Issuu on Google+

DIÁRIOPOPULAR JORNAL DE VERDADE

Região Metropolitana do Vale do Aço - Ano Vl - Número 1.576 - Sexta-feira, 07/12/2012 - R$ 0,70

N ATA L

Comércio define horário especial para Ipatinga Após várias rodadas de negociação, os sindicatos que representam os comerciantes e os comerciários em Ipatinga assinaram, no final da tarde desta quartafeira (5), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define o horário especial de funcionamento do comércio nos dias que antecedem o Natal. Ficou decidido que de 17 a 21 deste mês as lojas vão abrir as portas às 9h e fechar às 20h. No sábado, dia 22, o comércio funcionará de 9h às 17h, enquanto no domingo (23) estará aberto de 9h às 14h. No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento será de 8h às Página 4 18h.

CURSOS

PEP oferece quase 3 mil vagas nos Vales do Aço e Rio Doce Os jovens dos Vales do Aço e Rio Doce têm a oportunidade de se profissionalizar, gratuitamente, por meio de 35 cursos técnicos em várias áreas, que serãos oferecidos nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Oriente e Caratinga. Para isso, é necessário se inscrever no Programa de Educação Profissional (PEP), mantido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro. Na região são 2.745 vagas distribuídas nas cinco cidades. Página 4

GOVERNO ROBSON

Sem profissionais, SAMU não atenderá no final de semana

Escala está defasada para os próximos dois dias, impedindo atendimento adequado à população; PMI corta adicional e médicos ameçam greve As chamadas pelo 192 para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ipatinga não serão atendidas a partir deste sábado (8). Não há médicos na escala do fim de semana para receber as ligações e cumprir os protocolos de regulação para despachar as ambulâncias e ainda atender aos casos graves que exigem a presença do médico. Além da escala defasada, os profissionais reclamam do corte do adicional de 50%, efetuado pelo governo Robson Gomes (PPS) , benefício incorporado à remuneração há seis anos e equivalente a 50% do salário base. Caso o governo não pague o adicional, a categoria afirma que paralisará as Página 3 atividades.

Nadieli Sathler

Os vereadores de Timóteo votam nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, o projeto de lei 3.698/12 que prevê o orçamento do município em R$ 193,6 milhões para 2013. A matéria recebeu 57 propostas de emendas que vão ser votadas durante a reunião extraordinária. Há pelo menos duas solicitações que podem causar mal estar entre os parlamentares: o percentual de livre remanejamento e repasse para o Hospital e Maternidade Página 5 Vital Brazil.

Táxis rodam com bandeira 2 Além da ameaça de greve, SAMU ficará impossibilitado de atender no final de semana, por falta de profissionais

PT reúne prefeitos e vereadores amanhã Página 5

LUTO - O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi velado até a noite de ontem (6) no Palácio de Planalto. Niemeyer morreu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. O corpo saiu do Rio de Janeiro às 13h, chegou à Base Aérea de Brasília por volta das 14h20 e seguiu em cortejo pelo Eixo Rodoviário e pelo Eixo Monumental, duas das principais vias de Brasília. Na chegada ao Palácio do Planalto, o corpo de Niemeyer foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, junto com a guarda dos Dragões da Independência. A presidenta estava acompanhada da viúva do arquiteto, Vera Niemeyer. Ele será enterrado hoje (7), no Rio de Janeiro.

Câmara vota emendas ao Orçamento

DEZEMBRO

ELEITOS

ADEUS

TIMÓTEO

Agência Brasil

Foi publicado no último dia 4 decreto que autoriza os taxistas da cidade a cobrarem a tarifa bandeira dois durante todos os dias do mês de dezembro. O documento é uma espécie de bônus que os condutores recebem todo final de ano e é comum em várias cidades brasileiras. Em períodos normais, a bandeira dois só pode ser cobrada entre 22 horas e 6 da manhã, de segunda a sexta, e nos sábados após as 13h. O preço mais alto também vale para os domingos e feriados, durante todo o dia. Com o decreto, a cobrança poderá ser feita na bandeira 2 até o dia 31. O aumento do custo para o consumidor é de cerca de 20%. Página 5

www. diariopopularmg.com.br


2

Diário Popular

OPINIÃO

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FRASES

ESPAÇO PÚBLICO

ARTIGO

Ano novo é mais feliz com planejamento

“Primeiro, é um problema de consciência. Afinal muitos brasileiros que por maiores feitos os mereciam, não as receberam. Segundo, em corolário, porque não me sinto com direito para tantas honrarias” Oscar Niemeyer em carta datada de 1987 endereçada ao seu amigo José Aparecido de Oliveira, então governador do Distrito Federal, para justificar o seu não comparecimento nas comemorações de seu aniversário de 80 anos.

“Perdi a pessoa que eu mais gostava no mundo, que amei. Vai ser difícil, mas o tempo passa. Não saí de perto dele em nenhum momento. Vendo as melhoras e as pioras, as evoluções” Vera Lúcia Cabreira (esposa de Niemeyer) para jornalistas durante velório do arquiteto no Palácio do Planalto, em Brasília.

“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem,dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele. A sua história não cabe nas pranchetas” Declaração da presidenta Dilma Roussef sobre o arquiteto Niemeyer.

DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITORA RESPONSÁVEL Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

(*) Edison Cunha

Agência Metropolitana realiza encontro na Aciapi Um encontro que a princípio teve como objetivo conhecer a diretoria da Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Aço (ARMVA) e seu papel de atuação na região transformou-se, na manhã de ontem, no fortalecimento de uma grande aliança em torno do desenvolvimento regional que passa por ações conjuntas. Empresários de diversos segmentos, após entenderem o papel da Agência Metropoli-

tana, destacaram a sua importância como órgão de articulação, planejamento e, principalmente, o que representa para a região. “Há anos lutávamos para sua instalação, pois a Agência é o braço do Governo do Estado e, com certeza, reforça nossas ações na busca de soluções conjuntas com os municípios que compõem a Região e o Colar Metropolitano”, destacou o presidente da Aciapi, Gustavo Souza.

ARTIGO

Custos ocultos nas compras com o cartão de crédito (*) Reginaldo Gonçalves

Os cartões de crédito nunca foram tão popularizados como hoje, mas existem armadilhas que poderão prejudicar consumidores em suas compras, principalmente nas efetuadas de maneira parcelada e, mais ainda, nas operações de reparcelamento com as administradoras. Estas, como fator de estímulo do hábito de consumo, seja na modalidade de débito ou de crédito, buscam a massificação de clientes, concedendo facilidades no crédito rotativo ou nas vendas parceladas, em parcerias com o varejo. Não existem milagres! As vendas nas lojas apresentam o valor à vista sendo igual se parcelado em 10 vezes. Contudo, as lojas, sejam de fábrica ou não, acabam embutindo a expectativa de juros nas suas vendas, prevendo no caso de desconto receber o valor como se a vista fosse. Indiretamente, portanto, o consumidor acaba comprando a mercadoria com os juros embutidos. As empresas administradoras de cartões recebem a comissão pela venda do lojista e muitas vezes um valor pela locação da máquina que gerará a aprovação do crédito. Além disso, a administradora de cartões receberá a anuidade do cliente e, se houver reparcelamento das parcelas que já foram efetuadas, com o pagamento da parcela mínima, cobrarão os juros mais altos da história, ou seja, taxas que ultrapassam a 200% ao ano. Estas, em comparação com a Selic, hoje fixada em 7,25%, ficam muito

distantes da realidade. Os maiores juros são observados nos cartões de afinidades das lojas, que muitas vezes é mais caro do que os dos bancos, em virtude da liberdade na concessão e emissão dos cartões. Para escapar dessa situação, cabe ao consumidor, como interessado, negociar taxas mais atrativas e não entrar no crédito rotativo e nem no pagamento dos valores mínimos das faturas. Essa prática leva ao endividamento crescente. Posteriormente, devido ao descontrole financeiro desencadeado pelo problema, tende a ser cada vez maior a parcela da renda mensal comprometida com o serviço dessa dívida, podendo até mesmo afetar a qualidade da vida da pessoa ou da família. Os juros pagos por esses financiamentos têm demonstrado serem nocivos a toda a sociedade. Muitas vezes, é melhor pegar um financiamento consignado, no caso de aposentados ou pensionistas do INSS ou servidores públicos, ou um crédito pessoal no banco, para quitar a dívida com o cartão. Em ambas as modalidades os juros são bem menores. Trabalhar utilizando o cartão de crédito é benéfico somente para quem tem controle de sua situação financeira. Caso contrário, a melhor alternativa é ficar com o cartão de débito, assumindo apenas compromissos limitado ao saldo em conta corrente. (*) Reginaldo Gonçalves é coordenador de Ciências Contábeis da FASM (Faculdade Santa Marcelina).

