Page 1


2

Diário Popular

OPINIÃO

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FRASES “Não tenho o que falar, pois como vou pedir pra não votar em você?” Do vereador Ley do Trânsito reproduzindo a fala do ex-vereador Nardyello Rocha, presidente do PSD, ao ser comunicado da aliança de Ley, como cabeça de chapa, com o PT.

“Eu sou do PSD, disputei a eleição num partido que foi contra a atual prefeita. Entretanto, eu hoje tenho que pensar que eu ganhei a eleição para trabalhar pelo povo”.

ESPAÇO PÚBLICO

ARTIGO

Governo de Minas investe em capacitação

Os investimentos que o Governo de Minas tem realizado na capacitação profissional de jovens e adultos estão alcançando resultados positivos em todo o Estado, tanto no que se refere à melhoria do nível educacional dos estudantes, como também na inserção deles no mercado de trabalho. Até profissionais que já concluíram curso superior estão optando pela retomada dos estudos, levando-se em conta a existência de maiores oportunidades de emprego na área técnica. São várias iniciativas, a maioria gratuitas, às quais estudantes e trabalhadores de todas as idades podem recorrer.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEE), cerca de 65% de 200 mil alunos egressos do Programa de Educação Profissionalizante (PEP), iniciado em 2007, já conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Em seis edições do PEP, o Governo de Minas já investiu R$ 457,4 milhões. Para 2013, a previsão é de que os investimentos cheguem a R$ 144,5 milhões, com a disponibilização de 50 mil vagas em cerca de 50 cursos profissionalizantes.

ARTIGO

Ley do Trânsito, explicando sua decisão de deixar a chapa que integrava e compor com o PT.

Região tem a chance de iniciar um novo ciclo

“A vida quer da gente é coragem, e coragem não nos falta”.

O ano que se inicia será véspera de dois eventos importantes no País, as eleições presidenciais e a Copa. Não tem lá muita relação entre si, mas pelo menos no que diz respeito às eleições, representa um momento dos mais relevantes para o Vale do Aço, que se constitui a partir da posse dos novos prefeitos e prefeitas, em uma importante base eleitoral do Partido dos Trabalhadores, tendo em vista o projeto de continuidade administrativa na Presidência da República – quanto ao futebol, se alguma cidade conseguir pelo menos a condição de Subsede da Copa, não é de se desprezar... Mais do que as credenciais políticas que permitam o acesso mais fácil aos recursos disponíveis em Brasília, as novas administrações locais têm pela frente a grande chance de promover o desenvolvimento regional a partir da unidade em torno de um projeto mais amplo, sem, evidentemente, esquecer as particularidades municipais. A união de esforços pela construção do Hospital Regional para resolver um dos maiores gargalos do Vale do Aço, que é a necessidade de um atendimento público, universal, gratuito e de qualidade na área de saúde, acontece agora, ou nunca mais. A eterna bandeira pela duplicação da BR381 no trecho que corta a região pode deixar de existir de duas maneira: pela via da solução do problema ou rasgando-se definitivamente esta bandeira necessária e chata – esquecendo-a. O desenvolvimento econômico regional, seja pela diversificação, ou exploração e potencialização do parque siderúrgico, é outra chance de ouro que as lideranças políticas podem e devem buscar conjuntamente, entre muitas outras iniciativas que podem melhorar a vida da população regional, como no setor de segurança pública, meio ambiente e limpeza urbana, para citar alguns mais candentes. Talvez a maior dificuldade para solucionar as grandes questões regionais sejam os interesses menores e aqueles sentimentos menos nobres que costumam se apoderar de corações e mentes quando o poder sobe à cabeça. Então, as eventuais candidaturas ao parlamento, os interesses corporativos, as divergência citadinas, as ruminações teóricas sobre o futuro da humanidade e a construção do socialismo, as limitações sobre onde começam os interesses de uma cidade e onde terminam os da região, etc, podem colocar a

Cecília Ferramenta, prefeita de Ipatinga, parafraseando Dilma Rousseff e citando Guimarães Rosa, o autor preferido do marido, o ex-prefeito Chico Ferramenta.

“Oposição é sempre bem-vinda, desde que seja para o bem da cidade”. Do prefeito de BH Márcio Lacerda ao comentar a declaração de Patrus Ananias de que o PT fará oposição “civilizada” a seu governo

www.diariopopularmg.com.br DIRETOR RESPONSÁVEL Fernando Benedito Jr. EDITORA RESPONSÁVEL Anna Sylvia Rodrigues e Silva (MG 12319 JP) O DIÁRIO POPULAR é uma publicação da A Gazeta Metropolitana Editora e Gráfica LTDA. CNPJ 07.366.171/0001-88 FALE CONOSCO Telefone: 3827-0369. diariopopular.redacao@gmail.com ou diariopopular.comercial@gmail.com ADMINISTRAÇÃO E REDAÇÃO Avenida JK, 1290, bairro Jardim Panorama, CEP 35.164-245. OFICINA Rua Anápolis, 55, Veneza II, Ipatinga.

(*) Fernando Benedito

perder a grande oportunidade de todos saírem ganhando, políticos e povo. Podem se sobrepor ao espírito republicano que deveria nortear as ações em favor do bem e do interesse público. Mas ainda é cedo para conjecturar sobre negativismos. Que os novos prefeitos e prefeitas comecem o ano com muita luz e sabedoria para conduzir os destinos das cidades e guiar seu povo para os caminhos da bem aventurança e dias cada vez melhores. Coisas a fazer para que isso ocorra, não faltam. Em todas cidades, em menor ou maior grau, os desafios são enormes e é preciso que as câmaras municipais e a população deem sua contribuição para a superação. Claro, não é uma boa vontade que deva durar “ad infinitum”, mesmo porque, a esta altura, a paciência é pouca, no que se refere aos povos de Ipatinga e Timóteo, vindos de sucessivas disputas judiciais que desestabilizaram as cidades, e de desgovernos que semearam o caos. Aos novos governantes resta a árdua tarefa de compor governos capazes de reeguer as economias fragilizadas, recompor as relações desgastadas com a sociedade, reconstruir o patrimônio público dilapidado por gestores irresponsáveis que deixaram instituições falidas, enfim, reinventar o conceito de administração com criatividade e poucos recursos, sem cair na esparrela de ficar lamentando que herdaram governos destruídos e financeiramente comprometidos. Todos já sabiam disso antes mesmo de disputarem as eleições e foram eleitos exatamente com a função de colocar ordem na casa, portanto, é o caso de trabalhar muito, criar alternativas inteligentes, pensar e agir para construir cidades cada vez mais sustentáveis e igualmente inteligentes, sem ficar se lamuriando pelos cantos. Isso é coisa de incompetentes que não conseguem superar os obstáculos que lhes são colocados e tentam atribuir culpas e responsabilidades sobre aqueles que o povo já execrou ao votar em outras opções para a mudança, ou afiançou ao votar pela continuidade. Agora, nada mais resta a fazer senão calejar as mãos. (*) Fernando Benedito Jr. é jornalista e editor do Diário Popular.

Gestores insanos

(*) Alexandre Sylvio

Estamos encerrando mais um ano. O ano novo traz nova esperança para todos, mas 2013 em especial por conta da posse dos novos dirigentes municipais, prefeitos, secretários e vereadores. Deveria ser uma data festiva para os novos eleitos e reeleitos e para reflexão dos que não conseguiram a reeleição ou eleger seus aliados. Uma das principais características de um prefeito, seja ele de uma cidade de milhões de habitantes até de pouco milhares é o caráter, a competência e o respeito a população, fatos que, infelizmente ficam a desejar em muitos gestores de municípios brasileiros espalhados pelo Brasil. Estamos acompanhando pelos telejornais dos últimos dias a vergonha do lixo em várias cidades. Cidades como Duque de Caxias no Rio de Janeiro, a segunda maior arrecadadora de impostos do Estado, não recolhe o lixo das ruas há meses. Capitais como a cidade de Natal no Rio Grande do Norte, que são sedes administrativas dos Estados, largadas a sorte em um grande mar de lixo. Estas notícias vergonhosas são anunciadas na mesma semana em que atingimos a marca de um trilhão e 500 bilhões de reais de impostos arrecadados no país, estados e municípios, um novo recorde. Na Europa os governos já planejam acabar com os aterros sanitários investindo na reciclagem e no reaproveitamento total dos resíduos, enquanto no Brasil não somos capazes nem mesmo de recolhe-los de forma adequada, sem falar que a maioria das cidades brasileiras ainda utiliza os lixões para descarte dos resíduos. O brasileiro produz neste período de final de ano e férias, em média, um quilo de resíduo por dia, ou seja, em uma cidade com quase um milhão de habitantes como Duque de Caxias, são mil toneladas de lixo todos os dias nas ruas. Será que estes prefeitos não sabem que coleta de lixo domiciliar assim como seu tratamento e disposição final são serviços essenciais e ininterruptos. Será que eles não sabem da elevada carga orgânica destes resíduos urbanos e que em poucos dias de permanência nas ruas já aceleram a proliferação de diversos microrganismos, dentre eles os coliformes fecais; que animais como cachorros e gatos reviram este lixo em busca de comida e se contaminam com micróbios e vermes, espalhando e contaminando outros animais e o homem; que este ambiente é o ideal para proliferação de baratas e ratos que encontram alimentação, abrigo e proteção nestas montanhas de lixo. Será que eles não sabem que os ratos e baratas se multiplicam muito rapidamente e em grandes quantidades forçando as migrações dos indivíduos destas montanhas de lixo para dentro de nossas casas trazendo com eles inúmeras doenças? Será que eles não sabem que estamos no período mais quente do ano, fato que acelera ainda mais a reprodução destes indivíduos transmissores de doenças? Que com as chuvas, aquele caldo negro que escorre do lixo, chamado de chorume, espalha ainda mais a contaminação na população? Como podem ir para rádios, jornais e Tvs com desculpas e justificativas para o injustificável? Um poder executivo que não consegue, nem mesmo realizar a coleta de lixo da cidade, pode fechar as portas ou passar a bola para outro pois a incompetência extrapolou as raias do bom senso. Mas, o pior de todos, é aquele prefeito que perde as eleições e permite que a cidade vire o caos antes de entregá-la ao seu sucessor da oposição. Um individuo que, por questões políticas, faz da vida da população nos últimos meses de seu mandato, um inferno. Caros políticos, o povo não tem memória curta não!

