Page 7

ENTREVISTA / CONCELHO 7

03/02/2011

Tourigo

a escalada tos anos fez muito pouco pela modalidade, até que os praticantes resolveram fundar a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. Esta tem feito um grande esforço por singrar, já vai no sexto ano e a ACERT só trabalha com este novo organismo. É pena que tenha um problema de representatividade perante o Estado, ao passo que a de campismo é que continua a ser subsidiada por dinheiros públicos. A nova federação tem boa vontade, tem ideias, tem os praticantes, mas não tem o dinheiro e há vários anos que existe uma luta entre estas duas federações para alcançar o estatuto de utilidade pública. JT – Como praticante como geres o teu tempo na modalidade com a tua vida pessoal e profissional? NC – São muitas vidas para 24 horas (risos). Nos últimos cinco anos eu só fiz coisas para os outros e abdiquei completamente das minhas pretensões, por isso fui sempre escalando em sítios mais fáceis. Agora estou numa fase de viragem em que tenho praticantes mais autónomos que já não precisam de mim a cem por cento e começo a ser saudavelmente um pouco mais egoísta. Começo a ter vontade de fazer coisas só para mim, ao meu nível, até porque também já tenho praticantes que podem acompanhar-me nessa procura de novos desafios. JT – Achas que a semente da escalada está lançada em Tondela? NC – Penso que sim. Poderá faltar uma pessoa que possa fazer o meu trabalho que é dinamizar a

MANUEL DA COSTA

JT – Como praticante de escalada a tua família acompanha-te? NC – Depende das exigências das actividades. Neste último fim-desemana não podia ser, já que estive numa caminhada no Gerês com neve, com gelo e muito frio. Participei no terceiro fim-de-semana de um curso de montanhismo que é menos exigente fisicamente e toda a gente pode participar, ao passo que na escalada as pessoas gostam ou não gostam de estar penduradas pelas pontas dos dedos.

Já fiz algumas actividades em França, sobretudo nos Pirinéus franceses e também já andei pelos Alpes austríacos, mas agora é a tal fase da vida que gostaria de ir um pouco mais longe. A ideia é procurar escalar tudo o que puder enquanto posso, quando a minha condição física já não der para escalar vou cumprir alguns objectivos do montanhismo. Gostava de escalar, o Monte Branco e há uma montanha muito interessante em Marrocos que se chama o Toubkal, gostaria de lá ir em breve é tudo progressivo, depois destes objectivos cumpridos surgirão outros.

JT – A formação contínua também é importante na escalada? NC – Como são desportos de risco é essencial que as pessoas comecem por uma formação, apesar de não haver muito essa mentalidade, mas eu recomendo sempre essa necessidade. Felizmente não se fala muito em acidentes dos praticantes de Tondela porque eu sou muito chato com as questões de segurança e às vezes as pessoas quase se esquecem que esta é uma actividade de risco onde um erro pode ser fatal.

JT – Queres fazer um pouco de João Garcia na região? NC – O João Garcia começou pela escalada, mas hoje destaca-se no alpinismo. Foi uma pessoa que andou muito à frente de todos e às vezes mesmo das próprias capacidades, mas hoje todos lhe reconhecem as capacidades e de facto é o melhor alpinista português. Ainda assim há praticantes de um nível muito elevado que não aprovam a forma como ele aborda a questão das montanhas, mas eu respeito muito o trabalho dele.

JT – Onde é que o Núcleo de Escalada da ACERT costuma desenvolver a sua actividade? NC – Pavilhão Municipal de Tondela, na parede, Serra do Caramulo, Serra da Estrela e Serra da Freita e a Serra de Sicó (Condeixa), mas quando posso vou para mais longe. Em Espanha já subi os pontos mais altos, o ponto mais alto dos Pirinéus, o ponto mais alto do pico da Europa, o ponto mais alto da Serra de Gredos, na zona de Madrid.

JT – Porquê já agora? NC – Porque foi um homem muito determinado, quase que abdicou da sua vida pessoal por um objectivo desportivo que neste momento foi alcançado, às 14 montanhas de 8 mil metros. Agora não sei muito bem para onde é que ele adianta a vida dele, mas ao longo dos últimos anos foi muito claro em relação aquilo que queria. Costuma-se dizer que ele não tem vida para além das montanhas.

modalidade, mas como praticante sem dúvida que a semente está lançada.