Há momentos na vida de todo empresário em que não basta apenas empreender, mas é necessário assumir as rédeas da administração de seu negócio de modo a tirar o melhor proveito de suas idéias e dos recursos humanos sob sua orientação. É hora de montar uma estratégia para fazer a empresa crescer com segurança, sem colocar em risco o que já foi conquistado. Uma estratégia consistente faz com que os resultados apareçam com maior eficiência e custos menores. Os gestores com os quais temos nos relacionado têm manifestado preocupação com a falta de tempo para conduzir análises e tomar decisões com maior grau de precisão. A razão dessa situação, explicam, é a urgência por apresentar resultados, que faz prevalecer análises mais superficiais, suficientes apenas para dar o próximo passo, deixando para administrar os problemas à medida que estes surgem. Uma posição reativa, algo bastante perigoso para os negócios. O grande desafio para as empresas é reposicioná-las para conquistar as oportunidades, que em nosso país são imensas, e crescer de forma sustentável. Nesse cenário, alguns aspectos de gestão passam a adquirir uma importância maior e ocupar a mente dos empresários. São eles o planejamento para atender a demanda; a definição de metas e objetivos; a capacitação do capital intelectual; o monitoramento do mercado para identificar oportunidades e reorganizar os negócios; e a estratégia de atuação. Para crescer de forma sustentada, passadas as turbulências de 2012 (espero que esta realmente fique para trás), é necessário focar as perspectivas de crescimento da economia projetadas para 2013 e inovar o modelo de gestão, planejando de forma ordenada as ações a serem empreendidas. Quatro são os temas estratégicos que merecerão atenção especial por parte dos dirigentes de empresas para o Projeto 2013: incremento das vendas; redução de custos; análise do mercado; e planejamento das ações. Cada um desses temas estratégicos pode ser desdobrado em atividades que comporão o quadro final para inovar a gestão. O primeiro deles, incremento de vendas abrange definir os diferenciais competitivos, entender o cliente, qualificar a equipe comercial e planejar e projetar as vendas. A redução de custos compreende apropriação de custos, classificação das despesas, melhoria dos processos e estabelecer metas. A análise do mercado engloba pesquisar o mercado de atuação, identificar as tendências, oportunidades e novos nichos, estabelecer as vantagens competitivas e definir as metas. Por fim, o planejamento das ações inclui definição de objetivos e metas, elaboração do orçamento, definição das prioridades e determinar um plano de ação. As recompensas que advém de um planejamento bem executado são inúmeras, e as empresas que não se sentem preparadas para conduzir este processo podem pedir auxílio a consultorias especializadas em gestão de negócios. Elas podem fazer a diferença na conquista de mercado pelas organizações. (*) Edison Cunha é consultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C) E-mail: edison.cunha@tgec.com.br.


CIDADES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

3

SAÚDE PÚBLICA

SAMU AMEAÇA GREVE

Prefeitura cortou adicional e médicos contratados falam em demissão em massa; atendimento também está comprometido pela falta de profissional para liberar as ambulâncias e atender casos graves ao mesmo tempo IPATINGA – As chamadas pelo 192 para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ipatinga e região não serão atendidas a partir deste sábado (8). Isso porque não há médicos na escala do final de semana para receber as ligações e cumprir os protocolos de regulação para despachar as ambulâncias e ainda atender aos casos graves que exigem a presença do médico. Além da escala defasada, os profissionais não vão mais se desdobrar para evitar a suspensão do serviço, já que o governo Robson Gomes (PPS) cortou a compensação financeira paga a todos os médicos que trabalham no setor de urgência e emergência: benefício foi incorporado aos salários há seis anos e equivale a 50% do salário base. Durante reunião na última terça-feira (4), os médicos contratados e concursados que prestam serviços no SAMU deliberaram pela paralisação integral das atividades caso a gratificação não seja devolvida até segunda-feira (10). Pelo menos 10 médicos contratados ameaçam pedir demissão: com isso restariam no local apenas os seis médicos concursados, que também estão insatisfeitos com a precariedade do serviço desde que as horas extras foram cortadas, há seis meses. Uma comissão de funcionários vai tentar se reunir com o secretário municipal de saúde Wagner Barbalho no início da tarde desta sexta-feira (7). O grupo prometeu ainda fazer um protesto na Praça dos Três Poderes. MINISTÉRIO PÚBLICO Um novo documento relatando os problemas de gestão dentro do SAMU foi protocolado no Ministério Público Federal e na Prefeitura. A carta aberta é assinada pelos médi-

Nadieli Sathler

equipes, sucateamento das ambulâncias, escassez de medicamentos e de materiais para prestar o socorro às vítimas graves.

Os médicos do SAMU ameaçam estado de greve a partir de segunda-feira (10), caso o beneficio não seja pago pela Prefeitura

cos e faz um retrospecto dos proble- SAMU, que fica na rua Odino Gon- do que todos os registros desde enmas gerados pelo Governo Robson çalves, 49, bairro Cidade Nobre. Os tão são feitos de forma manual, em em 2012. profissionais alegam que não há es- ficha previamente elaborada, o que “É com grande pesar que os mé- paço suficiente ou mesmo adequa- resulta em atrasos no atendimento e dicos do SAMU de Ipaem grande dificuldatinga se dirigem a vocês para a confecção “Lembramos ainda que a escala do fim de semana de para mais uma vez terem dos relatórios de proestá com lacunas, e no próximo sábado, por dução a serem enviaa chance de expor suas reais condições de trabalho, exemplo, não há médico escalado para o plantão, o dos a Secretaria de Estado da Saúde e para bem como as consequênque poderá resultar na necessidade de interrupção cias da omissão e das atio Ministério da Saútudes claramente equidos serviços do SAMU de Ipatinga, já que não há de”, denunciou. vocadas que vêm sendo A falta de gravação despacho de ambulância sem regulação médica” telefônica é outro protomadas pela AdministraTrecho do documento que será protocolado por médicos blema tamb��m sem ção Municipal, principaldo SAMU no Ministério Público Federal mente neste ano de 2012. solução, que inclusive Nosso objetivo não é sojá foi denunciado anmente o de fazer valer nossos direi- do, condições sanitárias, segurança e teriormente pelo DIÁRIO POPUtos, mas também o de garantir a con- organização condizente com o servi- LAR. Os atendentes do SAMU se sentem expostos sem o material ditinuidade do serviço e a segurança da ço que é prestado. população”, explica o documento. “Estamos há mais de três anos gital. A primeira reclamação é quanto sem sistema informatizado para o Eles ainda descrevem a falta de à sede da Central de Regulação do atendimento às ocorrências, sen- treinamentos e atualização para as

RISCO A escalada defasada também é responsável pela queda de 50% no atendimento. A desativação de pelo menos metade da frota de ambulâncias é consequência direta da falta de equipe. No SAMU há um déficit de oito condutores socorristas, 11 técnicos de enfermagem, cinco telefonistas e operadores de frota e dois funcionários administrativos. “O mais prejudicado com tudo isto foi o usuário, mas o médico regulador passou a trabalhar numa situação de stress e insegurança muito maior, por não dispor de número adequado de equipes para atender à demanda de ocorrências, tornandose alvo cada vez mais frequente de insultos e ameaças. Chegaram a ocorrer, inclusive, invasões à central de regulação, bem como outras situações de violência psicológica que preferimos não mencionar”, registrou o documento. GREVE Ao final da carta, os médicos pedem a solução dos problemas mais graves que afetam a prestação dos serviços e as condições de trabalho, e a quitação dos valores descontados dos salários sem aviso prévio. “Caso contrário, entraremos em estado de greve a partir do dia 10 de dezembro. Lembramos ainda que a escala do fim de semana está com lacunas e no próximo sábado, por exemplo, não há médico escalado para o plantão, o que poderá resultar na necessidade de interrupção dos serviços do SAMU de Ipatinga, já que não há despacho de ambulância sem regulação médica”, finalizou.


4

CIDADES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONSUMIDOR

Comércio de Ipatinga define horário especial para o Natal

Emmanuel Franco

Horário será estendido do dia 17 ao 22; lojas também abrem no domingo, dia 23, e até as 18h no dia 24 IPATINGA – Após várias rodadas de negociação, os sindicatos que representam os comerciantes e os comerciários em Ipatinga assinaram, no final da tarde desta quarta-feira (5), a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que define o horário especial de funcionamento do comércio nos dias que antecedem o Natal. Ficou decidido que de 17 a 21 deste mês as lojas vão abrir as portas às 9h e fechar às 20h. No sábado, dia 22, o comércio funcionará de 9h às 17h, enquanto no domingo (23) estará aberto de 9h às 14h. No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento será de 8h às 18h. Como representante oficial do comércio varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço, o Sindcomércio é a única entidade da região que detém o direito de negociar os interesses do empresariado com os sindicatos laborais. “Enfrentamos muitas dificuldades nas negociações que envolveram o Natal 2012 em Ipatinga, uma vez que outras entidades que representam os comerciantes divulgaram antecipadamente seus anseios, colocando na imprensa sugestões de quais os dias e horários que o comércio deveria funcionar. Isso subsidiou os sindi-

catos laborais, que vieram para a mesa de negociação munidos de preciosas informações”, reclama o presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, informando que o mesmo está acontecendo com o Secteo (Sindicato dos Empregados no Comércio de Coronel Fabriciano e Timóteo). Antes e durante as negociações com o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio em Ipatinga), o Sindcomércio Vale do Aço convocou sua Comissão de Negociação, formada por lojistas do mais variados segmentos. “Nos reunimos com os empresários de Ipatinga para saber deles os melhores horários para o comércio neste Natal 2012. Ao final, depois de muita negociação, o que ficou decidido teve o aval do comerciante e beneficia também os comerciários”, afirma o assessor de Relações do Trabalho e Sindical da entidade patronal, Tiago Barcelos, que ainda acrescentou: “Para que tenhamos um Natal tranquilo e nada de errado aconteça, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Prefeitura de Ipatinga, a Câmara e as empresas de ônibus da região já receberam um comunicado do Sindcomércio e do Seci informando o horário especial de funcionamento do co-

As negociações com o Seci ficaram mais complicadas após outras entidades que representam o comércio divulgarem as datas e horários que desejavam

mércio”. COMPENSAÇÕES A CCT assinada pelos dois sindicatos ainda prevê que nos dias 17, 18, 19, 20, 21 e 23 deverão ser respeitadas duas horas de intervalo para repouso e alimentação. Já nos dias 22 e 24 a pausa será de uma hora. Para compensar as horas extras trabalhadas, os comerciantes deverão dividir os funcionários em duas turmas, A e B, que vão folgar intercaladamente em DIAS

DIA DA SEMANA

17 a 21/12/12 22/12/2012 23/12/2012 24/12/2012

Segunda a Sexta-feira Sábado Domingo Segunda-feira

26 e 31 de dezembro e nos dias 2 de janeiro, 9, 11(Dia do Comérciário), 12 e 13 (Carnaval) de fevereiro. O Sindcomércio e Seci lembram que a Convenção Coletiva de Trabalho não abrange supermercados, lojas de materiais de construção, auto-peças e similares, casas de noivas, casas de doces, balas, materiais para festas e similares. A CCT completa está disponível no site do Sindcomércio: www.sindcomerciova.com.br. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

