Page 1

VIDA

Saúde e Comportamento Infantil CASA

Design Infantil e Infantojuvenil ESTILO

Os mini fashionistas

Ano II - Edição 19 - Outubro/2012


Esta edição é toda feita para aqueles que nos dão alegria através de um simples gesto – as crianças. Em primeiro plano, os cuidados essenciais relacionados à saúde e bem-estar dos pequeninos que, desde a gravidez, exige muita atenção e dedicação. Um dos momentos mais apreciados e divertidos de ter um bebê é quando chega a hora de pensar no quarto que vai aconchegar o mais novo e amado membro da família. Iniciam as pesquisas sobre o tema adequado, bem como as cores mais indicadas, mas é mesmo na fase final que o dormitório vai ganhando forma. Para as meninas a cor rosa ainda é requisitada; para os meninos, o azul faz bastante sucesso. Entretanto, muitas novidades tem surgido para oferecer opções mais modernas e descoladas para os pequenos. Feitos sob a ótica da contemporaneidade, os projetos abusam de tons e linhas. É isso que preparamos nesta edição: produtos de encher os olhos e inspirar propostas mais ousadas. Já na questão estilo, promovemos um editorial de moda especial para os mini fashionistas do momento que, na medida em que crescem, já possuem opinião própria a respeito do que gostam de vestir, seus brinquedos preferidos e até mesmo os cuidados com alimentação. São elas, nossas eternas crianças, as responsáveis pelos deliciosos assuntos das páginas a seguir. Have fun! Silvana Aibel Silvia Perusso

Capa Os mini fashionistas Valentina Mann, Augusto Gelmini Anhaia, Eduardo Rosiana Sebben, Manuela Zanini, Maria Luiza Ruggeri Brandão e Eduardo Rosina Sebben pintaram o sete no ensaio para esta encantadora edição. Os pequenos vestiram looks Lilica e Tigor Bento Gonçalves para os clicks da Retratu’s Ateliê Fotográfico.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Dirce Heuser | Camila Cervieri | Rosângela Masutti Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 2621 3134 | contato@jornaldesign. com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Foto Retratu’s Ateliê Fotográfico

Editorial


Fotos Divulgação

Super Nanny O anjo que caiu do céu para ajudar os papais

vida

Jornal Design | Serra 3


Fotos Divulgação

Os filhos são um produto da família, um espelho dos pais, das atitudes ou da falta de atitudes deles. Não é uma questão de culpa mas de responsabilidade.

4 Jornal Design | Serra

Cris Poli é Argentina, radicada no Brasil, tem 66 anos e dedicou 40 deles à educação infantil. Atuou como professora de algumas das mais respeitadas escolas de Buenos Aires até se mudar para São Paulo e aplicar seus conhecimentos em colégios da capital paulista. Formou-se em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernandez, de Buenos Aires, na Argentina. Em 2006 foi convidada pelo SBT para ser a apresentadora do programa Super Nanny, que já está em sua nona temporada. O sucesso da atração rendeu frutos para a educadora Cris Poli. Depois de colocar a criançada na linha, ela virou best-seller ao lançar seis livros sobre educação infantil. Com exclusividade para o Jornal Design, ela dá algumas dicas para os papais e mamães conseguirem domar suas ferinhas! Jornal Design | Quais são as principais dificuldades encontradas pelos pais ao educar seus filhos? Cris Poli | Estabelecer uma rotina, regras, incentivos, disciplina e usar autoridade legítima. JD | Como saber dosar a imposição de limites? CP | Os limites são necessários, devem ser claros, concretos e adequados à idade da criança.

JD | Qual a sua opinião sobre castigos? CP | Castigos não educam. Sou à favor de disciplina, entendendo que disciplinar é corrigir comportamento errado e ensinar o certo. JD | Como funciona o método de recompensa? CP | Se estabelecem regras e se determina de antemão um reconhecimento pelo esforço realizado. JD | Qual o maior erro que os pais cometem sem perceber que é prejudicial ao compartamento dos filhos? CP | Ameaçar(e não cumprir), manipular(comprando objetos para compensar a ausência), bater(pois não educa), não ser consistentes em suas atitudes(depende tudo do dia e do humor) e serem autoritários(sem autoridade legítima). JD | Qual a sua opinião sobre a tv, como entretenimento para as crianças? CP | Ela é boa se administrada com sabedoria. JD | Você acha que esses desenhos que foram elobarados a partir de estudos realmente são educativos? CP | Tem alguns que são verdadeiramente educativos. Precisa selecionar de acordo à idade.

tem filhos com dificuldades de comer? CP | Não supervalorizar a situação. Colocar um prato de comida saudável na hora da refeição, não insistir ou brigar se a criança não quer comer, mas também não dar mais nada até a próxima refeição. Uma criança que tem um prato de comida saudável na hora da refeição não morre de fome. JD | O que pode facilitar na transição casa/colégio, tanto para os pais quanto para os filhos? CP | Entender que é o momento certo tanto para os pais quanto para os filhos, escolher um colégio em que se confie e transmitir essa confiança e essa certeza para os filhos. JD | Quais as principais dificuldades de reeducar os pais? CP | Os hábitos que já adquiriram e acreditar que o problema está nos filhos e não neles. JD | Na sua opinião e experiência, os filhos realmente são os filhos do que tem em casa? CP | Os filhos são um produto da família, um espelho dos pais, das atitudes ou da falta de atitudes deles. Não é uma questão de culpa mas de responsabilidade.

JD | Qual a sua dica para as mães que

vida


Dicas para estimular a criatividade nas crianças

Como

Ofereça brinquedos simples, em que a criança possa explorar de várias maneiras. Os brinquedos simples são aqueles que permitem desenvolver a criatividade. Dão à criança espaço para conceber novas formas de brincar, para idealizar novos cenários e para procurar outros recursos.

despertar a

criatividade nas crianças?

vida

senhar, modelar e construir. Experimentando os diversos materiais, eles aprendem a expressividade direta do traço, a percepção da linha que gera formas, etc. O contato com a arte contribui para desbloquear o processo criativo, proporcionando assim a descoberta das mais variadas formas de expressão. Sendo assim, o ambiente que os pais oportunizarem para a criança, poderá contribuir muito para o desenvolvimento da criatividade. Como em muitos outros aspectos, a atitude dos pais é fundamental. Se os pais forem criativos, se gostarem de encontrar soluções inovadoras, de desenvolver ideias novas, os seus filhos terão um ótimo exemplo a seguir.

Permita que a criança brinque com sucatas, folhas secas, gravetos, enfim materiais alternativos. As crianças têm uma imaginação fértil e quando, em qualquer momento, não têm os seus brinquedos junto a si, são capazes de reinventar brincadeiras com os mais diversos materiais. Improvise fantasias com pedaços de panos, toalhas, fitas e plásticos. O lado motor não pode ser esquecido. O senso comum tende a relacionar a criatividade com manifestações intelectuais e artísticas, mas não é só isso. Estimule também o esporte, o desenvolvimento físico. Não barre os “porquês”, o pensar, o refletir, fazer relações e a curiosidade, pois é o que impulsiona grandes ideias.

Jornal Design | Serra 5

Fotos Divulgação

A criatividade é a capacidade de encontrar soluções novas para um problema ou de produzir, criar e recriar novidades. É um ato inteligente que está presente em todos os seres humanos. Mas o seu desenvolvimento depende em grande parte, do ambiente estimulador que a criança está inserida. A infância é o período por excelência em que a criatividade poderá ser desenvolvida e estimulada, relacionando-se em muitos aspectos com a imaginação e a motivação. Paralelamente, a criatividade é um componente importante para o desenvolvimento da criança e para a formação da sua personalidade. Terá grande influência no adulto que irá se tornar e nas atividades que poderá vir a desempenhar de forma mais inovadora, completa e com sucesso. Existem muitas atividades que os pais podem estar realizando junto com os filhos para ajudarem no desenvolvimento da criatividade. Brincar, explorar e entender o mundo através dos sentidos, que incentivam a despertar o interesse pelas artes e pelas atividades criativas. O processo de criatividade se manifesta claramente nos desenhos infantis, que é o primeiro registro concreto expressão pessoal. O desenho das Letícia Casonatto da crianças é feito de maneira inconscienPsicopedagoga e Pedagoga te, sem a preocupação do que os outros da Clínica Jeito de Servão pensar. Elas gostam de pintar, de-


Como a leitura e a escrita, os hábitos alimentares também são aprendidos na infância. A educação alimentar inicia desde cedo e devemos prestar muita atenção para que este ensinamento seja realizado da melhor maneira, a fim de que as crianças não apresentem futuros problemas alimentares. Uma alimentação saudável na infância é garantia de bom desenvolvimento físico e intelectual, tudo o que queremos para nossos pequenos. Para isso, podemos nos basear no conceito da pirâmide alimentar para montar o prato da criança, que deve ser composto por: - Alimentos energéticos: fornecem energia para o dia a dia e são fundamentais para a fase de crescimento. Neste grupo encontram-se os pães, massas, arroz, batata, biscoitos, entre outros. - Alimentos construtores: apresentam a função de estrutura na formação dos músculos, pele, unhas, e outros, além de cicatrização. Entre os exemplos deste grupo encontram-se as carnes, leite e derivados, ovos e feijões. - Alimentos reguladores: são as fontes de vitaminas, minerais e fibras – nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Seu consumo deve ser diário para evitar o aparecimento de doenças, infecções e gripes, além de regular o funcionamento intestinal, que também está totalmente ligado à integridade

de nosso organismo. Dentre os reguladores cito todas as frutas, verduras e legumes. É importante selecionar os alimentos pela sua qualidade nutricional preferindo ofertar produtos integrais e orgânicos, evitando a oferta de variedades industrializadas, refrigerantes e doces em excesso. Além do cuidado na hora de montar o prato, outros cuidados tão importantes quanto esse devem ser tomados. - Nunca permitir que a criança permaneça por longos períodos sem se alimentar, oferecer refeições a cada três horas; - As refeições devem ser feitas na mesa, em lugares calmos e bem iluminados. Nunca na frente da televisão, computador ou outros meios de entretenimento; - Explicar a importância de cada alimento e apresentar pratos atrativos, sempre incentivando o consumo de novos alimentos; - Os pais ou cuidadores devem ser um bom exemplo para o pequeno, ou seja, é muito importante que a criança veja seu responsável tendo bons hábitos alimentares. O ato de alimentar seu filho de forma saudável é uma das maneiras de demonstrar como ele é precioso para você, já que esta atitude repercutirá no futuro desta criança tão amada.

Letícia Bettinelli

Nutrcionista Especialista em Nutrição Clínica Personalizada

6 Jornal Design | Serra

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Comer, comer é o melhor para poder crescer!

Atividade física para crianças Hoje em dia a maioria dos pais se preocupam em oferecer uma atividade física aos seus filhos. Cada vez mais se fala da necessidade de ter um estilo de vida saudável e na importância de seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física para ter uma boa saúde. Apesar de toda essa repercussão, a cada ano cresce o número de crianças obesas. Uma das causas de obesidade é sem dúvida o sedentarismo, onde há grandes chances de desenvolver problemas de saúde como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Na nossa vida moderna, moramos em apartamentos e seja por segurança, comodidade e o próprio avanço tecnológico, nossos filhos dispersam-se em torno da televisão, vídeo game e computador. As brincadeiras de rua, como esconde-esconde, pega-pega e futebol não existem mais. Muitas vezes só fazem exercícios nas aulas de educação física da escola. Uma das consequências deste menor gasto de energia associado à uma maior ingestão alimentar é o aumento do peso corporal da criança. Algumas crianças obesas também enfrentam outro problema: a vergonha por ser “gordo”, excluindo-se do convívio social com os colegas, preferindo não ir à academia ou fazer atividade física em grupo.

