No entanto, é necessária a apresentação da ata da convenção quando do encaminhamento dos pedidos de registro de candidaturas aos cartórios eleitorais. De acordo com a legislação eleitoral, é pressuposto para o pedido de registro de candidatura que os candidatos tenham sido escolhidos em convenção partidária. A data limite para entrega dos pedidos na Justiça Eleitoral é dia 5 de julho.

PSD Ainda não foi marcada a convenção do PSD para discutir a sucessão municipal. O presidente do partido é o vereador Nardyello Rocha. Ele lançou sua pré-candidatura ao cargo de prefeito no dia 6 de maio. PT Já o Partido dos Trabalhadores marcou para o dia 30, data limite, o seu encontro municipal. Os filiados vão se reunir na Escola Municipal Artur Bernardes, situada no bairro Canaã. De acordo com Antonio Pirralho, presidente da executiva municipal do PT, como a pré-candidata Cecília Ferramenta foi escolhida através de prévias em 11 de dezembro do ano passado, não vai ser necessário antecipar o encontro. “Só no encontro vamos divulgar a chapa de vereadores e definir a política de alianças. Quanto à indicação do nome do vice, ainda não temos nada fe-

chado. Vamos continuar ampliando o arco de partidos aliados. Até o momento fechamos com o PTdoB, PCdoB, PPL e o PRTB”, contou. Sobre uma possível aliança com o PSB, Pirralho foi cauteloso. Ele disse que a legenda é uma aliada nacional do PT desde o governo do ex-presidente Lula, mas ainda não há nada concretizado. “Fizemos vários encontros com a população e os filiados para construir o nosso plano de governo. Foi um debate rico com indicações para as áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, obras e outras áreas”, relatou. PV Uma reunião da executiva do Partido Verde marcada para quinta-feira deve definir a data da convenção municipal. Amantino Onésimo, presidente da legenda, afirmou que as conversas com o PT se encontram avançadas e, caso a aliança se concreti-

ze, vai caber à sigla a indicação do vice. Ele informou ainda que pelas atuais conversas as chances de que a deputada estadual Rosangela Reis lance seu nome para a disputa são remotas. Tudo caminha para uma política de aliança. PPS O partido do prefeito Robson Gomes (PPS) ainda não agendou a assembleia com os filiados. O pré-candidato também é o presidente da comissão provisória. Para sua reeleição, ele já conta com o apoio do PTB, PHS, PSL, PRP, PSDC e PP. PSB Segundo Fabiano Moreira, presidente da comissão provisória do PSB, a convenção da legenda vai acontecer também no dia 30, a partir das 17h, na casa do secretário de finanças Luciano Oliveira, no bairro Parque das Águas. “Nos não temos definido nenhum apoio até o

momento. Vamos aguardar até o final das negociações para formalizar nosso apoio aos candidatos”, falou Moreira. Fabiano foi indicado pré-candidato do PSB pela maioria absoluta dos filiados, derrotando o seu companheiro de partido, Altair Vilar. O ex-vereador pediu intervenção junto à Executiva Estadual da agremiação para invalidar a indicação do diretório municipal. PRB O nome escolhido pelo PRB para disputar as eleições juntamente com os candidatos Cecília Ferramenta (PT) e Nardyello Rocha (PSD) foi o do militar reformado Alfredo Ramalho. O presidente do partido, Joel Souto, confirmou que tem conversado com as demais legendas no intuito de angariar adeptos ao nome do excomandante. Ele só não divulgou a data da convenção municipal da agremiação.


4

Diário Popular

CIDADES

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Humanizar realiza aula ao ar livre em protesto contra a violência Exercícios ao ar livre chamam atenção da comunidade para o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso, lembrado em 15 de junho

TIMÓTEO - A Secretaria de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) distribuiu panfletos de conscientização sobre os direitos dos idosos incentivando a denúncia de maus tratos e violências praticadas contra a pessoa idosa. A campanha da Prefeitura abordou o tema “Rompendo o silêncio”, estimulando a denúncia, que pode ser anônima, para acabar com o desrespeito e aplicar a lei para punição dos violadores. Para Patrícia Dias, secretária de Assistência Social, “é importante que os mais jovens aprendam a observar o idoso para não exigir tanto deles. É preciso perceber que as mudanças físicas no organismo, que vêm com o peso da idade, são situações que todos um dia terão de enfrentar, como perda da mobilidade, do equilíbrio, de audição e outras que fazem com que a pessoa, com idade igual ou superior a 60 anos, seja mais lenta em suas ações. É preciso criar uma cultura de valorização e respeito à pessoa idosa entre os mais jovens”, diz.

Timóteo chama atenção para o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso com aula ao ar livre na Praça 29 de Abril

Segundo prevê o Estatuto do Idoso, a pessoa na terceira idade não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; deve ter alternativas de convívio, participação em atividades que proporcionem sua integração às demais gerações; deve ter prioridade de atendimento em vários segmentos da sociedade, como por exem-

plo: saúde, transportes, educação, habitação, benefícios previdenciários e assistência social, entre outros. O CREAS realiza acompanhamento da pessoa idosa e familiares em situações que envolvam denúncias de violência. O atendimento é na rua Demerval Klein , nº1, ou através do telefone: 3849-6716.

BOLSA FAMÍLIA

Beneficiários convocados para acompanhamento nutricional FABRICIANO – As secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano convocam todas as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família para realizar o acompanhamento das condicionalidades da saúde. A medição de altura e pesagem das crianças de até sete anos, das mulheres de 14 a 44 anos, além do acompanhamento de pré-natal, começou na última segunda-feira (11). As famílias que não participarem da pesagem podem ter o benefício bloqueado ou cancelado. Em Fabriciano, mais de cinco mil famílias estão inseridas no Programa. Para que seja efetuada a pesagem, é necessária a apresentação do cartão de vacinação, do cartão Bolsa Família e da certidão de nascimento. Nos pri-

meiros dias, o atendimento contemplou famílias dos bairros Caladinho de Cima, Pomar, Morada do Vale, Floresta, Manoel Maia, Santo Antônio, entre outros. Segundo a secretária de Assistência Social, Júlia Restori, o acompanhamento é obrigatório para a manutenção do benefício. “Esta pesagem deve ser realizada duas vezes por ano, sendo uma neste mês de junho e outra no segundo semestre”, explica Júlia Restori. As famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família devem procurar as Unidades de Saúde mais próximas de casa, a partir das 8h, e se informar sobre o cronograma, que se estende até o dia 15 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3846-7732 ou 3846-7792.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