(*) Alexandre Sylvio Vieira da Costa é engenheiro agrônomo (DSc Produção Vegetal) e professor titular de Solos e Meio Ambiente da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)


CIDADES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

3

2013/2016

Cecília Ferramenta inicia mandato de prefeita com operação tapa-buracos Petista é empossada ao lado do vice Coronel Ramalho em concorrida solenidade no Ipaminas, nesta terça-feira; primeiras ações serão anunciadas hoje, entre elas, reparos nas vias da cidade IPATINGA – Primeira mulher a administrar o município, Cecília Ferramenta (PT) foi empossada no início da noite desta terça-feira (1º), no Clube Ipaminas, no bairro Cidade Nobre. Em cerimônia lotada, a prefeita assumiu oficialmente seu cargo juntamente com o vice, Coronel Alfredo Ramalho (PRB), e vereadores, para o mandato 2013/2016. A primeira ação do governo será uma operação tapaburacos. Segundo informou a prefeita, ela se encontra às 6h30 desta quarta-feira com servidores na Suplan (Superintendência de Planejamento, no Cidade Nobre) para definir os detalhes da operação. Logo mais, às 15h, ela realiza uma entrevista à imprensa para anunciar formalmente sua equipe de governo bem como detalhar as estratégias de trabalho em cada uma das secretarias e ações emergenciais do município. Também falará sobre como pretende enfrentar os problemas com o Orçamento. Em seu primeiro discurso como prefeita eleita, Cecília citou o ex-prefeito Chico Ferramenta, intensamente aplaudido. Ela agradeceu a confiança depositada em seu nome pelos milhares de eleitores ipatinguenses e também aos colaboradores de campanha. A exemplo do marido, Cecília mencionou Guimarães Rosa: “a vida quer da gente é coragem, e coragem não nos falta”. “Coragem, determinação e trabalho”, emendou. Cecília afirmou ainda que é preciso aproveitar o momento que o País vive – o Governo Dilma Rousseff – para trazer recursos e programas federais ao município. “Vamos capacitar o município para ter acesso aos programas e financiamentos ofertados pelos governos estadual e federal”, disse. A prefeita eleita também colocou entre os desafios de sua gestão a retomada dos investimentos e obras públicas, a modernização do Hospital Municipal, a manutenção e a

Secretariado tem nomes de gestões anteriores

Cecília Ferramenta chega ao salão juntamente com o marido, o ex-prefeito Chico Ferramenta

A prefeita eleita cumprimenta populares: posse no Ipaminas atraiu centenas de apoiadores

expansão da estrutura viária e a implementação do Programa Minha Casa Minha Vida, além de buscar uma solução para a situação das creches e entidades de assistência social. POSSE Cecília chegou ao Clube Ipaminas acompanhada de Chico Ferramenta em um antigo Ford Modelo T vermelho, aberto, acenando para populares. A sessão de posse começou às 18h30, presidida pelo vereador mais votado, Ley do Trânsito (PSD), conforme determina o regimento interno do Legislativo ipatinguense. Após a realização de um culto ecumênico, foram iniciados

os trabalhos. Tomaram posse os parlamentares Ademir Cláudio Dias (DEM), Adelson Fernandes (PSB), Adiel Oliveira (PPS), Toninho Felipe (DEM), Toninho Bethânia (PCdoB), Fabinho (PSL), Jadson Moreira (PPS), José Geraldo Amigão (PV), Juarez Pires (PT), Lene Teixeira (PT), Nilson Lucas (PMDB), Nilsin da Transnil (PRTB), Nilton Manoel (PSD), Roberto Carlos (PV) , Leo Escolar (PCdoB), Saulo Manoel (PT), Sebastião Guedes (PT), Ley do Trânsito (PSD) e Agnaldo Bicalho (PT). GOVERNABILIDADE Cecília Ferramenta acredi-

ta que a composição da nova Mesa Diretora lhe dará governabilidade. Ley do Trânsito, do PSD, - cujo presidente municipal é o ex-vereador Nardyello Rocha e tem Alexandre Silveira como um dos dirigentes estaduais - foi eleito com o apoio do PT (leia na página 4). “Acho que a Câmara terá responsabilidade, mesmo porque é isso que a cidade anseia, vejo compromisso por parte das pessoas eleitas”, avaliou, citando o presidente Ley do Trânsito e lembrando que há dois vereadores do PT na composição da Mesa. Cecília disse também que irá buscar mais vereadores para garantir a governabilidade.

IPATINGA – A prefeita eleita Cecília Ferramenta (PT) informou que anunciará oficialmente seu secretariado nesta quarta-feira (2), em entrevista no seu gabinete, na Prefeitura Municipal. No entanto, conforme apurou a reportagem, diversos nomes que trabalharam nas gestões do ex-prefeito Chico Ferramenta (PT) integrarão o novo governo petista. Entre eles, está o chefe da Comunicação Social, Lúcio Reis, servidor efetivo da Prefeitura e proprietário da agência de publicidade Ten. Outro nome é Vicente Costa, que deverá ocupar a pasta de Planejamento. Também já com participação em outras gestões petistas estão José Maria Ferreira (Obras) e Francisco Lima (Sesuma). Já Carlos Magno Xavier ocupará a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Eduardo Penna deve ser o secretário de Saúde. Para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, a

prefeita convidou o empresário Élcio Muzzi. O presidente do PT de Ipatinga, Antônio Ventura, o Pirralho, irá para a Secretaria de Governo. Pessoas ligadas ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) também vão integrar o governo do PT. Leida Tavares, que fez parte da equipe de transição juntamente com Carlos Magno, Vicente Costa e Lúcio Reis, deve responder pela Secretaria de Relações Institucionais. A sindicalista Márcia Leal é cotada para a Educação e Vasconcelos Lagares, o Vasco, pode ocupar a Assistência Social. Por sua vez, o advogado Emílio Celso Fernandes é uma das possibilidades para a Procuradoria Jurídica. Já o vice-prefeito Alfredo Ramalho, que comandou o 14º Batalhão na cidade em 2009, deverá ocupar a secretaria de Segurança Pública, a ser criada após reforma administrativa promovida pela prefeita Cecília Ferramenta.

ESPORTE CLUBE VILA CELESTE Rua Winston Churchill, 80 Cidade Nobre Ipatinga - Minas Gerais EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL De acordo com o artigo 35 do estatuto, o Presidente do Conselho de Administração do Esporte Clube Vila Celeste, vem por meio deste instrumento, convocar todos os membros do aludido Conselho e todos os sócios em pleno gozo de seus direitos, para Assembléia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 07/01/2013, às 09h00min h. em 1ª convocação, às 09h30min h. em 2ª convocação e às 10h00min h. em 3ª e última convocação, à Av. Luiza Nascimbene 476 Vila Celeste -Ipatinga - Minas Gerais. A Assembléia rege se nos termos legais e estatutários. A PAUTA DE TRABALHOS SERÁ PELA ORDEM: • Chamada dos presentes • Assinatura na folha de presença • Conferência do quorum • Eleição e Posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o período 2013 a 2017. A inscrição de chapas para as eleições devem ocorrer com antecedência de 72 (setenta e duas) horas da data e horário estabelecido no edital, devendo ser encaminhadas ao Presidente do Conselho de Administração à rua Judite 500 – Canaã. Ipatinga 02 de janeiro de 2013. WA Pacheco WILLIAN ALVES PACHECO Presidente - Conselho de Administração


CIDADES

Diário Popular

4

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

C Â M A R A D E I PAT I N G A

LEY DO TRÂNSITO É ELEITO PRESIDENTE COM AVAL DO PT Vereador mais votado desta legislatura, parlamentar do PSD obteve 10 dos 19 votos e vai presidir a Casa pelos próximos dois anos; Adelson Fernandes, do PSB, é o vice

IPATINGA – A chapa Compromisso com Ipatinga, encabeçada pelo vereador Werley Glicério Furbino de Araújo, o Ley do Trânsito (PSD), venceu a acirrada disputa para comandar o Legislativo de Ipatinga pelos próximos dois anos. O grupo que tem ainda Adelson Fernandes (PSB) como vice-presidente, Sebastião Guedes (PT) como 1º secretário e Agnaldo Bicalho como 2º secretário - obteve 10 dos 19 votos dos parlamentares eleitos para a legislatura 2013/2016. Já a chapa “Independência e Transparência”, formada por Toninho do Bethânia (PCdoB), Adiel Oliveira (PPS), Nilsin da Transnil (PRTB) e Nilsinho (PMDB), respectivamente presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, obteve 9 votos na eleição de ontem. A terceira chapa, intitulada Coragem para Mudar, não teve votos. Em discurso trazido de casa, após a proclamação dos resultados, Ley, de 36 anos e pai de