Em resposta à esse comportamento, a prática da atividade física da criança com um personal trainer cresce a cada dia. Ter um professor particular tem suas vantagens, pois o trabalho é direcionado levando em conta as diferenças e necessidades específicas, além de desenvolver o estímulo ao esporte. Apesar dos benefícios do personal não podemos esquecer que nessa fase é muito importante para o desenvolvimento geral da criança a sua integração com grupos e trabalhos coletivos como brincadeiras, jogos e gincanas. As atividades em clubes, parques ou mesmo na escola devem fazer parte da vida da criança. Praticar uma atividade física regular mesmo sendo ela lúdica, tem a capacidade da redução de peso, a melhora no equilíbrio, força e outras funções fisiológicas, apesar de que elas não estão preocupadas em condicionamento cardiovascular ou em perda de peso. Elas querem é se divertir e fazer amigos. As modificações do estilo de vida com a redução do sedentarismo e inclusão da prática regular de atividade física são importantíssimos na infância e adolescência e o suporte familiar é fundamental. Os pais devem dar o exemplo, exercitando-se. Pais ativos tendem a ter crianças fisicamente mais ativas.

Tatiana Toller Educadora Física

vida


A gravidez é um período da vida das mulheres em que ocorrem diversas mudanças imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares que as tornam mais propícias à diversas alterações cutâneas. Isso gera grande ansiedade para a futura mãe, principalmente nas dúvidas de caráter estético e a possibilidade do não desaparecimento dessas lesões após a gestação. A mulher grávida necessita de cuidados especiais com a pele para evitar ou, pelo menos, amenizar distúrbios da pigmentação tão comuns em quase 90% dos casos que decorrem de alterações hormonais nesse período. Nota-se, mais comumente, um aumento da pigmentação em áreas como mamilos, aréolas mamárias, genitália externa e linha central do abdômen. Sem mencionar sinais, cicatrizes e sardas, que também se tornam mais escurecidos nesse período. Porém, com o término da gravidez, boa parte dessas alterações regridem espontaneamente.

vida

Acne é uma outra preocupação, surgindo em 25% das gestantes, principalmente no primeiro trimestre, devido à elevação dos níveis de progesterona. O primeiro passo no combate à acne é uma boa orientação quanto à higienização cutânea, seguida de uma limpeza de pele de acordo com a necessidade da paciente com produtos suaves que não ressequem a pele, seguido do uso de filtros solares. Uma das alterações mais temidas são as estrias, ocorrendo em 90% das gestantes, com maior frequência no terceiro trimestre da gestação. Tem localização mais comum no abdômen, mamas, coxas, laterais dos quadris e nádegas. Como primeira medida preventiva, é importante a manutenção do peso, para que não haja um aumento significativo e abrupto durante os diversos períodos gestatórios, em especial no último trimestre. Hoje já se sabe que o somatório de alterações hormonais, junto ao estiramento da pele contribuem para o surgimento das estrias. É de fundamental importância a aplicação de hidratantes corporais para uso na gestação, que auxiliam na lubrificação da pele que sofre estiramento e tração. Porém, uma vez constituídas após o parto, podemos iniciar o tratamento com carboxiterapia, microdermoabrasão e peelings químicos(o uso de ácidos só pode iniciar após o período de amamentação). O tratamento na fase recente das estrias em que elas têm coloração avermelhada é mais fácil.

Bruna de Bacco Fisioterapeuta

Não quero comer, e agora? Foto Divulgação

Foto Divulgação

Cuidados com a pele durante a gestação

Uma grande preocupação das mães, é a alimentação dos seus filhos. Com a importância da nutrição sendo comprovada frequentemente desde a infância, começa a surgir dúvidas sobre a qualidade da alimentação dos pequenos, principalmente quando eles recusam-se a comer frutas e verduras e preferem doces e frituras em qualquer refeição. E então, o que fazer? Nada de desespero ou afobação, uma das formas mais eficientes de evitar esses casos ou até mesmo corrigí-los é desde a introdução da alimentação, a partir do sexto mês de vida, oferecendo frutas e verduras nas refeições, diariamente. E mais do que oferecer, é preciso que os pais e a família que fazem a refeição com a criança também consumam estes alimentos, demonstrando a importância do consumo. Frituras, doces, salgadinhos, refrigerantes, chocolates, sorvetes e demais guloseimas típicas da fase, devem ser evitados, e oferecidos às crianças even-

tualmente, não como forma de recompensa mas sim de reconhecimento. Novos alimentos devem ser sempre incentivados, mesmo que não haja aceitação em um primeiro momento. Ofereça no mínimo três vezes, em momentos diferentes. Também é possível fazer com que a criança participe do preparo dos alimentos, fazendo com que ele aprenda as texturas, cores, aromas e sabores, apreciando desde a infância uma alimentação saudável e prazerosa, interagindo com os alimentos e podendo comer “sua própria comida”. Os hábitos alimentares saudáveis, começam desde a infância. A referência alimentar da criança são seus pais, o que você come, é o que seu filho aprenderá a comer, bons hábitos alimentares iniciam em casa e perpetuam-se ao longo da vida. Priorize uma alimentação saudável para sua família, a saúde do seu filho agradece. Alimente esta ideia!

Markelen Calza Nutrcionista

Jornal Design | Serra 7


Foto Brenda Duda

Desenvolvido pelo DC Michael Leahy, o ART é uma técnica de liberação ativa, que consiste no tratamento manual de lesões de tecidos moles, tais como os músculos, tendões, fáscias e nervos. As lesões mais frequentes são estiramentos, adesões, hipoxia tecidual e disfunção articular. Esta técnica é bastante utilizada em atletas, devido ao resultado rápido e eficaz. Após detectar a lesão, deve-se tratá-la por manipulação, utilizando uma técnica de contato específica. Quando estruturas de tecidos moles são lesionadas, a biomecânica é alterada e é impossível para um múscu-

lo, por exemplo, sofrer uma laceração significativa, desenvolver uma adesão e voltar a funcionar normalmente. A função e o movimento são afetados em escala macroscópica. Os tecidos moles mudam com o tempo após sofrerem lesões e reparos, e estas alterações são previsíveis e palpáveis. Isto vale para todos os tecidos moles, e não apenas para músculos e fáscias. É evidente ressaltar que para obter um melhor benefício no tratamento com ART, é importante o realinhamento articular(ajustes vertebrais quiropráticos) para liberar o pinçamento dos nervos periféricos. Durante o tratamento com ART é visível as mudanças de textura, tensão, movimento e função tecidual. De modo geral os sintomas são reduzidos durante a primeira e segunda sessão quiroprática. Quando os problemas de tecidos moles são realmente resolvidos, os sintomas só retornarão se a lesão ocorrer novamente. O paciente deve ser cuidadosamente orientado sobre como evitar novas lesões, o que normalmente consiste em educação sobre o exercício, alongamento, postura e sobre o mecanismo da lesão, de modo que se possa evitá-la no futuro. Procure sempre um quiropraxista graduado e membro da ABQ(Associação Brasileira de Quiropraxia) para um tratamento seguro e eficaz. www.quiropraxia.org.br

Kely Ana Mattei Quiropraxista Certificada em ART da Coluna Vertebral

8 Jornal Design | Serra

O apelo comercial do dia da criança

Vem chegando o Dia da Criança, e a propaganda em cima de nossos filhos é pesada. É na televisão, nas vitrines, jornais, revistas, por tudo. Desde cedo, somos estimulados ao consumismo, mas como devemos lidar com este assunto com nossos filhos? Recentemente, li em um blog na internet* algumas dicas de como trabalhar Educação Financeira com nossos filhos, algo maravilhoso, que resolvi trazer à discussão. Não é de nossa cultura discutir prioridades, nem valores, ou despesas domésticas gerais com nossos filhos, mas poderíamos fazer mais isso. Começando com os presentes do dia das crianças. A sugestão seria criar uma lista de “desejos de presentes”, discutindo com seus filhos a respeito de valores e possibilidades e o que seria mais do contento de cada um, mas sempre de maneira tranquila e acessível, como se definisse uma “lista de prioridades de presentes”. Na verdade, alguns até já fazem isso, mas o objetivo maior é fazer com que participem de todos os presentes, para entenderem os gastos como um todo, mesmo as crianças menores. Inclua também gastos com passeios, viagens, festas, etc. Mesmo para quem não está apertado de dinheiro, isso faz com que nossas crianças aprendam a valorizar mais os objetos recebidos, se tornando adultos mais responsáveis, evitando aquele estilo de consumistas vazios, que nada lhes agrada. Também é importante lem-

Foto Divulgação

Active Release Technique (ART) no tratamento quiroprático

brar que não é preciso exagerar no presente ou presentes, tanto no valor ou número de presentes, nem para mais, nem para menos. Isso não prova amor., só reforça o consumismo. Equilíbrio. Outra dica é fazer com que a criança economize durante o ano para comprar o presente desejado. Então, determine um valor “X” para que seu filho alcance, o restante, pode-se complementar “para ajudar”. O segredo é, para qualquer dinheirinho que seu filho ganha(mesada, gorjetas, presentes), lembrá-lo da combinação e estimulá-lo a colocar no “cofrinho do presente”. Também vale avisar aos parentes que a criança está guardando dinheiro para comprar um presente, para que todos também possam ajudar. Isso também faz com que a criança desenvolva habilidades de economia e valorize mais seus ganhos. Depois de negociarem os presentes, com adequação para cada personalidade, idade e sexo, é só aguardar o grande dia, a hora da receber os presentes. Porque presentes fazem parte desta data. *Site: dinheirama – pedagogia econômica – pedagoga Bernadette Vilhena

Nádia Bedin Psiquiatra

vida


Fotos Divulgação

O lugar das crianças em alguns lugares do mundo Qual é o lugar das crianças? Onde estão as crianças? Que políticas são feitas para preservar “um lugar” para as crianças? São as escolas? E essas, são para as crianças? O tema que tenho me debruçado nos últimos anos, de investigar experiências educativas para crianças de zero à seis anos, tem me provocado a refletir sobre os modos como escolas e suas pedagogias se organizam para acolher crianças e suas famílias ao longo dos primeiros anos de suas vidas e, portanto, no tempo e no momento em que somos iniciados a conhecer e desvendar os mistérios da vida. Para poder pensar sobre este tema, ando pesquisando e viajando para conhecer alguns lugares com a finalidade de participar de experiências educativas, de esfera pública, que indicam outras maneiras de pensar e fazer o cotidiano de crianças em instituições coletivas – as escolas. As experiências que escolhi compartilhar, no meu ponto de vista, promovem diariamente nas suas instituições aquilo que deveria ser pauta de qualquer escola de Educação Infantil no mundo: cons-

vida

truir um espaço acolhedor, saudável, rico de experiências, que ofereça para as crianças oportunidades distintas e diferentes daquelas que a mídia, a sociedade e a família possa oferecer, ou seja, a garantia de que crianças tenham a certeza de estar num lugar organizado e pensado para elas. Uma dessas experiência é na Dinamarca. O que acontece com crianças e adultos – na sua grande maioria, homens – em algumas cidades deste país é praticamente inimaginável aos nossos modelos para Educação Infantil. Por exemplo, brincar e dormir em um pátio com até 10° negativos. Assim é o cotidiano de centenas de crianças que frequentam, diariamente, as Escolas da Floresta ou Escolas do Bosque. Meninos e meninas com até seis anos de idade, deslocam-se do centro da cidade através de ônibus e caminhadas em direção aos bosques e florestas, para montar a barraca, arrumar o fogo, brincar nas margens de lagos, ouvir histórias e conversar. Afazeres do cotidiano que são entendidos como conteúdos para as Escolas da Floresta. Na Itália, em especial na região norte, os ateliês de expressão tornam-se, a partir da criança, o eixo central do trabalho educativo. A preocupação em criar espaços e escolher diferentes materiais para que as crianças conheçam e experimentem as distintas linguagens parte da ideia de uma criança que está em relação com o mundo desde o seu nascimento e, por isso, o papel da escola é tornar suas linguagens visíveis. Baseada nas experiências italianas, a Espanha cria o seu jeito de pensar as redes de Escolas Infantis apostando nos ateliês, convidando as famílias a fazer parte do cotidiano das escolas. Através do uso da Documentação Pedagógica, narra as histórias das experiências vividas pelas crianças, e aposta na ideia de uma escola dialógica e aberta, no qual se torna lícito o convívio e as relações. Desta forma tem investido profundamente na organização dos espaços e na infraestrutura das escolas. De todas estas experiências que compartilho – Di-

namarca, Itália e Espanha, trago junto em minha bagagem pelo menos uma década de experiência como professor e coordenador de escola que me fazem apostar diariamente que a escola pode tornar-se o lugar para as crianças. A receita parece existir, um pedagogo italiano me ensinou, “que as coisas relativas às crianças e para as crianças somente são aprendidas através das próprias crianças”. Desejo, numa próxima oportunidade, contar histórias de lugares mais próximos, pra poder ter a certeza de que para as nossas crianças também está sendo garantido o seu lugar!