SAÚDE

Centro de regulação de leitos de SUS já tem novo endereço Agora de responsabilidade do Estado, unidade funcionará em outro local no Horto; imobiliária do imóvel anterior cobra na Justiça aluguéis atrasados da Prefeitura de Ipatinga IPATINGA - O Centro de regulação de leitos de SUS vai continuar funcionando no bairro Horto, em Ipatinga. É que o Estado alugou uma nova casa, na rua Jacarandá, número 658, para que a unidade possa continuar funcionando na cidade. Quem confirmou a informação foi o diretor da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Anchieta Poggiali. Segundo ele, o Estado alugou uma casa próximo ao antigo endereço. “O local onde vai funcionar o centro de regulação fica a duas ou três casas mais à frente”, especificou Poggiali. Outra novidade é que o Estado passou a ser o responsável pela locação do imóvel. Antes, a obrigação de custear os aluguéis mensais era da Prefeitura Municipal de Ipatinga. “Desde o início deste ano, é responsabilidade do Estado arcar com os aluguéis do imóvel onde funciona o centro de regulação. Tanto que trocamos o local do imóvel que agora será mantido pelo Estado”, informou Anchieta. PROBLEMA O antigo endereço é alvo de uma ação judicial devido ao não pagamento dos aluguéis, que somam R$ 18.633,02. O responsável pela imobiliária que alugou o imóvel à PMI alega que a administração não honrou o compromisso e está devendo parcelas do ano anterior. “Tem mais ou menos uns seis anos que alugamos esse imóvel para a Prefeitura onde funciona a central de regulação do Estado. Era fruto de um convênio da PMI com o Estado e a Prefeitura nos pagava o aluguel. Mas o contrato não foi renovado e eles não nos pagam aluguel desde o ano passado”, revelou David Pinto Coelho. O último aditamento de contrato venceu em 20 de julho de 2011 e a imobiliária destacou que desde esta data a locatária vem enrolando para aditar o contrato, bem como para pagar o aluguel. “Eles não entregaram o imóvel e não estão pagando o aluguel porque o contrato não foi renovado. E o Estado não paga o aluguel porque não tem mais nenhum contrato com o imóvel. Nós não temos nada a ver nem

Centro de regulação de leitos do SUS funcionará no mesmo bairro, Horto, mas agora sob a responsabilidade do Governo do Estado

com isso e, se o contrato foi rom- tem o menor interesse em resol- vel no bairro Horto vivenciou na pido, eles deveriam ter entregue o ver. Porque quando foram alugar, Prefeitura. “O dono do imóvel é imóvel”, considerou o responsável eles vieram cheios de funcionários um médico e ele tem umas clínie amigos, e quando vamos lá para cas. Ele foi à Prefeitura tirar um pela imobiliária. Ainda de acordo com ele, fo- receber eles nem nos recebem. alvará de funcionamento e eles ram feitas várias tentativas de Sempre se esquivam e os secretá- negaram a ele, alegando que ele tinha um débito. A acordo com a Prefeitura, mas “O dono do imóvel é um médico e ele tem umas clínicas. Ele foi Prefeitura ainda nenhuma foi à Prefeitura tirar um alvará de funcionamento e eles negaram puniu uma pessoa que não tem bem sucedida. a ele, alegando que ele tinha um débito. A Prefeitura ainda nada a ver com o “Nós tentamos puniu uma pessoa que não tem nada a ver com o problema e problema e penaamigavelmente lizou o proprietácom todos os sepenalizou o proprietário”. rio. Esse é mais cretários de saúDavid Pinto Coelho, da imobiliária que locou o imóvel à Prefeitura, um absurdo que de que passaram que não pagou o IPTU do bem, prejudicando seu proprietário. eles cometeram”, pela Prefeituconsiderou Dara nesse tempo e ninguém mostrou interesse em rios são irresponsáveis e incompe- vid. Para ele, a empresa é apenas resolver o problema. Eles têm que tentes”, declarou David Pinto Comais uma refém da atual situação entregar o imóvel nas mesmas con- elho. vivida pela cidade. “A imobiliária é dições apontadas no laudo de vissó mais uma que não recebe dessa DESPESAS toria inicial”, informou David. Outro aspecto importante cita- Prefeitura que virou um arsenal de do pela imobiliária é o não paga- corrupção. Agora temos que espeJUSTIÇA A empresa afirmou que o aban- mento do Imposto sobre a proprie- rar a decisão judicial e acredito que dono das chaves do imóvel, nem a dade predial e territorial urbana a justiça será feita, porque é impossua entrega a quem quer que seja a (IPTU) pela Prefeitura. “O IPTU sível manter um imóvel alugado não ser à locadora, não será consi- também não foi pago, e de acor- sem receber, sendo que existe um derado término da locação. Uma do com a lei, o locatário é respon- contrato de aluguel”, concluiu. ação está sendo movida na Vara sável por esse imposto. Eles aluREPOSTA da Fazenda Pública da comarca de garam o imóvel com a gente e os A reportagem do DIÁRIO POIpatinga desde o mês passado - a responsáveis por pagar o IPTU sePULAR pediu esclarecimentos à Preintenção é tentar receber as parce- riam eles”, afirmou o corretor. David citou uma situação inde- feitura, mas a Administração não reslas em atraso. “Entramos na justiça para receber e a Prefeitura não licada que o proprietário do imó- pondeu aos questionamentos.

5

PROFISSÃO

CVT inscreve para cursos até na sexta-feira

IPATINGA - As inscrições para cinco cursos profissionalizantes no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipatinga, da Prefeitura Municipal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MG), podem ser realizadas até esta sexta-feira (15). As capacitações gratuitas são para manicure e pedicure, auxiliar administrativo, recepcionista, garçom e promotor de vendas. As inscrições podem ser feitas na sede do CVT, localizada na avenida Macapá, 675, bairro Veneza I, ou ainda no site do Senac Gratuidade: www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade CURSOS Os cursos de manicure e pedicure terão início no dia 28 de junho, das 8h às 12h, com carga horária de 160 horas. Pessoas com idade a partir de 16 anos, e com renda per capita até dois salários mínimos podem se inscrever. O curso de auxiliar administrativo também irá começar no dia 28 de junho, das 8h às 12h, com carga horária de 162 horas. Os critérios para participar são: Ensino Médio completo ou em andamento, idade a partir de 16 anos e renda per capita até dois salários mínimos. Já os cursos de recepcionista e de promotor de vendas terão início no dia 11 de julho, ambos das 19h às 22h, com carga horária de 160 horas e renda per capita até dois salários mínimos. O curso profissional de garçom começará no dia 28 de junho, das 19h às 22h, e terá carga horária de 200 horas. São 40 vagas para pessoas com idade a partir de 18 anos e renda per capita até dois salários mínimos. Outras informações pelo telefone (31) 3829-8731.