HORAS EXTRAS

09 às 20 horas

05 horas

09 às 17 horas 09 às 14 horas 08 às 18 horas

04 horas 05 horas 01 hora

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Programa oferece quase 3 mil vagas nos Vales do Aço e Rio Doce (Da Redação) - Os jovens dos Vales do Aço e Rio Doce têm a oportunidade de se profissionalizar, gratuitamente, por meio de 35 cursos técnicos em várias áreas, que serão oferecidos nas cidades de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Timóteo, Belo Oriente e Caratinga. Para isso, é necessário se inscrever no Programa de Educação Profissional (PEP), mantido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e que está com inscrições abertas até o dia 17 de dezembro. Na região são 2.745 vagas distribuídas nas cinco cidades: Ipatinga (1145), Timóteo (665), Caratinga (525), Coronel Fabriciano (340) e Belo Oriente (70). As vagas são para Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Rede de

Computadores, Edificações, Agricultura, Eletromecânica, Mecatrônica, Metalurgia, Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Higiene Dental, Nutrição e Dietética, Prótese Dentária, Radiologia, Eletroeletrônica, Mecânica, Química, Administração, Contabilidade, Secretariado e Informática. Esta é a sétima edição do programa e, em todo o Estado, estão abertas 30 mil vagas, em 83 municípios mineiros. O programa tem como objetivo principal oferecer educação profissionalizante gratuita de qualidade, criando, para os participantes, oportunidades reais no mercado de trabalho. Em todo o Estado, mais de 200 mil alunos já foram beneficiados desde que o PEP começou em 2007 e o investimento total do Governo de Minas ultrapassa R$600 milhões.

INSCRIÇÃO Para se inscrever, o interessado deve acessar a página do PEP (www.pepminas.com.br). O candidato precisa do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também deve informar o número do documento de Identidade. A seleção dos candidatos será feita por meio de uma prova no dia 13 de janeiro de 2013. O exame é composto de questões de Língua Portuguesa e Matemática. Para participar do Programa, o interessado deve estar matriculado no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos para este mesmo nível de escolaridade na rede estadual. Também podem concorrer às vagas aqueles que já concluíram o ensino médio em qualquer rede de ensino, pública ou particular, desde que não estejam cursando o ensino superior.

PRONATEC Além das vagas ofertadas pelo PEP, o Governo de Minas também está com inscrições abertas para mais de 18 mil vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que, em Minas, também é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve estar matriculado no ensino médio em 2012 em uma escola da rede pública de ensino. As aulas do Pronatec são realizadas nas escolas do Sistema S (Senai e Senac), pelos Institutos Federais e pelas unidades do Sistema Federal de Educação Profissional. Ao todo, são ofertados 42 cursos diferentes em 77 municípios mineiros. Para se inscrever no programa do governo federal, o candidato deve acessar a mesma página do PEP e fazer a opção pelo Pronatec.

FABRICIANO

Alunos participam da Provinha Brasil FABRICIANO – Aproximadamente 611 alunos matriculados no 2º ano de 13 escolas da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano participam da Provinha Brasil, do Governo Federal. No dia 11 de dezembro serão aplicados os testes de Língua Portuguesa. Já no dia 12, as provas de Matemática. A faixa etária das crianças avaliadas é de sete anos de idade. A coordenadora da Provinha Brasil da Prefeitura, Maria Cleonice Oliveira, explica que a proposta do teste é fazer um diagnóstico da qualidade do ensino dessas crianças com o intuito de que alguma intervenção seja feita em tempo hábil, caso haja necessidade. “A sondagem é realizada sempre no início e final do ano. É uma forma de monitorarmos o aprendizado dos alunos nessa trajetória”, afirma. Ainda segundo a coordenadora, as provas serão aplicadas por uma equipe formada por profissionais preparados pela própria Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura. Os resultados também serão corrigidos por esta equipe. “A ideia é discutir os resultados, posteriormente, com os professores, coordenadores e diretores, buscando as melhores formas de intervenção em tempo hábil”, informa Maria Oliveira.

PAGAMENTOS

Previdência divulga calendário do INSS (Da Redação) – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a divulgar o calendário de pagamentos para o ano de 2013. A tabela com as datas dos depósitos dos benefícios já está sendo enviada para as 1.354 agências e para as demais unidades de atendimento do instituto. Além disso, o calendário será distribuído também nos bancos pagadores de benefícios. A partir da próxima semana, o novo calendário de pagamentos do INSS com a programação para 2013 já estará disponível também no site da Previdência Social. Mas a tabela já pode ser visualizada no blog da Previdencia. Desta forma, os beneficiários já podem se informar com antecipação e programar o pagamento de contas e compras por meio do novo calendário. Os segurados também podem ter acesso às datas do pagamento com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos ou públicos e tem custo de uma chamada local, quando realizada de celular. O modelo de pagamento permanece o mesmo. Segurados com benefícios de até um salário mínimo terão seus depósitos realizados num período de dez dias, que se estende dos cinco últimos dias úteis do mês de competência até os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Já aqueles que recebem valor superior ao mínimo terão seus benefícios creditados nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte ao da folha de pagamento. Os depósitos são feitos de acordo com final do número de benefício, excluindo-se o dígito. O instituto alerta ainda aos seus segurados para não revelar o número do benefício, CPF ou senha a terceiros. Além disso, o INSS destaca que nunca solicita, por e-mail ou telefone, dados como número de benefício, CPF, identidade, conta do banco ou outros dados sigilosos.


CIDADES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TIMÓTEO

LEGISLATIVO APRESENTA 57 EMENDAS AO ORÇAMENTO Percentual de livre remanejamento teve duas emendas diferentes, uma com 50% e outra de 18%; propostas de alteração serão votadas em reunião nesta sexta-feira TIMÓTEO – Os vereadores da Câmara de Timóteo votam nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, o projeto de lei 3.698/12 que prevê o orçamento do município em R$ 193,6 milhões para 2013. A matéria recebeu 57 propostas de emendas que vão ser votadas durante a reunião extraordinária. Há pelo menos duas solicitações que podem causar mal estar entre os parlamentares: o percentual de livre remanejamento e repasse para o Hospital e Maternidade Vital Brazil. O vereador Keisson Drumond (PT) pediu 50% para suplementar através de decreto, e José Constantino (PSD) indicou o percentual de 18%. Quanto ao convênio do Hospital, o presidente da Casa, Douglas Willkys (PSB), assinou sozinho uma emenda que prevê a alteração do valor de R$ 600 mil para R$ 2,6 milhões ao ano. Já em outra indicação assinada por três vereadores, o valor passaria de R$ 600 mil para R$ 2,4 milhões. Assinam a proposta Guaraciaba Gomes (PMDB), Willian Salim (PPS) e também Douglas. Willkys propôs também emenda para reforma dos banheiros do Terminal Rodoviário, no valor de R$ 50 mil. Já para a desativação e limpeza da área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), situada à rua Corrente, Distrito de Cachoeira do Vale, o vereador pediu R$ 30 mil. É dele também a emenda para a instalação e edificação da sede do Corpo de Bombeiros no Município de Timóteo, que prevê R$ 250 mil para a obra e ainda de R$50 mil para custear os Jogos Estudantis de Timóteo (JET).

As indicações dos parlamentares vão ser apreciadas nesta sexta-feira (7), durante reunião extraordinária

PAVIMENTAÇÃO Já Wanderley Nobre (PSB) solicitou a destinação de R$ 10 mil para pavimentação das ruas Sete Casca, Murici, Caiçara, Pinho de Riga, Canela e Mamonas situadas no bairro Recanto Verde. Outros de R$10 mil para calçamento das ruas Peroba, Jequitibá, Vinhático, Ipê e Caviúna no bairro Limoeiro. Willian Salim (PPS) pediu R$ 10 mil para elaboração de políticas de combate às construções irregulares, obras em áreas de risco e implantação de projetos habitacionais através do programa Minha Casa Minha Vida. Outro pedido foi R$ 30 mil para construção de Salão Comunitário no Bairro Bandeirantes, R$ 20 mil para instalação de projetos de turismo ecológico, R$ 20 mil para elaboração de políticas de combate a drogas lícitas e ilí-

citas e R$ 100 mil para acolhimento de moradores de rua. As creches também foram lembradas pelo vereador, que solicitou R$ 100 mil para reforçar os convênios com as entidades. Na área de esportes o parlamentar solicitou R$ 200 mil para reforma e cobertura das quadras poliesportivas já existentes nas escolas e implantação de quadras cobertas nas escolas que não as tiverem. FUTEBOL José Constantino pediu a inclusão de R$ 256,8 mil referente a convênio com a Liga Acesitana de Desportos, para custeio dos campeonatos municipais de futebol amador das categorias infantil juniores, adulto e master, e ainda manutenção da sede entidade.

MAIS CARO

Táxis de Ipatinga rodam com bandeira dois em dezembro IPATINGA – Foi publicado no último dia 4 decreto que autoriza os taxistas da cidade a cobrarem a tarifa bandeira dois durante todos os dias do mês de dezembro. O documento é uma espécie de bônus que os condutores recebem todo final de ano e é comum em várias cidades brasileiras. Em períodos normais, a bandeira dois só pode ser cobrada entre 22 horas e 6 da manhã, de segunda a sexta, e nos sábados após as 13h. O preço mais alto também vale para os domingos e feriados, durante todo o dia. Com o decreto, a cobrança poderá ser feita de na bandeira 2 até o dia 31. Atualmente, o valor da bandeira um é R$ 1,40 e a dois R$ 1,60, o que significa um acréscimo de aproximadamente 20% no valor total da corrida. A bandeirada, valor mínimo a ser cobrado pelos taxistas, é de R$ 4,26 em Ipatinga .

André Almeida

Alverino Resende afirma que população já se acostumou com cobrança diferenciada em dezembro

O decreto vem para ajudar os 181 taxistas da cidade, uma vez que a grande maioria não recebe benefícios como o 13º salário. Geraldo da Silva, que há dois anos trabalha na área, diz que o dinheiro é uma grande ajuda e que faz diferença na hora de pagar as despesas

de início de ano. Mas ele também reclamou que o decreto demorou muito a ser publicado, o que pode deixar a categoria no prejuízo, já que o documento prevê que a cobrança só poderá ser feita 15 dias após a publicação no Diário Oficial, o que acontecerá no dia 19.