Paulo Sergio Fochi Pedagogo, especialista em Educação Infantil

Jornal Design | Serra 9


O que é a RPG? Método da fisioterapia que aborda tanto a prevenção como o tratamento dos desequilíbrios do corpo humano, compreendendo as necessidades de cada indivíduo. Faz uso de posturas específicas associadas à respiração para harmonizar as cadeias musculares. Busque o equilíbrio, traduza em bem-estar e descubra harmonia em seu corpo. Como está a postura do seu filho? E o peso da mochila? Sentando de forma correta na frente da televisão, computador ou video game? As crianças vivem em um ambiente acelerado e totalmente tecnológico que acaba resultando em estresse, falta de concentração e má postura. A prática de carregar mochilas pesadas, a postura relaxada em frente a televisão, computador ou video game são fatores que contribuem para os pequenos cultivarem maus hábitos, perdendo a postura e a saúde por toda a vida. A RPG(Reeducação Postural Global)

pode ser e grande ajuda durantes esta fase de crescimento e desenvolvimento, onde se observam grandes alterações na estrutura corporal, em particular na estatura. Um dos grandes problemas, além da má postura adquirida no dia a dia, que pode-se observar nesta fase, ocorre quando o crescimento ósseo é acelerado e muitas vezes pode não ser acompanhado do mesmo desenvolvimento muscular, causando desequilíbrios posturais. Desta forma é possível apresentar alterações na coluna vertebral como cifose, hiperlordose, escoliose ou retificações, dentre as escolioses é a mais comum e importante merecendo atenção redobrada. Problemas articulares de desalinhamento como joelhos e tornozelos valgo ou varo e pés planos ou cavos, que muitas vezes são de fácil tratamento. É justamente nesta fase que a RPG pode viabilizar a correção ou atenuação destas alterações posturais, direcionando, de forma global e eficiente com ótima resposta por parte das crianças.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

A reeducação postural global (RPG) como aliada na postura das crianças

Spa para crianças Um spa criado especialmente para mimar a garotada. O ritual, oferecido pelo Iva Espaço da Beleza, inclui banho de banheira, cabelo e tratamento facial, tudo realizado em uma sala decorada com bolas e estrelas, velas e pétalas de rosa. De acordo com a Iva, proprietária do espaço, dois grupos já agendaram o programa para comemorar o dia com muito glamour. “A ideia é a diversão então formamos grupos de quatro amigas, para tudo ficar muito mais divertido!”. Construção da identidade Para a psicanalista Vera Vinheiro, a busca da menina pela maquiagem da mãe, ou a do menino pelos hábitos do pai, é saudável, e os pais podem ficar tranqüilos. Os produtos novos que são

lançados no mercado infantil, para ela, devem ser vistos como um estímulo aos pequenos, na difícil busca pela construção da identidade. “A criança é narcísica por excelência. Para ela, o mundo é só dela. Então é natural buscar atributos de identificação com o pai ou a mãe, porque é ali que ela constrói, sem se dar conta, sua identidade sexual”, explica Vera. Mas a psicanalista, que trabalha com crianças, alerta para o fato de que essas escolhas – como fazer a unha, se maquiar ou se produzir como os adultos - não devem ser incentivadas pelos pais, mas partir da própria criança. Ela considera que um ritual de spa seria um exagero de vaidade, onde o marketing estaria falando mais alto.

Fernanda Zatt

Fisioterapeuta especializada em RPG e Pilates

10 Jornal Design | Serra

vida


casa

Jornal Design | Serra 11


Fotos Divulgação

Dodo

Baby Suommo Um verdadeiro conto de fadas

12 Jornal Design | Serra

Design e segurança. São essas as palavras que guiam o trabalho do designer Ximo Talamantes nas criações para a Baby Suommo. Instalada em Castellón, Espanha, a empresa especializada em mobiliário infantil de luxo, surgiu em 2006 a partir das necessidades que Talamantes sentiu ao ser pai. A empresa espanhola é pioneira em desenvolver conceitos de seguranca em mobiliários para bebês, com alta qualidade nos materiais e design sofisticado. Esta política adotada veio a partir da preocupação como pais, no tempo que os filhos passam em casa. Além disso, os materiais dos produtos são de autêntico luxo: madeira nobre, seda natural, 100% algodão, cashmere, Swarovski, ouro e até mesmo diamantes. Todos produtos, com excessão da cama Bela, cômoda Bianca e o armário Boelo, são feitos à mão, além de que, qualquer produto da marca pode ser customizado. Entre seus clientes estão Robbie Williams, Hillary Duff e Penélope Cruz, além de outros nomes que ele não pode revelar de acordo com um contrato confidencial. É impossível olhar e não ficar encantado com esses móveis que parecem pertencer à um conto de fadas! Seus produtos possuem linhas futuristas e ao mesmo tempo tão delicadas! Claro que algumas peças tem um brilho a mais, o berço Dodo é uma delas. Dodo é feito à mão, de madeira nobre, e seu interior é forrado com seda natu-

Perla

ral. Seu formato remete à um ovo, para proporcionar ao bebê o mesmo aconchego do útero materno. Além disso, possui rodas multi-direcionais de 360 graus que se movimentam silenciosamente. Outra estrela é o Grand Sonno, um berço que acompanha o crescimento da criança, também com rodas multi-direcionais de 360 graus que, ao ser descompactado suas peças formam uma cama, uma mesinha e prateleiras. Suas cômodas também dão um show à parte sobre segurança. Possuem cantos arredondados, para evitar possíveis batidinhas quando os pequenos começam seus primeiros passos. Não bastasse isso, elas contam com uma tecnologia no fechamento das gavetas, que ao serem empurradas, fecham pausadamente, sem correr o risco de esmagar os dedinhos e as cômodas contam também com um contrapeso na parte posterior, que evita a queda do móvel para a frente. Além disso, as estruturas dos produtos geralmente são compostas apenas uma única peça, dispensado a montagem ou uso de filamentos, o que aumenta ainda mais a segurança, e claro, o design. Os valores também são luxuosos. Eles começam a partir de 1.000 euros e seguem conforme sua customização. Um colírio para os olhos e uma segurança para os pais. Impossível não se apaixonar! Para conhecer mais desse belíssimo trabalho acesse: www.babysuommo.com

casa


Boelo

LaPerla

LaPerla

GrandSonno

www.masutticopat.com.br casa

Jornal Design | Serra 13


Fotos Divulgação

Design para crianças

14 Jornal Design | Serra

Luciana Raunaimer começou a desenhar berços quando procurou um diferente para presentear a afilhada. Hoje a Ameise Design ainda é um pequeno atelier em família com vontade de crescer. A Ameise surgiu da necessidade de se pensar em design específico para crianças. Além dos berços, Luciana criou também caminhas, cômodas e casinhas de bonecas. Para a criadora, a infância é muito mais do que contos de fadas, é muito mais do que os esteriótipos usados, ela acredita que a infância é um quadro em branco que pode, e deve, ser preenchido exclusivamente com as histórias e os sonhos dos pequenos, além de ser a fase em que se constrói a identidade do indivíduo. As linhas dos produtos da marca, não somente propiciam qualidade estética, como também utiliza o caráter lúdico nas suas propostas e assim, permite que a criança abuse da criatividade. O imaginário infantil é construído pelo contato com o seu entorno, com essa preocupação a Ameise pretende inovar nos estímulos, nas formas, nos modos de se pensar as atividades, somando sempre a boa nostalgia dos brinquedos e móveis de madeira. Insira design na rotina do seu filho! Para conhecer mais o trabalho da Ameise Design acesse: www.ameisedesign.com.br

casa


casa

Jornal Design | Serra 15


Fotos Divulgação

Era uma casa...

16 Jornal Design | Serra

Michele Luz: arquiteta e proprietária da Era uma Casa, empresa de Belo Horizonte que trabalha com sofisticação, elegância e muita criatividade. A Era uma Casa desenvolve produtos personalizados para quartos de bebês, isso sob encomenda, o que proporciona ao cliente e também ao arquiteto, uma perfeita harmonia entre as peças e seu ambiente.

Idealizado para um menino, mas totalmente adaptável para uma menina, este quarto de bebê foi inspirado no estilo clássico, tanto no layout quanto nas peças escolhidas: berço, quadros, mobiliário e adornos. Tudo feito de forma personalizada pela Era uma Casa especialmente para este ambiente. O astro deste quarto sem dúvida é o papel de parede, as molduras de polie-

casa


Fotos Divulgação

tileno que há algum tempo havia sido esquecidas, aparece no rodapé bem largo das paredes e no portal, remetendo ao estilo de decoração elegante e atemporal. A cortina em linho, bem farta, tem um detalhe de um nó despretensioso no lugar das abraçadeiras dando um charme especial e quebrando a austeridade.

casa

Os lustres de cristais com o acabamento provençal destacam o berço, branco clássico, de madeira maciça entalhada, todo em captonê feito com o mesmo linho da cortina. Brinquedos e objetos com cara de antiguinhos, feitos pela Era uma Casa, é o que caracteriza o sexo do bebê, bem como os quadros em acabamento ama-

deirado. Destaque especial para o quadro com os dizeres “sorry but i’m the prince”. A prataria também dá o toque de elegância ao ambiente. A varanda do quarto, emoldurada com o dossel, é um charme a mais, torna o ambiente ainda mais aconchegante para momentos do banho de sol e amamentação .

Jornal Design | Serra 17


Fotos Divulgação

Iluminação em dormitório infantil Hoje em dia, o dormitório infantil se tornou a atração dos ambientes dentro de uma casa ou apartamento. Variados estilos, cores, mobílias e adornos motivam a criatividade dos arquitetos e o encantamento dos pais para receber e criar seus filhos. A iluminação é fundamental para destacar e valorizar este ambiente. A iluminação indireta e tênue auxilia muito as mães nas trocas e amamentações noturnas e para vigia do bebê quando ele dorme. Ela propicia um efeito de luz de maneira que a mãe consegue realizar tudo o que precisa com seu bebê sem que ele se sinta incomodado

com a presença de uma iluminação forte, que o faça acordar. A iluminação é feita com a intensidade ideal para que o bebê possa dormir com ela acesa durante toda a noite. Para a realização do projeto luminotécnico do quarto, intercalo iluminação direta e indireta, utilizando-as de forma separada nos interruptores, isso facilita a divisão dos efeitos de acordo com o uso. A iluminação direta é recomendada para as áreas de trabalho e a indireta para não ofuscar os olhos dos bebês durante a amamentação noturna. O projeto luminotécnico é sempre

definido após definição do layout, isso para podermos escolher a melhor maneira de usar cada efeito de iluminação proposto. A iluminação principal do quarto é a geral que fica no teto de maneira a oferecer conforto para o dia a dia e suas funções. Para o teto também poderemos utilizar de alguns efeitos de iluminação indireta, como as sancas e a simulação de um céu de estrelas com fibra ótica e cristais, conforme as fotos. Além de ficar bonito, faz com que a criança relaxe e auxilia na regularização do sono. O quarto infantil deve ser multifuncional, pois a criança, além de dormir

neste local, irá utilizá-lo em suas brincadeiras e até mesmo para fazer os deveres escolares. Lembrem-se que, o equilíbrio e a harmonia criam um ambiente estimulante para as brincadeiras ao mesmo tempo proporcionam aconchego e leveza para o descanso. Um abraço iluminado.