Inscrições para perícia encerram dia 22 de junho BH - Terminam no próximo dia 22 as inscrições para formação de cadastro de reserva para médico-perito, fisioterapeuta-perito e auxiliar de apoio logístico para a Unidade Pericial Central. As inscrições se estendem também para cadastro de reserva, somente para médico-perito. A remuneração prevista para médico-perito é de R$ 2.967,54 com carga horária semanal de 20h, fisioterapeuta-perito R$ 1.854,72 com carga horária semanal de 30h e auxiliar de apoio logístico: R$ 840,43 com carga horária semanal de 40h. Mais informações no link http:// www.planejamento.mg.gov.br/governo/cont_peritos/selecaoperitos.asp


6

Diário Popular

CIDADES

Quinta-feira, 13 de junho de 2012

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Rosângela preside audiência pública sobre erradicação do trabalho infantil Reunião foi marcada por assinatura de Termo de Compromisso entre instituições para atendimento preferencial a adolescentes retirados de trabalho insalubre, perigoso ou noturno BH - A deputada estadual Rosângela Reis (PV) presidiu a audiência pública realizada em conjunto pela Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social e pela Comissão de Participação Popular. O encontro debateu questões relativas às formas de combate ao trabalho infantil e à profissionalização de jovens em Minas Gerais. Ao final do evento, a parlamentar coordenou a assinatura de um Termo de Compromisso entre a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (Fectipa-MG) e mais 11 instituições que encaminham menores para atividades profissionalizantes. Pelo termo de compromisso, as entidades, que trabalham visando à inserção de adolescentes no mercado de trabalho, darão prioridade no atendimento de adolescentes afastados de atividades insalubres, perigosas ou noturnas. “Este compromisso possui grande importância porque hoje é fundamental buscar formas de oferecer alternativas ao jovem através das atividades de aprendizagem que são fundamentais para a futura inserção no mercado de trabalho”, afirmou a deputada Rosângela Reis. A auditora fiscal do MTE, Cristiane Azevedo Barros, também afirmou que a assinatura do documento representa mais um avanço na busca pela erradicação do trabalho infantil. CONTEXTO Durante a audiência públi-

SEGURANÇA

Nova sede de unidade militar no bairro Canaã é inaugurada IPATINGA - O Município realiza nesta quinta-feira (14) solenidade de entrega da sede das companhias 143ª e 152ª do 14º Batalhão de Polícia Militar. As instalações estão situadas na rua Maná, 250, bairro Canaã. Com recursos próprios da administração municipal, as reformas melhoram as condições operacionais e administrativas dos militares que desenvolvem sistematicamente trabalho preventivo de combate à criminalidade. A 143ª é comandada pelo capitão Luiz Antônio da Silva e se destaca pela autuação na segurança de grandes eventos e pelo apoio operacional as demais unidades. A 152ª tem como comandante o ca-

pitão Clébson Fernandes de Almeida, responsável também pelo policiamento nos bairro Bethânia além das cidades de Ipaba, Bugre, Iapu, Belo Oriente, Naque, Açucena, Santana do Paraíso, Mesquita, Joanésia e Braúnas. Além da rotina operacional, a 152ª desempenha ações ligadas a projetos sociais e educativos na comunidade. No evento estão confirmadas as presenças do prefeito Robson Gomes, Comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Geraldo Henrique e o comandante do 14º Batalhão, tenente coronel Francisco Assis, e ainda representares dos mais variados segmentos sociais.

SAÚDE

Entre os encaminhamentos, está a solicitação ao Governo do Estado de um diagnóstico preciso da situação do trabalho infantil no Estado

ca, solicitada pelo deputado André Quintão, a coordenadora do Fectipa-MG, Elvira Veloso Cosendey, apresentou dados mostrando a situação atual do menor em relação ao trabalho infantil no estado. Ela afirmou a necessidade de mais escolas com atendimento em horário integral, além de mais creches para receber as crianças e, principalmente, uma maior conscientização das pessoas para denunciar situações de trabalho infantil. Segundo Elvira Cosendey, há cerca de 160 mil jovens com idade entre 5 e 15 anos que desempenham atividades remuneradas em Minas Gerais. Existem mais homens do que mulheres no trabalho infantil e a ocorrência de casos é maior nas áreas rurais em comparação à regiões urbanas. Além disso, são 132 mil domicílios chefiados por crianças de 10 a 14 anos no Brasil. A deputada Rosângela Reis disse que “as dificuldades

precisam ser enfrentadas com soluções alternativas e inovadoras que garantam aprendizado e preparação adequada aos jovens para que eles tenham condições de buscar oportunidades de trabalho mais qualificado neste mercado exigente de hoje”. SEDESE A subsecretária de Estado de Desenvolvimento Social, Nívia Soares Silva, fez uma apresentação mostrando ações do governo para erradicar o trabalho infantil. O

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), iniciado em 2000, atualmente atende crianças e adolescentes em 329 municípios mineiros. A subsecretária lembrou ainda o programa de escola em tempo integral, que atende 106 mil crianças e jovens; o Poupança Jovem, atingindo 76.678 pessoas através de 185 escolas estaduais localizadas em nove municípios com baixo IDH; e o Programa Travessia que leva ações de inclusão social produtiva para 154 municípios.

R E S U LTA D O S A presidente da Comissão do Trabalho, deputada Rosângela Reis, encaminhará para aprovação na próxima reunião da comissão e da Participação Popular requerimentos sugeridos que resultaram do evento. O primeiro pede que as Escolas do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública insiram uma matéria sobre a erradicação do trabalho infantil nos currículos de seus cursos. Outra solicitação é para enviar às corregedorias desses órgãos uma orientação no sentido de evitar interpretações legais que permitam o trabalho de crianças e adolescentes. E, finalmente, um terceiro requerimento para que seja solicitada ao Governo do Estado a contratação de uma consultoria para fazer o diagnóstico preciso da situação do trabalho infantil no Estado.

No ato, o prefeito esteve com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Prefeito assina liberação de recurso para construir UPA IPATINGA - O prefeito Robson Gomes (PPS) participou nesta terça-feira (12), em Belo Horizonte, da solenidade de assinatura de construção e ampliação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Ipatinga está entre as cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde que teve o projeto aprovado. No ato, o prefeito esteve com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O projeto contempla a construção de uma UPA tipo 3, tendo investimento previsto de R$ 2,6 milhões e ainda parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, que se comprometeu em colaborar no complemento da obra e aquisição de equipamentos. O terreno, localizado no bairro Canaã, próximo à unidade de saúde, será doado pelo Município e a obra será licitada em breve.

“Buscamos em todas as esferas parcerias para a melhoria da saúde pública. A construção desta UPA vai desafogar o Hospital Municipal e possibilitar maior número de atendimentos. Nosso governo já está providenciando toda a documentação necessária para dar início aos procedimentos legais”, frisa Robson Gomes. Ao todo serão 488 unidades de saúde em Minas Gerais. Serão repassados recursos federais para a construção de sete novas UPAs e para a ampliação de outras 19. Os recursos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “A prestação destes serviços é uma forma de aumentar o acesso, com qualidade, aos serviços do SUS. A UPA atende casos de média complexidade, como vítimas de acidentes”, informa Robson Gomes.