Com isso, os taxistas terão apenas 12 dias para cobrar a tarifa diferenciada. A Prefeitura de Ipatinga, responsável pelo decreto, informou que um representante dos taxistas protocolou processo no dia 22 de novembro pedindo autorização para uso da tarifa de bandeira dois em serviços de táxi. A parir desta data, seguiram-se os trâmites internos para que a Administração providenciasse a publicação do decreto, o que ocorreu em menos de duas semanas depois. Ainda assim, o motorista Alverino Resende comemora a ajuda, que há 15 anos complementa seu o salário nos finais de ano. Ele afirmou que a população se acostumou com a cobrança maior em dezembro e que a medida já não causa tanto estranhamento entre os clientes. “Só alguns que reclamam, mas aí a gente explica e fica tudo certo”, disse.

5

PT realiza “Encontro dos Eleitos” amanhã IPATINGA - Os diretórios municipais do PT de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso promovem neste sábado (8), na Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã, o “Encontro dos(as) Eleitos(as) na Região Metropolitana do Vale do Aço”, reunindo todos os candidatos petistas a prefeito e vereador das cidades da região que foram eleitos em 7 de outubro. O tema do evento é “Avanços e Perspectivas” e terá como expositores o ex-deputado federal e dirigente nacional do PT Virgílio Guimarães, o deputado federal Leonardo Monteiro, o ex-prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta, e o dirigente petista Paulo Cruz. “Esta é mais uma oportunidade de unir as nossas lideranças para traçarmos, juntos com a militância do partido, as metas e os objetivos dos mandatos a serem exercidos a partir de janeiro de 2013, consagrando o modo petista de governar e legislar na região”, afirmam os presidentes dos diretórios de Ipatinga, Antônio Pirralho, de Coronel Fabriciano, Jardel Lopes, e de Timóteo, Gegê. O encontro vai começar a partir das 8h, com credenciamento. Em seguida, acontecem as palestras sobre “Análise de Conjuntura”, “Histórico da Escola Regional de Formação Política” e “Desenvolvimento Urbano”, seguidas de debates. O encerramento está programado para as 13h30, com a apresentação das resoluções e encaminhamentos. “Contamos com a participação de todos eleitos e os dirigentes do PT da RMVA, para, mais uma vez, firmar o compromisso do nosso partido com os municípios e o desenvolvimento econômico-social do Vale do Aço”, concluem os dirigentes petistas da região. PARAÍSO O PT de Santana do Paraíso elegeu no último dia 3 seu novo presidente, Jeová Pereira de Jesus. A eleição foi motivada pelo pedido de renúncia do então presidente Antônio Afonso Duarte, o Zizinho, eleito prefeito da cidade. Em nota, Zizinho justificou a renúncia: “Por entender que não podemos confundir partidos e administração, e saber que temos dentro do nosso quadro de direção pessoas capacitadas para assumir a presidência (...) venho comunicar a minha renúncia ao cargo de presidente, cabendo a esse diretório no prazo de 60 dias eleger o novo presidente na forma estatutária”. Jeová Pereira de Jesus foi eleito por aclamação. Ele é membro ativo do partido há quase duas décadas e integrante do Diretório Municipal há pelo menos duas gestões. Jeová já ocupou o cargo de secretário-geral. O novo presidente afirma que está preparado para os desafios que enfrentará à frente do PT: “junto do Diretório Municipal, vamos dar sustentabilidade às bases do partido, que vem construindo e solidificando o seu papel de protagonista dentro do cenário regional”. Jeová Pereira ainda ressalta que o PT de Santana do Paraíso elegeu pela terceira vez consecutiva o prefeito e manteve três cadeiras no Legislativo.


6

CIDADES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Fabriciano lança plano que defende direito das crianças ao convívio familiar FABRICIANO – Na próxima sexta-feira (7), a partir das 8h30, será realizado o lançamento do Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária de Coronel Fabriciano. O evento acontece no Panorama Hotel, localizado na rua Duque de Caxias, 40, Centro. O objetivo do documento é assegurar os direitos da criança e do adolescente ao convívio familiar e comunitário. Para o desenvolvimento do plano, o município contou com o trabalho de uma comissão formada por representantes das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação e Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano; e dos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente; além de entidades que prestam serviços de assistência e proteção às crianças e adolescentes no município. Na avaliação da secretária de Assistência Social da Prefeitura, Júlia Restori, “o plano representa um importante instrumento para a rede de proteção social que

está sendo desenvolvida em Fabriciano”, afirma.

Thaís Dutra

Família Sagrada traduz humanidade e paz às vésperas do Natal

Menino Jesus inspira Vara da Infância em Ipatinga IPATINGA - O clima de paz e esperança trazido pelo Natal já envolve funcionários e jurisdicionados na comarca de Ipatinga. Desde a última semana, um lindo painel com a imagem da Família Sagrada desperta a atenção de todos que chegam à Vara da Infância e Juventude, localizada no segundo piso do Fórum Dra. Valéria Vieira Alves. A ideia de decorar o espaço com a imagem foi da escrivã da Vara, Ana Maria Russo de Oliveira. Ela conta que encomendou o painel de uma empresa de festas da cidade – a pela foi pintada pelo artista Jhonatan Mendes, que é ex-usuário de drogas. Segundo a escrivã, a arte criada por Jhonatan tem tudo a ver com a Vara da Infância e Juventude. “Tudo começa na infância e tem como ba-

se a família”, resume. Ana conta que se inspirou em São José para escolher a imagem. “Na época do nascimento de Jesus, as leis eram muito duras. Mulheres adúlteras eram apedrejadas em praça pública até a morte. Apesar disso, o que vemos no painel é um homem acolhendo em seus braços Maria e Jesus que, conforme a fé católica, nem eram do seu sangue. Isso traduz extrema humanidade”, observa. A escrivã destaca ainda que é esse calor humano e espírito de humanidade que deseja passar a todos os jurisdicionados da Vara da Família. “Esse já é um lugar de tantas mazelas que devemos fazer o máximo para amenizar as dores. Esperamos que todos que por aqui passarem se sintam bem e levem esse sentimento de paz aos seus lares”, finaliza.

REUNIÃO Junto ao lançamento do plano, será realizada a reunião ampliada dos conselhos, que contará com a presença de participantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social; dos Direitos da Criança e do Adolescente; da Pessoa com Deficiência; do Idoso; e Segurança Alimentar e Nutricional. Durante a reunião, o deputado estadual André Quintão ministra a palestra “Controle Social e Participação Popular”. O palestrante é presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Essa é uma oportunidade de discutirmos, em âmbito municipal, a importância do controle social na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas desenvolvidas no município. E também nos informar, junto ao palestrante, como está essa realidade em âmbito estadual”, ressalta Júlia Restori.

Usiminas homenageia “pratas da casa” IPATINGA - Colaboradores da Usiminas, Usiminas Mecânica e Unigal Usiminas receberam nesta segunda-feira (3), a tradicional homenagem pelos 10, 20 e 30 anos de dedicação à empresa. O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebeu mais de 500 pessoas, entre homenageados, familiares e representantes da alta direção das empresas. O presidente Julián Eguren fez questão de cumprimentar todos os colaboradores e ressaltou o papel que cada um exerce para o desenvolvimento e crescimento da competitividade da empresa. “Ao longo dos 50 anos, nossa empresa passou por períodos de conquistas, mas também de dificuldades. Mas, o conhecimento técnico e o compromisso de cada empregado fizeram e fa-

Grão Fotografia

Presidente da Usiminas, Julián Eguren, durante a entrega de prêmios aos colaboradores que completam 10, 20 e 30 anos de empresa

zem da Usiminas uma das empresas mais respeitadas do setor. E, junto dessa equipe tão competente, venceremos outros desafios que virão no futuro”, afirma. Entre os homenageados, o clima era de emoção. O super-

visor de manutenção Carlos Alberto Machado conta que quando entrou para a empresa, há 20 anos, não imaginava ficar tanto tempo. “Aí vamos crescendo e formando, além da nossa família, a família Usiminas. A união que temos aqui não é comum

em outras companhias”, diz. Quem chegou a três décadas de trabalho faz planos para o futuro pessoal e profissional. “Pretendemos conquistar cada vez mais o nosso espaço e o nosso reconhecimento por meio de nossa competência, compromisso e experiência como empregados de uma empresa da qual muito nos orgulhamos”, contou Vanderlúcio Alves Fernandes, homenageado que discursou em nome dos demais empregados. O evento é realizado anualmente em todas as empresas Usiminas. Nesta edição, cerca de 600 pessoas foram homenageados, incluindo Soluções Usiminas, Automotiva Usiminas, Usina de Cubatão, Sede, Mineração Usiminas, além dos colaboradores de Ipatinga.

EDUCAÇÃO

Brasil Alfabetizado e EJA recebem inscrições FABRICIANO – A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano abriu inscrições para o programa Brasil Alfabetizado, direcionado a jovens, adultos e idosos sem nenhum nível de escolaridade; e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destinada às pessoas que não tiveram como frequentar a escola no período regular. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de dezembro, na Secretaria de Educação, localizada na rua Duque de Caxias, 366, Centro, ou em uma das escolas municipais. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3846-7782 ou 3846-7783. BRASIL ALFABETIZADO A coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado em Fabriciano, Lourdes Paiola, explica que a iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e o município. “O programa possibilita que os alunos sejam iniciados ao mundo da leitura e da escrita, melhorando a autoestima e garantindo maior interação com a comunidade”, enfatiza a coordenadora. Lourdes Paiola ainda informa que, de acordo com os dados do último censo do IBGE, 6,06% da população de Fabriciano não domina a leitura e a escrita. “Por isso, é importante que as pessoas que não são alfabetizadas ingressem no programa”, afirma. EJA A Educação de Jovens e Adultos garante às pessoas que deixaram a escola a chance de retomar os estudos. As turmas de ensino são formadas por estudantes que se encontram fora da faixa etária do ensino regular. De acordo com a coordenadora da EJA, Maria Fonseca, a iniciativa é dividida em dois segmentos. “O primeiro atende aos que necessitam aprender o conhecimento inicial do Ensino fundamental, que seria equivalente aos primeiros anos do ensino. Já o segundo compreende da quinta a oitava série e é realizado através de semestres. O tempo de formação depende do desempenho de cada aluno”, informa. Para ingressar no EJA, é necessário ter idade mínima de 15 anos. No ato da inscrição, é exigido apresentação dos seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de escolaridade e de endereço.