Giovani Carlet

Especialista em Iluminação

18 Jornal Design | Serra

casa


Dormitórios de Adolescentes Dormitório do Jovem A adolescência não altera apenas a percepção da vida, mas também serve de motivo para fazer grandes mudanças na decoração do dormitório. Nesse dormitório, o jovem de 13 anos, desejou um visual capaz de refletir traços de sua personalidade atual, por isso abre mão dos brinquedos, como também do espaço reservado para brincar. Como os interesses mudam com a adolescência, o dormitório passa a destacar a individualidade do ocupante, incorporando elementos que passem a valorizar o ambiente como televisão, computador, livros e som. Diferente do dormitório da jovem, que normalmente é marcado pela suavidade, romantismo e doçura, o dormitório do jovem possui cores mais fechadas e uma decoração mais sutil. O espaço do jovem é simples, discreto e funcional, ou seja, sem os detalhes que caracterizam o visual do dormitório.

casa

Nesse dormitório de 15,00 metros quadrados, houve uma mescla de tonalidades conjugando-se tons claros com escuros. O mobiliário em MDF compõe-se de caixa branca de 15mm e portas padrão Irlanda e espelhos. Os nichos e a cabeceira da cama box de meio casal receberam acabamentos no tom Petróleo. O destaque fica por conta da parede em tom de azul marcando desse modo a cabeceira da cama. Optou-se por um ambiente em clima descontraído, sendo um jovem discreto, que tem por hábito a leitura, serve o dormitório também para sua fase adulta. Dormitório da Jovem Para acompanhar o desenvolvimento da delicada e poderosa garota de 11 anos, projetamos um dormitório com área de 15,80 metros quadrados, utilizando na decoração as tonalidades rosa e lilás.

A doçura da ocupante é denunciada pelas delicadas marcas de suas mãozinhas na parede da cabeceira da cama, como também na delicadeza da cortina, nos tapetes, no lustre com cristais e na entrada nichos com sua coleção de bonecas. Os móveis são modulados em MDF, com caixa branca de 15mm, painéis, nichos e cabeceira da cama no padrão Rovere Chiaro, com detalhes na cor rosa. Portas de correr com puxadores em alumínio e nichos revestidos com espelhos auxiliam no espaço, como também ampliam o ambiente. Na extensão da parede da porta de entrada localiza-se o recanto dedicado aos estudos, escrivaninha e estande para seus livros e porta retratos. A porção menina moça fica clara na versatilidade do dormitório, cama box de meio casal, e os acessórios de decoração. Assim com o passar do tempo o espaço poderá ser adequado conforme sua idade.

Eliana Romagna Arquiteta

Jornal Design | Serra 19


Pintando o 7

Nós entendemos o poder das cores e os efeitos que elas têm em nosso estado de espírito. As cores nos cercam e influenciam todos os aspectos de nossa vida. Elevam, acalmam e inspiram, podem representar desafios ou despertar curiosidade e, de qualquer maneira, as cores podem mudar a forma como percebemos o nosso entorno. Olhar o mundo com uma perspectiva diferente, abre um leque enorme de possibilidades. O tema desta edição é quartos infantis. Pureza, fofura, sinceridade, suavidade, espontaneidade, dependência, curiosos, sensíveis. Essas são algumas palavras que nos vem à mente ao pensarmos nos pequeninos. Pensando nisso é que devemos nos

Fotos Divulgação

Dicas para os papais que estão na dúvida sobre que cor pintar o quarto de seu filhos inspirar ao criar um ambiente para eles. O bacana de decorar quartos de criança é poder brincar com formas, texturas, objetos e principalmente com cores. Utilize cores claras e calmas no quarto do seu filho, este ambiente precisa ser divertido e interessante. Ao pensarmos nas meninas é inevitável pensarmos nos tons de rosados e violetas. Os violetas são cheios de magia, vão desde os roxos vibrantes às tonalidades suaves, quase neutras. Uma boa dica são combinações tom sobre tom, tudo muito suave. O resultado é de um bom gosto incrível. Clássico e elegante, e ajuda a evidenciar muito mais os elementos decorativos existentes no ambiente.

Para os meninos, a primeira cor que nos vem é o azul. Os azuis são versáteis, inspiradores e nos fazem sonhar acordados. Quem é que nunca olhou para aquela imensidão de um céu estrelado e não deixou os pensamentos voarem? Uma opção de combinação são cores contrastantes. Que tal unir o azul com amarelo? O resultado é um ambiente alegre e calmo fazendo com que o espaço marque presença, além de destacar o que cada cor tem de melhor. E para quem não quer definir a cor em função do sexo da criança, ainda temos os neutros, que vão bem em qualquer ocasião. Além de elegantes, a vantagem de usar esses tons num quarto infantil, é poder abusar da cor na de-

coração. Gerando um clima agradável e interessante, valorizando o espaço e destacando cada detalhe. Uma dica de tinta é a 3 em 1: anti bactéria(elimina 99,9% das bactérias nas paredes), antimofo(3x mais proteção) e sem cheiro(após 3 horas de aplicação). Disponível nas mais de 2016 cores no sistema tintométrico.

Mauri Demarchi

Sócio-proprietário da Pró-Cor Tintas

20 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 21


cê já pode ter s seus sonhos.

spaços residenciais e corporativos com um simples toque. cnologia sem fio é possível integrar facilmente equipamentos , câmeras de segurança, ar-condicionado e persianas. Tudo e operar. Sem fios, sem quebra-quebra e sem preocupações. sto dentro do alcance e das necessidades individuais.

corporativa ess

>> Soluções diferenciadas em áudio e vídeo >> Centros administrativos e de convenções, auditórios, salas de reuniões, showrooms

veja na prática todo o conforto que a sua vida merece.

Agora você já pode ter a vida dos seus sonhos. A Sweet Home transforma espaços residenciais e corporativos com um simples toque. Através de uma exclusiva tecnologia sem fio é possível integrar facilmente equipamentos de áudio e vídeo, iluminação, câmeras de segurança, ar-condicionado e persianas. Tudo de um jeito simples e fácil de operar. Sem fios, sem quebra-quebra e sem preocupações. E o melhor de tudo, a um custo dentro do alcance e das necessidades individuais.

4550

>> Automação residencial e corporativa >> Exclusiva tecnologia wireless >> Cinema em casa

nçalves

br

>> Soluções diferenciadas em áudio e vídeo >> Centros administrativos e de convenções, auditórios, salas de reuniões, showrooms

Agora vo a vida do

A Sweet Home transforma Através de uma exclusiva te de áudio e vídeo, iluminaçã de um jeito simples e fácil E o melhor de tudo, a um c

Controle integrado e fácil de operar com exclusiva tecnologia sem fio.

Rua Visc de Pelotas, 951 - sala 201 Centro - Caxias do Sul - (54) 3021.4550

Mônica Pelicioli Studzinski Rua Tietê, 15e- Fabio S. Bento Studzinski - Bento Gonçalves (54) 3451 4550 - (54) 3701.4550

www.sweethome.eng.br Desenvolvimento de projetos especiais em áudio e vídeo.

Comodidade para criar seu cinema em casa.

Fotos Luiz Chaves

Visite nosso showroom e veja na prática todo o conforto que a sua vida merece.

>> Automação residencial e >> Exclusiva tecnologia wire >> Cinema em casa

Washington Stecanela Cerqueira e Joni Sonza

Visite nosso showroom e

A Sweet Home, empresa especializada em transformar espaços residenciais Rua Visc de Pelotas, 951 - sala 20 e corporativos através de uma exclusiCentro - Caxias do Sul - (54) 3021 Controle integrado e fácil de operar va tecnologia, inaugurou com sucesso Rua Tietê, 15 - S. Bento - Bento G com exclusiva mais uma loja, agora em Caxias do (54) Sul. 3451 4550 - (54) 3701.4550 tecnologia sem fio. Em recente evento, os sócios Fábio Stuwww.sweethome.eng dzinski, Jeferson Faés Bertolini e Joni Sonza recepcionaram seus convidados para um brinde especial. Visite o showroom Sweet Home e Desenvolvimento de projetos veja na prática todo o conforto que a especiais em sua vida merece! áudio e vídeo.

Jeferson Faés Bertolini e Fábio Ortigara Alves

Rua Visc de Pelotas, 951 - Sala 201 - Centro Caxias do Sul - (54) 3021.4550 Rua Tietê, 15 - Bairro São Bento Bento Gonçalves (54) 3451 4550 - (54) 3701.4550 www.sweethome.eng.br

22 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Divulgação

Dema: revendedora exclusiva Deca Se existe um lugar que nos sentimos a vontade em nossa casa é, sem dúvida, o banheiro, onde guardamos os nossos cosméticos, perfumes e ornamentos. Lá encontramos alívio em um banho relaxante , iniciamos o nosso dia e nos preparamos para a vida. Por esta razão acredito ser importante que o banheiro seja planejado, levando em consideração as características das pessoas que vão utilizá-lo. Uma maneira de tentar acertar é sempre ter boas parcerias, com produtos que agregam design, modernidade e acima de tudo tecnologia. Por isso usamos produtos da Dema, loja de acabamentos e revestimentos que conta com uma linha exclusiva de produtos de excelência, que atende um público mais exigente, com possibilidades de composições e criações infinitas permitindo criar banheiros exclusivos e únicos.         A Dema é pioneira   no segmento de acabamentos e revestimentos para banheiros e cozinhas da região,

casa

aliás, hoje é uma referência regional pelo seu atendimento e pela inovação, pois ela fornece produtos que agregam design e está sempre atenta à tendências atuais e inovações do mercado. A Dema é revendedor exclusivo da Deca que, indiscutivelmente, é uma excelente marca de produtos para banheiros e cozinhas. Materializar inovações tecnológicas, design sofisticado e economia de água em produtos que proporcionam qualidade de vida é uma das premissas que fazem da Deca a empresa líder em louças e metais sanitários no mercado brasileiro. Um grande   trunfo  que o arquiteto possui neste processo de escolha   é compreender que o cliente faz parte dele e que, bem orientado, certamente fará a escolha certa. Por isso cada projeto é único, pois é escolhido conforme o cliente, valorizando suas  vivências, aspirações e sonhos. 

Mônica Ferrari Arquiteta

Jornal Design | Serra 23


Fotos Divulgação

Papel de parede - cores e formas no quarto de seu filho. O divertido de decorar quartos de crianças Ê poder brincar com as formas e cores. O papel de parede valoriza o mobiliårio e personaliza o quarto de seu filho. Para quartos de bebê, você pode usar papÊis de paredes em tons claros com desenhos delicados, poås, listras, floral ou atÊ um xadrez no mesmo tom da decoração. Você tambÊm pode usar um papel de parede de cor lisa ou com uma leve textura e caprichar na escolha do border. Você pode optar por perso-

nagens famosos de desenhos animados, ou desenhos leves que darão harmonia ao ambiente. Para dar um toque final à decoração, recorte os desenhos do papel de parede ou do border e faça pequenos quadrinhos com molduras delicadas. Você pode fazer com que seu filho sinta-se dentro de uma floresta, interagindo com os animais. E ainda, complementar o cenårio com grandes årvores onde seu filho poderå medir-se e ver o quanto estå crescendo.

