Jornal Design | Edição 47

Page 50

por Gabriela Francio | Assessora de Moda

Nesta edição do Jornal Design Serra, vou me retirar por um momento da posição de colunista de Design de Moda e compartilhar com vocês uma experiência única que tive a oportunidade de viver no último mês: estudar moda em uma das melhores universidades de artes do mundo, em Londres. A ideia de ir estudar no exterior surgiu quando senti a necessidade de aperfeiçoar meus conhecimentos em áreas que não haviam ganhado destaque na minha vida acadêmica, mas que eu sou apaixonada e me identifico mais do que qualquer outra área do mundo fashion. Após muita pesquisa em universidades de diversas partes do mundo que oferecem milhares de cursos, resolvi arrumar as minhas malas – e livros – em direção a UAL - University of The Arts London, mais precisamente na renomada Central Saint Martins, universidade que formou Alexander McQueen e Stella McCartney. Lá, oferecem cursos de pré-graduação, graduação, pós graduação, mestrado, assim como cursos intensivos de curta duração em determinadas épocas do ano e em diversas áreas, os quais foram os que escolhi realizar.

50 Jornal Design

Minha chegada em Londres foi repleta de surpresas, afinal nunca havia conhecido a cidade, e jamais esperei me apaixonar tanto por um lugar! Lá, tudo funciona perfeitamente e de um modo organizado. O transporte público é o melhor exemplo disso: o metro é extremamente eficiente, seguro, rápido, fácil de entender e se localizar, e as pessoas são muito educadas e sempre dispostas a ajudar. Com a universidade, a mesma grandeza: estrutura física excelente, salas de aula super bem equipadas e uma biblioteca de deixar qualquer apaixonado por livros em estado catatônico. O primeiro curso que realizei, Bag design and commutication, foi dedicado ao estudo de desenvolvimento de coleção de bolsas, abrangendo também tipos de materiais, acabamentos, técnicas de montagem, modelagem das peças, e representação técnica dos modelos em fichas e desenhos. O segundo curso, entretanto, foi em uma área completamente diferente e muito mais subjetiva do que a anterior: Cool Hunting, onde aprendemos, literalmente, a “caçar” o que vai virar uma febre, seja no mercado de moda, móveis, beleza, maquiagem, música ou até na própria sociedade. Circulamos pelas ruas de Londres observando o comportamento

Arquivo Pessoal

Estudando moda em londres

de pessoas, lojas, marcas, vizinhanças, visitamos museus, galerias e exposições, e analisamos cada detalhe observado pensando em como eles poderiam afetar o futuro. Os professores de ambos os cursos eram extremamente qualificados e capacitados, com mais de 20 anos de atuação no mercado de moda, e os alunos variavam de idade, nacionalidade e principalmente áreas: haviam designers, atuantes dos ramos de maquiagem, comunicação, economia, jóias, arquitetos e até um instrutor de tênis! Cada lugar e cada pessoa que conheci, cada aprendizado que tive, cada sensação e cada momento que vivi foi de uma validade indescritível. Caracterizo esta viagem como a melhor experiência da minha vida, afinal me enriqueceu muito como designer, mas principalmente como pessoa. E em julho parto para outra aventura, agora na Itália, onde mais uma vez quero expandir meu conhecimento e me tornar cada vez mais apta para o gigante mercado da moda. Aproveito e finalizo agradecendo a equipe da BEX Intercambio Cultural de Bento Gonçalves, que tornou todo este sonho realidade, de uma maneira muito mais fácil e eficiente. Obrigada!

estilo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.