CIDADES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MENORES

7

ROUBOS

JUSTIÇA LIBERA INFRATORES Novos ataques a residências POR FALTA DE VAGA EM CIA Adolescentes que tiveram internação decretada já retornaram ao convívio normal com a sociedade IPATINGA – A Justiça liberou três adolescentes de 17 anos que aguardavam por uma vaga em Centros de Internação para Menores Infratores no Estado. Os jovens são acusados de roubos à mão armada e dois deles chegaram a ficar detidos por cinco dias na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ipatinga. A liberação dos menores infratores ao convívio com a sociedade foi adotada depois de constatada pela justiça a inexistência de local apropriado para que os infratores pudessem cumprir medidas socioeducativas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. A informação foi repassada na tarde ontem (6) à reportagem pelo promotor da Vara da Infância e Juventude de Ipatinga, Fábio Finotti. Ele representou os pedidos junto à justiça e ontem tomou conhecimento de que os menores foram colocados em liberdade, por não haver vaga em Centros de Internação do Estado. “O que se vê com isso é que o sistema de defesa social é inoperante e o Estado apenas resolveu decidir quem será internado ou não. Houve uma inversão de papéis: o órgão que deveria oferecer a vaga está julgando”, critica o

promotor. PROMESSA A informação do Promotor de Justiça mostra realmente qual a realidade dos menores infratores do Vale do Aço e contrapõe a garantia de que o Estado teria reservado para a região 29 vagas em centros de internação do Estado para adolescentes em conflito com a lei. Em outubro deste ano, o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, garantiu a existência dessas vagas em entrevista à imprensa. No entanto, autoridades que lidam diretamente com os menores infratores alegaram não possuir conhecimento das tais vagas garantidas pelo secretário. O delegado regional, Gilberto Simão, a delegada de menores Lívia Athayde e o promotor Fábio Finotti receberam a informação por meio da reportagem e todos se mostraram surpresos com a “garantia”. “Se existem essas vagas específicas para o Vale do Aço, eu não fui comunicada”, diz a delegada Lívia. Gilberto Simão também disse desconhecer as vagas prometidas pelo secretário e explica que ao sa-

“Houve uma inversão de papéis: o órgão que deveria oferecer a vaga está julgando”, diz o promotor

ber da possibilidade de uma vaga, a polícia judiciária aciona diretamente a Secretaria de Defesa Social para averiguar sua existência e imediatamente aciona o MP para que faça o pedido junto à Vara da Infância e Juventude. “É até interessante que se faça essa comunicação junto à Seds para a proteção do menor. Mas sobre essas vagas eu as desconheço”, diz. O promotor Fábio Finotti foi mais além. “Eu não acredito na existência destes locais não. Como o Estado pode deixar 29 vagas à nossa disposição com a chance de prejudicar outra região que também não dispõe do CIA? Acho que a liberação dos três menores comprova que essas vagas não existem”, alfineta. INCOERÊNCIA A assessoria de comunicação

da Secretaria de Estado de Defesa Social foi informada sobre o desconhecimento das autoridades quanto às vagas garantidas para o Vale do Aço. Em comunicado, a Seds disse apenas que desde a reunião do secretário de Estado de Defesa Social Rômulo Ferraz, realizada em junho deste ano na Risp de Ipatinga, chegaram à Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) dois pedidos, via Justiça, que preenchiam os requisitos de internação determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Ambos os pedidos foram atendidos com a internação dos dois adolescentes. Em relação aos critérios de internação, informamos que cabe à Justiça determinar a medida socioeducativa de cada adolescente”, finaliza a nota

PM apreende armas e drogas em Operação Natalina IPATINGA – Durante a “Operação Natalina”, realizada na tarde de anteontem (5), na rua Mar Vermelho, no bairro Canaãzinho, militares da 152ª Cia de Polícia Militar depararam com um indivíduo em atitude suspeita. Ao ser feita a abordagem junto a A.P.S., 34 anos, os policiais encontraram com ele uma sacola contendo um revólver calibre 38, cano curto, municiado com cinco cartuchos intactos. Mais diligências foram realizadas na residência do suspeito, onde foi encontrado outro revólver do mesmo calibre, municiado com seis cartuchos também intactos. Ainda foi apreendida droga no bolso da bermuda do acusado, que já possui passagem por envolvimento com o tráfico. O sargento Pereira, Comandante da 152ª Cia PM, no bairro Canaã, disse que A.P. foi visto saindo da casa de um traficante conhecido no meio policial, quando

Gizelle Ferreira

de crime. O suspeito também foi conduzido para a Depol, no Centro de Ipatinga.

Dono dos revólveres disse que andam armados para se proteger de “guerra” no Canaãzinho

então passou a ser monitorado pelos militares. “Ele portava um revólver em bom estado de conservação. Na casa dele, onde sua irmã ficou até surpresa com a nossa chegada, também encontramos outro revólver escondido dentro de um

guarda-roupa com cartuchos que contêm uma quantidade de pólvora a mais, com capacidade maior de perfuração”, relata o policial. As armas foram apreendidas e a polícia irá investigar se elas já foram utilizadas em algum tipo

PROTEÇÃO O acusado confirmou ser o dono das armas e contou que as comprou de um caminhoneiro na rodovia, por R$ 3,1 mil. A.P. alegou que anda armado para se proteger porque o bairro Canaãzinho está em “guerra”. “A gente não sabe quem vai dar tiro em quem na noite aí. Passa uma moto e a gente fica grilado. Com certeza tem que andar armado. Todo mundo anda ameaçando o outro”, justifica. Embora o suspeito tenha sido visto saindo da casa de um traficante conhecido na localidade, ele afirmou que na ocasião em que foi abordado estava retornando do trabalho. “Mas eu também sou usuário de droga. Uso cocaína e maconha”, disse.

IPATINGA – O reforço no policiamento prometido pelo comando do 14º Batalhão de Polícia Militar não foi suficiente para coibir novos roubos a residências. Depois do aumento de crimes desta natureza, a PM colocou pelo menos 66 policiais a mais por dia nas ruas de Ipatinga e Coronel Fabriciano. Mesmo assim, em menos de 12 horas, três novos assaltos a residências foram registrados na região. Por volta de 1h30 da madrugada de ontem (6), uma casa na rua Pedra Azul, no bairro Melo Viana, foi invadida por dois ladrões. As vítimas, mãe e filha, estavam dormindo quando acordaram com a porta da cozinha sendo arrombada. Dois indivíduos encapuzados entraram empurraram a mãe, de 79 anos, que caiu no chão. Um deles armado com uma faca e outro empunhando um espeto de churrasco perguntaram onde estava o cordão. Acuada com os marginais, uma das vítimas levou os criminosos até o local onde estavam guardadas as joias e lhe entregou uma caixa contendo duas pulseiras, cinco anéis e um cordão, todos em ouro. Depois que pegaram os objetos, os marginais fugiram em uma bicicleta, levando ainda um celular. IPABA A polícia ainda não conseguiu identificar três indivíduos que assaltaram uma casa na noite de quarta-feira (5), por volta de 20h30, na rua Gessy de Assis Pena, no Centro de Ipaba. A vítima, um homem de 60 anos, contou que estava dentro de casa, quando os marginas com toucas na cabeça, dois deles armados, arrombaram a porta e anunciaram o roubo, ameaçado a vítima de morte. Os ladrões pegaram R$ 400, documentos pessoais e cartões de banco que estavam em uma carteira. Antes de saírem da local, os marginais trancaram a vítima dentro da própria casa. PARAÍSO Um homem de 58 anos jamais poderia imaginar que ao retornar para a casa seria rendido por um ladrão que estava à sua espera. O fato ocorreu na tarde de anteontem (5), na avenida Girassol, no bairro Bom Pastor, em Santana do Paraíso. A vítima contou à polícia que estava retornando da rua quando, ao entrar na garagem, foi rendido por um ladrão, que anunciou o roubo e levou o cordão de ouro, de aproximadamente 15 gramas. Depois do roubo, o ladrão fugiu com seu comparsa em uma motocicleta que o aguardava do outro da rua. NA CALÇADA No início da noite de quarta-feira (5), três homens que estavam em uma calçada conversando foram vítimas de um assalto. O episódio ocorreu por volta de 18h30, na avenida Luiza Nascimbene, em frente ao número 667, no bairro Vila Celeste. As vítimas disseram à polícia que estavam sentadas quando três homens armados anunciaram o assalto. Os bandidos levaram dois relógios de pulso, dois celulares, um cordão em ouro com um pingente e depois fugiram cada um em uma bicicleta, em direção ao Vale do Sol. Em nenhuma das ocorrências a polícia conseguiu identificar os ladrões.