Cecília Ferramenta entre os vereadores Agnaldo Bicalho e Ley do Trânsito: PT saiu vitorioso na composição de chapa com o PSD

três filhos, agradeceu à família e aos 4.148 votos que obteve nas eleições de 7 de outubro. Ele elogiou os servidores da Câmara e afirmou que não será apenas presidente, mas gestor. A chapa de Ley teve o apoio, além dos integrantes da Mesa, dos vereadores Ademir Lucas (DEM), Toninho Felipe (DEM), Amigão (PV), Juarez Pires (PT), Lene Teixeira (PT) e Saulo Manoel (PT). A eleição, nominal e aberta, foi

CONFIRA O VOTO DOS VEREADORES VEREADOR

CHAPA

Adelson

Compromisso com Ipatinga

Ademir

Compromisso com Ipatinga

Adiel

Independência e Transparência

Toninho Felipe

Compromisso com Ipatinga

Toninho do Bethânia

Independência e Transparência

Agnaldo

Compromisso com Ipatinga

Fabinho

Independência e Transparência

Jadson

Independência e Transparência

Amigão

Compromisso com Ipatinga

Juarez

Compromisso com Ipatinga

Lene Teixeira

Compromisso com Ipatinga

Nilson Lucas

Independência e Transparência

Nilsin da Trasmil

Independência e Transparência

Nilton Manuel

Independência e Transparência

Roberto Carlos

Independência e Transparência

Léo Escolar

Independência e Transparência

Saulo Manoel

Compromisso com Ipatinga

Guedes

Compromisso com Ipatinga

Ley do Trânsito

Compromisso com Ipatinga

acompanhada pelos presentes com bastante tumulto, vaias e aplausos. CABO DE GUERRA Três chapas foram registradas na Secretaria Geral da Câmara para disputar a Mesa Diretora. A primeira, chamada de “Independência e Transparência”, foi oficializada na última quinta-feira (27). Além dos integrantes da Mesa, o grupo anunciou que tinha o apoio de mais seis vereadores, o suficiente

para eleger a chapa. Entre eles, estava Ley do Trânsito. A formação da chapa tornou público o rompimento dos vereadores do PCdoB com o PT, partidos que se coligaram durante a eleição majoritária em torno de Cecília Ferramenta. No entanto, na segunda-feira, dia 31, o PT ofereceu a Ley do Trânsito o cargo de presidente da Mesa Diretora e foi registrada a chapa “Compromisso com Ipatinga”, desconstruindo

assim a maioria obtida por Toninho Bethânia e garantindo agora, por um voto, a vitória do grupo apoiado pelo PT. Numa tentativa de mudar o quadro novamente, a vereadora Lene Texeira (PT) foi convidada pelos integrantes da “Independência e Transparência” para montar uma terceira chapa, em que ela seria presidente. Os 9 vereadores – que mantiveram o voto em bloco nesta terça-feira – garantiram a ela que endossariam seu nome. No entanto, Lene recusou a proposta e disse que votaria na chapa construída pelo PT. O grupo de Toninho Bethânia tentou uma última manobra, registrando uma terceira chapa – “Coragem para Mudar” -, presidida por Roberto Carlos (PV), juntamente com Nilton Manoel (PSD), Jadson (PPS) e Fabinho (PSL), mas a ação não surtiu efeitos e não modificou o quadro, e seus integrantes acabaram votando com a “Independên-

cia e Transparência”. O presidente do diretório municipal do PCdoB, Zacarias Almeida dos Santos, disse que a posição de pleitear a vaga foi legítima. “Considero que foi uma iniciativa legítima, até porque a posição do PCdoB era de total apoio à prefeita Cecília Ferramenta, conforme temos nos manifestado desde a campanha eleitoral, quando integramos a coligação”. Zacarias avalia que a decisão de buscar um caminho próprio na disputa pela presidência do Legislativo pode até ter criado um tensionamento num primeiro momento, mas acredita que a cisão no bloco que compôs a coligação pode ser superada. “Ficamos um tanto perplexos com a decisão do PT de buscar aliança num campo que não representa os interesses populares, mas ainda é cedo para avaliarmos quais os próximos passos a serem tomados”, disse o presidente do PCdoB.

“Conversei com o diretório municipal”, diz vereador IPATINGA – Eleito presidente, o vereador Ley do Trânsito (PSD), que inicialmente estava entre os apoiadores do grupo encabeçado por Toninho Bethânia (PCdoB), afirmou que não estava tendo espaço no grupo. “Era um grupo de 10, mas de seis”, disse, afirmando que as discussões ocorriam apenas entre seis pessoas. Ele diz que, quando surgiu a oportunidade de discutir uma nova chapa, repensou a situação. “Acho que foi uma escolha da nova chapa que, como o próprio nome diz, sairia com Compromisso com Ipatin-

ga. Essa nova mesa é uma mistura das pessoas que têm experiência com a juventude”, avalia. “Durante as discussões, a gente percebeu que essa nova chapa seria melhor e daria mais segurança”, emendou.

PLANOS “Como já disse, desde o dia em que fui eleito, vou buscar a interação entre o Executivo e o Legislativo, cada um se respeitando, e colocando Ipatinga no lugar que ela merece”, disse. Segundo o presidente, a ideia é avançar em projetos como as certificações de qualidade, como o Iso

9001 e 14001, e projetos interessantes como a Câmara Mirim, mas sem deixar de buscar inovações”, relaciona.

PSD “Eu sou do PSD, disputei a eleição num partido que foi contra a atual prefeita. Entretanto, eu hoje tenho que pensar que eu ganhei a eleição para trabalhar pelo povo”, afirmou Ley, sobre não fazer oposição ao governo eleito. Ele disse ainda que é um “vereador disciplinado” e que consultou a Executiva Municipal do partido antes de tomar a decisão. O dire-

tório municipal é presidido pelo ex-presidente da Casa Nardyello Rocha. “Se for como presidente, não tenho o que falar, pois como vou pedir pra não votar em você?”, disse Ley, repetindo a conversa que teve com Nardyello. “Depois tivemos a formação de uma terceira chapa, com outro vereador do meu partido (Nilton Manoel, como vice-presidente). Mas aí já era uma terceira, em tese eu esperava até o voto do meu correligionário, mas não foi assim, e eu respeito, afinal estamos num país democrático”, conclui.


CIDADES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

5

FABRICIANO

ROSÂNGELA É EMPOSSADA DEFENDENDO AGENDA INTEGRADA ENTRE PREFEITOS Prefeita foi ovacionada por militantes petistas, que compareceram em peso à cerimônia FABRICIANO – Cumprindo o ritual eleitoral, a petista Rosângela Mendes tomou posse no cargo de prefeita de Coronel Fabriciano nesta terça-feira (1°), em cerimônia organizada pela Câmara Municipal e realizada em um tradicional clube da cidade. Estiveram presentes diversas figuras representativas no município, como o ex-vereador Francisco Lemos (PSD), o ex-vice prefeito da cidade Antônio Eugênio, bem como o ex-prefeito Chico Simões (PT). A solenidade contou ainda com as presenças do bispo Dom Lélis Lara, representando a Igreja Católica, e do pastor Mauro Júnior Feliciano, em nome da comunidade Evangélica de Fabriciano. Com uma hora e meia de atraso, a cerimônia foi iniciada e uma mesa foi formada a fim de conduzir os trabalhos, sob a presidência do vereador reeleito Marcos da Luz, o mais votado da cidade, auxiliado pelo par-

Divulgação PMCF

Rosângela Mendes se emocionou ao lembrar o percurso até sua eleição para prefeita de Coronel Fabriciano

lamentar Leandro Xingozinho (PP), eleito para seu primeiro mandato em 2013. A mesa tinha como missão organizar a cerimônia, eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal além de empossar Rosângela Mendes. Após ser declarada prefeita, Rosângela discursou para a plateia e defendeu que os prefeitos da região – todos petistas – tenham

uma agenda integrada para possibilitar a realização de obras que tragam o avanço à região, como a construção do Hospital Regional e da Universidade Federal, além da implantação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atenda a todo o Vale do Aço. Ela também agradeceu aos apoiadores de sua campanha, em espe-

cial a Chico Simões, que a escolheu como candidata do PT à sua sucessão, em meados do ano passado, e trabalhou duramente durante a disputa para elegê-la. Mendes rendeu belas palavras a Simões e disse que ele não pode ser considerado apenas o ex-prefeito de Coronel Fabriciano. “Assim como Lula é nosso eterno presidente, Chico é o nosso eterno

prefeito”, disse. Ainda durante seu pronunciamento, Rosângela chorou ao relembrar do trabalho que foi construído ao lado de Simões durante os anos em que atuou como chefe da extinta Secretaria de Governo e Comunicação Social. Ela também se lembrou das dificuldades enfrentadas durante a corrida eleitoral, quando disputou com Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e venceu com 52% dos votos válidos. As palavras de Rosângela fizeram o próprio Chico se emocionar e chorar no plenário montado para a solenidade. Ao fim de seu pronunciamento, a nova prefeita anunciou os nomes que irão compor sua equipe de Governo. A lista não apresentou muitas novidades, o que já era esperado por todos. Rosângela sempre fez questão de deixar claro que seu mandato seria baseado na continuidade da gestão de Chico Simões.