CIDADES

Diário Popular

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

VIOLÊNCIA

PC PRENDE ACUSADOS DE DUPLO HOMICÍDIO Entre os presos está empresário de uma agência de veículos de carro no bairro Cidade Nobre CARATINGA – Em cumprimento a um mandado de prisão, policiais civis de Caratinga prenderam na madrugada de ontem (13), em Ipatinga, três pessoas acusadas de um duplo homicídio ocorrido no dia 9 de março deste ano, em uma estrada vicinal que dá acesso a Revés de Belém. Entre os presos está um empresário de uma agência de veículos do bairro Cidade Nobre, F.R.J., 31 anos, tido pela Polícia Civil como o mandante do crime e W.L.S., de 23 anos, que seria o executor. Além deles, O.J.M., 40 anos, também foi preso. Para a polícia, ele teria ajudado W. a cometer os assassinatos. Leonardo Martins Pereira, 31 anos, e Wesley Dias Bedetti, 36 anos, - ambos moradores de Belo Horizonte – foram mortos a tiros. Os cadáveres ainda apresentavam marcas de agressão, possivelmente causada por pneus de carro. Com a prisão dos principais suspeitos, a polícia está perto de concluir o inquérito, que será remetido ao Ministério Público. MOTIVAÇÃO Desde o início das investiga-

gações, F. teria descoberto a farsa dos dois e, como isca, deu um cheque rasurado de uma conta inativa. Para a PC, F. já teria premeditado a morte dos dois. No dia 8 de março, as vítimas então retornaram para reaver o valor do cheque e acabaram assassinadas. Até ontem à noite, a polícia ainda realizava oitivas com os envolvidos. Ainda resta saber se Leonardo e Wesley foram mortos no local ou se já chegaram lá sem vida. Para PC, cheque rasurado foi usado como isca para atrair as vítimas (abaixo) ao local do crime

ções, a Polícia Civil trabalha com uma única motivação para o crime: desacerto comercial. Conforme apurou a PC, as duas vítimas tinham o costume de repassar para F. carros novos e financiados por clientes que não tinham intenção de pagar, por preço bem abaixo do comercializado. Os carros são co-

Mulher vai presa por não pagar pensão alimentícia ao marido FABRICIANO – Uma situação incomum ocorreu na última terça-feira (12). Uma mulher em Coronel Fabriciano foi presa na tarde da última terça-feira (12), por determinação da Justiça. A mulher não pagou a pensão alimentícia ao ex-marido, que possui a guarda do filho e se encontra desempregado. A mulher foi abordada em seu

local de trabalho – em uma agência bancária – e passou a noite e a madrugada de ontem no Presídio de Coronel Fabriciano. Somente na manhã desta quarta-feira (13), a mulher foi solta porque os advogados conseguiram um alvará de soltura junto à justiça. Como forma de garantir o pagamento da dívida, a mulher penhorou o próprio carro.

Moto é roubada no Cidade Nobre IPATINGA – No final da noite de terça-feira (12), foi tomada de assalto a motocicleta Honda de cor laranja, placa HFV-6944, de Ipatinga. A vítima G.B.J., 25 anos, contou à polícia que ao estacionar o veículo

na rua Dom Pedro II, no bairro Cidade Nobre, foi surpreendido por dois ladrões que anunciaram o roubo e levaram a moto, dois capacetes e documentos pessoais. Os autores não foram presos.

nhecidos como “Pokemon”. Ainda de acordo com as apurações da polícia, Leonardo e Wesley começaram a negociar carros clonados sem que F. soubesse. Uma dessas transações ocorreu no dia 7 de março deste ano, quando foi vendido para o empresário um Fiat Idea clonado. Conforme as investi-

PROVAS Uma das principais provas que fizeram a polícia a chegar aos principais suspeitos foram as imagens cedidas pelo Shopping do Vale do Aço que mostram as duas vítimas no centro comercial na véspera do crime. As cenas mostraram que no dia 7 de março os homens foram vistos por volta de 19h20, andando pelo Shopping, sozinhos. Já no dia 8, as imagens mostraram que as vítimas foram duas vezes ao estabelecimento. Às 17h18, Leonardo e Wesley aparecem no estacionamento do Shopping e, em dado momento, mudaram o veículo do local onde estava estacionado. Às 20h30, Wesley está sozinho do lado de fora do centro de compras conversando em um celular. Dez minutos depois, às 20h40, as imagens mostram as duas vítimas saindo do estacionamento em um Ford Ka.

Aposentada é assaltada à noite próximo a cemitério TIMÓTEO – Um roubo a transeunte foi registrado na noite de anteontem (12), nas proximidades do Cemitério Jardim da Saudade, no bairro Santa Maria. Segundo a Ocorrência da Polícia Militar, quatro homens em um veículo Celta prata se aproximaram de uma aposentada de 72 anos. Um deles, de arma em punho, anunciou o assalto, pegou o cordão da vítima e depois todos fugiram rumo ao Centro de Coronel Fabriciano, onde já tinha sido montado um cerco nas principais vias, na tentativa de achar os bandidos. Uma denúncia deu conta de que os mesmos autores teriam tentado outro roubo no bairro Amaro

Lanari, em Coronel Fabriciano. Segundo as informações repassadas à polícia, um dos criminosos era morador do bairro Nova Esperança, em Ipatinga, onde o veículo usado nos delitos foi encontrado estacionado. Os PMs entraram na residência e abordaram M.A., 22 anos, que conduzia o carro na ocasião dos roubos, I.F.S., 18 anos, um adolescente de 17 anos e um outro indivíduo conhecido por Bráulio, que tentou fugir, mas acabou sendo pego pelos policiais. Foram apreendidos o Celta, uma garrucha de dois canos, DVD, pedras de crack e balança de precisão. Os acusados foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

7

PM intensifica fiscalização em áreas de motéis IPATINGA – Policiais militares realizam desde a última terça-feira (12) uma ação de intensificação do policiamento às margens da BR 381, entre os bairros Veneza, Jardim Panorama e Caravelas, especificamente debaixo das pontes e ruas na região conhecida como “área dos motéis”. O objetivo é atender a uma série de pedidos da população de combate ao tráfico e uso de drogas nestas localidades. Na quinta-feira da semana passada, em reunião no 14º BPM, representantes de moradores e empresários do ramo dos motéis se reuniram com a Polícia Militar, sendo firmado um compromisso de atuação. No mesmo dia, policiais ocuparam o local, com utilização de efetivo da 82ª Cia PM, da 143ª Cia de Recobrimento e também do efetivo da Administração do Batalhão. A comunidade e Conselho de Segurança Pública pedem que fiscais do Setor de Postura e Vigilância Sanitária participem das ações, bem como o apoio da Assistência Social para as pessoas viciadas em drogas que ficam perambulando nas proximidades e necessitam de tratamento. De acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros também será procurado para dar continuidade à ação de fiscalização das medidas de prevenção e combate a incêndio nos motéis. Outros órgãos como Juizado de Menores também poderão participar da operação. COMPROMETIMENTO De acordo com a PM, os proprietários de motéis se comprometeram a discutir melhorias no controle de acesso ao pátio e quartos, já que foram apresentados diversos relatos de que os próprios motéis estão servindo como ponto de uso e tráfico de drogas, além de receptação de mercadorias roubadas em outros locais da cidade. O Capitão Luiz Magalhães informou ainda que o Olho Vivo será fundamental no período de intensificação do policiamento, já que existe no local uma câmera instalada. O equipamento irá possibilitar o monitoramento à distância e o rápido acionamento da equipe da ocupação da PM.