Quando seu filho crescer, você pode retirar o papel de parede sem sujeiras e transtornos e aplicar outro no lugar. A troca do papel de parede vai deixar o quarto do seu filho muito diferente. Misturar duas padronagens de papel de parede e nuances de cores pode tornar a composição do seu ambiente diferenciada e estimular a criatividade de seu filho. O quarto deve ser decorado de acordo com a criança que vai utilizå-lo, dosando o estímulo ou o relaxamento que a decoração deve produzir.

LuĂ­sa Damasio

SĂłcia-proprietĂĄria Artelana

                                

24 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Divulgação

Projetarium na Mostra & Cia Serra 2012 O espaço Jantar desenvolvido para a mostra, foi inspirado no Frank Sinatra a partir da música “New York”

As Salas de Jantar tem ganhado atenção especial, pois além de ser um espaço dedicado às refeições em família, também é lugar de receber a visita de amigos para um bate papo, combinado com uma boa culinária, típica da nossa região, além de comemorarmos ocasiões especiais. Diante disso, os clientes estão cada vez mais exigentes no quesito conforto, tornando o espaço cada vez mais dedicado ao convívio. Muitos são os modelos de mesas e cadeiras, que compõem uma sala de jantar. Na hora de escolher a mais apropriada, há que se levar em consideração, primeiramente o espaço que dispomos para a mesma.

Medir é a melhor solução. A loja pode auxiliar, mas o cliente precisa usar o bom senso, o próprio gosto e critérios porque a casa precisa ter o seu toque pessoal. Tendo em vista, esta preocupação com o espaço Jantar e merecendo uma atenção especial, é que a Projetarium Estar & Jantar em parceria com a Projeto 3 Design & Arquitetura, desenvolveu uma linha de móveis exclusiva para expor na Mostra Casa & Cia Serra 2012, em Caxias do Sul. A Mostra terá como Tema “A Música Não Pára”, fazendo uma cronologia musical e uma homenagem aos músicos e compositores de todos os tempos. Desde o século passado até hoje.

O espaço Jantar desenvolvido para a mostra, foi inspirado no cantor Frank Sinatra a partir da música “New York”, com o tema “Um jantar na cidade que nunca dorme, com um jeito Sinatra de ser”. No espaço serão mostrados produtos da empresa MO Design, comercializados em Bento Gonçalves exclusivamente na Projetarium Estar e Jantar. A empresa já esteve participando e expondo seus produtos recentemente na Casa Cor RS. Visite o espaço na Mostra Casa & Cia Serra 2012, que se realizará de 17 de outubro a 02 de dezembro, na Rua Moreira César, 2233, Bairro Pio X em Caxias do Sul, próximo ao Corpo de Bombeiros.

CONFORTO - ESTILO - BOM GOSTO

Av. Planalto, 1235 - Bento Gonçalves casa

54

3055.3054 - www.projetariummoveis.com.br Jornal Design | Serra 25


Bolsas e calçados, como mantê-los organizados

Fotos Divulgação

Cada vez mais temos muitos e muitos pares de sapatos que combinam com bolsas e aumentam esse número. Neste contexto, surge a dificuldade em organizar esses objetos no armário, o qual foi desenvolvido para guardar roupas. Para essa situação, a Intervento Design projetou para a Masutti Copat, acessórios práticos e eficazes que organizam e cuidam das bolsas e dos calçados. O cabide para calçados é versátil, prático e permite fácil organização desses itens dentro dos armários. É resistente e em aço pintado. Permite ótimo aproveitamento de espaço, pois acomoda dois pares de calçados por cabide. O ideal é que este produto seja utilizado nos módulos baixos, que normalmente ficam com pouco acesso e não são muito aproveitados. É possível também tirar o cabide sapateira e levá-lo a outros lugares. Outro item de difícil organização são as botas, e hoje não encontram-se sapateiras para elas. Pensando nisso, foi desenvolvido um acessório que as acomoda de forma eficaz e organizada. Pode ser instalado tanto em armários, como em lavanderias e através do sistema de corrediças pode ser deslocado do interior do móvel para melhor visualização. Esse produto recebe acabamento que se aproxima dos tons amadeirados,

26 Jornal Design | Serra

deixando o produto integrado ao contexto amadeirado dos móveis, contribuindo para um toque de aconchego dos ambientes. A organização de bolsas requer requisitos como cuidado com o couro, visualização e o maior agrupamento em um menor espaço possível. Partindo disso, a Intervento Design sugere mais um modelo para essa necessidade. A prateleira para bolsas dispõe de ganchos na parte inferior para que as bolsas sejam penduradas pela alça. Já as bolsas menores, que não possuem alça e são mais delicadas, como por exemplo as de festa, podem ser acomodadas sobre a prateleira, a qual também pode comportar outros itens que se deseja organizar. A prateleira bolsas é extraível, garantindo fácil acesso à esses acessórios. Para saber mais sobre os produtos acesse: www.masutticopat.com.br ou www.interventodesign.com.br

Juliana Desconsi Designer

casa


casa

Jornal Design | Serra 27


Neste mês de outubro, o Studio Marta Manente Design e Assessoria está de aniversário. Estamos fazendo história num país onde há tão pouco tempo, onde as empresas não conheciam os benefícios do design. E atualmente, com muito orgulho, é um dos pilares de sustentação de empresas que apostam no design como diferencial competitivo. Assim, com muita seriedade, o Studio Marta Manente foi um dos pioneiros do setor, sempre destacando o design como garantia de inovação, beleza e praticidade, gerando sempre positivos resultados. Permanentes pesquisas, viagens pelo mundo em busca de tecnologia, conhecimento e participações em feiras nacionais e internacionais são as principais ações do escritório a fim de trazer aos clientes as novidades e tendências de vanguarda. Com sede em Bento Gonçalves, Marta Manente conta com profissionais qualificados nas áreas de design de produto, gráfico e arquitetura, oferecendo uma assessoria completa em design estratégico. Contemplando, além do projeto do produto, ações de marketing e venda. E nestas épocas de aniversário, nada

28 Jornal Design | Serra

melhor que fazer uma análise do tempo vivido, registrando e enaltecendo todos que ajudaram a escrever essa história de sucesso. Competentes colaboradores, sempre disponíveis e atentos às necessidades dos clientes. Aqui todos são apaixonados por design e deixam suas marcas em cada trabalho realizado. Fornecedores que, sempre parceiros, nos mantém informados sobre as novidades em matérias primas, as quais são imprescindíveis e atualizam nossos projetos. Clientes de todo Brasil que apostaram na parceria e acreditaram que investir em boas ideias tem resultados que somam positivamente. Essa é nossa maior realização: perceber que nosso design está presente no sucesso dos nossos clientes. Studio Marta Manente, uma história que se inova a cada dia.

Marta Manente Designer

Fotos Divulgação

Foto Divulgação

Oito anos inovando o setor moveleiro

Casavitra lança Cooktop Premium Empresa do Grupo Tecnovidro amplia linha de fogões com diferenciais exclusivos no Brasil A Casavitra – empresa do Grupo Tecnovidro(Farroupilha/RS) – aposta em seu poder de inovação e lança o Cooktop Premium, um fogão de mesa para quem aprecia a arte de cozinhar, adequado para quem possui mais espaço em seu ambiente gourmet. A novidade chega com a oferta de estampas exclusivas numa proposta totalmente diferenciada. A Casavitra é pioneira no Brasil a fabricar cooktops coloridos, com estampas e cores inéditas. Seguindo um estilo mais clássico e sofisticado, o Cooktop Premium traz oito estampas que remetem a sensação de movimento. Os modelos são originais e foram selecionados para ofere-

cer exclusividade e design, ao mesmo tempo em que decoram o ambiente e provocam sensações. Para quem aprecia cores mais vibrantes a linha oferece opções de estampas que vão além do cinza e do preto, incluindo o vermelho e o amarelo. O coordenador de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos, Fabrício Flach, explica que a inovação segue uma proposta moderna e ousada. “Somos a única marca do país a utilizar a exclusiva tinta refletiva, que proporciona efeito espelhado e de profundidade ao produto, além da já conhecida tinta vitrocerâmica, que garante maior resistência”, esclarece.

casa


Fotoz Divulgação

Arquitetura integrada

Espaços ambientados com produtos Benvenutti Móveis e Decorações e projetados pela Arq.Valéria Ferreira de Gasperi.

Na hora de projetarmos temos de ter em mente casas com ambientes que atendam o “modus vivendi” de quem vai morar nela. Cada família tem desejos, gostos e memórias diversos e isto determinará nossa interferência profissional. As funções de uma casa dependem exclusivamente do perfil de cada cliente. E se falando de estética tem aquele que tende ao estilo clássico, outro, ao contemporâneo e o que se identifica com um mix entre os dois. Há também um fator preponderante no que tange a funcionalidade da casa, trata-se de sua logística funcional e que é decisivo no lançamento do projeto. Cabe ao profissional escutar, absorver e traduzir esta informação na hora de projetar. Para atingirmos este objetivo, nada melhor que iniciarmos esta busca no momento da entrevista com o cliente, que deve nos transmitir suas expectativas e anseios no que tange à estes fatores particulares. O ideal é que a arquitetura e decoração andem lado a lado, determinando assim, com antecedência, a localização dos móveis, sua utilização e o estilo que se busca. A partir daí também antecipamos toda parte funcional almejada, planejando na estrutura a parte elétrica, o conforto térmico, a automação dos ambien-

tes e toda uma engenharia que se encontra disponível nos tempos atuais e que se tornam um facilitador nas nossas vidas. Neste projeto, localizado em uma área arborizada e que tem como pano de fundo a natureza, os clientes buscavam uma integração entre a área externa e interna e também queriam que houvesse uma característica rústica, com detalhes que remetessem à um ambiente mais aconchegante. Para tanto, criamos grandes vãos de abertura e utilizamos cores e materiais quentes, possibilitando assim um ambiente acolhedor. A casa tem uma interessante seleção de móveis e objetos da loja Benvenutti Móveis e Decorações, além de algumas lembranças de viagens, dando um toque pessoal na residência, atingindo os objetivos do cliente. Antes de tudo um bom projeto é aquele que carrega a personalidade de quem vai morar nele.

Valéria Ferreira de Gasperi Arquiteta

Porque você merece...

...Aconchego casa

Jornal Design | Serra 29


Talento, organização e disciplina

Há muitos anos tenho insistido nos meus cursos e palestras que não existem segredos para o sucesso, que todos os casos de pessoas bem sucedidas são resultados da combinação adequada de três elementos essenciais: talento, organização e disciplina. Talento é uma habilidade natural para fazer algo melhor do que a maioria das outras pessoas. Essa habilidade pode ser específica, como jogar basquetebol, correr, cantar, desenhar, esculpir, falar em público, pilotar carros de corrida, compor músicas, fazer filmes, calcular. Ou genérica, como o talento para as artes plásticas, para os esportes, para a música, para línguas ou para a ciência. Talento  é inato, nasce com a pessoa, e aparece cedo(como que pedindo para ser explorado e desenvolvido). É importante dizer que são raríssimas as pessoas totalmente desprovidas de qualquer talento. Todos temos algum tipo de talento, é preciso identificá-lo e desenvolvê-lo para que possamos capitalizar o nosso potencial. Pesquisadores no mundo inteiro, no entanto, concordam que, mesmo as capacidades que dependem de talento podem ser desenvolvidas com a aplicação de técnicas apropriadas(caso haja motivação). Assim, qualquer pessoa está potencialmente apta a aprender música, por exemplo, desde que tenha

30 Jornal Design | Serra

vontade e use as técnicas apropriadas ao estudo de música. Mas aí entra em cena um dos outros dois componentes do sucesso: a organização. O senso de organização  consiste em ter a capacidade de definir o lugar, o tempo e a maneira de executar tarefas ou guardar coisas. O processo de organização define um lugar para cada coisa, um momento para cada tarefa, uma ferramenta para cada trabalho. A organização(da sua mesa de trabalho, da sua casa e até mesmo da sua vida) pode ser obtida com ajuda externa de profissionais específicos, como professores, treinadores, assessores e consultores. O talento é o material de construção; a organização é o projeto; a execução da obra traz ao palco a terceira força capaz de produzir o sucesso: a disciplina. Aquilo que a maioria das pessoas chamam de desorganização tem, em 99% dos casos, outro nome: chama-se indisciplina.  Se as coisas estão fora de seu lugar é porque faltou disciplina para a manutenção da ordem. A   disciplina  pode ser definida como a característica de quem é capaz de fazer o que deve ser feito(aquilo que foi definido previamente no processo de organização). Aristóteles dizia que a disciplina é uma qualidade da alma e que é a força que diferencia o homem dos animais, pois a disciplina é a vitória da razão sobre a paixão. Sem a disciplina, a vontade de crescer e se desenvolver nunca passará de sonho. A relação entre essas três forças(talento, organização e disciplina) tem uma potência incomensurável.