As poucas mudanças apresentadas por Rosângela Mendes com relação ao seu secretariado são baseadas em uma reforma administrativa proposta pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo na semana passada. O projeto desmembrou duas secretarias, criando quatro novas pastas: a de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a de Comunicação e Gestão Estratégica, a de Obras Públicas e a de Governo, que será ocupada pelo filho de Chico Simões, Rogério Thomaz. Outro nome que chega ao Governo a partir deste ano é o de Rodrigo Pinho, que ocupará a pasta de Turismo, antes chefiada pelo vice-prefeito eleito Bruno Torres (PPL). Na cerimônia, Bruno, que também foi empossado na noite de ontem, destacou a participação do turismo no próximo mandato. “Fabriciano faz parte de uma região privilegiada com atrativos naturais e grande potencial turístico”, avaliou.

Equipe de Governo Marcos da Luz se elege presidente da Câmara de Rosângela Mendes Secretário de Governo – Rogério Thomaz Secretário de Administração – Riscala Albeny Secretário de Saúde – Rubens de Castro Secretária de Educação e Cultura – Glória Giudice Secretário de Serviços Urbanos – Galba Gomes Secretário de Turismo – Rodrigo Pinho Secretária de Assistência Social – Júlia Ristori Secretária de Planejamento – Lusia Rabello Secretário de Comunicação e Gestão Estratégica – Ângelo Cola Secretária de Obras Públicas – Letícia Bittar Secretário de Finanças – Erivaldo Andrade Secretária de Juventude, Esporte e Lazer – Paula Silva Procurador – Luis Henrique

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DE FABRICIANO NO ANO DE 2013 Presidente Marcos da Luz (PT) 1º Vice-Presidente Andréia Botelho (PSL)

2º Vice-Presidente Ronilson Burrinho (PSB)

1º Secretário Leandro Xingozinho (PP)

2º Secretário Professor Édem (PT)

FABRICIANO – Em uma cerimônia marcada por manifestações inflamadas de militantes petistas, os 17 vereadores eleitos no pleito de outubro do ano passado escolheram os membros que irão compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal durante cerimônia da posse, realizada nesta terça-feira (1º). Serão duas grandes novidades para a legislatura do quadriênio 2013-2016: a primeira é o número de parlamentares, que subiu de 13 para 17. Já a segunda, diz respeito à nova composição da Mesa Diretora, que além de ter um presidente, um vice-presidente e um secretário, agora passa a contar com dois novos postos: o de 2° vice-presidente e 2° secretário. A Mesa Diretora tem a função de convocar reuniões ordinárias e extraordinárias, dirigir os trabalhos em Plenário, nomear Comissões Especiais e assinar projetos de lei destinados à sanção e promulgação do Chefe do Executivo. Em Coronel Fabriciano, diferente de outras cidades da região como Ipatinga, o registro da candidatura é feito no ato da posse e pode ser feito de forma nominal ou em grupos. O processo de eleição durou em tor-

no de 40 minutos e foi bastante tumultuado. Foram dados cinco minutos para que os vereadores interessados pudessem apresentar suas candidaturas. Nesse momento, um princípio de tumulto foi registrado entre os parlamentares Eugênio Pascelli (DEM), Andréia Botelho (PSL) e o ex-presidente da Casa Francisco Lemos (PSD). Três candidatos disputaram a presidência da Casa: Marcos da Luz (PT), Eugênio Pascelli e Luciano Lugão (PSD). A votação começou bastante acirrada, com votos intercalados em da Luz e Pascelli. Somente ao final, Marcos virou o jogo e ultrapassou Eugênio, vencendo por nove votos a sete. Lugão teve apenas um voto: o dele mesmo. Já a escolha do 1º vice presidente mobilizou dois nomes: o de Enéas Reis (PTdoB) e Andréia Botelho. Durante esta votação, os ânimos se exaltaram quando Nivaldo Lagares, o Querubim (PDT), ironizou a candidatura de Andréia dizendo: “você quer tudo, Andréia?”. A vereadora, então, tomou a palavra e respondeu a Nivaldo: “Respeite a democracia, vereador, decida seu voto sem tocar no nome do adversário”.

Ele então declarou seu voto a Enéas. A plateia, que era formada por uma imensa maioria simpática ao PT, rendeu vaias a Querubim, assumidamente oposição ao Governo petista. Andréia teve nove votos contra oito de seu adversário. As outras eleições registraram um alto número de abstenções, mas culminaram com a vitória da chapa de Marcos da Luz e Andréia Botelho sendo formada ainda por Ronilson Burrinho (PSB), como 2º vice presidente, Leandro Xingozinho (PP), como 1º secretário, e o professor Édem Almeida (PT) como 2º secretário. A composição da Mesa garante à prefeita Rosângela Mendes (PT) mais tranquilidade para governar, uma vez que tanto a presidência quanto a segunda secretaria pertencem a colegas de partido. Além disto, a bancada petista será formada por quatro parlamentares e já demonstrou na eleição desta terçafeira grande poder de articulação com os outros vereadores. Marcos da Luz foi o vereador mais votado de Coronel Fabriciano nas eleições deste ano, com 1.954 votos e ocupa a presidência da Mesa durante um ano.


6

CIDADES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

NOVO GOVERNO

Keisson promete priorizar limpeza e combate à dengue Prefeito discursou sobre as dificuldades que vai enfrentar nos primeiros meses e anunciou mutirão de limpeza para recolher entulhos e lixo antes do período chuvoso TIMÓTEO – O prefeito empossado Keisson Drumond (PT) declarou na tarde de ontem (1º) que as primeiras ações de seu governo serão para garantir a limpeza pública do município. O petista disse estar preocupado com a proximidade do período chuvoso, e por isso vai deliberar a realização de um mutirão para recolher entulhos e lixos que se acumularam em vários pontos da cidade. “Estivemos nas unidades de saúde e no Hospital Vital Brazil e detectamos que 250 pessoas estavam com sintomas de dengue. Eu mesmo fui acometido pela doença, igualmente ao vereador Moacir de Castro”, comentou. Ao fazer uso da tribuna, Keisson agradeceu os 54% dos votos válidos que alcançou nas eleições de 2012, que culminaram em sua eleição. Ele lembrou que no começo da campanha seus apoiadores não enchiam uma Kombi. Mas com o passar dos dias a militância petista e os partidos aliados reforçaram seu grupo. “Com a força do povo, chegamos à vitória em 7 de outubro. Quero retribuir todo apoio que tive com meu sincero obrigado”, agradeceu. Ao lembrar da mãe, que faleceu em novembro do ano passado, o prefeito empossado se emocionou ao dizer que ela estará imortalizada em seu coração. LEGISLATIVO Sobre a unidade consolidada entre os vereadores para dar governabilidade à sua

Edmar Silva

O prefeito empossado Keisson Drumond (PT) falou sobre os desafios dos primeiros meses de governo e se emocionou ao lembrar da sua mãe, que faleceu há dois meses

administração, Keisson ressaltou que os primeiros momentos de sua gestão serão difíceis. “Recebo uma cidade cheia de lixo, orçamento comprometido, mais de R$ 200 milhões em dívidas. Não podemos deixar que o erro dos outros seja creditado em nossa conta, por isso fomos com os vereadores até o bairro Alphaville para avisarmos que a comunidade perdeu R$ 500 mil de investimentos pelo fim do prazo para assinatura de um contrato”, explicou o prefeito, sem precisar quais benfeitorias deixarão de ser feitas. As prioridades do futuro governo são investimentos em educação e saúde. Keisson pontuou que a medicina pública tem que ser acessível a toda a população carente. DÍVIDAS Ele voltou a lembrar que a folha de pagamento dos servidores públicos de dezembro não foi quitada pelo governo Mendes. Assim como as férias de julho, agosto, setembro, novembro e

dezembro. “Pagaram outubro porque era mês de eleição. Teremos que tomar medidas enérgicas para sanar as dívidas herdadas. Queremos devolver a qualidade de vida para a população de Timóteo, para isso trabalharemos diuturnamente, eu e o Renato. Faremos uma gestão moderna, com mecanismos de controle para que a população, através do orçamento participativo, defina as prioridades”, salientou. Ao final do seu discurso, Keisson citou uma frase da Pablo Picasso para expressar que sua intenção não é apontar os erros de outros prefeitos, mas fazer um governo que busque inovação e solução para os problemas detectados. “O que já fiz não interessa, só penso no que ainda não fiz”, mencionou. SECRETARIADO Conforme antecipado pelo DIÁRIO POPULAR, o prefeito Keisson confirmou ontem (1º) os integrantes do

seu primeiro escalão. O petista nomeou Magda Drumond Nunes Castro na Controladoria Geral do município e Cecília Maria Martins, professora de carreira na rede municipal de ensino, na pasta de Educação. Na Assistência Social, ficou o advogado Robson Luiz Alves. Como procurador, vai responder o também advogado Heyder Torre, que atuou na mesma pasta na gestão do ex-prefeito Robson Gomes (PPS), na Prefeitura de Ipatinga. Ele também foi procurador da Câmara. Na secretaria de Governo, ficou Eduardo Carvalho. O engenheiro Edilson Lima de Andrade assume a secretaria de Planejamento. Já na pasta de obras foi designado o engenheiro Carlos Elias. Na Saúde, assume o dentista Ricardo Martins Araújo, irmão do vice-prefeito. Na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Keisson nomeou o professor Tião Nonato. Márcio Gomes assumirá a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