PAULA M. PENEDOS

MÉDICA DENTISTA CONSUL TAS TODOS OS DIAS ÚTEIS CONSULT ACORDO C/ SAMS ENFERMÉDICA-Tel.: 232 813 556 Largo Visconde de Tondela (Finanças) - TONDELA

ELEIÇÕES NO CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DO TOURIGO Realizaram-se no passado sábado, dia 29 de Janeiro de 2011 as eleições para os novos corpos gerentes desta Instituição. Dos quarenta votantes que se apresentaram para a eleição, foram escrutinados 28 votos a favor e 12 votos em branco, ficando o elenco directivo assim constituí-

do: Assembleia-geral: Presidente, José Manuel de Lemos Tourigo; 1.ª Secretária, Susana Maria de Jesus Vitorino; 2.ª Secretária, Ana Rita Marques Viegas Rosa; 1.º Suplente, João Carlos Coimbra da Costa; 2.º Suplente, Fernando André de Matos. Direcção: Presidente, Manuel Amadeu Gomes Ventura Costa; Secretário, Sérgio Ferreira Ventura; Tesoureiro, José Alexandre Gomes da Silva; 1.º Vogal, Maria Susana

Ventura Pereira; 2.º Vogal, Eugénio Manuel Matos Gomes; 1.º Suplente, Manuel Santos Ferreira; 2.º Suplente, Ana Bela Costa Ferreira Jesus; 3.º Suplente, António Manuel Ferreira. Conselho Fiscal: Presidente, Célio Viegas Rosa; 1,º Vogal, Manuel Ferreira da Silva; 2.º Vogal, Heleno Viegas Rosa; 1,º Suplente, Agostinho Marques Rodrigues; 2.º Suplente, Armando Matos Silva.

Lobão da Beira ANTÓNIO PAIS FERREIRA

ESCULTURAS HABITADAS – HALTE NOMADE Neste Sábado dia 05, PELAS 14,30 horas, decorre no Largo Jardim Dr. Anselmo Ferraz de Carvalho (frente ao tribunal) e Parque Urbano de Tondela um evento a não perder. É uma criação de Arterra Residências Rurais Artísticas com sede em Lobão da Beira/propriedade de Miky Ferreira (actriz de teatro). Ouvimos Cristine Comeau, responsável pelo projecto que nos disse: «A minha experiência como participante em residências artísticas internacionais inspirou-me o interesse acerca da mobilidade inerente à sociedade Nómada. Estou a desenhar uma multifuncional arquitectura transportável, habitações (tendas) que possam ser “habitadas”, vestidas. São criações com características de mobilidade e interacção. “Roupas / Casa” Estes novos protótipos são idealizados para o exterior, para festividades,... instalações de arte e intervenções (performances) na cidade ou aldeia. São “roupas” em que os participantes que as “habitam” se podem movimentar e ao mesmo tempo sugere casas

CRISTIN A B APTIST A CRISTINA BAPTIST APTISTA

PEDIATRIA CONSULTAS E MARCAÇÕES

Tondelmédica Telef.: 232 821 815

Rua Dr. Flausino Torres - Tondela

autónomas ambientais através da estrutura construida dentro de cada prótotipo.

DIA DOS NAMORADOS Não se vão esquecer os mais interessados de que em 14 Fevereiro é dia de S. Valentim também conhecido por Dia dos Namorados. Namorar é imperativo de todos nós. O encontro, os mimos, o diálogo, enfim, tudo o mais faz amizades e é lenitivo para viver o namoro. Outras razões se podem enumerar, mas a verdade é que é a ocasião de se cortejar de quem se gosta.

DIA 11 – DIA MUNDIAL DA SAÚDE Sabemos que num dia apenas não é possível levar a saúde a todos os que sofrem. Daqui recordamos que temos o Dia Mundial da Saúde e sempre se faz em 11 deste mês de Fe-

vereiro. Mas como vai a saúde de todos nós? Será que a assistência que vinha sendo dada (falamos de Portugal) (agora com alterações) não irá provocar mais “partidas” para o além? Querer a salvação, é justo. Ela pretende-se equilibrada, alargada e facilitada. Todos se lamentam que a “saúde vai mal”, mas quem pode encontrar o “remédio”parece não pensar da mesma maneira…

LIMPEZAS Por ordem e orientação do executivo, Junta de Freguesia local, foram limpas e aparadas as árvores do Jardim Cândido de Figueiredo, das escolas e outras da sua responsabilidade. De caminho foram limpas as bermas na estrada. Muito bem. Veio depois o vento forte, espalhando outro lixo, nada de significativo, mas são contingências da Meteorologia.

NEUR OL OGIA NEUROL OLOGIA DR. PETER GREBE

TRATAMENTO DE ENXAQUECAS/CEFALEIAS DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO

CONSULTAS E MARCAÇÕES Tondelmédica Telef.: 232 821 815 Rua Dr. Flausino Torres - Tondela

JT 1033  

Jornal de Tondela

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you