8

Diário Popular

BRASIL

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

RIO+20

Países em desenvolvimento propõem fundo para financiar ações sustentáveis Valor estimado seria de 30 bilhões de dólares; presidente Dilma abre evento alertando sobre necessidade de compromisso para se alcançar as metas propostas RIO DE JANEIRO – Um fundo de US$ 30 bilhões pode ser criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), pelos países do G77+China, entre os quais o Brasil, para financiar o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento. A informação foi dada ontem (13) pelo negociador-chefe do Brasil na conferência, o embaixador Luiz Figueiredo Machado. Em entrevista coletiva à imprensa, no Riocentro, sede do evento, o embaixador confirmou que a proposta foi apresentada com objetivo de facilitar a implementação do documento final da Rio+20, que se estenderá até o dia 22. “O grupo do G77+China tem a ideia da criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável, de U$ 30 bilhões. Essa é uma proposta que conta com respaldo do grupo e faz parte da negociação que está sendo conduzida”, disse. O secretário-geral das Nações Unidas para a Rio+20, o embaixador chinês Sha Zukang, cobrou pressa para o encaminhamento das negociacões com vistas ao documento final – texto que estabelece-

Dilma Rousseff abriu ontem (13) o Pavilhão do Brasil, no primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

rá metas para o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Ele admitiu, no entanto, que devem sair mais facilmente metas voluntárias de governos, empresários e indústrias. ABERTURA A presidenta Dilma Rousseff abriu ontem (13) o Pavilhão do Brasil, no primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre

Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em seu discurso, ela lançou um alerta sobre a necessidade de um compromisso entre todos os países do mundo para alcançar metas de desenvolvimento sustentável, principalmente as nações desenvolvidas que enfrentam crise em suas economias. “Não consideramos que o respeito ao meio ambiente só se dá em fase de ex-

pansão do ciclo econômico. Pelo contrário, um posicionamento pró-crescimento, de preservar e conservar, é intrínseco à concepção de desenvolvimento, sobretudo diante das crises”, afirmou. Dilma Rousseff ressaltou que “o ambiente não é um adereço, faz parte da visão de incluir e crescer porque em todas elas nós queremos que esteja incluído o sentido de preservar e conservar”. A presidenta acrescentou que os compromissos apresentados durante a Rio+20 foram assumidos “voluntariamente”. “Consideramos que a sustentabilidade é um dos eixos centrais da nossa conviccção de desenvolvimento”, destacou. O Pavilhão do Brasil conta com uma estrutura de 4 mil metros quadrados construída com contêineres reaproveitáveis e abriga uma exposição multimídia sobre programas e projetos dos ministérios e órgãos governamentais. No local também serão realizados debates e palestras. No dia 20, a presidenta deve voltar à cidade do Rio, quando se reunirá com chefes de Estado até o dia 22, último dia da conferência.

Leonardo faz nova propaganda de prevenção a acidentes BRASÍLIA – Após participar de propaganda veiculada durante o feriado de Corpus Christi tratando do mesmo tema, o cantor sertanejo Leonardo faz nova campanha para chamar a atenção dos motoristas quanto ao risco de acidentes de carro. Desta vez, o alerta é dirigido às regiões Norte e Nordeste no período das festas juninas (de 12 a 30 de junho), quando a circulação de carros nas cidades onde os festejos são mais concorridos (como Campina

Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco) e nas rodovias entre os diversos municípios aumenta em 80%. A campanha é assinada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aproveita o momento de reflexão gerado pelo grave acidente sofrido pelo filho do cantor, Pedro Leonardo. O slogan da campanha, “A Dor de um Acidente Pode Durar para Sempre”, desestimula as pessoas que tenham consumido álcool nas festas juninas, espe-

cialmente os jovens, a dirigir carro. Segundo o assessor especial para Assuntos de Comunicação Social do Ministério da Cidades (ao qual está vinculado o Denatran) Marcier Trombiere, o cantor Leonardo tem empatia com o grande público e, por causa do filho, refletiu recentemente sobre os riscos e as consequências dos acidentes. “Ele não é uma pessoa imaculada, mas não dá para fazer uma campanha com alguém como o papa, que

não faz as coisas que uma pessoa comum faz”. Além do acidente recente com o filho, em 2003, o carro do cantor capotou em uma rodovia federal no interior de Goiás. Durante o período de veiculação da campanha, Leonardo fará cerca de 15 shows no Nordeste. A região registrou 27% da mortes por acidente de carro em 2010. Só a Bahia teve 2.593 casos de morte (ocupando o 5º lugar no ranking nacional de morte por acidentes automobilísticos).

CO M B AT E À CO R R U P Ç ÃO

Petição tem 65 mil nomes por PEC do Voto Aberto BRASÍLIA - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregou ontem (13) ao presidente do Senado, José Sarney (PMDBAP), uma petição com 65 mil assinaturas pedindo que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Aberto seja colocada em votação. As assinaturas foram coletadas pela internet por entidades ligadas ao MCCE, que também estiveram envolvidas no projeto de lei de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa. A coleta das assinaturas foi durante 24 horas. O diretor do MCCE, Marlon Reis, disse, após participar da entrega do documento, que mais assinaturas podem ser coletadas se for preciso. “Nós só fizemos um teste para mostrar a popularidade desse tema na sociedade brasileira. Foi feita uma coleta relâmpago, e se houver necessidade haverá uma grande coleta de assinaturas, assim como foi feito no projeto da Lei da Ficha Limpa”, declarou. Segundo ele, a sociedade

está preocupada que o voto secreto seja usado por parlamentares para ocultar casos de corrupção. Na opinião de Reis, “o Congresso Nacional deve agir como uma caixa de ressonância da sociedade” e atender ao pedido pela votação da PEC. A petição exemplifica o caso de absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMNDF) que aparece em uma gravação em vídeo, da Operação Caixa de Pandora, recebendo dinheiro. Na opinião dos ativistas que coletaram as assinaturas, o voto secreto contribuiu para que Jaqueline fosse absolvida por seus pares no processo de cassação. A expectativa de que a PEC do Voto Aberto fosse votada até a semana que vem, no entanto, foi frustrada pela decisão, ontem (12), dos líderes partidários do Senado de que não haverá votações no plenário da Casa no período de 18 a 22 de junho, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, quando boa parte dos senadores estará participando do evento.

Governo lança Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite BRASÍLIA - O Ministério da Saúde lançou, nesta quartafeira (13), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. De sábado (16) até o dia 6 de julho, crianças com até 5 anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. Em agosto, quando ocorre a segunda fase da campanha de 2012, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança receba as doses de qualquer vacina que estiver em atraso. Outro lançamento no combate à pólio introduzida neste ano é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos 2 e aos 4 meses de idade.