POLÍCIA

Vale do Aço tem mais um feriado violento IPATINGA – O primeiro homicídio de 2013 ocorreu nas primeiras cinco horas do ano novo. Rithieli Michael Matias de Souza, 21 anos, morreu executado a tiros na rua Pitangas, próximo ao número 287, no bairro Limoeiro. O rapaz foi encontrado agonizando por populares que escutaram os estampidos e foram verificar do que se tratava. A vítima chegou a ser socorrida por uma equipe do Samu ao Hospital Márcio Cunha, mas não resistiu aos ferimentos. Foram constatadas várias perfurações no crânio, tórax e braços. Recentemente, Rithieli havia cumprido pena no Ceresp de Ipatinga, por envolvimento com o tráfico de drogas e estaria morando e trabalhando em outra cidade. Familiares contaram à polícia que o rapaz veio no final de semana para passar as festividades de fim de ano com a família, que mora na rua Ameixa, no bairro Limoeiro. CINCO Com a execução de Rithieli, sobe para cinco o número de homicídios registrados no final de semana prolongado com o feriado de ano novo. Na madrugada do dia 30 de dezembro, dois irmãos foram assassinados no Córrego do Peixe, em Açucena. Uma discussão banal teria provocado a morte de Jair Rodrigues Pereira, de 45 anos, e Derci Rodrigues Pereira, de 40 anos. Duas pessoas são procuradas como

principais suspeitos do duplo homicídio. Testemunhas contaram à polícia que no local do crime ocorria uma festa de comemoração de fim de ano, mas por volta de 3h, Derci e dois homens conhecidos começaram uma discussão. O irmão de Derci, Jair, teria tentado conter o atrito entre os três, e empurrado um dos homens, quando o outro revidou a tiros. Derci morreu na hora. Jair também foi atingido e faleceu minutos depois. Os dois acusados estão sendo procurados pela polícia. EXECUTADO NA RUA Ainda no domingo, José Geraldo Nepomuceno Brandão, de 64 anos, foi encontrado morto ao lado de seu carro - um Voyage prata - na rua Estocolmo, no Bethânia. Os tiros atingiram a nuca, cabeça, boca e abdômen. FABRICIANO O tráfico de drogas pode ser mais um pano de fundo para um homicídio ocorrido na noite da última sexta-feira (28), no bairro Santa Inês, em Fabriciano. Juliano César Lima, 18 anos, foi perseguido pelos seus assassinos enquanto passava pela rua Sete, esquina com a rua Nove. Testemunhas relataram que três indivíduos em uma única bicicleta se aproximaram da vítima e efetuaram vários disparos. Mesmo baleado, Juliano correu, mas acabou caindo, momento em que os assassinos terminaram a execução.


CIDADES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

7

CMT

Guaraciaba leva presidência no Legislativo de Timóteo Chapa encabeçada pela peemedebista, que inicia terceiro mandato, é eleita por unanimidade TIMÓTEO – A eleição da Mesa Diretora da Câmara de Timóteo para o biênio 2013/2014 realizada no final da tarde de ontem (1º) acabou sem surpresas. A vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB) foi eleita presidente da Casa por unanimidade. A cerimônia que estava marcada para começar às 17h teve um atraso de quase 50 minutos. Os vereadores chegaram juntos em uma van, que trouxe também o prefeito Keisson Drumond (PT) e o vice Renato Martins, acompanhados de esposa e filhos. Apenas os parlamentares Douglas Willkys (PSB), Adriano Costa Alvarenga (PSB) e Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD) chegaram separadamente ao Sesi de Timóteo, local da solenidade. Como prevê o regimento interno, a solenidade de posse dos parlamentares, que no caso de Timóteo é a 13a Legislatura, foi aberta pelo vereador mais votado nas eleições de outubro deste ano, Douglas Willkys (1.270 votos). O ex-presidente da Câmara convidou os parlamentares Adriano e Leonardo Rodrigues Lelé para auxiliarem

no rito de posse e na eleição da Mesa. Após ler o juramento, Willkys convidou Keisson e Renato para comporem a mesa de honra. O deputado estadual Juninho Araújo (PTB) também participou da cerimônia de posse. Vaiado pela plateia, o apoiador do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB) nas eleições 2012, compôs a mesa de honra. MESA Além de Guaraciaba também compõem a Mesa Diretora o vereador Moacir de Castro (PTB) como 1° vicepresidente, Virginia Scarpati (PDT) como 2° vice-presidente, José Vespasiano (PT) como 1° secretário e Geraldo Moreira (PSD) como 2° secretário. Os vereadores Adriano Costa Alvarenga (PSB), Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD), Douglas Willkys (PSB) e Fábio Campos da Costa (PSB) que ainda não tinham confirmado voto favorável na chapa única optaram pela unidade no poder Legislativo. Após o processo de eleição, a mesa provisória foi des-

Edmar Silva

Liminar garante pagamento de recursos atrasados à Casa

A chapa única, encabeçada por Guaraciaba Gomes (PMDB), obteve o voto de todos os 15 vereadores

feita e os vereadores eleitos assumiram os trabalhos para a segunda parte da cerimônia. Ao assumir a solenidade de posse do prefeito e vice, a presidente Guaraciaba convocou primeiro Keisson para proferir seu juramento. Logo em seguida, foi a vez do médico Renato Martins. Ao fazer uso da tribuna, a presidente da Casa ressaltou a unidade conquistada entre os vereadores empossados. Ela destacou que a união buscada tem o objetivo de fortalecer o município num momento de crise. “Estou honrada, agradecida, orgulhosa e feliz. É com esses sentimentos que tomo posse como vereadora pela terceira vez. Não foi por acaso que o Keisson e o Renato

se uniram. Os dois são inteligentes, corajosos e honestos. Fatos que determinam uma boa administração. Nós vamos junto com vocês buscar o melhor para a cidade”, prometeu. A peemedebista lembrou que todos os 15 vereadores demonstraram disposição para caminhar juntos para enfrentar os problemas que surgirão nos primeiros meses de gestão do prefeito Keisson. “Conclamamos a sociedade e todas as lideranças para buscarmos o melhor para a nossa Timóteo, que vive hoje uma triste realidade. Teremos tempos difíceis com orçamento reduzido. Mas juntos somos fortes e demos todos os sinais de unidade”, finalizou.

TIMÓTEO - A Câmara de Timóteo conseguiu na Justiça garantir que a Prefeitura pague os repasses atrasados durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Mendes (PSB). O valor estimado da ação é de R$ 1,5 milhão. O ex-presidente da Casa, Douglas Willkys (PSB), comentou que o juiz de plantão da Comarca de Tarumirim deliberou pelo bloqueio de contas do Executivo para resguardar que o montante do repasse constitucional seja feito. “Infelizmente tivemos que ingressar com um mandado de segurança para garantir todos os recursos que são da Câmara de direito. Tivemos um posicionamento favorável por parte do Judiciário, estamos aguardando o bloqueio das contas de maneira que todo o dinheiro que entrar seja repassado para o Legislativo”, confirmou. O vereador também falou que nos próximos dias vai se reunir com a presidente eleita para repassar tudo que é importante para a sucessão na gestão administrativa. Ele comentou ainda que nos próximos dois anos a situação

orçamentária da Casa vai se complicar porque houve uma redução de quase R$ 1 milhão no repasse constitucional. Sobre o seu voto na chapa governista, Willkys justificou que o momento atual é de unidade. “No município o momento não é apropriado para briga, e sim para paz para retomarmos o desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população. Ver o Legislativo preocupado com o progresso e a Mesa Diretora unida é de total importância. Nesse momento todos os vereadores deram sinal que desejam ver a cidade conquistar tudo que foi perdido nos últimos 10 anos”, alegou.

GESTÃO

No balanço de sua gestão administrativa, Douglas destacou que priorizou a transparência nos atos da Casa. “Implantamos o fim do voto secreto, diversos mecanismos valorizando a legalidade como o ponto biométrico e o portal da transparência das contas públicas. Torço para que a presidente Guaraciaba dê continuidade a essa medidas que começamos”, falou.

M A N D ATO 2013 - 2016

Geraldo Magela assume a Prefeitura de Marliéria MARLIÉRIA - O prefeito de Marliéria Geraldo Magela Borges de Castro tomou posse ontem durante solenidade realizada na Igreja Nossa Senhora das Dores, às 10 horas da manhã. Geraldo Magela foi empossado ao lado do vice-prefeito, Romildo Santos Oliveira, por Roberto Borges de Castro, presidente da Câmara de Marliéria. Newton Carvalho Ferreira, coordenador de Gabinete do ex-prefeito, Waldemar Nunes de Sou-

za, transmitiu o cargo ao novo prefeito. Além do prefeito e vice, também tomaram posse ontem os seguintes vereadores: Geraldo Rodrigues, Glória Lúcia Martins Souza, José Ferreira Carneiro, Roberto Borges de Castro (presidente), Marco Túlio Martins (vicepresidente), Maria de Lourdes Quintão Araújo (secretária), Maura Pereira de Souza Gabriel, Messias Alves Miranda e Vanderlei Castro Quintão.