Mas é importante observar a seguinte conclusão: talento é natural. Não há mérito individual em possuí-lo. Ter talento é um dom que pode ser atribuído ao divino(se você for religioso) ou apenas à genética(se você for mais cético). Mas nunca é algo que, por si só mereça aplausos. Buscar a  organização  para capitalizar o talento é resultado da determinação. E a organização pode ser individual, ou obtida por ajuda externa(até mesmo contratada). A  disciplina  é, portanto, a grande virtude, capaz de capitalizar o talento e a organização, produzindo o sucesso. O mundo está cheio de atletas, artistas e profissionais com grandes talentos que nunca chegaram nos pedestais do reconhecimento, simplesmente porque nunca se organizaram e nunca estiveram dispostos a pagar o alto preço imposto pela disciplina. Empresas gastam fortunas organizando seus procedimentos(contratando consultores, comprando softwares e equipamentos) e tudo vai por água abaixo por falta de disciplina dos seus diretores, gerentes e empregados. Indivíduos talentosos perdem-se pelo caminho não por falta de potencial(talento) ou de oportunidades(organização) e sim, por falta dessa coisinha simples chamada disciplina, que depende unicamente da determinação individual para fazer a razão vencer as paixões. ÊNIO PADILHA “http://www.eniopadilha.com.br/” www.eniopadilha.com.br  |  HYPERLINK “mailto:ep@eniopadilha.com.br” ep@ eniopadilha.com.br

Fotos Divulgação

nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

A AEARV | Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos realizou, no Salão de eventos CIC BG, palestra sobre Lajes Nervuradas com Moldes Recuperáveis, com o professor Marcos da Costa Terra ( Diretor tecnico Atex do Brasil | Engenheiro civil pela FUMEC - BH. A palestra contou com a participação de 63 profissionais.

nossa obra


Rua Gal. Gomes Carneiro, 83, Sala 04, Centro | BG | Fone 54 3453 7830

Fotos Retratu’s

A proposta da Puc é trazer as tendências da moda para o universo infantil. Com mais de 30 anos no mercado, é uma marca conceituada por investir constantemente em novidades para meninos e meninas que não abrem mão do bom gosto e que têm estilo próprio. E esse é o objetivo da Dona Aranha, levar estilo e personalidade para crianças e adolescentes, desde o bebê até os 16 anos, sem perder a alegria e a espontaneidade da infância.

The Smell Perfumaria

Maxi Infantil Mel de Assis

. .vai pegar um sol! Modelos: Giulia P. Bettim, Isadora D. Lorenzini, Alexandre Dagostin Filho, Gustavo Pereira, Sabrina Zapalai, Karine Alves, Nicolas Barcelos | Brinquedos Pula Corda

estilo

Atelier Fotográfico

A Dona Aranha..

Jornal Design | Serra 31


NYFW Fotos Divulgação

Grandes grifes vêm lançando coleções exclusivas para crianças usando as principais tendências da estação, as mesmas vistas nas roupas cobiçadas pelos adultos.

O closet dos pequenos vem ficando tão cheio de luxo quanto o dos pais. Grandes grifes vêm lançando coleções exclusivas para crianças usando as principais tendências da estação, as mesmas vistas nas roupas cobiçadas pelos adultos. Para quem não pode viajar nem importar as roupinhas de marca, surgem no Brasil comércios especializados em vender as peças de grife para os pequenos. Um deles, o Baby´s Closet, traz GAP, Ralph Lauren, Carter´s, Donna Karan, entre outras grifes. Os produtos são importados dos Estados Unidos, que tem a estação climática contrária do Brasil, por isso a loja virtual oferece roupas de todas as estações durante o ano todo. A compra é toda feita pela internet e a mãe recebe as peças em casa. Boa opção para o dia das crianças. A semana de moda de NY apresentou algumas tendência super bacanas, uma brincadeira com listras, e numa brincadeira colegial o look preppy, clássico  da Tommy Hilfiger aparece repaginado na coleção primavera verão. Além das usuais misturas com o Navy e o militarismo, o cardigã bem decotado e colorido sem nada por baixo. O look listradão, camisa e calça tipo “fui pra escola de pijama”. Hum…Quem nunca? Michael Kors é mais um dos que brincam com as listras pra essa temporada, elas podem mudar de tamanho e direção na mesma peça ou no mesmo look, a maioria em  P&B, também aparecem looks de cores explosivas, amarelão, verde bandeira e vermelho tomate. Simplicidade e sofisticação foram às apostas da Lacoste, que manteve em boa parte dos seus looks a estética característica esportiva do tênis. A grife apresentou muitas camisas pólos listradas, jaquetas, suéteres, calças leves de algodão e bermudas, as quais vinham com formas mais ajustadas na região das coxas, os mais sofisticados com sobreposição de peças e muitas barras dobradas. As tendências para nós, homens, não foram nada óbvias como estamos acostumados a ver. Muitas cores, formas e estampas vestiram os modelos nas passarelas e não vão demorar muito para estar nas ruas. Alfaiataria moderna, metalizado e novas proporções também reforçam que o mundo masculino está cada vez mais aberto a novas tendências que fogem da obviedade. A   gora é só usar o bom senso para adaptar tudo isso à vida real e tenho certeza que não vai ser difícil.

Rodrigo Britzke Personal Stylist

32 Jornal Design | Serra

estilo


Foto Divulgação

Crianças Fashionistas: fofura ou exagero?

Hoje a moda é tão democrática e globalizada que nem a idade é um empecilho para uma criança se tornar um ícone da moda. Muitas crianças tem chamado a atenção pelo fato de já se vestirem tão bem e terem um estilo definido com pouca idade. Essa história de criança fashionista começou com os filhos de famosos. As crianças já nascem sendo influenciadas pelos adultos. Hoje em dia é tão comum ver as crianças decididas quanto às roupas que vestem, não é? Eu fico impressionado! Vejo crianças que tem muito mais estilo que adultos. Por um lado é bom, porque a moda é um elemento que também ajuda a montar a nossa identidade. Mas também muita gente questiona um exagero em torno disso, de crianças tão pequenas, ficarem focadas com esse lado “artificial”, se preocupando demais com a aparência e esquecendo outros valores. Acredito ser um exagero, no mundo das celebridades, os filhos dos famosos usando as roupas de grifes mais badaladas e ganhando tanto destaques quanto os pais. Não posso dizer que acho normal a pequena Suri Cruise ter sido eleita umas das mulheres mais bem vestidas do mundo. O importante ao evidenciar esse assunto, é que a criança precisa usar roupas confortáveis para correr e se sujar à vontade. Para as meninas, nada de calçados com saltinhos, correndo o risco de ter problemas ortopédicos ou que tropecem ou se machuquem. Outra realidade é que roupas de crianças são muito caras, então é bacana prezar o conforto, até porque os pequenos não sabem diferenciar o que é barato ou caro. Se esse excesso começa tão cedo, pode gerar consequências não muito boas no futuro. Deve-se estimular o consumo consciente, pois nesse universo tão inocente dos pequenos, bom senso também é muito bem-vindo. O segredo da questão está no equilíbrio. Então, simplesmente deixe que as crianças criem seu estilo. Fato é que adoramos ver essas crianças super estilosas e bem vestidas. Tem coisa mais fofa? Vontade de agarrar e apertar!

Muitas crianças tem chamado a atenção pelo fato de já se vestirem tão bem e terem um estilo definido com pouca idade.

Ricardo Rambo

Consultor de Moda e Estilo

estilo

Jornal Design | Serra 33


está dando mais atenção para os pequenos. No ultraluxuoso Ritz de Londres, jovens com menos de 16 anos recebem roupões, pantufas e cosméticos especiais e tem acesso à uma conciérge exclusiva para adolescentes, com a tarefa de transformar cada desejo dos hóspedes em realidade. Basta mostrar o cartão de “Very Special Kid”(Criança Muito Especial), e os funcionários trazem presentinhos, sorvete e biscoitos com leite na hora de ir dormir. Tudo isso faz parte de uma tendência. Muitos outros hotéis, incluindo os das redes Ritz-Carlton, Omni e Trump, já perceberam que o mercado infantil está crescendo e se tornando cada vez mais importante para o setor. E assim, a frase: “nascido em berço de ouro” já é uma realidade, e se estende a itens que para alguns pode parecer exagero para uns, necessidade para outros e tentação para todas as mamães fashionistas de coração mole!

Fotos Divulgação

Que tal sapatos Baby Dior para seu filho que ainda nem começou a andar? Pois é, grandes marcas almejadas pelos adultos, agora estão querendo espaço no closet dos bebês e crianças! Marcas como Dior, Versace, Dolce & Gabanna e Gucci já tem suas marcas próprias para os pequenos! E não para por aí, a Young Versace(marca Versace infantil) lançou sua primeira loja em Milão exclusiva para crianças. São roupas e acessórios criados exclusivamente para recém-nascidos até crianças com a idade de 12 anos, contando com peças que seguem o estilo fashion da grife, como mamadeiras com cristais Swarovski, mini smokings para os meninos, vestidos, camisetas e outros. A loja até parece um sonho: toda lilás, a e decorada com imitações de doces gigantes. Os artigos de luxo das famosas grifes vão desde o enxoval do bebê, incluindo porta mamadeiras e babadores, até carrinhos para as mamães desfilarem seus bebês cheias de estilo! Mas não é apenas as grifes de roupas que perceberam esse mercado em potencial. Salões de beleza exclusivos para crianças já são realidade aqui no Brasil, claro, totalmente temáticos, transformando o pesadelo de ir cortar os cabelos em pura diversão. O mercado hoteleiro também

Bebês e crianças: o novo alvo do mercado de luxo

Grifes famosas de olho nos closets infantis

34 Jornal Design | Serra

estilo


Fotos Divulgação

Pense Brinquedos

Unindo o lúdico ao sustentável Os imãos Christian e Richard Machado queriam trabalhar com algo que fosse mais que lucrativo, e em 2009 criaram a Pense Brinquedos, em Porto Alegre, empresa que desenvolve e fabrica brinquedos lúdicos que retomam o verdadeiro sentido de brincar e usar a imaginação. Os produtos Pense estimulam a criatividade, educam e ajudam no desenvolvimento dos pequenos de uma forma inteligente. O design inovador e os materiais sutentáveis dos produtos fizeram com que a empresa tivesse seu trabalho reconhecido em premições de nivel nacional, com premios como o Idea brasil, Premio Museu da Casa Brasileira , Bornancine, entre outros. A grife foi uma das 16 representantes da criatividade brasileira no Design Week de Milão.