De acordo com a recomendação da Organização PanAmericana de Saúde (Opas), os países das Américas devem continuar aplicando a vacina oral com o vírus atenuado, até que ocorra a eliminação mundial da poliomielite. Também conhecida como paralisia infantil, a doença é considerada erradicada no Brasil desde o início dos anos 1990. O último caso registrado no País foi em 1989 e no continente americano em 1991, no Peru. Em 1994, a Opas certificou a erradicação da pólio na região. De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da doença ainda circula em 25 países da África e do Sudeste asiático, com os últimos surtos registrados, até 2009, na Nigéria, no Congo, em Myanmar, no Niger, Camboja e na Indonésia. A poliomielite é considerada endêmica na Nigéria, Índia, no Paquistão e Afeganistão.


CULTURA

Diário Popular

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

L I T E R AT U R A

Salão do Livro será aberto dia 19

Feira aborda o tema literatura e ecologia; projeto Sempre um Papo leva ao evento importantes escritores da atualidade como Fernanda Takai, Márcia Tiburi e Carlos Herculano

Nilmar Lage

IPATINGA - De 19 a 24 de junho, todo o Vale do Aço viverá uma semana de intensa programação cultural com a realização do 6º Salão do Livro. Além de reunir editoras e distribuidoras locais, regionais e nacionais, a tradicional feira de livros também será palco para lançamento de novos talentos, cedendo espaço a escritores independentes. Paralelamente ao Salão – que este ano aborda o tema literatura e ecologia – será disponibilizada ao público ampla grade de atividades culturais gratuitas, com apresentações teatrais, contadores de histórias, oficinas de aproveitamento de resíduos urbanos e outras voltadas para crianças e educadores. Este ano será realizada novamente a Brinquedoteca, em parceria com o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte. As novidades ficarão por conta do Cineminha Literário, com filmes que fazem parte do acervo do Festival Internacional de Curtas Metragens, e do projeto Sempre um Papo, que levará ao evento importantes escritores da atualidade, como Fernanda Takai, Márcia Tiburi, Juan Pablo Villalobos, Carlos Herculano e Luis Giffoni. Será exibido ainda o documentário “Lixo Extraordinário”, seguido de bate-papo com o diretor João Jardim. O projeto é patrocinado pela Usiminas desde sua primeira edição. De acordo com a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, a empresa aposta no evento porque acredita que ele é uma importante ferramenta de democratização da literatura e da cultura. “Além disso, o Salão do Livro cumpre o perfil de investimento da empresa, que tem como foco a inclusão, formação e o desenvolvimento do cida-

Paralelamente ao Salão, será disponibilizada ao público ampla grade de atividades culturais gratuitas, com apresentações teatrais, contadores de histórias e oficinas

dão”, explica. SALÃO VERDE Inserida nas atividades de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho, a feira traz também o “Salão Verde”, com uma programação que inclui palestras, oficinas, exposições temáticas e ações ecológicas-educativas em escolas da região. De acordo com a realizadora do projeto, Cibele Teixeira, em uma era de novas tecnologias e novas preocupações, a palavra da vez é a sustentabilidade, ou seja, o desenvolvimento econômico aliado à preservação do ecossistema, com foco nas práticas de reciclagem, de reaproveitamento de matériasprimas, novos suportes e novas formas de utilização de energias. “Neste aspecto, a literatura nos auxilia na conscientização e preservação da natureza’, explica. SEIS ANOS O Salão do Livro do Vale do Aço, que chega à sua sexta edição, surgiu da iniciativa da Usiminas e da Câmara Mineira do Livro de promover a interiorização do Salão do Livro de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte desde o ano 2000. A iniciativa tinha como objetivo incen-

tivar o hábito de leitura da população, contribuindo para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo do livro e da leitura. Para os organizadores, a descentralização do Salão do Livro, começando por Ipatinga, faz parte de um desafio maior que é o de transformar mais pessoas em leitores. “Nenhum país consegue dar um salto qualitativo e caminhar para uma sociedade do conhecimento sem melhorar os indicadores de alfabetização e leitura”, complementa Cibele. A alteração do nome, em 2009, para Salão do Livro Vale do Aço, ampliou a abrangência do evento, com a realização de programação cultural simultânea nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Belo Oriente. “Uma região unida pela leitura” foi o slogan escolhido na época para o evento que, a partir de Ipatinga, busca alcançar toda a comunidade da região do Vale do Aço, um dos principais polos de desenvolvimento econômico, industrial e cultural de Minas Gerais. O evento já faz parte da programação anual das escolas de toda a região do Vale do Aço e também do calendário cultural de Ipatinga. A cada ano o evento recebe um número grada-

tivo de visitantes na feira de livros e participantes na grade de programação. Na 5ª edição o projeto registrou mais de 42 mil visitantes.

SERVIÇO 6º SALÃO DO LIVRO VALE DO AÇO De 19 a 24/06 Feira de Livro: terça-feira, das 14h às 22h; quarta-feira a sábado, das 10h às 22h e no domingo, das 10h às 18h Entrada franca Confira a programação completa pelo site www. salaodolivro.com.br e www. institutoculturalusiminas. com.br.

9

Minas será laboratório para pesquisa inédita BH - O governador Antonio Anastasia participou, nesta quarta-feira (13), no Palácio Tiradentes, da cerimônia de anúncio de parceria entre a Dow Chemical Company e a The Nature Conservancy (TNC), organização não governamental dedicada à conservação de recursos naturais, para um trabalho inédito em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro. A TNC mantém, em parceria com a japonesa Mtsui, o projeto de construção de uma planta integrada para produção de etanol e de plástico, que deverá entrar em operação em 2013, e rece-

berá investimentos de R$ 2,4 bilhões, com a geração de 2,6 mil empregos diretos e indiretos. A cerimônia contou com a presença do presidente da Dow para América Latina, Pedro Emílio Sanchez. A ideia da parceria é incorporar cada vez mais o valor da natureza e do meio ambiente ao mundo dos negócios. Outro destaque é que os resultados alcançados serão compartilhados publicamente, para que outras empresas, o setor público e outros grupos de interesse possam utilizá-los de forma bastante prática.

Correios lança selo dedicado à energia eólica na Rio+20 RIO - Na próxima sextafeira (15), os Correios lançam o selo comemorativo Emissão Mercosul: Energia Renovável - Eólica, durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O lançamento será às 15h, no estande dos Correios no Parque dos Atletas, em cerimônia conduzida pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira, com a participação da vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação

Brasileira de Energia Eólica, Laura Porto. Por meio dessa emissão, os Correios demonstram o seu compromisso com a preservação ambiental no contexto do Mercosul e divulgam a potencialidade do Brasil no desenvolvimento de fontes renováveis. Além do reduzido impacto ambiental, a energia eólica pode contribuir para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a universalização do atendimento de fornecimento elétrico.