Durante a solenidade, o prefeito Geraldo Magela Borges anunciou o novo governo, que será composto pelos seguintes secretários:

O prefeito Geraldo Magela Borges de Castro durante pronunciamento

Administração Maria das graças Castro Moreira Assistência Social Jane Maria Nonato Pereira Educação Orlí Moreira Araujo Castro Cultura, Esporte e Lazer Simone de Castro Quintão Meio Ambiente e Turismo Helines Moreira Ribeiro Fazenda Newton Carvalho Ferreira Obras Henrique de Castro Neto Saúde Lucia Maria da Silva Castro Administrador Regional do distrito de Cava Grande Romildo Santos Oliveira (Vice-Prefeito)


8

CIDADES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

M A N D ATO 2013 - 2016

“POLÍTICA É SACERDÓCIO”, DIZ PIETRO AO ASSUMIR 3º MANDATO

Fotos: Divulgação

Prefeito defende parcerias “fiéis, interessantes e comprometidas com o bem-estar dos belorientinos”; reabertura do hospital, abastecimento de água e regularização dos salários atrasados são algumas prioridades da administração BELO ORIENTE - O prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves Filho (PDT), foi empossado exatamente às 12h33, 15 minutos depois de receber o cargo de seu antecessor, Humberto Lopes de Assis (PT). Em seu discurso, Pietro lembrou que se torna o primeiro chefe do executivo a ocupar por três vezes o posto nos 50 anos de emancipação política de Belo Oriente. Em seu discurso ele pediu a contribuição de todos para que dias melhores possam vir. “Agradeço a Deus por ter sido eleito mais uma vez para conduzir e governar este município. Não posso deixar de ressaltar também o apoio de minha família, que nunca me impediu, ao contrário, me deu todo o apoio e suporte necessário para que eu possa servir de maneira honrada e dedicada a esta comunidade.” Pietro anunciou também os nomes dos novos secretários e, no seu primeiro ato, decretou ponto facultativo no serviço público municipal até esta sexta-feira (4), para avaliar com mais precisão a real situação da máquina administrativa. MESA DIRETORA Mesmo com o forte calor, que batia na casa dos 35 graus, com sensação térmica próximo dos 40 graus, o povo de Belo Oriente compareceu em massa ao Ginásio Poliesportivo Francisco Gon-

çalves, no bairro Novo Oriente palco da solenidade. Antes da posse do chefe do Executivo e de seu vice, Antônio Barbosa Ferreira (PTB), os 11 vereadores eleitos para a legislatura 2013-2016 tomaram posse. De acordo com o regimento da Casa, a sessão foi presidida pela vereadora mais votada no pleito de 2012, Ilca Maria de Lima Viana Carvalho (PT). Após a posse dos vereadores, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2013/2014. Em clima de mais absoluta harmonia e em espírito de camaradagem, foram eleitos para presidente: Waldir Mendes (presidente) Fábio Gomes Rosa (vice) e José Peres de Araújo (secretário). A votação, aberta, foi marcada por discursos de agradecimento dos parlamentares. HISTÓRIA Ao finalizar a solenidade, Pietro Chaves se dirigiu aos presentes falando da importância de se realizar parcerias “fiéis, interessantes e comprometidas com o bem-estar dos belorientinos”. Ele agradeceu aos “quatros cantos do município” (Belo Oriente, Cachoeira Escura, Bom Jesus do Bagre e São Sebastião de Braúnas) pela confiança depositada nele pela terceira vez. “A partir de hoje faço história de maneira ímpar, pois fui o primeiro prefeito a ser reeleito, e ago-

O prefeito exibe o diploma conferido pela Justiça Eleitoral

Pietro Chaves discursa durante solenidade de posse no Ginásio Poliesportivo Francisco Gonçalves

ra o primeiro a ocupar por três vezes essa cadeira e assumir suas responsabilidades”, destacou. HOSPITAL Pietro Chaves disse que pretende trabalhar com respeito a todos, começando pelos servidores, que “voltarão a receber em dia seus salários, pois isso não passa de uma obrigação dos administradores públicos”. Ele voltou a destacar também que vai trabalhar pela reabertura “o quanto antes for possível” do hospital municipal, de maneira que “os filhos de Belo Oriente voltem a ter, como foi em seus dois mandatos, um atendimento rápido, digno e eficaz, e que as crianças voltem a colocar em suas certidões que nasceram neste grande município”. PROJETOS O prefeito frisou ainda que pretende manter os projetos já em andamento e ainda retomar aqueles que foram implantados em sua gestão e que foram interrompidos. Ele destacou o momento vivido pelo município, que se “se une em busca de uma sociedade mais justa”. Ressaltou também que em seu mandato, o problema da constante falta de água será enfrentado, ainda mais por se tratar de uma necessidade básica dos cidadãos. Pietro falou ainda sobre a importância da pavimentação asfáltica dos 14 quilômetros que separam Belo Oriente de Bom Jesus do Bagre.

SACERDÓCIO Pietro Chaves ressaltou que “política não é profissão, mas um sacerdócio e que encara essa missão como algo muito sério e digno de toda a dedicação possível.” Ele não se furtou em falar dos desafios que certamente virão, mas frisou que não desanimará, buscando sempre orientação em Deus. “Sabemos que vamos encontrar o município em situação difícil. Mas não é hora de ficar-

mos lamentando, criticando ou olhando para trás. Vamos sim olhar para o futuro, sempre confiando em nosso Deus todo poderoso e trabalharmos junto com nosso secretariado por uma melhor qualidade de vida do povo de Belo Oriente. E nosso trabalho será feito com responsabilidade, entusiasmo, progresso e muito desenvolvimento econômico e social para transformar esta cidade numa feliz cidade”.

Prefeito anuncia secretariado e decreta ponto facultativo Antes do início da cerimônia de sua posse, o prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves Filho, anunciou oficialmente os 14 nomes que vão compor o primeiro escalão de seu governo. Já empossado, o prefeito decretou ponto facultativo até esta sexta-feira, dia 4, quando pretende, junto com seus secretários, tomar conhecimento da real situação em que se encontra o município. Pietro anunciou ainda que o atendimento ao público terá início na próxima segunda-feira, dia 7. Os secretários escolhidos por Pietro são: Chefe de Gabinete Pedro Henrique Damasceno

Saúde José Uvio Ribeiro Júnior

Procuradoria Geral André Rodrigues da Silva

Educação e Cultura Antônio Barbosa Ferreira (vice-prefeito)

Governo e Cidadania Wagner de Oliveira Guimarães

Meio Ambiente e Agricultura Erli Carlini

Controladoria Geral Cléber Ribeiro

Desenvolvimento Econômico e Turismo Venício Gonçalves de Sena

Contadoria Geral Álvaro Gomes Neves

Obras e Serviços Urbanos Newton Paiva

Fazenda Lilian de Lima Carvalho dos Anjos

Assistência Social Gumercino Teodoro de Barros

Planejamento e Gestão Alfredo Dias da Silveira

Esporte e Juventude José Geraldo de Oliveira


10

Diário Popular

LAZER

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CINEMA

Com diretores de “Matrix”, filme “A Viagem” mostra seis histórias Em um só filme, “A Viagem”, baseado no livro “Cloud Atlas” de David Mitchell (sem edição no Brasil), conta seis histórias em diferentes lugares e tempos, de 1.800 até um futuro distante. São tantas as tramas que foram preciso três diretores: Andy e Lana Wachowski, os mesmos de “Matrix”, dirigem parte do filme, e Tom Tyker, diretor de “Corra Lola Corra”, cuida de outro pedaço. Outra característa inusitada: os mesmos atores interpretam diferentes personagens em cada época, reforçando a ideia central do filme de que tudo é conectado. No elenco estão Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent e Hugo Weaving, entre outros. A maioria dos atores em algum ponto do filme interpreta alguém de uma raça ou gênero diferente. Para tornar a transformação verossímil, a produção caprichou na maquiagem dos atores.

ÁRIES Dia produtivo e com foco em trabalho, saúde e qualidade de vida, nativo de Áries. Força empreendedora, curativa e regeneradora. Discernimento e plantio de realizações. Percepção do que não está bem. Capacidade de sanar, de aprimorar, de melhorar, ariano.

LIBRA Força interior para superar adversidades e realizar os seus sonhos, nativo de Libra. Importância do que está ocorrendo nos bastidores e em família. Poder de materialização. Energia empreendedora. Mas seus propósitos devem ter alma, coração, libriano.

TOURO O foco hoje está no aprimoramento emocional e na capacidade de realizar sonhos. Ênfase no elemento terra, ao qual o signo de Touro pertence. Pé no chão e olhar para o alto. Intensificação de sentimentos, instintos e desejos. Limpeza e cura emocional, taurino.

ESCORPIÃO Excelente dia para projetar realizações profissionais. Apoio e receptividade. Hora de colocar mãos à obra. O dia favorece ações dedicadas ao aprimoramento de habilidades. Contatos e conhecimentos auxiliam na realização de seus objetivos, escorpiano.

GÊMEOS Ênfase em questões familiares, íntimas e vinculadas a negócios, nativo de Gêmeos. Excelente dia para perceber o que é preciso aperfeiçoar e curar. Mudanças importantes. Percepção do que lhe dá sustentação, bases firmes, mas também flexíveis, geminiano. Cena do filme “A Viagem”, em que os mesmos atores interpretam seis histórias em épocas distintas

Para amarrar a trama, um narrador fala sobre os grandes temas tratados no filme. Embora o longa seja classificado como “ficção científica”, as histórias tratam desde romance até intriga policial,

passando por drama e aventura. Lançado em outubro, o filme recebeu ótimas críticas nos EUA. No Brasil, “A Viagem” deve estrear dia 11 de janeiro.