8

BRASIL

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MENSALÃO

DROGAS

Relator e revisor divergem sobre PF faz operação de combate ao tráfi co perda de mandato de deputados Barbosa defende que cassação de deputados é automática; Lewandowski avalia que decisão final cabe à Casa Legislativa BRASÍLIA – O conflito de opiniões entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da Ação Penal 470, voltou a dominar a sessão de quintafeira (6) do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros têm teses opostas sobre a perda de mandato parlamentar por condenação criminal, um dos últimos pontos em discussão no processo do mensalão. A Constituição Federal declara que os condenados em ações criminais têm o direito político suspenso. Em outro trecho, a Carta Magna abre exceção no caso de parlamentares, atestando que somente as respectivas Casas Legislativas podem decretar a perda de mandato após processo interno específico. No caso do mensalão, foram condenados os deputados federais João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PRSP). Barbosa abordou a questão na segunda metade da sessão desta quinta-feira, após voltar do velório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Palácio do Planalto. Para o relator, a perda de mandato é automática após a condenação criminal, especial-

Os ministros têm teses opostas sobre a perda de mandato parlamentar por

condenação criminal, um dos últimos pontos em discussão no processo do mensalão

mente no caso de crime contra a administração pública, pois os políticos não têm mais condições de representar o povo. “Não cabe juízo político do Legislativo, pois a perda do mandato eletivo é efeito irreversível da sentença condenatória”, argumentou. O ministro disse ainda que as decisões do STF não podem ser submetidas ao crivo posterior do Congresso Nacional, alegando que isso vai contra a Constituição. “Acho inadmissível esta Corte compartilhar com outro Poder algo que é inseparável de sua decisão”, disse Barbosa, acrescentando que rever o conceito é “pôr em jogo a autoridade do Supremo Tribunal Federal e desacreditar a República”.

Segundo o relator, o processo interno no Parlamento para a perda de mandato é apenas um procedimento. “O STF comunicará para declarar vago o cargo. Portanto, a deliberação da Casa Legislativa prevista tem efeito meramente declaratório, não podendo rever nem tornar sem efeito a decisão final desta Suprema Corte”. Em voto de contraponto, Lewandoswki defendeu que a perda de mandato parlamentar só pode ser decretada pelo Legislativo. Segundo ele, o único papel do STF é informar sobre decisão irrecorrível que indica a penalidade política. “Qualquer coisa diferente disso gera indesejado conflito institucional, contrastando com salutar postura de autoconten-

ção”, disse o ministro. De acordo com Lewandowski, não se pode impor a decisão judicialmente partindo do pressuposto de que não será cumprida. “Temos que acreditar na honorabilidade e seriedade dos integrantes do Congresso Nacional. Eu acredito que quando comunicarmos que alguém foi condenado criminalmente, seguir-se-á a perda de mandato”. Segundo o revisor, a regra de exceção sobre a perda de mandato de parlamentares não foi incluída na Constituição ao acaso, mas foi extensamente debatida e aprovada por grande maioria de votos. Barbosa e Lewandowski se desentenderam até mesmo sobre o sentido do voto do ministro Cezar Peluso, que deixou suas considerações por escrito antes de se aposentar no início de setembro. Para o relator, ele indicou claramente a suspensão imediata dos direitos políticos. Já Lewandowski acredita que o voto só indica o que deve ser comunicado ao Congresso, sem eliminar a etapa legislativa. O julgamento foi encerrado e a questão será votada pelos demais ministros na próxima segunda-feira (10).

Governo ainda não definiu como bancará redução na conta de luz, diz Mantega BRASÍLIA – O Tesouro Nacional ainda não decidiu como bancará a redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de março do ano que vem, disse quinta (6) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Isso ainda não está definido”, declarou Mantega ao chegar ao ministério depois de participar do velório do arquiteto Oscar Niemeyer. Na quarta-feira (5), a presidenta Dilma Rousseff assegurou que o governo federal manterá o compromisso de diminuir em 20,2%, em média, a conta de luz. Caso seja necessário, o Tesouro Nacional bancará a diferença com redução de tributos sobre a energia.

Valter Campanato/ABr

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante anúncio de novidades em programa de investimento para 2013

Por meio da Medida Provisória 579, o governo decidiu renovar automaticamente as concessões das empresas de energia com a condição de que elas concordassem em reduzir as tarifas em 20,2%.

Em troca, as companhias receberão indenização por investimentos realizados na rede elétrica. Cinco concessionárias controladas por governos estaduais – Companhia Energética de São Paulo

(Cesp), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) - recusaram-se a assinar os novos contratos e terão as concessões leiloadas entre 2015 e 2017. Com a negativa dessas companhias em aderir ao novo modelo, a economia média nas contas dos consumidores ficará em 16,7% em 2013. Ontem, Mantega havia declarado que não existe mais espaço fiscal para reduzir o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) cobrados da energia.

SÃO PAULO – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem (6), nos estados de São Paulo e Santa Catarina, a Operação Curió para reprimir o tráfico internacional de drogas, especialmente as sintéticas, como ecstasy e LSD. A ação envolve 100 policiais federais e 16 policiais militares. De acordo com a assessoria de imprensa da PF, foram expedidos dois mandados de prisão preventiva, 13 mandados de prisão temporária e 17 mandados de bus-

ca e apreensão em imóveis de Florianópolis (SC), São José (SC), Palhoça (SC) e na capital paulista. Os mandados foram emitidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Florianópolis. A Operação Curió teve início em fevereiro deste ano e resultou na prisão em flagrante de sete pessoas e na apreensão de 121 mil comprimidos de ecstasy, 40,4 pontos de LSD, 6 quilos (kg) de cocaína de alto grau de pureza, 7,5 kg de skunk e 1,8 kg de haxixe.

D I TA D U R A

Argentina e Uruguai trocarão informações BRASÍLIA – Os governos da Argentina e do Uruguai acertaram ontem (6) que trocarão informações sobre o período da ditadura em ambos os países. A ideia é que a partir dessas informações sejam investigadas as violações de direitos humanos ocorridas durante os governos militares. A ditadura na Argentina durou de 1976 a 1983 e no Uruguai, de 1973 a 1985. Os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Héctor Timerman, e do Uruguai, Luis Almagro, assinaram memorando de entendimento que possibilita a troca de informações e de documentos. “A assinatura desse documento reafirma a tradicional predisposição de nosso país de cooperar com o esclareci-

mento de violações aos direitos humanos relativos aos cidadãos uruguaios, tendo em conta a história compartilhada por ambos países”, diz o texto, divulgado pelo governo argentino. De acordo com os governos do Uruguai e da Argentina, a intenção é que, por meio da revelação de informações sobre os períodos militares, seja construído um futuro baseado “na memória, na verdade e na busca pela justiça”. Um dos períodos mais tensos foi durante a Operação Condor, conhecida no Brasil como Operação Carcará, que envolveu Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Iniciada na década de 60, a ação tinha como objetivo reprimir os opositores a essas ditaduras.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Estado de Minas Gerais - Município de Ipatinga Comarca de Ipatinga - Vila Celeste - Distrito de Barra Alegre Dr. Jouber Sipriano Gonçalves Oficial Vitalício do Registro Civil Faço saber que pretendem casar-se: NOIVOS Kerlon Moura Souza e Patricia Daniela Rodrigues Nelio Batista de Oliveira e Claudimar de Souza Eduardo de Miranda Diniz e Ana Lucia Araujo Roberto Alves Vieira e Cristiane das Graças de Souza Doertson Michael Veloso da Silva eCarla Cristina Soares Ferreira Genildo Nogueira dos Santos e Leidiane Menezes Dias Geraldo Neves Marques e Sandra Valeria de Freitas João Mendes Gomes e Matria de Lourdes da Silva e Souza Wesley Gefferson Torres Baessa e Palloma Ferreira Silva

DATA 30/11/2012 01/12/2012 03/12/2012 03/12/2012 03/12/2012 03/12/2012 03/12/2012 03/12/2012 04/12/2012


CULTURA

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

LUTO

Niemeyer é velado em Brasília

9

BANDAS

Depois do Palácio do Planalto, corpo do arquiteto seguiria para o Rio de Janeiro, onde será enterrado nesta sexta-feira BRASÍLIA - O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer foi velado até a noite de ontem (6) no Palácio de Planalto. Niemeyer morreu nesta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, aos 104 anos. O corpo saiu do Rio de Janeiro às 13h, chegou à Base Aérea de Brasília por volta das 14h20 e seguiu em cortejo pelo Eixo Rodoviário e pelo Eixo Monumental, duas das principais vias de Brasília. Na chegada ao Palácio do Planalto, o corpo de Niemeyer foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, junto com a guarda dos Dragões da Independência. A presidenta estava acompanhada da viúva do arquiteto, Vera Niemeyer. Até as 16h, o velório no Palácio aconteceu apenas para parentes e autoridades. Das 16h às 20h, foi aberto ao público. O corpo foi velado no Salão Nobre do Palácio. Mais de 30 coroas de flores foram mandadas para a cerimônia de despedida enviadas, por exemplo, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos governadores Antonio Anastasia (Minas Gerais), Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) e Agnelo Queiroz (Distrito Federal). Entre as autoridades que acompanharam o velório estão o vice-presidente Michel Temer, os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia; do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa; e os governadores Jaques Wagner (Bahia), Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e Renato Casagrande (Espírito Santo), além de vários ministros do governo. Após o velório em Brasília, o corpo do arquiteto será levado de volta ao Rio de Janeiro, onde será velado no Palácio da Cidade. O sepultamento ocorre hoje (7) no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Oscar Niemeyer morreu no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. Por causa de uma infecção

Fotos: Carlos Alberto Pereira/Imprensa MG

Niemeyer para fazer o projeto da Cidade Administrativa citando uma frase do antropólogo, educador e senador Darci Ribeiro. “Daqui a 200 anos, o mundo vai se lembrar de apenas três brasileiros. Um será certamente Oscar Niemeyer, os outros dois, não faço nem ideia de quem possa ser”, disse à época.