Nathalia Fernandes/TV Globo)

10

Diário Popular

LAZER

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

CONFRARIA

Projeto musical discute a produção autoral da região Segunda edição do evento no Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas recebe as bandas Candeeiro Encantado e Cigarro Picado IPATINGA – O projeto “A Confraria: Unidade Musical Vale do Aço” realiza nesta quinta feira (14), às 19h, no Jardim Japonês do Centro Cultural Usiminas, a segunda edição do evento. O propósito é promover a articulação de projetos de produção, intercâmbio e criação artística em música na região. Faz parte também do projeto a discussão sobre o cenário musical local por meio da interação dos músicos do Vale do Aço. Hoje, o encontro com foco na produção autoral receberá as bandas “Candeeiro Encantado” e “Cigarro Picado” Na sua primeira edição, a confraria lançou o projeto convidando a banda de reggae “Rasta Courage” e o espetáculo/show “Canto das Três Raças”, do Espaço cultural Casa laboratório. Com casa lotada e uma repercussão surpreendente, a ideia se estruturou e, até o final do ano de 2012, mensalmente duas bandas irão ocupar o Jardim do Instituto Cultural Usiminas com espetáculos musicais que geralmente não conseguem ocupar os locais de apresentação convencionais da cidade. COMO PARTICIPAR O formato inicial do projeto é apenas para bandas da região que têm como propósito criar projetos musicais

Divulgação

Horóscopo do dia ÁRIES Pela manhã a Lua está fora de curso em seu signo. Cuidado com impulsividade. À tarde a Lua passa a atuar em Touro e o foco se volta para finanças e valores. Momento em que se torna necessário agir de forma diferente do que você está habituado. TOURO Duas energias distintas na manhã e na tarde de hoje. A tarde é mais favorável. Pela manhã desfavorecimento para questões objetivas. Melhor fluir com as situações. À tarde, o ingresso da Lua em seu signo simboliza o afeto, a sensualidade e os valores taurinos. GÊMEOS O momento atual é seu, geminiano. Aproveite-o com consciência. Abra-se ao novo. Período em que somos instigados a um despertar de consciência. Não resista ao chamado. Percepção de que para se abrir ao futuro precisará se desapegar do passado, nativo de Gêmeos.

O grupo Candeeiro Encantado trabalha com o diálogo de ritmos genuinamente brasileiros, como o congado, o maracatu, o baião e a capoeira

mais arrojados, pensando em um conceito musical, narrativa, linguagem, cenografia, produção artística e outros elementos que compõem a construção de um produto cultural mais consistente. Às produções que não têm acesso a essas informações, a Confraria dispõe de uma equipe de profissionais que também pode orientar a criação do projeto desde a elaboração da ideia até a construção do show. Segundo o diretor artístico João Carlos Cardoso, o propósito é estimular os músicos da região a pensar a produção musical de maneira mais abrangente. Em julho, será lançado o edital para as inscrições dos projetos musicais de bandas e

artistas independentes da região do Vale do Aço, que irão se apresentar o ano de 2012. AS BANDAS O Candeeiro Encantado, grupo fundado em 2007, é formado por Caio Nabuco, (voz/ violão/ guitarra/ percussão), Emerson Rodriguez (bateria/ percussão/ voz), Jr. Endrik, (guitarra/ voz) e Gilles (baixo/ voz), traz um conceito sonoro e poético que se identifica pela mistura. Assim, esse conceito é mediador do diálogo entre ritmos genuinamente brasileiros. Entre eles, o congado, o maracatu, o baião, a capoeira que interagem com linguagens da música universal como o rock, o blues, o reggae. Dessa fusão nasce um

som que desconhece limites e fronteiras. O grupo está em processo de produção de seu primeiro CD intitulado “Pôr da Terra”, que tem seu lançamento previsto para novembro. Composta por quatro músicos, a banda Cigarro Picado foi fundada no ano 2000. A banda sempre teve forte influência das bandas de rock clássico da década de 70, jazz e blues e, desde sua fundação, vem desenvolvendo trabalhos voltados para estes estilos. Formada pelos músicos Nagib Benevenuto (guitarra, teclado e voz), Leandro Cortezão (bateria e voz), Juninho (bateria e voz) e Leandro Martins (teclado, gaita, baixo e voz) .

CÂNCER Fase que estimula a conscientização do que deve ser transformado e renovado. Nos relacionamentos reencontros importantes, com o propósito de curar antigas feridas. Na vida profissional a inovação, o ineditismo e a abertura a uma nova atuação, canceriano. LEÃO Observe como tem modificado suas concepções e pontos de vista, leonino. O momento atual pede uma visão abrangente, livre de velhos paradigmas e preconceitos. O desafio é aplicar na prática cotidiana essa nova forma de encarar a realidade. VIRGEM As mudanças virginianas mais importantes são emocionais. Surpreendem, impactam. Momento importante para se abrir a uma nova perspectiva sobre sexualidade e emoções. Deve reconhecer os tabus que ainda insiste em reprimir. Conscientizese disso, nativo de Virgem.

LIBRA Repetir o passado não o levará ao caminho instigante e surpreendente do futuro. Um momento de grandes mudanças nos relacionamentos, nos sentimentos e percepções. Perceba como os padrões familiares podem ainda atuar em suas relações. Libertese. ESCORPIÃO O mundo em plena mudança e não poderia ser diferente com você, escorpiano. Período que estimula a conscientização do que deve ser desapegado e transformado. Você participa ativamente do processo de criação de uma nova realidade planetária. SAGITÁRIO Pela manhã tenha cuidado com a tendência a agir de forma impulsiva e ansiosa. À tarde muda o clima astrológico e você deve respeitar um ritmo mais sereno e produtivo. Momento que instiga uma revolução afetiva, que também sinaliza mudança de valores pessoais. CAPRICÓRNIO Mudanças nas bases emocionais, no que lhe sustenta interiormente, capricorniano. Um anseio pela reinvenção de si, que pode levar a mudanças no lar e na família. Você está lidando com características que anteriormente eram inconscientes ou reprimidas. AQUÁRIO Vênus em Gêmeos é duramente pressionada por Marte e pode trazer um pequeno problema em seu romance à tona. Procure buscar uma solução racional ao invés de se deixar levar pela impulsividade. PEIXES Despojamento necessário para perceber o que é realmente essencial, pisciano. Momento com forte impacto de mudanças na consciência humana. É mudar ou mudar. Fase interessante de despertar para o uso de novos potenciais, com impacto sobre as finanças.

CINE DO VALE DO AÇO

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO Globo, 17h40 Gabriel avisa a Carcará que denunciará Moisés. Natália implora que Gabriel não conte para Moisés que sabe que o assalto foi forjado por ele. Timtim incentiva Maria a voltar com Betão. Laura ajuda Fabiano a escolher sua roupa para a coletiva de imprensa. Nelson desaprova a atitude de Natália de ter contado para Gabriel sobre a prova contra Moisés. Filipe repreende Betão por não aceitar o casamento do pai com Natália. Laura ronca e Fabiano decide dormir no sofá. Beatriz motiva o neto a esquecer Alexia e se concentrar no trabalho. Betão se incomoda ao saber que Gabriel será o protagonista do seriado. Bernardo sai com outra garota e Débora tenta disfarçar a raiva. Aparecida pede para Laura visitar Carmem.