Divulgação/Twentieth Century Fox

TERRA NOVA

Nova série estreia na Globo Em “Genesis - Parte I”, episódio de Terra Nova que a Rede Globo exibiu na madrugada desta terçafeira (1º), a família Shannon chega à Terra Nova, uma linda e perigosa colônia que faz parte de uma experiência para salvar a raça humana. Jim Shannon, um devotado pai com um passado duvidoso, guia sua família através desse mundo novo de beleza, mistério e terror. A esposa dele, Elisabeth, é uma cirurgiã e a mais nova contratação do time de médicos da Terra Nova. Josh é o filho de 17 anos, que está receoso de

Horóscopo do dia

deixar a vida que conhece para trás, mas depois de sua chegada sente-se imediatamente atraído por Skye, uma bela jovem que não gosta de seguir regras. Maddy, a estranha irmã de Josh, de 15 anos, enxerga em Terra Nova um lugar onde ela tem a chance de se reinventar. Embora o emprego de Elisabeth tenha garantido uma vaga para a sua família na peregrinação, um segredo envolvendo a filha deles de cinco anos, Zoe, pode colocar em risco o lugar deles na colônia. Em Terra Nova, a família Shannon é apresenta-

CÂNCER Conhecimentos e relacionamentos que constituem um tesouro para você. Habilidade de compreender as nuances psicológicas e emocionais que regem as suas relações. Percepção da profundidade e das mudanças necessárias. Profissionalismo, reconhecimento. LEÃO Hoje a energia astrológica está focada em questões profissionais e materiais, leonino. Perceba o que é importante para você e os talentos que podem ser aprimorados. Excelência é a habilidade de utilizar com primor o que você tem a sua disposição.

Nathaniel Taylor é o carismático líder do assentamento

da a Nathaniel Taylor, o carismático líder do assentamento. Taylor avisa aos recém-chegados que embora Terra Nova represente um lugar de novas oportunidades e recomeços, nem tudo é tão poético quanto parece ser: jun-

to das lindas cachoeiras, céu azul e vasta vegetação, o terreno é cercado por perigos. Além de dinossauros carnívoros, há uma colônia de dissidentes, comandados por Mira, que são contra Taylor e sua liderança.

VIRGEM A Lua em seu signo e o Sol em Capricórnio ativam questões emocionais, virginiano. Percepção da maturidade e flexibilidade emocional necessárias a sua evolução. Discernimento e habilidade de separar o joio do trigo se mostram essenciais, nativo de Virgem.

SAGITÁRIO Foco nas questões profissionais e materiais. Dons e potenciais evidenciados. Habilidade de materializar o que é apenas uma possibilidade latente. Não deixe passar a oportunidade. Percepção da preciosidade dos talentos com os quais você pode contar, sagitariano. CAPRICÓRNIO Força associada à capacidade de colocar em prática seus ideais, capricorniano. Foco em viagens, estudos e experiências que auxiliam na excelência profissional. Habilidade de paciente e perseverantemente realizar os seus propósitos, nativo de Capricórnio. AQUÁRIO Conscientize-se do que é preciso limpar, curar, eliminar e regenerar, aquariano. Foco no que está ocorrendo interiormente. Colheita e semear de novas possibilidades. Hoje as questões de trabalho, emocionais e financeiras estão enfatizadas, nativo de Aquário. PEIXES Percepção das pessoas com quem pode contar para realizar importantes projetos. Questões relacionadas à instituições e às amizades estão enfatizadas neste momento. Olhar que se volta para a possibilidade de realizar seus sonhos. Coloque-os em prática, pisciano.

CINE DO VALE DO AÇO

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO Lorenzo repreende Tatá por seu comportamento na casa de Marcela e ela é grosseira com a namorada do pai. Bruno expulsa Fatinha de sua casa. Ana e Bruno se beijam. Michel avisa a Rômulo sobre um passeio de barco e Dinho pede para ir com ele. A família de Lia chega em casa no momento em que Mário mostra o apartamento para um cliente. Bruno pensa em Fatinha enquanto está com Ana. Lorenzo procura Raquel para tirar satisfação sobre sua decisão de venda da casa. Começa a chover muito forte, a luz acaba e Fatinha tenta acalmar os turistas no hostel. Raquel não gosta quando Lorenzo decide ir para a casa de Marcela ajudá-la com problemas causados pela tempestade.

LADO A LADO Eulália pede o endereço de Teodoro a Fernando. Guerra propõe a Celinha que seus encontros sejam às claras. Constância aprova o namoro de Celinha, pensando na oportunidade de ter influência no jornal. Isabel pede ajuda a Mario para resolver o problema de Diva. Eulália aconselha Teodoro a conquistar Sandra. Carlota conta para Constância que Laura trabalha em uma sapataria. Edgar propõe a Laura que ela trabalhe com ele como secretária. Isabel sente saudades de Zé Maria. Teodoro vai à casa de Sandra para pedi-la em namoro. Albertinho e seus amigos comentam sobre futebol, e reparam no interesse de Chico pelo jogo. Constância impede Catarina de entrar na sapataria onde Laura trabalha.

GUERRA DOS SEXOS Veruska fica aliviada ao perceber que Nenê não conhece Otávio. Roberta enfrenta Nieta. Nando discute com Zenon por causa de Roberta. Juliana implora para Charlô ajudá-la a resolver seu problema com Fábio. Felipe faz um escândalo ao ver que o catálogo da Positano tem Nando como modelo. Carolina enfrenta Manoela. Otávio orienta Veruska a convencer Roberta a renegociar o contrato com Charlô. Lucilene avisa que Isadora foi presa. Lucilene implora que Carolina peça para Ulisses desistir de lutar. Isadora chega à Charlô’s e se enfurece com Otávio. Charlô acusa Nando de querer enganar Roberta. Felipe e Roberta ficam presos no frigorífico.

SALVE JORGE Wanda pede mais dinheiro para Berna. Mustafa estranha que a esposa tenha saído de casa sem avisar a ninguém. Morena tenta ganhar a confiança de Irina para descobrir mais detalhes da organização. Creusa conta para Helô que Berna mentiu para Mustafa. Galdino acaba com uma discussão entre Vanúbia e Delzuite. Morena impede Jéssica de arriscar a vida fugindo pela janela do quarto de um hotel. Théo convida Lucimar para o almoço que Áurea fará para Junior. Ricardo termina o namoro com Érica. Stenio vê Rachel com Élcio e fica abalado. Berna cede à chantagem de Wanda e pega o dinheiro de Mustafa. Murat e Salete gostam um do outro. Morena ajuda Jéssica a fugir vestida de camareira.

DE PERNAS PRO AR 2 (NACIONAL) Sala 1 - Segunda: 14h50 - 17h00 Sala 1 - Terça: 19h10 - 21h20 DETONA RALPH (DUBLADO) (3D) Sala 2 - Quarta a Domingo: 14h40 A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER - PARTE 2 (DUBLADO) Sala 3 - Terça a Domingo: 19h00 - 21h30 Sala 1 - Quarta a Domingo: 14h50 - 17h00 - 19h10 - 21h20 O HOBBIT - UMA JORNADA INESPERADA (DUBLADO) Sala 3 - Quarta a Segunda: 15h40 O HOBBIT - UMA JORNADA INESPERADA (DUBLADO) (3D) Sala 2 - Quarta a Segunda: 17h10 O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA (LEGENDADO) (3D) Sala 2 - Terça a Domingo: 20h30


BRASIL

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

11

POSSE

Haddad indica renegociação da dívida de SP como prioridade Paes iniciou seu segundo mandato com a meta de aumentar em R$ 1 bilhão a arrecadação anual do município

No Rio, Eduardo Paes anuncia cortes nos gastos

RIO - O prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), iniciou seu segundo mandato com a meta de aumentar em R$ 1 bilhão a arrecadação anual do município. Para alcançar a redução nas contas, ele recorreu a incentivos para o pagamento de impostos atrasados como IPTU, ISS e ITBI. A prefeitura carioca está oferecendo descontos de até 70%, além de parcelamentos em 36 vezes, para os contribuintes dispostos a renegociar suas dívidas. Paes também anunciou cortes de 10% em gastos, classificados como encargos especiais, em todas as secretarias de sua gestão. “Todo governo vai acumulando

gorduras. E o meu deve ter acumulado também. O corte é para que os secretários reflitam sobre o que é de fato necessário e essencial”, explicou o prefeito, em entrevista coletiva na tarde de ontem, após sua posse na Câmara Municipal, no centro do Rio. Com a economia proporcionada pelas secretarias, o governo espera aumentar a receita em R$ 65 milhões. “Mas a grande alavanca nesta economia de R$ 1 bilhão está na captação de recursos através das medidas tributárias tomadas recentemente. O valor pode ser até maior do que R$ 1 bilhão.

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) afirmou em seu discurso de posse, na tarde desta terça-feira (1º), que sua meta no governo é repactuar a dívida pública do município com a União. O petista declarou que a cidade de São Paulo, “apesar do orçamento bilionário, perdeu a sua capacidade de investimento em função de um acordo de dívida insustentável”. Ele disse ainda que “hoje não há condição de levar em frente esse grande empreendimento que é a nossa cidade, sem renegociar o contrato da dívida com o governo federal”. Haddad disse que a cidade não pode conviver com uma dívida 200% maior que a arrecadação da capital paulista, o que, segundo ele, compromete a capacidade de investimento do município. Para reverter a situação da dívida de São Paulo, o petista afirmou que não bastará trocar o índice inflacionário que calcula os juros da dívida,

Ao lado da esposa na transmissão de cargo, Haddad recusou a caneta oferecida por Kassab e preferiu utilizar a sua própria

mas será preciso “buscar parcerias necessárias, tanto com o governo do Estado, como o governo federal, assim como as parcerias público-privadas como a iniciativa privada para recuperar os investimentos.” Atualmente, a dívida da cidade soma R$ 58 bilhões, sendo a maior parte dela com a União. AMOR À CIDADE Em seu discurso de posse, o prefeito procurou exaltar o

amor à cidade, e entre os paulistanos. O petista afirmou também que espera que a cidade cultive a solidariedade, a fraternidade e o amor ao próximo. Para ele, existe uma imagem do paulistano, na qual dizem que “só há espaço para o egoísmo”. Entretanto, o prefeito refutou a ideia e disse que “existe amor em São Paulo”. Haddad afirmou também que o momento de São Paulo é de resolução de problemas.