A Cidade Administrativa de Minas Gerais foi uma das últimas obras do arquiteto

Igrejinha(acima) e Museu de Arte da Pampulha(abaixo), complexo arquitetônico projetado por Niemeyer na capital mineira

respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. Niemeyer morreu às 21h55. Ele completaria 105 anos no próximo dia 15. LEGADO O governador Antonio Anastasia destacou nesta quinta-feira (06), durante entrevista em Belo Horizonte, a relevância da obra de Oscar Niemeyer para a história e a cultura de Minas Gerais. “Nós mineiros, principalmente belo-horizontinos, temos muito a agradecer e homenagear Niemeyer. Ele começou aqui a sua trajetória de fama internacional com o conjunto da Pampulha, teve em Juscelino Ku-

bitschek, certamente, seu principal apoiador, naquele início ainda nos anos 1940, e, portanto, Niemeyer, a partir dali, fez Brasília e fez outras tantas obras, e uma das últimas, a Cidade Administrativa. E, por isso mesmo, deverá, permanentemente, estar na nossa lembrança, na nossa memória e nas nossas homenagens”, afirmou o Anastasia. O conjunto arquitetônico da Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves foi inaugurado em março de 2010 pelo então governador Aécio Neves, para abrigar, em um mesmo local, os diversos órgãos da administração direta do Poder Executivo Estadual. Aécio Neves justificou a escolha do arquiteto Oscar

BH Belo Horizonte é a capital brasileira com o maior conjunto de obras de Niemeyer. Além da Cidade Administrativa e do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, formado por quatro construções, Oscar Niemeyer projetou várias outras obras na capital mineira, como o Conjunto JK, a Biblioteca Pública Luís de Bessa, o edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, o Palácio das Mangabeiras, o Colégio Estadual Central, entre outros prédios públicos e residências. O seu mais recente projeto na capital mineira, a futura Catedral Cristo Rei, será construída no Bairro Juliana, na região Norte. Com capacidade para receber 5 mil fiéis sentados e até 20 mil pessoas no pátio externo, a igreja tem um arrojado projeto que prevê duas colunas de 100 metros de altura, uma cruz com 20 metros e campanário de 40 com sete sinos. O ARQUITETO O arquiteto Oscar Niemeyer nasceu em 1907, no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar em 1934 no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde participou do primeiro projeto, a construção do Ministério da Educação e Saúde. Em 1940, conheceu o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitscheck, que o convidou para projetar o Conjunto da Pampulha, que assegurou sua fama como um dos mais brilhantes arquitetos do mundo em sua geração. Em 1956, foi encarregado de organizar o concurso para escolha do Plano-piloto de Brasília, participando também da comissão julgadora.

O início da apresentação da bandas está programado para as 9h, no Centro de Fabriciano

Praça da Estação recebe Projeto Som de Minas FABRICIANO - Neste domingo (9), Coronel Fabriciano receberá o som contagiante das tradicionais Bandas de Música de Minas Gerais, com repertório especificamente instrumental e tradicional. Trata-se do projeto Som de Minas, que será realizado na Praça da Estação em Coronel Fabriciano, a partir das 9h. Com uma sonoridade ímpar, a musicalidade executada pelas bandas têm o poder de emocionar as pessoas e preservar uma das mais tradicionais manifestações artísticas mineira. A formatação do projeto Som de Minas prevê uma maior quantidade de números no repertório apresentado por cada Corporação musical. Normalmente, os encontros de Bandas de música tem uma outra logística de apresentação. As Bandas deslocam de cidades distantes e apresentam no máximo três números. Neste domingo será um pouco diferente. As apresentações das Bandas serão mais longas. “Convidamos você e sua família a sentar-se no banco da Praça da Estação, neste domingo de manhã e ver a banda tocar. É um evento diferente, rico em musicalidade. As bandas de música são uma das

manifestações mais expressivas da nossa cultura mineira e quando tocam, emocionam. No estado, são sinônimo de alegria, festejo e receptividade”, assegura o gestor cultural Bruno Minafra. O projeto tem o patrocínio cultural exclusivo da Univale Transportes através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura. FÔLEGO Sobre a tendência de acabar este movimento cultural, Bruno Minafra afirma que atualmente existem vários incentivos para a sobrevivência do gênero. Além de projetos culturais como o Encontro de Bandas de música - que já faz parte do calendário de eventos - há em Coronel Fabriciano aulas de música instrumental em algumas escolas municipais onde vários grupos estão se constituindo, ou seja, futuros alunos poderão se inserir na Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora da cidade e apresentar-se ao público. Em Minas Gerais, existem mais de 800 corporações, que reúnem cerca de 30 mil músicos de diversas idades.


10

Diário Popular

LAZER

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

2ª EDIÇÃO

Timóteo terá Minicidade do Papai Noel TIMÓTEO - O município ganha uma atração especial com a inauguração da Minicidade do Papai Noel no próximo dia 13, na Praça 1º de Maio, Centro Norte. Esta é a segunda edição do projeto Casa do Papai Noel, promovida pela Associação dos Artesãos de Timóteo (Assoartt), com apoio da Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aciati (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Timóteo) e iniciativa privada. “Temos a alegria de estender a decoração do coreto para as barraquinhas este ano, transformando a praça numa Minicidade do Papai Noel com encantos para a garotada e opções de lazer para a população. O projeto motiva esse espírito natalino e estimula a divulgação e comercialização dos trabalhos dos artesãos”, avalia Maria das Dores Bittencourt Leite, a Dorinha, integrante da Assoartt. A exposição terá a participação de artesãos de Ipatinga e Coronel Fabriciano, além de Timóteo. A minicidade do Papai Noel terá cerca de 15 barraquinhas de alimentação e produtos variados como decoupage, biscuit,

A minicidade terá cerca de 15 barraquinhas de alimentação e produtos variados como decoupage, biscuit, bordados, pintura e patchwork

bordados, pintura, patchwork, exposição de móveis rústicos e apresentações artísticas, entre as quais a Banda Santa Cecília e do grupo de capoeira infantil do mestre Reginaldo Consolatrix. A decoração da minicidade foi realizada com a doação de placas de madeirite pela Aciati, ilumi-

nação da Prefeitura e o apoio técnico dos servidores municipais das áreas de marcenaria, pintura e elétrica. A Minicidade do Papai Noel funcionará todos os dias da semana, no horário de 18h às 22h. O projeto prosseguirá até o dia 10 de janeiro.

Orquestra Sinfônica Dedos de Davi forma novos músicos TIMÓTEO - A Orquestra Sinfônica Dedos de Davi, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Timóteo, promove um Culto de Ação de Graça pela formatura de novos músicos no dia 16 de dezembro. O evento acontece às 19h, na igreja (Av. Castelo Branco, 240, bairro São José). Composto por doze pessoas, o grupo de formandos, que terminou a primeira etapa de estudos musicais, passará a integrar a organização. Fundada em maio de 1993, a orquestra representa um instrumento de louvor e contribui para a divulgação da música instrumental. Atualmente, a organização conta com 42 integrantes, sendo formada por instrumentos de sopro, corda clássico e percussão. Aberto a toda comunidade, o curso de formação de músicos iniciantes acontece de dois em dois anos, com ênfase no conteúdo teórico e prático. “A música é um dom divino, que nos permite a evangelização, e favorece os as-

Horóscopo do dia ÁRIES A Lua minguante indica sete dias favoráveis à reflexão e observação, nativo de Áries. Um bom momento para observar os resultados de suas recentes ações e dos acontecimentos. Marte está prestes a retomar o movimento direto. Você sentirá uma mudança energética.

LIBRA A lunação ariana chega agora o momento da Lua minguante. Dia de reflexão, libriano. Um novo ciclo nos relacionamentos, que tem sido o tema atual, se reflete também em família. Para que o novo tenha espaço, é preciso limpar os resíduos do passado, nativo de Libra.

TOURO Nos próximos dias você encerrará uma fase de vida. Chega a hora de virar a página. Até o dia 19 é tempo de refletir e de absorver as experiências e lições desde o seu último aniversário. Uma viagem ou um estudo podem fazer parte do processo de finalização de ciclo.

ESCORPIÃO Lua minguante e último dia de Marte retrógrado indicam o final de uma etapa. A partir de amanhã você terá mais assertividade e certeza em suas atitudes e motivações. Há momentos de espera e há momentos de ação. O tempo de agir se aproxima, escorpiano.

GÊMEOS Fase lunar minguante indica momento interessante para eliminar, colocar um ponto final. A Lua minguante tem reflexos sobre as questões emocionais, sexuais e financeiras. Momento de perceber o que não tem mais sentido, sendo capaz de se desapegar.

SAGITÁRIO Questões afetivas entram em um período de reflexão, com a Lua minguante. Este é, sem duvida, um período interessante para colocar pontos finais, observar, refletir. Questões profissionais que estavam dificultadas e demoradas começarão a ser agilizadas.

CÂNCER Regente canceriano, a Lua está agora na fase minguante. Dia de reflexão. Percepção do que você fez e do que não fez em termos de novos propósitos profissionais. A Lua minguante atua sobre os relacionamentos cancerianos e sobre autonomia e carreira. LEÃO Interessante momento que se caracteriza pela finalização de um ciclo, leonino. As coisas ficam mais claras e com as pendências resolvidas é mais fácil abrir novos caminhos. Não se esqueça das lições tão preciosas que têm aprendido nesses últimos tempos. VIRGEM Está chegando a hora, virginiano. Muita coisa que andava emperrada fluirá melhor. Você esteve lidando com uma série de situações que representam pendências do passado. A dificuldade em ser assertivo e compreender o que realmente quer e lhe motiva está chegando ao final.

CAPRICÓRNIO Em seu signo a Lua é minguante, capricorniano, indicando dias de reflexão. Questões relacionadas à casa, família e vida privada tem estado em pauta no atual ciclo. Momento de fechar uma etapa e iniciar outra. Você vive este limiar até a próxima Lua nova, dia 21. AQUÁRIO A fase lunar minguante que se estende pelos próximos dias é um período introspectivo. Momento de observar erros e acertos e de buscar ajustes na conduta e melhorias. O encerramento de uma etapa abrirá também novas perspectivas e tudo fluirá melhor. PEIXES No céu astrológico, a Lua é minguante, período que chama à observação e reflexão. Momento de constatar o que se mostrou valioso, essencial. Seus valores estão em foco. Nos próximos dias deverá observar como tem lidado com seus recursos, finanças e potenciais.

CINE DO VALE DO AÇO

Composto por doze pessoas, o grupo de formandos, que terminou a primeira etapa de estudos musicais, passará a integrar a organização

pectos de disciplina, dedicação, sensibilidade e a convivência social”, destaca os professores e maestros da orquestra pastor José Lopes da Conceição e Eleúdes Canêdo Lopes.