AMOR ETERNO AMOR Globo, 18h15 Miriam tranquiliza Fernando com sua visita. Carmem, Jacira e Gracinha finalizam os últimos preparativos para a festa de casamento de Valéria. Miriam avisa a Melissa e Dimas que está disposta a ajudar Fernando. Rodrigo estranha a forma com que Clara trata Elisa. Marlene desiste de brigar com Laís ao ver que ela está doente. Cris ameaça morar com o pai para que Beatriz não se case com Gabriel. Uilha ajuda Marlene a cuidar de Laís. Clara vê uma sombra atrás de Elisa e Rodrigo implora que Miriam o salve. Melissa ironiza Dimas quando o marido fala que eles podiam ajudar Fernando a reconquistar a ex-noiva. Elisa ouve Clara afirmar que Rodrigo e Miriam nasceram um para o outro.

CHEIAS DE CHARME Globo, 19h15 Socorro avisa a Chayene que o plano deu certo. Brunessa provoca Rodinei e Liara. Brunessa envia uma foto de Conrado e Humberto no show para Isadora. Cida, Penha e Rosário tomam chá antes de entrar no palco. As Empreguetes cantam normalmente e Socorro se desespera. Chayene nota que está sem voz e conclui que Socorro trocou os chás. Rosário dedica uma música a Inácio e ele se emociona. Socorro toma também o chá errado para provar sua fidelidade a Chayene. Fabian sobe ao palco e faz uma homenagem a Rosário. Inácio fica com ciúmes e vai para cima de Fabian. Isadora e Ariela vão atrás de Conrado e Humberto no show. Gentil paquera Penha e Sandro fica enciumado. Isadora flagra Conrado com Cida no camarim.

AVENIDA BRASIL Globo, 21h10 Monalisa aceita sair com Tufão. Carminha diz a Max que continuará manipulando a família de seu marido. Iran e Suelen criticam as atitudes de Monalisa. Carminha se faz de vítima diante de Muricy e Ivana. Tufão aconselha Jorginho a ir atrás de seu amor. Alexia não consegue resistir a Cadinho. Nina se preocupa ao ver o estado em que Carminha deixou Lucinda. Verônica e Noêmia procuram o marido na empresa. Alexia decide deixar Cadinho tentar conquistá-la e Paloma fica radiante. Muricy perdoa Carminha. Dolores pede para trabalhar no salão de Monalisa. Carminha procura Tufão na casa de Leleco. Lúcio vê Monalisa entrar no carro de Tufão e conta para Silas. Jorginho sai de casa assim que Carminha chega. Tufão e Monalisa se beijam.

HOMENS DE PRETO 3 (DUBLADO) Sala 1 - Seg. Ter. Qua. Sex. Sab e Domingo: 14h20 - 19h15 Sala 1 - Quinta: 14h20 BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (DUBLADO) Sala 1 - Diariamente: 16h40 - 21h30 MADAGASCAR 3 - OS PROCURADOS (DUBLADO) Sala 2 - Seg a Sex: 15h40 - 17h40 - 19h40 - 21h40 Sala 2 - Sab e Dom: 13h40 - 15h40 - 17h40 - 19h40 - 21h40 OS VINGADORES - THE AVENGERS (DUBLADO) Sala 3 - Diariamente: 14h45 - 17h30 - 20h15


SOCIAL

Diário Popular

Quinta-feira, 14 de junho de 2012

11

On Friday dorachaves.2008@gmail.com

Troféu Mais Vip Na semana que vem, no dia 22, o casal Bruno Freire e Anelise Gooper anfitriona pela a quinta edição do Troféu MaisVip 2012. Este ano o evento será realizado no salão principal do Ipaminas Esporte Clube, no Cidade Nobre,

open bar com cerveja, vodka, Big Apple, refri, schweppes e água. A noite promete muita música com a requisitada “Mulher de Banda” e os top Dj’s Brício e Alles, de BH, e Dj Pingüim, de Ipatinga. A festa promete ser um sucesso!

à partir das 23h, tendo como show principal a banda Via Lactea. O valor das mesas é R$ 1.200,00 para oito pessoas e os lugares separados podem ser adquiridos a R$ 150,00 a unidade. Serão 48 homenageados em 6 categorias.

Diário Social De 19 a 24, uma boa pedida é curtir o 6º Salão do Livro Vale do Aço, que acontece no Instituto Cultural Usiminas, anexo ao Shopping do Vale do Aço. ................................................... Acontece hoje às 10h no auditório Maurício Guerra, sede da Aciapi, o sorteio da Campanha Amor em Dose Dupla. ................................................... O grupo Samambaia Groove, do baterista Ronie Madureira, será a atração no dia 23 de junho, na segunda feijoada da OAB Jovem de Ipatinga, que acontece no Ipê Recanto Clube, regada ao bom chope Bruder. Mais informações

O antenado assessor Cleiton Magalhães faz um convite aos leitores da coluna: nesta sexta, dia 15, acontece o “On Friday” em Ipatinga, com uma mega festa no sítio Coração de Lajinha, no Taúbas, a partir das 23h. No local,

nos telefones 3822-2523 ou 3622-6670. ................................................... Incrível o que tinha de barzinho, restaurante, clube e casas de amigos lotados na terça; não foi brincadeira. Ainda bem que os casais cultivam o hábito de comemorar o Dia dos Namorados. ................................................... Finalmente parece que a tão sonhada duplicação da BR 381 vai deixar de ser só um sonho pra se tornar realidade. Se bem que até 2013 muita coisa pode acontecer e obra continuar só na promessa. Vamos esperar para ver.

O amor está presente para Daniele e Cássio Barack.

Aline e o marido Thiago Salles aproveitaram o romantismo do Dia dos Namorados

Namoro no AEC O casal Adelson Campos e Alessandra abriu sua aconchegante residência no Caladinho, em Fabriciano, para receber casais de amigos que buscavam uma alternativa mais confortável que os lotados barzinhos. Recebidos com diversos tira-gostos, que incluíam um completo angu à baiana, os convidados tiveram uma noite super animada, re-

gada a boas conversas, música e descontração. O casal Mário e Cida Faria surpreendeu com um prato suculento: iscas de filé mignon ao molho de gorgonzola. Simplesmente esplêndido! Por lá, marcaram presença também os casais Nizelte Arruda e São, Aloísio e Cida, Ronaldo e Míriam, José Maria e Wal, Luzardo e Côca, César e Lourdinha.

No Acesita Esporte Clube, o diretor social Rildo e a esposa Geane no Dia dos Namorados


14/06/2012  

14/06/2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you