Prefeito de Belo Horizonte diz que Aécio foi “líder maior” da reeleição Durante o discurso de posse, ACM Neto lembrou das conversas com o avô

Aos gritos de “ACM voltou”, ACM Neto chora e toma posse SALVADOR - O deputado federal ACM Neto (DEM), 33, assumiu oficialmente a Prefeitura de Salvador na tarde desta terça-feira (1º). Prevista para as 15h30 (no horário de Brasília), a posse só aconteceu quase às 17h devido a uma grande confusão na Câmara Municipal. Houve aglomeração, empurra-empurra e até troca de agressões entre pessoas que queriam ter acesso à cerimônia. Não houve credenciamento prévio para participar da posse e o local não tinha capacidade para acomodar tantas pessoas. O evento encheu a Praça da Sé de parentes, assessores e moradores da cidade. O local fica próximo do Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Além

de ACM Neto, 43 vereadores e a viceprefeita Célia Sacramento (PV) foram empossados. Quando recebeu o diploma, o novo prefeito chorou e ouviu gritos de “ACM voltou”, repetindo as comemorações de 28 de outubro passado, quando ele ganhou o segundo turno da eleição contra Nelson Pelegrino (PT). “Certa vez, conversando com meu avô [o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007], ele me confessou que nunca se sentiu tão realizado como quando foi prefeito de Salvador. Ninguém pode negar que ele fez uma administração que foi um marco para essa cidade [nos anos 1960]”, disse ACM Neto em discurso nas escadarias do Palácio Tomé de Sousa, sede da prefeitura.

BH - O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), empossado para o seu segundo mandato, fez um discurso de conciliação, no qual agradeceu o apoio que teve de petistas e tucanos desde 2008, mas coube ao senador Aécio Neves (PSDB), potencial candidato a presidente da República, o “reconhecimento” principal.

Ao ler a sua lista de agradecimentos, o prefeito socialista de BH afirmou: “E o nosso reconhecimento ao líder maior da nossa campanha, o senador Aécio Neves”. A declaração de Lacerda o coloca em uma posição difícil na disputa presidencial de 2014, já que o PSB pode manter o apoio ao governo da presidente Dilma Rousse-

ff e, por extensão, apoiar a reeleição dela, possivelmente contra Aécio. O prefeito, contudo, agradeceu ao governo federal pelo apoio que teve até agora, e citou nominalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma. Fez isso juntamente com o apoio aos tucanos de Minas.

Três bilhetes acertam Mega-Sena da Virada Três apostas acertaram as seis dezenas do concurso 1.455 – a Mega-Sena da Virada, e vão dividir o prêmio recorde de R$ 244,7 milhões. Uma das apostas foi feita em Goiás e duas no Estado de São Paulo. Cada uma levará R$ 81.594.699,72. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 1.368 bilhetes que acertaram a quina devem levar R$ 27.413,18 cada. Outras 113.258 apostas acer-

taram a quadra e levarão R$ 473,01 cada. Os números sorteados na noite desta segunda (31) em São Paulo (SP) foram: 14 - 32 33 - 36 - 41 - 52. As apostas começaram no dia 29 de novembro e foram encerradas às 14h de hoje. O prêmio, que é o maior já pago pelas loterias da Caixa em toda a sua história, ficou acima do valor esperado pela Caixa - de

R$ 230 milhões. Os bilhetes vendidos superaram as expectativas e arrecadaram R$ 640,5 milhões no total. São Paulo foi o Estado que teve maior arrecadação --R$ 202,5 milhões, seguido por Minas Gerais, que arrecadou R$ 76,1 milhões em apostas. No ano passado, o prêmio de R$ 177 milhões foi dividido entre cinco bilhetes.


12

ESPORTES

Diário Popular

Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MAIS DO MESMO

Manutenção do elenco é trunfo atleticano para a temporada 2013 Bruno Cantini

Além da permanência da comissão técnica e de atletas como Ronaldinho e Réver (foto), o Galo já se reforçou com o pentacampeão Gilberto Silva

BH - A manutenção do elenco é o principal trunfo do Atlético para a próxima temporada, na qual o Galo disputará quatro competições: Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Mineiro. Todos os jogadores considerados titulares da equipe que terminou o último Campeonato Brasileiro como vice-campeã foram mantidos para 2013. Além da permanência da comissão técnica e de atletas como Ronaldinho, Bernard, Réver, Leonardo Silva, Victor, Marcos Rocha, Júnior César, Pierre, Leandro Donizete, Jô, Richarlyson e Guilherme, o Galo já se reforçou com o pentacampeão Gilberto Silva, que estava no Grêmio, o meia Luan, que se destacou pela Ponte Preta no último Brasileirão, e o volante Rosinei, que estava defendendo o América do México. Em 2012, o grupo alvinegro também se sagrou Campeão Mineiro invicto após 36 anos e teve um retrospecto bastante positivo, com 33 vitórias, 16 empates e apenas sete derrotas, 107 gols a favor e 50 contra. Com uma campanha história em seus domínios no Brasileirão, 15 vitórias e quatro empates, o Galo alcançou a marca de um ano e três meses de invencibilidade como mandante. O bom desempenho atleticano levou nada menos que cinco jogadores à Seleção Brasileira: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Bernard. Ao lado de Ronaldinho, esses atletas se destacaram nas premiações referentes à temporada e ao Campeonato Brasileiro. Vipcomm

M A R ATO N A

Técnico rival acusa falta do Cruzeiro na São Silvestre Os dois africanos representantes do Cruzeiro no pódio da São Silvestre, ontem, geraram polêmica. A queniana Maurine Kipchumba ficou com o título no feminino, e seu compatriota Joseph Aperumoi foi o segundo no masculino. Henrique Viana, técnico da equipe Pé de Vento e do brasileiro Giovani dos Santos (quarto

colocado), alega que o clube mineiro não realizou o trâmite de contratação dos africanos. “Eles pertencem a clubes do Quênia. Não são do Cruzeiro, só usaram a camisa do Cruzeiro. Há um trâmite para a contratação de estrangeiros que não foi respeitado. Seria como no futebol um jogador do Vasco jogar com a camisa do Flamengo”, disse Viana.

REFORÇOS

América

O técnico Vinícius Eutrópio destacou a importância da pré-temporada para que os jogadores se conheçam melhor

América se reapresenta com o elenco renovado BH - Os jogadores do América se apresentaram ontem ao técnico Vinícius Eutrópio e sua comissão técnica, às 16h, no CT Lanna Drumond. Os primeiros dias de trabalho serão dedicados aos exames médicos e laboratoriais, além dos testes físicos. Na sequência, o grupo entra em pré-temporada. O técnico Vinícius Eutrópio destaca a importância da pré-temporada. “Como o grupo está sendo bastante alterado, este período será importante para que os jogadores se conheçam mais, além da importância natural da alimentação equilibrada, dos treinos em regime intensivo e toda a preparação concentrada em um único local”. A programação completa da Pré-temporada será informada à imprensa e aos torcedores na reapresentação do elenco. O América recebeu convites de Itaúna e Itabira e a diretoria vê com bons olhos a saída para uma destas cidades, pois o CT Lanna Drumond está em reformas. Detalhes estão sendo discutidos para que o América possa escolher a melhor, já que as duas cidades têm excepcio-

nais condições de treinamento. ESTREIA Vinícius Eutrópio acredita que o tempo será suficiente para deixar o grupo em boas condições de fazer uma grande estreia no Campeonato Mineiro, dia 2 de fevereiro, contra o Uberaba, no Uberabão. “Teremos 30 dias para preparar a equipe. Sabemos que as equipes que não tiveram competição no segundo semestre já retornaram aos treinos e chegarão melhor fisicamente do que nós. Mas o tempo que teremos será suficiente para nos preparar”, avalia o treinador. REFORÇOS O América está com o grupo praticamente definido para o começo da temporada. O clube contratou nove jogadores e pode trazer mais dois reforços. Os novos contratados são: Gedeílson (lateral direito), Bernardo (lateral direito), Wanderson (lateral esquerdo), Edmário (zagueiro), Claudinei (volante), Alan Mota (volante), Doriva (volante), Juninho (volante) e Tiago Alves (atacante).

PREPARAÇÃO

Cruzeiro enfrentará o Mamoré em jogo-treino

A queniana Maurine Kipchumba ficou com o título no feminino

O Cruzeiro fará no dia 27 de janeiro um jogotreino contra o MamoréMG. O embate entre as equipes será realizado no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, às 17h, na cidade mineira de Patos de Minas.

A partida, que foi um pedido do técnico celeste Marcelo Oliveira, servirá de preparação para estreia da equipe estrelada no Campeonato Mineiro 2013 contra o Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro.

02/01/2013  

02/01/2013

Advertisement