O grupo de formandos é composto pelos músicos Taismara, Thamyres Lana, Luciene Lana, Lourene, Luana, kleice, Célia, Amanda, Jéssica, Júlia, Ana Alice e Alan.

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO Ju descobre que estava sendo enganada por Lupe e agradece Bruno por tê-la salvado. Bruno entra no quarto de Fatinha e é expulso por Vilma. Vilma ensina a Fatinha truques para conquistar Bruno. Rafael repreende Orelha por ter divulgado seu vídeo no TV Orelha. Pilha dorme na hora da prova e teme que Rosa descubra. Lia e Ju se desentendem discutindo o figurino do clipe de Pilha. Morgana e Rafael procuram as imagens do assalto a Orelha. Jorge fala sobre o mau desempenho de Pilha com os outros professores. Mathias recebe o resultado do exame de DNA. Robson chega ao Misturama e conversa com Rosa. LADO A LADO Laura é demitida. Albertinho pede para ficar na casa de Umberto. Guerra avisa a

Edgar sobre o ocorrido com Laura. Alice fala para Celinha que escreverá cartas para Jonas. Assunção conta a Constância que o divórcio da filha foi descoberto. Eulália não aceita que Laura seja madrinha de seu neto. Laura pede para Edgar não falar com ela sobre Catarina. Esther avisa que voltará para São Paulo. Neusinha teme ter exagerado na dose de sonífero para Diva. GUERRA DOS SEXOS Ulisses não deixa Frô trabalhar na festa. Fábio se preocupa ao ver Manoela levemente embriagada. Nando não gosta de ver Ronaldo atrás de Juliana. Ulisses não deixa Zenon ir embora e Carolina fica furiosa. Frô decide ir para a festa. Vânia não aceita se encontrar com Felipe. Charlô se reúne com as mulheres e avisa que Otávio

tem um plano contra elas. Otávio convida Mirelle Darrieux para a festa. Charlô tenta armar para que Roberta fique com Nando. SALVE JORGE Jéssica não deixa Irina sair do depósito. Russo fala para Lívia que não encontrou Irina. Os bebês começam a chorar e Lívia fica tensa. Russo e Galego veem dois homens suspeitos perto da boate e decidem fechá-la. Rachel critica Aída por divulgar na internet a discussão que teve com o capitão. Morena tenta encontrar uma saída da boate. Théo e Ciro se encontram com duas moças. Delzuite vê Pescoço com Vanúbia. Morena diz que libertará Irina se ela lhe entregar a chave da porta da boate. Drika pede para Mustafa emprestar seu iate para ela passear com Pepeu.

ATÉ QUE A SORTE NOS SEPARE (NACIONAL) Sala 3 - SEG. a SEX: 17h00 - 19h20 Sala 3 - SAB. e DOM: 14h20 - 19h20 A ORIGEM DOS GUARDIÕES (DUBLADO) Sala 2 - SEG. a SEX: 16h50 - 19h00 Sala 2 - SAB. e DOM: 14h40 - 16h50 - 19h00 A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 2 (LEGENDADO) Sala 2 - Diarimenteo: 21h10 A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 2 (DUBLADO) Sala 1 - SEG. a SEX: 16h40 - 19h10 - 21h40 Sala 1 - SAB. e DOM: 14h00 - 14h10 - 16h40 - 19h10 - 21h40 007 - OPERAÇÃO SKYFALL (DUBLADO) Sala 3 - SEG a SEX: 21h30 Sala 3 - SAB E DOM: 16h20 - 21h20


SOCIAL

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

11

Banda de sucesso dorachaves.2008@gmail.com

A futura médica Ana Luísa Moreira recebe nesta sexta-feira (7), o tão sonhado e merecido canudo de conclusão de curso, depois de seis anos de dedicação. Alegria essa que vai ser divida com os pais, familiares e amigos especiais. A solenidade de colação de grau da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Famevaço) acontece a partir das 19h, no teatro do Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale.

Cultura pela música Edmar Peres com Alcione no casamento de Flayene e Eduardo: pura alegria!

Corais infantis da Fundação Aperam Acesita fazem apresentações natalinas em escolas de Timóteo. Os Corais fazem parte de um projeto da Aperam South America, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita. No próximo dia 11 de dezembro, os corais se apresen-

tam em Coronel Fabriciano, na Igreja de Santa Rita, no Caladinho de Baixo, às 20h. O evento é aberto ao público. Depois, o próximo compromisso dos Corais é com a tradicional cantata de Natal na Fundação Aperam Acesita, nos dias 14, 15 e 16 sempre às 21h.

Depois do sucesso nos Estados Unidos, na Europa e nos países da América Latina, o ZOOM BOXX chega ao Vale do Aço para surpreender o público e matar saudades da terra natal. Isto mesmo! O que poucos sabem é que os dois vocalistas do grupo são Ipatinguenses. As apresentações do Zoom Boxx são empolgantes, se destacando pelo repertório diferente. O som é chamado de Hip-house. Uma mistura. Com uma super produção de palco, eles mesclam o que há de mais atual no Hip-Hop internacional. O carisma e a irreverência dos rapazes e da DJane, juntamente com um sistema de telões inte-

rativos, dão vida ao som dos artistas de maior sucesso da atualidade, como: The Black Eyed Peas, Flo. Rida, Usher, LMFAO, PitBull, David Guetta e Swedish House Mafia, além de composições originais. Os shows também contam com a participação de artistas clássicos e consagrados que, nos telões, cantam versões atuais de seus sucessos ganhando nova vida através das performances do live. Essa inovação fez do ZOOM BOXX uma das atrações mais requisitadas do Brasil. Toda esta performance será conferida de perto amanhã, na Balada Peixe e Cia, a partir da 23h.

Adriano Vieira

Samambaia Groove se apresentam amanhã no Bom Ré Mi Fa!! Para quem curte samba rock de qualidade é um prato cheio!! O grupo é composto por Weber Lacerda (voz e percussão), Ronie Madureira (bateria), Wallace Godoi (contrabaixo) e Rick Mob Bier (guitarra).

Centro Comercial Cariru Luciano Araújo com a família e Wander Luis, em homenagem na capital mineira

Os homenageados da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, José Maria Facundes, delegado Lhamas e o pastor Júnior Calais

Bela reinauguração Lindos os calçados, acessórios, bolsas e o espaço Lili Alves. Aproveitem o entusiasmo de estarem de casa nova e se esbaldem no bom atendimento já tão

peculiar das meninas de Suely Alves. A reinauguração está sendo só sucesso. O endereço, é claro, fica no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

A Associação dos comerciantes do centro comercial do Cariru e a Associação dos moradores dos bairros Cariru-Castelo, promovem as cantatas de Natal neste mês de dezembro entre os dias 8 e 22. A programação será bastante musical e alegre. As atividades acontecerão de 9h às 12h, sendo as cantatas sempre às 10h. No dia 8, apresentação da Banda do 14º Batalhão da Polícia

Militar; no dia 15, Coral da Igreja Presbiteriana do Cariru; no dia 22, Coral da Igreja Católica do Cariru. No evento, sorteios de brindes, presença do Papai Noel e da equipe de fotografia para registrar este momento lúdico com os interessados em eternizar este momento. Participem desta ação que faz parte da campanha de revitalização do Centro Comercial do Cariru.


12

ESPORTES

Diário Popular

Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FUTEBOL

Ponte Preta pode negociar Luan com Atlético BH - A diretoria da Ponte Preta já admite negociar o atacante Luan com o Atlético-MG. Nesta quinta-feira, o jogador viajou a Belo Horizonte e realizou exames médicos para verificar a gravidade da lesão no púbis. A expectativa é de que o acordo seja fechado ainda nesta semana. O executivo de futebol da Ponte, Ocimar Bolicenho, confirmou que o clube não irá se opor à vontade do atacante. “A vontade dele é ir para o Atlético-MG. Nós sabemos disso, porque ele nos definiu isso”, argumentou o dirigente, que tentou desmentir a informação no começo da semana. Para contratar Luan, porém, o Atlético-MG terá de negociar com a Ponte. Na segunda-feira, o clube de Campinas adquiriu 40% dos direitos econômicos do jogador por R$ 1,2 milhão e, automaticamente, passou a ter 100% dos direitos federativos. Desta forma, o time mineiro terá de pagar a cláusula compensatória, mesmo que adquira os outros 60% dos direitos econômicos.

Divulgação/CAM

lante Wendel Santos teve o retorno solicitado pelo Palmeiras e ainda não sabe se permanece na Ponte em 2013. O mesmo vale para o volante Baraka, que não chegou a um acordo salarial com o clube de Campinas.

Atlético teve aproveitamento de 84,84% na Arena Independência em 2012

Além do pagamento em dinheiro, o Atlético-MG pode envolver na negociação o meia Nikão, que estava emprestado à Ponte durante o último Brasileirão. O contrato de empréstimo do jogador

acaba no final deste ano. Se Luan for mesmo negociado, será o quarto titular da Ponte no último Brasileirão a ter a saída confirmada. Antes dele, já haviam deixado o clube o lateral-es-

querdo João Paulo (negociando com o Vasco), o volante Renê Júnior (se transferindo ao Santos) e o atacante Roger (ainda sem clube). A lista pode ser maior. O vo-

APROVEITAMENTO Invicto em seus domínios há mais de um ano e três meses, período em que disputou 36 jogos como mandante, o Atlético teve aproveitamento de 84,84% na Arena Independência em 2012. Em 22 partidas, sendo 19 pelo Campeonato Brasileiro, uma pela Copa do Brasil e duas pelo Campeonato Mineiro, foram 17 vitórias e cinco empates, 48 gols a favor e 17 contra. A campanha de 15 vitórias e quatro empates como mandante no Brasileirão deste ano entrou para a história igualando o recorde do Grêmio na edição de 2009. O Galo teve a maior média de ocupação de estádio entre as 20 equipes da Série A, com 79%.


07/12/2012