estilo

Jornal Design | Serra 35


Foto David Welter

Materiais naturais são tendência no mundo infantil A linha de roupas para bebês é produzida com matéria prima natural como o algodão orgânico, malha de bambu e tecidos feitos com fibra de garrafa PET”. Eco Moda para Crianças, essa loja de Florianópolis acaba de inovar no mundo da moda infantil. A marca de Florianópolis é a primeira loja infantil 100% ecológica do país. Seu conceito 100% ecoeficiente e sustentável, parte desde a concepção do negócio e processos de gestão, até o design de ambiente e seleção das marcas. A intenção da empresária e consultora em sustentabilidade, Andreia Rosa de Amorim, é mostrar que é possível ser “eco” mesmo sendo urbano e que os negócios podem ser realizados já contribuindo com um padrão de economia e desenvolvimento mais equilibrado e sustentável. “Um dos critérios para a seleção das marcas que fazem parte da Turma do Bem foi a priorização por aquelas que já trabalham com produtos ecológicos como o algodão orgânico ou poliéster de garrafa pet”, destaca Andreia. Além disso, 100% delas garantem não ter mão de obra infantil, 90% utilizam serviços de Organizações não Governamentais ou Cooperativas próximas à empresa e 90% realizam ações sociais nas comunidades. Outra preocupação é com o meio ambiente. Das marcas à venda na Eco, grande parte realizam coleta seletiva de resíduos, realizam tingimento natural, a maioria dos produtos têm estamparia impressa a base de água e as colorações e pigmentos respeitam os critérios de não tóxico, não cancerígeno e biodegradável. Para ter uma ideia, a linha da marca para bebês é

36 Jornal Design | Serra

produzida com matéria prima natural como o algodão orgânico, malha de bambu e tecidos feitos com fibra de garrafa pet. A loja também conta com brinquedos educativos para crianças de todas as idades. Entre as opções estão telas para bordados, fantoches, dedoches, bonecas de pano, jogos para formar palavras, quebra-cabeça e conjuntos de giz de cera feitos com cera de abelha. Outra novidade que a loja traz são as fraldas descartáveis biodegradáveis da marca Wiona, de origem alemã. Desde a concepção da loja, todo o espaço foi planejado levando-se em consideração os preceitos da construção sustentável. Uma parceria com o escritório Ecohabitat, na etapa do projeto, e com a Speck Engenharia e Belo Rústico Móveis de Demolição, na fase de execução, fez com que o projeto já nascesse ecologicamente correto. Para isso, foram tomadas como base as referências de construção sustentável e bioconstrução, além de orientações do processo Aqua, da Fundação Vansolini, e o LEED CI(Leadership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council.

Foto Débora Ferreira

Foto Débora Ferreira

estilo


estilo

Jornal Design | Serra 37


M.OFFICER M.OFFICER

Coleção Primavera M.Officer

PRIMAVERA | VERÃO 2013 PRIMAVERA | VERÃO 2013 Saldanha Marinho, | sala RuaRua Saldanha Marinho, 331331 | sala 3 3

Centro (próximo à loja Vivo) | Bento Gonçalves Centro (próximo à loja Vivo) | Bento Gonçalves T 54 3454 1169 | m.officerbento@gmail.com T 54 3454 1169 | m.officerbento@gmail.com

Fotos Divulgação

Dicas para ajudar você na escolha do look ideal para essa primavera

38 Jornal Design | Serra

Feminino: Para o dia a dia de trabalho de nossa cliente, criamos uma linha especial montando um guarda-roupa completo e focado em peças confortáveis, com charme e qualidade. A primeira peça a selecionar é uma boa calça de alfaiataria. Toda mulher precisa de uma(ou várias) calça em tecido macio e prático e não se esqueça da regra: você fica bem com qualquer peça se a mesma se adequar ao seu estilo pessoal. Próxima etapa; o que combina com essa calça? Primeiramente procure peças que compõem qualquer look e ocasião, por exemplo, rib com renda, camiseta clássica, cardigan colorido, etc. Agora é hora de focar na peça principal. Abuse de camisas de todas as cores, detalhes e padrões, de acordo com seu ambiente de trabalho. Blusas em viscose, algodão, sedas, são chique e despretensiosas. Escolha um blazer que combine com a calça e que construa

opções diferenciadas com suas peças principais, pois seu guarda-roupa deve ser coordenado com a maioria das peças para ampliar o leque no dia a dia. Finalmente invista em acessórios modernos que dão um aspecto original e pessoal. Não se esqueça da sapatilha e um salto confortável. Para a bolsa, abuse do couro e invista em um modelo prático e usual. Antes que você perceba, você terá um grande guarda-roupa casual, coordenado e profissional. Masculino: A coleção traduz a primavera em uma atmosfera latina, repleta de cores e formas marcantes. As estampas traçam um caminho entre drinks cubanos e paisagens tropicais, transmitindo para o homem momentos vibrantes, de festa e lazer. As formas mais leves surgem quebrando a rigidez do inverno e abrindo espaço para o clima que está por vir.

estilo


Fotos Divulgação

Tipos de trajes: Chega de dúvida!

estilo

A maioria das pessoas ao receber um convite para algum evento, imediatamente se pergunta: o que vestir? Geralmente, este desafio se torna ainda mais complicado quando o anfitrião especifica o traje a ser usado com aquelas palavrinhas “esporte”, “passeio” ou “social” que, normalmente, quase ninguém sabe o que significa. Mas com as definições e dicas abaixo é possível terminar com essa dúvida e aprender o que realmente se deve usar em cada tipo de traje. - Esporte: é o mais simples e informal dos trajes. As mulheres podem usar calças jeans com blusas mais produzidas ou vestidos sem muitos ornamentos e os homens podem variar entre calças jeans ou de sarja, com camisas ou camisetas pólo. - Passeio: também conhecido como traje esporte fino, alto esporte ou balada chique. Vestidos, calças de alfaiataria, tailleur e saias com blazer são as opções ideais para as mulheres. Já os homens podem usar calças com blazer em cor diferente, calças sociais com camisas, golas pólos ou até mesmo kaban sem gravata. Devem-se evitar bor-

dados elaborados e transparências, assim como comprimentos longos e tecidos refinados, como tafetá e musseline. - Passeio completo: pode ser chamado também de traje recepção ou social. É caracterizado pelo uso de tailleurs, vestidos com tecidos elaborados, decotes e fendas discretas para as mulheres. Saias longas e calças com materiais mais nobres também são permitidas. Para os homens, o mais indicado é o uso de ternos tradicionais ou kaban com gravatas. - Black-tie: também conhecido como tenue de soirré ou traje rigor. É a classificação mais chique de todas, onde as mulheres devem usar vestidos longos(preferencialmente) ou curtos muito sofisticados. Esta é a oportunidade perfeita para abusar de joias ou brilhos e tecidos refinados. Para os homens, a opção certeira é o smoking com gravata borboleta. Dica: se ao lado da especificação black-tie, aparecer a palavra gala, o comprimento longo é exigido. Neste tipo de traje, vestidos curtos não são permitidos.

Gabriela Francio Assessoria em moda

Jornal Design | Serra 39


Moda e solidariedade na passarela

Fotos Merlo Fotografias

Uma tarde agradável, com desfile primavera/verão 2012/2013 As organizadoras do desfile Renata Pasini e Camila Salvador da Look Link

40 Jornal Design | Serra

O Rotary Clube Bento Gonçalves Mulheres da Serra, clube fundado em maio de 2008 reúne mulheres profissionais que emprestam seu tempo e talentos desenvolvendo ações que beneficiam a comunidade. O Clube apoia o Projeto Acordes e a Associação Vida Livre que administra a Comunidade Terapêutica. O primeiro tem por objetivo principal a formação de uma Orquestra Filarmônica, composta por crianças e jovens de bairros em vulnerabilidade social e a Comunidade Terapêutica busca recuperar dependentes químicos. Além disso, o Rotary Mulheres da Serra contribui com ações beneficentes e campanhas educativas. A obtenção de recursos se dá através de promoções sociais como o 5º Chá Beneficente que aconteceu em setembro no Hotel Dall Onder e contou com a presença de mais de 400 convidados que passaram uma tarde agradável, assistindo desfile de moda, com lojas de nossa cidade que apresentaram a coleção primavera/verão 2012/2013 e se divertiram com muitos sorteios de brindes.

O desfile foi organizado pela Look Link, empresa de serviços, recém criada por Renata Pasini estudante de publicidade e propaganda e Camila Salvador estudante de Moda e Estilo, que pensando em algo inovador, e avaliando a carência na região, conquistaram seu espaço para uma consultoria de moda. Criativas e sempre por dentro das últimas tendências do mundo da moda trabalham com vitrinismo, eventos de moda, desfiles, casting, produção técnica e de imagem. O desfile contou com a participação de sete lojas da cidade: Jardim Brasil, Bellus Maison, Atual Fitnes, Horos, La Maison, Cotelê Boutique, Identidade Homem. O Clube atualmente é presidido por Iraci Dalla Valle e tem como associadas: Cláudia Carvalho Borges, Fátima Merlo, Greice Lazzarotto, Ivete Maria Dalla Valle, Maria de Lourdes Czarnecki, Marijane Gheno, Marilene Garcia de Oliveira, Marli Rodrigues Miranda, Melissa Schenato,Monica Pozzoco Soliman, Neivete Possamai, Patricia Dal Más, Renita Portalupi, Valéria Belusso, Vânia De Gasperi e Janete Ferst.

estilo


Fotos Merlo Fotografias

Fotos Merlo Fotografias

Sempre elegante, a La Maison entrou com uma coleção de encher os olhos. Arrasou nos looks, demonstrando cores e tendências em acessórios e desfilando as melhores marcas de bolsas e sapatos.

“A Bellu’s Maison apresentou ao público moda festa, casual e acessórios, desfilando peças contemporâneas e exclusivas, em cores e texturas exuberantes e femininas que combinam com o estilo de cada mulher. A beleza na passarela foi realçada pela equipe Duro de Laquê(fone: 3701.3440).”

estilo

Jornal Design | Serra 41


Fotos Merlo Fotografias Fotos Divulgação

Apostando em cores fluo e estampas abstratas, as peças coloriram e sofisticaram o desfile. Roupas leves e com a cara da próxima estação, a Cotelê deixou sensação de verão no ar.

O charme e elegância dos masculinos, ficou por conta de quem entende de boa alfaiataria. Do casual ao formal, os looks Identidade Homem, sempre bem vistos na moda, foram a sensação de todos os olhares.

Acessórios da Ana Morello Jóias deram um toque de requinte à roupa off white.

42 Jornal Design | Serra

Sabrina Lima, estilista da Lima Rosa Alfaiataria, desfilou com sua produção, mostrando que sabe fazer moda!

estilo


Caso a pessoa tenha mais de uma casa e queira proteger da penhora outro imóvel que não seja aquele onde reside, deve se dirigir ao Registro de Imóveis e registrar como bem de família a outra residência. O valor da propriedade que será registrada como bem de família não pode superar um terço do valor total do patrimônio. Atendida essa exigência, é feito o registro, mas a residência onde a pessoa mora perde a proteção contra penhora. A legislação brasileira protege o bem de família de execução judicial, mas há diversos casos em que um imóvel pode ser retomado e revendido, veja alguns: - Para pagar prestações em atraso do financiamento imobiliário que permitiu a compra ou a construção da residência, é possível penhorar o imóvel. O banco que financiou a aquisição da propriedade pode, portanto, retomá-la se houver inadimplência. Desde meados da década passada, o mesmo direito também é garantido aos bancos pela chamada “alienação fiduciária”. - Para pagar dívidas trabalhistas com os empregados domésticos do próprio imóvel, é permitida a penhora. – Outra exceção que pode levar à pe-

nhora de um bem de família é quando uma pessoa deixa de pagar a pensão alimentícia aos filhos. – Um imóvel pode ser penhorado para o pagamento de dívidas tributárias relativas ao próprio imóvel. Se o proprietário deixar de pagar o Imposto Predial Territorial Urbano(IPTU), pode perder o bem de família. – Quando o imóvel é oferecido como garantia de uma dívida, o devedor também pode perdê-lo se não pagá-la em dia. O imóvel de família que serve como garantia de hipoteca está sujeito à penhora. - Quando o imóvel foi comprado com dinheiro sujo ou gerado por conduta criminosa, fica sujeito à penhora mesmo que abrigue a família do criminoso. – Quando alguém é fiador em um contrato de aluguel e se compromete a garantir os pagamentos do inquilino, também fica sujeito a ter o imóvel penhorado caso haja inadimplência. – Quando a pessoa mora em uma propriedade de luxo. A lei não prevê explicitamente essa possibilidade, mas muitos juízes permitem que a propriedade seja vendida para arcar com a dívida inadimplente.

Crianças... Elas se apresentam em formas, tamanhos e risadas diferentes. Pulam, brincam, choram, reclamam, abraçam, fazem graça. Crianças são criaturas mágicas: bruxas, fadas e duendes provam seus sonhos. São capazes de fazer qualquer coisa, virar brincadeira, ficam felizes simplesmente por ficar, correm até acabar o fôlego, rolam pelo chão e falam o que vier à cabeça, ressaltando sua característica principal: a inocência. Não tem vergonha de extravasar sua sensibilidade. Obrigada, crianças, por nos darem o privilégio de estar sempre perto de vocês e participar deste universo de sonhos, obrigada por nos fazer acreditar que: “Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo para um mundo melhor”.

Fotos Retratu’s Ateliê Fotográfico

Situações em que um imóvel (bem) de família pode ser penhorado e leiloado

Sidgrei Spassini

Advogado - OAB/RS 66.077

estilo

Jornal Design | Serra 43


Fotos Divulgação

Dicas de viagens para agradar os pequenos Se aproximando o dia das crianças, um super presente é uma viagem em família. Os pequenos, além de curtir cada novidade, se realizam em conhecer, aprender e se divertir com os papais. Há muitas regras para viajar com crianças pelo Brasil e para o exterior. É importante informar-se sobre elas e segui-las à risca. O planejamento deve prever desde a documentação obrigatória até os cuidados durante o transporte, assim como a hospedagem e a alimentação. É preciso avaliar o clima do local e usar o bom senso para cada idade das crianças. Feito isto é só arrumar a mala e embarcar. E não são somente de parques temáticos que se vivem férias inesquecíveis com crianças. Seguem algumas de nossas sugestões que combinam boa infraestrutura, atrações de primeira e clima agradável. Rio Quente e Caldas Novas , em Goiás Este é um destino bem família, para avós, pais e crianças. Tem atrações para todos: piscinas termais para relaxar, tirolesas, ondas artificiais, toboáguas, praias de areia branquinha, reservas de animais e divertidos shows. Boa parte dos atrativos está no Hot Park, dentro do complexo Rio Quente Resorts. E eles oferecem boas tarifas para apartamentos familiares e semanas temáticas o ano todo. São Paulo São Paulo? Quem diria? O que uma cidade cinza e sem praia pode oferecer à uma criança? Simples: os melhores museus do país. No Masp, ela se deliciará com as cores de Van Gogh e Azul e Rosa, de Renoir. No Museu da Língua Portuguesa, ela verá que nosso idioma não é uma matéria chata da escola, mas uma viagem deslumbrante, elástica e atraente. Para os que gostam de esportes, há grandes campos e o bem montado Museu do Futebol. No Catavento, interatividade e recursos audiovisuais são utilizados à exaustão para mostrar de forma muito divertida princípios da ciência e da tecnologia. Mas não é só isso: elas se divertirão com a variedade de restaurantes da cidade, viajarão pelas estrelas do Parque do Ibirapuera, para as profundezas de rios e mares no Aquário São Paulo e poderão ver o local onde Dom Pedro I deu o grito da independência.

44 Jornal Design | Serra

Porto de Galinhas, Pernambuco Pertinho da Capital Recife – 60 km, está um pequeno paraíso de águas quentes, cristalinas e com poucas ondas. As praias de Muro Alto e Cupe(foto) são excelentes para quem tem crianças pequenas, mas não abre mão de um dia gostoso na praia. Os resorts no entorno são opções seguras para quem quer amplas piscinas, restaurantes variados e infraestrutura bem montada para receber famílias. Fortaleza, Ceará Belas praias, água quentinha, pessoas acolhedoras. Qualquer adulto já ficaria encantado com essa tríade, mas tudo isto também vale para a família. Parques como o Beach Park(foto), o melhor de seu gênero segundo o Guia Quatro Rodas e o Y-Park, com suas tirolesas, pedalinhos e circuito de arvorismo, completam a atraente oferta. Portugal Que tal viajar para o exterior e continuar falando seu próprio idioma? Portugal é uma ótima opção para crianças pela facilidade com a língua, a gastronomia familiar e a boa infraestrutura. Soma-se à isso a vantagem de ser uma verdadeira aula de história in loco. O Museu da Marinha de Lisboa e sua grande coleção de objetos navais e barcos é uma boa forma de iniciar essa aventura. Outras boas atrações são o colorido Palácio da Pena, em Sintra, o Palácio de Queluz, onde nasceu e morreu Dom Pedro I(não perca o show de cavalos) e o amplo Parque das Nações e a o excelente Oceanário(foto), com animais marinhos de distintos habitats. Em Coimbra está o parque Portugal dos Pequenitos, com construções em miniatura de vários edifícios históricos, enquanto que em Albufeira está o bem montado Parque Aquático Zoomarine(www. zoomarine.pt). Quando as crianças pedirem mais ação, leve-as para as belas praias do Atlântico e depois, mime-as com os maravilhosos doces que só os portugueses sabem fazer. Buenos Aires, Argentina Esta é uma alternativa de ir ao Exterior numa viagem curta e divertida. Buenos Aires está há pouco mais de duas horas de voo de Porto Alegre e possui uma estrutura excelente para receber toda a família.

A comida é ótima(e ainda nem falamos de sorvetes e alfajores), os parques são amplos e limpos e o lendário estádio do Boca Juniors - La Bombonera – é uma atração obrigatória. Outras atrações interessantes são as lojas de brinquedos educativos em Palermo, que encantarão pais e filhos e o Museu das Crianças. Reino Unido Poucos lugares no mundo são tão acolhedores com crianças como o Reino Unido. A infraestrutura é excelente, o aeroporto de Heathrow possui uma abençoada área de lazer para crianças, seus jardins e parques são ótimos para as crianças queimarem calorias. Tem muitas atrações. Os museus, como o de História Natural de Londres(foto), reservaram atividades para os pequenos, com curadoria dedicada e inteligente. Outros ainda foram criados para eles, como o Eureka. Museum for Children(www.eureka.org.uk), em Yorkshire, e o National Space Centre(wwww.spacecentre. co.uk), em Leicester. Por todo o país você poderá visitar castelos, com suas torres e ameias ameaçadoras e lendas de fantasmas. As dicas aqui são para a Torre de Londres, o Castelo Caernarfon, no País de Gales, e o Edimburgh Castle, na Escócia. Também tem atividades mais amenas, pense na Legoland de Windsor, um passeio pela roda-gigante London Eye e o obrigatório circuito Harry Potter, que inclui o Castelo Alnwick, em Northumberland, a estação de trem Hogsmead(na vida real, a parada Goathland, em North York Moors), a sala de jantar de Christ Church College, em Oxford e o Museu de História Natural de Londres. Flórida, Estados Unidos Não poderia faltar a meca dos parques infantis, Orlando. Muito além das crianças, tudo aqui é pensado para a família. No Magic Kingdom, mesmo o pessoal da limpeza lhe dará dicas preciosas sobre a parada dos personagens. Até na hora da saída o serviço é impecável: você está perdido, todos estão exautos, e você não faz a mínima ideia de onde estacionou o carro alugado(são todos iguais). Aí chega uma atendente, pergunta a que hora você chegou e lhe dirá exatamente em que setor você provavelmente colocou o maldito. E, voilá, ei-lo! A família agradece.

Por toda a região, hotéis, restaurantes e transportes parecem estar em harmonia para atender bem à todos. Parques como o Busch Gardens e o SeaWorld fazem o resto. Fico a disposição para mais informações e dicas para o embarque com os pequenos. Boa viagem e um ótimo dia das crianças!

Cândida Redante

Sócia-proprietária Setenove Turismo

estilo


Qual é a melhor idade para as crianças “estudarem” uma língua estrangeira? Antes da alfabetização, as crianças estão mais receptivas para “estudar” uma língua estrangeira, pois estão livres de condicionamentos linguísticos, ou seja, elas assimilam mais e melhor. É claro que essa aprendizagem deve ocorrer por meio de jogos e brincadeiras, somente introduzindo a língua de maneira espontânea. Dessa forma, não há uma idade específica para iniciar os “estudos”. Quanto antes, melhor será a pronúncia delas mais tarde: enquanto estão aprendendo a falar(um ano e meio, dois ou três anos), elas aprendem os fonemas que pronunciarão naturalmente: o “th” em inglês, o “z” em espanhol, por exemplo. Já a partir dos seis anos são fonemas que devem ser adquiridos, porém, nos primeiros anos, eles vêm assimilados como os fonemas da língua madre(Pensemos no Sânscrito - língua clássica da Índia antiga que influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais, são mais de 70 fonemas diferentes e as crianças nativas não tem, obviamente, nenhuma dificuldade com isso). Os frutos serão,

no entanto, sempre colhidos no futuro: seja para os menores, seja para os maiores(sete, oito anos), eles guardam tudo e aplicam mais tarde. Quanto ao contato com a língua materna, este deve ocorrer desde a gestação. Sem dúvida, sempre, a facilidade e o gosto pelo idioma crescerão proporcionalmente quanto menor for a idade com a qual a criança entrar em contato com o mesmo, pois fará parte do aprendizado natural. Crianças de poucos meses demonstram preferir o idioma que escutaram quando estavam no ventre materno. Se a mãe fala ambos com frequência, preferirão estes à qualquer outro. Portanto, proporcione ao seu filho o contato com outras línguas por meio de música, dvd’s, entre outros. Para estudar idiomas, matricule seu pequeno na Actúa Idiomas. Oferecemos, também, cursos para escolinhas de educação infantil. Em breve, estaremos com muitas novidades. Para mais informações, contate-nos! contato@actuaidiomas.com.br  

Caroline Carraro

Sócia-proprietária Actua Idiomas

estilo

Jornal Design | Serra 45


Equipe Citroen brindando o lançamento do DS3 - Turbo Design

Liliane Prestes e Rose Valduga

Rejane e Luísa Damasio

Marcelo Henpz e Laís Berté

Dirce Heuser e César Leal

Lisandro Kronhardt e Alexandre Carneiro

Arlete Seghetto e Aurélio Ávila

José Antonio de Oliveira e Jéssica Bortolini

Fotos Divulgação

Letícia Bettinelli e Caroline Carraro

Iva Vivan e Giovano Buckel

46 Jornal Design | Serra

estilo


Idana Spassini e Sidgrei Spassini

Carmem Michelin e Eliana Casagrande prestigiando o evento na Couros do Valleh

Evandro Cusin e Morgana De Bortoli

Patrícia Fontanive e Silvia Tonon em noite agradável na Couros do Valleh

Luize Faccio e Elizangela Alves Di Bernardo no evento 40ºC na Charm

As modelos do evento Bruna Barzenski; Roberta Poletto; Juliana Nossal; Fernanda Scarton; Morgana , Megiolaro; Claudia Alberici Pinto

Equipe Sweet Home em inauguração de mais uma loja, agora em Caxias do Sul

Estela Nilsson, Gilberto Durante, Maria Alice Farina e Ivane Favero no aniversário do Bento Convention

Nívea Ferradosa e Fabiana Restelatto Tadiello em evento no CIC em Bento Gonçalves

Aidana, Tula e Débora Czarnecki comemorando a coleção Candy Color da Horos Acessórios

Tula e Aidana Czarnecki com a designer e estilista Flora Darde

A global Mel Maia e Giulia Bettim na reinauguração da Horango Tango Kids

Foto Luiz Chaves

estilo

Jornal Design | Serra 47


48 Jornal Design | Serra

estilo

Jornal Design 19  

Um jornal diferente

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you